BR102016006174B1 - braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira - Google Patents

braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira Download PDF

Info

Publication number
BR102016006174B1
BR102016006174B1 BR102016006174-1A BR102016006174A BR102016006174B1 BR 102016006174 B1 BR102016006174 B1 BR 102016006174B1 BR 102016006174 A BR102016006174 A BR 102016006174A BR 102016006174 B1 BR102016006174 B1 BR 102016006174B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
planter
arm
chassis
transport arm
transport
Prior art date
Application number
BR102016006174-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102016006174A2 (pt
Inventor
Eleandro Tomelero
Paulo Roberto Montagner
Original Assignee
CNH Industrial Brasil Ltda.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=62081860&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR102016006174(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by CNH Industrial Brasil Ltda. filed Critical CNH Industrial Brasil Ltda.
Publication of BR102016006174A2 publication Critical patent/BR102016006174A2/pt
Publication of BR102016006174B1 publication Critical patent/BR102016006174B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Sowing (AREA)
  • Agricultural Machines (AREA)
  • Cultivation Receptacles Or Flower-Pots, Or Pots For Seedlings (AREA)

Abstract

BRAÇO DE TRANSPORTE PARA UM IMPLEMENTO AGRÍCOLA E PLANTADEIRA A invenção refere-se, de uma maneira geral, a um implemento agrícola e, mais especificamente, a invenção está relacionada a um implemento agrícola, particularmente uma plantadeira, que compreende um braço para transporte para auxiliar o transporte quando não está em operação. De acordo com uma realização da invenção, o braço de transporte está, de um lado, fixado de forma articulada a um chassis da plantadeira e, de outro lado, compreende um meio de engate para se acoplar a uma metade do chassis da plantadeira quando para o transporte da mesma quando esta não estiver em operação. A invenção trata também de uma plantadeira compreendendo este braço de transporte.

