BRPI0315437B1 - Método para o tratamento dos cabelos e usos de uma composição - Google Patents

Método para o tratamento dos cabelos e usos de uma composição Download PDF

Info

Publication number
BRPI0315437B1
BRPI0315437B1 BRPI0315437-8A BR0315437A BRPI0315437B1 BR PI0315437 B1 BRPI0315437 B1 BR PI0315437B1 BR 0315437 A BR0315437 A BR 0315437A BR PI0315437 B1 BRPI0315437 B1 BR PI0315437B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hair
cationic
acid
alkyl
composition
Prior art date
Application number
BRPI0315437-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0315437A (pt
Inventor
Paul Alfred Cornwell
Peter James Hull
Richard Skinner
Karen Maria Devine
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BR0315437A publication Critical patent/BR0315437A/pt
Publication of BRPI0315437B1 publication Critical patent/BRPI0315437B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/60Sugars; Derivatives thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/33Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing oxygen
    • A61K8/36Carboxylic acids; Salts or anhydrides thereof
    • A61K8/362Polycarboxylic acids
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/02Preparations for cleaning the hair
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/12Preparations containing hair conditioners

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Description

“MÉTODO PARA O TRATAMENTO DOS CABELOS E USOS DE UMA COMPOSIÇÃO” Campo da Invenção A presente invenção refere-se a composições para o tratamento dos cabelos. Mais particularmente a invenção refere-se a composições para o tratamento de cabelo compreendendo combinações específicas de princípios ativos. As composições são, particularmente, apropriadas para a aplicação no cabelo para o reparo e restauração do cabelo danificado.
Antecedentes da Invenção O cabelo pode sofrer danos de uma série de fontes tais como, exposição à radiação UV e cloro, influências químicas tais como clareamento, permanente, lavagens freqüentes mais do que necessário com composições duras de xampu de limpeza baseadas em tensoativo, e influências mecânicas tais como o uso prolongado de aparelhos aquecidos para penteados. O dano ao cabelo tipicamente se manifesta em perda de cutícula e proteína da fibra de cabelo, fragilidade e quebra e desfibramento da fibra de cabelo ou pontas quebradas ou duplas.
Além disso, os consumidores requerem que seus cabelos sejam tratados, ou seja, o cabelo quando penteado retém aquele estilo por um longo período de tempo e em uma faixa de condições ambientais prejudiciais tal como alta umidade. O documento WO 97/14401 (Kao Corporation) descreve uma ampla faixa de ácidos orgânicos em composições de cuidados da pele e cabelo. O uso de açúcares e extratos vegetais é revelado no documento WO 01/68040 (LOreal) para proteger tecidos queratinosos. Trealose tem sido usada para melhorar a elasticidade da pele e/ou prevenir envelhecimento como revelado no documento WO 01/01948. A presente invenção descobriu, agora, que composições, compreendendo certas combinações específicas de açúcares e ácidos, são efetivas para reparar e prevenir os sintomas principais do cabelo danificado, essas combinações também tem a vantagem adicional de ajudar a aumentar o tratamento do cabelo.
Descricão Resumida da Invenção Em um primeiro aspecto, a presente invenção fornece uma composição para o tratamento do cabelo compreendendo i) de 0,05% em peso a 49% em peso de um dissacarídeo; e ii) um di-ácido, Um aspecto adicional da invenção é o uso da composição acima para alisar o cabelo, alinhar o cabelo e prevenir dano ao cabelo. A invenção também se relaciona a um método para o tratamento dos cabelos pela aplicação da composição acima ao cabelo.
Descricão Detalhada da Invenção O Dissacarídeo A presente invenção compreende como elemento essencial um dissacarídeo, preferivelmente, o dissacarídeo compreende açúcares de pentose ou hexose, mais preferivelmente, o dissacarídeo compreende duas unidades de hexose.
Os dissacarídeos podem ser tanto açúcares redutores como não-redutores. Açúcares não-redutores são preferidos.
As formas D(+) dos açúcares são preferidas. Particularmente preferidos são trealose e celobiose, ou misturas dos mesmos. Trealose é o dissacarídeo preferido. O nível do dissacarídeo presente na formulação total é de 0,05% em peso a 49% em peso, preferivelmente, de 0,2% em peso a 3% em peso, mais preferivelmente, de 0,5% em peso a 2% em peso.
Dl-ÁCIDOS
Di-ácidos estão presentes nas composições da presente invenção, particularmente apropriados são di-ácidos que apresentam a fórmula: HOOC-{CH2)n-COOH onde n é um número inteiro de 2 a 8, mais preferivelmente, onde n é igual de 2 a 4 {ácido succínico e ácido adípico respectivamente). Ácidos orgânicos são usados idealmente em níveis na formulação total de 0,01% em peso a 5% em peso, mais preferivelmente, em níveis de 0,1% em peso a 2% em peso. A razão em peso do di-ácido para o dissacarídeo é de 1:10 a 20:1, mais preferivelmente, de 1:5 a 5:1.
Adicionalmente, ácidos são usados idealmente nas razões molares di-ácido:dissacarídeo entre 0,1:1 a 10:1, preferivelmente, entre 0,1:1 a 2:1.
Os pHs das formulações da invenção estão na faixa de pH 3 a pH 6, mais preferivelmente, usado em pH 3-5.
Sal pe Guanidino Opcionalmente, um sal de guanidino está presente. Por exemplo, carbonato de guanidino, sulfato de guanidino e fosfato de guanidino. Particularmente preferido é o carbonato de guanidino. Sais de guanidino são usados, preferencialmente, em níveis de 0,01% em peso a 5% em peso da formulação total, de preferência, de 0,1% em peso a 2% em peso. A razão em peso preferida do sal de guanidino para o dissacarídeo é de 1:10 a 4:1, mais preferivelmente, de 2:1 a 1:2.
Adicionalmente, as razões molares preferidas de sal de guanidino para dissacarídeo são de 0,1:1 a 10:1, mais preferivelmente, de 0,1:1 a 2:1.
Forma do Produto A forma do produto final das composições de tratamento do cabelo de acordo com a presente invenção pode apropriadamente ser, por exemplo, xampus, condicionadores, sprays, mousses, géis, ceras ou loções.
