BRPI0500271B1 - Motor turbo-jato - Google Patents

Motor turbo-jato Download PDF

Info

Publication number
BRPI0500271B1
BRPI0500271B1 BRPI0500271-0A BRPI0500271A BRPI0500271B1 BR PI0500271 B1 BRPI0500271 B1 BR PI0500271B1 BR PI0500271 A BRPI0500271 A BR PI0500271A BR PI0500271 B1 BRPI0500271 B1 BR PI0500271B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bearing
compressor shaft
fan
shaft
forming
Prior art date
Application number
BRPI0500271-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Guy Lapergue
Régis Servant
Gaël Bouchy
Original Assignee
Snecma
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Snecma filed Critical Snecma
Publication of BRPI0500271A publication Critical patent/BRPI0500271A/pt
Publication of BRPI0500271B1 publication Critical patent/BRPI0500271B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D21/00Shutting-down of machines or engines, e.g. in emergency; Regulating, controlling, or safety means not otherwise provided for
    • F01D21/04Shutting-down of machines or engines, e.g. in emergency; Regulating, controlling, or safety means not otherwise provided for responsive to undesired position of rotor relative to stator or to breaking-off of a part of the rotor, e.g. indicating such position
    • F01D21/045Shutting-down of machines or engines, e.g. in emergency; Regulating, controlling, or safety means not otherwise provided for responsive to undesired position of rotor relative to stator or to breaking-off of a part of the rotor, e.g. indicating such position special arrangements in stators or in rotors dealing with breaking-off of part of rotor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Rolling Contact Bearings (AREA)
  • Mounting Of Bearings Or Others (AREA)

Description

“MOTOR TURBO-JATO” A presente invenção pertence à área de motores a jato e, mais particularmente, a motores cujo ventilador é integrado com um eixo de acionamento que é suportado por um primeiro mancai e um segundo mancai. O dito motor turbo-jato, à montante para jusante na direção da corrente de descarga, compreende um ventilador, um ou mais estágios de compressor, um ou mais estágios de turbina e um tubo de descarga. O ventilador compreende um rotor dotado de lâminas sobre a sua circunferência, as quais, quando feitas girar, conduzem ar para o interior do motor turbo-jato. O rotor do ventilador é suportado pelo eixo do rotor de baixa pressão do motor. Ele é centralizado sobre o eixo do motor a jato por meio de um primeiro mancai que está à montante de um segundo mancai unido à estrutura fixa, à carcaça intermediária em particular.
No restante da descrição, na medida em que o ventilador é montado integrado com o eixo do compressor, que é o eixo do rotor de baixa pressão em um motor de corpo duplo, este eixo deve ser designado pelo termo único eixo do compressor. O primeiro mancai é suportado por uma peça de suporte que forma um recinto ao redor do eixo do compressor orientado para jusante partir do primeiro mancai e que é preso a uma estrutura fixa do motor a jato. O segundo mancai é suportado por uma peça de suporte que também é presa a uma estrutura fixa do motor a jato.
Pode acontecer que uma lâmina do ventilador seja perdida acidentalmente. O resultado é desbalanceamento substancial no eixo do compressor, o que conduz a cargas e vibrações sobre os mancais, transmitidas por meio de suas peças suporte para as estruturas fixas do motor a jato, o qual pode, portanto, ser danificado.
Para impedir o risco de dano muito extenso ao motor a jato, a estrutura pode ser superdimensionada ou, como proposto pela Patente FR 2.752.024, pode ser fornecido um sistema de desacoplamento para o primeiro mancai. A peça de suporte do primeiro mancai é presa à estrutura do motor a jato por meio de assim chamados parafusos de cisalhamento, que contém uma porção enfraquecida que provoca a sua ruptura se as cargas aplicadas são muito elevadas. Portanto, quando ocorre um desbalanceamento no eixo do compressor, as tensões induzidas no primeiro mancai são transmitidas para os parafusos de cisalhamento, os quais se quebram, desacoplando a peça de suporte do primeiro mancai da estrutura do motor a jato. De acordo com uma configuração, o suporte do segundo mancai está associado com o suporte do primeiro mancai, acompanhando-o no caso de desacoplamento. As tensões provocadas pelo desbalanceamento não são, então, mais transmitidas para a estrutura fixa do motor a jato por meio destas peças suporte.
Contudo, depois do desacoplamento dos mancais, o ventilador continua a girar, e é possível que o eixo do compressor não seja mais capaz de girar ao redor de seu eixo sofrendo deslocamento importante o qual que pode danificar a estrutura fixa do motor a jato. A Patente FR 2.752.024 fornece, neste caso, na estrutura fixa do motor a jato, uma crista que circunda a peça de suporte dos dois mancais e que atua como batente axial e como mancai de emergência.
Contudo, neste caso, o mancai de emergência está radialmente bastante distante dos mancais originais, o que modifica completamente a distribuição de tensões sobre as diversas partes do motor.
Finalmente, uma vez que o segundo mancai é capaz, em alguns casos, de assegurar a sustentação do eixo do compressor depois do desacoplamento do primeiro mancai, não é necessário que ambos os mancais sejam desacoplados simultaneamente de maneira sistemática, como é sempre preferível para manter o motor a jato em configurações que estão mais próximas do normal. A presente invenção se apresenta para superar estas desvantagens.
Para esta finalidade, a invenção é relativa a um motor turbo-jato que compreende uma estrutura fixa, um rotor do ventilador integrado com um eixo de acionamento suportado por um primeiro mancai e um segundo mancai, caracterizado pelo fato de incluir dispositivo que constitui dispositivo de retenção axial para o rotor do ventilador e/ou que forma um mancai de emergência, que opera em conjunto com o dispositivo da estrutura fixa e montado integrado com o eixo de acionamento.
Preferivelmente, uma vez que o motor a jato compreende um flange estrutural sobre o qual o segundo mancai é fixado, o dispositivo que constitui dispositivo de retenção axial para o ventilador e/ou que forma um mancai de emergência, compreende um disco de retenção montado no eixo de acionamento, e que opera em conjunto com um disco batente do flange, para reter axialmente o ventilador, e uma luva longitudinal do flange para formar um mancai de emergência.
Mais preferivelmente, o dispositivo que forma a retenção axial do ventilador e/ou um mancai de emergência é arranjado para transmitir tensões axiais diretamente para o eixo de acionamento. Se este não for o caso, no momento da retenção axial do ventilador, as tensões geradas sobre as peças suporte dos mancais poderíam se propagar ao longo da peça de suporte do segundo mancai e conduzir à ruptura da porca de travamento do segundo mancai no eixo do compressor. Tal ruptura deveria anular a retenção axial do segundo mancai sobre o eixo do compressor. Uma vez que o ventilador podería continuar a girar, ele podería acionar o eixo do compressor para a frente, o qual poderia deslizar no segundo mancai que não é retido axialmente, e sobre os outros elementos ajustados neste ponto. O resultado poderia ser expulsão do ventilador fora do motor a jato, cujas consequências poderíam ser desastrosas.
