BR112015024413B1 - máquina para a produção de copinhos cônicos enrolados - Google Patents
máquina para a produção de copinhos cônicos enrolados Download PDFInfo
- Publication number
- BR112015024413B1 BR112015024413B1 BR112015024413-0A BR112015024413A BR112015024413B1 BR 112015024413 B1 BR112015024413 B1 BR 112015024413B1 BR 112015024413 A BR112015024413 A BR 112015024413A BR 112015024413 B1 BR112015024413 B1 BR 112015024413B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- winding
- carriage
- cup
- winding rod
- car
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A21—BAKING; EDIBLE DOUGHS
- A21C—MACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
- A21C15/00—Apparatus for handling baked articles
- A21C15/02—Apparatus for shaping or moulding baked wafers; Making multi-layer wafer sheets
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A21—BAKING; EDIBLE DOUGHS
- A21C—MACHINES OR EQUIPMENT FOR MAKING OR PROCESSING DOUGHS; HANDLING BAKED ARTICLES MADE FROM DOUGH
- A21C15/00—Apparatus for handling baked articles
- A21C15/02—Apparatus for shaping or moulding baked wafers; Making multi-layer wafer sheets
- A21C15/025—Apparatus for shaping or moulding baked wafers, e.g. to obtain cones for ice cream
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A21—BAKING; EDIBLE DOUGHS
- A21B—BAKERS' OVENS; MACHINES OR EQUIPMENT FOR BAKING
- A21B5/00—Baking apparatus for special goods; Other baking apparatus
- A21B5/02—Apparatus for baking hollow articles, waffles, pastry, biscuits, or the like
- A21B5/026—Apparatus for baking hollow articles, waffles, pastry, biscuits, or the like for baking waffle cups or cones
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Food Science & Technology (AREA)
- Making Paper Articles (AREA)
- Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
- Replacement Of Web Rolls (AREA)
- Specific Conveyance Elements (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Intermediate Stations On Conveyors (AREA)
Abstract
"MÁQUINA PARA A PRODUÇÃO DE COPINHOS CÔNICOS ENROLADOS". A presente invenção refere-se a uma máquina com dispositivos de enrolamento de copinhos de alinhamento horizontal (5, 15, 35, 58) para produzir copinhos cônicos enrolados. Os dispositivos de enrolamento de copinhos estão dispostos na estrutura da máquina (8) alongada ao longo de um percurso circunferencial, em forma sequencial, e serão transportados por um transportador contínuo ao longo de um percurso circunferencial desde a estação de alimentação (3) até a estação de saída (7) da máquina (1). Cada dispositivo de enrolamento de copinhos possui um molde de enrolamento (10, 23, 37, 60) rigidamente unido com o seu quadro de suporte (9, 16, 36, 59), um raspador de copinhos (12, 25, 38, 61), deslocável ao longo do seu quadro de suporte e uma haste de enrolamento (14, 27, 39, 63) deslocável ao longo do seu quadro de suporte. O molde de enrolamento está posicionado em um segmento terminal lateral do quadro de suporte, o raspador de copinhos está posicionado em um primeiro carro (11, 26, 47, 62), deslocável ao longo do quadro de suporte, e a haste de enrolamento está posicionada em um segundo carro (13, 28, 39, 65), deslocável ao longo do quadro de suporte.
Description
[001] A presente invenção refere-se a uma máquina para produzir copinhos cônicos enrolados. Os copinhos cônicos enrolados são produzidos em dispositivos de enrolamento de copinhos cônicos da máquina, de alinhamento horizontal. A máquina possui uma estrutura alongada, na qual, os dispositivos de enrolamento dos copinhos cônicos estão posicionados sequencialmente ao longo de um percurso circunferencial que se estende na direção longitudinal da estrutura da máquina. A máquina possui um transportador contínuo, disposto ao longo do percurso circunferencial, e que transporta os dispositivos de enrolamento dos copinhos cônicos ao longo do percurso circunferencial desde a estação de alimentação, prevista no lado superior da máquina, até a estação de saída, disposta no lado inferior da máquina. O transportador contínuo possui, nas bordas laterais do percurso circunferencial, correntes transportadoras ali dispostas, nas quais estão presos os quadros de suporte dos dispositivos de enrolamento dos copinhos cônicos.
[002] Máquinas deste tipo são conhecidas, por exemplo, dos documentos AT 410 309 B e US 6,227,103 B1.
[003] Os copinhos cônicos enrolados são produzidos com unidades de Waffle planas. Estas unidades de Waffle cozidas podem ser plasticamente deformáveis em estado cozido, quente. No resfriamento para temperatura ambiente as unidades de Waffle enrijecem para formar estruturas de forma estabilizada, frágeis e crocantes. As unidades dos Waffle serão introduzidas no estado quente, plasticamente deformáveis, nos dispositivos de enrolamento dos copinhos cônicos, e dentro destes dispositivos de enrolamento de copos cônicos são enrolados para formarem os copinhos cônicos. Os copinhos cônicos quentes e ainda plasticamente deformáveis, serão descarregados dos dispositivos de enrolamento de copinhos. No resfriamento para temperatura ambiente, os copinhos enrijecem para formar estruturas de forma estabilizada, frágeis e crocantes.
[004] A presente invenção propõe uma nova máquina da espécie inicialmente citada. De acordo com a invenção, a nova máquina caracteriza pelo fato de que cada dispositivo de enrolamento de copinho possui um molde de enrolamento rigidamente unido com o quadro de suporte, um raspador de copinhos deslocável ao longo do seu quando de suporte e uma haste de enrolamento longitudinalmente deslocável no seu quadro de suporte, sendo que o molde de enrolamento está disposto em um segmento terminal lateral do quadro de suporte, o raspador de copinhos está disposto em um primeiro carro, deslocável ao longo do quadro de suporte, e a haste de enrolamento está disposta em um segundo carro, deslocável ao longo do quadro de suporte.
[005] A máquina de acordo com a invenção prevê dispositivos de enrolamento de copinhos de alinhamento horizontal. Estes possuem quadros de suporte de alinhamento horizontal, com os quais, os moldes de enrolamento de alinhamento horizontal estão rigidamente unidos. Os quadros de suporte se estendem em direção transversal da estrutura da máquina e estão presos nas bordas laterais do percurso circunferencial, nas correntes de transporte do transportador contínuo. Em cada dispositivo de enrolamento de copinhos, o molde de enrolamento está rigidamente unido com o quadro de suporte, estando horizontalmente alinhado e disposto transversalmente para com a direção do revolvimento dos dispositivos de enrolamento dos copinhos. Desta maneira, os moldes de enrolamento que se encontram dispostos fixamente sem poderem ser deslocados nos dispositivos de enrolamentos dos copinhos, ao passarem pela estação de alimentação encontram-se sempre na mesma posição de recepção para as unidades dos Waffles. Pelos moldes de enrolamento dos copinhos, na introdução das unidades dos Waffles dentro dos moldes de enrolamento serão evitadas falhas de alinhamento das unidades dos Waffles em relação aos moldes de enrolamento.
[006] Cada dispositivo de enrolamento de copinhos contém uma unidade de enrolamento, disposta no quadro de suporte, que pode ser extraída na direção longitudinal do quadro de suporte e que pode ser comprimida na direção longitudinal do quadro de suporte. A unidade de enrolamento é constituída do molde de enrolamento de alinhamento horizontal que está unido rigidamente com quadro de suporte, do raspador de copinhos deslocável no quadro de suporte, raspador este que está montado em um primeiro carro, deslocável longitudinalmente no quadro de suporte, e da haste de enrolamento, de alinhamento horizontal, deslocável no quadro de suporte, haste esta que está montada em um segundo carro deslocável longitudinalmente no quadro de suporte. A unidade de enrolamento será comprimida ou extraída pelo deslocamento dos dois carros na direção longitudinal do quadro de suporte.
[007] O transportador contínuo transportará os dispositivos de enrolamento dos copinhos ao longo do percurso circunferencial, desde a estação de alimentação até a estação de saída e em movimento de retorno até a estação de alimentação. No percurso da estação de saída para a estação de alimentação serão comprimidas, ou seja, fechadas, em direção longitudinal, as unidades de enrolamento nos dispositivos de enrolamento de copinhos. Na estação de alimentação, em cada dispositivo de enrolamento de copinhos, será introduzida uma unidade de Waffle quente na unidade de enrolamento fechada e nesta unidade será enrolado na forma de um copinho entre o molde de enrolamento e a haste de enrolamento. Durante o transporte dos dispositivos de enrolamento de copinhos desde a estação de alimentação até a estação de saída, as unidades de enrolamento permanecem fechadas. Na estação de saída, em cada dispositivo enrolador de copinhos, a unidade de enrolamento será aberta com o auxílio dos dois carros, em direção longitudinal, e o copinho será descarregado da unidade de enrolamento. Neste procedimento, primeiramente a haste de enrolamento com o copinho nela posicionado, será extraída do molde de enrolamento e o raspador de copinhos será deslocado para trás juntamente com a haste de enrolamento. Em seguida, o copinho será raspado da haste de enrolamento pelo raspador de copinhos. Para a raspagem do copinho, o primeiro carro será movido para frente em relação ao segundo carro ou o segundo carro será movido para trás em relação ao primeiro carro.
[008] De acordo com outra característica da invenção, pode estar previsto que o segundo carro se encontre uma árvore de haste de enrolamento, giravelmente montada em um suporte e que na extremidade dianteira porta a haste de enrolamento e na extremidade traseira porta uma roda de acionamento da haste de enrolamento.
[009] Nesta configuração, a haste de enrolamento será posta em rotação através da roda de acionamento da haste de enrolamento. A roda de acionamento da haste de enrolamento é acionada por um conjunto acionador, disposta no percurso circunferencial dos dispositivos de enrolamento de copinhos, conjunto este com o qual cooperam as rodas acionadoras da haste de enrolamento dos dispositivos enroladores de copinhos quando os dispositivos enroladores de copinhos forem transportados na direção longitudinal na máquina na direção da estação de alimentação e passando através desta estação de alimentação.
[0010] Segundo outra característica da invenção pode estar previsto que a árvore da haste de enrolamento seja configurada como uma árvore de haste de enrolamento que pode ser comprimida em sentido axial, sendo que, a árvore da haste de enrolamento abrange uma luva externa, que sustenta a roda acionadora da haste de enrolamento, luva esta montada giravelmente no suporte, porém, montada de forma inamovível em sentido axial, uma árvore interna axialmente deslocável na luva externa, sustentado a haste de enrolamento, bem como, um acoplamento poligonal que interliga mecanicamente a luva externa com a árvore interna.
