BR102021007187A2 - Aparelho de trabalho - Google Patents

Aparelho de trabalho Download PDF

Info

Publication number
BR102021007187A2
BR102021007187A2 BR102021007187-7A BR102021007187A BR102021007187A2 BR 102021007187 A2 BR102021007187 A2 BR 102021007187A2 BR 102021007187 A BR102021007187 A BR 102021007187A BR 102021007187 A2 BR102021007187 A2 BR 102021007187A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
housing
axis
drive
work device
section
Prior art date
Application number
BR102021007187-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Manuel Dangelmaier
Thomas Sonnenkalb
David Günther
Stefan Kummermehr
Original Assignee
Andreas Stihl Ag & Co. Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Andreas Stihl Ag & Co. Kg filed Critical Andreas Stihl Ag & Co. Kg
Publication of BR102021007187A2 publication Critical patent/BR102021007187A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/26Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
    • A01D46/264Devices for beating or vibrating the foliage; Fruit catching devices to be used therewith
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/26Devices for shaking trees or shrubs; Fruit catching devices to be used therewith
    • A01D2046/266Portable devices to shake branches

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)
  • Transmission Devices (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)

Abstract

aparelho de trabalho. a presente invenção refere-se a um aparelho de trabalho (1), que apresenta um motor de acionamento (2), o qual aciona pelo menos um eixo de acionamento (18) montado de modo rotativo em torno de um eixo de rotação (22) em um alojamento (11). o eixo de acionamento (18) apresenta pelo menos um trecho excêntrico (20), o qual aciona uma ferramenta de um lado para o outro. o eixo de acionamento (18) sai do alojamento (11) com um trecho (23), que se estende concentricamente ao eixo de rotação (22). o pelo menos um trecho excêntrico (20) está disposto fora do alojamento (11), assim resulta uma construção simples do aparelho de trabalho (1).

Description

APARELHO DE TRABALHO
[001] A invenção refere-se a um aparelho de trabalho do tipo indicado no preâmbulo da reivindicação 1.
[002] Do documento EP 3 430 883 A1 é conhecido um aparelho de trabalho, a saber: um aparelho de colheita para olivas ou semelhantes, cujas ferramentas estão configuradas como ancinhos com dedos. Na operação, os ancinhos são movimentados de um lado para outro. Para isso está previsto um acionamento excêntrico, o qual está ligado aos ancinhos através de bielas. As bielas estão dispostas completamente dentro de um alojamento, no qual os ancinhos penetram. Assim, a vedação do alojamento é dispendiosa, ou é preciso aceitar uma vedação incompleta.
[003] O objetivo da invenção é prover um aparelho de trabalho do tipo genérico, o qual apresente uma construção simples e robusta.
[004] Outro objetivo da invenção consiste em indicar um aparelho de trabalho com construção robusta.
[005] Este objetivo é alcançado através de um aparelho de trabalho com as características da reivindicação 1.
[006] Está previsto que o eixo de acionamento sai do alojamento com um trecho que se estende concentricamente ao eixo de rotação, e que o pelo menos um trecho excêntrico que aciona a pelo menos uma ferramenta de um lado para outro, esteja disposto fora do alojamento. O trecho que se estende concentricamente ao eixo de rotação pode ser vedado de maneira simples, de modo que um encapsulamento do alojamento é possível de maneira fácil. Pelo fato de que o excêntrico está disposto fora do alojamento, ele não precisa ser vedado.
[007] Vantajosamente o espaço interno do alojamento está vedado em relação ao ambiente circundante. Resulta uma construção simples quando o eixo de acionamento está montado no alojamento de modo rotatório, através de pelo menos um mancal, e o mancal veda o espaço interno do alojamento em relação ao ambiente. Portanto, para o apoio do eixo de acionamento pode ser empregado um mancal, de modo que elementos de veação separados são omitidos.
[008] O eixo de acionamento pode estar configurado em uma ou várias partes. O eixo de acionamento pode estar construído a partir de várias partes ligadas entre si, ou a partir de elementos ligados entre si sem rotação. Pode estar previsto também que todo o eixo de acionamento ou pelo menos uma parte do eixo de acionamento esteja configurado inteiriço com um outro componente, por exemplo, uma roda de acionamento que acione o eixo de acionamento
[009] O alojamento é vantajosamente um alojamento de engrenagem, em que um elemento de acionamento aciona uma roda de acionamento ligada ao eixo de acionamento sem rotação. Em uma variante de realização, pode estar previsto que a roda de acionamento seja um pinhão direto. Pode ser vantajosa também uma outra configuração da roda de acionamento
[0010] Preferivelmente estão previstas pelo menos duas ferramentas, as quais estão acionadas através de um respectivo trecho excêntrico. As duas ferramentas podem estar acionadas então de um lado para o outro no mesmo sentido ou em sentidos opostos. Isso pode estar predeterminado construtivamente através da posição dos trechos excêntricos, em relação um ao outro. Nesse caso, pode estar prevista qualquer posição angular dos trechos excêntricos em relação um ao outro
[0011] Vantajosamente os dois trechos excêntricos estão dispostos em lados opostos do alojamento. De modo especialmente preferido, os dois trechos excêntricos estão configurados em dois eixos de acionamento. Assim a fabricação dos trechos excêntricos fica simplificada. A vedação também é possível de maneira simples.
[0012] Em configuração vantajosamente alternativa está previsto que pelo menos um trecho excêntrico está configurado separadamente do trecho do eixo de acionamento, que se estende concentricamente ao eixo de rotação. O trecho excêntrico está fixado especialmente no trecho que se estende concentricamente ao eixo de rotação do eixo de acionamento. Assim se obtém uma produção simples de eixo de acionamento e de trecho excêntrico. Preferivelmente está previsto um trecho que se estende concentricamente ao eixo de rotação, o qual se projeta para fora do alojamento em lados opostos do alojamento. Isso é especialmente vantajoso quando estão previstos dois trechos excêntricos, os quais estão dispostos em lados opostos do alojamento.
[0013] Pode estar previsto que a posição angular do trecho excêntrico é ajustável na roda de acionamento. A posição angular pode ser ajustável então quando da fabricação do aparelho de trabalho, por exemplo, pelo fato de que são possíveis, construtivamente, várias posições angulares distintas. Pode estar previsto também que o trecho excêntrico possa ser ajustado pelo operador em uma posição angular em relação ao eixo de rotação.
[0014] Vantajosamente o eixo de acionamento está inserido na roda de acionamento por pressão. Alternativa ou adicionalmente pode estar previsto que o eixo de acionamento esteja ligado sem rotação à roda de acionamento, através de um contorno circular, por exemplo, um polígono ou uma dentadura. Pode estar prevista também uma configuração de peça única de eixo de acionamento e roda de acionamento.
[0015] Vantajosamente o eixo de acionamento aciona a ferramenta através de uma biela, a qual está apoiada na ferramenta e no trecho excêntrico do eixo de acionamento. Vantajosamente estão previstas duas bielas, as quais acionam uma respectiva ferramenta. Um tamanho construtivo pequeno é alcançado quando o distanciamento das bielas medido paralelamente ao eixo de rotação nas ligações com os trechos excêntricos é maior do que o distanciamento das bielas medido paralelamente ao eixo de rotação nas ligações com as ferramentas. As bielas estão configuradas vantajosamente curvas na direção do alojamento. Assim a largura construtiva do aparelho de trabalho nas ferramentas é menor do que na região do trecho excêntrico. Assim o trabalho com o aparelho de trabalho é facilitado. Resulta uma construção delgada.
[0016] Em configuração vantajosamente alternativa está previsto que o distanciamento das bielas medido paralelamente ao eixo de rotação nas ligações com os trechos excêntricos, e o distanciamento das bielas medido paralelamente ao eixo de rotação nas ligações com as ferramentas são de igual tamanho. Vantajosamente as duas bielas estão dispostas em lados opostos do alojamento. Vantajosamente as duas bielas ficam mais ou menos diametralmente opostas entre si, em relação ao eixo central longitudinal da cabeça de ferramenta.
[0017] Para tais aparelhos de trabalho é conhecido prever como ferramentas ancinhos com corpo de base longitudinal ou em forma de T. Para obter uma construção robusta do aparelho de trabalho com peso pequeno, está previsto que a ferramenta apresenta um corpo de base, um trecho de atuação e uma estrutura de ligação. O corpo de base está montado de modo basculável, em torno de um primeiro eixo de basculamento em uma articulação basculante. No trecho de atuação está montada de modo basculável em torno de um segundo eixo de basculamento uma biela ligada ao trecho excêntrico. A estrutura de ligação apresenta vantajosamente dois braços, os quais ligam o trecho de atuação do corpo de base. Os pontos de ligação dos braços no corpo de base apresentam vantajosamente um distanciamento em relação um ao outro, que corresponde a pelo menos 25% do comprimento do corpo de base. Esta configuração da ferramenta oferece uma ideia inventiva própria, a qual é independente da configuração do acionamento das ferramentas.
[0018] Através da configuração da ferramenta com um corpo de base, o qual está ligado ao trecho de atuação, alcança-se uma boa aplicação de força do trecho de atuação no corpo de base. Em virtude dos dois braços que apresentam um distanciamento de pelo menos 25% do comprimento do corpo de base em relação um ao outro, um dos braços é solicitado por pressão independentemente da direção de atuação, de modo que resulta uma aplicação de força favorável. Resulta uma construção simples e robusta
[0019] Vantajosamente os pontos de ligação estão dispostos simetricamente, em relação a um eixo de simetria, o qual compreende o primeiro eixo de basculamento da ferramenta e o segundo eixo de basculamento do trecho de atuação. Assim torna-se possível uma aplicação de força simétrica no corpo de base.
[0020] Exemplos de realização da invenção são esclarecidos a seguir com o auxílio dos desenhos. São mostrados:
[0021] Figura 1: uma representação em perspectiva esquemática de um aparelho de trabalho,
[0022] Figura 2: uma representação em perspectiva de uma cabeça de ferramenta do aparelho de trabalho da Figura 1,
[0023] Figura 3: uma vista superior da cabeça de ferramenta da Figura 2,
[0024] Figura 4: um corte ao longo da linha IV-IV na Figura 3,
[0025] Figura 4a: uma representação de recorte ampliada da região dos eixos de acionamento,
[0026] Figura 5: uma vista lateral de recorte da cabeça de ferramenta na direção da seta V na Figura 3,
[0027] Figura 6: um corte ao longo da linha VI-VI na Figura 5,
[0028] Figura 7: uma representação em perspectiva de uma configuração alternativa da cabeça de ferramenta das Figuras precedentes,
[0029] Figura 8: uma vista superior da cabeça de ferramenta da configuração representada na Figura 7,
[0030] Figura 9: um corte ao longo da linha IX-IX na Figura 8,
[0031] Figura 10: uma vista lateral de recorte da cabeça de ferramenta da Figura 8,
[0032] Figura 11: um corte ao longo da linha XI-XI na Figura 10,
[0033] Figura 12: uma perspectiva de uma realização de uma cabeça de ferramenta
[0034] Figura 13: uma vista superior de recorte da cabeça de ferramenta da Figura 12 na posição dos ancinhos basculhados para longe do outro,
[0035] Figura 14: um corte ao longo da linha XIV-XIV na Figura 13,
[0036] Figura 15: uma vista superior de recorte da cabeça de ferramenta da Figura 12 em uma posição dos ancinhos basculhados um para o outro,
[0037] Figura 16: um corte ao longo da linha XVI-XVI na Figura 15,
[0038] Figura 17: uma vista lateral de recorte da cabeça de ferramenta da Figura 13 em direção de vista da seta XVII na Figura 13,
[0039] Figura 18: um corte através da cabeça de ferramenta ao longo da linha XVIII-XVIII na Figura 17.
[0040] A Figura 1 mostra um aparelho de trabalho 1 esquematicamente. O aparelho de trabalho 1, no exemplo de realização, é um aparelho de trabalho, a saber: um balançador de oliveira. O aparelho de trabalho pode ser também um outro aparelho de trabalho, com pelo menos uma ferramenta acionada de um lado para o outro, preferivelmente um outro aparelho de colheita. O aparelho de trabalho 1 apresenta um eixo 3, o qual liga um alojamento de ferramenta 5 a uma cabeça de ferramenta 13. No caso do aparelho de trabalho 1, trata-se de um aparelho de trabalho com um eixo longo. No alojamento de ferramenta 5 está disposto um manípulo 5 para condução do aparelho de trabalho em operação. Alternativa ou adicionalmente, pode estar previsto que um ou vários manípulos estejam dispostos adjacentes ao alojamento de ferramenta 5 no eixo 3.
[0041] No exemplo de realização, está disposto, no alojamento de ferramenta 5, um acumulador não representado, o qual está ligado a um motor de acionamento 2, através de um cabo 4 conduzido através do eixo 3. O motor de acionamento 3 está disposto na cabeça de ferramenta 13. Em realização alternativa pode estar previsto que o motor de acionamento 2 esteja disposto no alojamento de ferramenta 5 e ligado à cabeça de ferramenta 13 através de uma ligação de acionamento, por exemplo, um eixo acionado rotativamente, conduzido através do eixo 3. No exemplo de realização, o motor de acionamento 2 é um motor elétrico. O motor de acionamento 2 pode ser também um motor de combustão interna, especialmente um motor de cilindro único lubrificado com mistura.
[0042] Na cabeça de ferramenta 13, estão dispostas ferramentas acionadas de um lado para o outro. No exemplo de realização, estão previstas duas ferramentas que estão configuradas como ancinhos 7, em outra configuração do aparelho de trabalho 1 pode estar prevista também pelo menos uma ferramenta, por exemplo, um gancho, uma foice ou semelhante. Cada ancinho 7 apresenta vários dedos 8 destacando-se do eixo 3. Os dedos 8 engatam, em operação, entre ramos de uma árvore, por exemplo, de uma oliveira e balançam estes, de modo que os frutos a serem colhidos caem.
[0043] A Figura 2 mostra a cabeça de ferramenta 13 em representação ampliada. A cabeça de ferramenta 13 apresenta um alojamento 11. No exemplo de realização, o motor de acionamento 2 está disposto no alojamento 11. O alojamento 11 apresenta um trecho de fixação 12, com o qual o alojamento 11 está regido no eixo preferivelmente com aperto. O alojamento 11 apresenta, no exemplo de realização, dois braços 10. Os braços 10 podem estar configurados também separados do alojamento 11 e fixamente ligados a este. Nos braços 10, os ancinhos 7 estão montados de modo basculável com articulações basculantes 9. Para acionamento dos ancinhos 7 de um lado para o outro em torno das articulações basculantes 9, estão previstas bielas 21. As bielas 21 estão dispostas em lados opostos do alojamento 11, de modo que na Figura 2, apenas uma das duas bielas 21 está visível.
[0044] A Figura 3 mostra a cabeça de ferramenta 13 em vista superior. Como mostra a Figura 3, cada ancinho 7 está montado de modo basculável em torno de um eixo de basculamento 33, em relação ao alojamento 11, em uma articulação basculante 9. Cada ancinho 7 tem ainda uma segunda articulação basculante 35, na qual o ancinho 7 está acoplado de modo basculável em torno de um eixo de basculamento 34, com a biela 21. A cabeça de ferramenta 13 apresenta um eixo central longitudinal 40. O eixo central longitudinal 40 fica vantajosamente em prolongamento do eixo central longitudinal do eixo 3 (figura 1). O eixo central longitudinal 40 fica em um plano de simetria 41. O plano de simetria 41 é fixado pelo eixo central longitudinal 40 e por um eixo de rotação de um eixo de acionamento mostrado na Figura 4. Os dois braços 10 estão dispostos simetricamente ao plano de simetria 41. No exemplo de realização, os eixos de basculamento 34 e as articulações basculantes 35 dos dois ancinhos 7, também estão dispostos simetricamente ao plano de simetria 41. Os dois eixos de basculamento 34 apresentam vantajosamente, em pelo menos uma posição, especialmente em cada posição, o mesmo distanciamento em relação ao plano de simetria 41.
[0045] No exemplo de realização, as articulações basculantes 9 ficam entre as articulações basculantes 35 e os dedos 8. Pode ser vantajosa também uma disposição invertida, na qual as articulações basculantes 35 ficam entre as articulações basculantes 9 e os dedos 8, ou seja, as articulações basculantes 9 ficam mais próximos ao eixo 3 do que as articulações basculantes 35.
[0046] A Figura 4 mostra o acionamento dos ancinhos 7 em detalhe. Ambas as bielas 21 estão dispostas completamente fora do alojamento 11. As bielas 21 estendem-se então em lados opostos do alojamento 11. As articulações basculantes 35 estão dispostas em um respectivo trecho de atuação 30 dos ancinhos 7, como é descrito mais detalhadamente a seguir. Os rolamentos pivotantes 35 estão configurados vantajosamente em um mancal 36, no exemplo de realização em um mancal de esferas. Porém, é vantajosa também uma outra configuração dos rolamentos pivotantes 35.
[0047] A outra extremidade de cada biela 21 está montada em um trecho excêntrico 20 de modo basculável, em uma articulação basculante 37. O trecho excêntrico 20 é parte de um eixo de acionamento 18. O eixo de acionamento 18 está acionado rotativamente em torno de um eixo de rotação por uma roda de acionamento 16. A roda de acionamento 16 está disposta em um espaço de alojamento 31, do alojamento 11. O trecho excêntrico 22 está disposto fora do alojamento 11. O eixo de acionamento 18 pode estar realizado em várias partes. No exemplo de realização está previsto um eixo de acionamento 18, separado para cada biela 21. Porém, pode ser vantajoso também um eixo de acionamento 18 em comum. No exemplo de realização o eixo de acionamento 18 apresenta um trecho de acionamento 19, com o qual o eixo de acionamento 18 está ligado sem rotação à roda de acionamento 16. A roda de acionamento 16 apresenta um cubo 27. No cubo 27 os trechos de acionamento 19 dos eixos de acionamento 18 estão inseridos por pressão, a partir de lados opostos. No cubo 17 está configurada uma recepção 28, na qual os trechos de acionamento 19 dos eixos de acionamento 18 estão inseridos. No cubo 27 a roda de acionamento 16 está montada de modo rotatório em torno do eixo de rotação 22, com os mancais 17. Pode ser vantajosa também uma outra configuração dos eixos de acionamento 18 e da roda de acionamento 16. A roda de acionamento 16 pode estar configurada também em várias partes. Pode ser vantajosa também uma configuração da roda de acionamento 16 em parte única com um ou com dois eixos de acionamento 18, ou com partes dos eixos de acionamento 18.
[0048] Os mancais 17 estão realizados de modo vedante no exemplo de realização, e vedam o espaço interno de alojamento 31 em relação ao ambiente. Para isso os mancais 17 apresentam arruelas de vedação integradas. Pode ser vantajosa também outra configuração da vedação do espaço interno de alojamento 31 em relação ao ambiente, por exemplo, por meio de vedações separadas.
[0049] Como mostra a Figura 4, os trechos excêntricos 20 dos eixos de acionamento 18 projetam-se para fora do alojamento 11 em lados opostos. O alojamento 11 fica, na direção axial do eixo de rotação 22, entre os dois trechos excêntricos 20 e entre as duas bielas 21. Na região do alojamento 11, as bielas 21 apresentam um distanciamento c, em relação um ao outro. O distanciamento c está medido então, na região das articulações basculantes 37 das duas bielas 21, paralelamente ao eixo de rotação 22. As bielas 21 estão conduzidas em curvas e projetam-se mais uma para a outra, na região dos eixos de basculamento 34. O distanciamento d entre as bielas 21 na região das articulações basculantes 35, medido paralelamente ao eixo de rotação 22, é menor do que o distanciamento c. O distanciamento d pode ser, por exemplo, menor do que a metade do distanciamento c.
[0050] Como mostra a representação de recorte ampliada na Figura 4a, os eixos de acionamento projetam-se para fora do alojamento 11, com um respectivo trecho 23. O trecho 23 está configurado coaxialmente ao eixo de acionamento 22. O trecho 23 está formado vantajosamente pela extremidade do trecho de acionamento 19, que se projeta par fora do alojamento 11. O trecho excêntrico 20 está disposto completamente fora do alojamento 11. Pelo fato de que o trecho excêntrico 20 está disposto completamente fora do alojamento 11, é possível uma vedação simples do eixo de acionamento 18 em relação ao ambiente. Assim o espaço interno de alojamento 31 pode ser realizado encapsulado em relação ao ambiente. Assim é possível uma boa lubrificação da roda de acionamento 16, bem como de uma engrenagem não representada na Figura 4a. Como mostra também a Figura 4a, no exemplo de realização, a articulação basculante 37 está configurada em um mancal 43, especialmente um mancal de agulhas.
[0051] Como mostra também a Figura 4a, o trecho excêntrico 20 apresenta um eixo central 38. O eixo central 38 estende-se paralelamente ao eixo de rotação 22 e em um distanciamento e em relação ao eixo de rotação 22. O distanciamento e corresponde à excentricidade do trecho excêntrico 20, os dois trechos excêntricos 20 ficam mais ou menos opostos um ao outro, em relação ao eixo de rotação 22, vistos na direção do eixo de rotação 22. Os eixos centrais 38 dos trechos excêntricos apresentam, em torno do eixo de rotação 22, um distanciamento angular de cerca de 180º, em relação um ao outro. Porém, outro distanciamento angular dos eixos centrais 38 também pode ser vantajoso. O distanciamento angular entre os eixos centrais 38, no exemplo de realização, está escolhido de tal modo que os ancinhos 7 movem-se em sentidos opostos.
[0052] Como mostra esquematicamente a Figura 5, o motor de acionamento 2 apresenta um eixo de motor 14 que está acionado rotativamente em torno de um eixo de acionamento 39. No exemplo de realização, o eixo de acionamento 39 fica perpendicular ao eixo central longitudinal 40 da cabeça de ferramenta 13.
[0053] Como mostra a Figura 6, a roda de acionamento 16 está acionada rotativamente por um pinhão de acionamento 15. O pinhão de acionamento 15 pode estar ligado diretamente ao eixo de motor 14 sem rotação. Em uma configuração alternativa, outras rodas de acionamento podem estar dispostas em ligação de efeito entre o eixo de motor 14 e o pinhão de acionamento 15. No exemplo de realização, a roda de acionamento 16 e o pinhão de acionamento 15 estão configurados como rodas dentadas retas. Porém, pode ser vantajosa também uma configuração como rodas dentadas cônicas. Isso é vantajoso especialmente quando o eixo de acionamento 39 do motor de acionamento 2 (Figura 5) fica paralelo ao eixo central longitudinal 40 da cabeça de ferramenta 13.
[0054] A Figura 6 mostra também uma configuração dos ancinhos 7 em detalhe. Cada ancinho 7 está configurado simétrico a um plano de simetria 32, os qual contém os eixos de basculamento 33 e 34. Os ancinhos 7 apresentam um corpo de base 29, o qual está ligado fixamente ao trecho de atuação 30. No corpo de base 29, estão retidos individualmente os dedos 8 do ancinho 7. O corpo de base 29 pode formar também um suporte de ancinhos, no qual um suporte de dedos está seguro com vários dedos.
[0055] O trecho de atuação 30, no exemplo de realização, está ligado ao corpo de base 29, através de uma estrutura de ligação 24, a qual está formada através de dois braços 25. Os dois braços 25 projetam-se em lados opostos do trecho de atuação 30 na direção do corpo de base 29. Os pontos de ligação 26 apresentam um distanciamento a em relação um ao outro. O distanciamento a está medido perpendicularmente ao eixo de simetria 32. Em virtude do distanciamento a dos pontos de ligação 26 está formada uma abertura 42 entre o corpo de base 29, os dois braços 25 e o trecho de atuação 30. Os braços 25 estão configurados curvos no exemplo de realização e estão conduzidos mais largos no trecho de atuação 30, do que no corpo de base 29. O corpo de base 29 apresenta um comprimento b que, no exemplo de realização, é maior doe que o distanciamento a. O distanciamento a entre os dois pontos de ligação 26 está solicitado por pressão e o outro dos braços 25 por tração. Uma carga de flexão, que poderia ser conduzida a um efeito de entalhe na região do ponto de ligação, é consideravelmente evitada.
[0056] O distanciamento a é vantajosamente de pelo menos 25% do comprimento b, do corpo de base 29. Preferivelmente o distanciamento a é de pelo menos 50%, especialmente pelo menos 70% do comprimento b do corpo de base 29. Assim é alcançada uma aplicação de força favorável. Os pontos de ligação 26 estão configurados e dispostos vantajosamente com simetria em relação ao plano de simetria 32. Também os braços 25 estão configurados simétricos ao plano de simetria 32.
[0057] Como mostra a Figura 6, a recepção 28 não circular, no exemplo de realização, como hexágono. Assim é possível uma transmissão de torque da roda de acionamento para os pontos de acionamento 18, de maneira fácil.
[0058] No exemplo de realização de acordo com as Figuras 1 a 6, os dois trechos excêntricos dos eixos de acionamento 18 estão alinhados de tal modo que os ancinhos 7 basculam em sentidos opostos. Os ancinhos 7 movimentam-se sempre um na direção do outro ou um para longe do outro. As Figuras 7 a 11 mostram uma realização alternativa, na qual os ancinhos 7 sempre se movimentam no mesmo sentido. O movimento relativo dos dois ancinhos uma para o outro através de ajuste da posição angular dos trechos excêntricos 20, em relação aos trechos de acionamento 19, pode ser ajustado de maneira favorável.
[0059] A construção da cabeça de ferramenta 13 nas Figuras 7 a 11 corresponde à construção da cabeça de ferramenta 13 nas Figuras 1 a 6. Números de referência iguais designam, em todos os exemplos de realização, componentes correspondentes uns aos outros. No exemplo de realização de acordo com as Figuras 7 a 11 os trechos excêntricos 20 estão dispostos coaxiais entre si. O distanciamento dos eixos centrais 38 em relação ao plano de simetria 41 da cabeça de ferramenta 13 é igual em cada posição da roda de acionamento 16, como mostra a Figura 9. Como mostra a Figura 8, o eixo de acionamento 22 e os eixos de basculamento 34 ficam aproximadamente em um plano.
[0060] Como mostram as Figuras 8 e 11, na posição de ponto morto representada de um dos ancinhos 7, há um basculamento máximo para fora a partir do plano de simetria 41, enquanto que o outro ancinho 7 está basculhado ao máximo na direção do plano de simetria 41. Os ancinhos 7 movimentam-se um para o outro sempre na mesma direção, em virtude da posição dos eixos de excêntrico 20.
[0061] Cada um dos padrões de movimento dos ancinhos 7 em relação um ao outro, pode ser ajustado através de disposição correspondente dos eixos de acionamento 18. Na Figura 10 pode-se observar também a posição das bielas 21 em lados opostos do alojamento 11. Pode estar previsto também que ambas as bielas 21 estejam dispostas no mesmo lado do alojamento11.
[0062] Em realização alternativa está previsto que a posição das articulações basculantes 9 e 35 estejam trocada. As bielas 21, nesta realização alternativa, estão conectadas no corpo de base 29 e os braços 10 no trecho de atuação 30, o qual fica estacionário. Os ancinhos basculam em torno do eixo de basculamento 34, e a posição dos eixos de basculamento 33 é alterada em relação ao alojamento 11 através das bielas 21, de modo que surge o movimento de basculamento dos ancinhos 7.
[0063] As Figuras 12 a 18 mostram um exemplo de realização alternativo para a cabeça de ferramenta 13 do aparelho de trabalho 11, especialmente do aparelho de colheita. Números de referência iguais designam então, nos dois exemplos de realização, elementos correspondentes uns aos outros.
[0064] A cabeça de ferramenta 13 representada em perspectiva na Figura 12 apresenta dois ancinhos 7, nos quais respectivos dedos 8 estão retidos. Os ancinhos 7 estão mostrados em uma posição basculhada um para longe do outro, na representação da Figura 12. Os ancinhos 7 estão montados de modo basculável, por meio de articulações basculantes 9 nos braços 10 do alojamento 11. Em lados opostos do alojamento 11 estão dispostas as duas bielas 21. As duas bielas 21 estão fixadas em mandris dos ancinhos 7.
[0065] A Figura 13 mostra a disposição dos braços 10 e das bielas 21 em detalhes. Os primeiros eixos de basculamento 33 das articulações basculantes 9, têm um distanciamento g em relação um ao outro. Os dois eixos de basculamento 34, nos quais as bielas 21 estão apoiadas nos ancinhos 7, apresentam um distanciamento f em relação um ao outro. Como mostra a Figura 13, o distanciamento f é menor do que o distanciamento g, especialmente menor do que a metade do distanciamento g. Os eixos de basculação 34, na posição de basculamento representada, apresentam, em relação ao eixo de rotação 22, um distanciamento h medido paralelamente ao eixo central longitudinal 40. Esses primeiros eixos de basculamento 33 apresentam, em relação ao eixo de rotação 22, um distanciamento i, medido paralelamente ao eixo central longitudinal 40. O distanciamento i, no exemplo de realização, é menor do que o distanciamento h na posição dos dois ancinhos 7 basculhada para fora. Os eixos de basculamento 33 estão dispostos entre os dois dedos centrais dos dedos 8, em uma região central dos ancinhos 7, no exemplo de realização.
[0066] No exemplo de realização, as abóbadas 44 estão salientes, como mostra a Figura 14. Os corpos de base 29 dos ancinhos 7 estendem-se em um plano comum 47, o qual está representado na Figura 14. O plano 47 estende-se, de modo vantajoso, paralelamente ao eixo central longitudinal 40. Vantajosamente o plano 47 contém o eixo central longitudinal 40 ou está disposto em um pequeno distanciamento, especialmente um distanciamento inferior a 5 cm em relação ao plano 40. Alguns dos dedos 8 estendem-se, no exemplo de realização, no plano 47 e alguns dos dedos 8 estendem-se inclinados, em relação ao plano 47. Pode ser vantajoso também outro alinhamento dos dedos 8, em relação ao plano 47. Como mostra também a Figura 14, as bielas 21 estendem-se em lados opostos do plano 47. As bielas 21 estão configuradas planas no exemplo de realização e estendem-se paralelamente ao plano 47. As bielas 21 estendem-se especialmente de modo paralelo ao eixo central longitudinal 40.
[0067] A Figura 14 mostra também a configuração dos trechos excêntricos 20 e das articulações basculantes 37 em detalhes. Os trechos excêntricos 20 estão configurados separados do eixo de acionamento 18 e fixados neste. No exemplo de realização, os trechos excêntricos 20 compreendem uma braçadeira 52 e um parafuso de fixação 45. A articulação basculante 37, com a qual a biela 21 está montada no trecho excêntrico 20, está formada no parafuso de fixação, o qual está atarraxado na braçadeira 52 do trecho excêntrico 20. O parafuso de fixação 45 apresenta, no exemplo de realização, um colar de mancal 46, no qual a biela 21 está montada através de um mancal de rolamento no exemplo de realização.
[0068] Como mostra a Figura 14, a articulação basculante 35 está formada em um parafuso de fixação 48, o qual está atarraxado na cúpula 44 do ancinho 7 associado. O parafuso de fixação 48 apresenta um colar de mancal 49, no qual a biela 21 está montada através de um mancal de rolamentos.
[0069] A Figura 15 mostra os dois ancinhos 7 na posição terminal basculhada um para o outro. O distanciamento h’, medido paralelamente ao eixo central longitudinal 40 do segundo eixo de basculamento 34, em relação ao eixo de rotação 22, reduziu-se em relação à posição de ancinhos representada na Figura 13, em virtude do movimento de rotação do eixo de acionamento 22 e dos trechos excêntricos 20 (figura 14). O distanciamento h’ do segundo eixo de basculamento 34, em relação ao eixo de rotação 22, nesta posição dos ancinhos, pode ser menor do que o distanciamento i do primeiro eixo de basculamento 33, em relação ao eixo de rotação 22. Na posição terminal representada, os corpos de base 29 dos dois ancinhos 7 estendem-se vantajosamente mais ou menos perpendiculares ao eixo central longitudinal 40.
[0070] A Figura 16 mostra um corte através dos eixos de basculamento 38 e 34 de uma biela 21 na posição dos ancinhos 7 de acordo com a Figura 15 basculhados um para o outro.
[0071] Na vista lateral representada na Figura 17 pode-se observar o alinhamento das duas bielas 21, paralelo ao plano 47 dos ancinhos 7. As duas bielas 21 têm, nas ligações com os trechos excêntricos 20, um distanciamento c medido paralelamente ao eixo de rotação 22. Nas ligações com os ancinhos 7 as duas bielas 21 apresentam um distanciamento d em relação um ao outro. Os distanciamentos c e d são de igual tamanho no exemplo de realização representado nas Figuras 12 a 18. Nas primeiras articulações basculantes 33, os ancinhos 7 apresentam uma cúpula de mancal 50, as quais estão salientes lateralmente. O alojamento 11 apresenta, em cada lado, um trecho 41, o qual está saliente lateralmente e montado em um dos ancinhos 7 com sua cúpula de mancal 50.
[0072] Nos trechos 51 estão configurados os primeiros eixos de basculamento 33 mostrados na Figura 18. A Figura 18 mostra também a posição do primeiro e do segundo eixos de basculamento 33 e 34 e a posição do eixo de rotação 22.

Claims (15)

  1. Aparelho de trabalho com um motor de acionamento (2), o qual aciona pelo menos um eixo de acionamento (18), montado em um alojamento (11) de modo rotativo em torno de um eixo de rotação (22), sendo que o eixo de acionamento (18) apresenta pelo menos um trecho excêntrico (20), o qual aciona uma ferramenta oscilando de um lado para o outro, caracterizado pelo fato de que o eixo de acionamento (18) sai do alojamento (11) com um trecho (23) que se estende concentricamente ao eixo de rotação (22) e sendo que o pelo menos um trecho excêntrico (20) está disposto fora do alojamento (11).
  2. Aparelho de trabalho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o espaço interno de alojamento (31) do alojamento (11) está vedado em relação ao ambiente.
  3. Aparelho de trabalho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o eixo de acionamento (18) está montado no alojamento (11), de modo rotativo, através de pelo menos um mancal (17), sendo que o mancal (17) veda o espaço interno de alojamento (31) em relação ao ambiente.
  4. Aparelho de trabalho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o alojamento (11) é um alojamento de engrenagem, no qual um elemento de acionamento (15) aciona uma roda de acionamento (16) ligada, de modo não rotativ5. o, ao eixo de acionamento (18).
  5. Aparelho de trabalho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que estão previstas pelo menos duas ferramentas, as quais estão acionadas através de um respectivo trecho excêntrico (20).
  6. Aparelho de trabalho, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que os dois trechos excêntricos (20) estão dispostos em lados opostos do alojamento (11).
  7. Aparelho de trabalho, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que os dois trechos excêntricos (20) estão configurados em dois eixos de acionamento (18).
  8. Aparelho de trabalho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que pelo menos um trecho excêntrico (20) está configurado separado do trecho (23) do eixo de acionamento (18), que se estende concentricamente ao eixo de rotação (22) e está fixado no trecho (23).
  9. Aparelho de trabalho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que está previsto um trecho (23) que se estende concentricamente ao eixo de rotação (22), o qual se projeta para fora do alojamento (11) em lados opostos do alojamento (11).
  10. Aparelho de trabalho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que a posição angular do trecho excêntrico (20) na roda de acionamento (16) é ajustável.
  11. Aparelho de trabalho, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o eixo de acionamento (18) está inserido por pressão na roda de acionamento (16).
  12. Aparelho de trabalho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que o eixo de acionamento (18) aciona a ferramenta através de uma biela (21), a qual está montada de modo basculável na ferramenta e no trecho excêntrico (20) do eixo de acionamento (18).
  13. Aparelho de trabalho, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que estão previstas duas bielas (21), as quais acionam respectivamente uma ferramenta, sendo que o distanciamento (c) das bielas (21) medido paralelamente ao eixo de rotação (22) nas ligações com o trecho excêntrico (20) e o distanciamento (d) das bielas (21), medido paralelamente ao eixo de rotação (22), nas ligações com as ferramentas, são especialmente de igual tamanho.
  14. Aparelho de trabalho, de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizado pelo fato de que estão previstas duas bielas (21), as quais acionam uma respectiva ferramenta, sendo que as duas bielas (21) estão dispostas em lados opostos do alojamento (11).
  15. Aparelho de trabalho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que o aparelho de trabalho (1) é um aparelho de colheita, cuja ferramenta compreende pelo menos um ancinho (7).
BR102021007187-7A 2020-05-28 2021-04-15 Aparelho de trabalho BR102021007187A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP20176995.7A EP3915358B1 (de) 2020-05-28 2020-05-28 Arbeitsgerät
EP20176995.7 2020-05-28

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102021007187A2 true BR102021007187A2 (pt) 2021-12-07

Family

ID=70918267

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102021007187-7A BR102021007187A2 (pt) 2020-05-28 2021-04-15 Aparelho de trabalho

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP3915358B1 (pt)
CN (1) CN113728804A (pt)
BR (1) BR102021007187A2 (pt)
ES (1) ES2953881T3 (pt)

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITPI20060055A1 (it) * 2006-05-08 2007-11-09 Lubiano Bacci Macchina elettrica per la raccolta di piccoli rifiuti.
GR20070100024A (el) * 2007-01-18 2008-09-04 Εμμανουηλ Αγγελης Συσκευη ελαιοραβδισμου παλλομενης κεφαλης.
CN201315758Y (zh) * 2008-11-28 2009-09-30 俞祚青 电动高空采果机
IT1399530B1 (it) * 2010-04-09 2013-04-19 Zanon S R L Attrezzatura per l'abbacchiatura, particolarmente per l'abbacchiatura di olive e simili
IT1399717B1 (it) * 2010-05-04 2013-05-03 Minelli Elettromeccanica Apparecchiatura per la raccolta delle olive e di prodotti simili
IT201700081678A1 (it) 2017-07-19 2019-01-19 Zanon S R L Attrezzatura per l'abbacchiatura, particolarmente per l'abbacchiatura di olive e simili

Also Published As

Publication number Publication date
CN113728804A (zh) 2021-12-03
EP3915358B1 (de) 2023-08-16
ES2953881T3 (es) 2023-11-16
EP3915358A1 (de) 2021-12-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2374308T3 (es) Dispositivo eléctrico para la recolección de pequeñas piezas de fruta.
ES2393479T3 (es) Aparato para recoger aceitunas y similares
ES2833173T3 (es) Un dispositivo portátil para la cosecha de frutas pequeñas
EP1795064B1 (en) Device for harvesting olives, fruit or the like
BR102014031387B1 (pt) Montagem de cortador para uma plataforma de uma colhedora agrícola
IT201600083141A1 (it) Apparecchio scuotitore portatile per la raccolta di frutti dagli alberi, in particolare per la raccolta delle olive
ES2647249T3 (es) Aparato de vareo, particularmente para varear aceitunas y similares
ES2299357B1 (es) Dispositivo batidor de peines para recoleccion de pequeños frutos.
ES2949798T3 (es) Cabezal de peine de doble peine vibrante y herramienta de recolección provista de dicho cabezal de peine
US10602661B2 (en) Mowing cutter drive
BR102021007187A2 (pt) Aparelho de trabalho
EP2862434A1 (en) Portable beating device for picking fruit off trees, in particular for picking olives
JP4637998B2 (ja) 切断した作物の処理装置と、この処理装置を用いる草刈り機
WO2011026204A1 (pt) Aperfeiçoamento introduzido em máquina portátil derriçadeira para café e outros
US3640056A (en) Hay-harvesting implements
ES2966096T3 (es) Aparato sacudidor portátil para la recolección de aceitunas
FR2505239A1 (fr) Bras manipulateur
WO2008110648A1 (es) Agitador axial de frecuencia variable
JP7144847B2 (ja) 農作業機
ES1305688U (es) Equipo de vareo especialmente para el vareo de la aceituna y similares
EP0071579B1 (en) Device for adjusting the position of the thresher concave of a combine harvester
JPH0729Y2 (ja) 刈取機等の穀稈掻込装置
CN206895226U (zh) 一种用于收割机割刀的驱动装置
US4078437A (en) Sickle drive
TR2022010945A2 (tr) Zeyti̇n si̇lkme maki̇neleri̇nde yeni̇li̇k

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]