BR102014004573B1 - dispositivo de preensão removível para um recipiente culinário e seu conjunto - Google Patents

dispositivo de preensão removível para um recipiente culinário e seu conjunto Download PDF

Info

Publication number
BR102014004573B1
BR102014004573B1 BR102014004573-2A BR102014004573A BR102014004573B1 BR 102014004573 B1 BR102014004573 B1 BR 102014004573B1 BR 102014004573 A BR102014004573 A BR 102014004573A BR 102014004573 B1 BR102014004573 B1 BR 102014004573B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
locking
arm
rotation
devices
locking arm
Prior art date
Application number
BR102014004573-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102014004573A2 (pt
Inventor
Pascal Cuillery
Original Assignee
Seb S.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Seb S.A filed Critical Seb S.A
Publication of BR102014004573A2 publication Critical patent/BR102014004573A2/pt
Publication of BR102014004573B1 publication Critical patent/BR102014004573B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J45/00Devices for fastening or gripping kitchen utensils or crockery
    • A47J45/10Devices for gripping or lifting hot cooking utensils, e.g. pincers, separate pot handles, fabric or like pads

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Food-Manufacturing Devices (AREA)
  • Cookers (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Commercial Cooking Devices (AREA)
  • Washing And Drying Of Tableware (AREA)
  • Frying-Pans Or Fryers (AREA)
  • Manipulator (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE PREENSÃO REMOVÍVEL PARA UM RECIPIENTE CULINÁRIO E SEU CONJUNTO. O dispositivo compreende um braço superior (3) de apoio interno e um braço inferior (4) de apoio externo, adaptados para cooperarem de modo que, na posição de preensão, o braço superior (3) e o braço inferior (4) fiquem apoiados contra uma face interna e contra uma face externa da parede lateral do recipiente, respectivamente; um braço de travamento (5) com movimento de rotação em torno de um eixo (6) entre uma posição aberta e uma posição fechada, na qual o braço de travamento (5) está apoiado contra a parede lateral e coopera com um dos dois braços inferior (4) e superior (3) de modo a pressionar a parede lateral contra pelo menos um dos braços; e dispositivos de deslocamento (7, 70) adaptados para serem controlados manualmente entre uma posição de abertura e uma posição de fechamento e para acionar uma rotação do braço de travamento (5) quando da passagem da posição de abertura para a posição de fechamento; além disso, dispositivos antirretorno (8), distintos dos dispositivos de deslocamento, são previstos para bloquear a rotação do braço de travamento (5) no sentido inverso ao sentido de travamento quando o dito braço de travamento (5) está na posição fechada.

Description

[0001] A presente invenção se refere a um dispositivo de preensão removível para um recipiente culinário.
[0002] Mais precisamente, o dispositivo de preensão da invenção é do tipo que compreende: - um braço superior de apoio interno e um braço inferior de apoio externo, adaptados para cooperarem de modo que, na posição de preensão, o braço superior e o braço inferior fiquem apoiados contra uma face interna e contra uma face externa da parede lateral, respectivamente. - um braço de travamento com movimento de rotação em torno de um eixo entre uma posição aberta e uma posição fechada, na qual o braço de travamento está apoiado contra a parede lateral e coopera com pelo menos um dos dois braços inferior e superior de modo a pressionar a parede lateral contra pelo menos um dos dois braços.
[0003] Um dispositivo de preensão deste tipo é particularmente descrito no documento FR 2936403. Para montar o dispositivo de preensão sobre um recipiente, um usuário manipula o dispositivo de modo a colocar a parede lateral do recipiente apoiada contra o braço superior e contra o braço inferior. Posteriormente, ele fecha o braço de travamento que, por um movimento de rotação, se aproxima do braço superior e se apoia contra a parede do recipiente de modo a travá-la entre o braço superior e o braço móvel de travamento, numa posição travada. O dispositivo é então bloqueado com o auxílio de uma lingueta de bloqueio. Tal bloqueio gera uma força de travamento que possui um componente vertical, útil quando das solicitações dinâmicas verticais do recipiente, por exemplo, quando dos cozimentos salteados ou para virar os crepes. A força de travamento pode ser limitada pelas vibrações induzidas pelo uso são diretamente contrárias à força de travamento. Entretanto, as vibrações aplicadas à frigideira em uso tendem a afastar o braço móvel de sua posição de travamento. Somente a lingueta de bloqueio se opõe a essa força. Para evitar o surgimento de uma folga, é necessário que a posição de bloqueio coincida com a posição de travamento. Ou, na prática, a posição de bloqueio é alcançada antes ou depois da posição de travamento. No primeiro caso, surge uma folga entre a parede do recipiente e o dispositivo de preensão. No segundo caso, esta conduz a um hiperestatismo do braço móvel de travamento, que é absorvido pela elasticidade dos componentes. Apesar de tudo, se vibrações suficientemente fortes são aplicadas ao recipiente, os componentes, fortemente solicitados, podem se comprimir e fazer surgir uma folga.
[0004] Disto resulta que o travamento de paredes com respectivas espessuras diferentes só é possível fazendo surgir uma folga de funcionamento correspondente à diferença potencial da espessura entre os diferentes recipientes. Essa folga pode ser compensada por um elemento elástico. Mas, a compressão deste elemento elástico, induzido pelas vibrações suficientemente fortes, também pode causar uma escavação do dispositivo de preensão.
[0005] Além disso, o surgimento de folga entre o dispositivo de preensão e o recipiente culinário gera, em pequena escala, um envelhecimento prematuro do revestimento do recipiente, à direita da zona de travamento. Os revestimentos, particularmente, os esmaltes, também podem ser danificados pelos significativos esforços de travamento destinados a evitar essas folgas. Enfim, em maior escala, uma folga é capaz de provocar a escavação do recipiente, o que traz um problema de segurança.
[0006] A presente invenção vem melhorar esta situação, Para isto, a invenção se refere a um dispositivo de preensão removível para um recipiente culinário, o dito recipiente compreendendo uma parede lateral, que compreende: - um braço superior de apoio interno e um braço inferior de apoio externo adaptados para cooperarem de modo que, na posição de preensão, o braço superior e o braço inferior fiquem apoiados contra uma face interna e contra uma face interna e contra uma face externa da parede lateral, respectivamente; - um braço de travamento com movimento de rotação em torno de um eixo entre uma posição aberta e uma posição fechada, na qual o braço de travamento se apoia contra a parede lateral e coopera com um dos dois braços, inferior e superior, de modo a pre3ssionar a parede lateral contra pelo menos um dos braços; - dispositivos de deslocamento adaptados para serem controlados manualmente entre uma posição de abertura e uma posição de fechamento e para acionar em rotação, o braço de travamento quando da passagem da posição de abertura para a posição de fechamento. Caracterizado por compreender dispositivos antirretorno, distintos dos dispositivos de deslocamento, adaptados para bloquear a rotação do braço de travamento no sentido inverso ao sentido de travamento quando o dito braço de travamento está na posição fechada.
[0007] Assim, o braço de travamento na posição fechada é impedido de girar no sentido inverso do travamento pelos dispositivos antirretorno. Estes exercem uma ação antirretorno do braço de travamento de modo contínuo, diferentemente de uma lingueta de bloqueio que exerce sua ação de modo segmentado. Isto limita significativamente as folgas entre o dispositivo de preensão e o recipiente.
[0008] Vantajosamente, o dispositivo compreende uma peça de desbloqueio adaptada para ser controlada manualmente de modo a acionar os dispositivos antirretorno de uma posição de bloqueio para uma posição de desbloqueio.
[0009] Assim, para desmontar o dispositivo de preensão, é suficiente acionar manualmente a peça de desbloqueio de modo a desbloquear os dispositivos antirretorno.
[0010] Vantajosamente, o dispositivo antirretorno funciona por escoramento.
[0011] Numa forma de realização particular, os dispositivos antirretorno compreendem um mecanismo de rotor livre.
[0012] O mecanismo de rotor livre permite bloquear de modo simples e eficaz a rotação do braço de travamento em um só sentido, a saber, o sentido inverso ao sentido de travamento.
[0013] Vantajosamente ainda, os dispositivos antirretorno são capazes de bloquear a rotação do braço de travamento no sentido inverso ao sentido de travamento quando da rotação do braço de travamento da posição aberta para a posição fechada.
[0014] Numa forma de realização particular, os dispositivos antirretorno compreendem elementos rolantes interpostos entre o eixo de rotação do braço de travamento, o dito eixo sendo fixo, e um anel, unido em rotação ao braço de travamento e formado para ser bloqueado em rotação no sentido inverso ao sentido de travamento por imobilização dos elementos rolantes entre o anel e o eixo de rotação.
[0015] Neste caso, e vantajosamente, os elementos rolantes são trazidos por uma caixa unida ao braço de travamento pelos dispositivos de ligação adaptados para acionarem em rotação a caixa durante a rotação do braço de travamento de sua posição aberta para a sua posição fechada.
[0016] Assim, o bloqueio antirretorno se efetua por meio dos elementos rolantes, por exemplo, rolos ou bilhas, que cooperam com um anel unido em rotação ao braço de travamento, de modo a formar um mecanismo de rotor livre.
[0017] Vantajosamente ainda, os dispositivos de ligação entre o braço de travamento e a caixa compreendem dispositivos elásticos sob a ação dos quais os elementos rolantes são mantidos em contato com o aneldurante a rotação do braço de travamento de sua posição aberta para sua posição fechada. Assim, durante a rotação do braço de travamento e a caixa compreendendo os dispositivos elásticos sob a ação dos quais os elementos rolantes são mantidos em contato com o anel durante a rotação do braço de travamento de sua posição aberta para sua posição fechada. Assim, durante a rotação do braço de travamento no sentido de travamento, os elementos rolantes seguem o movimento de rotação por estarem em simples contato com o anel. Como efeito, isto interdita uma rotação no sentido inverso do braço de travamento devido, neste caso, os elementos rolantes se imobilizam entre o anel e o eixo.
[0018] Uma outra forma particular de realização compreende uma peça de bloqueio adaptada para cooperar com uma lingueta unida da caixa, de modo que, durante a rotação do braço de travamento de sua posição aberta para a sua posição fechada, a lingueta, acionada em rotação, aciona em translação em um primeiro sentido a dita peça de bloqueio até uma posição de bloqueio na qual a dita peça de bloqueio bloqueia os dispositivos de deslocamento na posição de fechamento. A peça de bloqueio permite bloquear o fechamento dos dispositivos de deslocamento.
[0019] Neste caso, vantajosamente, a peça de bloqueio dispõe uma abertura posicionada de modo a receber uma cabeça de fixação unida aos dispositivos de deslocamento quando a peça de bloqueio está na posição de bloqueio. A peça de bloqueio funciona assim como um orifício duplo de bloqueio/desbloqueio do fechamento dos dispositivos de deslocamento e de desbloqueio dos dispositivos antirretorno.
[0020] Vantajosamente ainda: - a peça de desbloqueio é adaptada para acionar a peça de bloqueio em um movimento de translação em um segundo sentido provocando, por intermédio da lingueta, uma rotação da caixa capaz de liberar os elementos rolantes, a liberação dos elementos rolantes provocando uma liberação em rotação do braço de travamento no sentido inverso ao sentido de travamento; - o dispositivo compreende os primeiros dispositivos elásticos de retorno adaptados para retornar no segundo sentido, a peça de bloqueio, o retorno no segundo sentido da peça de bloqueio provocando uma liberação da cabeça de fixação; - o dispositivo compreende segundos dispositivos elásticos de retorno adaptados para retornar os dispositivos de deslocamento em posição de abertura após liberação da cabeça de fixação; - os elementos rolantes são rolos; - os elementos rolantes são bilhas; - os dispositivos de deslocamento compreendem uma lingueta de pressão por intermédio da qual os ditos dispositivos de deslocamento são adaptados para acionar uma rotação do braço de travamento no sentido de travamento; - a lingueta de pressão é unida aos dispositivos de deslocamento por intermédio de dispositivos elásticos; - o braço de travamento é adaptado para pressionar a parede do recipiente contra o braço superior de apoio interno.
[0021] A invenção se refere também a um conjunto que compreende um dispositivo de preensão tal como anteriormente definido e um recipiente culinário.
[0022] A invenção será mais bem compreendida com o auxílio da descrição que se segue de um dispositivo de preensão removível de um recipiente culinário, segundo uma forma de realização particular, em referência aos desenhos anexos nos quais: - a figura 1 representa uma vista explodida do dispositivo de preensão, de acordo com uma forma de realização particular; - as figuras 2 e 3 representam uma vista em perspectiva do dispositivo da figura 1, na posição de abertura e na posição de fechamento, respectivamente; - as figuras 4 e 5 representam uma vista lateral de uma parte do dispositivo da figura 3, aberto de acordo com um plano mediano, com os mecanismos internos ao dispositivo, na posição de abertura e na posição fechada, respectivamente; - as figuras 6, 7 e 8 representam uma outra vista em corte lateral de uma parte frontal do dispositivo da figura 1 em posição de abertura, em posição fechada e um posição bloqueada, respectivamente.
[0023] As figuras ilustram um dispositivo de preensão removível 1, comumente chamado “cabo” ou “cabo removível”, de acordo com um primeiro exemplo de realização. O dispositivo 1 é destinada a ser montado sobre uma parede lateral de um recipiente culinário e depois desmontado, por um usuário, a fim de facilitar a arrumação do recipiente culinário. Uma vez montado sobre o recipiente culinário, o dispositivo 1 permite deslocá-lo.
[0024] O recipiente culinário pode ser uma caçarola, uma frigideira, uma panela, uma frigideira alta, ou qualquer outro utensílio culinário capaz de ser dotado de cabo de preensão. Em todas as hipóteses, o recipiente compreende uma parede lateral sobre a qual o dispositivo de preensão 1 pode ser montado de modo removível.
[0025] Sem dificuldade, nós notaremos que, na descrição que se segue, os termos “horizontal”, “vertical”, “inferior”, “superior”, “longitudinal, “transversal”, “alto”, “baixo”, “frontal”, “posterior”, empregados para descrever o dispositivo de preensão 1 fazem referência ao dispositivo 1 na situação de uso, quando este está montado sobre uma parede lateral de um recipiente culinário, o qual está colocado sobre um plano horizontal.
[0026] O dispositivo de preensão 1 compreende um corpo de preensão 2, ou cabo, que se estende principalmente ao longo de um eixo longitudinal A1. O corpo de preensão 2 é aqui composto por duas partes laterais 20a, 20b, que se estendem longitudinalmente, globalmente simétrico um ao outro em relação a um plano mediano vertical (não representado) de montagem, notado como PM, contendo o eixo A1. As duas partes 20a, 20b são montadas no plano mediano PM por aparafusamento, colagem, soldagem, ou qualquer outra técnica de montagem apropriada.
[0027] O corpo de preensão 2 compreende uma parte posterior de extremidade livre e uma parte de extremidade frontal de fixação.
[0028] A parte frontal de fixação compreende um braço superior 3 de apoio interno e um braço inferior 4 de apoio externo. O braço superior 3 se prolonga para frente na altura do corpo de preensão 2 e é recurvado para baixo na sua extremidade livre frontal de modo a formar, posteriormente, uma superfície de apoio interna 30 destinada a ser disposta em apoio contra uma face interna da parede lateral de um recipiente. O braço inferior 4 se prolonga a baixo do corpo de preensão e apresenta na frente uma superfície de apoio externa 40 destianda a ser disposta em apoio contra uma face externa da parede lateral de um recipiente.
[0029] A superfície de apoio interna 30 é aqui plana. A superfície de apoio externa 40 é ligeiramente côncava de modo a prender uma face externa de uma parede cilíndrica de recipiente. Nós chamamos P1 o plano (não representado) no qual se estende a superfície de apoio interna 30 e P2 o plano (não representado) tangente a superfície de apoio externo 40 e perpendicular ao plano mediano PM do dispositivo 1. Os planos P1 e P2 são paralelos e ligeiramente deslocados um em relação ao outro longitudinalmente.
[0030] O espaço disposto entre o braço superior 3 e o braço inferior 4, na frente do corpo de preensão 2, constitui um alojamento 21 de recepção da parede lateral de um recipiente culinário.
[0031] O dispositivo 1 compreende também um braço de travamento 5, montado móvel em rotação em trono de um eixo 6 unido ao corpo 2, por intermédio de um sistema antirretorno 8, que será explicitado mais a frente. O eixo 6 é montado fixo sobre o corpo de preensão 2, de acordo com uma direção transversal (isto é, ortogonalmente ao plano mediano PM). O braço de travamento 5 compreende um elemento frontal de apoio 50 e um anel posterior 51, unidos um ao outro e reunidos por intermédio de um braço 52. No exemplo descrito aqui, o elemento anterior de apoio 50, o anel 51 e o braço 52 são realizados em uma só peça monobloco.
[0032] O elemento anterior de apoio 50 é destinado a ser posto em apoio contra a face externa da parede do recipiente e pressionar esta parede contra o braço superior 3. Este tem uma forma de porção de cilindro de eixo transversal (ortogonal ao plano mediano PM), cuja superfície convexa é globalmente direcionada para o braço superior 3. Aqui, o anel 51 é de forma hexagonal e móvel em rotação em torno do eixo 6. Ele compreende uma borda posterior de apoio 510.
[0033] O braço de travamento 5 é móvel em rotação em torno do eixo 6 entre uma posição aberta, correspondente aquela representada nas figuras 2, 4 e 6 e uma posição fechada, correspondente aquela representada nas figuras 3, 5 e 8. Na posição aberta, o elemento anterior de apoio 50 é alojado pelo menos parcialmente no interior de uma depressão prevista na frente do corpo de preensão 2, no fundo do alojamento 21, de modo a liberar o alojamento 21 para a recepção da parede de um recipiente. Na posição fechada, o elemento anterior de apoio 50 é aproximado do braço superior 3 de modo a cooperar com este para alojar a parede lateral de um recipiente e pressioná-la contra o braço superior 3, como será descrito mais a frente.
[0034] A borda de apoio posterior 510 é destinada a cooperar com uma lingueta de pressão 70 de um elemento de deslocamento 7.
[0035] O elemento de deslocamento 7 compreende ainda um botão de comando 71 montado pivotante em torno do eixo 6 entre uma posição de abertura e uma posição de fechamento. O botão de comando 71 compreendendo uma superfície de apoio superior 710, sobre a qual um usuário é destinado a exercer uma força manual de apoio em um sentido de fechamento, por exemplo, com uma lingueta, e dois braços de suporte laterais 711 montados rotativos em torno do eixo 6. A lingueta de pressão 70 é montada sobre o botão de comando 71 por intermédio de uma mola de retorno 72. Este é unido em rotação ao botão de comando 71. A lingueta de pressão 70 fica em apoio contra a borda de apoio 510 do anel 51. No uso, o pivotamento do botão de comando 71 de sua posição aberta para a sua posição fechada aciona em rotação o anel 51 por intermédio da lingueta de pressão 70 que pressiona a borda 510. O botão de comando 71 compreende também uma cabeça de fixação 73 inferior, que se faz saliente sob o botão de comando 71 na posição de abertura e destinado a bloquear o fechamento do botão de comando 71, como será explicitado mais a frente.
[0036] O elemento de deslocamento 7 é unido ao corpo de preensão 2 por intermédio de uma mola 74 helicoidal de torção em torno do eixo 6. A mola 74 compreende uma primeira extremidade de fixação em apoio contra um batente 712, previsto sobre a face inter de um dos braços de suporte 711, e uma segunda extremidade fixada e unida ao corpo de preensão 2. A mola 74 de torção age para retornar o elemento de deslocamento 7 para a posição de abertura.
[0037] O dispositivo de preensão 1 compreende também um sistema antirretorno 8. O sistema antirretorno 8 compreende um anel 80, rolos 81 (aqui três rolos 81), uma peça de suporte 82 e uma mola helicoidal de torção 83.
[0038] O anel 80 apresenta um contorno externo de forma hexagonal, que compreende seis faces externas, e é formado para se encaixar no anel 51. A seguir, nós chamaremos “anel externo” o anel 51 e “anel interno” o anel 80. O interior do anel 80 compreende três superfícies internas de bloqueio 800 que se estendem respectivamente em relação às três faces externas, não contíguas, do anel 80. Cada uma das superfícies de bloqueio 800 é ligeiramente inclinada em relação à face externa correspondente. Em outros termos, a superfície de bloqueio 800 e a face externa correspondente não são paralelas. Esta inclinação é destinada a permitir um bloqueio dos rolos 81 por imobilização entre o eixo 6 e a superfície de bloqueio associada 800.
[0039] A peça de suporte 82 é montada sobre o eixo 6. Esta compreende uma caixa 820 de suporte dos rolos 81. A caixa 820 é montada no interior do anel interno 80 e em torno do eixo 6. Os rolos 81 possuem uma forma de cilindro do eixo transversal (isto é, ortogonal ao plano mediano PM e, portanto paralelo ao eixo 6). Cada um dos rolos 81 é disposto em um alojamento disposto entre uma superfície interna inclinada de bloqueio 800 do anel interno 80 e do eixo 6. De acordo com a posição da caixa de suporte 820 em relação ao anel 80, o rolo 81 fica livre para girar no seu alojamento, seja bloqueado em rotação por imobilização, ou escoramento, entre a superfície de bloqueio 800 e o eixo 6 fixo. A inclinação das superfícies 800 é adaptada para que os rolos 81 bloqueiem por imobilização o acionamento em rotação do anel interno 80 em um sentido inverso no sentido de fechamento, como será explicitado mais a frente.
[0040] A caixa de suporte 820 é unida a um elemento 821 de suporte da mola 83. A mola 83 contorna o eixo 6. Este é unido, a uma de suas extremidades 830, da lingueta externa 51 e em apoio a sua outra extremidade 831 contra um batente 822 trazido pelo elemento de suporte 821. A função da mola 83 é manter os rolos 81 numa posição de contato com as superfícies inclinadas 800 durante o deslocamento em rotação do braço de travamento 5, no sentido de travamento, da posição aberta para a posição fechada.
[0041] Os rolos 81, a caixa d suporte 820, o eixo 6 e o anel 80 constituem os elementos de um rotor livre. Este pode agir como um rotor livre ao comando de avanço em que os elementos podem ser fabricados pela sociedade RINGSPANN®.
[0042] A peça de suporte 82 é também unida a uma lingueta 823 destinada, quando do acionamento em rotação da peça 82, a acionar em translação uma peça de bloqueio 9.
[0043] A peça de bloqueio 9 se apresenta sob a forma de uma placa retangular que se estende abaixo do braço de travamento 5. A peça de bloqueio 9 dispões uma abertura 90 posterior transpassante, ou orifício, de recepção da cabeça de fixação 73 inferior, um entalhe 91 frontal lateral de recepção da lingueta 823 e na sua extremidade frontal, uma barra 92 transversal de desbloqueio. A peça de bloqueio 9 é montada móvel em translação, no interior do dispositivo de preensão 1, entre uma posição posterior de desbloqueio representada na figura 4 e uma posição frontal de bloqueio representada na figura 5. A peça de bloqueio 9 é unida ao dispositivo de preensão 1 por intermédio de uma mola de retorno 93 que age para retornar a peça de bloqueio 9 na posição de desbloqueio.
[0044] O dispositivo 1 compreende também dois elementos dedesbloqueio 94a, 94b destinados a cooperar com a peça de bloqueio 9 para desbloquear o sistema antirretorno 8. A peça de bloqueio 9 e os elementos 94a e 94b formam uma peça de desbloqueio do sistema antirretorno 8. Cada elemento 94a (94b) compreende um botão de comando 940a (940b) manual e uma superfície inclinada 941a (941b). As duas superfícies inclinadas 941a e 941b, dispostas uma em frente à outra, são simétricas entre si em relação ao plano mediano PM do corpo 2 e se distanciam uma da outra na parte posterior. Quando a peça de bloqueio 9 está na posição frontal de bloqueio, as superfícies inclinadas 941a, 941b estão, na parte frontal, em contato com as duas extremidades da barra 92 e os botões 940a e 940b ressaltam lateralmente para fora do corpo de preensão 2. Nesta posição, quando um usuário pressiona os botões 940a e 940b de modo a empurrá-los para o interior do dispositivo 1, causa o acionamento da peça de bloqueio 9 deslocando-a para trás, por meio das superfícies inclinadas 941a, 941b que agem sobre a barra 92. O deslocamento para trás da peça de bloqueio 9 provoca uma rotação da lingueta 823 acionando um desbloqueio do sistema antirretorno 8, como será explicitado mais a frente.
[0045] Agora descreveremos, em referência as figuras 4-8, a montagem e a desmontagem do dispositivo de preensão 1 sobre a parede lateral de um recipiente culinário.
[0046] Inicialmente, o dispositivo de preensão 1 está na posição de abertura, tal como representado nas figuras 4 e 6. Nesta posição: - o botão de comando 71 está na posição de abertura, em cima do corpo de preensão 2, sob a pressão de retorno da mola 74; - o braço de travamento 5 está na posição aberta, o elemento frontal de apoio 50 ficando posicionado embaixo do alojamento 21, na proximidade do braço inferior 4; - a peça de bloqueio 9 está na posição posterior de desbloqueio sob a ação da pressão da mola 93.
[0047] O usuário em seguida age sobre a superfície de apoio 710 do botão de comando 71 de modo a fazê-lo girar em torno do eixo 6, em um sentido de fechamento, contra a ação de retorno da mola 74.
[0048] O acionamento em rotação do botão de comando 71 provoca, por meio da lingueta 70, o acionamento em rotação do braço de travamento 5 em torno do eixo 6, no sentido de travamento, da posição aberta para uma posição fechada. Na posição fechada, o elemento frontal de apoio 50 se aproxima do braço superior 3, com a parede lateral do recipiente ficando presa entre a superfície de apoio interna 30 do braço 3 e o elemento frontal de apoio 50. Nesta posição, o braço de travamento 5 coopera com os dois braços inferior 3 e superior 4, de modo a pressionar a parede lateral do recipiente contra os dois braços 3, 4. O elemento frontal de apoio 50 pressiona a parede do recipiente contra o braço superior 3 de apoio interno.
[0049] A rotação do braço de travamento 5 é acompanhada da rotação do anel externo 51, no sentido de travamento.
[0050] A rotação do anel 51 no sentido de travamento aciona a rotação no mesmo sentido: - do anel interno80 e - da peça de suporte 82, por intermédio da mola 83.
[0051] A mola 83 também age para manter um simples contato permanente entre os rolos 81 e o anel interno 80. Nesse sentido de rotação do braço de travamento 5 (e então, dos anéis 51 e 80), os rolos ficam contudo autorizados a rolar livremente entre a peça de suporte 82 e o anel interno 80. Uma rotação no sentido inverso ao sentido de travamento do anel interno80, e, portanto, do braço de travamento 5, seria impossível devido ao fato de que os rolos 81 estariam imobilizados contra o eixo 6 pelas superfícies inclinadas 800. Assim, o sistema antirretorno é adaptado para bloquear a rotação do braço de travamento no sentido inverso ao sentido de travamento quando da rotação do braço de travamento da posição aberta para a posição fechada.
[0052] A rotação da peça de suporte 82 aciona a translação para frente da peça de bloqueio 9, por intermédio da lingueta 823 posicionada no entalhe 91, contra a ação de retorno da mola 93, até uma posição frontal de bloqueio.
[0053] Uma vez que o braço de travamento 5 alcança sua posição de travamento, as molas 72 e 74 continuam a se comprimirem sob a ação da pressão manual do usuário, até que o botão de comando 71 alcance sua posição de fechamento. Nesta posição, a cabeça de fixação 73 é recebida na abertura 90 da peça de bloqueio 9, de modo a bloquear o fechamento.
[0054] Na posição fechada, a rotação do braço de travamento 5 no sentido inverso ao sentido de travamento é impossibilitado pelos rolos 81 que estariam então imobilizados contra o eixo 6 pelas superfícies inclinadas 800. Nós salientamos aqui que o bloqueio não é baseado na compressão de um elemento elástico, mas no efeito de imobilização desencadeado desde quando o braço de travamento é acionado em um movimento de rotação no sentido inverso ao sentido de travamento. Graças a isso, nenhuma folga surge em caso de vibração.
[0055] Para desmontar o dispositivo de preensão 1, o usuário exerce uma pressão manual sobre cada um dos dois botões laterais 94a, 94b de modo a fazê-los reentrar no interior do corpo 2. Esta pressão se exerce sobre as extremidades laterais da barra 92 por meio das superfícies inclinadas 941a e 941b. A inclinação das superfícies inclinadas 941a e 941b induz uma força resultante que tem um componente longitudinal que tem por efeito expulsar a peça de bloqueio 9 para trás. A peça de desbloqueio é assim deslocada de uma posição de bloqueio, na qual os rolos 81 estão em contato com as superfícies 800, para uma posição de desbloqueio, na qual os rolos 81 são liberados, sem contato com as superfícies 800.
[0056] A translação para trás da peça de bloqueio 9 provoca, pela inclinação da lingueta 823, uma ligeira rotação da peça de suporte 82 no sentido inverso ao sentido de travamento. Isto tem por efeito liberar os rolos 81 e, consequentemente, liberar em rotação o braço de travamento 5 no sentido inverso ao sentido de travamento, correspondente ao sentido de abertura do dispositivo de preensão.
[0057] A abertura é finalizada pela ação das molas 93 e 74. A mola 93 retorna a peça de bloqueio 9 que se desloca em translação para trás até a posição de desbloqueio. A mola 74 de torção, unida ao corpo de preensão 2, retorna o botão de comando 71 para a posição de abertura. A lingueta 70 não mais exerce força sobre o anel 51, de modo que o braço de travamento 5, liberado em rotação no sentido inverso ao sentido de travamento, retorna a posição aberta.
[0058] Os rolos 81 poderiam ser substituídos por outros elementos rolantes, por exemplo, bilhas capazes de bloquear a rotação do anel interna 80 no sentido inverso ao sentido de travamento por imobilização. O anel 80 compreenderia nesse caso, alojamentos com formas adaptadas a forma desses elementos rolantes. Nós poderíamos também substituir o anel 80 e os elementos rolantes 81 por qualquer outro mecanismo de rotor livre.
[0059] O sistema antirretorno poderia também compreender qualquer outro tipo de mecanismo adaptado para bloquear a rotação do braço de travamento 5 no sentido inverso ao sentido de rotação, quando o braço 5 está na posição fechada e eventualmente quando do travamento.
[0060] Nós salientamos que o dispositivo de preensão 1 que vem a ser descrito obtém uma força de travamento que possui um componente paralelo a uma direção de solicitação vertical. Graças a isso, o esforço de travamento necessário pode ser reduzido. Além disso, este é dotado com um sistema antirretorno contínuo que tem por efeito suprimir as folgas durante os cozimentos salteados ou de virar os crepes. Isto resulta em 5 um desgaste limitado do revestimento do recipiente, sem sacrificar a segurança do travamento.

Claims (17)

1. Dispositivo de preensão removível para um recipiente culinário, em que o dito recipiente culinário compreende uma parede lateral, consistindo de: - um braço superior (3) de apoio interno e um braço inferior (4) de apoio externo, adaptados para cooperarem de modo que, na posição de preensão, o braço superior (3) e o braço inferior (4) fiquem apoiados contra uma face interna e contra uma face externa da parede lateral, respectivamente. - um braço de travamento (5) com movimento de rotação em torno de um eixo (6) entre uma posição aberta e uma posição fechada, na qual o braço de travamento (5) está apoiado contra a parede lateral e coopera com pelo menos um dos dois braços inferior (4) e superior (3) de modo a pressionar a parede lateral contra pelo menos um dos dois braços; - dispositivos de deslocamento (7, 70) adaptados para serem controlados manualmente entre uma posição de abertura e uma posição de fechamento e para acionar em rotação o braço de travamento (5) quando da passagem da posição de abertura para a posição de fechamento; - dispositivos antirretorno (8), separados dos dispositivos de deslocamento, adequados para travar, em rotação, o braço de travamento (5) na direção reversa à direção de travamento quando dito braço de travamento (5) está na posição travada, o dispositivo antirretorno (8) funcionando por escoramento, caracterizado pelo fato de que os dispositivos antirretorno (8) compreendem elementos rolantes (81) interpostos entre o eixo (6) de rotação do braço de travamento (5), o dito eixo sendo fixo, e um anel (80), unido em rotação ao braço de travamento (5) e formado para ser bloqueado em rotação no sentido inverso ao sentido de travamento por imobilização dos elementos rolantes (81) entre o anel (80) e o eixo de rotação (6).
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender uma peça de desbloqueio (94a, 94b) adaptada para ser controlada manualmente de modo a acionar os dispositivos antirretorno (8) de uma posição de bloqueio para uma posição de desbloqueio.
3. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 2 , caracterizado pelos dispositivos antirretorno (8) compreenderem um mecanismo de rotor livre.
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelos dispositivos antirretorno (8) serem capazes de bloquear a rotação do braço de travamento (5) no sentido inverso ao sentido de travamento quando da rotação do braço de travamento (5) da posição aberta para a posição fechada.
5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelos elementos rolantes (81) serem trazidos por uma caixa (820) unida ao braço de travamento (5) pelos dispositivos de ligação (83) adaptados para acionarem em rotação a caixa (820) durante a rotação do braço de travamento (5) de sua posição aberta para a sua posição fechada.
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelos dispositivos de ligação entre o braço de travamento (5) e a caixa (820) compreenderem dispositivos elásticos (83) sob a ação dos quais os elementos rolantes (81) são mantidos em contato com o anel (80) durante a rotação do braço de travamento (5) de sua posição aberta para sua posição fechada.
7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 e 6, caracterizado por compreender uma peça de bloqueio (9) adaptada para cooperar com uma lingueta (823) unida à caixa (820), de tal modo que, na rotação do braço de travamento (5) de sua posição aberta para a sua posição fechada, a lingueta (823), acionada em rotação, aciona em translação em um primeiro sentido a dita peça de bloqueio (9) até uma posição de bloqueio na qual a dita peça de bloqueio (9) bloqueia os dispositivos de deslocamento (7) na posição de fechamento.
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pela peça de bloqueio (9) dispor uma abertura posicionada para receber uma cabeça de fixação (73) unida aos dispositivos de deslocamento (7) quando a peça de bloqueio (9) está na posição de bloqueio.
9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2 e com qualquer uma das reivindicações 7 e 8, caracterizado pela peça de desbloqueio (94a, 94b) ser adaptada para acionar a peça de bloqueio (9) em um movimento de translação em um segundo sentido, provocando, por intermédio da lingueta, uma rotação da caixa capaz de liberar os elementos rolantes, a liberação dos elementos rolantes provocando uma liberação em rotação do braço de travamento (5) no sentido inverso ao sentido de travamento.
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por compreender primeiros dispositivos elásticos de retorno (93) adaptados para retornar no segundo sentido, a peça de bloqueio (9), o retorno no segundo sentido da peça de bloqueio (9) provocando a liberação da cabeça de fixação (73).
11. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender segundos dispositivos elásticos de retorno (94) adaptados para retornar os dispositivos de deslocamento em posição de abertura após liberação da cabeça de fixação (73).
12. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 11, caracterizado pelos elementos rolantes serem rolos (81).
13. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 12, caracterizado pelos elementos rolantes serem bilhas.
14. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 13, caracterizado pelos dispositivos de deslocamento (7) compreenderem uma lingueta (70) por intermédio da qual ditos dispositivos de deslocamento (7) são adaptados para acionar rotação do braço de travamento (5) no sentido de travamento.
15. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pela lingueta (70) ser unida aos dispositivos de deslocamento (7) por intermédio de dispositivos elásticos (72).
16. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 15, caracterizado pelo braço de travamento (5) ser adaptado para pressionar a parede do recipiente contra o braço superior de apoio interno.
17. Conjunto caracterizado por compreender um dispositivo de preensão conforme descrito em qualquer uma das reivindicações de 1 a 16 e um recipiente culinário.
BR102014004573-2A 2013-02-27 2014-02-26 dispositivo de preensão removível para um recipiente culinário e seu conjunto BR102014004573B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR1351707A FR3002427B1 (fr) 2013-02-27 2013-02-27 Dispositif de prehension amovible d'un recipient culinaire muni de moyens antiretour d'une patte de serrage rotative
FR1351707 2013-02-27

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102014004573A2 BR102014004573A2 (pt) 2014-11-04
BR102014004573B1 true BR102014004573B1 (pt) 2020-12-29

Family

ID=48170748

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102014004573-2A BR102014004573B1 (pt) 2013-02-27 2014-02-26 dispositivo de preensão removível para um recipiente culinário e seu conjunto

Country Status (11)

Country Link
US (1) US9149158B2 (pt)
EP (1) EP2772168B1 (pt)
JP (1) JP6272706B2 (pt)
KR (1) KR102154059B1 (pt)
CN (1) CN104000521B (pt)
BR (1) BR102014004573B1 (pt)
CA (1) CA2841678C (pt)
ES (1) ES2711656T3 (pt)
FR (1) FR3002427B1 (pt)
MX (1) MX338581B (pt)
RU (1) RU2646016C2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3002428B1 (fr) * 2013-02-27 2015-02-20 Seb Sa Dispositif de prehension amovible d'un recipient culinaire muni de moyens antiretour de deux bras
DE102017214843B4 (de) * 2017-08-24 2021-09-23 Columbia Insurance Company Griffteil für ein Gefäß und Gefäß mit abnehmbarem Griffteil
CA3001400A1 (en) * 2018-04-13 2019-10-13 Ensembl Inc. Removable cookware handle
AU2019201784B1 (en) * 2019-03-06 2019-07-04 Lanxi Huijie Household Products Co., Ltd. A heat insulating glove for home use

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1326544A (fr) * 1962-03-29 1963-05-10 Laguionie & Cie Poignée amovible pour ustensiles de cuisine et de ménage
US3474486A (en) * 1964-06-12 1969-10-28 Youngstown Steel Door Co Detachable handle for cooking ware
US3269765A (en) * 1964-11-03 1966-08-30 Vaughn K Pryce Detachable handles
US3422485A (en) * 1966-04-18 1969-01-21 Vaughn K Pryce Detachable handles
DE3462430D1 (en) * 1983-02-28 1987-04-09 Verrerie & Cristallerie Device for securing a detachable handle to a cooking utensil
JPH0588459U (ja) * 1992-02-26 1993-12-03 敦子 菱山 調理容器の把持具
JP2001190432A (ja) * 1999-11-01 2001-07-17 Nikkei Products Co 容器の着脱式取手
US6257439B1 (en) * 1999-12-01 2001-07-10 Te Hui Hsu Handle for a food container
FR2818885B1 (fr) * 2000-12-29 2003-02-21 Expl Ets Andre Verdier Sa Poignee amovible pour recipient, casserole notammnent
CN2474288Y (zh) * 2001-03-30 2002-01-30 沈阳双喜压力锅有限责任公司 弹簧式可拆卸手柄
CN2548519Y (zh) * 2002-05-17 2003-05-07 广州南沙澳美发金属塑料制品有限公司 便携装拆式手柄
DE602005013693D1 (de) * 2004-11-23 2009-05-14 Product Works Ltd Abnehmbarer griff
US20080110910A1 (en) * 2006-11-14 2008-05-15 Kleppin David R Detachable handle for cooking container
KR100991721B1 (ko) * 2008-05-08 2010-11-03 킴스홀딩스 주식회사 착탈식 조리용기 손잡이
FR2936403A1 (fr) * 2008-10-01 2010-04-02 Sitram Poignee amovible d'ustensile de cuisine
FR2954687B1 (fr) * 2009-12-31 2012-03-09 Seb Sa Poignee amovible
CN201822714U (zh) * 2010-09-27 2011-05-11 常熟卡斯玛因厨具有限公司 简易可脱卸的锅手柄
DE102011075204B4 (de) * 2011-05-04 2014-05-22 Baumgarten handle systems KG Beschlagteil zur Befestigung an einem Koch- oder Bratgefäß
FR2977783B1 (fr) * 2011-07-13 2014-03-14 Seb Sa Poignee amovible rechargeable

Also Published As

Publication number Publication date
CN104000521B (zh) 2018-08-03
CA2841678A1 (fr) 2014-08-27
FR3002427A1 (fr) 2014-08-29
MX2014002509A (es) 2014-12-05
EP2772168A1 (fr) 2014-09-03
JP2014161732A (ja) 2014-09-08
MX338581B (es) 2016-04-22
RU2014106790A (ru) 2015-08-27
RU2646016C2 (ru) 2018-02-28
EP2772168B1 (fr) 2019-01-16
US9149158B2 (en) 2015-10-06
FR3002427B1 (fr) 2015-02-20
CA2841678C (fr) 2020-08-25
KR102154059B1 (ko) 2020-09-09
KR20140107131A (ko) 2014-09-04
BR102014004573A2 (pt) 2014-11-04
JP6272706B2 (ja) 2018-01-31
ES2711656T3 (es) 2019-05-06
US20140239005A1 (en) 2014-08-28
CN104000521A (zh) 2014-08-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102014004573B1 (pt) dispositivo de preensão removível para um recipiente culinário e seu conjunto
ES2647219T3 (es) Cierre de canal accionado por herramienta
BR102014004847A2 (pt) Dispositivo de preensão removível para um recipiente culinário e seu conjunto
JP6195675B2 (ja) 車両シート用のロックユニット及び車両シート
ES2333530T3 (es) Dispositivo de union para tableros, en particular para estantes.
US1683649A (en) Lock for service cocks
BR112020020654A2 (pt) Arranjo de maçaneta, e, uso de um arranjo de maçaneta
RU2015129472A (ru) Дверной замок
FR3032420A1 (fr) Cabine de pilotage d'un avion equipee d'une evacuation de secours
JP6522230B2 (ja) 圧力解放掛け金
GB2223058A (en) Striker device
CN105239856A (zh) 门锁装置及具有其的储物箱
JP2011232412A5 (pt)
CN108301710A (zh) 一种闭窗器
US9833114B2 (en) Device for fastening a toilet seat which can be rapidly fitted/removed
FR3022939A1 (fr) Dispositif d'ouverture et de fermeture d'un article notamment de maroquinerie et article comportant un tel dispositif
JP5593348B2 (ja) ドアストッパ
CN205349017U (zh) 挂锁装置及输液泵
CN105507690B (zh) 挂锁装置及输液泵
ES2689522T3 (es) Gancho de seguridad de capó con cierre de seguridad
CN205078048U (zh) 门锁装置及具有其的储物箱
CN204960557U (zh) 一种手动开合式后把锁
CN219299007U (zh) 一种门体内扣手组件
CN103156531B (zh) 可锁定的烹饪设备
CN103711383B (zh) 防盗移门两用锁

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/02/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.