BR112019002414B1 - Unidade de dobradiça para um armário de distribuição - Google Patents

Unidade de dobradiça para um armário de distribuição Download PDF

Info

Publication number
BR112019002414B1
BR112019002414B1 BR112019002414-0A BR112019002414A BR112019002414B1 BR 112019002414 B1 BR112019002414 B1 BR 112019002414B1 BR 112019002414 A BR112019002414 A BR 112019002414A BR 112019002414 B1 BR112019002414 B1 BR 112019002414B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hinge
hinge half
door
pin
door side
Prior art date
Application number
BR112019002414-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019002414A2 (pt
Inventor
Wolfgang Reuter
Timo Schindler
Original Assignee
Rittal Gmbh & Co. Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DE102016117378.9A external-priority patent/DE102016117378B3/de
Application filed by Rittal Gmbh & Co. Kg filed Critical Rittal Gmbh & Co. Kg
Publication of BR112019002414A2 publication Critical patent/BR112019002414A2/pt
Publication of BR112019002414B1 publication Critical patent/BR112019002414B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a uma unidade de dobradiça para um armário de distribuição (100) com uma metade de dobradiça no lado da caixa (1) e uma metade de dobradiça no lado da porta (2) que são ligadas de modo giratório uma em relação à outra, onde a metade de dobradiça no lado da caixa (1) apresenta um flange de montagem (3) para a fixação em um perfil vertical (103) de uma caixa do armário de distribuição (102), bem como duas cavilhas de dobradiça (5) que se estendem em sentido vertical (x), dispostas no sentido vertical (x) sob uma distância (d) entre si, e com suas extremidades livres (4) voltadas uma para a outra, que são respectivamente alojadas em um assento de cavilha (6) da metade de dobradiça no lado da caixa (1), caracterizada pelo fato de que as cavilhas de dobradiça (5) estão alojadas no seu respectivo assento de cavilha (6) de modo imóvel, pelo menos no sentido vertical (x), e se projetam com suas extremidades livres (4) para fora do respectivo assento de cavilha (6), onde a metade de dobradiça no lado da porta (2) apresenta um assento de cavilha (7) com uma dimensão vertical (z) que é inferior a ou igual à distância (d) das extremidades livres (4) das cavilhas de dobradiça (5).

Description

[001] A presente invenção refere-se a uma unidade de dobradiça para um armário de distribuição, com uma metade de dobradiça no lado da caixa e uma metade de dobradiça no lado da porta que são conectadas uma à outra de modo giratório uma em relação à outra. A metade de dobradiça no lado da porta apresenta um flange de montagem para a fixação em um perfil vertical de uma caixa de armário de distribuição, bem como duas cavilhas de dobradiça que se estendem em sentido vertical, que estão dispostos no sentido vertical com uma distância entre si e que com suas extremidades livres estão voltadas uma para a outra. As cavilhas de dobradiça estão respectivamente alojadas em um assento de cavilha da metade de dobradiça no lado da caixa. Uma unidade de dobradiça deste tipo é conhecida do documento DE 197 23 555 C2. Unidades de dobradiça similares descrevem também os documentos DE 297 20 515 U1, DE 198 17 245 A1 e WO 2013/110292 A1.
[002] As unidades de dobradiça conhecidas apresentam a des vantagem de sua montagem ser relativamente complexa. Se, por exemplo, a metade de dobradiça no lado da porta é pré-montada em um elemento de porta do lado do armário de distribuição, e a metade de dobradiça no lado da caixa é pré-montada, por exemplo, no perfil vertical de um corpo de caixa de armário de distribuição, para a montagem da porta na caixa, as duas metades de dobradiça precisam ser conectadas, de modo que as cavilhas da metade de dobradiça no lado da caixa ficam alinhadas com um assento de cavilha da metade de dobradiça no lado da porta. Uma vez alcançado isto, sob observação do alinhamento prévio descrito entre a porta e a caixa, as cavilhas de dobradiça da metade de dobradiça no lado da caixa precisam ser inseridas no assento de cavilha da metade de dobradiça no lado da porta, a fim de fixar as metades de dobradiça uma na outra. Para evitar uma danificação da unidade de dobradiça durante o encaixe das cavilhas de dobradiça em consequência de um alinhamento errôneo de elemento de porta e corpo do armário de distribuição um em relação ao outro, frequentemente é necessária, especialmente para operadores inexperientes, a participação de uma segunda pessoa para a inserção das cavilhas de dobradiça.
[003] Portanto, a presente invenção tem a tarefa de aperfeiçoar uma unidade de dobradiça para um armário de distribuição do tipo acima mencionado de tal modo que possibilita a junção mais descom- plicada possível das duas metades de dobradiça.
[004] Esta tarefa é solucionada com uma unidade de dobradiça com as características da reivindicação 1. As reivindicações dependentes referem-se respectivamente a formas de execução vantajosas da presente invenção.
[005] De acordo com isto é previsto que as cavilhas de dobradiça estão alojadas de modo móvel no seu respectivo assento de cavilha, pelo menos no sentido vertical, projetando-se através das suas extremidades livres para fora do respectivo assento de cavilha, sendo que a metade de dobradiça no lado da porta apresenta um assento de cavilha com uma dimensão vertical que é inferior ou igual à distância das extremidades livres das cavilhas de dobradiça. A unidade de dobradiça torna possível, portanto, que a metade de dobradiça no lado da porta pode ser conectada à metade de dobradiça no lado da caixa apenas por um simples processo de encaixe. Não é mais necessário que depois do alinhamento de metade de dobradiça no lado da caixa e metade de dobradiça no lado da porta entre si, as cavilhas de dobradiça sejam inseridas no assento de cavilha da metade de dobradiça no lado da porta. Dependendo de se a metade de dobradiça no lado da caixa é fixada na caixa de armário de distribuição para o esbarro à esquerda ou para o esbarro à direita, a metade de dobradiça no lado da porta pode ser enganchada na respectiva cavilha de dobradiça que se encontra em baixo e aponta para cima com sua extremidade livre.
[006] A metade de dobradiça no lado da caixa pode ser simétrica com um plano que se estende perpendicularmente ao sentido vertical e, com isso, também perpendicularmente a um eixo de dobradiça da unidade de dobradiça, de modo que a metade de dobradiça no lado da porta pode ser montada seletivamente para um esbarro à esquerda de um elemento de porta ou para um esbarro à direita de um elemento de porta em um perfil vertical no lado esquerdo ou no lado direito de uma caixa de armário de distribuição.
[007] A metade de dobradiça no lado da caixa, no primeiro entre o esbarro à esquerda ou o esbarro à direita, através de uma primeira das suas duas cavilhas de dobradiça, pode estar engatada com a metade de dobradiça no lado da porta, especialmente com o assento de cavilha da mesma, sendo que a metade de dobradiça no lado da caixa está engatada no segundo entre o esbarro à esquerda e esbarro à direita através da segunda das duas cavilhas de dobradiça com a metade de dobradiça no lado da porta, em especial com o assento de cavilha da mesma.
[008] A metade de dobradiça no lado da caixa pode apresentar pelo menos uma ranhura no seu lado interno voltado para a metade de dobradiça no lado da porta, onde engata com fecho devido à forma uma saliência na periferia externa da metade de dobradiça no lado da porta na posição aberta da metade de dobradiça no lado da porta, e a metade de dobradiça no lado da porta fixa em sentido vertical e, com isto, em sentido axial, das cavilhas de dobradiça. A saliência e a pelo menos uma ranhura podem estar dispostas, uma em relação à outra, de tal modo que a partir de um determinado ângulo de abertura engrenam uma na outra com fecho devido à forma, assim fixando a metade de dobradiça no lado da porta na metade de dobradiça no lado da caixa. Pode ser previsto, por exemplo, que a metade de dobradiça no lado da porta somente pode ser levantada da metade de dobradiça no lado da caixa em um estado parcialmente aberto. A saliência pode apresentar na sua periferia externa voltada para a pelo menos uma ranhura uma superfície essencialmente esférica que encosta a uma superfície de piso complementar da ranhura com fecho devido à forma. O comprimento da saliência ao longo da superfície externa esférica pode ser projetado para ser alojado pelo menos parcialmente com fecho devido à forma em uma determinada faixa de abertura de ângulo na ranhura, a fim de fixar, de acordo com isto, a metade de dobradiça no lado da porta ao longo da faixa do ângulo em sentido vertical, de modo que um afastamento da metade de dobradiça no lado da porta da metade de dobradiça no lado da caixa se torna impossível.
[009] A metade de dobradiça no lado da caixa pode apresentar no seu lado interno voltado para a metade de dobradiça no lado da porta pelo menos uma primeira e uma segunda ranhura, sendo que no primeiro entre o esbarro à esquerda e o esbarro à direita, a saliência engata com fecho devido à forma na primeira ranhura, e sendo que no segundo entre o esbarro à esquerda e o esbarro à direita a saliência engrena com fecho devido à forma na primeira ranhura, e sendo que em caso do segundo entre o esbarro à esquerda e o esbarro à direita, a saliência engrena com fecho devido à forma na segunda ranhura.
[0010] Os assentos de cavilha da metade de dobradiça no lado da caixa e a respectiva cavilha de dobradiça podem ser feitos inteiriçamente. Para tal, a metade de dobradiça no lado da caixa pode ser executada, por exemplo, como uma peça de moldagem por injeção.
[0011] Porém, a metade de dobradiça no lado da caixa também pode ser executada como uma peça moldada de chapa. Isto tem a vantagem de que, se comparado com a peça moldada por injeção, a produção é barata. Por exemplo, os assentos de cavilha da metade de dobradiça no lado da caixa podem apresentar uma tala de chapa anelar ou ser executada como tal, na qual é respectivamente inserida uma das cavilhas de dobradiça através e um segmento de encaixe, sendo que a tala de chapa é firmemente conectada ao segmento de encaixe, especialmente prensada, soldada ou colada.
[0012] O segmento de encaixe da cavilha de dobradiça, através de um flange na periferia externa da cavilha de dobradiça, pode converter-se na extremidade livre da cavilha de dobradiça, onde o flange no seu lado voltado para o assento de cavilha apresenta uma superfície de apoio, através da qual a cavilha de dobradiça apoia-se com fecho devido à forma em um lado frontal do assento de cavilha, e onde o flange no seu lado afastado do assento de cavilha apresenta uma superfície de apoio de deslize, através da qual a metade de dobradiça no lado da caixa se apoia de modo móvel em uma superfície frontal do assento de cavilha da metade de dobradiça no lado da porta.
[0013] A superfície de apoio de deslize pode ser granulada ou es triada, de modo que com uma metade de dobradiça no lado da porta disposta na superfície de apoio de deslize é estabelecida uma compensação de potencial entre as metades de dobradiça. Por exemplo, a metade de dobradiça no lado da porta, e com isto também sua superfície frontal voltada para a superfície de apoio de deslize, pode ser envernizado por parte da produção, de modo que com o girar de uma porta onde é conectada a metade de dobradiça no lado da porta, a camada de verniz é aberta.
[0014] Os assentos de cavilha da metade de dobradiça no lado da caixa podem ser formados inteiriçamente em um lado de borda do flange de montagem no flange de montagem, onde a meia distância entre as duas extremidades livres das cavilhas de dobradiça voltadas uma para a outra, um gancho de retenção projeta-se a partir do lado de borda em sentido das cavilhas de dobradiça e perpendicularmente ao sentido axial das cavilhas de dobradiça, e onde o gancho de retenção apresenta nos seus lados opostos, respectivamente lados voltados a uma das cavilhas de dobradiça, respectivamente um esbarro para a metade de dobradiça no lado da porta.
[0015] O assento de cavilha da metade da dobradiça no lado da porta pode apresentar na sua periferia externa uma geometria não redonda com uma saliência protuberante, onde na posição aberta da metade da dobradiça no lado da porta a saliência protuberante e o gancho de retenção vão sobrepondo-se um ao outro, de modo que, dependendo do lado do esbarro da metade da dobradiça no lado da porta, uma das superfícies de esbarro e a saliência protuberante ficam opostas uma à outra. A metade da dobradiça no lado da porta pode ser uma tira de chapa moldada, onde a saliência protuberante é disposta em uma passagem entre um lado de fixação para a montagem da metade da dobradiça no lado da porta em um elemento de porta e o assento de cavilha. A saliência protuberante e o lado de fixação podem, enfim, ser ligados um ao outro através de um segmento de entalhe da tira de chapa.
[0016] Para evitar uma soltura acidental da metade da dobradiça no lado da porta da metade de dobradiça no lado da caixa pode ser prevista uma proteção contra soltura que, por um lado, é colocada sobre a metade da dobradiça no lado da porta através de uma superfície frontal superior da metade da dobradiça no lado da porta, projetando- se para dentro do assento de cavilha, e para dentro da qual, por outro lado, projeta-se a superior, em sentido vertical, das duas cavilhas de dobradiça.
[0017] Para isto, a proteção contra soltura pode apresentar um corpo de cilindro com uma extremidade superior e interior, onde a extremidade superior apresenta um assento de encaixe com um cone de encaixe na periferia interna, e a extremidade interior, uma saliência de pivô com um cone de encaixe inferior na periferia externa.
[0018] Outros detalhes da presente invenção serão explicados com a ajuda das figuras seguintes. Elas mostram:
[0019] A figura 1 mostra uma vista de detalhe do armário de distri buição sob o uso de uma unidade de dobradiça, de acordo com uma forma de execução.
[0020] A figura 2 mostra o armário de distribuição de acordo com a figura 1 com o elemento de porta removido e parte lateral.
[0021] A figura 3 mostra uma forma de execução de uma metade de dobradiça no lado da caixa de uma unidade de dobradiça.
[0022] A figura 4 mostra uma vista em seção transversal do assen to de cavilha da metade de dobradiça no lado da caixa, de acordo com a figura 3.
[0023] A figura 5 mostra uma forma de execução de uma metade de dobradiça no lado da porta.
[0024] A figura 6 mostra uma vista lateral de uma cavilha de do bradiça, de acordo com uma forma de execução.
[0025] A figura 7 mostra uma vista em perspectiva da cavilha de dobradiça, de acordo com a figura 6.
[0026] A figura 8 mostra uma vista em perspectiva de outra forma de execução de uma metade de dobradiça no lado da caixa.
[0027] A figura 9 mostra uma disposição de armário de distribuição sob o uso da metade de dobradiça no lado da caixa, de acordo com a figura 8.
[0028] A figura 10 mostra uma proteção contra soltura de acordo com uma forma de execução da presente invenção.
[0029] A figura 11 mostra uma situação de montagem exemplar da proteção contra soltura, de acordo com a figura 10.
[0030] A figura 1 mostra uma vista detalhada de um armário de distribuição 100 em cuja caixa 102 é suspenso um elemento de porta 101 com esbarro à direita de modo giratório através da unidade de dobradiça. Para uma ilustração melhor, apenas é mostrada a unidade de dobradiça superior. Uma unidade de dobradiça idêntica é disposta mais abaixo em sentido vertical do armário de distribuição 100, a fim de fornecer mais um ponto de fixação e rotação para o giro do elemento de porta 101 em relação à caixa 102.
[0031] Como é evidente, a unidade de dobradiça de acordo com a presente invenção é executada no gênero de uma dobradiça suspensa. Para tal, a metade de dobradiça no lado da caixa 1 é fixada em um perfil vertical 103 da armação de quadro da caixa do armário de distribuição 102. O perfil vertical pode apresentar, por exemplo, uma geometria como é conhecida do documento DE 10 2014 101 404 A1.
[0032] A disposição de acordo com a figura 1 mostra também que a dobradiça 1, 2, devido à sua construção simétrica com o plano horizontal, pode ser usada seletivamente para o esbarro à esquerda ou para o esbarro à direita, sendo que no caso em que a metade de dobradiça no lado da caixa 1 mostrada na figura 1 é usada para o esbarro à esquerda, a metade da dobradiça no lado da porta 2 interage então com a cavilha de dobradiça 5, na figura, a superior, portanto, a metade da dobradiça no lado da porta 2 é suspensa nesta cavilha de dobradiça 5 que na variação de uso de acordo com a figura 1 está sem função. Também é evidente que a metade de dobradiça no lado da caixa 1 apresenta um gancho de retenção 21 através do qual a metade da dobradiça no lado da porta 2 é retida no respectivo assento de cavilha 6 ou na cavilha de dobradiça 5 pertencente, dependendo de se a unidade de dobradiça é usada para o esbarro à esquerda ou para o esbarro à direita. O gancho de retenção 21 e a metade da dobradiça no lado da porta 2 podem ser ajustados de tal modo um ao outro que a metade da dobradiça no lado da porta 2 ou o elemento de porta 101 onde é fixada a metade da dobradiça no lado da porta 2, somente pode ser retirada da metade de dobradiça no lado da caixa com uma determinada posição angular da metade da dobradiça no lado da porta 2 em relação à metade de dobradiça no lado da caixa 1.
[0033] Em complementação da figura 1, a figura 2 permite ver que a metade de dobradiça no lado da caixa 1 apresenta um flange de montagem 3 que é adaptado a um contorno externo do perfil vertical 103 do quadro de armação da caixa do armário de distribuição 102. O perfil vertical pode apresentar para isto, por exemplo, um contorno com corte por baixo onde o flange de montagem é alojado com fecho devido à forma e fixado por meio de uma junção de cavilha. O perfil vertical pode apresentar, por exemplo, uma primeira e uma segunda nervura de vedação 106 com bordas de vedação 105 no lado final que são alinhadas perpendicularmente uma em relação à outra, fornecendo assim bordas de vedação em duas superfícies laterais da caixa de armário de distribuição que são verticais uma em relação à outra. As nervuras de vedação 106 podem ser ligadas uma à outra por meio de um segmento de ligação 104, onde a disposição de nervuras de vedação 106 e segmentos de ligação 104 constituem justamente o assento para o assento com fecho devido à forma do flange de montagem 3.
[0034] A figura 2 já permite ver também que a metade de dobradi ça no lado da caixa 1 pode ser executada como uma simples peça moldada de chapa, onde os assentos de cavilha 6 para as cavilhas de dobradiça 5 são uma tala de chapa em forma de anel, onde a respectiva cavilha de dobradiça 5 é alojada, por exemplo, com ajuste forçado.
[0035] Todas as formas de execução da presente invenção têm em comum que as cavilhas de dobradiça 5 estão dispostas, pelo menos em sentido axial, de modo fixo, não deslocável um em relação ao outro, com o que a unidade de dobradiça de acordo com a presente invenção é claramente distinta das unidades de dobradiça conhecidas do estado da técnica. Para isto, as extremidades livres 4 das cavilhas de dobradiça 5 apresentam justamente uma distância que é maior do que uma dimensão vertical do assento de cavilha 7 da metade da dobradiça no lado da porta 2. Na forma de execução de acordo com as figuras 1 e 2, o assento de cavilha 7 apresenta uma dimensão em sentido axial que é inferior ou igual à distância entre o respectivo flange 14 das cavilhas de dobradiça 5 e um esbarro conjugado do gancho de retenção 21.
[0036] Como é mostrado na contemplação conjunta das figuras 3 e 4, a cavilha de dobradiça 5 com seu segmento de encaixe 13 é alojada no assento de cavilha 6 da metade de dobradiça no lado da caixa 1 com fecho devido à forma e com fecho devido à força. Para estabelecer uma ligação por pressão, o segmento de encaixe 13 apresenta na sua periferia externa uma ranhura perimetral 28 através da qual o assento de cavilha 6 pode ser prensado com o segmento de encaixe 13. A distância d entre as extremidades livres 4 das cavilhas de dobradiça 5, sobre as quais a cavilha de dobradiça 5 se projeta para fora do respectivo assento de cavilha 6, é selecionada de tal modo que é inferior a ou igual à dimensão da metade da dobradiça no lado da porta 2 no sentido axial A marcado (veja a figura 2), de modo que para a sus-pensão da metade da dobradiça no lado da porta 2 na metade de dobradiça no lado da caixa 1, o assento de cavilha 7 pode ser conduzido entre as extremidades livres 4 das cavilhas de dobradiça 5, a fim de alinhar o assento de cavilha 7 em relação à respectiva cavilha de dobradiça 5, em sentido vertical, a inferior, e para suspender a metade da dobradiça no lado da porta 2 através do seu assento de cavilha 7 na extremidade livre 4 da cavilha de dobradiça 5.
[0037] O gancho de retenção 21 estende-se a partir de um lado de borda 20 do flange de montagem 3 em direção ao eixo da dobradiça A desenhado na figura 3, sendo que em lados opostos em direção verti- cal apresenta respectivamente um esbarro 22 por meio do qual a metade da dobradiça no lado da porta 2 é bloqueada ou liberada em dependência do seu ângulo de abertura. A cavilha de dobradiça 5 apresenta também um flange 14 perimetral que em direção vertical x apresenta duas superfícies opostas. Com uma primeira das superfícies, a cavilha de dobradiça 5 apoia-se no lado frontal 17 do respectivo assento de cavilha 6. A respectiva superfície oposta, afastada do assento de cavilha 6, constitui uma superfície de apoio de deslize onde é apoiado de modo deslocável o assento de cavilha 7 da metade da dobradiça no lado da porta 2 quando a metade da dobradiça no lado da porta 2 se apoia de modo giratório sobre uma ou a outra cavilha de dobradiça 5, dependendo de se há um esbarro à direita ou um esbarro à esquerda. Também é evidente que o assento de cavilha 6 é executado com uma tala de chapa 12 que se estende a partir do lado de borda 20 do flange de montagem 3 e no lado extrema é deformada para formar uma tala de chapa 12 anelar que constitui o assento de cavilha 6.
[0038] A figura 5 mostra como exemplo uma forma de execução de uma metade da dobradiça no lado da porta 2 que pode ser usada no escopo de uma metade de dobradiça no lado da caixa como é mostrada nas figuras anteriores. Também é visível que a metade da dobradiça no lado da porta 2 pode ser executada analogamente à forma de execução mostrada nas figuras anteriores de uma metade de dobradiça no lado da caixa como uma peça moldada de chapa simples e, com isto, barata. Em especial é possível formar a dobradiça no lado da porta com poucos passos de processamento de moldagem de uma tira de chapa. Além disso, não é necessário nenhum passo de processamento, tal como passos de processamento com levantamento de aparas.
[0039] A metade da dobradiça no lado da porta 2 consiste essen cialmente em um lado de fixação 26 que através de uma passagem 25 que apresenta um segmento com entalhe 27 se converte no assento de cavilha 7. O segmento com entalhe 27 apresenta na periferia externa 23 da metade da dobradiça no lado da porta 2 uma ranhura ou um entalhe que se estende perpendicularmente ao sentido longitudinal da tira de chapa da metade da dobradiça no lado da porta 2 ou paralelamente ao eixo da dobradiça do assento de cavilha 7. Adjacente ao segmento com entalhe 27, a metade da dobradiça no lado da porta 2 apresenta uma saliência protuberante 24, de modo que o assento de cavilha 7 apresenta uma geometria não redonda, e especialmente na área da saliência protuberante 24 é radialmente ampliada em relação ao eixo da dobradiça. Observando-se em conjunto as figuras 1 até 4, pode ser visto que, dependendo do ângulo de abertura do elemento de porta 101 (veja a figura 1), a metade da dobradiça no lado da porta 2 com sua saliência protuberante 24 se sobrepõe ao gancho de retenção 21, de modo que o elemento de porta 101 não pode ser retirado da metade de dobradiça no lado da caixa 1. Somente quando o elemento de porta 101 apresenta um determinado ângulo de abertura, onde justamente a saliência protuberante 24, vista em direção vertical, não se sobrepõe mais ao gancho de retenção, o elemento de porta 101 pode ser levantado da metade de dobradiça no lado da caixa 1.
[0040] Também a metade da dobradiça no lado da porta 2 é exe cutada como um componente completamente simétrico, onde os lados frontais 19 opostos, por sua vez, dependendo do lado de esbarro, apoiam-se de modo deslocável na respectiva cavilha de dobradiça 5 inferior, em sentido vertical, na superfície de apoio de deslize 18 do flange 14.
[0041] A figura 6 mostra uma vista em seção transversal de uma cavilha de dobradiça. A cavilha de dobradiça 5 consiste em essência de um segmento de encaixe 13 que, passando por um flange 14 peri- metral, se converte na extremidade livre 4. A ponta da extremidade livre 4 é cônica a fim de facilitar a inserção da cavilha de dobradiça 5 no assento de cavilha 7 da metade da dobradiça no lado da porta 2. O segmento de encaixe 13 apresenta uma ranhura perimetral 28 através da qual a cavilha de dobradiça 5 pode ser prensada com o assento de cavilha 6 da metade de dobradiça no lado da caixa 1. O flange 14 é executado como um flange anelar perimetral, com suas superfícies 16, 18 que se estendem perpendicularmente ao eixo longitudinal da cavilha de dobradiça 5, onde a superfície 18 voltada para a extremidade livre 4 constitui uma superfície de apoio de deslize, sobre a qual pode encostar-se de modo deslocável uma metade da dobradiça no lado da porta 2 por meio da sua superfície frontal 19, e onde a superfície 16 voltada para o segmento de encaixe 13 é uma superfície de apoio, que constitui um esbarro, através do qual a cavilha de dobradiça 5 esbarra em um lado frontal 17 do assento de cavilha 6, a fim de ajustar exatamente a cavilha de dobradiça 5 em relação ao assento de cavilha 6, e com isto, ajustar exatamente a distância vertical entre as duas cavilhas de dobradiça 5 da metade de dobradiça no lado da caixa 1.
[0042] A figura 7 mostra a cavilha de dobradiça 5 de acordo com a figura 6, em uma vista em perspectiva. A superfície de apoio de deslize 18 é enrugada ou estriada, se modo que com uma dobradiça no lado da porta colocada na superfície de apoio de deslize 18 é estabelecida uma compensação de potencial entre as metades de dobradiças. Por exemplo, a dobradiça no lado da porta pré-montada em uma porta do armário de distribuição, e com isto também sua superfície frontal 19 voltada para a superfície de apoio de deslize 18 (veja de figura 5), podem ser envernizadas por imersão junto com a porta, já durante a produção, de modo que com o giro da porta com a qual a dobradiça no lado da porta é ligada, a camada de verniz é quebrada.
[0043] As figuras 8 e 9 descrevem mais uma forma de execução de uma unidade de dobradiça que se distingue das formas de execu- ção acima descritas essencialmente em dois aspectos. Mesmo que os aspectos de diferenciação descritos em seguida sejam reunidos na forma de execução de acordo com as figuras 8 e 9, o técnico no assunto irá entender que estes também podem ser usados individualmente, por exemplo, alterando-se as formas de execução acima des-critas.
[0044] Um primeiro aspecto refere-se ao fato de que a primeira e a segunda metade da dobradiça 1, 2 são executadas como peças fundidas e, portanto, não como peças moldadas de chapa. De acordo com isto, as cavilhas de dobradiça 5 e o assento de cavilha 6 são feitos inteiriçamente. Um outro aspecto refere-se à retenção dependente do ângulo de abertura da metade da dobradiça no lado da porta 2, no que se refere à metade de dobradiça no lado da caixa 1. Para isto é previsto na forma de execução de acordo com as figuras 8 e 9 que o flange de montagem 3, adjacente ao seu lado de borda 20, por meio do qual os assentos de cavilha 6 são formados inteiriçamente no flange de montagem 3, apresenta pelo menos uma ranhura 9 na qual engata uma saliência 10 na periferia externa 11 da metade da dobradiça no lado da porta 2, em dependência do ângulo de abertura, com fecho devido à forma, a fim de, dessa forma, fixar ou liberar a metade da do-bradiça no lado da porta 2 em relação à metade de dobradiça no lado da caixa 1. É visível que o flange de montagem 3 apresenta duas ranhuras 9, onde uma primeira ranhura 9 é conjugada à cavilha de dobradiça 5, na ilustração de acordo com a figura 8, a superior, e onde uma segunda ranhura 9 é conjugada à cavilha de dobradiça 5, na ilustração de acordo com a figura 8, a inferior. A observação conjunta das figuras 8 e 9 permite ver que, dependendo de se a unidade de dobradiça é disposta em um perfil vertical de um armário de distribuição para o esbarro à esquerda ou o esbarro à direita, a saliência 10 pode entrar em engate com a ranhura 9 superior ou inferior na ilustração de acordo com a figura 8, dependendo do angulo de abertura. As ranhuras 9 estão abertas para o lado de borda 20 do flange de montagem 3 para possibilitar um deslizar sem obstáculos da saliência 10 para dentro, quando a metade da dobradiça no lado da porta 2 for girada. Pode ser constatado que a faixa de ângulo na qual deve ser bloqueada uma retirada da metade da dobradiça no lado da porta 2 da metade de dobradiça no lado da caixa 1, pode ser regulado sobre o comprimento da saliência 10 ao longo da periferia externa 11 da metade da dobradiça no lado da porta 2.
[0045] A fim de evitar uma retirada acidental da dobradiça no lado da porta da metade de dobradiça no lado da caixa, pode ser prevista uma proteção contra soltura 29 de acordo com a figura 10 que, como é mostrado na figura 11, por um lado, é disposta sobre uma superfície frontal 19 superior da metade da dobradiça no lado da porta 2 na metade da dobradiça no lado da porta 2, e se projeta para dentro do assento de cavilha 7, e para dentro da qual, por outro lado, se projeta em direção vertical x a superior das duas cavilhas de dobradiça 5. A proteção contra soltura 29 apresenta um corpo de cilindro 30 com uma extremidade superior 31 e uma extremidade inferior 32 onde a extremidade superior 31 apresenta um assento de encaixe 37 com um cone de encaixe 35 na periferia interna, e a extremidade inferior 32, uma saliência de pivô 34 com um cone de encaixe inferior 36 na periferia externa. Um manípulo 33 na periferia externa do corpo de cilindro 30 facilita a manipulação da proteção contra soltura 29.
[0046] As características da presente invenção reveladas na des crição acima, nos desenhos bem como nas reivindicações podem ser essenciais para a realização da presente invenção, tanto individualmente como também em qualquer combinação. Lista de referências: 1 Metade de dobradiça no lado da caixa 2 Metade de dobradiça no lado da porta 3 Flange de montagem 4Extremidade livre 5 Cavilha de dobradiça 6 Assento de cavilha 7 Assento de cavilha 8 Lado interno 9 Ranhura 10 Saliência 11 Periferia externa 12 Tala de chapa 13 Segmento de encaixe 14 Flange 15 Periferia externa 16 Superfície de apoio 17 Lado frontal 18 Superfície de apoio de deslize 19 Superfície frontal 20 Lado de borda 21 Gancho de retenção 22 Esbarro 23 Periferia externa 24 Saliência protuberante 25 Passagem 26 Lado de fixação 27 Segmento com entalhe 28 Ranhura perimetral 29 Proteção contra soltura 30 Corpo de cilindro 31 Extremidade superior 32 Extremidade inferior 33 Manipulo 34 Saliência de pivô 35 Cone de encaixe superior 36 Cone de encaixe inferior 37 Assento de encaixe 100 Armário de distribuição 101 Elemento de porta 102 Caixa do armário de distribuição 103 Perfil vertical 104 Segmento de ligação 105 Borda de vedação 106 Nervura de vedação 107 Parte lateral d Distância x Sentido vertical z Dimensão vertical A Eixo da dobradiça

Claims (14)

1. Unidade de dobradiça para um armário de distribuição (100) com uma metade de dobradiça no lado da caixa (1) e uma metade de dobradiça no lado da porta (2) que são ligadas de modo giratório uma em relação à outra, sendo que a metade de dobradiça no lado da caixa (1) apresenta um flange de montagem (3) para a fixação em um perfil vertical (103) de uma caixa do armário de distribuição (102), bem como duas cavilhas de dobradiça (5) que se estendem em sentido vertical (x), dispostas no sentido vertical (x) sob uma distância (d) entre si e com suas extremidades livres (4) voltadas uma para a outra, que são respectivamente alojadas em um assento de cavilha (6) da metade de dobradiça no lado da caixa (1), e se projetam com suas extremidades livres (4) para fora do respectivo assento de cavilha (6), caracterizada pelo fato de que as cavilhas de dobradiça (5) estão alojadas de modo imóvel no seu respectivo assento de cavilha (6), pelo menos no sentido vertical (x) sob uma distância (d) entre si, sendo que a metade de dobradiça no lado da porta (2) apresenta um assento de cavilha (7) com uma dimensão vertical (z) que é inferior a ou igual à distância (d) das extremidades livres (4) das cavilhas de dobradiça (5).
2. Unidade de dobradiça, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a metade de dobradiça no lado da caixa (1) é simétrica a um plano que se estende perpendicularmente ao sentido vertical (x) e, com isso, também perpendicularmente a um eixo da dobradiça (A) da unidade de dobradiça, de modo que a metade de dobradiça no lado da porta (2) pode ser montada seletivamente para um esbarro à esquerda de um elemento de porta (101) ou para um esbarro à direita de um elemento de porta (101) em um perfil vertical (103) no lado esquerdo ou no lado direito de uma caixa do armário de distribuição (102).
3. Unidade de dobradiça, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a metade de dobradiça no lado da caixa (1) em um primeiro entre um esbarro à esquerda e um esbarro à direita engrena com a metade de dobradiça no lado da porta (2) através de uma primeira das suas duas cavilhas de dobradiça (5), sendo que a metade de dobradiça no lado da caixa (1) no segundo entre um esbarro à esquerda e um esbarro à direita engrena com a metade de dobradiça no lado da porta (2) através da segunda das suas duas cavilhas de dobradiça (5).
4. Unidade de dobradiça, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que a metade de dobradiça no lado da caixa (1) apresenta no seu lado interno (8) voltado para a metade de dobradiça no lado da porta (2) pelo menos uma ranhura (9), na qual engata com fecho devido à forma uma saliência (10) na periferia externa (11) da metade da dobradiça no lado da porta (2) na posição aberta da metade de dobradiça no lado da porta (2), e fixa a metade de dobradiça no lado da porta (2) em sentido vertical (x) e, com isso, em sentido axial das cavilhas de dobradiça (5).
5. Unidade de dobradiça, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a metade de dobradiça no lado da caixa (1) apresenta no seu lado interno (8) voltado para a metade de dobradiça no lado da porta (2) pelo menos uma primeira e uma segunda ranhura (9), sendo que em um primeiro entre um esbarro à esquerda e um esbarro à direita, a saliência (10) engata com fecho devido à forma na primeira ranhura (9), e sendo que no segundo entre um esbarro à esquerda e um esbarro à direita a saliência (10) engata com fecho devido à forma na segunda ranhura (9).
6. Unidade de dobradiça, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os assentos de cavilha (6) da metade de dobradiça no lado da caixa (1) e a respectiva cavilha de dobradiça (5) são feitos inteiriçamente.
7. Unidade de dobradiça, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os assentos de cavilha (6) da metade de dobradiça no lado da caixa (1) apresentam uma tala de chapa (12) anelar, em cada um dos quais uma das cavilhas de dobradiça (5) é respectivamente inserida através de um segmento de encaixe (13), sendo que a tala de chapa (12) é fixamente conectada, especialmente prensada, soldada ou colada, ao segmento de encaixe (13).
8. Unidade de dobradiça, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o segmento de encaixe (13) da cavilha de dobradiça (5) se converte na extremidade livre (4) da cavilha de dobradiça (5) através de um flange (14) na periferia externa (15) da cavilha de dobradiça (5), sendo que o flange (14) apresenta no seu lado voltado para o assento da cavilha (6) uma superfície de apoio (16), através da qual a cavilha de dobradiça (5) se apoia com fecho devido à forma em um lado frontal (17) do assento de cavilha (6), e sendo que o flange (14) apresenta uma superfície de apoio de deslize (18) no seu lado afastado do assento de cavilha (6), por meio da qual a metade de dobradiça no lado da caixa (1) se apoia em uma superfí-cie frontal (19) do assento de cavilha (7) da metade de dobradiça no lado da porta (2).
9. Unidade de dobradiça, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que os assentos de cavilha (6) da metade de dobradiça no lado da caixa (1) são formados no flange de montagem (3) através de um lado de borda (20) do flange de montagem (3), sendo que a meia distância (d) entre as duas extremidades livres (4) das cavilhas de dobradiça (5) voltadas uma para outra se projeta um gancho de retenção (21) a partir do lado de borda (20), em direção das cavilhas de dobradiça (5) e perpendicularmente ao sentido axial (x) das cavilhas de dobradiça (5), e sendo que o gancho de retenção (21) apresenta, nos seus lados opostos respectivamente voltados a uma das cavilhas de dobradiça (5), res-pectivamente um esbarro (22) para a metade de dobradiça no lado da porta (2).
10. Unidade de dobradiça, de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que o assento de cavilha (7) da metade de dobradiça no lado da porta (2) apresenta na sua periferia externa (23) uma geometria não redonda com uma saliência protuberante (24), sendo que, na posição aberta da metade de dobradiça no lado da porta (2), a saliência protuberante (24) e o gancho de retenção (21) se sobrepõem, de modo que, dependendo do lado de esbarro da metade de dobradiça no lado da porta (2), um dos esbarros (22) e a saliência protuberante (24) ficam opostos um ao outro.
11. Unidade de dobradiça, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que a metade de dobradiça no lado da porta (2) é uma tira de chapa moldada, sendo que a saliência protuberante (24) é disposta em uma passagem (25) entre um lado de fixação (26) para a montagem da metade de dobradiça no lado da porta (2) em um elemento de porta (101) e o assento de cavilha (7).
12. Unidade de dobradiça, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que a saliência protuberante (24) e o lado de fixação (26) são conectados um ao outro por meio de um segmento com entalhe (27) da tira de chapa.
13. Unidade de dobradiça, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato de que também apresenta uma proteção contra soltura (29), que por um lado é colocada na metade de dobradiça no lado da porta (2) através de uma superfície frontal (19) superior da metade de dobradiça no lado da porta (2), e se projeta para dentro do assento de cavilha (7), e para dentro da qual, por outro lado, se projeta a cavilha de dobradiça (5) que é a superior das duas em sentido vertical (x).
14. Unidade de dobradiça, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que a proteção contra soltura (29) apresenta um corpo de cilindro (30) com uma extremidade superior e uma extremidade inferior (31, 32), sendo que a extremidade superior (31) apresenta um assento de encaixe (37) com um cone de encaixe (35) na periferia interna, e a extremidade inferior (32) apresenta uma saliência de pivô (34) com um cone de encaixe inferior (36) na periferia externa.
BR112019002414-0A 2016-09-15 2017-08-03 Unidade de dobradiça para um armário de distribuição BR112019002414B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102016117378.9 2016-09-15
DE102016117378.9A DE102016117378B3 (de) 2016-09-15 2016-09-15 Scharnieranordnung für einen Schaltschrank
PCT/DE2017/100657 WO2018050151A1 (de) 2016-09-15 2017-08-03 Scharnieranordnung für einen schaltschrank

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019002414A2 BR112019002414A2 (pt) 2019-06-04
BR112019002414B1 true BR112019002414B1 (pt) 2023-05-30

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2348450T3 (es) Dispositivo de acoplamiento para un sistema de conduccion de fluidos.
PT2194810E (pt) Guia extensível com um dispositivo de retorno automático
PT1683933E (pt) Manípulo de accionamento
BR102012004773B1 (pt) dispositivo de tolerância para fixar um primeiro componente a um segundo componente, primeiro componente e método de instalação de um dispositivo de fixação
WO2013079066A4 (en) A child safety gate
US9828794B2 (en) Kit for the articulated connection between dividing panels in stables or sheds
BR112013004119B1 (pt) conector de encaixe elétrico
JPH04265386A (ja) ヒンジ枠
KR102242184B1 (ko) 스위치 캐비넷용 힌지 조립체
BR202019005960Y1 (pt) Dispositivo para ajustar a elevação de uma peça
US10619665B2 (en) Fastening element for connecting transmission means to a lever element
BR112017017329B1 (pt) Módulo de conector para conexão de condutos
IT201600124482A1 (it) Cerniera a posizioni di arresto definite perfezionata
BR112019002414B1 (pt) Unidade de dobradiça para um armário de distribuição
PT812777E (pt) Dispositivo de montagem para capsulas articuladas com encaixe para o dedo em tubos recipientes impressos
JP5905396B2 (ja) ロック可能な引出ガイド
ES2961060T3 (es) Sujetador de canal con cuerpo de soporte ahusado
US20180363344A1 (en) Vehicles, latches and latch assemblies with retaining brackets
GB2533684A (en) A shower enclosure frame
BR112020007015A2 (pt) relatório descritivo da patente de invenção para "dispositivo de fechamento para um compartimento elétrico, e compartimento elétrico correspondente
ES2904831T3 (es) Soporte de revestimiento
US11851927B2 (en) Flap fitting for furniture
BRPI0713537A2 (pt) dispositivo de inserção de cartão de dados
JP6545545B2 (ja) 電気機器収納用箱体
KR200210597Y1 (ko) 창문용 잠금장치