BR102015022188B1 - Dispositivo de corte - Google Patents
Dispositivo de corte Download PDFInfo
- Publication number
- BR102015022188B1 BR102015022188B1 BR102015022188-6A BR102015022188A BR102015022188B1 BR 102015022188 B1 BR102015022188 B1 BR 102015022188B1 BR 102015022188 A BR102015022188 A BR 102015022188A BR 102015022188 B1 BR102015022188 B1 BR 102015022188B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- base
- workpiece
- cutting
- main body
- device main
- Prior art date
Links
Images
Landscapes
- Sawing (AREA)
- Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)
Abstract
DISPOSITIVO DE CORTE Trata-se de um dispositivo de corte que inclui uma base adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho e um corpo principal de dispositivo sustentado pela base em um lado superior da base. O corpo principal de dispositivo inclui um motor elétrico e uma lâmina de corte acionada de modo giratório pelo motor elétrico, de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte rotativa é induzida a cortar a peça de trabalho. Em uma modalidade, o dispositivo de corte inclui adicionalmente uma régua paralela adaptada para entrar em contato com uma superfície de extremidade da peça de trabalho e um mecanismo de ajuste de paralelização adaptado para fazer um ajuste fino de um grau de paralelização da régua paralela em relação à lâmina de corte.
Description
[0001] Este pedido é baseado e reivindica prioridade ao Pedido de Patente no JP 2014-184830, depositado no dia 11 de setembro de 2014 e ao Pedido de Patente no JP. 2015-154249, depositado no dia 4 de agosto de 2015, cujos conteúdos são incorporados em suas totalidades no presente documento a título de referência.
[0002] A presente invenção refere-se a um dispositivo de corte, como um cortador de pedra de trabalho, uma serra circular portátil ou um cortador em sulco que tem uma lâmina de corte giratória usada para cortar, sulcando uma peça de trabalho, tal como pedra.
[0003] Com o intuito de cortar a pedra, um dispositivo de corte do tipo portátil foi amplamente usado, tendo uma base e um corpo principal de dispositivo. A base é adaptada para entrar em contato com a superfície superior da pedra. O corpo principal de dispositivo é sustentado sobre a lateral de superfície superior da base. O corpo principal de dispositivo inclui um motor elétrico como um dispositivo de acionamento, uma lâmina de corte circular girada pelo motor elétrico e uma porção de alça adaptada para ser segurada pelo usuário. Como a lâmina de corte, foi tipicamente empregada uma chamada roda de diamante. Com a base que está em contato com a superfície superior da pedra, o usuário que agarra a porção de alça move o dispositivo de corte na direção de corte para forçar a lâmina de corte rotativa a cortar a pedra, por meio da que é possível realizar a operação de corte. O Pedido de Patente Aberto à inspeção pública no. 2012-200845 revela uma técnica para melhorar um desempenho de resfriamento de um motor elétrico usado para um cortador de pedra de trabalho.
[0004] Em geral, em uma operação de corte que usa um cortador de pedra de trabalho, em que uma base está em contato com uma superfície superior de pedra que pode ter um grau relativamente alto de contato próximo, por exemplo, devido à finalização de espelho mediante polimento, a resistência ao movimento (resistência à fricção) da base em relação à superfície superior da pedra pode ser relativamente alta. Portanto, uma força operacional relativamente grande é exigida para mover o dispositivo de corte ao longo da superfície superior da pedra. A este respeito, a operação de corte da pedra é diferente da operação de corte de um material como madeira, que tem um grau relativamente baixo de contato próximo com a base. Adicionalmente, como um resultado do movimento da base enquanto está em contato próximo com a superfície superior da pedra, a superfície superior da pedra pode ser fendidas pela poeira aderida à superfície superior da pedra.
[0005] Em vista disso, vários aprimoramentos foram propostos principalmente para reduzir a resistência ao movimento da base em relação à pedra. Por exemplo, uma técnica foi bem conhecida na técnica, de acordo com a qual a água é despejada a partir da superfície inferior da base para reduzir o grau de contato próximo em relação à superfície superior da pedra, reduzindo, assim, a resistência de movi pedra mento da base. Por essa base de tipo de despejamento de água, também é possível lavar a poeira aderida à superfície superior com a água que flui ao longo da superfície superior da pedra e para impedir difusão da poeira a partir da porção de corte.
[0006] Adicionalmente, outra técnica foi bem conhecida na técnica, de acordo com a qual um cilindro é arranjado na superfície inferior da base para rolar sobre a superfície superior de pedra, reduzindo, assim, a resistência ao movimento. Nessa base de tipo de cilindro, a resistência ao movimento da base pode ser reduzida mesmo em um local em que não há equipamento de abastecimento de água suficiente, tornando possível realizar de maneira eficiente a operação de corte.
[0007] Embora tenha sido fornecido um dispositivo de corte equipado com uma base despejadora de água e um dispositivo de corte equipado com uma base de tipo de cilindro para reduzir a resistência ao movimento em relação à pedra, suas bases foram projetadas como bases dedicadas. Portanto, em um local em que não há equipamento de abastecimento de água suficiente, a base despejadora de água não pode exercer sua função. No caso da base de tipo de cilindro, falta estabilidade devido à pequena área de contato em relação à superfície de pedra. Por essas razões, os dispositivos de corte convencionais são, de preferência, difíceis de usar dependendo do ambiente operacional, etc.; dessa forma, precisa-se de um aperfeiçoamento em termos de facilidade de manuseio (utilização).
[0008] O Pedido de Patente Aberto à inspeção pública no BR PI1002850 e Pedido de Patente Aberta à inspeção pública no JP 8-224701 revela técnicas com relação a um dispositivo de corte como um cortador de pedra de trabalho, de acordo com o qual uma régua é posto em contato com a superfície de extremidade de uma peça de trabalho, de modo que uma lâmina de corte seja guiada para se mover paralela à superfície de extremidade da peça de trabalho a fim de possibilitar uma operação de corte precisa.
[0009] Na técnica revelada no Pedido de Patente Aberto à inspeção pública no BR PI1002850, no entanto, não é possível ajustar a posição e o grau de paralelização da régua em relação à lâmina de corte. Na técnica revelada no Pedido de Patente Aberta à inspeção pública no JP 8224701, é possível mudar dificilmente a posição da régua; no entanto, não é possível realizar um ajuste fino do grau de paralelização em relação à lâmina de corte. Com relação à régua paralela que pode ser posto em contato com a superfície de extremidade da peça de trabalho para orientar a lâmina de corte, a partir do ponto de vista de tornar possível realizar normalmente uma operação de corte precisa, deseja-se permitir o ajuste fino do grau de paralelização em relação à lâmina de corte para melhorar a utilização do dispositivo de corte.
[0010] Portanto, há uma necessidade na técnica de um dispositivo de corte que seja mais aprimorado para melhorar a utilização do dispositivo de corte.
[0011] Em um primeiro aspecto, de acordo com a presente invenção, um dispositivo de corte inclui uma base adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho e um corpo principal de dispositivo sustentado pela base em um lado superior da base. O corpo principal de dispositivo inclui um motor elétrico e uma lâmina de corte acionada de modo giratório pelo motor elétrico, de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte rotativa é induzida a cortar a peça de trabalho. O dispositivo de corte inclui adicionalmente uma régua paralela adaptada para entrar em contato com uma superfície de extremidade da peça de trabalho e um mecanismo de ajuste de paralelização adaptado para fazer um ajuste fino de um grau de paralelização da régua paralela em relação à lâmina de corte.
[0012] Portanto, é possível fazer ajuste fino do grau de paralelização em relação à lâmina de corte e, por conseguinte, é possível realizar normalmente uma operação de corte precisa de uma maneira estável. Como um resultado, a operação de corte pode ser realizada rapidamente com alta precisão, tornando possível melhorar mais a utilização do dispositivo de corte.
[0013] O mecanismo de ajuste de paralelização pode incluir uma manga de ajuste acoplada à régua paralela e uma barra de suporte acoplada à base. A barra de suporte é inserida na manga de ajuste, de modo que a régua paralela seja sustentada a fim de poder fazer um movimento de desvio paralelo em relação à base através de movimento da manga de ajuste em relação à barra de suporte.
[0014] Com essa disposição, é possível alcançar uma redução de tamanho do mecanismo de ajuste de paralelização e uma simplificação da construção.
[0015] A barra de suporte pode compreender duas barras de suporte paralelas e a manga de ajuste pode compreender duas mangas de ajuste paralelas. As duas barras de suporte paralelas podem ser respectivamente inseridas nas duas mangas de ajuste paralelas.
[0016] Com essa disposição, o movimento de desvio paralelo da régua paralela pode ser realizado com precisão mesmo no caso em que a régua paralela tem um comprimento relativamente longo.
[0017] O dispositivo de corte pode incluir, adicionalmente, uma porção de alça acoplada à base e uma parte da porção de alça pode ser a barra de suporte.
[0018] Com essa disposição, é possível alcançar a simplificação da construção do mecanismo de ajuste de paralelização e alcançar eventualmente a simplificação da construção do dispositivo de corte.
[0019] Em um segundo aspecto, de acordo com a presente invenção, um dispositivo de corte inclui uma base adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho e um corpo principal de dispositivo sustentado pela base em um lado superior da base. O corpo principal de dispositivo inclui um motor elétrico e uma lâmina de corte acionada de modo giratório pelo motor elétrico, de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte rotativa é induzida a cortar a peça de trabalho. A base é configurada, de modo que um acessório de despejamento de água ou um acessório de cilindro possa ser seletivamente unido a uma superfície inferior da base. O acessório de despejamento de água é configurado para despejar água entre a superfície superior da peça de trabalho e a superfície inferior da base. O acessório de cilindro compreende pelo menos um cilindro que pode rolar sobre a superfície superior da peça de trabalho.
[0020] Com essa disposição, por exemplo, em um local em que o equipamento de despejamento de água suficiente é preparado, o acessório de despejamento de água pode ser unido à base para configurar a base como uma base despejadora de água. Despejando água entre a superfície superior da peça de trabalho e a superfície inferior da base, a resistência ao movimento entre a base e a peça de trabalho pode ser reduzida, tornando possível realizar rapidamente a operação de corte. Por outro lado, por exemplo, em um local em que não há equipamento de despejamento de água suficiente, o acessório de cilindro pode ser unido à base para configurar a base como uma base de tipo de cilindro. Portanto, também nesse caso, a resistência ao movimento entre a base e a peça de trabalho pode ser reduzida, tornando possível realizar rapidamente a operação de corte. Dessa maneira, é possível configurar a base como uma base despejadora de água ou uma base de tipo de cilindro, de acordo com o ambiente operacional, enquanto permite que o corpo principal de dispositivo seja usado sem precisar de uma mudança, por meio da qual é possível melhorar a facilidade de manuseio (utilização) do dispositivo de corte e, eventualmente, realizar de maneira eficiente a operação de corte.
[0021] A base pode incluir uma porção de armação configurada para sustentar o corpo principal de dispositivo e o acessório de despejamento de água e o acessório de cilindro podem ser configurados de modo a poder ser anexados a uma superfície inferior da armação.
[0022] Com essa disposição, o corpo principal de dispositivo e a porção de armação da base podem ser usados geralmente para o acessório de despejamento de água e o acessório de cilindro. Fixando seletivamente o acessório de despejamento de água ou o acessório de cilindro à porção de armação, de acordo com o ambiente operacional, é possível configurar a base como uma base despejadora de água ou uma base de tipo de cilindro.
[0023] A porção de armação pode incluir uma porção inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho e o corpo principal de dispositivo pode ser sustentado pela porção inclinada, de modo que a lâmina de corte possa cortar a peça de trabalho enquanto a lâmina de corte é inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho.
[0024] Com essa disposição, com uso do acessório de despejamento de água ou do acessório de cilindro quando a operação de corte é realizada com a lâmina de corte inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho (isto é, quando uma operação de corte de arame é realizada), a operação de corte pode ser realizada rapidamente devido à redução da resistência ao movimento entre a base e a peça de trabalho. Adicionalmente, dependendo se há equipamento de despejamento de água suficiente ou não, o acessório de despejamento de água ou o acessório de cilindro pode ser unido à base, de modo que a operação de corte possa ser realizada rapidamente. No caso da operação de corte de arame realizada com a lâmina de corte inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho, a força da gravidade do corpo principal de dispositivo pode estar em tal direção que a base é inclinada para cima a partir da superfície superior da peça de trabalho. Portanto, pode ser necessário que o usuário pressione a base contra a peça de trabalho por uma força maior do que uma força necessária para uma operação de corte vertical. No entanto, devido ao fato de a resistência ao movimento entre a base e a peça de trabalho poder ser reduzida com o uso do acessório de despejamento de água ou o acessório de cilindro, pode ser possível reduzir o trabalho do usuário enquanto habilita a operação de corte para ser realizada rapidamente. Dessa maneira, o acessório de despejamento de água e o acessório de cilindro são úteis, em particular, no caso da operação de corte de arame.
[0025] Em um terceiro aspecto, de acordo com a presente invenção, um dispositivo de corte inclui uma base adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho e um corpo principal de dispositivo sustentado pela base em um lado superior da base. O corpo principal de dispositivo inclui um motor elétrico e uma lâmina de corte acionada de modo giratório pelo motor elétrico, de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte rotativa é induzida a cortar a peça de trabalho. A base inclui uma porção de armação configurada para sustentar o corpo principal de dispositivo, um acessório de cilindro unido à superfície inferior da porção de armação e inclui pelo menos um cilindro adaptado para rolar sobre a superfície superior da peça de trabalho durante uma operação de corte e um dispositivo de orientação sustentado pela porção de armação e adaptado para entrar em contato com uma superfície de extremidade da peça de trabalho durante uma operação de corte. O dispositivo de orientação é configurado, de modo que o dispositivo de corte seja autossustentado sobre a superfície superior da peça de trabalho com o dispositivo de orientação em contato com a superfície superior da peça de trabalho quando a operação de corte não é realizada. O pelo menos um cilindro do acessório de cilindro é espaçado da superfície superior da peça de trabalho quando o dispositivo de corte é autossustentado.
[0026] Com essa disposição, a operação de corte pode ser facilmente realizada com o auxílio do dispositivo de orientação que entra em contato com a superfície de extremidade da peça de trabalho enquanto a resistência ao movimento da base é reduzida através de contato do acessório de cilindro com a superfície superior da peça de trabalho. Quando a operação de corte não é realizada, o dispositivo de corte pode ser autossustentado sobre a superfície superior da peça de trabalho com o dispositivo de orientação (e a porção de armação) em contato com a superfície superior da peça de trabalho. Nesse estado, o pelo menos um cilindro do acessório de cilindro é espaçado (ou flutuado para cima) a partir da superfície superior da peça de trabalho. Portanto, é possível impedir danos potenciais ao cilindro (cilindros) quando o dispositivo de corte é autossustentado sobre a superfície superior da peça de trabalho. Pode ser possível também impedir danos potenciais à superfície superior da peça de trabalho pelos cilindros.
[0027] Em um quarto aspecto, de acordo com a presente invenção, um dispositivo de corte inclui uma base adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho e um corpo principal de dispositivo sustentado pela base em um lado superior da base. O corpo principal de dispositivo inclui um motor elétrico e uma lâmina de corte acionada de modo giratório pelo motor elétrico, de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte rotativa é induzida a cortar a peça de trabalho. A base inclui uma porção inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho. O corpo principal de dispositivo é sustentado pela porção inclinada, de modo que a lâmina de corte seja inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho. O dispositivo de corte inclui adicionalmente uma régua paralela sustentada pela porção de inclinação e adaptada para entrar em contato com uma superfície de extremidade da peça de trabalho durante a operação de corte. A régua paralela inclui uma porção de preensão que pode ser segurada por um usuário.
[0028] Com essa disposição, o usuário pode facilmente mover o dispositivo de corte agarrando a porção de preensão para realizar a operação de corte de arame enquanto o usuário pode tomar várias posturas.
[0029] Em um quinto aspecto, de acordo com a presente invenção, um dispositivo de corte inclui uma base adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho e um corpo principal de dispositivo sustentado pela base em um lado superior da base. O corpo principal de dispositivo inclui um motor elétrico e uma lâmina de corte acionada de modo giratório pelo motor elétrico, de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte rotativa é induzida a cortar a peça de trabalho. O dispositivo de corte inclui adicionalmente uma pluralidade de cilindros disposta em uma superfície inferior da base e adaptada para rolar sobre a superfície superior da peça de trabalho. A pluralidade de cilindros é arranjada ao longo de toda a área da superfície inferior da base.
[0030] Com essa disposição, pela incorporação da pluralidade de cilindros, é possível estabilizar a posição (orientação) do dispositivo de corte quando a base é colocada na superfície superior da peça de trabalho. Portanto, a operação de corte pode ser facilmente realizada rapidamente com alta precisão.
[0031] Em particular, pela disposição da pluralidade de cilindros sobre toda a área da superfície inferior da base, é possível estabilizar a posição do dispositivo de corte. Por exemplo, a pluralidade de cilindros pode ser arranjada, de modo que haja vãos mínimos entre os mesmos. No momento em que se inicia a operação de corte (isto é, quando a lâmina de corte começa a cortar a peça de trabalho) ou no momento imediatamente antes do final da operação de corte (isto é, imediatamente antes da lâmina de corte deixa a porção de corte da peça de trabalho), pode ser possível que apenas uma parte da base possa entrar em contato com a peça de trabalho. Arranjando a pluralidade de cilindros, de modo que haja vãos mínimos entre os mesmos, o número dos cilindros que entram em contato com a superfície superior da peça de trabalho pode ser aumentado, por exemplo, do que no caso em que os cilindros são posicionados apenas na porção dianteira e na parte traseira da base a fim de serem espaçados entre si na direção dianteira para traseira. Dessa forma, nesse último caso, apenas os cilindros posicionados na porção dianteira ou apenas os cilindros posicionados na parte traseira podem entrar em contato com a superfície superior da peça de trabalho quando a operação de corte é iniciada ou no momento imediatamente antes do final da operação de corte. Portanto, a posição ou a orientação do dispositivo de corte pode tornar-se instável. Aumentando o número dos cilindros que entra em contato com a superfície superior da peça de trabalho, a posição ou a orientação do dispositivo de corte pode ser mais estabilizada para reduzir o trabalho do usuário. Como um resultado, é possível melhorar a facilidade de manuseio (utilização) do dispositivo de corte.
[0032] Em uma modalidade, a pluralidade de cilindros pode incluir uma pluralidade de fileiras de cilindro, em que cada uma inclui um conjunto de cilindros sustentados de modo giratório por um eixo de suporte. A pluralidade de fileiras de cilindro pode ser arranjada em uma direção dianteira para traseira em uma direção de corte.
[0033] A Figura 1 é uma vista traseira de um dispositivo de corte, de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção, em que um acessório de cilindro é montado no mesmo;
[0034] A Figura 2 é uma vista lateral esquerda do dispositivo de corte da primeira modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (II) na Figura 1, com o acessório de cilindro montado no mesmo;
[0035] A Figura 3 é uma vista inferior do dispositivo de corte da primeira modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (III) na Figura 1, com o acessório de cilindro montado no mesmo;
[0036] A Figura 4 é uma vista plana do dispositivo de corte da primeira modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (IV) na Figura 1, com o acessório de cilindro montado no mesmo;
[0037] A Figura 5 é uma vista lateral direita do dispositivo de corte da primeira modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (V) na Figura 1, com o acessório de cilindro montado no mesmo;
[0038] A Figura 6 é uma vista traseira do dispositivo de corte da primeira modalidade, conforme colocado em uma bancada, com o acessório de cilindro montado no mesmo;
[0039] A Figura 7 é uma vista traseira do dispositivo de corte da primeira modalidade, com um acessório de despejamento de água montado no mesmo;
[0040] A Figura 8 é uma vista lateral esquerda do dispositivo de corte da primeira modalidade conforme visto a partir da direção da seta (VIII) na Figura 7, com um acessório de despejamento de água montado no mesmo;
[0041] A Figura 9 é uma vista inferior do dispositivo de corte da primeira modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (IX) na Figura 7, com um acessório de despejamento de água montado no mesmo;
[0042] A Figura 10 é uma vista plana do dispositivo de corte da primeira modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (X) na Figura 7, com um acessório de despejamento de água montado no mesmo;
[0043] A Figura 11 é uma vista lateral direita do dispositivo de corte da primeira modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (XI) na Figura 7, com um acessório de despejamento de água montado no mesmo;
[0044] A Figura 12 é uma vista em perspectiva de um dispositivo de corte, de acordo com uma segunda modalidade, conforme visto a partir do lado esquerdo obliquamente a partir de baixo;
[0045] A Figura 13 é uma vista traseira do dispositivo de corte da segunda modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (XIII) na Figura 12;
[0046] A Figura 14 é uma vista lateral esquerda do dispositivo de corte da segunda modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (XIV) na Figura 12;
[0047] A Figura 15 é uma vista inferior do dispositivo de corte da segunda modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (XV) na Figura 12;
[0048] A Figura 16 é uma vista plana do dispositivo de corte da segunda modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (XVI) na Figura 12;
[0049] A Figura 17 é uma vista lateral direita do dispositivo de corte da segunda modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (XVII) na Figura 12;
[0050] A Figura 18 é uma vista dianteira de um dispositivo de corte, de acordo com uma terceira modalidade, com um cilindro montado em uma base;
[0051] A Figura 19 é uma vista dianteira do dispositivo de corte da terceira modalidade, com um acessório de despejamento de água montado na base;
[0052] A Figura 20 é uma vista lateral esquerda do dispositivo de corte da terceira modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (XX) na Figura 18;
[0053] A Figura 21 é uma vista plana do dispositivo de corte da terceira modalidade, conforme visto a partir da direção da seta (XXI) na Figura 20;
[0054] A Figura 22 é uma vista em corte transversal de um mecanismo de ajuste de paralelização do dispositivo de corte tomada ao longo da linha (XXII)-(XXII) na Figura 18; e
[0055] A Figura 23 é uma vista seccional vertical de uma porção de parede de suporte no lado dianteiro em relação à direção de corte tomada ao longo da linha (XXIII)-(XXIII) na Figura 20.
[0056] A seguir, várias modalidades da presente invenção serão descritas com referência às Figuras 1 a 23. As Figuras 1 a 11 mostram um dispositivo de corte 1, de acordo com uma primeira modalidade. Esse dispositivo de corte 1 é um exemplo de uma ferramenta elétrica do tipo portátil e é projetada principalmente para cortar pedra (peça de trabalho W). O dispositivo de corte 1 inclui um corpo principal de dispositivo 10 que tem um motor elétrico 11 como um dispositivo de acionamento e uma base 20 adaptada para entrar em contato principalmente com a superfície superior da peça de trabalho W. Nessa modalidade, o dispositivo de corte 1 é projetado a fim de poder realizar uma operação de corte de arame para cortar a parte de extremidade da peça de trabalho W com um ângulo de inclinação de aproximadamente 45 a 47 graus em relação à direção vertical. Neste relatório descritivo, com relação aos lados dianteiro, traseiro, esquerdo e direito dos membros e estruturas, a direção na qual o corte é realizado é denominada como o lado dianteiro e a direção oposta à mesma é citada como o lado traseiro. O lado esquerdo que está voltado para a direção na qual o corte é realizado pode ser um lado dianteiro em relação a uma posição do usuário que opera o dispositivo de corte 1, e o lado direito pode ser um lado traseiro (lado posterior) em relação à posição do usuário.
[0057] O corpo principal de dispositivo 10 é sustentado na lateral de superfície superior da base 20. O corpo principal de dispositivo 10 inclui o motor elétrico 11, uma lâmina de corte circular 12 acionada de modo giratório pelo motor elétrico 11, um invólucro de lâmina 13 que cobre substancialmente metade da faixa superior da lâmina de corte 12 e uma porção de preensão 14 adaptada para ser segurada pelo usuário. O motor elétrico 11 é montando no lado direito do invólucro de lâmina 13. O motor elétrico 11 pode ser acionado com um fornecimento de uma fonte de potência comercial, como uma fonte de potência de CA de 100 V. Um cabo de alimentação 15 para fornecer a potência elétrica para o motor elétrico 11 pode ser atraído para a parte traseira da porção de preensão 14.
[0058] A base 20 inclui uma armação 21 dobrada para ter um formato triangular, um acessório de cilindro 30 montado no lado inferior da armação 21 e uma régua paralela 23. A armação 21 tem uma porção inclinada de lado esquerdo 21a no lado dianteiro em relação ao usuário, uma porção inclinada de lado direito 21b no lado traseiro (lado posterior) em relação ao usuário e uma porção de topo 21c que se estende substancialmente paralela à superfície superior da peça de trabalho W. A porção inclinada de lado esquerdo 21a se estende obliquamente para baixo no lado esquerdo a partir da extremidade de lado esquerdo da porção de topo 21c. A porção inclinada de lado direito 21b se estende obliquamente para baixo no lado direito a partir da extremidade de lado direito da porção de topo 21c. A porção inclinada de lado esquerdo 21a e a porção inclinada de lado direito 21b são inclinadas por um ângulo de aproximadamente 90 graus um em relação ao outro.
[0059] O corpo principal de dispositivo 10 é sustentado pela porção inclinada de lado esquerdo 21a da armação 21 através de braçadeiras 16 e 17 que são respectivamente montados na parte dianteira de extremidade e na parte traseira de extremidade do invólucro de lâmina 13. Com essa disposição, diferente de uma posição de corte vertical em que a lâmina de corte 12 é posicionada em um ângulo reto em relação à superfície superior da peça de trabalho W, a lâmina de corte 12 pode ser posicionada em uma posição de corte de arame em que a lâmina de corte 12 é inclinada aproximadamente 45 a 47 graus a partir da posição de corte vertical nessa direção em que a porção inferior da lâmina de corte 12 é deslocada em direção ao lado direito, conforme mostrado na Figura 1. Com a lâmina de corte 12 posicionada na posição de corte de arame, o eixo de motor (eixo rotativa) do motor elétrico 11 pode se estender paralelo à porção inclinada de lado esquerdo 21a da base 20.
[0060] Em geral, uma operação de corte de pedra pode ser realizada de dois modos diferentes incluindo um modo de corte vertical em que uma lâmina de corte é posicionada em ângulos retos e um modo de corte de arame em que a lâmina de corte é inclinada, por exemplo, em 45 graus. Em uma armação de pedra, para conectar partes de extremidade de dois blocos de pedra ortogonais entre si, as superfícies inclinadas de 45 graus (isto é, praticamente, aproximadamente 47 graus levando em conta a margem necessária para o adesivo) podem ser formadas nas partes de extremidade dos dois blocos de pedra e as superfícies inclinadas de 45 graus podem ser induzidas a se apoiarem entre si para conexão pelo adesivo. Para alojar esse modo de corte de arame, um exemplo de dispositivos de pedra de corte conhecidos tem um corpo principal de dispositivo que pode ser retida para ser inclinada em 45 graus em uma direção de corte em relação a uma base. Com o corpo principal de dispositivo retida nessa posição, o corpo principal de dispositivo pode ser movido para cortar uma parte de extremidade de um bloco de pedra pela lâmina de corte para formar uma superfície inclinada de 45 graus.
[0061] Em contraste, para realizar a operação de corte de arame, o dispositivo de corte 1 da presente modalidade é configurada, de modo que o corpo principal de dispositivo 10 é sustentada pela porção inclinada de lado esquerdo 21a da armação 21. Dessa forma, a base 20 que tem a porção inclinada de lado esquerdo 21a para sustentar o corpo principal de dispositivo 10 é usada como um guia especificamente usado para a operação de corte de arame, por meio do qual a operação de corte de arame pode ser repetida e facilmente realizada.
[0062] Uma primeira porção de alça 25 que se projeta para a esquerda a partir da mesma é montada na porção inclinada de lado esquerdo 21a. Uma segunda porção de alça que se projeta para cima 26 é montada na porção de topo 21c da armação 21. As partes de extremidade da primeira porção de alça 25 são respectivamente conectadas à porção dianteira e à parte traseira da porção inclinada de lado esquerdo 21a e as partes de extremidade da segunda porção de alça 26 são respectivamente conectadas à porção dianteira e à parte traseira da porção de topo 21c, de modo que a primeira e segunda porções de manuseio 25 e 26 se estendem sobre o corpo principal de dispositivo 10. Conforme mostrado na Figura 2, um furo rosqueado 21f para montar uma preensão auxiliar 37 é formada na porção dianteira da porção inclinada de lado esquerdo 21a. Conforme mostrado nas Figuras 1 e 3, é possível montar a preensão auxiliar 37 na porção dianteira da porção inclinada de lado esquerdo 21a com uso do furo rosqueado 21f. A preensão auxiliar 37 é montada a fim de se projetar para o lado a partir da porção inclinada de lado esquerdo 21a. O usuário pode agarrar a porção de preensão 14 do corpo principal de dispositivo 10 com uma mão e pode agarrar a preensão auxiliar 37 com a outra mão, por meio do qual ele ou ela pode facilmente mover o dispositivo de corte 1 ou carregá-lo. A preensão auxiliar 37 pode ser facilmente removida caso não seja necessário.
[0063] Uma válvula despejadora de água 38 é montada na porção de topo 21c da armação 21. Conforme mostrado nas Figuras 1 e 5, a válvula despejadora de água 38 inclui uma abertura/medidor de fechamento 38a, uma porta de conexão de mangueira 38b e um tubo bifurcado 38c. A água pode ser fornecida para a válvula despejadora de água 38 através de uma mangueira despejadora de água (não mostrada nos desenhos) que pode ser conectada à porta de conexão de mangueira 38b. O tubo bifurcado 38c se estende a uma posição próxima à porção de corte da lâmina de corte 12 (isto é, uma porção em que a lâmina de corte 12 corta a peça de trabalho W), e é conectado a uma porta de conexão 29b de uma placa despejadora de água 29. Portanto, girando a abertura/medidor de fechamento 38a para o lado de abertura, a água pode ser despejada na porção de corte das portas de despejamento de água 29a da placa despejadora de água 29. A água despejada na porção de corte pode impedir a difusão de pó ou poeira e pode resfriar a lâmina de corte 12. Girando a abertura/medidor de fechamento 38a para o lado de fechamento, a válvula despejadora de água 38 é fechada, de modo que o despejamento de água a partir das portas despejadoras de água 29a seja interrompido.
[0064] Conforme mostrado na Figura 3, a placa despejadora de água 29 é formada como uma placa lisa substancialmente retangular e é montada na porção inclinada de lado esquerdo 21a da armação 21 a fim de se estender ao longo da porção inclinada de lado esquerdo 21a. Nessa modalidade, duas portas despejadoras de água 29a estão dispostas na parte de extremidade de lado esquerdo da placa despejadora de água 29. As duas portas despejadoras de água 29a estão arranjadas de acordo com as extremidades dianteira e traseira da porção de corte da lâmina de corte 12. A porta de conexão 29b está disposta na parte de extremidade de lado direito da placa despejadora de água 29.
[0065] No lado inferior da armação 20, obtém-se uma porção de base de montagem 24 para montar um acessório de cilindro 30. Conforme mostrado na Figura 1, a porção de base de montagem 24 é formada para ter um formato substancialmente em U, conforme visto a partir do lado traseiro. A porção de base de montagem 24 inclui duas porções de perna de montagem 24a que se projetam na borda de lado esquerdo da porção de montagem e inclui adicionalmente duas porções de perna de montagem 24b que se projetam para a borda de lado direito. As duas porções de perna de montagem 24a no lado esquerdo são conectadas à porção inclinada de lado esquerdo 21a por parafusos. De forma semelhante, as duas porções de perna de montagem 24b no lado direito são conectadas à porção inclinada de lado direito 21b por parafusos. Dessa maneira, a porção de base de montagem 24 é montada de maneira removível na armação 20 a fim de se estender entre as duas porções inclinadas 21a e 21b.
[0066] Conforme mostrado na Figura 3, quatro cilindros 35 e quatro cilindros 36 que totalizam oito são sustentados na superfície inferior da porção de base de montagem 24. Os oito cilindros 35 e 36 são dispostos simetricamente com relação à porção de base de montagem 24. No lado dianteiro da porção de base de montagem 24, dois dos quatro cilindros 35 são sustentados de modo rotacionável por extremidades opostas de um eixo de sustentação relativamente longo 31. De modo similar, no lado traseiro da porção de base de montagem 24, os outros dois dos quatro cilindros 35 são sustentados de modo rotacionável pelas extremidades opostas de um eixo de sustentação 31 que tem um comprimento relativamente longo. No meio da direção longitudinal (direção dianteira para traseira) da porção de base de montagem 24, há quatro cilindros 36 dispostos. Cada um dos dois dentre os quatro cilindros 36 é sustentado de modo rotacionável pelas extremidades opostas de um eixo de sustentação 32 que tem um comprimento relativamente curto. Cada um desses dois eixos de sustentação dianteiro e traseiro 31 e dois eixos de sustentação dianteiro e traseiro 32 no meio é unido de modo fixo à superfície inferior da porção de base de montagem 24 por dois parafusos de fixação 33, de modo que os eixos de sustentação 31 e 32 são posicionados paralelos entre si. Todos os oito cilindros 35 e 36 têm um mesmo diâmetro e os eixos geométricos rotacionais dos mesmos são posicionados em um mesmo nível com relação à superfície superior da peça de trabalho W. Portanto, conforme mostrado nas Figuras 1 e 5, no estado no qual a base 20 é colocada na superfície superior da peça de trabalho W, todos os oito cilindros 35 e 36 entram em contato com a superfície superior da peça de trabalho W. Os cilindros 35 e 36 podem reduzir a resistência ao movimento do dispositivo de corte 1 com relação à superfície superior da peça de trabalho W e, assim, é possível mover facilmente o dispositivo de corte 1 na direção de corte ao aplicar uma força relativamente pequena.
[0067] A régua paralela 23 é adaptada para entrar em contato com a superfície de extremidade da peça de trabalho W durante a operação de corte e pode servir como um membro guia para guiar o dispositivo de corte 1 para mover em paralelo com relação à superfície de extremidade da peça de trabalho W. A régua paralela 23 tem uma porção de corpo principal 23a que entra em contato com a superfície de extremidade da peça de trabalho W e um par de porções de braço de sustentação dianteiro e traseiro 23b que sustenta a porção de corpo principal 23a com relação à armação 21. Conforme mostrado nas Figuras 1 até 3, as porções de braço de sustentação dianteiro e traseiro 23b se estendem de modo horizontal a partir da borda de extremidade superior da porção de corpo principal 23a até o lado direito. As porções de braço de sustentação dianteiro e traseiro 23b se estendem para uma posição no lado superior da porção de base de montagem 24 através de janelas de inserção 21d formadas na porção inclinada do lado esquerdo 21a.
[0068] As porções de braço de sustentação dianteiro e traseiro 23b são pressionadas contra a superfície superior da porção de base de montagem 24 por parafusos de fixação 27 engatados de modo rosqueado com a porção de topo 21c da armação 21. A porção de cabeça de cada um dos parafusos de fixação 27 é fornecida com uma porção de maçaneta, o que torna possível atar ou afrouxar os mesmos sem o uso de uma ferramenta especial tal como uma chave de fenda. Ao apertar o parafuso de fixação 27 e pressionar a porção de extremidade inferior do mesmo contra as porções de braço de sustentação 23b a partir de cima, as porções de braço de sustentação 23b podem ser pressionadas contra a superfície superior da porção de base de montagem 24 para fixação e, assim, a porção de corpo principal 23a pode ser fixada em posição. Quando os parafusos de fixação 27 são afrouxados, a força de pressão contra a porção de base de montagem 24 é liberada para permitir o movimento das porções de braço de sustentação 23b, o que torna possível ajustar a posição da porção de corpo principal 23a ou desunido da régua paralela 23 da armação 21.
[0069] Três cilindros auxiliares 28 são montados à porção inferior da porção inclinada do lado direito 21b. Os eixos geométricos rotacionais dos três cilindros auxiliares 28 são ortogonais aos eixos geométricos rotacionais dos cilindros 35 e 36. No caso de uma régua alongada (não mostrada) ser usada em vez da régua paralela 23 e ser colocada na superfície superior da peça de trabalho W durante a operação de corte, os três cilindros auxiliares 28 podem ser usados como cilindros guias para o rolamento ao longo de uma superfície lateral da régua alongada.
[0070] Ao montar o acessório de cilindro 30 o que inclui os oito cilindros 35 e 36 à porção de base de montagem 24 da armação 21, é possível reduzir substancialmente a resistência ao movimento com relação à superfície superior da peça de trabalho W durante a operação de corte. Portanto, é possível mover o dispositivo de corte 1 na direção de corte com uma força relativamente menor. Como resultado, é possível reduzir substancialmente o trabalho do usuário.
[0071] Conforme mostrado nas Figuras 1 a 5, a porção de extremidade inferior da porção de corpo principal 23a da régua paralela 23 é flexionada para o lado esquerdo para formar uma porção de perna 23c. Adicionalmente, a porção de extremidade inferior da porção inclinada do lado direito 21b é flexionada para o lado direito para formar uma porção de perna 21e. As porções de perna 23c e 21e podem ser usadas como porções de perna de sustentação do lado direito e lado esquerdo quando o dispositivo de corte 1 é colocado ou autossustentado, por exemplo, em uma bancada D conforme mostrado na Figura 6 quando o dispositivo de corte 1 não é usado. Quando o dispositivo de corte 1 é colocado na superfície superior da bancada D, com a porção de perna do lado esquerdo 23c e a porção de perna do lado direito 21e em contato com a bancada D, os oito cilindros 35 e 36, os três cilindros auxiliares 28 e a lâmina de corte 12 pode não entrar em contato com a superfície superior da bancada D e pode ser espaçada da superfície superior da bancada D por vãos apropriados. As posições, os ângulos de flexão, etc. das duas porções de perna 23c e 21e podem ser apropriadamente estabelecidos de modo a possibilitar essa condição. A provisão das porções de perna 23c e 21e permite que os cilindros 35, 36 e 28 e a lâmina de corte 12 sejam mantidos fora do contato com a bancada D, de modo que é possível evitar danos potenciais dos cilindros 35, 36 e 28 e evitar fendas potenciais da peça de trabalho W.
[0072] O dispositivo de corte 1 dessa realização é também projetado de modo a ter capacidade de montar um acessório de despejamento de água 40 em vez do acessório de cilindro 30 descrito acima. O corpo principal de dispositivo 10, a armação 21, a porção de base de montagem 24 e a régua paralela 23 podem ser usados para ambos os acessórios 30 e 40. Afrouxar todos os oito parafusos de fixação 33 pode desunir os dois eixos de sustentação relativamente longos 31 e os dois eixos de sustentação relativamente curtos 32 da porção de base de montagem 24 e os oito cilindros 35 e 36 podem ser desunidos da base 20 junto com os eixos de sustentação 31 e 32. Nesse estado, é possível montar o acessório de despejamento de água 40 que está em uma forma de uma placa plana à superfície inferior da porção de base de montagem 24 no lugar do acessório de cilindro 30. As Figuras 7 a 11 mostram o dispositivo de corte 1 com o acessório de despejamento de água 40 unido ao mesmo.
[0073] O acessório de despejamento de água 40 da presente realização inclui uma base de acessório retangular 41 e um corpo principal de acessório 42 produzidos a partir de resina e unidos à superfície inferior da base de acessório 41 de modo a se sobrepor a ela. Conforme mostrado na Figura 9, o corpo principal de acessório 42 é fornecido com uma pluralidade de orifícios despejadores de água 42a que são abertos para baixo. Na presente realização, são fornecidos vinte orifícios despejadores de água 42a cada um com um diâmetro de aproximadamente 2 a 3 mm. O acessório de despejamento de água 40 é montado de modo a se estender ao longo da superfície inferior da porção de base de montagem 24 através do intermédio da base de acessório 41.
[0074] No centro da superfície superior da base de acessório 41, há montada uma válvula despejadora de água 43 do acessório de despejamento de água 40, no lugar da válvula despejadora de água 38 do acessório de cilindro 30. A válvula despejadora de água 43 inclui uma torneira de abrir/fechar 43a, uma porta de conexão de mangueira 43b e um tubo bifurcado 43c. Água pode ser suprida para a válvula despejadora de água 43 através de uma mangueira despejadora de água (não mostrada nas figuras) que pode ser conectada à porta de conexão de mangueira 43b. A válvula despejadora de água 43 é aberta quando a torneira de abrir/fechar 43a é rotacionada para o lado de abertura. Ao abrir a válvula despejadora de água 43 através da abertura da torneira de abrir/fechar 43a, a água é suprida da mangueira despejadora de água e despejada através dos orifícios despejadores de água 42a do corpo principal de acessório 42. A água despejada dos orifícios despejadores de água 42a pode fluir entre a superfície superior da peça de trabalho W e o acessório de despejamento de água 40 e, assim, a resistência ao movimento (resistência a atrito) do acessório de despejamento de água 40 com relação à superfície superior da peça de trabalho W pode ser reduzida, o que permite o usuário mover o dispositivo de corte 1 com uma força operacional relativamente pequena. Ao rotacionar a torneira de abrir/fechar 43a para o lado de fechamento, o despejamento da água é interrompido.
[0075] O tubo bifurcado 43c se estende para uma posição próxima à porção de corte da lâmina de corte 12 e é conectado à porta de conexão 29b da placa despejadora de água 29. Portanto, quando a torneira de abrir/fechar 43a é rotacionada para o lado de abertura, a água pode ser despejada na superfície superior da peça de trabalho W através dos orifícios despejadores de água 42a conforme descrito acima, e adicionalmente, a água pode ser despejada para a porção de corte através da porta despejadora de água 29a da placa despejadora de água 29. A água despejada para a porção de corte pode evitar que o pó de corte se espalhe e pode resfriar a lâmina de corte 12.
[0076] Com o dispositivo de corte 1 da primeira realização construída conforme descrito acima, o usuário pode selecionar o acessório de cilindro 30 e o acessório de despejamento de água 40 para montar à porção de base de montagem 24 enquanto o corpo principal de dispositivo 10, a armação 21, a porção de base de montagem 24 e a régua paralela 23 podem ser usados como são. Ao montar o acessório de cilindro 30 à porção de base de montagem 24, é possível configurar a base 20 como uma base tipo cilindro. Por outro lado, ao montar o acessório de despejamento de água 40 à porção de base de montagem 24, é possível configurar a base 20 como uma base despejadora de água.
[0077] Por exemplo, em um local onde equipamento despejados de água suficiente é preparado, a base 20 pode ser configurada como uma base despejadora de água que pode despejar água na peça de trabalho W e, assim, a resistência ao movimento entre a base e a peça de trabalho W pode ser reduzida, o que torna possível realizar rapidamente a operação de corte. Por outro lado, por exemplo, em um local onde não há equipamento despejador de água suficiente, a base 20 pode ser configurada como uma base tipo cilindro que pode rolar na superfície superior da peça de trabalho W e, assim, a resistência ao movimento entre a base e a peça de trabalho W pode ser reduzida, o que torna possível realizar rapidamente a operação de corte. Desse modo, com o dispositivo de corte 1 da primeira realização, é possível configurar a base 20 como uma base despejadora de água ou uma base tipo cilindro de acordo com o ambiente operacional enquanto permite o corpo principal de dispositivo 10, etc. ser usado sem a necessidade de mudança e, assim, é possível aprimorar a facilidade de manejo (usabilidade) do dispositivo de corte 1 e, eventualmente, realizar com eficiência a operação de corte. Conforme descrito acima, a base tipo substituição de acessório 20 contribui amplamente na realização eficaz a operação de corte chanfrado, na qual o corpo principal de dispositivo 10 é movido na direção de corte enquanto é mantido na posição inclinada.
[0078] Um dispositivo de corte 50 de acordo com uma segunda realização será descrito agora com referência às Figuras 12 a 17. Além disso, o dispositivo de corte 50 é um exemplo de uma ferramenta elétrica do tipo de mão e é projetado principalmente para corte de pedra (peça de trabalho W). Nas Figuras 12 a 17, membros semelhantes são indicados com os mesmos números de referência que os da primeira realização e a descrição desses membros não será repetida. O dispositivo de corte 50 pode incluir o corpo principal de dispositivo 10 que tem o motor elétrico 11 como um dispositivo de acionamento e uma base 60 adaptada para entrar em contato principalmente com a superfície superior da peça de trabalho W. Além disso, o dispositivo de corte 50 da segunda realização é projetado de modo a ter capacidade de realizar uma operação de corte chanfrado para cortar a porção de extremidade da peça de trabalho W com um ângulo de inclinação de aproximadamente 45 a 47 graus.
[0079] O corpo principal de dispositivo 10 é sustentado no lado de superfície superior da base 60. Como na primeira realização, o corpo principal de dispositivo 10 inclui o motor elétrico 11, a lâmina de corte circular 12 acionada de modo rotacionável pelo motor elétrico 11, o invólucro de lâmina 13 que cobre substancialmente a metade de cima da lâmina de corte 12 e uma porção de preensão 14 adaptada para ser segurada pelo usuário. O motor elétrico 11 é conectado ao lado direito do invólucro de lâmina 13. O motor elétrico 11 pode ser acionado com um suprimento de uma fonte de alimentação disponível comercialmente, tal como uma fonte de alimentação CA 100 V. O cabo de alimentação 15 pode ser puxado para a porção traseira da porção de preensão 14.
[0080] A base 60 inclui uma porção horizontal 61 e uma porção vertical 62 cada uma com um formato de placa plana retangular. A porção vertical 62 é conectada à porção horizontal 61 de modo a ser ortogonal à mesma. Durante a operação de corte, a porção horizontal 61 pode ser posicionada paralela à superfície superior da peça de trabalho W, enquanto a porção vertical 62 pode ser posicionada paralela à superfície de extremidade da peça de trabalho W. Conforme mostrado na Figura 12, a porção vertical 62 é fornecida com uma porção de janela retangular 62a. A porção de janela 62a é aberta para cima. Durante a operação de corte, uma porção inferior da porção vertical 62 no lado inferior da porção de janela 62a pode entrar em contato com a superfície de extremidade da peça de trabalho W. Desse modo, a porção inferior da porção vertical pode servir como uma régua paralela para guiar o dispositivo de corte 1 na direção de corte. Braçadeiras 63 e 64 são unidas à porção vertical 62 na porção dianteira e a porção traseira da porção de janela 62a, respectivamente. As porções de braçadeira dianteira e traseira 63 e 64 são conectadas à porção dianteira e a porção traseira do invólucro de lâmina 13. Portanto, o corpo principal de dispositivo 10 é sustentado no lado superior da base 60 através das porções de braçadeira dianteira e traseira 63 e 64.
[0081] Conforme mostrado na Figura 13, a lâmina de corte 12 do corpo principal de dispositivo 10 é mantida na posição de corte chanfrado onde a lâmina de corte 12 é inclinada por aproximadamente 45 a 47 graus a partir da posição de corte vertical (ortogonal à superfície superior da peça de trabalho W) em uma direção na qual a porção inferior da lâmina de corte 12 é deslocada em direção ao lado direito. Portanto, o eixo geométrico do motor (eixo geométrico rotacional) do motor elétrico 11 é inclinado por aproximadamente 45 a 47 graus em uma direção na qual a porção traseira do motor elétrico 11 é deslocada para cima com relação à porção horizontal 61 da base 60. Com relação a isso, essa realização é similar à primeira realização.
[0082] Uma porção de manuseio 66 tem extremidades opostas que são conectadas à porção dianteira e à porção traseira da porção vertical 62, de modo que a porção de manuseio 66 se estende sobre a porção de janela 62a na direção dianteira para traseira.
[0083] Conforme mostrado nas Figuras 12 e 15, uma pluralidade de cilindros 65 é disposta no lado inferior da porção horizontal 61. A pluralidade de cilindros 65 é disposta substancialmente sobre toda a área da superfície inferior da porção horizontal 61, o que deixa vão mínimos necessários entre os cilindros 65. Mais especificamente, no lado inferior da porção horizontal 61, está disposta em paralelo na direção dianteira para traseira uma pluralidade de fileiras de cilindros R cada uma das quais inclui dois ou três cilindros 65 dispostos em séries e sustentados por um eixo de sustentação comum (não mostrado) de modo a ser rotacionável de modo independente entre si. Conforme mostrado na Figura 15, na realização presente, três fileiras de cilindros R sendo que cada uma inclui três cilindros 65 são dispostas no lado dianteiro, duas fileiras de cilindros R sendo que cada uma inclui três cilindros 65 são dispostas no lado traseiro e seis fileiras de cilindros R sendo que cada uma inclui dois cilindros 65 são dispostas na direção dianteira para traseira entre as fileiras de cilindros do lado dianteiro R e as fileiras de cilindros do lado traseiro R. Na presente realização, vinte e sete cilindros 65 no total são dispostos em fileiras. Os eixos geométricos rotacionais (eixos geométricos de sustentação) de todos os cilindros 65 são ortogonais à direção de corte e as direções rotacionais de todos os cilindros 65 são orientadas na direção de corte e na direção oposta ao mesmo.
[0084] A pluralidade de cilindros 65 (fileiras de cilindros R) da base 60 pode rolar na superfície superior da peça de trabalho W. Portanto, é possível mover o dispositivo de corte 50 na direção de corte com uma força relativamente pequena. Portanto, é possível realizar a operação de corte rapidamente e facilmente. Em particular, na segunda realização, a pluralidade de cilindros 65 é disposta na porção horizontal 61 da base 60 de modo a não deixar substancialmente nenhum vão entre os mesmos, de modo que mesmo imediatamente após o início da operação de corte e imediatamente antes do final da mesma, é possível manter facilmente a posição do corpo principal de dispositivo 10 (e a posição da lâmina de corte 12) com uma força relativamente pequena.
[0085] Conforme mostrado na Figura 17, imediatamente antes da lâmina de corte 12 cortar uma porção de extremidade WS no lado de início do corte da peça de trabalho W, quatro fileiras de cilindros R (onze cilindros 65) podem entrar em contato com a superfície superior da peça de trabalho W. Em contrapartida, no caso do acessório de cilindro 30 da primeira realização, dois cilindros 35 no lado dianteiro podem entrar em contato com a superfície superior da peça. Desse modo, o dispositivo de corte 50 da segunda realização, no qual muitos dos cilindros 65 podem rolar na superfície superior da peça, pode realizar uma operação de movimento mais estável no momento de iniciar a operação de corte. Mesmo no momento em que a lâmina de corte 12 é separada da porção de extremidade WE da peça de trabalho W, quatro fileiras de cilindros R (dez cilindros 65) podem entrar em contato com a superfície superior da peça de trabalho W. Como resultado, é possível para o usuário realizar rapidamente uma operação de corte com um bom acabamento enquanto a posição do dispositivo de corte 1 é mantida estável até o fim da operação de corte.
[0086] As Figuras 18 a 21 mostram um dispositivo de corte 70 de acordo com uma terceira realização. Na segunda realização descrita acima, a porção vertical 62 que pode servir como uma régua paralela é fixada à porção horizontal 61 (lado de corpo principal de dispositivo 10). Em contrapartida, no dispositivo de corte 70 da terceira realização, a posição de uma régua paralela para entrar em contato com a superfície de extremidade da peça de trabalho W pode ser ajustada com relação à lâmina de corte 12 e pode ser finamente ajustada com relação ao grau de paralelização em relação à lâmina de corte 12.
[0087] Ao ajustar a posição da régua paralela, é possível alterar a posição inicial de corte da lâmina de corte 12 com relação à peça de trabalho W. Por exemplo, alterar a posição da régua paralela pode permitir ajuste fino da posição inicial de corte da lâmina de corte 12 para registrar com o canto da peça de trabalho W (isto é, o canto entre a superfície de extremidade e a superfície superior), ou com uma posição deslocada do canto em direção ao lado do lado de superfície de extremidade ou em direção ao lado da superfície superior por uma dada distância.
[0088] O dispositivo de corte 70 da terceira realização inclui um corpo principal de dispositivo 70 que pode ser similar aos corpos principais de dispositivo da primeira e segunda realizações. Nas Figuras 18 a 21, membros similares são dados os mesmos números de referência que na primeira e segunda realizações e a descrição desses elementos não será feita em detalhes. O dispositivo de corte 70 da terceira realização inclui uma base 71 que tem um formato de placa plana. Uma pluralidade de cilindros 75 é sustentada pela base 71. A base 71 pode entrar em contato com a peça de trabalho W através do intermédio da pluralidade de cilindros 75. A pluralidade de cilindros 75 pode permitir que o dispositivo de corte 70 seja movido facilmente na direção de corte com uma força relativamente pequena.
[0089] No lugar da pluralidade de cilindros 75, um acessório de despejamento de água 74 de um formato de placa plana pode ser montado à base 71 conforme mostrado, por exemplo, na Figura 19. Como no caso do despejador de água 40 da primeira realização, é possível despejar água na superfície superior da peça de trabalho W a partir do acessório de despejamento de água 74. Portanto, a resistência ao movimento do dispositivo de corte 70 pode ser reduzida, o que torna possível realizar rapidamente a operação de corte e evitar espalhamento do pó de corte para manter um ambiente operacional satisfatório. Desse modo, também no dispositivo de corte 70 da presente realização, é possível alterar da pluralidade de cilindros 75 para o acessório de despejamento de água 74 ou do acessório de despejamento de água 74 para a pluralidade de cilindros 75 de acordo com o modo operacional desejado e, assim, é possível realizar vários tipos de operações de corte de modo rápido e fácil.
[0090] O corpo principal de dispositivo 10 é sustentado de modo inclinável verticalmente no lado superior da base 71. Mais especificamente, conforme mostrado na Figura 20, duas porções de parede de sustentação 72 e 73 correspondem às braçadeiras 63 e 64 da segunda realização são fornecidas de modo a se projetar para cima. O corpo principal de dispositivo 10 é sustentado de modo inclinável verticalmente pelas porções de parede de sustentação dianteira e traseira 72 e 73. O corpo principal de dispositivo 10 pode ter a mesma construção que aquelas da primeira e segunda realizações. Adicionalmente, conforme mostrado na Figura 21, a válvula despejadora de água 43 é fornecida na superfície superior da base 71. A válvula despejadora de água 43 pode ser aberta e fechada pela operação da torneira de abrir/fechar 43a. A água suprida através da válvula despejadora de água 43 pode ser despejada na peça de trabalho W a partir de uma pluralidade de orifícios despejadores de água do acessório de despejamento de água 74.
[0091] Na porção do lado esquerdo da base 71, é fornecida uma primeira porção de manuseio 76 que corresponde à primeira porção de manuseio 25 da primeira realização. A primeira porção de manuseio 76 inclui ou se conecta a uma régua paralela 78 e aos mecanismos de ajuste de paralelização dianteiro e traseiro 80 para ajuste fino de paralelização da régua paralela 78. A primeira porção de manuseio 76 se projeta para os lados a partir da porção de lado de mão esquerda da base 71. Conforme mostrado na Figura 21, duas porções de sustentação de manuseio dianteira e traseira 81 e 82 são dispostas na porção do lado esquerdo da superfície superior da base 71. Barras de sustentação 83 são fixadas às porções de sustentação de manuseio 81 e 82 de modo a se projetarem para o lado a partir das mesmas. As barras de sustentação dianteira e traseira 83 são respectivamente fixadas em posição em relação às porções de sustentação de manuseio 81 e 82 por dois parafusos de fixação 84 cada um para as barras de sustentação dianteira e traseira 83. No lado esquerdo da base 71, uma primeira porção de manuseio 76 é sustentada por duas barras de sustentação dianteira e traseira 83 de modo a se estender sobre a base 71 na direção dianteira para traseira.
[0092] Conforme mostrado na Figura 22, as barras de sustentação 83 são formadas de barras sólidas, enquanto a primeira porção de manuseio 76 é formada de um membro de tubo oco. As barras de sustentação 83 são ajustadas firmemente nas porções de extremidade oposta da primeira porção de manuseio 76 de modo a estar firmemente conectadas às mesmas. Uma régua paralela 78 é sustentada pela primeira porção de manuseio 76 através dos mecanismos de ajuste fino dianteiro e traseiro 80. Os mecanismos de ajuste fino dianteiro e traseiro 80 são respectivamente sustentados em torno da barra de sustentação do lado dianteiro 83 e da barra de sustentação do lado traseiro 83. Os dois mecanismos de ajuste fino dianteiro e traseiro 80 podem ter a mesma construção.
[0093] Conforme mostrado na Figura 22, cada mecanismo de ajuste fino 80 inclui uma manga de ajuste 85 de um formato tubular substancialmente cilíndrico e um parafuso de fixação 86 para fixar a posição da manga de ajuste 85. A barra de sustentação 83 é inserida na manga de ajuste 85 de modo a ter capacidade de movimento relativo na direção direita para direita. A manga de ajuste 85 é conectada ao lado esquerdo da régua paralela 78. Ao ajustar as posições das duas mangas de ajuste dianteira e traseira 85, é possível fazer ajuste fino da régua paralela 78 com relação à posição na direção direita para esquerda e com relação ao grau de paralelização em relação à base 71 e, eventualmente, em relação à lâmina de corte 12.
[0094] A posição de cada manga de ajuste 85 em relação à base 71 (isto é, a barra de sustentação correspondente 83) pode ser fixada ao apertar o parafuso de fixação 86. O parafuso de fixação 86 inclui uma porção de eixo rosqueado 86a e uma porção de maçaneta 86b que pode ser segurada pelo usuário para atar e afrouxar o parafuso de fixação 86. Ao segurar a porção de maçaneta 86b e rotacionar a mesma em uma direção, a porção de eixo rosqueado 86a pode ser rosqueada no orifício rosqueado 83a da barra de sustentação 83, de modo que a manga de ajuste 85 possa ser fixada na posição com relação à barra de sustentação 83. A manga de ajuste 85 é dotada de dois orifícios de inserção 85a nos lados dianteiro e traseiro para permitir a inserção do parafuso de fixação 86. Portanto, é possível atar o parafuso de fixação 86 a partir do lado dianteiro ou traseiro. Os orifícios de inserção dianteiro e traseiro 85a são alongados na direção direita para esquerda. Dentro de uma faixa na qual movimento relativo da porção de eixo rosqueado 86a do parafuso de fixação 86 é permitido pelo formato alongado do orifício de inserção 85a, é possível fazer ajuste da posição da manga de ajuste 85 na direção direita para esquerda.
[0095] Conforme mostrado na Figura 21, uma placa de escala 88 que tem ponteiros 88a é montada à superfície superior de cada manga de ajuste 85. A placa de escala 88 é fixada à barra de sustentação 83 por um parafuso 87. A Figura 22 mostra um orifício rosqueado 83b no qual o parafuso 87 é rosqueado. Portanto, a manga de ajuste 85 pode ser ajustada em posição na direção direita para esquerda com relação à barra de sustentação 83 e também com relação à placa de escala 88. Apesar de não mostrado na Figura 21, uma escala pode ser marcada em ambos os lados dianteiro e traseiro da placa de escala 88 no lado de superfície superior da manga de ajuste 85. O ajuste de posição da manga de ajuste 85 pode ser feito de modo preciso pela verificação da marca de escala apontada pelos ponteiros 88a da placa de escala 88.
[0096] Após mover as mangas de ajuste dianteira e traseira 85 na direção direita para esquerda para ajustar a posição da régua paralela 78, parafusos de fixação 86 podem ser apertados para fixar as posições das mangas de ajuste 85 e, assim, é possível fixar a posição de ajuste da régua paralela 78 em relação à base 71 (lâmina de corte 12). Ao ajustar a posição da régua paralela 78 que pode entrar em contato com a superfície de extremidade da peça de trabalho W, é possível fazer ajuste fino da posição inicial de corte da lâmina de corte 12 com relação à peça de trabalho W na direção direita para esquerda.
[0097] Substancialmente no centro da superfície superior da base 71, há fornecida uma segunda porção de manuseio 77 que corresponde à segunda porção de manuseio 26 da primeira realização. A segunda porção de manuseio 77 é sustentada de modo a se estender entre duas mangas de sustentação dianteira e traseira 79 dispostas na superfície superior da base 71. Conforme mostrado na figura, a segunda porção de manuseio 77 é disposta de modo a se estender sobre a porção superior do corpo principal de dispositivo 10 na direção dianteira para traseira.
[0098] Conforme descrito anteriormente, o corpo principal de dispositivo 10 é sustentado de modo a ser inclinável para a direita e a esquerda através de duas porções de parede de sustentação dianteira e traseira 72 e 73 fornecidas na superfície superior da base 71. Ao fazer o ajuste fino do ângulo de inclinação do corpo principal de dispositivo 10 com relação à base 71, é possível fazer o ajuste fino do ângulo de corte da lâmina de corte 12 com relação à peça de trabalho W, por exemplo, entre 45 graus e 48 graus. Conforme mostrado nas Figuras 18, 19 e 21, o ajuste fino do ângulo de inclinação do corpo principal de dispositivo 10 pode ser feito para afrouxar um parafuso de fixação de ângulo 90. Na superfície superior da porção de parede de sustentação do lado dianteiro 72, há valores de ângulos marcados ou exibidos (os quais são "45°" e "48°" no caso da presente realização) que indicam o ângulo de inclinação do corpo principal de dispositivo 10. Na Figura 21, o visor é mostrado apenas parcialmente.
[0099] Conforme mostrado nas Figuras 18 e 19, cada uma das porções de parede de sustentação 72 e 73 é fornecida com um orifício de inserção arqueado 72a no qual o parafuso de fixação de ângulo 90 é inserido. Nas Figuras 18 e 19, somente o orifício de inserção 72a fornecido na porção de parede de sustentação do lado dianteiro 72 é mostrado. Conforme mostrado na Figura 23, orifícios rosqueados 72b e 72c são formados na porção de parede de sustentação do lado dianteiro 72 em posições no lado esquerdo e lado direito do orifício de inserção 72a e estão em comunicação com o orifício de inserção 72a. Os dois orifícios rosqueados 72b e 72c têm o mesmo diâmetro e são alinhados entre si na direção axial. Parafusos batentes 91 a 92 são respectivamente rosqueados nos orifícios rosqueados 72b e 72c. Os parafusos batentes 91 e 92 são respectivamente fornecidos com orifícios de chave 91a e 92a sendo que cada um permite inserção e engate de uma chave hexagonal. O orifício de chave 91a do parafuso batente 91 no lado esquerdo é formado como um orifício hexagonal de fundo que tem uma dada profundidade. Em contraste, o orifício de chave 92 do parafuso batente 92 no lado direito se estende através do comprimento axial do parafuso batente 92 e é aberto em ambas as superfícies de extremidade do mesmo. Portanto, o parafuso batente 92 no lado direito permite a inserção da chave hexagonal em qualquer uma das duas superfícies de extremidade do mesmo para apertar e afrouxar.
[00100] Conforme mostrado nas Figuras 18, 19 e 20, a manga de sustentação do lado dianteiro 79 para sustentar a segunda porção de manuseio 77 é disposta no lado direito da porção de parede de sustentação do lado dianteiro 72. O espaço entre essa manga de sustentação 79 e a porção de parede de sustentação do lado dianteiro 72 pode ser relativamente pequeno. Pode não haver problema particular ao apertar ou afrouxar (fazer ajuste fino) o parafuso batente 92 no lado direito por um ângulo limitado através de operação manual pelo uso da chave hexagonal. Contudo, quando o parafuso batente 92 é rosqueado no orifício rosqueado 72c pela primeira vez para montar o dispositivo de corte 70, pode ser possível que a manga de sustentação 79 impeça de trabalho a realização eficaz dessa operação. Em particular, pode ser difícil rosquear rapidamente o parafuso batente 92 no orifício rosqueado 72c pelo uso de uma chave de fenda elétrica ou similares.
[00101] Nessa realização, o orifício de chave 92a do parafuso batente 92 é formado para se estender entre superfícies de extremidade oposta conforme descrito acima. Portanto, uma chave hexagonal pode ser inserida no orifício de chave 92a a partir de qualquer uma das superfícies de extremidade do parafuso batente 92. Por exemplo, para montar o dispositivo de corte 70, o parafuso batente 92 para o lado direito pode ser primeiramente rosqueado no orifício rosqueado do lado esquerdo 72b para entrar no orifício de inserção 72a e pode ser rosqueado adicionalmente no orifício rosqueado do lado direito 72c ao passar através do orifício de inserção 72a a partir do lado dianteiro. Portanto, é possível realizar rapidamente a operação de atar pelo uso de uma chave de fenda elétrica ou similar a partir do lado direito. No estado montado do dispositivo de corte 70, a chave hexagonal pode ser inserida no orifício de chave 92a a partir do lado direito para apertar e afrouxar o parafuso batente 92 através de operação manual.
[00102] Com o dispositivo de corte 70 da terceira realização construído conforme descrito acima, a régua paralela 78 pode fazer um movimento de transferência paralelo em relação à lâmina de corte 78 por meio dos mecanismos de ajuste fino 80. É também possível fazer ajuste fino do grau de paralelização da régua paralela 78 em relação à lâmina de corte 12. Uma vez que é possível fazer o ajuste fino, etc. no grau de paralelização da régua paralela 78 em relação à lâmina de corte 12, a operação de corte pode ser sempre precisamente realizada para vários modos operacionais. Como resultado, é possível aprimorar a precisão de corte do dispositivo de corte 70 e aprimorar a usabilidades do mesmo.
[00103] Adicionalmente, no dispositivo de corte 70 da terceira realização, as mangas de ajuste 85 montadas à régua paralela 78 são sustentadas de modo móvel pelas barras de sustentação 83 da primeira porção de manuseio 76 e, assim, é possível simplificar a construção dos mecanismos de ajuste fino 80 e alcançar uma redução no tamanho dos mesmos.
[00104] Adicionalmente, as mangas de ajuste 85 são respectivamente sustentadas de modo móvel nas barras de sustentação dianteira e traseira 83 em extremidades opostas da primeira porção de manuseio 76. Portanto, é possível afetar o movimento de transferência paralelo da régua paralela 78 mais precisamente e de uma maneira mais estável. Como resultado, a operação de corte pode ser realizada rapidamente com alta precisão, o que torna possível aprimorar adicionalmente a usabilidades do dispositivo de corte 70.
[00105] Adicionalmente, o parafuso batente 92 que regula a posição inclinada do corpo principal de dispositivo 10 é dotado do orifício de chave 92a que é aberto em nas extremidades axiais do mesmo para permitir a inserção da chave hexagonal. Portanto, o parafuso batente 92 pode ser atado e afrouxado pelo uso da chave hexagonal em qualquer lado das extremidades opostas. Como resultado, mesmo no caso em que um membro, etc. que constitui um obstáculo tal como a manga de sustentação 79 é disposta no lado direito da porção de parede de sustentação 72, é possível atar rapidamente o parafuso batente 92 do lado esquerdo pelo uso de uma chave de fenda elétrica ou similares durante o processo de montagem do dispositivo de corte 70. Após o parafuso batente 92 ter sido rosqueado uma vez no orifício rosqueado 72c (no estado montado do dispositivo de corte 70), é possível realizar a operação de apertar ou afrouxar o parafuso batente 92 a partir do lado direito pelo uso da chave hexagonal para ajuste fino do ângulo de inclinação do corpo principal de dispositivo 10.
[00106] Da primeira a terceira realizações podem ser modificadas de várias maneiras. Por exemplo, enquanto o dispositivo de corte de cada uma das realizações acima inclui a base 20 (71) projetada para realizar a operação de corte chanfrado com a lâmina de corte 12 inclinada aproximadamente 45 graus, os ensinamentos acima podem ser também aplicados a quaisquer outros dispositivos de corte. Por exemplo, os mecanismos de ajuste fino 80 podem ser aplicados a um dispositivo de corte projetado para realizar uma operação de corte vertical na qual a lâmina de corte pode cortar uma peça de trabalho nos ângulos certos com relação à superfície superior da peça. Adicionalmente, o arranjo no qual um dentre os acessórios de cilindro 30 e o acessório de despejamento de água 40 pode ser montado, pode ser aplicado a um dispositivo de corte projetado para realizar uma operação de corte vertical.
[00107] Na primeira e segunda realizações, a régua paralela 23, o primeiro e o segundo manuseios 25 e 26, o cilindro auxiliar 28 e o preensão auxiliar 37 podem ser omitidos em alguns casos. De modo contrário, pode ser possível fornecer um manuseio adicional na porção inclinada do lado direito 21b para a operação de movimentação, adicionalmente ao primeiro e segundo manuseios 25 e 26,
[00108] Apesar de o corpo principal de dispositivo 10 de cada uma da primeira até a terceira realização ser configurado para usar uma alimentação CA disponível comercialmente como uma fonte de alimentação, pode ser possível usar uma fonte de alimentação CC, tal como uma bateria recarregável como uma fonte de alimentação.
[00109] Adicionalmente, enquanto na primeira realização dos dois eixos de sustentação relativamente longos 31 e dos dois eixos de sustentação relativamente curtos 32 são montadas e removidas para, assim, montar e remover os oito cilindros 35 para e a partir da porção de base de montagem 24, pode ser possível usar uma base de cilindro que tem uma pluralidade de cilindros, tal como oito cilindros, os quais podem ser montados e removidos da superfície inferior da porção de base de montagem 24. Nessa construção, é necessário somente montar ou remover a base de cilindro em e a partir da porção de montagem e é possível montar e remover a pluralidade de cilindros à porção de montagem de uma vez só, de modo que é possível realizar a substituição com o acessório de despejamento de água 40 mais facilmente.
[00110] O número de cilindros 35 do acessório de cilindro 30 pode ser determinado adequadamente. Adicionalmente, o número dos orifícios despejadores de água 42a do acessório de despejamento de água 40 pode ser determinado de forma adequada.
[00111] Adicionalmente, no caso da segunda realização, o número de fileiras de cilindros R e o número de cilindros em cada fileira de cilindro R pode ser determinado adequadamente.
[00112] Adicionalmente, enquanto na terceira realização a régua paralela 78 é sustentada de modo a ter capacidade de movimento de transferência paralelo através das barras de sustentação 83 que sustentam a primeira porção de manuseio 76, é possível fornecer barra(s) de sustentação dedicada(s) separadamente das barras de sustentação 83, para sustentar a régua paralela de modo a ter capacidade de movimento de transferência paralelo.
[00113] Adicionalmente, enquanto na terceira realização descrita acima é empregada a base 71 que permite montar o acessório de despejamento de água 74 no lugar da pluralidade de cilindros 75 (acessório de cilindro), os mecanismos de ajuste fino para o grau de paralelização dessa realização podem ser aplicados a um dispositivo de corte que tem uma base capaz de utilizar somente o acessório de despejamento de água 74 ou a pluralidade de cilindros 75.
[00114] Exemplos representativos e não limitadores foram descritos acima em detalhes com referência às figuras em anexo. A descrição detalhada pretende ensinar para uma pessoa versada na técnica detalhes para praticar aspectos dos ensinamentos presentes e, portanto, não pretende limitar o escopo da presente invenção. Adicionalmente, cada um dos recursos e ensinamentos adicionais revelados acima pode ser aplicado e/ou utilizados separadamente ou em conjunto com outros recursos e ensinamentos para fornecer dispositivos de corte aprimorados e métodos de preparo e uso dos mesmos.
[00115] Ademais, as várias combinações de recursos e etapas revelados na descrição detalhada acima podem não ser necessárias para praticar a invenção no sentido mais amplo e são em vez disso ensinadas para descrever exemplos representativos da invenção. Adicionalmente, vários recursos dos exemplos representativos descritos acima, assim como as várias reivindicações independentes e dependentes abaixo, podem ser combinados de maneira que não são especificamente e explicitamente enumeradas a fim de fornecer realizações úteis adicionais dos ensinamentos presentes.
[00116] Todos os recursos revelados na descrição e/ou nas reivindicações pretendem ser revelados como informacionais, instrutivos e/ou representativos e podem, portanto, ser construídos separadamente e independentemente entre si. Adicionalmente, todas as faixas de valor e/ou indicações de grupos de entidades pretendem também incluir possíveis valores intermediários e/ou entidades intermediárias para o propósito de revelação escrita original, assim como para o propósito de restringir a matéria reivindicada.
Claims (11)
1. Dispositivo de corte (1) CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma base (20) adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho; um corpo principal de dispositivo (10) sustentado pela base (20) em um lado superior da base (20); em que o corpo principal de dispositivo (10) inclui um motor elétrico (11) e uma lâmina de corte (12) acionada de modo giratório pelo motor elétrico (11), de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que lâmina de corte (12) rotativa é induzida a cortar a peça de trabalho; uma régua paralela (23) adaptada para entrar em contato com uma superfície de extremidade da peça de trabalho; e um mecanismo de ajuste de paralelização (80) adaptado para fazer um ajuste fino de um grau de paralelização da régua paralela (23) em relação à lâmina de corte (12).
2. Dispositivo de corte (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o mecanismo de ajuste de paralelização (80) compreende: uma manga de ajuste (85) acoplada à régua paralela (23); e uma barra de suporte (83) acoplada à base (20); em que a barra de suporte (83) é inserida na manga de ajuste (85), de modo que a régua paralela (23) seja sustentada a fim de poder fazer um movimento de desvio paralelo em relação à base (20) através de movimento da manga de ajuste (85) em relação à barra de suporte (83).
3. Dispositivo de corte (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que: a barra de suporte (83) compreende duas barras de suporte paralelas (83); a manga de ajuste (85) compreende duas mangas de ajuste paralelas (85); e as duas barras de suporte paralelas (83) são, respectivamente, inseridas nas duas mangas de ajuste paralelas (85).
4. Dispositivo de corte (1), de acordo com a reivindicação 2 ou 3, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente uma porção de alça acoplada à base (20), em que uma parte da porção de alça compreende a barra de suporte (83).
5. Dispositivo de corte (1) CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma base (20) adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho; e um corpo principal de dispositivo (10) sustentado pela base (20) em um lado superior da base (20); em que o corpo principal de dispositivo (10) inclui um motor elétrico (11) e uma lâmina de corte (12) acionada de modo giratório pelo motor elétrico (11), de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte rotativa (12) é induzida a cortar a peça de trabalho; em que a base (20) é configurada, de modo que um acessório de despejamento de água (40) ou um acessório de cilindro (30) possa ser seletivamente unido a uma superfície inferior da base (20); em que o acessório de despejamento de água (40) é configurado para despejar água entre a superfície superior da peça de trabalho e a superfície inferior da base (20); e em que o acessório de cilindro (30) compreende pelo menos um cilindro que pode rolar sobre a superfície superior da peça de trabalho.
6. Dispositivo de corte (1), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que: a base (20) compreende uma porção de armação (21) configurada para sustentar o corpo principal de dispositivo (10); e o acessório de despejamento de água (40) e o acessório de cilindro (30) são configurados de modo a poderem ser unidos a uma superfície inferior da porção de armação (21).
7. Dispositivo de corte (1), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que: a porção de armação (21) inclui uma porção inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho; e o corpo principal de dispositivo (10) é sustentado pela porção inclinada, de modo que a lâmina de corte (12) possa cortar a peça de trabalho enquanto a lâmina de corte (12) é inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho.
8. Dispositivo de corte (1) CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma base (20) adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho; e um corpo principal de dispositivo (10) sustentado pela base (20) em um lado superior da base (20); em que o corpo principal de dispositivo (10) inclui um motor elétrico (11) e uma lâmina de corte (12) acionada de modo giratório pelo motor elétrico (11), de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte rotativa (12) é induzida a cortar a peça de trabalho; em que a base (20) inclui: uma porção de armação (21) configurada para sustentar o corpo principal de dispositivo (10); um acessório de cilindro (30) unido à superfície inferior da porção de armação (21) e inclui pelo menos um cilindro (35) adaptado para rolar sobre a superfície superior da peça de trabalho durante uma operação de corte; e um dispositivo de orientação (23) sustentado pela porção de armação (21) e adaptado para entrar em contato com uma superfície de extremidade da peça de trabalho durante uma operação de corte; em que o dispositivo de orientação (23) é configurado, de modo que o dispositivo de corte (1) possa ser autossustentado sobre a superfície superior da peça de trabalho com o dispositivo de orientação (23) em contato com a superfície superior da peça de trabalho quando a operação de corte não é realizada, e em que o pelo menos um cilindro (35) do acessório de cilindro (30) é espaçado da superfície superior da peça de trabalho quando o dispositivo de corte (1) é autossustentado.
9. Dispositivo de corte (1) CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma base (20) adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho; um corpo principal de dispositivo (10) sustentado pela base (20) em um lado superior da base (20); em que o corpo principal de dispositivo (10) inclui um motor elétrico (11) e uma lâmina de corte (12) acionada de modo giratório pelo motor elétrico (11), de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte rotativa (12) é induzida a cortar a peça de trabalho; em que a base (20) inclui uma porção inclinada que é inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho; em que o corpo principal de dispositivo (10) é sustentado pela porção inclinada, de modo que a lâmina de corte (12) seja inclinada em relação à superfície superior da peça de trabalho; e uma régua paralela (23) sustentada pela porção de inclinação (21a) e adaptada para entrar em contato com uma superfície de extremidade da peça de trabalho durante a operação de corte; em que a régua paralela (23) inclui uma porção de preensão (25) que pode ser segurada por um usuário.
10. Dispositivo de corte (1) CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma base (20) adaptada para entrar em contato com uma superfície superior de uma peça de trabalho; um corpo principal de dispositivo (10) sustentado pela base (20) em um lado superior da base (20); em que o corpo principal de dispositivo (10) inclui um motor elétrico (11) e uma lâmina de corte (12) acionada de modo giratório pelo motor elétrico (11), de modo que uma operação de corte seja realizada à medida que a lâmina de corte (12) rotativa é induzida a cortar a peça de trabalho; e uma pluralidade de cilindros (65) disposta em uma superfície inferior da base (20) e adaptada para rolar sobre a superfície superior da peça de trabalho; em que a pluralidade de cilindros (65) é arranjada ao longo de toda a área da superfície inferior da base (20).
11. Dispositivo de corte (1), de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que; a pluralidade de cilindros (65) compreende uma pluralidade de fileiras de cilindro, em que cada uma inclui um conjunto de cilindros (65) sustentados de modo giratório por um eixo de suporte; e a pluralidade de fileiras de cilindro é arranjada em uma direção frontal a posterior em uma direção de corte.
Applications Claiming Priority (4)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
JP2014184830 | 2014-09-11 | ||
JP2014-184830 | 2014-09-11 | ||
JP2015-154249 | 2015-08-04 | ||
JP2015154249A JP2016055630A (ja) | 2014-09-11 | 2015-08-04 | 切断機 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102015022188A2 BR102015022188A2 (pt) | 2016-07-19 |
BR102015022188B1 true BR102015022188B1 (pt) | 2022-06-14 |
Family
ID=55757134
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102015022188-6A BR102015022188B1 (pt) | 2014-09-11 | 2015-09-09 | Dispositivo de corte |
Country Status (2)
Country | Link |
---|---|
JP (1) | JP2016055630A (pt) |
BR (1) | BR102015022188B1 (pt) |
Families Citing this family (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN111010912B (zh) * | 2019-12-20 | 2022-03-29 | 洛阳福格森机械装备有限公司 | 一种微耕机的犁耙农具调深连接装置 |
CN115464209B (zh) * | 2022-11-03 | 2023-03-24 | 邢台军华机械科技有限公司 | 一种钢管切割机 |
-
2015
- 2015-08-04 JP JP2015154249A patent/JP2016055630A/ja active Pending
- 2015-09-09 BR BR102015022188-6A patent/BR102015022188B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BR102015022188A2 (pt) | 2016-07-19 |
JP2016055630A (ja) | 2016-04-21 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US2676624A (en) | Guide carriage for power-driven hand tools | |
RU2014132074A (ru) | Режущий инструмент и способ извлечения из него режущей пластины | |
HK1085423A1 (en) | Honing guide assembly | |
SE531802C2 (sv) | Slipmaskin och slipjigg därför | |
CN110072659B (zh) | 台式锯和碎片防护元件 | |
GB2496473A (en) | Pivotable oblique hole drilling guide and seat | |
EP2660005B1 (en) | A knife jig assembly | |
BR102015022188B1 (pt) | Dispositivo de corte | |
KR101273738B1 (ko) | 목공용 다기능 테이블 | |
RU2014151162A (ru) | Устройство для фиксации обрабатываемой на станке заготовки | |
US20040240956A1 (en) | Grout guide attachment | |
US1950824A (en) | Dental-instrument grinding device | |
US10780486B1 (en) | Notcher | |
KR100625724B1 (ko) | 수준기가 구비된 휴대용 전기 드릴의 보조 핸들 장치 | |
JP2014087876A (ja) | 切断工具 | |
GB2417008A (en) | An attachment for a hand-held jigsaw | |
JP3186484U (ja) | 鉋及び鉋装置 | |
JP4197490B2 (ja) | チェーンソーの目立て用補助具 | |
CN219837256U (zh) | 管道端面坡口机 | |
CN209503841U (zh) | 一种锯边机用板材锯边的定位推送装置 | |
US20040251393A1 (en) | Belt sander support and orientation apparatus | |
JP7278786B2 (ja) | 携帯用切断機 | |
CN211305105U (zh) | 一种外螺纹清理工具 | |
CN210677790U (zh) | 一种五金件生产过程中的夹持装置 | |
CN207077922U (zh) | 一种新型印床夹具 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06V | Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 09/09/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |