BRPI0500246B1 - turborreator - Google Patents

turborreator Download PDF

Info

Publication number
BRPI0500246B1
BRPI0500246B1 BRPI0500246A BRPI0500246A BRPI0500246B1 BR PI0500246 B1 BRPI0500246 B1 BR PI0500246B1 BR PI0500246 A BRPI0500246 A BR PI0500246A BR PI0500246 A BRPI0500246 A BR PI0500246A BR PI0500246 B1 BRPI0500246 B1 BR PI0500246B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bearing
turborreator
ring
fixed structure
fixed
Prior art date
Application number
BRPI0500246A
Other languages
English (en)
Inventor
Bouchy Gaël
Lapergue Guy
Servant Régis
Original Assignee
Snecma
Snecma Moteurs
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Snecma, Snecma Moteurs filed Critical Snecma
Publication of BRPI0500246A publication Critical patent/BRPI0500246A/pt
Publication of BRPI0500246B1 publication Critical patent/BRPI0500246B1/pt
Publication of BRPI0500246B8 publication Critical patent/BRPI0500246B8/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D21/00Shutting-down of machines or engines, e.g. in emergency; Regulating, controlling, or safety means not otherwise provided for
    • F01D21/04Shutting-down of machines or engines, e.g. in emergency; Regulating, controlling, or safety means not otherwise provided for responsive to undesired position of rotor relative to stator or to breaking-off of a part of the rotor, e.g. indicating such position
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D25/00Component parts, details, or accessories, not provided for in, or of interest apart from, other groups
    • F01D25/16Arrangement of bearings; Supporting or mounting bearings in casings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Support Of The Bearing (AREA)
  • Rolling Contact Bearings (AREA)

Abstract

"turborreator". o turborreator de acordo com a invenção compreende uma estrutura fixa, um rotor de ventilador fixado em um eixo de acionamento (5) suportado por um primeiro mancal (6) e por um segundo mancal (7), montado sobre a dita estrutura fixa através de uma parte de suporte de mancal (11, 19), o primeiro mancal (6) sendo montado sobre a estrutura fixa do turborreator através de um dispositivo (13) que habilita o ser desacoplado (13) da estrutura fixa, caracterizado pelo fato de que o segundo mancal (7) é montado sobre a parte de suporte de mancal (19) através de uma conexão atuando como uma junta de rótula (23, 24) e pelo fato de que o turborreator também compreende dispositivos habilitando os deslocamentos axiais do segundo mancal (7) com respeito à estrutura fixa do turborreator caso o primeiro mancal (6) venha a ser desacoplado. a função centralizadora do segundo mancal (7) após o desacoplamento do primeiro mancal (6) é assim proporcionada sem introduzir tensões excessivas no mancal (7).

