BR112015014905B1 - dispositivo e método de tensionamento para uma transmissão de corrente, dispositivo de manipulação, e, equipamento de perfurar rocha - Google Patents

dispositivo e método de tensionamento para uma transmissão de corrente, dispositivo de manipulação, e, equipamento de perfurar rocha Download PDF

Info

Publication number
BR112015014905B1
BR112015014905B1 BR112015014905-7A BR112015014905A BR112015014905B1 BR 112015014905 B1 BR112015014905 B1 BR 112015014905B1 BR 112015014905 A BR112015014905 A BR 112015014905A BR 112015014905 B1 BR112015014905 B1 BR 112015014905B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
slider
tensioning
cursor
tensioning head
chain
Prior art date
Application number
BR112015014905-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015014905A2 (pt
Inventor
Rune LINDBERG
Original Assignee
Epiroc Rock Drills Aktiebolag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Epiroc Rock Drills Aktiebolag filed Critical Epiroc Rock Drills Aktiebolag
Publication of BR112015014905A2 publication Critical patent/BR112015014905A2/pt
Publication of BR112015014905B1 publication Critical patent/BR112015014905B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B7/00Special methods or apparatus for drilling
    • E21B7/02Drilling rigs characterised by means for land transport with their own drive, e.g. skid mounting or wheel mounting
    • E21B7/025Rock drills, i.e. jumbo drills
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B19/00Handling rods, casings, tubes or the like outside the borehole, e.g. in the derrick; Apparatus for feeding the rods or cables
    • E21B19/08Apparatus for feeding the rods or cables; Apparatus for increasing or decreasing the pressure on the drilling tool; Apparatus for counterbalancing the weight of the rods
    • E21B19/084Apparatus for feeding the rods or cables; Apparatus for increasing or decreasing the pressure on the drilling tool; Apparatus for counterbalancing the weight of the rods with flexible drawing means, e.g. cables
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16HGEARING
    • F16H7/00Gearings for conveying rotary motion by endless flexible members
    • F16H7/08Means for varying tension of belts, ropes, or chains

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO E MÉTODO DE TENSIONAMENTO PARA UMA TRANSMISSÃO DE CORRENTE, DISPOSITIVO DE MANIPULAÇÃO, E, EQUIPAMENTO DE PERFURAR ROCHA Um dispositivo de tensionamento para uma transmissão de corrente, para transferir movimento entre um dispositivo acionador e um cursor (7) a ser acionado por uma corrente de acionamento (18) ao longo de um guia linear (6) de um equipamento de perfurar rocha. O dispositivo de tensionamento inclui um primeiro membro de fixação (24), para fixar uma primeira extremidade da corrente de acionamento sobre o cursor (7), e um segundo membro de fixação (25), para fixar uma segunda extremidade da corrente de acionamento sobre uma cabeça de tensionamento (26), que é disposta deslocável em uma direção de tensão (S) da corrente de acionamento (18) sobre o cursor (7). Um dispositivo de mola (27) é disposto entre a cabeça de tensionamento (26) e o cursor (7), para carregar por mola a cabeça de tensionamento na direção da tensão (S), e pelo menos um de ditos primeiro (24) e segundo (25) membros de fixação incluem meios de ajuste (28), para ajustar a tensão da corrente de acionamento (18). A invenção também se refere a um método, um dispositivo de manipulação e um equipamento de perfurar rocha.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de tensionamento de uma transmissão de corrente, para transferir movimento entre um dispositivo acionador e um cursor a ser acionado por uma corrente de acionamento ao longo de um guia linear de um equipamento de perfurar rocha. A invenção também se refere a um método para tensionar uma transmissão de corrente, um dispositivo de manipulação para manipular componentes da coluna de perfuração em um equipamento de perfurar rocha, e um equipamento de perfurar rocha.
FUNDAMENTOS DA INVEÇÃO
[002] Em um equipamento de perfurar rocha previamente conhecido, a máquina de perfurar rocha é fixada a um cursor sendo móvel para frente e para trás sobre uma viga de alimentação. A transferência do movimento de um motor de acionamento para o cursor é através de uma transmissão de corrente que é fixada ao cursor.
[003] Em razão do desgaste, a corrente de acionamento experimentará um alongamento sucessivo durante operação, o que é a razão para propostas de diferentes arranjos para tensionar a corrente de acionamento. Por este meio, os meios de compressão são previamente sabidos comprimirem lateralmente contra uma parte da corrente com uma certa força, a fim de absorver a folga da corrente de acionamento. Outro mecanismo de tensionamento de corrente previamente sabido é compreendido de um dispositivo de deslocamento para uma roda sendo disposta na transmissão de corrente.
OBJETIVO E ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DA INVENÇÃO
[004] Um objetivo da presente invenção é prover um dispositivo de tensionamento, como indicado acima, que compreende um desenvolvimento mais seguro e econômico dos dispositivos de tensionamento para uma corrente de acionamento em um equipamento de perfurar rocha.
[005] Este objetivo é obtido através da invenção do dispositivo de tensionamento acima, através de um primeiro membro de fixação para fixar uma primeira extremidade da corrente de acionamento sobre o cursor, e um segundo membro de fixação para fixar uma segunda extremidade da corrente de acionamento sobre uma cabeça de tensionamento, que é disposta deslocável em uma direção de tensão da corrente de acionamento sobre o cursor, em que um dispositivo de mola é disposto entre a cabeça de tensionamento e o cursor, para carregar por mola a cabeça de tensionamento na direção da tensão, e em que pelo menos um de dito primeiro e segundo membros de fixação inclui meios de ajuste para ajustar a tensão da corrente de acionamento.
[006] Por este meio, torna-se possível prover uma tensão desejada na corrente com simples medidas, através da combinação de ditos dispositivo de mola e dispositivo de ajuste. Quando estes elementos são dispostos sobre o próprio cursor, nenhuma medida especializada particular tem que ser tomada que influencie o trajeto da corrente de acionamento ou a própria transmissão de corrente. O cursor pode ser construído de modo que os elementos relacionados possam ser produzidos fáceis de inspecionar, ajustar e, quando necessário, conservar.
[007] Prefere-se que a cabeça de tensionamento mova-se sobre um guia de deslizamento sendo orientado em dita direção de tensão. Prefere-se, em particular, que o guia de deslizamento inclua duas hastes cursoras paralelas que passem através das buchas sendo recebidas na cabeça de tensionamento.
[008] Para economizar espaço i.a. e por motivos direcionadores, é adequado que o dispositivo de mola inclua um pacote de mola de pressão disposto em torno de cada haste de deslizamento. Também, outros elementos resilientes são, entretanto, possíveis de utilizar. Preferivelmente, um limitador de movimento é disposto entre a cabeça de tensionamento e o cursor, para evitar compressão excessiva do dispositivo de mola.
[009] Em uma variante preferida da invenção, um sensor de tensão de corrente indireta é disposto para medir a posição relativa entre o cursor e a cabeça de tensionamento. Através deste arranjo, um dispositivo é concretizado que, em um modo simples, pode verificar a presença de adequada tensão da corrente de acionamento.
[0010] O sensor de tensão de corrente indireta é adequadamente um sensor do grupo: um sensor indutivo, um sensor capacitivo, um sensor mecânico, um sensor de Hall, um sensor óptico.
[0011] Prefere-se que o sensor de tensão de corrente seja posicionado sobre o cursor e que um elemento detectável, destinado à detecção, seja posicionado sobre a cabeça de tensionamento. O posicionamento inverso, entretanto, também é possível.
[0012] De acordo com um aspecto preferido da invenção, um freio de segurança é fixado sobre o cursor. Este freio de segurança é, no caso de tensão de corrente abaixo de um determinado nível, disposto para frear o cursor, através de encaixe de freio com uma superfície de frenagem estendendo-se ao longo do guia linear em, por exemplo, tensão de corrente detectada abaixo de um determinado nível.
[0013] Não é excluída a possibilidade de que seja possível também detectar-se uma velocidade de movimento do cursor com respeito ao guia linear, e que uma velocidade detectada acima de um certo nível inicie freamento do cursor. Isto pode ser valioso para aumentar a segurança no caso de corrente de acionamento intacta, porém falhando no motor de corrente ou similar.
[0014] Todos estes aspectos juntos resultam em aumentada segurança para um operador e para outras pessoas nos arredores do equipamento, uma vez que o risco do dispositivo de agarramento e componentes da coluna de perfuração falhar é pelo menos consideravelmente reduzido.
[0015] Prefere-se que o freio de segurança seja um freio de aperto travado normalmente hidromecânico, e que a superfície de frenagem seja disposta sobre uma viga do freio alongada, que é disposta adjacente ao guia linear. Por este meio, o freio de segurança pode tornar-se ativo na ausência de compressão em um conduto de controle, resultando em segurança, uma vez que o freio não tem que ser ativamente controlado para frear.
[0016] Será notado que o tensionamento da corrente de acionamento é realizado em uma direção principal da corrente de acionamento na região do cursor, dita direção sendo “direção da tensão S”. Esta direção principal é paralela a uma direção do movimento do cursor.
[0017] Em um método inventivo para tensionamento de uma transmissão de corrente, para transferir movimento entre um dispositivo acionador e um cursor a ser acionado por uma corrente de acionamento ao longo de um guia linear de um equipamento de perfurar rocha, uma primeira extremidade da corrente de acionamento é fixada ao cursor através de um primeiro membro de fixação, e uma segunda extremidade da corrente de acionamento é fixada, através de um segundo membro de fixação, a uma cabeça de tensionamento, que é deslocada em uma direção de tensão da corrente de acionamento sobre o cursor, em que a cabeça de tensionamento é carregada por mola na direção de tensão através de um dispositivo de mola sendo disposto entre a cabeça de tensionamento e o cursor, e em que a tensão na corrente de acionamento é ajustada através de meios de ajuste sendo incluídos em pelo menos um de ditos primeiro e segundo membros de fixação.
[0018] Os aspectos do método correspondendo aos aspectos do dispositivo acima, relacionados com as variantes do dispositivo de tensionamento, são aplicáveis também com respeito às variantes do método inventivo.
[0019] Um dispositivo de manipulação inventivo para manipular componentes da coluna de perfuração em um equipamento de perfurar rocha, em que o dispositivo de manipulação exibe um guia linear com um cursor sendo deslocável por uma transmissão de corrente e um dispositivo de agarramento para componentes da coluna de perfuração sendo posicionados sobre o cursor, é diferenciado pelo fato de que o dispositivo de manipulação inclui um dispositivo de tensionamento de acordo com o acima.
[0020] Um equipamento de perfurar rocha inventivo, incluindo um guia linear na forma de uma viga de alimentação com um cursor sendo deslocável por uma transmissão de corrente e uma máquina de perfurar rocha sendo posicionada sobre o cursor, é diferenciado pelo fato de que o equipamento de perfurar rocha inclui um dispositivo de tensionamento de acordo com o acima.
[0021] A invenção será agora descrita em maiores detalhes por meio de formas de realização e com referência aos desenhos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0022] Os desenhos mostram:
[0023] Na Fig. 1 diagramaticamente, um equipamento de perfurar rocha equipado com uma viga de alimentação para uma máquina de perfurar rocha e um guia linear para um dispositivo de manipulação dos componentes da coluna de perfuração,
[0024] A Fig. 2 mostra o dispositivo para manipulação dos componentes da coluna de perfuração da Fig. 1, representado independente da viga de alimentação e em maior escala,
[0025] A Fig. 3 mostra uma vista ampliada de um detalhe de um dispositivo para manipular componentes da coluna de perfuração em maior escala,
[0026] A Fig. 4 mostra o cursor de dito dispositivo para manipular componentes da coluna de perfuração representado independente de outros componentes, e
[0027] A Fig. 5 mostra diagramaticamente um diagrama de blocos de uma sequência de um método de acordo com a invenção.
DESCRIÇÃO DA FORMAS DE REALIZAÇÃO
[0028] A Fig. 1 mostra diagramaticamente um equipamento de perfurar rocha 1 que é equipado com uma viga de alimentação 2, sobre a qual (máquina de perfuração) um cursor 3, suportando uma máquina de perfurar rocha 4, é móvel de um lugar para outro. Há um dispositivo 5 fixado sobre a viga de alimentação 2, para manipular componentes da coluna de perfuração, incluindo um guia linear 6, sobre o qual (manipulação) um cursor 7, com um dispositivo de agarramento 8, é móvel de um lugar para outro.
[0029] O dispositivo para manipular componentes da coluna de perfuração 5 é disposto para manipular componentes da coluna de perfuração estando armazenados em um magazine (não mostrado) de componentes da coluna de perfuração próximo ao equipamento de perfurar rocha, e para sucessivamente posicioná-los em uma posição da coluna de perfuração da máquina de perfurar rocha 4. O dispositivo para manipular componentes da coluna de perfuração 5 também é disposto para sucessivamente remover componentes da coluna de perfuração da posição de coluna de perfuração e colocá-los em dito magazine, quando a coluna de perfuração é retirada de um furo de sondagem, por exemplo, quando é o momento de substituir a broca.
[0030] Na Fig. 2, o guia linear 6 é mostrado e o cursor móvel 7 indo e vindo, sobre o qual é fixado o dispositivo de agarramento 8. O dispositivo de agarramento 8 é móvel com respeito ao cursor 7 através de um primeiro rotor 11, que tem um primeiro eixo geométrico rotacional V1, e através de um segundo rotor 12, em torno de um segundo eixo geométrico rotacional V2. O dispositivo de agarramento 8 tem pares de garras 9, ditos pares sendo axialmente separados, como visto de um componente da coluna de perfuração. O dispositivo de agarramento 8 também compreende um batente axial 10 para um componente da coluna de perfuração agarrado.
[0031] O dispositivo 5 para manipulação dos componentes da coluna de perfuração é fixado à viga de alimentação de um equipamento de perfurar rocha sobre o primeiro dispositivo de fixação 13 e o segundo dispositivo de fixação 14. O guia linear 6 com cursor suportado 7 é articulável com respeito aos dispositivos de fixação 13 e 14 e à viga de alimentação por um terceiro rotor 15 em torno de um terceiro eixo geométrico rotacional V3.
[0032] O cursor 7 é ainda equipado com um freio de segurança 16, que coopera com uma viga de freio 17 sendo disposta ao longo do guia linear 6 e sendo provida com uma superfície de frenagem em cada lado. O freio de segurança 16 é, no exemplo mostrado, um freio de aperto normalmente travado que, na condição descarregada, prende-se sobre a viga de freio 17 de modo que o cursor 17, com o dispositivo de agarramento associado 8, é travado com respeito ao guia linear, para evitar que o cursor com o dispositivo de agarramento, possivelmente agarrado com componente da coluna de perfuração pesado, situe-se em uma posição mais inferior, na qual sérios riscos de lesão sobre o operador e possíveis outras pessoas nos arredores poderia ocorrer.
[0033] O cursor também tem outras formas para cooperação com uma corrente de acionamento, que é indicada com linhas tracejadas em 18.
[0034] Esta corrente de acionamento é acionada por um dispositivo acionador 19, sendo mostrado parcialmente na Fig. 2, por um movimento para frente e para trás do cursor 7 ao longo do guia linear 6. A corrente de acionamento é posicionada em um circuito de modo que coopere com o dispositivo acionador 19 através de uma transmissão motriz 20 e uma, não mostrada, roda de corrente livremente rotativa posicionada na parte inferior do guia linear 6, como é mostrado na Fig. 2.
[0035] A Fig. 3 mostra o freio de segurança 6 em uma escala maior. O freio de segurança 16 inclui um atuador de freio 23, que manobra dois blocos de aperto 21, cada um sendo suportado por um braço de aperto 22. O atuador de freio 23 é, preferivelmente, um dispositivo atuador hidromecânico que abre os blocos de aperto 21 em uma determinada pressão hidráulica entrante. Em caso de ausência de uma pressão hidráulica entrante em um determinado nível de pressão, um pacote de mola de pressão inclusa pressiona os braços de aperto 22 separadamente na região do atuador de freio, de modo que os blocos de aperto 21 prendam-se contra a viga de freio 17 para frear/travar o cursor 7.
[0036] Em 39, indicam-se entalhes de batente de uma posição extrema do cursor 7 sobre o guia linear 6.
[0037] Na Fig. 4, o cursor 7 é mostrado isolado de outros componentes, e sobre uma primeira parte extrema do cursor 7 é disposto um primeiro membro de fixação 24, para fixação de dita corrente de acionamento 18. Em uma parte extrema oposta do cursor 7, é disposto um segundo membro de fixação 25, para a cooperação com a outra extremidade da corrente de acionamento 18.
[0038] O primeiro membro de fixação 24 é, na forma de realização mostrada, rigidamente fixado ao cursor 7, enquanto que o segundo membro de fixação 25 coopera com o cursor 7 sobre um arranjo de tensionamento que será descrito a seguir.
[0039] Dito segundo membro de fixação 15 é mais distalmente provido com meios de encaixe 40 para dita corrente de acionamento 18. O segundo membro de fixação 25 é móvel em uma direção de tensão S com respeito ao cursor 7, que provê um guia 49 permitindo um movimento em dita direção S. Em uma extremidade proximal, voltada internamente para o cursor 7, o segundo membro de fixação é provido com uma haste 50, que passa através de uma cabeça de tensionamento móvel 26.
[0040] A cabeça de tensionamento 26 é móvel, da mesma forma em dita direção S com respeito ao cursor 7, através da cooperação de buchas, não mostradas, sendo recebidas na cabeça de tensionamento, com um guia de deslizamento 29 na forma de duas hastes deslizantes paralelas 30. A haste 50 projeta-se com sua extremidade proximal em uma extremidade oposta à cabeça de tensionamento 26, com respeito aos meios de encaixe 40 do segundo membro de fixação 25, e é nesta área roscada para a cooperação com uma porca de ajuste 51 (ou mais porcas de ajuste 51), a fim de juntas formarem meios de ajuste 28, para ajuste manual da tensão na corrente de acionamento 18.
[0041] A cabeça de tensionamento 26 é ainda pré-carregada por mola em uma direção em paralelo com dita direção de tensão S, por meio de um dispositivo de mola 27 sendo compreendido por dois pacotes de mola de pressão 31. Cada pacote de mola de pressão inclui, nas formas de realização mostradas, uma mola de pressão (somente uma mostrada na Fig.4), cada uma circundando a respectiva haste deslizante 30.
[0042] Em torno de cada mola de pressão, que é formada de uma mola conformada em hélice cilíndrica, é disposta uma luva circundante 34 (somente uma é mostrada na Fig. 4), formando um batente da cabeça de tensionamento em uma direção oposta à dita direção de tensão S. Quando a corrente de acionamento é para ser tensionada para uma tensão de corrente desejada, a porca dos meios de ajuste 28 é apertada sobre a haste sendo conectada ao segundo membro de fixação, até a cabeça de tensionamento 26 vir apenas contatar com uma superfície extrema de dito limitador de movimento na forma de luva circundante 34.
[0043] 35 indica um sensor de tensão de corrente indireta que é rigidamente conectado ao cursor 7, enquanto que 36 indica um elemento detectável sendo firmemente conectado à cabeça de tensionamento 26.
[0044] Em caso de desgaste da corrente, resultante do prolongamento da corrente, a cabeça de tensionamento 26 será deslocada em dita direção de tensão S com respeito ao cursor 7, por meio do que o sensor de tensão de corrente 35 será capaz de perceber a ausência de proximidade com o elemento detectável 36. Por este meio, um sinal pode ser emitido através de um circuito sendo conectado ao sensor de tensão de corrente 35 de dito circuito e, preferivelmente, sendo parte do sistema de controle do equipamento de perfurar rocha.
[0045] O sinal pode ser uma luz ou um sinal sonoro ou ser um sinal elétrico para um circuito de controle ou similar. O sinal pode também vantajosamente ser combinado com um sinal para interrupção de suprimento de fluido hidráulico para o freio de segurança mencionado acima 16, a fim de assim iniciar a fixação dos blocos de aperto 21 contra a viga de freio 17, mostrado na Fig. 2, para frear/travar na presente posição.
[0046] O mesmo ocorrerá em caso de ruptura de corrente, isto é, o sensor de tensão de corrente 35 que indica a ausência de proximidade com o elemento detectável 36, por meio do que um sinal de advertência respectivamente trava o cursor 7, com respeito ao guia linear 6, e a viga de freio 17 será iniciada.
[0047] Na Fig. 4 são mostradas superfícies deslizantes 38 sobre o cursor 7 para cooperação com um guia linear 6. Também construído de outro modo, mancal de deslizamento ou similar pode ser disposto para cooperação de deslocamento entre o cursor 7 e o guia linear.
[0048] A Fig. 5 mostra um diagrama de blocos de uma sequência de um método de acordo com a invenção, em que: - A Posição 41 indica o início da sequência. - A Posição 42 indica que a cabeça de tensionamento é carregada por mola, por um dispositivo de mola entre a cabeça de tensionamento e o cursor. - A Posição 43 indica que a tensão da corrente de acionamento é ajustada através dos meios de ajuste. - A Posição 44 indica que a posição relativa entre o cursor e a cabeça de tensionamento é detectada por um sensor de tensão de corrente indireta. - A Posição 45 indica que, no caso de tensão de corrente detectada abaixo de um determinado nível, um sinal é emitido. - A Posição 46 indica que, com base em dito sinal, um freio de segurança sobre o cursor freia o cursor. - A Posição 47 indica o fim da sequência.
[0049] Após a ação do freio de segurança, a causa é controlada. A razão é que somente tensão de corrente insuficiente, apesar da qualidade da corrente de acionamento sem defeito, ser normalmente suficiente para tensionar a corrente. A razão é que a corrente de acionamento está demasiado gasta ou está quebrada, tendo que ser substituída.
[0050] A invenção pode ser modificada dentro do escopo das seguintes reivindicações. Pode, assim, ser disposto que o segundo membro de fixação 25 é rigidamente conectado à cabeça de tensionamento 26, enquanto que o primeiro membro de fixação inclui meios de ajuste correspondendo aos meios de ajuste 28 da Fig. 4.
[0051] Os meios de ajuste 28, para ajuste manual da tensão da corrente de acionamento 18, podem ser substituídos por meios de ajuste motorizados, para ajustar a tensão na corrente de acionamento 18. Tais meios de ajuste motorizados podem ser controlados com o auxílio de sinais de um operador, mas também podem ser automáticos e controlados por sinais de um sensor de tensão de corrente.
[0052] A invenção é aplicável a um dispositivo de manipulação, de acordo com o acima, e também a uma transmissão de corrente de um cursor para uma máquina de perfurar rocha, com respeito a uma viga de alimentação da máquina de perfurar rocha.

Claims (13)

1. Dispositivo de tensionamento para uma transmissão de corrente, para transferir movimento entre um dispositivo acionador e um cursor (7) a ser acionado por uma corrente de acionamento (18) ao longo de um guia linear (6) de um equipamento de perfurar rocha, em que o dispositivo de tensionamento inclui: - uma cabeça de tensionamento arranjada sobre o cursor e sendo deslocável em relação ao cursor em uma direção de tensão (S) da corrente de acionamento, - um primeiro membro de fixação (24), para fixar uma primeira extremidade da corrente de acionamento sobre o cursor (7), e - um segundo membro de fixação (25), para fixar uma segunda extremidade da corrente de acionamento sobre o cursor (7), em que um dispositivo de mola (27) é disposto entre a cabeça de tensionamento (26) e o cursor (7) para carregar por mola a cabeça de tensionamento na direção da tensão (S), e em que pelo menos um dos primeiro (24) e segundo (25) membros de fixação incluem meios de ajuste (28) para ajustar a tensão da corrente de acionamento (18), caracterizado pelo fato de que - uma guia de deslizamento provida sobre o cursor e sobre a qual a cabeça de tensionamento (26) se move em relação ao cursor, em que a guia de deslizamento é orientada na direção de tensionamento (S), e - em que a guia de deslizamento (29) inclui duas hastes de deslizamento (30) paralelas que passam através de buchas sendo recebidas na cabeça de tensionamento (26).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de mola (27) inclui um pacote de mola de pressão (31) disposto em torno de cada haste de deslizamento (30).
3. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que um limitador de movimento (34) é disposto entre a cabeça de tensionamento (26) e o cursor (7), para evitar compressão do dispositivo de mola (27).
4. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que um sensor de tensão de corrente indireta (35) é disposto para detectar a posição relativa entre o cursor (7) e a cabeça de tensionamento (26).
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o sensor de tensão de corrente (35) é um sensor do grupo: um sensor indutivo, um sensor capacitivo, um sensor mecânico, um sensor de Hall, um sensor óptico.
6. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que o sensor de tensão de corrente (35) é posicionado sobre o cursor (7) e um elemento detectável (36) destinado à detecção é posicionado sobre a cabeça de tensionamento (26).
7. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado pelo fato de que um freio de segurança (16) é fixado sobre o cursor (7), o freio de segurança (16), em caso de tensão de corrente abaixo de um determinado nível, sendo disposto para frear o cursor (7) através de um encaixe de freio com uma superfície de frenagem estendendo-se ao longo da guia linear (6).
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que: - o freio de segurança (16) é um freio de aperto travado normalmente hidromecânico, e - a superfície de frenagem é disposta sobre uma viga de freio alongada (17) sendo disposta adjacente ao guia linear (6).
9. Método de tensionamento de uma transmissão de corrente, para transferir movimento entre um dispositivo acionador e um cursor (7) a ser acionado por uma corrente de acionamento (18) ao longo de um guia linear (6) de um equipamento de perfurar rocha, em que uma primeira extremidade da corrente de acionamento é fixada ao cursor (7) através de um primeiro membro de fixação (24), e uma segunda extremidade da corrente de acionamento é fixada através de um segundo membro de fixação (25) a uma cabeça de tensionamento (26) que é deslocada na direção da tensão (S) da corrente de acionamento (18) sobre o cursor (7), a cabeça de tensionamento sendo deslocável em relação ao cursor, - em que a cabeça de tensionamento (26) é carregada por mola na direção da tensão (S), através de um dispositivo de mola (27) sendo disposto entre a cabeça de tensionamento e o cursor (7), - em que a tensão da corrente de acionamento é ajustada através dos meios de ajuste (28) sendo incluídos em pelo menos um dos primeiro (24) e segundo (25) membros de fixação, caracterizado pelo fato de que a cabeça de tensionamento (26) se move em relação ao cursor sobre uma guia de deslizamento (29) que é provida no cursor, a guia de deslizamento sendo orientada na direção de tensão (S) e incluindo duas hastes de deslizamento (30) paralelas que passam através de buchas sendo recebidas na cabeça de tensionamento (26).
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que uma posição relativa entre o cursor (7) e a cabeça de tensionamento (26) é detectada por um sensor de tensão de corrente indireta (35).
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que, no caso de tensão de corrente detectada abaixo de um determinado nível, um freio de segurança (16) estando fixado sobre o cursor (7) freia o cursor (7) através de encaixe de freio com uma superfície de frenagem estendendo-se ao longo da guia linear (6).
12. Dispositivo de manipulação (5), para manipular componentes da coluna de perfuração em um equipamento de perfurar rocha, em que o dispositivo de manipulação (5) exibe uma guia linear (6) com um cursor (7) sendo deslocável por uma transmissão de corrente, e um dispositivo de agarramento (8) para componentes da coluna de perfuração sendo posicionados sobre o cursor, o dispositivo de manipulação (5) caracterizado pelo fato de que inclui um dispositivo de tensionamento como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
13. Equipamento de perfurar rocha incluindo um guia linear (6) na forma de uma viga de alimentação (2) com um cursor (3) sendo deslocável por uma transmissão de corrente e uma máquina de perfurar rocha (4) sendo posicionada sobre o cursor (3), o equipamento de perfurar rocha caracterizado pelo fato de que inclui um dispositivo de tensionamento como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
BR112015014905-7A 2012-12-21 2013-12-20 dispositivo e método de tensionamento para uma transmissão de corrente, dispositivo de manipulação, e, equipamento de perfurar rocha BR112015014905B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE1251486-5 2012-12-21
SE1251486A SE538112C2 (sv) 2012-12-21 2012-12-21 Spännanordning vid en kedjetransmission vid en bergborrigg
PCT/SE2013/051583 WO2014098758A1 (en) 2012-12-21 2013-12-20 Device and method in respect of a rock drill rig, drill string component, handling device and rock drill rig

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015014905A2 BR112015014905A2 (pt) 2017-07-11
BR112015014905B1 true BR112015014905B1 (pt) 2021-01-26

Family

ID=50978892

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015014905-7A BR112015014905B1 (pt) 2012-12-21 2013-12-20 dispositivo e método de tensionamento para uma transmissão de corrente, dispositivo de manipulação, e, equipamento de perfurar rocha

Country Status (10)

Country Link
US (1) US10501992B2 (pt)
KR (1) KR102142741B1 (pt)
CN (1) CN104870740B (pt)
AU (1) AU2013364411B2 (pt)
BR (1) BR112015014905B1 (pt)
CA (1) CA2894263C (pt)
CL (1) CL2015001514A1 (pt)
FI (1) FI130768B1 (pt)
SE (1) SE538112C2 (pt)
WO (1) WO2014098758A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3169868B1 (en) * 2014-07-17 2018-06-27 Comacchio S.r.l. Fall prevention safety device for head-carrying carriages of drilling machines
CN105673787A (zh) * 2016-04-19 2016-06-15 安徽理工大学 一种感应式皮带张紧装置
KR102305364B1 (ko) * 2020-06-08 2021-09-28 김정수 암반 절단 장치
KR102305347B1 (ko) * 2020-06-08 2021-09-28 김정수 암반 천공 장치
CN112664135B (zh) * 2020-12-08 2023-03-28 四川中建建业工程有限责任公司 市政排水管道的施工装置及其施工方法

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2103252A (en) * 1934-03-06 1937-12-28 Sullivan Machinery Co Rock drill
US2318594A (en) * 1940-05-31 1943-05-11 Sullivan Machinery Co Rock drill
US2390709A (en) * 1944-03-17 1945-12-11 James A Henderson Portable drill support
US2795301A (en) 1954-04-26 1957-06-11 William B Driver Drilling rig safety brake
US3684035A (en) 1970-04-24 1972-08-15 Macgordon Wills Cable cylinders
US4303132A (en) * 1980-02-04 1981-12-01 Joy Manufacturing Company Safety device for rotary earth drilling apparatus
CA1240664A (en) * 1985-09-13 1988-08-16 Floyd W. Becker Pipe handling apparatus
US5303549A (en) * 1991-08-05 1994-04-19 Cincinnati Milacron Inc. Counterforce and holding device
US5941324A (en) 1998-01-27 1999-08-24 Schramm, Inc. Drilling apparatus
AUPP009999A0 (en) * 1999-04-28 1999-05-20 Boart Longyear Pty Ltd Drill rod handling device
IT1320364B1 (it) 2000-05-25 2003-11-26 A E Assemblaggi Elettromeccani Dispositivo sensore di usura di una cinghia o catena di trasmissione,particolarmente per una trasmissione di comando dell'albero di
US6948783B2 (en) * 2001-12-27 2005-09-27 Caterpillar Inc Tension adjustment mechanism for a work machine
KR100617419B1 (ko) 2003-12-19 2006-08-30 오티스 엘리베이터 컴파니 저소음 체인이상감지장치
DE102004004315A1 (de) 2004-01-28 2005-08-11 Max Streicher Gmbh & Co. Kg Aa Vorrichtung und Verfahren zum Handhaben von Gegenständen an einer Bohranlage
US8186926B2 (en) 2006-04-11 2012-05-29 Longyear Tm, Inc. Drill rod handler
DE102009020222A1 (de) 2009-05-07 2010-11-11 Max Streicher Gmbh & Co. Kg Aa Vorrichtung und Verfahren zur Handhabung von stangenartigen Bauteilen
DE102010013846A1 (de) 2010-04-01 2012-06-28 Herrenknecht Vertical Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum Zuführen und Abführen von Bohrgestängen zu einer Bohrvorrichtung
CN101936136A (zh) * 2010-08-18 2011-01-05 山西东华机械有限公司 液压钻机的钻孔装置

Also Published As

Publication number Publication date
FI130768B1 (en) 2024-03-06
KR20150097582A (ko) 2015-08-26
AU2013364411B2 (en) 2018-07-26
SE1251486A1 (sv) 2014-06-22
SE538112C2 (sv) 2016-03-08
CN104870740B (zh) 2017-05-31
US20150308192A1 (en) 2015-10-29
CN104870740A (zh) 2015-08-26
BR112015014905A2 (pt) 2017-07-11
CA2894263C (en) 2021-07-20
WO2014098758A1 (en) 2014-06-26
US10501992B2 (en) 2019-12-10
FI20155497A1 (pt) 2015-06-24
CL2015001514A1 (es) 2015-12-28
CA2894263A1 (en) 2014-06-26
KR102142741B1 (ko) 2020-08-07
AU2013364411A1 (en) 2015-07-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015014905B1 (pt) dispositivo e método de tensionamento para uma transmissão de corrente, dispositivo de manipulação, e, equipamento de perfurar rocha
BR112016021747B1 (pt) Aparelho de acoplamento, método para proporcionar uma conexão fraca controlável, coluna de perfuração e uso da conexão de flange
US8221398B2 (en) Remote-controlled actuator
CA3112576A1 (en) Injector remote tubing guide alignment device
US10493516B2 (en) Device for jointing a plurality of elements on a shaft
BR112012000034B1 (pt) Dispositivo de centralização em uma chave de torque rotativa
US9534457B2 (en) Drilling apparatus with drill guide
KR20170070617A (ko) 에스컬레이터 역주행 방지장치
US9796075B2 (en) Fixturing device and method of use
DE19711451A1 (de) Absturzsicherung und Haltevorrichtung für eine Hubeinrichtung
US857725A (en) Elevator guide-shoe.
CN106743308B (zh) 钢带的偏移修正装置
US11353341B2 (en) Detection device and assistant robot
JP4840212B2 (ja) 一方向クラッチ付き軸受ユニットの組立方法および組立装置
JP2016123922A (ja) フィルタプレス装置及びその運転方法
BE1030957B1 (de) Lenksystem für ein Kraftfahrzeug
CN216284685U (zh) 一种塞盘链条质量检测装置
DE4315442C2 (de) Verfahren und Einrichtung zur Vermeidung von Unfällen bei der Blockade seilbetriebener Bahnen
JP6643874B2 (ja) アシストスーツ
KR101601477B1 (ko) 전동식 파워스티어링 시스템의 고장 제어방법 및 장치
DE102014113730B4 (de) Spannvorrichtung
US1133409A (en) Dental mandrel.
US1176708A (en) Rock-drill.
US844099A (en) Boring-machine.
US817431A (en) Safety device for elevators.

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: EPIROC ROCK DRILLS AKTIEBOLAG (SE)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/12/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.