BRPI0510140B1 - Agentes abrilhantadores óticos aperfeiçoados, seu processo de preparação, solução aquosa, bem como processos para abrilhantamento ótico de papel de produtos têxteis - Google Patents

Agentes abrilhantadores óticos aperfeiçoados, seu processo de preparação, solução aquosa, bem como processos para abrilhantamento ótico de papel de produtos têxteis Download PDF

Info

Publication number
BRPI0510140B1
BRPI0510140B1 BRPI0510140-9A BRPI0510140A BRPI0510140B1 BR PI0510140 B1 BRPI0510140 B1 BR PI0510140B1 BR PI0510140 A BRPI0510140 A BR PI0510140A BR PI0510140 B1 BRPI0510140 B1 BR PI0510140B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hydrogen
amine
alkyl group
parts
formula
Prior art date
Application number
BRPI0510140-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Andrew Clive Jackson
Nicholas Philip Lock
Original Assignee
Clariant Finance Bvi Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Clariant Finance Bvi Ltd filed Critical Clariant Finance Bvi Ltd
Publication of BRPI0510140A publication Critical patent/BRPI0510140A/pt
Publication of BRPI0510140B1 publication Critical patent/BRPI0510140B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D251/00Heterocyclic compounds containing 1,3,5-triazine rings
    • C07D251/02Heterocyclic compounds containing 1,3,5-triazine rings not condensed with other rings
    • C07D251/12Heterocyclic compounds containing 1,3,5-triazine rings not condensed with other rings having three double bonds between ring members or between ring members and non-ring members
    • C07D251/26Heterocyclic compounds containing 1,3,5-triazine rings not condensed with other rings having three double bonds between ring members or between ring members and non-ring members with only hetero atoms directly attached to ring carbon atoms
    • C07D251/40Nitrogen atoms
    • C07D251/54Three nitrogen atoms
    • C07D251/68Triazinylamino stilbenes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Photoreceptors In Electrophotography (AREA)
  • Luminescent Compositions (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Optical Fibers, Optical Fiber Cores, And Optical Fiber Bundles (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "AGENTES
ABRILHANTADORES ÓTICOS APERFEIÇOADOS, SEU PROCESSO DE
PREPARAÇÃO, SOLUÇÃO AQUOSA, BEM COMO PROCESSOS PARA ABRILHANTAMENTO ÓTICO DE PAPEL E DE PRODUTOS TÊXTEIS". A presente invenção refere-se a agentes abrilhantadores óticos de estilbeno, que combinam uma alta solubilidade em água, e ao mesmo tempo, proporcionam efeitos branqueadores fluorescentes excelentes, quando aplica- dos sobre a superfície do papel, na prensa de colagem ou em uma composição de revestimento pigmentada, e que apresentam uma carga aniônica reduzida.
Antecedentes da Invenção Os abrilhantadores óticos de estilbeno (OBAs) da seguinte fór- mula: onde M é tipicamente um átomo de metal alcalino, n é 0, 1 ou 2, e R é um resíduo de aminoácido do qual um átomo de hidrogênio do grupo amina foi removido, tal como foi descrito, por exemplo, no docu- mento n9 Japanese Kokai 62-106965, no pedido de patente PCT n9 WO 96/00221 e no pedido de patente PCT n9 98/42685, representam o estado da técnica para produzir papéis revestidos com um alto grau de brancura.
Os compostos da dita fórmula têm boa solubilidade em água, o que é vantajoso para a indústria papeleira, onde os branqueadores são comerciali- zados e usados mais convenientemente na forma de soluções aquosas. A alta carga aniônica gerada pelos resíduos de aminoácidos po- de, entretanto, criar uma dificuldade para os fabricantes de papel que dese- jam reciclar aparas, isto é, reprocessar qualquer resíduo de papel gerado no processo de fabricação de papel, pelo fato de que o abrilhantador ótico pode ser extraído do processo de reprocessamento, levando a uma acumulação de carga negativa no sistema, o que pode interferir com os produtos quími- cos catiônicos usados, por exemplo, na colagem ou com propósitos de re- tenção e drenagem.
Existe, portanto, uma necessidade de se obter abrilhantadores óticos que combinam a alta solubilidade em água característica dos ditos compostos com uma carga aniônica reduzida.
Descrição da Invenção Surpreendentemente, descobriu-se que os compostos da fórmu- la (1) combinam uma carga aniônica reduzida com uma alta solubilidade em água, e ao mesmo tempo, proporcionando efeitos branqueadores fluores- centes excelentes, quando aplicados sobre a superfície do papel na prensa de colagem ou em uma composição de revestimento pigmentada. A presente invenção fornece um composto da fórmula (1) onde M é hidrogênio, um cátion de metal alcalino, amônio ou amônio mono-, di- ou trissubstituído por um radical hidróxi-alquila de C2-C3, n é 0,1 ou 2, R1 é hidrogênio, um grupo alquila de Ci-Ce com cadeia linear ou um grupo alquila de C3-C8 ramificado, que não pode ser substituído por um heteroátomo, e R2 e R3 são, cada um independentemente do outro, um grupo al- quila de CrCs com cadeia linear ou um grupo alquila de C3-C8 ramificado, que não pode ser substituído por um heteroátomo, e pode não formar um anel, ou misturas dos ditos compostos.
