BR102012008620A2 - Safety helmet - Google Patents

Safety helmet Download PDF

Info

Publication number
BR102012008620A2
BR102012008620A2 BR102012008620-4A BR102012008620A BR102012008620A2 BR 102012008620 A2 BR102012008620 A2 BR 102012008620A2 BR 102012008620 A BR102012008620 A BR 102012008620A BR 102012008620 A2 BR102012008620 A2 BR 102012008620A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
helmet
layer
air
helmet according
ventilation
Prior art date
Application number
BR102012008620-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Gafforio Luca
Salvetti Alberto
Original Assignee
Opticos S.R.L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Opticos S.R.L filed Critical Opticos S.R.L
Publication of BR102012008620A2 publication Critical patent/BR102012008620A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A42HEADWEAR
    • A42BHATS; HEAD COVERINGS
    • A42B3/00Helmets; Helmet covers ; Other protective head coverings
    • A42B3/04Parts, details or accessories of helmets
    • A42B3/28Ventilating arrangements
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A42HEADWEAR
    • A42BHATS; HEAD COVERINGS
    • A42B3/00Helmets; Helmet covers ; Other protective head coverings
    • A42B3/04Parts, details or accessories of helmets
    • A42B3/28Ventilating arrangements
    • A42B3/281Air ducting systems
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A42HEADWEAR
    • A42BHATS; HEAD COVERINGS
    • A42B3/00Helmets; Helmet covers ; Other protective head coverings
    • A42B3/04Parts, details or accessories of helmets
    • A42B3/28Ventilating arrangements
    • A42B3/281Air ducting systems
    • A42B3/283Air inlets or outlets, with or without closure shutters
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A42HEADWEAR
    • A42BHATS; HEAD COVERINGS
    • A42B3/00Helmets; Helmet covers ; Other protective head coverings
    • A42B3/04Parts, details or accessories of helmets
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A42HEADWEAR
    • A42BHATS; HEAD COVERINGS
    • A42B3/00Helmets; Helmet covers ; Other protective head coverings
    • A42B3/04Parts, details or accessories of helmets
    • A42B3/10Linings
    • A42B3/12Cushioning devices

Landscapes

  • Helmets And Other Head Coverings (AREA)

Abstract

capacete de segurança. é descrito um capacete de segurança compreendendo um casco externo e pelo menos uma camada de material de absorção de choques colocada no seu interior, pelo menos e uma entrada, obtida no casco, e passando pelo menos através da mesma para fluidicamente conectar o ambiente externo ao interior do capacete, e um ou mais condutos de ventilação fluidicamente conectados à entrada e providos com um ou mais orifícios de saída voltados para o interior do capacete. o capacete é caracterizado por compreender pelo menos uma camada de acolchoamento, pelo menos parcialmente permeável ao ar, e substancialmente incompressível, ou apenas parcialmente compressível, para a difusão do fluxo de ar, e, preferivelmente, a camada de difusão é arranjada pelo menos abaixo do orifício ou orifícios dos condutos de ventilação.