[0011] Esta configuração dos dispositivos de enrolamento decopinhos é vantajosa na produção de copinhos de Waffle enrolados, nos quais, as partes da unidade do Waffle que estão superpostas durante o processo do enrolamento resultam em um aumento da espessura da parede do copinho que está sendo produzido. Este aumento na espessura da parede deverá levar em conta pela haste de enrolamento em forma de um movimento axial de retorno. Nesta configuração dos dispositivos de enrolamento dos copinhos não é necessário um movimento de retorno do segundo carro que produz o movimento de retorno da haste de enrolamento. Nesta configuração dos dispositivos de enrolamento dos copinhos, a árvore da haste de enrolamento, compressível axialmente, acolhe o movimento de retorno da haste de enrolamento. No enrolamento da unidade de Waffle se produz no molde de enrolamento, um aumento da espessura da parede nos copinhos em formação. Com este aumento da espessura da parede, a haste de enrolamento será axialmente movida para trás. Desta forma, a árvore da haste de enrolamento será axialmente comprimida e, no acoplamento poligonal, os dois segmentos do acoplamento serão deslocados um contra o outro, em sentido axial. O torque aplicado pela roda acionadora da haste de enrolamento na árvore da haste de enrolamento, será transferido de modo inalterado durante o deslocamento axial dos dois segmentos do acoplamento poligonal, o que é realizado através do acoplamento poligonal para a árvore interna da árvore da haste de enrolamento que sustenta a haste de enrolamento.
[0012] Segundo outra característica da invenção, pode estar previsto que o acoplamento poligonal se encontra montado na parte traseira da árvore da haste de enrolamento, sendo que um segmento interno do acoplamento, formado pela árvore interna, e que está configurado no lado externo da árvore poligonal, está inserido em união positiva em um segmento externo do acoplamento, formado pela luva externa.
[0013] Nesta configuração, a roda acionadora da haste de enrolamento, disposta na extremidade traseira da árvore da haste de enrolamento, poderá estar disposta diretamente acima do acoplamento poligonal. A roda acionadora da haste de enrolamento estará, então, posicionada no segmento externo do acoplamento poligonal. O torque aplicado pela roda acionadora da haste de enrolamento na árvore da haste de enrolamento será recebido no acoplamento poligonal pelo segmento externo do acoplamento, em forma de união positiva, sendo transferida para o segmento interno do acoplamento, que está posicionado na extremidade traseira da árvore interna que sustenta a haste de enrolamento.
[0014] Segundo outra característica da invenção, a haste de enrolamento poderá estar apoiada elasticamente no segundo carro.
[0015] Esta configuração possibilita comprimir a haste de enrolamento durante o processo do enrolamento com uma pressão molar predeterminada contra a unidade de Waffle enrolada no molde de enrolamento. Outra vantagem reside em que a haste de enrolamento, após o processo do enrolamento, retorna automaticamente para a sua posição de saída devido à pressão molar.
[0016] A haste de enrolamento poderá estar apoiada elasticamente através de uma mola helicoidal na luva externa da árvore de haste de enrolamento. A mola helicoidal poderá estar disposta entre o lado traseiro da haste de enrolamento e a extremidade dianteira da luva externa da árvore da haste de enrolamento. A mola helicoidal poderá estar disposta entre um segmento terminal dianteiro da árvore interna que sustenta a haste de enrolamento, e a extremidade dianteira da luva externa da árvore da haste de enrolamento.
[0017] Segundo outra característica da invenção pode ser previsto que o segundo carro que sustenta a haste de enrolamento possua um carregador que pode ser posto em cooperação com um conjunto condutor, disposto ao longo do percurso circunferencial na estrutura da máquina, e que, juntamente com o carregador, controla a posição do segundo carro no dispositivo de enrolamento de copinhos.
[0018] O conjunto condutor, disposto na estrutura da máquina,através do carregador montado no segundo carro, determina a posição do segundo carro dentro do dispositivo de enrolamento de copinhos e produz juntamente com o carregador os movimentos do segundo carro que se verificam na direção transversal da estrutura da máquina para o efeito da extração, ou seja, compressão da unidade de enrolamento do dispositivo de enrolamento dos copinhos.
[0019] Segundo outra característica da invenção, poderá serprevisto que o conjunto condutor, integrado na estrutura da máquina, possua dois trilhos condutores reciprocamente paralelos, entre os quais, está posicionado o carregador, montado no segundo carro, estando previsto um segmento condutor que precede a estação de alimentação e que possui trilhos condutores de projeção oblíqua na estrutura da máquina e que, juntamente com o carregador montado no segundo carro, produz um movimento de avanço do segundo carro que introduz a haste de enrolamento dentro do molde de enrolamento, estando previsto um segmento condutor, disposto na área da estação de saída, que possui trilhos condutores e projeção oblíqua na estrutura da máquina que juntamente com o carregador montado no segundo carro, produz um movimento de retorno do segundo carro que extrai a haste de enrolamento do molde de enrolamento.
[0020] De acordo com outra característica da invenção, nos dispositivos de enrolamento de copinhos, pode estar previsto um primeiro carro que acompanha em forma passiva o segundo carro, sendo que o primeiro carro possui uma seção dianteira do carro, disposta na frente do segundo carro, e que sustenta o raspador de copinhos, bem como, possui uma seção traseira do carro, posicionada atrás do segundo carro, sendo que no primeiro carro, a seção dianteira do carro está disposta distanciada em relação à seção traseira do carro e com esta está rigidamente unida através de uma barra distanciadora, sendo que o primeiro carro está acoplado com o segundo carro através de uma mola helicoidal, disposta atrás do segundo carro, sendo que na extremidade traseira do quadro de suporte está disposto um batente que limita o percurso de deslocamento do primeiro carro.
[0021] Nesta configuração, o primeiro carro, acoplado com o segundo carro através da mola helicoidal, no movimento de avanço e no movimento de retorno do segundo carro, será arrastado por um trecho. Para extrair e comprimir a unidade de enrolamento, somente o segundo carro será deslocado em vaivém no quadro de suporte do dispositivo de enrolamento de copinhos.
[0022] Com a unidade de enrolamento comprimida, os dois carros se encontram na posição terminal dianteira. O raspador de copinhos está montado diretamente na frente do molde enrolamento. A haste de enrolamento transfixa o raspador de copinhos, penetrando no molde de enrolamento. O segundo carro encosta no primeiro carro, no lado traseiro da seção dianteira do carro. A barra distanciadora do primeiro carro ultrapassa o lado traseiro do segundo carro em sentido para trás. A seção traseira do primeiro carro está disposta distanciada atrás do segundo carro. A mola helicoidal que faz o acoplamento do primeiro carro com o segundo carro está disposta entre o segundo carro e a parte traseira do primeiro carro. A mola helicoidal pressiona o primeiro carro no quadro de suporte para trás e pressiona a parte frontal do primeiro carro contra o lado dianteiro do segundo carro.
[0023] Para a extração, ou seja, abertura da unidade de enrolamento, o segundo carro será puxado para trás a partir de sua posição terminal dianteira, sendo movido até a sua posição terminal traseira.
[0024] Na primeira seção do movimento de retorno do segundo carro, o primeiro carro também será puxado para trás. Neste procedimento, a haste de enrolamento, juntamente com o copinho nele disposto, será axialmente extraído do molde de enrolamento e o raspador de copinhos, disposto atrás do copinho, será puxado juntamente com a haste de enrolamento afastando-se do molde de enrolamento e sendo deslocado para trás. Na extremidade da primeira seção do movimento de retorno do segundo carro, o primeiro carro encontra-se na sua posição terminal traseira. Com a sua seção traseira, o primeiro carro encosta no batente montado na extremidade traseira do quadro de suporte.
[0025] A segunda parte do movimento de retorno do segundo carro, o primeiro carro encontra-se na sua posição terminal traseira e não se movimenta. O segundo carro no quadro de suporte será deslocado mais para trás e o acoplamento produzido pela mola helicoidal com o primeiro carro será separado, ou seja, suspenso. O segundo carro será deslocado na seção dianteira do primeiro carro para trás. A mola helicoidal, montada entre o segundo carro e a seção traseira do primeiro carro será axialmente comprimida. A haste de enrolamento, disposta no segundo carro, será puxada pelo raspador de copinhos para trás e o copinho disposto na haste de enrolamento será raspado e removido da haste de enrolamento.
[0026] Na junção da unidade de enrolamento, o segundo carro será deslocado para frente a partir de sua posição terminal traseira, sendo movido até a sua posição terminal dianteira.
[0027] Na primeira parte do movimento de avanço do segundo carro, o primeiro carro encontra-se na sua posição terminal traseira e não se movimenta. O segundo carro será movido para frente na direção da seção dianteira do primeiro carro. No caso, a haste de enrolamento será puxada pelo raspador de copinhos para frente e a mola helicoidal se distende. Na segunda parte do movimento de avanço do segundo carro, o primeiro carro também será movido para frente. No caso, a haste de enrolamento e o raspador de copinho disposto atrás da haste de enrolamento, serão deslocados para frente e a haste de enrolamento será inserida no molde de enrolamento.
[0028] Segundo outra característica da invenção pode estar previsto um primeiro carro que pode acompanhar de forma passiva o segundo carro, possuindo o primeiro carro uma seção dianteira do carro, disposta diante do segundo carro, sustentando o raspador de copinhos, bem como, possui uma seção traseira do carro, disposta atrás do segundo carro, sendo que no primeiro carro a seção dianteira do carro está disposta distanciada em relação à seção traseira do carro, com a qual está rigidamente unida por meio de uma barra distanciadora, sendo que o primeiro carro está acoplado através de um componente de ligação separável com o segundo carro, e na extremidade traseira do quadro de suporte está previsto um batente que limita o percurso de deslocamento do primeiro carro.
[0029] Nesta configuração, o primeiro carro acoplado com o segundo carro pelo componente de ligação separável, no movimento de avanço e no movimento de retorno do segundo carro será sempre arrastado por um trecho. Na extração de junção da unidade de enrolamento, o segundo carro será movido em vaivém no quadro de suporte do dispositivo de enrolamento de copinhos.