Outros objetos da presente invenção são um processo para a preparação de compostos da fórmula (1) e 0 uso dos compostos da fórmula (1) como agentes abrilhantadores óticos, especialmente para papel.
Os compostos da fórmula (1) são preparados por uma reação em etapas de um halogeneto cianúrico com (a) uma diamina da fórmula (b) uma amina da fórmula e (c) uma amina da fórmula Na qualidade de um halogeneto cianúrico pode-se empregar o fluoreto, cloreto ou brometo. O cloreto cianúrico é preferido.
Cada reação pode ser conduzida em um meio aquoso, sendo 0 halogeneto cianúrico colocado em suspensão em água ou em um meio a- quoso/orgânico. Cada amina pode ser introduzida sem diluição ou na forma de uma solução ou suspensão aquosa. As aminas podem ser reagidas em qualquer ordem, embora seja preferido reagir as aminas aromáticas em pri- meiro lugar. Cada amina pode ser reagida de forma estequiométrica, ou em excesso. Tipicamente, as aminas aromáticas são reagidas de forma estequi- ométrica ou em ligeiro excesso; as aminas alifáticas são empregadas geral- mente em um excesso de 5 a 30% sobre a estequiometria.
Para substituição do primeiro halogênio do halogeneto cianúrico, prefere-se operar em uma temperatura na faixa entre 0 e 20 °C, e sob condi- ções de pH ácido a neutro, de preferência na faixa de pH de 2 a 7. Para substituição do segundo halogênio do halogeneto cianúrico, prefere-se ope- rar em uma temperatura na faixa entre 20 e 60 °C, e sob condições fraca- mente ácidas a fracamente alcalinas, de preferência em um pH na faixa en- tre 4 e 8. Para substituição do terceiro halogênio do halogeneto cianúrico, prefere-se operar em uma temperatura na faixa entre 60 e 102 °C, e sob condições fracamente ácidas a alcalinas, de preferência em um pH na faixa entre 7 e 10. O pH pode ser controlado pela adição de ácidos ou bases a- propriadas, conforme necessário, os ácidos preferidos sendo, por exemplo, o ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido fórmico e ácido acético, e as bases preferidas sendo, por exemplo, hidróxidos, carbonatas ou bicarbonatos de metais alcalinos (como por exemplo, lítio, sódio ou potássio), ou aminas ali- fáticas terciárias, como por exemplo, trietanol-amina ou trüsopropanol-amina.
As aminas aromáticas da fórmula (3) são exemplificadas porani- lina, ácido anilino-2-sulfônico, ácido anilino-3-sulfônico, ácido anilino-4- sulfônico, ácido anilino-2,4-dissulfônico e ácido anilino-2,5-dissulfônico. De preferência, (3) é ácido anilino-2,5-dÍssulfônico.
As aminas alifáticas da fórmula (4) são exemplificadas por iso- propil-amina, N-metil-isopropil-amina, N-etil-isopropil-amina, 2-butii-amina, 2- amino-3-metil-butil-amina, 1-etil-propil-amina, 1,3-dimetil-butil-amina e 1,5- dimetil-hexil-amina. De preferência, (4) é isopropil-amina, N-metil-isopropil- amina ou 2-butil-amina.
Os agentes abrilhantadores óticos da invenção têm a vantagem de carga aniônica mais baixa, em comparação com compostos análogos das técnicas anteriores. Surpreendentemente, tais agentes abrilhantadores óti- cos têm também solubilidade em água mais alta do que os compostos aná- logos, nos quais a amina alifática tem apenas um substituinte alquila em um carbono a, ou é substituída por um grupo hidroxila. As aminas alifáticas do primeiro tipo são exemplificadas por dietil-amina, como descrito na patente suíça n- CH 532.686. As aminas alifáticas do último tipo são exemplificadas por 2-amino-1-propanol, como descrito por Wilkowska e Konopski em Orga- nika, 2001, volume 1999-2000, páginas 85-94.
Os compostos da fórmula (1) sintetizados podem ser, caso dese- jado, separados e isolados de uma maneira convencional, como por exem- plo, removendo por salinização ou por precipitação pela adição de um ácido, e depois filtrando, lavando e secando. Caso desejado, a solução do compos- to sintetizado pode ser dessalinizada e, opcionalmentè, concentrada, por exemplo, por ultrafiltração ou filtração em membrana. Alternativamente, o composto filtrado, lavado e opcionalmente secado pode ser também redis- solvido em água e a solução assim formada pode ser dessalinizada e, op- cionalmente, concentrada. A solução aquosa dessalinizada do composto pode ser, caso desejado, secada. Os compostos líquidos ou secos podem ser usados como estão ou podem ser, caso desejado, misturas com agentes de misturação convencionais, tais como auxiliares de solubiiização ou hidró- tropos, como por exemplo, uréia ou mono-, di- ou trietanol-amina, ou outros aditivos tais como polietilenoglicóis ou poli(álcoois vinílicos). Em um aspecto preferido da invenção, os compostos da fórmula (1) são usados na forma de uma solução aquosa concentrada, como por exemplo, em uma concentração de 5 a 55, de preferência 10 a 40% em peso. Em um outro aspecto preferido da invenção, as soluções aquosas concentradas dos compostos da fórmula (1) contêm 2 a 40, de preferência 5 a 20% em peso de polietilenoglicol.
