BRPI0212408B1 - Composição de condicionamento de tecido - Google Patents

Composição de condicionamento de tecido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0212408B1
BRPI0212408B1 BRPI0212408-4A BR0212408A BRPI0212408B1 BR PI0212408 B1 BRPI0212408 B1 BR PI0212408B1 BR 0212408 A BR0212408 A BR 0212408A BR PI0212408 B1 BRPI0212408 B1 BR PI0212408B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
quaternary ammonium
fatty
softening
compositions
bound
Prior art date
Application number
BRPI0212408-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0212408A (pt
Inventor
David Stephen Grainger
Andrew David Green
John Francis Hubbard
Mansur Sultan Mohammadi
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BR0212408A publication Critical patent/BR0212408A/pt
Publication of BRPI0212408B1 publication Critical patent/BRPI0212408B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/0005Other compounding ingredients characterised by their effect
    • C11D3/001Softening compositions
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D1/00Detergent compositions based essentially on surface-active compounds; Use of these compounds as a detergent
    • C11D1/38Cationic compounds
    • C11D1/62Quaternary ammonium compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/20Organic compounds containing oxygen
    • C11D3/2003Alcohols; Phenols

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)

Description

“COMPOSIÇÃO DE CONDICIONAMENTO DE TECIDO” Campo da Invenção A presente invenção refere-se a composições de condicionamento de tecido. Mais especificamente, a invenção refere-se a composições de amaciamento de tecido, que compreendem um composto de amônio quaternário ligado por éster e um composto graxo de cadeia longa.
Histórico da Invenção É bem conhecido prover composições de condicionamento de tecidos líquidos, que proporcionem amaciamento no ciclo de enxaguadura.
Tais composições compreendem menos do que 7,5% em peso, de substancia ativa de amaciamento, em cujo caso a composição é definida como “diluída”, de 7,5% a cerca de 30% em peso, de substancia ativa, em cujo caso as composições são definidas como “concentradas” ou mais do que cerca de 30%, em peso, de substancia ativa, em cujo caso a composição é definida como “superconcentrada”.
Em muitos mercados em todo o mundo, permanece altamente desejável prover composições de condicionamento de tecido diluídas, pois muitos consumidores expressam uma preferência quanto a composições diluídas em relação a composições semidiluidas, concentradas e superconcentradas. Tais preferências incluem reologia mais agradável e também devido ao fato de que existe menos possibilidade de dosagem em excesso de uma composição diluída, enquanto que é muito mais fácil que uma composição concentrada seja acidentalmente dosada em excesso.
Além disso, as composições diluídas podem ser vantajosas para o fabricante, devido ao fato de que os altos níveis de água presentes em relação ao nível de água em uma composição concentrada torna a composição diluída mais fácil de ser dispersa no líquido de enxaguadura, sem requerer agentes de dispersão dispendiosos adicionais. Outras vantagens com referência a composições diluídas em relação a composições concentradas incluem a maior estabilidade quando do armazenamento, devido à maior diluição dos componentes de desestabilização, tais que perfumes.
Em composições de condicionamento de tecido tradicionais, agentes de amaciamento de tecido de amônio quaternário ligados por não-éster têm sido usados, embora exista uma tendência de substituir tais compostos por agentes de amaciamento de tecido de amônio quaternário ligados por éster. É desejável usar compostos ligados por éster devido a sua biodegradabilidade inerente.
Tais compostos de amônio quaternário ligados por éster contêm cadeias hidrocarbila, que podem ser saturadas, parcialmente endurecidas ou totalmente saturadas. f E particularmente desejável usar compostos de amaciamento de tecido de amônio quaternário substancialmente totalmente saturados devido a suas excelentes capacidades de amaciamento e devido ao fato de que eles são mais estáveis à degradação oxidativa (que pode conduzir à geração de mal cheiro) do que usar compostos de amaciamento de amônio quaternário parcialmente saturados ou totalmente insaturados.
Dos tipos de materiais de amônio quaternário ligados por éster, é desejável usar aqueles baseados em trietanolamina, que produzem pelo menos algum componente ligado por monoéster e pelo menos algum componente ligado por triéster, pois a matéria prima possui uma baixa temperatura de fusão, o que possibilita com que o processo de manufatura da composição ocorra em baixas temperaturas. Isto reduz as dificuldades associadas com a manipulação, transporte e processamento em alta temperatura da matéria prima e de composições produzidas a partir da mesma.
No entanto, um problema identificado com composições de condicionamento de tecido diluídas é o seu desempenho de amaciamento aparentemente inferior, comparado a uma versão concentrada da mesma composição. Sem desejar estar limitados por qualquer teoria, acredita-se que isto se origina do adensamento molecular mais fraco do material de amaciamento de amônio quaternário na fase lamelar da composição quando o conteúdo de água é elevado.
Um problema adicional associado com a composição de amaciamento, que compreende materiais de amaciamento de amônio quaternário baseados em trietanolamina (isto é, tendo uma mistura de espécies de amônio quaternário monoéster, diéster e triéster) é o seu desempenho de amaciamento inferior, independentemente de sua concentração, comparado a aqueles materiais de amaciamento de amônio quaternário que contêm predominantemente espécies de amônio quaternário diéster.
Objetos da Invenção A presente invenção busca abordar um ou mais dos problemas acima mencionados e fornecer um ou mais dos benefícios acima mencionados desejados pelos consumidores.
Foi surpreendentemente verificado que, através da incorporação de um componente graxo, que compreende uma cadeia alquila longa, tal que um álcool graxo ou ácido graxo (a seguir referido como a “agente de complexação graxo”) em composições de amaciamento diluídas, que compreendem um material de amaciamento de amônio quaternário tendo cadeias alquila substancialmente totalmente saturadas, pelo menos algum componente ligado por monoéster e pelo menos algum componente ligado por triéster, o desempenho de amaciamento das composições pode ser dramaticamente aperfeiçoado.
Acredita-se que isto se deve ao fato de que o componente ligado por monoéster (que não contribui para o amaciamento) é complexado com o material de complexação graxo e, deste modo, é provido um material que contribui, de modo efetivo, para o amaciamento.
Sumário da Invenção De acordo com a presente invenção, é provida uma composição de condicionamento de tecido, que compreende: (a) menos do que 7,5%, em peso, de um material de amaciamento de tecido de amônio quaternário ligado por éster, que compreende pelo menos um componente ligado por monoéster e pelo menos um componente ligado por triéster; (b) um agente de complexação graxo; em que a razão em peso do componente ligado por monoéster do composto (a) para o composto (c) é de 5:1 a 1:5. t E também provido um método para o tratamento de tecidos, que compreende contatar a composição acima mencionada com tecidos em um processo de tratamento de lavagem de roupas.
No contexto da presente invenção, o termo “ compreendendo” significa “incluindo” ou “ consistindo de”. Ou seja, os estágios, componentes, ingredientes, ou características às quais o termo “ compreendendo” se refere não são exaustivas.
Descrição Detalhada da Invenção As composições da presente invenção são, de modo preferido, composições de agente de condicionamento de enxaguadura, de modo mais preferido composições de agente de condicionamento de enxaguadura para o uso no ciclo de enxaguadura de um processo de lavagem de roupas doméstico.
Material de amaciamento de tecido de amônio quaternário O material de condicionamento de tecido usado nas composições da presente invenção compreende um ou mais materiais de amônio quaternário, que compreendem uma mistura de compostos ligados por monoéster, ligados por diéster e ligados por triéster.
Por componentes ligados por monoéster, diéster e triéster, é compreendido que o material de amaciamento de amônio quaternário compreende, respectivamente, um composto de amônio quaternário, que compreende uma ligação de éster única com uma cadeia hidrocarbila ligada a esta, um composto de amônio quaternário, que compreende duas ligações éster, cada uma das quais possui uma cadeia hidrocarbila graxa ligada às mesmas, e um composto de amônio quaternário, que compreende três ligações éster, cada uma das quais possui uma cadeia hidrocarbila graxa ligada às mesmas.
Abaixo são mostrados níveis típicos de componentes monoéster, diéster e triéster em um material de amaciamento de tecido usado nas composições da invenção. O nível de componente ligado por monoéster do material de amônio quaternário usado nas composições da invenção está, de modo preferido, entre 8 e 40%, em peso, com base no peso total da matéria prima, na qual o material de amônio quaternário é suprido. O nível de componente ligado por triéster está, de modo preferido, entre 20 e 50%, com base no peso total da matéria prima, na qual o material de amônio quaternário é suprido.
De modo preferido, o comprimento de cadeia médio do grupo alquila ou alquenila é de pelo menos Ci4, mais preferivelmente de pelo menos Ci6. De modo mais preferido, pelo menos metade das cadeias possuem um comprimento de Ci8. É geralmente preferido que as cadeias alquila ou alquenila sejam predominantemente lineares. O material de amaciamento catiônico de amônio quaternário ligado por éster preferido para o uso na invenção é representado pela fórmula (I): (I) em que cada R é independentemente selecionado a partir de um grupo alquenila ou alquila C5.35, R1 representa um grupo hidroalquila ou alquila Cm ou um grupo hidroxialquila ou um grupo alquenila C2-4. Té n é O ou um inteiro selecionado a partir de 1 a 4, m é 1, 2 ou 3 e representa 0 número de porções a que ele se refere, que pendem diretamente a partir do átomo N, e X' é um grupo aniônico, tal que halogenetos ou sulfatos de alquila, por exemplo, cloreto, sulfato de metila ou sulfato de etila.
Materiais especialmente preferidos dentro desta classe são ésteres dialquilícos e dialquenílicos de metil sulfato de trietanol amônio. Exemplos comerciais de compostos dentro desta fórmula são Tetranyl® AHT-1 (éster seboil diendurecido de metil sulfato de trietanol amônio, 85% ativo, Ll/ 90 (éster de sebo parcialmente endurecido de metil sulfato de trietanol amônio, 90% ativo), e L5/ 90 (éster palmítico de metil sulfato de trietanol amônio, 90% ativo), todos de Kao Corporation), Rewoquat WE18 e WE20 (ambos são ésteres de sebo parcialmente endurecido de metil sulfato de trietanol amônio, 90% ativo), ambos de Goldschmidt Corporation e Stepantex VK- 90 (éster de sebo parcialmente endurecido de metil sulfato de trietanol amônio), de Stepan Company).
Valor de iodo do ácido ou grupo acila graxo de origem O valor de iodo do composto acila graxo de origem ou do ácido a partir do qual o material de amaciamento de tecido de amônio quaternário é formado é de 0 a 20, preferivelmente de 0 a 5, de modo mais preferido a partir de 0 a 2. De modo mais preferido, o valor de iodo do ácido graxo de origem ou do grupo acila a partir do qual o material de amaciamento de tecido de amônio quaternário é formado é de 0 a 1. Ou seja, é preferido que as cadeias alquila ou alquenila sejam substancialmente totalmente saturadas.
Se existir qualquer material de amaciamento de tecido de amônio quaternário insaturado presente na composição, o valor de iodo, acima referido, representa o valor de iodo médio dos compostos acila graxos de origem ou dos ácidos graxos de todos os materiais de amônio quaternário presentes.
No contexto da presente invenção, o valor de iodo do composto acila graxo de origem ou do ácido a partir do qual o material de amaciamento de tecido é formado, é definido como o número de gramas de iodo que reage com 100 gramas do composto.
No contexto da presente invenção, o método para calcular o valor de iodo de um composto de acila graxo de origem / ácido compreende dissolver uma quantidade prescrita (de 0,1 - 3 g) em cerca de 15 ml de clorofórmio. O composto acila graxo de origem/ ácido graxo é então reagido com 25 ml de monocloreto de iodo em solução de ácido acético (0,1 Μ). A esta, são adicionados 20 ml de solução de iodeto de potássio a 10% e cerca de 150 ml de água deionizada. Após sido efetuada a adição de halogênio, o excesso de monocloreto de iodo é determinado pela titulação com solução de tiossulfato de sódio (0,1 M) na presença de um pó indicador de amido azul. Ao mesmo tempo, uma fórmula neutra é determina com a mesma quantidade de reagentes e sob as mesmas condições. A diferença entre o volume de tiossulfato de sódio usado na fórmula neutra e aquele usado na reação com o composto acila graxo de origem ou ácido graxo permite com que o valor de iodo seja calculado. 0 material de amaciamento de tecido de amônio quaternário da fórmula (I) está presente em uma quantidade inferior a 7,5%, em peso, do material de amônio quaternário (ingrediente ativo) com base no peso total da composição, mais preferivelmente de 1 a 6%, em peso, de modo mais preferido de 2 a 5,5 %, em peso, por exemplo, de 2,2 -5%, em peso. Compostos de amônio quaternário excluídos Materiais de amaciamento de tecido de amônio quaternário, que estão isentos de ligações éster ou, se ligados por éster, não compreende pelo menos algum componente monoéster e algum componente triéster estão excluídos do escopo da presente invenção. Por exemplo, compostos de amônio quaternário tendo as seguintes fórmulas estão excluídos: em que R1, R2, T, n e X' são como acima definidos; e em que Ri a R4 não são interrompidos por ligações éster, Ri e R2 são grupos alquenila ou alquila C8.28; R3 e R4 são grupos alquenila C2-C4 ou alquila Cm e X' é como acima definido.
Agente de complexacão graxo As composições da presente invenção compreendem um agente de complexação graxo. Acredita-se que 0 álcool graxo proporciona um benefício de amaciamento sinérgico com o material de amaciamento de amônio quaternário, que é em particular observável em composições de condicionamento de tecido diluídas.
Os requerentes acreditam que isto se deve ao fato de que o componente ligado por monoéster (que não contribui para o amaciamento) é complexado com o material de complexação graxo, e deste modo é provido um material, que contribui, de modo efetivo, para o amaciamento.
Agentes de complexação graxos especialmente adequados incluem álcoois graxos e ácidos graxos. Destes, os álcoois graxos são os mais preferidos. / Ácidos graxos preferidos incluem ácido graxo de sebo endurecido (disponível sob a marca registrada Pristerene, de Uniqema). r Álcoois graxos preferidos incluem álcool de sebo endurecido (disponível sob a marca registrada Stenol e Hydrenol, de Cognis and Laurex CS, de Albright and Wilson) e álcool beenílico, um álcool de cadeia C22, disponível como Lanette 22 (de Henkel). O agente de complexação graxo está presente em uma quantidade de 0,01% a 15%, em peso, com base no peso total da composição. Mais preferivelmente, o componente graxo está presente em uma quantidade de a partir de 0,05 a 10%, de modo mais preferido de 0,1 a 5%, por exemplo, de 0,3 a 4%, em peso, ou ainda de 0,4 a 1,9%, em peso. A razão, em peso, do componente monoéster do material de amaciamento de tecido de amônio quaternário para o agente de complexação graxo é preferivelmente de 5:1 a 1: 5, mais preferivelmente de 4:1 a 1: 4, de modo mais preferido de 3:1 a 1: 3, por exemplo, de 2:1 a 1: 2. Cálculo do componente ligado por monoéster do material de amônio quaternário. A análise quantitativa do componente ligado por monoéster do material de amônio quaternário é executada através do uso de espectroscopia RMN13C Quantitativa com esquema de desacoplamento Ή de porta inversa. A amostra de massa conhecida da matéria prima de amônio quaternário é primeiramente dissolvida em um volume conhecido de CDC13, junto com uma quantidade conhecida de um material de ensaio, tal que naftaleno. Um espectro RMN 13 desta solução é então gravado usando tanto um esquema de desacoplamento de porta inversa, como um agente de relaxação. O esquema de desacoplamento de porta inversa é usado para assegurar que quaisquer efeitos Overhauser sejam suprimidos, enquanto que 0 agente de relaxação é usado de modo a assegurar que as consequências dos tempos de relaxação ti sejam superadas (isto é, um sinal- para - ruído adequado pode ser alcançado em uma escala de tempo razoável).
As intensidades de sinal de picos característicos de ambos os átomos de carbono no material de amônio quaternário e 0 naftaleno são usadas para calcular a concentração de componente ligado por monoéster do material de amônio quaternário. No material de amônio quaternário, 0 sinal representa 0 carbono do grupo nitrogênio-metila no grupo principal de amônio quaternário. O desvio químico do grupo nitrogênio-metila varia ligeiramente devido ao grau de esterificação diferente; desvios químicos característicos para as ligações monoéster, diéster e triéster são de 48, 28, 47, 27 e 47, 76 ppm, respectivamente. Qualquer dos picos devidos aos carbonos de naftaleno, que estejam livres de interferência de outros componentes, podem ser usados para calcular a massa de componente ligado por monoéster presente na amostra, como se segue: MassaMQ (mg/ ml) = (massanaf x Imq x NNaf x MMq) / (W x NMq x NNaf) em que, MassaMQ = massa de material de amônio quaternário ligado por monoéster em mg/ ml, massaNaf = massa de naftaleno em mg/ ml, I = intensidade de pico, N = número de núcleos de contribuição e M = massa molecular relativa. A massa molecular relativa de naftaleno usada é de 128, 17 e a massa molecular relativa do componente ligado por monoéster do material de amônio quaternário é tomada como de 526. O percentual, em peso, do material de amônio quaternário ligado por monoéster na matéria prima pode ser calculado deste modo: % de material de amônio quaternário ligado por monoéster na matéria prima = (massaMQ/ massaHT-TEA) x 100 em que massaHT-TEA= massa do material de amônio quaternário e ambas a massaMQ e a massaHT-TEA são expressas como mg/ ml.
Para uma discussão da técnica de RMN, vide “ 100 and More Basic NMR Experiments”, S. Braun, H-0 Kalinowski, S. Berger, Ia Edição, páginas 234-236.
Tensoativo não-iônico r E preferido que as composições compreendem ainda um tensoativo não-iônico. De modo típico, estes podem ser incluídos com o propósito de estabilizar as composições.
Tensoativos não- iônicos adequados incluem os produtos de adição de óxido de etileno e/ ou óxido de propileno com álcoois graxos, ácidos graxos e aminas graxas.
Quaisquer dos materiais alcoxilados do tipo particular descrito a seguir podem ser usados como o tensoativo não-iônico.
Tensoativos adequados são tensoativos substancialmente solúveis em água da fórmula geral: R-Y-(C2H40)z-C2H40H em que, R é selecionado a partir do grupo que consiste de grupos alquila e/ ou acil hidrocarbila primários, secundários e de cadeia ramificada; grupos alquenil hidrocarbila secundários e de cadeia ramificada; e grupos hidrocarbila fenólicos alquenil substituídos primários, secundários e de cadeia ramificada; os grupos hidrocarbila tendo um comprimento de cadeia de 8 a cerca de 25, preferivelmente de 10 a 20, por exemplo, de 14 a 18 átomos de carbono.
Na fórmula geral para o tensoativo não-iônico , Y é tipicamente: na qual R possui o significado dado acima ou pode ser hidrogênio; e Z é pelo menos cerca de 8, de modo preferido pelo menos cerca de 10 ou 11.
De modo preferido, o tensoativo não-iônico possui um HLB de a partir de cerca de 7 a cerca de 20, mais preferivelmente de 10 a 18, por exemplo de 12 a 16.
Exemplos de tensoativos não-iônicos são os que se seguem. Nos exemplos, o inteiro define o número de grupos etóxi (EO) na molécula. A. Alcoxilatos de álcool primário, de cadeia reta Os deca-, undeca-, dodeca-, tetradeca- e pentadecaetoxilatos de n-hexadecanol, e n-octadecanol tendo um HLB dentro da faixa aqui citada são modifícadores de viscosidade/ dispersabilidade úteis no contexto desta invenção. Álcoois primários etoxilados exemplificativos úteis nesta como modifícadores de viscosidade/ dispersabilidade das composições são EO (10) Cib e EO(ll) Cig. Os etoxilatos de álcoois naturais ou sintéticos mistos na faixa de comprimento de cadeia “sebo” são também úteis nesta. Exemplos específicos de tais materiais incluem álcool de sebo - EO (11), álcool de sebo - EO (18), álcool de sebo - EO (25), álcool de coco- EO (10), álcool de coco - EO (15), álcool de coco - EO (20) e um álcool de coco - EO (25). B. Alcoxilatos de álcool secundário, de cadeia reta Os deca-, undeca-, dodeca-, tetradeca-, pentadeca-, octadeca-e nonadeca- etoxilatos de 3-hexadecanol, 2-octadecanol, 4-eicosanol, e 5-eicosanol tendo um HLB dentro da faixa aqui citada são modifícadores de viscosidade e/ ou dispersabilidade úteis no contexto desta invenção. Álcoois secundários etoxilados exemplificativos úteis nesta como modifícadores de viscosidade e/ ou dispersabilidade das composições são : EO (11) Ci6, EO (ll)C20eEO(14)C,6. C. Alcoxilatos de alauil fenol Como no caso dos alcoxilatos de álcool, os hexa- a octadeca-etoxilatos de fenóis alquilados, particularmente de alquil fenóis monoídricos, tendo um HLB dentro da faixa aqui citada, são úteis como modificadores de viscosidade e/ ou dispersabilidade das presentes composições. Os hexa- a octadeca- etoxilatos de p-tri-decilfenol, m-pentadecilfenol, e os similares, são úteis aqui. Alquil fenóis etoxilados exemplificativos, úteis como os modificadores de viscosidade e / ou dispersabilidade das misturas nesta são : p-tridecilfenol EO(l 1) e p-pentadecilfenol EO (18).
Como aqui usado e geralmente reconhecido na técnica, um grupo fenileno na fórmula não- iônica é o equivalente de um grupo alquileno contendo de 2 a 4 átomos de carbono. Para os presentes propósitos, não-iônicos contendo um grupo fenileno são considerados como contendo um número equivalente de átomos de carbono, calculado como a soma dos átomos de carbono no grupo alquila acrescido de 3,3 átomos de carbono para cada grupo fenileno. D. Alcoxilatos Olefínicos Os álcoois alquenílicos, tanto primários como secundários e alquenil fenóis correspondendo àqueles expostos imediatamente aqui acima podem ser etoxilados a um HLB dentro da faixa aqui citada e usados como modificadores de viscosidade e/ ou dispersabilidade das composições presentes. E. Alcoxilatos de cadeia ramificada Álcoois primários e secundários de cadeia ramificada, que estão disponíveis a partir do processo “OXO” bem conhecido, podem ser etoxilados e empregados como os modificadores de viscosidade e/ ou dispersabilidade das composições nesta. F. Tensoativos baseados em poliol Tensoativos baseados em poliol incluem ésteres de sacarose, tais que monooleatos de sacarose, alquil poliglicosídeos, tais que monoglicosídeos de estearila e triglicosídeo e estearila e alquil poligliceróis.
Os tensoativos não-iônicos acima são úteis nas presentes composições isoladamente ou em combinação, e o termo “tensoativo não-iônico” abrange agentes tensoativos não-iônicos mistos. O tensoativo não-iônico está presente em uma quantidade de 0,01 a 10%, mais preferivelmente de 0,1 a 5%, de modo mais preferido de 0,35 a 3,5%, por exemplo de 0,5 a 2%, em peso, com base no peso total da composição.
Perfume As composições da invenção compreendem, de modo preferido, um ou mais perfumes. A hidrofobicidade do perfume e do veículo de perfume oleoso são medidos por ClogP. ClogP é calculado usando o programa “ClogP” (cálculo de hidrofobicidades como logP (óleo / água)) versão 4.01, disponível de Daylight Chemical Information Systems Inc. of Irvine Califórnia, USA. r E bem conhecido que o perfume é provido como uma mistura de vários componentes. t E preferido que pelo menos um quarto (em peso) ou mais, de modo preferido metade ou mais dos componentes do perfume possuem um ClogP de 2.0 ou mais, mais preferivelmente 3.0 ou mais, de modo mais preferido 4,5 ou mais, por exemplo 10 ou mais.
Perfumes adequados tendo um ClogP de 3 ou mais são expostos na US 5500137. O perfume está preferivelmente presente em uma quantidade de 0,01 a 10%, em peso, mais preferivelmente de 0,05 a 5%, em peso, de modo mais preferido de 0,5 a 4,0%, em peso, com base no peso total da composição.
Veículo Líquido 0 veículo líquido empregado nas presentes composições é preferivelmente água devido a sua disponibilidade em custo relativamente baixo, segurança e compatibilidade ambiental. O nível de água no veículo líquido é de mais do que cerca de 50%, preferivelmente de mais do que cerca de 80%, mais preferivelmente de mais do que 85%, de modo mais preferido de 90% ou mais, em peso, do veículo. O nível do veículo líquido é maior do que cerca de 50%, preferivelmente maior do que cerca de 65%, mais preferivelmente maior do que cerca de 80%, de modo mais preferido maior do que 90%. Misturas de água e um solvente de baixo peso molecular, por exemplo < 100, por exemplo um álcool inferior, tal que etanol, propanol, isopropanol ou butanol são úteis como o líquido do veículo. Álcoois de baixo peso molecular, incluindo álcoois monoídricos, diídricos (glicol, etc.), triídricos (glicerol, etc.), e poliídricos (polióis) são também veículos adequados para o uso em composições da presente invenção.
Amaciantes coativos Amaciantes coativos para o tensoativo catiônico podem ser também incorporados em uma quantidade de 0,01 a 20%, em peso, mais preferivelmente de 0,05 a 10%, com base no peso total da composição. Amaciantes coativos preferidos incluem ésteres graxos, e N-óxidos graxos. t Esteres graxos preferidos incluem monoésteres graxos, tais que monoestearato de glicerol. Se GMS estiver presente, então é preferido que o nível de GMS na composição seja de 0,01 a 10%, em peso, com base no peso total da composição. O tensoativo coativo pode também compreender um derivado de açúcar oleoso. Derivados de açúcar oleosos, seus métodos de manufatura e suas quantidades preferidas são descritos na WO-A1- 01/ 46361 na página 5 linha 16 à página 11 linha 20, cuja exposição é incorporada a esta.
Agentes de controle da viscosidade noliméricos r E útil, embora não essencial, que as composições compreendam um ou mais agentes de controle de viscosidade poliméricos. Agentes de controle da viscosidade poliméricos incluem polímeros não-iônicos e catiônicos, tais que ésteres de celulose hidrofobicamente modificados (por exemplo, Natrosol Plus, de Hercules), amidos cationicamente modificados (por exemplo, Softgel BDA e Softgel BD, ambos de Avebe). Um agente de controle da viscosidade particularmente preferido é um copolímero de metacrilato e acrilamida catiônica disponível sob a marca registrada Flosoft 200 (de SNF Floerger).
Polímeros não-iônicos e/ ou catiônicos estão presentes, de modo preferido, em uma quantidade de 0,01 a 5%, em peso, de modo mais preferido de 0,02 a 4%, em peso, com base no peso total da composição. Ingredientes Opcionais Adicionais Outros amaciantes não-iônicos opcionais, bactericidas, agentes de liberação de sujeira podem ser também incorporados nas composições da invenção.
As composições podem também conter um ou mais ingredientes opcionais convencionalmente incluídos em composições de condicionamento de tecido, tais que agentes de tamponamento de pH, veículos de perfume, fluorescedores, colorantes, hidrótopos, agentes de supressão de espuma, polieletrólitos, enzimas, agentes de abrilhantamento óptico, agentes de antiencolhimento, agentes anti-rugas, agentes de antiformação de manchas, antioxidantes, filtros solares, agentes anticorrosão, agentes para conferir pregas, agentes antiestáticos, auxiliares de proteção contra transporte aniônicos, auxiliares de passagem a ferro e corantes.
Forma do Produto Em seu estado não diluído em temperatura ambiente, o produto compreende um líquido aquoso.
As composições são, de modo preferido, dispersões aquosas do material de amaciamento de amônio quaternário.
Uso do Produto A composição é preferivelmente usada no ciclo de enxaguadura de uma operação de lavagem de roupas têxtil doméstica, em que, ela pode ser adicionada diretamente em um estado não- diluído a uma máquina de lavagem, por exemplo, através de uma gaveta de distribuição ou, para uma máquina de lavar de carregamento superior, diretamente ao interior do tambor. É também possível, embora menos desejável, que as composições da presente invenção sejam usadas em operações de lavagem de roupas industriais, por exemplo, como um agente de acabamento para o amaciamento de roupas novas, antes da venda a consumidores.
Preparação As composições da invenção podem ser preparadas de acordo com qualquer método adequado.
Em um primeiro método preferido, o material de amônio quaternário, agente de complexação graxo, e opcionalmente o agentes de estabilização não- iônico e o perfume são aquecidos, de modo conjunto, até que uma fusão conjunta seja formada. Água é então aquecida e a fusão conjunta é adicionada à água, com agitação. De modo alternativo, perfume pode ser adicionado quente após a fusão ter sido formada , ou pode ser adicionado após a mistura ter sido resfriada, ou durante os diferentes estágios de resfriamento.
Exemplos A invenção será agora ilustrada pelos exemplos não -limitativos que se seguem. Outras modificações serão evidentes para a pessoa versada na técnica.
Amostras da invenção são representadas por um número. Amostras comparativas são representadas por um letra.
Todos os valores são em % em peso do ingrediente ativo, a não ser que mencionado de outro modo.
Exemplo 1; Avaliação de amaciamento A amostra A foi preparada em escala de 200m ml. O agente de estabilização não-iônico e o composto quaternário ligado por éster foram aquecidos em conjunto a entre 50 e 60°C e agitados de modo a prover uma fusão conjunta. A fusão conjunta foi então lentamente adicionada à água também na mesma temperatura, enquanto sob agitação. Após 10 minutos de misturação, a batelada foi resfriada usando recirculação de água fria. Não foi usado cisalhamento ou moagem durante o processo.
As amostras 1 e 2 foram preparadas pela fusão conjunta do material de amaciamento de tecido de amônio quaternário, álcool de sebo e estabilizador não-iônico em conjunto, aquecimento da água e adição da fusão conjunta à água, sob agitação. A agitação foi continuada até que uma mistura homogênea fosse formada. A amostra B é Comfort diluído (comprado em agosto de 2000, no Reino unido). Ela não contém qualquer agente de complexação e foi dosada de tal modo que o nível de agente de amaciamento fosse equivalente àquele na amostra A.
Tabela 1 a éster de seboil diendurecido de metil sulfato de trietanol amônio (disponível como material 85% ativo em 15% de IPA, de Kao). b álcool de sebo (disponível de Laurex CS, de Albright and Wilson) c Genapol C200 (de Clariant) Os resultados do amaciamento foram avaliados como se segue: O desempenho de amaciamento foi avaliado pela adição de uma quantidade de cada amostra correspondente a 2,22 g do composto de amaciamento de tecido a 1 litro de água de bica Wirral, em temperatura ambiente, em um tergotômetro. Três peças de tecido de toalha aveludado (8 cm x 8 cm, peso total 40 g) foram adicionados ao recipiente do tergotômetro. Os panos foram tratados durante 5 minutos a 65 rpm, secados por rotação para remover o líquido em excesso e secados em corda durante a noite e condicionados em umidade relativa a de 21°C/ 65° durante 24 horas. O amaciamento dos tecidos foi avaliado por um júri de peritos de 4 pessoas usando um protocolo de teste de comparação emparelhada de disco redondo. Cada membro do júri avaliou quatro conjuntos de panos de teste. Cada conjunto de panos de teste continha um pano de cada sistema de teste sob uma avaliação. Foi pedido que os membros do júri avaliassem a maciez em uma escala de 8 pontos. Os graus de maciez foram calculados usando uma técnica de “Análise de Variância”. Valores mais baixos são indicativos de melhor amaciamento. “Pref’ denota o número de votos emitidos durante o exercício de comparação emparelhado de disco redondo.
Os resultados são fornecidos na Tabela 2.
Tabela 2 Os resultados de amaciamento mostram que, apesar do nível do nível de material de amaciamento de amônio quaternário presente na amostra A (mais alto do que o nível combinado de material de amaciamento de amônio quaternário e álcool graxo nas a mostras 1 e 2), os resultados de amaciamento para a amostra 1 e 2 são significativamente melhores do que aqueles para a amostra A, deste modo demonstrando um efeito sinérgico devido à combinação do material de amaciamento de amônio quaternário e o agente de complexação graxo. Além disso, o desempenho de amaciamento da amostra 1 é substancialmente tão bom quanto aquele do agente de condicionamento de tecido de marca prêmio (que compreende um material de amônio quaternário diferente, tendo quantidades substancialmente mais altas de componente ligado por diéster, por exemplo, 80% ou mais, em peso, do material de amônio quaternário é ligado por diéster), tradicionalmente considerado como provendo melhor desempenho de amaciamento do que composições compreendendo um material de amônio quaternário baseado em trietanolamina).

Claims (5)

1. COMPOSIÇÃO DE CONDICIONAMENTO DE TECIDO, caracterizada pelo fato de compreender: (a) menos do que 7,5% em peso, de um material de amaciamento de tecido de amônio quaternário ligado por éster, que compreende pelo menos um componente ligado por monoéster e pelo menos um componente ligado por triéster; (b) um agente de complexação graxo; em que a razão, em peso, do componente ligado por monoéster (a) para o agente de complexação graxo (b) é de 5:1 a 1:5.
2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o agente de complexação graxo é um álcool graxo.
3. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o agente de complexação graxo é um álcool de sebo.
4. COMPOSIÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o material de amônio quaternário é representado pela fórmula (I): (I) em que cada R é independentemente selecionado a partir de um grupo alquenila ou alquila C5.35i R1 representa um grupo hidroxialquila ou alquila C-m ou um grupo alquenila C2-4, Té n é 0 ou um inteiro selecionado a partir de 1 a 4, m é 1, 2 ou 3 e representa o número de porções às quais ele se refere e que pendem diretamente a partir do átomo N, e X' é um grupo aniônico, tal que halogenetos ou sulfatos de alquila, por exemplo, cloreto, sulfato de metila ou sulfato de etila.
5. COMPOSIÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de compreender ainda um derivado de açúcar oleoso.
BRPI0212408-4A 2001-09-10 2002-08-30 Composição de condicionamento de tecido BRPI0212408B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0121807.2A GB0121807D0 (en) 2001-09-10 2001-09-10 Fabric conditioning compositions
PCT/EP2002/009853 WO2003022971A1 (en) 2001-09-10 2002-08-30 Fabric conditioning compositions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0212408A BR0212408A (pt) 2004-08-03
BRPI0212408B1 true BRPI0212408B1 (pt) 2015-04-14

Family

ID=9921787

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0212408-4A BRPI0212408B1 (pt) 2001-09-10 2002-08-30 Composição de condicionamento de tecido

Country Status (15)

Country Link
US (1) US6849592B2 (pt)
EP (1) EP1425370B1 (pt)
CN (1) CN1289647C (pt)
AR (1) AR036470A1 (pt)
AT (1) ATE312155T1 (pt)
BR (1) BRPI0212408B1 (pt)
CA (1) CA2459362C (pt)
CZ (1) CZ299080B6 (pt)
DE (1) DE60207873T2 (pt)
ES (1) ES2252510T3 (pt)
GB (1) GB0121807D0 (pt)
HU (1) HUP0600149A3 (pt)
MX (1) MXPA04002239A (pt)
WO (1) WO2003022971A1 (pt)
ZA (1) ZA200401789B (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9725578D0 (en) 1997-12-03 1998-02-04 Exxon Chemical Patents Inc Oil additives and compositions
GB0422026D0 (en) * 2004-10-05 2004-11-03 Unilever Plc Laundry product
JP5038444B2 (ja) * 2007-03-22 2012-10-03 エルジー ハウスホールド アンド ヘルスケア リミテッド 低温活性を持つ繊維柔軟用組成物及びこれを含む繊維柔軟用シート
ES2547418T3 (es) * 2010-12-03 2015-10-06 Unilever N.V. Acondicionadores de tejidos
CN103380205B (zh) * 2010-12-03 2015-11-25 荷兰联合利华有限公司 织物调理剂
WO2012135411A1 (en) 2011-03-30 2012-10-04 The Procter & Gamble Company Fabric care compositions comprising front-end stability agents

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3915867A (en) * 1973-04-24 1975-10-28 Stepan Chemical Co Domestic laundry fabric softener
EP0013780B2 (en) * 1979-01-11 1988-08-31 THE PROCTER &amp; GAMBLE COMPANY Concentrated fabric softening composition
US4772403A (en) * 1985-01-30 1988-09-20 Colgate Palmolive Company Fabric softener composition
US5066414A (en) * 1989-03-06 1991-11-19 The Procter & Gamble Co. Stable biodegradable fabric softening compositions containing linear alkoxylated alcohols
GB8916307D0 (en) 1989-07-17 1989-08-31 Unilever Plc Fabric softening composition
GB8916306D0 (en) 1989-07-17 1989-08-31 Unilever Plc Fabric softening composition
US5500137A (en) * 1994-10-20 1996-03-19 The Procter & Gamble Company Fabric softening bar compositions containing fabric softener and enduring perfume
NZ286025A (en) * 1995-03-01 1997-04-24 Colgate Palmolive Co Laundry detergent concentrates; contains nonionic surfactant and water insoluble oil with a hydrophilic polar group, converts to liquid crystal phase dispersion on dilution
US5916863A (en) * 1996-05-03 1999-06-29 Akzo Nobel Nv High di(alkyl fatty ester) quaternary ammonium compound from triethanol amine
EA001695B1 (ru) * 1996-10-16 2001-06-25 Унилевер Н.В. Композиция для размягчения тканей
GB9806714D0 (en) * 1998-03-27 1998-05-27 Unilever Plc Fabric softening composition
US6486121B2 (en) * 1998-04-15 2002-11-26 The Procter & Gamble Company Softener active derived from acylated triethanolamine
GB9930435D0 (en) 1999-12-22 2000-02-16 Unilever Plc Fabric softening compositions
GB0002877D0 (en) 2000-02-08 2000-03-29 Unilever Plc Fabric conditioning composition
GB0021766D0 (en) * 2000-09-05 2000-10-18 Unilever Plc Fabric conditioning compositions
US6620777B2 (en) * 2001-06-27 2003-09-16 Colgate-Palmolive Co. Fabric care composition comprising fabric or skin beneficiating ingredient

Also Published As

Publication number Publication date
US20030064904A1 (en) 2003-04-03
CA2459362C (en) 2010-12-14
WO2003022971A1 (en) 2003-03-20
US6849592B2 (en) 2005-02-01
ZA200401789B (en) 2005-05-25
ATE312155T1 (de) 2005-12-15
CN1289647C (zh) 2006-12-13
GB0121807D0 (en) 2001-10-31
BR0212408A (pt) 2004-08-03
DE60207873T2 (de) 2006-07-06
HUP0600149A2 (en) 2006-06-28
EP1425370A1 (en) 2004-06-09
HUP0600149A3 (en) 2009-05-28
EP1425370B1 (en) 2005-12-07
MXPA04002239A (es) 2004-06-29
CN1585815A (zh) 2005-02-23
CZ2004341A3 (cs) 2004-08-18
DE60207873D1 (de) 2006-01-12
CZ299080B6 (cs) 2008-04-16
AR036470A1 (es) 2004-09-08
CA2459362A1 (en) 2003-03-20
ES2252510T3 (es) 2006-05-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0513232B1 (pt) métodos para fabricação de uma composição amaciante líquida para tecido
JPH0329908B2 (pt)
BR112012026685B1 (pt) uso de um polímero catiônico no tratamento de têxteis para a fixação do corante em têxteis
BRPI0916561B1 (pt) composição amaciante líquida e método de estabilização de uma composição
ES2398622T3 (es) Mejoras relacionadas con acondicionadores de tejidos
BR112015023490B1 (pt) Composição de ativo amaciante de tecidos, composição amaciante de tecidos líquida e método para condicionar têxteis
BRPI0309716B1 (pt) Composição aquosa para condicionamento de tecidos
JPH0215664B2 (pt)
BR0207413B1 (pt) Composição de condicionamento de tecidos
BRPI0212408B1 (pt) Composição de condicionamento de tecido
BRPI0616772B1 (pt) método para produzir uma composição de condicionamento de tecido
BRPI0707897B1 (pt) Composição líquida condicionadora de tecido
BRPI0707898B1 (pt) composição para condicionamento de tecidos
BRPI0211503B1 (pt) métodos de diluir uma composição condicionadora de tecido e de tratar tecidos
BR0113690B1 (pt) Método para preparar uma composição condicionadora de tecido
US6841529B2 (en) Method of preparing fabric conditioning compositions
US6992059B2 (en) Fabric conditioning compositions
BR0313068B1 (pt) composição aquosa concentrada de amaciamento de tecidos, e, método de preparação da mesma.
BRPI0608124B1 (pt) composição amaciante de tecido
BRPI0413138B1 (pt) Composição líquida amaciante para tecidos
JP2005314559A (ja) 香料粒子
EP1323818A1 (en) Use of fabric conditioning compositions comprising a quaternary ammonium compound
JP2007009364A (ja) 透明な柔軟仕上げ剤組成物

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/04/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 21A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2737 DE 20-06-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.