BR112018076904B1 - Método e kit de partes para a remoção de cálculo de um dente - Google Patents

Método e kit de partes para a remoção de cálculo de um dente Download PDF

Info

Publication number
BR112018076904B1
BR112018076904B1 BR112018076904-5A BR112018076904A BR112018076904B1 BR 112018076904 B1 BR112018076904 B1 BR 112018076904B1 BR 112018076904 A BR112018076904 A BR 112018076904A BR 112018076904 B1 BR112018076904 B1 BR 112018076904B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
component
calculus
tooth
hydrogen peroxide
catalase
Prior art date
Application number
BR112018076904-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018076904A2 (pt
Inventor
Tao Gong
Petra L. Kohler Riedi
Steven Swanson
Evan Koon Lun Yuuji Hajime
Original Assignee
3M Innovative Properties Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by 3M Innovative Properties Company filed Critical 3M Innovative Properties Company
Publication of BR112018076904A2 publication Critical patent/BR112018076904A2/pt
Publication of BR112018076904B1 publication Critical patent/BR112018076904B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/19Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing inorganic ingredients
    • A61K8/22Peroxides; Oxygen; Ozone
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/64Proteins; Peptides; Derivatives or degradation products thereof
    • A61K8/66Enzymes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q11/00Preparations for care of the teeth, of the oral cavity or of dentures; Dentifrices, e.g. toothpastes; Mouth rinses

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Abstract

trata-se de métodos e kits para remover cálculo de um dente. o método pode incluir a aplicação de um componente a que compreende um peróxido de hidrogênio ou um precursor do mesmo e um componente b que compreende a uma catalase ao dente, gerando assim oxigênio; e remover pelo menos uma parte do cálculo do dente.

Description

Antecedentes
[001] O cálculo dental pode levar a doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite. Os métodos existentes de remoção do cálculo dental dependem de meios mecânicos, como raspagem por profissionais de odontologia treinados. Tais procedimentos de remoção existentes podem ser dolorosos e desconfortáveis para os pacientes. Além disso, os procedimentos de remoção existentes podem colocar uma carga física significativa sobre o higienista, muitas vezes levando a doenças de movimento musculares e repetitivas (por exemplo, síndrome de túnel do carpo). Além disso, uma quantidade significativa de tempo durante o procedimento de profilaxia dental é destinada à remoção de cálculo. Embora vários métodos para a remoção de cálculo sejam revelados no pedido de patente PCT número de série 2015/063335, “Methods and Kits of Removing Calculus”, depositado em 2 de dezembro de 2015, é sempre desejável continuar a criar melhores soluções para remover o cálculo.
Sumário
[002] Alguns aspectos da presente revelação fornecem um método para remover cálculo de um dente. O método pode incluir o fornecimento de um componente A, sendo que o componente A compreende um peróxido de hidrogênio ou um precursor do mesmo; fornecer um componente B, sendo que o componente B compreende uma catalase; aplicar o componente A e o componente B ao dente, gerando assim oxigênio; e remover pelo menos uma parte do cálculo do dente; sendo que o componente A e o componente B são, cada um, independentemente um líquido ou um gel; e sendo que o componente A e o componente B tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[003] Alguns aspectos da presente revelação fornecem um kit de partes para remover o cálculo de um dente. O kit pode incluir um componente A que compreende um peróxido de hidrogênio ou um precursor do mesmo; e um componente B que compreende uma catalase; sendo que o componente A e o componente B são, in-dependentemente, um líquido ou um gel; e sendo que pelo menos um dentre o com-ponente A e o componente B tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25 °.
Breve descrição dos desenhos
[004] A Figura 1 é um diagrama de blocos que ilustra as etapas da presente revelação para remover o cálculo de um dente, de acordo com uma modalidade da presente revelação;
[005] A Figura 2 é um diagrama de blocos que ilustra as etapas da presente descrição para remover o cálculo de um dente de acordo com outra modalidade da presente revelação; e
[006] A Figura 3 é um diagrama de blocos que ilustra as etapas da presente revelação para remover o cálculo de um dente de acordo com ainda outra modalidade da presente revelação.
Descrição detalhada
[007] Antes que quaisquer modalidades da presente revelação sejam explicadas em detalhes, deve-se entender que a invenção não está limitada, em sua aplicação, aos detalhes de uso da construção e da disposição de componentes apresentada na descrição a seguir. A invenção é passível de outras modalidades e pode ser praticada ou executada de várias formas que ficarão evidentes a um versado na técnica com a leitura da presente invenção. Deve-se entender também que a fraseologia e terminologia usadas na presente invenção têm o propósito de descrição, e não devem ser consideradas limitadoras. O uso dos termos “incluindo”, “compreendendo”, ou “tendo” e as variações dos mesmos na presente invenção, pretendem abranger os itens mencionados após os mesmos e os equivalentes dos mesmos, bem como itens adicionais. Deve-se compreender que outras modalidades podem ser utilizadas, e que alterações estruturais ou lógicas podem ser feitas sem desviar- se do escopo da presente invenção.
[008] O cálculo dental (também chamado de tártaro dental) é definido como biofilme dental mineralizado preenchido com cristais de vários fosfatos de cálcio ou placa dental que se calcificou parcial ou completamente. Isso pode ser causado pelo acúmulo contínuo de minerais a partir de fluidos no ambiente bucal sobre placa nos dentes. O cálculo dental é uma condição oral comum que afeta seres humanos e uma variedade de espécies animais, e a presença de cálculo dental pode levar a doenças periodontais. Os métodos existentes de remoção de cálculo dental, que dependem de meios mecânicos como raspagem, são demorados e trabalhosos para profissionais de odontologia, e podem ser uma experiência dolorosa e desagradável para pacientes.
[009] A presente revelação refere-se, de modo geral, à composições e métodos de remoção de cálculo de um dente. De modo geral, o método pode incluir fornecer um componente A que compreende um peróxido de hidrogênio ou um precursor de peró- xido de hidrogênio; fornecer um componente B que compreende uma catalase; aplicar o componente A e o componente B ao dente, gerando assim oxigênio ao dente, gerando assim oxigênio; e remover pelo menos uma parte do cálculo do dente. Em uma modalidade preferencial, o componente A e o componente B são, cada um, independentemente um líquido ou um gel; e pelo menos um dentre o componente A e o componente B tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C. Em particular, surpreendentemente, há uma faixa estreita de viscosidades de gel de catalase e peróxido de hidrogênio que facilita a remoção do cálculo quando ambos os géis são aplicados simultaneamente, conforme discutido em maiores detalhes abaixo e ilustrado pelos exemplos.
[010] Tipicamente, a remoção do cálculo dental é desafiadora devido à adesão geralmente forte do cálculo às superfícies dentais, e à composição inorgânica similar do cálculo e dos tecidos dentários. Entretanto, ao criar bolhas de oxigênio sobre a superfície do cálculo dental sobre o dente, ou dentro dos poros do cálculo no dente, com o método da presente invenção, isso ajuda fisicamente a quebrar o cálculo para facilitar a remoção do dente. O método da presente revelação pode, por exemplo, fornecer uma remoção mais fácil do cálculo dental. Além disso, o método da presente revelação pode reduzir o tempo de remoção do cálculo. Por exemplo, após a aplicação do componente A e do componente B, a remoção do cálculo é mais fácil e mais rápida. Dessa forma, o método da presente revelação pode possibilitar maior eficiência do procedimento, ajudando a reduzir a quantidade de tempo dedicado ao procedimento de profilaxia dental de remoção de cálculo. Isso irá aumentar o conforto do paciente durante o processo de remoção de cálculo, criar oportunidades para mais pacientes, tempo adicional para outros procedimentos e períodos de repouso aumentados para o profissional de odontologia, reduzindo suas doenças musculares e de movimento repetitivo, como síndrome do túnel do carpo).
[011] Em uma modalidade, o componente A pode incluir peróxido de hidrogênio. O peróxido de hidrogênio pode ser gerado por uma enzima geradora de pe- róxido em combinação com o substrato correspondente, por exemplo, glicose oxidase e Superóxido Dismutase (SOD). Por exemplo, a glicose oxidase pode catalisar a oxidação da glicose em peróxido de hidrogênio. Em algumas modalidades, o pe- róxido de hidrogênio pode estar sob a forma de um aduto de peróxido de hidrogênio, como peróxido de carbamida, sais de percarbonato ou ácidos e peróxido de polivi- nilpirrolidona (PVP) e combinações dos mesmos. Os sais ou ácidos de percarbonato adequados podem incluir, mas não se limitam a, ácido percarbônico, percarbonato de sódio, percarbonato de potássio, percarbonato de magnésio, percarbonato de cálcio e percarbonato de zinco.
[012] Em algumas modalidades, o componente A pode incluir um precursor de peróxido de hidrogênio, como sais ou ácidos de perborato, peróxidos de metal, peróxido orgânico, peroxiácidos inorgânicos ou sais e combinações dos mesmos. Os sais ou ácidos de perborato adequados podem incluir, mas não se limitam a, ácido perbórico, per- borato de sódio, perborato de potássio, perborato de magnésio, perborato de cálcio e perborato de zinco. Peróxidos de metal adequados podem incluir, mas não se limitam a, peróxido de cálcio e peróxido de magnésio. Peróxidos orgânicos adequados podem incluir, mas não se limitam a, ácidos peroxicaboxílicos, como ácido peracético ou sais dos mesmos, ácido permalônico ou sais dos mesmos, ácido pertartárico ou sais dos mesmos e ácido percítrico ou sais dos mesmos. Em algumas modalidades, o peróxido orgânico pode ser um sal ou um ácido peracetato. Peroxiácidos ou sais inorgânicos adequados podem incluir, mas não se limitam a, ácido peroximonossulfúrico, ácido peroxifosfórico e um sal de potássio de um peroxiácido sulfúrico.
[013] Em algumas modalidades, o componente A pode incluir pelo menos cerca de 0,003 M de peróxido de hidrogênio. Em algumas dessas modalidades, o componente A pode incluir de cerca de 0,03 M a cerca de 12 M de peróxido de hidrogênio. Em algumas dessas modalidades, o componente A pode incluir de cerca de 0,1 M a cerca de 3 M de peróxido de hidrogênio. Em algumas modalidades, o componente A pode incluir peróxido de hidrogênio em uma quantidade de cerca de 0,01% em peso, cerca de 0,1% em peso, cerca de 5% em peso, cerca de 10% em peso, cerca de 30% em peso, cerca de 35% em peso, ou uma faixa entre e incluindo quaisquer dois desses valores. Em outras modalidades, o componente A pode com-preender um precursor de peróxido de hidrogênio ou aduto de peróxido de hidrogênio capaz de produzir uma concentração similar de peróxido de hidrogênio, por exemplo, pelo menos cerca de 0,003 M de peróxido de hidrogênio. Por exemplo, uma solução de peróxido de carbamida a 15% em peso pode produzir uma solução que inclui peróxido de hidrogênio a cerca de 5% em peso.
[014] Em algumas modalidades, o componente B pode incluir uma peroxidase. Em algumas modalidades, o componente B pode incluir uma catalase. As catalases podem ser encontradas em uma ampla variedade de organismos pro- carióticos e eucarióticos incluindo, mas não se limitando a Agrobacterium tumefaci- ens, Aliivibrio salmonicida, Anopheles gambiae, Aspergillus nidulans e Aspergillus niger. As catalases adequadas que podem ser usadas na presente revelação são bem conhecidas na técnica e podem incluir aquelas descritas na publicação internacional n° WO2012/072777. Por exemplo, as catalases adequadas podem incluir catalase derivada/isolada do fígado bovino, Aspergillus niger e Micrococcus lysodeikti- cus. Em algumas modalidades, a catalase pode ser em uma forma não isolada, como uma parte de ou todo organismo procariótico e eucariótico. Catalases podem catalisar o desproporcionamento de duas moléculas de peróxido de hidrogênio em duas moléculas água e uma molécula de oxigênio.
[015] Em algumas modalidades, o componente B pode incluir mais que cerca de 3 unidades/ml de catalase. Em algumas modalidades, o componente B pode incluir mais que cerca de 17 unidades/ml de catalase. Como usado aqui, uma catalase de unidade irá decompor 1,0 μmol de peróxido de hidrogênio por minuto a pH 7,0 a 25°C, enquanto a concentração de peróxido de hidrogênio cai de 10,3 para 9,2 mM, medida pela taxa de diminuição de A240. Em algumas dessas modalidades, o componente B pode incluir catalase em uma quantidade de cerca de 30 unidades/ml, cerca de 300 unidades/ml, cerca de 3.000 unidades/ml, cerca de 5.500 unidades/ml, cerca de 30.000 unidades/ml, cerca de 300.000 unidades/ml ou uma faixa entre e incluindo quaisquer dois desses valores, por exemplo, de cerca de 30 unidades/ml a cerca de 3.000 unidades/ml. Em algumas modalidades, o componente B pode incluir de cerca de 1.000 unidades/ml a cerca de 20.000 unidades/ml de catalase.
[016] Em algumas modalidades, após o componente B ser aplicado à superfície dental, a concentração de catalase no interior da cavidade bucal aumenta em ao menos cerca de 5 unidades/ml de saliva, cerca de 10 unidades/ml de saliva, cerca de 20 unidades/ml de saliva, cerca de 30 unidades/ml de saliva, cerca de 100 unida- des/ml de saliva, cerca de 300 unidades/ml de saliva, cerca de 3.000 unidades/ml de saliva, cerca de 5.500 unidades/ml de saliva, cerca de 30.000 unidades/ml de saliva, cerca de 30.000 unidades/ml de saliva ou uma faixa entre e incluindo quaisquer dois desses valores, acima da concentração natural de catalase presente no interior da cavidade bucal antes da aplicação do componente B.
[017] Uma modalidade do presente método da invenção é ilustrada na Figura 1. Um componente A que compreende um peróxido de hidrogênio ou um precursor de pe- róxido de hidrogênio, conforme descrito acima, é fornecido. Um componente B que compreende uma catalase, conforme descrito acima, também é fornecido. Então, tanto o componente A quanto o componente B são aplicados simultaneamente a um dente para gerar oxigênio dentro do cálculo do dente, conforme descrito acima. Por exemplo, o componente A ou o componente B pode ser aplicado aproximadamente ao mesmo tempo, em conjunto, ou mesmo aplicado simultaneamente ao dente. Tipicamente, quando o componente A e o componente B são aplicados simultaneamente, um usuário observa as bolhas de oxigênio geradas ao longo da superfície do cálculo (isto é, tais bolhas são observáveis ao olho humano nu).
[018] Após o componente A e o componente B serem aplicados simultaneamente à superfície do cálculo do dente e o oxigênio desejado ser produzido dentro do cálculo para ajudar a quebrar o cálculo, o cálculo é removido do dente por meio de métodos ou processos mecânicos, como por raspagem manual ou ultrassônica ou por pó profilático ou pasta dental. Um exemplo de um raspador de mão dental adequado está disponível comercialmente como cureta universal (isto é, Columbia) junto à OSUNG MND CO., LTD. (Coreia) ou Hu-Friedy (Países Baixos). Um exemplo de um raspador ultrassô- nico dental está disponível comercialmente como raspador ultrassônico SIROSONIC, série C, junto à Sirona Dental (EUA).
[019] Em uma modalidade mais específica, conforme ilustrado na Figura 2, o componente A e o componente B podem formar uma mistura no dente à medida que eles estão sendo aplicados simultaneamente. Por exemplo, o componente A e o componente B podem ser aplicados à superfície dental por uma seringa de cilindro duplo, onde uma abertura de bocal libera o componente A e a outra abertura de bocal libera o componente B para a superfície do dente. As aberturas do bocal poderiam ser dispostas de modo que o componente A e o componente B sejam aplicados na mesma área geral do cálculo, e sejam, então, necessariamente misturados e mesclados para formar uma mistura e produzir a geração de oxigênio desejada dentro do cálculo. Alternativamente, as aberturas do bocal poderiam ser dispostas de modo que pelo menos certas porções do componente A e do componente B se sobreponham e sejam, então, necessariamente misturadas e mescladas para formar uma mistura e produzir a desejada geração de oxigênio dentro do cálculo. Ainda como outra alternativa, se o componente A e o componente B não se sobrepõem, quando aplicados à superfície dental, eles podem ser misturados com o bocal da seringa ou por outros instrumentos como um raspador, para formar a mistura do componente A e do componente B sobre a superfície do dente, e assim produzir a geração de oxigênio desejada no cálculo. Tipicamente, quando o componente A e o componente B são misturados, um usuário observa as bolhas de oxigênio geradas ao longo da superfície do cálculo. Independentemente de como a mistura é exatamente formada sobre a superfície dental, o cálculo é, em seguida, removido do dente por um meio ou processo mecânico, raspagem manual ou ultrassônica, conforme descrito acima.
[020] Em outra modalidade específica, conforme ilustrado na Figura 3, A mistura do componente A e do componente B pode ser formada imediatamente antes da aplicação dessa mistura à superfície do dente para gerar a produção desejada de oxigênio dentro do cálculo no dente. Por exemplo, o componente A e o componente B podem ser aplicados à superfície dental por uma seringa de cilindro duplo que tem um misturador estático. Cada cilindro fornece um componente e o misturador estático mistura o componente A e o componente B logo antes de sair do bocal do misturador estático, que libera a mistura à superfície do dente. Enquanto o componente A e o componente B são misturados dentro do misturador estático, ele pode começar a produzir a geração de oxigênio desejada e é, então, posteriormente aplicado ao cálculo no dente. Tipicamente, quando a mistura do componente A e do componente B é aplicada ao cálculo, um usuário observa as bolhas de oxigênio geradas ao longo da superfície do cálculo. Um exemplo de uma seringa de misturador estático de cilindro duplo adequado é revelado no pedido de patente publicado PCT 2015/073246, intitulado A Cartridge, A Piston and A Syringe Comprising the Cartridge and the Piston, que está aqui incorporado por referência. Outra seringa de misturador estático de cilindro duplo adequada está disponível comercialmente junto à Sulzer Mixpac (EUA).
[021] Em uma modalidade, A mistura do componente A e do componente B é aplicada simultaneamente durante ao menos 5 a 10 segundos em um dente individual antes que o cálculo seja removido por métodos mecânicos. Em outra modalidade, a mistura do componente A e do componente B é aplicada simultaneamente ao dente por um período de tempo menor que cerca de 1 hora antes da etapa de remoção. Em ainda outra modalidade, a etapa de remoção ocorre dentro de 24 horas após a etapa de aplicação. Em ainda outra modalidade, a etapa de aplicação e a etapa de remoção são todas concluídas em menos de 24 horas. Em outra modalidade, a etapa de aplicação e a etapa de remoção são concluídas em menos de 1 hora, idealmente menos que 20 a 35 minutos para que esse processo seja concluído para o paciente odontológico típico. Entretanto, o período de tempo para concluir o método da presente invenção pode e irá variar com base em qualquer número de fatores, incluindo, mas não se limitando a, quantidade, área, tenacidade, profundidade de cálculo nos dentes do paciente, e o número total e local (por exemplo, posterior versus anterior) dos dentes sendo tratados. Espera-se que o método seja realizado por um profissional de odontologia, como higienista dental ou dentista, e o método seja personalizado para o paciente individual. Por exemplo, o componente A e o componente B podem ser aplicados simultaneamente ao dente individual do paciente que tem cálculo e depois o cálculo ser removido desse dente específico. Como outro exemplo, o componente A e o componente B podem ser misturados em um misturador estático e, então, aplicados a toda A arcada dos dentes do paciente.
[022] Em algumas modalidades, o componente A ou o componente B é aplicado simultaneamente durante um período menor que cerca de 1 hora, menor que cerca de 30 minutos, menor que cerca de 10 minutos, menor que cerca de 5 minutos, menor que cerca de 2 minutos ou menor que cerca de 1 minuto. Em algumas dessas modalidades, o componente A ou o componente B é simultaneamente aplicado durante cerca de 10 minutos, cerca de 5 minutos, cerca de 2 minutos, cerca de 1 minuto, cerca de 30 segundos, cerca de 15 segundos ou uma faixa entre e incluindo quaisquer dois desses valores. Em algumas modalidades, tanto o componente A quanto o componente B são, cada um, aplicados simultaneamente por um período menor que cerca de 1 hora, menor que cerca de 30 minutos, menor que cerca de 10 minutos, menor que cerca de 5 minutos, menor que cerca de 2 minutos, ou menor que cerca de 1 minuto.
[023] Independentemente de qual modalidade dos métodos ilustrados nas Figuras de 1 a 3 e discutidos acima seja usada, se o componente A inclui um aduto de peróxido de hidrogênio, o peróxido de hidrogênio se dissocia do aduto no ambiente dentro da cavidade bucal para produzir peróxido de hidrogênio. Em algumas modalidades, o peróxido de hidrogênio na presença de peroxidase, por exemplo, catalase pode causar a liberação de oxigênio, assim soltando os cálculos do dente. O oxigênio gerado pode, por exemplo, enfraquecer a adesão entre o cálculo e a superfície dental de modo que o cálculo possa ser removido facilmente após tempos de exposição relativamente curtos à mistura do componente A e do componente B. Em algumas modalidades, o oxigênio gerado pode amolecer e/ou soltar o cálculo de modo que a remoção do cálculo, por exemplo, por raspagem manual seja muito mais fácil. Por exemplo, o cálculo pode ser removido em um tempo mais curto ou com uma força menor. A concentração de catalase tipicamente presente na saliva humana ou cavidade bucal não é suficiente para fornecer esses efeitos.
[024] Depois que o componente A e o componente B são aplicados simultaneamente, ao menos uma parte do cálculo pode ser removida do dente por quaisquer meios mecânicos adequados, por exemplo, raspagem (como o uso de um raspador dental), escovação, esfregamento, limpeza, ultrassom, polimento a ar ou água em jato. Em algumas modalidades, a parte do cálculo pode ser removida por meios mecânicos além da escovação dos dentes, por exemplo, por um raspador dental. Em algumas modalidades, a etapa de remoção ocorre dentro de 1 dia, 12 horas, 6 horas, 3 horas, 1 hora, 30 minutos, 10 minutos, 5 minutos, 2 minutos, 1 minuto, 30 segundos, 15 segundos após as etapas de aplicação. Em algumas modalidades, a etapa de remoção dura por um período menor que cerca de 10 minutos, menor que cerca de 5 minutos, menor que cerca de 2 minutos, ou menor que cerca de 1 minuto. Em outras modalidades, a etapa de remoção dura cerca de 10 minutos, cerca de 5 minutos, cerca de 2 minutos, cerca de 1 minuto, cerca de 30 segundos, ou uma faixa entre e incluindo quaisquer dois desses valores. Dessa forma, o método da presente revelação pode, por exemplo, fornecer uma remoção mais fácil e/ou mais rápida do cálculo. Em algumas modalidades, as etapas de aplicação e a etapa de remoção são todas concluídas em menos que cerca de 1 dia, cerca de 12 horas, cerca de 6 horas, cerca de 3 horas, cerca de 1 hora, cerca de 30 minutos, cerca de 10 minutos, cerca de 5 minutos, cerca de 2 minutos, ou cerca de 1 minuto. Tipicamente, o método da presente invenção é concluído durante uma única visita odontológica.
[025] O componente A ou o componente B pode estar (independentemente) sob qualquer forma líquida ou em gel, adequada para aplicação de cavidade oral, como sob a forma de soluções aquosas (por exemplo, um colutório), uma pasta ou um gel. Por exemplo, o componente A e o componente B podem ser aplicados simultaneamente como colutórios. Em algumas modalidades, o componente A pode ser simultaneamente aplicado como um gel e o componente B pode ser aplicado como um colutório. Em outras modalidades, o componente A e o componente B podem ser simultaneamente aplicados como géis.
[026] Conforme mencionado acima, de preferência pelo menos o componente A ou o componente B tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalha- mento de 1/s a 25°C. Em uma modalidade alternativa, o componente A e o componente B, cada um, tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C. Em outras modalidades, o componente A e o componente B, cada um, tem uma viscosidade menor que 16 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C. Em outras modalidades, pelo menos um dentre o componente A e o componente B tem uma viscosidade maior que 2 Pa.s uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C. Em algumas modalidades, o componente A e o componente B, cada um, tem uma viscosidade maior que 2 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C. Em algumas modalidades, as viscosidades dos componentes A e B são similares, por exemplo, as viscosidades podem diferir em menos que 5, 4, 3 ou 2 Pa.s. Isso pode ser desejável quando os componentes A e B são fornecidos como uma mistura com o uso de um misturador estático para assegurar a ausência eficaz dos componentes.
[027] Em algumas modalidades, os métodos da presente revelação incluem tempos de exposição relativamente curtos da combinação do componente A e do componente B, de modo que nenhum branqueamento visível ou branqueamento dos dentes seja observado a olho nu quando o método for concluído, por exemplo, em uma única instância e, em alguns casos, em múltiplas instâncias.
[028] Em algumas modalidades, aditivos podem ser aplicados à superfície dental. Em algumas dessas modalidades, os aditivos podem ser aplicados com o componente A e/ou o componente B. Os aditivos usados no método podem incluir, mas não se limitam a, antissépticos e conservantes, antibióticos, materiais flavori- zantes, tensoativos, abrasivos, espessantes e aglutinantes, propelentes, veículos, agentes de controle de tártaro, sequestrantes de cálcio, sais de fluoreto e corantes.
[029] Antissépticos e conservantes adequados podem incluir, mas não se limitam a, clorexidina e seus sais, poli-hexametileno biguanida, octenidina, sais de amônio quaternário e polímeros dos mesmos, ácidos orgânicos, agentes quelantes, por exemplo, um agente quelante de cálcio por exemplo, ácido etilenodiaminotetracético (EDTA)), óleos essenciais e parabenos. Exemplos de antissépticos e conservantes podem incluir aqueles descritos na patente US n° 8.647.608. Alguns exemplos não limitadores de antibióticos podem incluir penicilina, tetraciclina, minociclina e similares. Exemplos de antibióticos podem também incluir aqueles descritos na patente US n° 6.685.921. Exemplos de materiais flavorizantes podem incluir adoçantes artificiais, óleos vegetais e flavorizantes sintéticos. Exemplos de abrasivos podem incluir partículas de sílica, partículas inorgânicas sintéticas, sintéticos ou derivados de plantas e partículas orgânicas. Os tensoativos adequados podem incluir aqueles descritos na publicação US n° 2006/0051385. Exemplos de tais tensoativos incluem tensoativos catiôni- cos, tensoativos zwiteriônicos, tensoativos não iônicos e tensoativos aniônicos.
[030] Exemplos de espessantes podem incluir glicerol, sílica, polissacarídeos (incluindo polímeros e derivados à base de celulose), gomas vegetais (por exemplo, goma guar e goma de xantana), materiais derivados de petróleo como petrolato, polietileno glicóis, polivinil pirrolidona e copolímeros dos mesmos, ácidos poliáticos, álcoois de ácido graxo de cadeia longa, polímeros de acrilato e gelatina de ácidos poliacrílicos ou combinações dos mesmos. Um exemplo de um ácido poliacrílico adequado é um ácido poliacrílico reticulado comercialmente disponível sob a designação comercial CARBOPOL (por exemplo, Carbopol 971) junto à Lubrizol Corporations, situada em Wickliffe, OH, EUA). Os espessantes podem incluir um ou mais agentes espessantes ou gelificantes sintéticos ou naturais ou inorgânicos. Qualquer espessante oralmente aceitável pode ser utilizado. Os espessantes ou agentes ge- lificantes adequados incluem sílica amorfa (por exemplo, conforme disponível junto à Huber Corporation sob a designação comercial de ZEODENT 165), sílica piroli- sada, sílica precipitada, sílica coloidal, gomas e coloides naturais e sintéticos, po- loxâmeros, carbômeros, também conhecidos como polímeros de carboxivinila, car- ragenina, musgo irlandês, iota-carragenina, polímeros celulósicos como hidroxietil- celulose, carboximetilcelulose (carmelose, goma de celulose) bem como sais dessas substâncias, por exemplo, carmelose de sódio, gomas naturais como goma de ca- raia, goma de xantana, goma arábica, goma tragacanto, polivinilpirrolidona, ágar, silicato de magnésio e alumínio coloidal, e combinações dos mesmos. O espessante ou agente gelificante pode ser independentemente dissolvido, disperso, suspenso ou emulsionado no componente A, componente B, ou em ambos. Em algumas modalidades, o espessante ou agente gelificante pode ser dissolvido, disperso, suspenso ou emulsionado no veículo.
[031] Os veículos adequados podem incluir aqueles descritos na patente US n° 8.647.608. Os veículos podem incluir quaisquer álcoois adequados ao uso na cavidade bucal de um indivíduo, incluindo etanol, e isopropanol e glicerol.
[032] Em várias modalidades, pelo menos um dentre o componente A e o componente B inclui um veículo. O veículo, se estiver presente, pode incluir um líquido, um gel ou ambos. Em algumas modalidades, o veículo pode ser um líquido próximo à temperatura ambiente. Em algumas modalidades, o veículo pode ser um líquido a cerca da temperatura da cavidade bucal de um ser humano, isto é, a cerca de 37°C. Deve-se compreender que uma pluralidade de veículos pode ser usada. Exemplos de veículos líquidos incluem, mas não se limitam à água, glicerina, propi- lenoglicol, polialquileno glicois (por exemplo, polietileno glicol, polipropileno glicol, etc.), poliglicerol e combinações dos mesmos.
[033] Exemplos adicionais de veículos adequados incluem aqueles descritos nas patentes US n°s 6.669.929 (Boyd et al.), 6.379.654 (Gebreselassie et al.) e 4.894.220 (Nabi et al.), cada uma das quais está aqui incorporada, a título de referência, em sua totalidade.
[034] Corantes adequados incluem aqueles descritos na patente US n° 8.647.608. Exemplos de antibióticos podem também incluir aqueles descritos na patente US n° 6.685.921. Os agentes antitártaro conhecidos para uso em produtos para cuidados dentais podem incluir, mas não se limitam a, fosfato. Os fosfatos podem incluir pirofosfatos, polifosfatos, polifosfonatos e misturas dos mesmos. Os sais de pirofosfato podem incluir sais de pirofosfato de metal dialcalino, sais de pirofosfato de metal tetra-alcalino e misturas dos mesmos. Exemplos de sais de fluoreto podem incluir aqueles descritos na patente US n° 6.685.921, patente US n° 3.535.421 e patente US n° 3.678.154.
[035] Os kits de remoção de cálculo de um dente da presente revelação podem incluir um componente A que compreende um peróxido de hidrogênio ou um precursor do mesmo e um componente B que compreende uma catalase. O componente A do kit é aplicado ao dente antes ou depois de o componente B do kit ser aplicado ao dente.
[036] As modalidades a seguir destinam-se a ser ilustrativas da presente divulgação e não limitantes.
Modalidades
[037] A Modalidade 1 é um método de remoção de cálculo de um dente que compreende: fornecer um componente A, sendo que o componente A compreende um pe- róxido de hidrogênio ou um precursor do mesmo; fornecer um componente B, sendo que o componente B compreende uma catalase; aplicar o componente A e o componente B ao dente, gerando assim oxigênio; e remover ao menos uma parte do cálculo do dente; sendo que o componente A e o componente B são, cada um, independentemente um líquido ou um gel; e sendo que pelo menos um dentre o componente A e o componente B tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[038] A modalidade 2 é o método da modalidade 1, sendo que na etapa de aplicação, o componente A e o componente B são aplicados simultaneamente ao dente.
[039] A modalidade 3 é o método das modalidades 1 e 2, sendo que na etapa de aplicação, o componente A e o componente B formam uma mistura no dente.
[040] A modalidade 4 é o método das modalidades 1 e 2, sendo que antes da etapa de aplicação, o componente A e o componente B são misturados para formar uma mistura, e sendo que na etapa de aplicação, a mistura é aplicada ao dente.
[041] A modalidade 5 é o método das modalidades de 1 a 4, sendo que na etapa de aplicação, a mistura do componente A e do componente B é aplicada ao dente por um período de tempo menor que cerca de 1 hora antes da etapa de remoção.
[042] A modalidade 6 é o método das modalidades de 1 a 5, sendo que na etapa de aplicação, o componente A e o componente B são aplicados ao dente por um período de tempo menor que 1 hora antes da etapa de remoção.
[043] A modalidade 7 é o método das modalidades de 1 a 6, sendo que a etapa de remoção ocorre dentro de 24 horas após a etapa de aplicação.
[044] A modalidade 8 é o método das modalidades de 1 a 7, sendo que a etapa de aplicação e a etapa de remoção são todas concluídas em menos de 24 horas.
[045] A modalidade 9 é o método das modalidades de 1 a 8, sendo que a etapa de aplicação e a etapa de remoção são concluídas em menos de 1 hora.
[046] A modalidade 10 é o método das modalidades de 1 a 9, sendo que o componente A compreende pelo menos cerca de 0,003 M de peróxido de hidrogênio.
[047] A modalidade 11 é o método das modalidades de 1 a 10, sendo que o componente A compreende de cerca de 0,03 M a cerca de 12 M de peróxido de hidrogênio.
[048] A modalidade 12 é o método das modalidades de 1 a 11, sendo que o componente A compreende de cerca de 0,1 M a cerca de 3 M de peróxido de hidrogênio.
[049] A modalidade 13 é o método das modalidades de 1 a 12, sendo que o componente B compreende mais que cerca de 3 unidades/ml de catalase.
[050] A modalidade 14 é o método das modalidades de 1 a 13, sendo que o componente B compreende de cerca de 30 unidades/ml a cerca de 300.000 unida- des/ml de catalase.
[051] A modalidade 15 é o método das modalidades de 1 a 14, sendo que o componente B compreende de cerca de 1.000 unidades/ml a cerca de 20.000 unida- des/ml de catalase.
[052] A modalidade 16 é o método das modalidades de 1 a 15, sendo que o componente A e o componente B, cada um, tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[053] A modalidade 17 é o método das modalidades de 1 a 16, sendo que o componente A e o componente B, cada um, tem uma viscosidade menor que 16 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[054] A modalidade 18 é o método das modalidades de 1 a 17, sendo que o componente A e o componente B tem uma viscosidade maior que 2 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[055] A modalidade 19 é o método das modalidades de 1 a 18, sendo que o componente A e o componente B, cada um, tem uma viscosidade maior que 2 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[056] A modalidade 20 é o método das modalidades de 1 a 19, sendo que o peróxido de hidrogênio é um aduto de peróxido de hidrogênio.
[057] A modalidade 21 é o método das modalidades de 1 a 20, sendo que o aduto de peróxido de hidrogênio é selecionado do grupo que consiste em peróxido de carbamida, sais ou ácidos de percarbonato, peróxido de polivinilpirrolidona (PVP) e combinações dos mesmos.
[058] A modalidade 22 é o método das modalidades de 1 a 21, sendo que o precursor de peróxido de hidrogênio é selecionado do grupo que consiste em sais ou ácidos de perborato, peróxidos de metal, peróxido orgânico, peroxiácidos inorgânicos ou sais e combinações dos mesmos.
[059] A modalidade 23 é o método das modalidades de 1 a 22, sendo que o precursor é um peróxido orgânico, e sendo que o peróxido orgânico é um sal ou ácido peracetato.
[060] A modalidade 24 é o método das modalidades de 1 a 23, sendo que o peróxido de hidrogênio é gerado por uma enzima geradora de peróxido.
[061] A modalidade 25 é o método das modalidades de 1 a 24, sendo que pelo menos um dentre o componente A e o componente B compreende um veículo.
[062] A modalidade 26 é o método da modalidade 25, sendo que o veículo com-preende água, glicerol, um polietileno glicol, um poliglicerol ou combinações dos mesmos.
[063] A modalidade 27 é o método das modalidades de 1 a 26, sendo que pelo menos um dentre o componente A e o componente B compreende um espessante.
[064] A modalidade 28 é o método da modalidade 27, sendo que o espessante é ácido poliacrílico, gelatina, um polissacarídeo, sílica ou combinações dos mesmos.
[065] A modalidade 29 é o método das modalidades de 1 a 27, sendo que a etapa de remoção compreende remoção por meios mecânicos.
[066] A modalidade 30 é o método das modalidades de 1 a 29, sendo que a etapa de remoção compreende adicionalmente a remoção por meios mecânicos além da escovação dos dentes.
[067] A modalidade 31 é o método das modalidades de 1 a 30, sendo que a etapa de remoção compreende remover ao menos uma parte do cálculo do dente com um raspador dental.
[068] A modalidade 32 é o método das modalidades de 1 a 31, sendo que nenhum branqueamento dos dentes é observável ao olho humano nu, após a etapa de aplicação ou remoção da etapa.
[069] A modalidade 33 é um kit de partes para remover o cálculo de um dente que compreende: um componente A que compreende um peróxido de hidrogênio ou um precursor do mesmo; e um componente B, que compreende uma catalase; sendo que o componente A e o componente B são, cada um, independentemente um líquido ou um gel; e sendo que pelo menos um dentre o componente A e o componente B tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
Exemplos
[070] Os exemplos a seguir são fornecidos para ilustrar, mas não para limitar, o escopo da presente invenção. Como usado aqui, todas as partes e porcentagens são expressas em peso, a menos que especificado o contrário. Todos os materiais comerciais foram utilizados conforme obtidos a partir do fornecedor. A menos que especificado em contrário, os materiais podem ser obtidos junto à Sigma-Aldrich Corp. (St. Louis, MO, EUA).
Materiais & Métodos
[071] A enzima catalase Aspergillus niger com uma atividade de 967.500 unidades (U) por grama (g) foi obtida junto à American Laboratories (Omaha, NE, EUA). Uma unidade desta enzima decompõe 1,0 μmol de peróxido de hidrogênio (H2O2) por minuto a pH 7,0 a 25°C. Como usado aqui, uma catalase de unidade irá decompor 1,0 μmol de peróxido de hidrogênio por minuto a pH 7,0 a 25°C, enquanto a concentração de peróxido de hidrogênio cai de 10,3 para 9,2 mM, medida pela taxa de diminuição de A240. Carbopol 971P NF, um polímero de ácido poliacrílico reticulado, foi obtido junto à Lubrizol Corporation (Wickliffe, OH, EUA). H2O2 foi obtido sob a forma de uma solução aquosa a 30%, em peso, junto à Avantor Performance Materials (Center Valley, PA, EUA). Soluções diluídas de peróxido de hidrogênio aquoso foram preparadas com o uso de água desionizada. A molaridade das soluções aquosas de peróxido de hidrogênio à temperatura ambiente (~23°C) foi calculada a partir da porcentagem em peso e densidade aproximada das soluções (densidades foram calculados a 25°C usando-se a equação (3) em Easton, M.F., Mitchell, A.G., Wynne-Jones, W.F.K., “The Behaviour of Mixtures of Hydrogen Peroxide and Water. Part I. Determination of the Densities of Mixtures of Hydrogen Peroxide and Water”, Trans. Faraday Soc., 48, 796 (1952)).
Preparação de formulações de teste (peróxido de hidrogênio e componentes de catalase)
[072] Peróxido de hidrogênio contendo géis com viscosidades variadas, cada um tendo 3,0% em peso (aproximadamente 0,88%) de peróxido de hidrogênio, foi preparado diluindo-se peróxido de hidrogênio aquoso concentrado (30% em peso) com água desionizada, adicionando-se Carbopol 971moído NF (Lubrizol Corporation, Wickliffe, OH, EUA) para chegar a um gel contendo peróxido com a quantidade desejada de Carbopol Carbopol 971P NF (isto é, géis contendo 3% em peso de peróxido de hidrogênio e 0,5% em peso, 1,0% em peso ou 2,0% em peso de Carbopol 971P NF) e, então, ajustar o pH para 7,4 adicionando-se um pequeno volume de 40% em peso de hidróxido de potássio aquoso. Uma solução de baixa viscosidade contendo 3% em peso de peróxido de hidrogênio foi preparada pela diluição de 30% em peso de peróxido de hidrogênio com água desionizada.
[073] Os géis contendo catalase A. Niger, com viscosidades variadas, cada um, tendo 5.000 U de catalase por grama de gel (aproximadamente 5,500 U de catalase por ml de gel), foram preparados da seguinte forma. A catalase foi dissolvida em solução salina tamponada com fosfato, e glicerol suficiente foi adicionado de modo que o gel eventual incluísse 35% em peso de glicerol. Carbopol 971P NF suficiente foi adicionado para chegar a um gel contendo catalase com a quantidade desejada de Carbopol 971P NF (isto é, géis contendo 35% em peso de glicerol e 5.000 U de catalase por grama de gel, e 0,5% em peso, 1,0% em peso, ou 2,0% em peso de Carbopol 971P NF). O pH foi ajustado para 7,4 adicionando-se um pequeno volume de 40% em peso de hidróxido de potássio aquoso. Uma solução de baixa viscosidade contendo 3.000 U de catalase A. niger por grama de solução (aproximadamente 3.300 U por ml de solução) foi preparada dissolvendo-se a quantidade adequada de catalase em solução salina tamponada com fosfato.
Medições de viscosidade
[074] As viscosidades foram medidas com o uso de uma placa plana de aço inoxidável de 20 mm em um reômetro ARG2 (TA Instruments, New Castle, DE) a uma taxa de cisalhamento de cerca de 1/s com o uso de um vão de 1 mm a 25°C. Medições de viscosidade para os componentes são relatadas em Pa.s.
Avaliação de formulações de teste em geral
[075] Os dentes humanos extraídos contendo múltiplas regiões com depósitos de cálculo (disponíveis junto a vários fornecedores como enretec GmbH, Velten, Alemanha) foram obtidos e armazenados em 0,5 a 1,0% em peso de solução aquosa de clora- mina T antes do uso. Para preparar os dentes extraídos para o teste de remoção de cálculos, os dentes foram enxaguados com água desionizada. A raspagem manual dos depósitos de cálculo, conforme descrito nos exemplos a seguir, foi realizada com o uso de uma cureta universal (isto é, Columbia) disponível comercialmente junto à OSUNG MND CO., LTD. (Coreia) ou Hu-Friedy (Países Baixos).
[076] As regiões cobertas com cálculo em dentes humanos extraídos foram tratadas com água (controle) ou formulações de teste. A eficácia do tratamento foi determinada comparando-se a facilidade de remoção dos cálculos por raspagem manual de metade de cada região coberta de cálculo após a aplicação de água sobre o cálculo versus a facilidade de raspagem manual após a aplicação da formulação na segunda metade de cada região coberta de cálculo no mesmo dente. A formulação foi classificada como eficaz (+) se a formulação aprimorou a facilidade de remoção do cálculo com um raspador manual. A formulação foi marcada como não eficaz (-) se não houve nenhuma observação de facilidade de remoção de cálculo aprimorada.
Exemplo 1 (EX-1)
[077] Componente A: Gel contendo peróxido de hidrogênio com 3% em peso de peróxido de hidrogênio e 0,5% em peso de Carbopol 971P NF, pH ajustado a 7,4, com uma viscosidade de 2,05 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[078] Componente B: Um gel contendo catalase com 5.000 U de catalase A. Níger por grama de gel (5.500 U/ml de gel), 35% em peso de glicerol e 0,5% em peso de Carbopol 971P NF, pH ajustado a 7,4, com uma viscosidade de 3,14 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[079] Três dentes separados foram raspados manualmente após a aplicação de água ou da formulação de tratamento para regiões cobertas de cálculo em cada dente. A eficácia do tratamento foi determinada comparando-se a facilidade de remoção dos cálculos por raspagem manual de metade de cada região coberta de cálculo após a aplicação de água sobre o cálculo versus a facilidade de raspagem manual após a aplicação da formulação de tratamento na segunda metade de cada região coberta de cálculo no mesmo dente. O componente A e o componente B foram carregados em uma seringa de cilindro duplo (razão de volume 1:1) equipada com uma ponta misturadora estática. Os componentes foram aplicados à superfície dental coberta de cálculo como uma mistura em uma quantidade suficiente para cobrir o depósito de cálculo, mediante a extrusão dos componentes através do misturador estático com o uso de pressão manual no êmbolo da seringa de cilindro duplo. Após a aplicação da mistura, o operador esperou de 5 a 20 segundos e, então, começou a raspagem. Em dois dos três dentes, foi observado um aprimoramento na facilidade de remoção do cálculo pelo operador.
Exemplo 2 (EX-2)
[080] Componente A: Gel contendo peróxido de hidrogênio com 3% em peso de peróxido de hidrogênio e 0,1% em peso de Carbopol 971P NF, pH ajustado a 7,4, com uma viscosidade de 11,53 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[081] Componente B: Um gel contendo catalase com 5.000 U de catalase A. Níger por grama de gel (5.500 U/ml de gel), 35% em peso de glicerol e 0,1% em peso de Carbopol 971P NF, pH ajustado a 7,4, com uma viscosidade de 15,24 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[082] Três dentes separados foram raspados manualmente após a aplicação de água ou da formulação de tratamento para regiões cobertas de cálculo em cada dente. A eficácia do tratamento foi determinada comparando-se a facilidade de remoção dos cálculos por raspagem manual de metade de cada região coberta de cálculo após a aplicação de água sobre o cálculo versus a facilidade de raspagem manual após a aplicação da formulação de tratamento na segunda metade de cada região coberta de cálculo no mesmo dente. O componente A e o componente B foram carregados em uma seringa de cilindro duplo (razão de volume 1:1) equipada com uma ponta misturadora estática. Os componentes foram aplicados à superfície dental coberta de cálculo como uma mistura em uma quantidade suficiente para cobrir o depósito de cálculo, mediante a extrusão dos componentes através do misturador estático com o uso de pressão manual no êmbolo da seringa de cilindro duplo. Após a aplicação da mistura, o operador esperou de 5 a 20 segundos e, então, começou a raspagem. Em dois dos três dentes, foi observado um aprimoramento na facilidade de remoção do cálculo pelo operador.
Exemplo 3 (EX-3)
[083] Componente A: 3% em peso de solução de peróxido de hidrogênio com uma viscosidade similar à água, (aproximadamente 0,001 Pa.s).
[084] Componente B: Solução salina tamponada com fosfato contendo catalase com 3.000 U de catalase A. Niger por grama de solução (3.300 U/ml de solução), com uma viscosidade similar à da água.
[085] Quatro regiões cobertas de cálculo separadas em um total de três dentes separados (isto é, um dos três dentes continham duas regiões cobertas de cálculo no mesmo dente) foram raspadas manualmente após a aplicação de água ou da formulação de tratamento para regiões cobertas de cálculo em cada dente. A eficácia do tratamento foi determinada comparando-se a facilidade de remoção dos cálculos por raspagem manual de metade de cada região coberta de cálculo após a aplicação de água sobre o cálculo versus a facilidade de raspagem manual após a aplicação da formulação de tratamento na segunda metade de cada região coberta de cálculo no mesmo dente. O componente A e o componente B foram carregados em uma seringa de cilindro duplo (razão de volume 1:1) equipada com uma ponta misturadora estática. Os componentes foram aplicados à superfície dental coberta de cálculo como uma mistura em uma quantidade suficiente para cobrir o depósito de cálculo, mediante a extrusão dos componentes através do misturador estático com o uso de pressão manual no êmbolo da seringa de cilindro duplo. Após a aplicação da mistura, o operador esperou de 5 a 20 segundos e, então, começou a raspagem. Em duas das quatro regiões cobertas de cálculo no total de três dentes, foi observado um aprimoramento na facilidade de remoção do cálculo pelo operador.
Exemplo comparativo 1 (CE-1)
[086] Componente A: Gel contendo peróxido de hidrogênio com 3% em peso de peróxido de hidrogênio e 0,5% em peso de Carbopol 971P NF, pH ajustado a 7,4, com uma viscosidade de 2,05 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[087] Componente B: Pó de catalase A. niger seco.
[088] Três dentes separados foram raspados manualmente após a aplicação de água ou da formulação de tratamento para regiões cobertas de cálculo em cada dente. A eficácia do tratamento foi determinada comparando-se a facilidade de remoção do cálculo por raspagem manual após a aplicação de água na primeira região de cálculo versus facilidade de remoção do cálculo após a aplicação da formulação de tratamento na segunda região de cálculo no mesmo dente. De 1 a 2 mg de pó de catalase seco (componente B) foram aplicados à ponta de um chumaço de algodão e, então, o chumaço foi coberto no componente A ao rolar a ponta do chumaço carregado com catalase no componente A em um pedaço de papel de pesagem. Após 20 a 30 segundos, o chumaço foi usado para aplicar a mistura sobre o cálculo, em uma quantidade suficiente para cobrir o depósito de cálculo. Após a aplicação da mistura, o operador esperou de 5 a 20 segundos e, então, começou a raspagem. Em três dos três dentes, nenhum aprimoramento na facilidade de remoção do cálculo pelo operador foi observado.
Exemplo comparativo 2 (CE-2)
[089] Componente A: Gel contendo peróxido de hidrogênio com 3% em peso de peróxido de hidrogênio e 2,0% em peso de Carbopol 971P NF, pH ajustado a 7,4, com uma viscosidade de 26,22 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[090] Componente B: Um gel contendo catalase com 5.000 U de catalase A. Níger por grama de gel (5.500 U/ml de gel), 35% em peso de glicerol e 2,0% em peso de Carbopol 971P NF, pH ajustado a 7,4, com uma viscosidade de 39,53 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[091] Seis regiões cobertas de cálculo separadas em um total de três dentes separados foram raspadas manualmente após a aplicação de água ou da formulação de tratamento às regiões cobertas de cálculo em cada dente. A eficácia do tratamento foi determinada comparando-se a facilidade de remoção dos cálculos por raspagem manual de metade de cada região coberta de cálculo após a aplicação de água sobre o cálculo versus a aplicação da formulação de tratamento na segunda metade de cada região coberta de cálculo no mesmo dente. O componente A e o componente B foram carregados em uma seringa de cilindro duplo (razão de volume 1:1) equipada com uma ponta misturadora estática. Os componentes foram aplicados à superfície dental coberta de cálculo como uma mistura em uma quantidade suficiente para cobrir o depósito de cálculo, mediante a extrusão dos componentes através do misturador estático com o uso de pressão manual no êmbolo da seringa de cilindro duplo. Após a aplicação dos géis, o operador esperou de 5 a 20 segundos e então começou a raspagem. Em seis das seis regiões cobertas de cálculo em três dentes, nenhuma melhoria na facilidade de remoção do cálculo pelo operador foi observada.
[092] Conforme mostrado na Tabela 1, os líquidos e géis com viscosidades abaixo de 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C facilitaram a remoção do cálculo dental por raspagem manual quando liberados aplicados simultaneamente sobre as superfícies dentais. Tabela 1
Figure img0001
Figure img0002
Exemplo 4 (EX-4)
[093] Componente A: Gel contendo peróxido de hidrogênio com 3% em peso de peróxido de hidrogênio e 0,5% em peso de Carbopol 971P NF, pH ajustado a 7,4, com uma viscosidade de 2,05 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[094] Componente B: Um gel contendo catalase com 5.000 U de catalase A. Níger por grama de gel (5.500 U/ml de gel), 35% em peso de glicerol e 0,5% em peso de Carbopol 971P NF, pH ajustado a 7,4, com uma viscosidade de 3,14 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
[095] O Experimento 1 é repetido, exceto pelo fato de que o componente A e o componente B são aplicados simultaneamente, mas separadamente e sem mistura, a uma região coberta de cálculo de um único dente. A aplicação do componente A e do componente B à região coberta de cálculo pode ser realizada pelo carregamento dos componentes em uma seringa de cilindro duplo (razão de volume 1:1) equipada com uma ponta que inclui um septo que evita que os componentes se misturem na ponta da seringa. Após a aplicação, o componente A e o componente B (sob a forma de gotículas de gel vizinhas na região coberta de cálculo do dente) são misturados durante vários segundos na região coberta de cálculo, com o uso da ponta da seringa. Após a mistura, o operador esperou de 5 a 20 segundos e, então, começou a raspa- gem. Espera-se uma melhoria na facilidade de remoção do cálculo pelo operador (em comparação com o uso de água).
[096] Várias modificações e alterações no contexto desta invenção irão se tornar evidentes para os versados na técnica sem que se desvie do caráter e do escopo desta invenção. Deve-se compreender que esta invenção não tem como intenção ser indevidamente limitada pelas modalidades ilustrativas e exemplos aqui apresentados e que tais exemplos e modalidades são apresentadas também a título de exemplo apenas com o escopo da invenção tencionada a ser limitada apenas pelas reivindicações aqui apresentadas.
[097] As revelações completas das patentes, dos documentos de patente e das publicações aqui citados estão incorporados a título de referência, em sua totalidade, como se cada qual estivesse individualmente incorporado. Por exemplo, outros vários métodos para a remoção do cálculo são revelados no pedido de patente PCT número de série PCT/US2015/063335, “Methods and Kits of Removing Calculus”, depositado em 2 de Dezembro de 2015, que está aqui incorporado por referência.

Claims (15)

1. Método de remoção de cálculo de um dente CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: fornecer um componente A, em que o componente A compreende um peró- xido de hidrogênio ou um precursor do mesmo; fornecer um componente B, em que o componente B compreende uma catalase; aplicar o componente A e o componente B ao dente, gerando assim oxigênio; e remover ao menos uma parte do cálculo do dente; em que o componente A e o componente B são, cada um, independentemente um líquido ou um gel; e em que pelo menos um do componente A e o componente B tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25 °C.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que na etapa de aplicar, o componente A e o componente B são aplicados simultaneamente ao dente.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que na etapa de aplicar, o componente A e o componente B formam uma mistura no dente.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que antes da etapa de aplicar, o componente A e o componente B são misturados para formar uma mistura, e em que na etapa de aplicar, a mistura é aplicada ao dente.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, CARACTERIZADO pelo fato de que na etapa de aplicar, a mistura do componente A e do componente B é aplicada ao dente por um período de tempo menor que cerca de 1 hora antes da etapa de remover.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, CARACTERIZADO pelo fato de que na etapa de aplicar, o componente A e o componente B são aplicados ao dente por um período de tempo menor que 1 hora antes da etapa de remover.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o componente A compreende de cerca de 0,03 M a cerca de 12 M de peróxido de hidrogênio.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o componente B compreende mais que cerca de 3 unidades/mL de catalase.
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o componente A e o componente B, cada um, tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25°C.
10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o peróxido de hidrogênio é um aduto de peróxido de hidrogênio.
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADO pelo fato de que o aduto de peróxido de hidrogênio é selecionado do grupo que consiste em peróxido de carbamida, sais ou ácidos de percarbonato, peróxido de polivinilpirrolidona (PVP) e combinações dos mesmos.
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o precursor de peróxido de hidrogênio é selecionado do grupo que consiste em sais ou ácidos de perborato, peróxidos de metal, peróxido orgânico, peroxiácidos ou sais inorgânicos e combinações dos mesmos.
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o peróxido de hidrogênio é gerado por uma enzima geradora de peróxido.
14. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de remover compreende remoção por meios mecânicos.
15. Kit de partes para a remoção de cálculo de um dente CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: um componente A compreendendo um peróxido de hidrogênio ou um precursor do mesmo; e um componente B compreendendo uma catalase; em que o componente A e o componente B são, cada um, independentemente um líquido ou um gel; e em que pelo menos um dentre o componente A e o componente B tem uma viscosidade menor que 26 Pa.s a uma taxa de cisalhamento de 1/s a 25 °C.
BR112018076904-5A 2016-06-22 2017-06-21 Método e kit de partes para a remoção de cálculo de um dente BR112018076904B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201662353407P 2016-06-22 2016-06-22
US62/353,407 2016-06-22
PCT/US2017/038471 WO2017223161A1 (en) 2016-06-22 2017-06-21 Methods and kits of removing calculus

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018076904A2 BR112018076904A2 (pt) 2019-04-02
BR112018076904B1 true BR112018076904B1 (pt) 2022-02-08

Family

ID=59258409

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018076904-5A BR112018076904B1 (pt) 2016-06-22 2017-06-21 Método e kit de partes para a remoção de cálculo de um dente

Country Status (7)

Country Link
US (1) US11596590B2 (pt)
EP (1) EP3474818B1 (pt)
JP (1) JP7292037B2 (pt)
CN (1) CN109414392B (pt)
BR (1) BR112018076904B1 (pt)
RU (1) RU2719462C1 (pt)
WO (1) WO2017223161A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2016099875A1 (en) 2014-12-15 2016-06-23 3M Innovative Properties Company Methods and kits for removing calculus
CN109414392B (zh) 2016-06-22 2022-07-08 3M创新有限公司 移除结石的方法和试剂盒
JP2019532965A (ja) 2016-10-20 2019-11-14 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー 非酵素的過酸化水素分解触媒を用いた歯石を除去するための方法及びキット
EP4419062A1 (en) 2021-10-20 2024-08-28 Solventum Intellectual Properties Company Composition and process for treating a disorder in the oral cavity of a mammal
US20230149145A1 (en) * 2021-11-16 2023-05-18 Essential Dental Systems, Inc. Dual gel colorimetric effervescent dental calculus softening/tooth whitening/ anti-inflammatory cleaning composition with instantaneous mixing via double barrel syringe delivery
CN115770208A (zh) * 2022-12-15 2023-03-10 中国人民解放军空军军医大学 一种牙膏组合物及其制备方法、使用方法和应用

Family Cites Families (58)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1482367A (en) 1922-12-28 1924-01-29 Harvey G Elledge Production of carbon dioxide
US3372125A (en) 1965-11-15 1968-03-05 Peter Strong & Company Inc Denture cleanser
US3678154A (en) 1968-07-01 1972-07-18 Procter & Gamble Oral compositions for calculus retardation
US3535421A (en) 1968-07-11 1970-10-20 Procter & Gamble Oral compositions for calculus retardation
BE755331A (fr) 1969-09-01 1971-02-01 Blendax Werke Schneider Co Produits de soins buccaux et dentaires
GB1492660A (en) 1975-10-13 1977-11-23 Colgate Palmolive Co Dentifrices
AU510235B2 (en) 1975-12-22 1980-06-19 Johnson & Johnson Denture cleanser tablet
AT371338B (de) 1979-10-30 1983-06-27 Gergely Gerhard Reinigungstablette fuer zahnprothesen
JPS5950280B2 (ja) 1980-10-24 1984-12-07 花王株式会社 酵素入り漂白剤組成物
US4528180A (en) 1983-03-01 1985-07-09 Schaeffer Hans A Dental preparation, article and method for storage and delivery thereof
US4522805A (en) * 1983-06-08 1985-06-11 Norman Gordon Tooth and gum dentifrice
US4894220A (en) 1987-01-30 1990-01-16 Colgate-Palmolive Company Antibacterial antiplaque oral composition
FR2627517B1 (fr) 1988-02-24 1990-10-12 Sandoz Sa Procede de blanchiment des matieres textiles avec destruction enzymatique de l'exces de peroxyde
US5817294A (en) 1990-11-02 1998-10-06 Arnold; Michael J. Plaque adsorbent oral composition and method
JPH0597640A (ja) 1991-10-08 1993-04-20 Lion Corp 義歯洗浄剤
US5403578A (en) 1994-02-08 1995-04-04 Gordon; Norman Stable tooth and gum dentifrice with microencapsulation and method for making same
EP0691124A1 (en) 1994-07-07 1996-01-10 Sara Lee/DE N.V. Mouth care products
WO1997007777A1 (en) 1995-08-15 1997-03-06 Robert Eric Montgomery Peroxidase-activating oral compositions
US6331291B1 (en) * 1996-05-30 2001-12-18 William R. Glace Dentifrice gel/paste compositions
US6108850A (en) 1997-06-03 2000-08-29 Mclaughlin; Gerald Accelerated method and instrumentation for whitening teeth
EP1011700B1 (en) * 1997-06-17 2002-09-04 Novozymes A/S An oral care composition comprising a bacillus pullulanase and a dextranase
AU765821B2 (en) 1998-07-02 2003-10-02 Board Of Regents Of The Leland Stanford Junior University, The Methods for making polyketides
ATE276605T1 (de) * 1998-11-12 2004-10-15 Broadcom Corp Integrierte tunerarchitektur
FR2787778B1 (fr) 1998-12-23 2001-02-23 Cleani Compositions comprenant un persel en milieu anhydre, et leurs utilisations
US6685921B2 (en) 2000-10-25 2004-02-03 The Procter & Gamble Company Dental care compositions
US6379654B1 (en) 2000-10-27 2002-04-30 Colgate Palmolive Company Oral composition providing enhanced tooth stain removal
US6485709B2 (en) * 2001-01-23 2002-11-26 Addent Inc. Dental bleaching gel composition, activator system and method for activating a dental bleaching gel
US6946142B2 (en) 2001-06-23 2005-09-20 Lg Household & Healthcare Ltd. Multi-layer patches for teeth whitening
JP2003040754A (ja) * 2001-07-26 2003-02-13 Yoshida Dental Mfg Co Ltd 歯科用研磨剤及び研磨方法
CA2454617A1 (en) 2001-08-15 2003-02-27 3M Innovative Properties Company Hardenable self-supporting structures and methods
JP2004091404A (ja) * 2002-08-30 2004-03-25 Takuro Ishibashi 歯面清浄剤組成物
JP2004107231A (ja) * 2002-09-17 2004-04-08 Showa Yakuhin Kako Kk 口腔用組成物
US20040120900A1 (en) * 2002-12-20 2004-06-24 Peter Arsenault Intraoral calculus dissolving gel composition
US6669929B1 (en) 2002-12-30 2003-12-30 Colgate Palmolive Company Dentifrice containing functional film flakes
US20050196348A1 (en) 2004-03-03 2005-09-08 Constantine Georgiades Stabilized peroxide compositions
US7530808B2 (en) 2004-03-10 2009-05-12 Cao Group, Inc Binary dental bleaching using switch-closable double barrel syringe
US10285789B2 (en) * 2004-03-10 2019-05-14 Cao Group, Inc. Dental bleaching gels and methods for making and using them
US9028852B2 (en) 2004-09-07 2015-05-12 3M Innovative Properties Company Cationic antiseptic compositions and methods of use
US20060099155A1 (en) 2004-11-09 2006-05-11 Discus Dental Impressions, Inc. Dental whitening systems
US9271902B2 (en) 2005-02-15 2016-03-01 Martin S. Giniger Whitening system capable of delivering effective whitening action
US20070071696A1 (en) * 2005-09-27 2007-03-29 Colgate-Palmolive Company Dual phase whitening dentifrice
EP2180873B1 (en) 2007-07-25 2018-04-11 3M Innovative Properties Company Therapeutic dental composition for use in the inhibition of biofilm formation in the oral cavity.
US7740479B2 (en) 2007-10-03 2010-06-22 Ultradent Products, Inc. Activating brush tip applicators for dental bleaching compositions
US20090220919A1 (en) * 2008-02-28 2009-09-03 Jen-Chang Yang Dental Bleaching Gel Composition Containing Vegetative Enzymes
WO2009109533A1 (en) 2008-03-07 2009-09-11 Basf Se Bleach catalysts and their use as teeth whitening agents
RU2432620C1 (ru) 2010-02-17 2011-10-27 Государственное образовательное учреждение высшего профессионального образования "Омский государственный университет им. Ф.М. Достоевского" Способ изучения влияния глюкозы на процесс образования зубного камня
US20110305738A1 (en) 2010-06-09 2011-12-15 Ladizinsky Daniel A Oxygenating Oral Compositions
US8906981B2 (en) 2010-10-27 2014-12-09 3M Innovative Properties Company Dental compositions comprising semi-crystalline resin and nanocluster filler
DK2645987T3 (en) 2010-12-01 2016-01-11 Brain Biotechnology Res & Information Network Ag New Catalases
US9089479B2 (en) 2011-05-03 2015-07-28 Fenwal, Inc. Medium, solutions and methods for the washing, culturing and storage of white blood cells
WO2013055478A1 (en) 2011-10-10 2013-04-18 Ultradent Products, Inc Anti-plaque dental compositions
RU173931U1 (ru) 2013-11-12 2017-09-19 3М Инновейтив Пропертиз Компани Картридж
JP2015113338A (ja) * 2013-12-10 2015-06-22 川村 弘 歯周ポケット内プラークの剥離及び殺菌剤。
CN104173197A (zh) 2014-08-24 2014-12-03 秦俊远 一种高效美白牙贴
WO2016099875A1 (en) 2014-12-15 2016-06-23 3M Innovative Properties Company Methods and kits for removing calculus
CN109414392B (zh) 2016-06-22 2022-07-08 3M创新有限公司 移除结石的方法和试剂盒
JP2019532965A (ja) 2016-10-20 2019-11-14 スリーエム イノベイティブ プロパティズ カンパニー 非酵素的過酸化水素分解触媒を用いた歯石を除去するための方法及びキット
WO2018075150A1 (en) 2016-10-20 2018-04-26 3M Innovative Properties Company Methods and kits for removing calculus using a metal ion and bicarbonate

Also Published As

Publication number Publication date
RU2719462C1 (ru) 2020-04-17
JP2019520350A (ja) 2019-07-18
CN109414392B (zh) 2022-07-08
CN109414392A (zh) 2019-03-01
EP3474818B1 (en) 2020-05-13
JP7292037B2 (ja) 2023-06-16
EP3474818A1 (en) 2019-05-01
BR112018076904A2 (pt) 2019-04-02
US20200315942A1 (en) 2020-10-08
WO2017223161A1 (en) 2017-12-28
US11596590B2 (en) 2023-03-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112018076904B1 (pt) Método e kit de partes para a remoção de cálculo de um dente
Kotb et al. Clinical evaluation of Papacarie in primary teeth
US7060256B2 (en) Increased peroxide content tooth bleaching gel
JPH11500722A (ja) 歯を漂白するため又は皮膚病訴と粘膜障害とを治療するための製剤の製造方法
Qing et al. Cleaning efficacy and dentin micro-hardness after root canal irrigation with a strong acid electrolytic water
US20200230038A1 (en) Methods and kits for removing calculus
JP2007509160A (ja) 歯のホワイトニングを促進する方法、組成物、及びキット
Dursun et al. Which whitening toothpaste with different contents is more effective on color and bond strength of enamel?
JP3710135B2 (ja) 歯石溶解剤
Forner et al. Therapeutic effectiveness of a new enzymatic bleaching dentifrice
EP1045687A1 (en) Preparation for dental treatment
US20030035779A1 (en) Biofilm therapy process and elements
JP2007126409A (ja) 歯石溶解剤
CA2438217A1 (en) Aqueous slurries useful for cleaning teeth and methods related thereto
US6582681B1 (en) Method and a preparation for cleaning tooth root surfaces and surrounding tissue
JP2005139201A (ja) 歯石及びウ蝕部溶解剤
CN107106451A (zh) 口腔护理组合物
JP4588348B2 (ja) 歯石及びウ蝕部除去剤
JP2000136119A (ja) 虫歯予防用組成物
JP2007008839A (ja) 歯石染色剤
CN107106446A (zh) 口腔护理组合物

Legal Events

Date Code Title Description
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/06/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2728 DE 18-04-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.