BR102016014960A2 - Device for retaining an exhaust gas pipe for an engine vehicle and arrangement with exhaust gas pipe and retention device - Google Patents

Device for retaining an exhaust gas pipe for an engine vehicle and arrangement with exhaust gas pipe and retention device Download PDF

Info

Publication number
BR102016014960A2
BR102016014960A2 BR102016014960A2 BR 102016014960 A2 BR102016014960 A2 BR 102016014960A2 BR 102016014960 A2 BR102016014960 A2 BR 102016014960A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
section
retaining
equipment
axis
exhaust gas
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

DISPOSITIVO DE RETENÇÃO PARA RETENÇÃO DE UM TUBO DE GÁS DE ESCAPE PARA UM VEÍCULO A MOTOR E ARRANJO COM TUBO DE GÁS DE ESCAPE E UM DISPOSITIVO DE RETENÇÃO
[0001] A invenção se refere a um dispositivo de retenção para a retenção de um tubo de gás de escape para um veículo a motor, particularmente um veículo comercial, por exemplo, um caminhão ou um ônibus.
[0002] A Figura 19 mostra uma vista em perspectiva de um dispositivo de retenção H' conhecido a partir da prática e, com isso, associado ao estado da técnica para a retenção de um tubo de gás de escape A' de um veículo a motor. O dispositivo de retenção H' compreende três seções separadas e montadas juntas. Uma primeira seção 1' com um equipamento de retenção para a montagem no veículo a motor, uma terceira seção 3' com uma braçadeira para tubo especial para a retenção do tubo de gás de escape A' e uma segunda seção 2' montada entre a primeira seção 1' e a terceira seção 3'. O dispositivo de retenção H' compreende, particularmente, dois suportes curvos, duas placas de uma braçadeira de tubo especial feita a partir do material redondo em forma curva, quatro parafusos, duas arruelas e seis porcas de auto-travamento. O dispositivo de retenção H' construído a partir de uma pluralidade de peças é, primeiramente, dispendioso e caro no processo de montagem e, além disso, está associado com o risco de quebras do tubo de gás de escape no caso de uma condução em uma estrada esburacada e problemas de tensão em consequência a expansão da temperatura do tubo de gás de escape.
[0003] Uma tarefa da invenção é a de proporcionar um dispositivo melhorado de retenção para a retenção de um tubo de gás de escape para um veículo a motor, particularmente um veículo comercial.
[0004] Essa tarefa pode ser resolvida por meio das características da reivindicação independente. Os desenvolvimentos vantajosos da invenção podem ser extraídos a partir das reivindicações dependentes e da descrição subsequente das modalidades preferenciais da invenção.
[0005] A invenção cria um dispositivo de retenção para a retenção de um tubo de gás de escape para um veículo a motor, particularmente um veículo comercial, por exemplo, um caminhão ou um ônibus.
[0006] O dispositivo de retenção compreende uma primeira seção com um equipamento de montagem para a montagem indireta ou direta no veículo a motor, por exemplo, em uma carcaça do volante do veículo a motor. O equipamento de montagem pode compreender, por exemplo, pelo menos um furo de passagem para uma conexão de parafuso e/ou de pino. Alternativamente ou adicionalmente, o equipamento de montagem pode compreender pelo menos uma bucha de espaçamento para o aumento da força de pré-tensionamento e para o posicionamento entre a primeira seção e o veículo a motor.
[0007] O dispositivo de retenção compreende, ademais, um equipamento de retenção, o qual serve para a retenção de uma sub-região preferencialmente reta do tubo de gás de escape e o qual possui um eixo de orientação, por exemplo, conforme o qual, particularmente, ao longo do qual a sub-região do tubo de gás de escape pode ser orientada.
[0008] Além do mais, o dispositivo de retenção compreende uma segunda seção, a qual se estende entre a primeira seção e o equipamento de retenção e a qual, preferencialmente, serve para conectar a primeira seção com o dispositivo de retenção, preferencialmente, por meio de uma terceira seção.
[0009] O dispositivo de retenção se diferencia particularmente de modo que a segunda seção é orientada para um plano de orientação e o equipamento de retenção é executado a fim de orientar o eixo de orientação com um desvio de, no máximo, +/- 25° perpendicular em relação ao plano de orientação, de modo que, preferencialmente, um eixo resultante da expansão térmica do tubo de gás de escape pode ser orientado essencialmente perpendicular em relação ao plano de orientação, por exemplo, com um desvio de, no máximo, +/- 5o. A segunda seção ou o plano de orientação, consequentemente, pode ser orientado essencialmente perpendicular em relação ao eixo resultante da expansão térmica do tubo de gás de escape.
[0010] A segunda seção representa, particularmente, uma peça flexível do dispositivo de retenção, a fim de ser capaz de ceder à expansão térmica resultante do tubo de gás de escape ao longo do eixo de expansão térmica.
[0011] Desse modo, pode ser criado um dispositivo de fixação essencialmente isento de tensão do tubo de gás de escape, o qual de um lado pode ser montado de modo resistente à oscilação, mas, no entanto, pode absorver tensão térmica.
[0012] O dispositivo de retenção oferece, particularmente, segurança suficiente contra carga vertical, por exemplo, uma assim chamada condução em uma estrada esburacada do veículo a motor e, além disso, flexibilidade suficiente em relação à expansão térmica do tubo de gás de escape na direção longitudinal do tubo de gás de escape, apropriadamente da sub-região anteriormente mencionada do tubo de gás de escape.
[0013] Além disso, a primeira seção, a segunda seção e a terceira seção formam, preferencialmente, uma única peça de perfil, e, por conseguinte, a montagem do dispositivo de retenção compreende essencialmente apenas a montagem do equipamento de retenção na terceira seção.
[0014] Particularmente, o eixo central e/ou longitudinal da segunda seção se estende no plano de orientação.
[0015] Também é possível, que a segunda seção possua um raio interno côncavo e o raio interno côncavo seja preferencialmente disposto no plano de orientação.
[0016] A segunda seção pode convenientemente correr no plano de orientação essencialmente em forma de arco, curva ou angular (por exemplo, essencialmente em forma de L).
[0017] A segunda seção compreende apropriadamente uma seção transversal que se estende ao longo do seu eixo longitudinal e/ou central, cujo momento de resistência em torno do eixo longitudinal e/ou o central da segunda seção é menor do que o momento de resistência em torno do eixo transversal da segunda seção.
[0018] A segunda seção possui, particularmente, uma seção transversal retangular no plano de orientação.
[0019] É possível que o equipamento de retenção possa ser pelo menos ligeiramente rotacionado, a fim de ajustar o seu eixo de orientação, o que é possível por meio de uma simples conexão de parafuso ou pino. Portanto, o equipamento de retenção pode ser rotacionado, por exemplo, mais ou menos como 360°, no estado com o tubo de gás de escape ainda não montado.
[0020] No entanto, é igualmente possível que o equipamento de retenção possa ser montado com um eixo de orientação não ajustável e, com isso, por exemplo, fixado em uma terceira seção.
[0021] O dispositivo de retenção compreende apropriadamente uma terceira seção, na qual o dispositivo de retenção pode ser montado, particularmente, pode ser montado de modo a ser pelo menos ligeiramente rotacionado, de tal modo que o eixo de orientação pode ser ajustado. O equipamento de retenção pode ser montado na terceira seção, preferencialmente, por meio de um equipamento de montagem, por exemplo, por meio de uma conexão de parafuso ou pino.
[0022] É possível que uma e a mesma peça de perfil configure a primeira seção e a segunda seção e, preferencialmente, a terceira seção. Por conseguinte, a primeira seção, a segunda seção e, preferencialmente, a terceira seção podem formar uma peça de perfil integral de uma peça só e/ou convenientemente não são montadas juntas.
[0023] A segunda seção se estende pelo menos essencialmente com o seu eixo longitudinal e/ou central ao plano de orientação. Alternativamente ou adicionalmente, a segunda seção pode se estender sob a forma de um braço extensor a partir da primeira seção, preferencialmente, em relação ao equipamento de retenção, particularmente até a terceira seção.
[0024] O equipamento de retenção compreende, preferencialmente, uma braçadeira de tubo.
[0025] A primeira seção e/ou a terceira seção se projeta, preferencialmente, obliquamente a partir do plano de orientação.
[0026] A segunda seção se estende apropriadamente entre a primeira seção e a terceira seção, a fim de conectar, particularmente, a primeira seção e a terceira seção uma com a outra.
[0027] A peça de perfil formada a partir da primeira seção, da segunda seção e, preferencialmente, da terceira seção pode ser, por exemplo, um molde, particularmente, um corpo moldado por conformação por dobramento.
[0028] O equipamento de retenção pode ser configurado, por exemplo, a fim de orientar o eixo de orientação com um desvio de, no máximo, +/- 20°, +/- 15°, +/- 10° ou +/- 5o perpendicular ao plano de orientação.
[0029] Deve ser ainda mencionado, que o tubo de gás de escape é instalado, preferencialmente, a jusante de um freio do motor e/ou de um turbocompressor de gás de escape do veículo a motor.
[0030] Além disso, deve ser mencionado, que o eixo resultante de expansão térmica do tubo de gás de escape, particularmente, representa o eixo resultante de expansão térmica dirigida longitudinalmente do tubo de escape e/ou o eixo resultante de expansão térmica de todo o tubo de escape.
[0031] A invenção não se limita a um dispositivo de retenção, mas sim compreende também um arranjo com um tubo de gás de escape para um veículo a motor e com um equipamento de retenção, como aqui divulgado.
[0032] É possível que o tubo de gás de escape possua um eixo resultante de expansão térmica e o eixo resultante de expansão térmica corra substancialmente de modo perpendicular em relação ao plano de orientação, por exemplo, com um desvio de, no máximo, +/- 5 °.
[0033] O dispositivo de retenção se engaja, particularmente, em uma subseção reta do tubo de gás de escape.
[0034] As modalidades preferenciais anteriormente descritas e as características da invenção podem ser combinadas uma com a outra. Outros desenvolvimentos vantajosos da invenção são divulgados nas reivindicações dependentes ou resultam se a partir da descrição abaixo das modalidades preferenciais da invenção em conjunto com as figuras anexas.
[0035] Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um tubo de gás de escape com um dispositivo de retenção de acordo com uma modalidade da invenção, [0036] Figura 2 mostra uma vista lateral do tubo de gás de escape e do dispositivo de retenção da Figura 1, [0037] Figura 3 mostra uma outra vista lateral do tubo de gás de escape e do dispositivo de retenção das Figuras 1 e 2, [0038] Figura 4 mostra uma vista ampliada do dispositivo de retenção das Figuras de 1 a 3, [0039] Figuras de 5 a 9 mostram diferentes vistas do dispositivo de retenção das Figuras de 1 a 4, [0040] Figura 10 mostra uma vista de um dispositivo de retenção de acordo com uma outra modalidade da invenção, [0041] Figuras de 11 a 13 mostram diferentes vistas do dispositivo de retenção da Figura 10, [0042] Figura 14 mostra uma vista principal esquemática de um dispositivo de retenção de acordo com uma modalidade da invenção, [0043] Figura 15 mostra uma vista principal esquemática de um dispositivo de retenção de acordo com uma outra modalidade da invenção, [0044] Figura 16 mostra uma vista em corte transversal da segunda seção em um plano de orientação de acordo com uma modalidade da invenção, [0045] Figuras 17 e 18 mostram vistas de dois dispositivos de retenção de acordo com diferentes modalidades da invenção, e [0046] Figura 19 mostra uma vista em perspectiva de um dispositivo de retenção e de um tubo de gás de escape de acordo com o estado da técnica.
[0047] As modalidades ilustradas nas figuras coincidem parcialmente, de modo que peças similares ou idênticas são providas com os mesmos números de referência e, para as suas explicações, será referido à descrição das outras modalidades ou figuras, a fim de evitar repetições.
[0048] A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um dispositivo de retenção H de acordo com uma modalidade da invenção para a retenção de um tubo de gás de escape A de um veículo a motor, particularmente um veículo comercial, por exemplo, um caminhão ou um ônibus.
[0049] As Figuras de 2 e 3 mostram o dispositivo de retenção H e o tubo de gás de escape A em duas vistas laterais diferentes, enquanto que a Figura 4 mostra o dispositivo de retenção H em detalhe sem o tubo de gás de escape A.
[0050] As Figuras de 5 a 9 mostram diferentes vistas do dispositivo de retenção H, no entanto, sem um dispositivo de retenção 4 explicado mais abaixo.
[0051] O dispositivo de retenção H é descrito agora com o número de referência às Figuras de 1 a 9.
[0052] O dispositivo de retenção H compreende uma primeira seção 1 com um equipamento de montagem M.1 para a montagem no veículo a motor, particularmente uma carcaça do volante. O equipamento de montagem M.1 pode compreender uma ou mais aberturas de passagem, por meio da qual a primeira seção 1 e, com isso, o dispositivo de retenção H pode ser montado no veículo a motor, por exemplo, por meio de uma conexão de um parafuso ou pino. No âmbito da invenção, outras montagens também são possíveis, por exemplo, por meio de estruturas intermediárias, por meio das quais a primeira seção 1 pode ser montada indiretamente no veículo a motor. Sob a conexão de parafuso, uma ou mais buchas de distanciamento podem ser dispostas, a fim de aumentar a força de pré-tensionamento.
[0053] Ademais, o dispositivo de retenção H compreende um equipamento de retenção 4 configurado como uma braçadeira para a retenção de uma sub-região A.1 convenientemente reta apropriada do tubo de gás de escape A. O equipamento de retenção 4 compreende um eixo de orientação X, ao longo do qual ou de acordo com o qual a sub-região A.1, e, com isso, apropriadamente o tubo de gás de escape, podem ser orientados.
[0054] Além do mais, o dispositivo de retenção H compreende uma segunda seção 2, a qual se estende entre a primeira seção e o equipamento de retenção.
[0055] O equipamento de retenção 4 é montado, particularmente, em uma terceira seção 3, por exemplo, por meio de uma conexão de parafuso M.2, de modo que a segunda seção 2 apropriadamente se estende entre a primeira seção 1 e a terceira seção 3, a fim de conectar a primeira seção 1 à terceira seção 3.
[0056] A primeira seção 1, a segunda seção 2 e a terceira seção 3 são formadas por uma única e mesma peça de perfil. A primeira seção 1, a segunda seção 2 e a terceira seção 3, com isso, formam, particularmente, uma peça de perfil integral de uma peça só. Em contraste, o equipamento de retenção 4 é, preferencialmente, um componente separado, o qual pode ser apropriadamente montado na terceira seção 3.
[0057] A referência T caracteriza o eixo resultante de expansão térmica T do tubo de gás de escape A.
[0058] A segunda seção 2 é orientada para um plano de orientação Y representada esquematicamente nas Figuras 2 e 4. O equipamento de retenção 4 é configurado, a fim de orientar o eixo de orientação X essencialmente perpendicular, ou seja, de modo apropriado essencialmente 90°, em relação ao plano de orientação Y, de modo que o eixo resultante de expansão térmica T igualmente decorre essencialmente perpendicular em relação ao plano de orientação Y. O eixo de orientação X e o eixo de expansão térmica t decorrem essencialmente de modo coaxial. No entanto, no âmbito da invenção, são possíveis modalidades, nas quais, embora o eixo resultante de expansão térmica T do tubo de gás de escape A seja orientado pelo menos aproximadamente perpendicular ao plano de orientação Y, o eixo de orientação X é orientado com um desvio de, por exemplo, 20° de modo perpendicular em relação ao plano de orientação Y.
[0059] O equipamento de retenção 4 pode ser montado pode ser montado na terceira seção 3 por meio do equipamento de montagem M.2 de modo a ser pelo menos ligeiramente rotacionado, de tal modo que o eixo de orientação X pode ser ajustado de modo a ser pelo menos ligeiramente rotacionado antes da montagem do tubo de gás de escape A, o que é indicado na Figura 4 esquematicamente por meio da seta dupla.
[0060] A segunda seção 2 compreende um raio interno côncavo K, a qual é disposta igualmente no plano de orientação Y.
[0061] A segunda seção se estende com o seu eixo longitudinal e/ou central L, pelo menos em seções, ao plano de orientação Y essencialmente em forma de arco, particularmente em forma de U.
[0062] A primeira seção 1 e a terceira seção 3 se projetam obliquamente a partir do plano de orientação Y.
[0063] A Figura 10 mostra uma vista de um dispositivo de retenção H de acordo com uma outra modalidade da invenção.
[0064] Uma particularidade do dispositivo de retenção H ilustrado na Figura 10 é que a segunda seção 2 não se estende substancialmente em forma de U no plano de orientação Y, mas sim em forma curva ou angular.
[0065] Figuras 11 a 13 mostram diferentes vistas do dispositivo de retenção H da Figura 10.
[0066] A Figura 14 mostra uma vista principal esquemática de um dispositivo de retenção H de acordo com uma modalidade da invenção. Particularmente, a segunda seção 2 é orientada para o plano de orientação Y e o equipamento de retenção H é configurado, a fim de alinhar o eixo de orientação X com um desvio de, no máximo, +/- 25 °, aproximadamente 15° na Figura 14, perpendicular em relação ao plano de orientação Y, de tal modo que o eixo resultante de expansão térmica T dirigido longitudinalmente do tubo de gás de escape pode correr, essencialmente, perpendicular em relação ao plano de orientação Y.
[0067] A Figura 15 mostra uma vista principal esquemática de um dispositivo de retenção H de acordo com uma outra modalidade da invenção. Particularmente, a segunda seção 2 é orientada ao plano de orientação Y e o equipamento de retenção H é configurado, a fim de orientar o eixo de orientação X perpendicular em relação ao plano de orientação Y, de tal modo que o eixo resultante de expansão térmica T dirigido de modo longitudinal do tubo de gás de escape A pode correr da igualmente perpendicular em relação ao plano de orientação Y.
[0068] A Figura 16 mostra uma vista em corte transversal da segunda seção 2 no plano de orientação Y. A seção transversal é configurada como uma seção transversal retangular, cujo momento de resistência W1 em torno do eixo longitudinal L da segunda seção 2 é menor do que o momento de resistência W2 em torno do eixo transversal Q da segunda seção 2.
[0069] A partir da descrição anterior do dispositivo de retenção H resulta se que a segunda seção 2 se estende com o seu eixo longitudinal (L) ao plano de orientação (Y) e o equipamento de retenção 4 é configurado, a fim de orientar o eixo de orientação X com um desvio de, no máximo, +/- 25° perpendicular em relação ao plano de orientação Y, de modo que o eixo resultante de expansão térmica T particularmente dirigido perpendicular do tubo de gás de escape A pode correr, no estado de montagem do tubo de gás de escape A, essencialmente perpendicular em relação ao plano de orientação Y.
[0070] O dispositivo de retenção H consegue assim uma segurança suficiente contra a carga vertical, isto é, particularmente uma condução em uma estrada esburacada, de até 8g ou até mesmo mais. Apesar disso, ele consegue uma flexibilidade suficiente em relação à expansão térmica do tubo de gás de escape ao longo do eixo resultante de expansão térmica T de até 2,5 mm, ou até mesmo mais no caso de uma temperatura de aprox. 450 °C.
[0071] Ademais, ele assegura uma montagem simples e isenta de tensão, compreende substancialmente apenas a peça do perfil a partir da primeira seção 1, da segunda seção 2 e da terceira seção 3 e do equipamento de retenção 4 que pode ser nele montado.
[0072] As Figuras 17 e 18 mostram ainda dois outros dispositivos de retenção H de acordo com diferentes modalidades da invenção.
[0073] A invenção não é limitada às modalidades preferenciais descritas acima. Pelo contrário, uma pluralidade de variantes e modificações é possível, as quais também fazem o uso do conceito da invenção e, portanto, se inserem no âmbito da proteção. Além disso, a invenção também reivindica a proteção para o objeto e as características das reivindicações dependentes, independentemente das características e reivindicações tidas em referência.
Lista dos números de referência 1 Primeira seção 2 Segunda seção 3 Terceira seção 4 Equipamento de retenção A Tubo de gás de escape A.1 Sub-região reta do tubo de gás de escape, à qual o equipamento de retenção se prende apropriadamente H Dispositivo de retenção X Eixo de orientação Y Plano de orientação M.1 Equipamento de montagem para a montagem no veículo a motor M.2 Equipamento de montagem, preferencialmente, que pode ser montada na terceira seção, para a montagem do equipamento de retenção W1 Momento de resistência W2 Momento de resistência Q Eixo transversal da segunda seção L Eixo longitudinal e/ou central da segunda seção T Eixo resultante de expansão térmica, particularmente dirigida longitudinal do tubo de gás de escape K Raio interno côncavo REIVINDICAÇÕES

Claims (15)

1. Dispositivo de retenção (H) para a retenção de um tubo de gás de escape (A) para um veículo a motor, tal dispositivo incluindo: - uma primeira seção (1) com um equipamento de montagem (M.1) para a montagem no veículo a motor, - um equipamento de retenção (4) para a retenção de uma sub-região (A.1) do tubo de gás de escape (A) e com um eixo de orientação (X), particularmente ao longo do qual a sub-região (A.1) pode ser orientada apropriadamente, - uma segunda seção (2), a qual se estende entre a primeira seção (1) e o equipamento de retenção (4), o dispositivo de retenção (H) caracterizado pelo fato de que - a segunda seção (2) é orientada para um plano de orientação (Y) e o equipamento de retenção (4) é executado a fim de orientar o eixo de orientação (X) com um desvio de, no máximo, +/- 25° perpendicular ao plano de orientação (Y).
2. Dispositivo de retenção (H), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a segunda seção (2) possui um raio interno côncavo (K) e o raio interno côncavo (K) é preferencialmente disposto no plano de orientação (Y).
3. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a segunda seção (2) se estende no plano de orientação (Y) essencialmente em forma de arco, curva ou ângulo
4. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de a segunda seção (2) possui uma seção transversal, cujo momento de resistência (W1) em torno do eixo longitudinal e/ou o central (L) da segunda seção (2) é menor do que o momento de resistência (W2) em torno do eixo transversal (Q) da segunda seção (2).
5. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a segunda seção (2) possui uma seção transversal retangular no plano de orientação (X).
6. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o equipamento de retenção (4) pode ser pelo menos ligeiramente rotacionado, a fim de ajustar o seu eixo de orientação (X), preferencialmente por meio de um equipamento de montagem (M.2).
7. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de retenção (H) compreende uma terceira seção (3), na qual o equipamento de retenção (4) pode ser montado, preferencialmente por meio de um equipamento de montagem (M.2).
8. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que uma e a mesma peça de perfil configura a primeira seção (1) e a segunda seção (2) e/ou a terceira seção (3).
9. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a segunda seção (2) se estende com o seu eixo longitudinal e/ou central (L) ao plano de orientação (Y) e/ou sob a forma de um braço extensor a partir da primeira seção (1) até o equipamento de retenção (4).
10. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a primeira seção (1) e/ou a terceira seção (3) se projeta obliquamente a partir do plano de orientação (Y).
11. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o equipamento de retenção (4) é configurado a fim de orientar o eixo de orientação (X) com um desvio de, no máximo, +/- 20°, +/- 15°, +/- 10° ou +/- 5o perpendicular ao plano de orientação (Y).
12. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o equipamento de retenção (4) é configurado como uma braçadeira.
13. Dispositivo de retenção (H), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o equipamento de montagem (M.1) possui pelo menos uma bucha de espaçamento para o aumento da força de pré-tensionamento e para o posicionamento entre a primeira seção (1) e o veículo a motor.
14. Arranjo, caracterizado pelo fato de que compreende um tubo de gás de escape (A) e um dispositivo de retenção (H) conforme qualquer uma das reivindicações anteriores.
15. Arranjo, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o tubo de gás de escape (A) possui um eixo resultante de expansão térmica (T) e o eixo resultante de expansão térmica (T) corre substancialmente de modo perpendicular em relação ao plano de orientação (Y).

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5032383B2 (ja) 車両用冷却部品支持装置
JP5179566B2 (ja) 自動車のシートのためのエネルギ吸収装置およびその装置を組み込んだアセンブリ
ES2336159T3 (es) Soporte para la unidad frontal de un vehiculo automovil y procedimiento de montaje.
BR102016014960B1 (pt) Dispositivo de retenção para retenção de um tubo de gás de escape para um veículo a motor e arranjo com tubo de gás de escape e um dispositivo de retenção
BRPI0610547A2 (pt) bagageiro de teto para um veìculo e método para fixação do bagageiro de teto
BR112012011107B1 (pt) Suspensão de eixo de roda que possui braçadeiras com uma saliência para fixar um eixo tubular entalhado a braços de suspenção
BR112013008743B1 (pt) Estrutura de suporte de tubo para aeronaves
PT771696E (pt) Dispositivo para a fixacao de um modulo de um saco pneumatico
BR112013018361B1 (pt) dispositivo fixador
BRPI0816576B1 (pt) suspensão traseira para um veículo a motor.
BRPI1002213B1 (pt) braçadeira de aperto e dispositivo de rodagem uniforme que a incorpora
BRPI1100255A2 (pt) Veículo do tipo montado
BR102012016239A2 (pt) Conjunto de freio tendo um clipe de montagem
CN104417600B (zh) 转向装置
BR102013011380B1 (pt) Dispositivo de conexão de cinto de segurança para um veículo e veículo
US8936136B2 (en) Brake caliper adjustment mechanism
BRPI1102241A2 (pt) manìpulo de auxìlio
BR112013016463A2 (pt) isolador tendo montagem de pressionar e girar
US10625767B2 (en) Steering device
EP2860064B1 (en) A clamp
BR102016014960A2 (pt) Device for retaining an exhaust gas pipe for an engine vehicle and arrangement with exhaust gas pipe and retention device
US9963164B2 (en) Steering device
JP2009108788A (ja) 車両用交流発電機のベルト張り調整装置
BR112015026001B1 (pt) Motor de combustão interna
KR20160084395A (ko) 선 바이저용 스프링 및 선 바이저용 지지 장치