Description

"TURBORREATOR" A invenção refere-se ao campo de turborreatores e particularmente motores com o ventilador fixado em um eixo de acionamento que é suportado por um primeiro mancai e um segundo mancai.
Este tipo de turborreator compreende, em sequência do lado a montante para o lado a jusante ao longo da direção de fluxo de gás, um ventilador, um ou vários estágios de turbina e uma tubeira de escapamento de gás. O ventilador compreende um rotor munido de palhetas em tomo de sua periferia que, quando girado, arrasta o ar no turborreator. O rotor do ventilador é suportado pelo eixo do compressor de baixa pressão do motor. É centrado na linha central do turborreator por um primeiro mancai que está no lado a montante de um segundo mancai conectado com a estrutura fixa, particularmente, com a caixa intermediária.
No restante da descrição, este eixo é designado simplesmente de eixo de compressor, uma vez que é fixado ao eixo de compressor, que é o eixo de rotor de baixa pressão em um motor de eixo geminado. O primeiro mancai é sustentado por uma parte de suporte formando um recinto em tomo do eixo de compressor, orientado no sentido do lado a jusante do primeiro mancai e fixado em estrutura fixa do turborreator. O segundo mancai é sustentado por uma parte de suporte também fixada em uma estrutura fixa do turborreator, Uma palheta de ventilador pode ser acidentalmente perdida. Isto gera uma grande massa desequilibrada sobre o eixo de compressor que introduz cargas e vibrações sobre os mancais, transmitidas através de suas partes de suporte às estruturas fixas do turborreator, que podem consequentemente ser danificadas.
O risco de excessivo dano ao turborreator pode ser prevenido superdimensionando a estrutura, ou fornecendo um sistema de desacoplamento para o primeiro mancai, conforme descrito na patente FR 2.752.024. A parte de suporte do primeiro mancai é fixada à estrutura de turborreator por denominados parafusos de esforço cortante, nos quais existe uma parte enfraquecida na qual os parafusos se rompem se forças excessivas são aplicadas. Assim, quando uma massa desequilibrada se apresenta sobre o eixo de compressor, as forças induzidas sobre o primeiro mancai são transmitidas para os parafusos de esforço cortante que se rompem, desacoplando a parte de suporte do primeiro mancai, e por conseguinte do primeiro mancai da estrutura de turborreator. As forças criadas pela massa desequilibrada não são mais transmitidas para a estrutura fixa do turborreator através desta parte de suporte.
Todavia, o ventilador continua a girar. A massa desequilibrada causa a flexão do eixo compressor que pode causar deslocamento entre os anéis de mancai interno e externo no segundo mancai. Além disso, a flexão do eixo introduz um efeito de alavanca que aplica tensões aos roletes ou bilhas do mancai. A patente FR 2.831.624, também emitida pela mesma requerente descreve um dispositivo em que o segundo mancai é montado com uma folga radial em um escareamento no suporte de coberta. O suporte do segundo mancai é fixado por parafusos paralelo ao eixo e que se fundirão por cisalhamento. Consequentemente, o segundo mancai pode ser sustentado no suporte de coberta. Isto reduz o risco de fricção. A presente invenção é proposta para assegurar a função centralizadora do segundo mancai após o desacoplamento do primeiro mancai e acompanhar a dinâmica de desacoplamento no segundo mancai sem introduzir tensões excessivas nos roletes.
Para realizar isto, a invenção refere-se a um turborreator compreendendo uma estrutura fixa, um rotor de ventilador fixado em um eixo de acionamento sustentado por um primeiro mancai e um segundo -mancai, montados sobre a dita estrutura fixa através de uma parte de suporte de mancai, o primeiro mancai sendo montado sobre a estrutura fixa do turborreator através de um dispositivo que o habilita a ser desacoplado da primeira estrutura, caracterizado pelo fato de que o segundo mancai é montado sobre a parte de suporte de mancai através de uma junção atuando como uma junta de rótula e pelo fato do turborreator também compreender dispositivos habilitando os deslocamentos axiais do segundo mancai com relação à estrutura fixa do turborreator caso o primeiro mancai venha a ser desacoplado.
De preferência, o segundo mancai compreende um anel de mancai externo, a superfície exterior do mancai externo é esférica e casa com um alojamento interno com uma forma esférica, na parte de suporte de mancai De acordo com outra característica da invenção o turborreator também compreendendo dispositivos habilitando deslocamentos radiais do segundo mancai com respeito à estrutura fixa do turborreator caso o primeiro mancai venha a ser desacoplado.
Neste caso,os dispositivos habilitando deslocamentos radiais de preferência compreendem parafusos de cortante para afixação da parte de suporte de mancai à estrutura fixa do turborreator.
Também de preferência, o segundo mancai compreende um anel interno, um anel externo e roletes montados entre os ditos anéis, e o deslocamento axial entre o anel interno e o anel externo é habilitado.
Vantajosamente, o turborreator de acordo com a invenção também compreende dispositivos formando a retenção axial do rotor de ventilador e/ou mancai sobressalente, cooperando com dispositivos na estrutura e fixamente montado no eixo de acionamento.
Também de forma vantajosa,o turborreator inclui um flange estrutura sobre o qual o segundo mancai é fixado, os dispositivos formando a retenção axial do ventilador e/ou mancai sobressalente compreendem um disco retentor montado sobre o eixo de acionamento e cooperando com um disco batente do anel para retenção axial do ventilador e uma manga longitudinal do anel para formar o mancai sobressalente.
