BRPI0401097B1 - sistema de contêiner de transporte para um primeiro produto de combustível nuclear - Google Patents

sistema de contêiner de transporte para um primeiro produto de combustível nuclear Download PDF

Info

Publication number
BRPI0401097B1
BRPI0401097B1 BRPI0401097A BRPI0401097A BRPI0401097B1 BR PI0401097 B1 BRPI0401097 B1 BR PI0401097B1 BR PI0401097 A BRPI0401097 A BR PI0401097A BR PI0401097 A BRPI0401097 A BR PI0401097A BR PI0401097 B1 BRPI0401097 B1 BR PI0401097B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tubular
container
wrap
tubular container
transport container
Prior art date
Application number
BRPI0401097A
Other languages
English (en)
Inventor
E Hempy Brian
d malloy John iii
F Staples John
A Kent Norman
j vescovi Peter
E Stilwell William Iii
Original Assignee
Westinghouse Electric Co Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Westinghouse Electric Co Llc filed Critical Westinghouse Electric Co Llc
Publication of BRPI0401097A publication Critical patent/BRPI0401097A/pt
Publication of BRPI0401097B1 publication Critical patent/BRPI0401097B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G21NUCLEAR PHYSICS; NUCLEAR ENGINEERING
    • G21FPROTECTION AGAINST X-RADIATION, GAMMA RADIATION, CORPUSCULAR RADIATION OR PARTICLE BOMBARDMENT; TREATING RADIOACTIVELY CONTAMINATED MATERIAL; DECONTAMINATION ARRANGEMENTS THEREFOR
    • G21F5/00Transportable or portable shielded containers
    • G21F5/06Details of, or accessories to, the containers
    • G21F5/08Shock-absorbers, e.g. impact buffers for containers
    • GPHYSICS
    • G21NUCLEAR PHYSICS; NUCLEAR ENGINEERING
    • G21FPROTECTION AGAINST X-RADIATION, GAMMA RADIATION, CORPUSCULAR RADIATION OR PARTICLE BOMBARDMENT; TREATING RADIOACTIVELY CONTAMINATED MATERIAL; DECONTAMINATION ARRANGEMENTS THEREFOR
    • G21F5/00Transportable or portable shielded containers
    • G21F5/005Containers for solid radioactive wastes, e.g. for ultimate disposal
    • G21F5/008Containers for fuel elements
    • GPHYSICS
    • G21NUCLEAR PHYSICS; NUCLEAR ENGINEERING
    • G21CNUCLEAR REACTORS
    • G21C19/00Arrangements for treating, for handling, or for facilitating the handling of, fuel or other materials which are used within the reactor, e.g. within its pressure vessel
    • G21C19/02Details of handling arrangements
    • G21C19/06Magazines for holding fuel elements or control elements
    • GPHYSICS
    • G21NUCLEAR PHYSICS; NUCLEAR ENGINEERING
    • G21CNUCLEAR REACTORS
    • G21C5/00Moderator or core structure; Selection of materials for use as moderator
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E30/00Energy generation of nuclear origin
    • Y02E30/30Nuclear fission reactors

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • High Energy & Nuclear Physics (AREA)
  • Plasma & Fusion (AREA)
  • Buffer Packaging (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)

Abstract

"sistema de contêiner de transporte para um primeiro produto de combustível nuclear". um sistema de transporte de componente de conjunto de combustível nuclear não-irradiado que inclui um revestimento interno do tipo de casca que se abre ao longo de sua dimensão axial para carregar e descarregar o componente de combustível sendo transportado. as dimensões exteriores do revestimento conformam com um contêiner tubular de envoltório genérico. o envoltório separável em uma seção superior e inferior, com a seção inferior tendo um canal em forma de v se estendendo ao longo de seu eixo longitudinal. o revestimento é suportado no canal em forma de v por pelo menos uma fila de apoios para choque sobre cada lado do canal. a seção inferior do envoltório é impedida de rotação e a seção de topo é encaixada por meio de trava à seção inferior do envoltório.

Description

"SISTEMA DE CONTÊINER DE TRANSPORTE PARA UM PRIMEIRO PRODUTO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR” Referenda Cruzada a Pedidos Correlatos [0001] Este pedido está relacionado ao pedido de Patente U.S. 10/25.728, depositado em 19 de dezembro de 2001 e intitulado “Unirradiated Nuclear Fuel Transpor! System”.
Campo Técnico [0002J Esta invenção refere-se a contêiner de transporte para componentes de combustível nuclear e, em particular, a um contêiner para conjuntos não-irradiados de combustível nuclear e hastes de combustível nuclear. Técnica Relacionada 100031 No transporte e armazenamento de elementos e conjuntos não- irradiados de combustível nuclear, que contêm grandes quantidades e/ou enriquecimento de material físsil, U235, é necessário assegurar que criticai idade seja evitada durante o uso normal, bem como, sob condições de acidente potencial. Por exemplo, contêineres de transporte de combustível são licenciados pela Nuclear Regula to 17 Comission (NRC) (Comissão de Regulamentos Nucleares) para o transporte de enriquecimentos de combustível máximos específicos (ou seja, pesos e peso-% de U23y) para cada projeto de conjunto de combustível. De modo a um novo projeto de contêiner de transporte receba aprovação de licenciamento, tem que ser demonstrado, para satisfação da NRC, que o novo projeto de contêiner satisfaz as exigências das regras e regulamentos da NRC, incluindo as definidas em 10 CFR $71. Estas exigências definem o acidente crível máximo (MCA, em inglês) que o contêiner de transporte e suas estruturas internas de suporte devem suportar de modo a manter a subc ri ti cal idade do conjunto de combustível alojado no mesmo.
[0004] A Patente U.S. 4.780.268, cedida ao cessionário da presente invenção, revela um contêiner de transporte para transportar dois conjuntos convencionais de combustível nuclear tendo um bocal quadrado de topo, um arranjo ordenado quadrado de hastes de combustível e um bocal quadrado de fundo. O contêiner inclui uma armação de suporte tendo uma seção estendida verticalmente entre os dois conjuntos de combustível, que assentam lado-a-lado. Cada conjunto de combustível é grampeado à armação de suporte por armações de grampeamento, cada uma das quais tem dois blocos de pressão. Este conjunto inteiro é conectado ao contêiner por uma armação de montagem de choque e uma pluralidade de apoios para choque. Pelo menos dois elementos absorvedores de nêutron são vedados dentro da seção vertical. Uma camada de material de amortecimento de cortiça com borracha separa a armação de suporte e a seção vertical dos conjuntos de combustível.
[0005] O bocal de topo de cada um dos conjuntos convencionais de combustível é mantido, ao longo de seu eixo longitudinal, por hastes de macaco com blocos de pressão que são apertados contra o bocal de topo quadrado em quatro lugares. O bocal de fundo de alguns destes conjuntos convencionais de combustível tem uma extremidade chanfrada. Estes conjuntos de combustível são mantidos, ao longo de seu eixo longitudinal, por um espaçador de bocal de fundo que suporta a extremidade do bocal de fundo.
[0006] Estes e outros contêineres de transporte (por exemplo, RCC-4 para conjuntos de combustível de reator de água pressurizada (PWR) de geometria de seção transversal geralmente quadrada usados pelo cessionário da presente invenção) estão descritos no Certificado de Conformidade n°5450, pasta 71-5450, da U.S. Nuclear Regulatory Commission, Division of Fuel Cycle and Material Safety, Office of the Nuclear Material Safety and Safeguards (Washington, DC 20555).
[0007] A Patente 5.490.186, cedida ao cessionário da presente invenção descreve um contêiner de transporte de combustível nuclear completamente diferente, projetado para combustível hexagonal e, mais particularmente, para um projeto de conjunto de combustível para reatores de estilo soviético VVER. Outras configurações de contêineres de transporte ainda são exigidas para combustível de reator de água fervente.
[0008] Há a necessidade, portanto, de um contêiner de transporte aperfeiçoado para um conjunto de combustível nuclear que possa ser empregado intercambiavelmente com um número de projetos de conjunto de combustível para reator nuclear.
[0009] Há a necessidade de um tal contêiner de transporte de conjunto de combustível que possa acomodar um único conjunto em um projeto leve, durável e licenciável.
[00010] Estas e outras necessidades foram parcialmente resolvidas pelo pedido de Patente co-pendente 10/25.728, depositado em 19 de dezembro de 2002 e cedido ao cessionário da presente invenção. O contêiner de transporte descrito no citado pedido inclui um revestimento alongado tubular interno tendo uma dimensão axial pelo menos tão longa quando o conjunto de combustível. O revestimento é, de preferência, dividido na metade ao longo de sua dimensão axial, de modo que ele possa ser separado como uma casca para colocação das duas metades do revestimento ao redor do conjunto de combustível. A circunferência externa do revestimento é projetada para ser recebida de modo justo no interior de um envoltório formado de um contêiner alongado tubular tendo uma dimensão axial pelo menos tão longa quanto o revestimento. De preferência, as paredes do contêiner tubular são construídas de cascas relativamente finas de aço inox posicionadas co-axialmente, com poliuretano de célula fechada disposto de entremeio. Desejavelmente, a casca interna inclui aço inox impregnado com boro. O revestimento tubular envolvendo o conjunto de combustível é montado deslizantemente dentro do envoltório e o envoltório é vedado em cada extremidade por tampas de extremidade. O envoltório inclui, de preferência, nervuras circunferenciais que se estendem ao redor da circunferência do contêiner tubular em locais axialmente espaçados» que realçam a rigidez circunferencíal do envoltório e formam um ponto de fixação para membros periféricos de absorção de choque. Uma armação alongada, de preferência com um desenho de gaiola de passarinho» é dimensionada para receber o envoltório dentro da armação externa em relação espaçada com a armação. A armação é formada de tiras circunferenciais axialmente espaçadas que são conectadas entre algumas das tiras e a pelo menos duas das nervuras circunferenciais que se estendem ao redor do envoltório» para isolar o cuntêiner tubular de uma quantidade substancial de qualquer energia de impacto experimentada pela armação» caso a armação seja impactada.
[00011] Embora o contêiner de transporte descrito no citado pedido seja um aperfeiçoamento substancial pelo fato de poder acomodar deferentes projetos de conjuntos de combustível pelo uso de revestimentos complementares, enquanto emprega o mesmo envoltório e armação de gaiola, aperfeiçoamento adicional c desejado para obter os mesmos objetivos enquanto aperfeiçoando adícionalmente as características protetoras do sistema de transporte e a facilidade de carregar e descarregar os componentes de combustível nuclear transportados por ele.
Sumário da Invenção [00012] Estes e outros objetivos são alcançados pelo sistema de contenção e transporte individual de conjunto de combustível desta invenção para transportar de modo seguro conjuntos de combustível nuclear não-irradiado e outros componentes de combustível nuclear sob condições de acidente normais e hipotéticas. O contêiner de transporte inclui um contêiner tubular alongado ou casca projetado para receber e suportar um produto de combustível nuclear como um conjunto de combustível no mesmo. O interior do contêiner tubular conforma, de preferência, com o envelope externo do conjunto de combustível, O exterior do contêiner tubular tem pelo menos duas paredes de encosto substancial mente planas» que se estendem axialmente. No modo de realização preferido, a seção transversal do membro tubular é retangular ou hexagonal para associar como envelope externo do conjunto de combustível, e três das costuras de canto são articuladas para que a remoção de todos os pinos mestres ao longo de uma costura possibilite que duas das paredes laterais sejam abertas e provejam acesso ao interior do contêiner tubular. O membro ou contêiner tubular é projetado para assentar dentro de um envoltório para transporte. O envoltório é um pacote tubular tendo uma dimensão axial e seção transversal maiores do que o contêiner tubular. O envoltório é dividido em uma pluralidade de seções circunferenciais, por exemplo, duas seções, uma seção de suporte inferior e uma cobertura superior, ou três, uma seção de estrutura de suporte inferior e duas seções de cobertura superior que são, respectivamente, articuladas para cada lado circunferencial da seção de suporte inferior e unidas uma a outra quando o envoltório é fechado. A seção de suporte inferior inclui uma ranhura central interna em forma de V que se estende substancialmente sobre o comprimento axial do envoltório por uma distância pelo menos igual ao comprimento axial do contêiner tubular Apoios para choque se estendem de ambas as paredes radiais da ranhura em forma de V para uma elevação que suportará o contêiner tubular em relação espacial com a ranhura. A localização axial, número, tamanho e tipo de apoio para choque empregado é cambiável para acomodar diferentes carregamentos. O contêiner tubular é assentado sobre apoios para choque, de preferência, com um canto do contêiner alinhado acima do fundo da ranhura em forma de V. A seção de cobertura de topo (seções) do envoltório tem (têm) um canal complementar em forma de V invertido que é dimensionado para acomodar o restante do contêiner tubular com alguma folga nominal aproximadamente, igual ao espaçamento entre o canto inferior do contêiner tubular e o fundo da ranhura em forma de V. As extremidades do envoltório são tampadas e as seções do envoltório são travadas.
Breve Descrição dos Desenhos [00013] Um entendimento adicional da invenção pode ser obtido pela descrição a seguir dos modos de realização preferidos quando lida ern conjunto com os desenhos anexos, nos quais: A Fig. 1 é uma vista em perspectiva do sistema de contêiner de transporte desta invenção; A Fig, 2 é uma vista frontal do sistema de contêiner de transporte desta invenção mostrando material moderador de nêutron revestindo o canal interno do envoltório; A Fig. 3 é uma vista frontal do sistema de contêiner de transporte desta invenção com isolamento termal revestindo o interior da casca de aço ínox e material absorvedor de nêutron revestindo o exterior do contêiner tubular circundando um conjunto de combustível; A Fig. 4 é uma vista em perspectiva do mecanismo de trava usado para ancorar os segmentos do envoltório um ao outro; A Fig. 5 é uma vista em perspectiva do contêiner tubular alojando um conjunto de combustível nuclear com dois lados do contêiner tubular girados abertos; A Fig. 6 é uma vista de topo do contêiner tubular com todas as quatro paredes laterais fechadas; A Fig. 7 é uma vista de topo simplificada de um contêiner tubular hexagonal para alojar combustível hexagonal como o empregado nos reatores de projeto russo VVER; A Fig, 8 é uma vista frontal de um modo de realização alternativo do sistema de contêiner de transporte desta invenção mostrado em uma posição total mente aberta; A Fig. 9 é uma vista frontal do sistema de contêiner de transporte mostrado na Fig. 8 com as seções de topo parcialmente fechadas; e A Fig. 10 é uma vista frontal de um modo de realização alternativo do sistema de eontêíner de transporte desta invenção para acomodar conjuntos de combustível hexagonais.
Descrição do Modo de Realização Preferido [00014] O envoltório e componentes internos do sistema de contenção de produto de combustível nuclear e de transporte desta invenção estão ilustrados na Fig. 1. Um eontêíner tubular ou casca 26 construído de um material como alumínio aloja um conjunto de combustível nuclear e é suspenso sobre uma ranhura em forma de V 32 no envoltório 12, suportado em apoios para choque 28 que são afixados em um recesso 30 em uma seção de parede superior da ranhura 32 e espaçados ao longo do comprimento axial da seção de envoltório inferior 16. Os apoios para choque podem ser aqueles identificados pela peça J-3424-21m que pode ser adquirida de Lord Corporation, com escritórios em Cambridge Springs, Pensilvânia. Cantoneiras de ferro 24 podem ser usadas nos cantos do eontêíner tubular para espalhar a carga sobre as paredes do contcincr. O número e rcsiliência dos apoios para choque são escolhidos para associar com o peso do eontêíner, que depende do produto nuclear sendo transportado dentro do eontêíner 26, A orientação da seção inferior 16 do envoltório 12 é fixada pelas pernas 18, de modo que o peso do eontêíner 26 mantenha o eontêíner centrado na ranhura 32, Uma extremidade tampada 22 forma parte da seção de suporte do envoltório inferior 16, enquanto uma segunda extremidade tampada 20 é formada como uma parte integral da cobertura de topo 14. A extremidade 20 de segmento de envoltório superior 14 veda contra o lábio 21 na seção de suporte inferior 16. Similarmente, embora não mostrado, a extremidade 22 formada como uma parte integral da seção de suporte inferior 16 veda contra um correspondente lábio sobre a seção de envoltório superior da mesma maneira. As chavetas 50 sobre cada lado da seção superior 14 do envoltório 12 se ajustam em fechaduras complementares na seção de suporte de envoltório inferior 16 como pode ser melhor observado pela vista frontal mostrada na Fig. 2.
[00015] A Fig. 2 mostra uma vista frontal do sistema de contêiner de transporte 10 desta invenção, com a placa de terminação 20 removida. Ambos os segmento de topo 12 e o segmento de fundo 16 do envoltório 12 são formados de uma lâmina vazada de aço inox 34, por exemplo, uma casca de aço inox de calibre 11 carregada com poliuretano pode ser empregada. De preferência, neste modo de realização, o poliuretano tem uma espessura mínima de 7,62mm. No modo de realização preferido, o canal vazado no envoltório 37 é modelado para se conformar substancialmente com o perfil externo do contêiner tubular 26 e as paredes do canal vazado 37 podem ser revestidas com um material absorvedor de nêutron, como l,27cm de silicato de boro. Altemativamente, a superfície externa da cânula tubular 26 pode ser revestida com um material absorvedor de nêutron como uma camada de 0,318cm de espessura de silicato de boro ou uma combinação de material absorvedor de nêutron sobre as paredes do contêiner tubular 26 e as paredes do canal vazado 37 pode ser empregada. A Fig. 2 provê uma melhor visualização do recesso 30 nos quais os apoios para choque 28 estão montados do que pode ser derivado da Fig. 1. Similarmente as chavetas 50 e as fechaduras 48 que ajudam no posicionamento da seção de topo 14 sobre o membro de suporte inferior 16 do envoltório 12 estão mostradas mais claramente na Fig. 2.
[00016] A Fig. 3 ilustra um modo de realização alternativo ao mostrado na Fig. 2, que omite a camada de material absorvedor de nêutron 42 sobre o canal vazado 37 ilustrado na Fig. 2 e mostra, em vez disso, os quatro lados do contêiner tubular 26 tendo uma camada de 0,318cm de material absorvedor de nêutron sobre todos os quatro lados. Adicionalmente, o modo de realização mostrado na Fig. 3 inclui uma camada de, aproximadamente, l,27cm de isolante termal interposta entre a casca de aço inox 34 e o poliuretano 36. Neste modo de realização, o poliuretano terá uma espessura mínima de, aproximadamente, 6,35cm.
[00017] O segmento de topo 14 do envoltório é travado ao segmento de suporte de fundo 16 no modo de realização preferido, usando o conjunto de trava ilustrado na Fig. 4. Ambos os lábio 53 sobre a seção de envoltório superior 14 e o lábio 55 sobre a seção de envoltório inferior 16 incluem uma pluralidade de entalhes axialmente espaçados. Uma barra de travamento é afixada no lábio superior 53 ou lábio inferior 55 de uma maneira que permite o braço de grampo 54 deslizar dentro de um correspondente entalhe no lábio. Por exemplo, com a barra de travamento 56 acoplada ao lábio inferior 555, o braço de grampo 54 se projetaria através do correspondente entalhe em uma direção descendente e teria uma extremidade projetada aumentada para ancorar a barra de travamento 56 ao lábio inferior 55. O braço de grampo superior 54 pode ter uma forma de L mostrada na Fig. 4, de modo que quando o lábio 53 estiver assentado sobre seu correspondente braço de grampo 54, a barra de travamento 56 possa ser movida em uma direção para a figura, para travar a seção superior 14 à seção inferior 16 do envoltório 12. O braço de grampo 54 pode, então, ser preso nesta posição travada. Uma alavanca externa pode ser suada para deslizar a barra de travamento para uma posição aberta e fechada com um curso desejável aproximado de 10,16cm. Para facilitar a ação de travamento e destravamento, um revestimento de baixo atrito pode ser aplicado à superfície deslizante.
[00018] A Fig. 5 ilustra uma vista em perspectiva de um contêiner tubular aberto 26 com um conjunto de combustível 74 posicionado no mesmo. O conjunto de combustível 74 é feito de um arranjo ordenado espaçado em paralelo de elementos de combustível 76 que são mantidos em relação espaçada e na posição por tiras de grade 78, um bocal de fundo 77 e um bocal de topo que não está mostrado. As tiras de grade são feitas em um desenho de caixa de ovos para manter o espaçamento entre os elementos de combustível 76 que formam canais de fluxo para o refrigerante do reator fluir através durante operação do reator. O conjunto de combustível 74 é assentado sobre um bloco de fundo de neoprene ou de cortiça com borracha 72, que é afixada ao fundo 68 do contêiner tubular 26. O bloco de neoprene ou de cortiça com borracha 72 suporta e amortece o conjunto de combustível 74. Um arranjo similar é provido acima do conjunto de combustível 74, suportado pela extremidade de topo 70 (mostrada na Fig. 6) do contêiner tubular 26. O contêiner tubular 26 tem dois lados estacionários 59 e 62 que são afixados ao fundo 68 e topo 70 do contêiner. O contêiner 26 tem dois lados móveis 62 e 64 que são articulados às bordas adjacentes dos lados estacionários 58 e 60 através de articulações 66 que giram ao redor do pino mestre 67 (mostrado na Fig. 6). Os dois lados móveis são, por sua vez, conectados, quando travados, por articulações similares 66, com a inserção do pino mestre na articulação formando a trava. Desse modo, os lados móveis 62 e 64 podem ser abertos a partir de qualquer das costuras articuladas para prover acesso ao interior do contêiner tubular 26 de um número de diferentes direções para facilitar o carregamento e descarregamento nos diferentes ambientes que possam apresentar obstruções. O contêiner tubular 26 é, de preferência, construído de alumínio, com uma espessura, por exemplo, de 0,9525cm.
[00019] As paredes interiores dos lados 58, 60, 62 e 64 são cobertas com uma lâmina de compósito de ferrita de ferro 88 e blocos de neoprene ou de cortiça com borracha com forro magnético 82 são anexadas e afixadas pela força magnética nas elevações de grade para assentar o lado de neoprene ou cortiça com borracha dos blocos contra as tiras externas da grade nas elevações de grade. O acoplamento magnético sobre os blocos as toma ajustáveis para acomodar diferentes projetos de componentes de combustível nuclear. Os blocos de neoprene ou cortiça com borracha não são tão duros como o material do qual as grades são constmídas e prendem as grades e posição quando os lados 62 e 64 estão na posição fechada sem danificar as grades e amortece o conjunto de combustível durante transporte. O lado interno do contêiner tubular 26 pode ser suado para transportar outros componentes de combustível, como hastes de combustível separadamente pelo emprego de insertos dentro do contêiner tubular 26 que suportarão estes componentes seguramente. A Fig. 6 provê uma vista melhor da lâmina de compósito de ferrita de ferro 80 e localizações articuladas. Altemativamente, clipes sobre os forros dos blocos de neoprene ou cortiça com borracha podem ser suportados nos entalhes a múltiplas elevações sobre as paredes interiores dos lados 58, 60, 62 e 64. Ajuste axial dos blocos pode ser feito pela movimentação dos blocos de entalhe para entalhe.
[00020] A Fig. 7 mostra uma vista de topo simplificada de um contêiner tubular hexagonal 26 para transportar combustível hexagonal como o empregado nos reatores VVER de projeto russo. Neste caso, há quatro lados estacionários 58, 59, 60 e 61 com dois lados móveis arranjados e conectados articuladamente como descrito previamente. Em todos os outros respeitos, o modo de realização do contêiner tubular 26, mostrado na Fig. 7, é o mesmo mostrado nas Figs. 5 e 6.
[00021] Com o conjunto de combustível ou outro componente de combustível nuclear carregado dentro do contêiner tubular 26, os lados móveis 62 e 64 podem ser fechados e presos com os pinos mestres 67 e o membro tubular 26 carregado dentro do canal em V 32 da seção de suporte inferior 16. O envoltório superior 14 pode, então, ser baixado para encaixe com a seção inferior 16 e a trava 52 pode ser presa. Desse modo, o produto de combustível nuclear pode ser transportado na posição horizontal de uma maneira segura e sem riscos. O envoltório provê a versatilidade para transportar muitos tipos diferentes de componentes de combustível.
[00022] As Figs. 9 e 10 ilustram um outro modo de realização do envoltório 12. A seção inferior do envoltório 12 é a mesma, em muitos aspectos, da ilustrada na Fig. 1, exceto para o chaveamento da seção superior à seção inferior o fechamento frontal 20 mostrados na Fig. 1. As pernas 18 também são diferentes, conforme mostrado. A seção superior 14, mostrada no modo de realização ilustrado nas Figs. 8 e 9, é dividida em seções 84 e 86, com cada seção articulada à seção inferior 16. Quando as seções 86 e 84 são fechadas, as superfícies associadas 88e 90 interceptam-se ao longo de suas fechaduras e podem ser travadas. O fechamento frontal 92 é, geralmente, retangular e formado como uma parte integral de uma das meias seções de topo 84. Quando fechado, o fechamento frontal 92 fica assentado dentro de uma ranhura vedada 94 na frente da seção inferior 16. Asas de elevação 96 são providas para transferir a casca para/de um vaso de transporte. As seções de topo oscilantes 84 e 86 do modo de realização inventado nas Figs. 8 e 9 tomam mais fácil abrir e fechar o envoltório 12 e carregar o contêiner tubular 26.
[00023] A Fig. 10 mostra o envoltório 12 conforme ilustrado nas Figs. 8 e 9 com o contêiner ou membro tubular hexagonal 26’ para transportar um conjunto de combustível hexagonal. Em todos os outros aspectos, o envoltório 12 e contêiner tubular são os mesmos descritos acima.
[00024] Embora modos de realização específicos da invenção tenham sido descritos em detalhe, deve ser apreciado por alguém experiente na técnica que várias modificações e alternativas a estes detalhes poderíam ser desenvolvidas à luz dos ensinamentos globais da revelação. Conseqüentemente, os modos de realização particulares revelados têm a intenção de ser apenas ilustrativos e não limitativos quanto ao escopo da invenção, o qual recebe a abrangência total das reivindicações anexas e de qualquer e todos seus equivalentes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (16)

1. Sistema de contêíner de transporte (10) para um primeiro produto de combustível nuclear, em particular um conjunto de combustível nuclear, compreendendo: um contêíner tubular alongado (26) projetado para receber e suportar o produto de combustível nuclear no mesmo, o exterior do contêíner tubular tendo pelo menos duas paredes planas (58, 60. 62, 64) que se estendem sobre o comprimento do contêíner tubular, o contêíner tubular tendo pelo menos uma seção de parede móvel para prover acesso ao interior; um envoltório tubular (12), alongado, tendo um comprimento pelo menos tão longo quanto o contêíner tubular (26), uma seção transversal interna maior do que o contêíner tubular e um canal tubular interior (37); meios (18) para suportar o envoltório na posição horizontal; e o envoltório tubular (12) tendo a seção de suporte inferior (16) se estendendo longitudinalmente e suportando a pluralidade de apoios para choque (28) posicionados nos lados opostos da seção de suporte inferior (16) com relação a um plano imaginário vertical se estendendo ao longo do meio do envoltório; e caracterizado pelo fato de que os apoios para choque (28) em um lado da seção de suporte inferior (16) suportam uma primeira das paredes planas do contêíner tubular (26) e os apoios para choque (28) no outro lado da seção de suporte inferior (16) suportam uma segunda das paredes planas do contêíner tubular (26), as ditas primeira e segunda paredes sendo inclinadas, e o contêíner tubular (26) sendo suportado pelos apoios para choque (28) em uma relação espaçada com relação à seção de suporte inferior (16).
2. Sistema de contêíner de transporte, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do contêíner tubular (26) ter uma seção transversal retangular ou hexagonal.
3. Sistema de contêíner de transporte, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de pelo menos duas paredes adjacentes (62, 64) do contêiner tubular (26) serem conectadas articuladamente axialmente para encostar as paredes (60, 58) restantes do contêiner tubular (26) e conectados travadamente axialmente em uma junta de encosto das duas paredes adjacentes (62, 64), de modo que, quando destravados, as duas paredes adjacentes (62,64) possam girar abertas para revelar o interior do contêiner tubular (26).
4. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de as duas paredes adjacentes (62, 64) serem travadamente conectadas por uma trava que é um pino mestre (67) de uma articulação (66) e as paredes do contêiner tubular (26) poderem ser abertas em qualquer uma de uma pluralidade de interfaces de lados associados nas conexões articuladas.
5. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato do contêiner tubular alongado (26) ser construído de alumínio.
6. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de incluir material absorvedor de nêutron (42) anexado a uma superfície das paredes do contêiner tubular (26).
7. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato do envoltório tubular (12) ser construído em pelo menos dois segmentos (14, 16), cada um dos quais se estende ao longo de todo o comprimento do envoltório e um dos quais forma a seção de suporte inferior (16).
8. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de cada segmento ser formado de uma casca de aço inox (34) definindo uma cavidade parcialmente preenchida com um material leve (36), por exemplo, poliuretano, e opcionalmente contendo isolamento termal (44) dentro da cavidade, preferivelmente entre a casca (34) e o material leve (36).
9. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato dos segmentos (14, 16) serem chaveados para alinhar quando ajustados um ao outro.
10. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 9, caracterizado pelo fato dos segmentos (14, 16) se travarem.
11. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato dos apoios para choque (28) em cada lado da seção de suporte inferior (16) serem dispostos espaçados em uma série ao longo do contêiner tubular (26).
12. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato dos apoios para choque (28) serem apoios de borracha.
13. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de uma parede do canal tubular interno (37) do envoltório tubular (12) ser revestida com um material absorvedor de nêutron (42).
14. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado pelo fato de ditas primeira e segunda paredes se encostarem uma à outra em uma junta em um ângulo interno menor do que 180 graus para formar uma “forma em V” e a “forma em V” ser suportada em um ponto mais baixo dentro do envoltório (12) em relação a outros pontos do exterior do contêiner tubular (26).
15. Sistema de contêiner de transporte, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de conter um conjunto de combustível nuclear (74), o contêiner tubular (26) tendo um comprimento pelo menos tão longo quanto o conjunto de combustível nuclear (74), uma seção transversal interna maior do que o primeiro conjunto de combustível nuclear (74) e um canal tubular interior que é dimensionado para receber de modo justo e ser modelado para conformar com a forma periférica do conjunto de combustível nuclear (74).
16. Sistema de contêiner para transporte, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de o conjunto de combustível nuclear (74) ter uma grade (78) para suportar uma pluralidade de hastes de combustível (76) em um arranjo ordenado, em que o contêiner tubular (26) inclui um bloco axialmente ajustável (82) anexável à superfície interior do contêiner tubular a uma elevação axial de um local da grade (78) para se assentar contra a grade, uma face do bloco (82) assentando-se contra a grade preferivelmente sendo construída de um material, por exemplo, cortiça com borracha, que é mais macia que o material da qual a grade é construída.
BRPI0401097A 2003-04-28 2004-04-08 sistema de contêiner de transporte para um primeiro produto de combustível nuclear BRPI0401097B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10/424,480 US6748042B1 (en) 2003-04-28 2003-04-28 Unirradiated nuclear fuel component transport system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0401097A BRPI0401097A (pt) 2005-05-17
BRPI0401097B1 true BRPI0401097B1 (pt) 2017-06-06

Family

ID=32326299

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0401097A BRPI0401097B1 (pt) 2003-04-28 2004-04-08 sistema de contêiner de transporte para um primeiro produto de combustível nuclear

Country Status (8)

Country Link
US (1) US6748042B1 (pt)
EP (1) EP1473740B1 (pt)
JP (1) JP4781637B2 (pt)
KR (1) KR101044519B1 (pt)
CN (1) CN1332397C (pt)
BR (1) BRPI0401097B1 (pt)
DE (1) DE602004027440D1 (pt)
ES (1) ES2344944T3 (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20060188054A1 (en) * 2005-02-04 2006-08-24 Nac International, Inc. Methods for transporting and canistering nuclear spent fuel
US8447006B2 (en) * 2006-04-18 2013-05-21 Westinghouse Electric Company Llc Shipping package up-ender
FR2905031B1 (fr) * 2006-08-21 2008-11-07 Areva Np Sas Conteneur de transport pour des assemblages de combustible nucleaire et utilisation de ce conteneur.
US7474726B2 (en) * 2007-02-26 2009-01-06 Westinghouse Electric Co Llc Unirradiated nuclear fuel component transport system
JP2008224460A (ja) * 2007-03-13 2008-09-25 Ihi Corp キャニスタ収納容器
US8494106B2 (en) * 2007-11-15 2013-07-23 Global Nuclear Fuel—Americas, LLC Shipping container for shipping channeled fuel bundles
FR2925975B1 (fr) * 2007-12-26 2016-05-27 Areva Np Conteneur de transport pour assemblage de combustible nucleaire, et procede de transport d'un assemblage de combustible nucleaire
JP5781265B2 (ja) * 2009-07-31 2015-09-16 三菱重工業株式会社 燃料集合体の輸送容器
KR101180858B1 (ko) * 2010-07-12 2012-09-07 한전원자력연료 주식회사 간극보상부재를 구비한 핵연료 집합체 운반용기용 리드프레임 및 핵연료 집합체 운반용기
KR101170080B1 (ko) * 2010-07-12 2012-07-31 한전원자력연료 주식회사 핵연료 집합체 운반용기용 리드프레임 및 핵연료 집합체 운반용기
US8565365B2 (en) 2010-10-21 2013-10-22 Westinghouse Electric Company Llc Unirradiated nuclear fuel component transport system
US9831006B2 (en) * 2013-02-13 2017-11-28 Bwxt Mpower, Inc. Shipping container for unirradiated nuclear fuel assemblies
FR3006098B1 (fr) * 2013-05-22 2015-06-26 Tn Int Emballage d'entreposage de combustible irradie comprenant des rails amortis de guidage d'etui
RU2543058C2 (ru) * 2013-07-18 2015-02-27 Открытое акционерное общество "Новосибирский завод химконцентратов" (ОАО "НЗХК") Контейнер для транспортирования тепловыделяющих сборок ядерного реактора
CN103474120B (zh) * 2013-09-12 2016-06-08 中国核电工程有限公司 一种核燃料组件运输容器用组件保护装置
CN105788665A (zh) * 2014-12-26 2016-07-20 中核建中核燃料元件有限公司 一种用于燃料组件组装支撑的装置
CN105225717A (zh) * 2015-10-20 2016-01-06 中国石油集团长城钻探工程有限公司 仪器检修用放射源箱式安全运输车
KR101906854B1 (ko) * 2017-07-25 2018-10-11 한전원자력연료 주식회사 이동형 핵연료 집합체 구조 변형 측정장비
US20190066858A1 (en) * 2017-08-31 2019-02-28 Nac International Inc. Containment cask for drum containing radioactive hazardous waste
CN109533612A (zh) * 2018-09-28 2019-03-29 中国辐射防护研究院 一种六氟化铀运输容器外包装结构
CN111446018A (zh) * 2020-04-09 2020-07-24 上海核工程研究设计院有限公司 一种带有缓冲吸热和慢化功能的核燃料运输容器外壳
CN111446017A (zh) * 2020-04-09 2020-07-24 上海核工程研究设计院有限公司 一种水平中开式双组件燃料运输容器及其拆装方法
CN112735622A (zh) * 2021-01-08 2021-04-30 上海核工程研究设计院有限公司 一种新燃料单组件运输容器
KR20230155117A (ko) * 2022-05-03 2023-11-10 한전원자력연료 주식회사 경수로 신연료집합체 운반용기

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2237137A1 (de) * 1972-07-28 1974-02-07 Transnuklear Gmbh Behaelter zum transport plutoniumhaltiger brennstoffelemente
US3982134A (en) * 1974-03-01 1976-09-21 Housholder William R Shipping container for nuclear fuels
US4175669A (en) 1976-07-01 1979-11-27 Greer Norman L Overpack for nuclear fuel container
DE2732796A1 (de) * 1977-07-20 1979-02-08 Kraftwerk Union Ag Einrichtung zur kuehlung und/oder dekontaminierung von brennelement-transportbehaeltern
US4532104A (en) 1981-04-06 1985-07-30 British Nuclear Fuels Limited Transport and storage flask for nuclear fuel
JPS5985999A (ja) * 1982-11-08 1984-05-18 秩父セメント株式会社 多重型容器およびその製造方法
FR2563652B1 (fr) * 1984-04-25 1986-07-25 Bignier Schmid Laurent Procede de fabrication d'une enveloppe a double paroi contenant un ecran absorbeur de neutrons pour le transport et le stockage d'une matiere radioactive
US4935943A (en) * 1984-08-30 1990-06-19 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Corrosion resistant storage container for radioactive material
US5063299A (en) * 1990-07-18 1991-11-05 Westinghouse Electric Corp. Low cost, minimum weight fuel assembly storage cask and method of construction thereof
US5406600A (en) 1993-10-08 1995-04-11 Pacific Nuclear Systems, Inc. Transportation and storage cask for spent nuclear fuels
US5394449A (en) 1993-10-08 1995-02-28 Pacific Nuclear Systems, Inc. Impact limiter for spent nuclear fuel transportation cask
DE59501715D1 (de) * 1994-01-26 1998-04-30 Siemens Ag Lagerkorb zur lagerung und zum transport von brennelementen
JP3516978B2 (ja) * 1994-04-15 2004-04-05 株式会社東芝 燃料集合体輸送容器
US5481117A (en) 1994-09-01 1996-01-02 Westinghouse Electric Corporation Shipping container for a nuclear fuel assembly
JP3080894B2 (ja) * 1997-02-28 2000-08-28 株式会社東芝 混合酸化物燃料輸送容器及び燃料輸送方法
BE1011402A3 (fr) * 1997-01-21 1999-08-03 Toshiba Kk Recipient et procede de transport d'ensembles de combustible nucleaire.
US6128360A (en) * 1997-03-05 2000-10-03 Kabushiki Kaisha Toshiba Fuel protective apparatus, fuel transport container and method of transporting a fuel assembly
JPH11242093A (ja) * 1998-02-26 1999-09-07 Toshiba Corp 原子炉燃料の保護装置、輸送容器および輸送方法
JP3069536B2 (ja) * 1997-07-04 2000-07-24 株式会社東芝 原子炉燃料の輸送容器およびその輸送方法
JP3306000B2 (ja) * 1998-03-12 2002-07-24 株式会社東芝 原子炉燃料の輸送容器およびその輸送方法
FR2774800B1 (fr) * 1998-02-10 2000-05-05 Framatome Sa Conteneur de transport pour des assemblages de combustible nucleaire
GB9808242D0 (en) * 1998-04-21 1998-06-17 British Nuclear Fuels Plc A protective casing
DE19908490A1 (de) * 1999-02-26 2000-09-07 Siemens Ag Transportbehälter mit Gebinde für ein unbestrahltes Brennelement
JP3411911B2 (ja) * 2001-03-29 2003-06-03 三菱重工業株式会社 使用済み燃料収納用角パイプ、バスケットおよび使用済み燃料収納容器
DE60219084T2 (de) * 2002-12-18 2007-12-13 Council Of Scientific & Industrial Research Ein verfahren zur verhinderung der entwicklung von fehlaroma in ctc tees mittels antioxidantien

Also Published As

Publication number Publication date
EP1473740A3 (en) 2006-04-19
BRPI0401097A (pt) 2005-05-17
CN1332397C (zh) 2007-08-15
DE602004027440D1 (de) 2010-07-15
EP1473740B1 (en) 2010-06-02
KR20040093417A (ko) 2004-11-05
JP4781637B2 (ja) 2011-09-28
EP1473740A2 (en) 2004-11-03
US6748042B1 (en) 2004-06-08
KR101044519B1 (ko) 2011-06-27
ES2344944T3 (es) 2010-09-10
JP2004325454A (ja) 2004-11-18
CN1542866A (zh) 2004-11-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0401097B1 (pt) sistema de contêiner de transporte para um primeiro produto de combustível nuclear
US7474726B2 (en) Unirradiated nuclear fuel component transport system
JP4322423B2 (ja) 核燃料集合体用輸送コンテナ
EP2041753B1 (en) Apparatus, system and method for storing high level waste
US5546436A (en) Transportation and storage cask for spent nuclear fuels
KR100596588B1 (ko) 핵 연료봉을 이송 및 저장하기 위한 장치 및 상기 장치를사용하기 위한 방법
US20210257119A1 (en) Unventilated cask for storing nuclear waste
US5909475A (en) Spent nuclear fuel container
CN104282351A (zh) 一种核电乏燃料干法贮存专用容器
KR20190117759A (ko) 사용후핵연료의 저장 및 운반용 컨테이너
CN218513187U (zh) 一种核燃料组件运输容器
US20120099693A1 (en) Unirradiated nuclear fuel component transport system
JPH0224599A (ja) 放射性物質輸送用キャスク
CN115410740A (zh) 一种核燃料组件运输容器及其使用方法
CN205050567U (zh) 一种高活度辐照用放射源运输容器
US3208915A (en) Pressure tube neutronic reactor
RU2778396C2 (ru) Корзина для хранения, предназначенная для хранения или транспортировки ядерных материалов
RU2608765C2 (ru) Способ и подвижное устройство для уменьшения термического сопротивления между двумя твёрдыми телами
RU71803U1 (ru) Транспортный упаковочный комплект для транспортирования и хранения радиоактивных материалов
Chung et al. Evaluation of the KN-12 spent fuel transport cask by analysis
Diersch et al. Evaluation of the KN-12 Spent Fuel Transport Cask by Analysis
Gartz et al. Castor transport and storage casks for VVER and RBMK fuel assemblies
JP2914805B2 (ja) 高速炉の炉心
Chung et al. Evaluation of the KN-12 spent fuel shipping cask
McWilliam BNFL's new spent fuel transport flask-Excellox 8

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.