BR112012019501B1 - Procedimento para a preparação de peletes de negro-de-fumo - Google Patents

Procedimento para a preparação de peletes de negro-de-fumo Download PDF

Info

Publication number
BR112012019501B1
BR112012019501B1 BR112012019501-8A BR112012019501A BR112012019501B1 BR 112012019501 B1 BR112012019501 B1 BR 112012019501B1 BR 112012019501 A BR112012019501 A BR 112012019501A BR 112012019501 B1 BR112012019501 B1 BR 112012019501B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carbon black
pellets
procedure
water
mixture
Prior art date
Application number
BR112012019501-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012019501A2 (pt
Inventor
Mayur Prabhu
Vijay Agaweal
Ranjan Ghosal
S. Rajamohamed
Original Assignee
Aditya Birla Nuvo Limited
Aditya Birla Science And Technology Company Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aditya Birla Nuvo Limited, Aditya Birla Science And Technology Company Limited filed Critical Aditya Birla Nuvo Limited
Publication of BR112012019501A2 publication Critical patent/BR112012019501A2/pt
Publication of BR112012019501B1 publication Critical patent/BR112012019501B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C09DYES; PAINTS; POLISHES; NATURAL RESINS; ADHESIVES; COMPOSITIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; APPLICATIONS OF MATERIALS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • C09CTREATMENT OF INORGANIC MATERIALS, OTHER THAN FIBROUS FILLERS, TO ENHANCE THEIR PIGMENTING OR FILLING PROPERTIES ; PREPARATION OF CARBON BLACK  ; PREPARATION OF INORGANIC MATERIALS WHICH ARE NO SINGLE CHEMICAL COMPOUNDS AND WHICH ARE MAINLY USED AS PIGMENTS OR FILLERS
    • C09C1/00Treatment of specific inorganic materials other than fibrous fillers; Preparation of carbon black
    • C09C1/44Carbon
    • C09C1/48Carbon black
    • C09C1/56Treatment of carbon black ; Purification
    • C09C1/58Agglomerating, pelleting, or the like by wet methods
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J2/00Processes or devices for granulating materials, e.g. fertilisers in general; Rendering particulate materials free flowing in general, e.g. making them hydrophobic

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Pigments, Carbon Blacks, Or Wood Stains (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Processes Of Treating Macromolecular Substances (AREA)
  • Developing Agents For Electrophotography (AREA)

Abstract

procedimento para a preparação de peletes de negro-de-fumo. a presente invenção visa um procedimento para a peletização de negro-de-fumo, misturando negro-de-fumo em pó e água numa proporção na faixa de 0,1: 2 até 2: 1 com um agente de ligação e um agente dispersante. o agente dispersante é adicionado na faixa de 0,005% até 0,1% do total da mistura. a mistura peletizada num peletizador e posteriormente os pellets primários ficam na secagem durante um período de tempo entre 20 e 60 minutos, numa temperatura entre 150<198>c e 250<198>c, para obter os referidos pellets de negro-de-fumo. o procedimento da presente invenção proporciona uma distribuição uniforme da água na superfície dos pellets, produzindo uma qualidade uniforme dos mesmos, reduzido consumo de água, poupança de energia, e o aumento da taxa de produção.

Description

PROCEDIMENTO PARA A PREPARAÇÃO DE PELETES DE NEGRO-DE-FUMO CAMPO DE INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um procedimento para a peletização do negro-de-fumo.
CONTEXTO
Na indústria, o negro-de-fumo solto é geralmente produzido na forma de pellets, a través de um procedimento de peletização; já que o negro-de-fumo nessa forma permite o aumento da densidade, e é de fácil manuseio e transporte. Além disso, o negro-de-fumo na forma de pellets é mais fácil de utilizar em vários equipamentos de processado. Assim, a maioria das aplicações industriais que envolve a requerida peletização negro-de-fumo. Em geral, um procedimento de peletização envolve a adição de uma solução de água e um agente de ligação para o negro-de-fumo em pó e assim se obter uma mistura; a mistura é peletizada num tambor peletizador ou num peletizador de pino. Mais tarde, é levado ao processamento térmico, para a secagem dos pellets obtidos a partir do peletizador, e assim remover a umidade.
Uma desvantagem importante do método convencional de peletização é a distribuição inadequada da água e do agente de ligação na mistura com o negro-de-fumo. Para superar esse inconveniente e cumprir os requerimentos de qualidade do pellet, é adicionada água em excesso. Mais tarde, durante o processamento térmico, a água é removida com quentura; em geral, num secador de tambor rotativo. O excesso de água tem como resultado um aumento da carga sobre o secador e uma queda de produção na saída do procedimento. Além disso, a energia necessária para a secagem, e o tempo que leva a mesma, aumenta devido ao excesso de água. Assim, a
2/13 distribuição uniforme da água e do agente de ligação na mistura com negro-de-fumo é decisivo no procedimento de peletização. Além disso, devido à distribuição inadequada dos componentes de peletização, a qualidade dos pellets do negrode-fumo assim produzidos não é uniforme.
O uso de agentes de dispersão tem sido estudada no passado, para levar a cabo uma dispersão mais uniforme do negro-de-fumo na aplicação final; por exemplo: em borracha ou plástico. No entanto, há ainda a sensação da necessidade de fornecer um procedimento de peletização melhorado para garantir uma distribuição uniforme da água e do agente de ligação na mistura com negro-de-fumo, e assim obter pellets de negro-de-fumo com qualidade uniforme.
Têm sido feitas várias tentativas para fornecer um procedimento de peletização do negro-de-fumo que supere uma ou mais das desvantagens acima referidas. Algumas das pesquisas estão listadas no artigo anterior abaixo:
A Patente dos EUA No. 3776750 expõe um procedimento para peletização do negro-de-fumo em duas fases. A primeira fase compreende a formação de uma primeira mistura do negrode-fumo e uma emulsão de óleo e água, e a segunda fase envolve a adição de água à mistura primeiro para obter uma segunda mistura. A segunda mistura é então agitada para formar pellets de negro-de-fumo. O procedimento tal como exposto na US3776750 visa fornecer pellets macios, que podem ser facilmente desintegrados e espalhados na borracha.
A Patente dos EUA No. 3956445 expõe um método melhorado de peletização de negro-de-fumo que produz pellets em camadas com densidade relativamente elevada. O método compreende as etapas na combinação de um liquido de
3/13 peletização aquoso e resíduo de negro-de-fumo numa proporção em peso que varia de 2/3 a 2, e agitando a mistura resultante num moinho de peletização para formar pellets. 0 negro-defumo complementar é adicionado numa série de incrementos, e finalmente é adicionada água. Os pellets são dispostos em camadas a través de controlar as quantidades relativas do negro-de-fumo, do revestimento líquido, e o tempo de adição dos aumentos do negro-de-fumo.
A patente dos EUA No. 4102967 expõe um método para a peletização do negro-de-fumo para produzir pellets de negro-de-fumo, em camadas, com uma capa exterior endurecida. O método compreende as etapas de: introduzir um líquido de peletização aquoso e negro-de-fumo solto, numa proporção em peso que varia de 2:3 a 2:1, agitando-se a mistura num moinho de sedimento para formar pellets; introduzir negro-de-fumo adicional no moinho; e, finalmente, introduzir no moinho um líquido adicional, contendo sulfonato de lignina amônio ou óleo de hidrocarboneto, para obter os pellets em camadas. Os pellets em camadas assim obtidos reduzem os problemas de dispersão e os problemas relacionados com a poeira durante o manuseio.
A presente invenção visa fornecer um procedimento melhorado para a peletização do negro-de-fumo; tal procedimento essencialmente visa fornecer uma distribuição uniforme da água e do agente de ligação sobre a superfície dos pellets do negro-de-fumo, proporcionando assim uma dispersão uniforme do negro-de-fumo para sua utilização em aplicações finais. Além disso, a presente invenção visa reduzir o consumo de água e a conservação de energia,
4/13 aumentando a produtividade e a melhoria da qualidade do pellet.
OBJETOS DA INVENÇÃO
O objeto da presente invenção é fornecer um procedimento para a peletização do negro-de-fumo.
Outro objeto da presente invenção é fornecer um procedimento para a peletização do negro-de-fumo que permita uma distribuição uniforme da água sobre a superfície dos pellets.
Ainda outro objeto da presente invenção é fornecer um procedimento para a peletização do negro-de-fumo que permita a poupança de energia.
Ainda outro objeto da presente invenção é fornecer um procedimento para a peletização do negro-de-fumo que permita a poupança de energia.
Um objeto mais da presente invenção é fornecer um procedimento para a peletização que reduz a quantidade de água requerida na peletização do negro-de-fumo em pó.
Ainda outro objeto da presente invenção é fornecer um procedimento para a peletização do negro-de-fumo que permita reduzir o tempo que leva a secagem dos pellets.
Ainda outro objeto da presente invenção é fornecer um procedimento para a peletização do negro-de-fumo que permita um aumento da proporção de produção.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em conformidade com a presente invenção, é exposto um procedimento para a peletização do negro-de-fumo, compreendendo tal procedimento as etapas seguintes:
a obtenção de uma mistura homogênea de negro-defumo em pó, água, um agente de ligação, e um agente dispersante; no qual, a proporção do negro-de-fumo
5/13 e água varia de 0,1 : 2,0 até 2 : 1 e referido agente dispersante é um agente tensioativo baseado em amina compreendendo uma amina e um poliéster, o referido agente dispersante varia de 0,005 a 0,1% da tal mistura;
a peletização da referida mistura homogênea num peletizador para obter pellets primários de negrode-fumo; e a secagem dos referidos pellets primários de negrode-fumo durante um periodo de tempo entre 20 e 60 minutos numa temperatura entre 150° C e 250° C, para obter os referidos pellets de negro-de-fumo. Em geral, em conformidade com a presente invenção, o procedimento para a peletização do negro-de-fumo inclui a etapa da seleção da referida amina a partir do grupo de aminas composto por diaminas e triaminas, aliciclicos, aromáticos, e cicloalifáticos, primários, secundários e terciários.
De preferencia, em conformidade com a presente invenção, o procedimento para a peletização do negro-de-fumo inclui a etapa da seleção do referido poliéster, fazendo parte no mínimo de um composto escolhido entre o grupo composto por óxido de etileno e óxido de propileno.
Além disso, em conformidade com a presente invenção, o procedimento para a peletização do negro-de-fumo inclui a etapa de seleção de referido poliéster fazendo parte, no mínimo, de um grupo escolhido entre um conjunto de grupos composto por alifáticos, olefínicos, cíclicos e aromáticos; sendo o referido grupo pelo menos um tipo selecionado entre os tipos linear e ramificado.
6/13
Em geral, em conformidade com a presente invenção, o procedimento para a peletização do negro-de-fumo inclui a etapa da seleção de referido agente dispersante; no qual, a proporção de amina e poliéster varia de 0,1 : 10 até 10 : 0,1.
De preferencia, em conformidade com a presente invenção, o procedimento para a peletização do negro-de-fumo inclui a etapa da seleção de referido poliéster; no qual, a proporção de óxido de etileno e óxido de propileno não é menor do que 1
Em conformidade com a presente invenção, o procedimento para a peletização do negro-de-fumo inclui a etapa da seleção de referido agente de ligação; cuja proporção na mistura varia entre 5% e 15%.
DESCRIPÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção visa um procedimento para a peletização do negro-de-fumo que proporciona pellets do negro-de-fumo com qualidade uniforme; nos quais, um agente dispersante, em geral, com base numa amina tensioativa composta por uma amina e um poliéster, é adicionada simultaneamente água e um agente de ligação, numa proporção que varia de 0,005 até 0,1% da mistura total. A adição do agente de dispersão durante resultados de peletização na distribuição uniforme da água na superfície dos pellets negro-de-fumo, o qual, por sua vez, tem os benefícios de um pellet de qualidade uniforme, a redução do consumo, a poupança de energia, e o aumento da proporção de produção.
procedimento para a peletização do negro-de-fumo, em conformidade com a presente invenção, no inicio compreende a etapa de: a obtenção de uma mistura homogênea de negro-de
7/13 fumo em pó, água, um agente de ligação, e um agente dispersante; no qual, a proporção do negro-de-fumo e água, na mistura homogênea, varia de 0,1 : 2,0 até 2 : 1, o agente de dispersão, que é normalmente um tensioativo com base em amina composto de uma amina e uma cadeia polimérica em geral poliéster, na faixa de 0,005% até 0,1% da mistura homogênea; o agente de ligação é na faixa de 5% até 15% da mistura homogênea. A mistura homogênea é então peletizada num peletizador para obter pellets primários do negro-de-fumo úmido. A adição do agente de dispersão durante o procedimento de peletização ajuda a reduzir a quantidade de água necessária que será adicionada para formar a mistura homogênea. Por conseguinte, o teor de umidade dos pellets primários de negro-de-fumo assim formados é menor, quando comparado, se o agente de dispersão não for adicionado. Os pellets primários de negro-de-fumo são submetidos à secagem durante um período de tempo entre 20 e 60 minutos, numa temperatura entre 150° C e 250° C, para obter os referidos pellets de negro-de-fumo. Devido ao teor de umidade reduzido nos pellets primários, o tempo necessário para a secagem dos mesmos é menor, economizando assim de 2% a 10% de energia. O teor de umidade dos pellets pode ser intermitentemente verificado, retirando amostras de pellets a partir das zonas seletivas no secador e a medição do teor de umidade.
O agente tensioativo, usado como agente de dispersão, baseado em amina, é composto principalmente de amina e de uma cadeia de poliéster; no qual, a amina, sendo o grupo de ancoragem, é selecionada entre o grupo composto por aminas, diaminas e triaminas, aromáticos, alicíclicos, cicloalifáticos primários, secundários e terciários; e a
8/13 cadeia de poliéster compreende, pelo menos, um composto selecionado a partir de óxido de etileno e óxido de propileno. O agente tensioativo da presente invenção pode incluir um ou mais óxidos orgânicos, sendo essencialmente poliésteres da cadeia polimérica. Além disso, a cadeia de poliéster é composta de, pelo menos, um conjunto selecionado entre um grupo alifático, um olefinico, um cíclico e um grupo aromático; tal que é linear e/ou ramificado, e está ligado ao enlace éter, juntamente com o óxido de etileno e/ou óxido de propileno. A proporção de amina com relação ao poliéster no agente dispersante é na faixa de 0,1 : 10 até 10 : 0,1; mesmo que, é preferível uma proporção de amina com relação ao poliéster de 0,5 : 2,0. Para se obterem as condições ótimas do procedimento, o agente dispersante é adicionado na faixa de 0,005% até 0,1% da mistura de peletização total. Além disso, de preferência, de acordo com a presente invenção, o poliéster é composto de óxido de etileno e óxido de propileno, numa proporção igual a ou menor do que 1.
Numa forma de realização preferida da presente invenção, o negro-de-fumo em pó e a água são misturados numa proporção de 1 : 1, e os pellets primários de negro-de-fumo úmidos são submetidos à secagem a uma temperatura na faixa de 180° C a 220° C, durante 30 a 45 minutos. Na medida que, em comparação com os métodos convencionais de peletização, o tempo necessário para a secagem dos pellets úmidos é reduzido de 3% a 10%; a proporção de produção de pellets aumenta significativamente, e o consumo de energia diminui substancialmente . Além disso, devido à incorporação do agente de dispersão, a distribuição uniforme da água e do agente de ligação, na mistura com negro-de-fumo, resulta numa
9/13 secagem uniforme, e assim produz pellets de qualidade e propriedades uniformes. O procedimento de peletização da presente invenção pode ser contínuo ou descontínuo; de tal forma, em ambos os casos, a proporção de produção de pellets é aumentada em termos de unidade de tempo, e diminuída para cada ciclo de peletização, produzindo assim um aumento na quantidade de de ciclos. Além disso, a redução na quantidade de água adicionada ao do negro—de-fumo em pó, contribui para fornecer uma distribuição de tamanho uniforme dos pellets do negro-de-fumo úmido. O procedimento da presente invenção é aplicável a todas as variedades de negro-de-fumo, e pode ser utilizado de forma adequada com o dispositivo de peletização convencional.
RESULTADOS DO TESTE
A invenção será agora descrita no que respeita aos seguintes exemplos, os quais não limitam o escopo e o âmbito da invenção, em qualquer forma, e apenas exemplifica a invenção.
EXEMPLO 1:
Uma primeira mistura (A) do negro de fumo em pó, e água na proporção 1 : 1, foi peletizada sem qualquer agente de dispersão, e uma segunda mistura (B) contendo 0,01% do agente de dispersão, de negro-de-fumo em pó e água, foi peletizada de forma semelhante. A quantidade de água utilizada na segunda mistura (B) foi 5% menor do que na primeira mistura (A) . Os pellets úmidos, assim formados a partir do peletizador, foram submetidos a secagem durante 30 a 45 minutos, a uma temperatura na faixa de 150° C a 250° C, na qual, todos os pellets foram submetidos a secagem sob condições essencialmente idênticas. Os pellets do negro de
10/13 fumo assim obtidos foram analisados, nas suas propriedades finais e diversos parâmetros dos pellets; os resultados são ilustrados na TABELA 1.
TABELA 1: Análise comparativa das propriedades finais e 5 parâmetros da pellet de procedimento dos pellets obtidos na primeira mistura (A) e a mistura segunda (B).
PROPRIEDADES UNIDADES DE PELLETS DE NEGRO-DE- FUMO DE (A) PELLETS DE NEGRO-DEFUMO DE (B)
Parâmetros do procedimento de peletização
Carga da Mistura Úmida KW 60 50
Taxa do Caudal de Água LPM 98 95
Consumo de energia (durante o ciclo de secagem) NmJ/hr 9700 9330
Propriedades dos pellets de negro-de-fumo
Finos Q. O 4,02 3, 6
Dureza do Pellet g. força 19, 6 19,5
Observa-se na Tabela 1 que os pellets do negro de fumo obtidos pelo procedimento da presente invenção tiveram 10 reforçada a qualidade do mesmo. Além disso, observa-se que o consumo de água é reduzido. Ainda mais, a energia é conservada durante o ciclo de mistura e de secagem.
EXEMPLO 2:
Os pellets de negro-de-fumo foram peletizados num 15 peletizador, a través da aplicação do procedimento convencional de mistura, e utilizando o procedimento da presente invenção, em que o negro-de-fumo em pó foi combinado
11/13 com uma solução de água, tensioativo de amina de poliéster, e um agente de ligação na proporção 1 : 0,0001 : 0,1, respectivamente. Os pellets de negro-de-fumo resultantes foram forçados a ficar enxutos apenas em 35 minutos, para obter os pellets do negro-de-fumo com a qualidade desejada. VANTAGENS TÉCNICAS
O procedimento para a peletização do negro-de-fumo compreendendo as etapas de: misturar negro de fumo em pó e água, numa proporção na faixa de 0,1 : 2 até 2 : 1, juntamente com um agente de ligação, numa proporção na faixa de 5% a 15% da mistura, e um agente dispersante numa proporção na faixa de 0,005 a 0,1% da mistura, peletização da mistura, e secagem dos pellets primários durante 20 a 60 minutos, a uma temperatura entre 150° C - 250° C, para obter os pellets de negro-de-fumo; o procedimento, tal como descrito na presente invenção, tem várias vantagens técnicas, inclusive mas não limitado à realização de:
• o procedimento para a peletização do negro-de-fumo envolve a adição do agente de dispersão, que é um tensioativo baseado em amina compreendendo de uma amina e um poliéster, com água e um agente de ligação, para obter uma distribuição uniforme da água na superfície dos pellets, e assim, garantir a qualidade uniforme do pellet;
• o procedimento para peletização do negro de fumo, a través do fornecimento de uma distribuição uniforme da água sobre a de superfície do pellet, também ajuda na diminuição da quantidade de água requerida que vai ser adicionada durante o procedimento da peletização; desse modo, não apenas reduzindo o consumo de água,
12/13 mas também produzindo entre 2% e 10% de poupança de energia, durante o ciclos de secagem; e • o procedimento para a peletização do negro-de-fumo poupa tempo durante os ciclos de secagem e, por conseguinte, permite uma proporção de aumento da produção.
Os valores numéricos mencionados para os diversos parâmetros físicos, dimensões ou quantidades são apenas aproximações e prevê-se que os valores superiores ou inferiores aos valores numéricos, atribuídos aos parâmetros, dimensões ou quantidades, fiquem dentro do escopo da invenção, a menos que houver, na especificação, uma instrução especial em contrário. Onde quer que um intervalo de valores é especificado, está incluído no âmbito da invenção até 10% abaixo e acima do menor e maior valor numérico, respectivamente, da faixa especificado.
Tendo em vista a grande variedade de formas de realização em que os princípios da presente invenção podem ser levados a cabo, deve ser entendido que as formas de realização ilustradas são apenas exemplos. Enquanto foi colocado aqui um ênfase considerável nas características particulares da invenção, serão apreciadas as várias modificações que possam ser feitas; e que muitas outras mudanças podem ser feitas nas formas de materialização preferidas, sem se afastar dos princípios da invenção. Essas e outras modificações na natureza da invenção ou nas formas de materialização preferidas vão a ser evidentes para os peritos na fabricação, a partir da presente exposição; portanto, é para ser entendido, em destaque, que o assunto
13/13 descritivo exposto deve ser interpretado como ilustrativo da invenção e não como uma limitação.
meramente

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Processo para peletização de negro-de-fumo, caracterizado por compreender as seguintes etapas:
    - obter uma mistura homogênea de negro-de-fumo em pó, água, um agente de ligação e um agente dispersante; em que a razão de negro-de-fumo e água varia de 0,1:2,0 a
  2. 2:1 e o dito agente dispersante é um agente tensoativo à base de amina compreendendo uma amina e um poliéter, o dito agente dispersante estando na faixa de 0,005% a 0,1% da dita mistura;
    - peletizar a dita mistura homogênea em um peletizador para obter pellets primários de negro-de-fumo; e
    - secar os ditos pellets primários de negro-de-fumo durante um período de tempo de 2 0 a 60 minutos a uma temperatura entre 150°C e 250°C para obter pellets de negro-de-fumo.
    2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir a etapa de selecionar a dita amina a partir do grupo de aminas que consiste em diaminas, triaminas, aminas primárias, secundárias e terciárias, aminas aromáticas, alicíclicas e cicloalifáticas.
  3. 3. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir a etapa de selecionar o dito poliéter, de forma a compreender pelo menos um composto selecionado do grupo de compostos que consiste em óxido de etileno e óxido de propileno.
  4. 4. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir a etapa de selecionar o dito poliéter, de forma a compreender pelo menos um grupo selecionado do conjunto de grupos que consiste em alifáticos,
    Petição 870190037588, de 18/04/2019, pág. 11/12
    2/2 olefínicos, cíclicos e aromáticos; sendo o dito grupo pelo menos um tipo selecionado dentre os tipos linear e ramificado.
  5. 5. Processo, de acordo com a reivindicação 1,
    5 caracterizado por incluir a etapa de selecionar o dito agente dispersante, em que a razão de amina para poliéter está na faixa de 0,1:10 a 10:0,1.
  6. 6. Processo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por incluir a etapa de selecionar o dito
    10 poliéter, em que a razão de óxido de etileno para óxido de propileno não é inferior a 1.
  7. 7. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir a etapa de adicionar o dito agente de ligação na faixa de 5% a 15% da dita mistura.
BR112012019501-8A 2010-02-03 2011-01-31 Procedimento para a preparação de peletes de negro-de-fumo BR112012019501B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IN273/MUM/2010 2010-02-03
IN273MU2010 2010-02-03
PCT/IN2011/000063 WO2011095986A2 (en) 2010-02-03 2011-01-31 A process for the preparation of carbon black pellets

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012019501A2 BR112012019501A2 (pt) 2017-09-19
BR112012019501B1 true BR112012019501B1 (pt) 2019-09-24

Family

ID=44355888

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012019501-8A BR112012019501B1 (pt) 2010-02-03 2011-01-31 Procedimento para a preparação de peletes de negro-de-fumo

Country Status (10)

Country Link
US (1) US9156992B2 (pt)
EP (1) EP2531564B1 (pt)
JP (1) JP5734315B2 (pt)
KR (1) KR101790805B1 (pt)
CN (1) CN102791807B (pt)
BR (1) BR112012019501B1 (pt)
ES (1) ES2563804T3 (pt)
HU (1) HUE031235T2 (pt)
RU (1) RU2569091C2 (pt)
WO (1) WO2011095986A2 (pt)

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101917589B1 (ko) * 2011-10-24 2018-11-13 아디트야 비를라 누보 리미티드 카본 블랙의 제조를 위한 개선된 방법
ES2770449T3 (es) * 2012-03-28 2020-07-01 Cabot Corp Negros de carbono oxidados tratados con poliéteraminas y composiciones de recubrimiento que comprenden los mismos
BR112014024263B1 (pt) 2012-03-30 2021-03-09 Aditya Birla Science And Technology Company Ltd processo para a obtenção de pó de negro de fumo
WO2013191764A1 (en) * 2012-06-21 2013-12-27 Sid Richardson Carbon, Ltd. Polysulfide treatment of carbon black filler and elastomeric compositions with polysulfide treated carbon black
US10100200B2 (en) 2014-01-30 2018-10-16 Monolith Materials, Inc. Use of feedstock in carbon black plasma process
US11939477B2 (en) 2014-01-30 2024-03-26 Monolith Materials, Inc. High temperature heat integration method of making carbon black
US10138378B2 (en) 2014-01-30 2018-11-27 Monolith Materials, Inc. Plasma gas throat assembly and method
US10370539B2 (en) 2014-01-30 2019-08-06 Monolith Materials, Inc. System for high temperature chemical processing
CA2937909C (en) 2014-01-31 2023-09-19 Monolith Materials, Inc. Plasma torch design
ES2877375T3 (es) 2014-04-29 2021-11-16 Archer Daniels Midland Co Método para preparar productos porosos conformados basados en negro de carbono
US11253839B2 (en) 2014-04-29 2022-02-22 Archer-Daniels-Midland Company Shaped porous carbon products
US10604635B2 (en) * 2014-09-23 2020-03-31 Bridgestone Bandag, Llc Carbon black pellets bound by functional polymer
KR20170129713A (ko) 2015-02-03 2017-11-27 모놀리스 머티어리얼스 인코포레이티드 카본 블랙 생성 시스템
BR112017016692A2 (pt) 2015-02-03 2018-04-10 Monolith Materials, Inc. método e aparelho para resfriamento regenerativo
WO2017019683A1 (en) 2015-07-29 2017-02-02 Monolith Materials, Inc. Dc plasma torch electrical power design method and apparatus
EP3350855A4 (en) 2015-09-14 2019-08-07 Monolith Materials, Inc. CARBON BLACK FROM NATURAL GAS
US10464048B2 (en) 2015-10-28 2019-11-05 Archer-Daniels-Midland Company Porous shaped metal-carbon products
US10722867B2 (en) 2015-10-28 2020-07-28 Archer-Daniels-Midland Company Porous shaped carbon products
CN109562347A (zh) 2016-04-29 2019-04-02 巨石材料公司 颗粒生产工艺和设备的二次热添加
MX2018013161A (es) 2016-04-29 2019-06-24 Monolith Mat Inc Metodo y aparato para inyector de antorcha.
CA3055830A1 (en) 2017-03-08 2018-09-13 Monolith Materials, Inc. Systems and methods of making carbon particles with thermal transfer gas
EP3612600A4 (en) 2017-04-20 2021-01-27 Monolith Materials, Inc. PARTICULAR SYSTEMS AND PROCEDURES
WO2018230924A1 (ko) * 2017-06-13 2018-12-20 주식회사 에스아이카본 폐타이어 열분해를 통한 챠르의 정제 및 재생 카본블랙 제조 시스템 및 방법
CA3116989C (en) 2017-10-24 2024-04-02 Monolith Materials, Inc. Particle systems and methods
CN110237899B (zh) * 2019-06-19 2020-08-18 焦作市和兴化学工业有限公司 破聚机及乙炔炭黑纯化设备及高性能乙炔炭黑生产方法
CN112552715A (zh) * 2020-12-24 2021-03-26 无锡菲勒高性能材料有限公司 一种节水型炭黑造粒方法
CN115011145B (zh) * 2022-05-13 2023-08-29 万思得新材料科技(中山)有限公司 表面改性炭黑及其制备方法、高阻抗bm光阻及制备方法

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2635057A (en) 1952-02-06 1953-04-14 Cabot Godfrey L Inc Pelletized carbon black and process of making
US3014810A (en) 1958-09-08 1961-12-26 Armour & Company Of Delaware Pigment composition and method of manufacture
DE1185148B (de) 1960-06-03 1965-01-14 Bergwerksverband Gmbh Verfahren zur Beseitigung der Unterschiede von Oberflaecheneigenschaften feinkoerniger und/oder staubfoermiger Stoffe, insbesondere Brennstoffe
US3565658A (en) * 1968-07-19 1971-02-23 Phillips Petroleum Co Carbon black dispersing agent
US3645765A (en) * 1968-11-20 1972-02-29 Phillips Petroleum Co Carbon black pelleting agent
US3691071A (en) 1969-07-28 1972-09-12 Phillips Petroleum Co Pelleted carbon black containing surfactant
US3844811A (en) * 1970-01-12 1974-10-29 Reprographic Materials Agglomeration of pigment particles and compositions utilizing same
US3776750A (en) 1972-05-10 1973-12-04 Phillips Petroleum Co Carbon black pelleting process
US3956445A (en) 1974-08-21 1976-05-11 Phillips Petroleum Company Pelleting of carbon black
US4102967A (en) 1976-08-09 1978-07-25 Phillips Petroleum Company Pelleting of carbon black
CH635862A5 (de) * 1977-10-15 1983-04-29 Ciba Geigy Ag Verfahren zur granulierung von pigmenten.
US4859387A (en) * 1988-01-26 1989-08-22 Columbian Chemicals Company Beader drum method
JPH01201369A (ja) 1988-02-05 1989-08-14 Tokai Carbon Co Ltd 造粒カーボンブラック
JP2956122B2 (ja) * 1990-04-27 1999-10-04 三菱化学株式会社 カーボンブラックの湿式造粒法
JP3396087B2 (ja) * 1994-06-30 2003-04-14 東海カーボン株式会社 低付着性造粒カーボンブラック
JP3715316B2 (ja) * 1994-07-12 2005-11-09 キャボット コーポレイション 分散性カーボンブラックペレット
IL116552A (en) * 1995-01-10 2001-09-13 Cabot Corp Black carbon compositions, polymer compositions containing the black carbon compositions and products containing the polymer compositions
DE19623198A1 (de) * 1996-06-11 1997-12-18 Degussa Verfahren zur kontinuierlichen Trockengranulation von Pulverruß
DE69717658T3 (de) * 1996-10-22 2008-11-06 Ciba Holding Inc. Pigmentgranulierung
JP3681266B2 (ja) * 1997-09-26 2005-08-10 電気化学工業株式会社 粒子状カーボンブラックの製造方法
DE10003248B4 (de) * 2000-01-26 2008-05-29 Brockhues Gmbh & Co. Kg Pigmentgranulat zur Einfärbung von unpolaren Medien sowie Verfahren zu dessen Herstellung
DE10309957A1 (de) * 2003-03-07 2004-09-23 Degussa Ag Rußperlen
JP4464693B2 (ja) 2004-01-20 2010-05-19 東海カーボン株式会社 半導体封止材用カーボンブラック着色剤およびその製造方法
CN101074329A (zh) * 2007-06-27 2007-11-21 东华大学 一种颜料的表面改性及易分散颜料的制备方法

Also Published As

Publication number Publication date
BR112012019501A2 (pt) 2017-09-19
CN102791807A (zh) 2012-11-21
RU2569091C2 (ru) 2015-11-20
RU2012136825A (ru) 2014-03-10
EP2531564B1 (en) 2015-12-16
KR101790805B1 (ko) 2017-10-26
WO2011095986A2 (en) 2011-08-11
EP2531564A2 (en) 2012-12-12
CN102791807B (zh) 2015-06-10
EP2531564A4 (en) 2013-10-09
US9156992B2 (en) 2015-10-13
KR20130006605A (ko) 2013-01-17
ES2563804T3 (es) 2016-03-16
JP2013518967A (ja) 2013-05-23
JP5734315B2 (ja) 2015-06-17
US20120292794A1 (en) 2012-11-22
HUE031235T2 (en) 2017-07-28
WO2011095986A3 (en) 2011-10-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012019501B1 (pt) Procedimento para a preparação de peletes de negro-de-fumo
CN104558323B (zh) 一种高水溶性纳米六方氮化硼及其聚合物复合水凝胶的制备方法
CN105949760A (zh) 一种纺丝级高导热石墨烯/尼龙复合材料原位聚合制备方法
JP2013518967A5 (pt)
CN109370127B (zh) 一种二维层状材料-聚乙烯醇水凝胶及其制备方法
CN106752758A (zh) 碳材料分散组合物及其制造方法
CN105399152A (zh) 一种钴酸镍纳米材料的溶剂热制备方法
Kang et al. Paraffin@ SiO2 microcapsules-based phase change composites with enhanced thermal conductivity for passive battery cooling
CN104059574A (zh) 聚乙烯醇缩甲醛胶黏剂的制备方法
CN105111398A (zh) 一种具有形状记忆功能tpu薄膜及其制备方法
Khalil et al. Effect of presence of benzene ring in surfactant hydrophobic chain on the transformation towards one dimensional aggregate
CN105540618B (zh) 一种碳酸氢钠及其制备方法和碳酸氢钠在发泡材料中的应用
CN104788941A (zh) 一种环保型可降解tpu薄膜及其制备方法
CN105218856A (zh) 一种耐析出的高效聚丙烯耐候母粒
CN103497376B (zh) 应用于丁腈胶乳和羧基丁腈胶乳的抗氧化剂及制备方法
CN102181008B (zh) 一种修井堵漏用吸水树脂及其合成方法
CN107793537B (zh) 一种酸液稠化剂及其制备方法
CN106000217A (zh) 一种功能化Gemini表面活性剂构筑的粘弹体系
CN104059559A (zh) 一种新型纤维素胶黏剂的制备方法
Musha et al. Mixing behaviour of cohesive and non-cohesive particle mixtures in a ribbon mixer
CN103408877A (zh) 一种利用α-半水硫酸钙晶须阻燃高分子材料的方法
CN104404645B (zh) 一种ppta树脂直接制备芳纶纺丝浆液的方法
CN116675802B (zh) 电致发光型微胶囊壳材及其制备方法
CN105153485A (zh) 一种纳米改性胶清胶及其制备方法
PL439999A1 (pl) Sposób wytwarzania koncentratów grafenowych na bazie polimerów metodą z roztworu

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]