BRPI0507202B1 - aparelho de transmissão / recepção e método de transmissão / recepção - Google Patents

aparelho de transmissão / recepção e método de transmissão / recepção Download PDF

Info

Publication number
BRPI0507202B1
BRPI0507202B1 BRPI0507202A BRPI0507202A BRPI0507202B1 BR PI0507202 B1 BRPI0507202 B1 BR PI0507202B1 BR PI0507202 A BRPI0507202 A BR PI0507202A BR PI0507202 A BRPI0507202 A BR PI0507202A BR PI0507202 B1 BRPI0507202 B1 BR PI0507202B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
section
signal
propagation path
transmission
frequency band
Prior art date
Application number
BRPI0507202A
Other languages
English (en)
Inventor
Nishio Akihiko
Matsumoto Atsushi
Imamura Daichi
Futagi Sadaki
Original Assignee
Matsushita Electric Ind Co Ltd
Panasonic Corp
Panasonic Ip Corp America
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Matsushita Electric Ind Co Ltd, Panasonic Corp, Panasonic Ip Corp America filed Critical Matsushita Electric Ind Co Ltd
Publication of BRPI0507202A publication Critical patent/BRPI0507202A/pt
Publication of BRPI0507202A8 publication Critical patent/BRPI0507202A8/pt
Publication of BRPI0507202B1 publication Critical patent/BRPI0507202B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0044Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path allocation of payload
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0048Allocation of pilot signals, i.e. of signals known to the receiver
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0058Allocation criteria
    • H04L5/006Quality of the received signal, e.g. BER, SNR, water filling
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0001Arrangements for dividing the transmission path
    • H04L5/0003Two-dimensional division
    • H04L5/0005Time-frequency
    • H04L5/0007Time-frequency the frequencies being orthogonal, e.g. OFDM(A), DMT

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Communication Control (AREA)
  • Detection And Prevention Of Errors In Transmission (AREA)

Abstract

"aparelho de transmissão / recepção e método de transmissão / recepção". a invenção refere-se a um aparelho de transmissão / recepção capaz de impedir a degradação da capacidade do sistema, aperfeiçoar o rendimento do sistema, e minimizar o consumo de energia de um aparelho. neste aparelho uma seção de determinação de percurso de propagação (131) determina um estado de percurso de propagação em todas as regiões na banda de frequência utilizada de um sinal de multiportadora recebido com base nas informações de estimativa de percurso de propagação tal como um valor de estimativa de canal e similares calculados em uma seção de estimativa de percurso de propagação (126) e especifica uma região de frequência que tenha um bom estado de percurso de propagação da banda de frequência de ofdm utilizada. mais especificamente, a banda de frequência utilizada está dividida em uma pluralidade de bandas de frequência (sub-bandas), cada uma compreendida de uma largura de banda predeterminada menor, e pela seleção de uma sub-banda que tenha um bom estado de percurso de propagação na seção de determinação de percurso de propagação (131), uma região de frequência que tenha um bom estado de percurso de propagação é especificada. uma seção de transmissão (110) reporta as informações de sub-banda para uma estação de base.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para APARELHO DE TRANSMISSÃO / RECEPÇÃO E MÉTODO DE TRANSMISSÃO / RECEPÇÃO.
w
Campo Técnico _ 5 A presente invenção refere-se a um aparelho de transmissão / recepção e método de transmissão / recepção utilizado em sistemas de comunicação de esquema de OFDMA (Acesso Múltiplo de Divisão de Freqüência Ortogonal).
Técnica Anterior
Nos anos recentes, os sistemas de comunicação de esquema de
OFDMA têm atraído a atenção, nos quais, de modo a aumentar o rendimento do sistema de comunicação, os dados são mapeados em sinais de subportadora (portadoras) ortogonais uns aos outros no eixo geométrico de freÍ* qüência, e os sinais são multiplexados (como multiportadora) e transmitidos.
Especificamente, de modo a permitir uma comunicação mais eficiente, não somente a atribuição de programação (temporal) de um pacote de transmissão de preferência para um aparelho de estação móvel que tem um bom estado de percurso de propagação, mas também, com a tensão a uma direção de freqüência, a técnica de programação de freqüência que atribui um pacote de transmissão de preferência a uma subportadora que tem um bom estado de percurso de propagação tem sido ativamente estudada (por exemplo, vide o Documento de Patente 1 e o Documento Não de Patente 1).
Nesta técnica de programação de freqüência, quando da programação, uma estação de base precisa saber com antecedência o estado 25 de percurso de programação (característica de freqüência) entre a estação de base e um aparelho de estação móvel de modo a atribuir os pacotes de transmissão. Portanto, em um sistema de OFDMA-FDD (Divisão de Freqüência Dupla), o aparelho de estação móvel mede o estado de percurso de » propagação em uma banda de freqüência de conexão de descida utilizada e reporta o resultado da medição para a estação de base na conexão de subida e baseada na informação, a estação de base executa a programação de pacote de transmissão. Ainda, em um sistema de OFDMA-TDD (Divisão de ♦ ·· * ·· «··· ·· • · ·
Figure BRPI0507202B1_D0001
Tempo Dupla), não somente um método para reportar as informações referentes a um estado de percurso de propagação de conexão de descida de um aparelho de estação móvel como um sistema de FDD, mas também um método para reportar a programação de conexão de descida com base no 5 estado de percurso de propagação de conexão de subida utilizando a propriedade simétrica de conexão de subida / conexão de descida tem sido estudados.
Além disso, como uma técnica similar ao relato de informações de conexão de descida para uma estação de base por um aparelho de esta10 ção móvel, existe um esquema de HSDPA (Acesso de Pacote de Conexão de Descida de Alta Velocidade). Neste esquema, baseado nas informações de qualidade de recepção de conexão de descida reportadas de um aparelho de estação móvel, uma estação de base determina um esquema de mo* dulação de um sinal a ser transmitido para este aparelho de estação móvel jl 5 (por exemplo, vide Documento de Patente 2).
i Documento de Patente 1: Pedido de Patente Japonesa Aberto à
Inspeção Pública Número 2002-252619 (p. 5-6).
Documento de Patente 2: Pedido de Patente Japonesa Aberto à Inspeção Pública Número 2003-199173 (p. 8, Figura 5).
Documento Não de Patente 1: MC-CDMA scheme using frequency scheduling, Technical Report of IEICE, RCS2002-129, Julho de 2002, p. 61-66.
Descrição da Invenção
Problemas a serem resolvidos pela invenção
No entanto, como no sistema de OFDMA-FDD acima mencionado, no caso onde um aparelho de estação móvel reporta um estado de percurso de propagação de conexão de descida para uma estação de base na conexão de subida, as informações que indicam o estado de percurso de propagação são transmitidas na conexão de subida e consome recursos na conexão de subida. Existe portanto um problema que a capacidade do sistema diminui. Neste caso, como a estação de base não pode extrair as informações a menos que o sinal na conexão de subida seja decodificado, o retardo do processo ocorre, e o rendimento total do sistema deteriora.
Também, no caso de utilizar a reversibilidade de conexão de subida / conexão de descida do percurso de propagação como o sistema de OFDMA-TDD acima, um aparelho de estação móvel precisa transmitir sím5 bolos tais como sinais piloto e similares para todas as regiões em uma banda de freqüência onde a programação é possível, e recursos na conexão de subida são consumidos. Existe portanto um problema que a capacidade do sistema diminui. Ainda, neste caso, o consumo de energia aumenta no aparelho de estação móvel.
Além disso, para os propósitos de aumentar o rendimento da conexão de subida, e reduzir o consumo de energia em um aparelho de estação móvel e similares, o Documento de Patente 2 acima mencionado descreve um aparelho de estação móvel o qual começa a transmitir as informa ções sobre a qualidade de recepção para a estação de base quando rece^5 bendo um relatório antecipado para a transmissão de dados da estação de « base, e pára a transmissão de informações quando recebendo um relatório de completamento para as transmissões de dados da estação de base. No entanto, uma vez que a estação de base precisa transmitir o relatório antecipado para a transmissão de dados para o aparelho de estação móvel, recur20 sos na conexão de descida são consumidos, e existe, novamente, um problema que a capacidade do sistema diminui.
É portanto um objeto da presente invenção prover um aparelho de transmissão / recepção e um método de transmissão / recepção capaz de impedir uma redução na capacidade do sistema, aperfeiçoar o rendimento 25 do sistema, e minimizar o consumo de energia.
Meios para Resolver o Problema
Um aparelho de recepção da presente invenção emprega uma configuração que provê: uma seção de determinação que faz uma determinação de um estado de percurso de propagação através do qual um sinal de 30 multiportadora recebido é transmitido; uma seção de especificação que especifica uma região que tem um estado de percurso de propagação que é igual a ou melhor do que um nível predeterminado em uma banda de fre77
Figure BRPI0507202B1_D0002
qüência utilizada para o sinal de multiportadora recebido, de acordo com o resultado da determinação; e uma seção de relatório que reporta as informações de região que indicam a região especificada para um aparelho de transmissão.
De acordo com esta configuração, dentro de uma banda de freqüência utilizada, somente uma região que tem um bom estado de percurso de propagação é reportada para o lado de transmissão, de modo que seja possível reduzir a quantidade de dados e aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação. Ainda, o consumo de energia pode ser reduzido no a10 parelho de recepção.
Efeito Vantajoso da Invenção
De acordo com a presente invenção, é possível impedir a redução na capacidade do sistema, aperfeiçoar o rendimento do sistema, e redu zir o consumo de energia no aparelho de transmissão / recepção.
Breve Descrição dos Desenhos
Figura 1 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária de um aparelho de estação móvel de acordo com a Modalidade 1;
Figura 2A é um gráfico que mostra as sub-bandas selecionadas por uma seção de determinação de percurso de propagação de acordo com 20 a Modalidade 1, juntamente com um estado de percurso de propagação de conexão de descida;
Figura 2B é outro gráfico que mostra as sub-bandas selecionadas pela seção de determinação de percurso de propagação de acordo com a Modalidade 1, juntamente com um estado de percurso de propagação de 25 conexão de descida;
Figura 3A é um diagrama de configuração de sinal que mostra a relação entre as sub-bandas e os sinais de subportadora;
Figura 3B é outro diagrama de configuração de sinal que mostra a relação entre as sub-bandas e os sinais de subportadora;
Figura 4 é um diagrama que mostra uma configuração de sinal de subportadora em uma única sub-banda em mais detalhes;
Figura 5 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração
Figure BRPI0507202B1_D0003
interna detalhada de uma seção de seleção de freqüência de acordo com a Modalidade 1;
Figura 6 é um diagrama que mostra uma sequência de sinais em um sistema de comunicação de acordo com a Modalidade 1;
Figura 7 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária de um aparelho de estação de base de acordo com a Modalidade 1;
Figura 8 é um diagrama que ilustra uma configuração de um sinal de multiportadora transmitido do aparelho de estação de base, juntamente com um sinal de multiportadora a ser recebido;
Figura 9 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração interna de uma seção de seleção do usuário de acordo com a Modalidade 1;
Figura 10 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração interna de uma seção de seleção de freqüência de acordo com a Modalidade 1;
Figura 11 é um diagrama de configuração de sinal que mostra outra variação da relação entre as sub-bandas e os sinais de subportadora;
Figura 12 é um gráfico que mostra as características de freqüência de qualidade de recepção no aparelho de estação de base;
Figura 13 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária de um aparelho de estação móvel de acordo com a Modalidade 2;
Figura 14A é um gráfico que mostra as prioridades atribuídas de sub-bandas, juntamente com um estado de percurso de propagação de conexão de descida;
Figura 14B é outro gráfico que mostra as prioridades atribuídas de sub-bandas, juntamente com um estado de percurso de propagação de conexão de descida;
Figura 15 é uma tabela que mostra um exemplo de padrões piloto selecionados em uma seção de seleção de piloto de acordo com a Modalidade 2;
Figura 16 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração interna de uma seção de seleção de freqüência de acordo com a Modalidade 2;
Figure BRPI0507202B1_D0004
Figura 17 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração interna de uma seção de seleção do usuário de acordo com a Modalidade 2;
Figura 18 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração interna de outra seção de seleção de freqüência de acordo com a Modalida.5 de 2;
Figura 19 é um fluxograma que ilustra um procedimento de resolução de relação competitiva;
Figura 20 é um diagrama que mostra um exemplo específico de atribuição de sub-banda;
Figura 21 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária de um aparelho de estação móvel de acordo com a Modalidade 3;
Figura 22 é um fluxograma que ilustra os procedimentos de parada de processamento de circuito em uma seção de determinação de movimento e uma seção de determinação de tipo de dados de acordo com a 15 Modalidade 3;
• Figura 23 é um diagrama para explicar um resumo de um método de transmissão / recepção de acordo com a Modalidade 4;
Figura 24 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração esquemática de um aparelho de estação móvel de acordo com a Modalidade 20 4;
Figura 25 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração esquemática de um aparelho de estação de base de acordo com a Modalidade 4;
Figura 26 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração 25 primária do interior de uma seção de transmissão de OFDMA do aparelho de estação móvel de acordo com a Modalidade 4;
Figura 27 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária do interior de uma seção de recepção de OFDMA do aparelho de estação móvel de acordo com a Modalidade 4;
Figura 28 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária do interior de uma seção de transmissão de OFDMA do aparelho de estação de base de acordo com a Modalidade 4; e
Figure BRPI0507202B1_D0005
Figura 29 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária do interior de uma seção de recepção de OFDMA do aparelho de estação de base de acordo com a Modalidade 4.
Melhor Modo de Executar a Invenção ,5 As modalidades da presente invenção serão abaixo descritas em detalhes com referência aos desenhos acompanhantes. Aqui, como um aparelho de transmissão / recepção, um aparelho de estação de base e um aparelho de estação móvel em um sistema de comunicação móvel de esquema de OFDMA-TDD serão explicados como exemplos. Ainda, assuma que este 10 sistema de comunicação executa um ARQ (Automatic Repeat reQuest) (Solicitação de Repetição Automática).
Modalidade 1
A Figura 1 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária de um aparelho de estação móvel 100 de acordo com a Moda1 δ lidade 1 da presente invenção.
O aparelho de estação móvel 100 tem uma seção de transmissão 110 e uma seção de recepção 120. A seção de transmissão 110 tem uma seção de seleção de piloto 111, uma seção de modulação 112, uma seção de seleção de frequência 113, uma seção de IFFT 114, uma seção de 20 adição de Gl 115, uma seção de RF 116 e uma antena de transmissão 117.
A seção de recepção 120 tem uma antena de recepção 121, uma seção de RF 122, uma seção de remoção de Gl 123, uma seção de FFT 124, uma seção de separação / seleção 125, uma seção de estimativa de percurso de propagação 126, uma seção de compensação de percurso de propagação
127, uma seção de demodulação 128, uma seção de decodificação 129, uma seção de detecção de erros 130 e uma seção de determinação de percurso de propagação 131.
As seções do aparelho de estação móvel 100 executam as seguintes operações.
Na seção de recepção 120, a seção de RF 122 executa um processamento de recepção de rádio predeterminado tal como uma conversão de descida e similares em um sinal de multiportadora de conexão de descida recebido através da antena de recepção 121. A seção de remoção de Gl 123 remove um intervalo de guarda (Gl) do sinal de multiportadora sujeito ao processamento de recepção de rádio. A seção de FFT 124 executa uma transformada de Fourier rápida- (FFT) no sinal de multiportadora com Gl re5 movido e obtém N sinais. A seção de separação / seleção 125 separa os sinais piloto e os sinais de dados dos N sinais, seleciona os dados para o aparelho de estação móvel 100 dos sinais de dados, emite os sinais piloto para a seção de estimativa de percurso de propagação 126, e ainda emite os sinais de dados para o aparelho de estação móvel 100 para a seção de 10 compensação de percurso de propagação 127. A seção de estimativa de percurso de propagação 126 estima, do sinal piloto multiplexado sobre o sinal de recepção, as flutuações de percurso de propagação as quais o sinal de propagação tinha no percurso de propagação para todas as bandas nas freqüências de OFDM utilizadas, e emite as informações de estimativa de 15 percurso de propagação obtidas tais como um valor de estimativa de canal e - similares para a seção de compensação de percurso de propagação 127 e a seção de determinação de percurso de propagação 131. Utilizando este valor de estimativa de canal, a seção de compensação de percurso de propagação 127 compensa o percurso de propagação do sinal de recepção emiti20 do da seção de separação / seleção 125. A seção de demodulação 128 executa um processamento de demodulação no sinal de recepção sujeito à compensação de percurso de propagação. A seção de decodificação 129 decodifica o sinal demodulado e obtém os dados recebidos. A seção de detecção de erros 130 executa a detecção de erros dos dados recebidos, e 25 emite as informações de ACK/NACK para a seção de seleção de piloto 111 enviar um resultado de detecção de volta para o aparelho de estação de base. A seção de determinação de percurso de propagação 131 determina um estado de percurso de propagação utilizando o valor de estimativa de canal emitido da seção de estimativa de percurso de propagação 126, e emite o 30 resultado da determinação para a seção de seleção de frequência 113 na seção de transmissão 110.
Na seção de transmissão 110, a seção de seleção de piloto 111 • ·
Figure BRPI0507202B1_D0006
seleciona um padrão que corresponde às informações de ACK/NACK emitidas da seção de detecção de erros 130 na seção de recepção 120 entre uma pluralidade de tipos de padrões de sinal piloto armazenados preliminares (padrões piloto), e gera um sinal piloto compreendido deste padrão. A . 5 seção de modulação 112 executa um processamento de modulação sobre o sinal piloto. De acordo com o resultado de determinação da seção de determinação de percurso de propagação 131 na seção de recepção 120, a seção de seleção de freqüência 113 seleciona as bandas de freqüência que os sinais de transmissão utilizam, e mapeia os sinais de transmissão sobre as 10 subportadoras nas bandas de freqüência. A seção de IFFT 114 executa uma transformada de Fourier rápida inversa (IFFT) nos sinais de transmissão atribuídos para as bandas de freqüência e gera um sinal de multiportadora. A seção de adição de Gl 115 adiciona um Gl ao sinal de multiportadora obtido.
A seção de RF 116 executa um processamento de transmissão de rádio predeterminado tal como uma conversão de subida e similares no sinal de multiportadora de transmissão adicionado ao Gl, e transmite o sinal como um sinal de rádio através da antena de transmissão 117.
As características do aparelho de estação móvel 100 que tem a configuração acima mencionada são especificamente as operações na se20 ção de determinação de percurso de propagação 131 na seção de recepção 120 e a seção de seleção de freqüência 113 na seção de transmissão 110. Cada uma das operações será abaixo descrita em detalhes.
Com base nas informações de estimativa de percurso de propagação tais como um valor de estimativa de canal e similares calculado na 25 seção de estimativa de percurso de propagação 126, a seção de determinação de percurso de propagação 131 determina um estado de percurso de propagação em todas as regiões em uma banda de freqüência utilizada do sinal de multiportadora recebido - isto é, o estado de percurso de propagação de todas as regiões na banda de freqüência de OFDM utilizada. Então, a 30 seção de determinação de percurso de propagação 131 especifica a região de freqüência que tem o melhor estado de percurso de propagação na banda de OFDM utilizada.
«··· ♦ · • «
Mais especificamente, a banda de OFDM utilizada está dividida em uma pluralidade de bandas de freqüência (sub-bandas) que contém menores larguras de banda predeterminadas, a cada sub-banda sendo fornecidas informações (por exemplo, um número de identificação) para identificar 5 as bandas. A seção de determinação de percurso de propagação 131 compara os estados de percurso de propagação por sub-banda, seleciona uma sub-banda (uma sub-banda nesta Modalidade) que tem o melhor estado de percurso de propagação, e por meio disto especifica uma região de freqüência que tem um bom estado de percurso de propagação.
As Figuras 2A e 2B são gráficos que mostram as sub-bandas selecionadas pela seção de determinação de percurso de propagação 131, juntamente com o estado de percurso de propagação de conexão de descida. Além disso, a Figura 2A mostra um caso do usuário N° 1, e a Figura 2B mostra um caso do usuário N° 2. Ainda, para o bem da clareza, os estados 15 de percurso de propagação estão representados por níveis de recepção de sinais de recepção dos aparelhos de estação móvel, ao invés de valores de estimativa de canal.
Como mostrado nestas figuras, os estados de percurso de propagação (nível de recepção) dos sinais de multiportadora recebidos pelos 20 aparelhos de estação móvel 100 possuídos pelos usuários N° 1 e N° 2 variam grandemente com as freqüências devido a influências tais como o enfraquecimento seletivo de freqüência e similares. Portanto, a seção de determinação de percurso de propagação 131 compara os estados de percurso de propagação por sub-banda, e seleciona uma sub-banda que tem o melhor 25 estado de percurso de propagação. No exemplo mostrado nas figuras, a sub-banda em uma freqüência f8 a f9 é selecionada para o caso do usuário N° 1, e a sub-banda na freqüência f7 a f8 é selecionada para o caso do usuário N° 2. Quando o aparelho de estação de base executa uma comunicação de conexão de descida com os usuários (o aparelho de estação móvel 100 30 possuído pelos usuários) através destas sub-bandas, as influências de enfraquecimento seletivo de freqüência e similares não são significativas. Portanto, é esperado que uma flutuação tome-se pequena e um estado de re11 • · ··
Figure BRPI0507202B1_D0007
cepção no lado do usuário aperfeiçoa. Após a determinação estar completa, a seção de determinação de percurso de propagação 131 reporta o resultado da determinação (informações de seleção de sub-banda) para a seção de seleção de freqüência 113 na seção de transmissão 110.
Para reportar as informações de seleção de sub-banda adquiridas da seção de determinação de percurso de propagação 131 para o aparelho de estação de base, a seção de seleção de freqüência 113 transmite um sinal de relatório específico através da sub-banda selecionada pela seção de determinação de percurso de propagação 131. O aparelho de esta10 ção de base recebe o sinal de relatório transmitido dos aparelhos de estação móvel, identifica as sub-bandas utilizadas para o sinal de relatório, e por meio disto conhece as sub-bandas que tem bons estados de percurso de propagação dos aparelhos de estação móvel.
Ainda, nesta Modalidade, como a solicitação de repetição auto15 mática é executada, a seção de seleção de freqüência 113 utiliza um sinal a de ACK/NACK como o acima mencionado sinal de relatório. Em outras palavras, o sinal de ACK/NACK tem dois papéis de reportar a necessidade de retransmissão na solicitação de repetição automática para o aparelho de estação de base, e de reportar uma sub-banda que tenha um bom estado de 20 percurso de propagação para o aparelho de estação de base. Nesta Modalidade, uma vez que somente uma que tem o melhor estado de percurso de propagação é reportada para o aparelho de estação de base, somente um sinal de relatório é requerido. Conseqüentemente, do mesmo modo, por somente um sinal de ACK/NACK transmitido, a sub-banda selecionada pode 25 ser reportada.
As Figuras 3A e 3B são diagramas de configuração de sinal cada um mostrando a relação entre as sub-bandas e os sinais de subportadora. Além disso, aqui mostrado está um caso de dois usuários, e a Figura 3A é um diagrama de configuração de sinal do usuário N° 1, e a Figura 3B é um 30 diagrama de configuração de sinal do usuário N° 2.
Como anteriormente descrito, cada sub-banda tem uma largura de banda predeterminada, e uma pluralidade de subportadoras (quatro sub12 portadoras nos exemplos mostrados nas figuras) pode estar alocada na mesma. A Figura 3A mostra um estado no qual o usuário N° 1 seleciona a sub-banda N° 2.
Então, o usuário N° 1 transmite um sinal de ACK/NACK utilizan.5 do as subportadoras na sub-banda N° 2 (aqui, as subportadoras com os números de subportadora N° 4 e N° 6). Enquanto isso, o usuário N° 2 na Figura 3B seleciona a sub-banda N° 1, e portanto, transmite um sinal de ACK/NACK utilizando as subportadoras na sub-banda N° 1 (aqui, as subportadoras N° 1 e N° 3).
O sinal de ACK/NACK é transmitido por uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, as subportadoras N° 4 e N° 6 na Figura 3A). O aparelho de estação de base assim combina uma pluralidade de sinais de ACK/NACK transmitidos dos aparelhos de estação móvel, e pode por meio disto determinar o ACK e o NACK. Por este meio, é possível determinar o 15 ACK e o NACK precisamente.
* Ainda, os sinais de ACK e NACK são identificados pelo padrão piloto de um sinal piloto (conhecido). Em outras palavras, diferentes padrões piloto são utilizados para o sinal de ACK ou o sinal de NACK, e por este meio, o aparelho de estação de base pode identificar o ACK/NACK.
A Figura 4 é um diagrama que mostra uma configuração mais detalhada de sinais de subportadora em uma única sub-banda. Além disso, o topo na Figura 4 mostra o caso do usuário N° 1, o meio da figura 4 mostra o caso do usuário N° 2, e o fundo da Figura 4 mostra o caso do usuário N° 3.
No sistema de comunicação de acordo com esta Modalidade, as subportadoras estão fixas e atribuídas a respectivos usuários. Mais especificamente, ao usuário N° 1 estão sempre atribuídas as subportadoras com os números de subportadora N° 0, N° 3 e N° 6 (vide o topo na Figura 4), ao usuário N° 2 estão sempre atribuídas as subportadoras com os números de subportadora N° 2 e N° 5 (vide o meio na Figura 4), e ao usuário N° 3 estão sempre atribuídas as subportadoras com os números de subportadora N° 1 e N° 4 (vide o fundo na Figura 4). Pelo emprego de uma tal configuração de sinal, mesmo quando uma pluralidade de usuários utiliza a mesma sub13 • ·· ·· · · ·· ···· ·· • · banda, uma pluralidade de sinais pode ser multiplexada na mesma subbanda sem interferir uns com os outros.
Ainda, se o aparelho de estação de base preliminarmente souber como as subportadoras estão atribuídas aos respectivos usuários, so- 5 mente pesquisando o status de utilização de subportadoras, o aparelho de estação de base pode reconhecer duas informações - isto é, qual usuário transmite um sinal de relatório e qual sub-banda o usuário seleciona.
Além disso, quando o aparelho de estação móvel 100 tem dados para transmitir na conexão de subida, este transmite os dados após o sinal 10 de ACK/NACK como o sinal de relatório acima mencionado. Por este meio, uma sequência piloto do sinal de ACK/NACK também desempenha um papel como um piloto para os dados de transmissão. É portanto possível transmitir os dados mais eficientemente.
w A Figura 5 é um diagrama de blocos que ilustra uma configura15 ção interna da seção de seleção de freqüência 113.
A seção de seleção de freqüência 113 tem um comutador 107 para comutar entre as sub-bandas a serem utilizadas, uma seção de conversão de S/P 108 (108-1, 108-2, ..., 108-n) e comutadores 109 (109-1, 109-2, ..., 109-n), para comutar entre as subportadoras a serem utilizadas.
O comutador 107 seleciona uma sub-banda para utilizar para o sinal de ACK/NACK com base no resultado de determinação (informações de sub-banda) na seção de determinação de percurso de propagação 131. Mais especificamente, o sinal de ACK/NACK emitido da seção de modulação 112 é emitido através de um terminal de saída comutado correspondendo à 25 sub-banda selecionada.
As seções de conversão de S/P 108 instaladas correspondendo às sub-bandas dividem os sinais de ACK/NACK pode saída de sub-banda do comutador 107 em uma pluralidade de sinais de subportadora para executar a conversão de S/P, e emite a pluralidade de sinais de subportadora para os 30 comutadores 109 instalados correspondendo às seções de conversão de S/P 108.
Os comutadores 109 selecionam as subportadoras respectiva-
Figure BRPI0507202B1_D0008
mente atribuídas aos usuários nas sub-bandas. Mais especificamente, os comutadores 109 emitem os sinais de ACK/NACK emitidos da seção de conversão de S/P 108 através de um terminal de saída comutado que corresponde à subportadora selecionada. Os sinais de ACK/NACK emitidos dos - 5 terminais de saída são inseridos na seção de IFFT 114.
O acima é uma explicação do aparelho de estação móvel 100 de acordo com esta Modalidade. A seguir, um sistema de comunicação que tem um aparelho de estação móvel 100 e um aparelho de estação de base 150 que acomoda um aparelho de estação móvel 100 será descrito.
A Figura 6 é um diagrama que mostra uma sequência de sinal no sistema de comunicação de acordo com esta Modalidade.
O aparelho de estação de base 150 transmite os dados para o aparelho de estação móvel (ST1010). O aparelho de estação móvel 100 re* . cebe o sinal, e como anteriormente descrito, determina o estado de percurso 15 de propagação pela execução de uma estimativa da flutuação de percurso de propagação ou similar (ST1020). Então, o aparelho 100 seleciona uma sub-banda que tem um bom estado de propagação (ST1030), transmite um sinal de ACK/NACK (ST1040) utilizando esta sub-banda, e por meio disto reporta a sub-banda selecionada para o aparelho de estação de base 150.
Com base nas informações de sub-banda reportadas dos aparelhos de estação móvel pelos sinais de ACK/NACK, o aparelho de estação de base 150 determina as sub-bandas a serem atribuídas para os aparelhos de estação móvel, executa uma programação na direção de eixo geométrico de tempo, e determina uma programação de transmissão no final (ST1050). Então, de acordo com esta programação, o aparelho de estação de base 150 transmite os dados (ST1060). O aparelho de estação móvel 100 executa um processamento de recepção de rádio predeterminado sobre os dados sujeitos à programação de freqüência e transmitidos do aparelho de estação de base 150, e obtém os dados para o aparelho de estação móvel 100 (ST1070).
Além disso, o processamento de recepção de rádio no aparelho de estação móvel 100 é executado somente sobre as sub-bandas limitadas anteriormente reportadas para o aparelho de estação de base 150 (para a faixa inteira • ♦
Figure BRPI0507202B1_D0009
de sub-bandas reportadas).
Este sistema de comunicação é um sistema assimétrico em relação à conexão de subida e à conexão de descida (o número de subportadoras é diferente entre a conexão de subida e a conexão de descida). Pelo , 5 emprego de uma tal configuração, o número de subportadoras diminui na conexão de subida, e é portanto possível reduzir a PAPR (Razão de Potência Média de Pico) - isto é, minimizar a potência de pico - e também reduzir as interferências entre as subportadoras. Conseqüentemente, o consumo de energia é reduzido no aparelho de estação móvel 100, e a qualidade de re10 cepção é aperfeiçoada.
Além disso, o aparelho de estação móvel 100 não pode fazer a determinação de percurso de propagação acima mencionada até este receber um sinal do aparelho de estação de base 150, e portanto, o aparelho de estação de base 150 é assumido transmitir, em uma base regular, um sinal 15 simulado, um sinal piloto ou um sinal de sincronização requerido para cada ‘ aparelho de estação móvel estabelecer a comunicação com o aparelho de estação de base 150. Deste modo, mesmo quando o aparelho de estação móvel 100 primeiramente transmite os dados, o aparelho de estação móvel 100 pode fazer a determinação de percurso de propagação acima mencio20 nada. Além disso, o aparelho de estação de base 150 pode utilizar uma subbanda predeterminada para executar a primeira transmissão de dados, sem transmitir os sinais simulados.
A seguir, o aparelho de estação de base 150 de acordo com esta Modalidade será abaixo descrito.
A Figura 7 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária do aparelho de estação de base 150. Um caso onde o número de usuários é dois está aqui descrito como um exemplo.
O aparelho de estação de base 150 tem uma seção de transmissão 160 e uma estação de recepção 170. A seção de transmissão 160 30 tem os armazenamentos temporários 161 (161-1,161-2), as seções de codificação 162 (162-1, 162-2), as seções de modulação 163 (163-1, 163-2), uma seção de seleção de frequência 164, uma seção de multiplexação 165, • ·
Figure BRPI0507202B1_D0010
uma seção de IFFT 166, uma seção de adição de Gl 167, uma seção de RF 168, uma antena de transmissão 169 e uma seção de modulação 159. A seção de recepção 170 tem uma antena de recepção 171, uma seção de RF 172, uma seção de remoção de Gl 173, uma seção de FFT 174, uma seção 5 de seleção do usuário 175, e as seções de determinação 176 (176-1,176-2).
Cada seção do aparelho de seção de base 150 executa a seguinte operação.
Na seção de recepção 170, a seção de RF 172 executa um processamento de recepção de rádio predeterminado tal como uma conversão 10 de descida e similares em um sinal de multiportadora de rádio recebido através da antena de recepção 171. A seção de remoção de Gl 173 remove o Gl do sinal de multiportadora recebido. A seção de FFT 174 executa uma transformada de Fourier rápida no sinal de multiportadora recebido com Gl removido para obter N sinais. A seção de seleção do usuário 175 seleciona um 15 sinal emitido da seção de FFT 174 por usuário, determina se o sinal inclui ou ' não um sinal de ACK/NACK, por meio disto identificando a banda de freqüência utilizada (a sub-banda utilizada), e emite as informações de subbanda utilizada. As seções de determinação 176 executa um cálculo de correlação ou coincidência de padrão sobre o sinal de recepção por um padrão 20 piloto predeterminado, determina se uma retransmissão de dados é requerida ou não por usuário, e emite o resultado da determinação para os respectivos armazenamentos temporários 161.
Na seção de transmissão 160, os armazenamentos 161 armazenam temporariamente os dados N° 1 e os dados N° 2 a serem transmiti25 dos, imediatamente emitem estes dados para a seção de codificação 162 na primeira transmissão, e lêem e emitem os dados sujeitos a retransmissão quando recebendo uma instrução de retransmissão da seção de determinação 176 na seção de recepção 170. As seções de codificação 162 executam uma codificação nos dados de transmissão temporariamente armazenados 30 nos armazenamentos 161. As seções de modulação 163 executam um processamento de modulação predeterminado nos dados codificados. De acordo com as informações de seleção do usuário reportadas da seção de sele17 ção do usuário 175, a seção de seleção de freqüência 164 seleciona as bandas de freqüência utilizadas pelos sinais de multiportadora de transmissão, e atribui sinais de transmissão a cada banda de freqüência. A seção de multiplexação 165 multiplexa um sinal piloto modulado emitido da seção de 5 modulação 159 sobre os sinais de transmissão atribuídos a cada banda de freqüência. A seção de IFFT 166 executa uma transformada de Fourier rápi' da inversa no sinal multiplexado piloto. A seção de adição de Gl 167 adiciona um Gl ao sinal sujeito à transformada de Fourier rápida inversa. A seção de RF 168 executa um processamento de transmissão de rádio predetermi10 nado tal como uma conversão de subida no sinal adicionado de Gl, e transmite o resultado através da antena de transmissão 169.
A Figura 8 é um diagrama que mostra uma configuração do sinal de multiportadora transmitido do aparelho de estação de base 150, junta. mente com uma configuração de um sinal de multiportadora recebido no a15 parelho de estação de base 150. Em outras palavras, a Figura 8 mostra a relação entre os sinais de multiportadora na conexão de subida e na conexão de descida.
O sistema de comunicação de acordo com esta Modalidade emprega o esquema de TDD, e portanto, os sinais na conexão de subida e na conexão de descida são multiplexados na direção de eixo geométrico de tempo (o aparelho de estação de base e o aparelho de estação móvel respectivamente transmitem os sinais de conexão de descida e os sinais de conexão de subida em divisão de tempo). Ainda, o sistema de comunicação de acordo com esta modalidade emprega o esquema de OFDM, e portanto, os sinais para uma pluralidade de usuários (aparelhos de estação móvel) são multiplexados na direção de eixo geométrico de freqüência (os dados para os usuários são mapeados em subportadoras ortogonais umas as outras sobre o eixo geométrico de freqüência).
O aparelho de estação de base 150 transmite os dados para um usuário através de uma sub-banda que tem o bom estado de percurso de propagação reportado do aparelho de estação móvel 100. Em outras palavras, como mostrado na figura, um sinal de conexão de subida e um sinal de ·♦ • · · conexão de descida correspondente de um usuário utilizam a mesma banda de freqüência (sub-banda).
Além, disso, um caso foi aqui descrito como um exemplo onde um sinal de multiportadora de conexão de subida é transmitido imediatamen. 5 te após o sinal de multiportadora de conexão de descida ser recebido, a
I temporização de transmissão do sinal de multiportadora de conexão de descida não está limitado a uma tal temporização. Por exemplo, o aparelho de estação de base 150 pode transmitir um sinal de multiportadora de conexão de descida após um período de tempo predeterminado desde que o sinal de 10 multiportadora de conexão de subida foi recebido.
As Figuras 9 e 10 são diagramas de bloco que ilustram respectivamente as configurações internas da seção de seleção do usuário 175 na seção de recepção 170 e da seção de seleção de freqüência 164 na seção de transmissão 160 para implementar a operação acima mencionada.
A seção de seleção do usuário 175 na Figura 9 tem os comutadores 181 (181-1, 181-2.....181-n), as seções de conversão de P/S 182 (182-1, 182-2, ..., 182-2n) e as seções de detecção 183 (183-1, 183-2) providas por usuário.
Os comutadores 181 dividem os sinais de subportadora divididos 20 pela seção de FFT 174 em sinais por usuário. Mais especificamente, o aparelho de estação de base 150 conhece com antecedência as subportadoras que podem ser atribuídas a um usuário, coleta (seleciona) os sinais de subportadora por usuário, e conecta estes sinais nas seções de conversão de P/S 182 instaladas correspondendo ao usuário. Por exemplo, o comutador 25 181-1 coletivamente emite os sinais de subportadora para o usuário N° 1 para a seção de conversão de P/S 182-1, e coletivamente emite os sinais de subportadora para o usuário N° 2 para a seção de conversão de P/S 182-2.
As seções de conversão de P/S 182 executam uma conversão de P/S nos sinais coletivamente emitidos do comutador 181 pelo usuário, e 30 emite os sinais de resultado para a seção de detecção 183 como um único sinal de sequência. Aqui, uma pluralidade de seções de conversão de P/S 182 existe por usuário, e os sinais para o usuário N° 1 são emitidos para a
Figure BRPI0507202B1_D0011
seção de detecção 183-1, e os sinais para o usuário N° 2 são emitidos para a seção de detecção 183-2.
As seções de detecção 183 detectam o sinal de ACK/NACK incluído nas sub-bandas por usuário, e detecta uma sub-banda realmente utili. 5 zada na transmissão do sinal de ACK/NACK. Então, as seções de detecção 183 emitem o sinal de ACK/NACK para a seção de determinação 176, e ainda emitem um resultado de detecção de sub-banda (as informações de posição da sub-banda utilizada) para a seção de seleção de freqüência 164 na seção de transmissão 160.
A seção de determinação 176 determina, por usuário, se o sinal de recepção é ou não o sinal de ACK ou o sinal de NACK por computação de correlação, coincidência de padrão ou similares.
A seção de seleção de freqüência 164 na Figura 10 tem os co„ mutadores 151 (151-1, 151-2), uma seção de ajuste 152 e as seções de 15 conversão de S/P 153 (153-1, 153-2, .... 153-n).
Os comutadores 151 comutam um sinal modulado emitido da seção de modulação 163 para um usuário de acordo com as informações de sub-banda utilizada da seção de seleção de usuário 175, e conecta o sinal modulado a uma sub-banda apropriada.
A seção de ajuste 152 basicamente emite os dados para os usuários para a sub-banda selecionada através dos comutadores, e quando uma pluralidade de solicitações do usuário sobrepõe na mesma sub-banda, esta faz um ajuste para evitar as sobreposições. Este processamento de ajuste está aqui omitido já que um caso onde ajustes mais complicados são requeridos será descrito na Modalidade 2.
De modo a executar o sinal emitido da multiportadora da seção de ajuste 152, as seções de conversão 153 executam uma conversão de S/P e emitem o resultado para a seção de multiplexação 165.
O acima é uma explicação do aparelho de estação de base 150.
Como acima descrito, de acordo com esta Modalidade, a seção de determinação de percurso de propagação 131 no aparelho de estação móvel 100 determina o estado de percurso de propagação através do qual
Figure BRPI0507202B1_D0012
• · ·· ····· · · · · · · ··· ♦ ♦ · ···· ··« · • ········ · ··· • ·*· ·· ·· ·· · ···· ·♦ ···· um sinal de multiportadora recebido é transmitido, e especifica uma região de freqüência que tem um bom estado de percurso de propagação na banda de freqüência de OFDM utilizada. Mais especificamente, a banda de freqüência de OFDM está dividida em uma pluralidade de bandas de freqüên5 cia (sub-bandas), cada uma tendo uma largura de banda predeterminada conhecida tanto do lado de transmissão quanto do lado de recepção, e a seção de determinação de percurso de propagação 131 seleciona uma subbanda que tem um estado de percurso de propagação igual a ou melhor do que um nível predeterminado da banda de freqüência de OFDM utilizada.
Então, o aparelho de estação móvel 100 reporta somente a sub-banda selecionada pela seção de determinação de percurso de propagação 131 para o aparelho de estação de base 150 como um lado de transmissão. Conseqüentemente, o sinal necessário para reportar a região de freqüência que „ tem o bom estado de percurso de propagação somente compreende as in15 formações para identificar a sub-banda selecionada, e é assim possível reduzir a quantidade de dados e aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação. Ainda, por este meio, a quantidade de dados na conexão de subida é também reduzida, e o consumo de energia pode assim ser minimizado no aparelho de estação móvel 100. Além disso, estes aspectos não estão limitados à solicitação de repetição automática.
Ainda, na configuração acima mencionada, cada sub-banda tem uma largura que é maior do que ou igual a um valor predeterminado de modo que uma pluralidade de subportadoras pode ser alocada em uma única sub-banda. Também, dentro de uma única sub-banda, de modo a aproximar o enfraquecimento em uma única sub-banda quase uniforme, a largura de banda é menor do que ou igual a um valor predeterminado com base nas características de enfraquecimento seletivo de freqüência. Conseqüentemente, em uma sub-banda determinada ter um bom estado de percurso de propagação, mesmo quando os dados são transmitidos utilizando qualquer subportadora, a qualidade de recepção é aperfeiçoada no lado de recepção. Este aspecto não está limitado ao controle de solicitação de repetição automática.
• · ♦ · ····· · · · · · · «· · · · · · * · · ···· • ········ · · ♦ · • ··· ·· ·· ·· · ·♦·· ·· ····
Mais ainda, na configuração acima mencionada, quando a seção de seleção de freqüência 113 do aparelho de estação móvel 100 reporta para o aparelho de estação de base 150 de uma sub-banda que tem um bom estado de percurso de propagação, o aparelho de estação móvel 100 trans5 mite um sinal de relatório através da sub-banda selecionada pela seção de determinação de percurso de propagação 131.
