BR102015005085B1 - Veículo para montar - Google Patents

Veículo para montar Download PDF

Info

Publication number
BR102015005085B1
BR102015005085B1 BR102015005085-2A BR102015005085A BR102015005085B1 BR 102015005085 B1 BR102015005085 B1 BR 102015005085B1 BR 102015005085 A BR102015005085 A BR 102015005085A BR 102015005085 B1 BR102015005085 B1 BR 102015005085B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
load
seat
support
bearing
axle
Prior art date
Application number
BR102015005085-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015005085A2 (pt
Inventor
Luca Monieri
Original Assignee
Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha filed Critical Yamaha Hatsudoki Kabushiki Kaisha
Publication of BR102015005085A2 publication Critical patent/BR102015005085A2/pt
Publication of BR102015005085B1 publication Critical patent/BR102015005085B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J9/00Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags
    • B62J9/20Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags attached to the cycle as accessories
    • B62J9/23Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags attached to the cycle as accessories above or alongside the rear wheel
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J9/00Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags
    • B62J9/20Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags attached to the cycle as accessories
    • B62J9/27Containers specially adapted for cycles, e.g. panniers or saddle bags attached to the cycle as accessories characterised by mounting arrangements, e.g. quick release arrangements
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J7/00Luggage carriers
    • B62J7/02Luggage carriers characterised by the arrangement thereof on cycles
    • B62J7/04Luggage carriers characterised by the arrangement thereof on cycles arranged above or behind the rear wheel
    • B62J9/001

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Automatic Cycles, And Cycles In General (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)

Abstract

VEÍCULO PARA MONTAR COM ESTRUTURA DE SUPORTE DE CARGA .. O veículo de montar com uma estrutura de corpo, um assento suportado pela estrutura de corpo, o assento compreendendo pelo menos uma parte principal de assento para um motorista, um suporte suportado pela estrutura de corpo, uma estrutura de suporte de carga conectada de forma destacável ao suporte; e uma parte de suporte de carga posicionada atrás da parte principal de assento e suportada pela estrutura de corpo, onde a estrutura de suporte de carga inclui uma parte de transporte de carga configurada para contatar a parte de suporte de carga.

Description

[001]A presente invenção refere-se a um veículo para montar, em particular uma motocicleta, na qual uma estrutura para suportar uma carga pode ser fixada e destacada do veículo.
[002]Tal veículo é conhecido a partir de JP 2012-201238.
[003]Um veículo para montar de acordo com as características do preâmbulo da reivindicação 1 é conhecido do documento JPH0373280U.
[004]Geralmente, muitas motocicletas são fornecidas com uma estrutura para suportar uma carga que deve ser transportada na motocicleta em adição a um motorista ou o motorista e um passageiro carona. Muitas dessas estruturas são permanentemente fixadas à motocicleta em adição ao assento para o motorista e o do passageiro carona. De acordo, a motocicleta é aumentada de tamanho, ou o assento para o motorista e o passageiro carona é reduzido de tamanho para acomodar essa estrutura. O primeiro caso tem o efeito de reduzir a agilidade da motocicleta e dificultar a manobra do motorista da motocicleta em baixa velocidade e em áreas confinadas. O último caso tem o efeito de reduzir o conforto da viagem para o motorista e o passageiro carona, ou pode ainda reduzir o tamanho do assento a tal ponto que não é mais possível se transportar um carona, mesmo se nenhuma carga adicional estiver sendo transportada.
[005]A fim de superar os problemas mencionados acima com relação às estruturas de transporte de carga permanentemente fixadas, algumas motocicletas são agora fornecidas com uma estrutura de transporte de carga que pode ser destacada da motocicleta. O aspecto central dessas motocicletas é o fornecimento de um suporte na estrutura da motocicleta ao qual, ou do qual, a estrutura de suporte de carga pode ser fixada ou destacada.
[006]A motocicleta descrita em JP 2012-201238 compreende tal suporte, onde a estrutura de suporte de carga se estende a partir do suporte para uma posição atrás do assento do carona. Uma caixa pode ser fixada à estrutura de suporte de carga para transportar uma carga adicional, ou a caixa pode ser removida e a estrutura de suporte de carga pode ser coberta com uma esteira para permitir um espaço adicional para um passageiro carona. No entanto, o problema com essa motocicleta é que o processo de fixação e destacamento é bem complicado, e o suporte precisa ter uma resistência suficiente para suporta todo o peso da carga. Como tal, o suporte é caro de produzir, e um motorista é desencorajado a fixar e destacar a estrutura de suporte de carga com a frequência que normalmente gostaria. De acordo, a presente invenção é feita em vista das circunstâncias acima, e é um objetivo da presente invenção se fornecer um veículo de montar com uma estrutura de suporte de carga destacável, que possui uma fixação simples e barata, porém levem em peso.
[007]De acordo com a presente invenção, tal objetivo é alcançado por um veículo de montar descrito com a reivindicação 1. Especificamente, um veículo de montar da presente invenção compreende: uma estrutura de corpo; um assento suportado pela estrutura de corpo além de um suporte suportado pela estrutura de corpo. Uma estrutura de suporte de carga é conectada de forma destacável ao suporte, e o assento compreende pelo menos uma parte principal do assento para um motorista. Uma parte de suporte de carga é posicionada atrás da parte principal do assento e é suportada pela estrutura de corpo. A estrutura de suporte de carga inclui uma parte de transporte de carga configurada para contatar com a parte de suporte de carga.
[008]Pelo fornecimento da estrutura de suporte de carga com uma parte de transporte de carga configurada para contatar a parte de suporte de carga, é possível se garantir que as forças geradas como resultado de várias acelerações agindo na carga suportada pela estrutura de suporte de carga serem distribuídas entre o suporte e a parte de suporte de carga. De acordo, a força no suporte gerada como o resultado direto da massa de carga suportada pela estrutura de suporte de carga é reduzida. Consequentemente, o tamanho e resistência necessários do suporte podem ser reduzidos, resultando adicionalmente em uma redução nos custos de produção do dito suporte. Ademais, à medida que a estrutura de suporte de carga é conectada de forma destacável ao suporte, é possível se fixar de forma simples e fácil e destacar, a estrutura de suporte de carga a, e da estrutura de corpo do veículo de montar.
[009]Além disso, de acordo com a presente invenção, a parte de transporte de carga é localizada na posição atrás da parte principal do assento e acima da parte de suporte de carga. Como tal, a parte de transporte de carga pode transferir com facilidade o peso da carga para a estrutura de corpo do veículo d montar, enquanto ainda fornece espaço suficiente para pelo menos o motorista do dito veículo.
[010]De acordo com a presente invenção, a parte de transporte de carga compreende uma parte protuberante formada em um lado inferior da parte de transporte de carga e configurada para projetar na direção da parte de suporte de carga, a parte de protuberância possuindo uma parte de contato formada em sua extremidade inferior e configurada para contatar a parte de suporte de carga. Dessa forma, a estrutura de suporte de carga não precisa ser configurada para encaixar com precisão na parte de transporte de carga, permitindo, assim, uma fixação e destacamento mais fáceis.
[011]Adicionalmente, a parte de suporte de carga, de acordo com a presente invenção, compreende uma parte de assento secundário para um passageiro carona. Dessa forma, o veículo de montar pode transportar com conforto um passageiro carona quando não for necessário se transportar uma carga adicional, porém, quando for necessário se transportar a carga adicional, não é necessário se remover a parte de assento secundário para o passageiro carona. De acordo, é muito mais fácil, simples e rápido se fixar e destacar a estrutura de suporte de carga. A parte de contato da parte de protuberância é preferivelmente configurada para contatar a parte de assento secundário. Consequentemente, a parte de protuberância pode deformar com facilidade um elemento de almofada do assento, transferindo, assim, o peso da carga mais diretamente para uma placa inferior do assento.
[012]Adicionalmente ainda, o suporte possui preferivelmente uma parte de conexão à qual a estrutura de suporte de carga é conectada de forma destacável. Como tal, a estrutura de suporte de carga pode ser fixada ainda com maior facilidade a e destacada do suporte.
[013]Adicionalmente ainda, a estrutura de suporte de carga compreende preferivelmente uma parte de eixo se estendendo a partir da parte de conexão do suporte para a parte de transporte de carga. Dessa forma, a estrutura de suporte de carga pode ter pouco peso e pode ser facilmente fabricada. A parte de eixo e a parte de transporte de carga são preferivelmente formadas integralmente uma com a outra. Dessa forma, a estrutura de suporte de carga pode ser manuseada mais facilmente ainda por um usuário/motorista durante o processo de fixação e destacamento.
[014]Preferivelmente, a parte de eixo compreende uma parte de inserção de eixo inserida na parte de conexão. De acordo, o processo de fixação e destacamento pode ser facilitado ainda mais pela exigência simples de um processo de inserção simples. A parte de inserção de eixo e a parte de conexão possuem preferivelmente seções transversais circulares. Consequentemente, é necessário apenas que o usuário alinhe axialmente a parte de inserção de eixo com a parte de conexão, e nenhum alinhamento rotativo é necessário, simplificando, assim, o processo de fixação ainda mais.
[015]Adicionalmente ainda, a parte de conexão compreende preferivelmente uma parte de inserção de suporte inserido na parte de eixo. Como tal, o suporte é menor e pode ser produzido com um peso ainda menor, enquanto ainda retém as vantagens do processo de fixação e destacamento exigindo meramente um processo de inserção simples. A parte de inserção de suporte e a parte de eixo possuem preferivelmente seções transversais circulares. Dessa forma, é necessário apenas que o usuário alinhe axialmente a parte de eixo com a parte de inserto de suporte, e nenhum alinhamento rotativo é necessário, simplificando, assim, o processo de fixação ainda mais.
[016]Adicionalmente ainda, o veículo de montar compreende adicionalmente e preferivelmente um elemento de fixação configurado para impedir qualquer movimento de deslizamento relativo entre parte de eixo e a parte de conexão. Dessa forma, depois da fixação da estrutura de suporte de carga ao suporte pela inserção da parte de eixo ou parte de conexão, a estrutura de suporte de carga pode ser facilmente impedida de realizar qualquer movimento adicional pela utilização do elemento de fixação. O elemento de fixação compreende preferivelmente um parafuso que penetra através de ambas a parte de eixo e a parte de conexão em uma direção que cria uma interseção com a direção da inserção. De acordo, o elemento de fixação é um produto de prateleira, prontamente encontrado que pode impedir de forma simples e segura qualquer movimento da estrutura de suporte de carga com relação ao suporte.
[017]Preferivelmente, a parte de eixo compreende uma parte de eixo longitudinal que se estende de forma oblíqua para trás e para cima a partir da parte de conexão para a parte de transporte de carga, quando observado em uma vista lateral. Consequentemente, uma parte das forças geradas pela carga sob ambas a aceleração vertical da gravidade e as acelerações horizontais e desacelerações do veículo de montar podem ser transferidas para o suporte.
[018]Adicionalmente ainda, o suporte é preferivelmente localizado em uma posição abaixo do assento. Como tal, o suporte e a estrutura de suporte de carga têm menos chances de interferir com o motorista. O suporte é preferivelmente localizado abaixo da parte principal de assento. Dessa forma, a extensão dianteira da estrutura de suporte de carga a partir da parte de transporte de carga pode ser garantida. O suporte é preferivelmente localizado mais para frente do que a parte de suporte de carga, quando observado em uma vista lateral. Dessa forma, quando a maior parte da força gerada pela carga sob aceleração vertical da gravidade é transferida para a parte de suporte de carga, pode ser garantido que o componente de vetor principal da força transferida para o suporte através da estrutura de suporte de carga seja horizontal.
[019]Mais preferivelmente, o suporte é fixado à estrutura de corpo utilizando parafusos. De acordo, o suporte propriamente dito pode ser facilmente fixado a e destacado da estrutura de corpo do veículo de montar. Isso fornece uma vantagem adicional de se permitir que a estrutura de suporte de carga (o suporte, estrutura de suporte de carga, e a parte de suporte de carga) seja encaixada de forma retroativa em veículos que já estão em uso. Os parafusos, preferivelmente, também fixam um apoio para pés de um passageiro carona à estrutura do corpo. Consequentemente, o suporte pode ser fixado à estrutura de corpo do veículo de montar sem a necessidade de se utilizar elementos de fixação adicionais, reduzindo, assim, o peso e os custos da estrutura de suporte de carga.
[020]Adicionalmente, a parte de transporte de carga compreende preferivelmente uma plataforma fixada à estrutura de suporte de carga. Como tal, a parte de transporte de carga é capaz de transportar uma variedade de cargas diferentes, aperfeiçoando, assim, sua versatilidade.
[021]Adicionalmente ainda, a parte de transporte de carga compreende uma caixa fixada à estrutura de suporte de carga ou à plataforma. Dessa forma, uma pluralidade de cargas menores pode ser facilmente transportada de cada vez, e pode ser protegida dos elementos pela caixa.
[022]A seguir, a presente invenção é explicada em maiores detalhes com relação a uma modalidade preferida da mesma em conjunto com os desenhos em anexo, nos quais:
[023]A figura 1 é uma vista lateral de uma motocicleta (veículo de montar) de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[024]A figura 2 é uma vista em perspectiva parcial explodida da estrutura de suporte de carga, o assento e a estrutura da motocicleta da figura 1;
[025]A figura 3 é uma vista transversal vertical da estrutura de suporte de carga, do assento e da estrutura apresentados na figura 1 e 2, ao longo da linha A-A na figura 1;
[026]A figura 4 é uma vista ampliada da seção transversal da figura 3; e
[027]A figura 5 é uma vista em perspectiva explodida da estrutura de suporte de carga, da plataforma e da parte de protuberância.
[028]Entre outros, os seguintes sinais de referência são utilizados nas figuras:1: Motocicleta (veículo de montar)Estrutura de Corpo7. Assento8. Parte principal do assento para um motorista9. Suporte10. Estrutura de suporte de carga11. Parte de eixo12. parte de transporte de carga13. Parte protuberante15. Parte de suporte de carga16. Parte de assento secundário para um passageiro carona 18. Apoio para os pés do passageiro carona.
[029]Uma modalidade preferida da presente invenção será descrita abaixo com referência aos desenhos em anexo.
[030]As figuras de 1 a 5 ilustram um veículo de montar de acordo com uma modalidade preferida da presente invenção. Aqui, em geral, o veículo de montar é uma motocicleta possuindo uma estrutura de corpo 2 e um assento 7 possuindo uma parte principal de assento 8 onde um motorista pode se sentar montando na estrutura de corpo 2 quando sentado. A menos que especificado o contrário, os termos direcionais "direita", "esquerda", "frente", "para frente", "trás", "para trás", "para cima" e "para baixo" utilizados nessa modalidade se referem às direções direita, esquerda, frente, para frente, trás, para trás, para cima e para baixo quando visualizadas por um motorista sentado no assento.
[031]Nessas figuras, uma referência numérica 1 designa uma motocicleta. A motocicleta 1 possui uma estrutura de corpo 2; um garfo dianteiro 3 que é suportado de forma direcionada para a esquerda e direita por um tubo dianteiro (não ilustrado) localizado em uma extremidade dianteira da estrutura do corpo 2, e que coloca uma roda dianteira 4 e um guidão 5 em uma extremidade inferior e uma extremidade superior do garfo dianteiro 3, respectivamente; uma unidade de energia 6, compreendendo um motor e uma caixa de marcha, e que é montada na estrutura de corpo 2 em sua parte intermediária na direção frente-trás; um braço de suspensão traseiro 19 conectado de forma oscilante à estrutura de corpo 2; uma roda traseira 20 fornecida em uma extremidade traseira do braço de suspensão traseira 19; e um assento 7 compreendendo uma parte principal de assento 8 para um motorista montado na estrutura de corpo 2 acima da unidade de energia 6.
[032]A estrutura de corpo 2 é fornecida com uma estrutura dianteira 2a, possuindo seções de estrutura dianteira esquerda e direita s estendendo a partir do tubo dianteiro de forma oblíqua para baixo para a parte traseira; e uma estrutura traseira 2b possuindo seções de estrutura traseira esquerda e direita se estendendo a partir das seções de estrutura dianteira esquerda e direita de forma ascendentemente oblíqua abaixo do assento 7 para a parte traseira.
[033]A figura da figura 1, pode-se observar que a unidade de energia 6 é localizada em uma área localizada entre e abaixo das seções de estrutura dianteira esquerda e direita Um tanque de combustível 21 é fornecido acima da estrutura dianteira 2a e acima da unidade de energia 6. O tanque de combustível 21 está localizado entre o assento 7 e o tubo dianteiro suportando o garfo dianteiro 3.
[034]O assento 7 é um assento de montar compreendendo um elemento de almofada 7a fornecido em uma placa inferior 7b. Apesar de não ilustrado nas figuras, a placa inferior é suportada pela estrutura de corpo. A placa inferior pode ser suportada direta ou indiretamente pela estrutura de corpo. O elemento de almofada é configurado de modo que um motorista e um passageiro carona possam montar confortavelmente no assento.
[035]Como pode ser observado a partir das figuras 1 e 2, o assento 7 é dividido em 2 partes: uma parte principal de assento 8 para o motorista, e uma parte de assento secundário 16 para o passageiro de carona. Em uma configuração alternativa da presente invenção, o assento 7 pode compreender apenas a parte principal de assento 8.
[036]Na presente modalidade, a parte de assento secundário 16 é localizada em uma posição recuada e mais alta do que a parte principal de assento 8. A parte de assento secundária 16 também é mais estreita do que a parte principal de assento 8 em uma direção de largura do veículo. Em uma configuração alternativa da presente invenção, a parte de assento secundário 16 pode ser localizada na mesma altura, ou até mesmo mais baixa do que a parte principal de assento 8. A parte de assento secundário 16 também pode ter a mesma largura que, ou até mesmo uma largura maior do que a parte principal de assento 8 em uma direção de largura de veículo.
[037]Como mencionado acima, as seções de estrutura traseira esquerda e direita se estendem de forma ascendentemente oblíqua para trás abaixo do assento 7 a partir das seções de estrutura dianteira esquerda e direita. Apesar de não apresentado nas figuras, um suporte 9 é suportado em cada uma das seções de estrutura traseira esquerda e direita. Na presente modalidade preferida, um suporte 9 é suportado diretamente em cada uma das seções de estrutura traseira esquerda e direita. Não obstante, outras configurações podem ser utilizadas onde um suporte 9 é indiretamente suportado em cada uma das seções de estrutura traseira esquerda e direita, ou suportado na estrutura dianteira.
[038]Como pode ser observado a partir da figura 1, o suporte 9 é localizado em uma posição abaixo da parte principal de assento 8. Mais especificamente, o suporte 9 é localizado em uma posição abaixo de uma extremidade traseira da parte principal de assento 8. O suporte 9 também é localizado adicionalmente à frente de uma extremidade dianteira da parte de assento secundário 16.
[039]A partir da figura 2, pode-se observar que o suporte 9 compreende uma parte de suporte 9b suportada na seção de estrutura traseira, e uma parte de conexão 9a fornecida na parte de suporte 9b. Na presente modalidade preferida, a parte de suporte 9b é formada por uma parte de flange se estendendo a partir da seção de estrutura traseira em uma direção de largura da motocicleta para a parte de suporte 9b localizada na extremidade mais externa da parte de flange. Especificamente, a parte de flange do suporte 9 no lado esquerdo da motocicleta se estende a partir da seção de estrutura traseira esquerda em uma direção para a esquerda para sua parte de conexão respectiva 9a, e a parte de flange do suporte 9 no lado direito da motocicleta se estende a partir da seção de estrutura traseira direita em uma direção para a direita para sua parte de conexão respectiva 9a. Não obstante, outras configurações podem ser utilizadas nas quais a parte de conexão 9a é fornecida diretamente na seção de estrutura traseira, em outro acessório estrutural, tal como um apoio para os pés para passageiro carona 18, suportada pela estrutura de corpo 2, ou até mesmo na estrutura de suporte de carga 10.
[040]A parte de flange compreende mais especificamente uma parte de lingueta localizada acima da estrutura traseira. Uma parte de rede da parte de flange se estende de forma oblíqua para baixo e para fora a partir da parte de lingueta em uma direção de largura da motocicleta. Na modalidade preferida atual, a parte de lingueta é formada com dois furos de parafuso. Os parafusos utilizados para prender o suporte 9 à estrutura traseira através desses furos de parafuso são os mesmos parafusos utilizados para prender o suporte para o apoio para pés do passageiro carona à estrutura traseira. De acordo, a parte de lingueta, o suporte para o apoio para pés para o passageiro carona e a estrutura traseira são aparafusados juntos.
[041]A parte de conexão 9a é formada por uma seção tubular oca fixada à parte de flange 9b, na presente modalidade preferida, a seção tubular oca possui uma seção transversal circular e uma direção axial que se estende de forma oblíqua para cima e para trás. Em outras palavras, a seção tubular oca se estende basicamente em paralelo com a seção de estrutura traseira.
[042]Em uma modalidade alternativa da presente invenção, seções transversais além da circular podem ser utilizadas. Ademais, a orientação do eixo geométrico longitudinal não precisa ser paralela à seção de estrutura traseira e pode variar dependendo de uma variedade de fatores diferentes incluindo, entre outros, a localização do suporte 9, a localização da parte de suporte de carga 15, a configuração da estrutura de suporte de carga 10, etc. Adicionalmente, a parte de conexão 9a nem precisa ser oca, e pode, alternativamente, compreender uma projeção sólida. No entanto, a disposição da parte de conexão paralela à estrutura traseira permite uma impressão quase invisível do suporte 9 se a estrutura de suporte de carga 10 não for instalada.
[043]Como pode ser observado a partir da figura 2, a estrutura de suporte de carga 10 da presente modalidade preferida compreende uma parte de eixo 11 que é inserida na seção tubular oca da parte de conexão 9a do suporte 9. A parte de eixo 11 compreende uma parte de eixo longitudinal que se estende de forma oblíqua para trás e para cima a partir da parte de conexão 9a.
[044]Na presente modalidade preferida, a parte de eixo 11 é feita de uma seção oca tubular que é formada no formato necessário por dobra. Como pode ser observado na figura 1, a parte de eixo 11 possui 2 partes dobradas quando visualizadas a partir de um lado da motocicleta, essas 2 partes dobradas formando uma seção dianteira, uma seção intermediária e uma seção traseira. Como pode ser observado na figura 2, a parte de eixo 11 possui 3 partes dobradas quando visualizada a partir de cima, essas 2 partes dobradas formando uma parte de inserção inicial 11a, uma parte de alargamento na frente, uma parte de extensão no meio, e uma parte de estreitamento atrás.
[045]A seção dianteira da parte de eixo 11, como observada na figura 1, se estende em paralelo com a parte de conexão 9a do suporte 9 e compreende a parte de inserção 11a e a parte de alargamento da figura 2. A parte de inserção 11a é inserida na parte de conexão 9a, e a parte de alargamento se estende em paralelo com a parte de inserção 11a, a partir de sua extremidade traseira, quando observado em uma vista lateral. Quando observado em vista plana, a parte de alargamento é angulada em uma direção para fora de modo que sua extremidade traseira seja localizada lateralmente adicionalmente para fora a partir do centro longitudinal da motocicleta do que sua extremidade dianteira.
[046]A seção intermediária da parte de eixo 11, como observado na figura 1, se estende a partir de trás da seção dianteira, isso é, a parte traseira da seção de alargamento, e compreende a parte de extensão da parte de eixo 11, como observado na figura 2. A seção intermediária se estende em uma direção mais próxima do plano vertical do que a seção dianteira quando observado em uma vista lateral. A parte de extensão se estende em uma direção geralmente paralela à direção longitudinal da motocicleta quando observado em vista plana.
[047]A seção traseira da parte de eixo 11, como observada na figura 1, se estende a partir da parte traseira da seção intermediária, isso é, a parte traseira da seção de extensão, e compreende a parte de estreitamento da parte de eixo 11, como observado na figura 2. A parte de estreitamento se estende em uma direção interna na direção do centro longitudinal da motocicleta, quando observada em uma vista plana.
[048]Como pode ser observado a partir da figura 2, a parte de inserção 11a é inserida na parte de conexão 9a do suporte 9 a partir de uma posição localizada acima de e mais para trás da extremidade traseira do suporte 9. Uma vez que a parte de inserção 11a é inserida na parte de conexão 9a, um parafuso é inserido através de um furo de parafuso formado na parte de conexão 9a e um furo de parafuso formado na parte de inserção 11a. O parafuso funciona como um elemento de fixação 14 visto que sua direção de inserção forma uma interseção com a direção de inserção da parte de inserção 11a. De acordo, a parte de inserção 11a é impedida de mover com relação à parte de conexão pelo parafuso. Na presente modalidade preferida, a direção de inserção do parafuso é perpendicular à direção de inserção da parte de inserção 11a. Não obstante, é claro para os versados na técnica que o parafuso funcionará como um elemento de fixação 14 desde que sua direção de inserção forme uma interseção com a direção de inserção da parte de inserção 11a.
[049]A partir das figuras 1, 2 e 5, pode-se observar que uma parte de eixo secundário 11b se estende a partir da seção intermediária da parte de eixo 11 em uma direção quase vertical quando observado em uma vista lateral. De acordo, a parte de eixo secundário 11b é localizada na frente da parte de estreitamento da parte de eixo 11.
[050]Quando observado em uma vista plana, ambas a parte de estreitamento da parte de eixo 11 e a parte de eixo secundário 11b se estendem adicionalmente em uma direção geralmente no sentido da largura da motocicleta. Na presente modalidade preferida, uma plataforma 12a é fixada à parte de estreitamento e a parte de eixo secundário 11b. A parte de transporte de carga da presente invenção compreende a combinação de plataforma 12a, parte de estreitamento e parte de eixo secundário 11b.
[051]Como pode ser observado nas figuras de 3 a 5, a plataforma 12a compreende uma superfície geralmente plana e uma parte protuberante 13 formada em um lado inferior da superfície geralmente plana. Na presente modalidade preferida, a parte de protuberância 13 é fixada ao lado inferior da superfície geralmente plana com parafusos 13a e porcas 13b. No entanto, a parte protuberante 13 e a superfície geralmente plana podem ser fixadas de qualquer outra forma adequada, ou podem ser formadas integralmente. Adicionalmente, na presente modalidade preferida, uma caixa 12b é fixada ao lado superior da superfície geralmente plana da plataforma 12a. A caixa é parcialmente ilustrada na figura 1 e é fixada à plataforma 12a de forma comum, isso é, através de parafusos. Pode ser removida individualmente da plataforma 12a ou em conjunto com a estrutura de suporte de carga 10.
[052]A parte protuberante 13 é configurada para projetar em uma direção geralmente vertical, descendo a partir da superfície geralmente plana. Pode-se observar na figura 1 que a parte protuberante 13 é posicionada entre a parte de eixo secundário 11b e a parte de estreitamento na direção longitudinal da motocicleta.
[053]Uma superfície de contato (parte de contato) 13e é formada em uma extremidade inferior da parte protuberante 13. A dita parte de contato é configurada para contatar a parte de assento secundário 16 agindo como a parte de suporte de carga 15.
[054]De acordo com a modalidade preferida discutida acima, uma motocicleta (veículo de montar) 1 da presente invenção pode compreender um assento 7 e um suporte 9 suportados por uma estrut. de corpo 2, e uma estrutura de suporte de carga 10 conectada de forma destacável ao dito suporte 9, onde o assento 7 compreende uma parte principal de assento 8 para um motorista e uma parte de assento secundário 16 para um carona, que é posicionado atrás da parte principal de assento 8 e suportado pela estrutura de corpo 2, e a estrutura de suporte de carga 10 inclui uma parte de transporte de carga 12 configurada para contatar a parte de assento secundário 16.
[055]Pelo fornecimento da estrutura de suporte de carga 10 com a parte de transporte de carga 12 configurada para contatar a parte de assento secundário 16, é possível se reduzir a força no suporte 9 gerada como um resultado direto da massa da carga suportada pela estrutura de suporte de carga 10. De acordo, o tamanho e a resistência necessários do suporte 9 podem ser reduzidos, resultando, assim, em uma redução no custo do dito suporte 9. Ademais, pela conexão destacável da estrut. de suporte de carga 10 ao suporte 9, o processo de fixação e destacamento é simplificado.
[056]Na presente modalidade preferida, a parte de assento secundário 16 age como uma parte de suporte de carga 15 para a motocicleta 1. Não obstante, é claro que o objetivo da presente invenção pode ser alcançado com outras configurações. Por exemplo, a parte de suporte de carga 15 pode substituir totalmente a parte de assento secundário 16. Alternativamente, a parte de suporte de carga 16 pode ser localizada para trás da parte de assento secundário 16. Adicionalmente, a parte de suporte de carga 15 pode ser formada por uma cobertura configurada para cobrir a parte de assento secundário 16.
[057]De acordo com a presente modalidade preferida, o veículo de montar 1 é uma motocicleta. Não obstante, a presente invenção é claramente não limitada a uma motocicleta, e pode ser aplicada a qualquer veículo de montar 1 possuindo uma estrutura de corpo 2 que possa suportar um suporte 9 para a conexão destacável da estrutura de suporte de carga 10. Por exemplo, a presente invenção pode ser aplicada a uma motocicleta tipo scooter, um quadriciclo para todo tipo de terreno (ATV), um jet ski, um snowmobile, etc.
[058]Adicionalmente, visto que a parte de transporte de carga é localizada na posição atrás da parte principal de assento 8 e acima da parte de assento secundário 16 agindo como a parte de suporte de carga 15, a parte de transporte de carga pode transferir facilmente o peso da carga para a estrutura de corpo 2, enquanto ainda fornece um espaço suficiente para pelo menos o motorista. Não obstante, é bem possível se alcançar o objetivo da presente invenção com outras disposições entre a parte de transporte de carga e o elemento de fixação 15. Por exemplo, a parte de transporte de carga pode ser posicionada na frente da parte de suporte de carga 15 de modo que a parte de transporte de carga transfira as acelerações horizontais para a estrutura de corpo 2 através da parte de suporte de carga 15.
[059]De acordo com a modalidade preferida da presente invenção, a parte de transporte de carga compreende uma parte de protuberância 13 formada em um lado inferior da parte de transporte de carga e configurada para projetar na direção da parte de assento secundário 16 agindo como a parte de suporte de carga 15, onde a parte protuberante 13 possui uma parte de contato formada em sua extremidade inferior e configurada para contatar a parte de assento secundário 16 agindo como a parte de suporte de carga 15. Dessa forma, a estrutura de suporte de carga 10 não precisa ser configurada para encaixar com precisão na parte de transporte de carga, permitindo, assim, uma fixação e destacamento mais fáceis.
[060]Não obstante, é claramente bem possível se alcançar o objetivo da presente invenção com outras configurações da parte de transporte de carga, desde que a parte de transporte de carga seja configurada para contatar a parte de suporte de carga 15. Por exemplo, um lado inferior da parte de transporte de carga pode ser configurada para contatar diretamente a parte de suporte de carga 15. Alternativamente, se a parte de transporte de carga for localizada em uma posição à frente em vez de acima da parte de suporte de carga 15, a protuberância pode ser encaixada em um lado traseiro da parte de transporte de carga, ou o dito lado traseiro pode ser configurado para contatar diretamente com a parte de suporte de carga 15.
[061]De acordo com a modalidade preferida da presente invenção, a parte de suporte de carga 15 compreende a parte de assento secundário 16 para um passageiro carona. Dessa forma, não apenas pode a motocicleta transportar confortavelmente um passageiro carona quando nenhuma carga adicional precisa ser transportada, não há necessidade de se remover a parte de assento secundário 16 quando for necessário se transportar a carga adicional. Isso resulta em uma estrutura que permite uma fixação e um destacamento mais fáceis, simples e rápidos da estrutura de suporte de carga 10. No entanto, como discutido acima, não é necessário que a parte de suporte de carga 15 compreenda uma parte de assento secundário 16 para um passageiro carona. A motocicleta pode não compreender uma parte de assento secundário 16 de forma alguma. Alternativamente, a parte de suporte de carga 15 pode ser formada em um local atrás da parte de assento secundário 16.
[062]Dentro da modalidade preferida discutida acima, a parte de contato da parte protuberante 13 é configurada para contatar a parte de assento secundário 16. Como resultado desse contato, a parte protuberante 13 pode deformar com facilidade um elemento de acolchoamento do assento, o que permite que o peso da carga seja transferido mais diretamente para uma placa inferior do assento. No entanto, se a parte de suporte de carga 15 for formada em um local atrás da parte de assento secundário 16, ou se nenhuma parte de assento secundário 16 estiver presente, então é claramente desnecessário, ou impossível que a parte de contato da parte protuberante 13 contate a parte de assento secundário 16. Esse também pode ser o caso se a parte de transporte de carga for posicionada na frente da parte de suporte de carga 15.
[063]De acordo com a modalidade preferida discutida acima, o suporte 9 possui uma parte de conexão 9a à qual a estrutura de suporte de carga 10 é conectada de forma destacável. Como tal, a estrutura de suporte de carga 10 pode ser fixada a e destacada do suporte 9 de forma ainda mais fácil. Naturalmente, ao invés de se fornecer o suporte 9 com a parte de conexão, como na modalidade preferida, a estrutura de suporte de carga 10 pode ser fornecida com uma parte de conexão.
[064]Ademais, a estrutura de suporte de carga 10 da modalidade preferida compreende uma parte de eixo 11 se estendendo a partir da parte de conexão 9a do suporte 9 para a parte de transporte de carga. Dessa forma, a estrutura de suporte de carga 10 pode ter um peso reduzido e pode ser fabricada com facilidade. Obviamente, a configuração precisa da estrutura de suporte de carga 10 é completamente independente de outras características que constroem a motocicleta da modalidade preferida.
[065]Adicionalmente, a parte de eixo 11 e a parte de transporte de carga da modalidade preferida são formadas integralmente uma com a outra. Como tal, é mais fácil para um motorista/usuário manusear a estrutura de suporte de carga 10 durante o processo de fixação ou destacamento. Naturalmente, a parte de eixo 11 e a parte de transporte de carga não precisam ser formadas integralmente, e a estrutura de suporte de carga 10 pode compreender uma pluralidade de várias seções de estrutura, incluindo a parte de transporte de carga.
[066]De acordo com a presente modalidade preferida, a parte de eixo 11 compreende uma parte de inserção de eixo 11a inserida na parte de conexão 9a. Com tal estrutura, apenas uma simples ação de inserção é necessária como parte do processo de fixação, e, dessa forma, a fixação ou destacamento pode ser mais facilitado. Essa ação de inserção, preferivelmente, mas não necessariamente, ocorre na direção axial da parte de eixo 11. Ademais, uma parte de inserção 11a não precisa ser formada na parte de eixo 11. Por exemplo, uma parte de inserção pode ser formada na parte de conexão 9a. Isso pode reduzir o peso e o custo do suporte 9 ainda mais.
[067]A parte de inserção de eixo 11a e a parte de conexão 9a da modalidade preferida possuem seções transversais circulares. Como tal, é necessário apenas se alinhar axialmente a parte de inserção de eixo 11a com a parte de conexão 9a, e nenhum alinhamento rotativo é necessário. Obviamente, qualquer seção transversal pode ser selecionada a fim de alcançar determinados objetivos, por exemplo, eixos de seção quadrada podem estar mais prontamente disponíveis. O ponto chave é apenas que a seção transversal da parte de inserção 11a combine com a seção transversal da parte na qual é inserida.
[068]De acordo com a presente modalidade discutida acima, a motocicleta compreende um parafuso que penetra através de ambas a parte de eixo 11 e a parte de conexão 9a em uma direção que forma uma interseção com a direção de inserção. Com tal configuração, o parafuso pode impedir de forma simples e segura qualquer movimento relativo entre a parte de eixo 11 e a parte de conexão 9a. Ademais, um parafuso é um produto direto da prateleira, facilmente encontrado. Naturalmente, um acessório além de um parafuso pode ser utilizado como um elemento de fixação 14, tal como um pino de forquilha de tamanho adequado. Alternativamente, o suporte 9 e a estrutura de suporte de carga 10 podem ser configurados de tal forma a negar a exigência de um elemento de fixação 14.
[069]Dentro da presente modalidade preferida, a parte de eixo 11 compreende uma parte de eixo longitudinal 11 que se estende de forma oblíqua para trás e para cima a partir da parte de conexão 9a para a parte de transporte de carga, quando observado em uma vista lateral. Consequentemente, uma parte das forças geradas pela carga sob ambas a aceleração vertical da gravidade e acelerações horizontais e desacelerações do veículo de montar 1 podem ser transferidas para o suporte 9. Obviamente, a dita parte de eixo 11 não precisa necessariamente se estender longitudinalmente, e a direção da extensão da dita parte de eixo 11 depende das forças que devem ser transferidas. A parte de eixo 11 pode se estender possivelmente diretamente para cima (verticalmente) e para trás (horizontalmente), no entanto também pode se estender diretamente para frente, ou obliquamente para frente e para cima.
[070]De acordo com a presente modalidade discutida acima, o suporte 9 é localizado em uma posição abaixo da parte principal do assento 8, e mais para frente do que a parte de suporte de carga 15, quando observado em uma vista lateral. Como tal, quando a maior parte da força gerada pela carga sob a aceleração vertical da gravidade é transferida para a parte de suporte de carga 15, pode se garantir que o componente de vetor principal da força transferida para o suporte 9 através da estrutura de suporte de carga 10 seja horizontal. Naturalmente, a posição do suporte 9 pode ser ajustada dependendo das forças que devem ser transferidas para o dito suporte 9, tanto independentemente de e em conjunto com a configuração da estrutura de suporte de carga 10 e a posição da parte de suporte de carga 15.
[071]Dentro da presente modalidade preferida, o suporte 9 é fixado à estrutura de corpo 2 utilizando-se os mesmos parafusos que também são utilizados para fixar o apoio para pés do passageiro carona à estrutura de corpo 2. Consequentemente, o suporte 9 propriamente dito pode não apenas ser facilmente fixado a e destacado da estrutura de corpo 2, permitindo, assim, um encaixe retroativo da estrutura de suporte de carga, também pode ser fixado à estrutura de corpo 2 sem a necessidade de se utilizar o elemento de fixação adicional 14s, reduzindo, dessa forma, o peso e os custos da estrutura de suporte de carga. Obviamente, a presente invenção não está restrita a essa configuração particular, e o suporte 9 pode ser fixado à estrutura de corpo 2 utilizando parafusos que são específicos para o suporte 9, ou pode ser soldado à estrutura de corpo 2. Alternativamente, o suporte 9 pode ser fixado a outro acessório estrutural, tal como o motor, a caixa de marcha ou similares, que, por sua vez, são fixados à estrutura de corpo 2. Como uma alternativa adicional, o suporte 9 pode ser formado integralmente com a estrutura de corpo 2, ou com o outro acessório estrutural.
[072]De acordo com a modalidade preferida discutida acima, a parte de transporte de carga compreende uma plataforma 12a fixada à estrutura de suporte de carga 10, onde uma caixa é fixada de forma destacável à plataforma 12a.Com tal configuração, a plataforma 12a é capaz de transportar uma variedade de cargas diferentes e a caixa pode transportar com maior facilidade uma pluralidade de cargas menores de cada vez, enquanto protege simultaneamente as mesmas dos elementos. Tal configuração aperfeiçoa em muito a versatilidade da estrutura de suporte de carga. Não obstante, a presente invenção é claramente não restrita a tal estrutura, e a parte de transporte de carga pode compreender qualquer acessório adequado que possa transportar uma carga e transferir forças da carga para a parte de suporte de carga 15 e, através da estrutura de suporte de carga 10, o suporte 9. Isso pode assumir a forma de uma estrutura cruzada lateral, uma caixa fixada diretamente à estrutura de suporte de carga 10, etc.

Claims (11)

1. Veículo de montar (1) compreendendo:uma estrutura de corpo (2);um assento suportado pela estrutura de corpo (2), o assento (7) compreendendo pelo menos uma parte principal de assento (8) para um motorista;um suporte (9) suportado pela estrutura de corpo (2);uma estrutura de suporte de carga (10) conectada de forma destacável ao suporte (9); euma parte de suporte de carga (15) posicionada atrás da parte principal de assento (8) e suportada pela estrutura de corpo (2);onde a estrutura de suporte de carga (10) inclui uma parte de transporte de carga (12) configurada para contatar a parte de suporte de carga (15);em que a parte de transporte de carga (12) é localizada na posição atrás da parte principal de assento (8) e acima da parte de suporte de carga (15); eem que a parte de transporte de carga (12) compreende uma parte protuberante (13) formada em um lado inferior da parte de transporte de carga (12) e configurada para projetar na direção da parte de suporte de carga (15), a parte protuberante (13) possuindo uma parte de contato (13a) formada em sua extremidade inferior e configurada para contatar a parte de suporte de carga (15),CARACTERIZADO pelo fato de:a parte de suporte de carga (15) compreender uma parte de assento secundária (16) para um passageiro carona, e a parte de contato (13a) da parte projetada (13) ser configurada para contatar com a parte de assento secundária (16).
2. Veículo de montar (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de o suporte (9) possuir uma parte de conexão (9a) à qual a estrutura de suporte de carga (10) é conectada de forma destacável.
3. Veículo de montar (1), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de a estrutura de suporte de carga (10) compreender uma parte de eixo (11) se estendendo a partir da parte de conexão (9a) do suporte (9) para a parte de transporte de carga (12), a parte de eixo (11) e a parte de transporte de carga (12) sendo preferivelmente formadas integralmente uma com a outra.
4. Veículo de montar (1), de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de a parte de eixo (11) compreender uma parte de inserção de eixo (11a) inserida na parte de conexão (9a), a dita parte de inserção de eixo (11a) e a parte de conexão (9a) possuindo preferivelmente seções transversais circulares.
5. Veículo de montar (1), de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de a parte de conexão (9a) compreender uma parte de inserção de suporte inserida na parte de eixo (11), a dita parte de inserção de suporte e a parte de eixo (11) possuindo preferivelmente seções transversais circulares.
6. Veículo de montar (1), de acordo qualquer uma das reivindicações 4 ou 5, CARACTERIZADO pelo fato de compreender um elemento de fixação (14) configurado para impedir qualquer movimento deslizante relativo entre a parte de eixo (11) e a parte de conexão (9a), o dito elemento de fixação (14) compreendendo preferivelmente um parafuso (17) que penetra através de ambas a parte de eixo (11) e a parte de conexão (9a) em uma direção que forma uma interseção com a direção de inserção.
7. Veículo de montar (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de a parte de eixo (11) compreender uma parte de eixo longitudinal que se estende de forma oblíqua para trás e para cima a partir da parte de conexão (9a) para a parte de transporte de carga (12), quando observado em uma vista lateral.
8. Veículo de montar (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO pelo fato de o suporte (9) ser localizado em uma posição abaixo do assento (7), preferivelmente abaixo da parte principal de assento (8) e/ou mais para frente do que a parte de suporte de carga (15), quando observado em uma vista lateral.
9. Veículo de montar (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de o suporte ser fixado à estrutura de corpo (2) utilizando-se parafusos, os ditos parafusos fixando, também, preferivelmente um apoio para pés (18) de um passageiro carona à estrutura de corpo (2).
10. Veículo de montar (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de a parte de transporte de carga (12) compreender adicionalmente uma plataforma (12a) fixada à estrutura de suporte de carga (10).
11. Veículo de montar (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADO pelo fato de a parte de transporte de carga (12) compreender uma caixa (12b) fixada à estrutura de suporte de carga (10) ou, quando dependente da reivindicação 10, à plataforma.
BR102015005085-2A 2014-03-07 2015-03-06 Veículo para montar BR102015005085B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP14158363.3A EP2915728B1 (en) 2014-03-07 2014-03-07 Straddle-type vehicle with load supporting structure
EP14158363.3 2014-03-07

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015005085A2 BR102015005085A2 (pt) 2016-01-19
BR102015005085B1 true BR102015005085B1 (pt) 2022-02-15

Family

ID=50236058

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015005085-2A BR102015005085B1 (pt) 2014-03-07 2015-03-06 Veículo para montar

Country Status (2)

Country Link
EP (1) EP2915728B1 (pt)
BR (1) BR102015005085B1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT201700090795A1 (it) * 2017-08-04 2019-02-04 Givi Srl Sistema di aggancio per l’aggancio di borse ad un motoveicolo.
EP4058343B1 (en) * 2019-11-13 2023-05-10 Zapp Electric Vehicles Limited A seat-supporting structure for mounting on a motorcycle frame

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE408991C (de) * 1924-05-06 1925-01-29 Nikolaus Von Horvath Tragvorrichtung fuer einen Rucksack an Fahrraedern
JPH01160786A (ja) * 1988-08-20 1989-06-23 Yamaha Motor Co Ltd 自動二輪車の小物バック支持機構
JPH0373280U (pt) * 1990-08-10 1991-07-24
IT1254776B (it) * 1992-02-11 1995-10-11 Piaggio Veicoli Europ Portapacchi posteriore per scooter e metodo di bloccaggio di un elemento contenitore al medesimo
TW265311B (pt) * 1992-12-18 1995-12-11 Suzuki Co Ltd
US5558260A (en) * 1995-04-18 1996-09-24 Reichert; Cory A. Detachable motorcycle passenger seat and/or luggage rack
US6648408B1 (en) * 2002-10-17 2003-11-18 James E. Grove Second seat assembly for a motorcycle
US6817501B1 (en) * 2003-01-28 2004-11-16 Max Rogers Motorcycle pack support assembly, extension kit and method
JP2004299573A (ja) * 2003-03-31 2004-10-28 Honda Motor Co Ltd 車両の荷台構造
US7275787B1 (en) * 2005-08-31 2007-10-02 Grove James E Combined second seat, backrest and luggage rack for a motorcycle
JP2012201238A (ja) 2011-03-25 2012-10-22 Suzuki Motor Corp 鞍乗型車輌

Also Published As

Publication number Publication date
BR102015005085A2 (pt) 2016-01-19
EP2915728B1 (en) 2016-10-05
EP2915728A1 (en) 2015-09-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8162091B2 (en) System for mounting a box or bag to a vehicle
US7445070B1 (en) Three wheel motorcycle
US7523801B2 (en) Motorcycle with inclination sensor
US11338873B2 (en) Frame for an electric cargo bicycle
EP2574534B1 (en) Saddle type vehicle
BR102014019406B1 (pt) Veículo do tipo montar em selim
JP5277811B2 (ja) 自動二輪車のフートレスト
BR102015005085B1 (pt) Veículo para montar
US7380872B2 (en) Wheeled vehicle with covers
TWI700210B (zh) 跨坐型車輛
WO2020089947A1 (en) Vehicle
BR102017005683B1 (pt) Veículo do tipo para montar
US4973074A (en) Bicycle frame extension system
US7992887B2 (en) Trailer hitch for a vehicle having a single rear wheel
US9932080B2 (en) Straddle-type vehicle
JP2018158658A (ja) 鞍乗型車両
JP4503519B2 (ja) 車両の燃料タンク配置構造
JP5722184B2 (ja) 鞍乗り型車両のパニアケース取付け構造
EP3002187B1 (en) Vehicle
BR102015023990B1 (pt) Estrutura de fixação de tanque de combustível de um veículo do tipo de condução montada
JP2022187503A (ja) 鞍乗型車両
JP2010208610A (ja) 幼児二人乗せ自転車
JP2016060368A (ja) 鞍乗型車両のリヤキャリア
WO2020183500A1 (en) Modular vehicle
JP2008126680A (ja) 自転車用のキャリア

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/03/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.