BR112013024892B1 - Arame ortodôntico para a correção de protrusão bimaxilar e sistemaortodôntico com o mesmo - Google Patents
Arame ortodôntico para a correção de protrusão bimaxilar e sistemaortodôntico com o mesmo Download PDFInfo
- Publication number
- BR112013024892B1 BR112013024892B1 BR112013024892-0A BR112013024892A BR112013024892B1 BR 112013024892 B1 BR112013024892 B1 BR 112013024892B1 BR 112013024892 A BR112013024892 A BR 112013024892A BR 112013024892 B1 BR112013024892 B1 BR 112013024892B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- wire
- lingual
- orthodontic
- anterior teeth
- pair
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C7/00—Orthodontics, i.e. obtaining or maintaining the desired position of teeth, e.g. by straightening, evening, regulating, separating, or by correcting malocclusions
- A61C7/12—Brackets; Arch wires; Combinations thereof; Accessories therefor
- A61C7/20—Arch wires
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C7/00—Orthodontics, i.e. obtaining or maintaining the desired position of teeth, e.g. by straightening, evening, regulating, separating, or by correcting malocclusions
- A61C7/06—Extra-oral force transmitting means, i.e. means worn externally of the mouth and placing a member in the mouth under tension
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C7/00—Orthodontics, i.e. obtaining or maintaining the desired position of teeth, e.g. by straightening, evening, regulating, separating, or by correcting malocclusions
- A61C7/12—Brackets; Arch wires; Combinations thereof; Accessories therefor
- A61C7/14—Brackets; Fixing brackets to teeth
- A61C7/145—Lingual brackets
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
- Dentistry (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
- Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
Abstract
ARAME ORTODÔNTICO PARA A CORREÇÃO DE PROTRUSÃO BIMAXILAR E SISTEMA ORTODÔNTICO COM O MESMO. É revelado um arame ortodôntico para proporcionar força ortodôntica aos dentes anteriores de maneira a corrigir a protrusão bimaxilar, e um sistema ortodôntico com o mesmo. O arame ortodôntico para a correção de protrusão bimaxilar inclui um arame de arco lingual que é curvado correspondendo a um conjunto dos dentes anteriores de maneira a se ajustar a um lado lingual dos dentes anteriores; um arame de tração que é provido no arame de arco lingual para a conexão com um membro de tração proporcionando uma força de tração lingual; e um par de arames suporte que se prolonga atrás do arame de arco lingual de maneira a prover o arame de arco lingual com reação à força de tração lingual. Com esta configuração, é possível evitar um dente voltado para dentro quando a protrusão bimaxilar for corrigida, sendo também possível corrigir a protrusão agressiva sem intervenção cirúrgica já que a força de tração é transmitida para um osso alveolar.
Description
A presente invenção se refere a um aparelho, e mais particularmente a um arame ortodôntico utilizado para a correção de protrusão bimaxilar devida à protrusão dentária e/ou protrusão do osso alveolar e um sistema ortodôntico com o mesmo. Técnica Anterior
Para a maioria das pessoas atuais, a aparência, em particular, tem sido estabelecida como um dos padrões para o julgamento de uma pessoa em entrevistas para empregos, admissão a uma escola, etc., e age como um fator muito importante na vida social, por exemplo, uma grande parte das relações interpessoais, etc. Particularmente, a aparência geralmente depende dos dentes e de um conjunto de dentes. Assim, a ortodontia tem prevalecido no presente para a correção dentária, de um conjunto de dentes ou da parte esquelética da face, juntamente com as operações plásticas cirúrgicas.
A ortodontia é um conceito que se refere a um tratamento da correção da má- oclusão, por exemplo, a estreita ortodontia de simplesmente reforçar os dentes irregulares em um bonito conjunto de dentes. A ortodontia pode corrigir várias irregularidades esqueléticas que podem ocorrer durante um processo de crescimento, contribuindo assim para uma saudável organização oral e ainda fazendo uma bela linha facial para a obtenção de uma bonita impressão.
A ortodontia pode ser dividida em um tratamento ortodôntico para gradualmente mover um conjunto de dentes para corrigir dentes desalinhados ou uma similar odo nto para I axe, e cirurgia de correção da mandíbula para correção esquelética pode meio da aplicação de uma intervenção cirúrgica aos ossos maxilares.
Em outras palavras, se o desalinhamento entre os dentes superiores e inferiores ou a presença de um esqueleto facial anormal for muito grave para ser tratada somente por ortodontia, pode ser aplicada a cirurgia de correção da mandíbula em conjunto com a ortodontia, de maneira que a anormalidade do próprio esqueleto facial possa ser corrigida pela cirurgia de maneira a proporcionar uma face bonita e funcional.
Por exemplo, as crianças em crescimento podem evitar a cirurgia de correção da mandíbula por meio da correção esquelética ou o método similar de usar o tratamento ortodôntico, mas somente o tratamento ortodôntico pode ser insuficiente para um adulto já crescido. Nesse caso, a cirurgia de correção da mandíbula pode ser realizada juntamente com o tratamento ortodôntico.
O tratamento ortodôntico pode ser amplamente classificado em ortodontia labial e ortodontia lingual. Aqui, a ortodontia labial se refere a um método de endireitamento dos dentes pela fixação de um aparelho à superfície de um dente em um lado labial, e a ortodontia lingual se refere a um método de endireitamento dos dentes * pela fixação de um aparelho à superfície de um dente em um lado lingual.
Como um exemplo do aparelho, existe um arame ortodôntico (geralmente denominado 'arame em arco), uma braçadeira para o suporte do arame ortodôntico, etc. A braçadeira é uma superfície do lado labial e/ou uma superfície do lado lingual do dente. Uma pluralidade de braçadeiras é provida ao longo de uma direção da disposição do dente, e conectada pelo arame ortodôntico, transmitindo assim a força ortodôntica do arame ortodôntico para um conjunto de dentes.
O tratamento ortodôntico inclui uma pluralidade de etapas ortodônticas realizadas em sequência e por um longo tempo. Como um exemplo do tratamento ortodôntico, existe uma intervenção cirúrgica ou similar que emprega o arame em arco e a braçadeira para endireitar dentes irregulares de um paciente que tenha dentes que se acumulem nos dentes anteriores ou um paciente que tenha uma grande falha entre os dentes de um dos dentes anteriores.
Enquanto isso, a correção para a movimentação dos dentes na direção do lado lingual durante o tratamento ortodôntico é chamada tração lingual. No caso de uma protrusão dentária em que os dentes do paciente se projetem de forma anormal para frente, ocorre a protrusão bimaxilar que faz a boca se projetar de forma anormal para frente e, portanto é proposta a tração lingual acima como um método para a correção da protrusão bimaxilar.
Em uma boca normal, o lábio inferior se encontra com uma linha que liga a ponta do nariz e a mandíbula, e o lábio superior está posicionado um pouco para dentro como a linha mostrada em (a) da FIGURA 1. Por outro lado, a protrusão bimaxilar se refere a uma forma em que os lábios se projetam para fora da linha que liga a ponta do nariz e a mandíbula como mostrado em (b) da FIGURA 1, sendo geralmente provocada pela protrusão dentária acima ou pela protrusão do osso alveolar (protrusão esquelética).
A protrusão dentária é o tipo de má-oclusão, em que os dentes da frente são inclinados sob a forma de uma protrusão relativamente de forma excessiva para frente quando comparada com a raiz do dente, isto é, a extremidade de uma coroa quando o crescimento do osso alveolar for insuficiente para acomodar o número dos dentes totais. Nos casos graves, fica difícil fechar a boca, e a protrusão dentária pode ter uma má influência na impressão total.
Para corrigir a protrusão bimaxilar acima, é instalado um sistema ortodôntico na cavidade oral do paciente. Entretanto, existem problemas convencionais de que a raiz do dente se torna mais curta enquanto os dentes anteriores são atraídos para trás; os dentes anteriores são excessivamente inclinados na direção de um lado lingual e assim se tornam dentes virados para dentro enquanto os dentes são atraídos para trás; ocorre a inclinação transversal quando as posições verticais direita e esquerda dos dentes anteriores são deslocadas; e no caso da protrusão bimaxilar devida á protrusão do osso alveolar, o paciente fica sobrecarregado, o tratamento é muito demorado e tem um alto custo, devido á intervenção cirúrgica que é utilizada para corrigir a protrusão bimaxilar.
Assim, o presente inventor desenvolveu um arame ortodôntico para a protrusão bimaxilar e um sistema ortodôntico com o mesmo, que pode corrigir a protrusão dentária evitando os danos na raiz do dente e o dente voltado para dentro, devido à excessiva inclinação do dente; e ainda corrigir a protrusão de um osso maxilar, especificamente um ponto A (isto é, um osso mandibular diretamente no interior de uma parte do prolábio) no caso de protrusão bimaxilar devida à protrusão do osso alveolar, isto é, a protrusão agressiva.
Um aspecto da presente invenção é prover um arame ortodôntico para a protrusão bimaxilar e um sistema ortodôntico com o mesmo, que pode evitar que os dentes anteriores se inclinem quando a protrusão bimaxilar for corrigida pela tração lingual. Outro aspecto da presente invenção é prover um arame ortodôntico para a protrusão bimaxilar e um sistema ortodôntico com o mesmo, que possa ser utilizado como um equipamento ortopédico mandibular para a correção da protrusão bimaxilar devida á protrusão do osso alveolar (isto é, protrusão esquelética).
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um arame ortodôntico para a correção de protrusão bimaxilar, que proporciona força ortodôntica aos dentes anteriores para a correção da protrusão bimaxilar, o arame ortodôntico compreendendo, um arame de arco lingual que é curvado correspondendo a um conjunto dos dentes anteriores de maneira a se ajustar a um lado lingual dos dentes anteriores; um arame de tração que é provido no arame de arco lingual para a conexão com um membro de tração proporcionando força de tração lingual; e um par de arames suporte que se prolonga atrás do arame de arco lingual de maneira a prover o arame de arco lingual com reação à força de tração lingual.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, é provido um sistema ortodôntico para a correção de protrusão bimaxilar, que proporciona força ortodôntica aos dentes anteriores para a correção da protrusão bimaxilar, o sistema ortodôntico compreendendo: um arame de arco lingual que é curvado correspondendo a um conjunto de dentes anteriores de maneira a se ajustar a um lado lingual dos dentes anteriores; um arame de tração que é provido no arame de arco lingual para proporcionar força de tração lingual; um par de arames suporte que se prolonga atrás do arame de arco lingual de maneira a prover o arame de arco lingual com reação à força de tração lingual; suportes de arame que compreendem um furo guia respectivamente, pelo qual passam os arames de suporte, e fixos aos lados linguais de ambas as porções molares; um membro de tração que está conectado ao arame de tração e proporciona uma força de tração lingual ao arame de arco lingual; e uma retenção que é fixa ao palato de maneira a suportar o membro de tração.
