BR102013012881B1 - máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo, veículo, e, método de resfriamento de uma máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo - Google Patents

máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo, veículo, e, método de resfriamento de uma máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo Download PDF

Info

Publication number
BR102013012881B1
BR102013012881B1 BR102013012881-3A BR102013012881A BR102013012881B1 BR 102013012881 B1 BR102013012881 B1 BR 102013012881B1 BR 102013012881 A BR102013012881 A BR 102013012881A BR 102013012881 B1 BR102013012881 B1 BR 102013012881B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fluid
radially oriented
oriented cavity
rotor
fluid channel
Prior art date
Application number
BR102013012881-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013012881A2 (pt
Inventor
Daryl T. Brown
Kyle K. Mckinzie
Original Assignee
Deere & Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=48446146&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR102013012881(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Deere & Company filed Critical Deere & Company
Publication of BR102013012881A2 publication Critical patent/BR102013012881A2/pt
Publication of BR102013012881B1 publication Critical patent/BR102013012881B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K9/00Arrangements for cooling or ventilating
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K1/00Details of the magnetic circuit
    • H02K1/06Details of the magnetic circuit characterised by the shape, form or construction
    • H02K1/22Rotating parts of the magnetic circuit
    • H02K1/32Rotating parts of the magnetic circuit with channels or ducts for flow of cooling medium
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02KDYNAMO-ELECTRIC MACHINES
    • H02K9/00Arrangements for cooling or ventilating
    • H02K9/19Arrangements for cooling or ventilating for machines with closed casing and closed-circuit cooling using a liquid cooling medium, e.g. oil

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Motor Or Generator Cooling System (AREA)
  • Connection Of Motors, Electrical Generators, Mechanical Devices, And The Like (AREA)

Abstract

VEÍCULO, MÁQUINA ELÉTRICA ACOPLADA A UM DISPOSITIVO ACIONADO EM UM VEÍCULO, E, MÉTODO DE RESFRIAMENTO DE UMA MÁQUINA ELÉTRICA ACOPLADA A UM DISPOSITIVO ACIONADO EM UM VEÍCULO. Um motor elétrico acoplado a um dispositivo acionado de um veículo. O motor elétrico inclui um rotor e um eixo acoplado ao rotor. O rotor possui pelo menos uma cavidade orientada radialmente e pelo menos um canal de fluido. O canal de fluido se estende em uma direção em geral axial. O canal de fluido é conectado de maneira a fluida a pelo menos uma cavidade orientada radialmente. O eixo possui um trajeto de passagem de fluido nele. A pelo menos uma cavidade orientada radialmente possui uma conexão de fluido para o trajeto de passagem de fluido do eixo. A pelo menos uma cavidade orientada radialmente leva a uma saída radial a partir do rotor para um fluxo de fluido no mesmo.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção se refere a geradores e motores elétricos, e, mais particularmente, a um método e aparelho para resfriar o rotor de uma máquina elétrica.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] Um motor elétrico é um dispositivo eletromagnético/mecânico que converte energia elétrica em energia térmica. Reciprocamente, um gerador elétrico é um dispositivo eletromagnético/mecânico que converte energia mecânica em energia elétrica. Máquinas elétricas tais como motores e geradores operam através da interação de campos magnéticos e condutores que portam corrente geram a força ou a eletricidade, respectivamente. Motores elétricos são encontrados em aplicações tão diversas como bombas, sopradores, ventiladores, ferramentas de máquina, aplicações domésticas, ferramentas de energia, acionadores de disco em computadores e semelhantes. Motores elétricos vêm em vários tamanhos a partir de motores elétricos que são utilizados em relógios até grandes geradores/motores elétricos utilizados em motores de locomotivas.
[003] Um rotor de um motor elétrico é tipicamente a parte rotativa do motor e ele gira pois os campos magnéticos são arranjados no motor de forma que o torque é desenvolvido em torno do eixo geométrico do rotor. Sistemas elétricos tipicamente incluem motores e geradores de energia elétrica que possuem rotores eletromagnéticos ou de imã permanente. Calor é gerado no rotor devido à alteração de campos magnéticos, que estão presentes no rotor fazendo com que a temperatura se eleve no rotor. É desejável resfriar o rotor para proteger os imãs ou eletroímãs a partir de danos e aumentar a densidade de energia de máquina elétrica para permitir mais energia a partir de um motor elétrico dimensionado fisicamente menor.
[004] Métodos de resfriamento convencionais incluem a circulação de óleo ou ar convectiva através do motor. Uma estrutura de resfriamento de rotor é ilustrada na Patente dos EUA No. 5.283.488 na qual um tubo de calor conformado de maneira cilíndrica é usado para resfriar um rotor. O tubo de calor possui uma câmara de vapor interna com uma extremidade de evaporador, uma extremidade de condensador e uma pluralidade de aletas radiais regularmente espaçadas na periferia do tubo de calor. Cada uma das aletas define uma câmara interna que se comunica com e se estende radialmente a partir de uma câmara de vapor. Um líquido que pode ser vaporizado é disposto dentro do tubo de calor e o trocador de calor está em contato térmico com uma extremidade de condensador do tubo de calor.
[005] Também é conhecido o resfriamento de um rotor através da utilização de orifícios de resfriamento tendo uma forma que é convexa que passa através do rotor, como mostrado na Patente dos EUA No. 7.705.503, em que os orifícios de resfriamento são arranjados tendo um espaçamento predefinido a partir de imãs permanentes pareados. O refrigerante escoa através dos orifícios de resfriamento para remover o calor conduzido através deles.
[006] O problema com o método de resfriamento da técnica citada é que eles não resfriam o rotor como é efetivamente necessário.
[007] O que é necessário na técnica é um aparelho e um método de resfriamento eficientes para resfriar diretamente os imãs ou eletroímãs de um motor elétrico.
SUMÁRIO
[008] A presente invenção provê um método e um aparelho para resfriar um rotor em uma máquina elétrica.
[009] A invenção em uma forma é direcionada a um veículo que possui um dispositivo acionado e um motor elétrico acoplado e que aciona o dispositivo acionado. O motor elétrico inclui um rotor e um eixo acoplado ao rotor. O rotor possui pelo menos uma cavidade orientada radialmente e pelo menos um canal de fluido. O canal de fluido se estende em uma direção em geral axial. O canal de fluido é conectado de maneira fluida a pelo menos uma cavidade orientada radialmente. O eixo possui um trajeto de passagem de fluido no mesmo. A pelo menos uma cavidade orientada radialmente leva a uma saída radial a partir do rotor para um fluxo de fluido a partir da mesma.
[0010] A invenção em outra forma é direcionada para um motor elétrico acoplado a um dispositivo acionado de um veículo. O motor elétrico inclui um rotor e um eixo acoplado ao rotor. O rotor possui pelo menos uma cavidade orientada radialmente e pelo menos um canal de fluido. O canal de fluido se estende em uma direção em geral axial. O canal de fluido é conectado de maneira fluida a pelo menos uma cavidade orientada radialmente. O eixo possui um trajeto de passagem de fluido no mesmo. A pelo menos uma cavidade orientada radialmente possui uma conexão de fluido ao trajeto de passagem de fluido do eixo. A pelo menos uma cavidade orientada radialmente leva a uma saída radial a partir do rotor para um fluxo de fluido da mesma.
[0011] A invenção em mais uma forma é direcionada a um método para resfriar um motor elétrico acoplado a e que aciona um dispositivo acionado em um veículo. O método incluindo as etapas de mover um fluido, continuar o escoamento, divergir o fluxo e fazer com que o fluido saia do rotor. A etapa de movimentação inclui o movimento do fluido através de um trajeto de passagem de fluido em um eixo. O eixo está acoplado com o dispositivo de acionamento. A etapa de continuação incluindo a continuação do movimento do fluido a partir do trajeto de passagem de fluido em pelo menos uma cavidade orientada radialmente do rotor conectado ao eixo. A etapa de divergência inclui divergir pelo menos uma porção do fluido em pelo menos um canal de fluido no rotor. O canal de fluido se estende em uma direção em geral axial. O canal de fluido é conectado de maneira fluida a pelo menos uma cavidade orientada radialmente. A etapa de fazer com que o fluido saia do rotor inclui fazer com que o fluido saia do rotor por meio de pelo menos uma saída radial no rotor.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0012] As funcionalidades e vantagens mencionadas acima e outras funcionalidades e vantagens desta invenção, e a maneira de alcançar as mesma, se tornarão mais aparentes e a invenção será mais bem entendida por referência à seguinte descrição de uma modalidade da invenção tomada em conjunto com os desenhos que acompanham, em que: A Fig. 1 ilustra um veículo que utiliza uma modalidade de um motor elétrico que utiliza um método de resfriamento da presente invenção; A Fig. 2 é um motor elétrico utilizado no veículo da Fig. 1; e A fig. 3 é uma vista esquemática de seção transversal do motor elétrico da Fig. 2.
[0013] Caracteres de referência correspondentes indicam partes correspondentes através das várias vistas. O conjunto de exemplificação daqui ilustra uma modalidade da invenção, em uma forma, e tal exemplificação não deve ser interpretada como limitante do escopo da invenção de qualquer maneira. DESCRIÇÃO DETALHADA
[0014] Com referência agora aos desenhos, e mais particularmente a Fig. 1, é ilustrado um veículo 10, o qual pode estar na forma de uma máquina agrícola, uma máquina de construção, uma máquina florestal ou outro tipo de equipamento. O veículo 10 inclui um chassi 12 com dispositivos de engate de solo 14 que são acionados tanto diretamente quanto indiretamente por pelo menos uma máquina elétrica, ilustrada como um motor elétrico 16 que é energia elétrica fornecida por meio de uma fonte de energia tal como um motor 18 com um gerador elétrico conectado a ele. A energia elétrica a partir da fonte de energia é aplicada, sob o controle do operador de máquina, ao motor elétrico 16 para acionar dispositivos acionados 14.
[0015] Agora, em referência adicionalmente às Figs. 2 e 3 é ilustrado mais detalhe do motor elétrico 16, com as conexões elétricas sendo omitidas para o bem da clareza. A energia mecânica a partir do motor elétrico 16 pode ser suplementar a um acionamento mecânico que provê energia para o dispositivo acionado 14 ou o motor elétrico 16 pode ser o único acionador dos dispositivos acionados 14. O motor elétrico 16 é resfriado por um fornecimento de refrigerante de fluido 20 que possui fluido 22 fornecido a partir dele e pode incluir uma bomba externa, tanque de fornecimento e sistema de resfriamento, não separadamente ilustrados.
[0016] O motor elétrico 16 inclui um eixo 24, um rotor 26 e um estator 28. Um alojamento engloba estes elementos contendo desta forma fluido 22 e ajuda a prover um trajeto de fluxo de fluido de retorno. O eixo 24 possui um trajeto de passagem de fluido 30 que permite o fluido 22 para escoar para o motor elétrico 16 e através de uma porção de eixo 24 em uma direção axial 38. O rotor 26 é conectado ao eixo 24 e se estende para fora a partir dali em uma direção em geral radial 54. O rotor 26 inclui cavidades orientadas radialmente 32 e 34, um canal fluido 36, saídas fluidas 40 e 42, laminações 44 e tampas de extremidade de rotor 46 e 48. O estator 28 inclui laminações de estator 50 e 52 e curvas de extremidade 52. As cavidades orientadas radialmente 32 e 34 são formadas respectivamente por tampas de extremidade de rotor 46 e 48, as quais estão em contato respectivamente com as laminações de extremidade da pilha de laminação 44. As cavidades orientadas radialmente 32 e 34 podem se estender substancialmente em torno de uma face das respectivas laminações de extremidade. O fluxo de fluido 22, nas cavidades orientadas radialmente 32 e 34, está em uma direção em geral radial 54 apesar de um trajeto de serpentina também ser contemplado. A forma das cavidades orientadas radialmente 32 e 34 pode ser usada para interromper o fluxo de fluido 22 enquanto ele se aproxima das saídas de fluido 40 e 42.
[0017] O canal de fluido 36 se estende a partir da cavidade orientada radialmente 32 através da pilha de laminação 44 até a cavidade orientada radialmente 34. As cavidades orientadas radialmente 32 e 34 podem ser substancialmente similares. O fluxo de fluido 22 através do canal de fluido 36 está em uma direção em geral axial 38, mas em uma direção oposta ao fluxo de fluido 22 que entra no eixo 24 e passa através do trajeto de passagem de fluido 30. O fluido 22 escoa através do canal de fluido 36 em uma direção substancialmente normal ao fluxo de fluido 22 nas cavidades orientadas radialmente 32 e 34. As saídas de fluido 40 e 42 podem ser distribuídas em tomo da circunferência do rotor 26 e podem ser segmentadas ou estarem na forma de fendas entre tampas de extremidade de rotor 46 e 48 e laminações 44. Adicionalmente, as saídas de fluido 40 e 42 podem ser perfurações nas tampas de extremidade de rotor 46 e 48 ou algum outro arranjo. As saídas de fluido 40 e 42 podem ser dimensionadas para controlar o fluxo de fluido 22 tal que o fluido 22 irá escoar através do canal de fluido 36. As saídas de fluido 40 e 42 podem ser dimensionadas diferentemente para controlar a quantidade de fluido 22 que passa através do canal de fluido 36. Múltiplos canais de fluido 36 podem ser espaçados em torno do rotor 26. Adicionalmente, os canais de fluido 36 podem viajar em uma direção espiral ou alguma outra maneira quase em serpentina que viaja em uma direção em geral axial 38 a partir da cavidade orientada radialmente 32 através das laminações 44 para a cavidade orientada radialmente 34.
[0018] O movimento do rotor 26 pode garantir o fluxo de fluido 22 através do trajeto de passagem 30, a cavidade orientada radialmente 32, o canal de fluido 36 e a cavidade orientada radialmente 34 de tal maneira que quando a velocidade de motor aumenta mais fluido é retirado através do rotor 26.
[0019] Como o fluido 22 parte das saídas de fluido 40 e 42 algum fluido entra em contato com as curvas de extremidade de estator 52 bem como as laminações de estator 50. O fluido 22 então é gerado dentro do alojamento do motor elétrico 16 e parte do mesmo portando o calor coletado em sua viagem através do motor elétrico 16 para a dissipação do calor acumulado por meio do fornecimento de refrigerante de fluido 20 por meios convencionais.
[0020] Como visto na Fig. 3, o fluido 22 é introduzido em uma extremidade de um eixo de rotor de máquina elétrica 24. O eixo 24 contém um orifício radial que se estende a partir do trajeto de passagem de fluido 30 para introduzir óleo na cavidade orientada radialmente 32 formada pela tampa de extremidade de rotor 46 e laminações 44. Uma vez que o fluido 22 está na cavidade orientada radialmente 32, o fluido 22 pode então escoar radialmente então escoa axialmente no canal de fluido 36 que se estende através das laminações 44 para a cavidade orientada radialmente 34 na extremidade oposta do rotor 26. O fluido em ambas as cavidades 32 ou 34 irá escoar radialmente fora das tampas de extremidade de rotor 46 e 48 através de canais usinados ou fundidos que direcionam fluido 22 para o lado inferior do estator 24. Este fluxo de fluido 22 permite que calor seja portado para longe do rotor 26 e pelo menos uma porção do estator 28 para desta forma efetivamente resfriar o motor elétrico 16 de uma maneira econômica eficiente.
[0021] Também é mostrado na Fig. 3 um dispositivo de interface 56 que acopla um tubo de fornecimento de fluido com o eixo rotativo 24 que permite o fluxo de fluido 22 através dele para resfriamento do rotor 26 especificamente e do motor elétrico 16 em geral. Apesar do fluxo de fluido ser ilustrado nas saídas de fluido 40 e 42 no topo da ilustração como uma superfície curvada que se estende a partir do rotor 26, isto não é mostrado no fundo da ilustração, mas o fluido 22 também está se movendo de uma maneira similar no mesmo. Vários canais de fluido 36 podem existir em torno do rotor 26 para resfriar substancialmente uniformemente o rotor 26. O fornecimento de refrigerante de fluido 20 é esquematicamente mostrado como uma caixa e pode incluir uma bomba, um tanque de armazenamento de fluido, um trocador de calor e um tanque de expansão como é necessário para resfriar o fluido 22 e para fornecer fluido resfriado 22 ao motor elétrico 16.
[0022] Enquanto esta invenção foi descrita com relação a pelo menos uma modalidade, a presente invenção pode ser adicionalmente modificada dentro do espírito e escopo desta divulgação. Este pedido portanto tem por intenção cobrir quaisquer variações, usos ou adaptações da invenção utilizando seus princípios gerais. Adicionalmente, este pedido tem por intenção cobrir tais fugas da presente divulgação como vêm dentro da prática costumeira e conhecida na técnica a qual esta invenção pertence e que cai dentro dos limites das reivindicações anexas.

Claims (20)

1. Máquina elétrica (16) acoplada a um dispositivo acionado (14) em um veículo (10) compreendendo: um rotor (26) tendo pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) e pelo menos um canal de fluido (36), o canal de fluido (36) se estendendo em uma direção em geral axial (38), caracterizadapelo fato de que: o canal de fluido (36) estando conectado de maneira fluida à pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34); a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) tendo uma primeira porção radialmente para dentro do canal de fluido (36) e uma segunda porção radialmente para fora do canal de fluido (36); e um eixo (24) acoplado ao rotor (26), o eixo (24) tendo um trajeto de passagem de fluido (30) no mesmo, a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) tendo uma conexão de fluido para o trajeto de passagem de fluido (30), a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) levando a uma saída radial (40, 42) a partir do rotor (26) para um fluxo de fluido (22).
2. Máquina elétrica (16) de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de que compreende adicionalmente um estator posicionado para encontrar pelo menos parte do fluido que sai a partir do rotor (26).
3. Máquina elétrica (16) de acordo com a reivindicação 2, caracterizadapelo fato de que a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) e o pelo menos um canal de fluido (36) são configurados de modo que pelo menos parte do fluido na pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) seja divergido para escoar através do canal de fluido (36).
4. Máquina elétrica (16) de acordo com a reivindicação 3, caracterizadapelo fato de que a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) inclui uma primeira cavidade orientada radialmente (32) e uma segunda cavidade orientada radialmente (34), o canal de fluido (36) conectando de maneira fluida a primeira cavidade orientada radialmente (32) à segunda cavidade orientada radialmente (34).
5. Máquina elétrica (16) de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o fluido escoa no trajeto de passagem de fluido (30) em uma primeira direção, o fluido escoando no canal de fluido (36) em uma segunda direção, a primeira direção e a segunda direção sendo substancialmente opostas.
6. Máquina elétrica (16) de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o rotor (26) inclui adicionalmente: pelo menos uma tampa de extremidade (46, 48); e uma pluralidade de laminações (44) através das quais o canal de fluido (36) se estende, a tampa estando em contato com pelo menos uma da pluralidade de laminações (44) com a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) estando entre as mesmas.
7. Máquina elétrica (16) de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma tampa de extremidade (46, 48) inclui uma primeira tampa de extremidade (46) e uma segunda tampa de extremidade (48), a primeira tampa de extremidade (46) estando em contato com uma laminação em uma extremidade da pluralidade de laminações (44) e a segunda tampa de extremidade (48) estando em contato com uma laminação em uma extremidade oposta da pluralidade de laminações (44), a primeira tampa de extremidade (46) associada com a primeira cavidade orientada radialmente (32) e a segunda tampa de extremidade (48) estando associada com a segunda cavidade orientada radialmente (34).
8. Máquina elétrica (16) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) inclui uma primeira cavidade orientada radialmente (32) e uma segunda cavidade orientada radialmente (34), o canal de fluido (36) estando conectado de maneira fluida à primeira cavidade orientada radialmente (32) e à segunda cavidade orientada radialmente (34), o rotor (26) estando configurado de forma que pelo menos parte do fluido que escoa a partir do trajeto de passagem de fluido (30) para a primeira cavidade orientada radialmente (32, 34), então escoe para o canal de fluido (36), então para a segunda cavidade orientada radialmente (34).
9. Veículo (10) compreendendo: um dispositivo acionado (14); e um motor elétrico (16) acoplado e que aciona o dispositivo acionado (14), o motor elétrico (16) incluindo: um rotor (26) tendo pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) e pelo menos um canal de fluido (36), o canal de fluido (36) se estendendo em uma direção em geral axial (38), caracterizado pelo fato de que: o canal de fluido (36) sendo conectado de maneira fluida a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34); a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) tendo uma primeira porção radialmente para dentro do canal de fluido (36) e uma segunda porção radialmente para fora do canal de fluido (36); e um eixo (24) acoplado ao rotor (26); o eixo (24) tendo um trajeto de passagem de fluido (30) no mesmo, a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) tendo uma conexão de fluido para o trajeto de conexão de fluido, a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) levando a uma saída radial (40, 42) configurada para um fluxo de fluido (22) a partir do rotor (26).
10. Veículo (10) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o motor elétrico (16) inclui um estator posicionado para encontrar pelo menos parte do fluido (28) que sai do rotor (26).
11. Veículo (10) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) e pelo menos um canal de fluido (36) são configurados de modo que pelo menos parte do fluido (22) na pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) seja divergida para escoar através do canal de fluido (36).
12. Veículo (10) de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) inclui uma primeira cavidade orientada radialmente (32) e uma segunda cavidade orientada radialmente (34), o canal de fluido (36) conectando de maneira fluida a primeira cavidade orientada radialmente (32) à segunda cavidade orientada radialmente (34).
13. Veículo (10) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o fluido escoa no trajeto de passagem de fluido (30) em uma primeira direção, o fluido escoando no canal de fluido (36) em uma segunda direção, a primeira direção e a segunda direção sendo substancialmente opostas.
14. Veículo (10) de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o rotor (26) inclui adicionalmente: pelo menos uma tampa de extremidade (46, 48); e uma pluralidade de laminações (44) através das quais o canal de fluido (36) se estende, a tampa estando em contato com pelo menos uma da pluralidade de laminações (44) com a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) estando entre as mesmas.
15. Veículo (10) de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma tampa de extremidade (46, 48) inclui uma primeira tampa de extremidade (46) e uma segunda tampa de extremidade (48), a primeira tampa de extremidade (46) estando em contato com uma laminação em uma extremidade da pluralidade de laminações (44) e a segunda tampa de extremidade (48) estando em contato com uma laminação em uma extremidade oposta da pluralidade de laminações (44), a primeira tampa de extremidade (46) associada com a primeira cavidade orientada radialmente (32) e a segunda tampa de extremidade (48) estando associada com a segunda cavidade orientada radialmente (34).
16. Veículo (10) de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) inclui uma primeira cavidade orientada radialmente (32) e uma segunda cavidade orientada radialmente (34), o canal de fluido (36) estando conectado de maneira fluida à primeira cavidade orientada radialmente (32) e à segunda cavidade orientada radialmente (34), o rotor (26) estando configurado de forma que pelo menos parte do fluido que escoa a partir do trajeto de passagem de fluido (30) para a primeira cavidade orientada radialmente (32, 34), então escoa para o canal de fluido (36), então para a segunda cavidade orientada radialmente (34).
17. Método de resfriamento de uma máquina elétrica (16) acoplada a um dispositivo acionado (14) em um veículo (10), o método caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: mover um fluido (22) através de um trajeto de passagem de fluido (30) em um eixo (24), o eixo (24) estando acoplado com o dispositivo acionado (14); continuar o movimento do fluido (22) a partir do trajeto de passagem de fluido (30) em pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) de um rotor (26) conectado ao eixo (24); divergir pelo menos uma porção do fluido (22) em pelo menos um canal de fluido (36) no rotor (26), o canal de fluido (36) se estende em uma direção em geral axial (38), o canal de fluido (36) estando conectado de maneira fluida à uma primeira porção e uma segunda porção da pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34); a primeira porção radialmente para dentro do canal de fluido (36) e a segunda porção radialmente para fora do canal de fluido (36); e fazer com que o fluido saia do rotor (26) por meio de pelo menos uma saída radial (40, 42) no rotor (26).
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que um estator está posicionado para encontrar pelo menos parte do fluido que sai do rotor (26).
19. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma cavidade orientada radialmente (32, 34) inclui uma primeira cavidade orientada radialmente (32) e uma segunda cavidade orientada radialmente (34), o canal de fluido (36) conectando de maneira fluida a primeira cavidade orientada radialmente (32) à segunda cavidade orientada radialmente (34).
20. Método de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que o fluido escoa no trajeto de passagem de fluido (30) em uma primeira direção, o fluido escoando no canal de fluido (36) em uma segunda direção, a primeira direção e a segunda direção sendo substancialmente opostas.
BR102013012881-3A 2012-05-25 2013-05-23 máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo, veículo, e, método de resfriamento de uma máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo BR102013012881B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/481,203 US8896167B2 (en) 2012-05-25 2012-05-25 Electric machine rotor cooling method
US13/481203 2012-05-25

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102013012881A2 BR102013012881A2 (pt) 2015-07-07
BR102013012881B1 true BR102013012881B1 (pt) 2020-11-10

Family

ID=48446146

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013012881-3A BR102013012881B1 (pt) 2012-05-25 2013-05-23 máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo, veículo, e, método de resfriamento de uma máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8896167B2 (pt)
EP (1) EP2667486B2 (pt)
CN (1) CN103427522B (pt)
BR (1) BR102013012881B1 (pt)

Families Citing this family (50)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5714545B2 (ja) * 2012-09-18 2015-05-07 トヨタ自動車株式会社 電動機の冷却装置
JP5812047B2 (ja) * 2013-07-05 2015-11-11 トヨタ自動車株式会社 回転電機
KR101863481B1 (ko) * 2014-03-27 2018-05-31 프리펠 테크놀로지스, 엘엘씨 횡방향 수냉식 로터 및 스테이터를 구비하는 인덕션 로터
DE102014107845B4 (de) 2014-06-04 2024-02-15 Thyssenkrupp Presta Teccenter Ag Ölverteilelement
JP6148208B2 (ja) * 2014-06-13 2017-06-14 株式会社オティックス 回転電機用ロータ
JP6151668B2 (ja) * 2014-06-13 2017-06-21 株式会社オティックス 回転電機用ロータ
JP6148207B2 (ja) * 2014-06-13 2017-06-14 株式会社オティックス 回転電機用ロータ
JP6148206B2 (ja) * 2014-06-13 2017-06-14 株式会社オティックス 回転電機用ロータ
JP6148209B2 (ja) * 2014-06-13 2017-06-14 株式会社オティックス 回転電機用ロータ
JP6079733B2 (ja) * 2014-09-03 2017-02-15 トヨタ自動車株式会社 回転電機のロータ
US10033236B2 (en) * 2014-07-23 2018-07-24 Lockheed Martin Corporation Vacuum gap generators and motors
US20160043613A1 (en) * 2014-08-11 2016-02-11 Hamilton Sundstrand Corporation Thermally conductive rotor wedges
CN107078569A (zh) * 2014-09-18 2017-08-18 普里派尔技术有限公司 电机端匝冷却装置
US9762106B2 (en) * 2014-12-04 2017-09-12 Atieva, Inc. Motor cooling system
US20160164378A1 (en) * 2014-12-04 2016-06-09 Atieva, Inc. Motor Cooling System
US9550406B2 (en) 2015-03-16 2017-01-24 Thunder Power Hong Kong Ltd. Thermal dissipation system of an electric vehicle
US9954260B2 (en) 2015-03-16 2018-04-24 Thunder Power New Energy Vehicle Development Company Limited Battery system with heat exchange device
US10173687B2 (en) 2015-03-16 2019-01-08 Wellen Sham Method for recognizing vehicle driver and determining whether driver can start vehicle
US10703211B2 (en) 2015-03-16 2020-07-07 Thunder Power New Energy Vehicle Development Company Limited Battery pack, battery charging station, and charging method
BR112017020181A2 (pt) * 2015-04-10 2018-06-12 Ge Aviation Systems Llc máquina, sistema de geração de energia e método para montar um núcleo do estator
KR101703595B1 (ko) * 2015-05-20 2017-02-07 현대자동차 주식회사 냉각구조를 갖는 전동기
JP6269600B2 (ja) * 2015-07-06 2018-01-31 トヨタ自動車株式会社 回転電機のロータ
GB201601392D0 (en) * 2016-01-26 2016-03-09 Rolls Royce Plc Energy conversion apparatus
DE102016209173A1 (de) * 2016-05-25 2017-11-30 Volkswagen Aktiengesellschaft Rotor für eine elektrische Maschine
EP3252933A1 (de) * 2016-06-03 2017-12-06 Siemens Aktiengesellschaft Dynamoelektrische maschine mit einem thermosiphon
HUE063837T2 (hu) 2016-06-07 2024-02-28 Tesla Inc Elektromos motor hulladékhõ üzemmódban akkumulátor melegítésére
US10396629B1 (en) 2016-06-23 2019-08-27 Vepco Technologies Integrated shaft liquid-cooling for electric motor with gearbox
CN109983671B (zh) * 2016-12-05 2019-12-13 三菱电机株式会社 旋转电机
DE102017201117A1 (de) * 2017-01-24 2018-07-26 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Verfahren zum Kühlen einer elektrischen Maschine sowie elektrische Maschine
DE102017201390A1 (de) 2017-01-30 2018-08-02 Audi Ag Rotor für eine elektrische Maschine, elektrische Maschine, insbesondere Asynchronmaschine, für ein Kraftfahrzeug und Kraftfahrzeug
GB201712113D0 (en) * 2017-07-27 2017-09-13 Rolls Royce Plc Electrical machine apparatus
US10967702B2 (en) 2017-09-07 2021-04-06 Tesla, Inc. Optimal source electric vehicle heat pump with extreme temperature heating capability and efficient thermal preconditioning
DE102017129212A1 (de) 2017-12-08 2019-06-13 Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft Rotor mit Kühlung
CN110067755A (zh) * 2018-01-24 2019-07-30 无锡盛邦电子有限公司 一种新型电子水泵
DE102018111993A1 (de) * 2018-05-18 2019-11-21 Dr. Ing. H.C. F. Porsche Aktiengesellschaft Rotor mit einer Endscheibenanordnung
US11515757B2 (en) * 2018-12-17 2022-11-29 Flux Drive, LLC Magnetic drive having a liquid-cooled high torgue and high-power apparatus
KR102113230B1 (ko) 2019-01-25 2020-05-20 엘지전자 주식회사 전동기
KR102172262B1 (ko) 2019-01-25 2020-10-30 엘지전자 주식회사 전동기
GB2583131A (en) * 2019-04-18 2020-10-21 Ashwoods Electric Motors Ltd Cooling method and apparatus
JP2020202705A (ja) * 2019-06-12 2020-12-17 本田技研工業株式会社 回転電機
DE102019122944A1 (de) * 2019-08-27 2021-03-04 Jheeco E-Drive Ag Elektrische Maschine
US11387712B2 (en) * 2019-09-13 2022-07-12 GM Global Technology Operations LLC Method to reduce oil shear drag in airgap
CN111769674B (zh) * 2020-05-18 2023-06-02 华为数字能源技术有限公司 一种转子、电机、动力总成及车辆
CN111654135B (zh) * 2020-06-22 2022-03-11 浙江闽立电动工具有限公司 一种内散热式直流无刷电机及手持式锂电工具
WO2022082788A1 (zh) * 2020-10-23 2022-04-28 华为数字能源技术有限公司 电机、电机控制器、热交换系统和控制方法
DE102021102430A1 (de) 2021-02-03 2022-08-04 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Rotor für eine elektrische Maschine eines Antriebsstrangs sowie elektrische Maschine für ein Fahrzeug
US11873826B2 (en) 2021-02-26 2024-01-16 Deere & Company Cooling arrangement for electric machines
KR20220126890A (ko) * 2021-03-10 2022-09-19 현대자동차주식회사 구동모터의 회전자 냉각 구조
US11932078B2 (en) 2021-03-31 2024-03-19 Tesla, Inc. Electric vehicle heat pump using enhanced valve unit
DE102021213809A1 (de) * 2021-12-06 2023-06-07 Valeo Eautomotive Germany Gmbh Rotor für eine elektrische Maschine mit einem axial verlaufenden Kühlkanal

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE311039B (pt) * 1968-09-11 1969-05-27 Electrolux Ab
FR2319233A1 (fr) * 1975-07-22 1977-02-18 Alsthom Cgee Machine tournante utilisant un fluide de refroidissement amene par joint tournant
US4728840A (en) * 1987-03-16 1988-03-01 Westinghouse Electric Corp. Water-cooled AC and DC motor-generator set on a common shaft with series cooling flow path
US5019733A (en) 1987-09-25 1991-05-28 Honda Giken Kogyo Kabushiki Kaisha AC generator
US5283488A (en) 1993-02-22 1994-02-01 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Rotor cooling structure
US6727609B2 (en) * 2001-08-08 2004-04-27 Hamilton Sundstrand Corporation Cooling of a rotor for a rotary electric machine
US6734585B2 (en) 2001-11-16 2004-05-11 Honeywell International, Inc. Rotor end caps and a method of cooling a high speed generator
US7508100B2 (en) 2004-03-22 2009-03-24 General Motors Corporation Electric motor/generator and method of cooling an electromechanical transmission
US7705503B2 (en) 2005-09-07 2010-04-27 Kabushiki Kaisha Toshiba Rotating electrical machine
US7834492B2 (en) 2006-07-31 2010-11-16 Caterpillar Inc Electric machine having a liquid-cooled rotor
JP2009027836A (ja) 2007-07-19 2009-02-05 Toyota Motor Corp 回転電機
JP4363479B2 (ja) * 2007-11-09 2009-11-11 トヨタ自動車株式会社 回転電機および駆動装置
JP2009284718A (ja) 2008-05-26 2009-12-03 Toyota Motor Corp 回転電機のコイルエンド冷却装置および冷却方法
JP5088577B2 (ja) * 2008-08-22 2012-12-05 アイシン・エィ・ダブリュ株式会社 回転電機
JP2010239799A (ja) 2009-03-31 2010-10-21 Aisin Aw Co Ltd 回転電機及び回転電機用エンドプレート
JP5240174B2 (ja) 2009-11-27 2013-07-17 トヨタ自動車株式会社 電動機の冷却構造
SE1050030A1 (sv) 2010-01-14 2011-07-15 Scania Cv Ab Arrangemang för kylning av en elektrisk maskin
JP5409462B2 (ja) 2010-03-19 2014-02-05 トヨタ自動車株式会社 電動機
JP5483095B2 (ja) * 2010-05-31 2014-05-07 アイシン精機株式会社 回転電機の冷却構造
EP3413441A1 (en) * 2010-06-08 2018-12-12 Remy Technologies, LLC Electric machine cooling system and method

Also Published As

Publication number Publication date
US20130313928A1 (en) 2013-11-28
EP2667486A3 (en) 2014-01-29
EP2667486B2 (en) 2018-07-18
US8896167B2 (en) 2014-11-25
EP2667486B1 (en) 2015-12-02
CN103427522A (zh) 2013-12-04
BR102013012881A2 (pt) 2015-07-07
CN103427522B (zh) 2018-03-16
EP2667486A2 (en) 2013-11-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013012881B1 (pt) máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo, veículo, e, método de resfriamento de uma máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado em um veículo
JP6869265B2 (ja) 熱電池の電動機廃熱モード
JP2019531044A (ja) 内部冷却システムを有する密閉型回転電気機械
BR112013018324B1 (pt) Máquina elétrica compreendendo um corpo de base, um eixo de rotor, um trocador de calor, um elemento de alimentação e um alojamento de alimentação
KR20110137797A (ko) 전기 기계 - 증발 냉각
TW201225491A (en) Systems and methods for fluid cooling of electric machines
ITBO20120681A1 (it) Macchina elettrica rotante per autotrazione con raffreddamento a liquido
US20120299403A1 (en) Method and apparatus for cooling an electrical motor rotor
JP5388961B2 (ja) 回転電機
EP2636129A1 (en) Axial flux electrical machines
US8760015B2 (en) Cooling of permanent magnet electric machine
WO2022160027A1 (pt) Máquina elétrica de fluxo axial e método para montagem de um estator de uma máquina elétrica de fluxo axial
EP3264571A2 (en) Electric motor with harmonic energy shunting
BR102014000283A2 (pt) sistema e método para montar um sistema de resfriamento para uma máquina que inclui um alojamento de máquina e máquina
CN103490541A (zh) 高速电机自冷却转子
JP2009017700A (ja) 回転電機の冷却装置
CN104467287A (zh) 具有闭合回路空气冷却的电机
CN102611249A (zh) 无风扇的电机冷却结构
WO2016079806A1 (ja) 回転電機
US20120043837A1 (en) Stator system with a cooling arrangement
BR102013017606A2 (pt) Veículo, máquina elétrica acoplada a um dispositivo acionado, e, método de resfriamento de uma máquina elétrica em um veículo
BR112014015627B1 (pt) carcaça para máquinas elétricas girantes do tipo aberta a prova de pingos
ES2899887T3 (es) Máquina eléctrica
RU2751996C1 (ru) Бесщеточная синхронная электрическая машина с жидкостным охлаждением
US11038390B2 (en) Electrical machine apparatus having a conduit with a particular arrangement for an inlet and outlet

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/05/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.