[0030] Para a extração, ou seja, abertura da unidade de enrolamento, o segundo carro será puxado em sentido traseiro a parti do molde de enrolamento, sendo movido até sua posição terminal traseira.
[0031] Na primeira parte do movimento de retorno do segundo carro, o primeiro carro acoplado pelo componente de ligação com o segundo carro, também será deslocado para trás. No caso, a haste de enrolamento que sustenta um copinho será extraída totalmente do molde de enrolamento e o raspador de copinho, disposto atrás do copinho, juntamente com a haste de enrolamento, será deslocado a partir do molde de enrolamento para trás. Na extremidade da primeira parte do movimento de retorno do segundo carro, o primeiro carro colide com sua seção traseira contra o batente, montado na parte traseira do quadro de suporte. Desta forma, será paralisado o movimento de retorno do primeiro carro.
[0032] Na segunda parte do movimento de retorno do segundo carro, o primeiro carro encosta com sua seção traseira na extremidade traseira do batente, disposto no quadro de suporte e não se movimenta. O segundo carro será deslocado mais para trás no quadro de suporte e o componente de ligação será solto pelo movimento de retorno do segundo carro. Agora, movimenta-se para trás somente o segundo carro. A haste de enrolamento disposta no segundo carro será puxada através do raspador de copinhos para trás e o copinho disposto na haste de enrolamento será raspado e afastado da haste de enrolamento.
[0033] Para a junção, ou seja, fechamento, da unidade de enrolamento, o segundo carro será deslocado para frente no quadro de suporte do dispositivo de em rolamento de copinhos. O segundo carro será movimentado para frente a partir de sua posição terminal traseira, até alcançar sua posição terminal dianteira.
[0034] Na primeira parte do movimento de avanço do segundo carro, o primeiro carro encontra-se na sua posição terminal traseira e não se movimenta. O segundo carro será deslocado para frente até a parte dianteira do primeiro carro. Neste procedimento, a haste de enrolamento será movida pelo raspador de copinhos para frente. Na segunda parte do movimento de avanço do segundo carro, o primeiro carro também será deslocado para frente. No caso, a haste de enrolamento e o raspador de copinho, posicionado atrás da haste de enrolamento, serão deslocados para frente e a haste de enrolamento será inserida no molde de enrolamento.
[0035] Segundo outra característica da invenção pode estar previsto que o primeiro carro está acoplado com o segundo carro através de um componente de ligação separável, sendo que, o componente de ligação é constituído de um ímã, montado na parte frontal do segundo carro, e de uma contrapeça, montada no lado traseiro da seção dianteira do primeiro carro.
[0036] Em seguida, a invenção será descrita mais detalhadamente com base nos desenhos. As figuras mostram:
[0037] Figura 1 - máquina de acordo com a invenção em vista lateral;
[0038] Figura 2 - máquina da figura 1 vista por cima;
[0039] Figura 3 - máquina da figura 1 vista por baixo;
[0040] Figura 4 - vista frontal da máquina da figura 1;
[0041] Figura 5 - dispositivo de enrolamento de copinhos com unidade de enrolamento aberta, na figura 5a pelo lado, na figura 5b em corte longitudinal e, na figura 5c, vista por cima;
[0042] Figura 6 - mostra o dispositivo de enrolamento de copinhos da figura 5 com a unidade de enrolamento fechada, na figura 6a, pelo lado, na figura 6b, em corte longitudinal e na figura 6c, vista por cima;
[0043] Figura 7 - apresenta outro dispositivo de enrolamento de copinhos com unidade de enrolamento aberta, na figura 7a, pelo lado, na figura 7b, em corte longitudinal e, na figura 7c, vista por cima;
[0044] Figura 8 - dispositivo de enrolamento de copinhos da figura 7 com a unidade de enrolamento fechada, na figura 8a, pelo lado, na figura 8b, em corte longitudinal e, na figura 8c, vista por cima;
[0045] Figura 9 - apresenta uma unidade de enrolamento fechada de um dispositivo de enrolamento de copinhos em corte longitudinal, e
[0046] Figura 10 - apresenta em uma vista lateral uma estrutura de máquina com um conjunto condutor disposto ao longo do percurso circunferencial dos dispositivos de enrolamento de copinhos, conjunto este alocado ao segundo carro dos dispositivos de enrolamentos de copinhos;
[0047] Figura 11 - apresenta a estrutura da máquina da figura 10 vista por cima e
[0048] Figura 12 - apresenta a estrutura da máquina da figura 10 vista por baixo.
[0049] As figuras 1 a4 apresenta uma máquina 1 para produzir copinhos enrolados de Waffles. A máquina 1 está montada em uma estrutura 2. Na estrutura 2 está disposto um transportador (não mostrado) que remove os copinhos de Waffles.
[0050] A máquina 1 possui uma estação de alimentação 3, disposta no lado superior, na qual, são introduzidas as unidades dos Waffles 4 a serem enroladas dentro de dispositivos de enrolamentos de copinhos 5 que revolvem dentro da máquina 1. Os dispositivos de enrolamento de copinhos 5 estão dispostos em sequência ao longo de um percurso circunferencial que se estende na direção longitudinal da máquina 1 e são movimentados pelos transportador contínuo 6 da máquina 6 ao longo deste percurso circunferencial, passando através da máquina 1. Nos dispositivos de enrolamento de copinhos 5, as unidades dos Waffles são enroladas em forma de copinhos. Os copinhos de Waffles enrolados produzidos nos dispositivos de enrolamento de copinhos 5 serão descarregados na estação de saída 7 da máquina 1. A estação de saída 7 está disposta no lado inferior da máquina 1. Os copinhos de Waffles caem para baixo a partir da máquina 1 sobre o conjunto transportador disposto na estrutura inferior 2.
[0051] A máquina 1 possui uma estrutura de máquina 8 alongada com uma parede lateral dianteira 8a, uma parede lateral traseira 8b, uma parede terminal 8c esquerda e uma parede terminal 8d direita (Figura 2). A estrutura da máquina 8 está posicionada sobre a estrutura inferior 2.
[0052] Na estrutura da máquina 8 está disposto o percurso circunferencial dos dispositivos de enrolamento de copinhos 5. O percurso circunferencial abrange dois segmentos horizontais do percurso, superpostos estendendo-se em direção longitudinal da máquina 1, estando interligados através de dois segmentos de percurso semicirculares.
[0053] Os dispositivos de enrolamento de copinhos 5 são transportados pelo transportador contínuo 6 em direção longitudinal da estrutura da máquina 8 no percurso circunferencial. Os dispositivos de enrolamento de copinhos 5 estão alinhados em sentido horizontal e transversal para com a direção do revolvimento.
[0054] O transportador contínuo 6 possui duas correntes transportadoras contínuas 6a, 6b que se estendem ao longo do percurso circunferencial, estando dispostas nas duas bordas laterais do percurso circunferencial. Os dispositivos de enrolamento de copinhos 5 estão dispostos entre as duas correntes de transporte 6a, 6b. As extremidades dianteiras dos dispositivos de enrolamento de copinhos 5 estão presas na corrente de transporte 6a dianteira, que está disposta adjacente em relação à parede lateral 8a dianteira da estrutura da máquina 8. As extremidades traseiras dos dispositivos de enrolamento de copinhos 5 estão presas na corrente de transporte 6b traseira, que está disposta adjacente em relação à parede lateral traseira 8b da estrutura da máquina 8.
[0055] As duas correntes de transporte 6a, 6b se deslocam sobre as rodas defletoras 6c e 6d que estão previstas nas extremidades do transportador contínuo 6. Os segmentos semicirculares do percurso circunferencial estão dispostos ao longo destas rodas defletoras 6c e 6d. O transportador contínuo 6 é acionado através das duas rodas defletoras de corrente 6c, dispostas na sua extremidade dianteira. Através de uma árvore acionadora 6e horizontal, as rodas defletoras de corrente 6c estão unidas com um motor de acionamento (não mostrado) do transportador contínuo 6.
[0056] Cada dispositivo de enrolamento de copinhos 5 possui um quadro de suporte 9 alongado que se estende na direção transversal da estrutura da máquina 8. O molde de enrolamento 10 do dispositivo de enrolamento de copinhos 5 está disposto adjacente na extremidade dianteira do quadro de suporte 9, estando rigidamente unido com este quando de suporte 9. O molde enrolamento 10 possui uma fenda introdutora lateral para as unidades dos Waffles. No lado externo do molde de enrolamento 10 está prevista uma plataforma 10a oblíqua, na qual, deslizam as unidades dos Waffles para dentro da fenda introdutora. No quadro do suporte 9 está disposto um primeiro carro 11, deslocável ao longo do quadro de suporte 9, que sustenta o raspador de copinhos 12 do dispositivo de enrolamento de copinhos 5. No quadro de suporte 9 está disposto um segundo carro 13 deslocável ao longo do quadro de suporte 9, o qual, sustenta a haste de enrolamento 14 do dispositivo de enrolamento de copinhos 5.
[0057] O molde de enrolamento 10, rigidamente unido com o quadro de suporte 9, constitui juntamente com o raspador de copinhos 12, disposto no primeiro carro 11, e juntamente com a haste de enrolamento 14, montada no segundo carro 13, a unidade de enrolamento do dispositivo de enrolamento de copinhos 5.
[0058] A unidade de enrolamento será comprimida, ou seja,fechada na direção longitudinal do quadro de suporte 9 a fim de poder enrolar uma unidade de Waffle para a forma de um copinho na unidade fechada. Para tanto, os dois carros 11 e 13 serão deslocados na direção do molde de enrolamento 10 rigidamente unido com o quadro de suporte 9.
[0059] Com a unidade de enrolamento fechada, será introduzida uma unidade de Waffle no molde de enrolamento 10. O molde do Waffle será introduzido sobre a placa oblíqua 10a na fenda introdutora lateral do molde de enrolamento 10. A unidade do Waffle será introduzida no compartimento oco existente entre o lado interno cônico do molde enrolamento 10 e o lado externo cônico da haste de enrolamento 14 e, neste compartimento oco, será enrolado em forma de copinho.
[0060] Para descarregar o copinho da unidade de enrolamento fechada, a unidade de enrolamento será aberta na direção longitudinal do quadro de suporte 9. No caso, inicialmente, a haste de enrolamento 14, juntamente com o copinho, será extraída do molde de enrolamento 10. Em seguida, o copinho será raspado pelo raspador de copinho 12 da haste de enrolamento 14. Para extrair o copinho do molde de enrolamento 10, os dois carrinhos 11, 13 serão afastados do molde de enrolamento 10. A defasagem da porta ocorre durante o movimento relativo dos dois carros 11, 13. Depois da descarga do copinho, a unidade de enrolamento será novamente contraída, ou seja, fechada em direção longitudinal do quadro de suporte 9.
[0061] O dispositivo de enrolamento de copinhos 5 será transportado com a unidade de enrolamento fechada até a estação de alimentação 3 da máquina 1. Na estação de alimentação 3, será introduzida uma unidade de Waffle no molde de enrolamento 10, sendo enrolado para formar um copinho. O dispositivo de enrolamento de copinho 5 será transportado com a unidade de enrolamento fechada através do segmento horizontal superior do percurso circunferencial (figura 1). Na extremidade traseira do transportador contínuo 6, o dispositivo de enrolamento de copinhos 5 será transportado com a unidade de enrolamento fechada através do segmento de percurso traseiro em formato semicircular do percurso circunferencial até o segmento inferior horizontal do percurso circunferencial. Ao passar a estação de saída 7, a unidade de enrolamento do dispositivo de enrolamento de copinho 5 será inicialmente afastada em direção longitudinal do quadro de suporte 9 para depois ser novamente comprimida em direção longitudinal do quadro de suporte 9 (figura 2). Durante a abertura da unidade de enrolamento, o copinho será descarregado do dispositivo de enrolamento de copinho 5.
[0062] A figura 5 apresenta um dispositivo de enrolamento de copinhos 15 alongado, com alinhamento horizontal, como uma unidade de enrolamento aberta em direção longitudinal. A figura 6 apresenta o dispositivo de enrolamento de copinhos 15 com a unidade de enrolamento fechada em direção longitudinal.
[0063] O dispositivo de enrolamento de copinhos 15 possui um quadro de suporte 16 alongado, alinhado horizontalmente e estendendo-se por todo o comprimento do dispositivo de enrolamento de copinhos 15. O quadro de suporte 16 possui duas varas horizontais alongadas 17, 18 que estão dispostas adjacentes, estando interligadas na extremidade dianteira do quadro de suporte 16 e na extremidade traseira do quadro de suporte 16 por peças transversais 19, 20.
[0064] O dispositivo de enrolamento de copinhos 15 está disposto entre as duas correntes de transporte 21, 22, de um transportador contínuo. O quadro de suporte 16 está fixado com a primeira peça transversal 19, situada na sua extremidade dianteira, em um componente de elo da corrente de transporte 21 e com a sua segunda peça transversal 20, disposta na sua extremidade traseira, está fixado em um componente de elo da corrente transportadora 22.
[0065] O quadro de suporte 16 sustenta a unidade de enrolamento do dispositivo de enrolamento de copinhos 15.
[0066] A unidade de enrolamento prevê um molde de enrolamento 23 de alinhamento h horizontal que está disposto na extremidade dianteira do dispositivo de enrolamento de copinhos 15. O molde de enrolamento 23 está preso em uma peça transversal 24 do quadro de suporte 16 que está disposto distanciado da extremidade dianteira do dispositivo de enrolamento de copinhos 15, estando rigidamente unido com as duas varas 17, 18 do quadro de suporte 16. O molde de enrolamento 23 possui uma fenda de introdução lateral (não mostrada) para as unidades dos Waffles. Na metade superior do molde de enrolamento 23 está montada uma placa 23a em posição oblíqua. A placa 23a forma um percurso deslizante para as unidades dos Waffles a serem introduzidas através da fenda de introdução até o molde de enrolamento 23.
[0067] A unidade de enrolamento prevê um raspador de copinhos 25, que precede o molde de enrolamento 23. Este raspador está posicionado em um primeiro carro 26 que está assentado nas varas 17, 18 do quadro de suporte 16, sendo deslocável ao longo das varetas 17, 18 em direção longitudinal do quadro de suporte 16.
[0068] A unidade de enrolamento prevê uma haste de enrolamento 27, de alinhamento horizontal, que pode ser introduzida no molde de enrolamento 23. Esta haste está disposta em um segundo carro 28, que está posicionado nas varas 17, 18 do quadro de suporte 16, sendo deslocável ao longo das varas 17, 18 em direção longitudinal do quadro de suporte 16. A haste de enrolamento 27 está montada na extremidade dianteira de uma árvore da haste de enrolamento 29 que está giravelmente montada em um suporte 30, posicionado no segundo carro 28. Na extremidade traseira da árvore da haste de enrolamento 29, está prevista uma roda de acionamento da haste de enrolamento 31.
[0069] O raspador de copinhos 25 está posicionado em uma seção 26a dianteira do primeiro carro 26. O primeiro carro 26 possui uma seção de carro traseira 26b, disposta distanciada em relação à seção dianteira do carro 26a, estando rigidamente unida com a seção dianteira do carro 26a por meio de uma barra distanciadora 26c, longa e horizontal.
[0070] O primeiro carro 26 pode ser deslocado entre uma posição terminal dianteira (figura 6), vizinha do molde de enrolamento 23, e uma posição terminal traseira (figura 5) vizinha da extremidade traseira do dispositivo de enrolamento de copinhos 15. Na posição terminal traseira, o primeiro carro 26 encosta com a seção traseira do carro 26b em um batente 32 que está disposto na extremidade traseira do dispositivo de enrolamento de copinhos 15, estando montado na segunda peça transversal 20 do quadro de suporte 16.
[0071] A seção dianteira 26a do primeiro carro 26 está posicionada nas varas 17, 18 do quadro de suporte 16 diante do segundo carro 28 e a seção traseira do primeiro carro 26 está disposta nas varas 17,18 atrás do segundo carro 28. No primeiro carro 26, a distância das duas seções dos carros 26 e 26b e o comprimento da barra distanciadora 26c são aproximadamente 3 vezes tão grandes quando o comprimento do segundo carro 28. No segundo carro 28, está prevista uma perfuração longitudinal 28a horizontal dentro da qual está integrada a barra distanciadora 26c do primeiro carro 26.
[0072] O primeiro carro 26 está acoplado com o segundo carro 28 por uma mola helicoidal 33, disposta atrás do segundo carro 28. A mola helicoidal 33 está posicionada na barra distanciadora 26c do primeiro carro 26. A mola helicoidal 33 está apoiada no lado traseiro do segundo carro 8 e no lado dianteiro da seção traseira 26b do primeiro carro 26. Este acoplamento produz uma ligação rígida do primeiro carro 26 com o segundo carro 28. O primeiro carro 26 acompanha cada movimento de avanço e de retorno do segundo carro 28 enquanto que o primeiro carro 26 não alcance, por ocasião de um movimento de retorno a sua posição terminal traseira, encostando no batente 32 com a seção traseira do carro 26b, na extremidade traseira do dispositivo do enrolamento de copinhos 15. Quando o primeiro carro 26 encostar no batente 32 e o segundo carro 28, no quadro de suporte 16, foi deslocado mais para trás, então, o segundo carro 28 da seção dianteira 26 do primeiro carro 26 se movimenta para trás, a mola helicoidal 33 será axialmente comprimida e o acoplamento entre o primeiro carro 26 e o segundo carro 28 será liberado. No movimento de avanço do segundo carro 28, este acoplamento será reconstituído quando o segundo carro 28 colidir por trás contra a seção dianteira 26a do primeiro carro 26, afastando o primeiro carro 26 do batente 32 para frente.
[0073] O segundo carro 28 possui no seu lado inferior um carregador 34.
[0074] A figura 5 apresenta o dispositivo de enrolamento de copinhos 15 com a unidade de enrolamento afastada em direção longitudinal. O primeiro carro 26 encontra-se na sua posição terminal traseira. O primeiro carro 26 está encostado com a seção traseira do carro 26b na extremidade traseira do dispositivo de enrolamento de copinhos 15 no batente 32. O segundo carro 28 encontra-se também na sua posição terminal traseira e está disposto atrás da seção dianteira 26a do primeiro carro 26. A haste de enrolamento 27, disposta no segundo carro 28, está posicionada atrás do raspador de copinhos 25, disposto na seção dianteira 26a do primeiro carro 26.
[0075] Para juntar a unidade de enrolamento, o segundo carro 28 será movido para frente no quadro de suporte 16.
[0076] Na primeira parte do seu movimento para frente, ou seja, de avanço, o segundo carro 28 será movido para frente na direção da seção dianteira 26a do primeiro carro 26. Neste procedimento a haste de enrolamento 27 será movida para frente por meio do raspador de copinhos 25 e o acoplamento será produzido entre o primeiro carro 26 e o segundo carro 28.
[0077] Na segunda parte de seu movimento de avanço, o segundo carro 28 juntamente com o primeiro carro 26 com ele acoplado será movido mais para frente. No caso, a haste de enrolamento 27, saliente para frente, além do raspador de copinho 25, será inserida no molde de enrolamento 23.
[0078] A figura 6 apresenta o dispositivo de enrolamento de copinhos 15 com a unidade de enrolamento comprimida em direção longitudinal. O primeiro carro 26 encontra-se na sua posição terminal dianteira. O raspador de copinhos 25 está posicionado diante do molde de enrolamento 23. O segundo carro 28 encontra-se também na sua posição terminal dianteira. A haste de enrolamento 27 transfixa o raspador de copinhos 25, penetrando no molde de enrolamento 23. Na haste de enrolamento 27 está disposto o copinho que foi formado no molde de enrolamento 23. O raspador de copinhos 25 está disposto atrás do copinho. O primeiro carro 26 está acoplado com o segundo carro 28 pela mola helicoidal 33.
[0079] Para abrir a unidade de enrolamento, o segundo carro 28 será movido no quadro de suporte 16 para trás.
[0080] Na primeira parte do seu movimento de retorno, o segundo carro 28 arrasta o primeiro carro 26 com ele acoplado. Ambos os carros 26 e 28 são juntamente movidos para trás. A haste de enrolamento 27 é extraída junto com o copinho totalmente do molde de enrolamento 23 e o raspador de copinhos 25 permanece em sua posição atrás do copinho.
[0081] No começo da segunda parte do movimento de retorno do segundo carro 28, o primeiro carro 26, puxado para trás pelo segundo carro 28, colide com sua seção de carro traseira 26b contra o batente 32, disposto na extremidade traseira do dispositivo de enrolamento de copinhos 15. Desta maneira, o primeiro carro 26 será paralisado no dispositivo de enrolamento de copinhos 15 e o acoplamento entre o primeiro carro 26 e o segundo carro 28 será suspenso, ou seja, liberado e a mola helicoidal 33 será axialmente comprimida.
[0082] Na segunda parte do seu movimento de retorno, movimenta- se o segundo carro 28. No sentido de afastamento da seção dianteira 26a do primeiro carro 26 para trás, até a seção traseira 26b do primeiro carro 26. No caso, a haste de enrolamento 27 será puxada pelo raspador de copinhos 25, disposto atrás do copinho, em sentido para trás e o raspador de copinho 25 remove o copinho da haste de enrolamento 27. O copinho cai para baixo do dispositivo de enrolamento de copinhos 15.
[0083] A figura 7 apresenta outro dispositivo de enrolamento de copinhos 35 com a unidade de enrolamento aberta. A figura 8 apresenta o dispositivo de enrolamento de copinhos 35 da figura 7 com a unidade de enrolamento comprimida.
[0084] O dispositivo de enrolamento de copinhos 35 está alinhado em sentido horizontal. Possui um quadro de suporte 36 alongado, de alinhamento horizontal, que se estende por todo o comprimento do dispositivo de enrolamento de copinhos 35. O quadro de suporte 36 sustenta a unidade de enrolamento do dispositivo de enrolamento de copinhos 35, constituída do molde de enrolamento 37, do raspador de copinhos 38 e da haste de enrolamento 39.
[0085] O dispositivo de enrolamento de copinhos 35 está integrado entre duas correntes de transporte 40, 41 de um transportador contínuo, estando preso com seu quadro de suporte 36, nas duas correntes de transporte 40, 41.
[0086] O quadro de suporte 36 prevê duas varas 42, 43 adjacentes alongadas e horizontais que estão rigidamente interligadas nas duas extremidades do quadro de suporte 36 por duas peças transversais 44, 45. A primeira peça transversal 44, disposta na extremidade dianteira do quadro de suporte 36, está presa em um componente de elo da corrente de transporte 40 e a segunda peça transversal 45, disposta na extremidade traseira do quadro de suporte 36, está presa em um componente de elo da corrente de transporte 41.
[0087] O molde de enrolamento 37, de alinhamento horizontal, está preso em uma terceira peça transversal 46 do quadro de suporte 36 que está disposto distanciado da extremidade dianteira do dispositivo de enrolamento de copinhos 45, estando rigidamente unidas com as duas varas 42, 43 do quadro de suporte 36. O molde de enrolamento 37 possui uma fenda de introdução lateral (não mostrada) para as unidades dos Waffles. Na metade superior do molde enrolamento 37 está montada uma placa 37a em posição oblíqua. A placa 37a forma um percurso deslizante para as unidades dos Waffles a serem introduzidos através da fenda de introdução no molde de enrolamento 37.
[0088] O raspador de copinhos 38 está posicionado em um primeiro carro 47, que está assentado nas varas 42, 43 do quadro de suporte 36, sendo deslocável ao longo das varas 42, 43 em direção longitudinal do quadro do suporte 36. O raspador de copinhos 38 está disposto na seção dianteira 47a do primeiro carro 47. O primeiro carro 47 possui uma seção de carro traseira 47b, disposta distanciada em relação à seção dianteira do carro 47a, estando rigidamente unida por uma barra distanciadora 47c longa, horizontal, com a seção dianteira do carro 47a. O primeiro carro 47 pode ser deslocado entre uma posição terminal dianteira (figura 8a), adjacente do molde de enrolamento 37, e uma posição terminal traseira (figura 7), adjacente da extremidade traseira do dispositivo de enrolamento de copinhos 35. Na posição terminal traseira, o primeiro carro 47 encosta com a seção do carro traseiro 47b em um batente 48, disposto na extremidade traseira do dispositivo de enrolamento de copinhos 35, estando montado na segunda peça transversal 45 do quadro de suporte 36.
[0089] A haste de enrolamento 39, de alinhamento horizontal, está disposta em um segundo carro 49 que está assentado nas varas 42, 43 do quadro de suporte 36, sendo deslocável ao longo das varas 42, 43 na direção longitudinal do quadro de suporte 36. A haste de enrolamento 39 está montada na extremidade dianteira de uma árvore de haste de enrolamento 50 que está giravelmente montada em um suporte 51, disposto no segundo carro 49. Na extremidade traseira da árvore da haste de enrolamento 50, está disposta uma roda acionadora da haste de enrolamento 52.
[0090] A seção dianteira 47a do primeiro carro 47 está disposta nas varas 42, 43 do quadro de suporte 36 diante do segundo carro 49 e a seção traseira 47b do primeiro carro 47 está disposta nas varas 42, 43 atrás do segundo carro 49. No primeiro carro 47, a distâncias das duas seções dos carros 47a e 47b e do comprimento da barra distanciadora 47c é aproximadamente três vezes tão grande quanto o comprimento do segundo carro 49. No segundo carro 49, está prevista uma perfuração longitudinal horizontal 49a na qual está integrada a barra distanciadora 47c do primeiro carro 47.
[0091] Entre a seção dianteira 47a do primeiro carro 47 e o segundo carro 49 está disposto um componente de ligação 53 separável. O componente de ligação 53 consiste de um ímã 54 e de uma contrapeça 55. O ímã 54 está montado no lado dianteiro do segundo carro 49. A contrapeça 55 está montada no lado traseiro da seção dianteira 47a do primeiro carro 47.
[0092] Quando o segundo carro 49 estiver encostado na seção dianteira 47a do primeiro carro 47, o componente de ligação 53 estará fechado e o primeiro carro 47 estará acoplado com o segundo carro 49. O primeiro carro 47 acompanha cada movimento de avanço e de retorno do segundo carro 49 enquanto que o componente de ligação 53 estiver fechado. Quando o primeiro carro 47 se encontrar na sua posição terminal traseira e o segundo carro 49 for deslocado mais para trás no quadro de suporte 36, então, o segundo carro 49 se movimentará da seção dianteira 47a do primeiro carro 47, afastando-se para trás e o componente de ligação 53 será liberado. Quando o segundo carro 49 colidir por trás contra a seção dianteira 47a do primeiro carro 47, o componente de ligação 53 será novamente fechado.
[0093] O segundo carro 49 possui no seu lado inferior um carregador 56.
[0094] A figura 7 apresenta um dispositivo de enrolamento de copinhos 35 com a unidade de enrolamento afastada, ou seja, aberta, na direção longitudinal. O primeiro carro 47 encontra-se na sua posição terminal traseira. O primeiro carro 47 encosta no batente 48 com a seção traseira 47b do carro, na extremidade traseira do dispositivo de enrolamento de copinhos 35. O segundo carro 49 encontra-se também na sua posição terminal traseira, e está disposto bem distante da seção dianteira 47a do primeiro carro 47. A haste de enrolamento 39, disposta no segundo carro 49, está posicionada atrás do raspador de copinhos 38, disposto na seção dianteira 47a do primeiro carro 47.
[0095] Para juntar, ou seja, fechar a unidade de enrolamento, o segundo carro 49 será movido para frente no quadro de suporte 36. Primeiramente, o segundo carro 49 será deslocado para frente, na direção da seção dianteira 47a do primeiro carro 47. Neste procedimento, a haste de enrolamento 39 será movida para frente, por meio do raspador de copinhos 38, e o componente de ligação 53 será fechado. Depois, o segundo carro 49 desloca o primeiro carro 47 para frente. Neste procedimento, a haste de enrolamento 39 que se salienta para frente sobre o raspador de copinhos 38, será inserida no molde de enrolamento 37.
[0096] A figura 8 apresenta o dispositivo de enrolamento de copinhos 35 com a unidade de enrolamento fechada em direção longitudinal. O primeiro carro 47 encontra-se na sua posição terminal dianteira. O raspador de copinhos 38 está posicionado diante do molde de enrolamento 37. O segundo carro 49 encontra-se também na sua posição terminal dianteira. A haste de enrolamento 39 transfixa o raspador de copinhos 38, penetrando no molde de enrolamento 37. Na haste de enrolamento 39 está posicionado o copinho que foi formado no molde de enrolamento 37. O raspador de copinhos 38 está disposto atrás do copinho. O componente de ligação 53 está fechado e o primeiro carro 47 está acoplado com o segundo carro 49 pelo componente de ligação 53.
[0097] Para afastar a unidade de enrolamento, o segundo carro 49 será puxado para trás no quadro de suporte 36.
[0098] Na primeira parte do seu movimento de seu retorno, o segundo carro 49 arrasta o primeiro carro 47 com ele acoplado pelo componente de ligação 53. Ambos os carros 47 e 49 serão conjuntamente deslocados para trás. A haste de enrolamento 39 será extraída juntamente com o copinho totalmente do molde em enrolamento 37 e o raspador de copinhos 38 permanece na sua posição atrás do copinho.
[0099] No início da segunda parte do movimento de retorno do segundo carro 49, o primeiro carro 47, movido pelo segundo carro 49, encostará com sua seção de carro traseira 47b, contra o batente 48, disposto na extremidade traseira do dispositivo de enrolamento de copinhos 35. Desta maneira, o primeiro carro 47 será paralisado no dispositivo de enrolamento de copinhos 35 e o componente de ligação 53 será liberado.
[00100] Na segunda parte do seu movimento de retorno, o segundo carro 49 se afasta da seção dianteira 47a do primeiro carro 47, na direção da seção traseira 47b do primeiro carro 47. Neste procedimento, a haste de enrolamento 39 será puxada para uma posição traseira por meio do raspador de copinhos 38, disposto atrás do copinho, e o raspador de copinhos 38 raspará o copinho da haste de enrolamento 39. O copinho cai para baixo do dispositivo de enrolamento de copinhos 35.
[00101] A figura 9 apresenta a unidade de enrolamento 57 de um dispositivo de enrolamento de copinho 58 fechada em direção longitudinal. O dispositivo de enrolamento de copinho 58 possui um quadro de suporte 59 que se estende em direção longitudinal de dispositivo de enrolamento de copinho 58. O molde de enrolamento 60 está disposto na extremidade dianteira do dispositivo de enrolamento de copinho 58 estando rigidamente unido com um quadro de suporte 59. Diante do molde enrolamento 60 está disposto o raspador de copinho 61. O raspador de copinhos 61 está assentado em um primeiro carro 62, deslocável em sentido longitudinal no quadro de suporte 59. A haste de enrolamento 63 é tranfixada ao raspador de copinhos 61 na direção do interior do molde de enrolamento 60. No molde de enrolamento 60, entre o molde de enrolamento 60 e a haste de enrolamento 63, está posicionado um copinho 64. A haste de enrolamento 63 está posicionada em seu segundo carro 65, deslocável ao longo do quadro de suporte 59.
[00102] O segundo carro 65 possui um suporte 66 no qual está giravelmente montada uma árvore de haste de enrolamento 67 de alinhamento horizontal. A haste de enrolamento 63 está posicionada na extremidade dianteira da árvore da haste de enrolamento 67. A roda acionadora da haste de enrolamento 68 está disposta na extremidade traseira da árvore da haste de enrolamento 67.
[00103] A árvore da haste de enrolamento 67 é configurada como uma árvore de haste de enrolamento que pode ser comprimida axialmente.
[00104] A árvore da haste de enrolamento 67 prevê uma luva externa 69 que sustenta a roda de acionamento da haste de enrolamento 68, estando montada giravelmente no suporte 66, porém, axialmente inamovível. A árvore da haste de enrolamento 67 prevê uma árvore interna 70 que sustenta a haste de enrolamento 63 e que está disposto no compartimento interno da luva externa 69, estando axialmente deslocável em relação à luva 69 externa. A árvore da haste de enrolamento 67 contém um acoplamento poligonal 71 que interliga mecanicamente a luva externa 69 com a árvore 70 interna, acoplamento este que está disposto na parte traseira da árvore da haste de enrolamento 67.
[00105] O acoplamento poligonal 71 prevê um segmento de acoplamento externo 72, formado diante do segmento terminal traseiro da luva externa 69, segmento este que está configurado no lado interno como uma luva poligonal. O acoplamento poligonal 71 prevê um segmento de acoplamento interno 73 que está formado pelo segmento terminal traseiro da árvore interna 70 e que no lado externo é configurado como árvore poligonal. O segmento acoplador interno 73 está encaixado em união positiva no segmento do acoplamento 72 externo, sendo longitudinalmente deslocável. Os dois segmentos acopladores 72, 73 do acoplamento poligonal 71, durante a transferência do torque, isto é, sob carga, podem ser deslocados um contra o outro.
[00106] No segundo carro 65, o torque aplicado pela roda acionadora da haste de enrolamento 68 na luva externa 69 na árvore da haste de enrolamento 67 será transferido através do acoplamento poligonal 71 para a árvore interna 70 axialmente deslocável na luva externa 69, árvore esta que na seção dianteira sustenta a haste de enrolamento 63. A haste de enrolamento 63 poderá ser movimentada em vaivém horizontalmente no segundo carro 65 durante a transferência do torque sem deslocar especificamente o segundo carro 65. No deslocamento horizontal da haste de enrolamento 63, a árvore da haste de enrolamento será agora comprimida, ou seja, aberta.
[00107] Por ocasião do enrolamento de uma unidade de Waffle, o segundo carro 65 poderá permanecer na posição terminal dianteira, também, quando no enrolamento da unidade do Waffle ocorrer um aumento da espessura da parede do copinho em formação e a haste de enrolamento 63 deve recuar em reduzida extensão a fim de não comprimir e achatar a unidade de Waffle. Este movimento de retorno da haste de enrolamento 63 será acolhido pela árvore da haste de enrolamento 67, que se comprime em sentido axial. A árvore interna 70, que sustenta a haste de enrolamento 63, será axialmente recuada na luva externa 69 que sustenta a roda acionadora da haste de acionamento 68. A transferência do torque da luva externa 69 para a árvore interna 70 será preservada de modo inalterado pelo acoplamento poligonal 71.
[00108] A haste de enrolamento 63 está elasticamente apoiada na luva externa 69 da árvore da haste de enrolamento 67 através de uma mola helicoidal 74. A mola helicoidal 74 está posicionada na árvore interna 70, entre o segmento terminal dianteiro da árvore interna 70 que sustenta a haste de enrolamento 63, e a extremidade da luva externa 69.
[00109] A mola helicoidal 74 determina a pressão de compressão com a qual a haste de enrolamento 69 será comprimida contra a unidade do Waffle introduzida no molde de enrolamento 60, por ocasião do enrolamento para a formação de um copinho. Na extração da haste de enrolamento 63 do molde de enrolamento 60, a mola helicoidal 74 pressiona a haste de enrolamento 63 em movimento de retorno para sua posição de saída.
[00110] Na máquina 1 da figura 1 a4, os dispositivos de enrolamento de copinhos 5 se deslocam na direção longitudinal da máquina 1 e durante este movimento circundante, nos dispositivos de enrolamento de copinhos 5 serão movidos em vaivém os segundos carros 13 em direção transversal da máquina a fim de afastar e unir, ou seja, comprimir, as unidades de enrolamento dos dispositivos de enrolamento de copinhos 5, na direção longitudinal dos dispositivos de enrolamento de copinhos 5.
[00111] Os dispositivos de enrolamento de copinhos 5 serão transportados pelo transportador contínuo 6, ao longo do percurso circunferencial desde a estação de alimentação 3 até a estação de saída 9 e, em movimento de retorno até a estação de alimentação 3.
[00112] Antes de um dispositivo de enrolamento de copinhos 5 alcançar a estação de alimentação 3, o seu segundo carro 13 será deslocado para a frente e a sua unidade de enrolamento será comprimida na direção longitudinal. Na passagem pela estação de alimentação 3 encontra-se o segundo carro 13 na sua posição terminal dianteira e a haste de enrolamento 14, disposta no segundo carro 13, será posta em rotação para efeito do enrolamento de uma unidade do Waffle. Depois do enrolamento da unidade do Waffle, o dispositivo de enrolamento de copinhos 5 será transportado até a estação de saída 7. Na estação de saída 7, o segundo 13 será deslocado para trás a fim de abrir a unidade de enrolamento em direção longitudinal e liberar o copinho do dispositivo de em rolamento de copinhos 5.
[00113] A haste de enrolamento 14 está posicionada no segundo carro 13. A haste de enrolamento 14 está disposta na extremidade dianteira de uma árvore de haste de enrolamento que está giravelmente montada em um suporte montado no segundo carro 13, sustentando na extremidade traseira uma roda acionadora da haste de enrolamento 75. A haste de enrolamento 14 será acionada pela roda acionadora da haste de enrolamento 75.
[00114] O primeiro carro 11, que sustenta o raspador de copinhos 12, no deslocamento do segundo carro 13, acompanha o movimento de forma passiva com o segundo carro 13.
[00115] O segundo carro 13, com o auxílio de um carregador 76, montado no seu lado inferior, será movimentado em vaivém no quadro de suporte 9 do dispositivo de em rolamento de copinho 5, em direção longitudinal. O carregador 76 penetra em um conjunto condutor 77 disposto do longo do percurso circunferencial. O conjunto introdutor controla em ação conjugada com o carregador 76, a posição do segundo carro 13 no dispositivo de enrolamento de copinhos 5, enquanto este for movimentado pelo transportador contínuo 6, na direção longitudinal na estrutura da máquina 8, em sentido de avanço. Ver neste sentido, também, as figuras 10 a 12.
[00116] Pelo carregador 76, que penetra no conjunto condutor 77, o segundo carro 13, no dispositivo de enrolamento de copinhos 5, será movido para a frente, até a sua posição terminal dianteira, depois será mantido nesta posição terminal dianteira para depois ser movido para a sua posição terminal traseira.
[00117] O conjunto condutor 77 contém um primeiro segmento condutor 77a que produz um movimento de avanço do segundo carro 13, contém um segundo segmento condutor 77b que mantém o segundo carro 13 na posição terminal dianteira, e contém um segundo segmento condutor 77c que produz o movimento de retorno do segundo carro 13.
[00118] O conjunto condutor 77 está disposto ao longo do lado interno do percurso circunferencial e distanciado do percurso circunferencial. Os três segmentos condutores 77a, 77b, 77c estão sequencialmente posicionados ao longo do percurso circunferencial. O conjunto condutor 77 prevê dois trilhos condutores 78, 79 dispostos reciprocamente paralelos entre os quais estão dispostos os carregadors 76 montados no segundo carro 13. Os dois trilhos condutores 78, 79 estão presos na estrutura da máquina 8.
[00119] O primeiro segmento condutor 77a está disposto no percurso circunferencial dos conjuntos de enrolamento de copinhos 5 diante da estação de alimentação 3 da máquina 1. O primeiro segmento condutor 77a estende-se desde o segmento inferior horizontal do percurso circunferencial ao longo do segmento dianteiro semicircular do percurso circunferencial até o segmento superior horizontal do percurso circunferencial. No primeiro segmento condutor 77a estão previstos na estrutura da máquina 8 trilhos condutores 78a, 79a arqueados em projeção oblíqua. Os trilhos condutores 78a, 79a estendem-se transversalmente com relação a estrutura da máquina 8 desde a corrente de transporte 6b traseira do transportador contínuo 6 em sentido oblíquo para a frente, na direção da corrente transportadora dianteira 6a do transportador contínuo 6.
[00120] Quando um dispositivo de enrolamento de copinhos 5 for deslocado ao longo da estrutura da máquina 8 pelo segmento dianteiro semicircular do percurso circunferencial, o segundo carro 13 será movimentado para a frente, na direção da estrutura da máquina 8, através do carregador 76 que penetra no primeiro segmento condutor 77a, e a unidade de enrolamento do dispositivo de enrolamento de copinhos 5 será fechada, ou seja, contraída em direção longitudinal.
[00121] O segundo segmento condutor 77b estende-se ao longo do percurso circunferencial desde a estação de alimentação 3 da máquina 1 até a estação de saída 7 da máquina 1. No segundo segmento condutor 77b, estão previstos trilhos condutores 78b, 79b paralelos em relação à direção longitudinal da estrutura da máquina 8.
[00122] Quando o dispositivo de enrolamento de copinhos 5 for transportado na direção longitudinal da estrutura da máquina 8 desde a estação de alimentação 3 até a estação de saída 7, então, o segundo carro 77 permanecerá na sua posição terminal dianteira por meio do carregador 76 que penetra no segundo segmento condutor 77a.
[00123] O terceiro segmento condutor 77c está posicionado na estação de saída 7, disposta no segmento horizontal inferior do percurso circunferencial. No terceiro segmento condutor 77c, estão previstos trilhos condutores planos 78c, 79c de projeção oblíqua na estrutura da máquina 8. Os trilhos condutores 78c, 79c estendem-se na direção transversal da estrutura da máquina 8 desde a corrente de transporte dianteira 6a do transportador contínuo 6 obliquamente para trás, até a corrente de transporte traseira 6b do transportador contínuo 6.
[00124] Quando um dispositivo de enrolamento de copinhos 5 for transportado na direção longitudinal da estrutura da máquina 8 através da estação de saída 7, então, o segundo carro 13 será deslocado para trás, em direção transversal da estrutura da máquina 8, pelo carregador 76 que penetra no terceiro segmento condutor 77c, e a unidade de enrolamento do dispositivo de enrolamento de copinhos 5 será afastada, ou seja, extraída em direção longitudinal e o copinho cai para baixo do dispositivo de enrolamento de copinhos 5.
[00125] Quando os dispositivos de enrolamento de copinhos 5 passarem pela estação de alimentação 3 da máquina, as hastes de enrolamento 14, dispostas no segundo carro 13, serão postas em rotação para o efeito do enrolamento das unidades de Waffles. Isto acontece por meio de um conjunto acionador 80, preso na estrutura da máquina, na área da estação de alimentação 3. O conjunto acionador 80 prevê um motor acionador 81 que aciona um acionamento de correia 82. O acionamento de correia 82 prevê uma correia 83 contínua que se estende na direção longitudinal da estrutura da máquina 8, estando disposto em paralelo para com o percurso revolvendo do dispositivo de enrolamento de copinhos 5. A correia 83 está disposta ao longo da metade superior do segmento dianteiro semicircular do percurso circunferencial, estendendo-se através da estação de alimentação 3, até o segmento horizontal superior do percurso circunferencial.
[00126] Quando um dispositivo de enrolamento de copinhos 5 passar pelo segmento dianteiro semicircular do percurso circunferencial, a roda acionadora da haste de enrolamento 75 passa a cooperar com a correia 83 circunferencial em direção longitudinal da estrutura da máquina 8. Através da roda acionadora da haste de enrolamento 75, a correia 83 aciona a haste de enrolamento 13. O dispositivo de enrolamento de copinhos 5 será transportado com a haste de enrolamento 13 em rotação através da estação de alimentação 3 da máquina 1. Na estação de alimentação 3, será introduzida uma unidade de Waffle através da placa 10a oblíqua, sendo introduzido no molde de enrolamento 10 e, neste modo de enrolamento 10, será enrolado em forma de um copinho pela haste de enrolamento 13 em rotação. LISTAGEM DE REFERÊNCIA 1 Máquina 2 Estrutura inferior 3 Estação de alimentação 4 Unidade de Waffle 5 Dispositivo de enrolamento de copinhos 6 Transportador contínuo 6a Corrente transportadora dianteira 6b Corrente transportadora traseira 6c Rodas defletoras 6d Roda defletora 6e Árvore acionadora 7 Estação de saída 8 Estrutura da máquina 8a Parede lateral dianteira 8b Parede lateral traseira 8c Parede terminal esquerda 8d Parede terminal direita 9 Quadro de suporte 10 Molde de enrolamento 10a Placa 11 Primeiro carro (figura 1-4) 12 Raspador de copinhos 13 Segundo carro (figura 1-4) 14 Haste de enrolamento 15 Dispositivo de enrolamento de copinhos (figuras 5-6) 16 Quadro de suporte 17 Varas 18 Varas 19 Primeira peça transversal 20 Segunda peça transversal 21 Corrente de transporte 22 Corrente de transporte 23 Molde de enrolamento 23a Placa (em posição oblíqua) 24 Peça transversal 25 Raspador de copinhos 26 Primeiro carro 26a Seção dianteira do carro 26b Seção traseira do carro 26c Barra distanciadora 27 Haste de enrolamento 28 Segundo carro 28a Perfuração longitudinal (horizontal) 29 Árvore da haste de enrolamento 30 Suporte 31 Roda acionadora da haste de enrolamento 32 Batente 33 Mola helicoidal 34 Carregador 35 Dispositivo de enrolamento de copinhos (figuras 7-8) 36 Quadro de suporte 37 Molde de enrolamento 37a Placa 38 Raspador de copinhos 39 Haste de enrolamento 40 Corrente de transporte 41 Corrente de transporte 42 Varas 43 Varas 44 Primeira peça transversal 45 Segunda peça transversal 46 Terceira peça transversal 47 Primeiro carro 47a Seção dianteira do carro 47b Seção traseira do carro 47c Barra distanciadora 48 Batente 49 Segundo carro 49a Perfuração longitudinal 50 Árvore da haste de enrolamento 51 Suporte 52 Roda acionadora da haste de enrolamento 53 Componente de ligação 54 Ímã 55 Contrapeça 56 Carregador 57 Unidade de enrolamento (figura 9) 58 Dispositivo de enrolamento de copinhos 59 Quadro de suporte 60 Molde de enrolamento 61 Raspador de copinhos 62 Primeiro carro 63 Haste de enrolamento 64 Copinho 65 Segundo carro 66 Suporte 67 Árvore da haste de enrolamento 68 Roda acionador ada haste de enrolamento 69 Luva externa 70 Árvore interna 71 Acoplamento poligonal 72 Segmento acoplador externo 73 Segmento acoplador interno 74 Mola helicoidal 75 Roda acionadora da haste de enrolamento (figura 1-4) 76 Carregador 77 Conjunto condutor 77a Primeiro segmento condutor 77b Segundo conjunto condutor 77c Terceiro conjunto condutor 78 Trilhos condutores 78a Trilhos condutores 78b Trilhos condutores 78c Trilhos condutores 79 Trilhos condutores 79a Trilhos condutores 79b Trilhos condutores 79c Trilhos condutores 80 Conjunto acionador 81 Motor acionador 82 Acionamento de correia 83 Correia
Claims (13)
1. Máquina com dispositivos de enrolamento de copinhos de alinhamento horizontal (5, 15, 35, 58) para produzir copinhos cônicos enrolados, em que a máquina (1) possui uma estrutura de máquina (8) alongada, no qual, os dispositivos de enrolamento de copinhos estão sequencialmente posicionados ao longo de um percurso circunferencial que se estende em sentido longitudinal da estruturada da máquina (8), em que a máquina (1) possui um transportador contínuo (6) que, ao longo do percurso circunferencial, sustenta os dispositivos de enrolamento de copinhos (5,15, 35, 58) ali posicionados e que transporta os dispositivos de enrolamento de copinhos (5, 15, 25, 58) ao longo do percurso circunferencial desde a estação de alimentação (3) disposta no lado superior da máquina, até a estação de saída (7), disposta no lado inferior da máquina, em que o transportador contínuo (6) possui correntes de transporte (6a, 6b, 21, 22, 40, 41), dispostas nas bordas laterais do percurso circunferencial, nas quais, estão presos os quadros de suporte (9, 16, 36, 59) dos dispositivos de enrolamento de copinhos, caracterizado pelo fato de que cada dispositivo de enrolamento de copinho (5, 15, 35, 58) possui um molde de enrolamento (10, 23, 37,60) rigidamente unido com seu quadro de suporte (9, 16, 36, 59), um raspador de copinhos (12, 25, 38, 61), deslocável ao longo do seu quadro de suporte (9, 16, 36, 59) e uma haste de enrolamento (14, 27, 39, 63) deslocável ao longo do seu quadro de suporte, em que, o molde de enrolamento está posicionado no segmento terminal lateral do quadro de suporte (9, 16, 36, 59), o raspador de copinhos está posicionado em um primeiro carro (11, 26, 47, 62), deslocável ao longo do quadro de suporte (9, 16, 36, 59), e a haste de enrolamento (14, 27, 39, 63) está posicionada em um segundo carro (13, 28, 49, 65), deslocável ao longo do quadro de suporte.
2. Máquina de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que está prevista uma árvore da haste de enrolamento (29, 50, 67) no segundo carro (28, 49, 65), giravelmente montada em um suporte (30, 51, 66), a qual, na extremidade dianteira suporta a haste de enrolamento (27, 39, 63) e na extremidade traseira suporta uma roda acionadora da haste de enrolamento (31, 52, 68).
3. Máquina de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a árvore da haste de enrolamento (67) é configurada como árvore de haste de enrolamento (67) axialmente compressível, em que a árvore da haste de enrolamento (67) abrange uma luva externa (69), que sustenta a roda acionadora da haste de enrolamento (68), giravelmente montada no suporte (66), porém, axialmente inamovível, uma árvore interna (70) que sustenta a haste de enrolamento, axialmente deslocável na luva externa (69), bem como, um acoplamento poligonal (71) que interliga mecanicamente a luva externa (69) com a árvore interna (70).
4. Máquina de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que o acoplamento poligonal (71) está disposto na parte traseira da árvore da haste de enrolamento (67), em que, um segmento acoplador interno (73), formado pela árvore interna (70), configurado no lado externo como uma árvore poligonal, está integrado em união positiva em um segmento acoplador externo (72), formado pela luva externa (69), e configurado na luva poligonal.
5. Máquina de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizada pelo fato de que a haste de enrolamento (63) presa na árvore interna (70) da árvore da haste de enrolamento (67) está elasticamente apoiada na luva externa (69) da árvore da haste de enrolamento (67).
6. Máquina de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a haste de enrolamento (63), presa na árvore interna (70) da árvore da haste de enrolamento (67), através de uma mola helicoidal (74), está elasticamente apoiada na luva externa (69) da árvore da haste de enrolamento (67).
7. Máquina de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a mola helicoidal (33, 74) está integrada entre o lado traseiro da haste de enrolamento (14, 27, 39, 63) e a extremidade dianteira da luva externa (69) da árvore da haste de enrolamento (29, 50, 67).
8. Máquina de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a mola helicoidal (74) está integrada entre um segmento terminal dianteiro da árvore interna (70) da árvore da haste de enrolamento (67), que sustenta a haste de enrolamento (63), bem como, a extremidade dianteira da luva externa (69) da árvore da haste de enrolamento (67).
9. Máquina de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que o segundo carro (13, 28, 49, 65) que sustenta a haste de enrolamento (14, 27, 39, 63) possui um carregador (34, 56, 76) que é capaz de cooperar com um conjunto condutor (77), disposto na estrutura da máquina (8) ao longo do percurso circunferencial e que, juntamente com o carregador (34, 56, 76), controla a posição do segundo carro (13, 28, 49, 65) no dispositivo de enrolamento de copinhos (5, 15, 35, 58).
10. Máquina de acordo com a reivindicação 9, caracterizada pelo fato de que o conjunto condutor (77) prevê dois trilhos condutores reciprocamente paralelos (78, 79, 78a, 78b, 78c, 79a, 79b, 79c), entre os quais está integrado o carregador (34, 56, 76) montado no segundo carro (13, 28, 49, 65), estando previsto um segmento condutor que precede a estação de alimentação (3), o qual, possui trilhos condutores (78a, 79a) de projeção oblíqua na estrutura da máquina e que, juntamente com o carregador montado no segundo carro (13, 28, 49, 65), produz um movimento de avanço do segundo carro (13, 28, 49, 65) que introduz a haste de enrolamento (10, 23, 37, 60) dentro do molde de enrolamento e, em que, está previsto um segmento condutor (77c) disposto na área da estação da saída (7) e possui trilhos condutores de projeção oblíqua na estrutura da máquina (8) e que, juntamente com o carregador (34, 56, 76), montado no segundo carro (13, 28, 49, 65), gera um movimento de retorno do segundo carro (13, 28, 49, 65) que extrai a haste de enrolamento do molde de enrolamento (10, 23, 37, 60).
11. Máquina de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que está previsto um primeiro carro (26) que acompanha em forma passiva o movimento do segundo carro (28), em que, o primeiro carro (26) possui uma seção dianteira do carro (26a), disposta na frente do segundo carro (28)que sustenta o raspador de copinhos (25), bem como, possui uma seção traseira do carro (26b), disposta atrás do segundo carro (28), em que, no primeiro carro (26), a seção dianteira do carro (26a) está disposta distanciada em relação à seção traseira do carro (26b), com a qual, está rigidamente interligada por uma barra distanciadora (26c), em que, o primeiro carro (26) está acoplado como segundo carro (28) através de uma mola helicoidal (33) posicionada atrás do segundo carro (28) e na extremidade traseira do quadro de suporte (16) está disposto um batente (32) que limita o movimento de deslocamento do primeiro carro (26).
12. Máquina de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada pelo fato de que está previsto um primeiro carro (47) que pode acompanhar em forma passiva o movimento do segundo carro (49), possuindo o primeiro carro (47) uma seção dianteira do carro (47a) disposta diante do segundo carro (49), sustentando o raspador de copinhos (39), bem como, uma seção traseira do carro (47b), disposta atrás do segundo carro (49), em que no primeiro carro (47) a seção dianteira do carro (47a) está disposta distanciada em relação à seção traseira do carro (47b), com a qual, está rigidamente unida através de uma barra distanciadora (47c), em que, o primeiro carro (47), através de um componente de ligação separável (53), está acoplado com o segundo carro (49) e na extremidade traseira do quadro de suporte (36) está disposto um batente (48) que limita o percurso de deslocamento do primeiro carro (47).
13. Máquina de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que o primeiro carro (47) está acoplado com o segundo carro (49) através de um componente de ligação separável (53), em que, o componente de ligação (53) é constituído de um ímã (54), montado no lado dianteiro do segundo carro (49), e de uma contrapeça (55) montada no lado traseiro da parte dianteira (47a) do primeiro carro (47).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
ATA606/2013 | 2013-07-29 | ||
ATA606/2013A AT514617B1 (de) | 2013-07-29 | 2013-07-29 | Maschine zur Herstellung von gerollten Waffeltüten |
PCT/EP2014/065701 WO2015014665A1 (de) | 2013-07-29 | 2014-07-22 | Maschine zur herstellung von gerollten waffeltüten |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112015024413A2 BR112015024413A2 (pt) | 2017-07-18 |
BR112015024413B1 true BR112015024413B1 (pt) | 2020-12-01 |
Family
ID=51220563
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112015024413-0A BR112015024413B1 (pt) | 2013-07-29 | 2014-07-22 | máquina para a produção de copinhos cônicos enrolados |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9872503B2 (pt) |
EP (1) | EP3027031B1 (pt) |
KR (1) | KR20160039568A (pt) |
CN (1) | CN105407730B (pt) |
AT (1) | AT514617B1 (pt) |
BR (1) | BR112015024413B1 (pt) |
WO (1) | WO2015014665A1 (pt) |
Families Citing this family (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102015121990A1 (de) * | 2015-12-16 | 2017-06-22 | Walterwerk Kiel Gmbh & Co. Kg | Wickelwerkzeug für die Herstellung von gerollten Eiswaffeltüten |
US10897913B1 (en) * | 2017-11-20 | 2021-01-26 | Dan Blessing | Automatic waffle cone shaper |
CN115555180B (zh) * | 2022-09-30 | 2023-12-01 | 长兴钦氏纺织有限公司 | 基于负压吸附作用的纺织自动化印染装置 |
Family Cites Families (12)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US1376711A (en) * | 1920-08-21 | 1921-05-03 | Uneeda Cone Co | Pastry-forming device |
US1804039A (en) * | 1929-06-22 | 1931-05-05 | Ice Cream Cone Machinery Inc | Machine for forming and stacking ice cream cones |
US3269335A (en) | 1964-02-05 | 1966-08-30 | Maryland Baking Company | Machine for forming flat top rolled ice cream containers |
AT384933B (de) * | 1984-05-04 | 1988-01-25 | Haas Franz Waffelmasch | Verfahren und vorrichtung zur herstellung von gerollten, vorzugsweise kegelfoermigen hohlwaffeln |
EP0181424A1 (en) * | 1984-11-15 | 1986-05-21 | Carlo Galli | A device for the production of ice-cream cones and the product obtained |
CN86200920U (zh) * | 1986-01-22 | 1986-12-03 | 湖南省常德市供销机械厂 | 一种制作蛋卷杯的简易设备 |
US5626897A (en) * | 1991-06-14 | 1997-05-06 | Conewich Enterprises L.P. | Conical food article and process for making same |
AT401708B (de) * | 1993-06-17 | 1996-11-25 | Auer Guenter Ing | Mehrteilige backform zur herstellung einer essbaren eistüte |
AT410390B (de) | 1997-07-23 | 2003-04-25 | Haas Franz Waffelmasch | Tütenformmaschine |
EP1552749B1 (en) * | 2002-07-25 | 2013-03-27 | Nissei Kabushiki Kaisha | Rolled cone manufacturing apparatus |
DE202004019511U1 (de) * | 2004-12-17 | 2005-04-07 | Walterwerk Kiel Gmbh & Co Kg | Waffelback- und -wickelmaschine |
PL1795479T3 (pl) * | 2005-12-07 | 2009-03-31 | Essity Hygiene & Health Ab | Korek końcowy dla rolki materiału, rolka materiału oraz mechanizm ustalający w dozowniku |
-
2013
- 2013-07-29 AT ATA606/2013A patent/AT514617B1/de not_active IP Right Cessation
-
2014
- 2014-07-22 US US14/908,750 patent/US9872503B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2014-07-22 EP EP14742205.9A patent/EP3027031B1/de active Active
- 2014-07-22 BR BR112015024413-0A patent/BR112015024413B1/pt active IP Right Grant
- 2014-07-22 WO PCT/EP2014/065701 patent/WO2015014665A1/de active Application Filing
- 2014-07-22 KR KR1020157033814A patent/KR20160039568A/ko not_active Application Discontinuation
- 2014-07-22 CN CN201480042473.6A patent/CN105407730B/zh active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CN105407730A (zh) | 2016-03-16 |
WO2015014665A1 (de) | 2015-02-05 |
KR20160039568A (ko) | 2016-04-11 |
AT514617A1 (de) | 2015-02-15 |
AT514617B1 (de) | 2015-04-15 |
EP3027031B1 (de) | 2017-09-13 |
US20160165900A1 (en) | 2016-06-16 |
US9872503B2 (en) | 2018-01-23 |
EP3027031A1 (de) | 2016-06-08 |
BR112015024413A2 (pt) | 2017-07-18 |
CN105407730B (zh) | 2018-12-14 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112015024413B1 (pt) | máquina para a produção de copinhos cônicos enrolados | |
US8720669B2 (en) | Device for delivering conveying truck into screw driving area | |
EP2918520B1 (de) | Verfahren und Einrichtung zur Abgabe von Stückgütern von einer Fördervorrichtung | |
EP1163179B1 (de) | Vorrichtung zum einziehen von papierbahnen | |
EP3622155A1 (de) | Führungssystem zur führung eines türflügels | |
RU2555681C1 (ru) | Клапанный блок для заполнения угловых транспортных каналов массовым потоком стержнеобразных изделий | |
DE102012108757A1 (de) | Tragetasche für eine Hängefördervorrichtung für den hängenden Transport von Objekten, Schließmechanismus zum Schließen einer Tragetasche und Hängefördervorrichtung | |
EP2976139B1 (de) | Startvorrichtung für eine rutsche sowie verfahren zum starten einer rutschfahrt in einer rutschbahn | |
KR101931410B1 (ko) | 패킹 머신의 머신 코어 | |
CN203418287U (zh) | 一种凸轮轴装配机的管件送料机构 | |
US7269934B2 (en) | Taco shell nesting apparatus and method | |
CN105819038B (zh) | 一种圆筒盒纸巾装盒机构 | |
CN108518906B (zh) | 食品冷藏系统 | |
EP1454861B1 (de) | Vorrichtung zum Transport von Papierbahnen | |
CN204288366U (zh) | 钞门自锁机构 | |
CN107971479B (zh) | 一种具有挡箱、送箱功能的装置和方法 | |
US20160066588A1 (en) | Stick supplying unit, stick discharging unit, and sausage suspending apparatus | |
EP3303150B1 (en) | Device and method for filling a block-bottom pouch | |
DE102014209093A1 (de) | Formteil-Herstellungsvorrichtung und Verfahren zum Herstellen eines Formteils | |
KR20140042173A (ko) | 버스용 보조 스텝 장치 | |
CN107792479A (zh) | 一种新型医疗冷藏箱装置 | |
EP3156340A1 (de) | Verfahren und vorrichtung zum herstellen einer verpackungseinheit | |
WO2015110220A1 (de) | Fahrzeug, insbesondere schienenfahrzeug, mit fahrzeugtür und wasserableitelement | |
BR112016015431B1 (pt) | máquina para corte de tubos de papelão | |
KR20010055660A (ko) | 시트 전단기의 간지 투입장치 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/07/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |