BR102016016058B1 - sistema de implemento agrícola - Google Patents

sistema de implemento agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR102016016058B1
BR102016016058B1 BR102016016058-8A BR102016016058A BR102016016058B1 BR 102016016058 B1 BR102016016058 B1 BR 102016016058B1 BR 102016016058 A BR102016016058 A BR 102016016058A BR 102016016058 B1 BR102016016058 B1 BR 102016016058B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
toolbar
assembly
rotate
axis
hydraulic actuator
Prior art date
Application number
BR102016016058-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102016016058A2 (pt
Inventor
Brian John Anderson
Michael J. Connors
Johnathon R. Dienst
Scott Allen Long
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=57729865&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR102016016058(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Cnh Industrial America Llc filed Critical Cnh Industrial America Llc
Publication of BR102016016058A2 publication Critical patent/BR102016016058A2/pt
Publication of BR102016016058B1 publication Critical patent/BR102016016058B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01BSOIL WORKING IN AGRICULTURE OR FORESTRY; PARTS, DETAILS, OR ACCESSORIES OF AGRICULTURAL MACHINES OR IMPLEMENTS, IN GENERAL
    • A01B73/00Means or arrangements to facilitate transportation of agricultural machines or implements, e.g. folding frames to reduce overall width
    • A01B73/02Folding frames
    • A01B73/04Folding frames foldable about a horizontal axis
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/20Parts of seeders for conducting and depositing seed
    • A01C7/208Chassis; Coupling means to a tractor or the like; Lifting means; Side markers

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)
  • Agricultural Machines (AREA)

