BR112013007548B1 - Usina de remoção de pó para uma máquina de trituração de sucata e método relacionado - Google Patents

Usina de remoção de pó para uma máquina de trituração de sucata e método relacionado Download PDF

Info

Publication number
BR112013007548B1
BR112013007548B1 BR112013007548-1A BR112013007548A BR112013007548B1 BR 112013007548 B1 BR112013007548 B1 BR 112013007548B1 BR 112013007548 A BR112013007548 A BR 112013007548A BR 112013007548 B1 BR112013007548 B1 BR 112013007548B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
moisture
processing
flow
air flow
unit
Prior art date
Application number
BR112013007548-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013007548A2 (pt
Inventor
Luigi Castelli
Original Assignee
Danieli & C. Officine Meccaniche Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Danieli & C. Officine Meccaniche Spa filed Critical Danieli & C. Officine Meccaniche Spa
Publication of BR112013007548A2 publication Critical patent/BR112013007548A2/pt
Publication of BR112013007548B1 publication Critical patent/BR112013007548B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D46/00Filters or filtering processes specially modified for separating dispersed particles from gases or vapours
    • B01D46/02Particle separators, e.g. dust precipitators, having hollow filters made of flexible material
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C23/00Auxiliary methods or auxiliary devices or accessories specially adapted for crushing or disintegrating not provided for in preceding groups or not specially adapted to apparatus covered by a single preceding group
    • B02C23/08Separating or sorting of material, associated with crushing or disintegrating

Abstract

usina de remoção de pó para uma máquina de trituração de sucata e método relacionado. uma usina de remoção de pó (10) que pode ser usada à jusante de uma máquina de trituração (12), e a qual compreende uma primeira seção (14) para processamento de um fluxo primário de pó e ar proveniente de uma primeira linha de saída (18) da máquina de trituração (12), que compreende uma unidade para remoção de pós usando umidade (24) conectada a uma admissão de ar a jusante da máquina de trituração (12). a primeira seção de processamento (14) também compreende uma unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos (30), à jusante da unidade para remoção de pós usando umidade (24), adequada para a adsorção das substâncias orgânicas voláteis presentes em um fluxo de ar (38) saindo da unidade para remoção de pós usando umidade (24). a usina (10) compreende meios de aquecimento (35) para aquecer, direta ou indiretamente, o fluxo de ar (38) saturado com umidade que sai da unidade para remoção de pós usando unidade (24), antes de ele entrar na unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos (30).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a uma usina de remoção de pó para uma máquina de trituração de sucata, e a um método relacionado, por meio do qual se controla as emissões atmosféricas da máquina de trituração de sucata, tanto em relação à concentração de pós quanto em relação ao teor total de carbono orgânico (TOC).
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
As máquinas de trituração de sucata são conhecidas, em particular para carrocerias de automóveis, por exemplo, as do pedido internacional WO-A-2009/156432.
Normalmente, as máquinas de trituração operam na presença de água nebulizada para limitar o risco de explosões devido à possível presença de materiais inflamáveis nos tanques de gás do carro a ser sucateado.
Há dois fluxos que saem das máquinas de trituração e classificação, um primário, do triturador, que consiste de ar e pós gerados pelo esmagamento dos materiais que entram na máquina, e um secundário, que é mais grosso, proveniente do depurador de ar a jusante do triturador, que processa o material mais pesado, isto é, no qual o material esmagado é progressivamente "selecionado" até que a separação mais precisa possível seja obtida (material ferroso, não-ferroso e "macio").
A necessidade de controlar e reduzir as emissões na atmosfera resultantes de tais máquinas de trituração é conhecida, tanto no que diz respeito à concentração dos pós quanto ao teor total de carbono orgânico (TOC – Carbono Orgânico Total).
No entanto, há máquinas de trituração que, operando em áreas sem legislação rígida, não proporcionam qualquer processamento do ar que sai da máquina.
Por outro lado, para as máquinas de trituração instaladas em países com uma legislação mais severa em relação à proteção ambiental, o fluxo primário de ar precisa ser processado para reduzir a concentração de pós finos e TOC a um valor inferior aos limites desejados, assim como o fluxo secundário proveniente da classificação do material pesado ou grosso saindo da máquina de trituração é processado.
Em tais casos, o fluxo primário é processado normalmente usando um purificador de umidade ou um depurador. O depurador possibilita a separação dos pós, mas geralmente apresenta eficiência limitada em remover as substâncias orgânicas voláteis, e, por conseguinte, o TOC.
O documento US-A-2005/028672 mostra um aparelho de filtragem para remoção de poluentes e contaminantes de um fluxo de gás de escape proveniente de um incinerador, após ter passado por um depurador, que proporciona, em série, uma câmara de aquecimento, e uma câmara de adsorção usando carbonos ativos e uma câmara de filtragem com camadas de filtros HEPA. Em particular, somente o fluxo de escape saindo do depurador é alimentado à câmara de aquecimento.
O documento JP-A-2001272023 mostra um método para remover pós, HC1, SOX, NOX, dioxinas e outros poluentes de um fluxo de gás de escape proveniente de um incinerador. O método prevê o uso de uma unidade de ciclone, um coletor de pó elétrico e um depurador. O pó do fluxo a ser processado é recuperado por meio da unidade de ciclone e do coletor de pó elétrico, enquanto que SOX, NOX são removidos do gás usando o depurador. Após o depurador, um trocador de calor é proporcionado, ao qual todo o fluxo de escape proveniente do depurador é exclusivamente alimentado, a ser aquecido a 100°C - 200°C. O pó de carbono ativo, que absorve os componentes perigosos presentes no gás, é então adicionado ao fluxo aquecido.
No entanto, tanto a US-A-2005/028672 quanto a JP-A- 2001272023, por serem projetadas para o processamento de gases de escape de incineradores, e não do gás proveniente de máquinas de trituração de sucata que sofrem o risco de explodir, como explicado acima, negligenciam totalmente esse problema, proporcionando, da maneira tradicional, a passagem dos gases de escape diretamente através de uma câmara ou de outro dispositivo de aquecimento direto. Como consequência, essas soluções conhecidas não são adequadas para os objetivos da presente invenção.
O objetivo da presente invenção é obter uma usina, e aprimorar um método relacionado, para remoção de pó a jusante de uma máquina de trituração que reduza e controle as emissões atmosféricas de pó e o teor de carbono orgânico total.
Outro objetivo é que a usina e o método relacionado da presente invenção sejam seguro e confiáveis, evitando o risco de explosões do gás de escape resultantes das máquinas de trituração a montante.
O Requerente idealizou, testou e concretizou a presente invenção para superar as deficiências do estado da técnica e atingir esses e outros objetivos e vantagens.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção é apresentada e caracterizada nas reivindicações independentes, ao passo que as reivindicações dependentes descrevem outras características da invenção ou variantes para a ideia inventiva principal.
De acordo com a presente invenção, uma usina de remoção de pó é usada à jusante de uma máquina de trituração e compreende uma primeira seção para processar um fluxo primário de ar e os pós saindo da máquina de trituração.
A primeira seção de processamento compreende uma unidade de remoção de pó usando umidade, ou depurador, conectada a uma admissão de ar a jusante da máquina de trituração.
De acordo com a presente invenção, a usina também compreende uma unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos, a jusante da unidade para remoção de pós usando umidade, por meio da qual o ar saindo da última é processado. A unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos é adequada para a adsorção das substâncias orgânicas voláteis presentes em um fluxo de ar saindo da unidade para remoção de pós usando umidade.
Os carbonos ativos possuem o efeito técnico de absorver os vapores da substância orgânica presente no ar que sai do triturador, removendo as substâncias orgânicas voláteis, e, com isso, o teor de TOC. Dessa forma, a usina alcança o objetivo de reduzir tanto os pós presentes na chaminé de saída da usina a uma quantidade menor ou igual a 10 mg/m3 graças ao depurador, e também o TOC, com um teor ao sair da chaminé menor ou igual a 30 mg/m3, graças aos carbonos ativos.
De acordo com a presente invenção, a usina também compreende meios de aquecimento para aquecer, direta ou indiretamente, o ar saturado de umidade que sai da unidade para remover pós usando umidade, antes de ele entrar na unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos.
O aquecimento do ar saturado impede a condensação do vapor aquoso nos carbonos ativos, assegurando uma eficiência maior do processo com os carbonos ativos. Dessa forma, soluciona-se o problema de que o ar saindo do depurador, saturado em vapor de água, poderia se condensar e reduzir a eficiência dos carbonos ativos.
Em algumas formas de concretização da presente invenção, a usina compreende uma linha de alimentação para ar quente, aquecida por meio dos meios de aquecimento, que é conectada com comunicação de modo fluido à linha de saída do fluxo de ar do depurador, a montante da unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos, misturando-se com este de modo a gerar um fluxo de ar com teor de umidade reduzido entrando no processamento usando carbonos ativos.
Portanto, ao contrário do estado da técnica, a presente invenção prevê a alimentação, para a unidade de processamento usando carbonos ativos, de um fluxo de ar derivado da mistura do fluxo de escape saindo do depurador com o ar quente da linha de alimentação. Portanto, o ar que sai do depurador não passa em um meio de aquecimento dedicado, evitando, com isso, o risco de possíveis explosões; ao invés disso, ele é misturado da maneira apropriada com outro ar quente de modo a aumentar a temperatura e permitir que ele entre na unidade de processamento usando carbonos ativos sob condições de operação ideais.
Tradicionalmente, em algumas formas de concretização da presente invenção, uma segunda seção de processamento também é proporcionada a jusante da máquina de trituração para classificar o material mais pesado que chega da máquina de trituração. Em particular, a segunda seção de processamento é configurada para obter um fluxo gasoso secundário saindo de uma unidade de classificação, que é adicionalmente processado para produzir um fluxo de ar purificado.
De acordo com uma forma de concretização da presente invenção, uma linha do fluxo de ar purificado saindo da segunda seção de processamento constitui a linha de ar que, aquecida pelos meios de aquecimento, é misturada com a linha de ar saturado saindo da unidade para remoção de pós usando umidade.
Dessa forma, há a vantagem de explorar a integração do ar que sai da unidade de classificação e do ar saturado que chega do depurador.
De fato, o ar que chega da unidade de classificação é purificado de modo a ser compatível com o ar saturado, cuja concentração de pó foi atenuada pelo depurador e pode ser aquecido e misturado com o ar a ser processado na entrada nos carbonos ativos, para reduzir o teor de umidade do mesmo.
Em algumas formas de concretização, a segunda seção de processamento compreende, em sequência, um separador ou classificador em ziguezague, para a fração pesada, uma unidade de separação para separar a fração leve, tipicamente uma unidade do tipo ciclone para pré-remoção de pós, e uma unidade de remoção com um filtro do tipo manga do qual sai o fluxo de ar purificado.
Em algumas formas de concretização, a segunda seção de processamento compreende os meios de aquecimento que aquecem o fluxo de ar purificado antes de ele ser misturado com o ar saturado saindo da unidade para remoção de pós usando umidade.
Em algumas formas de concretização, os meios de aquecimento compreendem um queimador de gás de chama direta, que aquece o fluxo de ar purificado saindo da segunda estação de processamento antes de ele ser misturado com o fluxo de ar saturado saindo da unidade para remover pós usando umidade.
A solução para reduzir o teor de umidade do ar saturado de vapor aquoso saindo do depurador, e antes de ele entrar nos carbonos ativos, misturando-o com uma linha de ar auxiliar que preferencialmente chega da segunda seção de processamento, e não diretamente usando meios de aquecimento de chama livre em linha, favoravelmente evita o risco de possíveis explosões devido à possível presença de vapores de combustível que ainda podem estar presentes no ar processado saindo do depurador.
De acordo com a presente invenção, um fluxo de ar é aquecido, preferencialmente o ar purificado saindo da segunda seção de processamento, que não tem qualquer possibilidade de conter vapores inflamáveis, tipicamente chegando do processamento de um segundo fluxo gasoso que, por sua vez, origina-se da separação do material mais pesado ou grosso saindo da máquina de trituração; este ar purificado e aquecido é misturado com o ar saturado, reduzindo sua umidade.
A presente invenção também se refere a um método de remoção de pó, que pode ser usado a jusante de uma máquina de trituração e compreendendo uma etapa de processamento de um fluxo primário de pós e o ar saindo da máquina de trituração, que compreende uma operação de remover os pós do ar saindo da admissão de ar a jusante da máquina de trituração usando umidade.
O método da presente invenção prevê que a etapa de processamento do fluxo primário também compreende uma operação de processamento usando filtração por carbonos ativos, subsequente à operação de remover pós usando umidade, adequada para adsorção das substâncias orgânicas voláteis presentes em um fluxo de ar originado da operação de remoção de pós usando umidade.
De acordo com a presente invenção, uma operação de aquecimento direta ou indireta é proporcionada para aquecer o fluxo de ar saturado da umidade originada da operação de remoção de pós usando umidade, antes de o fluxo de ar saturado ser sujeito à operação de processamento usando filtração por carbonos ativos.
Dessa forma, o teor de umidade do fluxo de ar entrando no processo usando carbonos ativos é reduzido, conservando sua eficiência.
Em algumas formas de execução da presente invenção, a operação de aquecimento do fluxo de ar saturado de umidade é realizada mediante a mistura de um fluxo de ar aquecido com o fluxo de ar saturado, a montante da operação de processamento usando filtração por carbonos ativos.
Em algumas formas de execução da presente invenção, o método também prevê uma etapa típica de processamento do material mais pesado chegando da máquina de trituração, que é submetido à classificação a jusante da máquina de trituração, adequada para obter um fluxo gasoso secundário que é processado para produzir um fluxo de ar purificado na saída.
Nessas formas de execução, o método da presente invenção prevê o aquecimento do fluxo de ar purificado saindo da etapa de processamento do material mais pesado e sua mistura com o fluxo de ar saturado de umidade chegando da operação de remoção de pós usando umidade.
De acordo com algumas formas de execução do método da presente invenção, a etapa de processamento do material mais pesado compreende, em sequência, uma operação de separação da fração pesada para produzir um fluxo gasoso secundário, uma operação de separação da fração leve, tipicamente pré-removendo os pós, e uma operação de remoção do fluxo gasoso secundário por meio de filtração com um filtro de manga.
De acordo com algumas variantes, a etapa de processamento do material mais pesado prevê o aquecimento do ar purificado extraído nessa etapa antes de ele ser misturado com o fluxo de ar saturado de umidade saindo da operação de remoção dos pós usando umidade.
De acordo com algumas formas de execução, a operação de aquecimento prevê o uso de um queimador de gás de chama direta que aquece o fluxo de ar purificado saindo da etapa de processamento do material mais pesado e antes de ele ser misturado com o fluxo de ar saturado saindo da operação de remoção dos pós usando umidade.
De acordo com algumas formas de execução, a operação de processamento usando filtração por carbonos ativos é realizada por meio de módulos de carbonos ativo operativamente conectados em paralelo.
Em variantes dessas formas de execução, o método prevê o desvio de pelo menos um dos módulos, que permanece inativo durante a operação de processamento usando filtração por carbonos ativos, de modo que, devido às exigências de manutenção ou à regeneração de um dos módulos, o módulo inativo possa ser seletivamente desconectado, evitando assim qualquer interrupção da operação de processamento.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
Essas e outras características da presente invenção ficarão claras na descrição seguinte de uma forma preferencial de concretização, apresentada como um exemplo não-restritivo com referência aos desenhos anexos, nos quais: - a fig. 1 é uma vista esquemática de uma usina de remoção de pó de acordo com a presente invenção usada a jusante de uma máquina de trituração.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE UMA FORMA PREFERENCIAL DE CONCRETIZAÇÃO
Com referência ao desenho anexo, uma usina de remoção de pó 10 de acordo com a presente invenção é usada à jusante de uma máquina de trituração de sucata 12, de um tipo conhecido, em particular, mas não somente, das carrocerias de automóveis.
A máquina de trituração 12 gera um fluxo primário de pós e ar, indicado por uma primeira linha de saída 18, disposto em uma admissão de ar da máquina de trituração 12. A máquina de trituração 12 também tem uma segunda linha de saída 20 para frações mais pesadas, ou material pesado fragmentado pela máquina de trituração 12, que é progressivamente selecionado de modo a obter a separação mais precisa possível (material ferroso, não-ferroso e macio), como será explicado daqui em diante.
Geralmente, a vazão do ar da primeira linha de saída 18 é de aproximadamente 100.000 m3/hr, ao passo que a vazão do ar derivado da segunda linha de saída 20 é de aproximadamente 10.000 m3/hr.
A usina 10 compreende uma primeira seção de processamento 14 do fluxo primário e uma segunda seção de processamento 16 para a classificação do material mais pesado ou bruto que chega da segunda linha de saída 20, a partir do qual é gerado um fluxo gasoso secundário 45 que, como será explicado em mais detalhes mais para frente, é adicionalmente purificado para produzir um fluxo de ar purificado 51.
A primeira seção de processamento 14 compreende um separador do tipo ciclone 22 alimentado pela primeira linha de saída 18 do fluxo primário de pó e ar.
Saindo do separador do tipo ciclone 22, obtém-se um fluxo de material que vai para classificação, indicado pela seta 58, e um fluxo de ar 23 que é alimentado para uma unidade de remoção para pós usando umidade, neste caso, um depurador 24 com um efeito Venturi.
Em algumas formas de concretização, o depurador 24 compreende uma garganta Venturi 24a para nebulizar a água de lavagem e um separador do tipo ciclone 24b que proporciona a separação da água que sai da garganta Venturi 24a.
O depurador 24 tipicamente requer conexão com a linha de alimentação de água de modo a alimentar a água de processamento, que é recirculada, e um tanque para coletar a descarga da água de descarga.
O material de descarga que sai do ciclone 24b, indicado pela seta 60, é conduzido como lodo para espessamento e descarte subsequente.
A jusante do depurador 24, uma unidade 26 para separar gotas, ou "desvaporizador", é proporcionada, neste caso, do tipo que possui lâminas finas, para reduzir ainda mais o teor de água extraído pelo fluxo de ar a ser processado. O fluxo de ar saturado que sai da unidade para separar as gotas 26, indicado pela seta 38, é enviado a uma unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos 30, onde ele é levado a passar por um leito de carbonos ativos que proporcionam a adsorção das substâncias orgânicas voláteis, o carbono orgânico total, assim como, vantajosamente, de dioxinas e PCB.
Em algumas formas de concretização, antes de ser imerso na unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos 30, o fluxo de ar 38 que sai da unidade para separar as gotas 26 é levado a passar através de uma unidade de remoção usando névoas oleosas 28, de modo a separar possíveis resíduos de óleos, hidrocarbonetos pesados ou similares.
A unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos 30, em algumas formas de contendo, é formada por uma pluralidade de módulos de processamento 32 usando filtração por carbonos ativos. Em algumas formas de concretização, esses módulos 32 são operativamente dispostos em paralelo. Em algumas formas de concretização, é possível, usando uma pluralidade de válvulas, neste caso, obturadores 33, determinar a entrada seletiva do fluxo de ar a ser processado em apenas alguns dos módulos 32 ou em todos eles.
Em algumas formas de concretização, um desvio é proporcionado em pelo menos um dos referidos módulos 32, de modo que fique inativo durante o processo. Dessa forma, durante a manutenção e/ou regeneração de um ou mais dos módulos 32 que estão realmente em uso, é possível intervir no módulo inativo 32, evitando assim uma paralisação da usina.
Em algumas formas de concretização, quatro ou mais módulos 32 são proporcionados em paralelo, montados em contêineres móveis, bem como um módulo suplementar 32 sempre excluído do circuito para a regeneração do carbono de exaustão.
O fluxo de ar processado e purificado saindo da unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos 30, ilustrado pela seta 43, é absorvido forçosamente por um ventilador 34 e enviado a uma chaminé de descarga 36. O ar saindo é purificado com valores de pó e teor total de substância de carbono dentro dos limites da lei, respectivamente, igual ou menos do que 10 mg/m3 e igual ou menos do que 30 mg/m3.
Em algumas formas de concretização, o ventilador 34 é provido de um inversor para ajustar a velocidade, dependendo das perdas de carga do circuito.
De acordo com um aspecto da presente invenção, o fluxo de ar saturado 3 8 que é enviado à unidade de processamento usando a filtração por carbonos ativos 30, possivelmente passando através da unidade de remoção de névoas oleosas 28, é submetido ao aquecimento prévio, antes de entrar na unidade de processamento usando a filtração por carbonos ativos 30, de modo a reduzir a quantidade de umidade consideravelmente, impedindo assim qualquer deterioração no desempenho do leito dos carbonos ativos.
Em algumas formas de concretização da presente invenção, o fluxo de ar saturado 38 é aquecido misturando- o, em correspondência com uma junção 41 do circuito, com um fluxo de ar quente 42 proveniente da segunda seção de processamento 16, gerando um fluxo de ar 40 que é alimentado para a unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos 30 com uma redução considerável no teor de umidade.
Em particular, a usina 10 da presente invenção compreende meios de aquecimento, neste caso, um queimador de gás 35 com uma chama direta, localizado em linha com o fluxo de ar saindo da segunda seção de processamento 16, obtendo o fluxo desejado de ar quente 42.
A vantagem dessa solução, que evita aquecer com uma chama direta o fluxo de ar 38 saindo da unidade para separar gotas 26 e possivelmente da unidade de remoção de névoas oleosas 42, e que, ao contrário, o aquece misturando-o com o fluxo de ar quente 42, é que ela elimina o risco de deflagrar possíveis explosões devido à presença de hidrocarbonetos residuais, combustíveis ou qualquer outro material inflamável.
Em algumas formas de concretização da invenção, os tubos afetados pelos fluxos quentes, e também os módulos de carbonos ativos 32, são isolados para impedir que o ar se resfrie.
Em algumas formas de concretização, o queimador de gás 35 permite obter um fluxo de ar quente 42 com uma temperatura compreendida entre cerca de 100 °C e cerca de 150°C, em todo caso, uma temperatura tal que, considerando as taxas de fluxo envolvidas para os fluxos de ar saturado 3 8 e de ar quente 42, respectivamente, de aproximadamente 100.000 m3/hr e aproximadamente 10.000 m3/hr, obtém-se uma temperatura do fluxo de ar 4 0 que é mais elevada em aproximadamente 10°C do que a temperatura ambiente.
Tipicamente, a temperatura de trabalho ideal dos carbonos ativos, de modo a ter o efeito de filtração por meio da adsorção, está compreendida entre cerca de 30°C e cerca de 40°C.
A presente invenção, alimentando um fluxo de ar quente 40 para a unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos 30 a uma temperatura aproximadamente 10°C maior do que a temperatura ambiente, consegue um bom balanço entre a eficiência de filtração dos carbonos ativos, que retêm a substância orgânica volátil, e a redução da umidade que entra nos carbonos ativos.
Ao mesmo tempo, o fato de se obter um fluxo de ar quente 40 mediante a mistura do fluxo de ar saturado 38 e do fluxo de ar quente 42 e não pelo aquecimento direto do fluxo único de ar saturado 38 passando através de uma câmara ou dispositivo de aquecimento elimina o risco de explosões, garantindo a segurança da usina 10.
Em algumas formas de concretização da usina 10, a segunda seção de processamento 16 proporciona, de uma forma tradicional, um classificador em ziguezague 44, no qual chegam as frações pesadas da segunda linha de saída 20 da máquina de trituração 12.
O classificador em ziguezague 44 gera o fluxo gasoso secundário, indicado pela seta 45, e uma fração pesada de materiais ferrosos e não-ferrosos e macios pesados, vide a seta 47, que, como explicado mais em diante, são enviados para separação magnética.
O fluxo gasoso secundário 45 saindo do classificador em ziguezague 44 é alimentado a uma unidade para pré- remoção de pós, neste caso, um separador do tipo ciclone 46, do qual sai um fluxo de ar na parte dianteira a ser enviado em parte para uma unidade de filtragem para a remoção final dos pós, neste caso, um filtro do tipo manga 50, do qual sai o fluxo de ar purificado 51 e é seguido por um fluxo de material enviado para classificação ou descarte 58.
A jusante do separador de ciclone 46, um ventilador 48 é proporcionado para alimentar a pressão de sucção desejada para o circuito, de modo a enviar uma grande parte do ar processado no separador tipo ciclone 46 retornado ao classificador em ziguezague 44. A parte restante é enviada, mediante o acionamento de uma válvula, neste caso, um obturador 49, para a unidade de filtração para a remoção final dos pós, neste caso, um filtro do tipo manga 50, para produzir o fluxo de ar purificado 51.
Em algumas formas de concretização, o fluxo de ar purificado 51 saindo à jusante da remoção final dos pós, neste caso, do filtro tipo manga 50, é aquecido pelos meios 5 de aquecimento em linha, neste caso, pelo queimador 35, para gerar o fluxo de ar quente 42, que é subsequentemente misturado com o fluxo de ar saturado 38, em correspondência com a junção 41, antes de entrar na unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos 30, como 10 descrito acima.
A fração pesada 47 saindo do classificador em ziguezague 44 é enviada a um tambor magnético 52, do qual sai um fluxo de fração pesada 54 e um fluxo rico de material não-ferroso 56, ao passo que o material filtrado 15 da unidade de remoção da remoção final dos pós é enviado para descarte.

Claims (13)

1. Usina de remoção de pó para ser usada a jusante de uma máquina de trituração (12) e compreendendo uma primeira seção (14) para processar um fluxo primário de pó e o ar oriundo de uma primeira linha de saida (18) da máquina de trituração (12), que compreende uma unidade para remoção de pós usando umidade (24) conectada a uma admissão de ar a jusante da máquina de trituração (12), a referida primeira seção de processamento (14) compreendendo ainda uma unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos (30), a jusante da unidade para remoção de pós usando umidade (24), adequada para a adsorção das substâncias orgânicas voláteis presentes em um fluxo de ar (38) saindo da unidade para remoção dos pós usando umidade (24), a referida usina compreendendo meios de aquecimento (35) para aquecer, direta ou indiretamente, o fluxo de ar (38) saturado de umidade saindo da unidade para remoção de pós usando umidade (24), antes de ele entrar na unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos (30), caracterizadapelo fato de que compreende uma linha de alimentação (42) para ar, aquecido por meio dos referidos meios de aquecimento (35) , que é conectada em comunicação de modo fluido à linha de saida do fluxo de ar (38) a partir da unidade para remoção de pós usando umidade (24), a montante da unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos (30) , misturando-se com este de modo a gerar um fluxo de ar (40) com umidade reduzida entrando na unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos (30).
2. Usina, de acordo com a reivindicação 1, compreendendo uma segunda seção de processamento (16) para classificar o material mais pesado que chega de uma segunda linha de saida (20) da máquina de trituração (12) e configurada para obter um fluxo gasoso secundário (45) saindo de uma unidade de classificação (44) que é processado para produzir um fluxo de ar purificado (51), caracterizadapelo fato de que uma linha do fluxo de ar purificado (51) saindo da segunda seção de processamento (16) constitui a linha de alimentação (42) do ar que, aquecido pelos meios de aquecimento (35), é misturado com a linha de saida do fluxo de ar (38) da unidade para remoção de pós usando umidade (24) .
3. Usina, de acordo com a reivindicação 2, caracterizadapelo fato de que a segunda seção de processamento (16) compreende, em sequência, um separador ou classificador em ziguezague (44), uma unidade do tipo ciclone para pré-remoção de pós (46) e uma unidade de remoção com um filtro do tipo manga (50).
4. Usina, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizadapelo fato de que a segunda seção de processamento (16) compreende os referidos meios de aquecimento (35) que aquecem o fluxo de ar purificado (51) antes de ele ser misturado com o fluxo de ar saturado (38) saindo da unidade para remoção de pós usando umidade (24).
5. Usina, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2, 3 ou 4, caracterizadapelo fato de que os referidos meios de aquecimento (35) compreendem um queimador de gás de chama direta, que aquece o fluxo de ar purificado (51) que sai da segunda estação de processamento (16) antes de ser misturado com o fluxo de ar saturado (38) que sai da unidade para remoção de pós usando umidade (24).
6. Usina, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizadapelo fato de que a unidade de processamento usando filtração por carbonos ativos (30) é do tipo modular, compreendendo uma pluralidade de módulos (32) operativamente conectados em paralelo.
7. Método de remoção de pó para usina de remoção de pó a ser usado à jusante de uma máquina de trituração (12) e compreendendo uma etapa de processar um fluxo primário (18) de pós e o ar saindo da máquina de trituração (12), que compreende a execução de uma operação para remover pós usando umidade (24) do ar saindo de uma admissão de ar a jusante da máquina de trituração (12), a referida etapa de processamento do referido fluxo primário compreendendo ainda a execução de uma operação de processamento usando filtração por carbonos ativos (30) subsequente à operação de remoção de pós usando umidade (24), adequada para a adsorção das substâncias orgânicas voláteis presentes em um fluxo de ar (38) derivado da operação de remoção de pós usando umidade, o referido método compreendendo ainda a execução de uma operação de aquecimento direto ou indireto para aquecer o fluxo de ar (38) saturado de umidade derivado da operação de remoção de pós usando umidade (24), antes do referido fluxo de ar (38) ser submetido à operação de processamento usando filtração por carbonos ativos (30), caracterizadopelo fato de que a operação para aquecer o fluxo de ar saturado (38) é realizada mediante a mistura de um fluxo de ar aquecido (42) com o referido fluxo de ar (38), a montante da operação de processamento usando filtração por carbonos ativos (30).
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, compreendendo uma etapa de processar o material mais pesado (20) chegando da máquina de trituração (12) que proporciona uma operação de classificação (44) com a produção de um fluxo gasoso secundário (45) que é processado para produzir um fluxo de ar purificado (51) na saida, caracterizadopelo fato de que proporciona o aquecimento do fluxo de ar purificado (51) saindo da etapa de processamento do material mais pesado (20) e sua mistura com o fluxo de ar saturado (38) proveniente da operação de remoção de pós usando umidade (24) .
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizadopelo fato de que a etapa de processamento dos materiais mais pesados (20) compreende, em sequência, uma operação de separação da fração pesada (44) para produzir o fluxo gasoso secundário (45), uma operação de separação da fração leve (46) e uma operação de remoção do fluxo gasoso secundário (45) por meio de filtração com um filtro de manga (50) para produzir o fluxo de ar purificado (51).
10. Método, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizadopelo fato de que a etapa de processamento do material mais pesado (20) compreende a operação de aquecer o fluxo de ar purificado (51) extraido nesta etapa antes de ele ser misturado com o fluxo de ar saturado (38) que sai da operação de remoção dos pós usando umidade (30).
11. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 8, 9 ou 10, caracterizadopelo fato de que a operação de aquecimento proporciona o uso de um queimador de gás de chama direta (35) que aquece o fluxo de ar purificado (51) saindo da etapa de processamento do material mais pesado e antes de ele ser misturado com o fluxo de ar saturado (38) saindo da operação de remoção dos pós usando umidade (24).
12. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7, 8, 9, 10 ou 11, caracterizadopelo fato de que a operação de processamento usando filtração por carbonos ativos (30) é realizada por meio de módulos de carbono ativo (32) operativamente conectados em paralelo.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizadopelo fato de que proporciona o desvio de pelo menos um dos referidos módulos (32), que permanece inativo durante a operação de processamento usando filtração por carbonos ativos (30), de modo que, devido às exigências de manutenção ou à regeneração de um dos referidos módulos (32), o módulo inativo possa ser seletivamente desconectado, evitando assim qualquer paralisação da operação de processamento
BR112013007548-1A 2010-10-01 2011-09-30 Usina de remoção de pó para uma máquina de trituração de sucata e método relacionado BR112013007548B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000179A ITUD20100179A1 (it) 2010-10-01 2010-10-01 Impianto di depolverazione per una macchina trituratrice di rottami e relativo procedimento
ITUD2010A000179 2010-10-01
PCT/IB2011/002303 WO2012042365A2 (en) 2010-10-01 2011-09-30 De-powdering plant for a scrap shredding machine and relative method

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013007548A2 BR112013007548A2 (pt) 2016-07-05
BR112013007548B1 true BR112013007548B1 (pt) 2020-09-01

Family

ID=43738423

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013007548-1A BR112013007548B1 (pt) 2010-10-01 2011-09-30 Usina de remoção de pó para uma máquina de trituração de sucata e método relacionado

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8801833B2 (pt)
EP (1) EP2621635B1 (pt)
JP (1) JP5583284B2 (pt)
KR (1) KR101543414B1 (pt)
BR (1) BR112013007548B1 (pt)
DK (1) DK2621635T3 (pt)
ES (1) ES2533033T3 (pt)
IT (1) ITUD20100179A1 (pt)
MX (1) MX2013003438A (pt)
PL (1) PL2621635T3 (pt)
RU (1) RU2537441C2 (pt)
WO (1) WO2012042365A2 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN109999978A (zh) * 2019-04-29 2019-07-12 温州大学激光与光电智能制造研究院 一种木材粉末生产线
CN111940056A (zh) * 2019-09-19 2020-11-17 云南七丹药业股份有限公司 一种中药材超细粉的制备方法及其加工的产品
CN113941215B (zh) * 2020-07-17 2023-12-29 中冶长天国际工程有限责任公司 采用间歇式活性炭净化系统的间歇式活性炭粉尘净化方法
CN113231176B (zh) * 2021-04-26 2022-09-09 黑龙江省镈浩石墨有限责任公司 一种球形石墨成型装置及使用方法
CN113426563B (zh) * 2021-06-26 2022-09-02 黑龙江省宾州水泥有限公司 水泥磨热风的循环利用装置

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU1384334A1 (ru) * 1986-05-27 1988-03-30 Днепропетровский горный институт им.Артема Газоструйна мельница
JPH0352617A (ja) * 1989-07-18 1991-03-06 Mitsubishi Kakoki Kaisha Ltd 乾式脱臭装置の結露防止法
JPH0615076B2 (ja) * 1990-01-22 1994-03-02 健利 高橋 台所用生ゴミ処理機
JP3739249B2 (ja) * 2000-03-27 2006-01-25 日本碍子株式会社 焼却炉排ガスの処理方法
JP4074826B2 (ja) 2003-04-10 2008-04-16 株式会社タクマ 燃焼設備の白煙防止装置
US7014682B2 (en) * 2003-08-07 2006-03-21 Hickerson Steven A Apparatus and process for removing contaminants from a flowing gas stream
RU2277980C2 (ru) * 2004-06-10 2006-06-20 Тольяттинский государственный университет Способ получения порошкообразных материалов
CN102352274B (zh) * 2005-03-17 2015-01-21 Noxii国际有限公司 吸附剂组合物及使用其降低煤燃烧过程中的汞排放量的方法
JP2009082823A (ja) * 2007-09-28 2009-04-23 Shin Meiwa Ind Co Ltd 廃棄物処理装置
ITUD20080152A1 (it) * 2008-06-26 2009-12-27 Danieli Davy Distington Ltd Dispositivo di triturazione per un impianto di triturazione

Also Published As

Publication number Publication date
RU2537441C2 (ru) 2015-01-10
KR101543414B1 (ko) 2015-08-10
PL2621635T3 (pl) 2015-05-29
EP2621635A2 (en) 2013-08-07
JP5583284B2 (ja) 2014-09-03
MX2013003438A (es) 2013-08-09
WO2012042365A3 (en) 2012-06-07
WO2012042365A2 (en) 2012-04-05
ITUD20100179A1 (it) 2012-04-02
RU2013119155A (ru) 2014-11-20
US8801833B2 (en) 2014-08-12
BR112013007548A2 (pt) 2016-07-05
JP2013545592A (ja) 2013-12-26
EP2621635B1 (en) 2014-12-17
KR20130105670A (ko) 2013-09-25
DK2621635T3 (en) 2015-03-23
ES2533033T3 (es) 2015-04-07
US20130186271A1 (en) 2013-07-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013007548B1 (pt) Usina de remoção de pó para uma máquina de trituração de sucata e método relacionado
CN105194978A (zh) 一种VOCs废气处理组合装置
JP6621810B2 (ja) 処理排気から不純物を分離するための方法および再生式分離装置
US20070079816A1 (en) Using voc as fuel for an engine
EA039823B1 (ru) Устройство и способ непрерывной сушки сыпучих продуктов, в частности древесной стружки и/или древесных волокон, включающие генератор горячего газа на твердом топливе
EA039553B1 (ru) Устройство и способ непрерывной сушки сыпучих продуктов, в частности древесной стружки и/или древесных волокон, с использованием многотопливной горелки с охлаждающей муфель системой
CA2798537A1 (en) Reduced fossil fuel in an oxidizer downstream of a biomass furnace
KR101971176B1 (ko) 전처리 설비로부터 배출되는 휘발성 유기 화합물을 포함하는 폐가스를 처리하는 장치
CN108096988A (zh) 一种实现废水零排放的烟气净化方法和系统
WO2011093735A1 (pt) Depurador de gases industriais
CN113289451A (zh) 一种碳碳复合材料制备工艺尾气的处理及余热利用系统和处理及余热利用方法
CN219346460U (zh) 三甘醇的尾气处理系统
CN203196518U (zh) 废气处理系统
CN209475898U (zh) 一种用于治理餐饮大气污染物的装置
RU2750696C1 (ru) Адсорбционная установка подготовки природного газа
PL400201A1 (pl) Sposób i urzadzenie do zwiekszania wartosci opalowej biogazu
US20110131990A1 (en) Combustion plant with abatement of pollutants
CN106731526A (zh) 一种分离回收o2和o3的方法及装置
CN215597292U (zh) 一种流化床锅炉处理VOCs新型设施
CN205164421U (zh) 一种有机废气治理设备
KR20120019167A (ko) 휘발성 유기화합물의 처리방법 및 이 방법에 사용되는 설비
CN108211655A (zh) 一种实现废水零排放的烟气净化方法和系统
JP2010076973A (ja) セメントキルン排ガスの処理装置及び処理方法
TW202240102A (zh) 有機廢氣處理模組及方法
CN110577839A (zh) 一种有机固废无废水热解收油处理系统及处理方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/09/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.