Vantajosamente, o segundo mancai compreende um anel interno, um anel externo e roletes montados entre os ditos anéis, o disco de retenção compreende dentes radiais que se apoiam axialmente sobre os dentes do eixo de acionamento e travados em rotação pelos dentes longitudinais do anel interno do segundo mancai. A invenção será mais facilmente entendida através da descrição a seguir de uma configuração preferencial do motor turbo-jato da invenção, com referência aos desenhos anexos, nos quais: A figura 1 mostra uma vista em perfil de seção axial da configuração preferencial da invenção, A figura 2 é uma vista ampliada da área da figura 1 contida dentro do espaço C; A figura 3 é uma vista traseira em perspectiva do eixo do compressor e do flange estrutural da configuração preferencial da invenção, A figura 4 é uma vista traseira em perspectiva explodida do eixo do compressor, do flange estrutural e anel de retenção, na configuração preferencial da invenção, A figura 5 é uma vista traseira em perspectiva explodida do eixo do compressor, do flange estrutural, do anel de retenção e do anel interno do segundo mancai, na configuração preferencial da invenção, A figura 6 é uma vista traseira em perspectiva explodida do eixo do compressor, flange estrutural, anel de retenção, anel íntemo do segundo mancai e o suporte para o segundo mancai, na configuração preferencial da invenção, A figura 7 é uma vista em perspectiva esquemática da montagem do anel externo no suporte do segundo mancai, na configuração preferencial da invenção, A figura 8 é uma vista em perspectiva do flange estrutural na configuração preferencial da invenção, A figura 9 é uma vista em seção lateral esquemática do segundo mancai, na configuração preferencial da invenção, depois da ruptura do eixo do compressor, e A figura 10 mostra uma vista em seção de uma outra configuração da invenção.
Com referência à figura 1, o motor turbo-jato da invenção compreende um ventilador 2, cujo rotor tem lâminas 3 que se estendem radialmente ao redor do eixo 4 do motor a jato. O eixo do ventilador 2 é fixo, à jusante de lâminas 3, ao eixo do compressor 5 de forma globalmente cilíndrica. Este é o eixo do compressor de baixa pressão. No restante desta descrição o conjunto do eixo do ventilador 2 e do eixo do compressor 2 deverá ser referenciado como o eixo do compressor 5 ou eixo de acionamento 5.0 eixo do compressor é suportado por um primeiro mancai 6 e um segundo mancai 7 localizado à jusante do primeiro mancai 6.
Com referência à figura 2, o primeiro mancai compreende um ariel interno 8 e um anel externo 9, entre os quais são montados mancais de esferas 10.0 anel interno 8 é montado integrado com o eixo do compressor 5 e o anel externo integrado com uma peça de suporte de mancai 11, chamada daqui em diante primeiro suporte de mancai 11. Os mancais de esfera 10 permitem rotação do anel interno 8, e dai do eixo do compressor 5 com relação ao anel externo 9, e daí com relação ao primeiro suporte de mancai 11. O primeiro suporte de mancai 11 se estende desde o primeiro mancai 6 na direção à jusante; ele é de forma globalmente cilíndrica, ligeiramente cônica, seu diâmetro aumentando na direção à jusante. Ele é montado sobre um flange 18 da estrutura fixa do motor a jato 1, integrado em particular com a carcaça intermediária do motor, e daí em diante chamado flange estrutural 18 por meio de um grampo à jusante 12, no qual parafusos de cisalhamento 13 são aparafusados. Estes parafusos de cisalhamento 13 compreendem uma porção enfraquecida 13' que tem baixa resistência às forças de tração que conduzem à sua ruptura quando tensões se tomam muito elevadas, em particular quando ocorre um desbalanceamento no eixo do compressor 5, em particular, em seguida à perda de uma lâmina 3. O segundo mancai 7 compreende um anel interno 14, um anel externo 15, entre os quais são montados roletes 16. O anel interno 14 é montado integrado com o eixo do compressor 5, e o anel externo 15 é montado integrado com a estrutura fixa do motor a jato 1 quando em operação normal, como será descrito abaixo. Os roletes 16 são montados paralelos ao eixo 4 do motor a jato 1 em um canal 14a que se estende ao redor da circunferência do anel interno 14, e são mantidos distantes uns dos outros por meio de um retentor 17 bem conhecido de pessoas versadas na técnica. Eles permitem rotação do anel interno 14 com relação ao anel externo 15, e com isto do eixo do compressor 5 com relação à estrutura fixa do motor a jato 1. O segundo mancai 7 é suportado por uma peça de suporte de mancai 19, daqui em diante chamada segundo suporte de mancai 19, que compreende uma carcaça 20, ou anel 20, que circunda de maneira apertada o anel externo 15 do segundo mancai 7, sobre cuja circunferência um grampo de fixação 21 se estende radialmente, aparafusado ao flange estrutural 18 por meio dos parafusos de cisalhamento 22. O anel externo 15 do segundo mancai 7 compreende uma superfície externa 23 de forma esférica convexa quando vista em seção axial. Esta superfície esférica convexa 23 se ajusta sobre a superfície interna 24 do anel 20 do segundo suporte de mancai 19 de forma esférica côncava. As duas superfícies esféricas, convexa 23 e côncava 24 formam entre elas uma conexão que forma uma junta esférica 23, 24. Elas são arranjadas de modo que, sob operação normal do motor a jato 1, a conexão que forma uma junta esférica 23, 24 não gira. O anel externo 15 do segundo mancai 7 é então fixado com relação ao segundo suporte de mancai 19, e daí com relação às partes fixas do motor a jato 1. Seu comportamento no caso de perda de uma lâmina 3 está descrito mais adiante. A descrição da estrutura dos elementos do motor a jato 1 na região do segundo mancai 7 será feita descrevendo a montagem de seus elementos com referência às figuras 3 até 6, o que irá contribuir no sentido do entendimento de seu arranjo.
Com referência à figura 3, o eixo do compressor 5 acima do flange estrutural 18 compreende duas porções anelares salientes à montante 25 e à jusante 26 que formam um sulco anelar 27. A porção saliente 26 compreende entalhes radiais 26', que formam com isto dentes 26" entre eles. Os dentes 26" e entalhes 26' são preferivelmente de igual dimensão circunferencial e, portanto, no global cada um se estende sobre metade da circunferência do eixo do compressor 5.
Com referência à figura 4, um disco de retenção 28 é montado no sulco anelar 27 do eixo do compressor 5. Este disco de retenção 28, em sua aresta radial interna, compreende entalhes 28' e dentes radiais 28" cujas dimensões circunferenciais correspondem àquelas de entalhes 26'e dentes 26" do eixo do compressoT 5. Na montagem, o disco de retenção 28 é ajustado sobre o eixo do compressor 5 na direção à montante, seus dentes 28" são inseridos em entalhes 26' do eixo do compressor 5 até que eles encontrem a superfície à jusante ter da porção anelar saliente à montante 25 do eixo do compressor 5; o disco de retenção 28 é então girado ao redor do eixo 4 do motor a jato 1 até que seus dentes 28" estejam alinhados axialmente com os dentes do eixo do compressor 5; nesta posição eles são rodeados entre a superfície à jusante da porção anelar saliente à montante 25 e a superfície à montante dos dentes 26" do eixo do compressor 5, enquanto os entalhes 26', 28' do eixo do compressor 5 e do disco de retenção 28 são alinhados axialmente.
Com referência à figura 5, o anel interno 14 do segundo mancai 7 em sua porção à montante compreende entalhes 14'e dentes longitudinais 14” cujas dimensões circunferenciais correspondem às dimensões circunferenciais de entalhes 26', 28' e de dentes 26”, 28” descritos anteriormente. O anel interno 14 é ajustado sobre o eixo do compressor 5 e seus dentes 14” são inseridos em entalhes 26', 28' do eixo do compressor 5 e do disco de retenção 28, até que eles encontrem a superfície à jusante da porção anelar saliente à montante 25 do eixo do compressor 5, a superfície transversal de seus entalhes 14' então encontrando dentes 26” do eixo do compressor 5. Portanto, os dentes 14” do anel interno 14 travam o disco de retenção 28 em rotação, cujos dentes 28” ” axialmente encontram os dentes 26” do eixo do compressor 5.
Com referência à figura 6, os roletes 16 são montados no anel interno 14, no canal 14a fornecido para esta finalidade; o retentor 17 que os mantém juntos não está mostrado. O anel externo 15 do segundo mancai 7 montado no segundo suporte de mancai 19 é ajustado ao redor de roletes 16; a superfície interna 15a do anel externo 15 é retilínea, de um ponto de vista de seção axial, tendo uma dimensão longitudinal maior do que os roletes 16. O grampo 21 do segundo suporte de mancai 19 é fixado ao flange estrutural 18 por meio de parafusos de cisalhamento 22. A montagem do anel externo 15 do segundo mancai 7 no anel 20 do segundo suporte de mancai 19 de modo a formar a conexão que constitui uma junta esférica 23,24 será explicada agora com referência à figura 7. O anel 20 do segundo suporte de mancai 19 compreende dois entalhes de montagem 20', 20” que são diametralmente opostos, cuja dimensão circunferencial corresponde à dimensão longitudinal do anel externo 15 do segundo mancai 7. O anel externo 15 está mostrado do lado voltado para o segundo mancai 19 e é deslizado para o interior destes entalhes 20', 20”. Ele é então girado 90°, de modo que a sua superfície externa 23 se apóia sobre a superfície interna 24 do anel 20 do segundo suporte de mancai 19, formando com isto uma conexão que forma uma junta esférica 23,24.
Outros elementos podem ser ajustados sobre o eixo do compressor 5 a jusante do anel interno 14 do segundo mancai 7. Por exemplo, neste caso com referência às figuras 1 e 2, um dispositivo de captura de movimento 29 é fornecido para acionar outros elementos por meio do movimento do eixo do compressor 5 juntamente com uma assim chamada junta de labirinto 30. Uma vez que todos os elementos tenham sido ajustados o conjunto é travado axialmente por meio de uma porca de travamento 31.
Com referência à figura 8, o flange estrutural 18 é furado em seu centro. Em sua parte central ele compreende uma luva longitudinal 32, em cuja extremidade à montante um disco batente 37 se estende de maneira contínua e radial para dentro, cuja aresta interna forma o furo central do flange 18. O disco batente 33 é arranjado de modo que a superfície à montante 34 do disco de retenção 28 é capaz de se apoiar sobre sua superfície à jusante 35. As superfícies de apoio 34, 35 formadas por estas duas superfícies 34, 35 são arranjadas de maneira complementar, de modo que o apoio de uma sobre a outra é tão homogêneo quanto possível. Na configuração descrita aqui de motor tubo-jato 1 da invenção, as superfícies de apoio 34, 35 são de forma cônica. Estas superfícies de apoio poderíam também ser planas, ou vantajosamente esféricas. A função do disco batente 33 é bloquear axialmente o eixo do compressor 5 no caso de ruptura, de modo que o ventilador 2, que é integrado com ele, não é acionado para a frente, como será explicado abaixo. O funcionamento do motor turbo-jato 1 da invenção, no caso de perda de uma lâmina 3 de ventilador 2, será descrito agora em mais detalhe. A perda de uma lâmina 3 provoca desbalanceamento no eixo do compressor 5. As tensões induzidas provocam ruptura dos parafusos de cisalhamento 13 que fixam o primeiro suporte de mancai 11 ao flange estrutural 18 e o desacoplamento deste suporte 11 da estrutura fixa do motor a jato 1. 0 segundo mancai 7 é em seguida não necessariamente desacoplado da estrutura fixa do motor a jato 1, a conexão que forma uma junta esférica 23,24 tomando possível absorver alguma flexão do eixo do compressor 5. Vimos que ajustamento do anel externo 15 do segundo mancai 7 no anel 20 do segundo suporte de mancai 19 é feito de modo que a conexão que forma uma junta esférica 23,24 não gira sob operação normal do motor a jato 1, porém é capaz de girar no caso de desbalanceamento no eixo do compressor 5. Portanto, flexão do eixo do compressor 5 provoca a rotação da conexão que forma uma junta esférica 23,24 ao redor do centro da esfera definida pelas superfícies esféricas 23,24 que formam esta esfera.