Conseqüentemente, somente pela identificação da sub-banda utilizada pelo aparelho de estação móvel 100 (sem executar um processamento tal como uma decodificação e similares no sinal de relatório), o apare10 Iho de estação de base 150 é capaz de reconhecer a região de freqüência que tem o bom estado de percurso de propagação. Ainda, como o aparelho de estação de base 150 não executa um processamento tal como uma decodificação e similares, o retardo de processamento não ocorre. Além disso, „ este aspecto não está limitado ao controle de solicitação de repetição auto15 mática.
Mais ainda, na configuração acima mencionada, a seção de determinação de percurso de propagação 131 no aparelho de estação móvel 100 utiliza o sinal de relatório acima mencionado como um sinal de ACK/NACK no controle de solicitação de repetição automática. Como os si20 nais de ACK/NACK são um sinal originalmente indispensável para o controle de solicitação de repetição automática, pela utilização deste sinal como o sinal de relatório acima mencionado, é possível reduzir adicionalmente a quantidade de dados na conexão de subida.
Ainda, na configuração acima mencionada, diferentes padrões piloto são utilizados para o sinal de ACK/NACK transmitido do aparelho de estação móvel 100, por meio disto permitindo a identificação entre ACK e NACK.
O controle de solicitação de repetição automática é uma técnica indispensável para permitir uma comunicação de pacote de alta qualidade e menos erros de recepção. No entanto, com os aumentos em velocidade e qualidade na comunicação de pacote, o aperfeiçoamento de qualidade em um sinal de ACK/NACK transmitido em um canal oposto foi requerido de • · · · · · ·· · · · ·« · · • · · · · · · · · · · · « · • ········ · · · » • ♦«· ·· ·· ·· · ···· ·» ···· modo a impedir uma retransmissão desnecessária e similares.
Conseqüentemente, convencionalmente, uma técnica de codificação de correção de erros tal como a codificação convolucional e a codificação turbo tem sido aplicada no sinal de ACK/NACK. No entanto, em geral, -5 a codificação e a decodificação de correção de erros necessitam uma grande quantidade de processamento (especificamente, uma quantidade massiva de processamento é requerida no processamento de decodificação de codificação turbo que tem uma excelente capacidade de correção de erros), e existe um problema que um retardo de processamento significativo ocorre 10 no lado de recepção. Ainda, o rendimento do sistema de comunicação total deteriora com o retardo de processamento, e a escala de circuito de um aparelho de recepção aumenta.
Nesta Modalidade, diferentes padrões piloto são utilizados para „ o sinal de ACK/NACK, e a codificação de correção de erros não é aplicada
15“ ao sinal de ACK/NACK. Isto é porque nesta Modalidade o sinal de ACK/NACK é transmitido através de uma banda de freqüência que tem um bom estado de percurso de propagação, e esperado ser recebido no lado de recepção sem erros. Conseqüentemente, sem executar uma codificação de correção de erros avançada onde a quantidade de dados aumenta excessi20 vamente, é possível aperfeiçoar a confiabilidade do ACK/NACK, e a quantidade de dados pode por meio disto ser reduzida na conexão de subida. Ainda, a seção de determinação 176 no aparelho de estação de base 150 é capaz de executar um processamento de determinação de ACK/NACK por processamento de correção de padrão piloto, coincidência de padrão ou si25 milares. Em outras palavras, o aparelho de estação de base 150 não necessita um processamento de decodificação tal como um processamento de demodulação e uma correção de erros ou similares. Conseqüentemente, torna-se possível reduzir o retardo de processamento e aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação. Ainda, a escala de circuito no aparelho 30 de estação de base 150 também diminui.
Na configuração acima mencionada, após a seção de transmissão 110 reportar a sub-banda que tem um bom estado de percurso de pro30 pagação, a seção de recepção 120 executa um processamento de recepção subseqüente nesta sub-banda limitada. Consequentemente, é possível reduzir o processamento de recepção e o consumo de energia.
Além disso, apesar de um caso ter sido descrito como um e- 5 xemplo com esta modalidade onde a seção de determinação de percurso de propagação 131 seleciona uma única sub-banda com o melhor estado de percurso de propagação da banda de freqüência de OFDM utilizada, a seção de determinação de percurso de propagação 131 pode especificar uma região de freqüência (faixa) que tem um estado de percurso de propagação que 10 é igual a ou melhor do que um nível predeterminado. Em outras palavras, neste caso, a seção de determinação de percurso de propagação 131 reporta uma pluralidade de sub-bandas que tem o estado de percurso de propagação igual a ou melhor do que um nível predeterminado para o aparelho de . estação de base 150. Então, o aparelho de estação de base 150 seleciona 15 uma sub-banda para ser realmente utilizada para aparelho de estação móvel 100 entre a pluralidade de sub-bandas reportadas.
Ainda, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo com esta Modalidade onde uma estimativa da flutuação de percurso de propagação é executada na seleção de uma sub-banda que tem um bom esta20 do de percurso de propagação, uma sub-banda que tem uma alta de potência de recepção pode ser selecionada ao invés da estimativa da flutuação de percurso de propagação pela medição da potência de recepção da porção de dados de banda totais que contém os dados para outros usuários entre os sinais de conexão de descida. Ainda, como um substituto para um nível 25 de recepção, outra qualidade de recepção pode ser utilizada tal como a SNR (Razão de Sinal Para Ruído), a SIR (Razão de Sinal Para Interferência) e similares.
Mais ainda, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo com esta Modalidade onde o aparelho de estação móvel 100 executa um 30 processamento de recepção de rádio sobre as sub-bandas limitadas anteriormente reportadas quando recebendo os dados sujeitos à programação de freqüência e transmitidos do aparelho de estação de base 150, o aparelho • · «4 » · · · · · 4 4 4 «4
444 4 4 4 44 4 4 4 4 4 4
4 · 4 4 »4 4«· 444 ··· ·4 » 44 « 4444 4444>4 de estação de base 150 pode reportar uma sub-banda de conexão de descida realmente atribuída ao aparelho de estação móvel para um aparelho de estação móvel através de um canal dedicado por usuário antes de transmitir os dados. Por este meio, o aparelho de estação móvel 100 somente necessi.5 ta executar o processamento de recepção de rádio sobre a sub-banda limitada reportada do aparelho de estação de base 150, e o número de subbandas sujeitas ao processamento pode ser adicionalmente reduzido. Conseqüentemente, é possível reduzir o retardo de processamento e o consumo de energia. Ainda, neste caso, para um canal dedicado, uma subportadora 10 pré-ajustada por usuário pode ser utilizada. Por este meio, as subportadoras são específicas do usuário, os sinais são ortogonais uns aos outros entre os usuários, de modo que é seguramente possível multiplexar os usuários. Além disso, também quando a competição ocorre em atribuições na conexão , de descida, o aparelho de estação de base 150 similarmente reporta uma 15 sub-banda finalmente atribuída após resolver a relação competitiva para o aparelho de estação móvel 100 através de um canal de controle, de modo que a quantidade de processamento diminui no aparelho de estação móvel 100. Este método é especificamente eficiente no caso de aplicar o sistema de comunicação de acordo com esta Modalidade no sistema existente (por 20 exemplo, um sistema de comunicação móvel de 3â geração).
Mais ainda, nesta modalidade, como o sistema de comunicação de esquema de TDD é tomado como um exemplo, a mesma banda de freqüência é utilizada tanto na conexão de subida quanto na conexão de descida. Pela seleção de uma sub-banda que tem um bom estado de percurso de 25 propagação na conexão de descida, e pela transmissão de um sinal de relatório na conexão de subida através da mesma sub-banda, é possível reportar a sub-banda selecionada para o aparelho de estação de base. No entanto, também no sistema de comunicação que utiliza diferentes bandas de freqüência para a conexão de subida e a conexão de descida, se um acordo for 30 determinado com antecedência de modo que a sub-banda N° 1 na conexão de descida corresponda à sub-banda N° 10 na conexão de subida - isto é, a correspondência entre a sub-banda na conexão de subida e a sub-banda na • ·· ···· · · ····
Figure BRPI0507202B1_D0013
Figure BRPI0507202B1_D0014
Figure BRPI0507202B1_D0015
conexão de descida - a presente invenção pode ser aplicada. Em outras palavras, é possível reportar uma sub-banda selecionada que tem um bom estado de percurso de propagação na conexão de descida para o aparelho de estação de base pela transmissão de um sinal de relatório através da sub* 5 banda na conexão de subida que corresponde à sub-banda selecionada.
Ainda, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo com esta Modalidade onde uma pluralidade de sub-bandas estão alocadas em cada sub-banda - isto é, uma pluralidade de subportadoras sucessivamente posicionadas está agrupada em uma única sub-banda (ver Figura 3), 10 este método de determinar uma sub-banda não está limitado ao método acima mencionado. Por exemplo, a Figura 11 é um diagrama de configuração de sinal que mostra outra variação da relação entre as sub-bandas e os sinais de subportadora. Para o bem da clareza, o diagrama de sinal no fundo da Figura 11 mostra as subportadoras mostradas no topo da Figura 11 para 15 cada sub-banda. Nestes diagramas, SB é uma abreviação de uma subbanda. Neste exemplo, uma pluralidade de subportadoras espaçadas por frequências predeterminadas está agrupada para ser uma sub-banda. Mais especificamente, a sub-banda N° 1 está formada com as subportadoras N° 1, N° 4 e N° 7, a sub-banda N° 2 está formada com as subportadoras N° 2, 20 N° 5 e N° 8, e a sub-banda N° 3 está formada com as subportadoras N° 3, N° 6 e N° 9. Então, por exemplo, o aparelho de estação móvel 100 calcula um valor de potência de recepção médio de subportadoras incluídas na subbanda N° 1, compara o valor médio com um valor médio similarmente calculado de outra sub-banda, e por meio disto seleciona uma sub-banda que tem 25 um bom estado de percurso de propagação. Pelo emprego de tal configuração de sinal, em tal ambiente de percurso de propagação do qual as características de enfraquecimento periódico estão mostradas no eixo geométrico de freqüência, é possível especificar uma região de freqüência que tenha um bom estado de percurso de propagação e executar uma programação de 30 freqüência.
Mais ainda, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo com esta Modalidade onde os sinais de ACK e NACK estão identificados £3 por um padrão piloto de sinais piloto, o ACK/NACK pode ser identificado pela potência de recepção dos sinais de ACK e NACK.
Ainda mais, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo com esta Modalidade onde os sinais de ACK e NACK estão distin. 5 güidos por um padrão piloto de um sinal piloto, uma forma pode também ser empregada, onde aos sinais de ACK e NACK são distinguidos por outros métodos. Por exemplo, uma seção de geração de daos é instalada como um substituto para secção de piloto selecionado 111, e o mais ACK E NACK podem ser respectivamente atribuídos 0 e 1, modulados por um robusto 10 esquema de modulação tal como a BPSK (Comutação de Deslocamento de Fase Binária) e transmitidos. Por este meio, o lado de recepção é capaz de identificar o sinal de ACK ou NACK sem executar um processamento de correção de erros.
Mais ainda, nesta modalidade, como o lado de transmissão transmite os dados utilizando uma sub-banda que tem um bom estado de percurso de propagação, a qualidade de recepção é aperfeiçoada no lado de recepção. Conseqüentemente, por exemplo, em um sistema de comunicação no qual o lado de recepção solicita por um MCS (Esquema de Modulação e Codificação) de um sinal de transmissão para o lado de transmissão como no esquema de HSDPA, é possível selecionar um MCS que tenha uma taxa de transmissão mais alta (menos robusto).
Ainda, os símbolos piloto do sinal de ACK/NACK podem ser repetidos quando o número de usuários acomodados no sistema de comunicação é pequeno. Por este meio, é possível aperfeiçoar a qualidade de re25 cepção no lado de recepção. Também, por este meio, a confiabilidade do sinal de ACK/NACK pode ser aperfeiçoada, e é assim possível aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação. Além disso, o número de repetições é determinado de acordo com o número de usuários, e indicado para um terminal móvel pela estação de base.
Mais ainda, a repetição do símbolo piloto pode ser transmitida através de uma pluralidade de sub-bandas. É portanto possível reportar subbandas com bons estados de percurso de propagação para uma pluralidade • · *·
Figure BRPI0507202B1_D0016
de lados de transmissão.
Mais ainda, os sinais para uma pluralidade de usuários podem ser adicionalmente muitiplexados nas sub-bandas por multiplexação de código ou similar. Por este meio, é possível aumentar o número de usuários a w 5 acomodar. Enquanto isso, mesmo quando uma pluralidade de usuários está concentrada na mesma sub-banda, a acomodação é possível sem interferir uns com os outros.
Ainda, em relação aos dados transmitidos na conexão de subida, uma banda de baixa freqüência pode ser atribuída a um usuário com 10 uma alta prioridade, e uma banda de alta freqüência pode ser atribuída a um usuário com uma prioridade relativamente baixa. A Figura 12 é um diagrama que mostra as características de freqüência de qualidade de recepção (aqui, SIR) em um aparelho de estação de base. Como mostrado na figura, quando o esquema de OFDM é aplicado na conexão de subida, a SIR de recepção 15 no aparelho de estação de base tende a deteriorar conforme a freqüência é mais alta, devido ao efeito de ICI (Interferência Inter-Portadora) causado por instabilidade de amostragem do aparelho de estação móvel. Conseqüentemente, pela atribuição de uma banda de baixa freqüência (por exemplo, uma portadora que tenha uma baixa freqüência central) a um usuário com uma 20 alta prioridade, e atribuindo uma banda de alta freqüência a um usuário com uma prioridade relativamente baixa, é possível aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação total.
Modalidade 2
A Figura 13 é um diagrama de blocos que ilustra uma configura25 ção primária de um aparelho de estação móvel 200 de acordo com a Modalidade 2 da presente invenção. O aparelho de estação móvel 200 tem a mesma configuração básica que aquela do aparelho de estação móvel 100 como mostrado na Figura 1, e aos mesmos elementos estruturais são atribuídos os mesmos números de referência para omitir as suas descrições.
É um aspecto do aparelho de estação móvel 200 de acordo com esta Modalidade que a seção de determinação de percurso de propagação 231 da seção de recepção 220 atribui prioridades às sub-bandas que tem
Figure BRPI0507202B1_D0017
melhores estados de percurso de propagação em ordem descendente, e emite as informações de prioridade tanto para a seção de seleção de piloto 211 quanto para a seção de seleção de freqüência 213 na seção de transmissão 210. A seção de seleção de piloto 211 e a seção de seleção de fre5 qüência 213 reportam as informações acima mencionadas para o aparelho de estação de base por um método predeterminado.
No aparelho de estação móvel 200 possuído por usuários, a seção de estimativa de percurso de propagação 126 calcula os valores de estimativa de canal e similares referentes a todas as regiões da banda de fre10 qüência de conexão de descida de OFDM utilizada, e obtém as informações de flutuação de percurso de propagação. A seção de determinação de percurso de propagação 231 atribui prioridades às sub-bandas que têm melhores estados de percurso de propagação (ou, que têm um nível de recepção mais alto ou SNR) em ordem descendente com base nessas informações. 16 Estas prioridades são atribuídas até o número predeterminado (classificação predeterminada). Então, a seção de determinação de percurso de propagação 231 reporta as informações de sub-banda que incluem as prioridades para a seção de seleção de piloto 211 e a seção de seleção de freqüência 213.
As Figuras 14A e 14B são gráficos que mostram as prioridades atribuídas a sub-bandas pela seção de determinação de percurso de propagação 231, juntamente com o estado de percurso de propagação de conexão de descida. A Figura 14A mostra o caso do usuário N° 1, e a Figura 14B mostra o caso do usuário N° 2. Para o bem da clareza, os estados de per25 curso de propagação estão representados por níveis de recepção de sinal de recepção do aparelho de estação móvel, ao invés do valor de estimativa de canal.
No caso do usuário N° 1 mostrado na Figura 14A, como uma sub-banda nas freqüências f8 a f9 provê o nível de recepção mais alto, esta 30 sub-banda é selecionada primeiro e atribuída uma primeira prioridade de classificação. A seguir como uma sub-banda nas freqüências f6 a f7 provê o segundo nível de recepção mais alto, esta sub-banda é selecionada e atribu36 ·· ·· ···· ·· ··♦· • · · ·* • ···· · ♦* • · · · ’í • · · · · ·· • · · · · ♦ · ·· ·· ·' • · · * · · • ·9 • ·· • · ·♦ • 4 · · · ·· · prioridades ida uma segunda prioridade de classificação. Se o número de predeterminado for até a segunda classificação, o processamento de atribuição de prioridade está completo. Do mesmo modo, no caso do usuário N° 2 como mostrado na Figura 14B, uma sub-banda nas freqüências f7 a f8 e uma sub-banda de freqüências entre f6 e f7 são atribuídas prioridades nesta ordem.
A seção de seleção de piloto 211 seleciona um padrão piloto correspondente específico de uma pluralidade de padrões piloto, de acordo tanto com as informações de ACK/NACK emitidas da seção de detecção de erro 130 quanto das informações de sub-banda por prioridades atribuídas por usuário e emitidas da seção de determinação de percurso de propagação 231. Em outras palavras, pela utilização de uma pluralidade de tipos de padrões piloto, aos sinais de ACK/NACK a serem transmitidos são dadas as informàções relativas às prioridades.
A Figura 15 é uma tabela que mostra um exemplo de padrões piloto que a seção de seleção de piloto 211 seleciona.
Como mostrado nesta figura, um sinal piloto é compreendido de um padrão piloto que contém dois bits, onde o primeiro bit é para a identificação do sinal de ACK/NACK e o segundo bit é para indicar a prioridade. De acordo com este padrão piloto, é possível indicar tanto as informações de ACK/NACK quanto as informações de prioridade. Esta figura mostra um exemplo onde prioridades predeterminadas são providas até uma segunda classificação.
A Figura 16 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração interna da seção de seleção de freqüência 213 para implementar a operação acima mencionada.
A seção de seleção de freqüência 213 tem a mesma configuração básica que aquela da seção de seleção de freqüência 113 mostrada na Figura 5, e difere da seção de seleção de freqüência 113 pelo fato de que uma pluralidade de sinais de ACK/NACK é inserida no comutador 207 da seção de modulação 212. À pluralidade de sinais de ACK/NACK inserida da seção de modulação 212 é atribuída prioridades, mas, sem referir a outras prioridades, a seção de seleção de freqüência 213 simplesmente comuta os terminais de saída de sub-bandas correspondentes e conecta os sinais.
Esta é uma explicação do aparelho de estação móvel 200. A seguir, o aparelho de estação de base 250 que recebe os sinais de multiporta, 5 dora transmitidos do aparelho de estação móvel 200 será descrito.
A configuração básica do aparelho de estação de base 250 é quase a mesma que aquela do aparelho de estação de base 150 como mostrado na Figura 7 da Modalidade 1, e as descrições da configuração básica estão omitidas.
A Figura 17 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração interna da seção de seleção do usuário 175a no aparelho de estação de base 250. Além disso, uma configuração básica da seção de seleção do usuário 175a é quase a mesma que aquela da seção de seleção do usuário . 175 como mostrado na Figura 9, e somente as diferenças serão descritas.
As seções de detecção 283 (283-1, 283-2) detectam uma pluralidade de sub-bandas utilizadas pelo aparelho de estação móvel 200, emite os sinais de ACK/NACK recebidos nas sub-bandas para a seção de determinação 176, e ainda emite estas informações de posição das sub-bandas para a seção de seleção de freqüência 164a. Neste ponto, como aos sinais de ACK/NACK são dadas as informações de prioridade, a seção de detecção 283 ainda extrai as informações de prioridade por computação de correlação, coincidência de padrão ou similar, e também emite as informações para a seção de seleção de freqüência 164a.
A Figura 18 é um diagrama de blocos que ilustra uma configura25 ção interna da seção de seleção de freqüência 164a no aparelho de estação de base 250. Uma configuração básica da seção de seleção de freqüência 164a é também quase a mesma que aquela da seção de seleção de freqüência 164 mostrada na Figura 10, e somente as diferenças serão descritas.
Com base nas informações de posição de sub-bandas para os usuários e nas informações de prioridade emitidas da seção de seleção do usuário 175a, a seção de ajuste 255 ajusta e decide para quais sub-bandas • 4
Figure BRPI0507202B1_D0018
os sinais modulados para os usuários são atribuídos, e emite estas informações de atribuição para os comutadores 151, Os comutadores 151 comutam os sinais modulados dos usuários emitidos da seção de modulação 163 com base nas informações de atribuição de sub-banda emitidas da seção de a„ 5 juste 255, e emite os sinais de resultado para o comutador 256. O comutador
256 conecta os dados para um usuário, os quais são inseridos através dos comutadores 151, para uma sub-banda apropriada.
A seguir o método de ajuste de atribuição de sub-banda na seção de ajuste 255 será descrito em detalhes.
A seção de ajuste 255 primeiro determina se uma sub-banda de primeira prioridade para um usuário compete ou não com outro usuário. Então, quando a sub-banda de primeira prioridade para um usuário compete com uma sub-banda de primeira prioridade para outro usuário, a seção de ajuste 255 resolve a relação competitiva entre os usuários pelos seguintes 1*5 procedimentos.
A Figura 19 é um fluxograma que ilustra os procedimentos do processamento de resolução de relação competitiva. Além disso, para facilidade de explicação, a relação competitiva acima mencionada é assumida ocorrer entre os usuários N° 1 e N° 2. Na figura, o usuário N° 1 está abrevia20 do como U1, o usuário N° 2 está abreviado como U2, uma sub-banda de primeira prioridade está abreviada como SB1, e uma sub-banda de segunda prioridade está abreviada como SB2.
A seção de ajuste 255 primeiro determina se uma sub-banda de segunda prioridade para o usuário N° 1 compete ou não com (uma sub25 banda de segunda prioridade para) outro usuário (ST2010). Quando a relação competitiva não ocorre, se a sub-banda de segunda prioridade já foi utilizada ou não por (atribuída para) outro usuário é verificado. Quando a subbanda já foi utilizada por outro usuário, a sub-banda de primeira prioridade é atribuída ao usuário N° 1, e a sub-banda de segunda prioridade é atribuída 30 ao usuário N° 2 (ST2030). Quando a sub-banda de segunda prioridade para o usuário N° 1 ainda não foi utilizada em ST2020, a seção de ajuste 255 atribui a sub-banda de segunda prioridade para o usuário N° 1 e a sub-banda
Figure BRPI0507202B1_D0019
Figure BRPI0507202B1_D0020
de primeira prioridade para o usuário N° 2 (ST2040). Ainda, quando uma relação competitiva ocorre para a sub-banda de segunda prioridade para o usuário N° 1 em ST2010, a seção de ajuste 255 atribui a sub-banda de primeira prioridade para o usuário N° 1, e atribui a sub-banda de segunda prio5 ridade para o usuário N° 2 (ST2050).
Além disso, quando a relação competitiva da sub-banda de primeira prioridade não é resolvida mesmo pelo processamento acima mencionado, por exemplo, quando a sub-banda de segunda prioridade a ser atribuída para o usuário N° 2 já está atribuída para outro usuário em ST2050, a 10 segunda prioridade em ST2010 é mudada para a terceira prioridade, e o processamento subseqüente é novamente executado.
Para resumir os pontos do método de ajuste acima, quando uma relação competitiva ocorre em uma sub-banda de enésima prioridade, a seção de ajuste 255 verifica se existe uma indisponibilidade nesta sub-banda 16 de (n+12 prioridade) para um usuário, para o qual esta sub-banda de (n+12 prioridade) não pode ser atribuída para aquele usuário. Então, quando existe uma indisponibilidade na sub-banda de n+12 prioridade para um usuário, a sub-banda de enésima prioridade é de preferência atribuída para este usuário no qual a indisponibilidade existe. A razão para empregar este procedi20 mento será abaixo descrita.
A Figura 20 é um diagrama que mostra um exemplo específico de atribuição de sub-banda executada de acordo com o fluxo acima mencionado.
Por exemplo, a sub-banda de primeira prioridade 7 para o usu25 ário N° 2 não compete com os outros usuários, de modo que a sub-banda 7 é diretamente atribuída ao usuário N° 2. Neste ponto, a sub-banda de segunda prioridade 7 para o usuário N° 1 já foi determinada ser utilizada para o usuário N° 2, e portanto, é apagada de uma lista de prioridades para o usuário N° 1.
Enquanto isso, as sub-bandas de primeira prioridade para os usuários N° 1 e N° 2 competem uma com a outra. Conseqüentemente, como a atribuição não pode ser executada neste estado, as sub-bandas de segun33 da prioridade são focalizadas. A sub-banda de segunda prioridade 7 para o usuário N° 1 já esta indisponível como acima descrito. Em outras palavras, na sub-banda de segunda prioridade para o usuário N° 1, tal indisponibilidade existe que a sub-banda não pode ser utilizada para a atribuição. Portanto, _ 5 a sub-banda de primeira prioridade 5 é utilizada para o usuário N° 1. Então, a sub-banda de primeira prioridade 5 para o usuário N° 3 está em uso e ao usuário N° 3 é atribuída a sub-banda de segunda prioridade 6.
Se a sub-banda de primeira prioridade 5 for atribuída para o usuário N° 3, ao usuário N° 1 é atribuída uma sub-banda de terceira priori10 dade para o usuário N° 1, e isto resulta em uma situação indesejável. De acordo com o método de atribuição acima mencionado, é possível evitar este tipo de situação. Esta é a razão para executar a atribuição acima mencionada.
A seção de ajuste 255 no aparelho de estação de base 250 é 15 capaz de ajustar a atribuição de sub-banda pelo método acima mencionado.
O aparelho de estação móvel 200 executa o processamento de recepção em todas as sub-bandas atribuídas prioridades e reportadas, e demodula somente os dados para o aparelho de estação móvel 200. Por este meio, mesmo quando a relação competitiva ocorre na conexão de des20 cida, o aparelho de estação móvel 200 pode receber os dados para o aparelho de estação móvel 200 sem ter o relatório de informações de atribuição do aparelho de estação de base 250.
Assim, de acordo com esta Modalidade, o aparelho de estação móvel atribui prioridades a uma pluralidade de sub-bandas que têm bons 25 estados de percurso de propagação na conexão de descida, e reporta as sub-bandas para o aparelho de estação de base, de modo que o aparelho de estação de base seja capaz de executar uma programação de freqüência levando em consideração as situações de uma pluralidade de usuários (fazendo ajustes entre uma pluralidade de usuários). Conseqüentemente, é 30 possível aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação.
Além disso, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo com esta Modalidade onde às sub-bandas são atribuídas prioridades
Figure BRPI0507202B1_D0021
Figure BRPI0507202B1_D0022
até uma classificação predeterminada em ordem de excelência do estado de percurso de propagação, por exemplo, a seção de determinação de percurso de propagação 231 na seção de recepção 220 pode selecionar uma pluralidade de sub-bandas que têm estados de percurso de propagação iguais a ou melhores do que um nível predeterminado, e então atribui prioridades para todas as sub-bandas. Também por este método, é possível reduzir a quantidade de dados na conexão de subida.
Ainda, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo com esta Modalidade onde um estado de percurso de propagação para cada sub-banda é considerado quando da atribuição de prioridade, o grau de intensidade de flutuações de percurso de propagação em uma sub-banda pode ser levado em consideração. Em outras palavras, o grau de intensidade de flutuação de percurso de propagação em uma sub-banda é obtido pela dispersão do valor de estimativa de canal ou similar, e uma sub-banda tendo uma grande dispersão a qual é atribuída uma prioridade inferior.
Mais ainda, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo com esta Modalidade onde o aparelho de estação móvel 200 distingüe as informações de prioridade por diferentes padrões piloto e envia as informações para o aparelho de estação de base, o aparelho de estação móvel 200 pode distingüir e transmitir as informações de prioridade por energia de transmissão diferenciada para os sinais de ACK e NACK. Por este meio, é possível executar os padrões piloto de uma pluralidade de sinais piloto a serem transmitidos, executar combinações de símbolos no lado do aparelho de estação de base, e aperfeiçoar a confiabilidade do sinal de ACK e NACK. Conseqüentemente, quando uma pluralidade de aparelhos de estação móvel seleciona a mesma sub-banda, pela atribuição de sub-bandas de conexão de descida baseado em prioridades, é possível garantir uma comunicação de alta qualidade para uma pluralidade de aparelhos de estação móvel, e aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação.
Mais ainda, no exemplo acima mencionado, o aparelho de esta ção móvel 200 pode transmitir os sinais de ACK e NACK com a mesma potência de transmissão. Em outras palavras, apesar do lado do aparelho de
Figure BRPI0507202B1_D0023
.....,··.:···.··.••’ί***::’*:·”: : : :“··· : ·* .· : *· ·* ·· ζ ί ·· ·· · Í ···· ·· ···♦ ··· ·♦ ·♦ ·· estação móvel não reportar as informações de prioridade para o lado do aparelho de estação de base, o lado do aparelho de estação de base pode comparar os níveis de recepção de uma pluralidade de sinais de ACK/NACK transmitidos do aparelho de estação móvel, e atribuir as prioridades para as sub-bandas que tem bons níveis de recepção em ordem descendente. Por este meio, mesmo quando o estado de percurso de propagação de uma subbanda selecionada com base no estado de percurso de propagação de conexão de descida mudou com o tempo durante a comunicação de subida, as prioridades são atribuídas levando diretamente em consideração as flutuações de percurso de propagação na conexão de subida, de modo que uma programação de freqüência mais precisa torna-se possível.
Modalidade 3
A Figura 21 é um diagrama de blocos que ilustra uma configuração primária do aparelho de estação móvel 300 de acordo com a Modalidade 3 da invenção. Além disso, o aparelho de estação móvel 300 tem a mesma configuração básica que aquela do aparelho de estação móvel 100 mostrado na Figura 1, e aos mesmos elementos estruturais são atribuídos os mesmos números de referência para omitir as suas descrições.
Os aspectos do aparelho de estação móvel 300 de acordo com esta Modalidade, é ter uma seção de determinação de movimento 301 e uma seção de determinação de tipo de dados 302, e parar um certo circuito predeterminado que não precisa operar quando o aparelho de estação móvel 300 não está em um estado de movimento, ou, quando os dados recebidos correspondem a um tipo de dados específico.
A seção de determinação de movimento 301 mede uma freqüência Doppler do valor de estimativa de canal emitido da seção de estimativa de percurso de propagação 126, por meio disto determinando se o aparelho de estação móvel 300 está ou não em um estado de movimento. Então, quando o aparelho de estação móvel 300 é determinado não estar no estado de movimento, a seção de determinação de movimento 301 emite um sinal de controle (sinal de parada) C31 para a seção de determinação de percurso de propagação 131, e pára a seção de determinação de percurso de propagação 131 por um período de tempo predeterminado. Além disso, um sinal de GPS (Sistema de Posicionamento Global) pode ser utilizado pa-
Figure BRPI0507202B1_D0024
ra a determinação do estado de movimento.
Nos sistemas de comunicação móvel, o fator mais significativo na mudança no estado de percurso de propagação é um movimento do próprio aparelho de estação móvel. Conseqüentemente, nesta Modalidade, quando a seção de determinação de movimento 301 determina que o aparelho de estação móvel não está no estado de movimento, um circuito predeterminado que não precisa operar, a saber, a seção de determinação de 10 percurso de propagação 131 é parada por um período de tempo predeterminado sob a suposição de que a flutuação dentro de um tempo relativamente curto é pequena. Por este meio, é possível reduzir o consumo de energia no aparelho de estação móvel 300.
V
Ainda, quando o período de tempo predeterminado passou após I
1-5 a seção de determinação de movimento 301 emitir um sinal de controle de parada C31, a seção de determinação de movimento 301 emite um sinal de controle C31 para iniciar a operação, e continua a operação da seção de determinação de percurso de propagação 131. Ainda, também quando o aparelho de estação móvel 300 é determinado estar no estado de movimen20 to antes do período de tempo predeterminado ter passado, a seção de determinação de movimento 301 emite um sinal de controle C31 para iniciar a operação, e continua a operação da seção de determinação de percurso de propagação 131.
A seção de determinação de tipo de dados 302 determina um tipo de dados recebidos emitidos da seção de decodificação 129, a saber, os dados de voz, os dados de fluxo contínuo, os dados de pacote ou similares. Então, quando os dados recebidos correspondem a um tipo de dados específico, a seção de determinação de tipo de dados 302 emite um sinal de controle (sinal de parada) C32 para a seção de transmissão 110 parar a trans30 missão de sinal de ACK/NACK por um período de tempo predeterminado.
Como acima descrito, o aparelho de estação móvel 300 reporta as sub-bandas que tem bons estados de percurso de propagação para o
Figure BRPI0507202B1_D0025
Figure BRPI0507202B1_D0026
aparelho de estação base. Conseqüentemente, dentro de um certo período de tempo, a probabilidade de que o aparelho de estação móvel 300 receba erroneamente os dados transmitidos do aparelho de estação de base é baixa. Enquanto isto, os tipos de dados recebidos incluem os dados de voz, os w 5 dados de fluxo contínuo para distribuição de fluxo de vídeo os dados de pacote tais como e-mail e similares. Aqui, os dados de voz, os dados de fluxo contínuo e similares têm aspectos de terem fortes características de tempo real, tendo os dados basicamente transmitidos sucessivamente do aparelho de estação de base, e sendo permitidos terem erros de recepção até um 10 certo grau. Por outro lado, os dados de pacote têm aspectos de terem fracas características de tempo real, sendo permitidos terem um retardo de transmissão até um certo grau e serem transmitidos intermitentemente.
Conseqüentemente, nesta Modalidade, quando os dados recer bidos são dados transmitidos com sucesso do aparelho de estação de base, 15 sob a suposição de que a probabilidade de que o aparelho de estação móvel 300 receba erroneamente os dados transmitidos no aparelho de estação de base dentro de um curto período de tempo após reportar as sub-bandas que têm bons estados de percurso de propagação para o aparelho de estação de base, a transmissão do sinal de ACK/NACK, a saber, o controle de solicita20 ção de repetição automática é parado por um período de tempo predeterminado. Por este meio, é possível reduzir o consumo de energia no aparelho de estação móvel 300.
Ainda, também no caso onde os dados recebidos são dados para os quais um erro de recepção é permitido até um certo grau, o controle de 25 solicitação de repetição automática pode ser parado. Em um tal caso, o controle de solicitação de repetição automática é parado pelo período de tempo predeterminado, ou até que o tipo de dados seja mudado.
Além disso, no caso onde o aparelho de estação de base reporta um tipo de dados enquanto transmitindo os dados, a operação acima men30 cionada pode ser executada sem a instalação da seção de determinação de tipo de dados 302.
A Figura 22 é um fluxograma que ilustra os procedimentos do processamento de parada de circuito da seção de determinação de movimento 301 e da seção de determinação de tipo de dados 302.
Figure BRPI0507202B1_D0027
Figure BRPI0507202B1_D0028
Primeiro, a seção de determinação de movimento 301 mede o estado de movimento no aparelho de estação móvel 300 (ST3010). Então, a 5 seção de determinação de movimento 301 determina se o aparelho de estação móvel 300 está movendo ou estático (ST3020), e, quando o aparelho de estação móvel 300 for determinado estar movendo, o processamento normal já descrito nas Modalidades 1 e 2 é executado (ST3030). Enquanto isto, quando o aparelho de estação móvel 300 é determinado estar estático, a 10 seção de determinação de movimento 301 pára a seção de determinação de percurso de propagação 131 (ST3040). Neste ponto, com a seção de determinação de percurso de propagação 131 parada, a seção de seleção de freqüência 113 mantém o estado de comutação (mantém o estado atual).
A seguir, a seção de determinação de tipo de dados 302 deter15 mina a QoS (Qualidade de Serviço) dos dados recebidos, a saber do tipo de dados (ST3050). Então, quando os dados recebidos são dados de voz, da dos de fluxo contínuo ou similares (ST3060), a seção de determinação de tipo de dados 302 pára a transmissão do sinal de ACK/NACK (ST3070). E então, o fluxo de processamento retorna para a ST3010, e a seção de de20 terminação de movimento 301 monitora (mede) o estado de movimento. Por outro lado, quando os dados recebidos não são dados de voz ou similares na ST3060, o fluxo de processamento retorna diretamente para a ST3010.
Assim, de acordo com esta Modalidade, quando o aparelho de estação móvel 300 não está em um estado de movimento, ou quando os dados recebidos são tais dados que são sucessiva mente transmitidos, um certo circuito predeterminado que não precisa operar é parado, de modo que é possível reduzir o consumo de energia no aparelho de estação móvel 300. Modalidade 4
A Figura 23 é um diagrama que explica um resumo de um méto30 do de transmissão / recepção de acordo com a Modalidade 4 da presente invenção. Aqui, um sistema de comunicação será explicado como um exemplo onde uma programação de freqüência de conexão de descida é execu39
Figure BRPI0507202B1_D0029
... ··· ········.·**ί.’*.·”·· j : ; : : . ·. .· .·: : .· í“ J · ·· .··.·* · ···♦ *··*···· tada, e ο ciclo de atualização de programação de freqüência - a saber, o ciclo para mudar a atribuição de sub-banda para os usuários - e o ciclo para transmitir um sinal de ACK/NACK de conexão de subida são diferentes.
Neste sistema de comunicação, um aparelho de estação móvel de acordo com esta Modalidade executa uma transmissão de ACK/NACK de conexão de subida pelo método descrito na Modalidade 1 acima descrita somente quando a programação de freqüência de conexão de descida é atualizada (período P2). Enquanto isto, nas fatias de tempo (fatias de conexão de subida) (períodos P1 e P3) exceto para as fatias no tempo de atualização 10 de programação de freqüência, um único usuário ocupa e utiliza a subbanda atribuída pela última programação de freqüência.
Mais especificamente, uma configuração de fatia de conexão de subida normal é empregada no período P1, onde o usuário N° 1, o usuário N° 2.....o usuário N° N continuamente utilizam a sub-banda N° 1, a sub15 banda N° 2, ..., a sub-banda N° N, respectivamente atribuídas pela programação de freqüência, durante o período P1. Por exemplo, nas fatias de tempo t1 e t2, o usuário N° 1, o usuário N° 2, ..., o usuário N° N transmitem os sinais de conexão de subida respectiva mente utilizando a sub-banda N° 1, a sub-banda N° 2,.... a sub-banda N° N.
Então, a temporização de atualização de programação de freqüência - mais especificamente, a fatia de tempo t11 - é conhecida do aparelho de estação móvel e do aparelho de estação de base, e portanto, nesta fatia, como indicado na Modalidade 1, um usuário (aparelho de estação móvel) reporta uma sub-banda que tem um estado de percurso de propagação 25 para o aparelho de estação de base utilizando o sinal de ACK/NACK. O aparelho de estação de base identifica a sub-banda utilizada para o sinal de ACK/NACK de um usuário, e, com base nestas informações de sub-banda, executa uma programação de freqüência, a saber, uma atribuição de subbanda para o usuário. Em outras palavras, o método de transmissão / recep30 ção descrito na Modalidade 1 é aplicado no período P2. Por exemplo, um estado de percurso de propagação pode ser determinado utilizando o valor médio dos valores de estimativa de percurso de propagação no período P1
Figure BRPI0507202B1_D0030
inteiro ou similar, ou um valor de estimativa de percurso de propagação em um período especificado dentro do período P1.
No período P3, os usuários executam uma comunicação de acordo com a atribuição de sub-banda determinada no período P2. Aqui, um 5 exemplo está mostrado, onde a sub-banda N° N é atribuída ao usuário N° 1, a sub-banda N° 1 é atribuída ao usuário N° 2, e a sub-banda N° 2 é atribuída ao usuário N° N.
As Figuras 24 e 25 são diagramas de blocos que ilustram respectivamente as configurações esquemáticas do aparelho de estação móvel 10 400 e do aparelho de estação de base 450 de acordo com esta Modalidade para implementar a operação acima mencionada. Além disso, o aparelho de estação móvel 400 e o aparelho de estação de base 450 têm as mesmas configurações.
, Mais especificamente, no aparelho de estação móvel 400, as seções de transmissão e de recepção de OFDM 411 e 423 para executar uma transmissão e recepção de OFDM normal e as seções de transmissão e de recepção 110 e 120 descritas na Modalidade 1, são comutadas de acordo com o ciclo de atualização de programação de freqüência. No aparelho de estação de base 450, as seções de transmissão e recepção de OFDM 20 461 e 473 para executar uma transmissão e recepção de OFDM normal, e as seções de transmissão e de recepção 160 e 170 descritas na Modalidade 1 são comutadas de acordo com o ciclo de atualização de programação de freqüência. As seções de transmissão e de recepção 110, 120, 160 e 170 não têm a seção de RF, a antena e similares compartilhadas com as seções 25 de transmissão e de recepção 411, 413, 461 e 473, e estão mostradas como as seções de transmissão e de recepção 110a, 120a, 160a e 170a nas figuras.
Ainda, a operação de comutação acima mencionada é executada pela seção de controle 401 que controla os comutadores 412 e 422 no 30 aparelho de estação móvel 400, enquanto sendo executada pela seção de controle 451 que controla os comutadores 462 e 472 no aparelho de estação de base 450. As descrições das seções de RF 413, 421, 463 e 471 e das
Figure BRPI0507202B1_D0031
Figure BRPI0507202B1_D0032
antenas 402 e 452 estão omitidas, e para facilidade de explicação, os sinais de entrada e de saída não estão mostrados nas figuras.
As Figuras 26 e 27 são diagramas de blocos que ilustram respectivamente as configurações primárias dentro da seção de transmissão de
OFDMA 411 e da seção de recepção de OFDMA 423 no aparelho de estação móvel 400 acima mencionado. Ainda, as Figuras 28 e 29 são diagramas de blocos que ilustram respectivamente as configurações primárias dentro da seção de transmissão de OFDMA 461 e da seção de recepção de OFDMA 473 no aparelho de estação de base 450 acima mencionado. Estes apa10 relhos têm as mesmas configurações básicas que aquelas das seções de transmissão 110, 160 e das seções de recepção 120, 170 descritas na Modalidade 1 (ver figuras 1 e 7), aos mesmos elementos estruturais são atribuídos os mesmos números de referência, e as suas descrições estão omitidas. Ainda, as descrições da seção de codificação, da seção de demodula16 ção e da seção de decodificação que tem configurações típicas estão omitidas.
As operações da seção de controle 401 no aparelho de estação móvel 400 e da seção de controle 451 no aparelho de estação de base 450 serão abaixo descritas em detalhes. As seções de controle 401 e 451 têm a 20 mesma operação básica.
Após atualizar a programação de freqüência, a seção de transmissão de OFDMA 411 e a seção de recepção de OFDMA 423 mantêm as atribuições de sub-banda atualizadas para os usuários. Mais especificamente, a atribuição de sub-banda é mantida pela seção de seleção de freqüência 25 113 na seção de transmissão de OFDMA 411, na seção de separação / seleção 125 na seção de recepção de OFDMA 423, na seção de seleção de freqüência 164 na seção de transmissão de OFDMA 461, e na seção de seleção do usuário 175 na seção de recepção de OFDMA 473. Além disso, o ciclo de atualização de programação de freqüência é um valor predetermi30 nado conhecido tanto do aparelho de estação móvel 400 quanto do aparelho de estação de base 450, e especificado pelo número de quadros.
As seções de controle 401 e 451 comutam os respectivos comu42
Figure BRPI0507202B1_D0033
Figure BRPI0507202B1_D0034
tadores de acordo com contadores internos. A seção de controle 401 será descrita como um exemplo. Mais especificamente, a seção de controle 401 incrementa um contador de medição de número de quadros por 1 por quadro de rádio, e, quando o valor do contador toma-se igual ao ciclo de atuali5 zação de programação de freqüência, emite um sinal de controle de comutação C41 para os comutadores 412 e 422, de modo que a seção de transmissão 110a fique conectada na seção de RF 413, e a seção de recepção 120a fique conectada na seção de RF 421. Aqui, o contador de medição de número de quadros é reinicializado. Enquanto isto, quando o valor do contador é 10 diferente do ciclo de atualização de programação de freqüência, a seção de controle 401 controla de modo que a seção de transmissão de OFDMA 411 fique conectada na seção de RF 413 e que a seção de recepção de OFDMA 423 fique conectada na seção de RF 421 pelo sinal de controle de comutação C41.
Assim, de acordo com esta Modalidade, em um sistema onde o ciclo de atualização de programação de freqüência de conexão de descida é diferente do ciclo de transmissão de ACK/NACK de conexão de subida, a transmissão de ACK/NACK de conexão de subida é executada pelo método descrito na Modalidade 1 acima mencionada somente quando a programa20 ção de freqüência de conexão de descida é atualizada. Conseqüentemente, é possível reduzir a quantidade de informações de retorno para a programação de freqüência e a taxa de erros na transmissão de ACK/NACK.
Além disso, no aparelho de estação móvel 400 de acordo com esta Modalidade, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo on25 de a seção de transmissão 110a que tem uma configuração similar àquela da seção de transmissão 110 descrita na Modalidade 1 é utilizada como uma seção de transmissão a ser emparelhada com a seção de transmissão de OFDMA 411, esta pode ser uma configuração similar à seção de transmissão 210 descrita na Modalidade 2. Do mesmo modo, no aparelho de estação 30 móvel 400 de acordo com esta Modalidade, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo onde a seção de recepção 120a que tem uma configuração similar àquela da seção de recepção 120 descrita na Modalidade 1
Figure BRPI0507202B1_D0035
é utilizada como uma seção de recepção a ser emparelhada com a seção de * recepção de OFDMA 423, esta configuração pode ser similar à seção de recepção 220 descrita na Modalidade 2 ou à seção de recepção 320 descrita na Modalidade 3.
Ainda, apesar de um caso ter sido descrito como um exemplo * com esta Modalidade onde um usuário utiliza uma sub-banda para executar uma comunicação, um usuário pode utilizar uma pluralidade de sub-bandas, por exemplo, o usuário N° 1 pode utilizar as sub-bandas N° 1 e N° 2 para executar a comunicação.
O acima é uma explicação das modalidades da presente invenção.
O aparelho de transmissão / recepção de acordo com a presente invenção não está limitado às Modalidades 1 a 4 acima mencionadas, e po* „ de também ser implementado em várias modificações. Por exemplo, as Mo15 dalidades 1 a 4 são implementadas em combinações apropriadas.
O aparelho de transmissão / recepção de acordo com a presente invenção é utilizável também nos sistemas de comunicação que utilizam comunicação por fio tal como a ADSL (Linha de Assinante Digital Assimétrica) e similares, por meio disto provendo um sistema de comunicação por fio 20 que executa uma programação de freqüência eficiente.
Ainda, apesar do sistema de comunicação do esquema de TDD ter sido aqui descrito como um exemplo, a invenção não está limitada a isto, e por exemplo, a invenção pode ser um sistema de comunicação de esquema FDD.
Mais ainda, apesar de um caso ter sido aqui descrito onde a presente invenção está configurada com hardware, a presente invenção pode também ser implementada por software. Por exemplo, o algoritmo do método de recepção ou do método de transmissão de acordo com a invenção é descrito em linguagem de programação, e este programa descrito é armaze30 nado na memória e executado por um meio de processamento de informações, de modo que é possível implementar as mesmas funções que aquelas do aparelho de recepção ou do aparelho de transmissão da presente inven31 ção.
Cada bloco de função empregado na descrição de cada uma das modalidades acima mencionadas pode tipicamente ser implementado como um LSI constituído por um circuito integrado. Estes podem ser chips individuais parcialmente ou totalmente contido em um único chip.
LSI é aqui empregado mas este pode também ser referido como um IC, um super LSI, ou um ultra LSI dependendo das diferentes extensões de integração.
Ainda, o método de integração de circuito não está limitado aos
LSI's, e uma implementação utilizando um circuito dedicado ou um processador de uso geral é também possível. Após a fabricação do LSI, a utilização de FPGA (Rede de Portas Programáveis no Campo) ou um processador reconfigurável onde as conexões ou os ajustes de células de circuito dentro de . um LSI podem ser reconfigurados é também possível.
1*5 Ainda, se a tecnologia de circuito integrado aparece para substituir os LSI’s como um resultado do avanço da tecnologia de semicondutores ou uma outra tecnologia derivada, é naturalmente também possível executar a integração de bloco de função utilizando esta metodologia. Uma aplicação na biotecnologia é também possível.
Um primeiro aspecto do aparelho de recepção da presente invenção emprega uma configuração que compreende: uma seção de determinação que faz uma determinação de um estado de percurso de propagação através do qual um sinal de multiportadora recebido é transmitido; uma seção de especificação que especifica uma região que tem um estado de percurso de propagação que é igual a ou melhor do que um nível predeterminado na banda de freqüência utilizada para o sinal de multiportadora recebido, de acordo com o resultado da determinação; e uma seção de relatório que reporta as informações de região que indicam a região especificada para um aparelho de transmissão.
De acordo com esta configuração, somente uma região que tenha um bom estado de percurso de propagação na banda de freqüência utilizada é reportada para o lado de transmissão, de modo que é possível de45
Figure BRPI0507202B1_D0036
Figure BRPI0507202B1_D0037
duzir a quantidade de dados e aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação. Ainda, o consumo de energia pode ser restringido no aparelho de recepção.
Um segundo aspecto do aparelho de recepção da invenção em5 prega uma configuração na configuração acima mencionada, em que: a banda de freqüência utilizada para o sinal de multiportadora recebido está dividida em uma pluralidade de bandas de freqüência conhecidas tanto do aparelho de transmissão quanto do aparelho de recepção, a seção de especificação tem uma seção de seleção que seleciona uma banda de freqüência 10 que tem um estado de percurso de propagação que é igual a ou melhor do que um nível predeterminado entre a pluralidade de bandas de freqüência, e a seção de relatório transmite um sinal de relatório através da banda de freqüência selecionada pela seção de seleção, reporta as informações de regiA ão para o aparelho de transmissão.
1*5 De acordo com esta configuração, o aparelho de recepção seleciona uma sub-banda que tenha um estado de percurso de propagação igual a ou melhor do que um nível predeterminado, e transmite um sinal de relatório para o lado de transmissão através da sub-banda selecionada. Conseqüentemente, somente pela identificação da sub-banda utilizada para o sinal 20 de relatório (sem executar um processamento tal como a decodificação e similar no sinal de relatório), o lado de transmissão pode reconhecer a região de freqüência que tem um bom estado de percurso de propagação. Ainda, como um processamento tal como a decodificação e similares não é executado, um retardo de processamento não ocorre.
Um terceiro aspecto do aparelho de recepção da presente invenção emprega uma configuração na configuração acima mencionada, em que o sinal de relatório compreende um sinal de ACK ou um sinal de NACK utilizado para o controle de solicitação de repetição automática.
De acordo com esta configuração, pela utilização do sinal de
ACK/NACK como o sinal de relatório, a quantidade de dados pode ser adicionalmente reduzida. Mais ainda, o sinal de ACK ou NACK é transmitido através da região que tem um bom estado de percurso de propagação, de
Figure BRPI0507202B1_D0038
Figure BRPI0507202B1_D0039
modo que uma transmissão de alta qualidade torna-se disponível.
Um quarto aspecto do aparelho de recepção da invenção emprega uma configuração na configuração acima mencionada, em que o sinal de ACK e o sinal de NACK são distinguidos por uma diferença em padrões 5 piloto ou potência de transmissão.
De acordo com esta configuração, o processamento de determinação de ACK/NACK do padrão piloto pode ser executado por processamento de correlação, coincidência de padrão ou similares. Em outras palavras, um processamento de demodulação e um processamento de decodifi10 cação tal como a correção de erros não são necessários. Conseqüentemente, torna-se possível reduzir o retardo de processamento e aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação.
Um quinto aspecto do aparelho de recepção da invenção emprega uma configuração na configuração acima mencionada, em que: o apaT5 relho de recepção determina um esquema de modulação de sinal de transmissão com base na qualidade de recepção do sinal de multiportadora recebido, e o sinal de relatório é modulado por um esquema de modulação que tem uma taxa de transmissão mais alta do que o esquema de modulação determinado com base na qualidade de recepção.
De acordo com esta configuração, como o lado de transmissão transmite os dados utilizando uma sub-banda que tem um bom estado de percurso de propagação, a qualidade de recepção é aperfeiçoada no lado de recepção, e por exemplo, um MCS que tem uma taxa de transmissão mais alta pode ser selecionado no esquema de HSDPA.
Um sexto aspecto do aparelho de recepção da invenção na configuração acima mencionada ainda provê uma seção de geração que gera informações adicionais sobre a banda de freqüência selecionada pela seção de seleção, em que: a seção de seleção seleciona uma pluralidade de bandas de freqüência incluída na região que tem o estado de percurso de pro30 pagação que é igual a ou melhor do que o nível predeterminado; a seção de geração atribui prioridades à pluralidade de bandas de freqüência selecionada pela seção de seleção de acordo com o estado de percurso de propaga47 &
.......
W . * Λ · · ♦· Λ Λ Λ ·
: ; : : · · .· .·: : · J** 4 · ·· ·· * J ·«··*··*·**· ; ··· ♦♦ ·· ·· ção, e inclui as prioridades nas informações adicionais; e a seção de relató-
rio reporta as informações adicionais em adição às informações de região
para o aparelho de transmissão. Assim, de acordo com esta configuração o aparelho de estação
5 «» móvel atribui prioridades a uma pluralidade de sub-bandas que tem bons estados de percurso de propagação na conexão de descida, e reporta as sub-bandas para o aparelho de estação de base, de modo que o aparelho de estação de base seja capaz de executar a programação de freqüência levando em consideração as situações de uma pluralidade de usuários (fa-
10 zendo ajustes entre a pluralidade de usuários). Conseqüentemente é possível aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação. Um sétimo aspecto do aparelho de recepção da invenção em-
* 4 prega uma configuração na configuração acima mencionada, em que, a seção de relatório muda o padrão piloto ou a potência de transmissão do sinal
15 •t de relatório de acordo com as prioridades atribuídas pela seção de geração, e reporta as informações adicionais para o aparelho de transmissão. De acordo com esta configuração, é possível determinar o conteúdo do sinal de relatório sem executar um processamento de demodulação ou um processamento de decodificação. Conseqüentemente, torna-se pos-
20 sível reduzir o retardo de processamento e aperfeiçoar o rendimento do sistema de comunicação. Um oitavo aspecto do aparelho de recepção da invenção emprega uma configuração, na configuração acima mencionada, em que, após as informações de região serem reportadas, o processamento de recepção
25 do sinal de multiportadora recebido é executado na região especificada pela seção de especificação. De acordo com esta configuração, é possível reduzir o processamento de recepção e o consumo de energia. Um nono aspecto do aparelho de recepção da invenção empre-
30 ga uma configuração, na configuração acima mencionada ainda compreendendo: uma seção de identificação que identifica um tipo de dados mapeados no sinal de multiportadora recebido; e uma seção de controle que pára
Figure BRPI0507202B1_D0040
parte do circuito por um período de tempo predeterminado quando o tipo de dados identificado corresponde aos dados que são sucessivamente transmitidos do aparelho de transmissão ou aos dados para os quais um erro de recepção dentro de uma faixa predeterminada é permitido.
Um décimo aspecto do aparelho de recepção da invenção emprega uma configuração na configuração acima mencionada ainda compreendendo: uma seção de determinação que determina se o aparelho de recepção está ou não em um estado estático; e uma seção de controle que pára parte do circuito por um período de tempo predeterminado quando o 10 aparelho de recepção é determinado estar no estado estático.
De acordo com esta configuração, um certo circuito predeterminado que não precisa operar é parado, de modo que é possível reduzir o consumo de energia.
*
Um décimo primeiro aspecto do aparelho de recepção da inven1*5 ção emprega uma configuração na configuração acima mencionada, ainda compreendendo: uma seção de aquisição que adquire o número de terminais de comunicação em um sistema de comunicação para os quais o aparelho de recepção pertence, em que a seção de relatório repete o sinal de relatório quando o número de terminais de comunicação adquiridos é igual a 20 ou menor do que um valor predeterminado.
Um décimo segundo aspecto do aparelho de recepção da invenção emprega uma configuração na configuração acima mencionada, em que o aparelho de recepção é utilizado como um terminal de comunicação em um sistema de comunicação, e à seção de aquisição é reportado o número 25 adquirido de terminais de comunicação da estação de base do sistema de comunicação.
Um décimo terceiro aspecto do aparelho de recepção da invenção emprega uma configuração, na configuração acima mencionada, em que a seção de determinação executa uma da estimativa da flutuação de 30 percurso de propagação do sinal de multiportadora recebido e da medição de qualidade de recepção do sinal de multiportadora recebido para determinar o estado de percurso de propagação do sinal de multiportadora recebido.
Figure BRPI0507202B1_D0041
Um décimo quarto aspecto do aparelho de recepção da invenção emprega uma configuração na configuração acima mencionada, em que uma pluralidade de sinais de subportadora incluída na banda de freqüência é atribuída ao aparelho de recepção e a outros aparelhos de recepção com 5 antecedência.
Um décimo quinto aspecto do aparelho de recepção da invenção emprega uma configuração na configuração acima mencionada, em que o sinal de relatório está sujeito a uma multiplexação de divisão de código.
Um primeiro aspecto do aparelho de transmissão da invenção 10 emprega uma configuração que compreende: uma seção de aquisição que adquire do aparelho de recepção, as informações de banda de freqüência que indicam uma banda de freqüência que tem um estado de percurso de propagação que é igual a ou melhor do que um nível predeterminado entre *
uma pluralidade de bandas de freqüência, na qual uma banda de freqüência t5 utilizada para um sinal de multiportadora de transmissão está dividida e a qual é conhecida tanto do aparelho de transmissão quanto do aparelho de recepção: θ uma seção de transmissão que transmite um sinal para o aparelho de recepção através da banda de freqüência indicada pelas informações de banda de freqüência.
Um segundo aspecto do aparelho de transmissão da invenção emprega uma configuração na configuração acima mencionada, em que a seção de aquisição compreende: uma seção de identificação que identifica a banda de freqüência através da qual um sinal é transmitido do aparelho de recepção; e uma seção de julgamento que julga que a banda de freqüência 25 identificada é a banda de freqüência que tem o estado de percurso de propagação que é igual a ou melhor do que o nível predeterminado.
Um terceiro aspecto do aparelho de transmissão da invenção emprega uma configuração, na configuração acima mencionada, em que o aparelho de transmissão é utilizado como uma estação de base que acomo30 da uma pluralidade de terminais móveis, a seção de aquisição adquire uma prioridade do estado de percurso de propagação da banda de freqüência além das informações de banda de freqüência de cada terminal de comuni55 cação, e a seção de transmissão determina uma banda de freqüência para atribuir a um sinal para cada terminal de comunicação com base nas informações de banda de freqüência e na prioridade do estado de percurso de propagação da banda de freqüência.
Figure BRPI0507202B1_D0042
Um quarto aspecto do aparelho de transmissão da invenção emprega uma configuração, na configuração acima mencionada, em que a seção de transmissão reporta a banda de freqüência determinada pela programação de freqüência para cada terminal de comunicação antes de transmitir um sinal.
Um quinto aspecto do aparelho de transmissão da invenção emprega uma configuração, na configuração acima mencionada, em que a seção de transmissão transmite um sinal de relatório através da banda de freqüência determinada pela programação de freqüência.
Um sexto aspecto do aparelho de transmissão da invenção em15 prega uma configuração na configuração acima mencionada, em que a seção de transmissão atribui uma banda de freqüência inferior em uma freqüência central de portadora para um terminal de comunicação com uma prioridade mais alta.
Um sétimo aspecto do aparelho de transmissão da invenção 20 emprega uma configuração, na configuração acima mencionada, em que a seção de transmissão instrui os terminais de comunicação sobre o número de repetições das informações de banda de freqüência de acordo com o número de terminais de comunicação acomodados.
Um primeiro aspecto do método de recepção da invenção tem 25 as etapas de: determinar um estado de percurso de propagação através do qual um sinal de multiportadora recebido é transmitido; especificar uma região que tenha um estado de percurso de propagação que seja igual a ou melhor do que um nível predeterminado em uma banda de freqüência utilizada para o sinal de multiportadora recebido de acordo com o resultado da deter30 minação, e reportar as informações de região que indicam a região especificada para um aparelho de transmissão.
Um primeiro aspecto do método de transmissão da invenção
5?
: : : : : .· . · : .♦ :·· .·.·..··..··.·* · .......... compreende as etapas de: de um aparelho de recepção adquirir as informações de banda de freqüência que indicam uma banda de freqüência que tem um estado de percurso de propagação igual a ou melhor do que um nível predeterminado entre uma pluralidade de bandas de freqüência, na qual
5 w uma banda de freqüência utilizada para um sinal de multiportadora de transmissão está dividida e a qual é conhecida tanto de um aparelho de transmissão quanto de um aparelho de recepção; e transmitir um sinal para o aparelho de recepção através da banda de freqüência indicada pelas informações de banda de freqüência.
10 0 presente pedido está baseado no Pedido de Patente Japonesa Número 2004-021198, depositado em 29 de janeiro de 2004, e no Pedido de Patente Japonesa Número 2005-018149, depositado em 26 de janeiro de 2005, o conteúdo inteiro dos quais está aqui expressamente incorporado
* 15 * como referência. Aplicabilidade Industrial O aparelho de transmissão / recepção de acordo com a presente invenção tem uma vantagem de aperfeiçoar o rendimento do sistema, e é útil como um aparelho de transmissão / recepção e similares utilizados em um sistema de comunicação de OFDMA.
REIVINDICAÇÕES

Claims (23)

1. Aparelho de recepção caracterizado pelo fato de que compreende:
uma seção de determinação que faz uma determinação de um estado de percurso de propagação através do qual um sinal de multiportadora recebido é transmitido;
uma seção de seleção que seleciona uma pluralidade de bandas de frequência, cada uma tendo um estado de percurso de propagação que é igual a ou melhor do que um nível predeterminado, dentre uma banda de frequência utilizada para o sinal de multiportadora recebido, a banda de frequência usada para o sinal de multiportadora recebido que é dividido em uma pluralidade de bandas de frequência, de acordo com o resultado da determinação da seção de determinação;
uma seção de geração que gera informação adicional em prioridades atribuídas à pluralidade de bandas de frequência selecionadas pela seção de seleção de acordo com o estado de percurso de propagação; e uma seção de relatório que transmite (i) um sinal de relatório, que indica as bandas de frequência selecionadas e (ii) as informações adicionais geradas, para um aparelho de transmissão.
2. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a seção de relatório transmite o sinal de relatório através da banda de frequência selecionada.
3. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de relatório compreende um sinal de ACK ou um sinal de NACK utilizado para o controle de solicitação de repetição automática.
4. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o sinal de ACK e o sinal de NACK são distinguidos por uma diferença em padrões piloto ou potência de transmissão.
5. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o aparelho de recepção determina um esquema de modulação de sinal de transmissão com base na qualidade de recepção do
Petição 870180061178, de 16/07/2018, pág. 7/15 sinal de multiportadora recebido, e o sinal de relatório é modulado por um esquema de modulação que tem uma taxa de transmissão mais alta do que o esquema de modulação determinado com base na qualidade de recepção.
6. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que, a seção de relatório muda o padrão piloto ou a potência de transmissão do sinal de relatório de acordo com as prioridades atribuídas pela seção de geração, e transmite as informações adicionais para o aparelho de transmissão.
7. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, após o sinal de relatório ser transmitido, o processamento de recepção do sinal de multiportadora recebido é executado na banda de frequência selecionada pela seção de seleção.
8. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende:
uma seção de identificação que identifica um tipo de dados mapeados no sinal de multiportadora recebido; e uma seção de controle que emite um sinal de parar para a seção de relatório, quando o tipo de dados identificado corresponde aos dados que são sucessivamente transmitidos do aparelho de transmissão ou aos dados para os quais um erro de recepção dentro de uma faixa predeterminada é permitido.
9. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende:
uma seção de determinação que determina se o aparelho de recepção está ou não em um estado estático; e uma seção de controle que emite um sinal de parar para a seção de determinação, quando o aparelho de recepção é determinado estar no estado estático.
10. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende:
uma seção de aquisição que adquire o número de aparelhos de recepção em um sistema de comunicação para os quais o aparelho de rePetição 870180061178, de 16/07/2018, pág. 8/15 cepção pertence, em que a seção de relatório repete o sinal de relatório quando o número de aparelhos de recepção adquiridos é igual a ou menor do que um valor predeterminado.
11. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a seção de determinação executa uma da estimativa da flutuação de percurso de propagação do sinal de multiportadora recebido e da medição de qualidade de recepção do sinal de multiportadora recebido para determinar o estado de percurso de propagação do sinal de multiportadora recebido.
12. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma pluralidade de sinais de subportadora incluída na banda de frequência é atribuída ao aparelho de recepção e a outros aparelhos de recepção com antecedência.
13. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sinal de relatório está sujeito a uma multiplexação de divisão de código.
14. Aparelho de recepção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a seção de relatório transmite o sinal de relatório quando a banda de frequência atribuída para o aparelho de recepção é atualizada.
15. Aparelho de transmissão caracterizado pelo fato de que compreende:
uma seção de aquisição que adquire, de um aparelho de recepção, (i) as informações de banda de frequência que indicam uma banda de frequência que tem um estado de percurso de propagação que é igual a ou melhor do que um nível predeterminado entre uma pluralidade de bandas de frequência, na qual uma banda de frequência utilizada para um sinal de multiportadora de transmissão está dividida e a qual é conhecida tanto do aparelho de transmissão quanto do aparelho de recepção e (ii) uma prioridade do estado de percurso de propagação da banda de frequência; e uma seção de transmissão que transmite um sinal para o aparePetição 870180061178, de 16/07/2018, pág. 9/15
Iho de recepção através de uma banda de frequência atribuída com base nas informações de banda de frequência e na prioridade.
16. Aparelho de transmissão de acordo com a reivindicação 15 caracterizado pelo fato de que a seção de aquisição compreende:
uma seção de identificação que identifica a banda de frequência através da qual um sinal é transmitido do aparelho de recepção; e uma seção de julgamento que julga que a banda de frequência identificada é a banda de frequência que tem o estado de percurso de propagação que é igual a ou melhor do que o nível predeterminado.
17. Aparelho de transmissão de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a seção de transmissão reporta a banda de frequência atribuída para o aparelho de recepção antes de transmitir um sinal para o aparelho de recepção.
18. Aparelho de transmissão de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que a seção de transmissão transmite um sinal de relatório do relatório através da banda de frequência atribuída.
19. Aparelho de transmissão de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a seção de transmissão atribui uma banda de frequência inferior em uma frequência central de portadora para um aparelho de recepção que tem uma prioridade mais alta.
20. Aparelho de transmissão de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a seção de transmissão instrui cada aparelho de recepção sobre o número de repetições das informações de banda de frequência de acordo com o número dos aparelhos de recepção acomodados.
21. Aparelho de transmissão de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a seção de aquisição executa a aquisição quando atualizando a banda de frequência atribuída ao aparelho de recepção.
22. Método de recepção caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:
determinar um estado de percurso de propagação através do
Petição 870180061178, de 16/07/2018, pág. 10/15 qual um sinal de multiportadora recebido é transmitido;
selecionar uma pluralidade de bandas de frequência cada uma tendo um estado de percurso de propagação que seja igual a ou melhor do que um nível predeterminado, dentre uma banda de frequência utilizada para o sinal de multiportadora recebido, a banda de frequência usada para o sinal de multiportadora recebido sendo dividido em uma pluralidade de bandas de frequência, de acordo com o resultado da determinação da etapa de determinação;
gerar informações adicionais em prioridades atribuídas para a pluralidade selecionada de bandas de frequência de acordo com o estado de percurso de propagação; e transmitir (i) um sinal de relatório que indica as bandas de frequência selecionadas e (ii) as informações adicionais geradas para um aparelho de transmissão.
23. Método de transmissão caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:
adquirir de um aparelho de recepção, (i) as informações de banda de frequência que indicam uma banda de frequência que tem um estado de percurso de propagação igual a ou melhor do que um nível predeterminado entre uma pluralidade de bandas de frequência, na qual uma banda de frequência utilizada para um sinal de multiportadora de transmissão está dividida e a qual é conhecida tanto de um aparelho de transmissão quanto de um aparelho de recepção, e (ii) uma prioridade do estado de percurso de propagação da banda de frequência; e transmitir um sinal para o aparelho de recepção através de uma banda de frequência atribuída com base nas informações de banda de frequência e na prioridade.
BRPI0507202A 2004-01-29 2005-01-27 aparelho de transmissão / recepção e método de transmissão / recepção BRPI0507202B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2004021198 2004-01-29
JP2005018149A JP4418377B2 (ja) 2004-01-29 2005-01-26 通信端末装置および基地局装置
PCT/JP2005/001103 WO2005074178A1 (ja) 2004-01-29 2005-01-27 送受信装置および送受信方法

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0507202A BRPI0507202A (pt) 2007-06-12
BRPI0507202A8 BRPI0507202A8 (pt) 2016-08-02
BRPI0507202B1 true BRPI0507202B1 (pt) 2018-12-18

Family

ID=34829410

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0507202A BRPI0507202B1 (pt) 2004-01-29 2005-01-27 aparelho de transmissão / recepção e método de transmissão / recepção

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8064897B2 (pt)
EP (1) EP1705818A1 (pt)
JP (1) JP4418377B2 (pt)
KR (1) KR101065156B1 (pt)
CN (1) CN1914838B (pt)
BR (1) BRPI0507202B1 (pt)
WO (1) WO2005074178A1 (pt)

Families Citing this family (79)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4418377B2 (ja) 2004-01-29 2010-02-17 パナソニック株式会社 通信端末装置および基地局装置
KR100800795B1 (ko) 2004-05-31 2008-02-04 삼성전자주식회사 통신 시스템에서 상향 링크 응답 정보 송/수신 방법 및 장치
JPWO2006038694A1 (ja) * 2004-10-07 2008-05-15 シャープ株式会社 基地局装置、無線通信システムおよび無線送信方法
JP4455389B2 (ja) * 2005-04-01 2010-04-21 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 無線通信装置及び無線通信方法
KR20080031377A (ko) * 2005-08-05 2008-04-08 마츠시타 덴끼 산교 가부시키가이샤 멀티캐리어 통신에 있어서의 무선 통신 기지국 장치 및무선 통신 방법
US8265179B2 (en) 2005-08-23 2012-09-11 Mitsubishi Electric Corporation Wireless communication system and communication apparatus
CN1941669B (zh) * 2005-09-29 2012-07-25 上海原动力通信科技有限公司 一种下行公共导频的插入方法
CN101273565B (zh) * 2005-09-30 2012-05-23 三菱电机株式会社 无线通信系统及无线通信方法
BRPI0520585A2 (pt) * 2005-10-21 2009-06-13 Ericsson Telefon Ab L M terminal de usuário, nó de controle e método para selecionar pelo menos um canal de ligação descendente
ES2391471T3 (es) * 2005-10-31 2012-11-27 Nec Corporation Sistema de transmisión/recepción, aparato de transmisión, y método de multiplexación de una señal piloto utilizada en ellos
US8027299B2 (en) 2005-11-25 2011-09-27 Gal Zuckerman Hybrid system having multiple downlink channels and a single uplink channel
KR101333918B1 (ko) 2006-01-05 2013-11-27 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템의 점-대-다 서비스 통신
USRE43949E1 (en) 2006-01-05 2013-01-29 Lg Electronics Inc. Allocating radio resources in mobile communications system
KR101265628B1 (ko) 2006-01-05 2013-05-22 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서의 무선 자원 스케줄링 방법
WO2007078171A2 (en) 2006-01-05 2007-07-12 Lg Electronics Inc. Method of transmitting feedback information in a wireless communication system
KR101211807B1 (ko) 2006-01-05 2012-12-12 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서 무선단말의 동기상태 관리방법
KR101187076B1 (ko) 2006-01-05 2012-09-27 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에 있어서 신호 전송 방법
CN105515736A (zh) 2006-01-05 2016-04-20 Lg电子株式会社 在移动通信系统中发送数据
KR101203841B1 (ko) 2006-01-05 2012-11-21 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 페이징 메시지 전송 및 수신 방법
KR100912784B1 (ko) 2006-01-05 2009-08-18 엘지전자 주식회사 데이터 송신 방법 및 데이터 재전송 방법
KR101268200B1 (ko) 2006-01-05 2013-05-27 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 무선자원 할당방법
US8428086B2 (en) 2006-01-05 2013-04-23 Lg Electronics Inc. Transmitting data in a mobile communication system
KR101319870B1 (ko) 2006-01-05 2013-10-18 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서의 핸드오버 방법
AU2007200144A1 (en) * 2006-01-18 2007-08-02 Nec Australia Pty Ltd Method and system for supporting scalable bandwidth
JP5113533B2 (ja) * 2006-01-31 2013-01-09 富士通株式会社 マルチキャリア通信装置及び同装置におけるピーク抑圧方法
KR101358469B1 (ko) 2006-02-07 2014-02-06 엘지전자 주식회사 무선 네트워크(network) 안에서 상향(uplink)및 하향(downlink) 대역폭(bandwidth)의선택 및 신호 방법
US8493854B2 (en) 2006-02-07 2013-07-23 Lg Electronics Inc. Method for avoiding collision using identifier in mobile network
KR101216751B1 (ko) 2006-02-07 2012-12-28 엘지전자 주식회사 이동 통신 시스템에서 식별자를 이용한 충돌 회피 방법
JP4799202B2 (ja) 2006-02-08 2011-10-26 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局
GB2436416A (en) 2006-03-20 2007-09-26 Nec Corp Signal resource allocation in a communication system using a plurality of subcarriers
KR101387475B1 (ko) 2006-03-22 2014-04-22 엘지전자 주식회사 복수의 네트워크 엔터티를 포함하는 이동 통신시스템에서의 데이터 처리 방법
JP5089900B2 (ja) 2006-03-24 2012-12-05 富士通株式会社 無線端末装置、無線基地局の制御方法、無線端末装置の制御方法
WO2007111010A1 (ja) 2006-03-29 2007-10-04 Hitachi, Ltd. 広帯域無線通信におけるリソース割り当て方法、基地局装置および端末装置
JP2007274159A (ja) * 2006-03-30 2007-10-18 Toshiba Corp 基地局、無線端末および無線通信方法
US8139550B2 (en) * 2006-04-28 2012-03-20 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for transmitting ACK/NACK messages in a wireless communication system
WO2007145272A1 (ja) * 2006-06-14 2007-12-21 Panasonic Corporation 無線通信基地局装置、無線通信端末装置およびリソースブロック割当方法
JP2007336435A (ja) * 2006-06-19 2007-12-27 Matsushita Electric Ind Co Ltd デジタル放送の送信装置及び受信装置
US8234534B2 (en) 2006-06-21 2012-07-31 Lg Electronics Inc. Method of supporting data retransmission in a mobile communication system
KR101369135B1 (ko) 2006-06-21 2014-03-05 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템에서의 멀티미디어 및 방송서비스의 품질보장 방법 및 그 단말
EP2033341B1 (en) 2006-06-21 2018-03-21 LG Electronics Inc. Method of transmitting and receiving radio access information using a message separation in a wireless mobile communications system
KR20070121505A (ko) 2006-06-21 2007-12-27 엘지전자 주식회사 무선링크 재설정 방법
KR20070121513A (ko) 2006-06-21 2007-12-27 엘지전자 주식회사 이동통신 시스템의 상향 접속 방법
WO2008029792A1 (fr) * 2006-09-08 2008-03-13 Kyocera Corporation Système de communication radio, dispositif de station de base, terminal de communication radio et procédé de communication radio
US9949278B2 (en) * 2006-09-11 2018-04-17 Qualcomm Incorporated Dynamic power amplifier backoff
JP2008067320A (ja) * 2006-09-11 2008-03-21 Matsushita Electric Ind Co Ltd 基地局装置および端末装置
KR101053152B1 (ko) * 2006-10-24 2011-08-02 콸콤 인코포레이티드 무선 통신을 위한 확인응답 채널
WO2008120266A1 (ja) 2007-03-02 2008-10-09 Fujitsu Limited 無線通信システムにおけるデータ割り当て方法、及び無線通信システム
JP4913641B2 (ja) * 2007-03-20 2012-04-11 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局、通信端末、送信方法、受信方法、通信システム
JP5006387B2 (ja) * 2007-03-29 2012-08-22 京セラ株式会社 無線通信方法および無線通信装置
WO2008129639A1 (ja) * 2007-04-12 2008-10-30 Fujitsu Limited 無線端末および無線基地局
JP5033474B2 (ja) * 2007-04-26 2012-09-26 京セラ株式会社 通信方法およびそれを利用した基地局装置
EP2187539B1 (en) 2007-08-06 2013-12-11 Fujitsu Limited Base station apparatus and uplink sinr measuring method
KR101455981B1 (ko) * 2007-08-14 2014-11-03 엘지전자 주식회사 하향링크 상황에 따른 적응적 채널 품질 지시자 생성 방법및 이를 위한 사용자 기기
EP2398272B1 (en) 2007-08-16 2013-03-20 Panasonic Corporation Signalling and mapping of measurement reports
WO2009068799A1 (fr) * 2007-11-23 2009-06-04 France Telecom Creation d'un canal pilote dans un systeme de radiocommunication opportuniste
JP4718595B2 (ja) * 2007-12-27 2011-07-06 パナソニック株式会社 無線通信システム及び携帯端末装置
EP3267750B1 (en) * 2008-01-04 2018-12-19 Panasonic Corporation Channel arrangement method and wireless communication base station device
KR20090095434A (ko) * 2008-03-03 2009-09-09 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템에서 다중 주파수 밴드를 이용한 신호송수신 시스템 및 방법
US8406342B2 (en) * 2008-06-19 2013-03-26 Qualcomm Incorporated Methods and systems for improving frame decoding performance using known information
JP5177527B2 (ja) * 2008-07-28 2013-04-03 シャープ株式会社 通信システム、受信装置及び通信方法
CN101656599B (zh) * 2008-08-19 2012-10-03 富士通株式会社 子信道选择方法和装置及使用该装置的接收机
KR101271430B1 (ko) * 2009-11-30 2013-06-05 한국전자통신연구원 무선 통신 시스템에서의 수신 신호 검출 방법 및 장치
US8477642B2 (en) 2010-04-21 2013-07-02 Qualcomm Incorporated Ranging and distance based spectrum selection in cognitive radio
US8792326B2 (en) * 2010-04-26 2014-07-29 Qualcomm Incorporated Ranging and distance based wireless link spectrum selection
JP5307095B2 (ja) * 2010-09-03 2013-10-02 三菱電機株式会社 無線通信システムおよび無線通信方法
EP2637330A4 (en) * 2010-11-02 2015-09-30 Panasonic Ip Man Co Ltd COMMUNICATION SYSTEM
US8768263B2 (en) * 2010-12-01 2014-07-01 Qualcomm Incorporated Determining an uplink control path with blind decoding
JP2012175335A (ja) * 2011-02-21 2012-09-10 Sharp Corp 無線通信システム、無線通信方法、送信装置、及びプロセッサ
US9008124B2 (en) * 2011-03-15 2015-04-14 Texas Instruments Incorporated MAC protocols with subbanding
JP5707231B2 (ja) * 2011-05-27 2015-04-22 京セラ株式会社 基地局及び無線リソースの割り当て方法
WO2014053065A1 (en) 2012-10-05 2014-04-10 Sierra Wireless, Inc. Method, apparatus and system for uplink radio resource allocation in an lte communication system
EP2904867B1 (en) * 2012-10-05 2019-05-22 Sierra Wireless, Inc. Method and system for radio resource allocation
KR20140070987A (ko) * 2012-12-03 2014-06-11 한국전자통신연구원 다중 대역을 이용하는 무선 링크 방법 및 시스템
US20170163371A1 (en) * 2014-06-25 2017-06-08 Nec Corporation Multicarrier optical transmitter, multicarrier optical receiver, and multicarrier optical transmission method
JP6387835B2 (ja) 2015-01-07 2018-09-12 富士通株式会社 伝送装置および伝送方法
US9806871B2 (en) * 2015-05-17 2017-10-31 Imagination Technologies Selective sub-carrier processing
US11637612B2 (en) 2015-08-25 2023-04-25 Cellium Technologies, Ltd. Macro-diversity using hybrid transmissions via twisted pairs
JP6645077B2 (ja) 2015-09-03 2020-02-12 富士通株式会社 光伝送システムおよびビット割当方法
WO2023100367A1 (ja) * 2021-12-03 2023-06-08 日本電信電話株式会社 無線通信システム、無線通信方法、基地局、及び制御プログラム

Family Cites Families (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5726978A (en) * 1995-06-22 1998-03-10 Telefonaktiebolaget L M Ericsson Publ. Adaptive channel allocation in a frequency division multiplexed system
JP3670445B2 (ja) * 1997-06-30 2005-07-13 株式会社東芝 無線通信システム
JP3107528B2 (ja) * 1997-08-07 2000-11-13 日本電信電話株式会社 誤り補償方法およびマルチキャリア伝送装置
JP2966821B2 (ja) * 1997-11-12 1999-10-25 株式会社次世代デジタルテレビジョン放送システム研究所 伝送制御信号送信方式と送受信装置
EP1919117B1 (en) * 1998-11-30 2014-10-15 Panasonic Corporation Packet retransmission control using priority information
JP2003324496A (ja) * 1998-11-30 2003-11-14 Matsushita Electric Ind Co Ltd データ伝送方法,及びパケットデータ構造
JP2001148678A (ja) * 1999-11-19 2001-05-29 Yrp Mobile Telecommunications Key Tech Res Lab Co Ltd マルチキャリア通信装置
FI19992695A (fi) * 1999-12-15 2001-06-16 Nokia Networks Oy Kanava-allokointimenetelmä solukkoradioverkossa
JP2001235335A (ja) * 2000-02-24 2001-08-31 Mitsubishi Electric Corp 地図データ送信装置、地図データ中継局、地図データ送信システム、地図データ送信方法、地図データ送信及び中継方法、地図データ送信方法をコンピュータに実行させるためのプログラムを記録したコンピュータ読み取り可能な記録媒体、及び地図データ送信及び中継方法をコンピュータに実行させるためのプログラムを記録したコンピュータ読み取り可能な記録媒体
JP3826653B2 (ja) * 2000-02-25 2006-09-27 Kddi株式会社 無線通信システムのサブキャリア割当方法
JP3719956B2 (ja) * 2000-06-26 2005-11-24 松下電器産業株式会社 移動体通信システム
EP2265075B1 (en) * 2000-06-26 2017-08-09 Panasonic Intellectual Property Corporation of America Mobile communication system wherein data transmission rate values are reported from the mobile station to the base station
JP2002252619A (ja) * 2001-02-26 2002-09-06 Yrp Mobile Telecommunications Key Tech Res Lab Co Ltd パケット通信装置
JP3801460B2 (ja) * 2001-04-19 2006-07-26 松下電器産業株式会社 基地局装置及び無線通信方法
US7206350B2 (en) * 2001-06-11 2007-04-17 Unique Broadband Systems, Inc. OFDM multiple sub-channel communication system
JP3742760B2 (ja) * 2001-07-03 2006-02-08 松下電器産業株式会社 無線通信システム及び無線通信方法
JP3675433B2 (ja) * 2001-10-17 2005-07-27 日本電気株式会社 移動通信システム及び通信制御方法並びにそれに用いる基地局、移動局
KR100533205B1 (ko) * 2001-10-17 2005-12-05 닛본 덴끼 가부시끼가이샤 이동 통신 시스템, 통신 제어 방법, 이것에 사용되는기지국 및 이동국
US7050395B1 (en) * 2001-11-30 2006-05-23 Redback Networks Inc. Method and apparatus for disabling an interface between network element data processing units
US6882850B2 (en) * 2001-12-03 2005-04-19 Sprint Spectrum L.P. Method and system for zone-based capacity control
US7020110B2 (en) * 2002-01-08 2006-03-28 Qualcomm Incorporated Resource allocation for MIMO-OFDM communication systems
JP3679759B2 (ja) * 2002-01-17 2005-08-03 松下電器産業株式会社 無線送信装置
WO2003085869A1 (fr) * 2002-04-09 2003-10-16 Panasonic Mobile Communications Co., Ltd. Procede et dispositif de communication par multiplexage par repartition orthogonale de la frequence (ofdm)
JP4022744B2 (ja) * 2002-08-01 2007-12-19 日本電気株式会社 移動通信システム及びベストセル変更方法並びにそれに用いる基地局制御装置
US7295517B2 (en) * 2002-11-27 2007-11-13 Texas Instruments Incorporated Method and apparatus for channel quality metric generation within a packet-based multicarrier modulation communication system
KR100489683B1 (ko) * 2002-12-02 2005-05-17 삼성전자주식회사 무선 랜에 있어서 다중 액세스 포인트의 부하 분산 장치및 그 방법
JP4073322B2 (ja) * 2003-01-23 2008-04-09 株式会社日立製作所 スペクトラム拡散無線通信システムおよび制御プログラム
JP4276009B2 (ja) * 2003-02-06 2009-06-10 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動局、基地局、無線伝送プログラム、及び無線伝送方法
US7668125B2 (en) * 2003-09-09 2010-02-23 Qualcomm Incorporated Incremental redundancy transmission for multiple parallel channels in a MIMO communication system
JP2005142766A (ja) * 2003-11-05 2005-06-02 Matsushita Electric Ind Co Ltd 基地局装置及び基地局装置におけるリソースの割り当て方法
JP4418377B2 (ja) 2004-01-29 2010-02-17 パナソニック株式会社 通信端末装置および基地局装置

Also Published As

Publication number Publication date
JP2005244958A (ja) 2005-09-08
JP4418377B2 (ja) 2010-02-17
KR20060130153A (ko) 2006-12-18
CN1914838A (zh) 2007-02-14
CN1914838B (zh) 2010-09-29
BRPI0507202A (pt) 2007-06-12
KR101065156B1 (ko) 2011-09-16
US8064897B2 (en) 2011-11-22
EP1705818A1 (en) 2006-09-27
WO2005074178A1 (ja) 2005-08-11
US20070155323A1 (en) 2007-07-05
BRPI0507202A8 (pt) 2016-08-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0507202B1 (pt) aparelho de transmissão / recepção e método de transmissão / recepção
US10420125B2 (en) Mobile communication terminal device and method for selecting a virtual carrier for machine-type communications based on measurements of channel conditions
ES2728783T3 (es) Aparato de comunicación por radio y método de asignación de subportadoras
US9137000B2 (en) Base station apparatus and method for controlling channel quality indicator transmission
KR100839011B1 (ko) 광대역 통신 시스템내에서 협대역 신호들을 송신 및 수신하기 위한 방법 및 장치
US9209956B2 (en) Segment sensitive scheduling
JP4495676B2 (ja) 送信装置および送信方法
JP5463393B2 (ja) 基地局装置及び無線通信装置
BRPI0508692B1 (pt) Método e aparelho para a transmissão / recepção de uma informação de qualidade de canal em um sistema de comunicação que usa um esquema de multiplexação de divisão de freqüência ortogonal
EP3314793B1 (en) Enabling higher-order modulation in a cellular network
US8634351B2 (en) LTE baseband receiver and method for operating same
US10057794B2 (en) Mobile communication base station and method for selecting a virtual carrier for machine-type communications based on measurements of channel conditions
US11070338B2 (en) Transmission or reception of a reference signal in a wireless communication system
US20090080341A1 (en) Wireless communications device
KR101567893B1 (ko) 광대역 무선통신 시스템에서 맵 크기 추정 장치 및 방법
KR100964215B1 (ko) 직교 주파수 분할 다중 방식을 사용하는 통신 시스템에서 채널 품질 정보의 송수신 방법 및 장치

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: PANASONIC CORPORATION (JP)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: PANASONIC INTELLECTUAL PROPERTY CORPORATION OF AME

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/12/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.