BR112016023931B1 - Método e instalação para preencher bandejas de ovos em percurso - Google Patents

Método e instalação para preencher bandejas de ovos em percurso Download PDF

Info

Publication number
BR112016023931B1
BR112016023931B1 BR112016023931-8A BR112016023931A BR112016023931B1 BR 112016023931 B1 BR112016023931 B1 BR 112016023931B1 BR 112016023931 A BR112016023931 A BR 112016023931A BR 112016023931 B1 BR112016023931 B1 BR 112016023931B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
eggs
cells
reservoir
tray
row
Prior art date
Application number
BR112016023931-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016023931A2 (pt
Inventor
Pierre Robert
Franck Robert
Original Assignee
Zoetis Services Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zoetis Services Llc filed Critical Zoetis Services Llc
Publication of BR112016023931A2 publication Critical patent/BR112016023931A2/pt
Publication of BR112016023931B1 publication Critical patent/BR112016023931B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B23/00Packaging fragile or shock-sensitive articles other than bottles; Unpacking eggs
    • B65B23/02Packaging or unpacking eggs
    • B65B23/06Arranging, feeding, or orientating the eggs to be packed; Removing eggs from trays or cartons
    • B65B23/08Arranging, feeding, or orientating the eggs to be packed; Removing eggs from trays or cartons using grippers
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B23/00Packaging fragile or shock-sensitive articles other than bottles; Unpacking eggs
    • B65B23/02Packaging or unpacking eggs
    • B65B23/06Arranging, feeding, or orientating the eggs to be packed; Removing eggs from trays or cartons
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K43/00Testing, sorting or cleaning eggs ; Conveying devices ; Pick-up devices

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Wrapping Of Specific Fragile Articles (AREA)
  • Apparatus Associated With Microorganisms And Enzymes (AREA)

Abstract

método e instalação para preencher bandejas de ovos em percurso. a presente invenção refere-se a um denominado método de estabilização, que consiste em concluir o preenchimento de bandejas de ovos em percurso (8). em cada uma das bandejas sucessivas, ovos levados de um reservatório de ovos (16) disponível são depositados em locais vazios. esse reservatório é composto de células de recebimento de ovos que são móveis ao longo de fileiras de células em série. dependendo de um estado de preenchimento da bandeja que é tratada que identifica a distribuição dos locais vazios em relação aos locais cheios, o reservatório é automaticamente configurado em uma configuração de células que portam ovos complementar ao dito estado de preenchimento da bandeja em progresso, a fim de transferir, em seguida, os ovos entre o reservatório e a bandeja em progresso por correspondência entre locais vazios e locais cheios na bandeja e a presença ou ausência de uma célula que porta ovo no reservatório.

Description

MÉTODO E INSTALAÇÃO PARA PREENCHER BANDEJAS DE OVOS EM PERCURSO
[001] A presente invenção refere-se a um método e instalação para preencher sucessivas bandejas de ovos em uma linha de bandejas de ovos em percurso. Seus recursos essenciais, mais particularmente se referem à operação que as pessoas na troca chamam de "estabilização", que consiste em concluir a taxa de preenchimento das bandejas identificando-se quais locais que recebem ovos são desprovidos de um ovo na bandeja em progresso (também chamada bandeja atual) e depositar ovos nas mesmas que são levadas de uma reserva de ovo disponível. Essa reserva é situada fora da linha de percurso das bandejas sucessivamente submetidas às operações de estabilização. A mesma pode ser formada de ovos presentes em uma bandeja determinada da cadeia que foi selecionada a montante da unidade de estabilização da instalação e que é destinada a ser esvaziada de seus ovos para esse propósito.
[002] Deve-se observar que, nesse estágio, os ovos tratados não são identificados diferente de como objetos distintos que estão distribuídos em bandejas que conduzem os mesmos. Isso se dá somente quando as condições de aplicação preferencial para implantar a invenção são consideradas de que a noção dos ovos é tomada em um significado mais específico, designando objetos frágeis que, assim como ovos de galinha, precisam ser manuseados com cuidados, e armazenados corretamente em uma posição estável nas bandejas que retém os mesmos. Sabe-se adicionalmente que ovos de galinha são tratados em uma cadeia em números muito grandes e em um ritmo muito rápido, que pode se justificar com o uso de meios elaborados que não seriam rentáveis em outras aplicações.
[003] A invenção mais particularmente, porém, sem limitação, examina aplicações nas quais as operações de estabilização ocorrem, em um método industrial mais completo, após uma etapa anterior de verificar a condição dos ovos individuais que induzem à remoção de cada bandeja de ovos considerados inválidos e inadequados para o uso destinado subsequente dos ovos considerados válidos restantes em cada bandeja. Em particular, máquinas de miragem de ovos são usadas para detectar, por visiometria, qualquer um dos cada um dos ovos presentes na bandeja durante cada ciclo de tratamento das sucessivas bandejas em percurso é fertilizado e para remover ovos não fertilizados do processo, que são considerados inválidos para tratamento subsequente devido ao fato de que, por exemplo, não há ponto em enviar os mesmos aos destinos destinados para ovos fertilizados, tais como incubadores em que os pintos nascerão. Outras verificações ser relacionadas ao formato geométrico externo dos ovos.
[004] Isso demonstra o interesse em realizar uma etapa de estabilização tornando possível concluir a taxa de preenchimento das bandejas antes de enviar as mesmas ao seu uso destinado subsequente. Um alto grau de conclusão das bandejas é particularmente desejável quando os ovos fertilizados são destinados a serem usados em instalações em que os mesmos recebem um produto tal como uma vacina administrada aos mesmos por injeção. Isso pode envolver tanto vacinar os ovos como usar de ovos individuais como um meio de cultura para crescimento de vacina. É importante que as bandejas que entram na máquina de processamento de ovo estejam cheias, enquanto contém somente ovos válidos a fim de evitar uma dose de vacina que é gasta ou usada de forma errada, à medida que a injeção é realizada de modo indiferente em cada local de recebimento de ovo da bandeja, portanto, mesmo em locais vazios.
[005] O estado da técnica nessa área é, em particular, ilustrado pelos documentos de Patente no FR 2.912.600, no US 5.898.488 e no EP 2.377.393. A necessidade de operações de estabilização de aperfeiçoar o preenchimento da bandeja mediante ciclo de tratamento das bandejas sucessivas da linha de tratamento é conhecida por si só; a presente invenção, portanto, examina especificamente como os ovos válidos são tomados uma reserva de ovos disponíveis para esse propósito e como os mesmos são transferidos para repreencher a bandeja atual em seus locais sem ovos.
[006] Isso fornece automatização dessas operações por atuação não no controle de ferramentas de transferência individuais específicas a cada ovo para transferências entre a reserva de ovos disponíveis nos quais o mesmo é retirado e um local vazio da bandeja atual na qual o mesmo é depositado, mas, em vez disso no controle dos elementos mecânicos de um reservatório especialmente designado de ovos disponíveis. Isso torna possível assim garantir que os locais que recebem ovos nas várias bandejas sejam preenchidos corretamente, em particular de acordo com determinadas especificações em relação à taxa de preenchimento de cada bandeja, de modo eficaz e confiável, sem perder tempo no gerenciamento de ritmo das bandejas na linha. Isso também induz à "estabilização", ao evitar o uso de equipamento que seria complexo, custoso, difícil de instalar ou problemático de manter.
[007] Em modalidades preferenciais da invenção, o último se refere a uma instalação para preencher sucessivas bandejas em percurso nas quais um reservatório de ovos disponíveis para preencher locais de ovos vazios em uma bandeja que é estabilizada é composta de células, em que cada uma recebe ovos que são individualmente móveis sob o controle de um dispositivo de controle que controla automaticamente o movimento para pôr os mesmos em uma configuração de reservatório, que, por si só, é estabelecida automaticamente com base na taxa de preenchimento da bandeja atual que identifica a distribuição de locais vazios em relação aos locais preenchidos. As colocações de células que portam ovos na dita configuração de reservatório antes da remoção dos ovos que as mesmas contêm podem ser realizadas de modo vantajoso de fileira por fileira em um reservatório em que as células são dispostas em fileiras paralelas e em que, em cada fileira, as mesmas são montadas deslizando uma após a outra ao longo de um trilho de orientação que orienta seu movimento.
[008] De acordo com um recurso particularmente interessante da invenção, é possível fornecer, no método, para abastecer periodicamente o reservatório com ovos válidos de todos os ovos de uma das bandejas em percurso, selecionadas para essa finalidade a montante da unidade de estabilização. Garante-se desse modo que o reservatório tenha ovos suficientes para corretamente concluir as bandejas sucessivas no circuito de percurso e realize esse preenchimento com o uso de uma das bandejas, que é completamente esvaziada antes de remover a mesma da linha de tratamento. De acordo com um recurso vantajoso da invenção, o método pode incluir adicionalmente uma etapa de redistribuir ovos disponíveis no reservatório removendo-se um número determinado de ovos das células de uma fileira do reservatório que a mesma foi automaticamente determinada é mais estocado e para depositar os ovos retirados desse modo nas células de uma fileira do reservatório que a mesmo foi automaticamente determinada é menos estocada.
[009] Os meios para transferir ovos entre a linha de tratamento principal das bandejas sucessivas e o reservatório pode, em particular, consistir em uma placa de sucção, isto é, uma placa que inclui meios de seguração individuais para os ovos que estão distribuídos nas muitas linhas e colunas à medida que cada uma das sucessivas bandejas em percurso tem locais ou células para receber um ovo.
[0010] O movimento e a distribuição das células no reservatório podem ser vantajosamente feitos com o uso de um pente com dentes retráteis posicionados ao longo de uma linha de acionamento através das fileiras de células. Tal pente será descrito abaixo como incluindo um braço de suporte com dentes retráteis que é montado móvel na direção definida pelas fileiras de células no reservatório, e que é dotado de dedos que compõem os dentes retráteis, cada um móvel entre uma posição implantada em que a mesma é ativada ao acionar uma célula do reservatório com a qual o mesmo coopera, e uma posição retraída na qual o mesmo torna-se inativo, em particular, pelo fato de que o mesmo retira todas as células através das quais o mesmo passa quando o pente se desloca o conjunto em um movimento de vaivém de uma extremidade do reservatório à outra.
[0011] De acordo com uma modalidade particular de tal reservatório com células em movimento, cada célula está na forma de uma bacia esburacada em um alojamento que tem paredes laterais achatadas e paralelas, cada uma com capacidade de estar em contiguidade em qualquer lado da bacia no qual um ovo é posicionado, com uma face de contraparte de um alojamento de célula adjacente. As células estão, desse modo, uma ao lado da outra, em contiguidade umas com as outras em cada fileira. Ademais, cada alojamento de célula tem uma aleta de acionamento com a qual os dentes do pente podem se engatar colocando-se os mesmos tanto na frente como atrás do mesmo, sendo que a escolha é controlada automaticamente dependendo do movimento direção do pente de modo que a célula acionada impulsiona as outras células da mesma fileira com a mesma.
[0012] De acordo com outros recursos da invenção, as fileiras de células que recebem ovos disponíveis incluem um número de células maior do que o número de locais de recebimento de ovos em cada linha de uma bandeja. O reservatório pode incluir, desse modo, uma zona de armazenamento de célula que serve para recarregar o reservatório quando a mesma é periodicamente abastecida com novos ovos, sendo que essa zona de armazenamento é separada de uma zona de carregamento, ou zona de transferência, na qual os ovos apresentados disponíveis após o movimento das células na configuração desejada será removida para transferência à bandeja que passa por tratamento na unidade de estabilização e depositada nos locais vazios dessa bandeja.
[0013] A invenção será mais completamente descrita no contexto de recursos e vantagens preferenciais, descritas aqui em uma dessas possíveis aplicações, com ovos, em referência às Figuras 1 a 9, nos quais:
- a Figura 1 é uma ilustração diagramática da instalação de estabilização, aqui posicionada entre uma unidade de miragem por visiometria, na saída cujos ovos inválidos são removidos, e uma unidade para injetar vacinas nos ovos presentes nas bandejas;
- a Figura 2 é uma vista detalhada do reservatório da instalação ilustrada na Figura 1, que mostra parcialmente duas células de uma mesma fileira e os meios de acionamento associados, sendo que esses meios são ilustrados com dedos na posição de acionamento implantada e dedos na posição de acionamento inativo retraída;
- a Figura 3 é um diagrama que ilustra a sequência de etapas do método de estabilização de acordo com a invenção, que mostra, em linhas pontilhadas, as etapas do método quando a instalação é equipada com meios de transferência adicionais, em uma segunda modalidade da instalação;
- e as Figuras 4 a 9 são ilustrações das etapas do método de acordo com a invenção, com:
as Figuras 4 e 5 que ilustram o abastecimento inicial do reservatório,
as Figuras 6 e 7 que ilustram um caso tradicional de preenchimento de uma bandeja com ovos do reservatório,
e as Figuras 8 e 9 que ilustram as condições para reabastecer o reservatório,
a Figura 8 que corresponde a um caso em que o reservatório não é reabastecido, enquanto a Figura 9 ilustra, em contrapartida, um caso em que o reservatório será abastecido.
[0014] Em uma instalação de acordo com a invenção como aquela ilustrada como um exemplo na Figura 1, a unidade de estabilização 1 é posicionada na trajetória de um condutor 2, entre uma unidade de tratamento anterior para os ovos ilustrados por uma unidade de miragem 4 e um unidade de tratamento subsequente dos ovos ilustrada por uma unidade de injeção de vacina 6. As bandejas de ovos 8 são acionadas pelo condutor para se deslocarem, uma após a próxima, da unidade de miragem à entrada da unidade de estabilização e da saída da mesma em direção à unidade de injeção. A unidade de miragem, aqui, inclui meios 10 para examinação por meios de visiometria e agarramento 12 para remover quaisquer ovos considerados inválidos da bandeja que passaram na frente dos meios de examinação. A unidade de processamento inclui meios de injeção 14 com capacidade de penetrar cada ovo individualmente, por exemplo, agulhas de inoculação para uma cultura de semente de vacina presente em um número e disposição correspondente à dos locais de ovos em uma bandeja, sendo que o conjunto é sustentado por uma rampa controlada remotamente.
[0015] Será fornecida uma descrição mais detalhada da unidade de estabilização, específica à invenção, pelo fato de que a mesma inclui um reservatório 16 para repreencher ovos, que é posicionado em paralelo com o condutor e no qual o mesmo é fornecido para tornar os ovos válidos disponíveis para serem usados para preencher cada uma das bandejas sucessivamente permitidas na unidade de estabilização, assim como uma placa de transferência 18, com capacidade de transferir os ovos entre o reservatório e as bandejas que se deslocam ao longo da linha de condutor, e uma unidade de controle 20, dita aqui por usar meios de software devido ao fato de que a mesma a placa de transferência na remoção de ovo, operações de movimento e liberação de ovo, sob o controle automático de meios de software compostos de programas de computador que gerenciam as várias operações para controlar o movimento de placa com base em informações relativas ao preenchimento das bandejas que se deslocam no condutor.
[0016] O condutor é tradicional e, por exemplo, consiste em uma correia condutora para transportar bandejas, sendo que a correia serve sucessivamente as diferentes unidades da instalação. Aqui, é de interesse a parte do condutor que forma um trajeto de percurso entre a unidade de miragem e a unidade de tratamento através da unidade de estabilização para o tratamento de cada bandeja em progresso na sequência de bandejas que se desloca através da unidade de estabilização.
[0017] As bandejas 8 são posicionadas no condutor e se deslocam de uma unidade à próxima, de modo vantajoso com a mesma frequência estabelecida entre cada passagem. As bandejas têm locais de ovos 22, cada uma, esburacadas em uma bacia para receber um ovo, sendo que diferentes locais são posicionados em um padrão de tabuleiro de xadrez de fileiras e linhas ortogonais, com linhas Xc de locais Yc. Em cada bandeja em progresso permitida na unidade de estabilização, determinados locais estão vazios, em particular, seguindo as operações de miragem nos quais ovos inválidos foram identificados e removidos da bandeja. A distribuição de locais detectados como sendo vazios e locais que estão cheios em que um ovo está presente é registrada na forma de uma taxa de preenchimento que é específica a cada bandeja e diferente do estado de preenchimento da bandeja precedente e o da bandeja seguinte.
[0018] O reservatório 16 é situado paralelo com o condutor, isto é, o mesmo não é posicionado em linha no circuito de condução, mas lateralmente fora desse circuito, em uma posição apropriada para transferir ovos do reservatório a uma bandeja da linha de tratamento, ou vice-versa. O reservatório inclui células móveis 24 que são, cada uma, feitas na forma de um alojamento de célula na forma de uma placa com paredes laterais planas esburacadas por uma bacia que recebe um ovo e com a qual um dispositivo de controle é associado que controla automaticamente os meios de acionamento 26 que movem as diferentes células.
[0019] O reservatório é composto da fileira Xr de células Yr, e o número de fileiras do reservatório é definido como um número pelo menos igual ao número de linhas da bandeja, e o número de células por fileira as um número pelo menos igual ao número de locais por linha, mas preferencialmente maior do que o mesmo. No caso ilustrado, um número Xc de linhas é escolhido de modo vantajoso igual ao número Xr de fileiras, a fim de criar facilmente a n-ésima linha da bandeja correspondente à n-ésima fileira do reservatório. Aqui, esse número é arbitrariamente igual a dez. Ademais, nos casos ilustrados, é escolhido ter um reservatório composto de aproximadamente 33% mais células do que há locais de ovos em uma bandeja, de modo que um, por exemplo, tem vinte células por fileira no reservatório para somente quinze locais por linha em cada bandeja.
[0020] Conforme ilustrado na Figura 2, as células são sustentadas por trilhos de orientação 28 que orientam seu percurso, no qual as mesmas deslizam sob o efeito de meios de acionamento controlados pela unidade de controle. Cada fileira de células no reservatório tem um trilho de orientação correspondente no qual as células Yr da fileira são montadas em série. Abaixo do alojamento de cada célula 24, é fornecida uma aleta 32 que se projeta verticalmente do alojamento, perpendicular ao eixo geométrico do trilho de orientação. Essa aleta pode se estender pela largura inteira do alojamento de célula, mas na modalidade preferencial da invenção descrita aqui como um exemplo, foi determinado acima totalmente que o alojamento de célula aqui tem uma diminuição na seção da direção longitudinal, que forma um ombro na parte traseira e outro na parte frontal, de modo que, quando as células são pressionadas em série umas contra as outras na fileira, uma reentrância é formada entre as células para permitir que um dedo de acionamento seja inserido entre os mesmos.
[0021] Os meios de acionamento 26 para as células das diferentes fileiras se estendem abaixo do conjunto dessas células. Os mesmos incluem um dispositivo de jaqueta 34 para cada fileira de células, sendo que todos esses dispositivos são sustentados por um braço de suporte 36 que se estende através dos trilhos de orientação 28. Esse braço de suporte aqui é sustentado nas extremidades laterais do mesmo por dois meios de acionamento de correia 38, de modo que o braço possa se mover longitudinalmente abaixo das fileiras de células. Os meios de acionamento são motorizados e controlados automaticamente a fim de se mover em um movimento de vaivém translacional, de uma extremidade das várias fileiras de células à outra.
[0022] O braço 36, portanto, sustenta uma pluralidade de dispositivos de jaqueta, cuja atuação é controlada pelos meios de software do dispositivo de controle associado à unidade de estabilização. Quando o dispositivo de jaqueta é atuado na direção de implantação, a haste da jaqueta 40 é implantada até que a mesma assuma uma posição implantada na qual a extremidade livre da haste, doravante denominado dedo 42, se estende na altura da extremidade livre das células. O movimento do braço quando um dispositivo de jaqueta é implantado desse modo gera o contato do dedo correspondente com uma célula, ou mais precisamente com a aleta de acionamento que se projeta do alojamento de eletrodo.
[0023] Será entendido desse modo que, quando os meios de acionamento se movem abaixo das células, os dedos dos dispositivos de jaqueta não tocam as células quando os dispositivos de jaqueta estão na posição retraída, e que se um dispositivo de jaqueta estiver na posição implantada (mostrada na Figura 2 para o dispositivo de jaqueta associado à fileira nas quais as células foram mostradas), o dedo correspondente impulsiona a célula contra o qual o mesmo está em contato. Desde que o dedo permaneça em contato com a célula, os meios de acionamento impulsionam essa célula, assim como todas as células situadas a jusante nessa fileira, que, portanto, também se moverá ao longo do trilho, enquanto as células a montante não se movem.
[0024] Quando o dispositivo de jaqueta associado a uma fileira é retraído, o dedo não está mais através das aletas projetantes das células dessa fileira e não realiza mais a função de acionamento dessas células. As últimas param e mantém o lugar que as mesmas estão em quando o dispositivo de jaqueta é removido. Será entendido que as células são conectadas ao trilho de orientação por uma conexão de deslizamento determinada de modo que as células possam deslizar em seu trilho correspondente quando as mesmas são impulsionadas pelos meios de acionamento, mas as mesmas também podem parar tão logo o dispositivo de jaqueta retrai e o dedo correspondente cessa de impulsiona-las. Por exemplo, será possível fornecer materiais específicos que têm um coeficiente de atrito que permite tal efeito de retenção mecânica.
[0025] Conforme ilustrado nas Figuras 6 a 9, é possível distinguir duas zonas distintas do reservatório, separadas por uma linha de demarcação 44 que se estende virtualmente através das fileiras do reservatório. Uma primeira zona consiste em uma zona de armazenamento 46, na qual as células são impulsionadas e concentradas umas contra as outras, e uma segunda zona consiste em uma zona de carregamento 48, ou zona de transferência, na qual os ovos disponibilizados na mesma são retiradas para serem transferidas à bandeja em progresso na unidade de estabilização, e na qual as células são dispostas, fileira por fileira, não necessariamente uma ao lado da outra e umas em contiguidades com as outras, a fim de formar uma imagem espelhada negativa da bandeja permitida na unidade de preenchimento no condutor, conforme será descrito abaixo. O reservatório é dimensionado de modo que cada uma dessas zonas possa se estender em comprimento por uma distância equivalente à dos locais Yc da bandeja.
[0026] Na direção de percurso da bandeja, a zona de transferência e a zona de armazenamento são posicionadas em um lado ou no outro da linha de demarcação e os meios de acionamento e meios de transferência são calibrados com base nessa disposição das zonas, com o entendimento de que é apropriado que a placa de transferência agarre os ovos na zona de transferência. Nos exemplos ilustrados, em que as bandejas se deslocam da esquerda para a direita, a zona de transferência é posicionada à direita da linha de demarcação.
[0027] A placa de transferência de ovo agarra todos os ovos apresentados à mesma, sem nenhuma seletividade, seja na zona de transferência do reservatório ou em uma bandeja determinada da linha de tratamento. A mesma consiste em uma placa que carrega ferramentas para segurar os ovos, igual em termos de número ao número de locais de recebimento para ovos em cada bandeja, e dispostos de modo idêntico à disposição dos locais de recebimento de ovo da bandeja, aqui em um padrão de tabuleiro de xadrez. Aqui, as ferramentas de seguração consistem em copos de sucção, todos conectados ao mesmo tempo tanto a uma bomba a vácuo que é atuada agarrando os ovos, como alternativamente a um circuito de ingresso de ar comprimido nos copos de sucção para liberar os ovos e depositar os mesmos no seu próximo local. Esses meios de seguração são conhecidos por si só e não serão descritos em mais detalhes aqui. No entanto, será enfatizado que esse tipo de placa de sucção tem o interesse, no contexto da implantação da presente invenção, de ser tradicionalmente feito em uma forma que incorpora os meios de controle para os copos de sucção que atuam individualmente em cada copo de sucção para abertura ou fechamento da função de seguração. Nesse caso, a invenção fornece o gerenciamento do controle dos copos de sucção das informações de configuração do reservatório à medida que o mesmo é desenvolvido com base na configuração da bandeja em progresso a ser preenchida, levando em consideração a disponibilidade dos ovos presentes no reservatório mediante o ciclo de preenchimento de bandeja.
[0028] A placa de transferência é associada aos meios de software de controle automático 20, que determinam a direção na qual a transferência dos ovos precisa ser feita, isto é, a possibilidade de a mesma envolver agarrar ovos da bandeja que passa por tratamento para depositar os mesmos na zona de armazenamento do reservatório (a bandeja esvaziada desse modo que é, então, desviada da linha de transporte principal), ou se o oposto precisa ser feito, transferindo ovos disponibilizados na zona de transferência do reservatório à bandeja em progresso para descarregamento nos locais vazios da mesma. Para essa finalidade, os meios de controle recebem informações relacionadas à composição da bandeja em percurso e ao número de ovos disponíveis em cada fileira do reservatório, e deduzem instruções de controle do mesmo para o braço e os meios de acionamento para a disposição da zona de transferência do reservatório, antes de tanto o preenchimento da bandeja quanto do abastecimento do reservatório.
[0029] Os meios de controle de software 20, específicos à unidade de preenchimento, são conectados aos meios de aquisição de dados para adquirir dados relacionados ao preenchimento de cada uma das bandejas sucessivamente permitidas e/ou aos meios de software 50 específicos à unidade de miragem, e os mesmos são adicionalmente conectados aos componentes mecânicos da unidade de preenchimento para controlar sua operação, isto é, a placa de transferência 18 e os meios de acionamento do reservatório 26.
[0030] Será fornecida uma descrição funcional da invenção, com base no diagrama da Figura 3 e na ilustração das diferentes etapas nas Figuras 4 a 9, revendo as etapas de método de acordo com a qual a bandeja ou reservatório é preenchida, com base no número de ovos presentes na bandeja atual e no número de ovos presentes no reservatório, cada vez tornando uma linha de locais de recebimento da bandeja em progresso correspondente a uma fileira de células no reservatório. Conforme ilustrado nas Figuras 4 na fileira R1 do reservatório e na n-ésima linha Cn é preenchida ou esvaziada em relação ao número de ovos presentes na n-ésima fileira Rn do reservatório.
[0031] Conforme ilustrado pelo diagrama na Figura 3, os meios de software da unidade de controle calculam automaticamente o número de ovos a serem retirados do reservatório para preencher cada bandeja, assim como a configuração na qual as células que portam esses ovos devem ser dispostas de modo que os meios de transferência possam depositar corretamente os ovos em cada local vazio da bandeja. Ademais, os mesmos determinam automaticamente se há motivo, entre dois ciclos de preenchimento da bandeja atual, para reabastecimento periodicamente com ovos do reservatório abastecendo-se suas células vazias de uma bandeja em percurso que chega à unidade de estabilização da qual os ovos que a mesma contém são removidos. É automaticamente decidido, a partir da unidade de controle, se está no tempo exato realizar tal reabastecimento e qual bandeja selecionar para esvaziamento para essa finalidade, em particular, levando em consideração a configuração do reservatório nas células que portam um ovo e o estado de preenchimento da bandeja prestes a ser atual em locais cheios.
[0032] Quando uma bandeja chega à unidade de estabilização (ação A1), ao sair da máquina de miragem que precede a mesma na direção de percurso das bandejas no condutor, informações I1 em relação ao conteúdo dessa bandeja, isto é, sua configuração em termos da presença ou ausência de ovos em cada um dos locais, são enviadas ao dispositivo de controle dos meios de software específicos à máquina de miragem pela qual os ovos inválidos são removidos da bandeja dependendo do resultado da miragem. Essas informações, enviadas ao módulo de controle automático associado à instalação, também poderia vir dos sensores de célula fotoelétrica específicos à instalação e com capacidade de detectar as informações no estado de preenchimento da bandeja.
[0033] Um primeiro teste T1 é realizado pelos meios de software com base nessas informações. Se a bandeja estiver vazia, nada é feito (ação A2) e a bandeja é descarregada na saída da unidade de preenchimento, de modo que a mesma não se mova à unidade de injeção de vacina. Se a bandeja não estiver vazia, os meios de software calculam (ação A3) o número de ovos por linha a ser concluída para obter um nível de preenchimento da bandeja correspondente às especificações. Um segundo teste T2 é, então, realizado com base nesse cálculo e com base nas informações pertencentes aos meios de software relativos ao número de ovos presentes por fileira no reservatório. Se o reservatório incluir ovos suficientes por fileira para concluir as linhas correspondentes da bandeja em progresso, em relação a um limiar de conclusão anteriormente determinadas, uma etapa E1 é realizada para preencher as bandejas estritamente falando.
[0034] Nessa etapa E1, os meios de software analisam a disposição da bandeja com base nas informações de configuração do conteúdo inicialmente recebido (ação A4), e deduzir uma instrução de controle a partir disso para os meios de acionamento, de modo que a última disponha (ação A5) a fileira do reservatório de modo que as células que portam ovos presentes na zona de transferência do reservatório formem uma imagem complementar da distribuição dos ovos presentes na bandeja atual, isto é, uma imagem oposta na qual cada local vazio da bandeja corresponde a uma célula cheia do reservatório, e vice-versa.
[0035] Como exemplo, consultar o caso ilustrado nas Figuras 4 e 5, no qual a bandeja em progresso tem vários locais vazios, incluindo um primeiro local posicionado na primeira linha e sétima coluna, um segundo local posicionado na segunda linha e quarta coluna, e um terceiro local posicionado na segunda linha e oitava coluna. A zona de transferência do reservatório é, então, disposta pelo meio de acionamento sob o controle dos meios de software de modo que uma primeira célula que porta um ovo é posicionada na primeira fileira do reservatório, em uma distância da linha de demarcação equivalente ao volume de sete locais, uma segunda célula que porta um ovo é posicionado na segunda fileira do reservatório, em uma distância da linha de demarcação equivalente ao volume de sete locais, e uma terceira célula que porta um ovo é posicionada na segunda fileira do reservatório, em uma distância da linha de demarcação equivalente ao volume de oito locais. Pode ser adicionalmente observado que os meios de acionamento não movem as células na terceira fileira e deixar as mesmas todas na zona de armazenamento, visto que a bandeja em progresso não tem um local vazio em sua terceira linha.
[0036] Desse modo, o reservatório é configurado com base na disposição dos ovos na bandeja em progresso. Abaixo, será fornecida uma descrição mais detalhada de como os meios de acionamento e seu controle pelos meios de software que tornam possível realizar essa etapa de configuração do reservatório em relação ao formato da bandeja cujo preenchimento é concluído.
[0037] A placa de transferência, então, agarra e transfere (ação A6) todos os ovos posicionados na zona de transferência do reservatório à bandeja. A disposição dos ovos quando os mesmos são agarrados na zona de transferência é retida durante a transferência, de modo que cada ovo agarrado é depositado em um local vazio da bandeja em progresso, a disposição dos ovos na zona de transferência antes de ser agarrada pela placa de transferência que é uma imagem espelhada negativa da imagem da bandeja, fazendo com que uma célula que porta um ovo corresponda a um local vazio da bandeja.
[0038] Após a transferência, os meios de acionamento associados ao reservatório são controlados pelos meios de software (ação A7) de modo que as células que portam ovos sejam impulsionadas umas contra as outras, por fileira, na zona de armazenamento, sendo que as células em cada fileira são mais ou menos impulsionadas de modo que as fileiras tenham um alinhamento na linha de demarcação entre a zona de armazenamento e a zona de transferência (mostrada nas Figuras 6, 8 e 9).
[0039] À medida que o resultado do segundo teste T2 indica que o reservatório não inclui ovos suficientes por fileira para concluir as linhas correspondentes da bandeja em progresso enquanto estiverem relacionadas ao dito limitar de conclusão, um terceiro teste T3 é realizado para determinar a possibilidade de o reservatório ter células vazias suficientes, fileira por fileira, para receber todos os ovos presentes na bandeja em progresso. Se o resultado for positivo, isto é, o reservatório tiver células vazias suficientes, fileira por fileira, para receber todos os ovos presentes na bandeja, uma etapa E2 é realizada para abastecer o reservatório, conforme será descrito abaixo.
[0040] Tal caso é ilustrado na Figura 9, que mostra uma bandeja que porta 15 ovos na primeira linha e 12 ovos na oitava linha, e um reservatório com vinte células vazias na primeira fileira e dezoito células vazias na oitava fileira, sendo que cada fileira do reservatório tem pelo menos a mesma quantidade de células vazias que tem os ovos presentes na linha correspondente da bandeja em progresso. Em contrapartida, se o resultado do terceiro teste T3 for negativo, a etapa E1 é realizada novamente para preencher a bandeja conforme anteriormente descrito, permitindo uma operação de diminuição de nível do preenchimento no qual o limiar de conclusão não é alcançado. Tal caso de um resultado de teste negativo é ilustrado na Figura 8, que mostra uma bandeja que porta 14 ovos na primeira linha e 15 ovos na quarta linha, e um reservatório com dezesseis células vazias na primeira fileira e quatorze células vazias na quarta fileira. O fato de que essa fileira do reservatório tem menos células vazias do que há ovos presentes na linha correspondente da bandeja em progresso evita a transferência total dos ovos da bandeja ao reservatório e torna a etapa de abastecimento impossível.
[0041] Será entendido que a disposição das etapas e testes conforme ilustrado na Figura 3 visa favorecer o preenchimento ideal das bandejas pelo reservatório e não aceitar o preenchimento de nível reduzido, isto é, com mais bandejas deixadas vazias após o preenchimento do que desejado pelo usuário, exceto quando uma etapa de abastecimento periódico do reservatório não pode ocorrer. Desse modo, as etapas de preenchimento de bandeja seguem umas às outras, mediante o ciclo de tratamento de uma bandeja em progresso, desde que o reservatório não tenha células vazias suficientes para receber todos os ovos da bandeja atual seguinte. Quando esse for o caso, uma etapa de abastecimento E2 para abastecer o reservatório interrompe a série de etapas de preenchimento de bandeja.
[0042] A etapa de abastecimento de reservatório E2 se dá conforme a seguir. Os meios de software calculam a posição das células a serem dadas fileira por fileira para receber todos os ovos da bandeja atual (ação A8). Para a operação apropriada do reservatório no preenchimento operações para bandejas futuras, nenhuma célula de uma fileira, depois que o reservatório é abastecido pelos ovos de uma bandeja, deve ser deixada vazia a montante de uma célula que porta um ovo. Os meios de software, então, realizam uma instrução de controle (ação A9) para separar determinadas células em uma fileira, conforme mostrado na Figura 4, de modo que esse espaço deixado vazio entre duas células corresponda a um local da bandeja em progresso que não contém um ovo.
[0043] Conforme pode ser observado mediante exame da Figura 5, a disposição dos ovos agarrados na bandeja em progresso pela placa de transferência (ação A10) é retida mediante deposição no reservatório, e os meios de acionamento associados ao reservatório são, então, implantados de modo que as células lado a lado sejam impulsionadas uma contra a outra, por fileira, na zona de armazenamento, de modo a não deixar um espaço na zona de armazenamento sem ovo entre duas células que carregam um ovo.
[0044] Serão agora destacadas as operações de configuração do reservatório em relação ao formato da bandeja em progresso. Essa configuração ocorre, conforme pode ser vista mediante a leitura da descrição precedente, ambas antes do preenchimento de uma bandeja e antes de abastecer o reservatório com todos os ovos de uma bandeja. Nesta descrição detalhada, é feita referência ao caso ilustrado na Figura 7, no qual o reservatório é configurado de modo que a zona de transferência forme uma imagem negativa da bandeja que é processada mostrada nas Figuras 6 e 7.
[0045] Nesse caso, os meios de software determinaram como cada uma das fileiras da bandeja deve ser preenchida, isto é, aqui para as primeiras três linhas, por um ovo no sétimo local da primeira linha, um ovo no quarto local da segunda linha, e um ovo no oitavo local da segunda linha.
[0046] Os meios de acionamento impulsionarão as células do reservatório, fileira por fileira, para configurar a zona de transferência como um negativo dessa imagem da bandeja a ser preenchida. Os meios de acionamento, controlados pelos meios de software, em particular, colocará um ovo na primeira fileira em uma distância da linha de demarcação equivalente a sete locais de ovos de uma bandeja, um ovo na segunda fileira em uma distância da linha de demarcação equivalente a quatro locais de ovos de uma bandeja, um ovo na segunda fileira em uma distância da linha de demarcação equivalente a oito locais de ovos de uma bandeja, e no ovo na terceira fileira.
[0047] O braço de suporte dos dedos retráteis (pente) é movido axialmente ao longo das fileiras entre uma primeira posição de extremidade, passada a zona de armazenamento, conforme ilustrado na Figura 6, e um segunda posição, passada a zona de transferência, conforme ilustrado na Figura 7. Os dispositivos de jaqueta são atuados independentemente uns dos outros dependendo da disposição dada a cada fileira com a qual os mesmos são associados.
[0048] No caso ilustrado, os dispositivos de jaqueta associados à primeira e à segunda fileira (dentes do pente) são imediatamente atuados para impulsionar sua fileira de células, visto que os ovos devem ser retirados dessas fileiras, enquanto o dispositivo de jaqueta associado à terceira fileira não é atuado, visto que nenhum ovo precisa ser retirado dessa fileira.
[0049] A função dos meios de acionamento é mover as células da zona de armazenamento em direção à zona de transferência fileira por fileira, um em relação à célula adjacente, tanto deixando um ou mais locais livres como segurando as células umas contra as outras.
[0050] Os meios de acionamento realizam uma primeira ação de acionamento que consiste, para cada fileira, no avanço do conjunto de ovos por uma distância correspondente ao número de ovos a serem levados dessa fileira, e na colocação desses ovos na zona de carregamento (também chamada de zona de transferência), que faz com que os mesmos passem a linha virtual de demarcação. No exemplo descrito, um ovo precisa ser levado da primeira fileira, de modo que o dispositivo de jaqueta seja atuado em engate com essa célula pelo tempo de movimento dos meios de acionamento por uma distância correspondente ao volume longitudinal de uma célula. Todas as células são impulsionadas em série sob o efeito dessa ação do dedo contra a célula presente na cabeça da série, mais distante da linha de demarcação, de modo que a célula na cauda da fileira, mais próxima da linha de demarcação, passe a mesma, sendo que o ovo correspondente é constatado na zona de transferência. O dispositivo de jaqueta é, então, controlado de modo que o dedo assuma uma posição retraída, de modo que as células nessa fileira não sejam mais impulsionadas e retenham sua posição. O dispositivo de jaqueta passa abaixo das células, sustentadas pelo braço de suporte. Será entendido que, ao mesmo tempo, o dispositivo de jaqueta associado à terceira fileira não é atuado, visto que nenhum ovo precisa ser removido por último dessa terceira fileira, e que o dispositivo de jaqueta associado à segunda fileira foi atuado para impulsionar todas as células por uma distância correspondente ao volume longitudinal de duas células, visto que dois ovos precisam ser retirados por último dessa segunda fileira. Novamente aqui, o dispositivo de jaqueta associado à segunda fileira é controlado de modo que o dedo assuma uma posição retraída e possa passar abaixo das células.
[0051] Uma segunda ação de acionamento é realizada, uma vez que o braço de suporte (pente) passa a linha virtual de demarcação. A segunda ação de acionamento precisa tornar possível dispor corretamente na zona de transferência os ovos impulsionados fora da zona de armazenamento durante a primeira ação de acionamento. Os dispositivos de jaqueta são atuados de acordo com a disposição a ser dada à sua fileira associada. Os meios de software do dispositivo de controle determinam a distância na qual as células cheias precisam ser colocadas a partir da linha de demarcação para formar a imagem espelho desejada para a zona de transferência. Os mesmos determinam desse modo sucessivos alvos em que as células serão colocadas em uma mesma fileira. O dedo é colocado na posição implantada para impulsionar a(s) célula(s) a ser(em) colocada(s) nessa fileira, e o dedo é deixado nessa posição implantada até que a célula contra a qual o mesmo impulsiona seja colocada no primeiro alvo determinado, mais próximo à linha de demarcação. Para colocar a célula, os meios de software fazem com que o dedo do dispositivo de jaqueta se retire, então, quando o braço de suporte avançou por um comprimento de célula, o dedo é novamente conduzido na posição implantada e mais uma vez começa a impulsionar as células até que a célula que o mesmo impulsiona diretamente seja colocada no alvo seguinte.
[0052] No exemplo anteriormente descrito, o dispositivo de jaqueta associado à segunda fileira é atuado da linha de demarcação de modo que as duas células selecionadas para passarem essa linha sejam impulsionados por um comprimento equivalente a quatro células, de modo que a célula acionada diretamente pelo dedo do dispositivo de jaqueta, isto é, a célula de cauda mais próxima à linha de demarcação antes da segunda ação de acionamento, seja posicionada no primeiro alvo correspondente à posição anteriormente determinada de um ovo na segunda fileira em uma distância da linha de demarcação equivalente a quatro locais de ovos de uma bandeja. O dedo é, então, retraído enquanto o braço de suporte continua a avançar abaixo das células, e o mesmo é implantado logo depois de ter passado a célula que é desejada a ser deixada no lugar, a fim de entrar em contato com a segunda célula, a ser colocada adicionalmente no segundo alvo.
[0053] Desse modo, o pente com dentes retráteis formado pelo conjunto de braços de suporte e os dispositivos de jaqueta de controle de seus respectivos dedos é conduzido sabiamente, a fim de colocar cada célula na posição correta antecipadamente de ser agarrada pela placa de transferência. Será entendido que esses movimentos dos meios de acionamento são realizados se for desejado colocar as células vazias corretamente para receber os ovos de uma bandeja em uma etapa de abastecer o reservatório, ou colocar as células cheias para concluir as sucessivas bandejas de ovos.
[0054] Após a operação de transferência, o pente que completou seu percurso segue para a extremidade do reservatório, levando consigo todas as células desnecessárias constatadas em cada fileira de células em série, antes da última célula para serem deixadas no lugar na zona de transferência estritamente falando (que no qual a placa de transferência opera), os dedos retráteis são novamente atuados, exceto esse tempo de engate com a célula na cabeça da série em cada fileira. O braço de suporte é comandado para engatar seu movimento na direção de retorno de seu movimento de vaivém, e os dedos estão em contiguidade atrás das aletas de acionamento das primeiras células encontradas nas diferentes fileiras, que são todas acionadas em direção à outra extremidade do reservatório, na frente de uma linha de acionamento, então, incorporada pelo pente. Os meios de acionamento novamente atravessam o reservatório de uma das extremidades da mesma à outra, exceto que os dispositivos de jaqueta são atuados continuamente para impulsionar e dispor as células umas contra as outras, vazias ou cheias dependendo da ação precedente. Se uma operação de preenchimento de bandeja tiver precedido isso, a zona de transferência inclui células deixadas vazias, e os meios de acionamento impulsiona as mesmas contra as células cheias que permaneceram na zona de armazenamento, enquanto garante (ao comandar a retirada dos dedos dos dispositivos de jaqueta no momento correto) que as células cheias são deixadas em uma configuração em que cada fileira tem uma célula cheia na delimitação da linha virtual de demarcação, conforme ilustrado na Figura 6, por exemplo. Se uma operação de reabastecimento do reservatório tiver precedido isso, os meios de acionamento impulsionam as células até que as mesmas sejam encontradas na mesma configuração da Figura 6 em que cada fileira tem uma célula cheia na delimitação da linha virtual de demarcação.
[0055] Uma segunda modalidade pode ser descrita, em referência à Figura 3 e os elementos do fluxograma adicionado em linhas pontilhadas. Isso difere da primeira modalidade primariamente pelo fato de que um segundo meio de transferência de ovos é fornecido, chamado "local", adicionalmente ao primeiro meio de transferência formado pela placa de transferência anteriormente descrita. O meio de transferência local tem um campo de ação centralizado somente no reservatório, enquanto a placa de transferência se move do reservatório à bandeja e vice-versa. Mais particularmente, um braço de transferência de ovo dentro do reservatório é usado mediante ciclo de preenchimento, isto é, após cada remoção de repreenchimento de ovos pela placa de transferência, para equalizar o número de células que portam ovos disponíveis em cada fileira removendo-se um número determinado de ovos de uma fileira particularmente bem estocada para posicionar os mesmos em uma fileira bem estocada.
[0056] Desse modo, uma solução é oferecida ao problema que pode aparecer quando o reservatório é esvaziado somente em algumas fileiras, enquanto os outros permanecem razoavelmente cheios. Isso pode ocorrer, em particular, quando, embora, em média, os ovos inválidos sejam distribuídos de modo uniforme por todas as linhas da bandeja, uma série de bandejas que contêm alguns ou nenhum ovo inválido em uma linha específica segue umas às outras na unidade de preenchimento. Ainda que a máquina seja projetada, o reservatório é preenchido por uma bandeja em progresso quando todas as fileiras do reservatório podem ser abastecidas ao mesmo tempo. Portanto, isso basta para uma fileira do reservatório não ter células vazias suficientes para que esse abastecimento seja impossível, e para que somente uma fileira de células continue a fornecer ovos para substituir pontos deixados vazios na linha correspondente da bandeja. Durante esse tempo, as outras fileiras vazias da bandeja não tornam mais possível concluir as bandejas 100%.
[0057] O braço de transferência local recebe uma instrução dos meios de software associados à unidade de preenchimento, que determina automaticamente o número de células que portam um ovo em cada fileira do reservatório e, portanto, a identificação da fileira de células que contém a maioria dos ovos (ação A21). Com base nesses dados, os meios de software indicam a fileira de células na qual a braço de transferência precisa agarrar os ovos e o número de ovos que o mesmo deve agarrar (ação A22). Ao mesmo tempo, os meios de software identificam a fileira de células que contêm a minoria dos ovos (ação A23). Então, os mesmos enviam uma instrução de controle aos meios de acionamento de modo que os mesmos disponham (ação A24) essa fileira para ter corretamente um número suficiente de células vazias para receber esses ovos. Os meios de software informam, por fim, o braço de transferência da fileira de células no qual esses ovos precisam ser depositados (ação A25).
[0058] Como exemplo, em cada ciclo, o braço de transferência local pode recuperar três ovos da fileira mais cheia do reservatório e depositar os mesmos na fileira mais vazia. Será entendido que a escolha de três ovos é puramente arbitrária, e que isso poderia ser diferente após cada ciclo, sendo que o braço de transferência é, então, disposto de modo que o mesmo possa agarrar de modo indiferente um ou mais ovos de acordo com as instruções dos meios de software.
[0059] A mudança do número de ovos em duas fileiras do reservatório que se resulta dessa ação pelos segundos meios de transferência é seguida por um comando dos meios de acionamento para ajustar, se for necessário, a posição das células cheias e as células vazias dessas duas fileiras, em relação à linha virtual de demarcação entre a zona de transferência e a zona de armazenamento, conforme essa posição almejada após cada ciclo de preenchimento foi anteriormente descrita.
[0060] A descrição precedente explica claramente como a invenção torna possível alcançar seus objetivos. Em particular, isso permite a implantação de operações de estabilização de ovo que são particularmente eficazes para induzir a uma taxa de preenchimento ideal das sucessivas bandejas atuais.
[0061] No caso da primeira modalidade, isto é, aquela em que somente a transferência principal é fornecida (a placa que retira os ovos preparados das células do reservatório e deposita os mesmos na bandeja em progresso), adicionar o braço de transferência local, o mesmo estará dentro do alcance do elemento versado na técnica para determinar melhor a quantidade adicional de células a serem fornecidas. O aumento do número de células no reservatório em relação ao número de ovos nas bandejas torna possível aprimorar a taxa de preenchimento total, mas com um efeito lateral de aumentar o tempo médio gasto pelos ovos no reservatório e, portanto, fora dos incubadores.
[0062] Em uma modalidade alternativa da invenção não especificamente ilustrada nos desenhos, é possível fornecer a modificação da unidade de estabilização a fim de adaptar a mesma ao tratamento de bandejas de ovos de galinha em relação a uma distribuição dos pontos de recebimento de ovo em fileiras escalonadas em vez de uma distribuição de tabuleiro de xadrez simples em linhas e fileiras em duas direções ortogonais umas em relação às outras. Uma solução apropriada para fazer isso consiste em equipar os meios de transferência para os ovos entre o reservatório e a bandeja em progresso com um mecanismo com capacidade converter a disposição retangular do reservatório em uma disposição em fileiras escalonadas deslocando-se as células por um meio passo, periodicamente cada vez que isso for necessário. Realizar essa operação no dispositivo de transferência de ovo torna possível satisfazer melhor uma disposição nas fileiras escalonadas em termos da estrutura do equipamento e segurança operacional.
[0063] O precedente mostra que a invenção não é limitada às modalidades especificamente descritas ou às modalidades concretas ilustradas nas Figuras. Pelo contrário, a mesma se estende a qualquer alternativa que usa meios equivalentes. Desse modo, existem situações em que pode ser possível eliminar a presença de células de recebimento de ovos fisicamente incorporados por sua mobilidade em trilhos fornecidos a essa extremidade no reservatório. Por exemplo, presumindo que enquanto permanece na indústria alimentícia, os objetos de ovo armazenados em células individuais nas bandejas não são mais ovos de galinha, com suas estritas exigências de manuseio, mas frutas armazenadas livremente lado a lado, uma atrás da próxima em cada coluna da bandeja, será possível usar um reservatório que inclui um conjunto de dedos individualmente retráteis controlados entre uma posição implantada e uma posição retraída quando for necessário para agarrar os objetos disponíveis em cada fileira em um número correspondente ao número de objetos faltantes a partir da coluna de reservatório correspondente, e impulsionar os mesmos até que os mesmos são postos em posição para serem coletivamente agarrados pelo dispositivo de transferência e depositados por esse dispositivo no lugar deixado livre em cada coluna atrás da bandeja em progresso.
[0064] A invenção também não é limitada a uma implantação que a unidade de estabilização com seu reservatório e seu dispositivo de controle associado em uma cadeia de produção que envolve uma unidade de miragem para os ovos em uma etapa de tratamento anterior e/ou uma unidade de injeção de vacina em uma etapa subsequente, se as operações específicas a cada uma dessas etapas são realizadas na continuação da etapa de estabilização, antes e após essa etapa, respectivamente, na mesma instalação industrial, ou em relação à etapa de estabilização, as mesmas são adiadas a um tempo posterior e/ou implantadas em sítios geográficos remotos.
[0065] Embora seja verdade em relação às bandejas de ovos quando aceitas para operações de estabilização, bandejas de ovos que não estão cheias o suficiente seguem mais frequentemente um tratamento anterior feito por inspeção não destrutiva da condição dos ovos individuais feita por visiometria e que induz a remover os ovos de cada bandeja que são considerados inválidos por uma análise automática das informações coletadas por visiometria, também é verdade que, ao deixar a unidade de estabilização, as bandejas que foram completamente preenchidas podem ser destinadas para muitas operações de tratamento subsequente diferentes de injeção de vacina. Por exemplo, pode-se considerar a injeção de uma cultura de semente viral em aplicações com o uso de ovos fertilizados como meio de cultura para produção de vacina, ou injeção nos ovos de qualquer produto de tratamento para proteger os pintos que nascerão dos ovos tratados, ou a remoção de uma amostra do material dentro de cada ovo com o uso de uma agulha que perfura a carcaça. Essas são situações em que as exigências industriais são particularmente estritas em relação ao estado de preenchimento de cada bandeja e a regularidade geométrica em termos de formato de ovos individuais e disposição de diferentes ovos em seus respectivos pontos de recebimento.

Claims (22)

  1. Método para preencher bandejas de ovos em percurso (8) pelo preenchimento de locais vazios (22) de cada bandeja sucessivamente em progresso (8) com o uso de ovos disponíveis removidos da dita bandeja em progresso (8), caracterizado pelo fato de que os ovos a serem usados para o dito preenchimento de locais vazios (22) são disponibilizados para remoção em células de recebimento de ovos (24) que são montadas para serem individualmente móveis em um reservatório de ovos (16) disponível, em que os mesmos são movidos sob o controle de um dispositivo de controle que determina automaticamente uma colocação de células disponíveis (24) que portam ovos com base em uma configuração de reservatório (16) correspondente a um estado de preenchimento da bandeja em progresso (8) que define sua configuração de local vazio.
  2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o carregamento da bandeja (8) atual é realizado removendo-se simultaneamente os vários ovos preparados disponíveis a partir das respectivas células (24) do reservatório (16) postas na dita configuração de reservatório (16), então, transportando-se o conjunto em direção à dita bandeja em progresso (8), em que os vários ovos são, então, depositados nos respectivos locais da bandeja (8), sendo que a dita configuração de reservatório (16) foi estabelecida automaticamente com base na disponibilidade de ovos nas células (24) do reservatório (16) e no dito estado de preenchimento da bandeja (8), de modo que a transferência dos ovos entre as células (24) que portam ovos do reservatório (16) e os locais de recebimento de ovos da bandeja em progresso (8) seja realizada por uma correspondência entre a presença de um local vazio na bandeja (8) e a presença de uma célula que porta ovo disponível para transferência no reservatório (16).
  3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que, mediante cada ciclo para preencher uma bandeja em progresso (8), as células de recebimento de ovos (24) são movidas no reservatório (16) entre uma zona de preenchimento e armazenamento, em que ovos são depositados na mesma, e uma zona de disponibilidade de transferência, em que as células que portam ovos (24) são postas no lugar de acordo com a dita configuração de reservatório (16), sendo que a remoção dos ovos disponíveis preparados desse modo é realizada automaticamente em seguida por uma placa de transferência (18) controlada automaticamente para agarrar todos ao mesmo tempo, mover o conjunto à bandeja em progresso (8), e liberar todos simultaneamente para depositar os mesmos na dita bandeja (8).
  4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que os ovos são periodicamente reabastecidos ao reservatório (16) transferindo-se os ovos removidos de uma das bandejas sucessivas (8) atribuídas a esse propósito para as células vazias (24) do dito reservatório (16).
  5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que, mediante cada ciclo de tratamento de uma bandeja em progresso (8), um método alterna entre uma etapa de concentrar células (24) do reservatório (16) buscando pôr as mesmas, uma ao lado da outra por fileiras de células (24), em direção a uma zona de armazenamento do reservatório (46), e uma etapa de distribuir as células (24) que portam ovos em direção a uma zona de transferência do reservatório (48) em que as mesmas são colocadas automaticamente de acordo com a dita configuração de reservatório (16) para transferir os ovos que as mesmas portam à bandeja (8) que é estabilizada.
  6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que, em cada fileira de células (24) concentradas colocadas lado a lado na dita zona de armazenamento (46) de células (24) que portam ovos, várias células (24) determinadas automaticamente para cada fileira com base na dita configuração de reservatório (16) determinada automaticamente para corresponder com o estado de preenchimento da bandeja (8) a ser preenchida são postas na frente de uma linha de acionamento para distribuição à zona de transferência (48).
  7. Método, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma etapa de redistribuição local de ovos disponíveis no reservatório (16) removendo-se ovos presentes nas células de recebimento de ovos (24) pertencentes a uma fileira de células (24) melhor estocadas com ovos disponíveis para depositar os ovos removidos desse modo nas células vazias (24) que ocupam uma fileira de células (24) menos estocadas com ovos disponíveis, sendo que as ditas fileiras mais e menos estocadas são determinadas automaticamente com base em uma contagem dos ovos que as mesmas ainda contêm após a remoção dos ovos transferidos às bandejas em progresso (8) em ciclos de preenchimento de bandeja (8) anteriores.
  8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizado pelo fato de que uma necessidade de reabastecer o dito reservatório (16) é determinada automaticamente comparando-se o número de ovos disponíveis em células (24) sucessivas em série em cada uma das ditas fileiras (R) com o número de locais de ovos vazios em cada linha correspondente de locais na bandeja (8) a serem preenchidos (C), e em que, quando tal necessidade é observada, o preenchimento das bandejas sucessivas (8) é interrompido para reabastecer periodicamente o reservatório (16) abastecendo-se o mesmo com ovos transferindo-se todos os ovos presentes em uma das bandejas em percurso (8) ainda não tratadas preenchendo-se as células vazias (24) do dito reservatório (16).
  9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que as informações de configuração de bandeja (8) que definem um estado de preenchimento de cada bandeja em percurso (8) pela distribuição entre locais vazios (22) e locais cheios são obtidas por meios de sensor específicos na etapa de preenchimento, posicionados nas bandejas (8) ou em sua trajetória.
  10. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o preenchimento das sucessivas bandejas em percurso (8) ocorre após uma etapa anterior de inspecionar a condição dos ovos e remover os ovos considerados inválidos das bandejas (8), e em que as informações de estado de preenchimento para cada bandeja em percurso (8) são fornecidas automaticamente com base na distribuição entre locais vazios (22) e locais cheios conhecidos da etapa anterior.
  11. Instalação para preencher bandejas de ovos em percurso (8) que inclui uma unidade de estabilização (1) transferindose ovos levados de qualquer lugar para serem depositados em locais de cada bandeja em progresso (8) detectados como sendo vazios, caracterizada pelo fato de que a mesma inclui um reservatório de ovos disponíveis (16) no qual as células (24) que recebem, cada uma, um ovo são individualmente móveis dentro do reservatório (16) sob a ação de meios de acionamento automaticamente controlados (26) que determinam a distribuição de células (24) que portam ovos disponíveis em uma zona de transferência (48) do reservatório (16), sendo que a placa de transferência (18) compõe os meios para transferir os ovos removidos da dita zona de transferência (48) do dito reservatório (16) a uma bandeja em via de estabilização (8) e deposita os mesmos em locais de recebimento de ovos da dita bandeja (8), e um dispositivo para controlar automaticamente os ditos meios de acionamento das células (24) para garantir a distribuição de células (24) que portam ovos disponíveis na dita zona de transferência (48) em uma configuração de reservatório (16) estabelecida automaticamente com base no estado de preenchimento da bandeja em progresso (8) que define sua configuração em termos de distribuição de locais sem ovos a fim de fazer com que cada célula cheia que contém um ovo disponível corresponda a um local vazio na dita bandeja (8).
  12. Instalação, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que os meios de transferência (18) consistem em uma placa de sucção que inclui meios de agarramento individuais para agarrar ovos que estão distribuídos em tantas linhas e colunas quanto cada uma das ditas bandejas em percurso (8) tem locais de ovos.
  13. Instalação, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizada pelo fato de que as células de recebimento de ovos (24) do reservatório (16) são agrupadas entre si em fileiras (Rn) separadas umas das outras, e cada uma é formada por células (24) individualmente móveis ao longo da fileira correspondente sob o efeito dos ditos meios de acionamento (26) associados ao reservatório (16).
  14. Instalação, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada pelo fato de que, em cada uma das ditas fileiras, as células (24) são montadas em série em um trilho de orientação (28) que orienta seus movimentos e pelo fato de que, em cada série, as mesmas estão lado a lado e umas contra as outras no dito trilho tal que as mesmas impulsionam umas às outras ao longo do dito trilho quando uma das mesmas for comandada a se mover.
  15. Instalação, de acordo com a reivindicação 13 ou 14, caracterizada pelo fato de que as ditas fileiras (Rn) incluem, cada uma, um número de células móveis (24) maior do que o número de locais de recebimento de ovos (22) em cada linha (Cn) das bandejas sucessivas a serem preenchidas (8).
  16. Instalação, de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo fato de que, além da dita zona de transferência (48) na qual, durante cada ciclo de preenchimento de uma bandeja em progresso (8), células que portam ovos (24) estão distribuídas na configuração determinada automaticamente com base na configuração de locais vazios (22) da bandeja em progresso (8), e ovos são agarrados e removidos das ditas células (24) distribuídas desse modo pelos ditos meios de transferência (18), o dito reservatório (16) inclui uma zona de armazenamento (46) para células (24) que portam ovos para que as células (24) não usadas preencham a bandeja em progresso (8).
  17. Instalação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 16, caracterizada pelo fato de que os ditos meios de acionamento (26) incluem um pente com dentes retráteis que é montado de modo móvel ao longo das ditas fileiras de células (24) a partir de uma das extremidades da mesma à outra através de todas as ditas fileiras, sendo que os dentes do pente são, cada um, atribuídos a uma das ditas fileiras de células (24) e individualmente controlados entre uma posição ativa que aciona uma célula da fileira correspondente com a qual a mesma se engata e uma posição inativa em que a mesma se retira das células (24) enquanto o pente se desloca sobre todas as fileiras de células (24).
  18. Instalação, de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato de que o dito pente é feito na forma de um braço que sustenta dispositivos de jaqueta (34), em que cada um porta um dedo que compõe um dos ditos dentes retráteis do dito pente.
  19. Instalação, de acordo com a reivindicação 17 ou 18, caracterizada pelo fato de que cada célula móvel do reservatório (16) tem uma aleta de acionamento (32) com a qual o dente de pente correspondente se engata quando a mesma é implantada na posição ativa para se mover em uma direção ou a outra ao longo de um trilho de orientação (28) das células (24) em série na mesma fileira.
  20. Instalação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 18, caracterizada pelo fato de que a mesma inclui adicionalmente um braço de transferência local para transferir ovos entre células (24) diferentes dentro do dito reservatório (16), sendo que o dito braço de transferência local é controlado automaticamente para remover ovos presentes nas células (24) de uma fileira automaticamente determinada como sendo mais estocada com ovos e para depositar os mesmos nas células (24) vazias em uma fileira automaticamente determinada como sendo menos estocada com ovos.
  21. Instalação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 20, caracterizada pelo fato de que inclui meios para controlar os ditos meios de acionamento de célula, configurados para controlar o acionamento do dito pente em um movimento translacional para trás e para frente ao longo das ditas fileiras de células (24) que se deslocam sobre as células (24) das diferentes fileiras do reservatório (16), e para controlar os dentes do pente de modo que cada um, sobre a fileira correspondente, se engate alternativamente tanto com uma última das células (24) a serem movidas quando o pente se move na primeira direção para distribuir as células (24) que portam ovos em uma zona de transferência (48) das células (24) que preenchem a bandeja em progresso (8), como com uma primeira das células (24) que foram desse modo esvaziadas de seus ovos na primeira direção (incluindo aquelas que já estavam vazias), quando o pente é movido na direção oposta por uma zona de armazenamento (46) para as células (24) que portam ovos a partir da qual, mediante o ciclo de preenchimento de uma bandeja (8), as células (24) a serem distribuídas para transferência são removidas, em um número que é determinado em cada fileira automaticamente com base na dita configuração de reservatório (16) a ser respeitada.
  22. Instalação, de acordo com a reivindicação 21, caracterizada pelo fato de que inclui meios para determinar automaticamente quando reabastecer o reservatório (16) com ovos, assim como meios para, então, controlar os ditos meios de acionamento do pente e controlar os dentes do mesmo em ordem, durante o movimento do pente na dita primeira direção de seu movimento para trás e para frente, para distribuir as células (24) vazias na dita zona de transferência (48) de acordo com uma configuração determinada para corresponder à configuração de locais cheios da bandeja em progresso (8) que é, então, atribuída ao reabastecimento, assim como meios para controlar, em seguida, os meios de transferência (18) de ovos a fim de agarrar os ovos presentes na dita bandeja (8) e depositar os mesmos nas células (24) vazias que foram dispostas na zona de transferência (48).
BR112016023931-8A 2014-04-24 2015-04-24 Método e instalação para preencher bandejas de ovos em percurso BR112016023931B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR14/00971 2014-04-24
FR1400971A FR3020239B1 (fr) 2014-04-24 2014-04-24 Procede et installation de remplissage de casiers d'oeufs en defilement
PCT/IB2015/000577 WO2015162489A1 (fr) 2014-04-24 2015-04-24 Procédé et installation de remplissage de casiers d'oeufs en défilement

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016023931A2 BR112016023931A2 (pt) 2017-08-15
BR112016023931B1 true BR112016023931B1 (pt) 2021-03-23

Family

ID=51063518

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016023931-8A BR112016023931B1 (pt) 2014-04-24 2015-04-24 Método e instalação para preencher bandejas de ovos em percurso

Country Status (14)

Country Link
US (2) US10518915B2 (pt)
EP (2) EP3381277A1 (pt)
JP (1) JP6629752B2 (pt)
CN (1) CN107072177B (pt)
AU (1) AU2015249544B2 (pt)
BR (1) BR112016023931B1 (pt)
CA (1) CA2943740C (pt)
DK (1) DK3134323T3 (pt)
ES (1) ES2682109T3 (pt)
FR (1) FR3020239B1 (pt)
MX (1) MX2016013905A (pt)
RU (1) RU2650547C1 (pt)
SA (1) SA516380110B1 (pt)
WO (1) WO2015162489A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2017011182A1 (en) * 2015-07-14 2017-01-19 Zoetis Services Llc Egg flat identification system, and associated method
CN110134453B (zh) * 2018-02-09 2022-07-08 网宿科技股份有限公司 服务器配置重载方法及服务器
CN108770728B (zh) * 2018-04-27 2020-07-03 湖北大金龙农牧科技发展股份有限公司 一种自动放蛋以及自动流出小鸭的孵箱
CN110667914A (zh) * 2019-10-10 2020-01-10 哈工大机器人集团(江苏)华粹智能装备有限公司 一种卤蛋自动分拣装托设备
FR3102153B1 (fr) 2019-10-17 2021-10-22 Pros Finances Système et procédé automatisé de remplissage de plateaux d’œufs en défilement
CN113120287B (zh) * 2021-05-12 2023-01-31 贵州省种畜禽种质测定中心 一种鸡蛋分拣包装装置及其包装方法
CN113916898A (zh) * 2021-10-18 2022-01-11 深圳回收宝科技有限公司 一种智能设备的自动检测方法及自动检测系统
WO2024128302A1 (ja) * 2022-12-16 2024-06-20 株式会社ナベル 卵充填装置

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4811551A (en) * 1985-04-30 1989-03-14 Nambu Electric Co., Ltd. Packaging apparatus for packaging eggs, etc.
JPS63139815A (ja) * 1986-11-29 1988-06-11 Nambu Electric Co Ltd 鶏卵の移載装置
RU2097288C1 (ru) * 1996-10-18 1997-11-27 Александр Михайлович Волков Способ упаковки, хранения и транспортировки яиц, пригодных для инкубирования, и устройство для его осуществления
US5898488A (en) * 1997-01-21 1999-04-27 Kuhl; Jeffrey B. Method and apparatus for candling eggs and filling trays with fertile eggs
JP4152021B2 (ja) * 1998-10-21 2008-09-17 共和機械株式会社 卵の自動選別包装装置
US7041439B2 (en) * 2001-04-17 2006-05-09 Embrex, Inc. Methods and apparatus for selectively processing eggs having identified characteristics
FR2912600B1 (fr) * 2007-02-16 2010-03-12 Ceva Sante Animale Methode et systeme de retassage d'un plateau d'oeufs
NL2002829C2 (nl) * 2009-05-01 2010-11-02 Ven Beheer B V Van De Inrichting voor het vullen van eiertrays.
BE1019291A3 (nl) * 2010-04-15 2012-05-08 Innovatec B V Inrichting voor het schouwen en overleggen van eieren en een werkwijze daarbij toegepast.
BE1019888A3 (nl) 2011-03-24 2013-02-05 Innovatec B V Inrichting en werkwijze voor het schouwen en overleggen van voorgebroede eieren.
JP5036912B1 (ja) * 2012-02-08 2012-09-26 株式会社ナベル 農畜産物の並べ替え装置および農畜産物の並べ替え方法

Also Published As

Publication number Publication date
FR3020239B1 (fr) 2016-06-10
US20170029149A1 (en) 2017-02-02
WO2015162489A1 (fr) 2015-10-29
CN107072177B (zh) 2021-01-12
SA516380110B1 (ar) 2021-08-05
EP3134323B1 (fr) 2018-06-06
AU2015249544A1 (en) 2016-10-20
ES2682109T3 (es) 2018-09-18
CA2943740A1 (en) 2015-10-29
JP6629752B2 (ja) 2020-01-15
CN107072177A (zh) 2017-08-18
FR3020239A1 (fr) 2015-10-30
JP2017514757A (ja) 2017-06-08
RU2650547C1 (ru) 2018-04-16
CA2943740C (en) 2018-10-02
DK3134323T3 (da) 2018-08-13
AU2015249544B2 (en) 2019-05-09
MX2016013905A (es) 2017-01-09
US10518915B2 (en) 2019-12-31
BR112016023931A2 (pt) 2017-08-15
US20200079541A1 (en) 2020-03-12
EP3381277A1 (fr) 2018-10-03
US11077968B2 (en) 2021-08-03
EP3134323A1 (fr) 2017-03-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112016023931B1 (pt) Método e instalação para preencher bandejas de ovos em percurso
US8696297B2 (en) Method and system for stabilizing an egg tray
CN110430751B (zh) 自动处理和分选昆虫以用于生长和释放的装置和方法
US9839204B2 (en) Egg tray advancement system for an in ovo injection apparatus, and associated method
BR112016017600B1 (pt) dispositivo de elevação de ovos, e sistemas e métodos associados
JP5908986B2 (ja) inovo注入装置用のインデキシングシステムおよび関連方法
BR112017013868B1 (pt) Dispositivo de fornecimento e processo de fornecimento de elementos
WO2024128302A1 (ja) 卵充填装置

Legal Events

Date Code Title Description
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ZOETIS SERVICES LLC (US)

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/04/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.