Description

BRAÇO DE TRANSPORTE PARA UM IMPLEMENTO AGRÍCOLA E PLANTADEIRA CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A invenção refere-se, de uma maneira geral, a um implemento agrícola e, mais especificamente, a invenção está relacionada a uma plantadeira que compreende um braço para transporte para auxiliar o seu transporte quando não está em operação.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Plantadeiras são implementos agrícolas bastante conhecidos e consistem, em linhas gerais, de diversas linhas de plantio montadas em um chassi, sendo que cada linha de plantio compreende discos e outros mecanismos que cortam a palha, abrem um sulco no solo, inserem uma ou mais sementes em espaçamentos regulares, fecham novamente o sulco aberto e compactam o solo. As linhas de plantio também podem compreender outros elementos para armazenar e distribuir as sementes de forma controlada e eventualmente podem também ser dotadas de um sistema para distribuir adubo no solo.
[003] As linhas de plantio montadas no chassi podem ser em números variados, tais como de 2 a 30 linhas de plantio, ou ainda mais.
[004] No caso de plantadeiras contendo várias linhas de plantio, tais com 24, 30 ou mesmo 36 linhas de plantio, é usual que apresentem um chassi bipartido. Devido à grande largura alcançada pela plantadeira decorrente do grande número de linhas de plantio, o chassis bipartido permite que a plantadeira seja desmontada em duas partes, geralmente de igual tamanho, o que possibilita que a plantadeira, assim desmontada, tenha uma largura menor e, dessa forma, permita uma maior facilidade no seu transporte e armazenagem, já que a largura de vias, caminhões de transporte ou até mesmo de “garagens” para armazená-las são limitadas e podem não comportar a largura total de uma plantadeira contendo várias linhas de plantio.
[005] Por outro lado, quanto mais linhas de plantio tiver uma plantadeira, tanto maior será a produtividade.
[006] As plantadeiras são implementos agrícolas bastante conhecidos no estado da técnica, motivo pelo qual são desnecessários, no presente, maiores detalhamentos de seus componentes e forma de funcionamento, já que são bem conhecidos pelos técnicos no assunto.
[007] O problema relacionado com estas plantadeiras bipartidas está, justamente, na forma como é realizada a desmontagem do chassi e o engate consecutivo das duas partes para serem transportadas, geralmente por um veículo de trabalho, tal como um trator. Isso porque usualmente é disposto apenas um gancho fixado no chassi da plantadeira e o operador precisa realizar diversas manobras para conseguir alinhar as duas partes da plantadeira e, ainda, devido à baixa visibilidade para trás dos tratores acoplados a implementos agrícolas, esta operação se torna bastante trabalhosa, requerendo, muitas vezes, a ajuda de uma segunda pessoa que esteja fora do veículo para orientar o condutor, e esta segunda pessoa nem sempre está disponível em campo.
[008] Portanto, existe uma necessidade de prover uma solução que facilite o engate entre o chassi de uma plantadeira bipartida para o transporte, ou seja, quando a plantadeira não está em operação. A invenção visa contornar este inconveniente, dentre outros.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[009] Para esse fim, a invenção trata de um braço de transporte para um implemento agrícola, tal como uma plantadeira que possui um chassi bipartido, o braço estando, de um lado, fixado de forma articulada a um chassi da plantadeira e, de outro lado, compreendendo um meio de acoplamento para se acoplar a uma metade do chassi da plantadeira quando para o transporte da mesma quando esta não estiver em operação.
[010] De acordo com realizações adicionais ou alternativas da invenção, as seguintes características, sós ou em combinações tecnicamente possíveis, também podem estar presentes:
  • - dito braço de transporte é formado por um braço e pelo menos duas vigas solidárias montadas em V.
  • - dito braço é telescópico.
  • - dito braço compreende adicionalmente um acionamento para levantar ou abaixar o dito braço de forma remota.
  • - dito braço é montado em uma viga solidária ao chassis da dita plantadeira
[011] A invenção trata também de uma plantadeira que compreende pelo menos dois chassis desmontáveis, em que pelo menos um dos chassis compreende um braço de transporte conforme definido acima.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[012] A invenção será agora descrita com relação às suas realizações particulares, fazendo-se referência às figuras anexas. Tais figuras são esquemáticas, e suas dimensões e proporções podem não corresponder à realidade, já que visam apenas descrever uma realização da invenção de forma didática, e não impõem quaisquer limitações além daquelas definidas nas reivindicações mais adiante, em que:
  • - a Figura 1 é uma vista posterior de uma plantadeira convencional do estado da técnica sendo puxada por um veículo de trabalho, tal como um trator;
  • - a Figura 2 é uma vista em perspectiva de um braço para transporte de acordo com uma realização da invenção;
  • - a Figura 3 é uma vista lateral em corte parcial do braço da Figura 2;
  • - a Figura 4 é uma vista superior do braço da Figura 2;
  • - a Figura 5 é uma vista superior que mostra uma plantadeira bipartida que compreende o braço de transporte de acordo com a invenção, com seus chassis montados e sendo rebocada por um veículo de trabalho, tal como um trator; e
  • - a Figura 6 é uma vista superior que mostra uma plantadeira bipartida, compreendendo o braço de transporte de acordo com a invenção, com seus chassis desmontado e sendo que as duas partes da plantadeira estão sendo rebocadas por um veículo de trabalho, tal como um trator, como uma forma de implementação da invenção.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[013] A invenção é agora descrita com relação a uma realização particular, conforme representada nas figuras anexas. Partes semelhantes ou iguais são marcadas com os mesmos numerais de referência nos desenhos. Além do mais, os termos: acima, abaixo, interno, externo etc. devem ser interpretados conforme orientação dada na Figura 1 ou 2.
[014] A Figura 1 é uma vista em perspectiva posterior esquemática de uma plantadeira ou semeadeira 9 compreendendo múltiplas fileiras ou linhas de plantio 7 que pode ser configurada para plantar um tipo ou múltiplos tipos ou variedades de sementes. A plantadeira 9 é tipicamente puxada por um veículo de trabalho 60, tal como um trator, em uma direção de plantio S. Uma plantadeira típica compreende uma armação ou chassi 13 no qual são montadas cada linha de plantio 7 além de outros componentes comuns de uma plantadeira, tais como uma subarmação 15 que é conectada à armação 13 da plantadeira 9 por meio de um sistema de fixação paralelo conhecido e que define as linha de plantio 7, que sustenta o medidor de sementes 5 e mecanismos de abertura 17 e de fechamento de sulco 19 em direção às extremidades frontal e traseira da linha de plantio 7. Os mecanismos de abertura e de fechamento 17, 19 podem incluir discos de abertura e discos de fechamento, respectivamente, ou outras ferramentas de penetração no solo para abertura e fechamento de um sulco. Cada linha de plantio 7 pode incluir uma roda reguladora 21 configurada para ajustar a profundidade do sulco através da limitação da penetração de solo do mecanismo de abertura de sulco 17 enquanto cria um sulco, e uma roda de pressão 23 pode ser disposta para rolar sobre o sulco fechado para firmar o solo sobre a semente para fechar adicionalmente o sulco e promover contato favorável da semente com o solo.
[015] A plantadeira pode compreender ainda um sistema de distribuição pneumático configurado para transportar as sementes dos tanques para os medidores de semente 5 das linhas de plantio 7 e, em certas realizações, pode compreender um sistema de distribuição pneumático que inclui um sistema de armazenamento a granel 27 compreendendo uma caixa indutora posicionada abaixo de cada tanque de sementes 29, um tanque de adubo (não mostrado) e um sistema para distribuir adubo em cada linha de plantio.
[016] A plantadeira descrita acima é um modelo de plantadeira com componentes típicos de uma plantadeira do estado da técnica e pode compreender múltiplas linhas de plantio, tais como 30 ou mais linhas de plantio.
[017] Fazendo-se referência, agora, à Figura 5, é revelada uma plantadeira 50 que compreende um braço de transporte 10 de acordo com a invenção. A plantadeira representada na Figura 5 está em sua configuração montada, ou seja, em uma configuração de operação de plantio ou semeadura em que o chassi bipartido da plantadeira 13, 13’ está montado. Como pode ser verificado neste exemplo da Figura 5, a plantadeira compreende uma pluralidade de linhas de plantio 7, tal como 36 linhas de plantio, o que confere uma grande largura ao implemento agrícola. A fim de facilitar o transporte e armazenagem da plantadeira, é possível que o chassi permita que seja dividido em duas partes 13, 13’, como revelado na Figura 6. Neste relatório descritivo, uma plantadeira que permita a desmontagem do seu chassi para duas partes é comumente denominada de uma plantadeira bipartida. No entanto, este termo não deve ser interpretado de maneira restritiva, haja vista que a invenção pode ser implementada em plantadeiras que permitam que seu chassi seja dividido em mais de duas partes, tal como três ou quatro partes ou ainda mais.
[018] Ainda com relação à Figura 5, o braço de transporte 10 da invenção é particularmente montado em um dos lados definidos pelas duas metades do chassi, já que permitirá o acoplamento da outra metade do chassi no momento de transporte, como representado na Figura 6, e que será explicado em maiores detalhes adiante.
[019] Com relação às Figuras 2 a 4, está representado o braço de transporte 10 de acordo com uma realização da invenção. Nas Figuras 2 a 4, o chassi 13 está representado apenas parcialmente, para fins didáticos de melhor visualização e compreensão da invenção, mas naturalmente o chassi comporta diversos outros elementos, tais como tanques para a armazenagem de sementes e/ou adubo, discos de abertura e fechamento do solo, compactadores etc., conforme já mencionado acima.
[020] Em uma realização particular, o braço de transporte 10 é formado por um braço 12 e compreende adicionalmente duas vigas 25, 26 dispostas em V de cada lado do braço e que estão, de um lado, associadas ao braço 12 por meios adequados (tal como fixado por parafuso, rebites ou solda) e, de outro lado, associadas a um ponto de pivotamento 28, 39 que pode estar previsto em um quadro 11 e que particularmente devem estar alinhados com o ponto de pivotamento 37 do braço 12. Como podem vislumbrar os técnicos no assunto, a previsão das vigas é opcional e cooperam com o braço 12 para fornecer maior resistência mecânica, tanto em relação à tração como em relação à torção, também apresentando um ponto de pivotamento 28, 39 para poderem pivotar de forma solidária com o braço 12.
[021] O braço de transporte 10 formado pelo braço 12 e as vigas 25 e 26 pode ser montado de maneira fixa em uma parte do chassi 13 da plantadeira, particularmente na parte traseira em um dos lados do chassi bipartido, e, de forma mais particular, na porção mediana definida pela largura da metade do chassi. Tal fixação pode ser realizada por meios convencionais, tal como através de um quadro 11 fixado ao chassi por parafusos, porcas, solda etc. O quadro pode estar fixo ao chassi, sendo que o braço 12, de um lado, possui uma articulação 37 para permitir o pivotamento em relação ao chassi, de forma que possa ser levantado ou abaixado. Uma posição levantada pode ser desejada quando a plantadeira está em operação, tal como a disposição de operação revelada na Figura 5. Uma posição abaixada pode ser desejada para que o braço se acople à outra metade do chassi, tal como na disposição revelada na Figura 6, conforme ficará mais claro ao longo da presente descrição.
[022] A operação de levantar ou abaixar o braço 12 em relação ao seu ponto de pivotamento 37 pode ser feita manualmente ou, em uma realização particular, através de um cilindro hidráulico 20, aproveitando a linha hidráulica já existente em um trator e em uma plantadeira. A utilização de um cilindro hidráulico pode tornar a operação mais fácil, e realizada a partir da cabine do trator. Nas figuras, linhas de alimentação de fluido hidráulico foram omitidas para melhor visualização do objeto. De forma particular, o cilindro hidráulico 20 está montado acima do braço 12 e também pode se articular em dois pontos de pivotamento, um 31 do lado que está fixo ao quadro 11 e outro 32 que está fixo ao braço 12, de modo que o movimento de extensão e retração do cilindro hidráulico permita que o braço 12 pivote para cima ou para baixo em relação ao seu ponto de pivotamento 37. Naturalmente, o cilindro hidráulico pode ser substituído por outros meios de acionamento equivalentes, tais como, porém, sem limitação, um cilindro pneumático, um motor elétrico ou hidráulico etc.
[023] Ainda em outra realização, o braço 12 é telescópico, compreendendo um segundo segmento de braço 33 montado em seu interior e que pode correr dentro do mesmo, assim variando o comprimento do braço. Na porção mais extrema do braço, no lado oposto ao chassi 50, é previsto um meio de acoplamento 14 para acoplar-se à outra metade do chassi da plantadeira que pode estar associado diretamente ao braço 12 ou ao segundo segmento de braço 33, nesta realização compreendendo o braço telescópico. Tal meio de acoplamento pode ser qualquer meio adequado, tal como um gancho ou flange associado a um pino, ou ainda acoplamentos hidráulicos ou pneumáticos. Em uma realização adicional, o meio de acoplamento 14 é articulado, a fim de permitir a manobra em curvas do chassi quando do transporte da plantadeira.
[024] Os pontos de pivotamento 37, 28, 39 podem ser realizados por meios convencionais, seja por uma dobradiça ou por meio de um pino passante, ou qualquer outro meio adequado para permitir um movimento angular do braço e das vigas.
[025] Em funcionamento, quando a plantadeira está em operação, sendo tracionada por um trator 60, conforme revelado na Figura 5. O braço de transporte 10 permanece em uma posição elevada, para evitar que tenha alguma interferência durante a operação de plantio. Depois de finalizada a operação de plantio, conforme verificado na Figura 6, a fixação da plantadeira ao trator 60, que pode ser realizada através de uma estrutura compreendendo três traves articuladas 53, 54, 55, é desmontada, e a trave central 53 pode ser deslocada para alinhar-se e cooperar com uma primeira trave 54 associada à primeira metade do chassi 13 onde se encontra o braço 10, e a segunda trave 55, associada à outra metade do chassi 13’, pode também ser desconectada para ser engatada no braço de transporte 10 da invenção, conforme pode ser verificado na representação da Figura 6. Nesta posição, o braço pode ser abaixado a uma altura adequada para se engatar com a metade do chassi da plantadeira, assim como o segmento de braço telescópico 13 pode ser utilizado a fim de alcançar a distância de engate desejada.
[026] Apesar de a invenção ter sido descrita com relação às suas realizações particulares, os técnicos no assunto poderão vislumbrar uma série de alterações de forma ou ainda combinar os elementos acima descritos de maneira diferente que não contemplada no presente. Portanto, as reivindicações anexas devem ser interpretadas como cobrindo todos e quaisquer equivalentes.

Claims (6)

  1. BRAÇO DE TRANSPORTE PARA UM IMPLEMENTO AGRÍCOLA, particularmente uma plantadeira (9) bipartida, caracterizado pelo fato de que o braço de transporte (10) está, de um lado, fixado de forma articulada a um chassi (13) da plantadeira (9) e, de outro lado, compreende um meio de acoplamento (14) para se acoplar a uma metade do chassi (13) da plantadeira (9) quando do transporte da mesma quando esta não estiver em operação.
  2. BRAÇO DE TRANSPORTE, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que dito braço de transporte (10) é formado por um braço (12) e pelo menos duas vigas (25, 26) solidárias montadas em V.
  3. BRAÇO DE TRANSPORTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que dito braço (12) é telescópico.
  4. BRAÇO DE TRANSPORTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um acionamento para levantar ou abaixar o dito braço (12) de forma remota.
  5. BRAÇO DE TRANSPORTE, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que é montado em uma viga solidária ao chassi (13) do dito implemento (9).
  6. PLANTADEIRA, que compreende pelo menos dois chassis desmontáveis (13, 13’), caracterizada pelo fato de que pelo menos um dos chassis (13) compreende um braço de transporte (10) tal como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 5.
BR102016006174-1A 2015-04-13 2016-03-21 braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira BR102016006174B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015008237A BR102015008237A2 (pt) 2015-04-13 2015-04-13 braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira
BR1020150082371 2015-04-13

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102016006174A2 BR102016006174A2 (pt) 2017-09-26
BR102016006174B1 true BR102016006174B1 (pt) 2021-04-06

Family

ID=62081860

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015008237A BR102015008237A2 (pt) 2015-04-13 2015-04-13 braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira
BR102016006174-1A BR102016006174B1 (pt) 2015-04-13 2016-03-21 braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015008237A BR102015008237A2 (pt) 2015-04-13 2015-04-13 braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira

Country Status (1)

Country Link
BR (2) BR102015008237A2 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102015008237A2 (pt) 2018-04-10
BR102016006174A2 (pt) 2017-09-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102017015192A2 (pt) Sistema de implemento agrícola
US9072214B2 (en) Steerable agricultural implement with adaptable wheel spacing
BR102016016058B1 (pt) sistema de implemento agrícola
BR102016016060A2 (pt) ?sistema de implemento agrícola?
BR102016016062A2 (pt) sistema de implemento agrícola
BR102017004728B1 (pt) Sistema de engate de dois pontos
BR112012017632B1 (pt) semeadora dobrável aperfeiçoada
BR102016006174B1 (pt) braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira
BR112012023794B1 (pt) unidade de fileira tendo dispositivo de inclinação e semeadeira com tais unidades
BR112014031620B1 (pt) máquina agrícola com um chassi aperfeiçoado
BRPI1106166B1 (pt) Sistema para controle de altura das barras de um pulverizador
ES2562578B1 (es) Implemento agrícola para sembrar y descompactar el suelo en una pasada
BR102022006967A2 (pt) Semeadeira articulada e método de alteração de posição de máquinas e implementos agrícolas aplicado na mesma
US11083123B2 (en) Multi-purpose agricultural implement
BR102021007267A2 (pt) Mecanismo de travamento das asas laterais de um implemento agrícola e implemento agrícola
US1677478A (en) Tractor planter
BR102022006661A2 (pt) Sistema de recolhimento dos módulos laterais em implementos agrícolas
US1497781A (en) Flexible planter frame
US2228558A (en) Portable implement support
BR102020018095A2 (pt) Atuador para implementos agrícolas de plantio e implemento agrícola de plantio
BR102015020299B1 (pt) Maquina agricola com ao menos uma barra de plantio articulada
BR102017026083A2 (pt) sistema de implemento agrícola e sistema de suporte dobrável
BR202021011077U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em motor hidráulico no rolete de corte de plantadeiras
BR102019022903A2 (pt) dispositivo de transporte e controle de atuação para plantadeiras agrícolas, e plantadeira agrícola dotada de dispositivo de transporte e controle de atuação
BR102012029116B1 (pt) Chassi de máquina ou implemento agrícola com segmento modular, e, plantadora ou semeadora

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: IVECO LATIN AMERICA LTDA. (BR/MG)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: CNH INDUSTRIAL BRASIL LTDA. (BR/MG)

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/03/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B17A Notification of administrative nullity (patentee has 60 days time to reply to this notification)

Free format text: REQUERENTE DA NULIDADE: SEMEATO S/A INDUSTRIA E COMERCIO - 870210091243 - 04/10/2021