BR102020001597A2 - Pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado e seu processo de obtenção - Google Patents

Pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado e seu processo de obtenção Download PDF

Info

Publication number
BR102020001597A2
BR102020001597A2 BR102020001597-4A BR102020001597A BR102020001597A2 BR 102020001597 A2 BR102020001597 A2 BR 102020001597A2 BR 102020001597 A BR102020001597 A BR 102020001597A BR 102020001597 A2 BR102020001597 A2 BR 102020001597A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
product
biofortified
flour
cowpea
proportion
Prior art date
Application number
BR102020001597-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Regilda Saraiva Dos Reis Moreira-Araujo
Rodrigo Barbosa Monteiro Cavalcante
Original Assignee
Universidade Federal Do Piauí
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Federal Do Piauí filed Critical Universidade Federal Do Piauí
Priority to BR102020001597-4A priority Critical patent/BR102020001597A2/pt
Publication of BR102020001597A2 publication Critical patent/BR102020001597A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21DTREATMENT, e.g. PRESERVATION, OF FLOUR OR DOUGH, e.g. BY ADDITION OF MATERIALS; BAKING; BAKERY PRODUCTS; PRESERVATION THEREOF
    • A21D13/00Finished or partly finished bakery products
    • A21D13/04Products made from materials other than rye or wheat flour
    • A21D13/045Products made from materials other than rye or wheat flour from leguminous plants
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21DTREATMENT, e.g. PRESERVATION, OF FLOUR OR DOUGH, e.g. BY ADDITION OF MATERIALS; BAKING; BAKERY PRODUCTS; PRESERVATION THEREOF
    • A21D13/00Finished or partly finished bakery products
    • A21D13/04Products made from materials other than rye or wheat flour
    • A21D13/043Products made from materials other than rye or wheat flour from tubers, e.g. manioc or potato
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21DTREATMENT, e.g. PRESERVATION, OF FLOUR OR DOUGH, e.g. BY ADDITION OF MATERIALS; BAKING; BAKERY PRODUCTS; PRESERVATION THEREOF
    • A21D13/00Finished or partly finished bakery products
    • A21D13/06Products with modified nutritive value, e.g. with modified starch content
    • A21D13/064Products with modified nutritive value, e.g. with modified starch content with modified protein content
    • A21D13/066Gluten-free products
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C19/00Cheese; Cheese preparations; Making thereof
    • A23C19/06Treating cheese curd after whey separation; Products obtained thereby
    • A23C19/09Other cheese preparations; Mixtures of cheese with other foodstuffs
    • A23C19/0912Fried, baked or roasted cheese products, e.g. cheese cakes; Foamed cheese products, e.g. soufflés; Expanded cheese in solid form

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Bakery Products And Manufacturing Methods Therefor (AREA)

Abstract

pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado e seu processo de obtenção. a presente invenção descreve um produto alimentício com melhor valor nutritivo e funcional, que fornece um aporte de fibras alimentares, macro e micronutrientes, e compostos bioativos aos seus consumidores, respondendo à demanda existente no atual estado da técnica, por meio de um processo de obtenção com simples etapas de processamento. assim, são descritos pães de queijo enriquecidos com farinha integral de feijão-caupi biofortificado (pq), que são adicionados de farinha integral de feijãocaupi biofortificado (f), obtida a partir da moagem (e1) dos grãos (1) da cultivar brs aracê. o artigo alimentício proposto é constituído de: polvilho doce (p); leite (l), em substituição total ao uso de água; óleo de soja (g); ovos (o); queijo parmesão (q), sal iodado (s) e farinha integral de feijão-caupi (f). esses componentes associados, proporcionam um produto com alto valor nutricional e boa aparência, representando uma boa fonte de proteínas, vitaminas e fibras para seus consumidores.

Description

PÃO DE QUEIJO ADICIONADO DE FARINHA INTEGRAL DE FEIJÃO-CAUPI BIOFORTIFICADO E SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO BREVE DESCRIÇÃO
[001] Trata a presente solicitação de patente de invenção de um inédito “PÃO DE QUEIJO ADICIONADO DE FARINHA INTEGRAL DE FEIJÃO-CAUPI BIOFORTIFICADO E SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO” que se refere à obtenção de um artigo alimentício de panificação, do tipo pão de queijo, adicionado de farinha integral de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) biofortificado, visando à elaboração de um produto, largamente presente no hábito alimentar da população, com melhor valor nutritivo e funcional. O pão de queijo descrito auxilia no aporte de fibras alimentares, micronutrientes e compostos bioativos, sendo destinado, principalmente, a atender consumidores interessados em produtos com melhor valor nutritivo e funcional.
CAMPO DE APLICAÇÃO
[002] A presente invenção pertence à seção de necessidades humanas, ao campo dos produtos alimentícios, aos produtos de panificação; mais especificamente, a métodos de preparo de massas; por descrever a obtenção de pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi, visando à elaboração de um produto de panificação com melhor valor nutritivo e funcional.
CONVENCIMENTO
[003] Os produtos isentos de glúten, como o pão de queijo, disponíveis no mercado, geralmente, são elaborados com farinhas ou amidos refinados e, portanto, apresentam baixos teores de fibras e de micronutrientes. A fim de melhorar seu valor nutricional, a fortificação dessas formulações e a utilização de matérias-primas com melhores valores nutritivo e funcional vêm sendo recomendada. Nesse contexto, o feijão-caupi biofortificado se apresenta como uma oportunidade de diversificar os nutrientes oferecidos pelo pão de queijo.
[004] A utilização da farinha integral de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) biofortificado na elaboração de produtos de panificação é conhecida, sendo a farinha empregada no desenvolvimento de formulações de biscoito e rocambole. Também são conhecidas formulações para pão de queijo que empregam grãos de outra cultivar, sendo utilizados os grãos da cultivar BRS Xiquexique, em um processo de obtenção e formulação diferentes da presente proposta, portanto, sem prejuízo à matéria descrita.
[005] A fortificação ou enriquecimento de alimentos é um método utilizado na tentativa de reforçar o valor nutritivo dos alimentos, favorecendo a manutenção ou recuperação da saúde. Esse método apresenta várias vantagens, dentre elas: a alta cobertura populacional, a não modificação dos hábitos alimentares e o baixo risco de toxicidade.
[006] De acordo com o Banco Mundial, nenhuma outra tecnologia oferece tão ampla oportunidade de melhorar o estado nutricional dos indivíduos a um custo tão baixo e em tão pouco espaço de tempo.
[007] A escolha do feijão-caupi biofortificado para enriquecimento da mistura de pão de queijo descrita, se deu devido ao fato de o Brasil se encontrar entre os três principais produtores mundiais dessa leguminosa, acompanhando Nigéria e Niger; sendo, os maiores produtores brasileiros, os estados do Mato Grosso, Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia e Paraíba. Além disso, a qualidade nutritiva do grão de feijão-caupi é muito importante e têm impactos positivos sobre a saúde humana. Nesse sentido, estudos têm avaliado as características nutricionais do aludido feijão, principalmente, quanto aos teores de proteínas, fibras alimentares, vitaminas, minerais, compostos fenólicos e aminas bioativas nos grãos secos.
[008] Na presente invenção, foram utilizados, para obtenção da farinha integral, grãos provenientes da cultivar biofortificada BRS Aracê, a qual se caracteriza por sua adaptação ao bioma Caatinga, sendo indicada para produtores da região Nordeste, além de pertencer ao grupo comercial cores, subclasse verde e com alto teor de ferro e zinco nos grãos.
[009] A introdução de produtos agrícolas biofortificados – variedades melhoradas que apresentam maiores teores de micronutrientes e compostos bioativos – complementa as intervenções em nutrição existentes, para alcançar as populações com limitado acesso aos sistemas formais de saúde e mercado.
[010] Nesse contexto, a introdução da farinha integral de feijão-caupi biofortificado na formulação proporciona um aumento, não só das quantidades de proteínas, fibras alimentares e carboidratos, como também, dos teores de compostos bioativos, vitaminas e minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio, zinco, manganês e cobre.
[011] A escolha do pão de queijo para o enriquecimento se deu devido à importância dos produtos de panificação na lista de compra dos brasileiros. Essa estratégia de fortificação tem apelo não apenas regional, mas, também, mundial, visto que países como a Nigéria apresenta esforços para promover farinhas compostas por cereais e leguminosas como base para produtos de panificação.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[012] No atual estado da técnica estão presentes algumas anterioridades que descrevem processos de obtenção e/ou misturas para pão de queijo. Embora tais técnicas proponham o mesmo produto da presente invenção, a principal vantagem da técnica da invenção é a elaboração de pão de queijo enriquecido com matéria-prima biofortificada, regional, de fácil acesso, visando contribuir para a demanda diária de macro e micronutrientes, além de proporcionar compostos bioativos para seus consumidores.
[013] A anterioridade BR1020120084775, intitulada "Processo e método para obtenção de pão de queijo sem gordura", descreve formulações de ingredientes, métodos e processos para produção industrial de pão de queijo sem gordura, legalmente, com o máximo de 0,5% de gordura m/m, com ou sem recheio, apresentado semi-pronto, pronto, à temperatura ambiente, resfriado, pré-assado ou congelado. A composição do pão de queijo pleiteado é constituída de: polvilho doce, polvilho azedo, outra fonte de amido, agente mimético de gordura, agente substituto de gordura, sólidos de mono e dissacarídeos, sólidos de leite desnatado, sólidos de ovo, agente corante, agente emulsificante, vegetal e especiaria, queijo, agente acidificante, agente conservante, óleo ou gordura, agente de enriquecimento, agente aromatizante, fermento químico e biológico, sal e água. Ainda que a proposta da anterioridade seja a de um produto considerado mais saudável, devido à redução dos teores de gordura, o pão de queijo descrito não é enriquecido com componente capaz de fornecer aumento das quantidades de proteínas, fibras alimentares e carboidratos, e, também, dos teores de compostos bioativos, vitaminas e minerais, tais como: fósforo, ferro, potássio, magnésio, zinco, manganês e cobre.
[014] A anterioridade MU8801430, intitulada "Disposição introduzida na pré-mistura desidratada para preparo de pão de queijo instantâneo", descreve uma pré-mistura desidratada para preparo de pão de queijo instantâneo, obtida a partir de massa prépreparada com matéria-prima natural desidratada, contendo ovo e queijo natural desidratado, necessitando adicionar apenas água. O processo de produção do produto se inicia com adição da fécula de mandioca, juntamente com o polvilho de mandioca e a gordura, em misturadeira; em seguida, é adicionado o restante dos ingredientes: fécula de mandioca pré-gelatinizada, queijo natural desidratado, ovo natural desidratado, leite em pó, sal e açúcar, até que a mistura fique totalmente homogeneizada, se obtendo um alimento de preparo rápido, com adição de água, saudável e de fácil digestão. Ainda que a proposta da anterioridade seja a de um produto considerado mais saudável, por empregar componentes naturais, o pão de queijo descrito não é enriquecido com componente capaz de fornecer aumento das quantidades de proteínas, fibras alimentares e carboidratos, e, também, dos teores de compostos bioativos, vitaminas e minerais, tais como: fósforo, ferro, potássio, magnésio, zinco, manganês e cobre.
[015] A anterioridade PI0405756-2, intitulada "Pré-mistura para massa de pão de queijo frito (Bunhuelo)", descreve um pó da cor branca, para a fabricação de um pão de queijo especial, o qual, diferentemente do tradicional, é misturado a ingredientes como queijo de minas, ovos e água, que, após ser amassado, forma uma massa suave, com a qual são modeladas bolas de 30g que são fritas e não assadas, em óleo a uma temperatura de 170 – 180°C, por 10 a 15 minutos. A pré-mistura é constituída de amido de milho (61,3%), açúcar moído (14,3%), polvilho azedo (18%), fermento químico (3,2%).
[016] Diferentemente da presente invenção, o produto alimentício descrito não agrega nenhum valor nutricional à dieta, uma vez que não se trata de um produto enriquecido com componentes que melhoram o aporte de nutrientes e micronutrientes.
[017] A anterioridade PI0504640-8, intitulada "Pão de queijo no palito e massa para sua preparação", descreve uma nova forma de apresentação de pão de queijo, que se dá em palitos. Para tanto, é apresentada uma nova composição para massa, de modo a permitir sua disposição em palitos e seu cozimento por meio do emprego das conhecidas 'máquinas de crepe'; assim, a massa do pão de queijo é constituída de fécula de mandioca, ovos, margarina, queijo parmesão de meia cura, sal, polvilho, soro, amido modificado e água. Apesar do apelo da apresentação do produto, nada é mencionado sobre seu enriquecimento nutricional, diferentemente da invenção descrita no presente pedido.
[018] A anterioridade PI0701062-1, intitulada "Processo e pão de queijo para microondas", descreve uma massa de pão de queijo homogeneizada caracterizada por ser pré-assada em embalagem especialmente desenvolvida, a qual é levada ao microondas para finalizar o assamento do produto, antes de seu consumo. A anterioridade não menciona o enriquecimento da massa com componentes capazes de aumentar a disponibilização de macro e micronutrientes ao consumidor.
[019] A anterioridade PI0803115-0, intitulada "O uso de quitosana na formulação de pão de queijo, mix e pré-misturas para produtos de panificação com atividades funcionais", descreve uma formulação de pão de queijo, mix e pré-misturas para produtos de panificação e os seus usos em alimentos funcionais, na forma de pães e similares, tendo a quitosana na sua composição, visando criar produtos para auxiliar a redução de colesterol e a perda de peso. A anterioridade traz o ensinamento sobre a incorporação da quitosana a alimentos do setor de panificação, com o objetivo de que os mesmos adquiram propriedades funcionais, especialmente a captura de gorduras para auxiliar programas de emagrecimento e a redução do colesterol. Nesse sentido, são descritas a composição e a metodologia de processamento, nos quais se adequaram ingredientes usuais dos produtos à adição intencional de quitosana, fibra alimentar solúvel de origem animal sem alterar de forma significativa as propriedades sensoriais dos novos alimentos desenvolvidos. Ainda que a anterioridade descreva uma composição alimentícia enriquecida com fibras, diferentemente da presente invenção, ela não é enriquecida com macro e micronutrientes, dessa maneira, pode-se considerar a presente invenção um alimento funcional mais completo do que o descrito na anterioridade, uma vez que ele oferece, além de fibras, outros nutrientes.
[020] Ainda são encontrados no atual estado da técnica, as anterioridades PI0601869- 6, intitulada "Processo de fabricação de pão de queijo pré-assado ultra congelado"; PI1001174-9, intitulada "Processo de pré-mistura para a produção de pão de queijo”; PI9802798-0, intitulada "Processo de produção de pão de queijo, e respectivos produtos"; PI9900596-4, intitulada "Massa para pão de queijo"; PI9903443-3, intitulada "Processo de produção de pão-de-queijo desidratado"; que descrevem processos de obtenção de mistura/massa para pão de queijo que, apesar de suas particularidades de composição, não apresentam enriquecimento com componentes capazes de fornecer macro e micronutrientes, além de fibras, como a invenção descrita no presente pedido de patente.
[021] Assim, a invenção descrita no presente pedido traz como principal contribuição à técnica, a proposição de um artigo alimentício considerado funcional, bastante presente na dieta brasileira, enriquecido com farinha integral de feijão-caupi biofortificado, o qual proporcionando um aumento, não só das quantidades de proteínas, fibras alimentares e carboidratos, como, também, dos teores de compostos bioativos, vitaminas e minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio, zinco, manganês e cobre, presentes no pão de queijo, diferentemente das anterioridades presentes no atual estado da técnica.
OBJETIVO DA INVENÇÃO
[022] A invenção tem por objetivo disponibilizar um produto alimentício com melhor valor nutritivo e funcional, que esteja presente no hábito alimentar da população, auxiliando no aporte de fibras alimentares, macro e micronutrientes, e compostos bioativos, sendo destinado, principalmente, a atender consumidores interessados em produtos mais saudáveis e com maior valor nutritivo.
DA INVENÇÃO
[023] A presente invenção descreve um produto alimentício com melhor valor nutritivo e funcional, que fornece um aporte de fibras alimentares, macro e micronutrientes e compostos bioativos aos seus consumidores. Nesse sentido, é descrito um pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado, que se caracteriza por empregar em sua formulação as matérias-primas: polvilho doce; leite, em substituição total ao uso de água; gordura; ovo; queijo; e farinha integral de feijãocaupi. Esses componentes, associados, proporcionam um produto com alto valor nutricional e boa aparência, representando uma boa fonte de proteínas, vitaminas e fibras para seus consumidores.
VANTAGENS DA INVENÇÃO
[024] A presente invenção apresenta como principais vantagens:
  • ✓ Proporcionar um produto alimentício enriquecido com matéria-prima biofortificada, regional e de fácil acesso;
  • ✓ Proporcionar um produto alimentício capaz de fornecer um aporte de micronutrientes e compostos bioativos aos seus consumidores;
  • ✓ Proporcionar um produto alimentício enriquecido com farinha integral de feijãocaupi biofortificado, proporcionando um aumento, não só das quantidades de proteínas, fibras alimentares e carboidratos, como, também, dos teores de compostos bioativos, vitaminas e minerais, tais como: fósforo, ferro, potássio, magnésio, zinco, manganês e cobre;
  • ✓ Proporcionar um produto alimentício considerado funcional e saudável que é obtido por meio de um processo constituído por simples etapas de execução.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[025] A invenção será descrita em uma realização preferencial, assim, para melhor entendimento, serão feitas referências às figuras:
  • ✓ Figura 1: Fluxograma do processo de obtenção do pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado;
  • ✓ Figura 2: A. matérias-primas utilizadas para elaboração do pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado; B. componentes secos e homogeneizados; C. mistura após a adição dos componentes líquidos; D. massa do pão de queijo moldada; E. pães de queijo após assamento.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[026] Para a obtenção do pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado (Fig. 1), inicialmente é necessário se obter (fase I) a farinha integral de feijão-caupi bioforticado (F), em seguida se dá a obtenção do pão de queijo (fase II) propriamente dito. Tanto a obtenção da farinha integral de feijão-caupi bioforticado (F) quanto a maior parte do processo de obtenção dos pães de queijo (E2 – E6) se dá em temperatura ambiente.
[027] Assim, para a obtenção da farinha integral de feijão-caupi biofortificado (F), os grãos sem beneficiamento (1) da cultivar BRS Aracê, provenientes do campo experimental da Embrapa Meio Norte de Teresina-PI, que está a 72 m de altitude, 5° 5’ de latitude sul e 42° 48’ de longitude oeste, foram moídos (E1) em moinho semiindustrial (Tecnal, modelo TE-651/2-T) e a farinha integral de feijão-caupi biofortificado (F) foi obtida, com granulometria de 0,5 Mesh, e imediatamente utilizada. Essa farinha (F) apresenta em sua composição 3,07% de lipídeos, 24% de proteínas e 59,7% de carboidratos e um valor energético total de 362,39 kcal/100g. Em relação ao teor de minerais, a mesma contém 63,0 mg/100g de cálcio, 0,56 mg/100g de cobre, 5,49 mg/100g de ferro, 437,0 mg/100g de fósforo, 1104,0 mg/100g de potássio, 3,3 mg/100g de sódio, 117,0 mg/100g de magnésio e 4,19 mg/100g de zinco. Observa-se ainda um teor de compostos fenólicos totais de 205,10 mg GAE (Equivalentes de Ácido Gálico)/100g e de flavonoides totais de 58,35 mg EQ (Equivalentes a Quercetina)/100g de farinha. Em relação ao teor de poliaminas, determinou-se 74,68 mg/kg e 25,26 mg/Kg de espermidina e espermina, respectivamente.
[028] A obtenção da mistura (fase II), se inicia com a adição (E2) dos componentes secos: polvilho doce (P), farinha integral de feijão-caupi biofortificado (F), queijo parmesão (Q) e sal iodado (S), seguida de sua homogeneização (E3). Em seguida, são adicionados (E4) à mistura seca (M1 – Fig. 2B), os demais componentes: leite (L), ovos brancos (O) e óleo de soja (G). Então, a nova mistura (M2 – Fig. 2C) é homogeneizada manualmente (E5). Após a homogeneização (E5), a massa obtida (MO) é moldada (E6 – Fig. 2D), em formato arredondado, e, em seguida, assada (E7), por 20 minutos à 260°C, em forno elétrico pré-aquecido à 260°C por 10 minutos (Fig. 2E), sendo assim, os pães de queijo enriquecidos com farinha integral de feijão-caupi biofortificado (PQ) obtidos. Em uma realização preferencial, a massa é assada imediatamente após o preparo, mas, conforme conveniência, a mesma pode ser congelada e assada posteriormente.
[029] Assim, o pão de queijo enriquecido com farinha integral de feijão-caupi biofortificado (PQ) se constituí de:
  • ✓ polvilho doce (P): numa proporção entre 80-90% m/m do produto;
  • ✓ leite (L): numa proporção entre 10-50% m/m do produto;
  • ✓ óleo de soja (G): numa proporção entre 5-20% m/m do produto;
  • ✓ ovos brancos(O): numa proporção entre 10-30% m/m do produto;
  • ✓ queijo parmesão (Q): numa proporção entre 5-25% m/m do produto;
  • ✓ sal iodado (S): numa proporção entre 1-15% m/m do produto;
  • ✓ farinha integral de feijão-caupi biofortificado (F): numa proporção de 10-20% m/m do produto.
[030] O polvilho doce (P) é utilizado por facilitar a padronização do produto e apresentar características físico-químicas mais estáveis. A principal função do amido em produtos de panificação é absorver a água e, desse modo, estabelecer a estrutura do produto. O leite (L) é utilizado em substituição total ao uso de água, tradicionalmente empregada em misturas para pão de queijo, além disso, a gordura presente no leite confere melhor aparência ao produto final, suas proteínas contribuem para a maciez e umidade, enquanto os sais minerais alteram a consistência da massa aumentando o valor nutritivo do pão de queijo. O óleo de soja (G) é empregado como fonte de gordura para atuar como lubrificante molecular, ajudando a massa a ter maior extensibilidade, maior elasticidade e melhor textura do miolo. Os ovos brancos (O) são utilizados por propiciarem aos pães de queijo melhor estrutura, textura mais leve, aerada, maior volume, característica de liga, cor amarelo natural, além do fornecimento de proteínas, vitaminas (A, D e E) e minerais. O queijo (Q) contribui para o aroma, sabor, maior maciez e uniformidade das células do miolo. A farinha integral de feijão-caupi bioforticado (F) melhora as características nutritivas e funcionais da formulação, fornecendo um aporte de micronutrientes e fibras aos consumidores.
[031] A farinha integral de feijão-caupi bioforticado (F) apresenta eficiência no aumento do valor nutritivo e funcional do pão de queijo, visto que o produto elaborado é fonte de proteínas (9,3 g/100g) e apresenta alto conteúdo de fibras alimentares (9,6 g/100g). Em relação ao teor de minerais, o produto formulado apresenta-se como fonte de cobre (0,07 mg/100g), zinco (1,3 mg/100g) e sódio (347 mg/100g) e com alto conteúdo de cálcio (211 mg/100g), fósforo (187 mg/100g) e magnésio (25,6 mg/100g). Os teores de fenólicos totais, flavonóides totais, taninos condensados e espermidina aumentaram no pão de queijo enriquecido.
[032] Também foram observados baixos teores de aminas biogênicas no produto formulado. Com o incremento na concentração dos compostos bioativos, foi possível verificar a melhora da atividade antioxidante do pão de queijo com feijão-caupi por dois métodos in vitro (DPPH e ABTS). O acréscimo do feijão-caupi também promoveu uma melhora nas características tecnológicas dos pães de queijo enriquecidos (PQ), como a textura.
[033] A partir do exposto, entende-se que o PÃO DE QUEIJO ADICIONADO DE FARINHA INTEGRAL DE FEIJÃO-CAUPI BIOFORTIFICADO, bem como o SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO, são merecedores do privilégio de patente de invenção.

Claims (3)

  1. PÃO DE QUEIJO ADICIONADO DE FARINHA INTEGRAL DE FEIJÃO-CAUPI
    BIOFORTIFICADO caracterizado por se constituir de:
    • ✓ polvilho doce (P): numa proporção entre 80-90% m/m do produto;
    • ✓ leite (L): numa proporção entre 10-50% m/m do produto;
    • ✓ óleo de soja (G): numa proporção entre 5-20% m/m do produto;
    • ✓ ovos brancos (O): numa proporção entre 10-30% m/m do produto;
    • ✓ queijo parmesão (Q): numa proporção entre 5-25% m/m do produto;
    • ✓ sal iodado (S): numa proporção entre 1-15% m/m do produto;
    • ✓ farinha integral de feijão-caupi biofortificado (F): numa proporção de 10- 20% m/m do produto.
  2. PÃO DE QUEIJO ADICIONADO DE FARINHA INTEGRAL DE FEIJÃO-CAUPI BIOFORTIFICADO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pela farinha integral de feijão-caupi biofortificado (F) ser obtida a partir da moagem (E1) dos grãos (1) da cultivar BRS Aracê.
  3. PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PÃO DE QUEIJO ADICIONADO DE FARINHA INTEGRAL DE FEIJÃO-CAUPI BIOFORTIFICADO caracterizado por se iniciar com a obtenção da farinha integral de feijão-caupi biofortificado (F); para tanto, os grãos (1) da cultivar BRS Aracê são moídos (E1) em moinho semi-industrial com granulometria de 0,5 Mesh; sendo então, a farinha integral de feijão-caupi biofortificado (F) adicionada (E2) juntamente com os demais componentes secos: polvilho doce (P), numa proporção entre 80-90% m/m do produto; queijo parmesão (Q), numa proporção entre 5-25% m/m do produto, e sal iodado (S), numa proporção entre 1 e 15% m/m do produto; seguida de sua homogeneização (E3); em seguida, serem adicionados (E4) à mistura seca (M1), os demais componentes: leite (L), numa proporção entre 10-50% m/m do produto; ovos brancos (O), numa proporção entre 10-30% m/m do produto; e óleo de soja (G), numa proporção entre 5-20% m/m do produto; então, a nova mistura (M2) ser homogeneizada (E5); após a homogeneização (E5), a massa obtida (MO) ser moldada (E6), em formato arredondado, e ser assada (E7), por 20 minutos à 260°C, em forno elétrico pré-aquecido à 260°C por 10 minutos para a obtenção dos pães de queijo enriquecidos com farinha integral de feijão-caupi biofortificado (PQ).
BR102020001597-4A 2020-01-24 2020-01-24 Pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado e seu processo de obtenção BR102020001597A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020001597-4A BR102020001597A2 (pt) 2020-01-24 2020-01-24 Pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado e seu processo de obtenção

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020001597-4A BR102020001597A2 (pt) 2020-01-24 2020-01-24 Pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado e seu processo de obtenção

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020001597A2 true BR102020001597A2 (pt) 2021-08-03

Family

ID=77614900

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020001597-4A BR102020001597A2 (pt) 2020-01-24 2020-01-24 Pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado e seu processo de obtenção

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020001597A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20190364948A1 (en) Plant-based egg substitute and method of manufacture
CN103828899A (zh) 一种小麦胚芽酥饼及其制备方法
Kanwal et al. Development, physico-chemical and sensory properties of biscuits supplemented with pumpkin seeds to combat childhood malnutrition in Pakistan
CN102960404A (zh) 一种荞饼干及其制作方法
JP2013507947A (ja) パンタイプ調理食品およびスプレッドタイプ調味料の形態の代用食
CN103749603A (zh) 一种桑叶蛋糕预拌粉及其制备方法与应用
CN104542857A (zh) 一种奶油味黑米饼干及其制作方法
KR20170035573A (ko) 흑마늘을 함유하는 찰보리빵 및 이를 제조하는 방법
KR20200133534A (ko) 애완동물용 케이크 제조방법
BR102020001597A2 (pt) Pão de queijo adicionado de farinha integral de feijão-caupi biofortificado e seu processo de obtenção
CN105077026A (zh) 一种保健雪花米片及其制备方法
KR101271281B1 (ko) 비지 분말을 포함하는 쿠키용 조성물
CN103564007A (zh) 海苔曲奇饼干预拌粉
CN105794935A (zh) 一种蛹虫草紫薯曲奇饼干及其制备方法
Manivel Nutritional and Sensory Evaluation of Moringa Oleifera Cookies
CN109287709A (zh) 一种红枣红豆红糖酥性饼干及其制备方法
CN103548911A (zh) 菠萝曲奇饼干预拌粉
CN103564009A (zh) 奇异果曲奇饼干预拌粉
KR102425902B1 (ko) 반려동물용 라면 및 이의 제조방법
Sahé et al. Quality Characteristics of Cassava-Ackee-Groundnut Composite Cookies
CN107897295A (zh) 香酥味麻花及其制作方法
CN106857764A (zh) 一种木糖醇纤维西式糕点的制备方法
KR20130072489A (ko) 천년초 쿠키 제조방법
KR101571891B1 (ko) 가정용 홍화현미프리믹스 제조방법
BR102022023451A2 (pt) Casquinha de sorvete enriquecida com farinha integral de feijãocaupi (vigna unguiculata l. walp.) biofortificado

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.