[001] A presente invenção se refere a uma composição de massa seca de cozimento curto, bem como o uso da referida composição e o processo para a fabricação da composição.
Antecedentes da Invenção [002] Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência de vitamina A é um problema de saúde pública em mais de metade de todos os países. Embora os países em sua maioria de baixa renda na África e no Sudeste Asiático sejam afetados, também é desejável fornecer níveis suficientes de vitamina A na dieta para os consumidores dos países emergentes e desenvolvidos. Especialmente deficiências entre as crianças e adolescentes são motivo de preocupação e devem ser abordadas (EsKiMo Ernahrungsstudie als KiGGS Modul; Research Report, G.B.M. Mensink et al; Robert Koch Institut, 2007). A deficiência de vitamina A pode levar a graves problemas de saúde, como deficiência visual, particularmente à luz reduzida (cegueira noturna).
[003] Um alimento de primeira necessidade popular e custo eficaz para este grupo-alvo é massa como parte de sopas e refeições desidratadas. As crianças, em particular, são atraídas pela massa colorida com diferentes formas. Portanto, massas podem ser consideradas como um veículo alimentar favorável para melhorar o fornecimento de vitaminas, em especial pró-vitamina A, que atua como um precursor da vitamina A.
[004] A fim de contribuir de forma significativa para um fornecimento adequado de pró-vitamina A, pelo menos 15% da Dose Diária
Petição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 4/21
2/10
Recomendada devem ser fornecidos por uma porção. Para atender às expectativas dos consumidores, é de particular interesse usar apenas fontes de carotenoides de origem natural.
[005] Várias abordagens foram descritas na técnica anterior para incluir matérias-primas contendo β-caroteno em massas ou macarrão.
[006] Uma abordagem conhecida é a incorporação de pó de vegetais em massas. No entanto, esta abordagem adiciona cerca de 50% de material insolúvel em geral proveniente da estrutura vegetal. Da mesma forma, é difícil incorporar pó suficiente para se ter uma quantidade elevada de substâncias ativas incluídas na matriz (max 30 ppm de carotenoides totais como melhor das hipóteses), sem comprometer as propriedades organolépticas, em especial de textura e sensação na boca. Além disso, o pó de vegetais é submetido a um duplo tratamento de secagem, o que aumenta as perdas por oxidação de carotenoides totais.
[007] Os sucos de vegetais e / ou frutas já são comumente adicionados à massa ou macarrão em quantidades limitadas, geralmente para finalidades corantes ou aromatizantes. A patente EP 117' 955 diz respeito a um alimento de massa, como macarrão, espaguete e similares, que possui cor e aroma de fruta natural específica. A patente FR 2904193 diz respeito a um produto alimentar gelificado que compreende um ingrediente principal do grupo que consiste em vegetais, frutas, sucos de origem vegetal e um agente gelificante frio, bem como um agente gelificante quente: neste caso, o produto tem um elevado teor de água e tem que ser conservado refrigerado.
[008] Os documentos CN101057640, CN1133684 e CN1541555 descrevem macarrão nutricionalmente enriquecido com o uso de suco de vegetais como ingredientes. No entanto, sucos de vegetais, como suco de cenoura, têm um teor total de carotenoides que geralmente não excede 1,5 mg/100g. Por conseguinte, o uso de suco de cenoura
Petição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 5/21
3/10 ou polpa de cenoura como uma fonte de carotenoides não é adequado para incorporar quantidades fisiologicamente significativas de, por exemplo, β-caroteno em um produto seco, sem comprometer a qualidade organoléptica.
[009] Os carotenoides são propensos à degradação oxidativa durante a produção e a vida de prateleira particularmente de produtos desidratados. Isto, por sua vez, afeta drasticamente o valor nutricional. Especialmente o teor de pró-vitamina A (isto é, β-caroteno) é diminuído e, muitas vezes, abaixo de um nível que pode contribuir significativamente para uma dieta equilibrada.
[0010] É, portanto, um objetivo da presente invenção proporcionar ao consumidor uma composição de massa seca contendo níveis fisiologicamente significativos de carotenoides de origem natural. É ainda um objetivo estabilizar os níveis elevados de carotenoides em toda a vida de prateleira do produto desidratado. Além disso, é um objetivo proporcionar um produto de massa seca, que permita um preparo rápido e conveniente. Outro objetivo é a obtenção de uma massa nutricionalmente enriquecida com ingredientes de origem exclusivamente natural.
[0011] A presente invenção procura resolver os problemas acima descritos. A invenção visa também outros objetos e, particularmente, a solução de outros problemas, como aparece no restante da presente descrição.
Sumário da Invenção [0012] Em um primeiro aspecto, a invenção proporciona uma composição de massa seca de cozimento curto, que compreende farinha, ovo, ácido ascórbico, pelo menos 7% de concentrado de suco de cenoura, entre 0,5 e 10% de água, em que o teor de carotenoides totais consiste em, pelo menos, 100 ppm. Em uma forma de realização preferida da invenção, a farinha é semolina de trigo.
Petição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 6/21
4/10 [0013] Em um segundo aspecto, a invenção diz respeito a um método para o preparo de massas de cozimento curto compreendendo as etapas de:
misturar farinha com uma mistura compreendendo pelo menos 7% de concentrado de suco de cenoura, pelo menos 3% de ovo inteiro e ácido ascórbico, extrusar a mistura através de uma matriz de extrusão para ter massa extrusada, pré-cozinhar a massa extrusada para se obter uma massa de cozimento curto e secar a massa a um teor de água compreendido entre 0,5 e 10%.
Descrição Detalhada da Invenção [0014] De acordo com a invenção, é possível alcançar os objetivos referidos de ter massas secas com características organolépticas atraentes e ao mesmo tempo alcançar um nível elevado e estabilizado de pró-vitamina A durante a vida em prateleira neste produto.
[0015] No presente contexto, o termo massa deve ser entendido como incluindo macarrão.
[0016] O termo farinha no contexto deste pedido de patente se refere a um produto de cereais moídos, englobando todas as frações de tamanho, como farinha, pó (dust), grãos ou semolina.
[0017] Como descrito acima, pelo menos 15% da Dose Diária Recomendada (RDA) de Vitamina A por porção é considerada uma contribuição nutricional significativa para o fornecimento de vitamina A de um ser humano. Esta é a quantidade mínima que a regulamentação UE requer para alcançar um requisito nutricional. As diretrizes UE 90/496/EEC estabelece a RDA de vitamina A como 0,8 mg por dia para adultos e crianças de 7-10 anos de idade (masculino / feminino). A quantidade de vitamina A é administrada como retinol equivalente,
Petição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 7/21
5/10 que pode ser traduzida por meio da seguinte equação para carotenoides totais (TC):
Retinol equivalente = TC* (0,1 + (0,4/12)) [0018] Uma porção de uma composição alimentícia desidratada estável ao armazenamento, como sopas com massas, contém tipicamente uma quantidade de cerca de 15 g de massa (peso seco). Para considerar as variações naturais do teor de carotenoides em matériasprimas e perdas oxidativas durante a produção, o valor-alvo para o teor de carotenoides totais foi definido como pelo menos 100 ppm, de preferência 120 a 160 ppm na composição de massa seca.
[0019] É óbvio que os níveis desejados de pelo menos 10 mg de carotenoides totais em 100 g da composição de massa seca (100 ppm) não pode ser alcançado simplesmente usando suco de vegetais na produção da massa.
[0020] É, portanto, um objetivo selecionar um ingrediente suficientemente rico em pró-vitamina A (β-caroteno) para alcançar os valoresalvo, sem alterar a qualidade de uma massa convencional e impor uma necessidade de amplas adaptações tecnológicas ao processo. Verificou-se que o concentrado de suco de cenoura (de Daucus carota L.), de preferência com pelo menos 40% de peso seco, é adequado para satisfazer os requisitos acima referidos. Normalmente, um concentrado de suco de cenoura contendo cerca de 1300 ppm de carotenoides totais pode liberar os níveis desejados. Outros concentrados de suco feitos de novas espécies ou variedades de cenoura também podem ser usados.
[0021] Composições de massas secas são normalmente oferecidas com uma vida útil de pelo menos 360 dias em condições ambiente. Massas ou macarrões tradicionais enriquecidos com suco de vegetais contendo β-caroteno sofre grave degradação oxidativa durante uma vida útil prolongada sob as condições acima mencionadas.
Petição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 8/21
6/10 [0022] Surpreendentemente, verificou-se que o teor de carotenoides da massa enriquecida naturalmente pode ser efetivamente estabilizado por meio da adição de ácido ascórbico em combinação com um encapsulamento, o que é conseguido por uma etapa de précozimento da massa. De preferência, esta etapa é realizada por tratamento com vapor do volume de massa extrusada. Não desejando estar limitado pela teoria, assume-se que a gelatinização parcial da superfície sela o teor e impede o acesso de oxigênio em excesso aos ingredientes sensíveis, como β-caroteno. Como o foco foi colocado em um produto de conveniência e a etapa de pré-cozimento é essencial para a produção de massas de cozimento rápido, o desenvolvimento de uma massa enriquecida tem sido direcionado para este tipo de massa.
[0023] A presente invenção diz respeito a uma composição de massa seca de cozimento curto, que compreende farinha, ovo, ácido ascórbico, pelo menos 7% de concentrado de suco de cenoura, entre 0,5 e 10% de água, em que o teor de carotenoides totais consiste em pelo menos 100 ppm.
[0024] A farinha pode compreender qualquer tipo de farinha de cereais, incluindo pseudo cereais, como arroz, milho, cevada, espelta, sorgo, aveia, centeio, triticale, trigo sarraceno, mas de preferência é farinha de trigo. Ainda mais preferida é a farinha de trigo com um tamanho de partícula entre 0,25 e 1,0 mm. Esta fração de tamanho é geralmente chamada semolina. Um tamanho de partícula maior afeta positivamente a textura de ambos, a massa de farinha durante o processamento, bem como a massa na composição final. Semolina de trigo duro é a farinha preferida. A razão é que ela é rica em teor de proteína e glúten e sua força torna o trigo adequado para um produto extrusado como massa. O teor de água na composição final é de preferência inferior a 10%, mais preferencialmente abaixo de 5%.
Petição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 9/21
7/10 [0025] A presença de ácido ascórbico na composição é necessária, uma vez que aumenta a estabilidade à oxidação dos carotenoides em uma matriz seca. Teor de ácido ascórbico intrínseco de ingredientes geralmente não mostra o efeito de estabilização desejado, assim, é necessária uma fonte adicional de ácido ascórbico. A quantidade de ácido ascórbico adicionado não é crítica per se, desde que o teor de ácido ascórbico na composição da massa final exceda um nível razoável, que se verificou ser cerca de 80 ppm. De preferência, o teor de ácido ascórbico na composição final está compreendido entre 100 e 140 ppm. No presente relatório descritivo, todos os % são apresentados em peso. Figuras 1 e 2 mostram a diferença na degradação de carotenoides totais durante 150 dias de vida de prateleira entre amostras de massas com (estabilizada) e sem (controle) adição de 100 ppm de ácido ascórbico a partir de uma fonte natural, neste exemplo acerola. Isto demonstra claramente a eficácia do sistema de estabilização de ácido ascórbico adicionado em comparação à massa com apenas níveis intrínsecos de ácido ascórbico de concentrado de suco de cenoura. Os exemplos mostrados na Figura 1 e Figura 2 são composições alimentares desidratadas estáveis em prateleira com uma receita de base de galinha e base de tomate. A umidade relativa para os testes de armazenamento foi definida a 50%.
[0026] O ácido ascórbico pode ser de origem não natural, mas de preferência tem uma origem natural. O ácido ascórbico vem de um extrato de uma fonte natural do grupo constituído por ameixa kakadu, camu camu, rosa mosqueta, acerola, espinheiro, jujuba, groselha indiana, baobá, malaguetas, groselha negra, pimenta vermelha, salsa, goiaba, kiwi, brócolis, framboesa silvestre, groselha, couve de bruxelas, Lícia da Barbária, frutas cítricas.
[0027] Na composição da invenção, o concentrado de suco de cenoura possui um teor de matéria seca de pelo menos 40%, preferenci
Petição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 10/21
8/10 almente de pelo menos 60%. O concentrado de suco de cenoura é tipicamente de consistência semelhante a mel (por exemplo, 70° Brix), mas pode também ser utilizado em uma forma seca por pulverização. O teor de carotenoides totais final está preferivelmente compreendido entre 120 e 160 ppm.
[0028] Os carotenoides totais são medidos de acordo com o método padrão internacional DIN EN 12823-2 modificado. Os agentes ativos são medidos através de fotometria em vez de HPLC, tal como é descrito no método DIN. A massa é tratada via hidrólise alcalina a frio e com extração de hidróxido de potássio metanólico (KOH) com hexano. A determinação fotométrica em hexano é feita a 450 nm (carotenoides totais).
[0029] A massa seca de cozimento curto da invenção pode ser utilizada por si só, mas geralmente está presente em uma composição desidratada estável ao armazenamento em uma quantidade compreendida entre 5 e 95%. Por exemplo, ela pode ser parte de uma sopa desidratada ou uma refeição à base de massas, destina-se a ser preparada em menos de 10 minutos de tempo de cozimento. Preferencialmente, a composição desidratada estável ao armazenamento é feita unicamente a partir de ingredientes naturais.
[0030] A presente invenção se refere ainda ao uso de uma massa seca em uma composição alimentícia destinada a complementar naturalmente pró-vitamina A mediante consumo da referida massa seca. Além disso, a invenção diz respeito ao uso da massa seca, em que a massa seca é um veículo de pró-vitamina A natural na composição alimentícia final.
[0031] A presente invenção diz ainda respeito a um método para fabricar uma massa de cozimento curto compreende as etapas de: misturar farinha com uma mistura compreendendo pelo menos 7% de concentrado de suco de cenoura, pelo menos 3% de
Petição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 11/21
9/10 ovo inteiro e ácido ascórbico, extrusar a mistura através de um molde de extrusão para ter massa extrusada, pré-cozinhar a massa extrusada para dar uma massa de cozimento curto e secar a massa a um teor de água compreendido entre 0,5 e 10%.
[0032] De acordo com a invenção, a quantidade de farinha na massa de farinha é de pelo menos 70%. De preferência, a farinha compreende semolina de trigo. Mais favoravelmente, a semolina de trigo é semolina de trigo duro.
[0033] O suco de cenoura é um concentrado que tem pelo menos 40% de matéria seca, de preferência 60% de matéria seca.
[0034] O ácido ascórbico pode vir de uma origem não natural ou de origem natural. De preferência, ele vem de um extrato de uma fonte natural do grupo constituído por ameixa kakadu, camu camu, rosa mosqueta, acerola, espinheiro, jujuba, groselha indiana, baobá, malaguetas, groselha negra, pimenta vermelha, salsa, goiaba, kiwi, brócolis, framboesa silvestre, groselha, couve de bruxelas, Lícia da Barbária, frutas cítricas.
[0035] A quantidade de ácido ascórbico presente na mistura está compreendida entre 0,01 e 0,1%. A quantidade de suco de cenoura na mistura está compreendida entre 7 e 12%.
[0036] A etapa de extrusão é normalmente realizada à temperatura ambiente. A temperatura da matriz é superior a 30 °C. A pressão de extrusão aplicada varia entre 106 e 124 bar.
[0037] O pré-cozimento é realizado por ebulição ou vaporização da massa extrusada durante menos de 10 minutos. De preferência, o pré-cozimento é realizado em menos de 5 minutos.
[0038] O valor final de carotenoides na massa seca é de pelo mePetição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 12/21
10/10 nos 100 ppm.
Exemplos [0039] 72 kg de semolina de trigo duro são misturados com 9 kg de concentrado de suco de cenoura, 4 kg de ovos líquidos, 15 kg de água e 20 g de ácido ascórbico. O suco de cenoura utilizado tem um teor seco de 60%. A mistura obtida é extrusada e é cozida a vapor durante 5 minutos. A massa obtida é finalmente seca a um teor de água de 6%.
A massa seca final tem a seguinte composição |
Semolina de trigo duro |
85% |
Suco de cenoura |
8% |
Ovo líquido |
1% |
Ácido ascórbico |
0,01% |
Petição 870180165659, de 20/12/2018, pág. 13/21