BRPI0309716B1 - Composição aquosa para condicionamento de tecidos - Google Patents

Composição aquosa para condicionamento de tecidos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0309716B1
BRPI0309716B1 BRPI0309716-1A BR0309716A BRPI0309716B1 BR PI0309716 B1 BRPI0309716 B1 BR PI0309716B1 BR 0309716 A BR0309716 A BR 0309716A BR PI0309716 B1 BRPI0309716 B1 BR PI0309716B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
silicone
group
viscosity
compositions
alkyl
Prior art date
Application number
BRPI0309716-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0309716A (pt
Inventor
Gillian Sheila Michattie
Tom Matthew Forrest Salmon
Samantha Small
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BR0309716A publication Critical patent/BR0309716A/pt
Publication of BRPI0309716B1 publication Critical patent/BRPI0309716B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/37Polymers
    • C11D3/3703Macromolecular compounds obtained otherwise than by reactions only involving carbon-to-carbon unsaturated bonds
    • C11D3/373Macromolecular compounds obtained otherwise than by reactions only involving carbon-to-carbon unsaturated bonds containing silicones
    • C11D3/3734Cyclic silicones
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D1/00Detergent compositions based essentially on surface-active compounds; Use of these compounds as a detergent
    • C11D1/38Cationic compounds
    • C11D1/62Quaternary ammonium compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/0005Other compounding ingredients characterised by their effect
    • C11D3/001Softening compositions
    • C11D3/0015Softening compositions liquid

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

“COMPOSIÇÃO AQUOSA PARA CONDICIONAMENTO DE TECIDOS” Campo da Invenção A presente invenção refere-se a uma composição aquosa para condicionamento de tecidos e ao uso de uma composição para reduzir o tempo de secagem de tecidos que foram submetidas à lavagem.
Histórico da Invenção É sabido que os condicionadores para tecidos fornecem vantagens tais como amaciamento e perfume aos tecidos. Tipicamente, tais composições compreendem um agente amacíante de tecidos disperso em água. O agente amacíante de tecidos pode ser incluído em até 8% em peso, em cujo caso as composições são consideradas diluídas ou a níveis de 8% até 60% em peso, em cujo caso as composições são consideradas concentradas.
Mais recentemente, foi proposto fornecer vantagens adicionais provenientes de composições condicionadoras para tecidos, tais como facilidade de passa a ferro ou anti-rugas. Isto é vantajoso, pois pode reduzir o tempo gasto pelos consumidores no processo de lavagem de roupa. A WO 95/24460 divulga uma composição amacíante para tecidos adicionado para enxaguar que compreende desde 0,2 ate 20% de um silicone. O silicone tem estrutura linear. A EP-A2-0228261 refere-se a um produto para relaxamento de fibras em tecidos têxteis que compreende um copolímero de silicone-glicol e 0,4 até 1,4% parte em peso de um sal de amônio quaternário. Â GB-A-2159547 refere-se a uma composição para tratamento de têxteis que compreende um tensoativo catiônico e um polidiorganossiloxano que tem pelo menos um substituinte que contem amido. O siloxano confere um toque seco não gorduroso aos tecidos e reduz o tempo de reumedecimento. A EP-A2-0255711 divulga um artigo de fabricação para uso em uma lavadora secadora automática que compreende um substrato flexível que contém (A) um agente amaciante catiônico para tecidos e (B) 0,1 até 15% em peso de um polidiorganossiloxano. Diz-se que o siloxano tem uma estrutura geralmente linear. A WO-Al-OO / 24860 divulga um produto e um processo para lavagem de roupas delicadas ou para lavagem a seco em uma lavadora doméstica. O produto de preferência inclui um agente amaciante de silicone. O silicone tem uma estrutura linear. A GB-A-2223768 refere-se a um agente amaciante para ciclo de enxágüe que compreende um agente de controle de espuma de polidiorganossiloxano. O siloxano é substancialmente linear. A EP-A2-233910 divulga composições amaciantes para tecidos rapidamente biodegradáveis em que podem estar presente um componente silicone opcional. O siloxano é descrito como predominantemente linear. A EP-A-354856 ensina composições amaciantes para tecidos que compreende um sal amaciante catiônico e um polissiloxano reticulado.
Os presentes inventores verificaram agora que certas composições podem ajudar a reduzir o tempo de secagem de tecidos que foram submetidos à lavagem. Sem que se fique preso a teoria alguma, acredita-se que as composições diminuam a quantidade de água deixada sobre os tecidos após o ciclo de enxágüe com centrifugação. Desse modo, quando o peso do tecido úmido for menor, isto irá corresponder a um menor tempo de secagem para o consumidor sem levar em conta o método de secagem.
Isto não apenas reduz o tempo gasto pelos consumidores em uma tal tarefa porém pode, por exemplo, reduzir o requisito de energia de secadoras de tambor que seria necessário para funcionar durante tanto tempo. A EP-A1-224839 e a EP-A1-200325 ambas divulgam que o silicone pode estar disperso em água de enxágüe combinado com outros aditivos tais como composições condicionadoras para tecidos para reduzir o tempo de secagem dos tecidos. Os silicones são amino- ou amido-funcionais. A WO 01 /73187 divulga um método para a redução do tempo de secagem de tecidos que compreende tratar o tecido com uma composição de tratamento que compreende formaldeído, um catalisador para reticulação do formaldeído com fibras naturais no tecido e elastômero de silicone ou um precursor do mesmo e aquecimento do tecido tratado para efetuar a reticulação do formaldeído. Esta é uma operação complexa que requer um estágio de aquecimento para efetuar uma reação química dentro dos componentes, A US 4.337.166 divulga uma composição de xampu de secagem rápida que contém metil siloxanos cíclicos. A WO-A1-01/60961 divulga composições para lavagem de roupas que contêm silicones superumidificadores para melhor penetração de ingredientes ativos e vantagens anti-rugas. A US-A1-2003 / 0050220 divulga artigos para a redução do tempo de secagem de tecidos que foram submetidos a uma lavagem, os artigos compreendendo uma composição amaciante para tecidos dentro de uma embalagem e instruções para uso de uma quantidade eficaz da composição amaciante para tecidos para reduzir o tempo de secagem dos tecidos. Não há divulgação de silicones.
Além de fornecer as vantagens mencionadas acima, é altamente desejável que a composição permaneça estável durante a armazenagem. A instabilidade pode se manifestar como um espessamento do produto durante a armazenagem, até mesmo até o ponto em que o produto não posa mais ser escoado. O problema do espessamento durante a armazenagem é particularmente evidente em composições amaciantes para tecidos concentradas que compreendem um material agente amaciante de tecidos de amônio quaternário ligado a éster que tem uma ou mais cadeias alquila totalmente saturadas. É também desejável que as composições confirmam uma sensação táctil de secagem aos tecidos.
Qbietivos da Invenção A presente invenção procura controlar um ou mais dos problemas mencionados acima e fornecer uma ou mais das vantagens mencionadas acima.
Declaração da Invenção Desse modo, de acordo com a presente invenção é fornecida uma composição aquosa para condicionamento de tecidos que compreende (a) um agente amaciante catiônico; e (b) um silicone que tem uma viscosidade de desde 1 até menos do que 10.000 cSt, em que o silicone compreende um polidi-(Q.6) alquil siloxano cíclico. A invenção fornece ainda o uso de um silicone em uma composição para condicionamento de tecidos que compreende um agente amaciante catiônico para tecidos para reduzir o tempo de secagem dos tecidos que foram submetidos a uma lavagem. A invenção também fornece o uso de um silicone em uma composição para condicionamento de tecidos que compreende um agente amaciante catiônico para tecidos para remover a água de tecidos que foram submetidos a uma lavagem durante o ciclo de centrifiigação de uma lavadora automática.
Descrição Detalhada da Invenção No contexto da presente invenção, o termo “compreendendo” significa que o(s) aspecto(s) aos quais ele se refere não é / são completo(s) e outros aspectos podem estar presentes.
Agente Amaciante Catiônico para Tecidos O agente amaciante catiônico é de preferência um material amaciante para tecidos de amônio quaternário.
Os materiais amaciantes para tecidos de amônio quaternário particularmente preferidos compreendem dois grupos Q2.28 alquila ou alquenila ligados ao grupo principal de nitrogênio, de preferência por meio de pelo menos uma ligação éster. É mais preferível que o material de amônio quaternário tenha duas ligações éster presentes.
Preferencialmente, o comprimento médio de cadeia do grupo alquila ou alquenila é pelo menos C14, mais preferivelmente pelo menos Cie-Mais preferivelmente ainda pelo menos metade das cadeias tem um comprimento de Ci8. É geralmente preferível que as cadeias alquila ou alquenila sejam predominantemente lineares, embora um grau de ramificação, especialmente de ramificação de cadeia média esteja dentro do âmbito da invenção. O primeiro grupo de compostos catiônicos amaciantes para tecidos para uso na invenção é representado pela fórmula (I): em que cada R é independentemente selecionado dentre o grupo C5.35 alquila ou alquenila, R1 representa um C1-C4 alquila, um C2-C4 alquenila ou um C1-C4 hidroxialquila, Té n é 0 ou um número selecionado entre 1 a 4, m é 1, 2 ou 3 e representa o número de grupamentos aos quais ele se refere que pendem diretamente do átomo de N e X' é um grupo aniônico, tais como halogenetos ou alquil sulfatos, por exemplo, cloreto, metil sulfato ou etil sulfato.
Os materiais especialmente preferidos dentro deste grupo são dialquenil ésteres de metil sulfato de trietanol amônio. Exemplos comerciais incluem Tetranyl AHT-1 (éster de sebo de metil sulfato de trietanol amônio di-endurecido 85% ativo em 15% de IP A), AT-1 (éster di-oleico de metil sulfato de trietanol amônio di-endurecido 90% ativo), L5/90 (éster de dendê de metil sulfato de trietanol amônio di-endurecido 90% ativo), todos originários de Kao e /rewoquat WE15 (produtos da reação de ácido graxo insaturado C)0 - C20 e Ci6 - C)8 com dimetil sulfato de trietanolamina quatemizado 90% ativo), origem: Witco Corporation. O segundo grupo de compostos amaciantes catiônicos para tecidos adequados para uso na invenção é representado pela fórmula (II): em que cada grupo R1 é independentemente selecionado dentre os grupos Ct-C4 alquila, hidroxialquila ou C2-C4 alquenila e em que cada grupo R2 é independentemente selecionado dentre os grupos C8-2S alquila ou alquenila; n é 0 ou um número inteiro entre 1 e 5, e T e X' são como definidos acima.
Os materiais preferidos desta classe, tais como cloreto de 1,2 bis [seboilóxii]-3-trimetilamônio propano e cloreto de 1,2 bis [oleilóxii]-3-trimetilamônio propano, e seu método de preparação são, por exemplo, descritos na US 4.137.180 (Lever Brothers), cujo teor é aqui incorporado como referência.
Um terceiro grupo de compostos amaciantes catiônicos para tecidos adequados para uso na invenção é representado pela fórmula (III): em que cada grupo R1 é independentemente selecionado dentre os grupos C1-C4 alquila, hidroxialquila ou C2-C4 alquenila e em que cada grupo R2 é independentemente selecionado dentre os grupos Cs-28 alquila ou alquenila; n é 0 ou um número inteiro entre 1 e 5, e T e X' são como definidos acima.
Um quarto grupo de compostos amaciantes catiônicos para tecidos adequados para uso na invenção é representado pela fórmula (IV): em que cada grupo R1 é independentemente selecionado dentre os grupos C1-C4 alquila, hidroxialquila ou C2-C4 alquenila e em que cada grupo R2 é independentemente selecionado dentre os grupos C8.28 alquila ou alquenila, e X’ é como definido acima.
Valor de Iodo do grupo Acila ou Ácido Graxo Original O valor de iodo do composto acila ou ácido graxo original do qual é formado o material amaciante catiônico é desde 0 até 140, de preferência desde 0 até 100, mais preferivelmente desde 0 até 60. É especialmente preferível que 0 valor de iodo do composto original seja desde 0 até 20, mais preferivelmente desde 0 até 9, mais preferivelmente ainda desde 0 até 4, por exemplo 2 ou menos ou até mesmo 1,5 ou menos. Quando 0 valor de iodo for 4 ou menor, 0 material amaciante fornece excelentes resultados de amaciamento e tem melhor resistência à oxidação e problemas de odor associados durante a armazenagem.
Quando estiverem presentes cadeias hidrocarbila insaturadas, é preferível que a razão em peso de cis : trans do material seja de 50 : 50 ou mais, mais preferivelmente 60 : 40 ou mais, mais preferivelmente ainda 70 : 30 ou mais, por exemplo 85 : 15 ou mais. O valor de iodo do composto ácido ou acila graxo original é medido de acordo com o método apresentado na WO-A1-01 / 46513. O material amaciante está de preferência presente em uma quantidade de desde 1 até 60% em peso da composição total, mais preferivelmente de 2 a 40%, mais preferivelmente de 3 a 30% em peso. Silicone O silicone para uso na presente invenção compreende um polidi - (C,.6) alquil siloxano cíclico.
Os silicones típicos desta classe têm a fórmula geral RaSiO(4. a)/2 em que cada R é o mesmo ou diferente e é selecionado entre grupos hidrocarbonetos e hidroxila, ‘a’ sendo de 0 a 3. No material a granel, ‘a’ tipicamente tem um valor médio de desde 1,85 - 2,2. O silicone é de preferência compreendido de um r homopolímero. Preferencialmente o silicone não apresenta reticulação. E também preferível que o silicone seja isento de ligações amina ou amida.
Foi verificado que os silicones cíclicos conferem excelentes características de secagem mais rápida aos tecidos e são assim preferidos a silicones lineares ou geralmente lineares.
Um silicone particularmente preferido compreende um polidimetil-siloxano cíclico.
Os silicones adequados comercialmente disponíveis incluem DC245 (polidimetilciclopentassiloxano também conhecido como D5), DC246 (polidimetilciclo-hexassiloxano também conhecido como D6), DC1184 (um polidimetilciclopentassiloxano pré-emulsificado também conhecido como L5) e DC347 (um fluido PDMS pré-emulsificado de 100 cSt), todos originários da Dow Corning.
Forma de silicone O silicone pode ser recebido e incorporado à composição seja diretamente como um óleo ou pré-emulsificado. A pré-emulsificação é tipicamente necessária quando o silicone for de uma natureza mais viscosa.
Os emulsificadores adequados incluem emulsificadores catiônicos, emulsificadores aniônicos ou misturas dos mesmos.
Viscosidade de silicone A referência à viscosidade do silicone representa ou a viscosidade antes da emulsificação quando o silicone é fornecido como uma emulsão para incorporação na composição para condicionamento de tecidos ou a viscosidade do próprio silicone quando fornecido como um óleo para incorporação à composição para condicionamento de tecidos. O silicone de preferência tem uma viscosidade (como medida em um viscosímetro Brookfield V4 a 25 °C que usa eixo N°. 4 a 100 rpm) de desde 1 cSt até menos do que 10.000 cSt (centi-Stokes), de preferência desde 2 cSt até 1.000 cSt e mais preferivelmente ainda 2 cSt até 100 cSt, Foi verificado que o tempo de secagem pode ser reduzido usando-se silicones que têm uma viscosidade de desde 1 até 500.000 cSt.
No entanto, são obtidos resultados significativamente melhorados quando a viscosidade for desde 1 até menos do que 10.000 cSt. O silicone está de preferência presente a um nível de desde 0,5 até 20%, mais preferivelmente desde 1 até 12%, mais preferivelmente ainda desde 1 até 8% em peso de ingrediente ativo, baseado no peso total da composição. r Álcool Graxo - amaciante co-ativo Opcionalmente e vantajosamente, um ou mais álcoois graxos estão presentes na composição.
Os álcoois preferidos têm um comprimento de cadeia hidrocarbila de desde 10 até 22 átomos de carbono, mais preferivelmente 11 até 20 átomos de carbono, mais preferivelmente ainda 15 até 19 átomos de carbono. O álcool graxo pode ser saturado ou insaturado, embora sejam preferidos álcoois graxos saturados pois foi verificado que estes fornecem maiores vantagens em termos de estabilidade, especialmente estabilidade a baixa temperatura.
Os álcoois graxos adequados comercialmente disponíveis incluem álcool de sebo endurecido (disponível como Hydrenol S3, originário de Sidobre Sinnova e Laurex CS, originário de Clariant). O teor de álcool graxo nas composições é desde 0 até 10% em peso, mais preferivelmente desde 0,005 até 5% em peso, mais preferivelmente ainda desde 0,01 até 3% em peso, baseado no peso total da composição. É particularmente preferível que um álcool graxo esteja presente se a composição for concentrada, isto é, se mais do que 8% em peso do agente amaciante catiônico estiverem presentes na composição.
Outros agentes amaciantes co-ativos Os agentes amaciantes co-ativos para o tensoativo catiônico também pode ser incorporado em uma quantidade de desde 0,01 até 20% em peso, mais preferivelmente 0,05 até 10%, baseado no peso total da composição. Os agentes amaciantes co-ativos preferidos incluem ésteres graxos e N-óxidos graxos.
Os ésteres graxos preferidos incluem monoésteres graxos, tal como monoestearato de glicerol (aqui a seguir citado como “GMS”). Se o GMS estiver presente, então é preferível que o nível de GMS na composição seja de desde 0,01 até 10% em peso, baseado no peso total da composição. O agente amaciante co-ativo também pode compreender um derivado de açúcar oleoso. Os derivados de açúcar oleosos adequados, os métodos de fabricação dos mesmos e as quantidades dos mesmos estão descritas na WO-Al-Ol / 46361 na página 5 linha 16 até a página 11 linha 20, cuja divulgação é aqui incorporada.
Tensoativo não iônico É preferível que as composições compreendam ainda um tensoativo não iônico. Tipicamente estas podem ser incluídas com a finalidade de estabilizar as composições.
Os tensoativos aniônicos adequados incluem os produtos de adição de óxido de etileno e/ou de óxido de propileno com álcoois graxos, ácidos graxos e aminas graxas.
Qualquer um dos materiais alcoxilados do tipo em particular descrito aqui antes pode ser usado como o tensoativo não iônico.
Os tensoativos adequados são tensoativos substancialmente solúveis em água de fórmula geral: em que R é selecionado do grupo que consiste de grupos alquila de cadeia primária, secundária e ramificada e/ou grupos acil hidrocarbila; grupos alquenil hidrocarbila de cadeia primária, secundária e ramificada e grupos hidrocarbila fenólicos alquenil substituídos de cadeia primária, secundária e ramificada; os grupos hidrocarbila tendo um comprimento de cadeia de desde 8 até aproximadamente 25, de preferência 10 a 20, por exemplo 14 a 18 átomos de carbono.
Na fórmula geral para o tensoativo não iônico alcoxilado, Y é tipicamente: em que R tem o significado dado acima ou pode ser hidrogênio e Z é de preferência desde 8 até 40, mais preferivelmente desde 10 até 30, mais preferivelmente desde 11 até 25, por exemplo 12 a 22. O nível de alcoxilação, Z, representa o número médio de grupos alcóxi por molécula.
Preferencialmente, o tensoativo não iônico tem um HLB de desde aproximadamente 7 até aproximadamente 20, mais preferivelmente desde 10 até 18, por exemplo 12 a 16.
Seguem-se exemplos de tensoativos não iônicos. Nos exemplos, o número inteiro define o número de grupos etóxi (EO) na molécula. A. Alcoxilatos de Álcool Primários, de Cadeia Reta Os deca-, undeca-, dodeca-, tetradeca- e pentadecaetoxilatos de n-hexadecanol e de n-octadecanol que têm um HLB dentro da faixa aqui citada são modificadores de viscosidade / dispersibilidade úteis no contexto desta invenção. Exemplos de álcoois primários etoxilados úteis neste caso como os modificadores de viscosidade / dispersibilidade das composições são Cis EO (10) e Cu EO (11). Os etoxilatos de álcoois naturais e sintéticos mistos na faixa de comprimento de cadeia “de sebo” também são úteis neste caso. Exemplos específicos de tais materiais incluem álcool de sebo-EO (11), álcool de sebo-EO (18) e álcool de sebo-EO (25), álcool de coco-EO (10), álcool de coco-EO (15), álcool de coco-EO (20) e álcool de coco-EO (25). B. Alcoxilatos de Álcool Secundário de Cadeia Reta Os deca-, undeca-, dodeca-, tetradeca-, pentadeca-, octadeca- e nonadeca-etoxilatos de 3-hexadecanol, de 2-octadecanol de 4-eicosanol e de 5-eicosanol que têm um HLB dentro da faixa aqui citada são modificadores de viscosidade e/ou de dispersibilidade úteis no contexto desta invenção. Exemplos de álcoois secundários etoxilados úteis neste caso como os modificadores de viscosidade e/ou de dispersibilidade das composições são: C16 EO (11); C20 EO (11) e C,6 EO (14). C. Alauil Fenol Alcoxilatos Como no caso dos álcool alcoxilatos, os hexa- a octadeca-etoxilatos de fenóis alquilados, particularmente os alquilfenóis monoídricos, que têm um HLB dentro da faixa aqui citada são úteis como modificadores de viscosidade e/ou de dispersibilidade das presentes composições. Os hexa- a octadeca-etoxilatos de p-tri-decilfenol, m-pentadecilfenol e similares, são úteis neste caso.
Exemplos de alquilfenóis etoxilados úteis como os modificadores de viscosidade e/ou de dispersibilidade das misturas neste caso são: p-tridecilfenol EO (11) e p-pentadecilfenol EO (18).
Como usado neste caso e como geralmente reconhecido na técnica, um grupo fenileno na fórmula não iônica é o equivalente de um grupo alquileno que contém desde 2 até 4 átomos de carbono. Para as presentes finalidades, os não iônicos que contêm um grupo fenileno são considerados como contendo um número equivalente de átomos de carbono calculado como a soma dos átomos de carbono no grupo alquila mais aproximadamente 3,3 átomos de carbono para cada grupo fenileno. D. Alcoxilatos Olefínicos Os alquenil álcoois, tanto primários como secundários e os alquenil fenóis correspondentes àqueles divulgados imediatamente aqui antes podem ser etoxilados a um HLB dentro da faixa citada neste caso e usados como os modificadores de viscosidade e/ou dispersibilidade das composições em questão. E. Alcoxilatos de Cadeia Ramificada Os álcoois primários e secundários de cadeia ramificada que são disponíveis pelo processo “OXO” bem conhecido podem ser etoxilados e empregados como os modificadores de viscosidade e/ou dispersibilidade das composições neste caso. F. Tensoativos à Base de Poliol Os tensoativos à base de poliol adequados incluem ésteres de sacarose tais como monooleatos de sacarose, alquil poliglicosídeos tais como estearil monoglicosídeos e estearil triglicosídeos e alquil poligliceróis.
Os tensoativos não iônicos citados antes são úteis nas presentes composições sozinhos ou em combinação e o termo “tensoativo não iônico” abrange agentes tensoativos mistos. O tensoativo não iônico está de preferência presente em uma quantidade de desde 0,01 até 10%, mais preferivelmente 0,1 até 5%, mais preferivelmente ainda 0,35 até 3,5%, por exemplo, 0,5 até 2% em peso, baseado no peso total da composição.
Perfume As composições da invenção de preferência compreendem um ou mais perfumes para fornecer um odor desejável para os consumidores. É bem sabido que o perfume é tipicamente fornecido como uma mistura de componentes. Os componentes adequados para uso no perfume incluem aqueles descritos em “Perfume and Flavor Chemicals (Aroma Chemicals) por Steffen Arctander, publicado pelo autor 1969 Montclait, N.J. (US), reimpresso em Io. de abril de 1982 Número do Catálogo da Biblioteca do Congresso 75-91398, aqui incorporado.
Além disso, é preferível que o perfume compreenda ingredientes substantivos para o perfume como descrito na US-A1-2003 / 0050220 parágrafos 60 a 72, aqui incorporada. O perfume está de preferência presente em uma quantidade de desde 0,01 até 10% em peso, mais preferivelmente 0,05 até 5% em peso, mais preferivelmente 0,5 até 4,0% em peso, baseado no peso total da composição. Veículo Líquido O veículo líquido empregado nas composições em questão é pelo menos parcialmente água em virtude de sua disponibilidade relativa com baixo custo, aspecto inofensivo e compatibilidade ambiental. O nível de água no veículo líquido é mais alto do que aproximadamente 50%, de preferência mais alto do que aproximadamente 80%, mais preferivelmente mais alto do que aproximadamente 85%, em peso do veículo. O nível de veículo líquido é mais alto do que aproximadamente 50%, de preferência mais alto do que aproximadamente 65%, mais preferivelmente mais alto do que aproximadamente 70%. Misturas de água e um solvente orgânico de baixo peso molecular, por exemplo < 100, por exemplo um álcool inferior tais como etanol, propanol, isopropanol ou butanol são úteis como o veículo líquido. Os álcoois de baixo peso molecular que incluem os álcoois monoídricos, diídricos (glicol etc.), triídricos (glicerol etc.) e poliídricos (polióis) são também veículos adequados para uso nas composições da presente invenção. Agentes poliméricos de controle de viscosidade É útil, embora não essencial, que as composições compreendam um ou mais agentes poliméricos de controle de viscosidade. Os agentes poliméricos de controle de viscosidade adequados incluem polímeros não iônicos e catiônicos, tais como éteres de celulose hidrofobicamente modificados (por exemplo Natrosol Plus, originário da Hercules), amidos cationicamente modificados (por exemplo Softgel BDA e Softgel BD, ambos originários de Avebe). Um agente de controle de viscosidade particularmente preferido é um copolímero de metacrilato e acrilamida catiônica disponível sob o nome comercial Flosoft 200 (originário de SNF Floerger).
Os polímeros não iônicos e/ou catiônicos estão de preferência presentes em uma quantidade de 0,01 até 5% em peso, mais preferivelmente 0,02 até 4% em peso, baseado no peso total da composição.
Outros Ingredientes Opcionais Outros amaciantes não iônicos, bactericidas, agentes de liberação de sujeira opcionais também podem ser incorporados às composições da invenção.
As composições também podem conter um ou mais ingredientes opcionais convencionalmente incluídos em composições para condicionamento de tecidos tais como agentes tamponadores de pH, veículos para perfumes, agentes fluorescentes, colorantes, hidrótropos, agentes antiespumantes, agentes de antirredeposição, polieletrólitos, enzimas, agentes de brilho óptico, perolescentes, agentes antiencolhimento, agentes antirruga, agentes antiformação de manchas, antioxidantes, filtros solares, agentes anticorrosão, agentes para conferir bom caimento de tecidos, conservantes, agentes antiestáticos, auuxiliares de passagem de roupa e corantes.
Forma do Produto O produto pode ser um líquido ou um sólido. Preferencialmente o produto é um líquido que, em seu estado não diluído à temperatura ambiente, compreende um líquido aquoso, de preferência uma dispersão aquosa do material agente amaciante catiônico.
Uso do Produto A composição é de preferência usada no ciclo de enxágüe de uma operação de lavadora doméstica de têxteis, em que, ela pode ser adicionada diretamente em um estado não diluído a uma lavadora, por exemplo, por meio de uma gaveta de distribuição ou, para uma lavadora de carregamento no topo, diretamente ao tambor. Altemativamente, ela pode ser diluída antes do uso. As composições também podem ser usadas em uma operação doméstica de lavagem manual. É também possível, embora menos desejável, que as composições da presente invenção sejam usadas em operações de lavagem industrial, por exemplo como um agente de acabamento para amaciamento de novas roupas antes da venda aos consumidores.
Exemplos A invenção será agora ilustrada pelos seguintes exemplos não limitativos. Outras modificações serão evidentes para a pessoa perita na técnica.
As amostras da invenção são representadas por um número. As amostras comparativas são representadas por uma letra.
Todos os valores estão em% em peso do ingrediente ativo a não ser se for indicado de outra maneira.
As amostras que compreendem silicone foram preparadas por misturação do óleo de silicone ou da emulsão de silicone no produto base condicionador para tecidos pré-preparado sob condições ambientes. Para se garantir a homogeneidade do produto, foi realizada moagem durante e após a misturação do silicone como necessário. 1 (éster de sebo de metil sulfato de trietanol amônio di-endurecido, originário da Kao) (2) Coco 20EO Não iônico (Genapol C200, originário da Clariant) (3) Laurex CS (Álcool de sebo endurecido, originário da Clariant) (4) DC1274 (fornecido como uma emulsão 60% ativa de 60.000 cSt, PDMS, originário da Dow Corning) (5) DC246 D6 silicone volátil (100% ativo, originário da Dow Corning) (6) DC347 (fornecido como uma emulsão 60% ativa de 100 cSt, PDMS, originário da Dow Corning) (7) DC245 D5 silicone volátil (100% ativo, originário da Dow Corning) (8) antiespumante, corante, conservante e perfume (9) Natrosol Plus (éter de celulose hidrofobicamente modificado, originário da Hercules) * representa quantidade de matéria prima presente r Exemplo 1: Avaliação de Retenção de Agua Cargas de 1,5 kg de Tecido de Felpa sem ser tratado com agente de encolamento (40 x 60 cm) foram pesadas e colocadas em uma lavadora Miele W833. As cargas foram então lavadas em um ciclo para algodão a 40 °C usando-se 108 g de Non-Bio Persil (marca registrada) e foram centrifugadas a 900 rpm. No ciclo de enxágüe, foram usados 35 g de cada uma das amostras concentradas (isto é, que têm 8% em peso ou mais de agente amaciante catiônico) ou 100 g das amostras diluídas (isto é, que têm menos do que 8% em peso mais do agente amaciante catiônico).
Logo que foi completada a lavagem os monitores de tecido foram pesados novamente. A retenção de água neste estágio foi calculada usando-se a equação a seguir: Para cada amostra o teste foi replicado e foi calculada a média dos resultados.
Exemplo 2: Avaliação pelo Tato As cargas foram lavadas como acima. Para cada amostra, foram realizadas duas réplicas de lavagem e calculado o valor médio. A avaliação pelo tato foi realizada por comparação emparelhada de uma amostra teste em relação a um controle de condicionador de tecidos concentrado padrão.
Para cada amostra, os monitores úmidos foram pesados e calculada a% média de retenção de água de acordo com a equação acima. As cargas de lavagem foram então divididas ao meio com metade dos monitores colocados em uma cesta de lavagem e metade em aeradores de roupas para secar. Times de 10 ou 15 membros de júri treinados para avaliação pelo tato avaliaram os monitores úmidos na cesta para classificar a secura comparativa. Cada membro do júri avaliou 2 pares. Os outros monitores foram secos até que eles contivessem aproximadamente 10% de água, colocados na cesta de lavagem e avaliados da mesma maneira que os monitores úmidos.
Os resultados são fornecidos na tabela a seguir. * a amostra 9 é idêntica à amostra 1 acima exceto que a matéria prima de silicone está presente a 8,47% (dos quais 5% é ingrediente ativo) e o silicone antes da emulsificação tem uma viscosidade de 2000 cSt.

Claims (4)

1. COMPOSIÇÃO AQUOSA PARA CONDICIONAMENTO DE TECIDOS» caracterizada por compreender: (a) um agente catiônico amaciante que compreende um material de amônia quaternária representado pela fórmula (I): onde cada R é independentemente selecionado de um grupo alquil ou alquenii C5-35, R1 representa um grupo alquil C1.4, alquenii C2 4 ou hidroxialquil C1.4, Té n é 0 ou um número selecionado de 1 a 4, m é 1, 2 ou 3 e representa 0 número de grupamentos aos quais ele se refere que pendem diretamente do átomo de N, e X é um grupo aniônico; onde 0 grupo parental do ácido graxo ou do acil do material de amônio quaternário possuí um valor de iodo de 0 a 4; e (b) de 1 a 12% de um silicone compreendendo um polidimetil siloxano cíclico que possui uma viscosidade de 1 a menos do que 5.000 cSt
2. COMPOSIÇÃO AQUOSA PARA CONDICIONAMENTO DE TECIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do silicone apresentar uma viscosidade de 2 a 1.000 cSt.
3. COMPOSIÇÃO AQUOSA PARA CONDICIONAMENTO DE TECIDOS, de acordo com a reivindicação 1» caracterizada pelo fato de X ser selecionado do grupo consistindo de cloreto, metil sulfato, etíl sulfato e suas misturas.
4. COMPOSIÇÃO AQUOSA PARA CONDICIONAMENTO DE TECIDOS, de acordo com a reivindicação 1» caracterizada pelo fato do silicone ser um poli-dimetil-siloxano cíclico que apresenta uma viscosidade antes da emulsificação de 2.000 cSt,
BRPI0309716-1A 2002-05-27 2003-04-25 Composição aquosa para condicionamento de tecidos BRPI0309716B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0212157.2A GB0212157D0 (en) 2002-05-27 2002-05-27 Fabric conditioning composition
PCT/EP2003/004408 WO2003099978A1 (en) 2002-05-27 2003-04-25 Fabric conditioning composition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0309716A BR0309716A (pt) 2005-02-09
BRPI0309716B1 true BRPI0309716B1 (pt) 2015-07-28

Family

ID=9937477

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0309716-1A BRPI0309716B1 (pt) 2002-05-27 2003-04-25 Composição aquosa para condicionamento de tecidos

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7060666B2 (pt)
EP (1) EP1507842A1 (pt)
CN (1) CN1320086C (pt)
AU (1) AU2003224135A1 (pt)
BR (1) BRPI0309716B1 (pt)
CA (1) CA2485072A1 (pt)
GB (1) GB0212157D0 (pt)
MX (1) MXPA04011535A (pt)
NO (1) NO338048B1 (pt)
WO (1) WO2003099978A1 (pt)
ZA (1) ZA200408448B (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1537271A2 (fr) * 2002-09-09 2005-06-08 Rhodia Chimie Formulation pour le rincage des textiles
US20070060496A1 (en) * 2003-05-21 2007-03-15 Christopher Boardman Use of surface tension reducing agents in a fabric treatment composition
US7954190B2 (en) * 2003-06-19 2011-06-07 The Procter & Gamble Company Process for increasing liquid extraction from fabrics
US20060174421A1 (en) * 2004-12-17 2006-08-10 Carter Daniel L Process for extracting liquid from a fabric
WO2006113658A2 (en) * 2005-04-18 2006-10-26 The Procter & Gamble Company Dilute fabric care compositions comprising thickeners and fabric care compositions for use in the presence of anionic carry-over
US20080234165A1 (en) * 2007-03-20 2008-09-25 Rajan Keshav Panandiker Liquid laundry detergent compositions comprising performance boosters
GB0713799D0 (en) * 2007-07-17 2007-08-22 Byotrol Llc Anti-microbial compositions
GB0714589D0 (en) * 2007-07-27 2007-09-05 Unilever Plc Fabric softening composition
CA2699696C (en) * 2007-09-17 2018-04-03 Byotrol Plc Anti-microbial compositions comprising a non-ionic surfactant
DE102009028058A1 (de) * 2009-07-28 2011-02-10 Henkel Ag & Co. Kgaa Weichspülerzusammensetzung zur Verringerung der Restfeuchte von Wäsche
MY162833A (en) * 2010-11-10 2017-07-31 Colgate Palmolive Co Fabric conditioners containing soil releasing polymer
AU2011335262A1 (en) 2010-12-03 2013-06-20 Unilever Plc Fabric conditioners
CN104487559B (zh) * 2012-06-18 2017-09-22 罗地亚经营管理公司 织物调理组合物及其用途
US11180721B2 (en) 2017-02-13 2021-11-23 Conopco, Inc. Ancillary laundry composition
CN110352232A (zh) 2017-02-13 2019-10-18 荷兰联合利华有限公司 洗衣组合物添加剂
EP3580318B1 (en) * 2017-02-13 2023-05-10 Unilever IP Holdings B.V. Method of delivering a laundry composition

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3114969C2 (de) 1980-04-19 1986-04-03 Dow Corning Ltd., London Flüssige Waschmittelzusammensetzung
GB8414113D0 (en) 1984-06-02 1984-07-04 Dow Corning Ltd Treating textiles
US4810253A (en) * 1985-04-01 1989-03-07 Dow Corning Corporation Method of improving the draining of water from textiles during a laundering operation
WO1987000400A1 (en) 1985-07-16 1987-01-29 Innofinance Általános Innovációs Pénzintézet Plant protecting composition
US4848981A (en) * 1985-11-25 1989-07-18 Dow Corning Corp. Method of improving the draining of water from textiles during a laundering operation
US4661268A (en) 1985-12-24 1987-04-28 Very Incredible Products, Inc. Wrinkle removing solution and process for using same
US4767548A (en) 1986-08-06 1988-08-30 Dow Corning Corporation Articles for conditioning fabrics in a laundry dryer
US4798679A (en) * 1987-05-11 1989-01-17 The Procter & Gamble Co. Controlled sudsing stable isotropic liquid detergent compositions
GB8817961D0 (en) * 1988-07-28 1988-09-01 Dow Corning Ltd Compositions & process for treatment of textiles
NZ230238A (en) 1988-08-12 1991-10-25 Colgate Palmolive Co Fabric softening composition comprising a cationic softening salt and a cross-linked polysiloxane
GB8823875D0 (en) 1988-10-12 1988-11-16 Dow Corning Sa Softening compositions
US5057240A (en) * 1989-10-10 1991-10-15 Dow Corning Corporation Liquid detergent fabric softening laundering composition
US5484540A (en) * 1991-03-08 1996-01-16 The Procter & Gamble Company Concentrated fabric softening compositions
EP0749469A1 (en) 1994-03-11 1996-12-27 The Procter & Gamble Company Fabric softener compositions
KR20010090799A (ko) * 1998-10-23 2001-10-19 데이비드 엠 모이어 섬유 색상 보존 방법
AU1321000A (en) 1998-10-24 2000-05-15 Procter & Gamble Company, The Method for laundering delicate garments in a washing machine
DE19904513A1 (de) * 1999-02-04 2000-08-10 Cognis Deutschland Gmbh Detergensgemische
CA2396886C (en) 2000-02-14 2010-01-05 The Procter & Gamble Company Stable, aqueous compositions for treating surfaces, especially fabrics
EP1268920A2 (en) 2000-03-29 2003-01-02 The Procter & Gamble Company Methods for reducing fabric drying time and fabrics with improved properties
AU2001288306A1 (en) * 2000-08-18 2002-03-04 The Procter And Gamble Company Compositions and methods for odor and fungal control in ballistic fabric and other protective garments
MXPA04002351A (es) 2001-09-12 2004-06-29 Procter & Gamble Metodos para reducir el tiempo de secado de telas lavadas.

Also Published As

Publication number Publication date
NO338048B1 (no) 2016-07-25
CN1656203A (zh) 2005-08-17
AU2003224135A1 (en) 2003-12-12
MXPA04011535A (es) 2005-02-14
US7060666B2 (en) 2006-06-13
ZA200408448B (en) 2006-08-30
BR0309716A (pt) 2005-02-09
GB0212157D0 (en) 2002-07-03
NO20044600L (no) 2004-12-22
US20030220217A1 (en) 2003-11-27
CA2485072A1 (en) 2003-12-04
EP1507842A1 (en) 2005-02-23
WO2003099978A1 (en) 2003-12-04
CN1320086C (zh) 2007-06-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6471182B2 (ja) 第四級アンモニウム化合物、カチオン性多糖、非イオン性多糖および芳香物質または香料を含む組成物
BRPI0309716B1 (pt) Composição aquosa para condicionamento de tecidos
US10227548B2 (en) Composition comprising a quat, cationic polysaccharide, and a mixture of nonionic polysaccharides
AU2011225788B2 (en) Liquid concentrated fabric softener composition
BRPI0419275B1 (pt) composiÇço de tratamento na lavagem de roupa.
EP1989281A1 (en) Fabric care compositions comprising cationic starch
US10351805B2 (en) Compositions comprising a quat and a mixture of a nonionic and two cationic polysaccharides
CN112739804A (zh) 织物柔软剂组合物
WO2017101743A1 (en) Method for enhancing stability of composition by using quat and polysaccharides
JP2009534544A (ja) リンス剤添加繊維処理組成物
JPH0215664B2 (pt)
EP1893802B1 (de) Siloxan-haltige zubereitung zur verminderung der faltenbildung
BR0207413B1 (pt) Composição de condicionamento de tecidos
EP1646707B1 (en) Use of nonionic surfactant in a laundry treatment composition
BRPI0212408B1 (pt) Composição de condicionamento de tecido
JP2009513742A (ja) ポリオルガノシロキサン
BR0313068B1 (pt) composição aquosa concentrada de amaciamento de tecidos, e, método de preparação da mesma.

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/07/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)