BRPI0505888B1 - Formulações cosméticas ou dermatológicas, kit e método para o cuidado da pele - Google Patents

Formulações cosméticas ou dermatológicas, kit e método para o cuidado da pele Download PDF

Info

Publication number
BRPI0505888B1
BRPI0505888B1 BRPI0505888-0A BRPI0505888A BRPI0505888B1 BR PI0505888 B1 BRPI0505888 B1 BR PI0505888B1 BR PI0505888 A BRPI0505888 A BR PI0505888A BR PI0505888 B1 BRPI0505888 B1 BR PI0505888B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cosmetic
composition
dermatological formulations
formulations according
aqueous
Prior art date
Application number
BRPI0505888-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Eduardo De Oliveira Praes
Tania Regina Oliveira Mendes
Israel Henrique S Feferman
Paola Maria Patriarca
Original Assignee
Botica Com Farmacêutica Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Botica Com Farmacêutica Ltda filed Critical Botica Com Farmacêutica Ltda
Priority to BRPI0505888-0A priority Critical patent/BRPI0505888B1/pt
Publication of BRPI0505888A publication Critical patent/BRPI0505888A/pt
Publication of BRPI0505888B1 publication Critical patent/BRPI0505888B1/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Description

“FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS, KIT E MÉTODO PARA O CUIDADO DA PELE” A presente invenção refere-se a formulações cosméticas ou dermatológicas compostas de pelo menos três composições cosméticas ou dermatológicas com diferentes funções para o cuidado da pele, sendo uma primeira composição um gel aquoso ou uma emulsão do tipo óleo em água com pH próximo ao neutro (A), uma segunda composição de natureza glicólica contendo um agente indicador colorimétrico de alterações de pH (B) e uma terceira composição de base aquosa ou hidroglicólica com pH ácido (C), correspondendo a veículos cosmeticamente aceitáveis, refere-se ainda a um kit contendo tais composições e a um método para cuidado da pele através da mistura de duas ou mais composições cosméticas, no momento que precede ao uso.
Com o passar dos anos, a pele sofre alterações estruturais, fisiológicas e bioquímicas, resultantes do envelhecimento intrínseco e extrínseco. A pele se torna mais áspera, ressecada, perde a tonicidade e firmeza, e a pigmentação se torna mais irregular, resultando no aparecimento de manchas. A pele fica mais seca, como conseqüência da diminuição da secreção sebácea e do aumento da perda transepidermal de água, principalmente nas mulheres. O ressecamento é muitas vezes acompanhado de coceira e desconforto. Há uma redução do metabolismo e a renovação celular se torna mais lenta. Consta que aproximadamente 80% das mulheres de idade superior a 60 anos possuem a pele em condições ressecadas, acompanhada de descamação, sensação de repuxamento, coceira e queimação. Porém, esses sintomas podem ocorrer de forma diferente em homens e mulheres, que independentemente da idade, podem apresentá-los em maior ou menor proporção.
As conseqüências do envelhecimento intrínseco ou extrínseco ainda não podem ser totalmente combatidas através de produtos cosméticos, porém podem Ser atenuadas e tornadas menos perceptíveis. A aspereza da pele pode ser reduzida através de procedimentos de esfoliação, que além de remover as células da camada córnea, estimula a renovação celular. A esfoliação pode ser física, através do uso de partículas ásperas à pele, ou química, através do uso de ácidos orgânicos. Para contornar o problema de ressecamento da pele, substâncias umectantes ou semi-oclusivas podem ser utilizadas. A hidratação da pele contribui também para a redução da coceira e vermelhidão.
Ingredientes ativos podem ser utilizados para aumentar a síntese das proteínas estruturais da derme, tais como colágeno e elastina, aumentando a firmeza e tonicidade da pele, ou podem ainda reduzir a pigmentação, atenuando manchas. Muitos ingredientes ativos hidrossolúveis consagrados pela sua atividade apresentam o inconveniente de ser instáveis na presença de água, o que dificulta a inclusão em composições cosméticas. A customização é um recurso oferecido em diversas áreas de bens de consumo, e trata de soluções personalizadas desenvolvidas após um levantamento de necessidades para cada situação. Cada solução é tratada como única na sua elaboração e apresentação. A customização é a apresentação de um conjunto de ferramentas básicas, que podem sozinhas resolver o problema em questão, como podem necessitar de ajustes ou criação de novas ferramentas complementares. No caso de composições cosméticas, a customização pode ser oferecida através da oferta de diferentes composições, que dependendo da proporção em que são misturadas, proporcionam diferentes benefícios, em diferentes níveis, para os cuidados da pele do usuário. Esse recurso traz ao usuário a sensação de que o produto é específico para ele, e de que melhor atenderá às suas necessidades, também específicas.
Outro aspecto importante no desenvolvimento de produtos cosméticos é a estimulação polisensorial, que busca causar o máximo de impacto sobre os sentidos do ser humano e assim conseguir maior eficiência na transmissão de mensagens aos usuários. Estudos comprovam que quanto mais estímulos sensoriais são aplicados aos objetos, mais estes atendem às realidades humanas.
Os produtos cosméticos são percebidos principalmente através do tato, olfato e visão, este último pouco estimulado em composições para os cuidados da pele, e frequentemente presente nas embalagens e em produtos para a maquiagem.
Os documentos US6015568 e W09913859 descrevem composições cosméticas ou farmacêuticas anidras capazes de estabilizar o retinol e outros retinóides, para o tratamento de desordens da pele, em particular a acne. O documento JP08245336 refere-se a um sistema de distribuição de vitamina C apresentando uma composição aquosa e outra anidra, em compartimentos separados, para garantir a estabilização da vitamina C. A embalagem bicompartimentada dispensa simultaneamente as duas composições, ativando a vitamina C no momento da aplicação. A patente US6516245 protege um método e um equipamento para oferecer cosméticos personalizados. O consumidor seleciona as informações de ingredientes de base e uma composição cosmética é dispensada de acordo com a escolha customizada em uma superfície intermediária, para subsequente aplicação. O pedido de patente US20040004309 descreve uma formulação de produto para cuidados pessoais que envolvem a obtenção de elementos do perfil pessoal do usuário, tais como tipo e condição dos cabelos, tipo de pele, de estilo de vida, etnia, solicitando preferências pessoais como, por exemplo, cor e textura, e a formulação de um produto baseado no perfil e preferências pessoais. O pedido de patente W004091477 descreve um kit para o preparo de cosméticos personalizados e interativos, através da mistura de diferentes componentes com alimentos naturais frescos ricos em vitaminas e antioxidantes, permitindo ao consumidor preparar o seu cosmético no momento que precede à aplicação sobre a pele, preservando o frescor do cosmético e aumentando o seu desempenho.
Diferentemente desta invenção, os pedidos de patentes e patentes citados não associam o preparo de produtos personalizados contendo ingredientes ativos para a esfoliação, hidratação e cuidado da pele, à incorporação de ingredientes ativos hidrossoíúveis de difícil estabilização, e a característica de alteração de cor durante o preparo indicando visualmente a aditivação do produto. Igualmente, os pedidos de patentes e patentes citados não conferem a adaptabilidade no cuidado da pele em diferentes condições e com diferentes necessidades, aliada ao aspecto lúdico e ao estímulo polisensorial.
Um dos objetivos da presente invenção compreende proporcionar formulações cosméticas compostas de pelo menos três composições cosméticas ou dermatológicas com diferentes funções para o cuidado da pele, e kit contendo as mesmas.
Um outro objetivo da presente invenção compreende um método para cuidado da pele através da mistura de duas ou mais composições cosméticas, no momento que precede ao uso. A presente invenção descreve formulações cosméticas compostas de uma ou mais composições cosméticas ou dermatológicas, sendo a primeira delas uma composição de natureza aquosa em forma de gel ou emulsão com pH próximo ao neutro (A); a segunda correspondendo a um veículo cosmeticamente aceitável de natureza glicólica que deverá conter um agente indicador colorimétrico de alterações de pH (B); e a terceira composição apresentando pH ácido, através da inclusão de ácidos orgânicos ou de ingredientes cosméticos ativos nesta faixa de pH (C); e um método para cuidado da pele através da mistura das três composições cosméticas, inicialmente (B) sobre (A), seguida pela adição de (C). A primeira composição (A) apresenta benefícios de cuidado da pele, tais como umectação, hidratação, além de poder conter ingredientes ativos normalmente estáveis em meio hidrofílico ou em meio emulsionado. Deve apresentar-se igualmente estável em pH neutro ou levemente ácido (pH entre 5,0 e 7,5), seu pH original, e em pH ácido (pH entre 3,5 e 5,0), já que este será o pH da formulação final após a mistura, no momento da aplicação sobre a pele. A segunda composição (B) atua como meio para estabilizar ingredientes ativos de difícil estabilização em base aquosa, sendo composta principalmente por glicóis. Esta composição inclui um agente indicador colorimétrico de alterações de pH, capaz de colorir a composição (A) em pH neutro ou levemente ácido, e de mudar de cor com a alteração para o pH ácido. A terceira composição (C) apresenta o benefício de contribuir com a ação da mistura final proporcionando esfoliação química através de ácidos orgânicos, além de causar uma alteração de cor da formulação. O método para cuidado da pele permite que o usuário do kit de composições cosméticas, conforme a presente invenção, prepare as formulações reivindicadas através da mistura das composições (A), (B) e (C) conforme a sua necessidade no momento que precede ao uso, permitindo assim uma customização do produto obtido. Esse método permite ainda uma visualização da aditivação da composição (A), através de alterações sucessivas de cor na medida em que o usuário adiciona as composições (B) e (C). Adicionalmente, torna a experiência de cuidados faciais mais lúdica e diferenciada, em função de seu apelo polisensorial. A composição (A) deverá ser de base aquosa e apresentar pH próximo ao neutro, e poderá conter agentes umectantes e ingredientes ativos hidrossolúveis ou lipossolúveis. A composição (B), de base glicólica, deverá conter um agente indicador colorimétrico de alterações de pH, e poderá conter ingredientes ativos hidrossolúveis de difícil estabilização em base aquosa. A composição (C) deverá apresentar um pH ácido, através da inclusão de ácidos orgânicos ou de ingredientes cosméticos ativos nesta faixa de pH. Ao adicionar a composição (B) sobre a (A), o usuário perceberá uma alteração de cor em função da presença do agente indicador de pH, ao mesmo tempo em que estará enriquecendo o seu produto com ingredientes ativos para o cuidado da pele. Ao adicionar a composição (C), haverá uma nova alteração de cor, devido à alteração do pH para uma faixa ácida, e o produto será novamente aditivado com ingredientes ativos com outras funções. Opcionalmente, o usuário poderá utilizar a composição (A) em sua forma pura, ou aditivada apenas com a composição (B), ou apenas com a composição (C), conforme a sua necessidade. A composição (A) pode ser apresentada em forma de gel ou emulsão do tipo óleo em água (O/A). É obtida pela combinação de ingredientes cosméticos hidrofílicos tais como polímeros espessantes, umectantes, solubilizantes, conservantes, estabilizantes, ingredientes ativos hidrofílicos, antioxidantes, extratos vegetais, fragrância cosmética, entre outros, no caso do gel. A emulsão poderá conter ainda uma fase oleosa incluindo silicones, gomas de silicones, elastômeros de silicones, ésteres e éteres cosméticos, óleo mineral e suas frações ou derivados, álcoois de Guerbert, triglicérides, filtros solares, ingredientes ativos lipofílicos, entre outros, além de agentes emulsionantes. As emulsões do tipo O/A, apresentam normalmente teores de emulsionantes entre 5,00% e 30,00% em relação ao teor total de fase oleosa da composição. É importante que esta composição permaneça estável e mantenha a sua integridade em diferentes faixas de pH, já que o pH final da mistura será ácido. Exemplos de agentes espessantes de fase aquosa resistentes à faixa de pH entre 3,5 e 7,5 são as gomas do tipo xantana ou esclerotium, amidos e amidos modificados, sílicas hidrofílicas, entre outros, usados em concentrações entre 0,01% a 15% em massa. A emulsão pode ser espessada igualmente por álcoois graxos, ésteres graxos ou ceras, em concentrações entre 0,1% a 15% em massa. A composição (A) poderá ou não conter agentes modificadores de sensorial, tais como amidos, nylon, acrilatos, polímeros de silicone. Um agente corretor de pH deverá ser incluído, caso seja necessário ajustar o pH em torno da faixa desejada, próxima à neutralidade. Exemplos de corretores de pH são a trietanolamina, o hidróxido de sódio ou de potássio, entre outros. O pH ideal desta composição depende do agente indicador colorimétrico de pH utilizado na composição (B), podendo variar entre 5,0 e 7,5. A composição (B) conforme esta invenção pode conter diferentes tipos de glicóis, tais como glicerol, butilenoglicol, propilenoglicol, dipropilenoglicol, hexilenoglicol, entre outros e pode ainda conter algum tipo de álcool, preferencialmente o etanol. Atua como meio de proteção para ingredientes ativos de difícil estabilização em base aquosa, como por exemplo, vitaminas, extratos vegetais ricos em polifenóis e agentes antioxidantes. Deve conter obrigatoriamente um agente indicador colorimétrico de alterações de pH, como por exemplo, o ácido carmínico, o p-nitrofenol, a resazurina e o vermelho de metila, ou preferencialmente um extrato vegetal de flores, como por exemplo, o hibisco {Hibiscus sp.\ conhecido por esta propriedade. As flores de hibisco contêm pigmentos hidrossolúveis do tipo antocianinas, cuja cor é pH dependente. As antocianinas do hibisco são igualmente conhecidas por sua propriedade antioxidante. O meio glicólico contribui para a estabilização do extrato do hibisco até o momento do uso, já que este é instável em meio aquoso. A composição (B) pode compreender ainda na sua composição espessantes, ingredientes ativos, umectantes, agentes antioxidantes, conservantes, estabilizantes, extratos vegetais, óleos essenciais, fragrâncias cosméticas ou vitaminas. A composição (C) conforme esta invenção apresenta natureza aquosa ou hidroglicólica, com pH ácido, preferencialmente entre 3,5 e 5,0. Deve conter ácidos orgânicos de uso cosmético, com o objetivo de promover a exfoliação química da pele. Entre os ácidos mais comumente utilizados estão os alfa-hidroxiácidos tais como ácido lático, málico, glicólico, cítrico e tartárico, os beta-hidroxiácidos, tais como o ácido salicílico, os poli-hidroxiácidos, tais como ácido glucônico e lactobiônico, entre outros, em concentrações que podem variar de 0,1% a 30,0% em massa. A concentração dos ácidos na composição (B) deve ser preferencialmente a máxima permitida, desde que não comprometa a segurança do produto, no caso do usuário utilizá-la pura sobre a pele, objetivo este que não está incluído nesta invenção. A composição de natureza aquosa ou hidroglicólica (C) pode compreender adicionalmente outros componentes tais como ingredientes ativos em pH ácido, umectantes, conservantes ou estabilizantes. A composição (C) poderá conter igualmente um agente corretor do pH com a finalidade de ajustá-lo à faixa desejada, como por exemplo, a trietanolamina ou o hidróxido de sódio ou de potássio.
As composições (A), (B) e (C) desta invenção são apresentadas em frascos individuais, oferecidos ao consumidor final em forma de kit de cuidado para a pele, contendo opcionalmente um recipiente para a mistura, colheres medidoras, conta-gotas ou espátulas. O método para cuidado da pele conforme essa invenção consiste da adição de uma medida pré-determinada da composição (A) a um recipiente e da adição de algumas gotas da composição (B) sobre ela, seguida de mistura. Após a verificação de que o produto adquiriu uma coloração homogênea, algumas gotas da composição (C) devem ser adicionadas até que o produto final apresente tonalidade diferenciada e homogênea após a mistura. A alteração final de cor indicará que a mistura está adequada para a aplicação sobre a pele. O exemplo seguinte é ilustrativo da invenção. Os materiais estão combinados e as quantidades representadas em porcentagem, baseado no peso total da composição. A Formulação: Composição (A) O Método: Ο método para o cuidado da pele referente às composições do exemplo: adicionar 5g da composição (A) em um recipiente, em seguida adicionar lml da composição (B). Misturar até a obtenção de uma coloração lilás homogênea. Adicionar lml da composição (C) e misturar até a obtenção de uma coloração rosa homogênea. Aplicar o produto final da mistura sobre a pele.
Esta invenção não se limita às representações aqui comentadas ou ilustradas, devendo ser compreendida em seu amplo escopo. Muitas modificações e outras representações da invenção virão à mente daquele versado na técnica à qual essa invenção pertence, tendo o benefício do ensinamento apresentado nas descrições anteriores. Além disso, é para ser entendido que a invenção não está limitada à forma específica revelada, e que modificações e outras formas são entendidas como inclusas dentro do escopo das reivindicações anexas. Embora termos específicos sejam empregados aqui, eles são usados somente de forma genérica e descritiva e não como propósito de limitação.

Claims (14)

1) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS caracterizadas pelo fato de compreenderem uma ou mais composições cosméticas, sendo a primeira de natureza aquosa (A), com pH entre 5,0 e 7,5, obtida pela combinação de ingredientes cosméticos hidrofílicos tais como polímeros espessantes, umectantes, solubilizantes, conservantes, estabi-lizantes, ingredientes ativos hidrofílicos, antioxidantes, extratos vegetais, fragrância cosmética, entre outros; a segunda composição de natureza glicólica (B), contendo agente indicador colorimétrico de pH, ácido carmínico, p-nitrofenol, resazurina, vermelho de metila ou um extrato de flores rico em antocianinas, em concentração entre 0,1% e 80,0% em massa; e a terceira composição de natureza aquosa ou hi-droglicólica (C) contendo ácidos orgânicos, alfa-hidroxiácidos, beta-hidroxiácidos ou poli- hidroxiácidos, em concentração entre 0,1% e 30,0% em massa e pH entre 3,5 e 5,0.
2) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que a composição de natureza aquosa (A) é constituída na forma de um gel aquoso.
3) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que a composição de natureza aquosa (A) é constituída na forma de uma emulsão do tipo óleo em água.
4) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizadas pelo fato de que a composição de natureza aquosa (A) na sua forma de emulsão compreende ingredientes cosméticos oleosos como silicones, gomas de silicones, elastômeros de silicones, ésteres e éteres cosméticos, óleo mineral e suas frações ou derivados, álcoois de alfa-hidroxiácidos, beta- hidroxiácidos ou poli- hidroxiácidos. Guerbert, triglicérides, ceras cosméticas, filtros solares, vitaminas, ingredientes ativos, ou suas misturas.
5) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizadas pelo fato de que os agentes espes-santes da composição de natureza aquosa (A) na forma de emulsão são ceras cosméticas, álcoois ou ésteres graxos em concentrações entre 0,1 a 15% em massa.
6) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que os agentes espessantes da composição de natureza aquosa (A) são estáveis à alteração do pH para a condição mais ácida.
7) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que os agentes espessantes são gomas, amidos ou sílicas, na concentração entre 0,01 a 15% em massa, capazes de manter sua estrutura na faixa de pH entre 3,5 e 7,5.
8) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que a composição de natureza aquosa (A) compreende adicionalmente outros componentes tais como agentes tensoativos, filtros solares, óleos essenciais, modificado-res de sensorial ou agentes corretores de pH.
9) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato do extrato de flores rico em antocianinas do agente indicador colorimétrico disperso na composição (B) se tratar, preferencialmente, de um extrato de flores do gênero Hibiscus sp.
10) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que a composição de natureza glicólica (B) apresenta como veículo preferencialmente o glicerol, propilenoglicol, hexilenoglicol, butilenoglicol, dipropilenoglicol ou suas misturas.
11) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que a composição de natureza glicólica (B) apresenta adicionalmente outros componentes tais como espessantes, ingredientes ativos, umectantes, agentes antioxi-dantes, conservantes, estabilizantes, extratos vegetais, óleos essenciais ou fragrância cosmética.
12) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que a composição de natureza glicólica (B) apresenta adicionalmente ingredientes ativos de difícil estabilização em base aquosa, tais como vitaminas, antioxidantes e extratos vegetais ricos em polifenóis.
13) FORMULAÇÕES COSMÉTICAS OU DERMATOLÓGICAS de acordo com a reivindicação 1, caracterizadas pelo fato de que a composição de natureza aquosa ou hidroglicólica (C) apresenta adicionalmente outros componentes tais como ingredientes ativos em pH ácido, umectantes, conservantes, estabilizantes ou agente corretor de pH.
14) KIT PARA O CUIDADO DA PELE, caracterizado pelo fato de compreender as composições (A), (B) e/ou (C) conforme reivindicações 1 a 13, que são apresentadas em frascos separados.
BRPI0505888-0A 2005-12-21 2005-12-21 Formulações cosméticas ou dermatológicas, kit e método para o cuidado da pele BRPI0505888B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0505888-0A BRPI0505888B1 (pt) 2005-12-21 2005-12-21 Formulações cosméticas ou dermatológicas, kit e método para o cuidado da pele

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0505888-0A BRPI0505888B1 (pt) 2005-12-21 2005-12-21 Formulações cosméticas ou dermatológicas, kit e método para o cuidado da pele

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0505888A BRPI0505888A (pt) 2007-09-25
BRPI0505888B1 true BRPI0505888B1 (pt) 2015-06-02

Family

ID=38516084

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0505888-0A BRPI0505888B1 (pt) 2005-12-21 2005-12-21 Formulações cosméticas ou dermatológicas, kit e método para o cuidado da pele

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0505888B1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102018222134A1 (de) * 2018-12-18 2020-06-18 Henkel Ag & Co. Kgaa Zweikomponenten-Haarpflegemittel, Verfahren zur Herstellung eines kosmetischen Mittels und Verwendung des Zweikomponenten-Haarpflegemittels

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0505888A (pt) 2007-09-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN107427451B (zh) 多层化妆品组合物
RU2681954C2 (ru) Композиция
KR101934208B1 (ko) 식물 태지 성분을 포함하는 피부 보습용 화장료 조성물
AU2015261352B2 (en) Extemporaneous cosmetic and/or dermatological preparations
KR102652363B1 (ko) 조성물
CN103989601A (zh) 一种焕颜保湿嫩肤面霜及其制备方法
KR102359729B1 (ko) 유화 제형의 끈적임 저감 및 투명도 향상용 화장료 조성물
Akhtar et al. Formulation and in-vivo evaluation of a cosmetic multiple emulsion containing vitamin C and wheat protein
RU2591789C1 (ru) Косметическая композиция для ухода за кожей лица и шеи
JP2001288032A (ja) 活性酸素消去剤及び老化防止皮膚化粧料
US10682306B1 (en) Compositions and methods for treating skin
ITMI981895A1 (it) Composizione cosmetica e/o idratante
BRPI0505888B1 (pt) Formulações cosméticas ou dermatológicas, kit e método para o cuidado da pele
TW202308591A (zh) 化妝料
KR100667182B1 (ko) 오소리 오일을 함유하는 피부 건조증 개선용 화장료
ES2268293T3 (es) Utilizacion de un derivado 7-oxidado de dhea para el tratamiento de las pieles secas.
Rähse Design of skin care products
RU2286135C1 (ru) Крем для век
KR102548089B1 (ko) 살리실산 및 비타민 c 유도체를 포함하는 화장료 조성물의 제조방법 및 이로부터 제조된 화장료 조성물
KR102281403B1 (ko) 비자 세라마이드와 울금 및 동백유박 추출물을 포함하는 피부 주름 개선용 화장료 조성물
KR102513929B1 (ko) 피부탄력을 위한 조성 및 조성비를 가지는 기능성 화장료, 이의 제조방법 및 이를 이용한 화장품
KR20130057634A (ko) Egcg의 안정화 방법 및 egcg를 함유하는 피부 미백용 조성물
RU2307645C1 (ru) Крем для ухода за кожей лица
KR101957351B1 (ko) 아로니아를 이용한 천연 화장료 조성물
Wani et al. Research on Anti-wrinkle Cream

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: BOTICA COMERCIAL FARMACEUTICA LTDA. (BR/PR)

Free format text: NOME ALTERADO DE: BOTICA COMERCIAL FARMACEUTICA S.A

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A61K 7/48 , A61K 9/107 , A61K 31/125 , A61K 31/185

Ipc: A61K 8/02 (2006.01), A61K 8/97 (2006.01), A61Q 19/

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/12/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61K 8/02 (2006.01), A61Q 19/00 (2006.01)