Caso a flexão do eixo do compressor 5 seja muito extensa, contudo, ou caso esta flexão não seja absorvível por simples rotação da conexão que forma uma junta esférica 23,24, em particular se a flexão é descentrada com relação ao eixo 4 do motor a jato 1, os parafusos de cisalhamento 22, que fixam o segundo suporte de mancai 19 ao flange estrutural 18, irão quebrar. Esta ruptura possibilita movimento radial do segundo mancai 7 e de seu suporte 19. Em adição, movimentos longitudinais são permitidos por meio do deslizamento axial de roletes 16 sobre a superfície interna 15a do anel externo 15 do segundo mancai 7, cuja dimensão longitudinal é maior do que aquela dos roletes 16.
Portanto, por meio da invenção, a cinemática de desacoplamento do primeiro mancai 6 é tolerada no segundo mancai 7 sem provocar o início de tensões em excesso sobre os roletes, uma vez que movimentos radiais longitudinais e angulares são permitidos no segundo mancai 7. Os movimentos das partes não são impedidos.
Caso os roletes 16 quebrem, contudo, o disco de retenção 28, por meio de sua superfície externa radial 36, é capaz de encontrar a superfície interna 37 da luva longitudinal 32 do flange 18; e estes então atuam como o mancai de emergência. Caso esta função seja requerida para o disco 28 e luva 32, a distância radial entre a superfície externa 36 do disco de retenção 28 e a superfície interna 37 da luva longitudinal 32 pode ser dimensionada de acordo.
Contudo, a ruptura do eixo do compressor 5 pode ocorrer a despeito dos diversos dispositivos de segurança descritos acima. Portanto, um sistema de segurança final é fornecido. No caso de ruptura do eixo do compressor 5 a rotação do ventilador 2 aciona o ventilador para a frente com o eixo do compressor 5 com o qual ele é integrado. A superfície à montante 34 do disco de retenção 28 então vem se encontrar com a superfície à jusante 35 do disco batente 33 integrado com a estrutura fixa do motor a jato 1. O disco batente 33 atua, portanto, como o batente axial para o ventilador 2 no caso de ruptura do eixo do compressor 5, ou do eixo da turbina com o qual o eixo do compressor 5 é integrado. A vantagem de uma forma esférica para as duas superfícies de apoio 34,35 do disco de retenção 28 e do disco batente 33, respectivamente, se toma claramente evidente aqui; ela possibilita contato homogêneo, independentemente da inclinação do eixo do compressor 5 com relação ao flange estrutural no momento de contato.
No e depois do contato, as tensões são transmitidas pelo disco de retenção 28 para seus dentes 28", os quais transmitem a mesma para os dentes 26" do eixo de compressor 5 e daí para o eixo do compressor 5. Portanto, por meio do arranjo do disco de retenção 28 e do anel interno 14 do segundo mancai 7 sobre o eixo do compressor 5, as tensões provocadas pela retenção axial do ventilador 2 pelo disco batente 33 não são transmitidas para a porca de travamento 31, uma transmissão que podería ter consequências desastrosas, uma vez que a ruptura da porca de travamento 31 podería conduzir ao deslizamento dos diversos elementos ajustados ao redor do eixo do compressor 5 e expulsão para a frente do ventilador 2 e do eixo do compressor 5; ao contrário, contudo, estas tensões são transmitidas para o eixo do compressor 5.
Com o dispositivo da invenção é possível, portanto, assegurar retenção axial do eixo do compressor e daí do ventilador 2 no segundo mancai 7, sem qualquer transmissão de quaisquer tensões de retenção para a porca de travamento 31 do segundo mancai 7. O dispositivo mancai de emergência e a retenção axial do motor a jato de acordo com a invenção foram descritas em combinação com a conexão que forma uma junta esférica 23,24, uma vez que suas funções são complementares.
Evidentemente, o dispositivo da invenção, com seu disco de retenção 28 e disco batente 33, arranjados de modo que suas tensões de contato não são transmitidas para a porca de travamento 31, porém diretamente para o eixo de compressor 5, pode ser aplicado a qualquer tipo de motor a jato que compreende um eixo de compressor 5 suportado por dois mancais 6,7, independentemente do tipo destes dois mancais 6,7.
Por exemplo, na figura 10, um motor turbo-jato 41 pode ser visto, o qual é praticamente similar ao motor a jato 1 descrito anteriormente. Em particular, ele compreender um eixo de acionamento 45 suportado por um primeiro mancai 46 e um segundo mancai 47. O primeiro mancai 46 é suportado por uma peça de suporte 411 ligada a um flange 418 similar ao flange 18 descrito anteriormente. O flange 418 em sua parte central também compreende uma luva longitudinal 432 em cuja extremidade à montante existe um disco batente 433 que se estende de maneira contínua e radial para dentro, cuja aresta interna forma o furo central do flange 418. O segundo mancai 47 compreende um anel interno 414 similar ao anel interno 14 descrito acima, e um anel externo 415, entre os quais roletes 416 são montados. O anel externo 415 em sua circunferência externa compreende um grampo de fixação 421 fixado ao flange 418. Um disco de retenção 428, similar ao disco de retenção 28 descrito acima, é montado no eixo de acionamento 45 de maneira similar. O disco de retenção 428 aqui é arranjado de modo que a distância radial entre a sua superfície externa 436 e a superfície interna 437 da luva longitudinal 432 é bastante curta, de modo que a função de mancai de emergência do disco de retenção 428 e da luva longitudinal 432 pode ser assegurada de maneira adequada. Portanto, caso os roletes 416 quebrem, a superfície externa 436 do disco de retenção 428 deverá encontrar a superfície interna 437 da luva longitudinal 432 para preencher sua função como o mancai de emergência, sem que deslocamento radial seja muito extenso.
Como antes, no caso de ruptura do eixo do compressor 45, a superfície à montante 434 do disco de retenção 428 vem encontrar a superfície à jusante 435 do disco batente 433, a qual atua como batente axial para o ventilador no caso de ruptura do eixo do compressor 45. Como antes, as duas superfícies de apoio envolvidas 434, 435 podem ser planas, transversais, cônicas ou esféricas.

Claims (5)

1. Motor turbo-jato que compreende uma estrutura fixa, um rotor do ventilador (2) integrado com um eixo de acionamento (5) suportado por um primeiro mancai (6) e por um segundo mancai (7), caracterizado pelo fato de compreender um dispositivo (28) que forma um dispositivo de retenção axial para o rotor do ventilador (2) e/ou que forma um mancai de emergência, que opera em conjunto com o dispositivo (32, 33) da estrutura fixa, e montado integrado com o eixo de acionamento (5).
2. Motor turbo-jato de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender um flange estrutural (18) sobre o qual 0 segundo mancai é fixado (7), no qual o dispositivo que forma o dispositivo de retenção axial para o ventilador (2) e/ou que forma um mancai de emergência, compreende um disco de retenção (28) montado no eixo de acionamento (5) e que opera em conjunto com um disco batente (33) de flange (18) para reter axialmente o ventilador (2) e com uma luva longitudinal (32) do flange (18) para formar um mancai de emergência.
3. Motor tubo-jato de acordo com qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato do dispositivo que forma o dispositivo de retenção axial para o ventilador (2) e/ou que forma um mancai de emergência ser arranjado para transmitir tensões axiais diretamente para o eixo de acionamento (5).
4.
Motor turbo-jato de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato do segundo mancai compreender um anel interno (14), um anel externo (15), e roletes (16) montados entre os ditos anéis (14,15), o disco de retenção (28) compreende dentes radiais (28”) que se apoiam axialmente sobre dentes (26”) do eixo de acionamento (5) e travados em rotação pelos dentes longitudinais (14”) do anel interno (14) do segundo mancai (7).
BRPI0500271-0A 2004-02-06 2005-01-19 Motor turbo-jato BRPI0500271B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0401145A FR2866068B1 (fr) 2004-02-06 2004-02-06 Turboreacteur a soufflante solidaire d'un arbre d'entrainement supporte par un premier et un deuxieme paliers

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0500271A BRPI0500271A (pt) 2005-09-27
BRPI0500271B1 true BRPI0500271B1 (pt) 2015-06-23

Family

ID=34684993

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0500271-0A BRPI0500271B1 (pt) 2004-02-06 2005-01-19 Motor turbo-jato

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7322180B2 (pt)
EP (1) EP1564352B1 (pt)
JP (1) JP4617166B2 (pt)
CN (1) CN100559021C (pt)
BR (1) BRPI0500271B1 (pt)
CA (1) CA2495982C (pt)
DE (1) DE602005018697D1 (pt)
ES (1) ES2335778T3 (pt)
FR (1) FR2866068B1 (pt)
RU (1) RU2386050C2 (pt)
UA (1) UA87965C2 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8499462B2 (en) * 2006-04-10 2013-08-06 The Gillette Company Cutting members for shaving razors
FR2907861B1 (fr) * 2006-10-26 2008-12-26 Snecma Sa Agencement de palier d'un arbre tournant et turboreacteur equipe d'un tel agencement
FR2915511B1 (fr) * 2007-04-27 2012-06-08 Snecma Limitation de survitesse du rotor d'une turbine de turbomachine
FR2925123A1 (fr) * 2007-12-14 2009-06-19 Snecma Sa Etancheite de fixation de support de palier dans une turbomachine
US20100047077A1 (en) * 2007-12-28 2010-02-25 General Electric Company Ferry Flight Engine Fairing Kit
US20100043228A1 (en) * 2007-12-28 2010-02-25 James Lloyd Daniels Method of Preparing an Engine for Ferry Flight
FR2929358B1 (fr) * 2008-03-25 2010-08-13 Snecma Palier de guidage d'arbre dans une turbomachine
US8118544B2 (en) * 2009-01-07 2012-02-21 Honeywell International Inc. Bearing and retention mechanisms
US8667775B1 (en) * 2009-08-05 2014-03-11 The Boeing Company Reverse flow engine core having a ducted fan with integrated secondary flow blades
TWI384132B (zh) * 2009-08-26 2013-02-01 Sunonwealth Electr Mach Ind Co 散熱風扇構造
FR2960026B1 (fr) * 2010-05-11 2014-05-16 Snecma Turboreacteur a montage frangible et moyen de retenue axiale de la soufflante
US8845277B2 (en) 2010-05-24 2014-09-30 United Technologies Corporation Geared turbofan engine with integral gear and bearing supports
US8573922B2 (en) 2010-06-15 2013-11-05 Rolls-Royce Corporation Bearing support
FR2965298B1 (fr) * 2010-09-28 2012-09-28 Snecma Moteur a turbine a gaz comprenant des moyens de retention axiale d'une soufflante dudit moteur
FR2966208B1 (fr) * 2010-10-13 2012-12-28 Snecma Boitier de liaison entre un arbre d'entrainement de soufflante de moteur et un palier de roulement
CA2760454C (en) 2010-12-03 2019-02-19 Pratt & Whitney Canada Corp. Gas turbine rotor containment
RU2459966C1 (ru) * 2011-04-06 2012-08-27 Открытое акционерное общество "Авиадвигатель" Опора газотурбинного двигателя
GB2494178B (en) * 2011-09-02 2013-07-31 Rolls Royce Plc A catcher ring assembly
US9115598B2 (en) 2012-06-05 2015-08-25 United Technologies Corporation Front bearing support for a fan drive gear system
FR2999237B1 (fr) 2012-12-11 2018-07-13 Safran Aircraft Engines Guidage d'arbres de turbomachine
FR3005098B1 (fr) * 2013-04-30 2015-05-15 Snecma Support de palier d'une turbomachine comportant une ouverture d'acces pour l'assemblage de servitudes
FR3016189B1 (fr) * 2014-01-07 2018-09-28 Safran Aircraft Engines Dispositif de reduction epicycloidal pour l'entrainement en rotation des ensembles de pales d'une turbomachine a reducteur
SE537987C2 (sv) * 2014-04-07 2016-01-12 Cgrain Ab Avbildningssystem för granulärt material med homogen bakgrund
FR3026774B1 (fr) * 2014-10-07 2020-07-17 Safran Aircraft Engines Turbomachine comportant un dispositif de freinage du rotor de soufflante.
GB201704984D0 (en) * 2017-03-29 2017-05-10 Rolls Royce Plc Mitigation of effects of fan blade off in a gas turbine engine
FR3071546B1 (fr) 2017-09-25 2019-09-13 Safran Aircraft Engines Retention axiale de l'arbre de soufflante dans un moteur a turbine a gaz
JP7032279B2 (ja) * 2018-10-04 2022-03-08 本田技研工業株式会社 ガスタービンエンジン
FR3096744B1 (fr) * 2019-06-03 2022-01-14 Safran Aircraft Engines Ensemble de support et de guidage d’un arbre d’entrainement de turbomachine d’aeronef
FR3107089B1 (fr) 2020-02-07 2023-03-10 Safran Aircraft Engines Retenue axiale d’une soufflante dans un turboréacteur
US11408304B2 (en) * 2020-10-08 2022-08-09 Pratt & Whitney Canada Corp. Gas turbine engine bearing housing

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1152115A (en) * 1967-10-06 1969-05-14 Rolls Royce Rotary Bladed Fluid Flow Machine, e.g. a Fan Lift Engine
US4289360A (en) * 1979-08-23 1981-09-15 General Electric Company Bearing damper system
FR2640684B1 (fr) * 1988-12-15 1994-01-28 Snecma Turbomachine comportant un dispositif de freinage entre rotor de turbine et carter d'echappement
US5237817A (en) * 1992-02-19 1993-08-24 Sundstrand Corporation Gas turbine engine having low cost speed reduction drive
US5433584A (en) * 1994-05-05 1995-07-18 Pratt & Whitney Canada, Inc. Bearing support housing
FR2752024B1 (fr) * 1996-08-01 1998-09-04 Snecma Support d'arbre cassant a l'apparition d'un balourd
GB2320526B (en) * 1996-12-20 2000-09-20 Rolls Royce Plc Ducted fan gas turbine engine
GB2322165B (en) * 1997-02-15 2001-02-28 Rolls Royce Plc Ducted fan gas turbine engine
FR2773586B1 (fr) * 1998-01-09 2000-02-11 Snecma Turbomachine a freinage mutuel d'arbres concentriques
US6331078B1 (en) * 1998-12-23 2001-12-18 United Technologies Corporation Turbine engine bearing
FR2817912B1 (fr) * 2000-12-07 2003-01-17 Hispano Suiza Sa Reducteur reprenant les efforts axiaux generes par la soufflante d'un turboreacteur
US6428269B1 (en) * 2001-04-18 2002-08-06 United Technologies Corporation Turbine engine bearing support
US6877950B2 (en) * 2001-11-29 2005-04-12 Pratt & Whitney Canada Corp. Method and device for minimizing oil consumption in a gas turbine engine
DE10202977C1 (de) * 2002-01-26 2003-10-30 Mtu Aero Engines Gmbh Drehlagerung mit einer Sollbruchstelle
US6619030B1 (en) * 2002-03-01 2003-09-16 General Electric Company Aircraft engine with inter-turbine engine frame supported counter rotating low pressure turbine rotors
US6684626B1 (en) * 2002-07-30 2004-02-03 General Electric Company Aircraft gas turbine engine with control vanes for counter rotating low pressure turbines
US6846158B2 (en) * 2002-09-06 2005-01-25 General Electric Company Method and apparatus for varying the critical speed of a shaft
US7097412B2 (en) * 2003-02-14 2006-08-29 United Technologies Corporation Turbine engine bearing support
US7370467B2 (en) * 2003-07-29 2008-05-13 Pratt & Whitney Canada Corp. Turbofan case and method of making
FR2866069A1 (fr) * 2004-02-06 2005-08-12 Snecma Moteurs Turboreacteur a soufflante solidaire d'un arbre d'entrainement supporte par un premier et un deuxieme paliers
FR2866073B1 (fr) * 2004-02-11 2006-07-28 Snecma Moteurs Turboreacteur ayant deux soufflantes contrarotatives solidaires d'un compresseur a basse pression contrarotatif
FR2871517B1 (fr) * 2004-06-11 2006-09-01 Snecma Moteurs Sa Turbomachine avec moyens de retenue axiale du rotor
FR2874238B1 (fr) * 2004-08-12 2006-12-01 Snecma Moteurs Sa Turbomachine a soufflantes contrarotatives

Also Published As

Publication number Publication date
ES2335778T3 (es) 2010-04-05
EP1564352B1 (fr) 2010-01-06
US7322180B2 (en) 2008-01-29
DE602005018697D1 (de) 2010-02-25
CA2495982A1 (fr) 2005-08-06
RU2386050C2 (ru) 2010-04-10
JP4617166B2 (ja) 2011-01-19
EP1564352A2 (fr) 2005-08-17
EP1564352A3 (fr) 2005-08-31
JP2005220906A (ja) 2005-08-18
FR2866068B1 (fr) 2006-07-07
US20050172608A1 (en) 2005-08-11
RU2005102780A (ru) 2006-07-10
UA87965C2 (ru) 2009-09-10
BRPI0500271A (pt) 2005-09-27
FR2866068A1 (fr) 2005-08-12
CN100559021C (zh) 2009-11-11
CN1670347A (zh) 2005-09-21
CA2495982C (fr) 2011-11-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0500271B1 (pt) Motor turbo-jato
BRPI0500246B1 (pt) turborreator
JP4611358B2 (ja) 回転シャフト用の軸受機構およびこのような軸受機構を備えるタービンエンジン
KR940007395A (ko) 정속 유니버설 볼 조인트
RU2594396C2 (ru) Соединительный модуль между приводным валом вентилятора двигателя и подшипником качения
BR112017022476B1 (pt) Redutor com trem de engrenagens epicicloidal para uma turbomáquina, turbomáquina e processo de realização de um redutor
BR102016015947A2 (pt) conjunto de rolamento
BR112012025186B1 (pt) hélice sem carenagem para turbomáquina e turbomáquina
BR112016024852B1 (pt) Conjunto modular para uma turbomáquina
US20100278465A1 (en) Compliant spherical bearing mount
US9863273B2 (en) Isostatic suspension of a turbojet by rear double support
BR112016011185B1 (pt) Dispositivo para centragem e guia de rotação de uma árvore de turbomáquina, turbomáquina e processo de montagem do dispositivo
BR112015024392B1 (pt) Dispositivo de articulação com rótula para a suspensão de uma turbomáquina a um pilar ou a suspensão de um equipamento ao corpo da turbomáquina e turbomáquina
BR102015018134A2 (pt) dispositivo de fixação para um mancal de rolamento
ES2281056T3 (es) Conjunto que comprende un arbol giratorio y un apoyo de rodadura.
BR112014020834B1 (pt) Sistema de mancal de apoio
RU2615567C2 (ru) Удерживающий кронштейн для поддержания трубок рабочего колеса турбомашины и элемент турбомашины (варианты)
JP7059028B2 (ja) ガスタービンエンジン
US10578166B2 (en) Accessory assembly of a turbine engine
ES2371581T3 (es) Sistema de empalme que comprende medios de fijación de seguridad.
ES2898096T3 (es) Arbol planetario montado de forma pivotable
BR102016020294A2 (pt) embreagem de fricção centrífuga, conjunto de motores, e, dispositivo de acionamento de fluido
JP2019210767A (ja) ジェットファンの支持構造
JP3980693B2 (ja) プーリー直結型圧縮機
BR102013004122A2 (pt) roda radial com pás com coroa de base livre radialmente

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SNECMA (FR)

Free format text: ALTERADO DE: SNECMA MOTEURS

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/06/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.