Os compostos da fórmula (1) são apropriados para uso como agentes abrilhantadores óticos, particularmente para o abrilhantamento ótico de substratos celulósicos, como por exemplo, produtos têxteis, produtos não-tecidos ou papel.
Para o abrilhantamento ótico de produtos têxteis e não-tecidos, os compostos da fórmula (1) podem ser empregados, por exemplo, em pro- cessos de forração, onde a concentração do abrithantador no banho de tra- tamento pode ser mantida quase constante. No acabamento de produtos têxteis (panos ou, de preferência, panos não-tecidos) com agentes ligantes, especialmente resinas sintéticas, o abrilhantador ótico pode ser adicionado à resina sintética no banho de tratamento ou antes. O abrilhantador pode ser fixado, e o agente de acabamento reticulado, de acordo com processo de residência a frio ou por tratamento térmico, opcionalmente depois da seca- gem intermediária. Em virtude da sua estabilidade com relação a ácidos e sais, como por exemplo, cloreto de magnésio e cloreto de zinco, os compos- tos da fórmula (1) são apropriados também para o abrilhantamento ótico e o acabamento simultâneo contra amarrotamento do algodão. Eles podem ser empregados em concentrações na faixa entre 0,01 e 2,5, de preferência 0,03 a 1,0% do abrilhantador ótico, baseado no substrato seco.
Os compostos da fórmula (1) são particularmente apropriados como agentes abrilhantadores óticos para abrilhantar papel e não-tecidos, e mais particularmente, eles são preferidos para o abrilhantamento ótico de papel depois da formação da folha, ou não-tecidos, depois da formação da manta.
Mais preferivelmente, os compostos da fórmula (1) são apropria- dos para o abrilhantamento de papel depois da formação da folha. Isto pode ser efetuado adicionando-o abrilhantador ótico a uma composição de reves- timento pigmentada, ou a uma solução ou suspensão de colagem. O papel pode ser fino ou de natureza grossa, e de celulose branqueada ou não- branqueada.
Para o tratamento de papel na prensa de colagem, as soluções ou suspensões de colagem, que contêm 0,2 a 30, de preferência 1 a 15 gramas por litro do abrilhantador ótico, podem ser usadas. A solução ou suspensão de colagem contém também um agente ligante em uma concen- tração, de preferência, entre 2 e 15% em peso. O pH fica tipicamente na fai- xa entre 5 e 9, de preferência 6 a 8. O agente ligante ou cola é tipicamente um amido modificado de forma enzimática ou química, como por exemplo, amido oxidado, amido hi- dróxi-etilado ou amido acetilado.
As composições de revestimento pigmentadas são composições essencialmente aquosas que contêm pelo menos um ligante e um pigmento branco, particularmente um pigmento branco opacificado, e podem conter ain- da adicionalmente aditivos tais como agentes dispersantes e antiespumantes.
Embora seja possível produzir composições de revestimento que são isentas de pigmentos brancos, os melhores substratos brancos para im- pressão são fabricados usando composições de revestimento opacas que contêm 10 a 70% em peso de pigmento branco. Tais pigmentos brancos são geralmente pigmentos inorgânicos, como por exemplo, silicatos de alumínio (caulim, conhecido também como argila-da-china), carbonato de cálcio (gre- da), dióxido de titânio, hidróxido de alumínio, carbonato de bário, sulfato de bário, ou sulfato de cálcio (gesso).
Os aglutinantes podem ser qualquer um dos usados comumente na indústria papeleira, para a produção de composições de revestimento, e podem consistir em um único aglutinante ou uma mistura de aglutinantes primários e secundários. O aglutinante único ou primário é, de preferência, um látex sintético, tipicamente um polímero de estireno-butadieno, acetato de vinila, estireno-acrílico, vinil-acrílico ou de etileno e acetato de vinila. O aglutinante secundário pode ser, por exemplo, amido, carbóxi-metil-celulose, caseína, polímeros de soja, ou poli(álcool vinílico). O aglutinante único ou primário é usado em uma quantidade tipi- camente na faixa entre 5 e 25% em peso do pigmento branco. O aglutinante secundário é usado em uma quantidade tipicamente na faixa entre 0,1 e 2% em peso do pigmento branco; o amido, entretanto, é usado tipicamente na faixa entre 5 e 10% em peso do pigmento branco. O abrilhantador ótico da fórmula (1) é usado em uma quantidade tipicamente na faixa entre 0,01 e 1% em peso do pigmento branco, de prefe- rência na faixa entre 0,05 e 0,5% em peso do pigmento branco.
Os exemplos que se seguem devem explicar a presente inven- ção mais detalhadamente. Caso não indicado diferentemente,"%" e "partes" significam em peso.
Exemplos Exemplo Preparatório 1 Uma solução de 26,6 partes de ácido anilino-2,5-dissulfônico e 8.4 partes de hidróxido de sódio em 40 partes de água é adicionada a uma suspensão de 19,4 partes de cloreto cianúrico em 60 partes de água gelada, sob agitação. O pH é mantido em 6 pela adição de hidróxido de sódio a 30% sob a forma de gotas. A mistura é agitada em uma temperatura abaixo de 10 °C até que os grupos de amina aromática primária não possam ser mais de- tectados pela reação diazo. Uma solução de 18,5 partes de ácido 4,4'- diamino-estilbeno-2,2'-dissulfônico e 4,0 partes de hidróxido de sódio em 25 partes de água é então adicionada, o pH é ajustado para entre 6,5 e 7,5 pela adição de hidróxido de sódio a 30%, e a mistura é agitada a 30 °C até que seja obtida uma reação diazo negativa. São adicionadas 8,4 partes de 2- butil-amina, e a mistura é aquecida sob refluxo por 2 horas, sendo o pH mantido em 8 a 9 pela adição de hidróxido de sódio a 30%. O produto é dilu- ído com água até 400 partes, para dar uma solução aquosa que compreen- de 16,3% de (5) como seu sal hexassódico e 4,4% de cloreto de sódio.
Exemolo Preparatório 2 Uma solução de 26,6 partes de ácido anilino-2,5-dissulfônico e 8.4 partes de hidróxido de sódio em 40 partes de água é adicionada a uma suspensão de 19,4 partes de cloreto cianúrico em 60 partes de água gelada, sob agitação. O pH é mantido em 6 pela adição de hidróxido de sódio a 30% sob a forma de gotas. A mistura é agitada em uma temperatura abaixo de 10 °C até que os grupos de amina aromática primária não possam ser mais de- tectados pela reação diazo. Uma solução de 18,5 partes de ácido 4,4'- diamino-estilbeno-2,2'-dissulfônico e 4,0 partes de hidróxido de sódio em 25 partes de água é então adicionada, o pH é ajustado para entre 6,5 e 7,5 pela adição de hidróxido de sódio a 30%, e a mistura é agitada a 30 °C até que seja obtida uma reação diazo negativa. São adicionadas 8,4 partes de 2- butil-amina, e a mistura é aquecida sob refluxo por 2 horas, sendo o pH mantido em 8 a 9 pela adição de hidróxido de sódio a 30%. A solução aquo- sa assim formada é resfriada até 80 °C e tratada com 20 partes de polietile- noglicol com um peso molecular médio 1.500. A solução é retomada para o refluxo por 10 min, e depois diluída com água até 400 partes. A solução a- quosa resultante, compreendendo 16,3% de (5) como seu sal hexassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 4,4% de cloreto de sódio, tem uma carga ani- ônica de 0,75 μeq/g (analisador de carga de partículas Lasertrim), e não in- dica quaisquer sinais de precipitação depois de 2 semanas a 5 °C.
Exemplo Comparativo 2A O Exemplo Preparatório 2 é repetido usando 15,3 partes de áci- do imino-diacético no lugar de 8,4 partes de 2-butil-amina, para dar uma so- lução aquosa que compreende 18,9% de (6) como seu sal decassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 4,4% de cloreto de sódio. A solução tem uma carga aniônica de 1,35 peq/g (analisador de carga de partículas Lasertrim).
Exemplo Comparativo 2B O Exemplo Preparatório 2 é repetido usando 8,4 partes de dietil- amina no lugar de 8,4 partes de 2-butil-amina, para dar uma solução aquosa que compreende 16,3% em peso de (7) como seu sal hexassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 4,4% de cloreto de sódio. A solução precipita dentro de 6 dias a 5 °C.
Exemplo Comparativo 2C O Exemplo Preparatório 2 é repetido usando 8,6 partes de DL-2- amino-1-propanol no lugar de 8,4 partes de 2-butil-amina, para dar uma so- lução aquosa que compreende 16,4% em peso de (8) como seu sal hexas- sódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 4,4% de cloreto de sódio. A solução precipita dentro de 6 dias a 5 °C.
Exemplo Preparatório 3 O Exemplo Preparatório 2 é repetido até completar a reação com 2-butil-amina. A solução aquosa assim formada é dessalinizada por fil- tração com membrana e concentrada até uma solução que contém até 40% de (5) na forma de seu sal hexassódico. A solução é aquecida até 80 °C e tratada com 10 partes de potietilenogIrcol com peso molecular médio 1.500. A solução é retornada ao refluxo por 10 min, e é depois diluída com água até 200 partes. A solução aquosa resultante tem uma viscosidade de 0,02 a 0,03 Pa.s a 20 °C e compreende 32,6% de (5) como seu sal hexassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 0,1% de cloreto de sódio.
Exemplo Preparatório 4 O Exemplo Preparatório 2 é repetido usando 6,8 partes de iso- propil-amina no lugar de 8,4 partes de 2-butil-amina, para dar uma solução aquosa que compreende 16,0% de (9) como seu sal hexassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 4,4% de cloreto de sódio.
Exemplo Preparatório 5 O Exemplo Preparatório 2 é repetido usando 8,4 partes de N- metil-Ísopropil-amina no lugar de 8,4 partes de 2-butil-amina, para dar uma solução aquosa que compreende 16,3% de (10) como seu sal hexassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 4,4% de cloreto de sódio.
Exemplo Preparatório 6 O Exemplo Preparatório 2 é repetido usando 10,0 partes de 1,2- dimetil-propil-amina no lugar de 8,4 partes de 2-butil-amina, para dar uma solução aquosa que compreende 16,7% de (11) como seu sal hexassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 4,4% de cloreto de sódio.
Exemplo Preparatório 7 O Exemplo Preparatório 2 é repetido usando 11,6 partes de 1,3- dimetil-butil-amina no lugar de 8,4 partes de 2-butil-amina, para dar uma so- lução aquosa que compreende 17,0% de (12) como seu sal hexassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 4,4% de cloreto de sódio.
Exemplo Preparatório 8 O Exemplo Preparatório 2 é repetido usando 14,9 partes de 1,5- dimetil-hexil-amina no lugar de 8,4 partes de 2-butil-amina, para dar uma solução aquosa que compreende 17,7% de (13) como seu sal hexassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500 e 4,4% de cloreto de sódio.
Exemplo Preparatório 9 Uma solução de 18,2 partes de ácido anilino-4-sulfônico e 4,2 partes de hidróxido de sódio em 20 partes de água é adicionada a uma sus- pensão de 19,4 partes de cloreto cianúrico em 60 partes de água gelada, sob agitação. O pH é mantido em 6 pela adição de hidróxido de sódio a 30% sob a forma de gotas. A mistura é agitada em uma temperatura abaixo de 10 °C até que os grupos de amina aromática primária não possam ser mais de- tectados pela reação diazo. Uma solução de 18,5 partes de ácido 4,4'- diamino-estÍlbeno-2,2’-dissulfônico e 4,0 partes de hidróxido de sódio em 25 partes de água é então adicionada, o pH é ajustado para entre 6,5 e 7,5 pela adição de hidróxido de sódio a 30%, e a mistura é agitada a 30 °C até que seja obtida uma reação diazo negativa. São adicionadas 8,4 partes de 2- butil-amina, e a mistura é aquecida sob refluxo por 2 horas, sendo o pH mantido em 8 a 9 pela adição de hidróxido de sódio a 30%. A solução aquo- sa assim formada é resfriada até 80 °C e tratada com 20 partes de polietile- noglicol com um peso molecular médio 1.500 e 80 partes de uréia. A solução é retornada para o refluxo por 10 min, e depois diluída com água até 400 partes. A solução aquosa resultante compreende 13,8% de (14) como seu sal tetrassódico, 5% de polietilenoglicol 1.500, 20% de uréia e 4,4% de clore- to de sódio.
Exemplo Aplicativo 1 Soluções de colagem são preparadas adicionando uma solução de abrilhantador (5) na forma de seu sal de sódio, produzida como descrito no Exemplo Preparatório 2, em uma faixa de concentrações entre 10 e 80 g/L, a uma solução aquosa de um amido de batata aniônico (Perfectamyl A4692 da AVEBE B.A.), a 60 °C, sob agitação. A solução é diluída com água até um teor de amido de 5% e deixada resfriar. A solução de colagem é vertida entre os roletes móveis de uma prensa de colagem de laboratório e aplicada a uma folha base de papel branqueado de 75 g/m2 colado com AKD (dímero de alquil-ceteno), existente no mercado. O papel tratado é secado por 5 min a 70 °C em um secador de leito plano. O papel secado é deixado condicionar, e depois a brancura CIE é medida em um espectrofotômetro Elrepho calibrado. Os valores medidos indicam um nível surpreendentemente alto de brancura.
Os resultados estão ilustrados também na forma gráfica na figu- ra 1.
Exemplo Aplicativo 2 É preparada uma composição de revestimento contendo 500 partes de greda (disponível no mercado sob a denominação comercial Hy- drocarb 90 de OMYA), 500 partes de argila (disponível no mercado sob a denominação comercial Kaolin SPS da IMERYS), 470 partes de água, 6 par- tes de agente dispersante (um sal sódico de um ácido poliacrílico, disponível no mercado sob a denominação comercial Polysalz S da BASF), 200 partes de látex (um copolímero de éster acrílico, disponível no mercado sob a de- nominação comercial Acronal S320D da BASF) e 400 partes de solução de Amido de Batata Oxidado Aniônico a 20% (disponível no mercado sob a de- nominação comercial Perfectamyl A4692 da AVEBE) em água. O teor de sólidos é ajustado para 65% pela adição de água, e o pH é ajustado para 8 a 9 com hidróxido de sódio. A solução do abrilhantador (5) na forma de seu sal sódico, pre- parada como descrito no Exemplo Preparatório 2, é adicionada em uma fai- xa de concentrações entre 0,1 e 0,6% à composição de revestimento, sob agitação. A composição de revestimento abrilhantada é então aplicada a uma folha base de papel de 75 g/m2 colado neutro, existente no mercado, usando um aplicador de barra enrolado com arame, com um ajuste de velo- cidade-padrão e uma carga-padrão sobre a barra. O papel revestido é então secado por 5 min em um fluxo de ar quente. O papel secado é deixado con- dicionar, e depois a brancura CIE é medida em um espectrofotômetro Elre- pho calibrado.

Claims (10)

1. Compostos, caracterizados pelo fato de que apresentam a fórmula (1): na qual M é hidrogênio, um cátion de metal alcalino, amônio ou amônio mono-, di- ou trissubstituído por um radical C2-C3-hidróxi-alquila, n é 1 ou 2, R1 é hidrogênio, um grupo Ci-Ce alquila de cadeia linear ou um grupo C3-C8 alquila de cadeia ramificada, que pode não ser substituído por um heteroátomo, e R2 e R3 são, cada um, independentemente do outro, um grupo CrC8 alquila de cadeia linear ou um grupo C3-C8 alquila de cadeia ramifica- da, que pode não ser substituído por um heteroátomo, e pode não formar um anel.
2. Compostos de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pelo fato de que M é hidrogênio, um cátion de metal alcalino, ou amônio, n é 1 ou 2, R1 é hidrogênio, um grupo C1-C4 alquila de cadeia linear ou um grupo C3-C5 alquila de cadeia ramificada, que pode não ser substituído por um heteroátomo, e R2 e R3 são, cada um, independentemente do outro, um grupo C1-C4 alquila de cadeia linear ou um grupo C3-C6 alquila de cadeia ramifica- da, que pode não ser substituído por um heteroátomo, e pode não formar um anel.
3. Compostos de acordo com a reivindicação 2, caracterizados pelo fato de que M é hidrogênio, sódio ou potássio, n é 1 ou 2, R1 é hidrogênio, metila, etila, propila ou i-propila, e R2 e R3 são, cada um, independentemente do outro, metila, etila ou propila, ou i-propila, i-butila, i-pentila ou i-hexila.
4. Compostos de acordo com a reivindicação 3, caracterizados pelo fato de que M é hidrogênio ou sódio, n é 1 ou 2, R1 é hidrogênio ou metila, e R2 e R3 são, cada um, independentemente do outro, metila ou etila.
5. Solução aquosa, caracterizada pelo fato de que contém 10 a 40% em peso de compostos como definidos em qualquer uma das reivindi- cações 1 a 4 ou de misturas dos mesmos e, opcionalmente, 5 a 20% em peso de polietilenoglicol.
6. Processo para a preparação de compostos como definidos em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato ser por rea- ção em etapas de um haleto cianúrico com (a) uma diamina da fórmula (b) uma amina da fórmula e (c) uma amina da fórmula em que M, n, e os radicais R1, R2 e R3 têm os significados definidos em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a amina aromática da fórmula (3) é ácido anilino-2,5-dissulfônico, e a amina alifática (4) é isopropil-amina, N-metil-isopropil-amina ou 2-butil- amina.
8. Processo para o abrilhantamento ótico de produtos têxteis celulósicos no estágio de acabamento, caracterizado pelo fato de que com- preende as etapas de (a) adicionar o abrilhantador ótico, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, a um agente de acabamento reticulável, seja no banho de tratamento ou antes, (b) reticular o agente de acabamento, e (c) secar o produto têxtil tratado.
9. Processo para abrilhantamento ótico de papel, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de (a) adicionar o abrilhantador ótico, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4, ou adicionar uma solução, como definida na reivindicação 5, a uma composição de revestimento pigmentada ou a uma solução ou suspensão de colagem, (b) aplicar a composição de revestimento ou a solução ou sus- pensão de colagem ao papel, (c) secar o papel tratado.
10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa adicional de adicionar 2 a 15% em pe- so de um agente aglutinante à solução ou suspensão de colagem.
BRPI0510140-9A 2004-06-28 2005-06-24 Agentes abrilhantadores óticos aperfeiçoados, seu processo de preparação, solução aquosa, bem como processos para abrilhantamento ótico de papel de produtos têxteis BRPI0510140B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04015099A EP1612209A1 (en) 2004-06-28 2004-06-28 Improvements relating to optical brightening agents
EP04015099.7 2004-06-28
PCT/EP2005/052960 WO2006000573A1 (en) 2004-06-28 2005-06-24 Improvements relating to optical brightening agents

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0510140A BRPI0510140A (pt) 2007-10-02
BRPI0510140B1 true BRPI0510140B1 (pt) 2014-05-20

Family

ID=34925510

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0510140-9A BRPI0510140B1 (pt) 2004-06-28 2005-06-24 Agentes abrilhantadores óticos aperfeiçoados, seu processo de preparação, solução aquosa, bem como processos para abrilhantamento ótico de papel de produtos têxteis

Country Status (15)

Country Link
US (1) US7812156B2 (pt)
EP (2) EP1612209A1 (pt)
JP (1) JP4875615B2 (pt)
CN (1) CN101094842B (pt)
AT (1) ATE383346T1 (pt)
AU (1) AU2005256643B2 (pt)
BR (1) BRPI0510140B1 (pt)
CA (1) CA2562777C (pt)
DE (1) DE602005004290T2 (pt)
ES (1) ES2296200T3 (pt)
HK (1) HK1116175A1 (pt)
NO (1) NO20065773L (pt)
PT (1) PT1763519E (pt)
WO (1) WO2006000573A1 (pt)
ZA (1) ZA200609273B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1712677A1 (en) * 2005-04-08 2006-10-18 Clariant International Ltd. Aqueous solutions of optical brighteners
AU2014259497B2 (en) * 2008-03-26 2016-05-12 Archroma Ip Gmbh Improved optical brightening compositions
KR101631871B1 (ko) * 2008-03-26 2016-06-20 아르크로마 아이피 게엠베하 개선된 형광 증백 조성물
EP2192231A1 (en) * 2008-11-27 2010-06-02 Clariant International Ltd. Improved optical brightening compositions for high quality inkjet printing
PT2192230E (pt) 2008-11-27 2012-10-09 Clariant Finance Bvi Ltd Composições de branqueamento óptico para impressão a jacto de tinta de alta qualidade
WO2010060569A1 (en) * 2008-11-27 2010-06-03 Clariant International Ltd Improved optical brightening compositions for high quality ink jet printing
CN102245719B (zh) * 2008-12-08 2014-01-29 惠普开发有限公司 用于喷墨介质的表面涂料组合物
CN102639514B (zh) * 2009-12-02 2015-05-13 科莱恩金融(Bvi)有限公司 浓缩的储存稳定荧光增白水溶液
TWI506183B (zh) * 2010-02-11 2015-11-01 Clariant Finance Bvi Ltd 於施漿壓印應用中用於調色光之水性上漿組成物
WO2012000624A1 (en) * 2010-07-01 2012-01-05 Clariant International Ltd Aqueous compositions for whitening and shading in coating applications
ITMI20112003A1 (it) * 2011-11-04 2013-05-05 3V Sigma Spa Composizioni di agenti sbiancanti fluorescenti
CN102964864B (zh) * 2012-11-28 2013-12-25 华南师范大学 一种多功能呋喃酮荧光增白剂及其制备方法
CN103205134B (zh) * 2013-03-14 2014-04-23 浙江传化华洋化工有限公司 一种dsd酸三嗪类荧光增白剂的合成方法
ES2566109T3 (es) * 2013-03-21 2016-04-11 Archroma Ip Gmbh Agentes abrillantadores ópticos para impresión por chorro de tinta de alta calidad
US9109331B2 (en) * 2013-11-07 2015-08-18 Meng Jun Li Fluorescent brighter #71 used for the papermaking process

