BR112012017632A2 - semeador dobrável avançado - Google Patents

semeador dobrável avançado Download PDF

Info

Publication number
BR112012017632A2
BR112012017632A2 BR112012017632-3A BR112012017632A BR112012017632A2 BR 112012017632 A2 BR112012017632 A2 BR 112012017632A2 BR 112012017632 A BR112012017632 A BR 112012017632A BR 112012017632 A2 BR112012017632 A2 BR 112012017632A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seeder
chassis
articulation
deformable mechanism
central segment
Prior art date
Application number
BR112012017632-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012017632B1 (pt
Inventor
Jean-Charles Audigie
Original Assignee
Kuhn S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kuhn S.A. filed Critical Kuhn S.A.
Publication of BR112012017632A2 publication Critical patent/BR112012017632A2/pt
Publication of BR112012017632B1 publication Critical patent/BR112012017632B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/20Parts of seeders for conducting and depositing seed
    • A01C7/208Chassis; Coupling means to a tractor or the like; Lifting means; Side markers
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B73/00Means or arrangements to facilitate transportation of agricultural machines or implements, e.g. folding frames to reduce overall width
    • A01B73/02Folding frames
    • A01B73/04Folding frames foldable about a horizontal axis
    • A01B73/044Folding frames foldable about a horizontal axis the axis being oriented in a longitudinal direction

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Sowing (AREA)
  • Agricultural Machines (AREA)

Abstract

SEMEADORA DOBRÁVEL APERFEIÇOADA. A presente invenção refere-se a um semeadora (1) comportando um chassi (2) com uma viga transversal (3) sensivelmente horizontal na qual são distribuídos, de maneira regular, elementos semeadores (4), a dita viga transversal (3) apresentando um segmento central (5) e dois elementos laterais (6) dispostos em ambos os lados do dito segmento central (5) em uma posição de trabalho, sendo sensivelmente elevados acima do segmento central (5), em uma posição de transporte, cada segmento lateral (6) sendo ligado ao chassi (2) por meio de uma respectivo braço (7), e sendo movimentável transversal e verticalmente em relação ao referido chassi (2) por meio de um mecanismo deformável (8) comandado por um cilindro de acionamento (9). A semeadora é notável pelo fato de apresentar o mecanismo deformável (8) deslocado em relação a outro mecanismo deformável levando em consideração a direção de avanço (A).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção “SEMEADORA DOBRÁVEL APERFEIÇOADA” A presente invenção está relacionada à área técnica geral de máquinas agrícolas. A invenção refere-se a uma semeadora comportando um chassi com uma 2 5 viga transversal sensivelmente horizontal sobre a qual estão distribuídos de maneira regular elementos semeadores, a dita viga transversal apresenta um segmento a. central e dois segmentos laterais dispostos em ambos os lados do dito segmento central em uma posição de trabalho e sendo sensivelmente elevados acima do dito ' segmento central em uma posição de transporte, cada segmento lateral sendo ligado ao dito chassi por meio de um respectivo braço e sendo movimentável transversal e verticalmente em relação ao dito chassi por meio de um mecanismo deformável comandado por um cilindro de acionamento.
Tal semeador com chassi dobrável é, a título de exemplo, apresentado no prospecto “MAXIMA 2 Semeadoras pneumáticas de precisão” da KUHN S.A. Ele
15. comporta um chassi com um viga transversal sobre a qual estão distribuídos elementos semeadores a espaçamentos constantes e reguláveis. A viga transversal é constituida de um segmento central fixo e de dois segmentos laterais. Os segmentos laterais são ligados ao chassi por intermédio de um respectivo braço. Esta semeadora portada apresenta uma largura de trabalho de 6m quando os segmentos laterais se estendem em ambos os lados do segmento central com um padrão de referência de transporte viário de 3m de largura. Para o transporte, os segmentos laterais são elevados transversal e verticalmente acima do segmento central por meio de um mecanismo deformável comandado por um cilindro de acionamento. O mecanismo deformável apresenta uma biela ligada a uma alavanca por meio de uma articulação superior de eixo horizontal e dirigida no sentido de avanço.
Como uma largura de trabalho de 68m não permite a circulação nas estradas, a semeadora é dobrada para diminuir as dimensões totais de largura para uma medida suficiente para possibilitar deslocamentos viários. Nesta posição de transporte, os segmentos laterais são dispostos um contra o outro acima do segmento central. Os braços, assim como as bielas, estendem-se sensivelmente de modo vertical. Por esta disposição ponta a ponta dos segmentos laterais na posição de transporte, os limites do padrão de referência viário, conforme a legislação viária,
são atingidos. Assim, não é possível aumentar a largura de trabalho desta semeadora sem ultrapassar os limites do modelo viário regulamentar.
A presente invenção tem por objetivo propor uma semeadora que apresente uma largura de trabalho mais significativa com um chassi robusto e estável e que respeite o padrão de referência autorizado para os deslocamentos viários. | Para esse efeito, uma importante característica da invenção consiste em que . um mecanismo deformável está deslocado em relação a outro mecanismo deformável levando em consideração a direção de avanço. Este deslocamento permite aos mecanismos flexíveis cruzarem-se passando um ao lado do outro a fim de obteruma semeadora particularmente compacta na posição de transporte.
De acordo com os benefícios da invenção, pelo menos uma articulação estende-se além do plano vertical mediano da semeadora na posição de transporte. Graças a essa característica, a semeadora, dispondo de uma largura de trabalho mais significativa, respeita as dimensões totais de largura e altura do padrão de referência viário.
De acordo com uma outra importante característica, cada articulação se estende além do plano mediano da semeadora na posição de transporte, Deste modo, o padrão de referência viário é respeitado no que diz respeito à largura de transporte da semeadora dobrável. As dimensões totais de altura também são reduzidas. Esta redução de altura permite, de maneira vantajosa, aumentar a distância ao solo da semeadora., Este espaçamento suplementar em relação ao solo facílita os deslocamentos em caminhos acidentados.
Outras características e vantagens da invenção serão evidentes a partir da descrição a seguir relacionada aos desenhos anexos, os quais são dados a título de exemplos não |limitativos da invenção com referência. Sobre esses desenhos: - afigura 1 representa, em vista frontal, uma semeadora de acordo com a presente invenção em uma posição de transporte, - 2afigura2é uma vista frontal da semeadora da invenção em uma posição de trabalho, - afigura 3 representa uma vista superior da semeadora de acordo com a invenção.
A máquina agrícola de acordo com a invenção é uma semeadora (1) do tipo monogrão ou semeadora com elementos. Tal semeador (1) distribui os grãos um a um nas linhas de plantio a espaçamentos constantes. A figura 1 representa, em vista
SA am frontal, a referida semeadora em posição de transporte.
À semeadora (1) comporta um chassi (2) constituído de uma viga transversal (3) sensivelmente horizontal sobre a qual são distribuídos, de maneira regular, elementos semeadores (4) Os elementos semeadores (4) são representados sob a forma esquemática nas figuras. 5, A viga transversal (3) apresenta um segmento central (5) e dois segmentos laterais oo (6). Os segmentos laterais (6) são dispostos em ambos os lados do dito segmento ao central (5) em uma posição de trabalho.
Os segmentos laterais (6) são sensivelmente elevados acima do dito segmento central (5) em uma posição de . transporte.
Cada segmento lateral (6) é ligado ao dito chassi (2) por meio de um respectivo braço (7). Ele é movimentável transversal e verticalmente em relação ao ' chassi (2) por meio de um respectivo mecanismo deformável (8) comandado por um cilindro de acionamento (9). Cada mecanismo deformável (8) apresenta uma biela (10) ligada a uma alavanca (11) por meio de uma articulação (12) de eixo sensivelmente horizontal e paralelo à direção de avanço (A). Os segmentos laterais (6)são dispostos em ambos os lados do plano vertical mediano (13) da semeadora (1) ou do chassi (2). Os elementos semeadores (4) são, de maneira vantajosa, distribuídos simetricamente sobre a viga transversal (3) em relação ao plano vertical | mediano (13). | De acordo com uma importante característica da invenção, um mecanismo | —deformável (8) está deslocado em relação ao outro mecanismo deformável levando em consideração a direção de avanço (A). Na figura 3, representando uma vista superior da. semeadora (1), o mecanismo deformável (8) disposto à esquerda, levando em consideração a direção de avanço (A), estende-se mais à frente que o : mecanismo deformável (8) disposto à direita.
Este deslocamento permite aos — mecanismos flexíveis (8) cruzarem-se passando um ao lado do outro a fim de obter uma semeadora particularmente compacta na posição de transporte.
Cada mecanismo deformável (8) se estende sensivelmente na dimensão de largura do braço (7) correspondente.
A biela (10) e a alavanca (11) do lado esquerdo estão deslocadas para frente em relação à biela (10) e à alavanca (11) do lado direito.
À largura da biela (10) é inferior à largura do braço (7) correspondente.
De preferência, a largura de um braço (7) corresponde ao dobro da largura de uma biela (10). De acórdo com um outro aspecto da invenção, pelo menos uma articulação (12) se estende além do plano vertical mediano (13) da semeadora (1) na posição de transporte.
Deste modo, obtém-se um dobramento compacto para o transporte.
À so am : articulação (12) apresenta um eixo sensivelmente horizontal e paralelo à direção de avanço (A). Assim, a semeadora, dispondo de uma largura de trabalho mais significativa, respeita as dimensões totais de largura do padrão de referência viário.
No que se refere à figura 1, a concepção do chassi (2) é vantajosamente simétrica em relação ao plano vertical mediano (13). De acordo com esta concepção, os esforços são vantajosamente simétricos durante o trabalho e durante as o transporte. A semeadora (1) é, portanto, bem equilibrada e estável. Os segmentos laterais (6) são dobrados acima do segmento central (5) e são vantajosamente ' alinhados. As extremidades internas dos dois segmentos laterais (6) são dispostas ponta a ponta, o que permite tornar o chassi resistente na ocasião de deslocamentos. ' Segundo uma outra importante característica da invenção, cada articulação (12) se estende além do plano vertical mediano (13) da semeadora (1) na posição . de transporte. As articulações (12), ao dobrarem-se além do plano vertical mediano (13), permitem reduzir ainda mais as dimensões totais de largura. As dimensões totais de altura da semeadora (1) também são reduzidas, possibilitando um espaçamento suplementar em relação ao solo. O padrão de referência Viário é, | portanto, respeitado no momento do transporte no que diz respeito à largura e à | altura da semeadora.
A figura 2 representa a semeadora (1) em uma posição de trabalho. O chassi (2) é munido de um engate do tipo três pontos composto por um ponto de engate superior (14) e por dois pontos de engate inferiores (15). Esta semeadora (1) é destinada a ser acoplada ao sistema de engate de um trator (não representado); A semeadora (1) é portada pelo trator. O trator desloca e alimenta a semeadora (1) seguindo uma direção e um sentido de avanço indicado pela seta (A). Na sequência da descrição, as seguintes noções “dianteira”, “traseira”, “para frente" e “para trás” : são definidas em relação ao sentido de avanço (A) e as noções “direita” e “esquerda” são definidas considerando a semeadora (1) vista de traseira no dito sentido de avanço (A).
Na posição de trabalho, os segmentos laterais (6) estão alinhados e se estendem no prolongamento do segmento central (5). Os braços (7) articulados êhtre o chassi (2) e o respectivo segmento lateral (6) estendem-se sensivelmente em | posição horizontal. A articulação (12) está disposta no nível da extremidade externa | da biela (10). A biela (10) estende-se acima do braço (7). O mecanismo deformável
(8) estende-se sensivelmente acima do braço (7) de modo a formar um quadrilátero deformável e, de preferência, um paralelogramo. Assim, cada segmento lateral (6) efetua um movimento sensivelmente paralelo ao solo da posição de trabalho à posição de transporte, e vice-versa. A articulação (12) representa a aresta superior externa do mecanismo deformável (8) respectivamente do paralelogramo. Esta ' articulação (12) também é chamada de articulação externa. O braço (7) é ligado, de ae um lado, ao chassi (2) por uma primeira articulação (16) de eixo sensivelmente horizontal e dirigido no sentido de avanço (A) e, de outro lado, à respectiva alavanca - (11) por meio de uma segunda articulação (17) de eixo sensivelmente horizontal e dirigido no sentido de avanço (A). Quanto à biela (10), ela é ligada, de um lado, ao chassi (2) via articulação interna (18) de eixo sensivelmente horizontal! e dirigido no sentido de avanço (A) e, de outro lado, à respectiva alavanca (11) por meio da articulação externa (12). Cada cilindro de acionamento (9) se estende entre o chassi (2) e o respectivo braço (7). O cilindro é articulado ao chassi por uma terceira articulação (19) e articulado ao braço (7) por uma quarta articulação (20). A terceira articulação (19) e a quarta articulação (20) apresentam cada uma delas um eixo sensivelmente horizontal e paralelo à direção de avanço (A).
A semeadora da invenção apresenta uma grande largura de trabalho, preferencialmente de 9 metros. Tal largura de trabalho impõe, portanto, uma dobragem dos segmentos laterais (6) para os deslocamentos nas estradas e percursos. O chassi (2) suporta elementos semeadores (4) distribuídos a espaçamentos constantes e reguláveis sobre a viga transversal (3). Cada elemento semeador (4) possui uma tremonha, um dispositivo de dosagem e um disposítivo de implantação. A montagem do elemento semeador (4) no chassi é feita por meio de um paralelogramo deformável que lhe permite deslocar-se paralelamente ao solo. A fim de garantir uma dosagem homogênea dos grãos, a velocidade de rotação do dispositivo de dosagem é vantajosamente proporcional à velocidade de avanço da semeadora (1). No exemplo de realização apresentado na figura 2, o chassi (2) suporta doze elementos semeadores (4). Os segmentos (5, 6) são constituídos de uma viga telescópica dupla. A concepção do chassi (2) permite alterar o espaçamento dos elementos semeadores (4) segundo uma grande amplitude, de 70 a 80 cm. O segmento central (5) dispõe de seis elementos semeadores (4) e cada segmento lateral (6) dispõe de três elementos semeadores (4).
Os elementos semeadores (4) são representados de maneira simplificada por meio de um quadro com traços descontínuos indicando as dimensões totais de altura e largura dos elementos semeadores (4). Esses elementos semeadores (4) têm como particularidade que o dispositivo de dosagem está disposto acima do dispositivo de implantação, o que faz com que ele possua uma altura significativa com uma largura reduzida. Existem outros elementos semeadores para os quais o
2. dispositivo de dosagem é disposto na frente do dispositivo de implantação, acarretando dimensões de comprimento mais significativas com altura reduzida. . No momento do trabalho, o chassi (2) apoia-se no solo por meio de rodas (21). No exemplo da figura 2, duas rodas (21) são ligadas ao segmento central (5), uma roda (21) é ligada a cada segmento lateral (6). Essas rodas (21) são destinadas a conduzir o dispositivo de dosagem dos elementos semeadores (4). Observa-se que as rodas (21) são colocadas na frente da viga transversal (3). Com esta disposição na parte dianteira, as rodas (21) não são intercaladas entre os elementos semeadores (4) e as possibilidades de regulagem do espaçamento entre os elementos semeadores (4) não são limitadas. Por outro lado, a posição de cada roda (21) pode ser adaptada aos diferentes espaçamentos dos elementos semeadores (4) para que ela possa girar entre duas linhas de plantio. Uma vez que a roda (21) é acoplada à parte central do segmento lateral (6), a ligação do segmento lateral (6) com o braço (7) é realizada no nível de sua extremidade interna. Para se adaptar ao espaçamento desejado dos elementos semeadores (4), os segmentos laterais (6) são montados de modo regulável nos braços (7). Para reduzir as dimensões totais desta semeadora de grande largura no momento do transporte viário, os segmentos laterais (6) são dobrados vertical e transversalmente por meio de cilindros de acionamento (9). De acordo com a figura 1, os elementos semeadores (4) estão desse modo dispostos simetricamente em duas alturas. No momento da dobragem, o chassi (2) passa de uma largura de trabalho de 9m para uma largura de transporte de 3,5m com vigas telescópicas simples. Tal configuração está em conformidade com a legislação viária na França. Graças às vigas telescópicas duplas dos segmentos (5, 6) que se dobram, as dimensões totais de largura são reduzidas a 3m. Esta dobragem permite diminuir as dimensões totais de largura em uma medida suficiente para possibilitar o deslocamento viário num grande número de países europeus. As dimensões do semeador (1) para o transporte respeitam, portanto, o padrão de referência viário de 3m de largura e 4m de altura.
Em função do padrão de referência viário almejado, os segmentos (5, 6) são compostos por uma viga telescópica dupla ou por uma viga telescópica simples.
Graças ao mecanismo deformável (8) em paralelogramo, os elementos semeadores (4) permanecem sensivelmente em posição horizontal no i momento da dobragem, o que evita que os grãos contidos na tremonha sejam PP despejados.
Preferencialmente, cada articulação (12) estende-se sensivelmente acima da roda (21) correspondente ao segmento central (5). A posição da primeira articulação (16) permite definir as dimensões totais de largura da semeadora (1) na posição de transporte.
A posição dos dois segmentos laterais (6) para o transporte é regulada por respectivos batentes (22). Esses batentes (22) são regulados para que as extremidades internas dos segmentos laterais (6) fiquem em contato uma com a outra.
Para o deslocamento com a total segurança da semeadora nas estradas, cada braço (7) é travado no chassi (2) por um respectivo gancho.
Segundo um exemplo de realização não representado, a semeadora da invenção é rebocada, ou seja, o chassi apoia-se no solo no momento do trabalho e do transporte com o auxílio de rodas.
É evidente que a invenção não está limitada ao modo de realização descrito acima e representado nos desenhos em anexo, Modificações são possíveis, principalmente no que se refere à constituição ou ao número dos diversos elementos ou em substituição a equivalentes técnicos, sem, no entanto, sair do escopo de proteção tal qual definido pelas seguintes reivindicações.

Claims (10)

12 ' REIVINDICAÇÕES
1. “SEMEADORA DOBRÁVEL APERFEIÇOADA”, comportando um chassi (2) com uma viga transversal (3) sensivelmente horizontal na qual estão distribuídos, de maneira regular, elementos semeadores (4), a dita viga transversal (3) apresentando um segmento central (5) e dois segmentos laterais Ú (6) dispostos em ambos os lados do segmento central (5) em uma posição de ss trabalho e estando sensivelmente elevados acima do dito segmento central (5) em uma posição de transporte, cada segmento lateral (6) sendo ligado ao dito chassi (2) por meio de um respectivo braço (7) e sendo movimentável transversal e verticalmente em relação ao chassi (2) por meio de um mecanismo deformável (8) comandado por um cilindro de acionamento (9), caracterizado pelo mecanismo deformável (8) estar deslocado em relação ao outro mecanismo deformável levando em consideração a direção de avanço (A).
2. “SEMEADORA” de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por cada NS E mecanismo deformável (8) apresentar uma biela (10) ligada a uma alavanca (11) por meio de uma articulação (12) de eixo sensivelmente horizontal e paralelo à direção de avanço (A) e por pelo menos uma articulação (12) estender-se além do plano vertical mediano (13) da semeadora na posição de transporte.
3. “SEMEADORA” de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por cada articulação (12) estender-se além do plano vertical mediano (13) da semeadora.
4. “SEMEADORA” de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pela dita articulação (12) estender-se acima do dito respectivo braço (7) na posição de trabalho,
5. “SEMEADORA” de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 à 4, caracterizado pelas dimensões totais de largura do dito braço (7) correspondem ao dobro da largura da dita biela (10) correspondente.
6. “SEMEADORA” de acordo com qualquer uma das reinvindicações 1 a 5, caracterizado por cada mecanismo deformável (8) ser um quadrilátero do tipo paralelogramo.
7. “SEMEADORA” de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por cada mecanismo deformável (8) estender-se sensivelmente na dimensão de largura do braço (7) correspondente.
8. “SEMEADORA” de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caraterizado por rodas (21) serem montadas à frente da dita viga transversal (3).
9. “SEMEADORA” de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo dito braço (7) estar ligado ao chassi (2) por meio de uma primeira articulação (16) de ' eixo sensivelmente horizontal e paralelo à direção de avanço (A) dita primeira . 2. articulação (16) estendendo-se nas proximidades da dita roda (21) montada no dito segmento central (5).
10. “SEMEADORA” de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelos elementos semeadores (4) estarem distribuídos em duas alturas na posição de transporte.
BR112012017632-3A 2010-02-23 2011-02-17 semeadora dobrável aperfeiçoada BR112012017632B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1051271 2010-02-23
FR1051271A FR2956559B1 (fr) 2010-02-23 2010-02-23 Semoir repliable perfectionne
PCT/FR2011/050342 WO2011104467A1 (fr) 2010-02-23 2011-02-17 Semoir repliable perfectionne

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012017632A2 true BR112012017632A2 (pt) 2020-08-25
BR112012017632B1 BR112012017632B1 (pt) 2021-01-26

Family

ID=43067066

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012017632-3A BR112012017632B1 (pt) 2010-02-23 2011-02-17 semeadora dobrável aperfeiçoada

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8573321B2 (pt)
EP (1) EP2538762B1 (pt)
JP (1) JP5813669B2 (pt)
CN (1) CN102762088B (pt)
AU (1) AU2011219626B2 (pt)
BR (1) BR112012017632B1 (pt)
CA (1) CA2788063C (pt)
DK (1) DK2538762T3 (pt)
ES (1) ES2453990T3 (pt)
FR (1) FR2956559B1 (pt)
PL (1) PL2538762T3 (pt)
RU (1) RU2552871C2 (pt)
UA (1) UA107214C2 (pt)
WO (1) WO2011104467A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN104097690A (zh) * 2014-07-11 2014-10-15 北京林业大学 固沙车底盘副车架
CN105027759A (zh) * 2015-07-22 2015-11-11 滨州市农业机械化科学研究所 一种基于机采棉的折叠式棉花覆膜播种机
DE102017113621A1 (de) 2017-06-21 2018-12-27 Amazonen-Werke H. Dreyer Gmbh & Co. Kg Sämaschine
JP6968609B2 (ja) * 2017-07-28 2021-11-17 株式会社小松製作所 作業車両
CN113557822A (zh) * 2020-08-28 2021-10-29 辰溪县百年好禾家庭农场有限公司 一种农户种植用播种装置

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4113273A (en) * 1977-07-07 1978-09-12 Michael Gates Multiple implement folding hitch
US4206815A (en) * 1978-10-10 1980-06-10 Cole Manufacturing Company Tool bar arrangement
JPS6027303A (ja) * 1983-07-25 1985-02-12 小橋工業株式会社 デイスク型ロ−タリ耕耘装置
JPS6079901U (ja) * 1983-11-08 1985-06-03 八巻 俊則 培土機
FR2652230B1 (fr) * 1989-09-28 1992-02-07 Nodet Gougis Sa Semoir repliable perfectionne.
CA2043439A1 (en) * 1991-05-29 1992-11-30 Real C. Garant Dual wing agricultural implement
DE4303101A1 (de) * 1993-02-04 1994-08-11 Karl Dipl Ing Deutschle Einzelkorn-Sämaschine
JPH1156019A (ja) * 1997-08-25 1999-03-02 Kubota Corp 水田作業機
CN2323562Y (zh) * 1998-04-27 1999-06-16 侯方武 液压折叠精点机
US6003615A (en) * 1998-08-19 1999-12-21 Moore; Paul O. Stacking tool bar including a wing flex structure
US5964167A (en) * 1998-11-09 1999-10-12 Moeller; Brian Variable width field implement
US6321852B1 (en) * 2000-01-26 2001-11-27 Deere & Company Agricultural implement frame having a transport configuration and a working configuration
DE10040056A1 (de) * 2000-08-11 2002-02-21 Amazonen Werke Dreyer H Klapprahmen
GB0209286D0 (en) 2002-04-24 2002-06-05 Michel David Adjustable grass treatment apparatus
JP2004329091A (ja) * 2003-05-07 2004-11-25 Sasaki Corporation 砕土作業機
JP4634951B2 (ja) * 2005-05-10 2011-02-16 松山株式会社 農作業機
RU2339204C2 (ru) * 2007-01-09 2008-11-27 Александр Макарович Салдаев Способ перевода секций широкозахватного почвообрабатывающего орудия из рабочего в транспортное положение и устройство для его осуществления

Also Published As

Publication number Publication date
AU2011219626A1 (en) 2012-08-30
US8573321B2 (en) 2013-11-05
RU2552871C2 (ru) 2015-06-10
CN102762088A (zh) 2012-10-31
AU2011219626B2 (en) 2015-05-21
FR2956559B1 (fr) 2014-12-12
EP2538762A1 (fr) 2013-01-02
RU2012140459A (ru) 2014-03-27
CN102762088B (zh) 2015-03-25
EP2538762B1 (fr) 2013-12-25
US20120304906A1 (en) 2012-12-06
ES2453990T3 (es) 2014-04-09
FR2956559A1 (fr) 2011-08-26
UA107214C2 (xx) 2014-12-10
DK2538762T3 (en) 2014-03-10
CA2788063A1 (fr) 2011-09-01
JP5813669B2 (ja) 2015-11-17
PL2538762T3 (pl) 2014-05-30
JP2013520192A (ja) 2013-06-06
BR112012017632B1 (pt) 2021-01-26
WO2011104467A1 (fr) 2011-09-01
CA2788063C (fr) 2017-05-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102016016058A2 (pt) sistema de implemento agrícola
US9795071B2 (en) Rear folding toolbar implement
BR102017015192A2 (pt) Sistema de implemento agrícola
BR102017012455A2 (pt) System and method for leveling an agricultural implementation
CA2838531C (en) Implement carrier with steerable tracks
CA2704328C (en) Steerable agricultural implement with adaptable wheel spacing
BR112012017632A2 (pt) semeador dobrável avançado
SE529190C2 (sv) Lantbruksmaskin för jordbearbetning
BR102016016062A2 (pt) sistema de implemento agrícola
UA114728C2 (uk) Транспортна вісь, яка повертається вперед
BR102014015608B1 (pt) Máquina agrícola enleiradora com dois rotores
CN104053353A (zh) 对于作业机构具有改进的地面跟随的农业机械
CA1247448A (en) Framework for ground working implement
BR112014031620B1 (pt) máquina agrícola com um chassi aperfeiçoado
US7900711B2 (en) Agricultural planter
BRPI1106166B1 (pt) Sistema para controle de altura das barras de um pulverizador
BR102015020299A2 (pt) máquina agrícola com ao menos uma barra de plantio articulada
US9497896B2 (en) Farm implement with steering tracks
BR202021019666Y1 (pt) Mecanismo pantográfico aplicado em equipamento rolo faca
BR102019025980A2 (pt) rodado para um implemento agrícola e implemento agrícola
BR102016006174B1 (pt) braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira
BR102017027365A2 (pt) sistema de transporte para plantadeira
BRPI1001883A2 (pt) Sistema articulável dos rodados em dispositivo para acoplamento de semeadoras para o transporte de arrasto e o plantio em linha
BR202013003022Y1 (pt) Constructive disposition of the joint and mounting system of the seed and fertilizer composer of grain sowing and fertilizer

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/02/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.