BRPI0411421B1 - processo de cozimento de um alimento por combustão de etanol desnaturado e aparelho de aplicação - Google Patents

processo de cozimento de um alimento por combustão de etanol desnaturado e aparelho de aplicação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0411421B1
BRPI0411421B1 BRPI0411421A BRPI0411421A BRPI0411421B1 BR PI0411421 B1 BRPI0411421 B1 BR PI0411421B1 BR PI0411421 A BRPI0411421 A BR PI0411421A BR PI0411421 A BRPI0411421 A BR PI0411421A BR PI0411421 B1 BRPI0411421 B1 BR PI0411421B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
food
ethanol
cooking
combustion
process according
Prior art date
Application number
BRPI0411421A
Other languages
English (en)
Inventor
Eric Uhrig
Laurent Probst
Original Assignee
Eric Uhrig
Laurent Probst
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eric Uhrig, Laurent Probst filed Critical Eric Uhrig
Publication of BRPI0411421A publication Critical patent/BRPI0411421A/pt
Publication of BRPI0411421B1 publication Critical patent/BRPI0411421B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L5/00Preparation or treatment of foods or foodstuffs, in general; Food or foodstuffs obtained thereby; Materials therefor
    • A23L5/10General methods of cooking foods, e.g. by roasting or frying
    • A23L5/19General methods of cooking foods, e.g. by roasting or frying using chemicals before or during cooking, e.g. liquid cooking media other than water or oil; Cooking using inert particles, e.g. fluidised bed cooking

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)
  • General Preparation And Processing Of Foods (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)
  • Preparation Of Fruits And Vegetables (AREA)
  • Seasonings (AREA)
  • Storage Of Fruits Or Vegetables (AREA)

Abstract

"processo de cozimento de um alimento por combustão de etanol desnaturado e aparelho de aplicação". a presente invenção refere-se a um processo de cozimento de um alimento disposto em um recipiente, caracterizado pelo fato de se derramar sobre o alimento um volume v predeterminado de etanol desnaturado, titulando pelo menos 80<198>, se inflamar o etanol e se deixá-lo queimar na totalidade. a invenção refere-se também aos aparelhos para aplicação do processo, tal como, por exemplo, um aparelho formado pelo menos de um semitubo (3) bujonado em cada extremidade por semiplacas (4) em forma de semidiscos, comportando, cada uma, um entalhe central (5) para a orientação de um palito (2) ou de semipalitos (8), mantendo os alimentos a serem cozidos.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO DE COZIMENTO DE UM ALIMENTO POR COMBUSTÃO DE ETANOL DESNATURADO E APARELHO DE APLICAÇÃO".
[001] A presente invenção refere-se a um novo processo de cozimento de alimentos e um aparelho para a aplicação do processo.
[002] A técnica anterior conhece numerosos modos de cozimento dos alimentos como, por exemplo, o cozimento em um recipiente que recebe o calor, depois o transmite ao alimento (uma frigideira, uma caçarola...) e o cozimento em um compartimento ou um forno, seja por radiação (gril) ou por condução de ar quente.
[003] Esses modos de cozimento necessitam das quantidades consideráveis de energia e de tempos relativamente longos, pois as calorias se propagam do exterior do alimento para o centro deste, a uma velocidade relativamente lenta.
[004] Por outro lado, o cozimento por radiação alta freqüência (microondas) aquece diretamente o centro do alimento, sem intermediação do recipiente, mas não permite efeitos de douramento na superfície.
[005] O modo de cozimento no grelhador permite conseguir um efeito de douramento na superfície, mas não é conveniente a todos os tipos de alimentos. Além disso, o cozimento das carnes à alta temperatura favorece o aparecimento de produtos tóxicos, tais como os hi-drocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), os benzopirenos e as aminas heterocíclicas (AHC) que são respectivamente produzidos na parte crocante da carne grelhada ou nas fumaças liberadas que contaminam a carne.
[006] Por outro lado, é conhecida a transmissão dos aromas ao alimento, seja por contato direto com diferentes especiarias ou aroma-tizantes, seja por maceração, previamente ao cozimento, em uma ma-rinada alcoolizada e perfumada, seja ainda por cozimento em fogo brando em um molho durante o cozimento.
[007] Sabe-se, portanto, que o álcool é um transmissor de aroma a quente ou a frio.
[008] O álcool pode também ser "flambado", isto é, inflamado sobre o alimento, mas sobretudo em um interesse estético, essa operação não acarretando o cozimento do alimento. Em todos os casos, o álcool utilizado atualmente em cozinha é um vinho ou um líquido alcoolizado, tipo cachaça, vodka, conhaque, etc, titulando menos de 50 ou 60° no máximo, ou qualquer álcool que não se beneficie da taxação reduzida em vigor.
[009] A invenção consiste em utilizar o etanol para cozer alimentos por contato direto entre o alimento é a chama, sem produção de derivados tóxicos e consiste em um processo de cozimento de um alimento disposto em um recipiente, caracterizado pelo fato de: - se derramar sobre o alimento um volume V predeterminado de etanol desnaturado, titulando pelo menos 80°; - se inflamar o etanol e se deixá-lo queimar na totalidade.
[0010] A invenção se refere também a um aparelho concebido para a aplicação do processo, e formado pelo menos de um semitubo bujonado em cada extremidade por semiplacas em forma de semidis-cos, comportando, cada uma, um entalhe central para a orientação de um corte ou de semicorte mantendo os alimentos a serem cozidos.
[0011] Conforme diferentes modos de realização opcionais, o aparelho pode compreender um meio automático de rotação do corte ou dos semicortes, e/ou meios destinados a coletar as gorduras, e/ou meios de alimentação em contínuo do etanol de cozimento.
[0012] Compreender-se-á melhor a invenção com o auxílio da descrição feita a seguir, com referência às figuras anexadas apresentadas a seguir: - a figura 1 que mostra os pedaços de alimentos colocados a título de exemplo não limitativo em uma frigideira na qual se derrama um volume V de etanol; - as figuras 2 e 3 que mostram a inflamação do etanol e sua combustão; - a figura 4 que mostra os alimentos cozidos, após o final da combustão; - a figura 5 que mostra um modo de realização não limitativo de aparelho para a aplicação do processo de cozimento, de acordo com a invenção; - a figura 6 que mostra, visto em corte longitudinal e vertical, o aparelho da figura 5 no qual é posicionado um espetinho; - a figura 7 que mostra, visto em corte longitudinal e vertical, o aparelho da figura 5 no qual está posicionada uma salsicha.
[0013] A variante de base do novo processo de cozimento, de acordo com a invenção, consiste em debitar o alimento em pedaços que se deposita em um recipiente, em derramar sobre o alimento um volume predeterminado V de etanol desnaturado titulando mais de 80° (figura 1), depois em inflamar o etanol (figuras 2 e 3).
[0014] Quando o etanol é completamente consumido, a combustão pára e os pedaços de alimento são presos instantânea e inteiramente (figura 4).
[0015] A título indicativo para cozer 400 g de carne ou de salsichas ou de crustáceos, pode-se prever um volume V de 10 cl de etanol titulando 95°.
[0016] A combustão do etanol dura vários minutos e produz uma chama azul amarelado de 20 a 30 cm, até mesmo 50 cm, caso se agite o recipiente.
[0017] O cozimento é feito pelo contato direto do alimento com o combustível e com a chama, o que é totalmente novo em relação aos modos de cozimento tradicionais e sem produção de matérias tóxicas, como é o caso com os grelhados no grelhador.
[0018] Com efeito, a combustão do etanol produz apenas água e gás carbônico C02.
[0019] De acordo com uma variante do processo de cozimento, pode-se utilizar etanol perfumado ou aromatizado obtido de diferentes maneiras: - por adjunção de pimenta ou de aromados ao etanol de cozimento; - por infusão de ervas aromáticas (por exemplo tomilho, alecrim, etc) ou por maceração de plantas frescas (por exemplo: pimentões, alho, etc) no etanol e previamente ao cozimento, de maneira que o etanol capture os aromas. A infusão ou a maceração pode ser rápida, da ordem de 24 a 48 horas por exemplo, e uma vez aromatiza-da, o etanol pode ser utilizado, após filtragem ou não, para cozer os alimentos, de acordo com o processo que acaba de ser descrito; - por aromatização graças a extratos aromáticos de tipo industrial (essências, óleos concentrados, por exemplo).
[0020] O processo de cozimento, de acordo com a invenção, convém particularmente às carnes, espetinhos, salsichas, peixes ou crustáceos cortados ou não em pedaços, conforme seu tamanho, assim como os espetinhos. Por exemplo e não limitativamente, os pedaços têm um volume contido em cubos de 1,5 a 2,5 cm de lado. Naturalmente, os alimentos pouco volumosos (fritura, camarões, etc...) ou cortados em pedaços não têm necessidade de ser cortados.
[0021] Utiliza-se, de preferência, etanol titulando mais de 80 0 e preferencialmente cerca de 95 0 de álcool.
[0022] Todavia, é claro que se um álcool que titula menos de 80 0 não for propício ao cozimento, ele mantém apesar de tudo seu poder de extração dos aromas, e podería, apesar de tudo, ser utilizado para preparar os concentrados destinados à ligação do combustível final.
[0023] A título de exemplo, dez litros de etanol que titula 80 0 são utilizados para extrair os aromas de dez kg de pimentões antilhanos extra fortes. Essa mistura denominada alcoolado é misturado a 200 litros de álcool titulando 96 0 para dar 210 litros de álcool titulando 95,23°.
[0024] As vantagens do processo são notadamente as seguintes: - conservação dos sucos e caldos do alimento, pois o calor envolve inteiramente os pedaços; - cozimento sem gordura acrescentada; - cozimento sem odor; - cozimento rápido (1 a 5 min); - cozimento econômico em combustível (aproximadamente 1 litro de etanol a 95 0 para 4 kg de alimento); - utilização de álcool desnaturado, isto é, impróprio ao consumo direto (por adjunção dos aromados) e para o qual a taxação é muito menor; - simplicidade dos meios utilizados; - capacidade do alcoolado para transmitir os perfumes e aromas, após flambagem que permite considerar uma faixa de perfumes e de gostos variados; - possibilidade de utilizar esse processo para utilizar uma carne, cortada ou não, sem cozê-la; - forte desprendimento de calor que tem um efeito bacteri- cida.
[0025] Enfim, lembra-se que o etanol desnaturado é o álcool etílico tornado impróprio ao consumo, segundo a legislação em vigor e obtido por fermentação de plantas açucaradas. A invenção oferece, portanto, uma nova saída comercial do etanol desnaturado em particular, mas não limitativamente aquele obtido a partir da cana-de-açúcar, da beterraba, etc.
[0026] A invenção consiste, portanto, em utilizar o PCI (poder calorífico) do etanol para cozer alimentos por contato direto entre o alimento e o etanol em combustão.
[0027] Essa combustão é, por conseguinte, feita em meio líquido (etanol) e pára, desde que esse líquido é totalmente esgotado pela combustão, evitando qualquer formação de resíduos tóxicos.
[0028] Descreve-se a presente um aparelho para um exemplo de aplicação do processo de cozimento, de acordo com a invenção.
[0029] Esse exemplo não limitativo de aplicação se refere ao cozimento de espetinhos ou de alimentos acondicionados em tripa, por exemplo salsichas.
[0030] Descreve-se a seguir o cozimento de espetinhos com referências às figuras 5 e 6.
[0031] Os espetinhos (1) são espetinhos tradicionais formados de cubos de carnes, legumes, peixes, miúdos, etc, enfiados sobre um eixo ou palitos (2) e que podem ter um tamanho fora dos padrões habituais (1 kg, ver mais).
[0032] Ao contrário do cozimento tradicional no gril, onde os espetinhos são submetidos a um modo de cozimento por radiação do calor, o modo de cozimento ao etanol permite cozer os alimentos contidos sobre o espetinho por contato direto com o etanol inflamado.
[0033] Para isto, o espetinho é posicionado no interior de um semi-tubo (3), de aço inoxidável ou de um material capaz de responder tanto ao nível da temperatura, quanto ao plano da qualidade sanitária.
[0034] O semitubo (3) no qual o espetinho é posicionado, é fechado em cada extremidade por placas (4) semicirculares no mesmo material que o semitubo, de modo a formar uma aba estanque.
[0035] Cada extremidade do semicilindro comporta um entalhe central (5) que vai permitir orientar o espetinho, de forma que o espetinho seja bem centrado.
[0036] O semicilindro tem um diâmetro e um comprimento determinados pelo tamanho do espetinho a ser cozido.
[0037] O desenvolvimento dos futuros aparelhos que utilizam esse processo de cozimento implica desde então que os semicilindros sejam amovíveis e de diferentes tamanhos, tanto pelo diâmetro, quanto pelo comprimento.
[0038] Referindo-se ao cozimento propriamente dito, o espetinho de alimentos a cozer é posicionado em um semicilindro de um diâmetro e de um comprimento adaptados ao espetinho.
[0039] Por adaptado, entende-se que o espetinho deve ocupar um lugar máximo no semicilindro, o que podería impedir a rotação do espetinho.
[0040] Uma vez que o operador tenha certeza que o espetinho está livre de poder gerar sobre ele mesmo, o operador enche o semicilindro de um volume (6) de etanol aromatizado determinado pelo tamanho do espetinho, assim como pelo grau de cozimento desejado, por exemplo 2 a 3 cm3.
[0041] O operador procede à colocação do etanol no fogo, seja manualmente, seja por um meio automático.
[0042] Uma vez o etanol inflamado, o operador coloca o espetinho em rotação, seja manualmente, seja por um meio automático, para isso pode-se prever uma motorização sobre o palito (2).
[0043] O espetinho em rotação vai então se embeber de etanol na parte baixa do semicilindro e vai entrar em combustão ao contato com o oxigênio do ar, quando a parte superior do espetinho estiver não imersa. Quando a combustão do etanol é concluída, o espetinho está cozido.
[0044] Deve-se observar que o desenvolvimento a vir desse tipo de material chegará a aparelhos que permitem cozer vários espetinhos de diferentes tamanhos ao mesmo tempo, prevendo-se vários semici- lindros sobre o mesmo aparelho.
[0045] Além disso, como na cozinha tradicional, é possível cozer dessa forma as salsichas (7), substituindo o eixo ou palito (2) por dois minipalitos com garras de trespasse (8) (ver a figura 7).
[0046] Enfim, é certo que melhorias podem ser feitas no semicilin-dro, de modo a poder fornecer o etanol em contínuo ou a poder melhorar a forma de semicilindros pela combinação de semicilindros menores destinados a coletar as gorduras provenientes do cozimento ao etanol.
[0047] Em todos os casos, é preferível que o espaço entre o espe-tinho (ou a salsicha) e seu conteúdo em forma de semitubo fechado seja pequeno, por exemplo da ordem de 1 a 3 mm, de forma a aumentar a altura de álcool para um volume de cozimento predeterminado e de modo a reduzir a altura das chamas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (7)

1. Processo de cozimento de um alimento disposto em um recipiente, caracterizado pelo fato de: - se derramar sobre o alimento um volume V predeterminado de etanol desnaturado que titula pelo menos 80°, - se inflamar o etanol e se deixá-lo queimar na totalidade.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o etanol titular preferencialmente entre 94 e 96°.
3. Processo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo fato de se perfumar previamente o etanol por mace-ração ou infusão de ingredientes.
4. Processo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de os ingredientes serem escolhidos no conjunto (ervas aromáticas, plantas frescas, especiarias, condimentos, legumes, flores).
5. Processo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de se cortar previamente o alimento em pedaços.
6. Processo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de os pedaços terem um volume contido aproximadamente em cubos de 1,5 a 2,5 cm de lado.
7. Processo, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de o volume V ser determinado em relação à massa de alimento a cozer, segundo uma proporção de etanol a 95 0 para aproximadamente 4 kg de alimento.
BRPI0411421A 2003-06-13 2004-06-09 processo de cozimento de um alimento por combustão de etanol desnaturado e aparelho de aplicação BRPI0411421B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0307183A FR2855942B1 (fr) 2003-06-13 2003-06-13 Procede de cuisson d'un aliment par combustion d'ethanol denature
PCT/FR2004/001437 WO2005002406A1 (fr) 2003-06-13 2004-06-09 Procede de cuisson d’un aliment par combustion d’ethanol denature et appareil de mise en œuvre

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0411421A BRPI0411421A (pt) 2006-07-25
BRPI0411421B1 true BRPI0411421B1 (pt) 2016-11-22

Family

ID=33484442

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0411421A BRPI0411421B1 (pt) 2003-06-13 2004-06-09 processo de cozimento de um alimento por combustão de etanol desnaturado e aparelho de aplicação

Country Status (14)

Country Link
US (1) US20060141115A1 (pt)
EP (1) EP1635683B1 (pt)
JP (1) JP4783728B2 (pt)
CN (1) CN1794939B (pt)
AT (1) ATE368414T1 (pt)
BR (1) BRPI0411421B1 (pt)
CA (1) CA2527844C (pt)
DE (1) DE602004007923T2 (pt)
DK (1) DK1635683T3 (pt)
ES (1) ES2291928T3 (pt)
FR (1) FR2855942B1 (pt)
PL (1) PL1635683T3 (pt)
PT (1) PT1635683E (pt)
WO (1) WO2005002406A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2887404B1 (fr) * 2005-06-22 2009-04-10 Eric Uhrig Procede et contenant pour la realisation d'un effet de surface sur certains mets utilisant la transformation de ducre par l'ethanol enflamme
FR2897521B1 (fr) 2006-02-17 2008-04-11 Eric Uhrig Appareil de cuisson modulable pour cuire des aliments avec de l'ethanol.
CN104958321B (zh) * 2015-06-17 2016-08-31 哈尔滨医科大学 蛋黄油和去除苯并芘的蛋黄油在制备治疗过敏性鼻炎药物中的应用
DE102016004698A1 (de) 2016-04-20 2017-10-26 Wind Plus Sonne Gmbh Flambierpasten
FR3058157B1 (fr) 2016-10-27 2018-10-26 Laurent Probst Ethanol alimentaire ameliore

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2969011A (en) * 1958-07-28 1961-01-24 Service Ideas Inc Skewer unit for handling and serving flaming foods
US3516837A (en) * 1966-08-11 1970-06-23 Samuel Klein Flammable mixture utilized in serving of food
FR2082645A5 (en) * 1970-03-23 1971-12-10 Beirnaert Toulemonde Fuel for naked-flame cooking - comprising ethanol and aromatic essences
US3710709A (en) * 1970-11-30 1973-01-16 F Roncarelli Flambe flamer
CH563758A5 (en) * 1971-07-01 1975-07-15 Vuillemin Andre Small portable stove for roasting meat - can be used individually at table and does not cause disagreeable odours
FR2270829A1 (en) * 1973-09-25 1975-12-12 Lotte Roger Deep fryer for potato chips - has motor driven drum within two-part casing with heaters
FR2294672A1 (fr) * 1974-12-18 1976-07-16 Carre Gerard Plateau a tourne-broche et moyen de chauffage individuels
NL8300762A (nl) * 1983-03-02 1984-10-01 Bruyne Gerrit De Inrichting voor het grillen van levensmiddelen.
JPS6222895A (ja) * 1985-07-22 1987-01-31 Norio Ohashi 固形燃料
CH656059A5 (it) * 1985-08-16 1986-06-13 Robert Majewski Apparecchio per friggere patate e altri generi alimentari.
US4708122A (en) * 1986-05-05 1987-11-24 Rock Henry L Alcohol outdoor portable stove and accessories
JPS6423879A (en) * 1987-07-16 1989-01-26 Masuo Mogi Preparation of food raw material
US4839186A (en) * 1987-12-23 1989-06-13 Boyle Peter J Apparatus for and method of cooking pieces of food
JP2722050B2 (ja) * 1994-12-19 1998-03-04 千代子 山本 食物の調理方法
US6105485A (en) * 1998-12-30 2000-08-22 Zittel; David R. Pressurized rotary blancher
JP2002223950A (ja) * 2001-01-29 2002-08-13 Owada Seisakusho:Kk 串焼き機及び串焼き調理法
JP4507164B2 (ja) * 2003-10-24 2010-07-21 アサヒビール株式会社 香気成分の回収方法およびその香り成分を含有するアルコール飲料の製造方法
US20110017077A1 (en) * 2009-07-22 2011-01-27 Magiera David L Food Preparation and Display System

Also Published As

Publication number Publication date
PT1635683E (pt) 2007-11-02
DK1635683T3 (da) 2007-12-03
CA2527844A1 (fr) 2005-01-13
BRPI0411421A (pt) 2006-07-25
DE602004007923D1 (de) 2007-09-13
ATE368414T1 (de) 2007-08-15
CN1794939B (zh) 2010-04-28
EP1635683B1 (fr) 2007-08-01
PL1635683T3 (pl) 2008-05-30
FR2855942A1 (fr) 2004-12-17
WO2005002406A1 (fr) 2005-01-13
DE602004007923T2 (de) 2008-04-24
ES2291928T3 (es) 2008-03-01
CN1794939A (zh) 2006-06-28
FR2855942B1 (fr) 2006-02-10
CA2527844C (fr) 2012-12-18
US20060141115A1 (en) 2006-06-29
JP4783728B2 (ja) 2011-09-28
JP2006526993A (ja) 2006-11-30
EP1635683A1 (fr) 2006-03-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4374489A (en) Adaptable food smoker attachment
US7469630B1 (en) Steamer and smoker accessory for a barbecue grill
US6779438B1 (en) Steamer/smoker grilling device for fowl
WO2006020124A2 (en) Multi-chambered convertible grilling device
Dubey The Indian cuisine
BRPI0411421B1 (pt) processo de cozimento de um alimento por combustão de etanol desnaturado e aparelho de aplicação
CN103181582A (zh) 卤牛肉的制作方法
AU2011200483A1 (en) Grill / toaster machine with vapor
US20070006743A1 (en) System for a gas grill that allows it to cook fatty and slow cooking meats
US20190387758A1 (en) Electrically Heated Wooden Barrel Food Smoker
RU2602755C1 (ru) Способ копчения мясных изделий с внешней подачей коптильных ароматизаторов и установка для его осуществления
CN214229731U (zh) 一种酱卤肉的煮制锅
US5284671A (en) Method of charcoal cooking food in an electric grill
KR20150029778A (ko) 돈까스, 치킨, 족발 또는 새우튀김 조리방법
KR20010084101A (ko) 떡볶이 치킨
KR19990046690A (ko) 돼지족발의바베큐구이방법
KR20050112479A (ko) 돈육보쌈 제조방법
CA1143997A (en) Method for cooking meat
Ramsey Outdoor meat cookery for small and large groups
US20230263341A1 (en) Barbecue grill apparatus
KR100672903B1 (ko) 숯판을 이용한 닭고기 조리방법 및 그 조성물
KR100412102B1 (ko) 실내용 무연바베큐구이장치
Schulz Cooking with Fire and Smoke
AU753795B2 (en) A method and apparatus for cooking
Novak et al. Chick-N-Que

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/11/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.