BR112020023106A2 - composição fungicida sinergística e um processo para sua preparação - Google Patents

composição fungicida sinergística e um processo para sua preparação Download PDF

Info

Publication number
BR112020023106A2
BR112020023106A2 BR112020023106-1A BR112020023106A BR112020023106A2 BR 112020023106 A2 BR112020023106 A2 BR 112020023106A2 BR 112020023106 A BR112020023106 A BR 112020023106A BR 112020023106 A2 BR112020023106 A2 BR 112020023106A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
fungicide
total mass
weight
synergistic fungicidal
Prior art date
Application number
BR112020023106-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Jayprakash Gopalkrishnan Rao
Seema Abhijit Patil
Jitendra Gajanan Patil
Original Assignee
Indofil Industries Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Indofil Industries Limited filed Critical Indofil Industries Limited
Publication of BR112020023106A2 publication Critical patent/BR112020023106A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/90Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having two or more relevant hetero rings, condensed among themselves or with a common carbocyclic ring system
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/72Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms
    • A01N43/74Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with nitrogen atoms and oxygen or sulfur atoms as ring hetero atoms five-membered rings with one nitrogen atom and either one oxygen atom or one sulfur atom in positions 1,3
    • A01N43/781,3-Thiazoles; Hydrogenated 1,3-thiazoles

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Abstract

  A presente divulgação se refere a uma composição fungicida sinérgica que compreende um fungicida triazol, um fungicida de estrobilurina e um fungicida anilida. A presente divulgação também se refere a um processo para a preparação de uma composição fungicida sinérgica. A composição fungicida sinérgica exibe atividade fungicida aumentada e não é propensa ao desenvolvimento de resistência por fungos.

Description

“COMPOSIÇÃO FUNGICIDA SINERGÍSTICA E UM PROCESSO PARA SUA PREPARAÇÃO” CAMPO
[0001] A presente divulgação se refere a uma composição fungicida sinérgica e um processo para sua preparação.
PLANO DE FUNDO
[0002] As informações básicas neste documento abaixo se referem à presente divulgação, mas não são necessariamente da técnica anterior
[0003] O melhoramento dos produtos agrícolas requer a proteção das safras e seus produtos contra os danos das pragas. Vários produtos químicos e suas formulações foram desenvolvidos e estão atualmente em uso para o manejo eficaz de fungos. Os métodos atuais de agricultura dependem fortemente do uso de fungicidas.
[0004] Várias composições fungicidas foram desenvolvidas para controlar vários fungos. No entanto, um único fungicida não é útil em todas as situações. Além disso, o uso repetido de um único fungicida leva ao desenvolvimento de resistência a ele e a fungicidas relacionados. Consequentemente, pesquisas estão sendo conduzidas para produzir fungicidas e combinações de fungicidas que sejam mais seguras e fáceis de usar, tenham melhor desempenho, requeiram dosagens mais baixas, não sejam propensas a resistir e sejam econômicas.
[0005] Assim, existe a necessidade de uma composição fungicida sinérgica que atenua as desvantagens acima mencionadas.
OBJETOS
[0006] Alguns dos objetos da presente divulgação, que pelo menos uma modalidade aqui satisfaz, são os seguintes:
[0007] É um objetivo da presente divulgação melhorar um ou mais problemas da técnica anterior ou pelo menos fornecer uma alternativa útil.
[0008] Outro objetivo da presente divulgação é fornecer uma composição fungicida sinérgica.
[0009] Ainda outro objetivo da presente divulgação é fornecer uma composição fungicida sinérgica com atividade fungicida aumentada e necessária para ser aplicada em dosagens mais baixas.
[0010] Ainda outro objetivo da presente divulgação é fornecer uma composição fungicida sinérgica que não seja propensa ao desenvolvimento de resistência.
[0011] Ainda outro objetivo da presente divulgação é fornecer um processo para a preparação de uma composição fungicida sinérgica.
[0012] Outros objetos e vantagens da presente divulgação serão mais evidentes a partir da seguinte descrição, que não se destina a limitar o escopo da presente divulgação.
RESUMO
[0013] A presente divulgação se refere a uma composição fungicida sinérgica que compreende um fungicida triazol, um fungicida de estrobilurina, um fungicida anilida e um excipiente agroquimicamente aceitável.
[0014] A presente divulgação se refere ainda a um processo para a preparação de uma composição fungicida sinérgica. O processo compreende a mistura de quantidades predeterminadas de fungicida triazol, fungicida estrobilurina e fungicida anilida para formar uma mistura de ativos. Quantidades predeterminadas de excipientes agroquimicamente aceitáveis, como diluente, agente umectante, antiespumante e anticongelante, são adicionadas à mistura de ativos e misturados a uma velocidade de mistura predeterminada por um primeiro período de tempo predeterminado para obter uma pasta. A pasta é moída para se obter uma pasta moída com partículas de tamanho predeterminado na faixa de 1 a 10 mícrons. A pasta moída com partículas de tamanho predeterminado é misturada com um antiespumante, estabilizador, espessante, agente dispersante e veículo a uma velocidade de mistura predeterminada por um segundo período de tempo predeterminado para obter a composição fungicida sinérgica.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0015] As modalidades da presente divulgação serão agora descritas aqui. As modalidades são fornecidas de modo a transmitir completa e completamente o escopo da presente divulgação para o versado na técnica. Numerosos detalhes são estabelecidos, relativos a componentes e métodos específicos, para fornecer uma compreensão completa das modalidades da presente divulgação. Será evidente para os versados na técnica que os detalhes fornecidos nas modalidades não devem ser interpretados como limitando o escopo da presente divulgação. Em algumas modalidades, processos bem conhecidos, estruturas de aparelhos bem conhecidas e técnicas bem conhecidas não são descritos em detalhes.
[0016] A terminologia usada, na presente divulgação, é apenas para o propósito de explicar uma modalidade particular e tal terminologia não deve ser considerada para limitar o escopo da presente divulgação. Conforme usado na presente divulgação, as formas "um", "uma" e "o" podem ser destinadas a incluir as formas plurais também, a menos que o contexto sugira claramente o contrário. Os termos "compreende", "compreendendo", “ incluindo, "e" tendo "são frases de transição abertas e, portanto, especificam a presença de recursos declarados, números inteiros, etapas, operações, elementos, módulos, unidades e/ou componentes, mas não proíbe a presença ou adição de um ou mais outros recursos, números inteiros, etapas, operações, elementos, componentes e/ou grupos dos mesmos. A ordem particular das etapas divulgadas no método e processo da presente divulgação não deve ser interpretada como necessariamente exigindo seu desempenho conforme descrito ou ilustrado. Também deve ser entendido que etapas adicionais ou alternativas podem ser empregadas.
[0017] Conforme usado neste documento, o termo "e/ou" inclui qualquer e todas as combinações de um ou mais dos elementos listados associados.
[0018] Os termos primeiro, segundo, terceiro, etc., não devem ser interpretados para limitar o escopo da presente divulgação, já que os termos acima mencionados podem ser usados apenas para distinguir um elemento, componente, região, camada ou seção de outro componente, região, camada ou seção. Termos como primeiro, segundo, terceiro etc., quando usados neste documento, não implicam em uma sequência ou ordem específica, a menos que seja claramente sugerido pela presente divulgação.
[0019] A presente divulgação fornece uma composição fungicida sinérgica e um processo para sua preparação.
[0020] A presente divulgação fornece uma composição fungicida sinérgica em que os ingredientes ativos, quando presentes em uma proporção dentro de uma faixa predeterminada, exibem um efeito sinérgico significativo e fornecem melhor controle e eliminação de fungos e/ou doenças fúngicas do que um fungicida individual. O efeito sinérgico da composição fungicida da presente divulgação permite o uso de doses reduzidas de fungicidas que reduzem os custos e reduzem os efeitos adversos dos fungicidas no meio ambiente ecológico. A composição fungicida sinérgica da presente divulgação é uma combinação de três fungicidas, proporcionando assim um espectro expandido de fungos alvo e/ou doenças fúngicas.
[0021] De acordo com um aspecto da presente divulgação, a composição fungicida sinérgica compreende uma combinação de fungicida triazol, fungicida estrobilurina e fungicida anilida em uma razão sinergicamente eficaz na faixa de 1: 1: 1 a 75: 12,5: 1.
[0022] De acordo com uma modalidade da presente divulgação, a composição fungicida sinérgica compreende ainda um ou mais excipientes agroquimicamente aceitáveis.
[0023] De acordo com uma modalidade da presente divulgação, é fornecida uma composição fungicida sinérgica que compreende um fungicida triazol, um fungicida de estrobilurina, um fungicida anilida e um excipiente agroquimicamente aceitável.
[0024] A composição fungicida sinérgica compreende fungicida triazol em uma quantidade na faixa de 1% a 75% em peso da massa total da composição, fungicida de estrobilurina em uma quantidade na faixa de 1% a 60% em peso da massa total de a composição, fungicida anilida em uma quantidade na faixa de 1% a 40% em peso da massa total da composição e excipiente agroquimicamente aceitável em uma quantidade na faixa de 5% a 70% em peso da massa total do composição.
[0025] De acordo com a presente divulgação, o fungicida triazol pode ser selecionado a partir do grupo que consiste em azaconazol, bromuconazol, bitertanol, ciproconazol, diclobutrazol, difenoconazol, diniconazol, diniconazol-M, epoxiconazol, etaconazol, fluquinconazol, flusilazol, flusilazol, flutanofolazol, imconbuconazol, imconbuconazol, hexibaconazol, hexibaconazol, hexibuconazol, propiconazol,
protioconazol, quinconazol, simeconazol, tebuconazol, tetraconazol, triciclazol, triticonazol, triadimefon, triadimenol, oxpoconazol e uniconazol.
[0026] O composto de triazol está presente numa quantidade na gama de 1% a 75% em peso da massa total da composição, de preferência na gama de 10% a 60% em peso da massa total da composição.
[0027] Em uma modalidade exemplar da presente divulgação, o fungicida triazol é Triciclazol.
[0028] Triciclazol (CAS No. 41814-78-2) é o nome comum para 5-metil-1, 2, 4- triazolo [3, 4-b] [1, 3] benzotiazol e é representado como
[0029] O triciclazol é um fungicida sistêmico protetor comercial, que é rapidamente absorvido pelas raízes e folhagem e é translocado no xilema e apoplasto dentro da planta. Dentro da planta, o apoplasto é o espaço fora da membrana plasmática no qual o material pode se difundir livremente. O triciclazol tem fortes propriedades anti- erosão. O triciclazol inibe principalmente a adesão dos esporos; evitando assim a invasão da bactéria.
[0030] De acordo com a presente divulgação, o fungicida estrobilurina pode ser selecionado a partir do grupo que consiste em azoxistrobina, cresoxim-metil, coumoxistrobina, enoxastrobina, dimoxistrobina, fenaminostrobina, flufenoxistrobina, mandestrobina, metominostrobina, picoxistrobina, piroxistrobina, piraclostrobina, pirametostrobina, triclopirobina, triclopirobina ou fluiboxastrobina, piribzastrobina ou fluibastrobina.
[0031] O fungicida de estrobilurina está presente em uma quantidade na faixa de 1% a 60% em peso da massa total da composição, de preferência na faixa de 10% a 50% em peso da massa total da composição.
[0032] Em uma modalidade da presente divulgação, o fungicida de estrobilurina é Picoxistrobina ou Azoxystrobin.
[0033] Em uma modalidade exemplar, o fungicida de estrobilurina é Picoxistrobina.
[0034] Picoxistrobina [CAS NO. 117428-22-5] é o nome comum para (E) -3-metoxi- 2- {2- [6- (trifluorometil) -2-piridiloximetil] fenil} acrilato de metil e possui a seguinte estrutura
[0035] A picoxistrobina é um fungicida pertencente ao grupo de substâncias químicas da estrobilurina. É um fungicida preventivo e curativo com movimento sistêmico e translaminar, atuando pela inibição da respiração mitocondrial ao bloquear a transferência de elétrons no centro Qo do citocromo Bc1. Picoxistrobina demonstra grande amplitude de espectro em cereais, sendo altamente ativa contra doenças Septoria do trigo, doenças Helminthosporium no trigo, cevada e aveia, doenças Rhynchosporium na cevada e centeio, doenças Ramularia na cevada, doenças da ferrugem Puccinia e oídio sensível à estrobilurina no trigo , cevada, aveia e centeio. Seu amplo espectro de atividade significa que a área foliar verde da cultura é mantida durante o importante período de enchimento de grãos.
[0036] De acordo com a presente divulgação, o fungicida anilida ou tiazol pode ser selecionado do grupo que consiste em benalaxia, benalaxil-M, bixafen, boscalide, carboxina, fenhexamida, fluxapiroxade, isotianil, metalaxil, metalaxil-M, metsulfovax, ofurace, oxadixil, oxicarboxina, penflufen, piracarbolida, piraziflúmida, sedaxano, tifluzamida, tiadinil e vangard.
[0037] O composto de anilida está presente em uma quantidade na faixa de 1% a 40% em peso da massa total da composição, de preferência na faixa de 5% a 35% em peso da massa total da composição.
[0038] Em uma modalidade exemplar da presente divulgação, o fungicida anilida é Tifluzamida.
[0039] Tifluzamida (CAS No. 130000-4-07) é o nome comum para 2 ′, 6′-dibromo- 2-metil-4′-trifluorometoxi-4-trifluorometil-1, 3-tiazol-5-carboxanilida e é representado como
[0040] A tifluzamida é um fungicida comercial, quando aplicado como spray foliar ou rega no solo, é rapidamente absorvido pelas raízes e folhas e é translocado no xilema e apoplasto por toda a planta. Os fungicidas de tiazol carboxamida exibem forte condutividade de sucção e efeito residual longo.
[0041] Em uma modalidade exemplar da presente divulgação, a composição fungicida sinérgica compreende Triciclazol, Picoxistrobina, Tifluzamida e um excipiente agroquimicamente aceitável.
[0042] A composição fungicida sinérgica da presente divulgação contém, como ingredientes essenciais, três componentes que se afetam mutuamente quando usados em conjunto e exibem uma atividade biológica que é maior do que a soma das atividades quando usados isoladamente, um efeito que é designado como sinergismo . É surpreendentemente descoberto que a formulação de combinação de Triciclazol, Picoxistrobina ou Azoxistrobina e fungicida Tifluzamida resulta em uma mistura sinérgica que é notavelmente mais eficaz do que os compostos individuais nas doses consideradas. A proporção em peso de Triciclazol, Picoxistrobina ou Azoxistrobina e Tifluzamida depende da sensibilidade e resistência das plantas, da época de aplicação, das condições climáticas e do solo.
[0043] De acordo com a presente divulgação, os excipientes agroquimicamente aceitáveis são selecionados do grupo consiste em agentes dispersantes, antiespumantes, agentes umectantes, agentes desintegrantes, espessantes, diluentes, aglutinantes, conservantes, agentes anticongelantes, cargas e adjuvantes.
[0044] O agente de dispersão é usado para dispersar uniformemente os ingredientes ativos na composição fungicida. O agente de dispersão é selecionado a partir do grupo que consiste em lignossulfonato de sódio, lignossulfonato de cálcio,
sulfonato de lignina, sal de sódio de alquil naftaleno sulfonato, sal de sódio de polímero aromático sulfonado, homopolímero de ácido policarboxílico, sal de sódio de homopolímero de ácido policarboxílico, copolímero de ácido policarboxílico, óxido de etileno/Copolímeros em bloco de óxido de propileno (EO/PO) e sal de sódio de copolímero de ácido policarboxílico.
[0045] O grupo alquil pode ser um grupo C1-C20 alquil e o grupo aromático no polímero aromático sulfonado é um grupo C1 a C20 aromático.
[0046] O antiespumante pode ser usado para evitar a formação de espuma da composição e é selecionado a partir do grupo que consiste em pó de polidimetilsiloxano e líquido de polidimetilsiloxano.
[0047] O agente umectante é usado para umedecer os ingredientes na composição com água diminuindo sua tensão superficial e é selecionado do grupo que consiste em surfactante não iônico, surfactante aniônico e outros agentes umectantes.
[0048] De acordo com a presente divulgação, o surfactante não iônico é selecionado a partir do grupo que consiste em alcoxilatos de álcool tendo moles de óxido de etileno na faixa de 9 a 15.
[0049] De acordo com a presente divulgação, o surfactante aniônico é selecionado a partir do grupo que consiste em alquil naftaleno sulfonato, dialquil naftaleno sulfonatos, condensado de alquil naftaleno sulfonato, lauril sulfato de sódio e dodecil benzeno sulfonato de sódio.
[0050] De acordo com a presente divulgação, os outros agentes umectantes são selecionados a partir do grupo que consiste em condensados de óxido de alquil etileno, condensados de óxido de ariletileno, condensados de óxido de alquil propileno, condensados de óxido de aril propileno, alquiletoxilatos e ariletoxilatos. O grupo alquil e o grupo aril no agente umectante é um grupo alquil C1-C20.
[0051] O agente desintegrante ajuda a desintegrar a substância na água rapidamente. O agente desintegrante selecionado do grupo que consiste em cloreto de sódio, sulfato de sódio, sulfato de amônio, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio e tripolifosfato de sódio.
[0052] O espessante é selecionado a partir do grupo que consiste em goma xantana, goma arábica, goma rhamsan, goma de alfarroba, car ageenan, goma de Welan, amido, sal de carboximetilcelulose, montmorilonita de sódio, polietilenoglicol, hexametilpropilcelulose e bentonitas.
[0053] O enchimento e/ou diluente é selecionado do grupo que consiste em amidos e seus derivados, açúcares e álcoois de açúcar, silicatos, fosfatos de cálcio, sulfato de cálcio, dextratos, argila de caulim, argila de bentonita, atapulgita, terra de diatomáceas, carbonato de magnésio, polimetacrilatos, talco e sais.
[0054] O aglutinante é usado para ligar os ingredientes na composição para dar- lhe a força desejada e é selecionado do grupo que consiste em álcool polivinílico, polivinil-pirrolidona ou vinil caprolactama, opcionalmente substituído no anel ou no grupo vinil com alquil inferior ( Alquil C1 a C4) ou uma mistura destes homopolímeros e poliacrilamidas.
[0055] O conservante pode ser adicionado para estabilizar as composições contra o ataque de microrganismos. De acordo com a presente divulgação, o conservante é isotiazolona.
[0056] O agente anticongelante é selecionado a partir do grupo que consiste em etilenoglicol, propilenoglicol, glicerol, dietilenoglicol, trietilenoglicol e polietilenoglicol.
[0057] O adjuvante é selecionado a partir do grupo que consiste em alcoxilatos de amina, triglicerídeos de polioxialquileno, alquilpoliglicosídeos, derivados de anidrido alcenil succínico, polivinilpirrolidonas e derivados de ácidos perfluoroalquílicos.
[0058] A água é usada como diluente para diluir os ingredientes ativos até uma concentração desejada. De acordo com uma modalidade exemplar da presente divulgação, a água usada é água purificada e é selecionada a partir de água desionizada e água destilada.
[0059] O emprego de excipientes agroquimicamente aceitáveis na composição dependerá do tipo de composição e/ou da maneira pela qual a composição deve ser aplicada pelo usuário final.
[0060] De acordo com uma modalidade exemplar da presente divulgação, a composição fungicida sinérgica compreende um fungicida triazol em uma quantidade na faixa de 1% a 75% em peso da massa total da composição, um fungicida de estrobilurina em uma quantidade na faixa de 1% a 60% em peso da massa total da composição, um fungicida anilida em uma quantidade na faixa de 1% a 40% em peso da massa total da composição e excipiente agroquimicamente aceitável selecionado do grupo que consiste em agentes dispersantes, antiespumantes, agentes umectantes, agentes desintegrantes, espessantes, diluentes, aglutinantes, conservantes, agentes anticongelantes, cargas e adjuvantes em uma quantidade na faixa de 5% a 70% em peso da massa total da composição.
[0061] De acordo com outra modalidade exemplar da presente divulgação, a composição fungicida sinérgica compreende um fungicida triazol em uma quantidade na faixa de 1% a 75% em peso da massa total da composição, um fungicida de estrobilurina em uma quantidade na faixa de 1% a 60% em peso da massa total da composição, um fungicida anilida em uma quantidade na faixa de 1% a 40% em peso da massa total da composição e um excipiente agroquimicamente aceitável compreendendopelo menos um diluente em uma quantidade na faixa de 10% a 70% em peso da massa total da composição, pelo menos um agente dispersante em uma quantidade na faixa de 1% a 20% em peso da massa total de a composição, pelo menos um desespumante em uma quantidade na faixa de 0,01% a 2% em peso da massa total da composição, um agente anticongelante em uma quantidade na faixa de 1% a 15% em peso da massa total da composição, pelo menos um conservante em uma quantidade na faixa de 0,001% a 3% em peso da massa total da composição, um adjuvante em uma quantidade na faixa de 0,1% a 5% em peso da massa total da composição e pelo menos um espessante em uma quantidade na faixa de 0,01% a 3% em peso da massa total da composição.
[0062] De acordo com ainda outra modalidade exemplar da presente divulgação, a composição fungicida sinérgica compreende Triciclazol em uma quantidade na faixa de 1% a 75% em peso da massa total da composição, Picoxistrobina em uma quantidade na faixa de 1% a 60% em peso da massa total da composição, Thifluzamida em uma quantidade na faixa de 1% a 40% em peso da massa total da composição e excipiente agroquimicamente aceitável em uma quantidade na faixa de
5% a 70 % em peso da massa total da composição.
[0063] Sob condições específicas, por exemplo, de acordo com a natureza dos fungos fitopatogênicos alvo, uma dose mais baixa da composição fungicida sinérgica pode oferecer proteção adequada, ao passo que, certas condições climáticas, resistência oferecida pelos fungos ou natureza dos fungos fitopatogênicos alvo podem necessitar aplicação de doses mais elevadas da composição fungicida sinérgica.
[0064] A dose ótima geralmente depende de vários fatores, por exemplo do tipo de fungo fitopatogênico a ser tratado, do tipo ou nível de desenvolvimento da planta infestada, da densidade da vegetação ou, alternativamente, do método de aplicação da composição fungicida.
[0065] De acordo com uma modalidade da presente divulgação, a composição fungicida sinérgica pode ser formulada em uma forma de dosagem selecionada a partir do grupo que consiste em concentrado de suspensão, pó molhável, grânulos dispersíveis em água, grânulos, pós, emulsão de água em óleo, dispersão de óleo, Zeon ® Formulação concentrada, concentrado emulsionável, suspoemulsão, suspensão em cápsula e mistura em tanque. A tecnologia Zeon refere-se ao encapsulamento do ingrediente ativo em cápsulas muito pequenas com paredes finas. Isso permite uma rápida “derrubada” dos insetos, juntamente com a persistência de longo prazo.
[0066] De acordo com uma modalidade exemplar da presente divulgação, a composição fungicida sinérgica é formulada como um concentrado de suspensão, pó molhável e grânulos dispersíveis em água.
[0067] As composições podem ser de qualquer tipo conhecido na técnica que seja adequado para aplicação em todos os tipos de culturas ou colheitas. Estas composições, que podem ser preparadas de qualquer maneira conhecida por um especialista na técnica, também fazem parte da invenção.
[0068] A composição fungicida sinérgica da presente divulgação pode ser embalada e vendida como uma composição de pré-mistura ou como um kit fungicida compreendendo ingredientes ativos individuais a serem combinados no momento da aplicação.
[0069] De acordo com uma modalidade da presente divulgação, a composição fungicida sinérgica pode ser usada para aplicação foliar, aplicação no solo ou aplicação em materiais de propagação de plantas.
[0070] Em outro aspecto da presente divulgação, é fornecido um processo para a preparação de um fungicida sinérgico composição. O processo compreende a mistura de quantidades predeterminadas de fungicida triazol, fungicida estrobilurina e fungicida anilida para formar uma mistura de ativos. Quantidades predeterminadas de excipientes agroquimicamente aceitáveis, como diluente, agente umectante, antiespumante e agente anticongelante, são adicionadas à mistura de ativos e misturados a uma velocidade de mistura predeterminada por um primeiro período de tempo predeterminado para obter uma pasta. A pasta é moída para se obter uma pasta moída com partículas de tamanho predeterminado na faixa de 1 a 10 mícrons. A pasta moída tendo matéria particulada de um tamanho predeterminado é misturada com um antiespumante, estabilizador, espessante, agente dispersante e veículo a uma velocidade de mistura predeterminada por um segundo período de tempo predeterminado para obter a composição fungicida sinérgica.
[0071] De acordo com uma modalidade da presente divulgação, o processo para a preparação da composição fungicida sinérgica compreende a preparação de uma mistura de ativos pela mistura de Triciclazol não pré-pulverizado, Picoxistrobina não pré-pulverizada e Tifluzamida não pré-pulverizada, adicionando ao mistura de ativos pelo menos um veículo, pelo menos um agente umectante, pelo menos um antiespumante e pelo menos um agente anticongelante e mistura a uma velocidade de mistura predeterminada por um primeiro período de tempo predeterminado para obter uma pasta, moendo a pasta para obter uma pasta moída contendo material particulado de um tamanho em uma faixa predeterminada e misturando a pasta moída com pelo menos um antiespumante, pelo menos um estabilizador, pelo menos um espessante,pelo menos um agente dispersante e pelo menos um veículo a uma velocidade de mistura predeterminada por um segundo período de tempo predeterminado para obter um concentrado de suspensão.
[0072] De acordo com a presente divulgação, a velocidade de mistura/combinação está na faixa de 2500 rpm a 3500 rpm.
[0073] De acordo com a presente divulgação, o primeiro período de tempo predeterminado está na faixa de 30 minutos a 40 minutos.
[0074] De acordo com a presente divulgação, a pasta moída contém material particulado em um tamanho na faixa de 1 mícron a 10 mícron.
[0075] De acordo com a presente divulgação, o segundo período de tempo predeterminado está na faixa de 90 minutos a 110 minutos.
[0076] Os concentrados de suspensão de acordo com a presente divulgação são normalmente produzidos de modo a obter um produto fluido estável, não sedimentável. Os concentrados de suspensão de acordo com a presente divulgação permitem a inclusão de cargas elevadas de um ou mais adjuvantes em uma formulação de um pacote com um fungicida e, portanto, oferecem a vantagem de uma formulação otimizada e fácil de usar da proteção de colheita composto ativo. A adição separada de um adjuvante pelo usuário final antes da aplicação tornou-se portanto desnecessária.
[0077] De acordo com uma modalidade da presente divulgação, o processo para a preparação de uma composição fungicida sinérgica compreende pulverizar, separadamente, quantidades predeterminadas de Triciclazol, Picoxistrobina e Tifluzamida para obter um pó substancialmente homogeneizado de cada, misturando quantidades predeterminadas de cada um dos substancialmente homogeneizados pós com um agente umectante, um agente dispersante, um agente desintegrante, um enchimento e um antiespumante para obter uma mistura substancialmente homogeneizada, adicionando uma quantidade predeterminada de água a uma quantidade predeterminada da mistura substancialmente homogeneizada e amassando para obter uma massa, extrudando o massa para obter grânulos extrudados úmidos,secar os grânulos extrudados úmidos sob condições de secagem controladas e a uma temperatura dentro de uma faixa predeterminada para obter grânulos extrudados secos e peneirar os grânulos extrudados secos para obter grânulos com tamanho de grânulo dentro de uma faixa predeterminada.
[0078] De acordo com a presente divulgação, a composição fungicida sinérgica pode ser formulada como pó molhável e/ou grânulos dispersíveis em água.
[0079] De acordo com a presente divulgação, o tamanho de partícula do pó substancialmente homogeneizado está na faixa de 2 μm a 5 μm.
[0080] De acordo com a presente divulgação, os grânulos extrudados úmidos são secos a uma temperatura na faixa de 35 ° C a 65 ° C.
[0081] De acordo com a presente divulgação, os grânulos extrudados secos são peneirados para obter grânulos obtidos com tamanho de grânulo na faixa de 0,5 mm a 2,5 mm.
[0082] De acordo com uma modalidade da presente divulgação, o processo para a preparação de uma composição fungicida sinérgica compreende a mistura de quantidades predeterminadas de Tifluzamida, Picoxistrobina e Triciclazol, um agente umectante, um agente dispersante, um agente desintegrante, um enchimento e um antiespumante para obter um primeira mistura substancialmente homogeneizada, triturar a primeira mistura substancialmente homogeneizada para obter uma segunda mistura substancialmente homogeneizada com um tamanho de partícula predeterminado, adicionar uma quantidade predeterminada de água a uma quantidade predeterminada da segunda mistura substancialmente homogeneizada e amassar para obter uma massa, extrudar a massa para obter grânulos extrudados úmidos,secar os grânulos extrudados úmidos sob condições de secagem controladas e a uma temperatura dentro de uma faixa predeterminada para obter grânulos extrudados secos e peneirar os grânulos extrudados secos para obter grânulos com tamanho de grânulo dentro de uma faixa predeterminada.
[0083] De acordo com ainda outro aspecto da presente divulgação, é fornecido um método para controlar e eliminar doenças fúngicas de plantas. O método compreende aplicar ao solo, um local de infecção, uma planta e/ou material de propagação do mesmo suscetível ao ataque por fungos, uma quantidade eficaz da composição fungicida sinérgica da presente divulgação.
[0084] A composição fungicida sinérgica da presente divulgação pode ser aplicada antes ou depois das plantas ou material de propagação das mesmas ser infectado por fungos. Pode ser aplicado no solo antes da emergência das plantas, seja pré-plantio ou pós-plantio ou como pulverização foliar em diferentes estágios de desenvolvimento da cultura, com uma ou mais aplicações no início ou pós-emergência tardio.
[0085] A composição fungicida da presente divulgação aumentou a atividade fungicida e combate a resistência demonstrada pelos fungos. A composição fungicida sinérgica pode ser usada para controlar doenças em terras agrícolas para o cultivo de plantas sem qualquer efeito fitotóxico nas plantas.
[0086] A presente divulgação é ainda descrita à luz dos seguintes experimentos que são apresentados para fins ilustrativos apenas e não devem ser interpretados para limitar o escopo da divulgação. Os seguintes experimentos podem ser dimensionados para escala industrial/comercial e os resultados obtidos podem ser extrapolados para escala industrial.
[0087] A descrição anterior das modalidades foi fornecida para fins de ilustração e não se destina a limitar o escopo da presente divulgação. Os componentes individuais de uma modalidade particular geralmente não são limitados a essa modalidade particular, mas são intercambiáveis. Tais variações não devem ser consideradas como um desvio da presente divulgação e todas essas modificações são consideradas como estando dentro do escopo da presente divulgação.
EXEMPLOS Exemplo T1: Triciclazol 18% + Picoxistrobina 9% + Tifluzamida 8,5% SC:
[0088] 194,7g de Triciclazol, 98g de Picoxistrobina e 93,8g de Tifluzamida foram misturados para formar uma mistura de ativos. Para isso, 300,5 g de água juntamente com 15g de etoxilato de tristirilfenol, 5g de lignosulfonato de sódio, 5g de anti- espumante e 75g de propilenoglicol como agente anticongelante foram adicionados em tanque Repulp equipado com homogeneizador fabricado pela Remi Motors Ltd. operado a 3000 rpm durante 35 minutos para obter pasta. A lama foi bombeada usando bomba de diafragma duplo para um moinho úmido (Dynomill) a uma taxa de fluxo de 50 ml/min. A moagem foi continuada até que o tamanho de partícula de 1 a 3 mícron foi obtido. O tamanho de partícula foi analisado por analisador de tamanho de partícula Malvern. A pasta finamente moída foi bombeada para misturar o tanque de mistura, onde 5g de desespumante, 3g de conservante, Foram adicionados 10g de álcool etoxilado e 150g de solução espessante e 45g de água. A mistura no tanque de mistura de mistura foi operada a 3.000 rpm durante 100 minutos para obter uma pasta homogênea da composição fungicida. Exemplo T2: Triciclazol 20,5% + Picoxistrobina 10% + Tifluzamida 8,5% SC:
[0089] 221g de Triciclazol, 107,3g de Picoxistrobina e 93,8g de Tifluzamida foram misturados para formar uma mistura de ativos. A isso, 290g de água juntamente com 15g de etoxilato de tristirilfenol, 5g de lignosulfonato de sódio, 5g de Antiespumante e 75g de propilenoglicol como agente anticongelante foram adicionados no tanque Repulp equipado com homogeneizador fabricado pela Remi Motors Ltd. O homogeneizador foi operado a 3000 rpm durante 35 minutos para obter a pasta. A lama foi bombeada usando bomba de diafragma duplo para um moinho úmido (Dynomill) a uma taxa de fluxo de 50 ml/min. A moagem foi continuada até que o tamanho de partícula de 1 a 3 mícron foi obtido. O tamanho de partícula foi analisado por analisador de tamanho de partícula Malvern. A pasta finamente moída foi bombeada para o tanque de mistura onde 5g de desespumante, 3g de conservante, 10g de álcool etoxilado e 150g de solução espessante e 19. 9g de água foram adicionados. A mistura no tanque de mistura de mistura foi operada a 3.000 rpm durante 100 minutos para obter uma pasta homogênea da composição fungicida. Exemplo T3: Triciclazol 22% + Picoxistrobina 14,5% + Tifluzamida 6,5% SC:
[0090] 237g de Triciclazol, 156,3g de Picoxistrobina e 71,9g de Tifluzamida foram misturados para formar uma mistura de ativos. A isso, 250g de água juntamente com 15g de etoxilato de tristirilfenol, 5g de lignosulfonato de sódio, 5g de Antiespumante e 75g de propilenoglicol como agente anticongelante foram adicionados em tanque Repulp equipado com homogeneizador fabricado por Remi Motors Ltd. O homogeneizador foi operado a 3000 rpm por 35 minutos para obter pasta. A lama foi bombeada usando bomba de diafragma duplo para um moinho úmido (Dynomill) a uma taxa de fluxo de 50 ml/min. A moagem foi continuada até que o tamanho de partícula de 1 a 3 mícron foi obtido. O tamanho de partícula foi analisado por analisador de tamanho de partícula Malvern. A pasta finamente moída foi bombeada para o tanque de mistura onde 5g de desespumante, 3g de conservante, 10g de álcool etoxilado e 150g de solução espessante e 17. 7 g de água foram adicionados. A mistura no tanque de mistura de mistura foi operada a 3.000 rpm durante 100 minutos para obter uma pasta homogênea da composição fungicida. Alternativamente, o agente de estrutura/goma de xantano pode ser adicionado à suspensão não moída e moído juntamente com o ingrediente ativo. Exemplo 4: Triciclazol 35% + Picoxistrobina 15% + Tifluzamida 12% WG:
[0091] 374g Triciclazol técnico, 162,5g Picoxistrobina técnica, 130,2g Tifluzamida técnica, 20g lauril sulfato de sódio, 60g ácido naftalenossulfônico-formaldeído- policondensado, 50g sulfonato de lignina kraft, 100g sulfato de amônio, 20g agente formador de filme, 68,3g de agente formador de filme, 68,3g de enchimento misturado o misturador de fita durante 2 horas para obter uma mistura substancialmente homogeneizada A. A mistura A foi moída no moinho a jato para obter um pó molhável, tendo tamanho de partícula na faixa de 2 a 9 μm.
[0092] O pó molhável foi carregado em uma máquina de fazer massa pela adição de 180g de água e misturado para obter uma massa. A massa foi extrudida utilizando uma extrusora de cesto para obter grânulos com tamanho de grânulo na gama de 0,8 mm a 1,5 mm, que foi posteriormente seco num secador de leito fluido a 45°C para obter grânulos. Exemplo 5: Triciclazol 35% + Picoxistrobina 15% + Tifluzamida 12% WP:
[0093] 130,2 g de tifluzamida técnica foi pulverizada a uma taxa de alimentação de 10 a 40 g/min. para obter Thifluzamida técnica pulverizada com tamanho de partícula na faixa de 1 a 7 μm. 162,5 g Picoxistrobina técnica foi pulverizada em um moinho a jato a uma taxa de alimentação de 10 a 30 g/min para obter picoxistrobina pulverizada com tamanho de partícula na faixa de 1 a 10 μm. 374 g de triciclazol técnico foi pulverizado em um moinho a jato a uma taxa de alimentação de 10 a 20 g/min para se obter triciclazol pulverizado com tamanho de partícula na faixa de 1 a 7 μm. Tifluzamida pulverizada, Picoxistrobina e triciclazol foram misturados junto com 10g de lauril sulfato de sódio, 30g de ácido naftalenossulfônico-formaldeído- policondensado, 15g de sulfonato de lignina Kraft, 50g de sílica precipitada, 227.
EXPERIMENTOS
1. ESTABILIDADE DE ARMAZENAMENTO
[0094] As composições fungicidas sinérgicas formuladas nos Exemplos 1 a 3 foram caracterizadas para determinar a sua estabilidade de armazenamento.
[0095] Os concentrados da suspensão foram caracterizados quanto a parâmetros como conteúdo ativo e capacidade de suspensão. Os parâmetros foram determinados à temperatura ambiente (RT) e no estudo de estabilidade de armazenamento acelerado (54 2 C por 14 dias.) Tabela 1: Sestabilidade de armazenamento do fungicida sinérgico de acordo com a presente divulgação Triciclazol AI,% Picoxistrobina AI,% Tifluzamida AI,% Suspensibilidade,% Exemplos RT BUNDA % RT BUNDA % RT BUNDA % RT BUNDA % Degradação Degradação Degradação Degradação 1 18,44 18,38 0,33% 9,38 9,36 0,21% 8,98 8,96 0,22% 95,6 95,21 0,41% 2 20,91 20,85 0,29% 10,25 10,22 0,29% 8,91 8,9 0,11% 96,1 95,7 0,42% 3 22,46 22,41 0,22% 14,93 14,90 0,20% 6,87 6,85 0,29% 95,7 95,4 0,31% *RT- Temperatura ambiente ** ASS- Estudo de estabilidade de armazenamento acelerado a 54 ± 2oC por 14 dias
[0096] Conforme ilustrado na Tabela 1, as composições fungicidas sinérgicas são estáveis no armazenamento e não há degradação significativa dos ingredientes ativos e do parâmetro de capacidade de suspensão após 14 dias.
2. CARACTERIZAÇÃO DE GRÂNULOS DISPERSÍVEIS DE ÁGUA
[0097] A composição fungicida sinérgica formulada no Exemplo 4 foi caracterizada para determinar o conteúdo ativo e a capacidade de suspensão.
[0098] O grânulo dispersível em água foi caracterizado por parâmetros como conteúdo ativo e capacidade de suspensão. Os parâmetros foram determinados antes e depois do envelhecimento aos 54 2 C por 14 dias. Tabela 2: Caracterização do grânulo dispersível em água PARÂMETROS Exemplo 4 Exemplo 4
RT BUNDA Conteúdo ativo (% w/w) Triciclazol 35,38 35,36 Picoxistrobina 15,5 15,48
Tifluzamida 12,47 12,46 Suspensibilidade (% w/w) 90,55 89,60 *RT- Temperatura ambiente ** ASS- Estudo de estabilidade de armazenamento acelerado a 54 ± 2 C por 14 dias
[0099] Conforme ilustrado na Tabela 2, as composições fungicidas sinérgicas são estáveis no armazenamento e não há degradação significativa dos ingredientes ativos e do parâmetro de capacidade de suspensão após 14 dias.
3. CARACTERIZAÇÃO DO PÓ MOLHADO
[0100] A composição fungicida sinérgica formulada no Exemplo 5 é caracterizada pelo teor ativo, capacidade de suspensão e tempo de umedecimento
[0101] O pó molhável foi caracterizado por parâmetros como teor ativo, capacidade de suspensão e tempo de umedecimento. Os parâmetros foram determinados antes e depois do envelhecimento aos 54 2 C por 14 dias. Tabela 3: Caracterização do pó molhável PARÂMETROS Exemplo 6 Exemplo 6
RT BUNDA Conteúdo ativo (% w/w) Triciclazol 35,41 35,39 Picoxistrobina 15,47 15,46 Tifluzamida 12,49 12,47 Suspensibilidade (% w/w) 92,63 90,87 Hora de molhar 18 s 17 *RT- Temperatura ambiente ** ASS- Estudo de estabilidade de armazenamento acelerado a 54 ± 2 C por 14 dias
[0102] Conforme ilustrado na Tabela 3, o pó molhável não mostra uma mudança significativa no conteúdo ativo, capacidade de suspensão e tempo de umedecimento após um período de 14 dias.
4. AVALIAÇÃO DE COMBINAÇÕES DE FUNGICIDA PARA BIOEFICÁCIA CONTRA A FERRUGEM DA BAINHA, EXPLOSÃO E DOENÇAS MARROMAS DE ARROZ
[0103] As composições fungicidas formuladas nos Exemplos 1 a 3 foram testadas com combinações possíveis de mistura em tanque de duas vias, ou seja, Triciclazol 75% WP + Picoxistrobina (Mistura no tanque), Tifluzamida 24% SC + Picoxistrobina 22,72% SC (Mistura no tanque) e Triciclazol 75% WP + Tifluzamida 24% SC (mistura em tanque) junto com fungicidas individuais, ou seja, Picoxistrobina 22,72% SC, Triciclazol 75% WP e Tifluzamida 24% SC e Controle não tratado contra ferrugem da bainha, explosão e manchas marrons do arroz. Os fungicidas foram aplicados como pulverização foliar com Pulverizador Knapsack equipado com bico de cone oco. A aplicação foi iniciada com o início da doença no campo. As pulverizações foram feitas com intervalo de 15 dias.
[0104] O aparecimento do sintoma visível das doenças foi registado antes da primeira pulverização e as observações subsequentes foram registadas antes da pulverização subsequente e 15 após a última pulverização. As observações foram classificadas em (0-9) escala de pontuação de doença para Sheath Blight, Blast e Brown spot. Avaliações de doenças: Escala (Grau) Reação de intensidade de doença percentual 0 Sem doença = Imune 1 1 - 5% de infecção = Leve 3 6 - 10% de infecção = Moderado 5 11 - 25% de infecção = Alarmante 7 26 - 50% de infecção = Severo 9 > 50% de infecção = Altamente severo
[0105] O índice percentual de doença (PDI) foi calculado usando a seguinte fórmula: Soma de todas as classificações numéricas PDI = ------------------------------------------------ --------------------- X 100 Total de plantas observadas X escala de classificação máxima
[0106] Os valores do PDI foram transformados por transformação angular e analisados estatisticamente. O controle da doença DC (%) foi calculado pela seguinte fórmula. % de doença em controle - % de doença em tratamento DC (%) = --------------------------------------------- -------------- X 100 % De doença no controle Tabela 4: Bioeficácia de diferentes tratamentos com fungicidas contra a ferrugem da bainha Tr. Não PDI (%)
PDC Detalhes de tratamento Dose Dose Pré- 15 DAA 15 DAA 15 DAA 15 DAA (g.i.a/ha) (ml ou g/ha) contagem 1ª 2ª pulverização 3ª pulverização 3ª pulverização pulverização Triciclazol 18% + Picoxistrobina 9% 180 + 90 T1 1000 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 2,67 (6,54) 52,64 + Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-1) + 85 6,00 (9,55) Triciclazol 20,5% + Picoxistrobina 205 + T2 10% + Tifluzamida 8,5% SC 1000 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 0,67 (1,92) 89,42 100 + 85 (Exemplo-2) 1,34 (3,83) Triciclazol 22% + Picoxistrobina 220 + T3 14,5% + Tifluzamida 6,5% SC 1000 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 4,00 (8,14) 42,06 145 + 65 (Exemplo-3) 7,34 (11,02) T4 Triciclazol 75% WP 225 300 0,00 (0,00) 0,67 (1,92) 7,34 (11,02) 15,78 10,67 (13,27) T5 Tifluzamida 24% SC 90 1000 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 2,00 (5,74) 6,00 (9,89) 52,64 T6 Picoxistrobina 22,72% SC 150 600 0,00 (0,00) 0,67 (1,92) 4,67 (8,47) 10,00 (12,88) 21,07 Triciclazol 75% WP + Tifluzamida T7 225+ 90 300 + 375 0,00 (0,00) 0,67 (1,92) 2,67 (6,54) 42,06 24% SC (mistura em tanque) 7,34 (11,02) Triciclazol 75% WP + Picoxistrobina 225 + T8 300+ 600 0,00 (0,00) 1,34 (3,83) 4,00 (7,95) 26,28 22,72% SC (mistura do tanque) 150 9,34 (12,46) Tifluzamida 24% SC + T9 Picoxistrobina 22,72% SC (mistura 90 + 150 375+ 600 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 3,34 (7,34) 63,14 do tanque) 4,67 (8,75) T10 Sem tratamento - - 0,00 (0,00) 4,67 (8,75) 7,34 (11,02) 12,67 (14,57) - CD (P = 0,05) NS 3,47 3,10 3,29 -
[0107] Os números entre parênteses são valores transformados em arco seno. PDI- Percentual de Incidência de Doenças; PDC- Percent Disease Control; DAA- dias após a aplicação; NS- não significativo
[0108] Os resultados apresentados na Tabela 4 mostram que no momento do início do ensaio não havia doença da mancha da bainha em nenhum tratamento, o que indica a uniformidade do lote do ensaio em todos os tratamentos. Aos 15 dias após a aplicação, a maior queima de bainha foi registrada no controle (4,67%). Todos os tratamentos com fungicidas reduziram significativamente a severidade da doença do que o controle não tratado, mas a doença da mancha da bainha mais baixa significativa foi observada em T1 a T3 (0,00%).
[0109] Aos 15 dias após a segunda aplicação, a maior doença foi registrada no controle (7,34%). A doença da mancha mais baixa significativa foi observada em T2 (0,67%), que foi superior ao restante dos tratamentos.
[0110] Aos 15 dias após a terceira aplicação, tendência semelhante observada após a segunda aplicação. Onde, a doença da mancha de Sheath mais baixa significativa foi observada em T2 (1,34%) que foi significativamente superior sobre o resto de todos os tratamentos.
[0111] O maior percentual de controle da doença (PDC) foi registrado no tratamento T2 (89,42%), seguido por T1 (52,64%), T3 (42,06%). O menor controle da doença foi registrado no tratamento T4 (15,78%), seguido por T6 (21,07%) e T8 (26,28%). Tabela 5: Bioeficácia de diferentes tratamentos com fungicidas contra Blast Tr. Não Explosão de folha Explosão no PDI (%) pescoço PDI Detalhes de Dose PDC Dose (%) tratamento (ml ou 30 DAA (g.i.a/ha) Pré- 15 DAA 15 DAA 15 DAA 30 DAA g/ha) 3ª pulverização contagem 1ª 2ª 3ª 3ª pulverização pulverização pulverização pulverização Triciclazol 18% + Picoxistrobin 180 + 90 T1 a 9% + 1000 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 2,67 (6,54) 2,00 (4,63) 6,67 (10,41) 56,51 + 85 Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-1) Triciclazol 20,5% + Picoxistrobin 205 + T2 a 10% + 1000 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 0,67 (1,92) 1,34 (3,83) 91,26 100 + 85 Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-2) Triciclazol 22% + Picoxistrobin 220 + T3 1000 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 0,67 (1,92) 2,67 (6,54) 82,59 a 14,5% + 145 + 65 Tifluzamida 6,5% SC
(Exemplo-3) Triciclazol T4 225 300 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 0,67 (1,92) 2,67 (6,54) 4,00 (7,95) 73,92 75% WP Tifluzamida T5 90 1000 0,00 (0,00) 3,34 (7,34) 4,67 (8,75) 7,34 (10,96) 9,34 (12,42) 39,11 24% SC Picoxistrobin T6 150 600 0,00 (0,00) 0,67 (1,92) 4,00 (7,95) 6,00 (9,89) 8,00 (11,48) 47,84 a 22,72% SC Triciclazol 75% WP + Tifluzamida 300 + T7 225+ 90 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 1,34 (3,83) 4,67 (8,47) 2,67 (6,54) 82,59 24% SC 375 (mistura em tanque) Triciclazol 75% WP + Picoxistrobin 225 + 300+ T8 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 2,00 (5,74) 2,67 (6,54) 82,59 a 22,72% SC 150 600 (mistura do tanque) Tifluzamida 24% SC + Picoxistrobin 375+ T9 90 + 150 0,00 (0,00) 3,34 (7,34) 5,34 (9,36) 8,00 (11,48) 9,34 (12,46) 39,11 a 22,72% SC 600 (mistura do tanque) Sem T10 - - 0,00 (0,00) 4,67 (8,57) 8,67 (12,00) 13,34 (14,96) 15,34 (16,07) - tratamento CD (P = 0,05) NS 2,57 2,98 4,28 2,8 - As figuras entre parênteses são valores transformados em arco seno; PDI- Percentual de Incidência de Doenças; PDC- Percent Disease Control; DAA- dias após a aplicação; NS- não significativo
[0112] Os resultados apresentados na Tabela 5 mostram que no momento do início do ensaio a brusone nas folhas não foi observada quando iniciada. Aos 15 dias após a primeira aplicação, a maior doença foi registrada no controle (4,67%). A menor doença significativa foi observada em T1-T4 (0,00%) e T7-T8 (0,00%), que estavam em paridade com T6 (0,67%).
[0113] Aos 15 dias após a segunda aplicação, não houve progresso da doença observado nos tratamentos T2 a T3. A maior doença foi registrada no controle (8,67%). A menor doença significativa foi observada em T2, T3 e T8 (0,00%) e superior a todos os outros tratamentos.
[0114] Aos 15 dias após a terceira aplicação, a doença significativamente mais baixa foi observada no tratamento T2 (0,67%), que estava no mesmo nível de T1, T3. A maior doença foi observada no controle não tratado (13,34%). Este tratamento (T2) foi significativamente superior ao restante de todos os tratamentos no controle da brusone nas folhas do arroz.
[0115] A explosão do pescoço do arroz foi registrada após a emergência completa da panícula e registrou a incidência de doença percentual como T2 (1,34%), que foi significativamente superior em relação ao resto dos tratamentos e o controle não tratado registrado (15,34%) a incidência da doença.
[0116] O maior percentual de controle da doença (PDC) de explosão cervical foi registrado no tratamento T2 (91,26%), seguido por T3, T7 e T8, com 82,59%, T4 (73,92%). O menor controle da doença foi registrado no tratamento T5, T9 registrou 39,11% seguido por T6 (47,84%), embora não houvesse muita diferença no PDI de blastos foliar entre T2 e T3. Tabela 6: Bioeficácia de diferentes tratamentos com fungicidas contra a mancha marrom Tr. Não Detalhes de Dose PDI (%) PDC Dose tratamento (ml ou Pré- 15 DAA 15 DAA 15 DAA 15 DAA (g.i.a/ha) g/ha) contagem 1ª pulverização 2ª pulverização 3ª pulverização 3ª pulverização Triciclazol 18% + Picoxistrobina 180 + 90 + T1 9% + 1000 0,00 (0,00) 1,34 (2,72) 2,00 (4,63) 57,17 85 Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-1) 4,00 (7,95) Triciclazol 20,5% + Picoxistrobina 205 + 100 T2 10% + 1000 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 95,71 + 85 Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-2) 0,40 (1,49) Triciclazol 22% + Picoxistrobina 220 + 145 T3 14,5% + 1000 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 2,67 (6,54) 64,23 + 65 Tifluzamida 6,5% SC (Exemplo-3) 3,34 (7,34) T4 Triciclazol 75% 225 300 0,00 (0,00) 3,34 (7,34) 5,34 (9,36) 14,34 8,00 (11,54)
WP Tifluzamida T5 90 1000 0,00 (0,00) 1,34 (3,83) 2,67 (6,54) 42,82 24% SC 5,34 (9,36) Picoxistrobina T6 150 600 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 3,34 (7,34) 64,23 22,72% SC 3,34 (7,34) Triciclazol 75% WP + Tifluzamida T7 225+ 90 300 + 375 0,00 (0,00) 0,67 (1,92) 2,00 (5,74) 64,23 24% SC (mistura em tanque) 3,34 (7,34) Triciclazol 75% WP + Picoxistrobina T8 225 + 150 300+ 600 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 2,00 (4,63) 68,62 22,72% SC (mistura do tanque) 2,94 (6,89) Tifluzamida 24% SC + Picoxistrobina T9 90 + 150 375+ 600 0,00 (0,00) 0,00 (0,00) 1,34 (3,83) 77,08 22,72% SC (mistura do tanque) 2,14 (5,93) Sem T10 - - 0,00 (0,00) 2,67 (6,54) 6,67 (10,50) - tratamento 9,34 (12,46) CD (P = 0,05) NS 3,83 3,98 2,82 - As figuras entre parênteses são valores transformados em arco seno; PDI- Percentual de Incidência de Doenças; PDC- Percent Disease Control; DAA- dias após a aplicação; NS- não significativo
[0117] Os resultados apresentados na Tabela 6 mostram que no momento do início do ensaio, a doença da mancha marrom não foi iniciada. Aos 15 dias após a primeira aplicação, a maior doença foi registrada no controle (2,67%). A menor doença significativa foi observada no resto dos tratamentos (T1 a T9) e eles são significativamente superiores ao controle não tratado.
[0118] Aos 15 dias após a segunda aplicação, não houve progresso da doença observado no tratamento T2 e controle percentual registrado. A maior doença foi registrada no controle (6,67%). A menor doença significativa foi observada em T2 (0,00%) e T1 (2,00%), T2 foi significativamente superior em relação ao resto de todos os tratamentos.
[0119] Aos 15 dias após a terceira aplicação também foi observada tendência semelhante. A menor doença significativa foi observada no tratamento T2 (0,40%), que foi significativamente superior sobre o resto de todos os tratamentos e o controle não tratado (9,34%).
[0120] O maior percentual de controle da doença (PDC) foi registrado no tratamento T2 (95,71%) seguido por T3 (64,23%), T9 (77,08%), T1 (57,17%). O menor controle da doença foi registrado no tratamento T4 (14,34%) seguido por T5 (42,82%), T6 e T7 (64,23%).
5. PARA ESTUDAR O EFEITO DOS FUNGICIDAS DE TESTE NO RENDIMENTO DE
ARROZ
[0121] O rendimento do lote individual foi registrado e o rendimento do tratamento calculado e convertido em rendimento por hectare (q/ha) na colheita e os dados foram analisados estatisticamente. Tabela 7: Efeito de diferentes tratamentos com Fungicidas no Rendimento de Arroz Dose Dose Rendimento Tr. Não Detalhes de tratamento (g.i.a/ha) (ml ou g/ha) (q/ha) Triciclazol 18% + Picoxistrobina 9% 180 + 90 + T1 1000 36,47 + Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-1) 85 Triciclazol 20,5% + Picoxistrobina 205 + 100 + T2 10% + Tifluzamida 8,5% SC 1000 41,27 85 (Exemplo-2) Triciclazol 22% + Picoxistrobina 220 + 145 + T3 14,5% + Tifluzamida 6,5% SC 1000 38,10 65 (Exemplo-3) T4 Triciclazol 75% WP 225 300 29,33 T5 Tifluzamida 24% SC 90 1000 29,93 T6 Picoxistrobina 22,72% SC 150 600 30,27 Triciclazol 75% WP + Tifluzamida T7 225+ 90 300 + 375 31,60 24% SC (mistura em tanque) Triciclazol 75% WP + Picoxistrobina T8 225 + 150 300+ 600 32,40 22,72% SC (mistura do tanque) Tifluzamida 24% SC + Picoxistrobina T9 90 + 150 375+ 600 33,00 22,72% SC (mistura do tanque)
T10 Sem tratamento - - 24,77 CD (P = 0,05) 2,61
[0122] Conforme ilustrado na Tabela 7, todos os tratamentos aumentam significativamente o rendimento do que o Controle não tratado (24,77q/ha). O maior rendimento foi observado no tratamento T2 (41,27 q/ha), que foi significativamente superior a todo o tratamento T3 (38,10 q/ha), T1 (36,47 q/ha) seguido por T9 (33,00 q/ha) e T8 (32,40 q/ha). Todos os tratamentos com fungicidas de teste (T1 a T3) foram significativamente superiores aos tratamentos com fungicidas individuais (T4 a T6) e tratamentos de combinação de mistura em tanque de duas vias (T7 a T9).
6. PARA ESTUDAR O EFEITO DA FITOTOXICIDADE DE TESTE DE FUNGICIDAS NO ARROZ.
[0123] Foram feitas observações sobre os danos causados às plantas, se houver, pela aplicação de diferentes tratamentos, levando em consideração os sintomas fitotóxicos viz. lesão foliar nas pontas e superfície foliar, murcha, clareamento de veias, necrose, epinastia e hiponastia em dez plantas por parcela. As observações foram registradas antes da pulverização e 1, 3, 5, 7, 10 e 15 dias após as aplicações. Para o estudo de fitotoxicidade em lesões foliares nas pontas e superfície foliar, a escala (0-10) utilizada é fornecida abaixo. Escala de Avaliação de Fitotoxicidade (PRS) Resposta da colheita/lesão da Avaliação colheita 0-00 0 1-10% 1 11-20% 2 21-30% 3 31-40% 4 41-50% 5 51-60% 6 61-70% 7 71-80% 8
81-90% 9 91-100% 10 Tabela 8: Efeito de fitotoxicidade de diferentes tratamentos com fungicidas no Arroz Dose * Fitotoxicidade (com base na escala de Tr. Detalhes de tratamento classificação de fitotoxicidade de 0-10) Não. Formulação Antes da Dias após a aplicação (DAA) g.i.a/ha ml ou g/ha pulverização 1 3 5 7 10 15 Triciclazol 18% + Picoxistrobina 9% + T1 180 + 90 + 85 1000 0 0 0 0 0 0 0 Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-1) Triciclazol 20,5% + Picoxistrobina 10% + T2 205 + 100 + 85 1000 0 0 0 0 0 0 0 Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-2) Triciclazol 22% + Picoxistrobina 14,5% + T3 220 + 145 + 65 1000 0 0 0 0 0 0 0 Tifluzamida 6,5% SC (Exemplo-3) Triciclazol 18% + Picoxistrobina 9% + 360 + 180 + T4 2000 0 0 0 0 0 0 0 Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-1) 170 Triciclazol 20,5% + Picoxistrobina 10% + 410 + 200 + T5 2000 0 0 0 0 0 0 0 Tifluzamida 8,5% SC (Exemplo-2) 170 Triciclazol 22% + Picoxistrobina 14,5% + 440 + 290 + T6 2000 0 0 0 0 0 0 0 Tifluzamida 6,5% SC (Exemplo-3) 130 T7 Sem tratamento - - 0 0 0 0 0 0 0 *Para sintomas fototóxicos - Lesão da folha nas pontas e superfície da folha, murcha, limpeza de veias, necrose, epinastia e hiponastia
[0124] Conforme ilustrado na Tabela 8, as três combinações prontas de fungicida foram pulverizadas em doses X (1000 ml/ha) e 2X (2000 ml/ha) para verificar os efeitos fitotóxicos, como lesão foliar nas pontas/superfície, limpeza de veias, murcha, necrose, hiponastia e epinastia na cultura do arroz. As observações sobre esses parâmetros de fitotoxicidade foram observadas antes da pulverização e 1, 3, 5, 7, 10 e 15 dias após a aplicação. Mas não houve qualquer fitotoxicidade observada na cultura do arroz após a pulverização em qualquer tratamento. Mesmo não houve qualquer efeito adverso observado na cultura do arroz no campo, aplicada com combinações de fungicidas na dose mais alta de @ 2.000 ml/ha.
[0125] No geral, os fungicidas do teste de combinação de três vias mostram efeito sinérgico para controlar as doenças. Também para prolongar a eficácia dos fungicidas susceptíveis de encontrar problemas de resistência e limitar as perdas de colheita, os fungicidas de teste podem ser usados de forma eficaz e segura para a gestão de doenças do que triciclazol 75% WP solo, Picoxistrobina 22,72% SC e Tifluzamida 24% SC e seus combinações de mistura de tanque de duas vias possíveis.
AVANÇOS TÉCNICOS
[0126] A presente divulgação aqui descrita acima tem várias vantagens técnicas, incluindo, mas não se limitando a, a realização de uma composição fungicida sinérgica que tem atividade fungicida aumentada e combate a resistência demonstrada por fungos. A presente divulgação fornece ainda um processo fácil e simples para a preparação da composição fungicida sinérgica.
[0127] As modalidades aqui e as várias características e detalhes vantajosos das mesmas são explicados com referência às modalidades não limitativas na descrição a seguir. As descrições de componentes e técnicas de processamento bem conhecidos são omitidas de modo a não obscurecer desnecessariamente as modalidades neste documento. Os exemplos usados neste documento destinam-se meramente a facilitar uma compreensão das maneiras pelas quais as modalidades aqui podem ser praticadas e para permitir ainda aos versados na técnica praticar as modalidades aqui. Consequentemente, os exemplos não devem ser interpretados como limitando o escopo das modalidades neste documento.
[0128] A descrição anterior das modalidades específicas revelam tão completamente a natureza geral das modalidades aqui que outros podem, aplicando o conhecimento atual, prontamente modificar e/ou adaptar para várias aplicações tais modalidades específicas sem se afastar do conceito genérico e, portanto, tal adaptações e modificações devem e se destinam a ser compreendidas dentro do significado e faixa de equivalentes das modalidades divulgadas. Deve ser entendido que a fraseologia ou terminologia empregada neste documento tem o propósito de descrição e não de limitação. Portanto, embora as modalidades aqui tenham sido descritas em termos de modalidades preferidas, aqueles versados na técnica reconhecerão que as modalidades aqui podem ser praticadas com modificação dentro do espírito e escopo das modalidades como aqui descritas.
[0129] O uso da expressão "pelo menos" ou "pelo menos um" sugere o uso de um ou mais elementos ou ingredientes ou quantidades, uma vez que o uso pode ser na modalidade da invenção para atingir um ou mais dos objetos ou resultados desejados . Embora certas modalidades das invenções tenham sido descritas, essas modalidades foram apresentadas a título de exemplo apenas e não se destinam a limitar o escopo das invenções. Variações ou modificações na formulação desta invenção, dentro do escopo da invenção, podem ocorrer aos versados na técnica após a revisão da divulgação aqui. Tais variações ou modificações estão bem dentro do espírito desta invenção.
[0130] Os termos primeiro, segundo, terceiro, etc., não devem ser interpretados para limitar o escopo da presente divulgação, já que os termos acima mencionados podem ser usados apenas para distinguir um elemento, componente, região, camada ou seção de outro componente, região, camada ou seção. Termos como primeiro, segundo, terceiro etc., quando usados neste documento, não implicam em uma sequência ou ordem específica, a menos que seja claramente sugerido pela presente divulgação.
[0131] Qualquer discussão de documentos, atos, materiais, dispositivos, artigos ou semelhantes que tenham sido incluídos nesta especificação tem apenas o propósito de fornecer um contexto para a divulgação. Não deve ser tomado como uma admissão de que qualquer um ou todos esses assuntos fazem parte da base da técnica anterior ou eram de conhecimento geral comum no campo relevante para a divulgação, uma vez que existia em qualquer lugar antes da data de prioridade deste pedido.
[0132] Os valores numéricos dados para vários parâmetros físicos, dimensões e quantidades são apenas valores aproximados e prevê-se que os valores superiores ao valor numérico atribuído aos parâmetros físicos, dimensões e quantidades caiam dentro do escopo da invenção, a menos que haja uma declaração na especificação em contrário.
[0133] Embora considerável ênfase tenha sido colocada aqui nas características específicas da modalidade preferida, será apreciado que muitas características adicionais podem ser adicionadas e que muitas mudanças podem ser feitas na modalidade preferida sem se afastar dos princípios da divulgação.
Estas e outras mudanças na modalidade preferencial da divulgação serão evidentes para aqueles versados na técnica a partir da divulgação aqui, pelo que deve ser claramente entendido que o assunto descritivo anterior deve ser interpretado meramente como ilustrativo da divulgação e não como uma limitação.

Claims (12)

REIVINDICAÇÕES
1. Composição fungicida sinérgica caracterizada pelo fato de que compreende um fungicida triazol, um fungicida de estrobilurina e um fungicida anilida em uma proporção na faixa de 1:1:1 a 75:12,5:1.
2. Composição fungicida sinérgica de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a referida composição compreende um ou mais excipientes agroquimicamente aceitáveis.
3. Composição fungicida sinérgica, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a referida composição compreende: a. um fungicida triazol em uma quantidade na faixa de 1% a 75% em peso da massa total da composição; b. um fungicida de estrobilurina em uma quantidade na faixa de 1% a 60% em peso da massa total da composição; c. um fungicida anilida em uma quantidade na faixa de 1% a 40% em peso da massa total da composição; e d. excipiente agroquimicamente aceitável em uma quantidade na faixa de 5% a 70% em peso da massa total da composição.
4. Composição fungicida sinérgica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-3, caracterizada pelo fato de que o fungicida triazol é selecionado do grupo que consiste em azaconazol, bromuconazol, bitertanol, ciproconazol, diclobutrazol, difenoconazol, diniconazol, diniconazol-M, epoxiconazol, etaconazol, fluquinconazol, flusilazol, flutriafol, fenbuconazol, hexaconazol, imibenconazol, ipconazol, metconazol, miclobutanil, penconazol, propiconazol, protioconazol, quinconazol, simeconazol, tebuconazol, tetraconazol, triciclazol, triticonazol, triadimefon, triadimenol, oxpoconazol e uniconazol.
5. Composição fungicida sinérgica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-3, caracterizada pelo fato de que o fungicida de estrobilurina é selecionado a partir do grupo que consiste em azoxistrobina, cresoxime-metil, coumoxistrobina, enoxastrobina, dimoxistrobina, fenaminostrobina, flufenoxistrobina, mandestrobina, metominostrobina, picoxistrobina, piroxistrobina, piraclostrobina,
pirametostrobina, triclopiricarbe, piribencarbe, fluoxastrobina, orizastrobina e trifloxistrobina.
6. Composição fungicida sinérgica, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-3, caracterizada pelo fato de que o fungicida anilida é selecionado a partir do grupo que consiste em benalaxy, benalaxil-M, bixafen, boscalid, carboxin, fenhexamid, fluxapiroxade, isotianil, metalaxil, metalaxil-M, metsulfovax, ofurace, oxadixyl, oxycarboxin, penflufen, piracarbolida, piraziflúmida, sedaxano, tifluzamida, tiadinil e vangard.
7. Composição fungicida sinérgica, de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que os excipientes agroquimicamente aceitáveis são selecionados a partir do grupo que consiste em agentes dispersantes, antiespumantes, agentes umectantes, agentes desintegrantes, espessantes, diluentes, aglutinantes, conservantes, agentes anticongelantes, cargas e adjuvantes.
8. Composição fungicida sinérgica, de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que a referida composição compreende: a. um fungicida triazol em uma quantidade na faixa de 1% a 75% em peso da massa total da composição; b. um fungicida de estrobilurina em uma quantidade na faixa de 1% a 60% em peso da massa total da composição; c. um fungicida anilida em uma quantidade na faixa de 1% a 40% em peso da massa total da composição; e d. excipiente agroquimicamente aceitável selecionado do grupo que consiste em agentes dispersantes, antiespumantes, agentes umectantes, agentes desintegrantes, espessantes, diluentes, aglutinantes, conservantes, agentes anticongelantes, cargas e adjuvantes em uma quantidade na faixa de 5% a 70% em peso do massa total da composição.
9. Composição fungicida sinérgica, de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizada pelo fato de que a referida composição compreende:
a. um fungicida triazol em uma quantidade na faixa de 1% a 75% em peso da massa total da composição; b. um fungicida de estrobilurina em uma quantidade na faixa de 1% a 60% em peso da massa total da composição; c. um fungicida anilida em uma quantidade na faixa de 1% a 40% em peso da massa total da composição; d. excipiente agroquimicamente aceitável compreendendo: (i) pelo menos um diluente em uma quantidade na faixa de 10% a 70% em peso da massa total da composição; (ii) pelo menos um agente dispersante em uma quantidade na faixa de 1% a 20% em peso da massa total da composição; (iii) pelo menos um antiespumante em uma quantidade na faixa de 0,01% a 2% em peso da massa total da composição; (iv) um agente anticongelante em uma quantidade na faixa de 1% a 15% em peso da massa total da composição; (v) pelo menos um conservante em uma quantidade na faixa de 0,001% a 3% em peso da massa total da composição; (vi) um adjuvante em uma quantidade na faixa de 0,1% a 5% em peso da massa total da composição; e (vii) pelo menos um, um espessante em uma quantidade na faixa de 0,01% a 3% em peso da massa total da composição.
10. Composição fungicida sinérgica, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que a referida composição é formulada em uma forma de dosagem selecionada a partir do grupo que consiste em concentrado em suspensão, pó molhável, grânulos dispersíveis em água, grânulos, pós, emulsão de água em óleo, óleo dispersão, formulação concentrada de Zeon®, concentrado emulsionável, suspoemulsão, suspensão em cápsula e mistura em tanque.
11. Processo para a preparação de uma composição fungicida sinérgica, o referido processo caracterizado pelo fato de que compreende:
a. mistura de quantidades predeterminadas de fungicida triazol, fungicida de estrobilurina e fungicida anilida para formar uma mistura de ativos; b. adicionar quantidades predeterminadas de diluente, agente umectante, antiespumante e agente anticongelante à mistura de ativos e misturar a uma velocidade de mistura predeterminada por um primeiro período de tempo predeterminado para obter uma pasta; c. moer a pasta para obter uma pasta moída com material particulado de uma faixa de tamanho predeterminada; e d. misturar a pasta moída com matéria particulada de uma faixa de tamanho predeterminada com um antiespumante, estabilizador, espessante, agente dispersante e veículo a uma velocidade de mistura predeterminada por um segundo período de tempo predeterminado para obter a composição fungicida.
12. Método para controlar e eliminar doenças fúngicas de plantas, o referido método caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação ao solo, um local de infecção, uma planta e/ou material de propagação do mesmo suscetível ao ataque de fungos, uma quantidade eficaz da composição fungicida sinérgica, definida na reivindicação 1.
BR112020023106-1A 2018-05-24 2019-05-24 composição fungicida sinergística e um processo para sua preparação BR112020023106A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IN201821019532 2018-05-24
IN201821019532 2018-05-24
PCT/IB2019/054332 WO2019224794A1 (en) 2018-05-24 2019-05-24 Synergistic fungicidal composition and a process for preparation thereof

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112020023106A2 true BR112020023106A2 (pt) 2021-02-02

Family

ID=68616615

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112020023106-1A BR112020023106A2 (pt) 2018-05-24 2019-05-24 composição fungicida sinergística e um processo para sua preparação

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BR112020023106A2 (pt)
WO (1) WO2019224794A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114586791B (zh) * 2022-03-10 2024-03-08 青岛恒宁生物科技有限公司 一种含氟唑菌酰胺的杀菌组合物及其应用

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2013201958B2 (en) * 2007-04-25 2013-08-01 Syngenta Participations Ag Fungicidal compositions
AU2008303528B2 (en) * 2007-09-26 2013-05-23 Basf Se Ternary fungicidal compositions comprising boscalid and chlorothalonil
AU2009331207B2 (en) * 2008-12-25 2014-12-18 Sds Biotech K. K. Wood preservative and wood processing method
AU2010353001B2 (en) * 2010-05-12 2015-01-15 Sds Biotech K. K. Preservative for preserving wood and method for treating wood

Also Published As

Publication number Publication date
WO2019224794A1 (en) 2019-11-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
UA116554C2 (uk) Синергічні фунгіцидні композиції
BR102019005868A2 (pt) Combinações fungicidas
BRPI1000361A2 (pt) composição fungicida, seu uso e métodos de prevenção e/ou combate a dano patogênio ou dano por pragas em uma planta
JP7071515B2 (ja) ピリミジンジオン系化合物を含む除草剤組成物
BR112018068705B1 (pt) Método para controlar fungos fitopatogênicos
CN102204541A (zh) 一种含有肟菌酯的增效杀菌组合物
BR112018068695B1 (pt) Uso de um composto e método para controlar fungos fitopatogênicos
CN105010357B (zh) 杀菌组合物及其应用
CN109452292A (zh) 杀菌组合物及其应用
CN102150678A (zh) 一种含有咪鲜胺的杀菌组合物
CN103250717A (zh) 一种含腐霉利的杀菌组合物
BR102019014454A2 (pt) composição compreendendo mistura eutética de fungicida boscalide e estrobilurina
BR112020023106A2 (pt) composição fungicida sinergística e um processo para sua preparação
BR112019001839B1 (pt) Métodos para o tratamento e a prevenção de mancha branca em culturas de milho
CN103749472B (zh) 一种含肟菌酯与环唑醇的杀菌组合物及其应用
BR112020025501A2 (pt) Composição fungicida e processo para sua preparação
CN102204542A (zh) 一种含烯肟菌酯与三唑类化合物的杀菌组合物
CN101731231A (zh) 一种含恶唑菌酮和三唑类杀菌剂的组合物及应用
US9693551B2 (en) Pesticidal dispersible concentrate formulations
CN103385244A (zh) 一种含氟唑菌酰胺与硫代氨基甲酸酯类的杀菌组合物
US20220361501A1 (en) Stable compositions of fungicidal compounds
CN104604883A (zh) 一种氟唑菌酰胺与种菌唑的杀菌组合物及其用途
CN101584324A (zh) 一种含氰烯菌酯与氟环唑的杀菌组合物
JP2010513340A (ja) 殺菌剤のための浸透増強剤
WO2019215593A1 (en) Synergistic fungicidal composition and a process for preparation thereof

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]