Formas de produto particularmente preferidas são xampus, condicionadores pós-lavagem (com e sem enxágue) e produtos para o tratamento de cabelo tais como essências de cabelo.
Composições de xampu compreendem, preferivelmente, um ou mais tensoativos de limpeza que são cosmeticamente aceitáveis e apropriados para a aplicação tópica no cabelo. Tensoativos adicionais podem estar presentes como emulsificantes.
Tensoativos de limpeza apropriados são selecionados de tensoativos aniônicos, anfotéricos, zwiteriônicos e misturas dos mesmos. O tensoativo de limpeza pode ser o mesmo tensoativo que o emulsificante, ou pode ser diferente.
Tensoativo de Limpeza Aniônico Composições de xampu de acordo com a invenção compreenderão tipicamente um ou mais tensoativos de limpeza aniônicos, os quais são cosmeticamente aceitáveis e apropriados para a aplicação tópica no cabelo.
Exemplos de tensoativos de limpeza aniônicos apropriados são os sulfatos de alquila, sulfatos de éter alquila, sulfonatos de alcarila, isetionatos de alcanoíla, succinatos de alquila, sulfossuccinatos de alquila, sarcosinatos de N-alquila, fosfatos de alquila, fosfatos de éter alquila, carboxilatos de éter alquila e sulfonatos de alfa-olefina, especialmente seus sais de sódio, magnésio, amônio e mono-, di- e tri-etanolamina. Os grupos alquila e acila geralmente contêm de 8 a 18 átomos de carbono e podem ser insaturados. Os sulfatos de éter alquila, fosfatos de éter alquila e carboxilatos de éter alquila podem conter de 1 a 10 unidades de óxido de etileno ou óxido de propileno por molécula.
Tensoativos de limpeza aniônicos típicos para o uso nas composições de xampu da invenção incluem sulfossuccinato de oleil sódio, sulfossuccinato de lauril amônio, sulfato de lauril amônio, isetionato de cocoil sódio, isetionato de lauril sódio e sarcosinato de N-lauril sódio. Os tensoativos aniônicos mais preferidos são sulfato de lauril sódio, sulfato de éter lauril sódio (n)EO (onde n varia de 1 a 3), sulfato de lauril amônio e sulfato de éter lauril amônio (n)EO (onde n varia de 1 a 3). A quantidade total de tensoativo de limpeza aniônico em composições de xampu da invenção é geraimente de 5 a 30, preferivelmente, de 6 a 20, mais preferivelmente, de 8 a 16% em peso.
Co-TENSOATIVQ A composição de xampu pode opcionalmente incluir co-tensoativos, preferivelmente, um tensoativo anfotérico ou zwiteriônico, os quais podem ser incluídos em uma quantidade que varia de 0 a 8, preferivelmente, de 1 a 4% em peso.
Exemplos de tensoativos anfotéricos e zwiteriônicos incluem betainas de alquila, betaínas de amidopropil alquila, sulfobetaínas de alquila (sultaínas), glicinatos de alquila, carboxiglicinatos de alquila, anfopropionatos de alquila, anfoglicinatos de alquila, hidróxisultaínas de amidopropil alquila, tauratos de acila e glutamatos de acila, onde os grupos alquila e acila têm de 8 a 19 átomos de carbono. Tensoativos anfotéricos e zwiteriônicos típicos para uso nos xampus da invenção incluem óxido de lauril amina, betaína de sulfopropil cocodimetila e, preferivelmente, betaína lauril, betaína cocamidopropila e cocanfopropionato de sódio.
Outro co-tensoativo preferido é um tensoativo não-iônico, o qual pode ser incluído numa quantidade variando de 0 a 8, preferivelmente, de 2 a 5% em peso.
Por exemplo, tensoativos não-iônicos representativos que podem ser incluídos nas composições de xampu da invenção incluem produtos de condensação de álcoois ou fenóis (C8-C-|8) primários ou secundários, de cadeias lineares ou ramificadas com óxidos de alquilenos, usualmente óxido de etileno e, geralmente, tendo de 6 a 30 grupos de óxido de etileno.
Tensoativos não-iônicos adicionais que podem ser incluídos nas composições de xampu da invenção são poliglicosídeos de alquila (APGs). Tipicamente, o APG é um que compreende um grupo alquila conectado (opcionalmente através de um grupo de ligação) a um bloco de um ou mais grupos glicosila. APGs preferidos são definidos pela seguinte fórmula: RO-(G)n onde R é um grupo alquila ou alquenila C5-C20 de cadeia ramificada ou linear, G é um grupo sacarídeo e n é de 1 a 10.
Outros tensoativos não-iônicos derivados de açúcar que podem ser incluídos nas composições de xampu da invenção incluem amidas de ácido graxo polihidróxi (Οι-Οβ) de N-alquila C10-C18, tais como as glucamidas de N-metila C12-C18, como descritas, por exemplo, no documento WO 92/06154 e na patente US 5.194.639, e as amidas de ácido graxo polihidróxi N-alcóxi, tais como glucamida de N-(3-metóxipropil) C10-C18. A composição de xampu pode também opcionalmente incluir um ou mais co-tensoativo incluído em uma quantidade variando de 0,01 a 10, preferivelmente, de 0,05 a 5, mais preferivelmente, de 0,05 a 2% em peso, Tensoativos catiônicos úteis são descritos a seguir em relação às composições de condicionador. A quantidade total de tensoativo (incluindo qualquer co-tensoativo e/ou emulsificante) nas composições de xampu da invenção é geralmente de 5 a 50, preferivelmente, de 5 a 30, mais preferivelmente, de 10 a 25% em peso.
Polímero Catiõnico Um polímero catiõnico pode estar presente. O polímero catiõnico pode ser um homopolímero ou ser formado de dois ou mais tipos de monômeros. O peso molecular do polímero será geralmente entre 5.000 e 10.000.000, tipicamente, pelo menos 10.000 e, preferivelmente, na faixa de 100,000 a cerca de 2.000.000. Os polímeros terão grupos contendo nitrogênio catiônicos tal como grupos amônio quaternário ou amino protonado ou uma mistura dos mesmos.
Polímeros de nitrogênio catiônicos apropriados são descritos no “CTFA Cosmetic Ingredient Directory”, 3a edição.
Os polímeros de condicionamento catiônicos podem compreender misturas de unidades de monômeros derivadas de monômeros substituídos por amina e/ou amônio quaternário e/ou monômeros espaçadores compatíveis.
Polímeros de condicionamento catiônicos apropriados incluem copolímeros de 1 -vinil-2-pirrolidina e sal de 1-vinil-3-metil-imidazólio (nome CTFA Polyquaternium-16); copolímeros de 1-vinil-2-pirrolidina e dimetilaminoetil metacrilato (nome CTFA Polyquaternium-11); polímeros contendo amônio quaternário dialil catiônico, em particular, CTFA Polyquaternium 6 e Polyquaternium 7, sais de ácido inorgânico de ésteres de amino-alquila de homo e copolímeros de ácidos carboxílicos insaturados como descrito na patente US 4.009.256; poliacrilamidas catiônicas (como descritas no documento WO 95/22311).