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH532686A (de) 1968-07-10 1973-01-15 Ciba Geigy Ag Verwendung von Bis-s-triazinylamino-stilben-2,2'-disulfonsäuren zum optischen Aufhellen von nichttextilen Cellulosesubstraten
JPS5278235A (en) * 1975-12-25 1977-07-01 Showa Kagaku Kougiyou Kk Process for manufacture of 4*4**bistriazinylaminoo stilbenee2*22disulfonic acid derivatives
JPS62106965A (ja) 1985-11-05 1987-05-18 Shin Nisso Kako Co Ltd 螢光増白剤
GB9412590D0 (en) * 1994-06-23 1994-08-10 Sandoz Ltd Organic compounds
JP2001518919A (ja) 1997-03-25 2001-10-16 チバ スペシャルティ ケミカルズ ホールディング インコーポレーテッド 蛍光増白剤
ES2228013T3 (es) * 1998-02-20 2005-04-01 Ciba Specialty Chemicals Holding Inc. Unprocedimdiento para la preparacion de compuestos de estilbeno.
GB9930247D0 (en) 1999-12-22 2000-02-09 Clariant Int Ltd Improvements in or relating to organic compounds
GB0100610D0 (en) * 2001-01-10 2001-02-21 Clariant Int Ltd Improvements in or relating to organic compounds
GB0127903D0 (en) * 2001-11-21 2002-01-16 Clariant Int Ltd Improvements relating to organic compounds

Also Published As

Publication number Publication date
NO20065773L (no) 2007-01-29
EP1612209A1 (en) 2006-01-04
US20070245503A1 (en) 2007-10-25
CA2562777C (en) 2013-08-06
DE602005004290D1 (de) 2008-02-21
US7812156B2 (en) 2010-10-12
ES2296200T3 (es) 2008-04-16
DE602005004290T2 (de) 2009-01-08
CA2562777A1 (en) 2006-01-05
AU2005256643B2 (en) 2011-10-13
ATE383346T1 (de) 2008-01-15
ZA200609273B (en) 2008-06-25
EP1763519B1 (en) 2008-01-09
JP4875615B2 (ja) 2012-02-15
WO2006000573A1 (en) 2006-01-05
BRPI0510140A (pt) 2007-10-02
CN101094842A (zh) 2007-12-26
HK1116175A1 (en) 2008-12-19
JP2008505856A (ja) 2008-02-28
AU2005256643A1 (en) 2006-01-05
CN101094842B (zh) 2010-11-03
EP1763519A1 (en) 2007-03-21
PT1763519E (pt) 2008-04-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0510140B1 (pt) Agentes abrilhantadores óticos aperfeiçoados, seu processo de preparação, solução aquosa, bem como processos para abrilhantamento ótico de papel de produtos têxteis
CA2553556A1 (en) Concentrated optical brightener solutions
RU2437874C2 (ru) Стабильные при хранении растворы оптических отбеливателей
PT1869252E (pt) Soluções aquosas de abrilhantadores ópticos
BRPI0909518B1 (pt) compostos branqueadores óticos, uso dos mesmos e processos para a preparação dos referidos compostos e para o branqueamento ótico de papel
ES2525151T3 (es) Nuevos derivados de bis-(triacinilamino)-estilbeno
CA2655454A1 (en) Aqueous solutions of optical brighteners
RU2356898C2 (ru) Амфотерные флуоресцентные оптические отбеливатели
BR112012013258B1 (pt) composição aquosa concentrada, seu processo para preparação, seu método de utilização e uso, solução ou suspensão de acabamento e composição de revestimento pigmentado
TWI734785B (zh) 螢光增白劑及其混合物
JPH0254867B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/06/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B24B Patent annual fee: requirement for complementing annual fee

Free format text: COMPLEMENTAR 10A ANUIDADE DE ACORDO COM TABELA VIGENTE REFERENTE A GUIA 221404936640..

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 24.2, RPI 2366 DE 10-05-2016.

B21H Decision of lapse of a patent or of a certificate of addition of invention cancelled [chapter 21.8 patent gazette]
B24D Patent annual fee: restoration after fee payment
B25A Requested transfer of rights approved