BR102012018259B1 - cassete de meios e dispensador de meios - Google Patents
cassete de meios e dispensador de meios Download PDFInfo
- Publication number
- BR102012018259B1 BR102012018259B1 BR102012018259-9A BR102012018259A BR102012018259B1 BR 102012018259 B1 BR102012018259 B1 BR 102012018259B1 BR 102012018259 A BR102012018259 A BR 102012018259A BR 102012018259 B1 BR102012018259 B1 BR 102012018259B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- media
- media cassette
- plate assembly
- cassette
- drive plate
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G07—CHECKING-DEVICES
- G07D—HANDLING OF COINS OR VALUABLE PAPERS, e.g. TESTING, SORTING BY DENOMINATIONS, COUNTING, DISPENSING, CHANGING OR DEPOSITING
- G07D11/00—Devices accepting coins; Devices accepting, dispensing, sorting or counting valuable papers
- G07D11/10—Mechanical details
- G07D11/12—Containers for valuable papers
- G07D11/13—Containers for valuable papers with internal means for handling valuable papers
-
- G—PHYSICS
- G07—CHECKING-DEVICES
- G07F—COIN-FREED OR LIKE APPARATUS
- G07F19/00—Complete banking systems; Coded card-freed arrangements adapted for dispensing or receiving monies or the like and posting such transactions to existing accounts, e.g. automatic teller machines
- G07F19/20—Automatic teller machines [ATMs]
- G07F19/201—Accessories of ATMs
Landscapes
- Physics & Mathematics (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Sheets, Magazines, And Separation Thereof (AREA)
- Pile Receivers (AREA)
- Closures For Containers (AREA)
Abstract
CASSETE DE MEIOS. Um cassete de meios (10) é descrito. O cassete de meios (10) compreendendo: uma janela de remoção de meios (22) em uma extremidade do cassete de meios (10); uma extremidade da alça (20) em uma extremidade oposta do cassete (10) à janela de remoção de meios (22); e um conjunto de placa propulsora (50). O conjunto de placa propulsora (50) inclui: (i) um componente de rebaixo de dedo (54), (ii) uma lingueta (56) impulsionada para baixo para uma posição baixa, e (iii) um atuador (58) acoplado tanto à lingueta (56) como ao componente de rebaixo de dedo (54) e incluindo um pino (78). O atuador (58) é movível sob inserção de um dedo componente de rebaixo de dedo (54) para elevar a lingueta (56) da posição baixa para uma posição alta.
Description
[001] A presente invenção diz respeito a melhorias em, ou relativas a, um cassete de meios.
[002] Cassetes de meios são usados em terminais de autosserviço (SSTs), tais como bancos 24 horas (ATMs). ATMs usam cassetes de meios para uma variedade de tipos diferentes de meios. Porém, o uso mais comum de um cassete de meios de ATM é para armazenar dinheiro (na forma de notas) de uma maneira que permite o dinheiro ser removido, uma nota por vez, do cassete de meios (referido como um cassete de dinheiro). O dinheiro é tipicamente armazenado como uma pilha horizontal dentro do cassete de dinheiro.
[003] Para permitir as notas armazenadas serem removidas confiantemente, o cassete de dinheiro inclui uma placa propulsora que impulsiona a pilha horizontal em direção a uma área de coleta.
[004] Quando o cassete de dinheiro estiver vazio (ou quase vazio), ele pode ser enchido manualmente removendo a tampa, retraindo a placa propulsora, e inserindo uma nova pilha horizontal de notas entre a área de coleta e a placa propulsora. Em alguns cassetes de dinheiro, a placa propulsora deve ser erguida primeiro de modo que a desengatar-se de uma prateleira de catraca próxima da base do cassete de dinheiro antes de ser retraída. Isto é embaraçoso para um repositor porque uma força deve ser aplicada para baixo no cassete de dinheiro, para cima na placa propulsora, e para trás na placa propulsora, todas ao mesmo tempo.
[005] Outro problema associado com o reabastecimento de alguns cassetes de dinheiro é que há um risco de a placa propulsora ser liberada acidentalmente pelo repositor enquanto a mão do repositor está entre a área de coleta e a placa propulsora. Isso poderia ferir a mão do repositor ou pelo menos causar um pouco de desconforto ao repositor.
[006] Um outro problema associado com os cassetes de dinheiro é que um repositor pode inserir muitas notas (referido como enchimento excessivo). Isto pode causar força excessiva na nota mais próxima da área de coleta, que pode resultar em coleta com falha (nenhuma nota coletada) ou coleta múltipla (mais que uma nota coletada em uma única operação de coleta). Nenhum destes é desejável.
[007] Técnicas para reduzir a possibilidade de enchimento excessivo são descritas nos pedidos de patente US 20100156034 e 20100156035, que envolve usar um detentor para reter a placa propulsora no lugar enquanto o cassete está sendo carregado.
[008] Um problema associado com alguns cassetes de dinheiro que incluem um detentor de enchimento excessivo é que se o repositor apenas desejar encher o cassete parcialmente, então a placa propulsora pode ter que ser desengatada do detentor de enchimento excessivo antes de fechar a tampa de cassete. Isto novamente dá origem à possibilidade de a mão do repositor poder estar na trajetória da placa propulsora.
[009] Consequentemente, a invenção em geral fornece métodos, sistemas, e aparelho para um cassete de meios melhorado compreendendo uma placa propulsora que define um rebaixo de encaixe dos dedos de modo que a pressão descendente sobre o rebaixo desengata a placa propulsora de uma catraca.
[010] Além do Sumário da Invenção fornecido acima e o assunto revelado abaixo na Descrição Detalhada, os seguintes parágrafos desta seção são intencionados fornecer mais base para a linguagem alternativa das reivindicações para possível uso durante a prossecução deste pedido de patente, se preciso for. Se este pedido de patente for concedido, alguns aspectos podem referir-se às reivindicações adicionadas durante a prossecução deste pedido de patente, outros aspectos podem referir-se às reivindicações excluídas durante a prossecução, outros aspectos podem referir-se a assunto nunca reivindicado. Além disso, os vários aspectos detalhados doravante são independentes uns dos outros, exceto onde declarado do contrário. Qualquer reivindicação que corresponda a um aspecto não deveria ser interpretada como incorporando qualquer elemento ou característica dos outros aspectos a menos que explicitamente declarado naquela reivindicação.