Polímeros de polissacarídeos catiônicos apropriados para o uso nas composições da invenção incluem aqueles com um grupo residual anidroglicose, tais como um amido ou celulose. Celulose catiônica está disponível pela Amercho! Corp. (Edison, NJ, USA) em suas séries de polímeros Polymer JR (nome comercial) e LR (nome comercial), como sais de celulose hidróxietil reagidos com epóxido substituído por trimetil amônio, referido na indústria (CTFA) como Polyquaternium 10. Outro tipo de celulose catiônica inclui sais de amônio quaternário polimérico de hidróxietil celulose reagido com epóxido substituído por lauril dimetil amônio, referido na indústria (CTFA) como Polyquaternium 24. Esses materiais estão disponíveis pela Amerchol Corp. (Edison, NJ, USA) sob o nome comercial Polymer LM-200.
Outros polímeros de polissacarídeos catiônicos apropriados incluem éteres de celulose contendo nitrogênio quaternário (por exemplo, como descrito na patente US 3.962.418), e copolímeros de celulose eterificada e amido (por exemplo, como descrito na patente US 3.958.581).
Um tipo particularmente apropriado de polímero de polissacarídeo catiônico que pode ser usado é um derivado de goma guar catíônico, tal como cloreto de hidroxipropiltrimônio guar (comercialmente disponível pela Rhone-Poufenc na sua série comercial Jaguar). Polímeros catiônicos particularmente preferidos são Jaguar C13S, Jaguar C14, Jaguar C15, Jaguar C17 e Jaguar C16, Jaguar CHT e Jaguar C162. O polímero de condicionamento catiônico estará presente, geralmente, nas composições da invenção em níveis de 0,01 a 5, preferivelmente, de 0,05 a 1, mais preferivelmente, de 0,08 a 0,5% em peso.
Tensqativo de Condicionamento Composições condicionadoras usualmente compreendem um ou mais tensoativos de condicionamento que são cosmeticamente aceitáveis e apropriados para aplicação tópica no cabelo, Tensoativos de condicionamento apropriados são selecionados de tensoativos catiônicos, usados sozinhos ou em mistura.
Tensoativos catiônicos úteis nas composições da invenção contêm partes hidrofílicas amino ou amônio quaternário que são positivamente carregadas quando dissolvidas na composição aquosa da presente invenção.
Exemplos de tensoativos catiônicos apropriados são aqueles que correspondem à fórmula geral: [N(R1)(R2)(R3)(R4)r (X)" na qual R-ι, R2, R3 e R4 são, independentemente, selecionados de (a) um grupo alifático de 1 a 22 átomos de carbono, ou (b) um grupo aromático, alcóxi, polioxialquileno, alquilamido, hidroxialquila, arila ou alquilarila, tendo até 22 átomos de carbono; e X é um ânion formador de sal tal como aqueles selecionados dos radicais halogênio (por exemplo, cloreto, brometo), acetato, citrato, lactato, glicolato, fosfato, nitrato, sulfato e aiquilsulfato.
Os grupos alifáticos podem conter, em adição aos átomos de carbono e hidrogênio, ligações éter e outros grupos tais como grupos amino. Os grupos alifáticos de cadeia mais longa, por exemplo, aqueles de cerca de 12 carbonos, ou maiores, podem ser saturados ou insaturados.
Os tensoativos catiônicos mais preferidos para as composições de condicionamento da presente invenção são compostos amônio quaternário monoaiquila nos quais a cadeia alquila é de C16-C22.
Exemplos de tensoativos catiônicos apropriados incluem compostos de amônio quaternário, particularmente, compostos quaternário trimetila.
Compostos de amônio quaternário preferidos incluem cloreto de cetiltrimetilamônio, cloreto de beheniltrimetilamônio (BTAC), cloreto de cetilpiridínio, cloreto de tetrametiiamônio, cloreto de tetraetiiamônio, cloreto de octiltrimetilamônio, cloreto de dodeciltrimetilamônio, cloreto de hexadeciltrimetilamônio, cloreto de octildimetilbenzilamônio, cloreto de decildimetilbenzilamônio, cloreto de estearildimetilbenzilamônio, cloreto de di-dodecildimetilamônio, cloreto de di-octadecildimetilamônio, cloreto de trimetilamônio de sebo, cloreto de cocotrimetilamônio, cloreto de oleilamônio PEG-2 e sais destes, onde 0 cloreto é substituído pelo halogênio (por exemplo, brometo), acetato, citrato, lactato, glicolato, nitrato, fosfato, sulfato ou aiquilsulfato. Tensoativos catiônicos apropriados adicionais incluem aqueles materiais tendo as designações CTFA Quaternium-5, Quaternium-31 e Quaternium-18. Misturas de quaisquer dos materiais seguintes podem também ser apropriadas. Um tensoativo catiônico particularmente útil para uso em condicionadores de cabelo da invenção é 0 cloreto de cetiltrimetilamônio, disponível comercialmente, por exemplo, como Genamln CTAC, ex. Hoescht Celanese.
Sais de aminas graxas primárias, secundárias e terciárias são também tensoativos catiônicos apropriados. Os grupos alquila dessas aminas têm, preferencialmente, de 12 a 22 átomos de carbono, e podem ser substituídas ou não-substituídas.
Particularmente úteis são aminas graxas terciárias substituídas por amido, em particular, aminas terciárias que contêm uma cadeia alquila ou alquenila C12-C22. Tais aminas, úteis no presente, incluem estearamidopropildimetilarnina, estearamidopropildietilamina, estearamidoetildietilamina, estearamidoetildimetilamina, palmitamidopropildimetilamina, palmitamidopropildietilamina, palmitamidoetildietilamina, paimitamidoetíldimetilamina, behenamidoproprildimetilamina, behenamidoptOpíldietilamina, behenarnidoetildietilamina, behenamidoetildimetilamina, araquidamidopropildimetilamina, araquidamidopropildietilamina, araquidamidoetildíetilamina, araquidamidoetildimetilamina, dietilaminoetilestearamida. Também são úteis dimetilestearamina, dimetilsojamina, sojamina, miristilamina, tridecilamina, etilestearamina, N-propanodiamina de sebo, estearilamina etoxilada (com 5 mois de óxido de etileno), diidroxietilestearilamina e araquídilbehenilamina.
Essas aminas são tipicamente utilizadas em combinação com um ácido para fornecer as espécies catiônicas. O ácido útil preferido no presente inclui: ácido L-glutâmico, ácido láctico, ácido clorídrico, ácido máüco, ácido succínico, ácido acético, ácido fumárico, ácido tartárico, ácido cítrico, hidrocloreto L-glutâmico e misturas dos mesmos; mais preferencialmente ácido L-glutâmico, ácido lático e ácido cítrico. Tensoativos de aminas catiônicas incluídos dentre aqueles úteis na presente invenção são revelados na patente US 4.275.055 de Nachtigal et al., concedida em 23 de junho de 1981. A razão molar entre as aminas protonáveis e ο H+ proveniente do ácido é, preferencial mente, de cerca 1:0,3 a 1:1,2 e, mais preferencialmente, de cerca de 1:0,5 a cerca de 1:1,1.
Nos condicionadores da invenção, o nível de tensoativo catiônico é, preferenciaimente, de 0,01 a 10, mais preferenciaimente, de 0,05 a 5, de maior preferência, de 0,1 a 2% em peso da composição total.
Os tensoativos catiônicos detalhados nesta seção são também apropriados para uso no aspecto da invenção onde um tensoativo catiônico está intimamente misturado com o material mesogênico termotrópico e com material de condicionamento oleoso antes da incorporação do material de condicionamento na composição final de condicionamento do cabelo.
Materiais Graxos As composições de condicionamento da invenção preferivelmente compreendem, adicionalmente, materiais graxos. Acredita-se que o uso combinado de materiais graxos e tensoativos catiônicos em composições de condicionamento seja especialmente vantajoso, por levar à formação de uma fase estruturada, na qual o tensoativo catiônico está disperso.
Por “material graxo” entende-se um álcool graxo, um álcool graxo alcoxilado, um ácido graxo ou uma mistura dos mesmos.
Preferencialmente, a cadeia alquila do material graxo é completamente saturada.
Materiais graxos representativos compreendem de 8 a 22 átomos de carbono, mais preferencialmente, 16 a 22. Exemplos de álcoois graxos apropriados incluem álcool cetílico, álcool estearílico e misturas dos mesmos, O uso destes materiais é também vantajoso, ditos materiais contribuem para as propriedades globais de condicionamento das composições da invenção. Álcoois graxos alcoxilados (por exemplo, etoxilados ou propoxiiados) tendo de cerca de 12 a 18 átomos de carbono na cadeia alquiia podem ser usados em lugar de, ou em adição a, os próprios álcoois graxos. Exemplos apropriados incluem éter de cetil glicol etileno, éter de estearil (2) polióxietileno, éter de cetil (4) polioxietileno e misturas dos mesmos. O nível de material álcool graxo em condicionadores da invenção é apropriadamente de 0,01 a 15, preferencialmente, de 0,1 a 10 e, mais preferencialmente, de 0,1 a 5% em peso. A razão em peso de tensoativo catiônico para álcool graxo é, apropriadamente, de 10:1 a 1:10, preferencialmente, de 4:1 a 1:8, idealmente, de 1:1 a 1:7, por exemplo, 1:3.
Agentes de Suspensão Em uma realização preferida, a composição de tratamento do cabelo, especialmente se for uma composição de xampu, compreende adicionalmente de 0,1 a 5% em peso de um agente de suspensão. Agentes de suspensão apropriados são selecionados de ácidos poliacrílicos, polímeros reticulados de ácido acrílico, copolímeros de ácido acrílico com um monômero hidrofóbico, copolímeros de monômeros contendo ácido carboxílico e ésteres acrílicos, copolímeros reticulados de ácido acrílico e ésteres acrilatos, gomas de heteropolissacarídeos e derivados de acila de cadeia longa cristalina. Os derivados de acila de cadeia longa são, de forma desejável, selecionados de estearato etileno glicol, alcanolamidas de ácidos graxos contendo de 16 a 22 átomos de carbono e misturas dos mesmos. Diestearato de etileno glicol e diestearato de polietileno glicol 3 são derivados de acila de cadeia longa preferidos. Ácido poliacrílico é disponível comercialmente como Carbopol 420, Carbopol 488 ou Carbopol 493. Polímeros de ácido acrílico reticulados com um agente polifuncional podem também ser usados; eles são disponíveis comercialmente como Carbopol 910, Carbopol 934, Carbopol 941 e Carbopol 980. Um exemplo de copolímero apropriado de um ácido carboxílico contendo monômero e ésteres de ácido acrílico é Carbopol 1342. Todos os materiais Carbopol (nome comercial) são disponíveis de Goodrich, Polímeros reticulados apropriados de ácido acrílico e ésteres de acriiato são Pemulen TR1 ou Pemulen TR2. Uma goma de heteropolissacarídeo apropriada é a goma xantana, por exemplo, aquela disponível como Kelzan mu.
Agentes de Condicionamento (i) Agentes de Condicionamento de Silicone As composições da invenção podem conter gotas emulsificadas de um agente de condicionamento de silicone, para aumento da performance de condicionamento.
Silicones apropriados incluem polidiorganosiloxanos, em particular, polidimetilsiloxanos que tem uma designação CTFA de dimethicone. Também apropriados para uso nas composições da invenção (particularmente xampus e condicionadores) são polidimetilsiloxanos tendo grupos terminais hidroxila, que tem a designação CTFA dimethiconol. Também apropriado para uso em composições da invenção são gomas de silicone tendo um leve grau de reticulação, como descritas, por exemplo, no documento WO 96/31188. A viscosidade do próprio silicone emulsificado (não a emulsão ou a composição de condicionamento de cabelo final) é tipicamente pelo menos 10.000 cst a 25°C, a viscosidade do próprio silicone é, preferivelmente, de pelo menos 60.000 cst, mais preferivelmente, de pelo menos 500.000 cst, idealmente, de pelo menos 1.000.000 cst. Preferivelmente, a viscosidade não excede 109 cst para facilidade de formulação.
Silicones emulsificados para uso em composições de xampu da invenção tipicamente terão um tamanho de gota de silicone médio na composição de pelo menos 30, preferivelmente, menos que 20, mais preferivelmente, menos que 10 μηη, idealmente, de 0,01 a 1μηι. Emulsões de silicone tendo um tamanho de gota de silicone médio de < 0,15 μιτι são geralmente denominadas microemulsões.
Exemplos de emulsões previamente formadas apropriadas incluem emulsões DC2-1766, DC2-1784, DC-1785, DC-1786 e microemulsões DC2-1865 e DC2-1870, todas disponíveis da Dow Corning. Todas são emulsões/microemulsões de dimeticonol. Gomas de silicone reticuiadas são também disponíveis numa forma prevíamente emulsificada, o que é vantajoso para facilitar a formulação. Um exemplo preferido é o material disponível pela Dow Corning como DC X2-1787, que é uma emulsão de goma de dimeticonol reticulada. Um exemplo preferido adicional é o material disponível pela Dow Corning como DC X2-1391, que é uma microemulsão de goma de dimeticonol reticulada.
Uma classe de silicones preferidos adicional para inclusão em xampus e condicionadores da invenção são silicones amino funcionais. Por “silicones amino funcionais” entende-se um silicone contendo pelo menos um grupo amino primário, secundário ou terciário ou um grupo amônio quaternário. Exemplos apropriados de silicones amino funcionais incluem: polisiloxanos tendo uma designação CTFA “amodimeticona”.
Exemplos específicos de silicones amino funcionais apropriados para uso na invenção são óleos aminosilicone DC2-8220, DC2-8166, DC2-8466 e DC2-8950-114 (todos ex Dow Corning), e GE 1149-75 (ex General Electric Silicones).
Polímeros de silicones quaternários apropriados são descritos na EP-A-0.530.974. Um polímero de silicone quaternário preferido é ο K3474, ex Goldschmidt.
Também apropriadas são emulsões de óleos de silicone amino funcionais com tensoativo não-iônico e/ou catiônico. Emulsões previamente formadas de silicone amino funcional são também disponíveis de fornecedores de óleos de silicone tais como Dow Corning e General Electric. Exemplos específicos incluem Emulsão Catiônica DC929, Emulsão Catiônica DC939 e emulsões não iônicas DC2-7224, DC2-8467, DC2-8177 e DC2-8154 (todos ex Dow Corning).
Com alguns xampus é particularmente preferido usar uma combinação de silicones amino funcionais e não-amino. A quantidade total de silicone é preferivelmente de 0,01 a 10% em peso da composição total, mais preferivelmente, de 0,3 a 5; de maior preferência, de 0,5 a 3% em peso é um nível apropriado. fu) Componentes de Condicionamento Oleosos Não-Silicone As composições de acordo com a presente invenção podem também compreender um agente de condicionamento oleoso insolúvel em água, não-volátil, disperso.
Por “insolúvel” entende-se que o material não é solúvel em água (destilada ou equivalente) a uma concentração de 0,1% (peso/peso), a 25°C.
Materiais oleosos ou graxos apropriados são selecionados de óleos de hldrocarbonetos, ésteres graxos e misturas dos mesmos. Óleos de hidrocarbonetos de cadeia linear conterão preferivelmente de cerca de 12 a cerca de 30 átomos de carbono. Também apropriados são hidrocarbonetos poliméricos de monômeros de alquenila, tais como monômeros de alquenila de C2-C6.
Exemplos específicos de óleos de hidrocarbonetos apropriados incluem óleo de parafina, óleo mineral, dodecano saturado ou insaturado, tridecano saturado ou insaturado, tetradecano saturado ou insaturado, pentadecano saturado ou insaturado, hexadecano saturado ou insaturado e misturas dos mesmos. Isômeros de cadeia ramificada destes compostos, bem como de hidrocarbonetos de comprimento de cadeia maiores, podem também ser usados. Ésteres graxos apropriados são caracterizados por ter pelo menos 10 átomos de carbono, e incluem ésteres com cadeias hidrocarbila derivadas de ácidos graxos ou álcoois. Ésteres de ácido monocarboxílico incluem ésteres de álcoois e/ou ácidos de fórmula ROOOR no qual R’eR independentemente denotam radicais alquila ou alquenila e a soma dos átomos de carbono de R’ e R é de pelo menos 10, preferivelmente, de pelo menos 20. Esteres de di- e trialquila e alquenila de ácidos carboxílicos podem também ser usados. Ésteres graxos particularmente preferidos são mono-, di- e triglicerídeos, mais especificamente, o mono-, di- e triésteres de glicerol e ácidos carboxílicos de cadeia longa tais como ácidos carboxílicos C1-C22. Materiais preferidos incluem manteiga de cacau, estearina de palma, óleo de girassol, óleo de soja e óleo de coco. O material oleoso ou graxo é apropriadamente presente em um nível de 0,05 a 10, preferivelmente, de 0,2 a 5, mais preferivelmente, de cerca de 0,5 a 3% em peso.
Em composições para tratamento do cabelo contendo um agente de condicionamento é preferível que um polímero catiônico também esteja presente.
Polímeros para Penteado Se 0 produto for um produto de penteado, prefere-se que um polímero de penteado esteja presente. O polímero de penteado do cabelo, se presente, está preferivelmente presente nas composições da invenção numa quantidade de 0,001% a 10% em peso, mais preferivelmente, de 0,1 % a 10% em peso, tal como de 1 % a 8% em peso.
Polímeros para penteado do cabelo são bem conhecidos. Polímeros para penteado do cabelo apropriados incluem polímeros disponíveis comercialmente que contêm partes que traduzem os polímeros catiônicos, aniônicos, anfotéricos ou não-iônicos in natura. Polímeros para penteado do cabelo apropriados incluem, por exemplo, copolímeros em bloco e enxertados. Os polímeros podem ser sintéticos ou naturalmente derivados.
Adjuvantes As composições da presente invenção podem também conter adjuvantes apropriados para o cuidado do cabelo. Geralmente, tais ingredientes são incluídos individualmente a um nível de até 2, preferivelmente, ate 1% em peso da composição total.
Adjuvantes de cuidado do cabelo apropriados incluem aminoácidos e ceramidas. A invenção será agora ilustrada pelos seguintes exemplos, não limitantes.
Um número ilustra exemplos da invenção; uma letra ilustra exemplos comparativos.
Todas as porcentagens estimadas são em peso com base no peso total, a menos que indicada de outra maneira, Exemplos Os seguintes exemplos foram preparados: Tabela 1 Xampu Os resultados foram obtidos de um painel com sessenta consumidores. Cada produto foi testado seqüencialmente por um período de quatro dias, com três dias entre os testes, usando um produto sem qualquer ativo. Os resultados mostram as pontuações das avaliações do consumidor dos exemplos relativos ao exemplo comparativo.
Os resultados são mostrados nas figuras 1 e 2. É claramente mostrado que ambos os exemplos 1 e 2 têm significantes vantagens sobre o exemplo comparativo (Exemplo A).

Claims (10)

1. MÉTODO PARA O TRATAMENTO DOS CABELOS, caracterizado pelo fato de que compreende a etapa de aplicar aos cabelos uma composição que compreende: i) de 0,2% em peso a 3% em peso de um dissacarídeo selecionado de trealose, celobiose ou misturas dos mesmos; e ii) um di-ácido de fórmula: HOOC-(CH2)n-COOH onde n é um número inteiro de 2 a 8.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dissacarídeo da composição ser trealose.
3. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de n ser igual a 2 ou 4.
4. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato da composição compreender adicionalmente um sal de guanidino.
5. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato do sal de guanidino ser um carbonato.
6. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato da composição compreender adicionalmente um tensoativo.
7. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato da composição compreender uma base aquosa.
8. USO DE UMA COMPOSIÇÃO, conforme descrita em uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de ser para alisar o cabelo.
9. USO DE UMA COMPOSIÇÃO, conforme descrita em uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de ser para o alinhamento do cabelo.
10. USO DE UMA COMPOSIÇÃO, conforme descrita em uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de ser para prevenir danos ao cabelo.
BRPI0315437-8A 2002-12-13 2003-11-26 Método para o tratamento dos cabelos e usos de uma composição BRPI0315437B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP02258604 2002-12-13
PCT/EP2003/013701 WO2004054526A1 (en) 2002-12-13 2003-11-26 Hair treatment compositions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0315437A BR0315437A (pt) 2005-08-16
BRPI0315437B1 true BRPI0315437B1 (pt) 2015-06-16

Family

ID=32524095

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0315437-8A BRPI0315437B1 (pt) 2002-12-13 2003-11-26 Método para o tratamento dos cabelos e usos de uma composição

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20060073109A1 (pt)
EP (1) EP1569602B1 (pt)
JP (2) JP2006510681A (pt)
AT (1) ATE355104T1 (pt)
AU (1) AU2003294785A1 (pt)
BR (1) BRPI0315437B1 (pt)
DE (1) DE60312211T2 (pt)
ES (1) ES2282709T3 (pt)
WO (1) WO2004054526A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN100579505C (zh) * 2003-05-29 2010-01-13 荷兰联合利华有限公司 头发处理组合物
MXPA06011482A (es) * 2004-04-07 2007-01-23 Unilever Nv Composiciones para el tratamiento del cabello.
CN100479802C (zh) * 2004-04-07 2009-04-22 荷兰联合利华有限公司 头发处理组合物
ATE407656T1 (de) * 2004-04-07 2008-09-15 Unilever Nv Haarbehandlungszusammensetzungen mit einem disaccharid; einer disäure und einer ammoniumionen-quelle
ATE503528T1 (de) * 2004-11-09 2011-04-15 Kpss Kao Gmbh Konditionierende und färbemittel fur die haare
ATE503529T1 (de) 2004-11-09 2011-04-15 Kpss Kao Gmbh Shampoozusammensetzung mit farberhöhung
PL1960055T3 (pl) * 2005-12-07 2011-09-30 Unilever Nv Kompozycja do prostowania włosów zawierająca disacharyd
JP2009519272A (ja) * 2005-12-16 2009-05-14 ユニリーバー・ナームローゼ・ベンノートシヤープ ヘアトリートメント組成物
FR2899104B1 (fr) * 2006-04-04 2008-05-30 Oreal Composition cosmetique au moins un hydroxy acide, au moins un mono ou disaccharide et au moins un ceramide et procedes
US8097571B2 (en) 2006-04-04 2012-01-17 L'oreal Composition containing at least one hydroxy acid, at least one mono- or disaccharide and at least one ceramide, and methods
ES2426948T5 (es) * 2007-09-28 2017-06-12 Unilever N.V. Composiciones de tratamiento del cabello
JP5782295B2 (ja) * 2011-05-13 2015-09-24 花王株式会社 毛髪化粧料
US20180271759A1 (en) * 2015-05-22 2018-09-27 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Hair treatment compositions
WO2017157993A1 (en) 2016-03-18 2017-09-21 Unilever Plc Hair treatment compositions
CN110996886B (zh) 2017-08-09 2023-03-28 联合利华知识产权控股有限公司 用于损伤处理的毛发组合物
US20220370318A1 (en) 2019-10-08 2022-11-24 Conopco, Inc., D/B/A Unilever Hair treatment compositions
EP3811923A1 (en) 2019-10-25 2021-04-28 Unilever PLC Cleansing compositions
EP3812010A1 (en) 2019-10-25 2021-04-28 Unilever PLC Hair conditioning compositions
JP2024513894A (ja) 2021-04-08 2024-03-27 ユニリーバー・アイピー・ホールディングス・ベスローテン・ヴェンノーツハップ ヘアトリートメント組成物

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1220969B (de) * 1964-11-25 1966-07-14 Ernst Kruegermeyer & Co Seruba Verfahren zur Verbesserung strukturgeschaedigter Haare
US4390625A (en) * 1981-02-06 1983-06-28 Richter Gedeon Vegyeszeti Gyar Rt Method for controlling the amount and distribution of alkaloids formed in a fermentation process
JPS61238894A (ja) * 1985-04-17 1986-10-24 サンスタ−株式会社 洗浄剤組成物
JPS6291236A (ja) * 1985-10-17 1987-04-25 Nippon Oil & Fats Co Ltd 乳化組成物
DE3602746A1 (de) * 1986-01-30 1987-08-06 Wella Ag Haarbehandlungsmittel und verfahren zur verbesserung des zustandes der haare
US4947878A (en) * 1987-03-18 1990-08-14 Preemptive Marketing, Inc. Compositions and methods for the treatment of hair
JPH0832617B2 (ja) * 1987-05-09 1996-03-29 リアル化学株式会社 シャンプ−方法
DE3814839A1 (de) * 1988-05-02 1989-11-16 Henkel Kgaa Haarbehandlungsmittel mit natuerlichen inhaltsstoffen
CA2009204A1 (en) * 1989-02-06 1990-08-06 Andries J. C. Strydom Medicament
US5415856A (en) * 1990-05-08 1995-05-16 Preemptive Advertising Inc. Hair treatment compositions containing disaccharides
JPH06122614A (ja) * 1992-05-28 1994-05-06 Shiseido Co Ltd 毛髪化粧料
JPH0818959B2 (ja) * 1992-12-07 1996-02-28 タカラベルモント株式会社 パーマネント・ウェーブ剤及びパーマネント・ウェーブ調整方法
JP3205425B2 (ja) * 1993-04-02 2001-09-04 一丸ファルコス株式会社 毛髪化粧料
US5639449A (en) * 1994-08-17 1997-06-17 Avlon Industries, Inc. Hair strengthening composition and method
US5641477A (en) * 1994-11-28 1997-06-24 Avlon Industries, Inc. Reduction of hair damage during lanthionization with hair relaxers containing deswelling agents
TW453881B (en) * 1995-10-16 2001-09-11 Kao Corp Cosmetic composition comprising amide derivatives
JPH09124453A (ja) * 1995-11-02 1997-05-13 Japan Happy:Kk 皮膚外用剤
JPH09291011A (ja) * 1996-04-24 1997-11-11 Kose Corp 外用に適する組成物
JPH10279449A (ja) * 1997-04-07 1998-10-20 Nichiden Kagaku Kk アルケニルコハク酸トレハロースエステル塩を含有する組成物およびそれを用いた洗髪剤組成物
US6506501B1 (en) * 1997-12-05 2003-01-14 Wella Ag Foil for wrapping hair ends
JP3915013B2 (ja) * 1998-12-28 2007-05-16 花王株式会社 ヘヤートリートメント組成物
JP3208381B2 (ja) * 1998-12-28 2001-09-10 花王株式会社 毛髪化粧料
WO2000040213A1 (en) * 1999-01-04 2000-07-13 The Procter & Gamble Company Hair conditioning layered gel composition containing a high melting point compound
FR2795956B1 (fr) * 1999-07-06 2006-07-14 Inst Evaluation Dermatophysiqu Composition cosmetique pour ameliorer l'elasticite de la peau et lutter contre son vieillissement
JP2001172124A (ja) * 1999-12-16 2001-06-26 Kao Corp エアゾール化粧料
JP2002068976A (ja) * 2000-08-30 2002-03-08 Chuo Aerosol Kagaku Kk アルカリ性のグアニジンを配合してなる人体用組成物
DE10146350A1 (de) * 2001-09-20 2003-04-17 Wella Ag Zweikomponenten-Mittel mit zeitlichem pH-Gradienten und Verfahren zur Behandlung von Haaren
US6723308B2 (en) * 2001-11-02 2004-04-20 Kenra, Llc Hair clarifying treatment

Also Published As

Publication number Publication date
AU2003294785A1 (en) 2004-07-09
DE60312211D1 (de) 2007-04-12
DE60312211T2 (de) 2007-06-21
US20060073109A1 (en) 2006-04-06
EP1569602B1 (en) 2007-02-28
ES2282709T3 (es) 2007-10-16
JP2006510681A (ja) 2006-03-30
EP1569602A1 (en) 2005-09-07
ATE355104T1 (de) 2006-03-15
JP2010077138A (ja) 2010-04-08
WO2004054526A1 (en) 2004-07-01
BR0315437A (pt) 2005-08-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0315437B1 (pt) Método para o tratamento dos cabelos e usos de uma composição
US20090232759A1 (en) Hair Treatment Compositions
BR112017022526B1 (pt) uso de uma composição de tratamento capilar
EP1737420B1 (en) Hair treatment compositions
JP4727654B2 (ja) 二糖、二酸及びアンモニウムイオンの源を含むヘアトリートメント組成物
BRPI0816038B1 (pt) composição de tratamento de cabelos
US20060263319A1 (en) Hair treatment compositions
WO2004054525A1 (en) Hair treatment compositions
US8197798B2 (en) Hair treatment compositions
JP4338637B2 (ja) ヘアトリートメント用組成物
BRPI0715981A2 (pt) composiÇÕes para o tratamento dos cabelos e uso
BRPI0807334A2 (pt) &#34;composição de tratamento de cabelos, método de tratar a fibra de cabelo e uso da composição&#34;
EP1531781B1 (en) Hair treatment method with hydroxy compounds

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/06/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61K 8/60 (2006.01), A61K 8/362 (2006.01), A61Q 5/

B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2750 DE 19-09-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.