Description

"CAPACETE DE SEGURANÇA'" Descrição da invenção A presente invenção refere-se a um capacete de segurança com meios de ventilação capazes de permitir a passagem de ar no seu interior para aumentar o conforto do usuário.
Os capacetes de segurança, tais como aqueles utilizados nc setor da motocicleta e automóvel, são formados por um casco externo, do qual no interior é inserida uma camada de material de absorção de choques capaz de proteger a cabeça do usuário no caso de quedas e, em geral, no caso de impacto com superfícies, objetos, etc.
Abaixo da camada de material de absorção de choques, também chamada de camada protetora, há geralmente presente urr.a camada de "conforto", também chamado forro ou acolchoamento interno, que impede o contato direto da cabeça do usuário com a camada protetora, e, portanto, com o material de absorção de choques. O material com o qual a camada protetora é feita, geralmente material polimérico expandido (tal como EPS), juntamente com os materiais que constituem a camada de conforto do capacete, geralmente de espuma de borracha coberta com tecido ou tecido em camadas sobrepostas, não oferecem bons níveis de respirabilidade, causando, substancialmente, a retenção do caior e da umidade gerada dentro do capacete pelo usuário.
Consequentemente, o calor e a umidade presentes no interior do capacete não são perfeitamente dissipados e, —i >“* π tvi —I 4* i idj-\ v\ ii-h jr* m r· j-·. e-> /4λ t t/—u νΆ λ r-·. ,<-· λ v\ ,<-■,νΉΚΛ *-■. i » j—~ ι > Ά v ■! s~·.
u x,.· -j i i n j W-WMV f N VO ΙΙΛ1-· K.J ’-.4 V_ V V- A- <Lrl VX f \j “w V' k 1 _1_ V/ _1_ W V4V^ UOUU J. X V diminui consideravelmente, com a percepção desconfortável do aumento da temperatura e umidade dentro do capacete. Por estas razões, os capacetes atualmente utilizados no setór da motocicleta têm sido providos com aberturas para auxiliar a passagem de ar externo em direção ao interior do capacete, e assim, melhorar a dissipação do calor e da umidade que são gerados em seu interior.
Geralmente, estas aberturas são obtidas no casco externo em uma posição frontal, por exemplo, na área acima da viseira, ou lateralmente à mesma, e, de acordo com uma solução conhecida da técnica, através de um correspondente orifício estendido para o interior do casco, e se necessário, para o interior da camada de material de absorção de choques, para permitir o ar afluente alcançar, através da camada de conforto acima mencionada, a cabeça do usuário. Por exemplo, a GB-A-14568Ξ4, do requerente Everitt W. Vero e Co. Ltd. descreve um capacete semelhante, provido com aberturas lateralmente posicionadas para a abertura da viseira do capacete.
Estas aberturas e orifícios correspondentes são capazes de melhorar a diminuição da temperatura apenas de uma maneira limitada.
Na verdade, por um lado é evidente que por meio destes orifícios que passam no interior ao casco e, se necessário, através da camada de material de proteção, o ar vindo do exterior só é capaz de alcançar partes limitadas da cabeça do usuário, isto é aquelas posicionada nestes orifícios. Por outro lado, a difusão do ar na direção da cabeça do usuário é limitada pela camada de conforto dentro do capacete.
Obviamente, o r.úmero de aberturas que pode ser obtido no casco deve ser limitado para evitar o enfraquecimento estrutural do capacete de segurança e, portanto, de acordo com uma outra solução da técnica anterior, existe apenas uma abertura para a entrada de ar, que está conectada aos canais obtidos diietaiuente na camada de material de absorção de choques e, portanto, o ar que entra através da entrada frontal pode ser difundido pelos canais acima citados, de tal modo a alcançar diferentes áreas de cabeça do usuário. Por exemplo, a ΚΡΆΌ571065 da requente Shoei descreve uma solução deste tipo.
Apesar da presença dos canais acima citados, providos com aberturas apropriadas para o escoamento do ar dentro do capacete de segurança, a eficácia da distribuição do ar não é alta, na verdade, existe o risco dos canais serem obstruídos pela camada de conforto, aderindo à camada de material de absorção de choques, após o contato com a cabeça do usuário.
Para melhorar ainda a ventilação dentro do capacete, os condutos de distribuição de ar têm sido produzidos no mesmo; estes condutos, conectados a uma entrada em conexão com o ambiente externo, estendendo-se na camada de absorção de choque, ou por debaixo esta, e são providos com uma pluralidade de orifícios arranjada de tal modo a alcançar diferentes áreas da cabeça do usuário.
Um sistema de ventilação deste tipo é adotado no interior do capacete descrito na US 4.519.099 da requerente Honda, na qual um conduto feito de material elástico é arranjado entre a camada de material de absorção de choques e a camada de conforto, que é destinada a entrar em contato com cabeça do usuário. 0 conduto de ventilação está conectado ao ambiente externo através de uma entrada frontal e uma ventilação posterior. Ao longo do conduto existem alguns orifícios voltados para o interior do capacete, posicionados de tal maneira a ser alinhados com os correspondentes orifícios obtidos na camada de conforto.
Esta solução tem algumas desvantagens.
Na verdade, os orifícios de saída dos condutos devem ser perfeitamente alinhados com os correspondentes orifícios posicionados sobre a camada de conforto, para evitar a obstrução do fluxo de ar.
Em segundo lugar, quando o usuário está usando o capacete, a presença da cabeça do usuário causa a compressão da camada de conforto, e em particular, do correspondente tecido e/ou de espuma de borracha, na proximidade dos orifícios providos no conduto, impedindo assim a correta distribuição do fluxo de ar que sai a partir deles, que assim, permanece confinado a uma área relativamente limitada, no orifício, sem fornecer a ventilação desejada dentro do capacete e dissipação do calor gerado.
Na verdade, o ar é impedido de sair dos orifícios pela presença da camada de conforto, e pela cabeça do usuário que causa a compressão da mesma na proximidade destes orifícios, de modo que o ar não pode ser eficazmente distribuído para alcançar uma área extensa da cabeça do usuário. 0 objetivo da presente invenção é proporcionar um capacete com uma melhor ventilação interna, onde o ar possa chegar a uma área particularmente extensa da cabeça do usuário.
Em particular, o objetivo da presente invenção é permitir uma maior difusão e distribuição do ar que sai dos orifícios dos condutos de ventilação de modo a aumentar o conforto na utilização do capacete, aumentando a dissipação do calor gerado no interior.
Estes e outros objetivos são alcançados pelo capacete de segurança de acordo com a reivindicação independente 1, outras características detalhadas serão apresentadas nas reivindicações dependentes. 0 capacete de segurança de acordo com a presente invenção compreende um casco externo e pelo menos uma camada de material de absorção de choques colocada no interior do casco, pelo menos uma entrada obtida no casco e passando pelo menos através dele para fluidicamente conectar o ambiente externo com o interno do capacete, e um ou mais condutos de ventilação fluidicamente conectados à entrada e providos com um ou mais orifícios de saída voltados ao interior do capacete. 0 capacete é caracterizado pelo fato de compreender pelo menos uma camada de acolchoamento, pelo menos parcialmente permeável ao ar, e substancialmente incompressível, ou apenas parcialmente compressível, para a difusão do fluxo de ar e, preferivelmente, a camada de difusão é arranjada pelo menos abaixo do orifício ou orifícios dos condutos de ventilação. A camada de difusão permite a difusão do ar, que sai dos orifícios de saída dos condutos de ventilação, ser aumentada, melhorando assim a ventilação dentro do capacete, consequentemente, aumentando a dissipação de calor no interior, sem ser comprimido pelo usuário quando o capacete é usado.
Esta camada de difusão do fluxo de ar é preferivelmente feita de um tecido tridimensional, e em geral, por um tecido substancialmente incompressível, que simultaneamente permite a passagem de ar através dele.
De forma vantajosa, a presença deste material permite a difusão uniforme do ar que sai dos orifícios providos nos condutos de ventilação e, portanto, garantindo uma distribuição do ar em uma área de maior extensão em relação aos sistemas de ventilação montados nos capacetes atualmente disponíveis no mercado.
De acordo com diferentes concretizações possíveis, a camada de difusão acima citada é localizada na proximidade de pelo menos um dos orifícios de saída, ou estende-se por uma área maior e, preferivelmente, a camada para a difusão do fluxo de ar estende-se substancialmente abaixo de toda a superfície interna da camada de material de absorção de choque.
Deve ser observado que, de acordo com concretizações possíveis, o conduto de ventilação ou condutos do capacete podem ser obtido(s) separadamente em relação às outras partes do capacete, geralmente em forma tubular, ou podem ser obtidos, pelo menos parcialmente, diretamente na camada de material de absorção de choque, por exemplo, através de canais obtidos nesta camada do capacete, os quais são fechados na parte inferior por uma superfície de forma adequada e provida com pelo menos um orifício de saída.
De acordo com uma possível concretização, o capacete de acordo com a presente invenção é provido com dois ou mais condutos de ventilação, cada um dos quais compreendendo pelo menos uma porção tubular, formada separadamente em relação às outras partes do capacete e, subsequentemente, inserida em seu interior, e mutuamente presa de tal maneira a formar uma peça única, na forma de um pequeno casco, o qual é particularmente simples de instalar e remover do capacete.
Além disso, a camada de material de absorção de choques é convenientemente moldada para acomodar em seu interior, pelo menos parcialmente, um conduto de ventilação ou condutos providos no capacete, através de uma depressão rebaixada ("recessed impressions") dentro da qual os condutos podem ser pelo menos parcialmente acomodados, de tal maneira a não projetar-se dentro do capacete abaixo da camada de material de absorção de choques.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, o capacete também inclui uma camada de conforto, geralmente chamada revestimento, a qual é arranjada abaixo do conduto de ventilação ou condutos. A camada de conforto também pode ter pelo menos uma ranhura em um ou mais orifícios dos condutos de ventilação para auxiliar a passagem do ar que sai a partir destes orifícios no interior do capacete. Preferivelmente, a camada para a difusão do fluxo de ar é arranjada pelo menos correspondente com a ranhura ou ranhuras com a(s) qual(is) a camada de conforto é provida.
Desta forma, quando a camada de conforto é instalada no capacete, as ranhuras são arranjadas em cada orifício de saída dos condutos de ventilação, a fim de auxiliar a passagem do ar que sai a partir deles dentro do capacete. Agora será descrita, puramente a título de exemplo não limitativo, algumas concretizações preferidas da presente invenção, com referência às figuras anexas, onde: A figura 1 é uma vista em corte longitudinal do capacete de segurança de acordo com a presente invenção, de acordo com um plano passando através de um conduto de ventilação; A figura 2 é uma vista em corte transversal do capacete de segurança de acordo com a presente invenção; A figura 3 é uma vista em perspectiva de dois condutos de ventilação presos mutuamente para formar uma peça única que pode ser instalada em um capacete de segurança de acordo com a presente invenção; A figura 4 é uma vista inferior do capacete de acordo com a presente invenção provido com o casco externo e com a camada de material de absorção de choques; A figura 5 é uma vista inferior do capacete de acordo com a figura 4 na qual dois condutos de ventilação presos mutuamente formam uma peça única sendo instalada; A figura 6 é uma vista em perspectiva dos dois condutos de ventilação de acordo com a figura 3, abaixo dos quais uma camada de material para a difusão do fluxo de ar foi instalada.
Como pode ser observado nas figuras anexas, o capacete de segurança 1 de acordo com a presente invenção, por exemplo, adequado para utilização em motocicleta, compreende um casco externo 2, do qual no interior é arranjada uma camada 3 de material de absorção de choque, também conhecida como camada protetora, que permite que a cabeça do usuário seja protegida em caso de impacto com superfícies ou objetos estranhos. 0 casco externo 2, por exemplo, feito de policarbonato é construído como conhecido, de tal maneira a ter uma porção para proteger a cabeça do usuário e pelo menos uma porção projetada para ser acoplada com pelo menos uma correspondente viseira. A camada protetora 3 é feita com materiais conhecidos da técnica, que são capazes para assegurar de forma eficaz, a absorção de choque em caso de necessidade, por exemplo, materiais expandidos, tais como poliestireno expandido (EPS).
Deve ser observado que, na concretização particular da invenção ilustrada nas vistas em corte do capacete 1 das figuras 2 e 3, a camada 3 de material de absorção de choque, tem um inserto superior 3.1 que, de acordo com as diferentes formas da concretização, pode ser excluído ou pode ser integrado na camada 3 de material de absorção de choque. Por esta razão, de acordo cora esse documento, a referência será feita exclusivamente para a camada 3 do material de absorção de choque, -i.ndependentemer.te do fato do inserto superior 3.1 estar presente.
Deve também ser observado que nas figuras anexas, o casco 2 é apenas parcialmente ilustrado e elementos conhecidos estruturais do mesmo, que são usualmente montados em capacetes, por exemplo, para utilização da motocicleta, tais como a viseira, protetor de queixo, correia para o queixo, etc. são emitidos. A presença destes elementos do capacete está ligada às diferentes e possíveis escolhas de produção, e, em qualquer caso, eles não se situam dentro do escopo da presente invenção e, portanto, não são aqui descritos. 0 capacete 1 de acordo com a presente invenção também compreende pelo menos uma entrada 4 para um fluxo de ar, que é obtido no casco 2 e, passando através da mesma Ifigura 1} , permite que o ambiente externo seja fluidicamente conectado ao interior do capacete 1, a fim de interceptar e conduzir para o incerior do capacete 1 um fluxo de ar vindo do exterior.
Conforme ilustrado em detalhe na vista em corte longitudinal da figura 1, o capacete 1 aqui ilustrado tem pelo menos uma entrada 4, obtida na forma de um orifício passando através do casco 2 e através da camada 3 de material de absorção de choque.
Nc entanto, deve ser observado que de acordo com uma concretização alternativa da presente invenção, a pelo menos uma entrada 4 pode ser obtida como um orifício passando apenas através do casco 2 do capacete 1, per exemplo, no caso era que a entrada 4 é arranjada em uma porção do casco 2 sem uma porção subjacente de uma camada 3 de material de absorção de choque.
Geralmente, esta entrada 4 é arranjada na parte frontal do casco, acima da região de engate da viseira, mas também podería ser posicionada na parte superior ou lateral do casco, desde que esta entrada 4 seja construída e disposta frontalmente, isto é, capaz de permitir que o ar externo flua em direção ao interior do capacete 1, durante o movimento de avanço do usuário sobre o veículo sendo conduzido. 0 capacete 1 de acordo com a presente invenção é também provido com pelo menos um conduto de ventilação 5, fluidicamente conectado à pelo menos um entrada 4, e estendendo-se dentro do capacete 1, pelo menos parcialmente abaixo da camada 3 acima mencionada de material de absorção de choque, para transportar o fluxo de ar que entra através desta entrada para um ou mais orifícios de saída 5, que estão arranjados na superfície inferior, isto é, ainda em direção ao interior em relação ao casco 2, do conduto 5.
Estes orifícios de saída 6 estão voltados para o interior do capacete, isto é, são direcionados de tal maneira a permitir a passagem de ar a partir do conduto 5 para o interior do capacete, e, em particular, para a cabeça do usuário.
Cada conduto de ventilação 5 é em particular, provido com uma seção de entrada 5.2, que é conectada à entrada 4 obtido no casco 2 do capacete 1, e passante através da mesma, e com uma pluralidade de orifícios de saída 6 arranjados ao longo de cada conduto na posição inferior, isto é, em direção ao interior do capacete 1.
De acordo com uma concretização alternativa da presente invenção, aqui não ilustrada, cada seção de entrada 5.2 de cada conduto 5, pode ser conectada a uma entrada 4, em separado, obtida no casco 2 do capacete.
No caso aqui ilustrado, no qual cada capacete 1 tem pelo menos dois condutos de ventilação 5, a seção de entrada 5.2 destes últimos, podem ser fluidicamente conectada à entrada ou entradas 4. A extensão e forma dos condutos 5, e o formato e disposição dos correspondentes orifícios de saída 6, permite o fluxo de ar alcançar diferentes áreas da cabeça do usuário, e, preferivelmente, se estender na parte superior da cabeça e, em alguns casos, atingir a parte posterior deste capacete 1.
Além disso, é evidente que o comprimento dos condutos de ventilação 5, seus tamanhos transversais e o número de orifícios de saída 6 neles presentes, podem ser modificados durante a fase de projeto, juntamente com outras características, para variar o desempenho do fluido dinâmico ao transportar o fluxo de ar em seu interior.
Partícuiarmente, o diâmetro dos orifícios de saída 6 faz também com que seja possível ajustar e alterar o fluxo de ar que sai nas diferentes áreas internas do capacete. Neste aspecto, preferivelmente, p diâmetro dos orifícios 6 é diferenciado ao longo da extensão longitudinal do conduto de ventilação 5- Os orifícios 6 posicionados ao longo do conduto 5 mais próximos da entrada 4 a partir do qual o ar entra, tem um diâmetro mer.or em relação àqueles posicionados em sequência ao longo do conduto 5 a uma maior distância em relação à entrada 4, de modo que o fluxo que sai a partir de cada um deles é substancialnente constante.
Na concretização particular da presente invenção aqui ilustrada, o capacete 1 compreende dois condutos de ventilação 5 tendo uma pluralidade de orifícios de escoamento 6, obtidos ao longo da superfície inferior de cada um destes condutos 5, isto é, ao longo daquela ctmcrf í n-ι Λ #-í r\ Λ trn 1 A , y-i -a /-v O W V» £-> ->w ^ ·*“ -L-'·-'-*-''-' V-A-wT W J. 1 >_Λ !_'_■- -1 VUI LUUU UW C U O C áU * Geralmente, estes condutos 5 pode compreender pelo menos uma porção tubular e pode ser obtidos, preferivelmente, em material deformãvel, separadamente dos outros elementos do capacete, por exemplo, em uma peça única, ou por acoplamento de duas ou mais peças, de acordo com diferentes métodos conhecidos de construção.
De acordo com um aspecto da presente invenção, os condutos de ventilação 5 providos no capacete 1 são constituídos por tubos separados, preferivelmente, feitos de material elástico, ou em qualquer caso flexível (por exemplo, um material de polímero, tal como PVC, látex, silicone e semelhantes) , de tal maneira que eles sejam deformáveis e não rígidos no caso de impacto.
De acordo com uma possível concretização alternativa da presente invenção, aqui não ilustrada, pelo menos parte dos condutos de ventilação 5 pode ser diretamente obtida dentro da camada 3 de material de absorção de choque, por exemplo, por meio de canais escavados ("excavated") dentro desta camada 3, que são fechados na parte inferior (isto é, em direção ao interior do capacete 1) por meio de uma superfície, ou outra peça complementar equivalente, sobre a qual um ou mais orifícios de saída 6 são arranjados.
No caso em que os condutos 5 são obtidos separadamente em relação aos outros elementos estruturais do capacete 1, a camada 3 do material de absorção de choque pode ser convenientemente, formada para acomodar em seu interior, pelo menos parcialmente, a porção tubular dos condutos de ventilação 5.
Neste caso, a camada 3 do material de absorção de choque é provida com as depressões rebaixadas 7, dentro das quais os condutos 5 pode ser acomodados pelo menos parcialmente, de tal maneira que eles não se projetam de uma forma incômoda dentro do capacete 1, abaixo da camada de material de proteção 3.
Conforme ilustrado em particular na figura 4, que mostra as depressões rebaixadas 7 para acomodar os condutos de ventilação 5, estas depressões 7 podem ser formadas de uma maneira geometricamente correspondente à forma dos condutos de ventilação 5 a serem acomodados no seu interior.
Na verdade, os condutos 5 são, preferivelmente, obtidos de acordo com uma forma pré-determinada, e são susceptíveis a manter esta forma, quando eles são instalados dentro do capacete 1, e em particular, nas depressões 7 providas na camada protetora 3.
NaturaImente, de acordo com uma concretização adicional do presente invento, aqui não ilustrada, os condutos de ventilação 5 podem ser obtidos, do tal forma, a serem capazes de alterar suas formas e, assim, se adaptarem à forma das depressões 7 presentes na camada protetora 3.
No capacete 1 aqui descrito, os condutos de ventilação 5 instalados dentro das correspondentes depressões 7 não se projetam a partir da superfície inferior 3.2 da camada protetora 3, e em particular, a superfície dos condutos nos quais os orifícios de saída 6 sâo obtidos, é preferivelmente, em uma altura igual ou menor que a da superfície inferior 3,2 da camada protetora 3, de tal maneira que eles não se projetem a partir deste ponto.
De acordo com a concretização particular da presente invenção aqui ilustrada, os condutos de ventilação 5, cada um dos quais compreendendo pelo menos uma porção tubular, podem ser mutuamente presos por um ou mais elementos de união 5.1, por exemplo, semelhante a uma placa, que permite que uma peça única seja formada entre estes condutos 5, deste modo, facilitando as operações de instalação e remoção dos condutos de dentro do capacete 1.
Portanto, as porções tubulares de dois ou mais condutos 5, ou os próprios condutos 5, no caso em que eles são constituídos por tubos obtidos como partes separadas, podem ser mutuamente presas para formar uma peça única. A vista em perspectiva da figura 3 ilustra deis condutos de t r jT\ rt f Λ 1 '■H Λ í Λ C. Λ /> V\ Λ Λ +“ Λ ~, Λί H 1 Í 1 η η V- Λ Λ Λ Λ Γ"ν I·-- 4*- -ι ι ‘ ^ Λ ‘τ'-· r*-. ϊ* VV-J.UJ.XUÇ,U^ -J LU J. ± ±UJ L J. / Ό CU J Ο I-L L- U -L JJVJl tubos feitos de material flexível, que sâo mutuamente presos por dois elementos de ur.iâo 5.1, para formar uma peça úr.ica, semelhante a um pequeno casco.
Conforme pode ser visto na figura 3, os dois condutos de ventilação 5 do capacete 1 aqui descrito, sâo moldados de tal maneira a terem uma forma tubular substancialmente alongada para alcançar a parte posterior do casco 2, e estão afastados na direção do fluxo de ar, enquanto os dois respectivos elementos de união 5.1 são constituídos por elementos planos, arranjados substancialmente, de forma transversal, em relação à extensão longitudinal dos condutos 5 e, na concretização aqui ilustrada, eles não permitem a passagem de ar no seu interior.
No entanto, de acordo com concretizações alternativas dos elementos de união 5.1, entre dois ou mais condutos de ventilação 5, podem também ser construídos para a passagem, do fluxo de ar em seu interior, e podem ser por sua vez providos com orifícios de saída 6.
Deve ser observado que uma guia 5.3 é provida no perímetro dos condutos de ventilação 5 para facilitar o acoplamento com a camada 3 de material de absorção de choque.
As figuras 4 e 5 são vistas inferiores do capacete 1, isto é, visto a partir da abertura através da qual o usuário coloca o capacete passando-o sobre a cabeça, as quais ilustram o casco 2 e a camada 3 de material de absorção de choque sem e com os condutos de ventilação instalados em seu interior. A figura 5 ilustra uma vista inferior do capacete 1 no qual os condutos de ventilação 5, cada um compreendendo pelo menos uma porção tubular, mutuamente presa para formar uma peça única, são acomodados no interior das correspondentes depressões 7 obtidas na camada 3 de material de absorção de choque.
Vantajosamente, o capacete 1 de acordo com a presente invenção, também compreende uma camada de acolchoamento 1 Π míCi Ί rr,£^v~\r\c m ci rc -í -¾ I τηΛη+-π γηπ ν-τ>η*-ι ήττ^Ί —. -ι ν- λ -1- w ,Γ ilibai w xmun i_ >_ V- j- JUV U-i v ^ i WV '-■* i. / v«- substancialmente incompressivel, ou apenas parcialmente compressível, para a difusão do fluxo de ar que sai do orifício de saída ou orifícios 6 providos no conduto de ventilação 5- Esta camada de difusão 10 é arranjada pelo menos abaixo dos orifícios de saída 6 do conduto de ventilação 5, e tem a finalidade de aumentar a difusão do ar que sai dos orifícios e melhorar a ventilação dentro do capacete, aumentando assim a dissipação de calor e umidade no seu interior.
Esta camada de acolchoamento 10 para a difusão do fluxo de ar que sai dos orifícios 6 é, preferivelmente, feita de um tecido tridimensional (ou tecido 3D).
Como é conhecido na técnica, o tecido tridimensional é um tipo particular de tecido na qual as fibras têxteis, que podem ser diferenciadas nos três eixos, são arranjadas e tecida no espaço de acordo com três eixos geométricos orrogcnais, de tal maneira que o tecido assim produzido tenha as características elevadas de incompressibilidade substancial e permeabilidade aos fluidos, a fim de permitir a passagem de ar através dele, mesmo quando este está parcialmente comprimido.
Deve ser observado que, aqui e posteriormente, os termos "incompressibilidade substancial" ou "compressibilidade parcial" são genericamente destinados conforme aquela propriedade do tecido, ou da camada de acolchoamento 10, para não ser comprimida até perder a sua caracterí st ica de permeabilidade aos fluidos, isto é, aquela propriedade que permite que o tecido, ou a camada de acolchoamento 10, tenha entre as suas fibras, ou entre os seus componentes, pelo menos, um, espaço livre através do qual um fluido possa passar, mesmo quando este tecido, ou camada de acolchoamento 10, está comprimida.
Conforme indicado, a presença deste material permite a difusão uniforme do ar que sai dos orifícios de saída 6 providos nos condutos de ventilação 5 e, portanto, garantindo a distribuição do ar em uma área de maior 0 ytl 0ΙΠ S ΞΟ 0ΓΠ Γ θ13 Ç30 305? SÍStôIVl3S CÍ0 vsntílâção rnont em capacetes atualmente disponíveis no mercado.
Além disso, a incompressibilidade substancial da superfície da camada de difusão 10, e em particular do tecido tridimensional da qual é constituída, .impede o contato direto da cabeça do usuário com os orifícios de salda íi dos condutos de ventilação 5, impedindo assim que a cabeça venha obstruir o fluxo de ar.
De acordo com uma possível concretização da presente invenção, a camada de difusão 10 está localizada apenas na proximidade de um ou mais orifícios de saida 6 providos no duto de ventilação 5.
Alternativamente, a camada 10 para a difusão do fluxo de ar estende-se por uma maior superfície e, preferivelmente, estende-se substancialmente abaixo de toda a superfície interna da camada de material de absorção de choques.
No caso aqui ilustrado, no qual o capacete 1 compreende dois condutos de ventilação 5 mutuamente unidos pelos citados elementos de união 5.1, a camada 10 para a difusão do fluxo de ar pode ser internamente arranjada nestes condutos 5 e aos correspondentes elementos de união 5.1.
Como pode ser observado na figura 6, a qual ilustra uma vista em perspectiva de dois condutos de ventilação em forma tubular 5, mutuamente presos para formar uma peça única (de acordo com a concretização da figura 3} , a camada de difusão 10 é arranjada abaixo desta peça única formada pelos condutos 5 e pelos elementos de união 5.1, e é, preferivelmente, fixada (por exemplo, por colagem ou costura) nesta peça única.
Desta forma, o conjunto constituído pelos condutos de ventilação tubulares 5, pelos elementos de união 5.1 e pela camada acolchoada incompressivel e permeável 10 para a difusão do fluxo de ar, é obtido separadamente dos outros componentes do capacete 1, e é então facilmente montado- no interior do casco 2, abaixo da camada de absorção de choque 3, neste caso provido com as depressões 7 acima citadas para, parei a Imente, acomodar os condutos tubulares 5, por exemplo, por simples colagem ou justaposição de peças.
Embora a figura & ilustre uma camada 10 para a difusão do fluxo de ar que se estende para, de forma plena, cobrir a área definida pelos condutos 5 e pelos elementos de união 5.1, concretizações alternativas da presente invenção podem compreender uma pluralidade de regiões, também separadas uma da outra, nesta camada 10 para a difusão do fluxo de ar, na qual cada uma destas regiões pode ser presa a um conduto de ventilação 5 e, consequentemente abaixo, de um correspondente orificio de saida 6.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, o capacete 1 compreende, como é conhecido, uma camada de conforto, também chamada revestimento, cujo objetivo é para contatar a cabeça do usuário, melhorando o conforto quando o capacete é usado. A camada de conforto, que não é ilustrada nas figuras anexas, e que é constituída por tecido ou por espuma de borracha coberta com tecido, é arranjada, no capacete 1 aqui ilustrado, abaixo dos condutos de ventilação 5, de tal maneira que a camada 10 para a difusão do fluxo possa ser arranjada entre os condutos de ventilação 5 e esta camada de conforto, acima de tudo quando esta última é constituída por tecido simples de espessura adequada, mas sem espuma de borracha.
Na verdade, no caso em que a camada de conforto é constituída por tecido simples, embora fazendo o capacete 1 mais confortável para o uso, ela não podem impedir completamente a distribuição do fluxo de ar no interior deste capacete 1.
Esta camada de conforto, de acordo com uma concretização alternativa da presente invenção, pode em vez disso ter uma ou mais ranhuras (isto é, aberturas passantes de área adequada obtidas no interior desta camada de conforto) arranjadas em um ou mais orifícios 6 dos condutos de ventilação 5, a fim de auxiliar a passagem do ar que sai a partir destes orifícios 6 dentro do capacete 1.
Neste caso, a camada 10 para a difusão do fluxo de ar é, preferivelmente, arranjada apenas nestas ranhuras da camada de conforto, de modo que esta última substancialmente apenas circunda os orifícios 6 para a difusão do fluxo de ar cobertos pela camada 10, preferivelmente, feita de tecido tridimensional.
Como será evidente para os técnicos no assunto, esta solução torna possível obter uma distribuição mais eficiente do fluxo de ar dentro do capacete 1, conforme o fluxo de ar que sai dos orificios 6 não é, substancialmente, obstruído por qualquer obstáculo impermeável, e faz o capacete 1 extremamente confortável ao usar, como a camada de conforto (que neste caso pode também compreender borracha de espuma coberta com tecido) estende-se para a maioria da superfície interna do capacete 1.
Deve ser observado que utilizando a solução com uma pluralidade de ranhuras dispostas na correspondente pluralidade de orifícios de saída 6, e no interior que a acima referida camada 10 para a difusão do fluxo de ar é colocada, qualquer desconforto devido à relativa rigidez do tecido tridimensional, preferivelmente, utilizado para obter esta camada, é significativamente atenuado pelas propriedades de conforto da camada de conforto em torno desta camada 10.
Preferivelmente, cada ranhura obtida na camada de conforto tem o tamanho igual a, ou mesmo maior, preferivelmente, do que o diâmetro do correspondente orifício de saída, de modo que a possível compressão da camada de conforto ocorra quando o usuário está usando o capacete não causando obstrução, ainda que apenas parcial, do fluxo que sai dos orifícios de saída 6 dos condutos 5.
De acordo com algumas possíveis concretizações, a camada de conforto, independentemente do fato dela ser provida com as ranhuras acima citadas, estendendo-se substancialmente por toda a superfície interna da camada 3 do material de absorção de choque, e normalmente obtida em uma peça única, embora seja possível ela ser obtida em várias partes.
Neste aspecto, deve ser entendido que os condutos de ventilação 5 podem atuar como um suporte para a camada de conforto, ou para algumas de suas partes.
Em particular, na concretização ilustrada na figura 3, na qual dois ou mais condutos 5 estão mutuamente presos pelos eleir.er.tos de união 5.1, a peça única assim formada pode ser utilizada para suportar, pela fixação da mesma, além das acima citadas camadas de acolchoamento substancialmente incompressíveis e permeáveis, a camada de conforto, ou uma parte dela.
Além disso, o capacete de acordo com a presente invenção pode ser provido com uma ou mais entradas adicionais {não ilustradas nas figuras anexas), cujo objetivo é conectar fluidicamente o ambiente externo com o interior do capacete, que são normalmente utilizados com sistemas de ventilação convencionais, por exemplo, eles podem ser conectados a canais para transportar o fluxo de ar obtido diretamente na camada de material de absorção de choque. Além disso, o capacete pode também ser provido com uma ou mais aberturas 4.1 para extrair o ar, que são obtidas no casco 2, na posição posterior, e passar pelo menos através da mesma, para conectar fluidicamente o interior do capacete com o ambiente externo.
Estas aberturas opcionais 4.1 para a extração do ar podem ser fluidicamente conectadas a sistemas de ventilação convencionais, tais como os canais para transportar o fluxo de ar obtido diretamente na camada 3 de material de absorção de choques, ou aiternativamente, elas podem seu conectadas aos condutos de ventilação 5, na porção extrema da mesma, para também aumentar a eficiência da ventilação dentro do capacete 1.
Aiternativamente, a camada 10 para a difusão do fluxo de w- 1 -.1 ■! jjJ ■ 4- —i i * j- i .·■ T-*-. Λ τ'-. -Ni—-*. r*·. w-n-i 1 i T- C_A J_ ÍVLJ.TZU OC, i- UU!_L. VjI C3 i— Ui LL l_ Ü.J. L'.ti 1 H JU J ,, Ldld LrLaLlU ^ CJ.-L CS. pCJ-ilLr I-11 a sua extensão até a borda inferior da parte posterior do casco 2 do capacete, de tal modo para também fornecer uma conexão fluida entre o interior do capacete e o ambiente externo, aumentando assim a eficiência da ventilação.
Além disso, deve ser entendido que a entrada 4 e o orificio 4.1 para a extração do ar obtido no casco 2 do capacete, passando pelo menos através do mesmo para fluidicamente conectar o ambiente externo com o interior do capacete, pode ser provido, de acordo com a técnica anterior, com meios para ajustar o fluxo de ar (aqui não ilustrados) capazes de alterar, de acordo com a necessidade, o fluxo de ar que entra ou sai, alterando a amplitude da entrada 4 e ventilação 4.1, por exemplo, utilizando defletores rotativos.
RE J V J N D1ÇAÇÔfci S

Claims (13)

1. Capacete de segurança, do tipo que compreende pelo menos um casco externo (2) e pelo menos uma camada (3) de material de absorção de choque colocado no interior do referido casco, pelo menos uma entrada (1) obtida no referido casco (2) e passando pelo menos através do mesmo, bem como pelo menos um conduto de ventilação (5) provido com um ou mais orificios de saída (6) voltados para o interior do capacete, pelo menos o referido conduto (5) sendo fluidicamente conectado a pelo menos uma referida entrada (4) para transportar o ar a partir da pelo menos uma citada entrada (4) para um ou mais citados orifícios (6), caracterizado pelo fato de compreender pelo menos uma camada almofadaca (10), pelo menos parcialmente permeável ao ar, e substancialmente incompresslvel, ou apenas parcialmente compressivel, para a difusão do fluxo de ar, pelo menos uma citada camada (10) para a difusão do fluxo de ar sendo arranjada pelo menos abaixo de um ou mais citados orifícios (6).
2. Capacete, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a referida camada dc difusão (10) ser feita de um tecido tridimensional.
3. Capacete, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracter!zado pelo fato de a referida camada (10) para a difusão do fluxo de ar estender-se substancialmente abaixo de toda superfície interna da referida camada (3) de material de absorção de choque.
4. Capacete, de acordo cora qualquer urna uas reivindicações de 1 a 3, compreendendo uma camada de conforto colocada abaixo de pelo menos um citado conduto de ventilação (5), e destinado a entrar em contato com a cabeça do usuário, caracterizado pelo fato de a referida camada (10) para a difusão de fluxo ser arranjada entre pelo menos um citado conduto de distribuição de ar (5) e a referida camada de conforto.
5. Capacete, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, compreendendo uma camada de conforto colocada abaixo de pelo menos um citado conduto de ventilação (5), e destinado a entrar em contato com a cabeça do usuário, caracterizado pelo fato de a referida camada de conforto ter pelo menos uma ranhura em um ou mais citado orifício (6) de pelo menos um referido conduto de ventilação (5} para auxiliar a passagem do ar que sai a partir de um ou mais dos citados orifícios {6) dentro do capacete, a referida camada (10) para a difusão do fluxo de ar sendo arranjada, pelo menos, em correspondência a pelo menos uma citada ranhura.
6. Capacete, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de pele menos uma citada ranhura obtida na referida camada de conforto ter o tamanho igual ou maior do que o diâmetro do orifício (6) correspondente de pelo menos um citado conduto de ventilação.
7. Capacete, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de pelo menos um conduto de ventilação (5) compreender pelo menos uma porção tubular, a referida camada (3) de material de absorção de choque sendo convenientemente formada para acomodar no seu interior, pelo menos parcialmente, pelo menos uma citada porção tubular de pelo menos um citado conduto de ventilação (5} .
8. Capacete, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de a referida camada (3) de material de absorção de choque compreender pelo menos uma depressão rebaixada (7) tendo uma forma correspondente ao Ι'-Ι •'“i y yr\ j—3 i \ J—·. r-í y τ τ j -i nf τ 1 ι/’τ a / ^ 1 >—. —t v -s r·» λ τ. /\τυί y·. ^ y, y , , ·-*■-? LrVliMWirV MV V 1 L L_ _i- i.j yM O \ —i’/ sj V_- _i_ « V_r lü \-4C4. UU Ο ί_· U4 interior.
9. Capacete, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo fato de pelo parte de pelo menos um citado conduto de ventilação (5) ser diretamente obtido na citada camada (3) de material de absorção de choque,
10. Capacete, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, compreendendo pelo menos dois ou mais condutos de ventilação (5), cada um compreendendo pelo menos uma porção tubular, caracterizado pelo fato de pelo menos as citadas porções tubulares dos dois ou mais citados condutos estarem mutuamente presas para formar uma peça única.
11. Capacete, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de a referida camada (10) para a difusão do fluxo de ar estar diretamente presa aos citados dois ou mais condutos, pelo menos no respectivo um ou mais citado orifício (6).
12. Capacete, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 11, caracterizado pelo fato de compreender pelo menos uma entrada de ar adicional, obtida no referido casco (2) e pelo menos passando através dele para conectar fluidicamente o ambiente externo com o interior do capacete.
13. Capacete, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 12, caracter! zado pelo fato de compreender meios para ajustar o fluxo de ar no interior de pelo menos um referido conduto de ventilação (5), os citados meios sendo arranjados em pelo menos uma citada abertura (4, 4.1) para alterar a largura da mesma.
BR102012008620-4A 2011-08-03 2012-04-12 Safety helmet BR102012008620A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMI2011A001487 2011-08-03
IT001487A ITMI20111487A1 (it) 2011-08-03 2011-08-03 Casco di protezione dotato di mezzi di ventilazione

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012008620A2 true BR102012008620A2 (pt) 2017-10-17

Family

ID=44872479

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012008620-4A BR102012008620A2 (pt) 2011-08-03 2012-04-12 Safety helmet

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20130174330A1 (pt)
EP (1) EP2554069A1 (pt)
JP (1) JP2013047406A (pt)
KR (1) KR20130016060A (pt)
AU (1) AU2012203975A1 (pt)
BR (1) BR102012008620A2 (pt)
IT (1) ITMI20111487A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2016016710A1 (en) * 2014-08-01 2016-02-04 Albani Ivan Matteo Safety helmet
KR20160019163A (ko) 2014-08-11 2016-02-19 황지웅 착용자의 헤어스타일 보호용 오토바이 헬멧
US20180077993A1 (en) * 2015-03-30 2018-03-22 Dainese S.P.A. Protective helmet
IT201600083163A1 (it) * 2016-08-05 2018-02-05 Nolangroup Spa Casco con elemento di imbottitura rimovibile
DE102017213645A1 (de) * 2017-08-07 2019-02-07 Uvex Arbeitsschutz Gmbh Helm
FR3113568B1 (fr) * 2020-08-31 2023-09-08 Patrick Herbault Dispositif de ventilation d’un casque
KR102495320B1 (ko) * 2020-12-17 2023-02-06 손두락 통기성이 강화된 오토바이용 헬멧
CN112754097B (zh) * 2021-01-21 2023-06-27 桂林航天工业学院 一种智能安全头盔
KR102534485B1 (ko) * 2021-08-08 2023-05-18 김원봉 에어펌프 송풍식 안전모
KR102516065B1 (ko) * 2021-10-02 2023-03-29 김원봉 분진마스크가 구비된 에어펌프 송풍식 안전모

Family Cites Families (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1456824A (en) 1973-10-12 1976-11-24 Vero Co Ltd Everitt W Safety helmets
JPS5937324U (ja) 1982-09-03 1984-03-09 本田技研工業株式会社 ヘルメツト
US4627115A (en) * 1984-01-23 1986-12-09 Bell Helmets Inc. Ventilated helmet
JPH0538008Y2 (pt) * 1987-01-19 1993-09-27
US4995117A (en) * 1988-11-04 1991-02-26 James A. Mirage (Airlock) bicycle helment with adjustable ventilation systems and accessories
JPH06406Y2 (ja) * 1989-11-07 1994-01-05 理夫 新井 ヘルメットの換気装置
DE9212247U1 (de) * 1992-09-11 1993-04-08 F. M. Fallert Motor GmbH & Co, Motorrad-Sport KG, 7590 Achern Sturzhelm mit einer körpergerechten Polsterung und Vorrichtung zu deren Herstellung
CA2089102C (en) * 1992-05-20 1996-12-17 Haruo Tanaka Ventilated vehicle helmet with modular duct forming lining
JP2503094Y2 (ja) * 1993-08-11 1996-06-26 昭栄化工株式会社 ヘルメットの空気取入装置
EP0771534B1 (en) * 1995-10-30 2001-09-05 Shoei Co., Ltd. Safety helmet and a head protector therefor
JP3046820B1 (ja) * 1999-05-25 2000-05-29 オージーケー販売株式会社 換気機能を有するヘルメット及び換気用シャッター装置
DE69909976T2 (de) * 1999-05-27 2004-04-22 Opticos S.R.L., Brembate Di Sopra Helm für Motorradfahrer und dergleichen mit Belüftungseinrichtung
CN2409803Y (zh) * 1999-12-21 2000-12-13 黄义全 导流通风安全帽
JP4592871B2 (ja) * 2000-05-09 2010-12-08 株式会社Shoei ヘルメット
US6990691B2 (en) * 2003-07-18 2006-01-31 Depuy Products, Inc. Head gear apparatus
US6973676B1 (en) * 2003-09-02 2005-12-13 Elwood Jesse Bill Simpson Protective helmet with integral air supply
US7207071B2 (en) * 2004-06-18 2007-04-24 Fox Racing, Inc. Ventilated helmet system
US20060031978A1 (en) * 2004-08-10 2006-02-16 Pierce Brendan E Ventilated helmet system
JP4895544B2 (ja) * 2005-07-15 2012-03-14 株式会社Shoei フルフェイス型ヘルメット
US7865976B2 (en) * 2005-10-04 2011-01-11 K-2 Corporation Helmet vent airflow regulator and shield
JP4125761B2 (ja) * 2006-04-10 2008-07-30 株式会社アライヘルメット ヘルメット
US20080201813A1 (en) * 2007-02-22 2008-08-28 Po-Chou Yang Ventilating hood and a helmet with the ventilating hood
JP4533922B2 (ja) * 2007-10-04 2010-09-01 株式会社アライヘルメット ヘルメット
JP4172720B1 (ja) * 2007-11-14 2008-10-29 株式会社ブイオーシーダイレクト 乗車用および作業用ヘルメット
US20100005572A1 (en) * 2008-07-10 2010-01-14 David Vern Chaplin Thermoelectric crash helmet cooling system with no mechanically moving components or fluids
US8695121B2 (en) * 2008-10-16 2014-04-15 HaberVision LLC Actively ventilated helmet systems and methods

Also Published As

Publication number Publication date
US20130174330A1 (en) 2013-07-11
KR20130016060A (ko) 2013-02-14
ITMI20111487A1 (it) 2013-02-04
JP2013047406A (ja) 2013-03-07
EP2554069A1 (en) 2013-02-06
AU2012203975A1 (en) 2013-02-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012008620A2 (pt) Safety helmet
US9516910B2 (en) Helmet impact liner system
ES2393083T3 (es) Sistema de equipo protector para la cabeza con protector de filtro
ES2760936T3 (es) Conector
ES2445816T3 (es) Unidad tensora para una cinta de soporte de un casco protector, en particular para trabajadores forestales
ES2702250T3 (es) Casco con una banda de soporte para la frente
BR112013000604B1 (pt) Conectores internos para um capacete de proteção, particularmente para engenheiros florestais
ES2732910T3 (es) Forro protector, casco que comprende dicho forro y su uso
US20110271426A1 (en) Industrial Impact Protection Helmet
KR101331421B1 (ko) 헤드밴드용 기능성 쿠션
BR112013000588A2 (pt) capacete de proteção, em particular para engenheiros florestais
NO323921B1 (no) Beskyttende hodeplagg
ES2684428T3 (es) Traje para desactivación de bombas con protector de espalda
BRPI0416971B1 (pt) braçadeira protetora de pescoço
KR200327892Y1 (ko) 방탄 헬멧용 내피
US9549652B2 (en) Steam cleaning device and accessory
KR20160146711A (ko) 헬멧
WO2013181398A2 (en) Cooling unit
US20070214538A1 (en) Hockey shin guard
JP2021181668A (ja) 帽子
WO2018215083A1 (en) A helmet cradle
US9861244B2 (en) Steam cleaning device and accessory
KR20140086070A (ko) 쿨 헬멧
CN217886825U (zh) 一种防护头罩的导流结构
KR200442390Y1 (ko) 안전모

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]