[011] De acordo com um primeiro aspecto é fornecido um cassete de meios compreendendo:
uma janela de remoção de meios em uma extremidade do cassete de meios;
uma extremidade de alça em uma extremidade oposta do cassete à janela de remoção de meios;
um conjunto de placa propulsora incluindo (i) um componente de rebaixo de dedo, (ii) uma lingueta orientada para baixo para uma posição baixa, e (iii) um atua-dor acoplado tanto à lingueta como ao componente de rebaixo de dedo e incluindo um pivô, o atuador sendo movível sob a inserção de um dedo no componente de rebaixo de dedo para elevar a lingueta da posição baixa para uma posição alta.
uma janela de remoção de meios em uma extremidade do cassete de meios;
uma extremidade de alça em uma extremidade oposta do cassete à janela de remoção de meios;
um conjunto de placa propulsora incluindo (i) um componente de rebaixo de dedo, (ii) uma lingueta orientada para baixo para uma posição baixa, e (iii) um atua-dor acoplado tanto à lingueta como ao componente de rebaixo de dedo e incluindo um pivô, o atuador sendo movível sob a inserção de um dedo no componente de rebaixo de dedo para elevar a lingueta da posição baixa para uma posição alta.
[012] O cassete de meios pode ainda compreender uma prateleira de ca-traca operável para impedir o movimento da lingueta em direção à extremidade de alça quando a lingueta estiver na posição baixa e para permitir o movimento da lingueta para a janela de remoção de meios.
[013] O cassete de meios pode ainda compreender um membro impulsionador acoplado à placa propulsora e operável impulsionar o conjunto de placa propulsora para a janela de remoção de meios. O membro impulsionador pode ser na forma de uma mola espiral, uma mola de folha, uma mola de gás, (cada uma "mola da placa propulsora”) ou qualquer outro membro impulsionador conveniente.
[014] A prateleira de catraca pode incluir uma porção perfilada que se estende ao longo de uma zona de reabastecimento da janela de remoção de meios em direção a uma posição de carregamento onde a porção perfilada é operável para impedir o movimento da lingueta em direção à extremidade de alça quando a lingueta estiver na posição baixa. A prateleira de catraca pode também incluir uma porção de não-engate que se estende ao longo de uma zona de expansão da posição de carregamento próxima à extremidade de alça para permitir o conjunto de placa propulsora mover-se para a extremidade de alça quando a lingueta estiver localizada na porção de não-engate, até mesmo quando a lingueta estiver na posição baixa. A porção de não-engate pode definir um canal através do qual a lingueta se move. Alternativamente, a prateleira de catraca pode definir uma porção perfilada que se estende ao longo de seu comprimento inteiro, mas a prateleira de catraca pode apenas estender-se da janela de remoção de meios para próximo (mas pouco) da posição de carregamento. Isto asseguraria que quando o conjunto de placa propulsora ficar localizado na posição de carregamento, a lingueta não engataria com a prateleira de catraca.
[015] Preferivelmente, o componente de rebaixo de dedo é dimensionado para receber uma pluralidade de dedos (por exemplo, dois dedos de uma pessoa adulta). Alternativamente, o componente de rebaixo de dedo pode ser dimensionado para acomodar apenas um dedo só. Acomodar apenas um dedo só pode ser menos preferível porque a mola da placa propulsora pode ser muito dura para ser retraída facilmente por apenas um dedo. Usando vários dedos pode fornecer resistência melhorada e controle.
[016] Fornecendo um rebaixo de dedo para um repositor, provê ao reposi-tor um modo mais seguro de segurar o conjunto de placa propulsora, de modo que é menos provável que o conjunto de placa propulsora escape da mão do repositor.
[017] Permitindo uma força descendente ser usada para erguer a lingueta, é menos provável que o(s) dedo(s) do repositor se escorregará(ão) do conjunto de placa propulsora que se uma força ascendente fosse requerida.
[018] A lingueta pode ser montada de modo deslizável no conjunto de placa propulsora. A lingueta pode deslizar-se verticalmente. Alternativamente, a lingueta pode ser pivotantemente montada no conjunto de placa propulsora.
[019] O conjunto de placa propulsora pode ainda compreender uma projeção de engate que define uma ou mais formações complementares às formações definidas por um detentor de posição de carregamento localizado próximo da extremidade de alça do cassete de meios.
[020] A projeção de engate pode ser integral com o componente de rebaixo de dedo e pode se estender dele em direção à extremidade de alça do cassete de meios.
[021] O componente de rebaixo de dedo pode ser montado de modo deslizável no conjunto de placa propulsora e pode rebaixar uma extremidade (a extremidade frontal) do atuador quando o componente de rebaixo de dedo for empurrado para baixo. O componente de rebaixo de dedo pode ser montado de modo deslizável para movimento vertical.
[022] O atuador pode compreender uma seção transversal chanfrada e pode incluir uma extremidade traseira que se estende em um ângulo da extremidade frontal, e pode definir eixos de pivô nas bordas onde a extremidade frontal e a extremidade traseira se encontram. A extremidade traseira pode compreender um par de abas que se engatam com a lingueta, de modo que como a extremidade frontal é rebaixada, o atuador pivota, e a extremidade traseira sobe, elevando a lingueta.
[023] A projeção de engate pode alinhar-se, mas estar verticalmente deslocada, com o detentor de posição de carregamento quando o componente de rebaixo de dedo for rebaixado, e pode alinhar-se e engatar-se com o detentor de posição de carregamento quando o componente de rebaixo de dedo for liberado.
[024] O componente de rebaixo de dedo pode definir uma entrada de corte para facilitar a inserção dos dedos no mesmo.
[025] O componente de rebaixo de dedo pode incluir um punho de fricção alta adjacente à entrada de corte para reduzir a possibilidade de um dedo inserido escapar-se do componente de rebaixo de dedo. O punho de fricção alta pode compreender material elastomérico, tal como borracha.
[026] O detentor de posição de carregamento pode incluir um par de pernas (as pernas do detentor), cada perna ficando localizada em um lado oposto da prateleira de catraca, e estendendo-se paralela à prateleira de catraca. As pernas do detentor podem ser deslizáveis com relação à prateleira de catraca.
[027] O detentor de posição de carregamento pode ser retido em uma posição de carregamento por um bloco de retenção. O bloco de retenção pode ser deslocado automaticamente sob inserção do cassete de meios em um dispensador de meios. Quando o bloco de retenção for deslocado, o conjunto de placa propulsora pode ser operável para mover o detentor de posição de carregamento para uma posição estendida, assim aumentando um espaço de armazenamento para os itens de meios dentro do cassete de meios e reduzindo os problemas associados com enchimento excessivo dos itens de meios.
[028] Quando o detentor de posição de carregamento mover-se para a posição estendida, o conjunto de placa propulsora pode mover-se para a porção não-perfilada da prateleira de catraca que permite o movimento da lingueta na zona de expansão.
[029] O detentor de posição de carregamento pode incluir uma ponta farpada estendendo-se em direção ao conjunto de placa propulsora e definindo uma formação mutuamente complementar à projeção de engate para fornecer um encaixe sob pressão quando a projeção de engate for colocada em contato com a protru-são.
[030] O cassete de meios pode compreender um corpo e uma tampa removível acoplada a este. O cassete de meios pode compreender um mecanismo de liberação de placa propulsora automático. O mecanismo de liberação de placa propulsora automático pode ser operado pelo fechamento da tampa.
[031] A tampa pode definir uma saliência elevada em um lado inferior da tampa, e a uma localização que corresponde à posição de carregamento quando a tampa for acoplada ao corpo. A saliência elevada pode ser alinhada com uma área de almofada no componente de rebaixo de dedo, de modo que o fechamento da tampa exerça pressão para baixo no componente de rebaixo de dedo se o conjunto de placa propulsora estiver localizado na posição de carregamento. Exercer pressão para baixo no componente de rebaixo de dedo podem elevar a lingueta da posição baixa para a posição alta, assim liberando o conjunto de placa propulsora da posição de carregamento.
[032] O cassete de meios pode ser um cassete de dinheiro para armazenar notas.
[033] De acordo com um segundo aspecto, é fornecido um dispensador de meios compreendendo: uma unidade de coleta incluindo um par de dentes para engatar-se com um cassete de meios; e um cassete de meios de acordo com o primeiro aspecto montado na unidade de coleta.
[034] De acordo com um terceiro aspecto, é fornecido um terminal de au-tosserviço incluindo o dispensador de meios do segundo aspecto.
[035] O terminal de autosserviço pode ser um banco 24 horas (ATM), um centro de serviços financeiros, um quiosque de pagamento de conta, um quiosque de loteria, uma máquina de serviços postais, um terminal de entrada (check-in) e/ou saída (check-out) tal como aqueles usados nas indústrias de varejos, hotéis, aluguéis de carros, jogos, cuidados médicos, e de linhas aéreas, e outras.
[036] Estes e outros aspectos serão evidentes a partir da descrição específica a seguir, dada por via de exemplo, com referência aos desenhos em anexo, em que:
Fig 1 é um diagrama de perspectiva esquemática simplificada de um cassete de meios na forma de um cassete de dinheiro de acordo com uma modalidade da presente invenção;
Fig 2 é um diagrama esquemático simplificado de uma porção de corpo do cassete de dinheiro da Fig 1 mostrado com uma tampa removida;
Fig 3 é uma vista lateral secional simplificada da porção de corpo do cassete da Fig 1 ilustrando um conjunto de placa propulsora;
Fig 4 é uma vista de perspectiva pictórica do conjunto de placa propulsora do cassete de dinheiro da Fig 1;
Fig 5 é uma vista de perspectiva explodida das partes (o componente de rebaixo de dedo, o atuador, e a lingueta) do conjunto de placa propulsora da Fig 4;
Fig 6 é uma vista de seção transversal pictórica do conjunto de placa propulsora da Fig 4 engatado com a parte (o detentor de posição de carregamento) do corpo do cassete de dinheiro da Fig 2;
Fig 7 é uma vista de perspectiva pictórica da parte do corpo de cassete do cassete de dinheiro da Fig 1;
Fig 8 é uma vista de perspectiva pictórica do corpo de cassete inteiro do cassete de dinheiro da Fig 1; e
Fig 9 é uma vista de perspectiva da tampa removida do cassete da Fig 1, com a tampa em uma orientação de cabeça para baixo.
Fig 1 é um diagrama de perspectiva esquemática simplificada de um cassete de meios na forma de um cassete de dinheiro de acordo com uma modalidade da presente invenção;
Fig 2 é um diagrama esquemático simplificado de uma porção de corpo do cassete de dinheiro da Fig 1 mostrado com uma tampa removida;
Fig 3 é uma vista lateral secional simplificada da porção de corpo do cassete da Fig 1 ilustrando um conjunto de placa propulsora;
Fig 4 é uma vista de perspectiva pictórica do conjunto de placa propulsora do cassete de dinheiro da Fig 1;
Fig 5 é uma vista de perspectiva explodida das partes (o componente de rebaixo de dedo, o atuador, e a lingueta) do conjunto de placa propulsora da Fig 4;
Fig 6 é uma vista de seção transversal pictórica do conjunto de placa propulsora da Fig 4 engatado com a parte (o detentor de posição de carregamento) do corpo do cassete de dinheiro da Fig 2;
Fig 7 é uma vista de perspectiva pictórica da parte do corpo de cassete do cassete de dinheiro da Fig 1;
Fig 8 é uma vista de perspectiva pictórica do corpo de cassete inteiro do cassete de dinheiro da Fig 1; e
Fig 9 é uma vista de perspectiva da tampa removida do cassete da Fig 1, com a tampa em uma orientação de cabeça para baixo.
[037] Referência é feita primeiro às Figs 1 a 3 ilustrando um cassete de meios 10 na forma de um cassete de dinheiro de policarbonato para armazenar notas. O cassete 10 tem uma tampa 12 presa a um corpo 14 por uma trava 16. O corpo 14 tem uma alça 18 em uma extremidade de alça 20 (uma "extremidade de não coleta”), e uma janela de coleta fechada (ou janela de remoção de meios) 22 na extremidade oposta 24 (uma "extremidade de coleta”).
[038] A extremidade de coleta 24 inclui uma porta veneziana 26 que cobre a janela de coleta 22 quando o cassete de dinheiro 10 está sendo transportado. Como é conhecido na técnica, quando um cassete de dinheiro for inserido em um dis-pensador de dinheiro (não mostrado) em um ATM (não mostrado), dentes 28 no dis-pensador de dinheiro protraem-se através dos canais 30 no cassete de dinheiro 10 e engatam-se com blocos (não mostrados) montados no cassete de dinheiro 10 para abaixar a porta veneziana 26 assim abrindo a janela de coleta 22.
[039] O cassete 10 inclui um assoalho 40 em baixo do qual os blocos acima mencionados (não mostrados) são montados, e em baixo do qual uma prateleira de catraca 42 é centralmente montada. A prateleira de catraca 42 estende-se longitudinalmente ao longo do cassete 10 da extremidade de não coleta 20 para a extremidade de coleta 24. Um detentor de posição de carregamento 44 fica localizado perto, mas espaçado, da extremidade de não coleta 20 (isto é, em uma posição de carregamento mostrada pela seta pontilhada 45). O detentor de posição de carregamento 44 inclui um par de pernas 46 que se estende paralelo à prateleira de catraca 42 e que engata com um bloco de retenção 47.
[040] Quando o cassete de dinheiro 10 não for inserido em um dispensa-dor de dinheiro (não mostrado), o bloco de retenção 47 impede o detentor de posição de carregamento 44 de mover-se para a extremidade de não coleta 20. Porém, quando o cassete de dinheiro 10 for inserido em um dispensador de dinheiro (não mostrado), o bloco de retenção 47 é movido pelos dentes 28 para a extremidade de não coleta 20. Isto permite que o detentor de posição de carregamento 44 mova-se para a extremidade de não coleta 20, da posição de carregamento 45 para uma posição estendida, mostradas pela seta pontilhada 48.
[041] O detentor de posição de carregamento 44 inclui uma porção vertical 49.
[042] Um conjunto de placa propulsora 50 é montado na prateleira de ca-traca 42 e é orientado em direção à extremidade de coleta 24 por um membro impulsionador na forma de uma mola espiral (não mostrada). O conjunto de placa propulsora 50 impulsiona uma pilha de notas em direção à janela de coleta 22, de modo que quando a janela de coleta 22 está aberta, as notas podem ser colhidas através da janela de coleta 22 pelo dispensador de dinheiro.
[043] Se muitas notas forem inseridas no cassete de dinheiro 10 (referido como enchimento excessivo), então uma vez o cassete de dinheiro 10 é inserido em um dispensador de dinheiro, o detentor de posição de carregamento 44 é liberado de modo que ele pode mover-se para a posição estendida 48. A força exercida pela pilha de notas no conjunto de placa propulsora 50 move o detentor de posição de carregamento 44 para a posição estendida 48, assim reduzindo a condição de enchimento excessivo.
[044] Referência será agora também feita à Fig 4, que é uma vista de perspectiva pictórica do conjunto de placa propulsora 50.
[045] O conjunto de placa propulsora 50 inclui: (i) um alojamento 52, (ii) um componente de rebaixo de dedo 54 montado de modo deslizável dentro do alojamento 52, (iii) uma lingueta 56 (melhor vista na Fig 3) orientada para baixo para uma posição baixa para protrair-se do alojamento 52, e (iv) um atuador 58 acoplado à lingueta 56 e o componente de rebaixo de dedo 54. O alojamento 52 define um par de cubos de pivô 60 em volta dos quais o atuador 58 gira.
[046] Quando na posição baixa, a lingueta 56 engata-se com a prateleira de catraca 42. A prateleira de catraca 42 é do tipo conhecido na técnica e compreende uma série de blocos perfilados espaçados (não mostrados na Fig 4), cada co-bloco perfilado espaçado incluindo uma borda vertical em um lado (o lado mais próximo da extremidade de coleta 24) e um declive no outro lado (o lado mais próximo da extremidade de não coleta 20) de modo que quando a lingueta 56 engata com a prateleira de catraca 42, a lingueta 56 (e, portanto, o conjunto de placa propulsora inteiro 50) pode mover-se para a extremidade de coleta 24 mas não para a extremidade de não-coleta (alça) 20.
[047] Referência também será agora feita às Figs 5 e 6. Fig 5 é uma vista de perspectiva explodida exibindo o componente de rebaixo de dedo 54, a lingueta 56, e o atuador 58 em mais detalhe. Fig 6 é uma vista de seção transversal pictórica do conjunto de placa propulsora 50 quando for engatado com o detentor de posição de carregamento 44.
[048] O componente de rebaixo de dedo 54 define uma entrada de corte 62 para facilitar a inserção dos dedos no componente de rebaixo de dedo 54. O componente de rebaixo de dedo 54 inclui um punho de fricção alta 64 (compreendendo material elastomérico, nesta modalidade borracha) moldados por cima da parte da entrada de corte 62 para reduzir a possibilidade de um dedo inserido escorregar-se do componente de rebaixo de dedo 54.
[049] O componente de rebaixo de dedo 54 também define o guia 66 que se desliza dentro das fendas verticais 68 correspondentes (melhor visto na Fig 4) no alojamento 52 para restringir o componente de rebaixo de dedo 54 para movimento em geral vertical.
[050] O componente de rebaixo de dedo 54 define uma superfície de impulsão perfilada 70 em baixo da entrada de corte para engatar-se com o atuador 58. O componente de rebaixo de dedo 54 também define uma área de almofada 71 em uma superfície superior da mesma. A área de almofada 71 é em geral centralmente localizada no componente de rebaixo de dedo 54, e sua operação será descrita em mais detalhe abaixo.
[051] Uma parte inferior do componente de rebaixo de dedo 54 define uma projeção de engate 72 compreendendo um par de dedos 73a,b que se estendem para a extremidade de alça (extremidade de não-coleta) 20.
[052] O atuador 58 compreende uma superfície principal 74 e um par de abas 76 que se estende da superfície principal 74. A superfície principal 74 é inclinada em um ângulo para o par de abas 76. Uma ponta de pivô 78 estende-se de cada um dos lados opostos do atuador 58 próximo do ponto onde cada aba 76 encontra com a superfície principal 74. As pontas de pivô 78 são montadas nos cubos de pivô 60 para facilitar a rotação do atuador 58 com relação aos cubos de pivô 60.
[053] O lingueta 56 é um componente em geral planar montado de modo deslizável dentro do alojamento 52. A lingueta 56 define uma extremidade de lingue-ta 80 que engata com a prateleira de catraca 42. A lingueta 56 também define uma ponta interna 82 no qual uma mola espiral 84 é montada. Quando a lingueta 56 for montada dentro do alojamento 52 (melhor visto na Fig 6), a mola espiral 84 impulsiona-se contra uma porção de barra 85 do alojamento 52 para empurrar a lingueta 56 para uma posição baixa. Na posição baixa, a extremidade da lingueta 80 protrae-se de uma parte inferior do alojamento 52. A extremidade da lingueta 80 é mostrada em uma posição alta (completamente retraída) na Fig 6 e na posição baixa na Fig 3. Na ausência de pressão descendente aplicada ao componente de rebaixo de dedo 54, a mola espiral 84 empurra a lingueta 56 para baixo para assegurar que a extremidade da lingueta 80 protrae-se da parte inferior do alojamento 52.
[054] O par de abas 76 engata com as superfícies inferiores 86 da lingueta 56 de modo que quando a superfície principal 74 é empurrada para baixo, o atuador 58 pivota em volta dos cubos de pivô 60, e o par de abas 76 move-se para acima, assim movendo a lingueta 56 para acima e comprimindo a mola espiral 84.
[055] A lingueta 56 também define uma fenda de lingueta 88 através da qual um guia 89 (melhor visto na Fig 6) no alojamento 52 (o "guia de lingueta”) pro-trae-se. Este guia de lingueta 89 e a fenda de lingueta 88 restringem a lingueta 56 para movimento em geral vertical.
[056] Quando um repositor coloca seu dedo ou dedos no componente de rebaixo de dedo 54, o repositor pode usar estes dedos para rebaixar o componente de rebaixo de dedo 54, que faz com que a superfície de impulsão perfilada 70 pressione a superfície principal do atuador 74. Isto faz com que o atuador 58 pivote, elevando as abas 76. À medida que as abas 76 levantam, elas erguem a lingueta 56 da posição baixa para a posição alta (comprimindo a mola espiral 84 contra a porção de barra 85). À medida que a lingueta 56 eleva-se, a extremidade de lingueta 80 move-se para fora do engate com a prateleira de catraca 42.
[057] Referência também será agora feita à Fig 7, que é uma vista de perspectiva pictórica de parte do corpo de cassete 12 do cassete de dinheiro 10 e à Fig 8 que é uma vista de perspectiva pictórica do corpo de cassete inteiro 12 do cassete de dinheiro 10.
[058] Quando a extremidade da lingueta 80 estiver fora de engate com a prateleira de catraca 42, isso permite o repositor puxar o conjunto de placa propulsora 50 para a extremidade de alça 20 (na direção mostrada pela seta 90 na Fig 8).
[059] Quando o conjunto de placa propulsora 50 alcançar o detentor de posição de carregamento 44 na posição de carregamento 45, o repositor pode reduzir a pressão descendente no componente de rebaixo de dedo 54 para permitir o componente de rebaixo de dedo 54 (e, por conseguinte a projeção de engate integral 72) subir.
[060] Quando o componente de rebaixo de dedo 54 tiver subido completamente, a projeção de engate 72 é alinhada com uma ponta farpada 92 que se pro-jeta da porção vertical 49 do detentor de posição de carregamento 44. Os dedos de projeção de engate 73a,b têm formações complementares à forma do pino farpado 92, permitindo a projeção de engate 72 travar sobre a porção vertical 49. Isto assegura que o detentor de posição de carregamento 44 retenha o conjunto de placa propulsora 50 na posição de carregamento 45 (melhor visto na Fig 6).
[061] O repositor pode depois remover seus dedos do componente de rebaixo de dedo 54 e usar ambas as mãos para inserir uma pilha horizontal de notas enquanto o conjunto de placa propulsora 50 é segura e firmemente retido na posição de carregamento.
[062] Para liberar o conjunto de placa propulsora, o repositor reinsere seus dedos no componente de rebaixo de dedo 54 e pressiona para baixo. Isto rebaixa a projeção de engate 72 e assim desengata a projeção de engate 72 do pino farpado 92. O conjunto de placa propulsora 50 é depois impulsionado para a extremidade de coleta 24, embora o repositor possa impedir, ou reduzir, exercendo força por meio de seus dedos em direção à extremidade de não coleta 20.
[063] Os blocos perfilados definidos pela prateleira de catraca 42 apenas estendem-se ao longo de uma zona de reabastecimento 94 de próxima da extremidade de coleta 24 a próxima da posição de carregamento 45. Estes blocos perfilados impedem o movimento do conjunto de placa propulsora 50 para a extremidade de alça 20 quando a lingueta 56 estiver na posição baixa. Porém, a prateleira de catraca 42 também define uma zona de expansão 96 que se estende da posição de carregamento 45 próxima da extremidade de alça 20. Esta zona de expansão 96 permite o conjunto de placa propulsora 50 mover-se para a extremidade de alça 20, até mesmo quando a lingueta 56 estiver na posição baixa. Isto é porque a zona de expansão 96 define um canal (não mostrado) através do qual a extremidade da lingueta 80 pode mover-se livremente.
[064] Como descrito acima, quando o cassete de dinheiro 10 não for inserido em um dispensador de dinheiro, o bloco de retenção 47 assegura que o detentor de posição de carregamento 44 fique preso na posição. Quando o cassete de dinheiro 10 é demasiadamente enchido com notas (isto é, muitas notas foram inseridas), o retentor de posição de carregamento travado 44 impede o conjunto de placa propulsora 50 de mover-se para a extremidade de alça 20, embora o conjunto de placa propulsora 50 esteja na zona de expansão 96. Quando o cassete de dinheiro 10 não estiver enchido em excesso com notas então o conjunto de placa propulsora 50 está na zona de reabastecimento 94, assim a extremidade da lingueta 80 e a prateleira de catraca 42 impedem o conjunto de placa propulsora 50 de mover-se para a extremidade de alça 20.
[065] Quando um cassete de dinheiro enchido em excesso 10 for inserido em um dispensador de dinheiro (não mostrado), os dentes 28 no dispensador empurram o bloco de retenção 47 para a extremidade de alça 20. Isto destrava o detentor de posição de carregamento 44 e o permite mover-se para a extremidade de alça 20. As notas no cassete de dinheiro 10 exercem uma força contra o conjunto de placa propulsora 50 porque muitas notas foram inseridas no cassete 10. Esta força empurra o conjunto de placa propulsora 50 e o detentor de posição de carregamento 44 para a extremidade de alça 20 para a posição estendida 48 (melhor visto na Fig 3). Isto pode ocorrer porque a extremidade da lingueta 80 move-se livremente através do canal da zona de expansão (não mostrada). Movimento do conjunto de placa propulsora 50 e do detentor de posição de carregamento 44 para a posição estendida 48 cria espaço extra (acima da zona de expansão 96) para as notas. Este espaço extra reduz o problema de enchimento excessivo.
[066] Referência também será agora feita à Fig 9 que é uma vista de perspectiva da tampa do cassete 12 em uma orientação de cabeça para baixo. A tampa do cassete 12 inclui uma projeção 100 em uma extremidade 102 da tampa 12 (a extremidade frontal) correspondendo à extremidade de alça 20 do cassete 10 e um par de abas 104 em uma extremidade 106 oposta da tampa 12 (a extremidade traseira), correspondendo à extremidade de coleta 24 do cassete 10.
[067] A tampa 12 define uma saliência elevada 110 que fica localizada em um lado inferior 112 da mesma, perto da extremidade frontal 102, e a uma localização que corresponde à posição de carregamento 45.
[068] Para acoplar a tampa 12 ao corpo de cassete 14, um repositor primeiro insere as abas 104 nas fendas correspondentes (não mostradas) na extremidade de coleta 24 no corpo de cassete 14, depois abaixa a extremidade frontal 102 sobre a extremidade de alça 20 do corpo de cassete 14 até que a tampa 12 esteja na posição fechada.
[069] Uma vez a tampa 12 está na posição fechada, a trava 16 pode ser acoplada à projeção da tampa de cassete 100 para prender a tampa 12 ao corpo de cassete 14.
[070] Se o repositor esquecer de desengatar o conjunto de placa propulso-ra 50 do detentor de posição de carregamento 44, então o fechamento da tampa 12 automaticamente o faz. Em tais circunstâncias, quando a tampa 12 for abaixada para a posição fechada, a saliência elevada 110 pressiona-se para baixo na área de almofada 71, assim abaixando a projeção de engate integral 72 e desengatando a projeção de engate integral 72 do pino farpado 92 projetando-se da porção vertical 49 do detentor de posição de carregamento 44. Isto libera o conjunto de placa propulsora 50, e o permite ser empurrado para a extremidade de coleta 24 pela mola espiral da placa propulsora (não mostrada).
[071] Deve ser agora apreciado que esta modalidade fornece um cassete de dinheiro melhorado que reduz o problema de itens de meios de enchimento excessivo no cassete, e que fornece um mecanismo melhorado para controlar o movimento do conjunto de placa propulsora para reduzir o risco de lesão a um repositor.
[072] Várias modificações podem ser feitas à modalidade descrita acima dentro do escopo da invenção, por exemplo, em outras modalidades os itens de meios podem ser selos, cupons, ingressos, ou outros.
[073] Em outras modalidades, um arranjo de catraca diferente pode ser usado. A porção de não-engate da prateleira de catraca 42 pode definir uma superfície plana ao invés de um canal. A prateleira de catraca 42 pode definir uma porção perfilada que se estende ao longo de seu comprimento inteiro, mas a prateleira de catraca 42 pode apenas estender da janela de coleta 22 para próximo (mas pouco) da posição de carregamento 45. Em outras palavras, a prateleira de catraca 42 pode ser mais curta que a distância entre a janela de coleta 22 e a posição de carregamento 45. Isto asseguraria que quando o conjunto de placa propulsora 50 ficasse localizado na posição de carregamento 45, a extremidade da lingueta 80 não se engataria com a prateleira de catraca 42, deixando o conjunto de placa propulsora 50 livre para mover-se para a extremidade de alça 20 (quando o detentor de posição de carregamento 44 for liberado sob inserção em um dispensador de meios) se muitos itens dos meios forem inseridos no cassete 10.
[074] Em outras modalidades, o atuador pode ter uma forma diferente daquela descrita.
[075] Os termos "compreendendo”, "incluindo”, "incorporando”, e "tendo” são aqui usados para citar uma lista aberta de um ou mais elementos ou etapas, não uma lista fechada. Quando tais termos forem usados, aqueles elementos ou etapas citados na lista não são exclusivos de outros elementos ou etapas que podem ser acrescentados à lista.
[076] A menos que do contrário indicado pelo contexto, os termos "um” e "uma” são aqui usados para denotar pelo menos um dos elementos, números inteiros, etapas, características, operações, ou componentes mencionados depois deles, mas não excluem elementos, números inteiros, etapas, características, operações, ou componentes adicionais.
[077] A presença de palavras e frases de ampliação tais como "um ou mais”, "pelo menos”, "mas não limitado a” ou outras frases similares em algumas circunstâncias não significam, e não devem ser interpretadas como significando, que o caso mais restrito é intencionado ou requerido em circunstâncias onde tais frases de ampliação não forem usadas.
Claims (15)
- Cassete de meios (10), compreendendo: uma janela de remoção de meios (22) em uma extremidade do cassete de meios (10);
uma extremidade de alça (20) em uma extremidade do cassete (10) oposta à janela de remoção de meios (22); e
um conjunto de placa propulsora (50) CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de placa propulsora (50) inclui:- (i) um componente de rebaixo de dedo (54),
- (ii) uma lingueta (56) orientada para baixo para uma posição baixa, e
- (iii) um atuador (58) acoplado tanto à lingueta (56) como ao componente de rebaixo de dedo (54) e incluindo um pivô (78), o atuador (58) sendo movível sob inserção de um dedo no componente de rebaixo de dedo (54) para elevar a lingueta (56) da posição baixa para uma posição alta.
- Cassete de meios, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o componente de rebaixo de dedo (54) é dimensionado para receber uma pluralidade de dedos humanos.
- Cassete de meios, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a lingueta (56) é montada de modo deslizável no conjunto de placa propulsora (50) para facilitar deslize vertical.
- Cassete de meios, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o conjunto de placa propulsora (50) adicionalmente compreende uma projeção de engate (72) definindo uma ou mais formações (73a,b) complementares a formações definidas por um detentor de posição de carregamento (44) localizado próximo da extremidade de alça (20) do cassete de meios (10).
- Cassete de meios, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a projeção de engate (72) é integral com o componente de rebaixo de dedo (54) e estende-se a partir do mesmo em direção à extremidade de alça (20) do cassete de meios (10).
- Cassete de meios, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a projeção de engate (72) alinha-se com, mas é verticalmente deslocada a partir de, o detentor de posição de carregamento (44) quando o componente de rebaixo de dedo (54) é rebaixado, e alinha-se e engata-se com o detentor de posição de carregamento (44) quando o componente de rebaixo de dedo (54) é liberado.
- Cassete de meios, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o componente de rebaixo de dedo (54) é montado de modo deslizável no conjunto de placa propulsora (50) e rebaixa uma extremidade do atuador (58) quando o componente de rebaixo de dedo (54) é empurrado para baixo.
- Cassete de meios, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, CARACTERIZADO pelo fato de que o cassete de meios (10) adicionalmente compreende:
um membro impulsionador acoplado ao conjunto de placa propulsora (50) e operável para orientar o conjunto de placa propulsora (50) em direção à janela de remoção de meios (22), e
uma prateleira de catraca (42) montada sob um assoalho (40) do cassete de meios (10) e incluindo uma porção não-perfilada próxima da extremidade de alça (20) para permitir o conjunto de placa propulsora mover-se em direção à extremidade de alça (20) quando a lingueta (56) estiver localizada sobre a porção não-perfilada. - Cassete de meios, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o atuador (58) compreende uma seção transversal chanfrada e inclui uma extremidade traseira (76) estendendo-se a um ângulo a partir da extremidade frontal (74), e define eixos de pivô (78) em bordas onde a extremidade frontal (76) e extremidade traseira (74) se encontram.
- Cassete de meios, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o cassete de meios (10) adicionalmente compreende um detentor de posição de carregamento (44) retido em uma posição de carregamento (45) por um bloco de retenção (47), em que o bloco de retenção (47) é deslocado automaticamente sob inserção do cassete de meios (10) em um dispensador de meios.
- Cassete de meios, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que o detentor de posição de carregamento (44) inclui uma ponta farpada (92) estendendo-se em direção ao conjunto de placa propulsora (50).
- Cassete de meios, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o cassete de meios (10) compreende um mecanismo de liberação de placa propulsora automático (71,110).
- Cassete de meios, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que o cassete de meios (10) compreende um corpo de cassete (14) e uma tampa removível (12), a tampa removível (12) definindo uma saliência elevada (110) em um lado inferior da mesma, e em uma localização correspondendo a uma posição de carregamento (45) quando a tampa (12) é acoplada ao corpo de cassete (14).
- Cassete de meios, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO pelo fato de que o componente de rebaixo de dedo (54) define uma área de almofada (71) em uma superfície superior da mesma e alinhando-se com a saliência elevada (110), de modo que fechamento da tampa removível (12) exerce pressão para baixo no componente de rebaixo de dedo (54) por meio da área de almofada (71) quando o conjunto de placa propulsora (50) estiver localizado na posição de carregamento (45), assim liberando o conjunto de placa propulsora (50) da posição de carregamento (45).
- Dispensador de meios, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:
uma unidade de coleta incluindo um par de dentes para engatar-se com um cassete de meios; e
um cassete de meios (10), conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores, montado na unidade de coleta.
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US13/194,255 US8668194B2 (en) | 2011-07-29 | 2011-07-29 | Media cassette |
US13/194,255 | 2011-07-29 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102012018259A2 BR102012018259A2 (pt) | 2013-07-30 |
BR102012018259B1 true BR102012018259B1 (pt) | 2021-04-06 |
Family
ID=46578825
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102012018259-9A BR102012018259B1 (pt) | 2011-07-29 | 2012-07-23 | cassete de meios e dispensador de meios |
Country Status (4)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8668194B2 (pt) |
EP (1) | EP2551830B1 (pt) |
CN (1) | CN102999970B (pt) |
BR (1) | BR102012018259B1 (pt) |
Families Citing this family (11)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US9865118B2 (en) * | 2012-07-31 | 2018-01-09 | Ncr Corporation | Cassette replenishment |
CN103810783A (zh) * | 2012-11-14 | 2014-05-21 | 山东新北洋信息技术股份有限公司 | 用于容纳薄片类介质的收纳箱 |
EP2814006B1 (de) | 2013-06-11 | 2017-08-30 | Wincor Nixdorf International GmbH | Geldkassette mit widerhakenförmigem Eingriffselement |
EP2919205B1 (en) * | 2014-03-10 | 2021-11-10 | Wincor Nixdorf International GmbH | Cash cassette comprising a press-on unit having an elastic snap-in element |
CN104103125B (zh) * | 2014-08-08 | 2017-03-22 | 广州广电运通金融电子股份有限公司 | 钞箱及其纸币尺寸调节装置 |
JP2019023769A (ja) * | 2015-11-30 | 2019-02-14 | 日立オムロンターミナルソリューションズ株式会社 | 紙葉類収納庫及び自動取引装置 |
JP6696299B2 (ja) * | 2016-05-19 | 2020-05-20 | 沖電気工業株式会社 | 保護具、媒体収納装置及び媒体処理装置 |
KR102621309B1 (ko) * | 2016-12-23 | 2024-01-05 | 효성티앤에스 주식회사 | 매체 저장 카세트 |
CN110288758B (zh) * | 2018-03-13 | 2021-05-25 | 山东新北洋信息技术股份有限公司 | 钞箱及现金循环处理设备 |
US11565011B2 (en) | 2020-09-18 | 2023-01-31 | Ncr Corporation | Sterilizing media cassette |
US11328563B1 (en) * | 2021-04-23 | 2022-05-10 | Ncr Corporaton | Apparatus, system, and method for bulk currency note deposits |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4978416A (en) * | 1988-10-28 | 1990-12-18 | B & H Manufacturing Company, Inc. | Stack fed labeling machine |
JP2568130B2 (ja) * | 1990-03-27 | 1996-12-25 | 富士通機電株式会社 | カセットつまり防止機構 |
US5335899A (en) * | 1992-10-01 | 1994-08-09 | Roll Systems, Inc. | Apparatus and method for automatically adjusting sheet feeding pressure |
TW436571B (en) * | 1999-06-23 | 2001-05-28 | Southco | Compression latch |
CA2360253C (en) * | 2000-11-01 | 2005-08-02 | Lg Electronics Inc. | Media cassette for automatic dispenser |
KR100627557B1 (ko) * | 2004-12-24 | 2006-09-21 | 노틸러스효성 주식회사 | 지폐류 출금기용 카세트 |
US7497436B2 (en) * | 2005-12-16 | 2009-03-03 | Ncr Corporation | Media cassette pusher plate locking mechanism |
US8196820B2 (en) * | 2008-01-25 | 2012-06-12 | Ncr Corporation | Self-service terminal |
US8262083B2 (en) | 2008-12-18 | 2012-09-11 | Ncr Corporation | Media cassette |
US8196920B2 (en) | 2008-12-18 | 2012-06-12 | Ncr Corporation | Media cassette |
-
2011
- 2011-07-29 US US13/194,255 patent/US8668194B2/en active Active
-
2012
- 2012-06-04 EP EP12170753.3A patent/EP2551830B1/en active Active
- 2012-07-23 BR BR102012018259-9A patent/BR102012018259B1/pt active IP Right Grant
- 2012-07-26 CN CN201210260614.4A patent/CN102999970B/zh active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CN102999970A (zh) | 2013-03-27 |
EP2551830B1 (en) | 2015-03-04 |
US8668194B2 (en) | 2014-03-11 |
EP2551830A1 (en) | 2013-01-30 |
US20130026178A1 (en) | 2013-01-31 |
BR102012018259A2 (pt) | 2013-07-30 |
CN102999970B (zh) | 2014-10-22 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR102012018259B1 (pt) | cassete de meios e dispensador de meios | |
US6050448A (en) | Card dispensing cassette | |
US4638746A (en) | Device for automatically opening and closing cash container | |
TWI248390B (en) | Utility knife | |
EP2458125B1 (en) | Cash box provided with self-locking mechanism | |
KR100721647B1 (ko) | 금융자동화기기의 2단락구조 | |
US4704061A (en) | Container and method for loading currency notes into a currency cassette | |
GB2386116A (en) | Product dispenser | |
BR112014001696B1 (pt) | dispositivo de processamento de folha de papel | |
KR100738895B1 (ko) | 인쇄 유닛 | |
BRPI0613874A2 (pt) | cassete para armazenar cédulas e similar | |
EP2963625A1 (en) | Medium processing apparatus | |
JP2017186130A (ja) | 機密書類廃棄用キャビネット | |
JPS6021556B2 (ja) | 交換機構付き写真ビユ−ア | |
EP2053572A2 (en) | Apparatus for receiving and storing banknotes | |
JP5831010B2 (ja) | ロック装置及び現金自動取引装置 | |
TW201217188A (en) | Card case | |
JP5574537B2 (ja) | 紙葉類取扱装置及び現金自動取引装置 | |
JP5355427B2 (ja) | 自動取引装置のシャッタ構造 | |
US6279719B1 (en) | Vending machine for dispensing single copies of periodicals and newspapers | |
ES2397753T3 (es) | Casete para efectos | |
JP6518533B2 (ja) | 金銭処理機 | |
JPH07146966A (ja) | 硬貨処理装置 | |
IE47566B1 (en) | Device for the selective exposure of individual sheets from a pile of sheets especially photo-viewing change device | |
WO2019218913A1 (zh) | 闸门机构、钞箱及自助设备 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE. |
|
B08G | Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/07/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |