BR102017016633B1 - Conjunto de regulagem de saída de ar para um veículo a motor - Google Patents

Conjunto de regulagem de saída de ar para um veículo a motor Download PDF

Info

Publication number
BR102017016633B1
BR102017016633B1 BR102017016633-3A BR102017016633A BR102017016633B1 BR 102017016633 B1 BR102017016633 B1 BR 102017016633B1 BR 102017016633 A BR102017016633 A BR 102017016633A BR 102017016633 B1 BR102017016633 B1 BR 102017016633B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
slide
deflector
air outlet
type
Prior art date
Application number
BR102017016633-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102017016633A2 (pt
Inventor
Sergej Mikolajewski
Bernd Gayer
Norman Lange
Johannes Schneider
Original Assignee
Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from DE102016114411.8A external-priority patent/DE102016114411B3/de
Application filed by Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft filed Critical Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft
Publication of BR102017016633A2 publication Critical patent/BR102017016633A2/pt
Publication of BR102017016633B1 publication Critical patent/BR102017016633B1/pt

Links

Abstract

INSTALAÇÃO DE REGULAÇÃO DE VENTILADOR Instalação de regulação de ventilador (10) para um veículo a motor, com uma unidade de acionamento (20) acionada por um acionamento elétrico (28) que atua sobre pelo menos um defletor de válvula articulado (40) e pelo menos uma lamela de condução articulada (64), em que a unidade de acionamento (20) apresenta um suporte de bloco de corrediça (26) disposto de modo rotativo, com um bloco de corrediça (30) disposto de modo excêntrico naquele, em que o bloco de corrediça (30) engata em uma corrediça de defletores de válvula (32), ligada de modo rotativamente fixo ao pelo menos um defletor de válvula (40), em uma primeira seção de movimento de rotação (36) do suporte de bloco de corrediça (26), e em uma corrediça de lamelas de condução (34), ligada de modo rotativamente fixo à pelo menos uma lamela de condução (64), em uma segunda seção de movimento de rotação (38) do suporte de bloco de corrediça (26).

Description

[0001] A invenção se refere a um conjunto de regulagem de saída de ar para um veículo a motor.
[0002] No setor de engenharia automotiva, saídas de ar são utilizadas para aclimatizar o interior do veículo a motor e são conhecidas em várias modalidades diferentes. As saídas de ar compreendem, tipicamente, um alojamento de saída de ar, no qual aletas de ar reguláveis estão dispostas. Nesse caso, as aletas de ar são concebidas como aletas tipo válvula ou defletores, em que a vazão volumétrica pode ser ajustada por meio das aletas tipo válvula e a direção do fluxo de ar emergindo da saída de ar pode ser ajustada através dos defletores.
[0003] As aletas de ar são geralmente reguladas por meio de um conjunto de regulagem, que engata nas aletas de ar e que pode ser acionado manualmente pelo ocupante do veículo ou eletricamente por um acionamento elétrico. EP 1 520 738 divulga um conjunto de regulagem para uma saída de ar concebido como um mecanismo de engrenagem, por exemplo. O conjunto de regulagem tem uma roda dentada de entrada, que é acionada por um acionamento elétrico e que, em um primeiro segmento de movimento, está operacionalmente conectado a uma roda dentada de saída conectada aos defletores e, em um segundo segmento de movimento, está operacionalmente conectado a uma roda dentada de saída conectada a aletas tipo válvula. As aletas tipo válvula e os defletores são regulados pela rotação da roda dentada de entrada. Em uma posição central, nenhuma das duas rodas dentadas de saída está operacionalmente conectada à roda dentada de entrada. A partir da posição central, e dependendo da direção de rotação da roda dentada de entrada, o primeiro ou o segundo segmento de movimento é percorrido e, no processo, ou as aletas tipo válvula ou os defletores são regulados. Se os dentes das rodas dentadas de saída não estiverem engatados com os dentes da roda dentada de entrada, a roda dentada de saída relevante é fixada através de um elemento guia formado sobre a face da roda dentada de entrada de modo a bloquear a rotação, em que as rodas dentadas de saída têm, cada uma, um elemento contraguia contíguo às faces destas, o referido elemento contraguia interagindo, em cada caso, com o elemento guia.
[0004] Um aspecto problemático de um conjunto de regulagem de saída de ar deste tipo para um veículo a motor é que o conjunto de regulagem é complexo e dispendioso de fabricar devido à configuração complexa da roda dentada de entrada e das duas rodas dentadas de saída.
[0005] O objetivo da invenção é, portanto, proporcionar um conjunto de regulagem de saída de ar para um veículo a motor que pode ser produzido de forma simples e econômica.
[0006] Esse objetivo é alcançado através de um conjunto de regulagem de saída de ar com as características da reivindicação principal.
[0007] O conjunto de regulagem de saída de ar tem uma unidade de acionamento que é acionada por um acionamento elétrico e que interage com pelo menos uma aleta tipo válvula e pelo menos um defletor.
[0008] De acordo com uma modalidade da invenção, a unidade de acionamento é composta por uma corrediça da aleta tipo válvula, uma corrediça do defletor, uma trava de deslocamento e um suporte de trava de deslocamento, em que o suporte de trava de deslocamento tem, pelo menos, um primeiro segmento de movimento de rotação, e um segundo segmento de movimento de rotação. O comprimento e posição dos segmentos de movimento de rotação, em relação um ao outro, podem ser definidos de acordo com os requerimentos.
[0009] O suporte de trava de deslocamento pode ser projetado em forma de disco e acionado diretamente por um acionamento elétrico, por exemplo. Alternativamente, o suporte de trava de deslocamento pode formar a roda dentada de saída de um mecanismo de engrenagem, de uma transmissão por correia ou de uma transmissão por corrente.
[0010] A trava de deslocamento pode ser disposta excentricamente sobre a face do suporte de trava de deslocamento em forma de disco, em que a trava de deslocamento pode ser um parafuso, que está fixado ao suporte de trava de deslocamento por meio de uma junta roscada, adesivos ou conexão soldada. Devido à disposição excêntrica da trava de deslocamento sobre o suporte de trava de deslocamento e à rotação do suporte de trava de deslocamento, a trava de deslocamento movimenta-se sobre um trajeto circular e, dependendo de qual segmento de movimento de rotação do suporte de trava de deslocamento seja percorrido, engata na corrediça da aleta tipo válvula ou na corrediça do defletor.
[0011] A corrediça da aleta tipo válvula e a corrediça do defletor podem ser diretamente ou indiretamente conectadas à aleta tipo válvula ou ao defletor, respectivamente. A corrediça da aleta tipo válvula e a corrediça do defletor têm, cada uma, um encaixe ou uma fenda, as extremidades de abertura dos quais estão alinhadas de tal modo com relação ao trajeto circular da trava de deslocamento, que a trava de deslocamento se movendo em seu trajeto circular, pode engatar no encaixe ou na fenda da corrediça da aleta tipo válvula ou da corrediça do defletor.
[0012] Em funcionamento, o engate da trava de deslocamento na corrediça da aleta tipo válvula ou na corrediça do defletor depende de qual segmento de movimento de rotação do suporte de trava de deslocamento está sendo percorrido. No primeiro segmento de movimento de rotação, a trava de deslocamento engata na corrediça da aleta tipo válvula e gira a corrediça da aleta tipo válvula e a aleta tipo válvula conectada a ela de modo variável continuamente entre uma posição aberta e uma posição fechada. A rotação do defletor é alcançada da mesma forma enquanto o segundo segmento de movimento de rotação do suporte de trava de deslocamento está sendo percorrido e a trava de deslocamento engata na corrediça do defletor.
[0013] Uma configuração do conjunto de regulagem aqui descrito pode ser fornecida de forma fácil e econômica, visto que os componentes individuais do conjunto de regulagem podem ser facilmente produzidos. Nesse caso, o conjunto de regulagem não tem quaisquer rodas dentadas, as quais teriam de ser produzidas de modo complexo e oneroso.
[0014] Em uma modalidade preferida, o primeiro e o segundo segmentos de movimento de rotação não se sobrepõem e, portanto, a aleta tipo válvula ou o defletor são regulados conforme os segmentos de movimento de rotação são percorridos. Dessa forma, a corrediça da aleta tipo válvula (aleta de ar) pode ser configurada independentemente da corrediça do defletor, tornando a produção e configuração das corrediças mais fácil.
[0015] A unidade de acionamento é, preferencialmente, concebida como um mecanismo. A unidade de acionamento é, por exemplo, um mecanismo de engrenagem cilíndrica de dentes retos de estágio único e tem uma roda dentada de entrada e uma roda dentada de saída, em que a roda dentada de entrada é acionada através de uma haste de entrada por acionamento elétrico e a roda dentada de saída atua como suporte de trava de deslocamento. Em virtude do mecanismo, um motor elétrico comercialmente disponível pode ser usado como o acionamento elétrico, em que as velocidades de rotação relativamente lentas das aletas tipo válvula e dos defletores podem ser ajustadas por meio da relação de transmissão selecionada.
[0016] A corrediça da aleta tipo válvula e a corrediça do defletor têm, cada uma, preferencialmente, um encaixe no qual a trava de deslocamento pode engatar em cada caso. Como uma alternativa, a corrediça da aleta tipo válvula e a corrediça do defletor poderiam, cada uma, ter uma fenda, na qual a trava de deslocamento pode engatar. Dessa forma, a corrediça pode ser produzida de forma simples e econômica. Aqui, o encaixe ou a fenda podem ter qualquer forma de desejada, tornando possível influenciar a rotação das aletas tipo válvula e/ou dos defletores de modo dinâmico.
[0017] Em uma modalidade preferida, o suporte de trava de deslocamento tem um elemento guia que se estende axialmente a partir de uma face do suporte de trava de deslocamento e, com a superfície circunferencial, atua como uma guia para a corrediça da aleta tipo válvula e a corrediça do defletor quando a trava de deslocamento não está engatada. A corrediça da aleta tipo válvula e a corrediça do defletor têm, cada uma, um elemento contraguia, o qual interage com o elemento guia. Desse modo, a rotação da aleta tipo válvula ou do defletor pode ser bloqueada, mesmo quando a trava de deslocamento não está engatada na corrediça da aleta tipo válvula ou na corrediça do defletor.
[0018] O eixo de rotação da aleta tipo válvula está, preferencialmente, alinhado paralelo ao eixo de rotação do defletor. Como resultado, a unidade de acionamento pode ser concebida de modo simples e com um pequeno número de componentes, uma vez que a unidade de acionamento engata na corrediça da aleta tipo válvula e na corrediça do defletor em um plano comum, e nenhum redirecionamento de força para um plano diferente é requerido. Alternativamente, o eixo de rotação da aleta tipo válvula está alinhado perpendicularmente ao eixo de rotação do defletor.
[0019] A aleta tipo válvula é, preferencialmente, disposta a montante do defletor, garantindo assim que o projeto (design) da saída de ar que é visível para os ocupantes do veículo permaneça virtualmente inalterado durante as várias posições da aleta tipo válvula e do defletor.
[0020] Em uma modalidade preferida, uma pluralidade de aletas tipoválvula estão conectadas uma à outra através de um elemento de conexão de aletas tipo válvula e/ou uma pluralidade de defletores estão conectados um ao outro através de um elemento de conexão de defletores. Nesse caso, uma pluralidade de defletores é vantajosa, particularmente, por permitir melhor orientação do fluxo de ar emergindo da saída de ar. A corrediça da aleta tipo válvula está conectada para rotação conjunta a uma aleta tipo válvula e está conectada a aletas tipo válvula adicionais através de elementos de conexão de aletas tipo válvula, assegurando que todas as aletas tipo válvula sejam giradas simultaneamente e sincronicamente pela rotação da corrediça da aleta tipo válvula. Da mesma forma, um defletor está conectado para rotação conjunta à corrediça do defletor e, através do elemento de conexão de defletores, a defletores adicionais, em que todos os defletores são girados simultaneamente através da rotação da corrediça do defletor.
[0021] A invenção será explicada em maior detalhe com referência aos desenhos. Os desenhos mostram: A Figura 1 é uma vista esquemática em planta de um dispositivo de regulagem de saída de ar, A Figura 2 é uma ilustração do dispositivo de regulagem de saída de ar mostrado na Figura 1, em uma primeira posição, e A Figura 3 é uma ilustração do dispositivo de regulagem de saída de ar mostrado na Figura 1, em uma segunda posição.
[0022] A Figura 1 mostra uma vista esquemática de um conjunto de regulagem de saída de ar 10 tendo uma unidade de acionamento 20, que é concebida como um mecanismo. A unidade de acionamento 20 tem uma roda dentada de entrada 24, que é conectada para rotação conjunta a uma haste de entrada 22 acionada por um acionamento elétrico. A roda dentada de entrada 24 engata em uma roda dentada de saída 27 e aciona a roda dentada de saída 27.
[0023] Uma trava de deslocamento 30 está disposta excentricamente em uma face da roda dentada de saída 27 e, portanto, a roda dentada de saída 27 atua como um suporte de trava de deslocamento 26. Com relação à trava de deslocamento 30, a roda dentada de saída 27 tem um primeiro segmento de movimento de rotação 36, um segundo segmento de movimento de rotação 38 e um segmento de movimento de rotação central 37, em que a trava de deslocamento 30 engata em uma corrediça da aleta tipo válvula 32 no primeiro segmento de movimento de rotação 36, engata em uma corrediça do defletor 34 no segundo segmento de movimento de rotação 38, e não engata nem na corrediça da aleta tipo válvula 32, nem na corrediça do defletor 34 no segmento de movimento de rotação central 37.
[0024] A corrediça da aleta tipo válvula 32 está conectada a uma aleta tipo válvula 40 e, através de um elemento de conexão de aletas tipo válvula 42, a uma segunda aleta tipo válvula 43, de modo que ambas as aletas tipo válvula 40, 43 são giradas através da rotação da corrediça da aleta tipo válvula 32.
[0025] A corrediça do defletor 34 está conectada a um defletor 64 e, através de um elemento de conexão de defletores 62, a três defletores adicionais 60, 66, 68 assegurando que os defletores 60, 62, 66, 68 sejam girados simultaneamente e sincronicamente através da rotação da corrediça do defletor 34.
[0026] A corrediça da aleta tipo válvula 32 e a corrediça do defletor 34 têm, em cada caso, um elemento contraguia 33, 35, que desliza sobre um elemento guia 23 formado na roda dentada de saída 27 quando a trava de deslocamento 30 não está engatada na corrediça da aleta tipo válvula 32 ou na corrediça do defletor 34. Dessa forma, a rotação da corrediça da aleta tipo válvula 32 é bloqueada quando a trava de deslocamento 30 está engatada na corrediça do defletor 34. Quando a trava de deslocamento 30 engata na corrediça da aleta tipo válvula 32, o elemento contraguia 33 não descansa sobre o elemento guia 23, em que o elemento guia 23 tem uma recesso 29 para assegurar que a rotação da corrediça da aleta tipo válvula 32 não seja bloqueada pelo elemento guia 23.
[0027] A Figura 1 mostra uma posição do suporte de trava de deslocamento 26 no segmento de movimento de rotação central 37, em que a trava de deslocamento 30 não engata nem na corrediça da aleta tipo válvula 32, nem na corrediça do defletor 34. Durante o segmento de movimento de rotação central 37, os elementos contraguia 33, 35 descansam sobre o elemento guia 23, assegurando que a corrediça da aleta tipo válvula 32 e a corrediça do defletor 34 sejam fixadas pelo elemento guia 23 para bloquear a rotação e as aletas tipo válvula 40, 43 e os defletores 60, 64, 66, 68 são alinhados na direção do fluxo de ar. A direção do fluxo de ar é ilustrada, nas figuras, como uma seta contornada.
[0028] Na Figura 2, a trava de deslocamento 30 está engatada em um encaixe 48 formado na corrediça da aleta tipo válvula 32, em que as aletas tipo válvula 40, 43 estão ilustradas na posição transversal ou fechada, as quais são obtidas após o primeiro segmento de movimento de rotação 36 do suporte de trava de deslocamento ter sido percorrido. Nesse caso, o segmento transversal de fluxo livre da saída de ar diminui com o movimento progressivo da trava de deslocamento 30 no encaixe 48, até que a saída de ar esteja completamente fechada na extremidade do segmento de movimento de rotação.
[0029] A Figura 3 mostra a passagem do segundo segmento de movimento de rotação 38 e o engate da trava de deslocamento 30 na corrediça do defletor 34. Para tal, a corrediça do defletor 34 tem um encaixe 50, no qual a trava de deslocamento 30 desliza e a corrediça do defletor 34 gira. Através da rotação da corrediça do defletor, os defletores 60, 64, 66, 68 são girados sincronicamente. Desse modo, é possível ajustar a direção de fluxo de ar, em que posições intermediárias no segundo segmento de movimento de rotação 38 também podem ser ajustadas através do acionamento elétrico.
[0030] Para além das modalidades descritas, são também possíveis outras modalidades construtivas, que estão abrangidas pelo escopo de proteção da reivindicação principal. Por exemplo, a unidade de acionamento 20 ou a corrediça da aleta tipo válvula 32 e/ou a corrediça do defletor 34, podem ser concebidas de outra forma.

Claims (8)

1. Conjunto de regulagem de saída de ar (10) para um veículo a motor, tendo uma unidade de acionamento (20), que é acionada por um acionamento elétrico (28) e que atua sobre pelo menos uma aleta tipo válvula articulável (40) e pelo menos um defletor articulável (64), caracterizado pelo fato de que a unidade de acionamento (20) tem um suporte de trava de deslocamento (26) disposto de modo rotativo tendo uma trava de deslocamento (30) disposta de modo excêntrico sobre este, em que, em um primeiro segmento de movimento de rotação (36) do suporte de trava de deslocamento (26), a trava de deslocamento (30) engata em uma corrediça de aleta tipo válvula (32) conectada para rotação conjunta à pelo menos uma aleta tipo válvula (40) e, em um segundo segmento de movimento de rotação (38) do suporte de trava de deslocamento (26), a referida trava de deslocamento (30) engata em uma corrediça de defletor (34) conectada para rotação conjunta ao pelo menos um defletor (64).
2. Conjunto de regulagem de saída de ar (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro segmento de movimento de rotação (36) do suporte de trava de deslocamento (26) e o segundo segmento de movimento de rotação (38) do suporte de trava de deslocamento (26) não se sobrepõem.
3. Conjunto de regulagem de saída de ar (10), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a unidade de acionamento (20) é concebida como um mecanismo tendo uma roda dentada de entrada (24) e uma roda dentada de saída (27), em que a roda dentada de saída (27) forma o suporte de trava de deslocamento (26) e a roda dentada de entrada (24) está conectada para rotação conjunta ao acionamento elétrico (28) através de uma haste de entrada (22).
4. Conjunto de regulagem de saída de ar (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a corrediça da aleta tipo válvula (32) e a corrediça de defletor (34) tem, cada uma, um encaixe (48, 50), na qual a trava de deslocamento (30) engata.
5. Conjunto de regulagem de saída de ar (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o suporte de trava de deslocamento (26) tem um elemento guia de corrediça (23), que interage com um elemento contraguia (33) da corrediça da aleta tipo válvula (32) e com um elemento contraguia (35) da corrediça de defletor (34) bloqueando a rotação.
6. Conjunto de regulagem de saída de ar (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o eixo de rotação da pelo menos uma aleta tipo válvula (40) e o eixo de rotação do pelo menos um defletor (64) estão alinhados paralelos um ao outro.
7. Conjunto de regulagem de saída de ar (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma aleta tipo válvula (40) é disposta a montante do pelo menos um defletor (64).
8. Conjunto de regulagem de saída de ar (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que, em cada caso, uma pluralidade de aletas tipo válvula (40, 43) estão conectadas uma à outra através de um elemento de conexão de aletas tipo válvula (42) e/ou uma pluralidade de defletores (60, 64, 66, 68) estão conectados um ao outro através de um elemento de conexão de defletores (52), em que a corrediça da aleta tipo válvula (32) está conectada para rotação conjunta a uma aleta tipo válvula (40), e a corrediça de defletor (34) está conectada para rotação conjunta a um defletor (64).
BR102017016633-3A 2016-08-04 2017-08-02 Conjunto de regulagem de saída de ar para um veículo a motor BR102017016633B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102016114411.8 2016-08-04
DE102016114411.8A DE102016114411B3 (de) 2016-08-04 2016-08-04 Luftausströmer-Verstellanordnung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102017016633A2 BR102017016633A2 (pt) 2018-06-19
BR102017016633B1 true BR102017016633B1 (pt) 2023-09-19

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103476617B (zh) 用于多个可移动系统的驱动系统
JPH08506253A (ja) 靴のためのセンタクロージャ
RU2013115868A (ru) Система жалюзи для решетки радиатора транспортного средства
RU2771561C2 (ru) Регулирующий ирисовый клапан с эпициклоидной зубчатой передачей
US20180319248A1 (en) Air vent for use in a vehicle
BRPI0700567B1 (pt) Conjunto de distribuição de ar para veículos
BR112015029886B1 (pt) Conjunto composto por um suporte fixo, roldanas, uma correia e um tensor da correia
ES2951018T3 (es) Rodete de ventilador a ser accionado en una dirección de giro
CN107685612B (zh) 出风口调整组件
BR102017016633B1 (pt) Conjunto de regulagem de saída de ar para um veículo a motor
JP3929322B2 (ja) 空気吹き出し口の調節装置
DK174380B1 (da) Indretning til styring af strømmen gennem en kanal
KR101871944B1 (ko) 베인 장치
BR112012002307B1 (pt) Mecanismo de came
US20140000397A1 (en) Constant to variable gear pitch for temperature door rotation
US10677333B2 (en) Rotation transmission mechanism and damper device
JP6830404B2 (ja) スイッチ機構およびギアードモータ、ならびにダンパ装置
CN101769292B (zh) 一种嵌入式螺母及其拨块式调光机构
JP6511853B2 (ja) 駆動装置
KR102294272B1 (ko) 차량용 에어벤트 장치
CN1057834C (zh) 涡轮流量计
KR20170062814A (ko) 볼륨댐퍼의 블레이드 조절기구
BR112014017362B1 (pt) Ligação entre um veio de transmissão de um motor e um veio acionado de um dispositivo acionado
WO2020145280A1 (ja) ドア装置
JP6858078B2 (ja) 回転伝達機構およびダンパ装置