De acordo com uma realização exemplar da presente invenção, é possível evitar que os dentes anteriores se inclinem de forma excessiva para o lado lingual quando a força de tração lingual for aplicada aos dentes anteriores para corrigir a protrusão bimaxilar, sendo possível corrigir a protrusão bimaxilar devida á protrusão do osso alveolar, obtendo assim um belo e funcional conjunto de dentes.
De acordo com um aspecto da presente invenção, um arame ortodôntico para protrusão bimaxilar e um sistema ortodôntico com o mesmo têm os seguintes efeitos técnicos.
Primeiro, de acordo com uma realização exemplar, quando é aplicada a tração lingual aos dentes anteriores, os arames de suporte podem aplicar uma força de reaçao aos dentes anteriores, evitando assim que os dentes virem para dentro e evitando que a raiz do dente encurte.
Segundo, de acordo com uma realização exemplar, os arames de suporte aplicam força em uma direção do eixo do dente aos dentes anteriores como reação à tração lingual aplicada aos dentes anteriores, de maneira que o osso alveolar em conjunto com os dentes possam se mover para trás, corrigindo assim não somente a protrusão bimaxilar devida á protrusão do osso alveolar sem uma intervenção cirúrgica, como também tendo um efeito rinocirúrgico (erguendo o nariz), aliviando a carga de uma intervenção cirúrgica, e reduzindo os custos da correção da protrusão bimaxilar.
Terceiro, de acordo com uma realização exemplar, os arames de suporte são dobrados quando a tração lingual for aplicada aos dentes anteriores, e assim seja adicionada força na direção axial do dente tanto para a parte molar que suporta os arames de suporte, tendo assim um efeito para a correção do osso mandibular, isto é, tendo um efeito mandibular ortodôntico.
Quarto, de acordo com uma realização exemplar, o arame ortodôntico utilizado para a correção da protrusão bimaxilar tem uma estrutura simples, reduzindo assim os custos de fabricação do arame ortodôntico para a protrusão bimaxilar e reduzindo os custos do tratamento médico para a correção da protrusão bimaxilar.
A FIGURA 1 é uma imagem de raios-X mostrando uma boca normal e a protrusão bimaxilar.
A FIGURA 2 é uma vista em perspectiva de um arame ortodôntico para a protrusão bimaxilar de acordo com uma realização da presente invenção.
A FIGURA 3 é uma vista mostrando um estado que um sistema ortodôntico com o arame ortodôntico para a protrusão bimaxilar da FIGURA 2 é instalado em uma mandíbula superior intraoral.
A FIGURA 4 é uma vista lateral mostrando que os dentes anteriores são movidos por um sistema de tração ortodôntico lingual da FIGURA 3.
A FIGURA 5 é uma vista mostrando um arame ortodôntico labial instalado nos dentes anteriores.
A FIGURA 6 é uma vista mostrando outra realização do arame ortodôntico para protrusão bimaxilar instalado na mandíbula inferior.
Doravante, as realizações da presente invenção serão descritas com referência aos desenhos de acompanhamento. Para a descrição das realizações, numerais semelhantes se referem a elementos semelhantes, e serão evitadas descrições repetitivas quando necessário.
Primeiro, com referência às Figuras 2 a 4, serão descritos um arame ortodôntico para a protrusão bimaxilar e um sistema ortodôntico com o mesmo de acordo com uma realização da presente invenção.
Entre os desenhos de acompanhamento, a FIGURA 2 é uma vista em perspectiva de um arame ortodôntico para a protrusão bimaxilar de acordo com uma realização da presente invenção, a FIGURA 3 é uma vista mostrando um estado que um sistema ortodôntico com o arame ortodôntico para protrusão bimaxilar da FIGURA 2 está instalado em uma mandíbula superior intraoral, e a FIGURA 4 é uma vista ortodôntico lingual da FIGURA 3.
De acordo com uma realização, o arame ortodôntico 100 para a correção de protrusão bimaxilar é um aparelho instalado em um lado lingual de um dente para a correção da protrusão bimaxilar e transmite uma força ortodôntica aos dentes anteriores. Com referência ás Figuras 2 a 4, o arame ortodôntico 100 para protrusão bimaxilar de acordo com uma realização exemplar inclui um arame de arco lingual 110, um arame de tração 120, e um par de arames suporte 130.
O arame de arco lingual 110 tem uma curvatura de maneira a se ajustar a um lado lingual dos dentes anteriores 1a, 1b e 1c ao longo de um conjunto dos dentes anteriores. Em maior detalhe, o arame de arco lingual 110 pode ser dobrado ao longo de um conjunto de dentes de um paciente no modelo oral do paciente (não mostrado) e feito no modelo oral do paciente. Além disso, o arame de arco lingual 110 é dotado de membros de fixação 111, 112 e 113 para fixarem o arame de arco lingual 110 aos dentes anteriores, por exemplo, as superfícies linguais de seis dentes anteriores (isto é, incisos centrais direito e esquerdo, incisos laterais direito e esquerdo, dentes caninos esquerdo e direito).
Em maiores detalhes, os membros de fixação 111, 112 e 113 são espaçados entre si ao longo de uma direção longitudinal do arame de arco lingual 110 e respectivamente acoplados aos dentes anteriores 1a, 1b e 1c. Por exemplo, os membros de fixação 111, 112 e 113 são soldados ao arame de arco lingual 110, e fixados à superfície lingual dos dentes anteriores por um adesivo dental. Aqui, a pasta para soldagem, isto é, uma pasta para soldagem pode incluir soldagem com prata, mas não limitada a esta.
O arame de arco lingual 110 é fabricado para ter um comprimento predeterminado correspondente à estrutura oral do paciente, de maneira a que ambas suas extremidades possam ser posicionadas nas superfícies linguais dos caninos esquerdo e direito (isto é, dos dentes caninos) 1c, isto é, um par de dentes que forma ambos os dentes laterais dos dentes anteriores 1a, 1b e 1c.
Além disso, o arame de tração 120 é um elemento provido no arame de arco lingual 110 de maneira a exercer uma força de tração para trás, isto é, uma força de retração lingual no arame de arco lingual 110. O arame de tração 120 é o que se prolonga atrás do arame de arco lingual 110.
Mais particularmente, o arame de tração 120 tem uma primeira extremidade conectada ao arame de arco lingual 110, e uma segunda extremidade conectada a um membro de tração 150 como um elástico de borracha ou uma mola que proporciona uma força de tração lingual ao arame de arco lingual 110.
A segunda extremidade, isto é, a extremidade traseira do arame de tração 120 é formada por uma parte em gancho 121 como um gancho para a ligação com o membro de tração 150. Além disso, o arame de tração 120 nessa realização se inclina na direção de uma placa, isto é, um lado superior traseiro, e fixado ao arame de arco lingual 110, em particular ao membro de fixação, de maneira a não girar com relação ao arame de arco lingual 110 por soldagem ou método similar. Portanto, quando a ação de flexão é aplicada ao arame de tração 120, é gerado um momento no arame de arco lingual 110.
É provido o par de arames suporte 130 de maneira que a reação à força de tração lingual possa ser dada ao arame de arco lingual 110. O par de arames suporte 130 se prolonga atrás do arame de arco lingual 110.
Em maiores detalhes, quando a força de tração lingual que atua na direção traseira dos dentes anteriores 1a, 1b e 1c é aplicada aos dentes anteriores, é aplicada a força de movimento traseiro é aplicada aos dentes anteriores 1a, 1b e 1c. Além disso, se a força de tração lingual gera o momento nos dentes anteriores 1a, 1b e 1c, os dentes anteriores 1a, 1b e 1c são girados em uma determinada direção, por exemplo, girados na direção do lado lingual, e por outro lado as raízes dos dentes anteriores 1a, 1b e 1c se projetam na direção do lado labial. Assim, podem se tornar dentes virados para dentro.
Nesta realização, para evitar o dente voltado para dentro, o arame de tração 120 é inclinado na direção do lado superior traseiro, uma posição vertical da parte em gancho 121 sendo posicionada no lado lingual da parte da raiz dos dentes anteriores 1a, 1b e 1c na altura da parte da raiz dos dentes anteriores. De acordo com esta realização, não é gerado um grande momento ou gerado um momento muito pequeno nos dentes anteriores 1a, 1b e 1c já que a linha de atuação da força de tração gerada pelo membro de tração 150 passa por um osso alveolar e a parte da raiz do dente, denominada ponto A, movendo assim os dentes anteriores 1a, 1b e 1c para trás sem rotação excessiva.
De acordo com uma realização exemplar, o membro de tração 150 é suportado por uma retenção 160 fixa ao palato, de maneira que a força de tração lingual possa ser aplicada ao arame ortodôntico 100 para a protrusão bimaxilar. Nesta realização, a retenção 160 é implantada no palato sob a forma de um parafuso.
Aqui, a diferença em uma posição vertical entre a retenção 160 e a parte em gancho 121 do arame de tração pode fazer a força em uma direção da raiz do dente ser aplicada aos dentes anteriores 1a, 1b e 1c, tendo assim um efeito na movimentação dos dentes anteriores 1a, 1b e 1c na direção da raiz do dente, isto é, na direção do osso alveolar.
Cada um dos arames de suporte 130 recebe a ação de flexão devida à força de tração lingual, e aplica uma força de reação ao arame de arco lingual 110 como reação à ação de flexão. A força de reação aplicada pelo arame de suporte 130 é reduzida ou contrabalança a força ou momento aplicado pelo arame de tração 120 aos dentes anteriores, evitando assim que os dentes anteriores 1a, 1b e 1c caiam na direção do lado lingual, evitando uma posição horizontal e vertical desbalanceada dos dentes anteriores (isto é, diferença na posição vertical dos lados esquerdo e direito), e o ajuste do movimento dos dentes anteriores pelo arame de suporte 130.
Também, os arames de suporte 130 respectivamente se prolongam atrás de ambas as extremidades do arame de arco lingual 110, sendo móveis longitudinalmente inseridos em um par de suportes do arame 140 fixado em ambas as partes dos molares 1d, 1e e 1f, em particular, nas superfícies linguais de ambos os primeiros dentes molares 1e.
Cada um dos suportes de arame 140 é formado por um furo guia em uma direção mesodistal, isto é, uma direção para frente e para trás. Se a força de tração lingual devida ao membro de tração 150 for aplicada ao arame de tração 120, os arames de suporte 130 recebem a ação de flexão, isto é, o esforço de dobradura enquanto se movem no comprimento ao longo do furo guia.
O esforço de dobradura gerado no arame de suporte 130 aplica uma força em uma direção axial do dente na parte molar 1 d, 1e e 1f e resiste à força de tração lingual aplicada aos dentes anteriores 1a, 1b e 1c.
Nesta realização, o par de arames de tração 120 é provido no arame de arco lingual 110. Além disso, os arames de suporte 130 são providos fora dos arames de tração 120, e fixos ao arame de arco lingual 110, isto é, no membro de fixação por soldagem ou método similar, de maneira a não girar em relação ao arame de arco lingual 110. Assim, quando a ação de flexão for aplicada ao arame de suporte 130, um momento de dobra é gerado no arame de arco lingual 110.
Em geral, quando a força de tração lingual atua no arame de arco lingual 110, é gerado um momento em relação ao centro de resistência nos dentes anteriores 1a, 1b e 1c, e assim a extremidade do dente pode ser virada excessivamente para dentro no lado lingual. Entretanto, de acordo com uma realização exemplar, os arames de tração 120 e os arames de suporte 130 minimizam ou evitam essa deformação excessiva. Aqui, o centro de resistência se refere a uma determinada posição dos dentes anteriores, em que os dentes anteriores podem se mover horizontalmente sem cair quando os dentes anteriores receberem a força de tração lingual.
Abaixo, o movimento dos dentes anteriores pelo arame ortodôntico 100 para a protrusão bimaxilar e o sistema ortodôntico com o mesmo, de acordo com uma realização exemplar, serão descritos com referência à FIGURA 4.
Com referência à FIGURA 4, quando a força de tração lingual (isto é, a flecha Φ) provocada pelo membro de tração 150 é aplicada ao arame de arco lingual 110 pelo arame de tração 120, os dentes anteriores 1a, 1b e 1c são movidos na direção da flecha ®, e outra força na direção da flecha ® pode ser aplicada aos dentes anteriores pela diferença na posição vertical entre a parte em gancho 121 e a retenção 160.
Nessa ocasião, como a linha de ação da força de tração lingual passa pelas partes das raízes dos dentes nos dentes anteriores 1a, 1b e 1c, o osso alveolar, em particular o ponto A é também movido para trás na direção da flecha ®, reduzindo assim a altura projetada do osso alveolar refletivamente elevando o nariz.
Entretanto, o arame de suporte 130 se move gradualmente na direção do comprimento enquanto recebe a ação de flexão devida à força de tração lingual transmitida pelo arame de arco lingual 110, e resiste à rotação dos dentes anteriores pela aplicação de uma força de reação ao arame de arco lingual como reação à força de tração lingual.
Também, o arame de suporte 130 recebe a força de dobradura devida à força de tração lingual, e aplica a força à parte molar, por exemplo, o primeiro dente molar 1e na direção da raiz do dente, por exemplo, na direção da flecha Φ por um meio de suporte do arame 140 de maneira que a área molar Id, 1e e 1f possa se erguer em relaçao à posição vertical, movendo assim uma articulação da mandíbula e obtendo sua correção, e corrigindo a excessiva exposição das gengivas.
De acordo com a presente invenção, é possível evitar que os dentes anteriores girem excessivamente na direção do lado lingual (isto é, em uma direção horária com relação à FIGURA 4) e caiam, enquanto os dentes anteriores 1a, 1b e 1c se retraem na direção do lado lingual, sendo também possível corrigir a protrusão bimaxilar devida à protrusão do osso alveolar e à protrusão dentária evitando o dente voltado para dentro já que o osso alveolar pode se mover para trás pela aplicação de uma força de tração traseira no osso alveolar dos dentes anteriores 1a, 1b e 1c.
Também, o arame de suporte 130 pode resistir à rotação dos dentes anteriores mesmo que o arame de tração 120 varie em um ângulo inclinado ou a posição de atuação da força de tração lingual varie para aplicar o momento devido à força de tração lingual nos dentes anteriores.
Em geral, o primeiro dente pré-molar é geralmente extraído para garantir um espaço para a movimentação dos dentes anteriores e o arame ortodôntico labial 10, e as braçadeiras do dente anterior 20 e as braçadeiras do dente molar 30 que suportam o arame ortodôntico 10 são instaladas no lado labial dos dentes como mostrado na FIGURA 5, realizando assim a correção da protrusão dentária junto com a ortodontia para a correção do conjunto de dentes.
Depois, a FIGURA 6 mostra uma realização exemplar do arame ortodôntico para a correção de protrusão bimaxilar, que é instalado na mandíbula inferior, que inclui um arame de arco lingual 210 fixo ao lado lingual ao longo dos dentes anteriores 2a, 2b e 2c da mandíbula inferior, e um par de arames suporte 220 se prolonga do arame de arco lingual 210.
Entretanto, no caso em que o arame ortodôntico para a protrusão bimaxilar seja instalado na mandíbula inferior como mostrado na FIGURA 6, é difícil instalar a retenção para proporcionar a força de tração lingual devido à língua T. Portanto, o membro de tração 230 para dar a força de tração lingual é suportado pelo suporte do arame 240, e o arame de tração descrito na realização acima pode ser omitido. Além disso, o arame de arco lingual 210 é provido com uma pluralidade de membros de fixação 211, 212 e 213.
O suporte do arame 240 é fixado a ambas as partes molares 2d, 2e e 2f da mandíbula inferior, por exemplo, à superfície lingual do primeiro dente molar 2e, e suporta o arame de suporte 220, e um fixador 250 e um arame de conexão 260 podem ser utilizados para tornar a parte molar 2d, 2e e 2f como um corpo simples. Além disso, isto também pode ser aplicado à mandíbula superior.
Além disso, o membro de tração 230 tem uma primeira extremidade suportada pelo arame de arco lingual 210 e uma segunda extremidade que penetra no suporte do arame 240 e enganchado por uma extremidade traseira do arame de suporte 220 exposta à traseira do suporte do arame 240, proporcionando assim a força de tração lingual aos dentes anteriores da mandíbula. Aqui, o arame de suporte 220 pode realizar a mesma função descrita na realização acima.
Apesar de algumas realizações terem sido descritas na presente com referência aos desenhos de acompanhamento, será entendido pelos técnicos no assunto que essas realizações são providas somente como ilustrações, e várias modificações, mudanças e alterações e realizações equivalentes podem ser feitas sem abandonar o escopo da presente invenção.
Portanto, o escopo e o espírito da presente invenção devem ser definidos somente pelas reivindicações de acompanhamento e seus equivalentes.
A presente invenção se refere a um aparelho ou instrumento ortodôntico, e mais particularmente a um arame ortodôntico utilizado para a correção de protrusão bimaxilar, e tem aplicabilidade industrial no campo da fabricação do aparelho, corrigindo assim não somente a protrusão bimaxilar devida à protrusão do osso alveolar sem uma intervenção cirúrgica, como também tendo um efeito rinocirúrgico (para o levantamento do nariz), aliviando a carga de uma intervenção cirúrgica, e reduzindo os custos para a correção da protrusão bimaxilar.
Claims (6)
1. ARAME ORTODÔNTICO (100) PARA CORRIGIR A SALIÊNCIA BIMAXILAR, que fornece força ortodôntica aos dentes anteriores para corrigir a saliência bimaxilar, o arame ortodôntico compreendendo: um arame do arco lingual (110) que é curvado correspondendo a um conjunto da porção anterior dos dentes, de modo a ser encaixado no lado lingual dos dentes anteriores; elementos de fixação (111, 112, 113) fornecidos no arame do arco lingual (110) para fixar o arame do arco lingual aos dentes anteriores, afastados um do outro ao longo de uma direção longitudinal do arame do arco lingual e integrados ao arco lingual arame (110) como um corpo, de modo a ser fixado respectivamente aos dentes anteriores; um arame de tração (120) fornecido no arame do arco lingual (110) para conexão com um membro de tração (150), dando força de tração lingual; e um par de arames de suporte (130) estendidos para trás a partir do arame do arco lingual (110), de modo a fornecer ao arame do arco lingual (110) reação à força de tração lingual, caracterizado pelo par de arames de suporte (130) ser formado como um corpo com o arame do arco lingual (110), de modo a receber ação de flexão devido à força de tração lingual e inserido móvel em um par de suportes de arame (140) para fixação deslizante o par de arames de suporte (130) nos dois dentes molares.
2. ARAME ORTODÔNTICO, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo par de arame de suporte (130) ser acoplado às duas extremidades do arame do arco lingual (110) por solda.
3. ARAME ORTODÔNTICO, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo par de arames suporte (130) se prolongar respectivamente atrás de ambas as extremidades do arame de arco lingual (110) de maneira a serem suportadas por um par de suportes de arame (111, 112, 113).
4. ARAME ORTODÔNTICO, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo par de arames suporte (130) e o arame de arco lingual (110) serem formados por um arame como um corpo simples.
5. ARAME ORTODÔNTICO, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo arame de tração compreender uma primeira extremidade fixa ao arame de arco lingual, e uma segunda extremidade formada por uma parte em gancho para a conexão com o membro de tração; e a parte em gancho está posicionada na mesma altura que a parte da raiz dos dentes anteriores.
6. SISTEMA ORTODÔNTICO PARA CORREÇÃO DA SALIÊNCIA BIMAXILAR, que fornece força ortodôntica aos dentes anteriores para corrigir a saliência bimaxilar, o sistema ortodôntico compreendendo: um arame do arco lingual (110) que é curvo, correspondendo a um conjunto dos dentes anteriores, de modo a ser encaixado no lado lingual dos dentes anteriores; elementos de fixação (111, 112, 113) fornecidos no arame do arco lingual (110) para fixar o arame do arco lingual aos dentes anteriores, afastados um do outro ao longo de uma direção longitudinal do arame do arco lingual e integrados ao arco lingual arame (110) como um corpo, de modo a ser fixado respectivamente aos dentes anteriores; um arame de tração (120) que é fornecido no arame do arco lingual (110) para fornecer força de tração lingual; um par de arames de suporte (130) que é estendido para trás a partir do arame do arco lingual (110), de modo a fornecer ao arame do arco lingual (110) reação à força de tração lingual; um par de suportes de arame (140) para fixar deslizadamente o par de arames de suporte (130) nos dois dentes molares, cada um dos suportes de arame (140) compreendendo um orifício de guia através do qual o arame de suporte (130) passa e fixado a os lados linguais de ambas as partes molares; um membro de tração (150) que está conectado ao arame de tração (120) e fornece a força de tração lingual ao arame do arco lingual (110); e uma âncora que (160) é fixada a um palato, de modo a apoiar o membro de tração (150), caracterizado pelo par de arames de suporte (130) ser formado como um corpo com o arame do arco lingual (110), de modo a receber uma ação de flexão devido à força de tração lingual e inserido móvel no par de suportes de arame (140).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
KR1020110028467A KR101200379B1 (ko) | 2011-03-29 | 2011-03-29 | 돌출입 교정와이어 및 이를 갖는 돌출입 교정시스템 |
KR10-2011-0028467 | 2011-03-29 | ||
PCT/KR2012/002299 WO2012134183A2 (ko) | 2011-03-29 | 2012-03-29 | 돌출입 교정와이어 및 이를 갖는 돌출입 교정시스템 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112013024892A2 BR112013024892A2 (pt) | 2019-02-26 |
BR112013024892B1 true BR112013024892B1 (pt) | 2021-02-23 |
Family
ID=46932134
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112013024892-0A BR112013024892B1 (pt) | 2011-03-29 | 2012-03-29 | Arame ortodôntico para a correção de protrusão bimaxilar e sistemaortodôntico com o mesmo |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
US (2) | US20140017624A1 (pt) |
EP (1) | EP2692309A4 (pt) |
JP (1) | JP6082727B2 (pt) |
KR (1) | KR101200379B1 (pt) |
CN (1) | CN103442663A (pt) |
BR (1) | BR112013024892B1 (pt) |
RU (1) | RU2569715C2 (pt) |
WO (1) | WO2012134183A2 (pt) |
Families Citing this family (25)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
KR101423819B1 (ko) * | 2012-04-12 | 2014-07-25 | 권윤희 | 돌출입 전용 치아교정장치 |
KR101641350B1 (ko) * | 2014-10-15 | 2016-07-20 | 양동민 | 치열 교정장치 |
KR101695355B1 (ko) * | 2015-03-16 | 2017-01-11 | 권순용 | 치과 교정시술용 덴탈 와이어 서포터 및 이를 갖는 치아교정장치 |
KR101643504B1 (ko) * | 2015-07-17 | 2016-07-27 | 이종호 | 맞춤형 치아교정 호선 제작키트 및 이를 이용한 치아교정 호선 제작방법 |
US10478271B2 (en) | 2015-09-18 | 2019-11-19 | Vishnu Jagdishbhai Patel | Orthodontic appliance for distalization and/or space closure |
CN107174355B (zh) * | 2016-03-09 | 2020-04-28 | 洪澄祥 | 可拆式齿列矫正装置 |
CN105877856B (zh) * | 2016-03-25 | 2018-11-16 | 首都医科大学附属北京口腔医院 | 牙齿矫治器及其使用方法 |
KR101723674B1 (ko) * | 2016-12-09 | 2017-04-05 | 정유미 | 설측 교정 시스템 |
TWI642415B (zh) * | 2017-11-21 | 2018-12-01 | 羅秋美 | Lingual anterior traction device |
JP6751431B2 (ja) * | 2017-12-28 | 2020-09-02 | 澄祥 洪 | 歯列矯正用空隙閉鎖装置 |
RU2684527C1 (ru) * | 2018-01-15 | 2019-04-09 | Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Рязанский государственный медицинский университет имени академика И.П. Павлова" Министерства здравоохранения Российской Федерации | Способ нормализации положения латерального резца верхней челюсти, имеющего небное положение и находящегося в обратном перекрытии |
KR102055497B1 (ko) * | 2018-03-16 | 2019-12-12 | 김유완 | 2in1 타입의 치열 교정장치 |
KR102487282B1 (ko) * | 2018-11-28 | 2023-01-13 | 주식회사 메디센 | 전방 치아교정 기구 및 이를 갖는 치아 교정장치 |
KR20200063732A (ko) * | 2018-11-28 | 2020-06-05 | 주식회사 메디센 | 전방 치아교정 기구 및 이를 갖는 치아 교정장치 |
KR102197877B1 (ko) * | 2018-12-20 | 2021-01-04 | 장선호 | 치아 교정 장치 및 치아 교정 방법 |
JP6557887B1 (ja) * | 2019-01-07 | 2019-08-14 | 修二 山口 | 歯移動器具 |
CN109925073A (zh) * | 2019-03-20 | 2019-06-25 | 西安博恩生物科技有限公司 | 一种ⅱ类错颌带储能元件的隐形正畸矫治器 |
CN110013332B (zh) * | 2019-05-23 | 2024-01-30 | 四川大学 | 一种猫形辅弓隐形矫治器 |
CN110063801B (zh) * | 2019-05-23 | 2024-01-30 | 四川大学 | 一种隐形矫治器 |
DE102019133914A1 (de) | 2019-12-11 | 2021-06-17 | Accurec Recycling GmbH | Verfahren zum Aufschließen von elektro-chemischen Energiespeichern sowie thermische Behandlungsanlage |
JP6989904B2 (ja) * | 2020-06-22 | 2022-01-12 | 中部医療有限会社 | 歯列矯正装置 |
CN112545684B (zh) * | 2020-12-04 | 2022-04-01 | 河北省眼科医院 | 一种前方牵引与磨牙远移结合型口腔正畸装置 |
CN113712690A (zh) * | 2021-08-31 | 2021-11-30 | 北京非凡禾禾医疗器械有限公司 | 一种骨性iii类错畸形矫治方法 |
RU209387U1 (ru) * | 2021-10-05 | 2022-03-15 | Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования «Северный государственный медицинский университет» Министерства здравоохранения Российской Федерации | Инструмент ортодонтический |
KR102600768B1 (ko) | 2022-11-08 | 2023-11-09 | 이은승 | 치열 교정기용 간극 채움 부재 |
Family Cites Families (13)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4038754A (en) | 1976-02-27 | 1977-08-02 | Northwest Orthodontics, Inc. | Orthodontic appliance guard |
US4455137A (en) * | 1981-11-17 | 1984-06-19 | Diamond Michael K | Dental instrument and method for positioning a lingual orthodontic bracket |
US4412819A (en) * | 1982-09-15 | 1983-11-01 | Cannon James L | Orthodontic arch wire |
JPH08275960A (ja) * | 1995-04-03 | 1996-10-22 | Sankin Kogyo Kk | 歯列矯正具 |
JPH09135849A (ja) * | 1995-11-16 | 1997-05-27 | Dento Shoji:Kk | 歯列矯正装置 |
EP0931518A1 (en) * | 1997-05-16 | 1999-07-28 | Shofu Inc. | Orthodontic device |
KR100337832B1 (ko) * | 2000-04-17 | 2002-05-27 | 정규림 | 피질골절단술을 통한 치열 교정기구 |
CN2492204Y (zh) * | 2001-08-16 | 2002-05-22 | 武汉市江岸区人民医院 | 螺旋推移磨牙矫治器 |
KR100479967B1 (ko) | 2003-04-02 | 2005-04-07 | 임갑선 | 치열교정부재 |
KR200395570Y1 (ko) * | 2005-06-21 | 2005-09-13 | 정택빈 | 치열교정용 와이어 끝단 덮개 |
KR100737442B1 (ko) * | 2006-09-18 | 2007-07-10 | 임승민 | 치열교정을 위한 구치(臼齒)용 후크 |
US20080108008A1 (en) * | 2006-11-08 | 2008-05-08 | Kun Sung Chung | Systems and methods for orthodontic treatments |
KR100991447B1 (ko) * | 2008-08-13 | 2010-11-04 | 주보훈 | 돌출입 교정장치 및 그 방법 |
-
2011
- 2011-03-29 KR KR1020110028467A patent/KR101200379B1/ko active IP Right Grant
-
2012
- 2012-03-29 EP EP12763490.5A patent/EP2692309A4/en not_active Withdrawn
- 2012-03-29 JP JP2014502465A patent/JP6082727B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 2012-03-29 BR BR112013024892-0A patent/BR112013024892B1/pt active IP Right Grant
- 2012-03-29 WO PCT/KR2012/002299 patent/WO2012134183A2/ko active Application Filing
- 2012-03-29 CN CN2012800160122A patent/CN103442663A/zh active Pending
- 2012-03-29 US US14/007,329 patent/US20140017624A1/en not_active Abandoned
- 2012-03-29 RU RU2013145969/14A patent/RU2569715C2/ru active
-
2014
- 2014-10-08 US US14/509,076 patent/US20150118635A1/en not_active Abandoned
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2692309A2 (en) | 2014-02-05 |
BR112013024892A2 (pt) | 2019-02-26 |
JP2014513620A (ja) | 2014-06-05 |
RU2013145969A (ru) | 2015-05-10 |
CN103442663A (zh) | 2013-12-11 |
JP6082727B2 (ja) | 2017-02-15 |
US20140017624A1 (en) | 2014-01-16 |
WO2012134183A3 (ko) | 2013-01-10 |
KR20120110556A (ko) | 2012-10-10 |
KR101200379B1 (ko) | 2012-11-12 |
RU2569715C2 (ru) | 2015-11-27 |
US20150118635A1 (en) | 2015-04-30 |
EP2692309A4 (en) | 2014-09-10 |
WO2012134183A2 (ko) | 2012-10-04 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112013024892B1 (pt) | Arame ortodôntico para a correção de protrusão bimaxilar e sistemaortodôntico com o mesmo | |
KR100918966B1 (ko) | 치열교정장치 | |
US10064706B2 (en) | Orthodontic appliance | |
KR101723674B1 (ko) | 설측 교정 시스템 | |
KR101641350B1 (ko) | 치열 교정장치 | |
KR101083280B1 (ko) | 치열 교정용 지지 부재 | |
US20200085538A1 (en) | Maxillary teeth orthodontic device | |
JPH0371896B2 (pt) | ||
CN211633664U (zh) | 前牙正畸器械和包括前牙正畸器械的正畸装置 | |
JP2002512075A (ja) | 下顎整復装置 | |
KR101137926B1 (ko) | 치열교정용 협측고정구 | |
KR200460660Y1 (ko) | 치열교정용 구개 고정원 | |
US6382966B1 (en) | Appliance for orthodontic treatment | |
KR101249175B1 (ko) | 치아 교정장치 | |
KR200464089Y1 (ko) | 치열교정용 구개 고정원 | |
KR200315723Y1 (ko) | 치아교정 시술용 보조구 | |
KR20180063512A (ko) | 치열교정 브라켓용 와이어 체결장치 | |
KR101158726B1 (ko) | 치열교정기구 및 이를 갖는 치열교정시스템 | |
Chung et al. | Class III correction using biocreative therapy (C-therapy) | |
KR101108104B1 (ko) | 치열교정기구 | |
KR101156864B1 (ko) | 교합평면의 기울어짐을 교정하는 치열교정기구 및 이를 갖는 치과교정장치 | |
CN114305754B (zh) | 一种用于隐形矫治器的辅助导萌装置 | |
De Clerck et al. | 22 Distalization of the maxillary arch with miniplate anchorage | |
KR20230140215A (ko) | 경구개면과의 간격유지가 가능한 치열교정 지지부재 식립용 지그 | |
KR20230140213A (ko) | 치열교정용 지그 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/03/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |