BR112013000339B1 - dispositivo de fotocura - Google Patents
dispositivo de fotocura Download PDFInfo
- Publication number
- BR112013000339B1 BR112013000339B1 BR112013000339-1A BR112013000339A BR112013000339B1 BR 112013000339 B1 BR112013000339 B1 BR 112013000339B1 BR 112013000339 A BR112013000339 A BR 112013000339A BR 112013000339 B1 BR112013000339 B1 BR 112013000339B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- leds
- photocure
- light
- led4
- led1
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C19/00—Dental auxiliary appliances
- A61C19/003—Apparatus for curing resins by radiation
- A61C19/004—Hand-held apparatus, e.g. guns
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C19/00—Dental auxiliary appliances
- A61C19/06—Implements for therapeutic treatment
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61C—DENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
- A61C19/00—Dental auxiliary appliances
- A61C19/003—Apparatus for curing resins by radiation
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61N—ELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
- A61N5/00—Radiation therapy
- A61N5/06—Radiation therapy using light
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Public Health (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Dentistry (AREA)
- Oral & Maxillofacial Surgery (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Radiology & Medical Imaging (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Pathology (AREA)
- Dental Tools And Instruments Or Auxiliary Dental Instruments (AREA)
- Radiation-Therapy Devices (AREA)
Abstract
DISPOSITIVO DE FOTOCURA Trata-se de um dispositivode fotocura (100) que compreende uma fonte de luz (111) para iniciar a cura de um material fotocurável. A fonte de luz (111) compreende díodos emissores de luz (LED1-LED4), sendo que cada um emite luz em uma faixa de comprimento de onde predeterminada, e as faixas de comprimento de onda dos díodos se sobrepõem parcialmente de modo a cobrir uma faixa de comprimento de onde contínua que é mais ampla que a faixa de comprimento de onda de cada um dos díodos. O dispositivo de fotocura também inclui meios de ativação (120) para ativar de modo seletivo cada emissor de luz (LED1-LED4).
Description
[001] A invenção refere-se a um dispositivo de fotocura ou aparelho adequado para ativação de matrizes fotocuráveis contidas em materiais para enchimento, reconstituição, obtenção de impressão, ligação por adesivo, ou branqueamento, em particular para aplicação no campo de odontologia, sendo que o dispositivo ou aparelho tem uma fonte de luz e meios ópticos e eletrônicos para o controle, modulação, direcionamento, seleção e distribuição de energia de luz para uma zona a ser iluminada.
[002] A fotocura de um material consiste em uma reação química, por exemplo, que acontece durante polimerização, que serve para ligar de modo permanente as macromoléculas que formam o material. É induzido pela entrega de radiação de luz que possibilita que os fotoiniciadores contidos no material para produzir ligações covalentes que modificam a estrutura do material, desse modo tornando possível obter as propriedades físicas procuradas, como endurecimento do material ou ligação por adesivo do material sobre um suporte.
[003] A eficácia de fotocura depende primeiramente do fotoiniciador e de sua adequabilidade em criar macrorradicais, por exemplo, em cadeias de polímeros, de modo que seja possível irradiar o material com comprimentos de onda que se situam no espectro de fotossensitividade do fotoiniciador presente no material. Entretanto, os materiais fotocuráveis que são usados, por exemplo, no campo da odontologia progridem continuamente, bem como os fotoiniciadores incluídos em suas composições, desse modo, levando a uma maior diversidade de espectros de sensitividade que necessita ser levada em consideração.
[004] A fim de satisfazer as necessidades dos profissionais, o dispositivo de fotocura desse modo necessita gerar um amplo espectro de luz adequado para materiais de fotocura que contêm uma variedade de fotoiniciadores, como canforoquinona (CQ), fenilpropanediona (PPD), e luciferina, para os quais as faixas de comprimento de onda alvo, correspondentes aos espectros de sensitividade, são, conforme mostrado na Figura 1.
[005] Além disso, na maioria dos materiais usados, essa reação química é uma reação exotérmica que leva a uma elevação na temperatura das zonas expostas, cuja elevação de temperatura é tornada ainda maior já que é em adição à elevação de temperatura provocada pela energia de luz sendo absorvida pelos próprios tecidos.
[006] Os dispositivos atuais, como aqueles disponíveis para odontologia, fazem uso de dois tipos de fonte de luz, a saber:
[007] uma fonte de luz que emite radiação de luz espalhada sobre um amplo espectro, desse modo satisfazendo o problema de amplo espectro;
[008] ou, então, uma fonte de luz que produz radiação sobre um espectro que é bem estreito, ou certamente monocromático, limitando assim a quantidade de energia que é entregue e, desse modo, mantendo o aquecimento dos tecidos expostos sob controle.
[009] Para a fonte de luz da primeira categoria, a fonte usada envolve principalmente lâmpadas de halogênio, lâmpadas de arco voltaico (por exemplo, lâmpadas de arco de xenônio), ou lâmpadas de descarga.
[010] Esse tipo de fonte de luz produz radiação de luz sobre um espectro muito amplo. Mesmo assim, em termos da radiação que é útil na interação com os materiais fotocuráveis usados, a eficiência de tais fontes é muito baixa embora seu valor de compra e manutenção ainda sejam altos. Além disso, esse tipo de fonte de luz requer uma grande quantidade de energia para sua operação associada a um dispositivo de resfriamento ativo (convecção forçada) para dissipação do calor liberado. Consequentemente, é difícil fabricar dispositivos portáteis que sejam alimentados por baterias recarregáveis de modo opcional e que usem fontes de luz daqueles tipos.
[011] Além disso, uma fração não irrisória da radiação emitida por aquelas fontes de amplo espectro se situa na faixa de infravermelho e que pode elevar efeitos térmicos indesejados sobre o tecido sendo tratado (por exemplo, necroses), cujos efeitos são somados àqueles da reação exotérmica induzida pela fotocura.
[012] Finalmente, a sistema de filtro óptico complexo necessita ser implantado a fim de limitar a potência radiométrica emitida a fim de evitar queimadura do tecido sendo tratado pela exposição à radiação infravermelha.
[013] A segunda categoria inclui dispositivos que fazem uso de díodos emissores de luz (LEDs). Esse tipo de fonte de luz apresenta a vantagem de entregar um espectro de alta eficiência (contanto que corresponda ao material fotocurável para tratamento), já que toda a energia produzida é útil para a reação química a ser iniciada. Os dispositivos que usam tais fontes também apresentam baixo consumo de energia e são, consequentemente, adequados para serem alimentados por uma fonte de alimentação autônoma constituída por baterias recarregáveis de modo opcional. Seu pequeno volume possibilita que um dispositivo ergonômico compacto seja obtido. Finalmente, os dispositivos ópticos usados com esse tipo de fonte de luz podem ser consideravelmente simplificados, já que LEDs são geralmente encapsulados em materiais transparentes que apresentam transmissão ótima. Tais materiais são também moldados para ter um formato que possibilite que dispositivos ópticos integrados sejam fabricados e que sejam adequados para coletar e direcionar da energia de luz produzida.
[014] Por causa da faixa estreita de comprimento de onda coberta pelo espectro de emissão de um LED (na ordem de 20 nanômetros (nm) para potência de radiação > 50%), aparelhos dotados de somente um díodo não podem entregar um espectro de emissão que seja amplo o suficiente para iniciar a fotocura de uma variedade de diferentes materiais.
[015] Em uma tentativa de remediar essa desvantagem, uma solução existente consiste em aumentar a potência de energia entregue ao LED além de um valor nominal convencional. Isso aumenta a intensidade da radiação emitida pelo díodo nas margens de seu espectro de emissão, desse modo, alargando seu espectro de emissão de trabalho. Mesmo assim, sob tais circunstâncias, a intensidade da radiação geral é aumentada, desse modo, causando o fenômeno de elevação de temperatura em tecidos que pacientes têm dificuldade de tolerar.
[016] Além disso, o profissional nem sempre sabe que fotoiniciadores estão contidos nos materiais sendo usados. Assim, mesmo que o profissional tivesse uma multiplicidade de aparelhos dotados de LEDs que têm diferentes espectros de emissão, o profissional não saberia qual usar.
[017] Um objetivo da invenção é remediar as desvantagens mencionadas acima e fornecer uma lâmpada ou dispositivo de fotocura que torne possível cobrir uma ampla faixa de comprimento de onda adequada para cobertura do comprimento de onda de espectro do fotoiniciador contido no material, e fazer isso com um dispositivo que consuma pouca energia e que não requeira meios de resfriamento ativo a serem usados e com a quantidade de energia emitida sendo limitada de modo a controlar o aquecimento dos tecidos expostos.
[018] Esse objetivo é alcançado através de um dispositivo de fotocura que compreende uma fonte de luz para iniciar a cura de um material fotocurável, em cujo dispositivo a dita fonte de luz compreende pelo menos dois díodos emissores de luz, sendo que cada um emite luz em uma determinada faixa de comprimento de onda, sendo que as ditas faixas de comprimento de onda dos ditos pelo menos dois LEDs se sobrepõem parcialmente de modo a cobrir uma faixa de comprimento de onda contínua que é mais ampla que a faixa de comprimento de onda de um LED único, sendo que o dispositivo de fotocura inclui adicionalmente meios de ativação para ativar de modo seletivo cada LED, ou seja, um LED após o outro.
[019] Assim, pelo uso de LEDs que têm espectros de emissão que cobrem faixas de comprimento de onda que são diferentes, mas que se sobrepõem, é possível cobrir uma ampla faixa de comprimentos de onda inteira e garantir que a cura seja iniciada em um grande número de fotoiniciadores, e fazê-lo sem necessariamente saber o comprimento de onda alvo.
[020] Além disso, a ativação de modo seletivo de cada um dos LEDs no aparelho da invenção serve para limitar a potência da radiação emitida e a quantidade de energia que é consumida, por exemplo, em comparação com as fontes de luz que fazem uso de lâmpadas de halogênio, lâmpadas de arco voltaico, ou lâmpadas de descarga, ao mesmo tempo em que varre completamente a ampla faixa de comprimento de onda que é constituído pela união dos espectros de emissão dos LEDs.
[021] Tais vantagens não podem ser obtidas com os díodos sendo ativados simultaneamente. Sob tais circunstâncias, o aparelho de fotocura precisaria ser dotado de um circuito eletrônico de potência de modo a possibilitar que cada LED seja alimentado em alta potência ao mesmo tempo em que alimenta todos os LEDs, e na verdade alimenta os meios de resfriamento ativo para limitar a quantidade de calor que é liberada enquanto os LEDs são ativados simultaneamente.
[022] Em um aspecto da invenção, o dispositivo de fotocura inclui um meio de comutação para alimentar de modo seletivo cada um dos ditos LEDs a partir de uma única fonte de alimentação.
[023] Em outro aspecto da invenção, o dispositivo de fotocura inclui meios de controle para ativar de modo sucessivo cada um dos LEDs pelo menos uma vez em um determinado intervalo de tempo. Isso garante uma varredura completa de pelo menos a ampla faixa de comprimento de onda constituída pela união dos espectros de emissão dos LEDs, sendo que isso se aplica mesmo no evento de um programa ou perfil de ativação de LED ser interrompido antes de ser completado.
[024] Em outro aspecto da invenção, o dispositivo de fotocura inclui meios de controle para ativar de modo sucessivo cada LED uma pluralidade de vezes e para reduzir de modo progressivo a potência entregue aos LEDs. Isso reduz o fenômeno de soma de temperaturas que é sentido pelo paciente e limita as tensões de temperatura às quais o material para cura é submetido.
[025] De acordo com ainda outro aspecto da invenção, o dispositivo de fotocura inclui meios de controle para ativar de modo sucessivo cada LED durante um determinado período de ativação, o LED que emite mais calor de radiação sendo ativado no começo do período de ativação e o LED que emite menos calor de radiação sendo ativado no fim do período de ativação. Do mesmo modo, tal controle serve para melhor distribuir a entrega de calor para a zona para tratamento e assim aumentar o conforto do paciente e limitar as tensões térmicas.
[026] De acordo com uma característica particular da invenção, o dispositivo tem quatro LEDs que têm respectivos espectros de emissão centralizados em cerca de 420 nm, 440 nm, 460 nm, e 480 nm de modo a cobrir uma faixa de comprimento de onda contínua que se estende a partir de pelo menos 410 nm a 490 nm, cuja faixa serve para iniciar a cura de materiais que contêm fotoiniciadores como canforoquinona, fenilpropanediona, ou luciferina.
[027] De acordo com outra característica particular da invenção, o dispositivo inclui adicionalmente pelo menos uma guia de onda para guiar e/ou direcionar a radiação de luz emitida pelos LEDs na direção de uma zona para tratamento.
[028] De acordo com um aspecto particular da invenção, o dispositivo inclui adicionalmente meios conectores adequados para receber potência elétrica a partir de pelo menos uma das seguintes fontes de alimentação: uma fonte de alimentação autônoma, condutos, e uma unidade de odontologia.
[029] Outras características e vantagens da invenção ficam aparentes a partir da seguinte descrição das realizações particulares da invenção fornecidas como exemplos não limitantes e com referência aos desenhos anexos, em que: A Figura 1 é um gráfico que mostra exemplos dos espectros de sensitividade para vários fotoiniciadores; A Figura 2 é uma vista em perspectiva de um aparelho de fotocura de acordo com uma realização da invenção; A Figura 3 é uma vista em perspectiva explodida que mostra os elementos componentes de um aparelho de fotocura de acordo com uma realização da invenção; A Figura 4 é uma vista de seção fragmentária em AA da Figura 3; A Figura 5 é um diagrama de bloco de um circuito de controle eletrônico para um dispositivo de fotopolimerização de acordo com uma realização da presente invenção; A Figura 6 é um gráfico que mostra uma faixa estendida de comprimento de onda obtida pela união dos espectros de emissão de quatro LEDs; e As Figuras 7 a 9 mostram exemplos de perfis de programa para ativar de modo seletivo os LEDs que podem ser implantados com o uso do aparelho de fotocura da invenção.
[030] A presente invenção refere-se a um dispositivo de fotocura para aplicar radiação de luz em uma dada faixa de comprimento de onda (espectros de emissão) em um material fotocurável. O termo "material fotocurável" é usado para designar qualquer tipo de material de estrutura molecular que é transformada sob o efeito de radiação de luz a um dado comprimento de onda, em particular pela ativação de fotoiniciadores contidos no material e causando ligações covalentes que modificam a estrutura do material (endurecimento, adesão, etc.). Como exemplos não limitantes, os materiais fotocuráveis podem ser, em particular, materiais compostos para endurecimento como materiais para enchimento, reconstrução, fazer uma impressão, ligação de modo adesivo ou materiais que precisam ser ativados como um branqueador. A invenção aplica-se particularmente, mas não de modo exclusivo, a materiais fotocuráveis usados no campo da odontologia. A invenção também se aplica a materiais fotocuráveis para formar revestimentos de superfície nos campos de cosméticos, etc.
[031] Conforme descrito em maiores detalhes abaixo, o dispositivo de fotocura inclui meios para varredura de uma faixa estendida de comprimento de onda de banda de espectro correspondente a uma pluralidade de faixas de comprimento de onda, cada uma emitida por um respectivo LED determinado.
[032] A Figura 2 mostra um dispositivo de fotocura de acordo com uma realização da invenção com o propósito de reconstituição de fotocura e materiais de impressão como os compostos usados em particular no campo da odontologia. O dispositivo é composto por uma peça de mão 6 que tem uma guia de luz removível e esterilizável 1 em sua extremidade. O dispositivo é também dotado de um conector de fonte de alimentação que é conectado ou a uma bateria recarregável e removível 3 ou a uma fonte de alimentação externa correspondente a uma fonte de alimentação de condutos ou a uma fonte de alimentação de um módulo adequado para incorporar a uma cadeira de dentista, com a extremidade 4 do mesmo plugada no lugar da bateria removível 3. Uma interface de operador 5 serve para selecionar e exibir perfis ou programas de ativação pré-registrados. A ativação é executada por meio de um disparador 2. Uma base recarregadora 7 serve para recarregar a bateria 3. Essa base recarregadora inclui meios para monitorar a potência de luz emitida, sendo que o usuário insere a extremidade da guia de luz 1 em uma janela de entrada de um sensor óptico 8, com o nível emitido de potência de luz sendo visualizado, por exemplo, em uma tela de exibição ou em uma escala análoga de luzes indicadoras 9.
[033] A Figura 3 mostra os elementos componentes de um dispositivo de fotocura 100 como o dispositivo mostrado na Figura 2, por exemplo, de acordo com uma realização da invenção. O dispositivo de fotocura 100 compreende uma porção anterior 110 que tem uma fonte de luz ou bloqueador óptico 111 equipado como quatro díodos emissores de luz LED1, LED2, LED3, e LED4, sendo que cada um emite luz em uma respectiva faixa de comprimento de onda determinada.
[034] Os LEDs LED1 a LED4, são acoplados a uma guia de onda 113 que serve para guiar, direcionar e emitir a energia de luz produzida pelos LEDs, LED1 a LED4, na direção de uma zona de iluminação correspondente ao material fotocurável a ser ativado. A guia de onda 113 e o bloqueador óptico 111 são acoplados através de um elemento 114, sendo que a guia de onda 113 é montada de modo removível em uma extremidade do elemento 114, e o bloqueador óptico 111 é montado na outra extremidade do elemento 114 por meio de um elemento de suporte 119.
[035] A guia de onda 113 pode ser constituída por fibras ópticas fundidas, por um conjunto de lentes, por um tubo rígido de material óptico, ou por uma fibra óptica líquida.
[036] A guia de onda 113 é associada ao elemento 114 e guiado pelo mesmo por meio de uma peça de extremidade 115 que, conforme mostrado na Figura 4, inclui internamente um refletor 116 que serve para reduzir a divergência da radiação emitida pelos LEDs, LED1 a LED4, e incluindo uma abertura central 116a para aloja-los.
[037] O dispositivo de fotocura 100 tem uma segunda porção que corresponde a uma unidade de controle 120 e que está situado imediatamente abaixo da porção anterior 110. Essa unidade de controle 120 inclui um cartão 121 equipado em uma face com uma tela 122 que tem indicadores de operação e segurança 1221 junto com botões de controle 123, e em sua outra face, um circuito de controle eletrônico (não mostrado na Figura 1). A unidade de controle é conectada por meios conectores 124 a uma fonte de alimentação elétrica que pode ser constituída, em particular, por uma fonte de alimentação independente que compreende baterias recarregáveis, ou uma fonte de alimentação externa conectada aos condutos, ou na verdade a uma fonte de alimentação local disponível em uma unidade de odontologia do profissional. Os LEDs, LED1 a LED4, do bloqueador óptico 111 e o sensor de intensidade de luz 118 são conectados eletricamente ao circuito de controle eletrônico.
[038] A Figura 5 é um diagrama de bloco de um circuito de controle eletrônico 300 em uma realização do dispositivo de fotocura da invenção, sendo que esse circuito está localizado em uma das faces do cartão 121 descrito acima da unidade de controle 120.
[039] O circuito 300 compreende cartão de unidade de processador central (CPU) 301 (por exemplo, um microcontrolador programável) que é programado para controlar todos os parâmetros de polimerização. Esse cartão inclui uma memória não volátil 302 (por exemplo, uma memória somente de leitura programável e apagável eletricamente (EEPROM)) que contém, na forma de menus que são selecionáveis e de modo opcional modificáveis por meio de uma interface de transferência por download 306, os parâmetros de fotocura para aplicação em cada menu. Menus específicos de acordo com a invenção são descritos abaixo.
[040] Com uso de uma tela de exibição de cristal líquido (LCD) 122, e os botões de controle 123, o profissional seleciona um dos menus propostos e então dispara o ciclo de fotocura por meio do disparador ou botão de disparo 2 (consulte a Figura 2).
[041] O cartão de CPU 301 controla a ativação seletiva dos LEDs, LED1 a LED4, do bloqueador óptico 111 e controla a potência que entregam. O cartão de CPU 301 estabelece os parâmetros e controla um conversor 303 de corrente direta/corrente direta (CD/CD) modulada de largura de pulso (PWM), desse modo, tornando possível minimizar a elevação de temperaturas gerada na peça de mão. Um regulador de corrente 304 controla por servomotor continuamente a energia entregue aos LEDs, LED1 a LED4.
[042] Em relação à ativação seletiva dos LEDs para varredura sobre um amplo espectro de acordo com a invenção, o cartão de CPU 301 controla a ativação de cada LED, LED1 a LED4, por meio de um seletor de díodo 305 que, como uma função dos sinais de controle que recebe a partir do cartão de CPU, ativa um ou outro dentre os LEDs. Na realização descrita, a ativação seletiva dos LEDs é implantada por meio de transistores 1130 a 1133 conectados à saída do regulador de corrente 304 com os estados ativado/desativado dos transistores sendo controlados pelo seletor 305.
[043] O circuito 300 é conectado pelos meios conectores 124 a uma fonte de alimentação elétrica 400 que pode igualmente ser uma fonte de alimentação 401 que forma parte de uma unidade odontológica, uma fonte de alimentação externa 402 como os condutos, ou uma fonte de alimentação independente que usa uma bateria 403, por exemplo, uma bateria o tipo Li-Ion, In-Cd, MnAl, etc. que é recarregável por indução, por contato, etc.
[044] No exemplo descrito, os quatro LEDs, LED1 a LED4, emitem luz nos respectivos espectros de emissão ou faixas de comprimento de onda SpA, SpB, SpC, e SpD, conforme mostrado na Figura 6. Mais precisamente, o espectro de emissão de LED1 é centralizado no comprimento de onda de 420 nm, o espectro de emissão de LED2 é centralizado no comprimento de onda de 440 nm, o espectro de emissão de LED3 é centralizado no comprimento de onda de 460 nm e o espectro de emissão de LED4 é centralizado no comprimento de onda de 480 nm. Isso cobre uma faixa de comprimento de onda contínua que se estende a partir de 400 nm a 500 nm (ou a partir de 410 nm a 490 nm para intensidade de radiação > 50%), desse modo cobrindo os espectros de comprimento de onda alvo de fotoiniciadores como canforoquinona (CQ), fenilpropanediona (PPD) e luciferina, pelo menos em parte.
[045] Conforme mostrado na Figura 6, os espectros de emissão adjacentes (isto é SpA e SpB, SpB e SpC, e SpC e SpD) se sobrepõem em parte de modo a cobrirem um espectro de emissão inteiro ou faixa de comprimento de onda que se estende continuamente a partir dos primeiros comprimentos de onda cobertos pelo LED 1120 até os últimos comprimentos de onda cobertos pelo LED 1123.
[046] Os espectros de emissão preferencialmente se sobrepõem em comprimentos de onda que correspondem substancialmente a 50% da intensidade da radiação emitida por cada LED. Isso garante que a radiação tenha pelo menos uma intensidade mínima de 50% sobre um comprimento de onda contínuo inteiro que se estende aqui a partir de 410 nm a 490 nm.
[047] De acordo com a invenção, os LEDs são ativados, isto é, alimentados, seletivamente um após o outro. Essa ativação seletiva dos LEDs pode ser implantada em várias ordens (seleção de LED) com vários parâmetros de fonte de alimentação constantes ou variados para os LEDs.
[048] São descritos abaixo exemplos de programas ou perfis de ativação para fotocura. Esses perfis de fotocura podem ser selecionados com uso de menus transferidos por download ou pré-registrados na memória 302 do circuito de controle eletrônico 300. Cada um corresponde a um determinado período de tempo, referido como o período de "ativação", durante o qual as sequências de ativação pré-definidas (opcionais periódicas) dos díodos são operadas.
[049] A Figura 8 mostra um primeiro elemento de um perfil de fotocura em que a mesma sequência é repetida várias vezes (aqui 12 vezes) durante o período de ativação, sendo que o perfil consiste em ativar cada um dos LEDs LED1 a LED4, a um nível de potência constante por um determinado intervalo de tempo (aqui 1 segundo). Com tal perfil, a faixa de comprimento de onda inteira coberta pelos espectros de emissão dos quatro LEDs é varrida durante cada sequência. A varredura é, desse modo, executada sobre uma faixa de comprimento de onda que é contínuo e amplo, mesmo no evento do perfil ser interrompido após somente uma sequência (aqui tendo uma duração de 1 segundo).
[050] A Figura 7 mostra um segundo exemplo de um perfil de fotocura que difere do primeiro descrito acima em que a potência entregue aos LEDs é reduzida progressivamente (pela redução da corrente da fonte de alimentação entregue ao mesmo) durante as poucas últimas sequências (aqui as últimas quatro sequências). Nesse perfil de ativação, o calor de radiação emitido pelos LEDs é reduzido na direção da extremidade do perfil de ativação, desse modo limitando o aumento da temperatura que ocorre na extremidade do ciclo já que é em adição à reação de polimerização ou reticulação exotérmica que acontece no material exposto. Quando o material é curado em um paciente, por exemplo, no campo da odontologia, a sensação de uma elevação na temperatura excessiva sentida pelo paciente pode assim ser diminuída e o conforto do paciente aumentado.
[051] A Figura 9 mostra o terceiro exemplo de um perfil de fotocura que compreende quatro sequências, em cada uma das quais somente um LED é ativado, sendo que a ordem de sequências é determinada de maneira a começar o período de ativação pela ativação dos díodos que emitem a maior parte do calor de radiação e, no fim do período de ativação, os díodos que emitem menos calor de radiação. Isso evita uma elevação excessiva na temperatura no fim do ciclo em adição ao calor liberado pela reação de polimerização ou reticulação exotérmica do material exposto. Conforto do paciente é, desse modo, aumentado.
[052] O dispositivo de fotocura não está limitado à realização descrita acima. Em particular, o uso de uma guia de onda não é essencial, por exemplo, quando LEDs usados são encapsulados em um módulo que inclui lentes incorporadas.
[053] Além disso, o dispositivo de fotocura da invenção não está limitado a aparelhos móveis como uma peça de mão para uso no campo da odontologia. Em particular, pode ser na forma de um aparelho de bancada que forma uma zona estacionária de exposição em que o material para fotocura é colocado, como, por exemplo, um revestimento para unhas.
Claims (5)
1. DISPOSITIVO DE FOTOCURA (100), que compreende uma fonte de luz (111) para iniciar a cura de um material fotocurável, a fonte de luz (111) compreendendo pelo menos dois díodos emissores de luz (LED1-LED4) e cada um emite luz em uma determinada faixa de comprimento de onda, sendo que as faixas de comprimento de onda dos pelo menos dois LEDs se sobrepõem parcialmente de modo a cobrir uma faixa de comprimento de onda contínua que é mais ampla que a faixa de comprimento de onda de cada um dos LEDs, e o dispositivo de fotocura incluindo adicionalmente meios de ativação (300) para ativar de modo seletivo cada LED; o dispositivo (100) sendo caracterizado por incluir meios de controle para ativar de modo sucessivo cada LED durante um determinado período de ativação, sendo que o LED que emite mais calor de radiação é ativado no começo do período de ativação e o LED que emite menos calor de radiação é ativado no fim do período de ativação.
2. DISPOSITIVO (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir meios de comutação (1130 a 1133) para alimentar de modo seletivo cada um dos LEDs (LED1-LED4) a partir de uma única fonte de alimentação (400).
3. DISPOSITIVO (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado por ter quatro LEDs (LED1-LED4) que têm respectivos espectros de emissão centralizados em 420 nm, 440 nm, 460 nm e 480 nm de modo a cobrir uma faixa de comprimento de onda contínua que se estende a partir de pelo menos 410 nm a 490 nm.
4. DISPOSITIVO (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por incluir pelo menos uma guia de onda (113) para guiar e/ou direcionar a radiação de luz emitida pelos LEDs (LED1- LED4) na direção de uma zona para tratamento.
5. DISPOSITIVO (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por incluir meios conectores (124) adequados para receber potência elétrica a partir de pelo menos uma das seguintes fontes de alimentação: uma fonte de alimentação autônoma (403), condutos (402) e uma unidade odontológica (401).
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1055509 | 2010-07-07 | ||
FR1055509A FR2962325B1 (fr) | 2010-07-07 | 2010-07-07 | Dispositif de photoreticulation a balayage de spectre |
PCT/FR2011/051569 WO2012004504A1 (fr) | 2010-07-07 | 2011-07-04 | Dispositif de photoréticulation à balayage de spectre |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112013000339A2 BR112013000339A2 (pt) | 2016-05-31 |
BR112013000339B1 true BR112013000339B1 (pt) | 2021-02-09 |
Family
ID=43566697
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112013000339-1A BR112013000339B1 (pt) | 2010-07-07 | 2011-07-04 | dispositivo de fotocura |
Country Status (14)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9119694B2 (pt) |
EP (1) | EP2590593B1 (pt) |
JP (1) | JP5977740B2 (pt) |
KR (1) | KR20140015238A (pt) |
CN (1) | CN102985027B (pt) |
AU (1) | AU2011275641B2 (pt) |
BR (1) | BR112013000339B1 (pt) |
CA (1) | CA2804467C (pt) |
DK (1) | DK2590593T3 (pt) |
ES (1) | ES2832099T3 (pt) |
FR (1) | FR2962325B1 (pt) |
HK (1) | HK1177131A1 (pt) |
TW (1) | TWI542329B (pt) |
WO (1) | WO2012004504A1 (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2016044549A1 (en) | 2014-09-17 | 2016-03-24 | Garrison Dental Solutions, Llc | Dental curing light |
USD810293S1 (en) | 2017-01-20 | 2018-02-13 | Garrison Dental Solutions, Llc | Dental instrument |
EP3924004A4 (en) * | 2019-02-11 | 2023-11-22 | HAI Solutions, Inc. | FIBER OPTICAL STERILIZATION DEVICE |
KR200493997Y1 (ko) * | 2019-05-17 | 2021-07-13 | 주식회사 메가젠임플란트 | 치과용 픽스츄어 시술 커넥터 |
Family Cites Families (14)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US6008264A (en) * | 1997-04-30 | 1999-12-28 | Laser Med, Inc. | Method for curing polymeric materials, such as those used in dentistry, and for tailoring the post-cure properties of polymeric materials through the use of light source power modulation |
EP1031326A1 (fr) * | 1999-02-05 | 2000-08-30 | Jean-Michel Decaudin | Dispositif permettant la photo-activation de matériaux composites photosensibles utilisés notamment dans le domaine dentaire |
JP2000271155A (ja) * | 1999-03-24 | 2000-10-03 | Ushio Inc | 歯科用光重合照射器 |
DE19913890B4 (de) * | 1999-03-26 | 2004-08-12 | Ivoclar Vivadent Ag | Lichtpolymerisationsgerät mit Pulsbetrieb |
US6331111B1 (en) * | 1999-09-24 | 2001-12-18 | Cao Group, Inc. | Curing light system useful for curing light activated composite materials |
US7320593B2 (en) * | 2000-03-08 | 2008-01-22 | Tir Systems Ltd. | Light emitting diode light source for curing dental composites |
AU2001245747B2 (en) * | 2000-03-15 | 2006-08-24 | Dentsply International Inc. | Reducing polymerization stress by controlled segmental curing |
US6835064B2 (en) * | 2001-11-09 | 2004-12-28 | Ivoclar Vivadent Ag | Light hardening device and method for hardening a polymerizable mass for dental applications |
DE10155034B4 (de) * | 2001-11-09 | 2006-03-09 | Ivoclar Vivadent Ag | Lichthärtgerät und Verfahren zum Polymerisieren von polymerisierbaren Massen |
US7134875B2 (en) * | 2002-06-28 | 2006-11-14 | 3M Innovative Properties Company | Processes for forming dental materials and device |
US7029277B2 (en) * | 2002-10-17 | 2006-04-18 | Coltene / Whaledent Inc. | Curing light with engineered spectrum and power compressor guide |
JP4823304B2 (ja) * | 2005-04-08 | 2011-11-24 | インヴィジテック カンパニー リミテッド | 広波長帯を有するledおよびこれを用いた光重合器 |
GB0524909D0 (en) * | 2005-12-06 | 2006-01-11 | Enfis Ltd | Improved LED array |
FR2909276A1 (fr) * | 2006-12-04 | 2008-06-06 | Satelec Sa | Dispositif de photopolymerisation automatique |
-
2010
- 2010-07-07 FR FR1055509A patent/FR2962325B1/fr active Active
-
2011
- 2011-07-04 EP EP11741639.6A patent/EP2590593B1/fr active Active
- 2011-07-04 CA CA2804467A patent/CA2804467C/en active Active
- 2011-07-04 CN CN201180033558.4A patent/CN102985027B/zh active Active
- 2011-07-04 DK DK11741639.6T patent/DK2590593T3/da active
- 2011-07-04 JP JP2013517471A patent/JP5977740B2/ja active Active
- 2011-07-04 BR BR112013000339-1A patent/BR112013000339B1/pt active IP Right Grant
- 2011-07-04 WO PCT/FR2011/051569 patent/WO2012004504A1/fr active Application Filing
- 2011-07-04 AU AU2011275641A patent/AU2011275641B2/en active Active
- 2011-07-04 ES ES11741639T patent/ES2832099T3/es active Active
- 2011-07-04 US US13/808,441 patent/US9119694B2/en active Active
- 2011-07-04 KR KR1020137000442A patent/KR20140015238A/ko not_active Application Discontinuation
- 2011-07-07 TW TW100124075A patent/TWI542329B/zh active
-
2013
- 2013-04-18 HK HK13104700.8A patent/HK1177131A1/zh unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2590593B1 (fr) | 2020-09-02 |
JP2013530763A (ja) | 2013-08-01 |
FR2962325B1 (fr) | 2012-08-31 |
ES2832099T3 (es) | 2021-06-09 |
HK1177131A1 (zh) | 2013-08-16 |
CN102985027A (zh) | 2013-03-20 |
AU2011275641B2 (en) | 2014-10-30 |
DK2590593T3 (da) | 2020-12-07 |
BR112013000339A2 (pt) | 2016-05-31 |
CA2804467C (en) | 2018-07-31 |
TWI542329B (zh) | 2016-07-21 |
US20130273493A1 (en) | 2013-10-17 |
FR2962325A1 (fr) | 2012-01-13 |
CA2804467A1 (en) | 2012-01-12 |
KR20140015238A (ko) | 2014-02-06 |
WO2012004504A1 (fr) | 2012-01-12 |
US9119694B2 (en) | 2015-09-01 |
EP2590593A1 (fr) | 2013-05-15 |
JP5977740B2 (ja) | 2016-08-24 |
AU2011275641A1 (en) | 2013-02-28 |
TW201221120A (en) | 2012-06-01 |
CN102985027B (zh) | 2016-06-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US7331784B2 (en) | Mouthpiece | |
CA2499974C (en) | Bleaching device employing electro-optical and chemical means, which is intended, in particular, for use in the medical and dental field | |
US6159005A (en) | Photopolymerization apparatus | |
US7686839B2 (en) | Phototherapy treatment devices for applying area lighting to a wound | |
US20060030908A1 (en) | Skin treatment phototherapy device | |
CN1842307A (zh) | 发出高强度光的发光电动牙刷 | |
TWI268787B (en) | Light therapeutic device | |
KR101811830B1 (ko) | 라이트 펜 디스펜서 | |
BR112013000339B1 (pt) | dispositivo de fotocura | |
US20190254775A1 (en) | Dental lasing device system and method | |
EP1336389B1 (en) | Light irradiation apparatus for dental photo polymerization composite resin | |
IT201800005693A1 (it) | Apparecchiatura per trattamenti biofotonici tissutali | |
US20170231733A1 (en) | A dental light device | |
JP3172118U (ja) | 生体の治療のための露光装置 | |
JP4141855B2 (ja) | 歯科用光重合型コンポジットレジン用光照射装置 | |
US10561856B2 (en) | Light emitting system | |
WO2011123738A1 (en) | Dental curing light having long pulse mode for more extensive curing | |
EP1645307A1 (en) | Light source for photodynamic therapy | |
IT202100014150A1 (it) | Lampada dentale foto-polimerizzante | |
JP2004329441A (ja) | 歯科用光重合照射器、及び歯科用光重合方法 | |
JP2005312862A (ja) | 可視赤色系発光ダイオ−ド照射器 | |
ITRM20130626A1 (it) | Laser chirurgico e terapeutico per tessuti molli. |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/07/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |