BR102012024148A2 - Método para formar um artigo que pode ser anexado a uma superfície exterior de um veículo - Google Patents

Método para formar um artigo que pode ser anexado a uma superfície exterior de um veículo Download PDF

Info

Publication number
BR102012024148A2
BR102012024148A2 BR102012024148-0A BR102012024148A BR102012024148A2 BR 102012024148 A2 BR102012024148 A2 BR 102012024148A2 BR 102012024148 A BR102012024148 A BR 102012024148A BR 102012024148 A2 BR102012024148 A2 BR 102012024148A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
article
approximately
cavity
mold
mold surface
Prior art date
Application number
BR102012024148-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Catherine A Ostrander
Kitty L Gong
Charles K Buehler
Chris A Oberlitner
Original Assignee
Gm Global Tech Operations Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gm Global Tech Operations Inc filed Critical Gm Global Tech Operations Inc
Publication of BR102012024148A2 publication Critical patent/BR102012024148A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R13/00Elements for body-finishing, identifying, or decorating; Arrangements or adaptations for advertising purposes
    • B60R13/005Manufacturers' emblems, name plates, bonnet ornaments, mascots or the like; Mounting means therefor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Blow-Moulding Or Thermoforming Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Casting Or Compression Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)

Abstract

MÉTODO PARA FORMAR UM ARTIGO QUE PODE SER ANEXADO A UMA SUPERFÍCIE EXTERIOR DE UM VEÍCULO. Um método para formar um artigo que pode ser anexado a uma superfície exterior de um veículo inclui aquecer um sistema termoplástico para formar uma preforma. A preforma tem uma primeira superfície que tem uma distinção de imagem iniciale um brilho inicial, e uma segunda superfície epaçada oposta à primeira. O método também inclui colocar a preforma entre uma superfície de molde e uma superfície de presão espaçada separada da superfície de molde, de modo que a primeira superfície faceia a superfície de molde e a segunda superfície faceia a superfície de pressão. Além disto, a primeira superfície e a superfície de molde definem uma primeira cavidade entre as mesmas, e a segunda superfície e a superfície de pressão definem uma segunda cavidade entre as mesmas. Depois de colocar, o método inclui conformar a primeira superfície à superfície de mole para com isto formar o artigo, no qual o artigo tem a distinção de imagem inicial e o brilho inicial.

Description

“MÉTODO PARA FORMAR UM ARTIGO QUE PODE SER ANEXADO A UMA SUPERFÍCIE EXTERIOR DE UM VEÍCULO” CAMPO TÉCNICO A presente descrição se refere de maneira genérica a um método para formar um artigo que pode ser anexado a uma superfície exterior de um veículo.
FUNDAMENTO
Veículos muitas vezes incluem rótulos diferenciados, tal como emblemas para indicar uma marca e/ou fabricante do veículo. Tais emblemas são genericamente projetados para transmitir uma associação positiva e facilmente reconhecível entre o veículo e o fabricante do veículo e são, portanto, muitas vezes anexados a superfícies exteriores visíveis do veículo, por exemplo, grades frontais, plataformas elevatórias e compartimento de bagagem e/ou coberturas de roda (calotas). Qualquer defeito ou degradação do emblema pode diminuir a qualidade percebida do veículo e/ou manchar a reputação do fabricante do veículo.
SUMÁRIO
Um método para formar um artigo que pode ser anexado a uma superfície exterior de um veículo inclui aquecer um sistema termoplástico para formar uma preforma. O sistema termoplástico inclui um substrato de um filme curado, formado a partir de uma composição de revestimento e unida ao substrato. Além disto, a preforma tem uma primeira superfície que tem uma distinção de imagem inicial e um brilho inicial, e uma segunda superfície espaçada oposta à primeira superfície. O método também inclui colocar a preforma entre uma superfície de molde e uma superfície de pressão espaçada separada da superfície de molde, de modo que a primeira superfície faceia a superfície de molde e a segunda superfície faceia a superfície de pressão. A primeira superfície e a superfície de molde definem uma primeira cavidade entre as mesmas, e a segunda superfície e a superfície de pressão definem uma segunda cavidade entre as mesmas. Depois de colocar, o método inclui conformar a primeira superfície à superfície de molde para com isto formar o artigo, no qual o artigo tem a distinção de imagem inicial e o brilho inicial.
Em uma modalidade, a primeira superfície corresponde ao filme curado e a superfície de molde define uma pluralidade de recessos nela. Além disto, a primeira cavidade e a segunda cavidade não são colocadas em comunicação direta. Em adição, o artigo inclui uma pluralidade de saliências sobre ele, cada uma correspondendo a um respectivo da pluralidade de recessos. Para esta modalidade, depois de colocar a preforma entre a superfície de molde e a superfície de pressão, o método inclui resfriar a superfície de molde. Em seguida, depois do resfriamento, o método inclui conformar a primeira superfície à superfície de molde para com isto formar o artigo, no qual o artigo tem a distinção de imagem inicial e o brilho inicial.
Em outra modalidade, depois de colocar, o método inclui resfriar a superfície de molde até uma temperatura de menos do que, ou igual a aproximadamente 38°C. Em adição, conformar inclui ao mesmo tempo evacuar a primeira cavidade e pressurizar a segunda cavidade. Evacuar inclui expor a primeira superfície a um vácuo de desde aproximadamente 33 kPa até aproximadamente 75 kPa dentro da primeira cavidade por uma duração de desde aproximadamente 5 segundos até aproximadamente 60 segundos, e pressurizar incluía aplicar um gás comprimido que tem uma temperatura de menos do que ou igual a aproximadamente 21°C a uma pressão de desde aproximadamente 345 kPa até aproximadamente 1035 KPA à segunda superfície por uma duração de desde aproximadamente 5 segundos até aproximadamente 40 segundos. A descrição detalhada e os desenhos ou figuras são para suporte e descritivos da invenção, porém o escopo da invenção é definido apenas pelas reivindicações. Embora alguns dos melhores modos e outras modalidades para realizar a invenção reivindicada tenham sido descritos em detalhe, diversos projetos alternativos e modalidades alternativas existem para tomar prática a invenção definida nas reivindicações anexas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 é uma ilustração esquemática de uma vista em elevação de um artigo anexado a uma superfície exterior de um veículo; A figura 2 é um fluxograma esquemático de um método para formar o artigo da figura 1; A figura 3 é uma ilustração esquemática em seção transversal de um sistema termoplástico para formar o artigo da figura 1; A figura 4 é uma ilustração esquemática em seção transversal de uma preforma formada a partir do sistema termoplástico da figura 3; A figura 5 é uma ilustração esquemática de uma vista em elevação do artigo da figura 1 formado a partir da preforma da figura 4 antes de anexação ao exterior do veículo da figura 1; A figura 5A é uma ilustração esquemática em seção transversal do artigo da figura 5, feita ao longo de linhas de corte 5A — 5A; A figura 6 é uma ilustração esquemática de uma vista lateral do sistema termoplástico da figura 3 colocado entre duas estações de aquecimento; A figura 7 é uma ilustração esquemática parcialmente em seção transversal da preforma da figura 4 colocada entre uma superfície de molde e uma superfície de pressão de um dispositivo configurado para termoconformação; A figura 8 é uma ilustração esquemática fragmentada de uma vista de topo de uma porção da superfície de molde da figura 7, na qual a superfície de molde define uma pluralidade de recessos nela; e A figura 9 é uma ilustração esquemática parcialmente em seção transversal da preforma da figura 4 conformada para a superfície de molde da figura 7.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Fazendo referência às figuras, nas quais numerais de referência iguais se referem a elementos iguais, um artigo 10 que pode ser anexado a uma superfície exterior 12 de um veículo 14 está mostrado genericamente na figura 1. Por exemplo, o artigo 10 pode ser um emblema 110 ou escudo configurado para anexação à superfície exterior 12 de um veículo automotivo. Em outro exemplo, embora não mostrado, o artigo 10 pode ser uma moldagem de corpo lateral ou balancim útil para anexação à superfície exterior 12 do veículo automotivo. Contudo, o artigo 10 também pode ser útil para aplicações não automotivas tal como, porém não limitada a veículos de construção, estrada de ferro, aviação e navais.
Fazendo referência agora à figura 2, um método 16 de formar o artigo 10 (figura 1) que pode ser anexado à superfície exterior 12 (figura 1) do veículo 14 (figura 1) é descrito. O método 16 inclui aquecer (representado de maneira genérica pelo bloco 18 da figura 2 e ilustrado de maneira genérica na figura 6) um sistema termoplástico 20 (figura 3) para formar uma preforma 30 (figura 4). Como aqui utilizada a terminologia “preforma” se refere a uma peça em elaboração que sofre processamento subsequente, isto, é uma peça em elaboração em processo de elaboração.
Como descrito com referência à figura 3, o sistema termoplástico 20 inclui um substrato 22 e um filme curado 24 formado de uma composição de revestimento e unido ao substrato 22. Por exemplo, o sistema termoplástico 20 pode ser uma folha de termoplástico laminado ? formada por um processo de termoconformação. A guisa de exemplos não limitativos o substrato 22 pode ser selecionado dentre o grupo que inclui poliuretanos termoplásticos, poliésteres, polivinil cloretos, olefina termoplástica, acrilonitrila butadieno estireno, polietileno e misturas de copolímeros e/ou ligas dos mesmos. Além disto, o filme curado 24 pode ser formado de uma composição de revestimento tal como, porém não limitada a, composições de revestimento base, composições de revestimento por eletrodeposição ou revestimento-e, composições de revestimento de revestimento base e/ou composições de revestimento de revestimento limpo. Isto é, o filme curado 24 pode ser um filme de tinta que pode incluir opcionalmente, por exemplo, uma camada base (não mostrado), uma camada de revestimento-e (não mostrado) e uma camada de revestimento limpo (não mostrado). O filme curado 24 pode ser unido quimicamente ou fisicamente ao substrato 22. Por exemplo, o filme curado 24 pode ser anexado quimicamente ao substrato 22. Altemativamente, o filme curado 24 pode ser aderido ao substrato 22, por exemplo, por meio de uma camada adesiva (não mostrado) ensanduichada entre o filme curado 24 e o substrato 22.
Fazendo referência agora à figura 6, o sistema termoplástico 20 pode ser aquecido em qualquer maneira adequada. Por exemplo, o sistema termoplástico 20 pode ser aquecido sobre uma estrutura (não mostrado) e transportado para uma ou mais estações de aquecimento (mostrado genericamente em 26 e 28 na figura 6). As estações de aquecimento 26, 28 podem, cada uma, aumentar uma temperatura do sistema termoplástico 20 para, por exemplo, desde aproximadamente 135°C até aproximadamente 205°C. À guisa de exemplo não limitativo, a uma ou mais estações de aquecimento 26, 28 podem ser caracterizadas como quarto, elemento de aquecimento (calrod), cerâmica e/ou halogênio. Quando do aquecimento 18 (figura 2) o sistema termoplástico 20 pode estar em um estado amolecido para moldagem em preparação para formar o artigo 10 (figura 1).
Como descrito com referência à figura 4, a preforma 30 tem uma primeira superfície 32 que tem uma distinção de imagem inicial e um brilho inicial. Como aqui utilizada, a terminologia “distinção de imagem” se refere a uma caracterização da aparência visual das superfícies polidas de alto brilho. Isto é, distinção de imagem indica a agudeza de uma imagem refletida por um objeto. Mais especificamente, distinção de imagem se refere a uma codificação do desvio de propagação de luz a partir da direção regular por dispersão durante a transmissão ou reflexão. Distinção de imagem pode ser medida de acordo com o método de teste ASTM D5767-95(2004). Para o método 16 (figura 2) a primeira superfície 32 pode ter uma distinção de imagem inicial maior do que ou igual a aproximadamente 80, como medido de acordo com o método de teste ASTM D5767-95(2004).
Além disto, como aqui utilizada, a terminologia “brilho” se refere a uma quantificação de uma capacidade de uma superfície, por exemplo, a primeira superfície 32 (figura 40 refletir LUZ para a direção especular. Isto é, brilho está associado com a capacidade de uma superfície refletir mais luz em direções próximas à direção especular do que em outras direções. Desta maneira, brilho é uma medida da percepção visual de objetos e é genericamente expressa em unidades de brilho. Para o método 16 (figura 2) a primeira superfície 32 pode ter um brilho inicial maior do que ou igual a aproximadamente 40 unidades de brilho, como medido de acordo com o método de teste ASTM E40-11.
Consequentemente, com referência continuada à figura 4, a primeira superfície 32 pode ter um acabamento de superfície classe “A”. Como aqui utilizada, a terminologia “classe A” se refere a um acabamento de superfície que é adequado para um componente que forma ou é anexado a uma superfície exterior 12 (figura 1) do veículo 14 (figura 1). Isto é, quando comparada a componentes adequados para formação ou anexação a uma superfície interior (não mostrado) do veículo 14, um componente que tem um acabamento de superfície classe A tem uma superfície que tem distinção de imagem e brilho comparativamente mais altos.
Superfícies classe A genericamente faceiam um observador do veículo 14 que está posicionado externo ao veículo 14.
Fazendo referência novamente à figura 4, a preforma 30 tem uma segunda superfície 34 espaçada oposta à primeira superfície 32. Isto é, a segunda superfície 34 representa um lado oposto da preforma 30 a partir da primeira superfície 32. Genericamente, a segunda superfície 34 é configurada para anexação eventual à superfície exterior 12 (figura 1) do veículo 14 (figura 1). Portanto, a primeira superfície 32 pode corresponder ao filme curado 24 (figura 3) e a segunda superfície 34 pode ser anexada à superfície exterior 12 do veículo 14.
Fazendo agora referência às figuras 2, 7 ou 8, o método 16 (figura 2) também inclui colocar 36 (figura 2) a preforma 30 (figura 7 ou 8) entre uma superfície de molde 38 (figura 7 ou 8) e uma superfície de pressão 40 (figura 7) espaçadas separadas da superfície de molde 38, de modo que a primeira superfície 32 (figura 7 ou 8) faceia a superfície de molde 38 e a segunda superfície 34 (figura 7 ou 8) faceia a superfície de pressão 40. Isto é, a primeira superfície 32 é voltada no sentido da, ou orientada oposta à superfície de molde 38, e a segunda superfície 34 é voltada no sentido da, ou orientada oposta à superfície de pressão 40.
Como descrito com referência à figura 7, a superfície de molde 38 e a superfície de pressão 40 podem ser componentes respectivos de um dispositivo 42 configurado para a termoconformação do sistema termoplástico 20 (figura 3). Como aqui utilizada, a terminologia “termoconformação” se refere a um processo de aquecer um material termoplástico, por exemplo, o sistema termoplástico 20 e conformar o material termoplástico em uma cavidade definida por um molde. À guisa de exemplo não limitativo, o dispositivo 42 pode incluir dois componentes que são separáveis de e vedáveis um ao outro. Por exemplo, como mostrado na figura 7, o dispositivo 42 pode incluir um componente caixa de vácuo 44 e um componente caixa de pressão 46, onde o componente caixa de vácuo 44 inclui a superfície de molde 38 e o componente caixa de pressão 46 inclui a superfície de pressão 40. Portanto, para o método 16 (figura 2) a preforma 30 é orientada ou colocada de tal modo que a sua primeira superfície 32 faceia no sentido do componente caixa de vácuo 44 e a sua segunda superfície 34 faceia no sentido do componente caixa de pressão 46.
Com referência continuada à figura 7, para o método 16 (figura 2), a primeira superfície 32 e a superfície de molde 38 definem entre as mesmas uma primeira cavidade 48. Isto é, a preforma 30 pode ser colocada dentro do dispositivo 42 para vedar o componente caixa de vácuo 44 do componente caixa de pressão 46, de modo a definir a primeira cavidade 48 entre a primeira superfície 32 e a superfície de molde 38. De maneira similar, a segunda superfície 34 e a superfície de pressão 40 definem entre as mesmas uma segunda cavidade 50. Isto é, a pre forma 30 pode ser colocada dentro do dispositivo 42 para vedar o componente caixa de vácuo 44 do componente caixa de pressão 46 de modo a definir a segunda cavidade 50 entre a segunda superfície 34 e a superfície de pressão 40. Isto é, a primeira cavidade 48 e a segunda cavidade 50 não são colocadas em comunicação direta, porém, ao invés disso, são vedadas de maneira separada uma da outra.
Em adição, embora mostrados colocados adjacentes um ao outro na figura 7, o componente caixa de vácuo 44 e o componente caixa de pressão 46 podem ser móveis no sentido e para longe um do outro. Por exemplo, o componente caixa de vácuo 44 pode ser estacionário e inicialmente espaçado separado do componente caixa de pressão 46, de modo que a preforma 30 pode ser carregada no dispositivo 42 e colocada entre eles. Em seguida, depois de colocar 36 (figura 2) a preforma 30 entre a superfície de molde 38 e a superfície de pressão 40, como descrito acima, o componente caixa de pressão 46 pode translacionar no sentido do componente caixa de vácuo 44 até que uma vedação fechada e estanque a ar seja definida entre o componente caixa de vácuo 44 e o componente caixa de pressão 46.
Como mostrado na figura 7, o componente caixa de vácuo 44 e a primeira cavidade 48 podem ser conectados diretamente a uma fonte de vácuo 52, por exemplo, uma bomba configurada para trazer um vácuo dentro da primeira cavidade 48. Como aqui utilizada, a terminologia “vácuo” se refere a qualquer pressão abaixo da pressão atmosférica. De maneira similar, o componente caixa de pressão 46 e a segunda cavidade 50 podem ser conectadas diretamente a uma fonte de pressão 54, por exemplo, uma bomba configurada para pressurizar a segunda cavidade 50 com um gás comprimido 56. Como aqui utilizada, a terminologia “gás comprimido” se refere a gás que tem uma pressão maior do que pressão atmosférica. Exemplos não limitativos adequados do gás comprimido 56 incluem nitrogênio e/ou ar. Em adição, o dispositivo 42 pode incluir um ou mais condutos 58 ou válvulas 60 configuradas e arranjadas para transportar fluido, por exemplo, o gás comprimido 56 ou ar, para e a partir da fonte de vácuo 52 e da fonte de pressão 54.
Em adição, fazendo referência às figuras 7 e 8, a superfície de molde 38 pode ter uma forma predeterminada de acordo com uma forma desejada do artigo 10 (figura 1). Isto é, como descrito em mais detalhe abaixo, o artigo 10 pode ser formado conformando a primeira superfície 32 à superfície de molde 38. Em uma modalidade, como mostrado na figura 8, a superfície de molde 38 pode definir nela uma pluralidade de recessos 62. Por exemplo, cada um da pluralidade de recessos 62 pode ser espaçado separado de outro para definir um desenho na superfície de molde 38 tal como, porém não limitado, a listras, hachuras transversais, tabuleiro de xadrez, um chanfro, uma forma de losango, e similar, que podem formar uma textura desejada no artigo 10.
Fazendo referência novamente ao método 16 como descrito com referência à figura 2, depois de colocar 36, em uma modalidade, o método 16 pode incluir resffiar 64 como a superfície de molde 38 (figura 7). Por exemplo, resfriar 64 pode reduzir uma temperatura da superfície de molde 38 para menos do que ou igual a aproximadamente 38°C. A superfície de molde 38 pode ser esfriada de qualquer maneira. Por exemplo, como mostrado na figura 7, o dispositivo 42 pode incluir uma pluralidade de linhas de refrigerante 66 colocadas adjacentes à superfície de molde 38 através das quais um refrigerante e ou resfriador tal como água pode escoar para diminuir a temperatura da superfície de molde 38. Tal resfriamento 64 pode contribuir para a excelente distinção de imagem e brilho do artigo formado 10 (figura 1).
Fazendo referência agora às figuras 2 e 7, o método 16 (figura 2) também inclui depois de colocar 36 (figura 2) conformar 68 (figura 2) a primeira superfície 32 (figura 7) à superfície de molde 38 (figura 7) para com isto formar o artigo 10 (figura 1). Isto é, a primeira superfície 32 pode ser moldada para, ou comprimida contra a superfície de molde 38. Para a modalidade que inclui resfriar 64 (figura 2) a superfície de molde 38, o método 16 inclui conformar 68 depois de resfriar 64. Em um exemplo não limitativo, conformar 68 pode incluir evacuar ao mesmo tempo a primeira cavidade 48 (figura 7) e pressurizar a segunda cavidade 50 (figura 7) para com isto colocar a primeira superfície 32 em contato com a superfície de molde 38. Isto é, a primeira cavidade 48 pode ser evacuada enquanto a segunda cavidade 50 é pressurizada de modo que a primeira superfície 32 é colocada adjacente em contato com a superfície de molde 38.
Mais especificamente, como descrito com referência à figura 7, evacuar pode incluir expor a primeira superfície 32 a um vácuo de desde aproximadamente 33 kPa até aproximadamente 75 kPa, por exemplo, desde aproximadamente 45 kPa até aproximadamente 60 kPa dentro da primeira cavidade 48. Além disto, evacuar pode expor a primeira superfície 32 ao vácuo por uma duração de desde aproximadamente 5 segundos até aproximadamente 60 segundos. A fonte de vácuo 52 pode ser trazida até um vácuo dentro da primeira cavidade 48 de modo que a primeira superfície 32 é puxada ou aspirada no sentido da superfície de molde 38 de tal modo que a primeira superfície 32 contata a superfície de molde 38 e conforma para a forma da superfície de molde 38.
Em adição, como também descrito com referência à figura 7, pressurizar pode incluir aplicar um gás comprimido (representado genericamente por 56 na figura 7) que tem uma temperatura de menos do que ou igual a aproximadamente 21°C a uma pressão de desde aproximadamente 345 kPa até aproximadamente 1035 kPa à segunda superfície 34. Mais especificamente, pressurizar pode incluir aplicar o gás comprimido 56 que tem uma temperatura de desde aproximadamente 0°C até aproximadamente 16°C a uma pressão de desde aproximadamente 515 kPa até aproximadamente 865 kPa à segunda superfície 34. Além disto, pressurizar pode aplicar o gás comprimido 56 da segunda superfície 34 por uma duração de desde aproximadamente 5 segundos até aproximadamente 40 segundos. Para manter a temperatura anteriormente mencionada do gás comprimido 56 durante pressurização, o gás comprimido 56 pode passar através de um resfriador 70.
Com referência continuada à figura 7, a fonte de pressão 54 pode aplicar uma pressão à segunda superfície 34 dentro da segunda cavidade 50 de modo que a segunda superfície 34 é empurrada ou comprimida no sentido da superfície de molde 38, de tal modo que a primeira superfície 32 contata a superfície de molde 38 e conforma para a forma da superfície de molde 38. Isto é, ao mesmo tempo evacuar a primeira cavidade 48 e pressurizar a segunda cavidade 50 pode moldar a preforma 30 de modo que a primeira superfície 32 se conforma à forma da superfície de molde 38. Descrito de maneira diferente, a pressão do gás comprimido 56 a partir da fonte de pressão 54 pode comprimir contra a segunda superfície 34 da preforma 30 para com isto colocar a primeira superfície 32 sobre a superfície de molde 38 enquanto o vácuo trazido pela fonte de vácuo 52 traz a primeira superfície 32 sobre a superfície de molde 38.
Além disto, fazendo referência agora à figura 9, depois de colocar 36 (figura 2) o método 16 (figura 2) pode também incluir lavar 72 (figura 2) a segunda cavidade 50 com o gás comprimido 56 que tem uma temperatura de desde aproximadamente 0°C até aproximadamente 21°C, por uma duração de desde aproximadamente 1 segundo até aproximadamente 15 segundos, por exemplo, desde aproximadamente 5 segundos até aproximadamente 10 segundos. Isto é, o gás comprimido 56 pode passar através do resfriador 70 e lavar a segunda cavidade 50 do componente caixa de pressão 46 em uma pressão de desde aproximadamente 515 kPa até aproximadamente 865 kPa. Lavagem 72 da segunda cavidade 50 pode, de maneira vantajosa, resfriar a preforma 30, por exemplo, a primeira superfície 32 até uma temperatura de menos do que ou igual a aproximadamente 95°C. De maneira ideal, a temperatura da primeira superfície 32 é reduzida para menos do que ou igual a aproximadamente 88°C dentro de 30 segundos, por exemplo, dentro de 15 segundos e conformar 68 (figura 2) a primeira superfície 32 à superfície de molde 38.
Fazendo novamente referência à figura 2, depois de resfriar 64 e/ou lavagem opcional 72, o método 16 pode incluir remover 74 o artigo formado 10 (figura 1) do dispositivo 42 (figura 9). Isto é, o método 16 pode incluir separar o componente caixa de vácuo 44 (figura 9) e o componente caixa de pressão 46 (figura 9) de modo que o artigo formado 10 (figura 1) pode ser liberado da superfície de molde 38 (figura 9). Em adição, dependendo da forma desejada do artigo formado 10, o artigo formado 10 pode ser ainda resfriado e ou aparado para a dimensão.
Fazendo novamente referência às figuras, o artigo 10 (figuras 1 e 5) formado por conformação 68 (figura 2) da primeira superfície 32 (figuras 7 e 9) à superfície de molde 38 (figuras 7 e 9) como descrito acima, tem a distinção de imagem inicial e o brilho inicial. Isto é, a distinção de imagem inicial e o brilho inicial da primeira superfície 32 da preforma 30 (figura 4) não muda de maneira substancial durante o método 16 (figura 2) de modo que o artigo formado 10 também tem a distinção de imagem inicial e o brilho inicial. Em particular, conformar 68 a primeira superfície 32 à superfície de molde 38 pode preservar a distinção de imagem inicial e o brilho inicial. Descrito de maneira diferente, o artigo 10 mantém sua distinção de imagem inicial e o brilho inicial. Desta maneira, o artigo 10 tem o acabamento de superfície classe A, e é adequado para anexação à superfície exterior 12 (figura 1) do veículo 14 (figura 1). Isto é, a distinção de imagem inicial do artigo 10 pode ser maior do que ou igual a aproximadamente 80 quando medida de acordo com o método de teste ASTM D 5767-95(2004) e o brilho inicial pode ser maior do que ou igual a aproximadamente 70 unidades de brilho, como medido de acordo com o método de teste ASTM E40-11. Descrito de maneira diferente, o artigo 10 tem ao mesmo tempo distinção de imagem e brilho excelentes e é, portanto, adequado para anexação à superfície exterior 12 do veículo 14. Sem desejar estar limitado pela teoria, conformar 68 a primeira superfície 32 ao invés da segunda superfície 34 à superfície de molde 38, pode contribuir para tal distinção de imagem e brilho excelentes. Além disto, resfriar 64 (figura 2) a superfície de molde 38 pode também contribuir para a distinção de imagem e brilho excelentes.
Em adição, como melhor mostrado na figura 5, o artigo 10 pode ter uma espessura 76 de desde aproximadamente 1,5 mm até aproximadamente 2,5 mm, por exemplo, desde aproximadamente 1,7 mm até aproximadamente 2,3 mm. Isto é, o artigo 10 pode ser caracterizado como uma termoconformação de filme espesso. Se desejado, o artigo 10 pode também incluir uma camada de máscara (não mostrado) colocada de maneira removível sobre o artigo 10 e configurada para proteger o artigo 10 antes que o artigo 10 seja anexado à superfície exterior 12 (figura 1) do veículo 14 (figura 1). Além disto, fazendo referência novamente à figura 5, o artigo 10 pode ter uma primeira perna 78 e uma segunda perna 80 adjacente à primeira perna 78, para definir uma junção 82 entre as mesmas que tem um raio de curvatura 84 de desde aproximadamente 0,3 mm até aproximadamente 0,7 mm. Por exemplo, a junção 82 pode ter um raio de curvatura 84 de aproximadamente 0,5 mm. De maneira vantajosa, o raio de curvatura 84 anteriormente mencionado pode ser conseguido sem uma redução em distinção de imagem inicial e/ou brilho inicial e sem a deslaminação do artigo 10. Desta maneira, o método 16 (figura 2) é útil para aplicações que requerem artigos 10 que têm projetos intrincados, tais como letreiros, numerais e cantos ou junções comparativamente agudos 82.
Fazendo novamente referência à figura 5 a, para a modalidade da superfície de molde 38 (figura 8) que define a pluralidade de recessos 62 (figura 8) nela, o artigo resultante 10 formado pelo método 16 (figura 2) inclui uma pluralidade de saliências 86 sobre ele, cada uma correspondendo a um respectivo da pluralidade de recessos 62. Isto é, o artigo formado 10 pode ter uma aparência texturizada. Deve ser apreciado que tal aparência texturizada pode ser conseguida uma vez que o método 16 inclui conformar 68 (figura 2) a primeira superfície 32 ao invés da segunda superfície 34 à superfície de molde 38.
Desta maneira, o método anteriormente mencionado 16 forma artigos 10 que têm uma superfície classe A e a definição de textura opcional é excelente. Em adição, o método 16 permite a formação de um raio de curvatura minimizado 84, por exemplo, aproximadamente 0,5 mm. Além disto, o método 16 produz artigos 10 de maneira econômica dentro de tempos de ciclo de produção desejados, e fornece artigos 10 que têm durabilidade excelente e são adequados para anexação à superfície exterior 12 do veículo 14. Desta maneira, o método 16 permite formação econômica e eficiente do artigo 10, e o artigo 10 contribui para uma qualidade percebida aumentada do veículo 14.
Embora os melhores modos de realizar a descrição tenham sido descritos em detalhe, aqueles familiarizados com a técnica à qual esta descrição se relaciona, irão reconhecer diversos projetos e modalidades alternativas para tomar prática a descrição dentro do escopo das reivindicações anexas.

Claims (11)

1. Método para formar um artigo que pode ser anexado a uma superfície exterior de um veículo, caracterizado pelo fato de compreender: aquecer um sistema termoplástico para formar uma preforma, no qual o sistema termoplástico inclui: um substrato; e um filme curado formado de uma composição de revestimento e unida ao substrato; e no qual a preforma tem uma primeira superfície que tem uma distinção de imagem inicial e um brilho inicial; e uma segunda superfícies espaçada oposta à primeira superfície; colocar a preforma entre uma superfície de molde e uma superfície de pressão espaçada separada da superfície de molde, de modo que a primeira superfície faceia a superfície de molde e a segunda superfície faceia a superfície de pressão; no qual a primeira superfície e a superfície de molde definem uma primeira cavidade entre as mesmas, e no qual a segunda superfície e a superfície de pressão definem uma segunda cavidade entre as mesmas; e depois de colocar, conformar a primeira superfície à superfície de molde, para com isto formar o artigo, no qual o artigo tem a distinção de imagem inicial e o brilho inicial.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de conformar incluir ao mesmo tempo evacuar a primeira cavidade e pressurizar a segunda cavidade, para com isto colocar a primeira superfície em contato com a superfície de molde.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de conformar preservar a distinção de imagem inicial e o brilho inicial.
4. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de pressurizar incluir aplicar um gás comprimido que tem uma temperatura de menos do que ou igual a aproximadamente 21°C a uma pressão de desde aproximadamente 345 kPa até aproximadamente 1035 kPa à segunda superfície.
5. Método de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de pressurizar aplicar o gás comprimido à segunda superfície por uma duração de desde aproximadamente 5 segundos até aproximadamente 40 segundos.
6. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de evacuar incluir expor a primeira superfície a um vácuo de desde aproximadamente 33 kPa até aproximadamente 75 kPa dentro da primeira cavidade.
7. Método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de evacuar expor a primeira superfície ao vácuo por uma duração de desde aproximadamente 5 segundos até aproximadamente 60 segundos.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o artigo ter uma primeira perna e uma segunda perna adjacente à primeira perna para definir uma junção entre as mesmas tendo um raio de curvatura de desde aproximadamente 0,3 mm até aproximadamente 0,7 mm.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a distinção de imagem inicial ser maior do que ou igual a aproximadamente 80 como medida de acordo com o método de teste ASTM D5767-95(2004).
10.
Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o brilho inicial ser maior do que ou igual a aproximadamente 70 unidades de brilho como medido de acordo com o método de teste ASTM E40-11.
BR102012024148-0A 2011-11-23 2012-09-24 Método para formar um artigo que pode ser anexado a uma superfície exterior de um veículo BR102012024148A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/303,729 US20130126078A1 (en) 2011-11-23 2011-11-23 Method of forming an article attachable to an exterior surface of a vehicle

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012024148A2 true BR102012024148A2 (pt) 2014-12-09

Family

ID=48425658

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012024148-0A BR102012024148A2 (pt) 2011-11-23 2012-09-24 Método para formar um artigo que pode ser anexado a uma superfície exterior de um veículo

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20130126078A1 (pt)
CN (1) CN103129484B (pt)
BR (1) BR102012024148A2 (pt)
DE (1) DE102012221167A1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111080889A (zh) * 2019-12-20 2020-04-28 湖南辰泰信息科技股份有限公司 全自动硬币清分包装机整机

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITTO20130956A1 (it) * 2013-11-25 2015-05-26 Zanini Holding S P A Procedimento ed apparecchiatura per la fabbricazione di un elemento decorativo, particolarmente utilizzabile come emblema per un autoveicolo, e relativo elemento decorativo.

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5968657A (en) * 1997-08-18 1999-10-19 3M Innovative Properties Company Paint film assembly with masking film and method of making same
WO2006105743A1 (de) * 2005-04-08 2006-10-12 Firma Pepperl + Fuchs Gmbh Thin-client-terminal und client-server-system mit einem derartigen terminal
US7854985B2 (en) * 2005-11-18 2010-12-21 Soliant Llc Decorative paint film laminate

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111080889A (zh) * 2019-12-20 2020-04-28 湖南辰泰信息科技股份有限公司 全自动硬币清分包装机整机

Also Published As

Publication number Publication date
DE102012221167A1 (de) 2013-08-01
CN103129484A (zh) 2013-06-05
US20130126078A1 (en) 2013-05-23
CN103129484B (zh) 2015-08-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9770849B2 (en) Method of making a sandwich-type, compression-molded, composite component having improved surface appearance
BR102012029670A2 (pt) Método para formar um artigo acoplável a uma superfície exterior de um veículo, e, artigo acoplável
ES2667820T3 (es) Procedimiento de fabricación de una pieza de material sándwich y pieza realizada siguiendo un tal procedimiento
CN103052282B (zh) 电子装置外壳及其制造方法
CN101189127A (zh) 制造车用拱曲形玻璃板装置的方法
JP2012096403A5 (pt)
RU2012145304A (ru) Способ производства элемента оконного стекла транспортного средства
MY192990A (en) Mold release film for production of ceramic green sheet
BR102012024148A2 (pt) Método para formar um artigo que pode ser anexado a uma superfície exterior de um veículo
US11148345B2 (en) Surface protection method and surface decoration method for body to be coated
JP2017530880A (ja) 繊維異形成形品をラミネート加工するための方法および装置
US3249479A (en) Pressing glass-plastic sandwiches
US10105937B2 (en) Vacuum ring for producing laminated assembly and method for producing laminated assembly using the same
US20180272868A1 (en) Vehicle interior component and method for producing same
KR101631131B1 (ko) 자동차용 내장재 성형 방법 및 성형장치
KR101463562B1 (ko) 섬유강화 복합재 제품 제조방법
CN104441690B (zh) 一种贮箱安装板预埋框的成型方法
US2160182A (en) Apparatus for making rubber floor coverings
JPS61220822A (ja) 表皮材部分張り成形体の製造方法
TW201026523A (en) Tire structure having pattern marking layer and its production method thereof
KR101673938B1 (ko) 열과 공기압을 이용한 3차원 형상 전사필름 패턴층 전사 방법
TW201400296A (zh) 塑料薄膜貼附於物品表面的方法
CN212759470U (zh) 一种涂胶所使用的车用立体防水膜快速定位工装
WO2017099051A1 (ja) インモールド射出成形金型装置及び樹脂成形品製造方法
KR20140108980A (ko) 온간 성형 금형

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2480 DE 17-07-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.