Também de forma vantajosa, os dispositivos que proporcionam a retenção axial do ventilador e/ou o mancai sobressaliente são dispostos para transmitir forças axiais diretamente ao eixo de acionamento.
Neste caso, o segundo mancai vantajosamente compreende um anel interno, um anel externo e roletes montados entre os ditos anéis, o disco retentor compreende dentes radiais se apoiando axialmente sobre os dentes do eixo de acionamento e bloqueado em rotação por dentes longitudinais no anel interno do segundo mancai. A invenção é aplicável particularmente a um turborreator de eixo geminado no qual o segundo mancai é um mancai suportando o rotor de baixa pressão, porém a requerente não pretende limitar o âmbito de seus direitos ao presente pedido. A invenção será melhor compreendida após a leitura da seguinte descrição de uma modalidade preferencial do turborreator de acordo com a invenção com referência aos desenhos apensos, de acordo com os quais: A figura 1 mostra uma vista lateral seccional axial da modalidade preferencial da invenção; A figura 2 mostra uma vista ampliada da área na figura 1 contida na caixa C; A figura 3 mostra uma vista por trás em perspectiva do eixo de compressor e do flange estrutural da modalidade preferencial da invenção; A figura 4 mostra uma vista por trás em perspectiva, explodida, de eixo de compressor, do flange estrutural e do anel retentor na modalidade preferencial da invenção; A figura 5 mostra uma vista por trás em perspectiva, explodida, do eixo de compressor, do fíange estrutural, do anel retentor e do anel interno do segundo mancai na modalidade preferencial da invenção; A figura 6 mostra uma vista por trás em perspectiva, explodida, do eixo de compressor, do flange estrutural, do anel retentor, do anel interno do segundo mancai e do suporte de segundo mancai na modalidade preferencial da invenção; A figura 7mostra uma vista em perspectiva esquemática do conjunto de anel externo no suporte do segundo mancai na modalidade preferencial da invenção; A figura 8 mostra uma vista em perspectiva do flange estrutural na modalidade preferencial da invenção; e A figura 9 mostra uma vista lateral seccional esquemática do segundo mancai na modalidade preferencial da invenção, após o eixo de compressor ter se partido.
Com referência à figura 1, o turborreator de acordo com a invenção compreende um ventilador 2, no qual o rotor compreende palhetas 3 se estendendo radialmente em tomo do eixo geométrico 4 do turborreator. O eixo de ventilador 2 é fixado no lado a jusante das palhetas 3 ao eixo de compressor 5 que é globalmente cilindriforme. Este é o eixo de compressor de baixa pressão. No restante da presente descrição, o conjunto de eixo de ventilador 2 e o eixo de compressor 5 será designado de eixo de compressor 5 ou de eixo de acionamento 5. O eixo de compressor 5 é sustentado por um primeiro mancai 6 e um segundo mancai 7 localizado no lado a jusante do primeiro mancai 6.
Com referência à figura 2, o primeiro mancai 6 compreende um anel interno 8 e um anel externo 9, entre os quais são montadas bilhas 10. O anel interno 8 é fixado no eixo de compressor 5 e o anel externo 9 é fixado em uma parte de suporte do mancai 11, designado subseqüentemente de suporte 11 de primeiro mancai. As bilhas 10 habilitam a rotação do anel· interno 8, por conseguinte do eixo de compressor 5, com respeito ao anel externo 9 e por conseguinte com respeito ao suporte 11 de primeiro mancai. O suporte de primeiro mancai 11 se estende do primeiro mancai 6 na direção a jusante; é globalmente cilindriforme, ligeiramente cônico, e seu diâmetro aumenta na direção a jusante. É montado em flange 18 sobre a estrutura fixa do turbo jato 1, e é fixado particularmente à carcaça intermediária do turborreator e é subseqüentemente designado de flange estrutural 18, através de um flange a jusante 12 em que os parafusos de cortante 13 são aparafusados. Estes parafusos de cortante 13 compreende uma parte enfraquecida 13' com uma baixa resistência à tração de tal maneira que se rompem se forças excessivas são aplicadas, particularmente quando uma massa desequilibrada se apresenta sobre o eixo de compressor 5 particularmente após a perda de uma palheta 3. O segundo mancai 7 compreende um anel de mancai interno 14 e um anel de mancai externo 15, entre os quais os roletes 16 são montados. O anel interno 14 é montado fixado no eixo de compressor 5 e o anel externo 15 é montado fixado na estrutura fixa do turborreator 1 durante condições operacionais normais, conforme será descrito mais adiante. Os roletes 16 são montados paralelos ao eixo geométrico 4 do turborreator 1, em uma ranhura 14a, se estendendo em tono da circunferência do anel interno 14 e eles são mantidos a um espaçamento recíproco entre si por uma gaiola 17, bem conhecida daquele versado na técnica. Os roletes habilitam a rotação do anel interno 14 com respeito ao anel externo 15, e por conseguinte a rotação do eixo de compressor 5 com respeito à estrutura fixa do turborreator 1 através destes anéis. O segundo mancai 7 é sustentado por uma parte de suporte de mancai 19, subseqüentemente designada de suporte de segundo mancai 19, compreendendo um alojamento 20 ou um anel 20, que sujeita o anel externo 15 do segundo mancai 7, na circunferência do qual um flange de afixação 21 se estende na direção radial, aparafiisado no flange estrutural 18 por parafusos de cortante 22. O anel externo 15 do segundo mancai 7 compreende uma superfície externa 23, com uma forma esférica convexa conforme visto em uma vista seccional axial. Esta superfície esférica convexa 2 3 casa com a forma esférica côncava do superfície interna 24 do anel 20 do suporte 19 de segundo mancai. As duas superfícies esféricas, a superfície convexa 23 e a superfície côncava 24, cooperam para formar uma junção formando uma junta de rótula (23, 24). As superfícies em causa são de tal maneira dispostas que durante a operação normal do turborreator 1, a junção que forma a junta de rótula (23,24) não gira. O anel externo 15 do segundo mancai 7é então fixado com respeito ao suporte 19 de segundo mancai e por conseguinte às partes fixas do turborreator 1. Seu comportamento se ma palheta 3 é perda será descrito mais adiante. A estrutura de elementos do turborreator 1 na região do segundo mancai 7 será descrita oferecendo uma descrição da montagem de seus elementos, com referência às figs. 3 a 6, que auxiliará na compreensão de sua disposição.
Com referência à figura 3, o eixo de compressor 5 compreende duas partes anulares salientes adjacentes ao flange estrutura 18, no lado a montante 25 e o lado a jusante 26, formando uma ranhura anular 27. A parte saliente 26 compreende entalhes radiais 26', por conseguinte formando dentes 26" entre eles. Os dentes 26" e os entalhes 26' de preferência possuem dimensões circunferentes iguais e por conseguinte cada categoria se estende em tomo da metade da circunferência do eixo de compressor 5.
Com referência à figura 4, um anel de retenção 28 é montado na ranhura anular 27 do eixo de compressor 5. Este anel de retenção 28 compreende entalhes radiais 28' e dentes 28" em tomo de sua borda radial interna, com dimensões circunferentes correspondentes às dimensões dos entalhes 26' e dentes 26" no eixo de compressor 5. Durante a montagem, o anel de retenção 28 tem um ajuste forçado sobre o eixo de compressor 5 no sentido do lado a montante, seus dentes 28" são inseridos nos entalhes 26' do eixo de compressor 5 até se deterem em contato com a superfície a jusante da parte anular sobressaliente no sentido do lado a montante 25 do eixo de compressor 5, o disco de retenção 28 é então girado em tomo do eixo geométrico 4 do turborreator 1 até seus dentes 28" estarem axiaimente alinhados com os dentes do eixo de compressor 5. Nesta posição, eles são sujeitados entre a superfície a jusante da parte anular dirigida no sentido a montante 25 e a superfície a montante dos dentes 26" do eixo de compressor 5, enquanto os entalhes 26', 28" do eixo de compressor 5 e do disco de retenção são alinhados na direção axial.
Com referência à figura 5, o anel interno 14 do segundo mancai 7 compreende entalhes longitudinais 14' e dentes 14" sobre sua parte a montante, com dimensões circunferentes que correspondem às dimensões circunferentes dos entalhes 26', 28' e dos dentes 26", 28" mencionados acima. O anel interno 14 tem um ajuste forçado sobre o eixo de compressor 5 e seus dentes 14" são inseridos nos entalhes 26', 28' do eixo de compressor 5 e do disco de retenção 28, até se deterem em contato com a superfície a jusante da parte anular do eixo de compressor 5 sobressaliente na direção a montante 25, a superfície transversal de seus entalhes 14' então se detendo em contato com os dentes 26' do eixo de compressor 5. Assim, os dentes 14" do anel interno 14 bloqueiam o disco de retenção 28 em rotação, e os dentes 28" deste disco se detém em contato axial sobre os dentes 26" do eixo de compressor 5.
Com referência à figura 6, os roletes 16 são montados sobre o anel interno 14, na ranhura 14a prevista para este fim, a gaiola 17 os retenção em posição com respeito aos outros não é mostrada. O anel externo 15 do segundo mancai 7, montado no suporte 19 de segundo mancai, tem um ajuste forçado em tomo dos roletes 16, a superfície interna 15a do anel externo 15 é reta como mostrada em uma vista seccional axial, com uma dimensão longitudinal maior que a dimensão longitudinal dos roletes 16.0 flange 21 do suporte 19 de segundo mancai é fixado ao flange estrutural 18 por parafusos de cortante 22. A montagem do anel externo 15 do segundo mancai 7 no anel 20 do suporte 19 de segundo mancai passa a ser explanada com referência à figura 7 e forma a conexão formando a junta de rótula (23,24). O anel 20 do suporte 19 de segundo mancai compreende dois entalhes de montagem 20', 20", diametralmente opostos entre si,para os quais a dimensão circunferente corresponde à dimensão longitudinal do anel externo 15 do segundo mancai 7. O lado do anel externo 15 é mostrado voltado para o suporte 19 de segundo r mancai e é deslizado para o interior de seus entalhes 20’, 20". E a seguir girado em 90 graus de tal maneira que sua superfície externa 23 se apóia em contato sobre a superfície interna 24 do anel 20 do suporte 19 de segundo mancai e forma assim a conexão atuando como uma junta de rótula (23,24).
Outros elemento pode ter um ajuste forçado sobre o eixo de compressor 5 no lado a jusante do anel interno 14 do segundo mancai 7. Por exemplo neste caso, com referência às figuras 1 e 2, um sistema de tomada de força 29 é previsto para acionar outros elementos através do movimento do eixo de compressor 5, juntamente com uma vedação pneumática rotativa. Uma vez que todos os elementos tenham sido montados com um ajuste forçado, o conjunto é travado na direção axial por uma contraporca 31.
Com referência à figura 8, o flange estrutural 18 é perfurado no seu centro. Inclui uma manga longitudinal 32 na sua parte central, e um disco de batente limitador 33 se estende de forma contínua e radialmente para dentro na extremidade a montante desta manga longitudinal, a borda interna do disco de batente limitador formando o diâmetro interno central do flange 18.0 disco de batente limitador 33 é de tal maneira disposto que a superfície a montante 34 do disco de retenção 28 pode se apoiar em contato com a superfície a jusante 35. As superfícies de contato 34,35 formadas por estas duas superfícies 34, 35 são dispostas de uma maneira complementar de tal forma que uma pode se apoiar sobre a outra de maneira tão uniforme quanto possível. Na modalidade do turborreator 1 de acordo com a invenção descrita aqui, as superfícies de contato são coniformes. Estas superfícies de contato também poderíam ser planares,ou melhor esféricas. A função do disco de batente limitador 33 é bloquear o eixo de compressor 5 na direção axial no caso de ruptura, de modo que o ventilador 2 que é fixado no mesmo não é arrastado para a frente, conforme será descrito mais adiante. O funcionamento do turborreator 1 de acordo com a invenção quando uma palheta 3 do ventilador 2 é perdida passa a descrito em maior detalhe a seguir. A perda de uma palheta 3 cria uma massa desequilibrada sobre o eixo de compressor 5. As forças induzidas rompem os parafusos de cortante 13 que fixam o primeiro suporte de mancai 11 sobre o flange estrutural 18, e desacoplam o suporte 11 da estrutura fixa do turborreator 1. O segundo mancai 7 não é indispensavelmente desacoplado da estrutura fixa do turborreator 1, uma vez que conexão que estabelece a junta de rótula (23, 24) é suscetível de absorver um determinado grau de flexionamento do eixo de compressor 5. Já foi visto que o anel extemol5 do segundo mancai 7 casa com o anel 20 do segundo suporte de mancai 19 de tal maneira que a conexão assim formada e formadora da junta de rótula (23,24) não pivOta durante o funcionamento normal do turborreator 1, porém é livre parapivotar caso exista uma massa desequilibrada sobre o eixo de compressor 5, Assim, o flexionamento do eixo de compressor 5 causa a rotação da conexão formadora de uma junta de rótula (23, 24) em tomo do centro da esfera definida pelas superfícies esféricas 23, 24 das quais a conexão é estabelecida.
Todavia, se o curvamento do eixo de compressor 5 é por demais acentuado, e se este curvamento não puder ser absorvido pela simples rotação da conexão formadora de uma junta de rótula (23,24), por exemplo particularmente caso o curvamento seja descentrado com respeito ao eixo geométrico 4 do turborreator 1, os parafuso de cortante 22 que fixam o segundo suporte de mancai 19 no flange estrutura 18 se romperão. Esta ruptura habilitará deslocamentos radiais do segundo mancai 7 e de seu suportel9.
Outrossim, deslocamentos longitudinais são habilitados pelo deslizamento axial dos roletes 16 sobre a superfície interna 15a do anel externo 15 do segundo mancai 7, a dimensão longitudinal do qual é maior que a dimensão longitudinal dos roletes 16.
Assim, de acordo com a invenção, a dinâmica de desacoplamento do primeiro mancai 6 é habilitada pelo segundo mancai 7, sem introduzir tensões excessivas sobre os roletes 16, uma vez que deslocamentos radial, longitudinal e angular são habilitados no segundo mancai 7. Movimentos parciais não são impedidos. A rotação se processa em tomo de um centro de rotação localizado acima dos pontos de afíxação 13 do primeiro suporte de mancai.
Todavia, se os roletes 16 virem a se romper, a superfície radial externa 36 do disco de retenção 28 se detém em contato com a superfície interna 37 da manga longitudinal 32 do flange 18, o disco e aa manga atuam assim como um mancai sobressalente. Se esta função é requerida para este disco 28 e esta manga 32, a distância radial entre a superfície externa 36 do disco de retenção 28 e a superfície interna 37 da manga longitudinal 32 pode ser dimensionada de forma correspondente.
Todavia, é possível para o eixo de compressor 5 se romper, a despeito dos vários dispositivos de segurança supra descritos. Um dispositivo de segurança final é previsto para admitir isto. Caso o eixo de compressor 5 se rompa, a rotação do ventilador 2 arrastará o ventilador e o eixo de compressor 5 com o qual e fixado na direção dianteira. A superfície a montante 34 do disco de retenção 28 então se detém em contato com a superfície a jusante 35 do disco de batente limitador 33 fixado na estrutura fixa do turborreator 1. O disco de batente limitador 33 por conseguinte desempenha uma função de batente limitador axial para o ventilador 2 caso o eixo de compressor 5 (ou o eixo de turbina ao qual o eixo de compressor 5 é fixado) venha a partir. A vantagem de uma forma esférica para a superfície de contato 34 do disco de retenção 28 e para a superfície de contato 35 do disco de batente limitador 33, é muito clara neste caso; habilita contato uniforme indiferentemente à inclinação do eixo de compressor 5 com relação flange estrutural 18 na ocasião do contato.
Em e após o contato, as forças são transmitidas através do disco de retenção 28 para seus dentes 28" que transmitem estas forças para os dentes 26" do eixo de compressor 5, e por conseguinte para o eixo de compressor 5. Assim, devido à disposição do disco de retenção 28 e do anel interno 14 do segundo mancai 7 sobre o eixo de compressor 5, as forças no disco de batente limitador 33 para retenção axial do ventilador 2 não são transmitidas para a contraporca 31; caso contrário, as consequências seriam desastrosas uma vez que a ruptura da contraporca 31 causaria o deslizamento dos. vários elementos objeto de montagem forçada em tomo do eixo do compressor 5 e a expulsão do ventilador 2 e do eixo de compressor 5 na direção para a frente; em vez disto, estas forças são transmitidas para o eixo do compressor 5.
Por conseguinte, o dispositivo de acordo com a invenção proporciona um meio de assegurar que o eixo de compressor 5 e por conseguinte o eixo de ventilador 2, sejam retidos na direção axial no segundo mancai 7, sem a transmissão de quaisquer forças de retenção para a contraporca 31 do segundo mancai 7.
REMNDICACÕES

Claims (10)

1. Turborreator, que compreende uma estrutura fixa, um rotor de ventilador (2) fixado em um eixo de acionamento (5) suportado por um primeiro mancai (6) e por um segundo mancai (7), montado sobre a dita estrutura fixada através de uma parte de suporte de mancai (11, 19), o primeiro mancai (6) sendo montado sobre a estrutura do turborreator através de um dispositivo (13) que o habilita a ser desacoplado (13) da estrutura fixa, caracterizado pelo fato de que o segundo mancai (7) é montado sobre a parte de suporte de mancai (19) através de uma conexão atuando como uma junta de rótula (23, 24) e pelo fato de que o turborreator também compreende dispositivos habilitando deslocamentos axiais do segundo mancai (7) com respeito à estrutura fixa do turborreator se o primeiro mancai (6) vir a ser desacoplado.
2. Turborreator de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segundo mancai (7) compreende um anel de mancai externo (15), a superfície exterior (23) do anel externo (15) é esférica e casa com um alojamento interno (20) com uma forma esférica, na parte de suporte de mancai (19).
3. Turborreator de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado também pelo fato de que compreende dispositivos (22) habilitando o deslocamento radial do segundo mancai (7) com respeito à estrutura fixa do turborreator se o primeiro mancai (6) é desacoplado.
4. Turborreator de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato dos dispositivos habilitadores de deslocamentos radiais compreender em parafusos de cisalhamento (22) para afixação da parte de suporte de mancai (19) à estrutura fixa do turborreator.
5. Turborreator de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o segundo mancai (7) compreende um anel interno (14), um anel externo (15) e roletes (16) montados entre os ditos anéis (14.15) , e deslocamento axial é habilitado entre o anel interno (14) e o anel externo (15).
6. Turborreator de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que também compreende dispositivos (28) formando a retenção axial do rotor de ventilador (2) e/ou mancai sobressaliente, cooperando com dispositivos (32, 33) na estrutura fixa e montados fixamente no eixo de acionamento (5),
7. Turborreator de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que compreende um flange estrutural (18) sobre o qual o segundo mancai (7) é fixado, em que os dispositivos formando a retenção do ventilador (2) e/ou do mancai sobressalente compreendem um anel de retenção (28) montado sobre o eixo de acionamento (5) e cooperando comum disco (33) atuando como um anel de batente limitador para o flange (18) para retenção axial do ventilador (2) e uma manga longitudinal (32) do flange (18) para formar o mancai sobressaliente.
8. Turborreator de acordo com uma das reivindicações 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que os dispositivos que proporcionam a retenção axial do ventilador (2) e/ou do mancai sobressalente são dispostos para transmitir forças axiais diretamente para o eixo de acionamento (5).
9. Turborreator de acordo com as reivindicações 7 e 8, caracterizado pelo fato de que o segundo mancai (7) compreende um anel interno (14), um anel externo (15) e roletes (16) montados entre os ditos anéis (14.15) , o disco de retenção (28 compreende dentes radiais (28") se apoiando axialmente sobre os dentes (26") do eixo de acionamento (5) e bloqueados em rotação pelos dentes longitudinais (14") no anel interno (14) do segundo mancai (7).
10. Turborreator de acordo com uma das reivindicações anteriores, sendo de corpo duplo, caracterizado pelo fato de que o seu segundo mancai (7) é um mancai suportando o rotor de baixa pressão.
BRPI0500246A 2004-02-06 2005-02-01 turborreator BRPI0500246B8 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0401146A FR2866069A1 (fr) 2004-02-06 2004-02-06 Turboreacteur a soufflante solidaire d'un arbre d'entrainement supporte par un premier et un deuxieme paliers

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0500246A BRPI0500246A (pt) 2005-09-27
BRPI0500246B1 true BRPI0500246B1 (pt) 2017-02-21
BRPI0500246B8 BRPI0500246B8 (pt) 2017-12-26

Family

ID=34673905

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0500246A BRPI0500246B8 (pt) 2004-02-06 2005-02-01 turborreator

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7322181B2 (pt)
EP (1) EP1561907B1 (pt)
JP (1) JP4541170B2 (pt)
CN (1) CN1707070A (pt)
BR (1) BRPI0500246B8 (pt)
CA (1) CA2495979C (pt)
DE (1) DE602005000003T2 (pt)
ES (1) ES2259438T3 (pt)
FR (1) FR2866069A1 (pt)
RU (1) RU2361100C2 (pt)
UA (1) UA86575C2 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2866069A1 (fr) * 2004-02-06 2005-08-12 Snecma Moteurs Turboreacteur a soufflante solidaire d'un arbre d'entrainement supporte par un premier et un deuxieme paliers
FR2866068B1 (fr) * 2004-02-06 2006-07-07 Snecma Moteurs Turboreacteur a soufflante solidaire d'un arbre d'entrainement supporte par un premier et un deuxieme paliers
US7100358B2 (en) * 2004-07-16 2006-09-05 Pratt & Whitney Canada Corp. Turbine exhaust case and method of making
US7730715B2 (en) * 2006-05-15 2010-06-08 United Technologies Corporation Fan frame
US7950236B2 (en) * 2006-09-11 2011-05-31 Pratt & Whitney Canada Corp. Exhaust duct and tail cone attachment of aircraft engines
FR2923543B1 (fr) * 2007-11-13 2009-12-18 Snecma Fixation d'un palier supportant un rotor sur une turbomachine
FR2925123A1 (fr) * 2007-12-14 2009-06-19 Snecma Sa Etancheite de fixation de support de palier dans une turbomachine
US8845277B2 (en) 2010-05-24 2014-09-30 United Technologies Corporation Geared turbofan engine with integral gear and bearing supports
FR2960907B1 (fr) * 2010-06-02 2012-07-27 Snecma Palier de roulement pour turboreacteur d'aeronef equipe de moyens ameliores de retention axiale de sa bague exterieure
FR2965298B1 (fr) * 2010-09-28 2012-09-28 Snecma Moteur a turbine a gaz comprenant des moyens de retention axiale d'une soufflante dudit moteur
US9995174B2 (en) 2010-10-12 2018-06-12 United Technologies Corporation Planetary gear system arrangement with auxiliary oil system
FR2966200B1 (fr) * 2010-10-13 2016-02-12 Turbomeca Architecture de turbine a gaz, en particulier de turbomoteur, sans palier dans la zone inter-turbines
FR2966208B1 (fr) * 2010-10-13 2012-12-28 Snecma Boitier de liaison entre un arbre d'entrainement de soufflante de moteur et un palier de roulement
GB2494178B (en) * 2011-09-02 2013-07-31 Rolls Royce Plc A catcher ring assembly
WO2014011245A2 (en) * 2012-03-23 2014-01-16 United Technologies Corporation Planetary gear system arrangement with auxiliary oil system
US10001028B2 (en) 2012-04-23 2018-06-19 General Electric Company Dual spring bearing support housing
US9115598B2 (en) 2012-06-05 2015-08-25 United Technologies Corporation Front bearing support for a fan drive gear system
FR2992702B1 (fr) 2012-06-28 2014-07-04 Eurocopter France Dispositif d'accouplement par aboutement d'un arbre de transmission supercritique, pour l'entrainement d'un rotor de giravion notamment
FR3013760B1 (fr) * 2013-11-26 2015-12-25 Snecma Dispositif pour le centrage et le guidage en rotation d'un arbre de turbomachine comprenant des moyens ameliores de retention de bague exterieure de palier
GB201704984D0 (en) * 2017-03-29 2017-05-10 Rolls Royce Plc Mitigation of effects of fan blade off in a gas turbine engine
FR3071546B1 (fr) 2017-09-25 2019-09-13 Safran Aircraft Engines Retention axiale de l'arbre de soufflante dans un moteur a turbine a gaz
US11028778B2 (en) 2018-09-27 2021-06-08 Pratt & Whitney Canada Corp. Engine with start assist
FR3096744B1 (fr) * 2019-06-03 2022-01-14 Safran Aircraft Engines Ensemble de support et de guidage d’un arbre d’entrainement de turbomachine d’aeronef
RU210513U1 (ru) * 2022-01-25 2022-04-18 Публичное Акционерное Общество "Одк-Сатурн" Устройство для защиты газотурбинного двигателя при обрыве лопатки компрессора низкого давления

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1152115A (en) * 1967-10-06 1969-05-14 Rolls Royce Rotary Bladed Fluid Flow Machine, e.g. a Fan Lift Engine
US5237817A (en) * 1992-02-19 1993-08-24 Sundstrand Corporation Gas turbine engine having low cost speed reduction drive
US5433584A (en) * 1994-05-05 1995-07-18 Pratt & Whitney Canada, Inc. Bearing support housing
FR2773586B1 (fr) * 1998-01-09 2000-02-11 Snecma Turbomachine a freinage mutuel d'arbres concentriques
US6331078B1 (en) * 1998-12-23 2001-12-18 United Technologies Corporation Turbine engine bearing
US6491497B1 (en) * 2000-09-22 2002-12-10 General Electric Company Method and apparatus for supporting rotor assemblies during unbalances
FR2817912B1 (fr) * 2000-12-07 2003-01-17 Hispano Suiza Sa Reducteur reprenant les efforts axiaux generes par la soufflante d'un turboreacteur
US6428269B1 (en) * 2001-04-18 2002-08-06 United Technologies Corporation Turbine engine bearing support
FR2831624A1 (fr) * 2001-10-31 2003-05-02 Snecma Moteurs Systeme decoupleur pour l'arbre d'une soufflante de turboreacteur
US6877950B2 (en) * 2001-11-29 2005-04-12 Pratt & Whitney Canada Corp. Method and device for minimizing oil consumption in a gas turbine engine
US6619030B1 (en) * 2002-03-01 2003-09-16 General Electric Company Aircraft engine with inter-turbine engine frame supported counter rotating low pressure turbine rotors
US6684626B1 (en) * 2002-07-30 2004-02-03 General Electric Company Aircraft gas turbine engine with control vanes for counter rotating low pressure turbines
US6846158B2 (en) * 2002-09-06 2005-01-25 General Electric Company Method and apparatus for varying the critical speed of a shaft
US7097412B2 (en) * 2003-02-14 2006-08-29 United Technologies Corporation Turbine engine bearing support
US7370467B2 (en) * 2003-07-29 2008-05-13 Pratt & Whitney Canada Corp. Turbofan case and method of making
FR2866069A1 (fr) * 2004-02-06 2005-08-12 Snecma Moteurs Turboreacteur a soufflante solidaire d'un arbre d'entrainement supporte par un premier et un deuxieme paliers
FR2866073B1 (fr) * 2004-02-11 2006-07-28 Snecma Moteurs Turboreacteur ayant deux soufflantes contrarotatives solidaires d'un compresseur a basse pression contrarotatif
FR2871517B1 (fr) * 2004-06-11 2006-09-01 Snecma Moteurs Sa Turbomachine avec moyens de retenue axiale du rotor
FR2874238B1 (fr) * 2004-08-12 2006-12-01 Snecma Moteurs Sa Turbomachine a soufflantes contrarotatives

Also Published As

Publication number Publication date
CA2495979C (fr) 2012-05-01
DE602005000003D1 (de) 2006-05-24
EP1561907A1 (fr) 2005-08-10
CA2495979A1 (fr) 2005-08-06
BRPI0500246A (pt) 2005-09-27
BRPI0500246B8 (pt) 2017-12-26
JP2005240799A (ja) 2005-09-08
ES2259438T3 (es) 2006-10-01
UA86575C2 (ru) 2009-05-12
CN1707070A (zh) 2005-12-14
JP4541170B2 (ja) 2010-09-08
US20050241290A1 (en) 2005-11-03
DE602005000003T2 (de) 2007-04-19
RU2361100C2 (ru) 2009-07-10
RU2005102779A (ru) 2006-07-10
EP1561907B1 (fr) 2006-04-19
US7322181B2 (en) 2008-01-29
FR2866069A1 (fr) 2005-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0500246B1 (pt) turborreator
BRPI0500271B1 (pt) Motor turbo-jato
US5417501A (en) Bearing assemblies for rotating shafts
JP4611358B2 (ja) 回転シャフト用の軸受機構およびこのような軸受機構を備えるタービンエンジン
ES2793175T3 (es) Acoplamiento para compresor directamente accionado
US4201513A (en) Gas turbine engines
US7340882B2 (en) Turbomachine with means for axial retention of the rotor
BR122020016324B1 (pt) Bomba excêntrica de parafuso sem-fim
KR940007395A (ko) 정속 유니버설 볼 조인트
BR112012025186B1 (pt) hélice sem carenagem para turbomáquina e turbomáquina
BRPI0803674B1 (pt) Ventoinha para turbomáquina de aeronave e turbomáquina para aeronave
BRPI1009407B1 (pt) vedação mecânica, e, bomba
BR102014026410A2 (pt) disposição de mancal para aplicação de maquinário de fluido
BR112012030027B1 (pt) Estrutura para turbo-reator de aeronave, processo de montagem de uma estrutura e turboreator de aeronave
BR112016024852B1 (pt) Conjunto modular para uma turbomáquina
BR112016011185B1 (pt) Dispositivo para centragem e guia de rotação de uma árvore de turbomáquina, turbomáquina e processo de montagem do dispositivo
US2322824A (en) Turbine driven blower
BR112016004104B1 (pt) Cárter de escape equipado para turbo reator de fluxo duplo para aeronave e turbo reator de fluxo duplo
BR112014020834B1 (pt) Sistema de mancal de apoio
ES2534197T3 (es) Conjunto de álabe de motor de turbina de gas con sistema de retención de pasador antirrotación
US4193741A (en) Gas turbine engines
GB2537613A (en) An assembly
US20190093711A1 (en) Power transmission shaft
JP2013139789A (ja) インペラチューブ組立体
US10267367B2 (en) Flexible coupling means, a mechanical transmission, and an aircraft

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SNECMA (FR)

Free format text: ALTERADO DE: SNECMA MOTEURS

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted
B16C Correction of notification of the grant

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/02/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) REF. RPI 2407 DE 21/02/2017 ITEM (71) QUANTO AO ENDERECO.