Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CONVER-SOR DE ENERGIA ELÉTRICA".
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Campo da Presente Invenção
A presente invenção refere-se a um conversor de energia elétri-ca compreendendo uma pluralidade de dispositivos semicondutores paraenergia elétrica; um refrigerador tipo tubo térmico para resfriar os dispositi-vos semicondutores; condutores e outras partes elétricas, e um refrigeradortipo tubo térmico para o conversor de energia elétrica.
Descrição da Técnica Relacionada
Nos últimos anos, tornou-se um problema que a perda de aque-cimento aumente à medida que a capacidade dos dispositivos semiconduto-res para energia elétrica se torna grande e sua velocidade torna-se alta. Por-tanto, é um dos objetivos técnicos importantes impedir este problema.
A Figura 1 mostra uma constituição geral de um conversor deenergia elétrica do tipo de auto-resfriamento com um refrigerador tipo tubotérmico. Como mostrado na Figura 1, um conversor de energia elétrica com-preende principalmente um refrigerador tipo tubo térmico 101 como um re-frigerante; um elemento semicondutor para energia elétrica 102; umas par-tes elétricas 103 tal como um condutor e uma armação 104.
Este refrigerador tipo tubo térmico 101 compreende principal-mente uma parte de recepção térmica 105, que contata os dispositivos se-micondutores para energia elétrica 102; os tubos térmicos 106 e as aletasde radiação térmica 107. Também, as aletas de radiação térmica 107 sãolocalizadas verticalmente no tubo térmico 106. Devido a tal configuração,qualquer sistema de resfriamento forçado não é exigido. No caso de umconversor de energia elétrica de auto-resfriamento, no qual um resfriamentode convecção natural é realizado, o ar fica estagnado entre as aletas e aeficiência do resfriamento cai, quando as aletas de radiação são dispostashorizontalmente, em outras palavras, os tubos térmicos 106 são dispostosverticalmente. Por outro lado, um retorno do refrigerante não é realizado,quando os tubos térmicos são dispostos horizontalmente, de modo que asaletas de radiação térmica são dispostas verticalmente. Portanto, é um meiogeral dispor os tubos térmicos quase horizontalmente em um certo ângulotomando o retorno do líquido de resfriamento em consideração.
Os conversores de energia de tal constituição são usados am-piamente para inversores e retificadores e similares e são necessários e in-dispensáveis para o campo de energia elétrica.
No entanto, no caso de conversor do tipo de auto-resfriamentocom um refrigerador tipo tubo térmico da técnica anterior, devido à configu-ração especial das aletas de radiação térmica do refrigerador tipo tubo tér-mico, a disposição é restrita e as aletas de radiação dispostas verticalmentetão longe quanto possível como mostrado na Figura 1, a configuração e asdimensões do sistema dependem da configuração e das dimensões do re-frigerador tipo tubo térmico extensivamente.
Além disso, como existem diferenças de temperatura entre aspilhas respectivas durante a operação, quando o sistema compreende pilhascompreendendo o circuito principal que são empilhadas para cima, levandoa constituição do circuito principal e a economia de espaço em considera-ção, a altura do sistema se torna maior, as contramedidas são tomadas parafazer a capacidade de resfriamento das pilhas respectivas uniforme. Tam-bém, a fim de ser capaz de fazer a capacidade maior, os refrigeradores tipotubo térmico e dispositivos semicondutores são conectados em paralelo al-ternativamente para compor circuitos principais, não existe maneira de de-clinar que o sistema se torne maior. Sendo o caso, a disposição, a configu-ração, a configuração e a dimensão do refrigerador tipo tubo térmico torna-se um problema importante para fazer o sistema total compacto.
Também, em geral, os conversores de energia elétrica foramformados em uma tal construção que os elementos tal como os dispositivossemicondutores de energia, o refrigerador tipo tubo térmico e outras parteselétricas foram fixadas na armação. Portanto, foi muito difícil fazer o dese-nho, pelo qual é prevenido a ruptura de dispositivos semicondutores devidoà vibração durante o transporte ou terremotos, como o sistema total torna-seum sistema de vibração complicado.SUMÁRIO DA PRESENTE INVENÇÃO
Consequentemente, um objetivo da presente invenção é forne-cer novos conversores de energia, que são a prova de choque para trans-porte e terremoto, fornecendo um refrigerador tipo tubo térmico que realizaresfriamento por convecção natural, pela qual um efeito de resfriamento po-de ser obtido em uma disposição vertical; fazendo a configuração do siste-ma duramente afetado pela disposição do refrigerador tipo tubo térmico; for-necendo um conversor de energia elétrica e um refrigerador tipo tubo térmi-co para conversor de energia elétrica que é excelente por economizar umespaço para os sistemas; fornecendo uma construção em que dispositivossemicondutores e as partes que compõem o circuito principal do refrigeradortipo tubo térmico não são fixadas diretamente na armação; suprimindo avibração das partes que compõem o circuito principal fornecendo um siste-ma de amortecimento de mola entre as partes e o equipamento principal.
O objetivo mencionado acima pode ser alcançado fornecendoum conversor de energia e um refrigerador tipo tubo térmico para conversorde energia elétrica, que são descritas aqui, em outras palavras, no conver-sor de energia da presente invenção, as pilhas com dispositivos semicondu-tores e o refrigerante tipo tubo térmico para resfriar os dispositivos semicon-dutores são dispostos verticalmente, ao mesmo tempo, as partes elétricasincluindo o condutor para conexão com o lado de fora são localizadas sob apilha.
Através de tal constituição, a configuração do sistema na dire-ção de profundidade não é afetada pela configuração do refrigerador tipotubo térmico, e além disso, não é necessário empilhar a pilha para cima, demodo que o sistema total pode ser construído compacto e simplificado. Co-mo o sistema não é de construção de empilhamento, é também possívelobter um bom efeito de resfriamento. Como as partes elétricas tais comocondutor para a conexão com o lado de fora e o capacitor, é localizado soba pilha, o sistema total, pode ser construído compacto e simplesmente.
Além disso, o objetivo acima mencionado da presente invençãopode ser alcançado fornecendo um conversor de energia elétrica e o refrige-rador tipo tubo térmico para o conversor de energia elétrica da constituiçãomencionada.
Em outras palavras, no conversor de energia elétrica da presen-te invenção, a pilha contendo os dispositivos semicondutores para energiaelétrica e a pilha contendo o refrigerador tipo tubo térmico para resfriar osdispositivos semicondutores para energia elétrica são dispostas verticalmen-te e ao mesmo tempo uma parte móvel, que é móvel ao longo dos trilhosinstalados na armação contendo a pilha, é fornecida no refrigerador tipo tu-bo térmico, e as partes elétricas incluindo o condutor para a conexão com olado de fora são localizadas sob a pilha.
Como descrito acima, a peça consistindo de dispositivos semi-condutores para energia elétrica e um refrigerador tipo tubo térmico podeser simplificada fornecendo uma parte móvel para transferir o refrigeradortipo tubo térmico.
Nesta conexão, pelo menos, as partes elétricas que incluem ocondutor para a conexão com o lado de fora podem ser recebidos em umrecipiente fechado enchido com um gás de isolamento.
Como é possível abaixar a intensidade do campo elétrico e a-perfeiçoar a resistência para voltagem usando um gás de isolamento, o es-paço exigido para as partes elétricas pode ser reduzido e o sistema totalpode ser desenhado compacto.
Também, o refrigerador tipo tubo térmico pode ser fornecidocom uma parte inclinada com aletas de radiação, por meio das quais a en-trada de ar está localizada abaixo e a saída de ar está localizada acima.