Abstract

SISTEMA DE IMPLEMENTO AGRÍCOLA. Trata-se de um sistema de implemento agrícola que inclui um conjunto de barra de reboque configurado para acoplar o sistema de implemento agrícola a um veículo de reboque. O sistema de implemento agrícola também inclui um conjunto de barra de ferramentas acoplado ao conjunto de barra de reboque. O conjunto de barra de ferramentas inclui uma primeira barra de ferramentas lateral configurada para sustentar uma primeira unidade de fileira, a primeira barra de ferramentas lateral é configurada para girar em torno de um primeiro eixo geométrico em relação ao conjunto de barra de reboque para permitir que o conjunto de barra de ferramentas se dobre em resposta às variações em uma superfície do solo, e nenhuma roda de engate em terra é acoplada à primeira barra de ferramentas lateral. O sistema de implemento agrícola também inclui um atuador configurado para girar a primeira barra de ferramentas lateral para cima em torno do primeiro eixo geométrico enquanto o conjunto de barra de ferramentas está em uma posição levantada de modo que a primeira unidade de fileira seja desengatada do solo.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A invenção refere-se, em geral, a um sistema de suporte lateral de barra de ferramentas para um implemento agrícola.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Em geral, implementos de semeadura (por exemplo, semeadores) são rebocados atrás de um trator ou outro veículo de trabalho através de um apoio de montagem preso a uma armação rígida do implemento. Esses implementos de semeadura incluem tipicamente múltiplas unidades de fileira distribuídas ao longo de uma largura do implemento. Cada unidade de fileira é configurada para depositar sementes em uma profundidade desejada abaixo da superfície do solo de um campo, estabelecendo, desse modo, fileiras de sementes plantadas. Por exemplo, cada unidade de fileira inclui tipicamente uma ferramenta de engate em terra ou abridor que forma uma trajetória de semeadura (por exemplo, sulco) para deposição de semente no solo. O abridor é seguido por um tubo de semente configurado para direcionar sementes e/ou outros produtos agrícolas (por exemplo, fertilizante, etc.) ao sulco. Discos de fechamento podem ser posicionados atrás do tubo de semente para mover o solo de volta ao sulco, e/ou uma roda compactadora pode ser acoplada a uma porção traseira da unidade de fileira para compactar o solo no topo das sementes depositadas.
[003] Em determinados implementos de semeadura, as unidades de fileira são montadas ao longo de um conjunto de barra de ferramentas. Determinados conjuntos de barras de ferramentas incluem barras de ferramentas laterais que são configuradas para girar em relação a uma porção central do implemento, permitindo assim que o conjunto de barra de ferramentas se dobre em resposta às variações na superfície do solo. Adicionalmente, cada barra de ferramentas lateral pode ser configurada para girar para frente em relação à porção central do implemento, permitindo assim que cada barra de ferramentas lateral transite entre uma posição de trabalho e uma porção de transporte. Cada barra de ferramentas lateral inclui tipicamente pelo menos uma roda configurada para sustentar a barra de ferramentas lateral pelo menos durante a transição entre a posição de trabalho e a posição de transporte e enquanto o conjunto de barra de ferramentas está em uma posição levantada para girar em um promontório, por exemplo. Infelizmente, as rodas de suporte lateral podem compactar o solo à medida que as rodas se engatam à terra, reduzindo assim os rendimentos da colheita. Esse tipo de tecnologia conhecida no estado da técnica pode ser observado, por exemplo, nos documentos US6035942, US20130233580, US20130081830 e US5687798, os quais, apesar de conseguirem proporcionar uma movimentação das barras de ferramentas laterais, carecem de uma solução dotada de circuito hidráulico de controle eficiente e funcional.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[004] Em uma realização, um sistema de implemento agrícola inclui um conjunto de barra de reboque configurado para acoplar o sistema de implemento agrícola a um veículo de reboque. O sistema de implemento agrícola também inclui um conjunto de barra de ferramentas acoplado ao conjunto de barra de reboque. O conjunto de barra de ferramentas inclui uma primeira barra de ferramentas lateral configurada para sustentar uma primeira unidade de fileira, a primeira barra de ferramentas lateral é configurada para girar em torno de um primeiro eixo geométrico em relação ao conjunto de barra de reboque para permitir que o conjunto de barra de ferramentas se dobre em resposta às variações em uma superfície do solo, a primeira barra de ferramentas lateral é configurada para girar em torno de um segundo eixo geométrico, diferente do primeiro eixo geométrico, em relação ao conjunto de barra de reboque para permitir que a primeira barra de ferramentas lateral transite entre uma posição de trabalho, na qual a primeira barra de ferramentas lateral é substancialmente perpendicular a uma direção de percurso do sistema de implemento agrícola, e uma posição de transporte, na qual a primeira barra de ferramentas lateral é dobrada para frente ao longo da direção de percurso em relação ao conjunto de barra de reboque, e nenhuma roda de engate em terra é acoplada à primeira barra de ferramentas lateral. Adicionalmente, o sistema de implemento agrícola inclui um primeiro atuador configurado para mover o conjunto de barra de ferramentas entre uma posição abaixada e uma posição levantada. A primeira unidade de fileira é configurada para se engatar ao solo enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição abaixada e a primeira barra de ferramentas lateral está na posição de trabalho. O sistema de implemento agrícola também inclui um segundo atuador configurado para girar a primeira barra de ferramentas lateral para cima em torno do primeiro eixo geométrico enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada de modo que a primeira unidade de fileira seja desengatada do solo.
[005] Em outra realização, um sistema de implemento agrícola inclui um primeiro atuador hidráulico configurado para mover um conjunto de barra de ferramentas entre uma posição abaixada e uma posição levantada. O sistema de implemento agrícola também inclui um segundo atuador hidráulico configurado para girar uma primeira barra de ferramentas lateral do conjunto de barra de ferramentas em torno de um primeiro eixo geométrico em relação a um conjunto de barra de reboque. A primeira barra de ferramentas lateral é configurada para sustentar uma primeira unidade de fileira, a primeira barra de ferramentas lateral é configurada para girar em torno do primeiro eixo geométrico para permitir que o conjunto de barra de ferramentas se dobre em resposta às variações em uma superfície do solo, a primeira barra de ferramentas lateral é configurada para girar em torno de um segundo eixo geométrico, diferente do primeiro eixo geométrico, entre uma posição de trabalho, na qual a primeira barra de ferramentas lateral é substancialmente perpendicular a uma direção de percurso do sistema de implemento agrícola, e uma posição de transporte, na qual a primeira barra de ferramentas lateral é dobrada para frente ao longo da direção de percurso em relação ao conjunto de barra de reboque, e nenhuma roda de engate em terra é acoplada à primeira barra de ferramentas lateral. Adicionalmente, o sistema de implemento agrícola inclui um primeiro sensor configurado para emitir um primeiro sinal indicativo de um primeiro ângulo da primeira barra de ferramentas lateral em relação ao conjunto de barra de reboque em torno do primeiro eixo geométrico. O sistema de implemento agrícola inclui adicionalmente um sistema de controle hidráulico que tem um controlador eletrônico. O sistema de controle hidráulico é acoplado de modo fluido ao primeiro atuador hidráulico e ao segundo atuador hidráulico, o controlador eletrônico é acoplado de modo comunicativo ao primeiro sensor e configurado para receber o primeiro sinal, e o controlador eletrônico é configurado para instruir o segundo atuador hidráulico a girar a primeira barra de ferramentas lateral para cima em torno do primeiro eixo geométrico enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada até que o primeiro ângulo da primeira barra de ferramentas lateral seja maior ou igual a um primeiro ângulo limítrofe no qual a primeira unidade de fileira é desengatada do solo.
[006] Em uma realização adicional, um sistema de implemento agrícola inclui um conjunto de barra de reboque configurado para acoplar o sistema de implemento agrícola a um veículo de reboque. O sistema de implemento agrícola também inclui um conjunto de barra de ferramentas que tem uma primeira barra de ferramentas lateral e um primeiro suporte lateral. A primeira barra de ferramentas lateral é configurada para sustentar uma primeira unidade de fileira, a primeira barra de ferramentas lateral é acoplada de modo giratório ao primeiro suporte lateral, a primeira barra de ferramentas lateral é configurada para girar em torno de um primeiro eixo geométrico em relação ao primeiro suporte lateral para permitir que o conjunto de barra de ferramentas se dobre em resposta às variações em uma superfície do solo, o primeiro suporte lateral é acoplado de modo giratório ao conjunto de barra de reboque e configurado para girar em torno de um segundo eixo geométrico, diferente do primeiro eixo geométrico, em relação ao conjunto de barra de reboque para permitir que a primeira barra de ferramentas lateral transite entre uma posição de trabalho, na qual a primeira barra de ferramentas lateral é substancialmente perpendicular à direção de percurso do sistema de implemento agrícola, e uma posição de transporte, na qual a primeira barra de ferramentas lateral é dobrada para frente ao longo da direção de percurso em relação ao conjunto de barra de reboque, e nenhuma roda de engate na terra é acoplada à primeira barra de ferramentas lateral. Adicionalmente, o sistema de implemento agrícola inclui um primeiro atuador configurado para mover o conjunto de barra de ferramentas entre uma posição abaixada e uma posição levantada. A primeira unidade de fileira é configurada para se engatar ao solo enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição abaixada e a primeira barra de ferramentas lateral está na posição de trabalho. O sistema de implemento agrícola inclui adicionalmente um segundo atuador que se estende entre o primeiro suporte lateral e a primeira barra de ferramentas lateral. Um segundo atuador é configurado para girar a primeira barra de ferramentas lateral para cima em torno do primeiro eixo geométrico enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada de modo que a primeira unidade de fileira seja desengatada do solo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[007] Esses e outros recursos, aspectos e vantagens da presente invenção serão mais bem entendidos quando as seguintes descrições detalhadas forem lidas com referência aos desenhos anexos, nos quais caracteres similares representam partes similares ao longo dos desenhos, em que: A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma realização de um sistema de implemento agrícola configurado para depositar sementes no solo; A Figura 2 é uma vista traseira do sistema de implemento agrícola da Figura 1, no qual o conjunto de barra de ferramentas está em uma posição levantada; A Figura 3 é uma vista de topo do sistema de implemento agrícola da Figura 1, no qual as barras de ferramentas laterais estão em uma posição de transporte; e A Figura 4 é uma vista esquemática de um sistema hidráulico que pode ser empregado dentro do sistema de implemento agrícola da Figura 1.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[008] Agora, em referência aos desenhos, a Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma realização de um sistema de implemento agrícola 10 configurado para depositar sementes no solo. Na realização ilustrada, o sistema de implemento agrícola 10 inclui unidades de fileira 12 configuradas para abrir o solo, dispensar sementes na abertura do solo, e fechar novamente o solo à medida que o sistema de implemento 10 se move em um campo. Por exemplo, em determinadas realizações, cada unidade de fileira 12 inclui uma ferramenta de engate em terra ou abridor que forma uma trajetória de semeadura (por exemplo, sulco) para deposição de sementes no solo. O abridor é seguido por um tubo de sementes configurado para direcionar sementes e/ou outros produtos agrícolas (por exemplo, fertilizante, etc.) no sulco. Discos de fechamento podem ser posicionados atrás do tubo de semente para mover o solo de volta ao sulco, e/ou uma roda compactadora pode ser acoplada a uma porção traseira da unidade de fileira para compactar o solo no topo das sementes depositadas. Enquanto o sistema de implemento agrícola 10 inclui 16 unidades de fileira 12 na realização ilustrada, deve-se verificar que, em realizações alternativas, o sistema de implemento agrícola pode incluir mais ou menos unidades de fileira. Por exemplo, em determinadas realizações, o sistema de implemento agrícola pode incluir 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, ou mais unidades de fileira.
[009] Conforme ilustrado, as unidades de fileira 12 são acopladas a um conjunto de barra de ferramentas 14. O conjunto de barra de ferramentas 14, por sua vez, é acoplado a um conjunto de barra de reboque 16, que inclui um conjunto de atrelagem 18. O conjunto de atrelagem 18 é configurado para acoplar o sistema de implemento agrícola 10 a um veículo de reboque, tal como um trator ou outro acionador principal. Consequentemente, o veículo de reboque pode mover o sistema de implemento agrícola 10 através de um campo em uma direção de percurso 20. Conforme discutido em detalhes acima, o conjunto de barra de reboque 16 é configurado para alongar à medida que as laterais do conjunto de barra de ferramentas giram da posição de trabalho ilustrada em direção a uma posição de transporte.
[010] Na realização ilustrada, o conjunto de barra de ferramentas 14 inclui uma barra de ferramentas central 22, uma primeira barra de ferramentas lateral 24, um primeiro suporte lateral 26, uma segunda barra de ferramentas lateral 28 e um segundo suporte lateral 30. A barra de ferramentas central 22 é rigidamente acoplada ao conjunto de barra de reboque 16, e a barra de ferramentas central 22 é configurada para sustentar quatro unidades de fileira 12. No entanto, deve-se verificar que a barra de ferramentas central pode ser configurada para sustentar mais ou menos unidades de fileira em realizações alternativas. O primeiro e o segundo suportes laterais 26 e 30 são giratoriamente acoplados ao conjunto de barra de reboque 16 pela primeira e pela segunda juntas giratórias 32 e 34, respectivamente. Conforme discutido em detalhes acima, a primeira e a segunda juntas giratórias 32 e 34 permitem que as barras de ferramentas laterais e os suportes laterais girem para frente da posição de trabalho ilustrada para uma posição de transporte. Na realização ilustrada, uma unidade de fileira 12 é acoplada a cada suporte lateral. No entanto, deve-se verificar que, em realizações alternativas, mais ou menos unidades de fileira (por exemplo, 0, 1, 2, 3, 4, ou mais) podem ser acopladas a cada suporte lateral. A primeira barra de ferramentas lateral 24 é giratoriamente acoplada ao primeiro suporte lateral 26 por uma terceira junta giratória 36, e a segunda barra de ferramentas lateral 28 é giratoriamente acoplada ao segundo suporte lateral 30 por uma quarta junta giratória 38. Conforme discutido em detalhes acima, a terceira e a quarta juntas giratórias 36 e 38 permitem que o conjunto de barra de ferramentas 14 se dobre em resposta às variações na superfície do solo. Na realização ilustrada, cinco unidades de fileira 12 são acopladas a cada barra de ferramentas lateral. No entanto, deve-se verificar que mais ou menos unidades de fileira (por exemplo, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, ou mais) podem ser acopladas a cada barra de ferramentas lateral em realizações alternativas.
[011] Embora o conjunto de barra de ferramentas 14 esteja na posição abaixada ilustrada e as barras de ferramentas laterais estejam na posição de trabalho ilustrada, as unidades de fileira 12 (por exemplo, elementos de engate em terra das unidades de fileira, tais como rodas reguladoras, aberturas, discos de fechamento, rodas compactadoras, etc.) são configuradas para se engatarem ao solo, facilitando assim as operações de plantio/semeadura. Na realização ilustrada, o conjunto de barra de ferramentas 14 é configurado para se dobrar na terceira e na quarta juntas giratórias 36 e 38 em resposta às variações na superfície do solo. Consequentemente, as unidades de fileira 12 podem manter o engate ao solo à medida que o sistema de implemento agrícola 10 constata contornos variados dentro do campo. Na realização ilustrada, a primeira barra de ferramentas lateral 24 é configurada para girar em torno de um primeiro eixo geométrico lateral 40 (por exemplo, primeiro eixo geométrico) em relação ao primeiro suporte lateral 26 para permitir que uma porção do conjunto de barra de ferramentas 14 (por exemplo, a metade esquerda do conjunto de barra de ferramentas 14) se dobre em resposta às variações na superfície do solo. Por exemplo, se as unidades de fileira acopladas à primeira barra de ferramentas lateral 24 constatarem terreno que é elevado em relação ao terreno sob a barra de ferramentas central 22 e/ou sob o primeiro suporte lateral 26, a primeira barra de ferramentas lateral 24 pode girar em uma direção 42 em torno do eixo geométrico 40. Como resultado, as unidades de fileira 12 acopladas à barra de ferramentas central 22, ao primeiro suporte lateral 26, e à primeira barra de ferramentas lateral 24 pode manter o engate à superfície do solo.
[012] Adicionalmente, a segunda barra de ferramentas lateral 28 é configurada para girar em torno de um segundo eixo geométrico lateral 44 (por exemplo, terceiro eixo geométrico) em relação ao segundo suporte lateral 30 para permitir que uma porção do conjunto de barra de ferramentas 14 (por exemplo, a metade direita do conjunto de barra de ferramentas 14) se dobre em resposta às variações na superfície do solo. Por exemplo, se as unidades de fileira acopladas à segunda barra de ferramentas lateral 28 constatarem terreno que é elevado em relação ao terreno sob a barra de ferramentas central 22 e/ou sob o segundo suporte lateral 30, a segunda barra de ferramentas lateral 28 pode girar em uma direção 46 em torno do eixo geométrico 44. Como resultado, as unidades de fileira 12 acopladas à barra de ferramentas central 22, ao segundo suporte lateral 30, e à segunda barra de ferramentas lateral 28 pode manter o engate à superfície do solo. Na realização ilustrada, o primeiro e segundo eixos geométricos laterais 40 e 44 são substancialmente paralelos à direção de percurso 20. No entanto, deve-se verificar que, em realizações alternativas, o primeiro e segundo eixos geométricos laterais podem ser angulados em relação à direção de percurso (por exemplo, com base na configuração da terceira e da quarta juntas giratórias).
[013] Na realização ilustrada, o sistema de implemento agrícola 10 inclui quatro rodas 48 acopladas à barra de ferramentas central 22 pelas respectivas armações de roda 50. As armações de roda 50 são acopladas de modo giratório à barra de ferramentas central 22 e acopladas de modo giratório às rodas 48. Um atuador de roda 52 (por exemplo, primeiro atuador), tal como um atuador hidráulico ou um cilindro hidráulico, entre outros, é acoplado a cada armação de roda 50 e à barra de ferramentas central 22 (por exemplo, por meio de um apoio). Os atuadores de roda 52 são configurados para girar as respectivas armações de roda 50 em relação à barra de ferramentas central 22. Por exemplo, com o conjunto de barra de ferramentas 14 na posição abaixada ilustrada, os atuadores de roda 52 podem girar as armações de roda 50 na direção 54 (por exemplo, por meio de extensão de cilindros hidráulicos), movendo assim o conjunto de barra de ferramentas 14 para uma posição levantada. Ademais, com o conjunto de barra de ferramentas 14 na posição levantada, os atuadores de roda 52 podem girar as armações de roda 50 na direção 56 (por exemplo, por meio de retração de cilindros hidráulicos), movendo assim o conjunto de barra de ferramentas 14 para a posição abaixada. Com o conjunto de barra de ferramentas 14 na posição abaixada, as unidades de fileira 12 (por exemplo, elementos de engate em terra das unidades de fileira, tais como rodas reguladoras, aberturas, discos de fechamento, rodas compactadoras, etc.) são configuradas para se engatarem ao solo. Adicionalmente, a transição do conjunto de barra de ferramentas 14 para a posição levantada faz com que as unidades de fileira 12 se desengatem do solo. O conjunto de barra de ferramentas 14 pode ser transitado para a posição levantada para girar o implemento em um promontório, ou, conforme discutido em detalhes acima, para transitar as barras de ferramentas laterais para uma posição de transporte.
[014] Na realização ilustrada, o sistema de implemento agrícola 10 inclui um primeiro atuador lateral 58 (por exemplo, segundo atuador), tal como um atuador hidráulico ou um cilindro hidráulico, entre outros, que se estende entre o primeiro suporte lateral 26 e a primeira barra de ferramentas lateral 24. O primeiro atuador lateral 58 é configurado para girar a primeira barra de ferramentas lateral 24 para cima na direção 42 em torno do primeiro eixo geométrico lateral 40 enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada de modo que as unidades de fileira 12 acopladas à primeira barra de ferramentas lateral 24 sejam desengatadas do solo. Por exemplo, o peso da primeira barra de ferramentas lateral 24 e as unidades de fileira 12 acopladas à primeira barra de ferramentas lateral 24 pode induzir a primeira barra de ferramentas lateral 24 a flexionar para baixo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada. Consequentemente, o giro da primeira barra de ferramentas lateral 24 para cima na direção 42 pode reduzir substancialmente ou eliminar a possibilidade de as primeiras unidades de fileira laterais se engatarem ao solo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada.
[015] Adicionalmente, o sistema de implemento agrícola 10 inclui um segundo atuador lateral 60 (por exemplo, quarto atuador), tal como um atuador hidráulico ou um cilindro hidráulico, entre outros, que se estende entre o segundo suporte lateral 30 e a segunda barra de ferramentas lateral 28. O segundo atuador lateral 60 é configurado para girar a segunda barra de ferramentas lateral 28 para cima na direção 46 em torno do segundo eixo geométrico lateral 44 enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada de modo que as unidades de fileira 12 acopladas à segunda barra de ferramentas lateral 28 sejam desengatadas do solo. Por exemplo, o peso da segunda barra de ferramentas lateral 28 e das unidades de fileira 12 acopladas à segunda barra de ferramentas lateral 28 pode induzir a segunda barra de ferramentas lateral 28 a flexionar para baixo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada. Consequentemente, o giro da segunda barra de ferramentas lateral 28 para cima na direção 46 pode reduzir substancialmente ou eliminar a possibilidade das segundas unidades de fileira laterais se engatarem ao solo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada.
[016] Em determinadas realizações e/ou condições operacionais, o primeiro e o segundo atuadores laterais 58 e 60 podem ser transitados para um modo de flutuação enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição abaixada, permitindo assim que as barras de ferramentas laterais girem em resposta às variações no terreno. No entanto, em realizações alternativas e/ou condições operacionais, o primeiro e o segundo atuadores laterais 58 e 60 podem impulsionar as respectivas barras de ferramentas laterais para baixo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição abaixada. Por exemplo, o primeiro atuador lateral 58 pode impulsionar a primeira barra de ferramentas lateral 24 para girar em uma direção 62 em torno do primeiro eixo geométrico lateral 40, impulsionando assim as unidades de fileira acopladas à primeira barra de ferramentas lateral 24 em direção à superfície do solo. Adicionalmente, o segundo atuador lateral 60 pode impulsionar a segunda barra de ferramentas lateral 28 para girar em uma direção 64 em torno do segundo eixo geométrico lateral 44, impulsionando assim as unidades de fileira acopladas à segunda barra de ferramentas lateral 28 em direção à superfície do solo. A título de exemplo, enquanto o implemento agrícola 10 é operado em determinadas condições do solo (por exemplo, solo macio), o primeiro e o segundo atuadores laterais 58 e 60 podem ser transitados para o modo de flutuação, e enquanto o implemento agrícola 10 é operado em outras condições do solo (por exemplo, solo duro), o primeiro e o segundo atuadores laterais 58 e 60 podem impulsionar a primeira e a segunda barras de ferramentas laterais para baixo.
[017] Conforme anteriormente discutido, a primeira e a segunda barras de ferramentas laterais 24 e 28, e o primeiro e o segundo suportes laterais 26 e 30 são configuradas para girar entre a posição de trabalho ilustrada e uma posição de transporte. Conforme ilustrado, com as barras de ferramentas laterais e suportes laterais na posição de trabalho ilustrada, a primeira barra de ferramentas lateral 24, o primeiro suporte lateral 26, a segunda barra de ferramentas lateral 28, e o segundo suporte lateral 30 são substancialmente perpendiculares à direção de percurso 20. Conforme revelado no presente documento, “substancialmente perpendicular” se refere a uma disposição na qual a barra de ferramentas lateral e o suporte lateral são angulados em cerca de 45 graus até cerca de 135 graus, cerca de 55 graus até cerca de 125 graus, cerca de 65 graus até cerca de 115 graus, cerca de 75 graus até cerca de 105 graus, cerca de 85 graus até cerca de 95 graus ou cerca de 90 graus em relação à direção de percurso 20. Na realização ilustrada, o sistema de implemento agrícola 10 inclui um primeiro suporte lateral atuador 66 (por exemplo, terceiro atuador), tal como um atuador hidráulico ou cilindro hidráulico, entre outros, que se estende entre o conjunto de barra de reboque 16 e o primeiro suporte lateral 26. O primeiro suporte lateral atuador 66 é configurado para girar o primeiro suporte lateral 26 e a primeira barra de ferramentas lateral 24 para frente em uma direção 68 em torno de um eixo geométrico 70 (por exemplo, segundo eixo geométrico) que se estende através de a primeira junta giratória 32 (por exemplo, por meio de retração de um cilindro hidráulico). Adicionalmente, o sistema de implemento agrícola 10 inclui um segundo suporte lateral atuador 72 (por exemplo, quinto atuador), tal como um atuador hidráulico ou cilindro hidráulico, entre outros, que estende entre o conjunto de barra de reboque 16 e o segundo suporte lateral 30. O segundo suporte lateral atuador 72 é configurado para girar o segundo suporte lateral 30 e a segunda barra de ferramentas lateral 28 para frente em uma direção 74 em torno de um eixo geométrico 76 (por exemplo, quarto eixo geométrico) que se estende através da segunda junta giratória 34 (por exemplo, por meio de retração de um cilindro hidráulico).
[018] Para transitar a primeira barra de ferramentas lateral 24, o primeiro suporte lateral 26, a segunda barra de ferramentas lateral 28, e o segundo suporte lateral 30 para a posição de transporte, os atuadores de roda 52 movem o conjunto de barra de ferramentas 14 para a posição levantada, desengatando assim as unidades de fileira do solo. Os atuadores de suporte lateral 66 e 72 então giram a primeira barra de ferramentas lateral 24, o primeiro suporte lateral 26, a segunda barra de ferramentas lateral 28, e o segundo suporte lateral 30 para frente para a posição de transporte. Conforme anteriormente discutido, o primeiro e o segundo atuadores laterais 58 e 60 são configurados para girar a primeira e a segunda barras de ferramentas laterais 24 e 28 para cima enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada, reduzindo assim substancialmente ou eliminando a possibilidade de as unidades de fileira engatarem ao solo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada. O primeiro e o segundo atuadores laterais 58 e 60 são também configurados para manter a primeira e a segunda barras de ferramentas laterais 24 e 28 na posição giratória para cima enquanto as barras de ferramentas laterais e os suportes laterais giram para frente para a posição de transporte. Como resultado, a possibilidade de as unidades de fileira de barra de ferramentas lateral/suporte lateral engatarem ao solo durante o giro dianteiro das barras de ferramentas laterais e os suportes laterais é substancialmente reduzida ou eliminada.
[019] Devido ao fato de que o primeiro e o segundo atuadores laterais 58 e 60 são configurados para manter a primeira e a segunda barras de ferramentas laterais em uma posição giratória para cima enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada e durante o giro dianteiro das barras de ferramentas laterais e os suportes laterais, rodas laterais, que podem ser empregadas em determinados sistemas de implemento agrícola para sustentar as barras de ferramentas laterais enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada e durante a transição para a posição de transporte, são eliminadas. Consequentemente, na realização ilustrada, nenhuma roda de engate em terra é acoplada (por exemplo, diretamente acoplada, acoplada por meio de uma armação de roda, etc.) à primeira barra de ferramentas lateral 24 (por exemplo, ao longo de um comprimento/extensão longitudinal da primeira barra de ferramentas lateral 24), e nenhuma roda de engate em terra é acoplada (por exemplo, diretamente acoplada, acoplada por meio de uma armação de roda, etc.) à segunda barra de ferramentas lateral 28 (por exemplo, ao longo de um comprimento/extensão longitudinal da segunda barra de ferramentas lateral 28). Desse modo, a primeira e a segunda barras de ferramentas laterais não são sustentadas por rodas de engate em terra (por exemplo, enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada, a posição abaixada, e qualquer posição entre as mesmas, e enquanto as barras de ferramentas laterais estão na posição de trabalho, na posição de transporte, e qualquer posição entre as mesmas). Como resultado, a compactação de solo, que pode ocorrer à medida que as rodas laterais se engatam ao solo (por exemplo, durante uma volta em promontório, durante a transição para a posição de transporte, etc.), pode ser substancialmente reduzida ou eliminada. Adicionalmente, os custos de fabricação associados ao sistema de implemento agrícola podem ser reduzidos devido a uma redução de componentes. Ademais, a redução de peso associada à redução de componentes pode reduzir a compactação de solo das rodas 48.
[020] Embora a realização ilustrada inclua duas barras de ferramentas laterais, isto é, a primeira barra de ferramentas lateral 24 e a segunda barra de ferramentas lateral 28, deve-se verificar que, em realizações alternativas, o conjunto de barra de ferramentas 14 pode incluir barras de ferramentas laterais adicionais. Por exemplo, em determinadas realizações, o conjunto de barra de ferramentas 14 pode incluir 2, 4, 6, 8 ou mais barras de ferramentas laterais. Adicionalmente, embora atuadores hidráulicos (por exemplo, cilindros hidráulicos) sejam revelados no presente documento, deve- se verificar que os atuadores de roda 52, o primeiro e o segundo atuadores laterais 58 e 60, e os atuadores de suporte lateral 66 e 72 podem incluir atuadores pneumáticos (por exemplo, cilindros pneumáticos, motores pneumáticos, etc.), atuadores elétricos (por exemplo, solenoides, motores elétricos, etc.), ou qualquer outro atuador adequado em realizações alternativas.
[021] A Figura 2 é uma vista traseira do sistema de implemento agrícola 10 da Figura 1, na qual o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada. Com o conjunto de barra de ferramentas 14 na posição levantada, as unidades de fileira 12 (por exemplo, elementos de engate em terra das unidades de fileira, tal como rodas reguladoras, aberturas, discos de fechamento, rodas compactadoras, etc.) são desengatadas do solo. O desengate das unidades de fileira 12 do solo permite que o sistema de implemento agrícola 10 gire em um promontório e/ou transite as barras de ferramentas laterais e os suportes laterais para a posição de transporte.
[022] Conforme anteriormente discutido, o primeiro atuador lateral 58 é configurado para girar a primeira barra de ferramentas lateral 24 para cima na direção 42 enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada de modo que as unidades de fileira 12 acopladas à primeira barra de ferramentas lateral 24 sejam desengatadas do solo. Por exemplo, o peso da primeira barra de ferramentas lateral 24 e as unidades de fileira 12 acopladas à primeira barra de ferramentas lateral 24 pode induzir a primeira barra de ferramentas lateral 24 a flexionar para baixo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada. Consequentemente, o giro da primeira barra de ferramentas lateral 24 para cima na direção 42 pode reduzir substancialmente ou eliminar a possibilidade de as primeiras unidades de fileira laterais se engatarem ao solo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada. Portanto, uma roda de suporte lateral, que pode ser empregada em determinados sistemas de implemento agrícola para sustentar a primeira barra de ferramentas lateral enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada, é evitada. Sendo assim, nenhuma roda de engate em terra é acoplada (por exemplo, diretamente acoplada, acoplada por meio uma armação de roda, etc.) à primeira barra de ferramentas lateral 24.
[023] Ademais, o segundo atuador lateral 60 é configurado para girar a segunda barra de ferramentas lateral 28 para cima na direção 46 enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada de modo que as unidades de fileira 12 acopladas à segunda barra de ferramentas lateral 28 sejam desengatadas do solo. Por exemplo, o peso da segunda barra de ferramentas lateral 28 e das unidades de fileira 12 acopladas à segunda barra de ferramentas lateral 28 pode induzir a segunda barra de ferramentas lateral 28 a flexionar para baixo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada. Consequentemente, o giro da segunda barra de ferramentas lateral 28 para cima na direção 46 pode substancialmente reduzir ou eliminar a possibilidade das segundas unidades de fileira laterais se engatem ao solo enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada. Portanto, uma roda de suporte lateral, que pode ser empregada em determinados sistemas de implemento agrícola para sustentar a segunda barra de ferramentas lateral enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada, é evitada. Sendo assim, nenhuma roda de engate em terra é acoplada (por exemplo, diretamente acoplada, acoplada por meio de uma armação de roda, etc.) à segunda barra de ferramentas lateral 28. Ademais, na realização ilustrada, nenhuma roda de engate em terra é acoplada ao primeiro suporte lateral 26, e nenhuma roda de engate em terra é acoplada ao segundo suporte lateral 30.
[024] A Figura 3 é uma vista de topo do sistema de implemento agrícola da Figura 1, na qual as barras de ferramentas laterais 24 e 28 estão na posição de transporte. Conforme ilustrado, com as barras de ferramentas laterais na posição de transporte, as barras de ferramentas laterais 24 e 28, e os suportes laterais 26 e 30 são substancialmente paralelos à direção de percurso. Adicionalmente, a barra de reboque 16 é alongada para acomodar o comprimento das barras de ferramentas laterais e os suportes laterais. Por exemplo, as hastes de conexão 75 podem acionar a barra de reboque 16 para alongar à medida que as barras de ferramentas laterais 24 e 28, e os suportes laterais 26 e 30 giram para frente. Em determinadas realizações, o conjunto de barra de reboque é configurado para sustentar a primeira barra de ferramentas lateral 24 e a segunda barra de ferramentas lateral 28 enquanto as barras de ferramentas laterais estão na posição de transporte ilustrada. Consequentemente, os atuadores laterais, que mantêm as barras de ferramentas laterais em uma posição giratória para cima durante o giro dianteiro das barras de ferramentas laterais e os suportes laterais da posição de trabalho para a posição de transporte, podem ser transitados para um modo de flutuação quando as barras de ferramentas laterais e os suportes laterais alcançam a posição de transporte.
[025] Para transitar as barras de ferramentas laterais 24 e 28 para a posição de trabalho, os atuadores laterais 58 e 60 podem primeiro levantar as barras de ferramentas laterais acima do conjunto de barra de reboque 16. O primeiro suporte lateral atuador pode então girar a primeira barra de ferramentas lateral 24 e o primeiro suporte lateral 26 para fora em uma direção 79, e o segundo suporte lateral atuador pode girar a segunda barra de ferramentas lateral 28 e o segundo suporte lateral 30 para fora em uma direção 81. Uma vez que as barras de ferramentas laterais estão na posição de trabalho, os atuadores de roda 52 podem abaixar o conjunto de barra de ferramentas 14 para a posição abaixada, induzindo assim as unidades de fileira a se engatarem ao solo.
[026] A Figura 4 é uma vista esquemática de um sistema hidráulico 78 que pode ser empregado dentro do sistema de implemento agrícola da Figura 1. Conforme ilustrado, o sistema hidráulico 78 inclui os atuadores de roda 52, o primeiro atuador lateral 58, o segundo atuador lateral 60, o primeiro suporte lateral atuador 66, e o segundo suporte lateral atuador 72. Conforme anteriormente discutido, os atuadores de roda 52 são configurados para mover o conjunto de barra de ferramentas entre a posição abaixada e a posição levantada. Adicionalmente, o primeiro atuador lateral 58 é configurado para girar a primeira barra de ferramentas lateral em torno do primeiro eixo geométrico lateral, e o segundo atuador lateral 60 é configurado para girar a segunda barra de ferramentas lateral em torno do segundo eixo geométrico lateral. Ademais, o primeiro suporte lateral atuador 66 é configurado para girar a primeira barra de ferramentas lateral entre a posição de trabalho e a posição de transporte, e o segundo suporte lateral atuador 72 é configurado para girar a segunda barra de ferramentas lateral entre a posição de trabalho e a posição de transporte. Embora cada atuador seja um cilindro hidráulico na realização ilustrada, deve-se verificar que, em realizações alternativas, um ou mais dos atuadores pode ser um motor hidráulico ou qualquer outro atuador hidráulico adequado.