Tomando tal constituição, uma diminuição do efeito de resfria-mento devido à estagnação causada entre as aletas de radiação pode serimpedida, e um bom efeito de resfriamento pode ser alcançado.
Além disso, as aletas de radiação podem ser dispostas inclina-das com os tubos térmicos. Também tornado tal constituição, uma diminui-ção do efeito de resfriamento devido à estagnação causada entre as aletasde radiação pode ser impedida, e um bom efeito de resfriamento pode serobtido.Também é possível fornecer placas laterais, pelas quais o fluxode ar é restrito, nos lados das aletas de radiação do refrigerador tipo tubotérmico.
Tomando tal constituição, a resistência da construção da pilhapode ser aumentada, como as aletas de radiação são suportadas pelas pa-redes laterais. Além disso, quando uma pluralidade de pilhas são localizadaslado a lado, o efeito de resfriamento pode também ser aperfeiçoado, como adireção do fluxo de ar é restrita na entrada de ar e na saída de ar pelas pa-redes laterais para as pilhas respectivas.
Também, o refrigerador tipo tubo térmico pode compreenderuma pluralidade de tubos térmicos que não são fornecidos com aletas deradiação.
Tomando tal constituição, como não existem aletas de radiaçãoa eficiência de resfriamento não é afetada pela localização, e portanto, qual-quer solicitação com relação à localização pode ser aceita.
Além disso, o refrigerador tipo tubo térmico pode ser fornecidocom uma pluralidade de aletas tipo pinos.
Tomando tal configuração, como as aletas são formadas comopinos a eficiência de resfriamento não é afetada pela localização, e portanto,qualquer solicitação com relação à localização pode ser aceita.
Também, o refrigerante tipo tubo térmico pode ser fornecidocom aletas de radiação, que são dispostos na mesma direção dos tubostérmicos.
Tomando tal constituição, a eficiência de resfriamento não é di-minuída devido à estagnação entre as aletas, e uma boa eficiência de resfri-amento pode ser obtida.
Além disso, para o refrigerador tipo tubo térmico, um refrigeradortipo tubo térmico pode ser usado, por meio do qual a parte que recebe calore a parte de radiação são separadas eletricamente e o refrigerante, cuja re-sistência de isolamento elétrico é maior que um de água, é usado.
Tomando tal constituição, não é mais necessário fornecer umaparte de isolamento entre a parte móvel e o refrigerante tipo tubo térmico.Também é possível ter um refrigerador tipo tubo térmico equipa-do com elemento de amortecimento de mola.
Tomando tal constituição, o sistema de vibração das pilhas podeser considerado como um sistema de vibração separado do equipamento, apeça de desenho para a construção a prova de vibração pode ser realizadafacilmente, e, portanto, o efeito do desenho à prova de vibração pode seralcançado exatamente.
Além disso, um material elástico pode ser usado para os trilhosguia.
Tomando tal constituição, a vibração transferida da armaçãopara a pilha pode ser impedida.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Uma apreciação mais completa da presente invenção e muitasdas vantagens resultantes da mesma serão facilmente obtidas quando amesma se torna melhor entendida referindo-se à descrição detalhada se-guinte quando considerada em conexão com os desenhos anexos, onde:
a Figura 1 é o desenho que mostra a vista em elevação esque-mática de um conversor de energia elétrica da técnica anterior;
a Figura 2 é o desenho que mostra a vista em elevação esque-mática e a vista lateral de um conversor de energia elétrica de acordo com aprimeira modalidade da presente invenção;
a Figura 3 é o desenho que mostra a vista em elevação esque-mática e a vista lateral de um refrigerador tipo tubo térmico de acordo com aterceira modalidade da presente invenção;
a Figura 4 é o desenho que mostra a vista em elevação esque-mática e a vista lateral de um refrigerador tipo tubo térmico de acordo com aquarta modalidade da presente invenção;
a Figura 5 é o desenho que mostra a vista em elevação esque-mática e a vista lateral de um refrigerador tipo tubo térmico de acordo com aquinta modalidade da presente invenção;
a Figura 6 é o desenho que mostra a vista em elevação esque-mática e a vista lateral de um refrigerador tipo tubo térmico de acordo com asexta modalidade da presente invenção;
a Figura 7 é o desenho que mostra a vista em elevação esque-mática e a vista lateral de um refrigerador tipo tubo térmico de acordo com asétima modalidade da presente invenção;
a Figura 8 é o desenho em perspectiva que mostra a represen-tação esquemática de um refrigerador tipo tubo térmico de acordo com aoitava modalidade da presente invenção;
a Figura 9 é o desenho que mostra a vista plana esquemática ea vista em elevação de outro exemplo do refrigerador tipo tubo térmico deacordo coma oitava modalidade da presente invenção; e
a Figura 10 é o desenho que mostra a vista em elevação es-quemática de um refrigerador tipo tubo térmico e um conversor de energiaelétrica de acordo com a décima modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS
Referindo-se agora aos desenhos, onde numerais de referênciasemelhantes designam partes idênticas ou correspondentes por todas asvárias vistas, e mais particularmente à Figura 2 das mesmas, uma modali-dade da presente invenção será descrita.
Primeira Modalidade
O conversor de energia elétrica de acordo com a primeira moda-lidade da presente invenção será descrito daqui por diante referindo-se àFigura 2.
A Figura 2 (a) é o desenho que mostra a vista em elevação es-quemática e a Figura 2 (b) é o desenho que mostra a vista lateral da primei-ra modalidade.
No conversor de energia elétrica 10 de acordo com esta modali-dade, um refrigerador tipo tubo térmico 5 fornecido com uma parte móvel 3tal como uma polia móvel através da parte de isolamento 4, está localizadoem condição de suspensão verticalmente, a polia móvel contatando com ostrilhos guia 2 fornecidos na armação auxiliar 1B para montar o refrigeradortipo tubo térmico, e uma pluralidade de dispositivos semicondutores 8 paraenergia elétrica e uma pluralidade de refrigeradores tipo tubo térmico antesmencionados são conectados para formar as pilhas 6. Além disso, este con-versor de energia 10 compreende as partes inferiores das pilhas 6 e os con-dutores e as outras partes elétricas 7 que estão localizadas na armaçãoprincipal 1A localizada sob a armação auxiliar 1B.
Como a configuração na direção de profundidade do equipa-mento não é afetada pela configuração dos refrigeradores tipo tubo térmicolocalizando o refrigerador tipo tubo térmico 5 verticalmente como descritoacima, e além disso, como não é exigido ter uma construção em que os re-frigeradores são empilhados, o sistema total pode ser compacto e construí-do simplesmente. Neste meio tempo, quando os refrigeradores não são em-pilhados de acordo com a construção, é possível obter uma boa eficiênciade resfriamento, e um equipamento que é excelente a partir do ponto devista da técnica térmica pode ser realizado.
Além disso, é possível localizar as partes elétricas 7 tal comocondutores, capacitores, etc. em um conjunto sob a pilha 6, o sistema totalpode ser compacto e a construção pode ser simplificada.
Também, como o refrigerador tipo tubo térmico 5 pode moverlivremente nos trilhos 2 instalados na armação auxiliar pela parte móvel talcomo polia móvel através da parte de isolamento 4 que são fornecidas como refrigerador, as peças que constroem as pilhas 6 podem ser simples. Alémdisso, como os refrigeradores tipo tubo térmico 5 são localizados em umacondição de suspensão, cada refrigerador tipo tubo térmico 5 é localizadoverticalmente por seu próprio peso. Quando uma pluralidade de semicondu-tores para energia elétrica 8 são conectados e pressionados por um gabaritoetc. para formar um pilha 6 desta maneira, como a peça para alinhar os cen-tros de elementos respectivos para pressionar as superfícies dos elementosuniformemente, pode ser simplificada e o trabalho pode ser salvo. Nestemeio tempo, a configuração e os materiais para a parte móvel 3 e a configu-ração e os materiais para os trilhos guia 2 não são restritos.
Segunda Modalidade
Na parte seguinte, o conversor de energia elétrica de acordocom a segunda modalidade da presente invenção é descrito.A construção esquemática desta modalidade pode ser a mesmamostrada na Figura 2. No entanto, a armação principal, que envolve a partede fundo da pilha 6 (principalmente a parte que compreende a parte de fun-do da parte que recebe calor do refrigerador tipo tubo térmico 5 e os semi-condutores para a energia elétrica 8) e as partes elétricas 7, seriam de umtipo fechado e um gás de isolamento tal como SF6 é enchido na armação.No entanto, não é necessário que a armação auxiliar 1B, na qual o refrige-rador tipo tubo térmico é localizado, seja de um tipo fechado. Pode ser daconstrução, na qual o refrigerador tipo tubo térmico 5 pode ser localizado ena qual os trilhos guia 2 podem ser instalados no topo.
E, quando a armação principal 1A é feita de um metal, um iso-lamento é fornecido entre o tubo térmico e a superfície superior da armaçãoprincipal 1A, onde os tubos térmicos do refrigerador tipo tubo térmico 5 pas-sam através da superfície superior da armação principal 1A.
Nesta modalidade, a armação principal 1A, na qual as parteselétricas 7 são localizadas, é de construção de um cubículo, no qual um gásde isolamento tal como SF6 é enchido. Como a intensidade do campo elétri-co é reduzida, a resistência à voltagem pode ser aumentada usando um gásde isolamento. Portanto, o espaço para as partes elétricas 7 pode ser salvoe o sistema total pode ser desenhado compacto. Entretanto, como para ogás de isolamento, o gás não está limitado ao SF6-
Daqui em diante, são descritas da terceira à nona modalidades,que relacionam-se ao refrigerador tipo tubo térmico para conversores deenergia elétrica.
Terceira Modalidade
O refrigerador tipo tubo térmico para um conversor de energiaelétrica de acordo com a terceira modalidade da presente invenção é descri-to referindo-se à Figura 3.
A Figura 3(a) é o desenho que mostra a vista em elevação es-quemática e a Figura 3(b) é o desenho que mostra a vista lateral da terceiramodalidade. Um refrigerador tipo tubo térmico de acordo com esta modali-dade compreende uma parte móvel 3, uma parte de isolamento 4, uma par-te de recepção de calor 11, tubos térmicos 12 e aletas de radiação 13.
Nesta modalidade, o lado dianteiro das aletas de radiação dorefrigerador tipo tubo térmico da técnica anterior é inclinado para baixo, e olado traseiro das aletas é inclinado para cima e as aletas formam uma guia14, como mostrado na Figura 3. Desta maneira, como mostrado pela setana Figura 2(b), o ar flui debaixo e faz sair o calor das aletas de radiação for-necidas com a guia 14, e o resfriamento é realizado. Assim, o refrigeradortipo tubo térmico pode ser instalado verticalmente. Quanto a configuraçãodas aletas de radiação 13 incluindo a guia 14, é preferível fazer a parte hori-zontal tão curta quanto possível a fim de impedir a acumulação de calor naparte de radiação. Portanto, a configuração dos tubos térmicos 12 não é naforma de tubo, mas na forma de placa fina, de modo que a parte horizontalpode se tornar mais curta.
Quando a inclinação da guia 14 a partir da direção horizontal émenor, a eficiência espacial é melhor, mas a resistência para o fluxo de arse torna maior, e a eficiência de resfriamento se torna baixa devido à estag-nação do fluxo de ar entre as aletas de radiação 13. Portanto, levando emconsideração a eficiência espacial, a inclinação a partir da direção horizontalente 20° ~ 35° pode ser apropriada, mas este ângulo não é restrito.
Quarta Modalidade
O refrigerador tipo tubo térmico para um conversor de energiaelétrica de acordo com a quarta modalidade da presente invenção é descritoreferindo-se à Figura 4.
A Figura 4(a) é o desenho que mostra a vista em elevação es-quemática e a Figura 4(b) é o desenho que mostra a vista lateral do refrige-rador tipo tubo térmico de acordo com a quarta modalidade da presente in-venção.
O refrigerador tipo tubo térmico de acordo com esta modalidadecompreende uma parte móvel 3, uma parte de isolamento 4, uma parte derecepção de calor 11, um tubo térmico 12 e aletas de radiação 13, onde aconfiguração das aletas de radiação 13 do refrigerador tipo tubo térmico éinclinada como mostrado na figura 4(b). Desta maneira o ar flui a partir deuma parte inferior como indicado por uma seta no desenho. O ar faz sair ocalor das aletas 13 e o resfriamento é realizado.
Quando a inclinação das aletas de radiação 13 a partir da dire-ção horizontal é menor, a eficiência espacial é melhor, mas a resistência aofluxo de ar se torna maior. A eficiência de resfriamento se torna baixa devidoà estagnação do fluxo de ar entre as aletas de radiação 13. Portanto, levan-do em consideração a eficiência espacial, a inclinação a partir da direçãohorizontal entre 20° -35° pode ser apropriada, mas este ângulo não é restrito.
Quinta Modalidade
O refrigerador tipo tubo térmico para um conversor de energiaelétrica de acordo com a quinta modalidade da presente invenção é descritoreferindo-se à Figura 5.
A Figura 5(a) é o desenho que mostra a vista em elevação es-quemática e a Figura 5(b) é o desenho que mostra a vista lateral do refrige-rador tipo tubo térmico de acordo com a quinta modalidade da presente in-venção.
O refrigerador tipo tubo térmico de acordo com esta modalidadeé o mesmo que das terceira e quarta modalidades como mostrado nas Figu-ras 3 e 4, onde, no entanto, o refrigerador tipo tubo térmico é fornecido comparedes laterais 14. Como a pilha que compreende o refrigerado tipo tubotérmico e os dispositivos semicondutores para energia elétrica é suspenso apartir de uma armação neste conversor de energia elétrica, embora a cargaconstrutiva imposta no refrigerador tipo tubo térmico é grande, o aumento daresistência construtiva da pilha pode ser realizado como as aletas de radia-ção são suportados pelas paredes laterais 14.
Também, no caso de uma pluralidade das pilhas ser dispostalado a lado, como a direção do fluxo de ar na entrada e saída é restrita pelasparedes laterais 14 para as pilhas respectivas, a eficiência de resfriamentopode ser aumentada.
Sexta Modalidade
O refrigerador tipo tubo térmico para um conversor de energiatérmica de acordo com a sexta modalidade da presente invenção é descritareferindo-se à Figura 6.
A Figura 6(a) é o desenho que mostra a vista plana esquemáticae a Figura 6(b) é o desenho que mostra a vista em elevação do refrigeradortipo tubo térmico de acordo com a sexta modalidade da presente invenção.
O refrigerador tipo tubo térmico de acordo com esta modalidadeé aquele que compreende a parte de recepção de calor 11 e uma pluralida-de de tubos térmicos 12 sem aletas de radiação. Como o refrigerador tipotubo térmico é da construção sem aletas de radiação, a eficiência de resfri-amento não é afetada pela disposição, e portanto, qualquer disposição podeser aceita. Também a fim de obter área de radiação suficiente, será maiseficaz usar os tubos térmicos de seção em formato de estrela. Entretanto, onúmero de tubos térmicos e o formato da seção dos tubos térmicos não sãorestritos. Também, embora o refrigerador tipo tubo térmico que compreendeuma pluralidade de linhas compreendendo uma pluralidade de tubos térmi-cos 12 é mostrado na Figura 6, os refrigerador tipo tubo térmico pode com-preender uma linha única de tubos térmicos somente.
Embora não mostrado no desenho, a partir do ponto de vista daconstrução do conversor de energia elétrica, também no caso deste tipo derefrigerador tipo tubo térmico, uma disposição vertical tal como mostradonas Figuras 3, 4 e 5 pode se adotada fornecendo uma parte móvel e umaparte de isolamento na parte superior do refrigerador.Sétima Modalidade
O refrigerador tipo tubo térmico para um conversor de energiaelétrica de acordo com a sétima modalidade da presente invenção é descritoreferindo-se à figura 7.
A Figura 7(a) é o desenho que mostra a vista em elevação es-quemática e a Figura 7(b) é o desenho que mostra a vista lateral do refrige-rador tipo tubo térmico de acordo com a sétima modalidade da presente in-venção.
O refrigerador tipo tubo térmico de acordo com esta modalidadeé aquele fornecido com aletas 13 compreendendo uma pluralidade de proje-ção tipo pino. Devido a uma pluralidade de aletas tipo pino 13, o efeito deaquecimento não é afetado pela disposição, e, portanto, qualquer solicitaçãona disposição pode ser aceita.
Também no caso do refrigerador tipo tubo térmico é dispostoverticalmente, a saber, os pinos são dispostos horizontalmente, é eficaz pa-ra resfriamento, se a seção transversal dos pinos são ovais com linha decurvatura verticalmente, enquanto leva em consideração a resistência defluxo de ar. Entretanto, o número de pinos e a seção transversal dos pinosnão são restritos.
Embora não mostrado no desenho, a partir do ponto de vista daconstrução do conversor de energia elétrica, também no caso deste tipo dorefrigerador tipo tubo térmico, uma disposição vertical tal como mostradonas Figuras 3, 4 e 5 podem ser adotados fornecendo uma parte móvel 3 euma parte de isolamento 4 na parte superior do refrigerador.
Oitava Modalidade
O refrigerador tipo tubo térmico para um conversor de energiaelétrica de acordo com a oitava modalidade da presente invenção é descritareferindo-se às figuras 8 e 9.
A Figura 8 é o desenho que mostra a vista em perspectiva es-quemática de um refrigerador tipo tubo térmico de acordo com a oitava mo-dalidade da presente invenção.
A Figura 9(a) é o desenho que mostra a vista plana esquemáticae a Figura 9(b) é o desenho que mostra a vista em elevação de um refrige-rador tipo tubo térmico de acordo com a oitava modalidade da presente in-venção.
O refrigerador tipo tubo térmico de acordo com esta modalidadeé aquele fornecido com aletas de radiação 13, que são dispostas na mesmadireção com os tubos térmicos.
Como as aletas de radiação 13 são dispostas verticalmente namesma direção que os tubos térmicos, por exemplo, como mostrado na Fi-gura 8, o efeito de resfriamento não é muito afetado, como nenhuma estag-nação do fluxo de ar ocorre entre as aletas de radiação, um bom efeito deresfriamento pode ser obtido.
Também, como mostrado na Figura 9, as aletas de radiaçãotransversas 13b podem ser dispostas entre as aletas de radiação verticais13a de modo que a área de radiação pode ser aumentada e a eficiência deresfriamento pode ser aumentada adicionalmente. Entretanto, a disposiçãodas aletas de radiação não é restrita por estas disposições.
Embora não mostrado no desenho, do ponto de vista da cons-trução do conversor de energia elétrica, também no caso deste tipo de refri-gerador tipo tubo térmico, uma disposição vertical tal como mostrado nasFiguras 3, 4 e 5 pode ser adotada fornecendo uma parte móvel 3 e uma par-te de isolamento 4 na parte superior do refrigerador.
Nona Modalidade
Daqui em diante, o refrigerador tipo tubo térmico para um con-versor de energia térmica de acordo com a nona modalidade da presenteinvenção é descrito.
Esta modalidade relaciona-se ao refrigerador tipo tubo térmicopara um conversor de energia elétrica, onde um refrigerador tipo tubo térmi-co tipo isolado, que não é mostrado no desenho, é usado.
No caso de um refrigerador tipo tubo térmico tipo isolado, a par-te que recebe calor é separada da parte de radiação térmica eletricamente eum refrigerante, que tem uma resistência ao isolamento maior que água, éusado.
Especificamente, no refrigerador tipo tubo térmico, a parte querecebe calor e a parte de radiação térmica são conectadas com tubos devidro, através dos quais um refrigerante tal como per-fluor-carbono flui.
A parte de isolamento acima mencionado 4 pode ser eliminadausando um refrigerador tipo tubo térmico tipo isolado. Também os erros dedimensão podem ser reduzidos no momento da montagem.
Décima Modalidade
Daqui em diante, o conversor de energia elétrica de acordo coma décima modalidade da presente invenção é descrita referindo-se à Figura10.A Figura 10(a) é o desenho que mostra a vista em elevação es-quemática de um refrigerador tipo tubo térmico de acordo com a décimamodalidade da presente invenção e a Figura 10(b) é o desenho que mostraa vista lateral esquemática do conversor de energia elétrica com refrigeradortipo tubo térmico antes mencionado.
Nesta modalidade, o refrigerador tipo tubo térmico 5 é fornecidocom um elemento amortecedor elástico (fator) 15. A pilha compreendendo orefrigerador tipo tubo 5 e o dispositivo semicondutor para energia elétrica, eo condutor para conexão com o lado de fora são conectados por meio decondutor ligado liso 16, de modo que o refrigerador não é fixado na armação1 diretamente.
Tomando tal construção, o sistema de vibração de uma pilhacompreendendo os semicondutores, que são quase mais frágeis pela vibra-ção em transporte e terremoto, pode ser considerado separadamente a par-tir do sistema de vibração do equipamento principal propriamente dito. Nocaso do equipamento total ser considerado como um sistema de vibraçãocomo no caso da técnica anterior, o desenho da peça teve que ser realizadotomando o sistema de vibração complicado compreendendo todos os ele-mentos em consideração. No entanto, no caso acima mencionado, o objeti-vo para o desenho à prova de vibração se torna fácil e o efeito do desenho àprova de vibração pode ser conseguido exatamente.
Também usando materiais elásticos tal como borracha à provade choque para parte móvel 3 e o trilho guia 2, ou aplicando um materialelástico à parte móvel 3 e o trilho guia 2, a vibração transferida da armação1 para a pilha pode ser impedido. No entanto, o material e formato para e-Iemento de amortecimento elástico (fator) não são restritos.
Quanto a conversores de energia elétrica, cujo resfriamentoé realizado por convecção natural de acordo com a presente invenção, épossível fornecer um conversor de energia elétrica, no qual um desenhocompacto é realizado, como o refrigerador tipo tubo térmico pode ser dis-posto verticalmente, também as partes elétricas podem ser instaladas comouma embalagem, e assim a construção total do equipamento pode ser sim-plificado.
Também é possível fornecer um conversor de energia elétrica,que é à prova de choque para a vibração em transporte e terremoto, ado-tando o desenho em que a pilha compreendendo circuitos principais taiscomo semicondutores e o refrigerador tipo tubo térmico não é fixada na ar-mação diretamente, e impedindo a vibração dos circuitos principais por meiodo sistema de amortecimento elástico de mola localizado entre a pilha e oequipamento principal.
Obviamente, as numerosas modificações e variações adicionaisda presente invenção são possíveis à luz dos ensinamentos acima. É por-tanto para ser entendido que dentro do escopo das reivindicações anexas, apresente invenção pode ser praticada de outro modo que como especial-mente descrita aqui.