[027] Na realização ilustrada, o sistema hidráulico 22 inclui um primeiro sensor 80 e um segundo sensor 82. Cada sensor 80 e 82 é acoplado de modo comunicativo a um controlador eletrônico 86 de um sistema de controle hidráulico 86. O primeiro sensor 80 é configurado para emitir um primeiro sinal indicativo de um primeiro ângulo da primeira barra de ferramentas lateral em relação ao conjunto de barra de reboque (por exemplo, em relação ao primeiro suporte lateral, que é acoplado ao conjunto de barra de reboque) em torno do primeiro eixo geométrico lateral. Adicionalmente, o segundo sensor 82 é configurado para emitir um segundo sinal indicativo de um segundo ângulo da segunda barra de ferramentas lateral em relação ao conjunto de barra de reboque (por exemplo, em relação ao segundo suporte lateral, que é acoplado ao conjunto de barra de reboque) em torno do segundo eixo geométrico lateral. Por exemplo, em determinadas realizações, cada sensor pode ser montado entre a barra de ferramentas lateral e o respectivo suporte lateral, e configurado para emitir um sinal indicativo de um ângulo entre a barra de ferramentas lateral e o respectivo suporte lateral. Em determinadas realizações, cada sensor pode incluir um potenciômetro giratório, um potenciômetro linear, um transformador diferencial variável linear (LVDT), ou outro dispositivo adequado configurado para emitir um sinal indicativo de um ângulo da barra de ferramentas lateral.
[028] Na realização ilustrada, o controlador eletrônico 84 inclui um processador, como o microprocessador ilustrado 88 e um dispositivo de memória 90. O controlador eletrônico 84 também pode incluir um ou mais dispositivos de armazenamento e/ou outros componentes adequados. O processador 88 pode ser usado para executar um software, como um software para controlar um conjunto de válvula 92 e assim por diante. Ademais, o processador 88 pode incluir múltiplos microprocessadores, um ou mais microprocessadores de “propósitos gerais”, um ou mais microprocessadores de propósitos especiais e/ou um ou mais circuitos integrados de aplicação específica (ASICS) ou alguma combinação dos mesmos. Por exemplo, o processador 88 pode incluir um ou mais processadores de conjunto de restrições específicas (RISC).
[029] O dispositivo de memória 90 pode incluir uma memória volátil, como memória de acesso aleatório (RAM) e/ou uma memória não volátil, como ROM. O dispositivo de memória 90 pode armazenar uma variedade de informações e pode ser usado para vários propósitos. Por exemplo, o dispositivo de memória 90 pode armazenar instruções executáveis por processador (por exemplo, firmware ou software) para que o processador 88 execute, tais como, instruções para controlar o conjunto de válvula 92. O(s) dispositivo(s) de armazenamento (por exemplo, armazenamento não volátil) pode(m) incluir memória de leitura única (ROM), memória flash, um disco rígido ou qualquer outro meio adequado de armazenamento óptico, magnético ou em estado sólido ou uma combinação dos mesmos. O(s) dispositivo(s) de armazenamento pode armazenar dados, instruções (por exemplo, software ou firmware para controlar o conjunto de válvula 92, etc.), e quaisquer outras informações adequadas.
[030] Conforme ilustrado, cada atuador hidráulico é acoplado de modo fluido ao conjunto de válvula 92 do sistema de controle hidráulico 86, e o conjunto de válvula 92 é acoplado de modo comunicativo ao controlador eletrônico 84. O conjunto de válvula 92 é configurado para controlar o fluxo de fluido entre uma fonte de fluido hidráulica e os atuadores hidráulicos com base em sinais de controle do controlador eletrônico 84. Na realização ilustrada, o controlador eletrônico 84 é configurado para instruir o primeiro atuador lateral 58 (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) a girar a primeira barra de ferramentas lateral para cima em torno do primeiro eixo geométrico lateral enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada até que o primeiro ângulo da primeira barra de ferramentas lateral seja maior ou igual a um primeiro ângulo limítrofe (por exemplo, armazenado no dispositivo de memória 90). O primeiro ângulo limítrofe corresponde a um ângulo da primeira barra de ferramentas lateral suficiente para desengatar as primeiras unidades de fileira laterais do solo (por exemplo, cerca de 1 grau até cerca de 45 graus, cerca de 2 graus até cerca de 30 graus, cerca de 5 graus até cerca de 20 graus, ou cerca de 15 graus). O controlador eletrônico 84 é também configurado para instruir o segundo atuador lateral 60 (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) a girar a segunda barra de ferramentas lateral para cima em torno do segundo eixo geométrico lateral enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada até que o segundo ângulo da segunda barra de ferramentas lateral seja maior ou igual a um segundo ângulo limítrofe (por exemplo, armazenado no dispositivo de memória 90). O segundo ângulo limítrofe corresponde a um ângulo da segunda barra de ferramentas lateral suficiente para desengatar as segundas unidades de fileira laterais do solo (por exemplo, cerca de 1 grau até cerca de 45 graus, cerca de 2 graus até cerca de 30 graus, cerca de 5 graus até cerca de 20 graus ou cerca de 15 graus). Em determinadas realizações, o primeiro ângulo limítrofe pode ser igual ao segundo ângulo limítrofe. No entanto, deve-se verificar que o primeiro e o segundo ângulos limítrofes podem ser diferentes um do outro.
[031] Devido ao fato de que o controlador eletrônico 84 é configurado para instruir o primeiro e o segundo atuadores laterais 58 e 60 a girarem a primeira e a segunda barras de ferramentas laterais, respectivamente, para cima enquanto o conjunto de barra de ferramentas 14 está na posição levantada, as rodas laterais, que podem ser empregadas em determinados sistemas de implemento agrícola para sustentar as barras de ferramentas laterais enquanto o conjunto de barra de ferramentas está na posição levantada, são evitadas. Consequentemente, conforme anteriormente discutido, nenhuma roda de engate em terra é acoplada à primeira barra de ferramentas lateral, e nenhuma roda de engate em terra é acoplada à segunda barra de ferramentas lateral. Devido ao fato de que as barras de ferramentas laterais não são sustentadas pelas rodas de engate em terra, compactação de solo, que pode ocorrer à medida que as rodas laterais engatam no solo (por exemplo, durante uma volta em promontório, durante a transição para a posição de transporte, etc.), podem ser substancialmente reduzidas ou eliminadas. Adicionalmente, os custos de fabricação associados ao sistema de implemento agrícola podem ser reduzidos devido a uma redução de componentes. Ademais, a redução de peso associada à redução de componentes pode reduzir a compactação de solo das rodas acopladas à barra de ferramentas central.
[032] Em determinadas realizações, o controlador eletrônico 84 é também configurado para controlar a transição das barras de ferramentas laterais da posição de trabalho para a posição de transporte. Por exemplo, o controlador eletrônico 84 pode ser configurado para instruir sequencialmente (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) os atuadores de roda 52 a moverem o conjunto de barra de ferramentas para a posição levantada, para instruir (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) os atuadores laterais 58 e 60 a girarem as barras de ferramentas laterais até que o primeiro ângulo seja maior ou igual ao primeiro ângulo limítrofe e o segundo ângulo seja maior ou igual ao segundo ângulo limítrofe, e para instruir (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) os atuadores de suporte lateral 66 e 72 a girarem as barras de ferramentas laterais e os suportes laterais para a posição de transporte. Ademais, embora as barras de ferramentas laterais e os suportes laterais estejam na posição de transporte, o controlador eletrônico 84 pode instruir (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) os atuadores laterais 58 e 60 a transitarem para um modo de flutuação, permitindo assim que o conjunto de barra de reboque sustente as barras de ferramentas laterais e os suportes laterais. De modo similar, o controlador eletrônico 84 pode ser configurado para transitar as barras de ferramentas laterais da posição de transporte para a posição de trabalho. Por exemplo, o controlador eletrônico 84 pode ser configurado para instruir sequencialmente (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) os atuadores laterais 58 e 60 a girarem as barras de ferramentas laterais até que o primeiro ângulo seja maior ou igual ao primeiro ângulo limítrofe e o segundo ângulo seja maior ou igual ao segundo ângulo limítrofe, para instruir (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) os atuadores de suporte lateral 66 e 72 a girarem as barras de ferramentas laterais e os suportes laterais da posição de transporte para a posição de trabalho, e para instruir (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) os atuadores de roda 52 para moverem o conjunto de barra de ferramentas para a posição abaixada. Ademais, embora o conjunto de barra de ferramentas esteja na posição abaixada, o controlador eletrônico 84 pode ser configurado para instruir (por exemplo, por meio do conjunto de válvula 92) os atuadores laterais 58 e 60 a transitarem para um modo de flutuação ou para impulsionar as barras de ferramentas laterais para baixo (por exemplo, dependendo das condições do solo).
[033] Embora apenas certos recursos da invenção tenham sido ilustrados e descritos no presente documento, muitas modificações e mudanças ocorrerão aos técnicos no assunto. Portanto, deve ser entendido que as reivindicações anexas se destinam a cobrir todas essas modificações e mudanças que estejam dentro do espírito verdadeiro da invenção.

Claims (5)

1. SISTEMA DE IMPLEMENTO AGRÍCOLA, que compreende: um primeiro atuador hidráulico (52) configurado para mover um conjunto de barra de ferramentas (14) entre uma posição abaixada e uma posição levantada; um segundo atuador hidráulico (58) configurado para girar uma primeira barra de ferramentas lateral (24) do conjunto de barra de ferramentas (14) em torno de um primeiro eixo geométrico (40) em relação a um conjunto de barra de reboque (16), em que a primeira barra de ferramentas lateral (24) é configurada para sustentar uma primeira unidade de fileira (12), a primeira barra de ferramentas lateral (24) é configurada para girar em torno do primeiro eixo geométrico (40) para permitir que o conjunto de barra de ferramentas (14) se dobre em resposta às variações em uma superfície do solo, a primeira barra de ferramentas lateral (24) é configurada para girar em torno de um segundo eixo geométrico, diferente do primeiro eixo geométrico, entre uma posição de trabalho, na qual a primeira barra de ferramentas lateral (24) é substancialmente perpendicular a uma direção de percurso do sistema de implemento agrícola (10), e uma posição de transporte, na qual a primeira barra de ferramentas lateral (24) é dobrada para frente ao longo da direção de percurso em relação ao conjunto de barra de reboque (16), e nenhuma roda de engate em terra é acoplada à primeira barra de ferramentas lateral (24); caracterizado pelo fato de compreender, ainda, um primeiro sensor configurado (80) para emitir um primeiro sinal indicativo de um primeiro ângulo da primeira barra de ferramentas lateral (24) em relação ao conjunto de barra de reboque (16) em torno do primeiro eixo geométrico; e um sistema de controle hidráulico (86) que compreende um controlador eletrônico (84), em que o sistema de controle hidráulico (86) é acoplado de modo fluido ao primeiro atuador hidráulico (52) e ao segundo atuador hidráulico (58), o controlador eletrônico é acoplado de modo comunicativo ao primeiro sensor (80) e configurado para receber o primeiro sinal, e o controlador eletrônico (84) é configurado para instruir o segundo atuador hidráulico (58) a girar a primeira barra de ferramentas lateral (24) para cima em torno do primeiro eixo geométrico enquanto o conjunto de barra de ferramentas (14) está na posição levantada até que o primeiro ângulo da primeira barra de ferramentas lateral (24) seja maior ou igual a um primeiro ângulo limítrofe no qual a primeira unidade de fileira (12) é desengatada do solo.
2. SISTEMA DE IMPLEMENTO AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende um terceiro atuador hidráulico (66) acoplado de modo fluido ao sistema de controle hidráulico (86), em que o terceiro atuador hidráulico (66) é configurado para girar a primeira barra de ferramentas lateral (24) em torno do segundo eixo geométrico.
3. SISTEMA DE IMPLEMENTO AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o controlador eletrônico (84) é configurado para instruir sequencialmente o primeiro atuador hidráulico (52) a mover o conjunto de barra de ferramentas (14) para a posição levantada, para instruir o segundo atuador hidráulico (58) a girar a primeira barra de ferramentas lateral (24) até que o primeiro ângulo da primeira barra de ferramentas lateral seja maior ou igual ao primeiro ângulo limítrofe, e para instruir o terceiro atuador hidráulico (66) a girar a primeira barra de ferramentas lateral (24) para a posição de transporte.
4. SISTEMA DE IMPLEMENTO AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o controlador eletrônico (84) é configurado para instruir o segundo atuador hidráulico (58) a transitar para um modo de flutuação enquanto o conjunto de barra de ferramentas (14) está na posição abaixada e a primeira barra de ferramentas lateral (24) está na posição de trabalho.
5. SISTEMA DE IMPLEMENTO AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende: um quarto atuador hidráulico (60) configurado para girar uma segunda barra de ferramentas lateral (28) do conjunto de barra de ferramentas (14) em torno de um terceiro eixo geométrico em relação ao conjunto de barra de reboque (16), em que a segunda barra de ferramentas lateral (28) é configurada para sustentar uma segunda unidade de fileira (12), a segunda barra de ferramentas lateral (28) é configurada para girar em torno do terceiro eixo geométrico para permitir que o conjunto de barra de ferramentas (14) se dobre em resposta às variações na superfície do solo, a segunda barra de ferramentas lateral (28) é configurada para girar em torno de um quarto eixo geométrico, diferente do terceiro eixo geométrico, entre uma posição de trabalho, na qual a segunda barra de ferramentas lateral (28) é substancialmente perpendicular à direção de percurso, e uma posição de transporte, na qual a segunda barra de ferramentas lateral (28) é dobrada para frente ao longo da direção de percurso em relação ao conjunto de barra de reboque (16), e nenhuma roda de engate em terra é acoplada à segunda barra de ferramentas lateral; e um segundo sensor (82) configurado para emitir um segundo sinal indicativo de um segundo ângulo da segunda barra de ferramentas lateral (28) em relação ao conjunto de barra de reboque (16) em torno do terceiro eixo geométrico; em que o sistema de controle hidráulico (86) é acoplado de modo fluido ao quarto atuador hidráulico (60), o controlador eletrônico (84) é acoplado de modo comunicativo ao segundo sensor (82) e configurado para receber o segundo sinal, e o controlador eletrônico (84) é configurado para instruir o quarto atuador hidráulico (60) a girar a segunda barra de ferramentas lateral (28) para cima em torno do terceiro eixo geométrico enquanto o conjunto de barra de ferramentas (14) está na posição levantada até que o segundo ângulo da segunda barra de ferramentas lateral (28) seja maior ou igual a um segundo ângulo limítrofe no qual a segunda unidade de fileira (12) é desengatada do solo.
BR102016016058-8A 2015-07-10 2016-07-10 sistema de implemento agrícola BR102016016058B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/796,917 2015-07-10
US14/796,917 US9832921B2 (en) 2015-07-10 2015-07-10 Toolbar wing support system for an agricultural implement

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102016016058A2 BR102016016058A2 (pt) 2017-01-24
BR102016016058B1 true BR102016016058B1 (pt) 2021-07-06

Family

ID=57729865

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016016058-8A BR102016016058B1 (pt) 2015-07-10 2016-07-10 sistema de implemento agrícola

Country Status (3)

Country Link
US (1) US9832921B2 (pt)
BR (1) BR102016016058B1 (pt)
CA (1) CA2930114C (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10448558B2 (en) * 2016-03-24 2019-10-22 NORWOOD SALES, Inc. Side-fold planter bar
US10752237B2 (en) 2017-10-27 2020-08-25 Cnh Industrial America Llc System and method for automatically leveling an agricultural implement
US11612096B2 (en) * 2018-08-17 2023-03-28 Harvest International, Inc. Toolbar with hydraulic height control
BR112021009508A2 (pt) 2018-11-16 2021-08-17 Cnh Industrial America Llc gerenciamento de limite para atuação de seguimento de solo em uma plataforma de colheita de múltiplos segmentos
EP3879960B1 (en) * 2018-11-16 2023-08-30 CNH Industrial Belgium NV Harvester header having a segment control system
US11564344B2 (en) 2019-12-24 2023-01-31 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11523556B2 (en) 2019-12-24 2022-12-13 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11582899B2 (en) 2019-12-24 2023-02-21 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11523555B2 (en) 2019-12-24 2022-12-13 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11553639B2 (en) 2019-12-24 2023-01-17 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11483963B2 (en) 2019-12-24 2022-11-01 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11490558B2 (en) 2019-12-24 2022-11-08 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11516958B2 (en) 2019-12-24 2022-12-06 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11553638B2 (en) 2019-12-24 2023-01-17 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11564346B2 (en) 2019-12-24 2023-01-31 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11589500B2 (en) 2019-12-24 2023-02-28 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US11596095B2 (en) 2019-12-24 2023-03-07 Cnh Industrial America Llc Particle delivery system of an agricultural row unit
US20210315148A1 (en) * 2020-04-08 2021-10-14 Agco Corporation Agricultural implements having row unit position sensors and a rotatable implement frame, and related control systems and methods
US20230320258A1 (en) * 2022-04-07 2023-10-12 Cnh Industrial America Llc Modular agricultural planter

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2597533A (en) * 1947-12-10 1952-05-20 Arthur L Rogers Folding drawbar for harrows
US2970658A (en) 1955-12-22 1961-02-07 Arnold F Kopaska Harrow transport
US3154151A (en) * 1963-01-11 1964-10-27 Harry G Zimmer Hydraulically operated drag device
US3208536A (en) 1963-09-09 1965-09-28 Int Harvester Co Folding agricultural implement
US4046203A (en) * 1976-01-19 1977-09-06 International Harvester Company Folding tool bar for agricultural implements
US4366867A (en) * 1980-03-18 1983-01-04 Filbrun Ronald A Horizonally folding agricultural implement and hinge
US4320805A (en) 1980-07-23 1982-03-23 Deere & Company Wing fold implement and folding sequence control therefor
US4569296A (en) * 1984-02-01 1986-02-11 Bill Miller Agricultural tool bar and chemical applicator
US4646851A (en) 1984-03-12 1987-03-03 Duello Dennis E Bi-fold toolbar
US4664202A (en) 1984-09-07 1987-05-12 Great Plains Manufacturing, Inc. Folding implement frame for grain drills and the like
CA1230866A (en) * 1986-07-15 1987-12-29 Glen S. Pask Agricultural field sprayer
US4945997A (en) 1989-08-16 1990-08-07 Adee Raymond A Folding agricultural implement
US5113956A (en) 1991-01-23 1992-05-19 Friesen Milford E Forwardly folding tool bar
US5429195A (en) 1993-06-22 1995-07-04 Turnis; Joseph J. Operable coulter frame for farm implements
SE9503062L (sv) 1995-09-05 1997-06-24 Peter Toth Sätt och anordning vid informationslagring
CA2164024C (en) * 1995-11-29 2005-08-16 James Wayne Henry Down-pressure system for agricultural implement
US5934382A (en) * 1996-08-27 1999-08-10 Wilkins; Walter B. Sand fighter for bed planting
US6213034B1 (en) 1998-08-27 2001-04-10 Case Corporation Planter apparatus and method
US6035942A (en) * 1998-09-02 2000-03-14 Hawkins Mfg., Inc. Full truss tool bar
US6206105B1 (en) * 1999-05-13 2001-03-27 Milford E. Friesen Forwardly folding tool bar
US6321852B1 (en) 2000-01-26 2001-11-27 Deere & Company Agricultural implement frame having a transport configuration and a working configuration
FR2857559B1 (fr) * 2003-07-18 2006-08-18 Kuhn Sa Faucheuse agricole comportant un dispositif ameliore pour la mise en position de manoeuvre
US7210538B2 (en) 2004-03-27 2007-05-01 Cnh America Llc Center pivot wing flotation method and apparatus
US7604068B1 (en) * 2005-02-24 2009-10-20 Arlyn E. Friesen Forwardly folding tool bar
US8118110B2 (en) 2009-05-08 2012-02-21 Landoll Corporation Agricultural implements with hinged and floating wings
WO2011163631A1 (en) 2010-06-25 2011-12-29 Kinzenbaw Jon E Planter with four bar linkage
US8517118B2 (en) * 2010-06-30 2013-08-27 Cnh Canada, Ltd. Stack-fold implement having bulk fill system
US8909435B2 (en) * 2011-09-29 2014-12-09 Cnh Industrial Canada, Ltd. Method and apparatus for implement control of tractor hydraulics via isobus connection
WO2013134457A1 (en) 2012-03-08 2013-09-12 Kinze Manufacturing, Inc. Implement frame with forward foldable wings

Also Published As

Publication number Publication date
BR102016016058A2 (pt) 2017-01-24
US9832921B2 (en) 2017-12-05
CA2930114A1 (en) 2017-01-10
US20170006761A1 (en) 2017-01-12
CA2930114C (en) 2020-11-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102016016058B1 (pt) sistema de implemento agrícola
CA2966460C (en) Wheel position control system for an agricultural implement
BR102016016062A2 (pt) sistema de implemento agrícola
US8342255B2 (en) Steerable agricultural implement with equalized steering effort
BR102017017587B1 (pt) Sistema agrícola
BR102016016060A2 (pt) ?sistema de implemento agrícola?
BR102017012455A2 (pt) System and method for leveling an agricultural implementation
BR102019016298A2 (pt) Sistema e método para controlar a direção de deslocamento de um implemento agrícola
BR102014002355A2 (pt) transportador de implemento com lagartas dirigíveis
US10104828B2 (en) Agricultural implement system with tool bar behind wing frame
BR112012017632B1 (pt) semeadora dobrável aperfeiçoada
US9930823B2 (en) Reducing wheel forces on a field surface
BR102018009991A2 (pt) sistema de filtro aperfeiçoado para um implemento agrícola
US20230036264A1 (en) Two row agricultural planting implement having a lift and downforce actuator
BR102021006242A2 (pt) Implemento agrícola que tem um conjunto de articulação de roda de asa
BR102015020299B1 (pt) Maquina agricola com ao menos uma barra de plantio articulada
BR102019025980A2 (pt) rodado para um implemento agrícola e implemento agrícola
BR102023006273A2 (pt) Implementos agrícolas
BR102022005884A2 (pt) Porta-ferramentas para implemento agrícola com sistema pantográfico e pivotante
BR102022006967A2 (pt) Semeadeira articulada e método de alteração de posição de máquinas e implementos agrícolas aplicado na mesma
BR102017004935B1 (pt) Sistema de implemento agrícola
BR202018073468U2 (pt) Aperfeiçoamento em sistema de controle de pressão de linha de plantio no solo em plantadora de grãos
BR102016006174B1 (pt) braço de transporte para um implemento agrícola e plantadeira
BR102016027933B1 (pt) Sistema de controle de direção e posição de uma roda de solo em uma máquina ou implemento agrícola
BR202013003022Y1 (pt) Constructive disposition of the joint and mounting system of the seed and fertilizer composer of grain sowing and fertilizer

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/07/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B17A Notification of administrative nullity (patentee has 60 days time to reply to this notification)

Free format text: REQUERENTE DA NULIDADE:1) SEMEATO S/A INDUSTRIA E COMERCIO - 870210081974 - 6/09/2021; 2) STARA S/A. INDUSTRIA DE IMPLEMENTOS AGRICOLAS - 870210120354 - 23/12/2021