BR0315799B1 - espéculo vaginal, e, conjunto. - Google Patents

espéculo vaginal, e, conjunto. Download PDF

Info

Publication number
BR0315799B1
BR0315799B1 BRPI0315799-7A BR0315799A BR0315799B1 BR 0315799 B1 BR0315799 B1 BR 0315799B1 BR 0315799 A BR0315799 A BR 0315799A BR 0315799 B1 BR0315799 B1 BR 0315799B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
module
spoon
blades
speculum
scoop
Prior art date
Application number
BRPI0315799-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0315799A (pt
Inventor
Bernhard Wilhelm Geziena Nicolaas Klaassen
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0315799A publication Critical patent/BR0315799A/pt
Publication of BR0315799B1 publication Critical patent/BR0315799B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B1/00Instruments for performing medical examinations of the interior of cavities or tubes of the body by visual or photographical inspection, e.g. endoscopes; Illuminating arrangements therefor
    • A61B1/32Devices for opening or enlarging the visual field, e.g. of a tube of the body

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Medical Informatics (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Radiology & Medical Imaging (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Endoscopes (AREA)
  • Rolls And Other Rotary Bodies (AREA)
  • Devices That Are Associated With Refrigeration Equipment (AREA)
  • Electrically Driven Valve-Operating Means (AREA)
  • Table Equipment (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)

Description

"ESPECULO VAGINAL, Ej CONJUNTO"
A presente invenção é relativa a um especulo vaginal que compreende:
• duas lâminas em colher, as quais são projetadas para introdução na vagina, as quais são alongadas e são localizadas ao longo e opostas uma à outra, e que são reciprocamente articuladas ao redor de uma articulação com um eixo de articulação que corre na direção no sentido da largura das lâminas em colher;
• um módulo de cabo dotado de dispositivo de operação e um cabo, as lâminas em colher sendo fixadas de maneira destacável no módulo de cabo.
Tal espéculo é conhecido da U.S. 3.769.980. Esta publicação é relativa a um espéculo em combinação com uma cureta. O espéculo é composto de uma peça base. A peça base compreender dois braços reciprocamente articulados que são, cada um, dotados de uma lâmina em colher na extremidade distai. Ditas lâminas em colher podem ser desconectadas, cada uma, individualmente do respectivo braço. As lâminas em colher formam aqui duas peças que são separadas uma da outra. A idéia aqui é substituir as lâminas em colher depois da utilização.
A WO 01/47.406 divulga um espéculo no qual o cabo é conectado em uma maneira desconectável a uma das duas lâminas em colher. Isto significa que quando o espéculo foi introduzido na vagina o cabo está sempre conectado às lâminas em colher. Uma desvantagem disto é que a utilização de outro dispositivo de exame, para exame interno tal como, por exemplo, instrumental que é utilizado para exame ou tratamento no ou sobre o útero e vagina, está restrito devido ao espaço tomado pelo cabo.
É verdade que espelho destacável ou dispositivo de iluminação pode ser ligado ao cabo, porém as possibilidades ou impossibilidades para fazer isto são restritas por meio da configuração específica do cabo. Os espéculos conhecidos da técnica precedente tentam, em geral, evitar a desvantagem acima mencionada, seja integrando o dispositivo de iluminação, ou outro dispositivo para exame, na configuração específica do cabo utilizando o espaço que surge entre as peças de topo e de fundo do cabo, ao abrir o espéculo. No projeto de um espéculo o objetivo é, portanto, em geral, manter este espaço tão grande quanto possível. Também é conhecido da técnica precedente, a saber, da WO 98/25.512, colocar sobre o cabo de um espéculo convencional um acessório de ligação, cujo acessório pode ter uma fonte de luz.
Uma outra desvantagem da conexão direta entre o cabo e uma das duas lâminas em colher é que durante o exame interno, o cabo está se projetando sempre a partir do corpo da mulher, o geralmente será uma experiência desagradável para ela.
Ainda uma outra desvantagem é que, no caso dos espéculos convencionais, todo o espéculo é geralmente ou lançado fora depois da utilização, ou é esterilizado depois do uso, para reutilização. A esterilização de todo o espéculo tem a desvantagem que o cabo, que durante a utilização geralmente é muito menos pesadamente sujo do que a parte a ser introduzida na vagina, é limpo muito mais do que é estritamente necessário. A desvantagem de jogar fora todo o espéculo é que uma quantidade relativamente grande de material é desperdiçada.
O objetivo da invenção é fornecer um espéculo melhorado que de preferência totalmente, porém no mínimo parcialmente, supera as desvantagens acima mencionadas, é de utilização mais amigável e fornece maior liberdade de exame para o médico ou para a mulher, se for o caso de auto-inspeção.
Este objetivo é alcançado de acordo com a invenção no caso de um espéculo do tipo indicado no início, pelo fato que o espéculo é construído em maneira modular com o módulo de cabo e um módulo de lâmina em colher;
pelo fato que as lâminas em colher e a articulação são fornecidas no módulo de lâmina em colher;
pelo fato que o espéculo ainda compreende: · dispositivo de conexão para conectar juntos, em uma maneira desconectável, o módulo de cabo e o módulo de lâmina em colher; e
• dispositivo de travamento para travar as lâminas em colher em uma posição aberta; e
pelo fato que o dispositivo de travamento é fornecido no módulo de lâmina em colher e compreende elementos de travamento que são projetados para manter as lâminas em colher travadas no estado aberto na vagina quando o módulo de cabo do módulo de lâmina em colher é desconectado depois que as lâminas em colher tenham sido introduzidas na vagina e estejam no estado aberto.
O espéculo modular de acordo com a invenção fornece um número de vantagens consideráveis. A maior vantagem é que depois da desconexão do módulo de cabo, quando as lâminas em colher tenham sido introduzidas e estejam no estado aberto, existe muito mais liberdade para manobrar para exame ou outras operações. A vista da conexão mecânica simples entre o módulo de cabo e o módulo de lâmina em colher, explicado em maior detalhe na descrição das Figuras, deveria também ser possível conectar ao módulo de lâmina em colher, módulos diferentes do módulo de cabo, tal como, por exemplo, um módulo com uma fibra ótica especial, ou módulos que facilitam a instrumentação, tal como, por exemplo, uma peça de um instrumento, câmara ou endoscópio, como uma ajuda.
Uma outra vantagem é que se o módulo de cabo é desconectado durante o exame, a possibilidade de contaminação dele é impedida tanto quanto possível.
Ainda uma outra vantagem é que um módulo de cabo pode ser utilizado em combinação com diversos módulos de lâmina em colher. Esta configuração relativamente simples do módulo de lâmina em colher - ver mais na descrição -significa que é mesmo possível escolher jogar fora o módulo de lâmina em colher depois da utilização.
De acordo com uma outra configuração vantajosa da invenção, o módulo de lâmina em colher é dotado externamente com no mínimo uma superfície que se afila em relação à direção longitudinal das lâminas em colher na direção distai destas últimas, sobre cuja superfície, quando o espéculo tenha sido introduzido na vagina, o sphincter vaginae pode atuar de tal maneira que uma força que atua na direção distai é exercida sobre o especulo, cuja força mantêm o espéculo na vagina enquanto as lâminas em colher ainda não estão afastadas.
O tecido muscular situado na boca da vagina compreende, em particular, o musculus sphincter ani externus e as partes esquerda e direita do musculus bulbocavernosus. O musculus bulbocavernosus juntamente o musculus sphincter ani externus forma um anel de tecido muscular que circunda a boca da vagina, ainda referida como o sphincter vaginâQ. Se o módulo de lâmina em colher do espéculo vaginal de acordo com a invenção é de dimensão e forma adequada, é verificado que este anel de tecido muscular é capaz de fixar este módulo de lâmina em colher na boca da vagina.
Os espéculos utilizados na prática tem uma montagem de lâminas em colher dotada de superfícies externas que, vistas na direção longitudinal do especulo, se afilam na direção proximal e, desta maneira, formam uma superfície de aplicação para uma força para expelir o espéculo, cuja força como resultado das propriedades elásticas do tecido muscular na vagina, é exercida sobre um espéculo que foi introduzido.
O fato que o módulo de lâmina em colher pode ser projetado em diversas maneiras diferentes para alcançar o efeito de fixação desejado de acordo com a invenção, estará claro para uma pessoa versada na técnica, dada a anatomia do corpo humano.
Para simplificar a fabricação do módulo de lâmina em colher, é vantajoso de acordo com a invenção, que a articulação compreenda uma tira de material com uma flexibilidade que permita articulação. Isto torna possível ter o módulo de lâmina em colher feito de uma peça, deixando de lado o dispositivo de transmissão, por exemplo, por meio de moldagem por injeção de dois componentes ao invés de lâminas em colher separadas, que são conectadas, por exemplo, por meio de um pino de articulação. Este projeto tem a vantagem sobre um projeto com um pino de articulação, que existe menos risco de o tecido se tornar aprisionado entre as lâminas em colher. Além disto, tal configuração reduz os custos de produção do módulo de lâmina em colher.
De acordo com uma outra configuração vantajosa do espéculo de acordo com a invenção, as lâminas em colher são dotadas de protuberâncias no exterior em partes de borda das lâminas em colher que se situam opostas uma da outra quando as lâminas em colher estão fechadas. Ao fechar as lâminas em colher, ditas protuberâncias irão empurrar a parede da vagina ligeiramente além daquele ponto, de modo que o risco do tecido se tornar aprisionado entre as lâminas em colher é consideravelmente reduzido.
Para impedir possível contaminação do módulo de cabo por fluidos corporais, o módulo de lâmina em colher do espectro é dotado de um canal de coleta no lado inferior. Já foi dito acima que por meio da desconexão do cabo durante o exame, contaminação do módulo de lâmina em colher e impedida tanto quanto possível de se espalhar para o módulo de cabo. O canal de coleta irá impedir substancialmente a contaminação quanto a alcançar o cabo quando o módulo de cabo está conectado ao módulo de lâmina em colher.
De acordo com ainda uma outra configuração vantajosa da invenção, o módulo de cabo e o módulo de lâmina em colher podem ser ligados um ao outro por meio de uma conexão que consiste de fendas na face extrema de um dos dois módulos, por um lado, e peças de inserção na face extrema do outro módulo, por outro lado, cujas peças de inserção são inseridas nas fendas. Tal conexão mecânica torna conexão e desconexão do módulo de cabo muito fácil e realizável com uma mão. Além disto, isto significa que é relativamente simples projetar outros módulos, tal como o módulo de fibra ótica acima mencionado, ou módulos que facilitam a instrumentação tal como, por exemplo, uma peça de um instrumento, câmara ou endoscópio, de tal maneira que podem ser conectadas ao módulo de lâmina em colher em uma maneira similar àquela da conexão do módulo de cabo.
Devido ao mecanismo de operação simples no módulo de cabo para a abertura e fechamento das lâminas em colher, a conexão e desconexão mecânicas fáceis do módulo de cabo e do módulo de lâmina em colher, e ao fato de exercer uma força que atua sobre o espéculo na direção distai, a qual mantêm o espéculo na vagina, o espéculo de acordo com a invenção é antecipadamente eminentemente adequado para auto-inspeção.
De acordo com outro aspecto, a invenção é relativa a um conjunto que compreende o módulo de cabo e dois ou mais módulos de lâmina em colher. Em particular é uma vantagem aqui, se os dois ou mais módulos de lâmina em colher compreenderem no mínimo dois módulos com dimensões reciprocamente diferentes.
Em combinação com a conexão mecânica simples mencionada acima entre módulos de lâmina em colher e módulo de cabo, no caso de um módulo de lâmina em colher que não está com um ajuste inteiramente bom, durante o exame interno será relativamente fácil introduzir um outro módulo de lâmina em colher com um ajuste melhor.
Este aspecto da invenção, juntamente com o método de produção simples mencionado acima do módulo de lâmina em colher, também torna possível utilizar lâminas em colher descartáveis. A presente invenção será ilustrada em maior detalhe abaixo com referência a desenhos anexos, nos quais:
A Figura 1 mostra de maneira diagramática o espéculo em vista lateral e parcialmente em seção média longitudinal, na posição aberta das lâminas em colher;
A Figura 2 mostra de maneira diagramática o espéculo em vista lateral e parcialmente em seção média longitudinal, na posição fechada das lâminas em colher;
A Figura 3 mostra uma vista superior diagramática do espéculo, parcialmente em seção transversal, com o módulo de cabo e o módulo de lâmina em colher conectados um ao outro;
A Figura 4 mostra uma vista superior diagramática do espéculo, parcialmente em seção transversal, com o módulo de cabo e o módulo de lâmina em colher desconectados um do outro;
A Figura 5 mostra o módulo de lâmina em colher em vista lateral, com as lâminas em colher superior e inferior conectadas por meio de um pino de articulação;
A Figura 6 mostra um detalhe ampliado da seção 7 da Figura .5, com as lâminas em colher inferior e superior conectadas por meio de uma tira articulada de material.
A Figura 1 mostra o espéculo de acordo com a invenção em vista lateral, parcialmente em seção transversal e com as lâminas em colher em uma posição aberta. A Figura 2 mostra uma vista similar, porém com as lâminas em colher em uma posição fechada. Nestas Figuras o módulo de lâmina em colher 1 com uma lâmina em colher superior 2 e uma lâmina em colher inferior 3 e o módulo de cabo 4 são claramente distinguíveis. A conexão entre os dois módulo se tornará clara a partir da descrição das Figuras 3 e 4, porém a abertura e fechamento das lâminas em colher será explicada primeiro. Nas Figuras 1 e 2, o que segue pode ser distinguido no módulo de cabo: um cabo de operação 5, uma cremalheira de engrenagem 6, um botão de liberação 7 e um dente 8. Estes componentes juntos formam o dispositivo de operação mencionado acima do módulo de cabo. O que segue pode ser distinguido no módulo de lâmina em colher: uma longa haste de transmissão 9 e um braço 10 fixado à lâmina inferior, cujo braço é articulado à haste de transmissão 9. Estas peças juntas formam o dispositivo de transmissão mencionado acima.
Quando o cabo de operação 5 e o cabo de pega 12 do módulo de cabo são espremidos um em direção ao outro, uma operação que é antecipadamente eminentemente adequada para operação com uma mão, o cabo de operação irá girar ao redor de um eixo 13. Por meio de uma embreagem mecânica 14, esta rotação será convertida em um movimento para a frente, neste caso na direção distai, ou melhor, translação da haste de transmissão 9.
Por meio de uma articulação 15 o braço 10 irá se mover para baixo e abrir a lâmina em colher inferior, em relação à lâmina em colher superior.
No curso desta operação as duas lâminas em colher oscilam em relação à articulação 16. Nestas Figuras a articulação está indicada como um pino de articulação.
Quando o cabo de operação 5 e o cabo de pega 12 são espremidos juntos, a cremalheira de engrenagem 6 irá ainda se mover para dentro no sentido do interior da pega de mão, com o resultado que o dente 8 ainda engata com a cremalheira de engrenagem 6, neste caso, portanto, na direção do cabo de operação 5, e fixa a posição completamente ou parcialmente aberta das lâminas em colher. Este mecanismo se torna claro através da comparação das posições relativas das peças acima mencionadas nas Figuras 1 e 2, respectivamente. As lâminas em colher são fechadas novamente apertando o botão de liberação 7, com o resultado que o dente 8 vem para fora dos dentes na cremalheira de engrenagem 6, a posição aberta das lâminas em colher não está mais fixada, e as lâminas em colher irão fechar.
Depende da configuração específica do espéculo de acordo com a invenção se este fechamento das lâminas em colher ocorre por si mesmo ou deve ser feito por meio de uma força externa. Ambas as configurações são possíveis em particular irão depender do projeto exato da articulação entre as duas lâminas em colher. Se o módulo de lâmina em colher é de uma dimensão e forma adequadas, quando este módulo for introduzido na vagina ele irá fechar por si mesmo como um resultado das propriedades elásticas do tecido muscular na vagina. A escolha é portanto se uma configuração é selecionada que é tal que na depressão do botão de liberação 7 as lâminas em colher fecham por elas mesmas mesmo em uma posição não introduzida no interior da vagina. Na posição fechada das lâminas em colher mostrada na Figura 2, as lâminas em colher 2 e 3 estão repousando substancialmente uma contra a outra. Um ligeiro espaço pode ser apresentado entre as lâminas em colher 2 e 3 para impedir que tecido se torne aprisionado entre as duas lâminas em colher quando estas últimas vão de uma posição aberta para uma posição fechada.
Outras peças que podem ser distinguidas nas Figuras 1 e 2 são uma borda elevada 17 (parte de e diretamente conectada à pega manual 12), e uma parte de inserção 18 que faz parte da borda elevada 17.
As Figuras 3 e 4 mostram uma vista superior diagramática do espéculo de acordo com a invenção na posição conectada (Figura 3) e posição desconectada (Figura 4) respectivamente, do módulo de lâmina em colher e módulo de cabo. Além das peças conhecidas, definidas, o que segue pode ser distinguido no módulo de lâmina em colher nestas Figuras: duas fendas 19 na face extrema, uma abertura em dita fenda em comunicação aberta com o lado do módulo 20, uma parte da haste de transmissão 9 com um sistema de dente .21, e um dispositivo de fixação 22. As últimas duas peças - sistema de dente e dispositivo de fixação - juntos formam os elementos de travamento mencionados acima.
O que segue ainda pode ser distinguido no módulo de cabo nas Figuras 3 e 4: uma abertura 23, uma projeção em forma de cunha 24 sobre a extremidade da parte de inserção 18, e uma parte dobrada para longe 26. A parte de inserção 18 é conectada ao cabo de tal maneira que dita a parte de inserção pode se mover para cima e para baixo de maneira elástica na direção vertical em relação à borda elevada 17.
Estas partes fornecem a conexão mecânica dos dois módulos. As duas partes de inserção 18 são deslizadas para o interior de fendas 19 e a parte de inserção 18 irá se mover de forma elástica para dentro em relação à parede externa da fenda até que a projeção vá para o interior da abertura e se torne fixada aí. Empurrar as partes de inserção 18 para dentro faz com que a projeção 24 seja liberada novamente da abertura 20, e as partes de inserção podem ser empurradas para fora das fendas novamente para desconectar novamente o cabo do módulo de lâmina em colher. A haste de transmissão 9 é parte do módulo de lâmina em colher e desliza para o interior da abertura especial 23 no módulo de cabo. Outras conexões também são facilmente concebíveis como tal, por exemplo, uma conexão em baioneta.
Durante a abertura das lâminas em colher o dispositivo de fixação 22 atua sobre o sistema de dente 21 da haste de transmissão 9 e provoca a fixação da posição aberta das lâminas em colher. Uma vez que a haste de transmissão 9 com o sistema de dente e o dispositivo de fixação 22 fazem parte do módulo de lâmina em colher, a posição aberta das lâminas em colher permanece fixa durante a desconexão e conexão do módulo de cabo. O dispositivo de dobramento para longe 26 assegura que na conexão ao módulo de lâmina em colher o dispositivo de fixação 22 é dobrado para longe com o resultado que a função de fixação é assumida pela cremalheira de engrenagem .6 e o dente 8 do cabo. O dispositivo de fixação 22 de acordo com a invenção, é ainda projetado de tal maneira que em um estado desconectado do cabo, o dispositivo de fixação também pode ser dobrado para longe do sistema de dente 21 de forma manual. Em particular, este mecanismo de operação é colocado em uma posição proximal para tornar fácil de ser alcançado e poder ser operado com uma mão. Isto é algo de uma medida de precaução, no sentido que para isto as lâminas em colher em uma posição introduzida na vagina são também fáceis de fechar quando o cabo é desconectado.
Na vista superior das Figuras 3 e 4 está mostrada uma superfície 25, que se afila na direção distai em relação à direção longitudinal das lâminas em colher. Esta superfície assegura que uma força que atua na direção distai é exercida, cuja força mantêm o espéculo na vagina. De acordo com a invenção não é necessário que esta superfície seja fornecida exatamente nesta posição ou que ela tenha exatamente esta forma.
A Figura 5 mostra o módulo de lâmina em colher em vista lateral com as lâminas em colher na posição fechada. A posição da abertura pode ser vista claramente nesta Figura. A forma da, e a conexão 27 entre as duas lâminas em colher também podem ser distinguidas nesta Figura.
A Figura 5 ainda mostra a posição da protuberâncias acima mencionada 28 sobre a borda da lâmina em colher superior. Para a função destas protuberâncias - no principal impedir que tecido vaginal seja aprisionado durante e fechamento das lâminas em colher - não é necessário, de acordo com a invenção, que a protuberância seja fornecida na lâmina em colher superior.
Tal protuberância pode ser produzida de maneira relativamente fácil por meio de, por exemplo, adaptar um molde de injeção para ela.
A Figura 6, um detalhe ampliado da seção VI da Figura 5, mostra uma possível configuração específica do espéculo de acordo com a invenção. Neste caso uma tira de material 29, com uma flexibilidade que permite movimento de articulação, é utilizada sobre uma parte da seção transversal na posição das articulações.
A vantagem é que neste caso as duas lâminas em colher formam uma peça que pode ser fabricada em uma etapa de processo, por exemplo, por meio de moldagem por injeção de dois componentes.
A linha pontilhada 30 na Figura 5 mostra, de maneira diagramática, o limite entre as peças interna e externa do módulo de lâmina em colher. Isto torna claro que a lâmina em colher inferior e a peça articulada com a articulação estão situadas inteiramente na peça interior. De acordo com a invenção isto é preferível, uma vez que durante o afastamento das lâminas em colher a boca da vagina, em particular o anel de carne de tecido muscular, sofre pequeno ou nenhum estiramento o que melhora a utilização amigável.
Como mostrado na Figura 5, um anel de tecido muscular, o sphincter vaginae, está situado na boca da vagina e consiste das partes esquerda e direita do musculus bulbocavernosus 31 e do musculus sphincter ani externus 32. O musculus bulbocavernosus tem em seu lado superior uma ligação ao osso púbico 33 e em seu lado inferior está conectado ao musculus sphincter ani externus 32. O sphincter vaginae circunscreve a boca da vagina e ao tracionar irá fixar o espéculo de acordo com a invenção. Este tracionamento pode ocorrer de maneira passiva através do estiramento do sphincter vaginae com o módulo de lâmina em colher do espéculo e/ou de maneira ativa por meio do tracionamento do sphincter vaginae.

Claims (10)

1. Espéculo vaginal compreendendo: - duas lâminas em colher (2, 3) que são projetadas para introdução na vagina, que são alongadas e são localizadas ao longo e opostas uma à outra, e que são reciprocamente articuladas ao redor de uma articulação (16) com um eixo de articulação que corre na direção ao longo da largura das lâminas em colher; - um módulo de cabo (4) dotado de um cabo (12), as lâminas em colher (2, 3) sendo fixadas de maneira destacável sobre o módulo de cabo (4), em que o espéculo é construído em maneira modular com o módulo de cabo (4) e um módulo de lâmina em colher (1); e as lâminas em colher (2, 3) e a articulação (16) são fornecidas no módulo de lâmina em colher (1); o espéculo ainda compreendendo: - dispositivo de conexão (18, 19, 20, 24) para conectar em uma maneira desconectável o módulo de cabo (4) e o módulo de lâmina em colher (i);e - dispositivo de travamento (21, 22), fornecido no módulo de lâmina em colher (1) e compreendendo elementos de travamento (21, 22), para travar as lâminas em colher (2, 3) em uma posição aberta; caracterizado pelo fato de que - (a) o módulo de cabo (4) ainda é dotado de um mecanismo de operação (5, 6, 7, 8) para abrir e fechar as lâminas em colher (2, 3); e (b) os elementos de travamento (21, 22) são projetados para manter as lâminas em colher (2, 3) travadas no estado aberto na vagina quando o elemento de módulo de cabo (4) é desconectado do módulo de lâmina em colher (1) depois que as lâminas em colher (2, 3) tenham sido introduzidas na vagina e estejam no estado aberto.
2. Espéculo vaginal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os elementos de travamento (21, 22) poderem ser desconectados.
3. Espéculo vaginal de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o módulo de lâmina em colher (1) ser dotado externamente de no mínimo uma superfície (25) que se afila em relação à direção longitudinal das lâminas em colher, na direção distai destas últimas, sobre cuja superfície quando o espéculo foi introduzido na vagina, o sphincter vaginae (31, 32) pode atuar de tal maneira que uma força que atua na direção distai é exercida sobre o espéculo, cuja força mantêm o espéculo na vagina.
4. Espéculo vaginal de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de a articulação (16) estar situada na vagina quando as lâminas em colher (2, 3) foram introduzidas na vagina, e no qual a articulação (16) é preferivelmente fornecida no lado inferior do módulo de lâmina em colher (1).
5. Espéculo vaginal de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de a articulação (16) compreender uma tira (29) de material com uma flexibilidade que permite articulação.
6. Espéculo vaginal de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de as lâminas em colher (2, 3) serem dotadas de protuberâncias (28) no lado externo nas partes de borda das lâminas em colher (2, 3) que repousam uma contra a outra, ou de qualquer forma faceiam uma à outra quando as lâminas em colher (2, 3) estão fechadas.
7. Espéculo vaginal de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de o módulo de lâmina em colher (1) ser dotado de um canal de coleta no lado inferior.
8. Espéculo vaginal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o módulo de cabo (4) e do módulo de lâmina em colher (1) serem ligados um ao outro por meio de uma conexão que consiste de fendas (19) na face extrema de um dos dois módulos (1,4), por um lado, e peças de inserção (18) na face extrema do outro módulo (4, 1), por outro lado, cujas peças de inserção (18) são inseridas nas fendas (19).
9. Conjunto, caracterizado pelo fato de compreender um módulo de cabo (4) para um espéculo vaginal como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, e dois ou mais módulos de lâmina em colher (1) para um espéculo vaginal como definido em qualquer uma das reivindicações .1 a 8.
10. Conjunto de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de os dois ou mais módulos de lâmina em colher (1) compreenderem no mínimo dois módulos de lâmina em colher (1) com dimensões reciprocamente diferentes.
BRPI0315799-7A 2002-10-29 2003-10-29 espéculo vaginal, e, conjunto. BR0315799B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1021773A NL1021773C2 (nl) 2002-10-29 2002-10-29 Vaginaspeculum.
NL1021773 2002-10-29
PCT/NL2003/000738 WO2004039252A1 (en) 2002-10-29 2003-10-29 Vaginal speculum

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0315799A BR0315799A (pt) 2005-09-13
BR0315799B1 true BR0315799B1 (pt) 2012-10-30

Family

ID=32227851

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0315799-7A BR0315799B1 (pt) 2002-10-29 2003-10-29 espéculo vaginal, e, conjunto.

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7371212B2 (pt)
EP (1) EP1555931B1 (pt)
JP (1) JP4417846B2 (pt)
CN (1) CN100488441C (pt)
AT (1) ATE339152T1 (pt)
AU (1) AU2003275739A1 (pt)
BR (1) BR0315799B1 (pt)
DE (1) DE60308399T2 (pt)
ES (1) ES2273031T3 (pt)
NL (1) NL1021773C2 (pt)
WO (1) WO2004039252A1 (pt)
ZA (1) ZA200503471B (pt)

Families Citing this family (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL1021773C2 (nl) 2002-10-29 2004-05-03 Comfortpat B V Vaginaspeculum.
EP1736095A1 (en) 2005-06-22 2006-12-27 Royal College Of Art Speculum
US8096945B2 (en) * 2008-06-13 2012-01-17 Obp Corporation Disposable speculums having single-sided support and operating mechanism
US8083673B2 (en) * 2008-06-25 2011-12-27 Howard Steven Rosen Examination apparatus
CA2777526C (en) * 2009-10-13 2018-11-13 Materna Medical, Inc. Methods and apparatus for preventing vaginal lacerations during childbirth
US9271640B2 (en) 2009-11-10 2016-03-01 Illumigyn Ltd. Optical speculum
US8638995B2 (en) 2009-11-10 2014-01-28 Illumigyn Ltd. Optical speculum
US9877644B2 (en) 2009-11-10 2018-01-30 Illumigyn Ltd. Optical speculum
GB2500241B (en) * 2012-03-15 2018-04-18 Griffiths & Nielsen Ltd Medical device
WO2014022550A1 (en) * 2012-07-31 2014-02-06 Nacouzi Vincent Laryngoscope
AU2014322687B2 (en) * 2013-09-18 2018-11-15 Illumigyn Ltd. Optical speculum
US10420538B2 (en) 2015-02-05 2019-09-24 Obp Medical Corporation Illuminated surgical retractor
US10201342B2 (en) * 2015-06-01 2019-02-12 Alphatec Spine, Inc. Radio transparent retractor system and method of using radio transparent retractor system
US10939899B2 (en) 2015-06-03 2021-03-09 Obp Medical Corporation End cap assembly for retractor and other medical devices
EP3319534A4 (en) 2015-07-10 2019-04-10 Materna Medical, Inc. SYSTEMS AND METHOD FOR TREATING AND PREVENTING BELLY DYSFUNCTION IN WOMEN
CA3208684A1 (en) 2015-12-29 2017-07-06 Ceek Women's Health, Inc. Sleeve for speculum and use thereof
EP3721787A1 (en) * 2015-12-29 2020-10-14 Ceek Women's Health, Inc. Speculum with secondary bills
EP3397134B1 (en) * 2015-12-29 2020-04-22 Ceek Women's Health, Inc. Ergonomically designed vaginal speculum
WO2017117312A2 (en) 2015-12-29 2017-07-06 CEEK Enterprises Insertable sleeve for speculum and use thereof
NL2016213B1 (en) * 2016-02-03 2017-08-11 Bridea Ip Ltd Hinge construction for hingably connecting device members to one another, in particular for a speculum.
US10722621B2 (en) 2016-07-11 2020-07-28 Obp Medical Corporation Illuminated suction device
NL2017733B1 (en) * 2016-11-07 2018-05-23 Femiscope B V Vaginal Speculum
CN106491069B (zh) * 2016-12-01 2018-12-11 于峰 一种妇科用扩阴器
WO2019018470A1 (en) 2017-07-18 2019-01-24 Obp Medical Corporation MINIMUM CONTACT-FREE BREAKING ACT (MINT) FOR REMOVING THE GREAT SAPHENE VEIN (GSV) AND HYDRODUCTOR AND VENOUS SCRAPER FOR USE IN THE MINT ACT
US10278572B1 (en) * 2017-10-19 2019-05-07 Obp Medical Corporation Speculum
US10799229B2 (en) 2018-02-20 2020-10-13 Obp Medical Corporation Illuminated medical devices
US10959609B1 (en) 2020-01-31 2021-03-30 Obp Medical Corporation Illuminated suction device
US10966702B1 (en) 2020-02-25 2021-04-06 Obp Medical Corporation Illuminated dual-blade retractor
CN111803176B (zh) * 2020-06-28 2023-12-08 李九智 一种泌尿手术用弹道输尿管镜一体镜集成碎石装置
USD986415S1 (en) 2020-09-11 2023-05-16 Ceek Women's Health, Inc. Speculum
US11523734B2 (en) * 2020-11-06 2022-12-13 Yona Care, Llc Vaginal speculum

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US872344A (en) * 1907-05-31 1907-12-03 Frak E Griswold Speculum.
US1568732A (en) * 1923-08-28 1926-01-05 Haslinger Franz Automatically-supported device for the direct examination of the larynx
US3769980A (en) * 1971-06-28 1973-11-06 Medical Concepts Inc Medical instruments
US3762400A (en) * 1971-10-26 1973-10-02 Donald B Mc Medical examining instrument
US4502468A (en) * 1979-12-20 1985-03-05 Burgin Kermit H Adjustable speculum with incorporated lighting system
US4638792A (en) * 1979-12-20 1987-01-27 Burgin Kermit H Adjustable speculum with incorporated lighting system
US4971036A (en) * 1987-12-04 1990-11-20 Collins Jason H Vaginal speculum
CN88203700U (zh) 1988-02-25 1988-10-19 曹孟君 多用肛镜
CN2061038U (zh) 1989-10-31 1990-08-29 林静 阴道扩张器
US5072720A (en) * 1990-01-08 1991-12-17 Francis Walter C Vaginal speculum
US5716329A (en) * 1996-09-30 1998-02-10 Dieter; Michael A. Disposable expandable speculum
IT1289249B1 (it) * 1996-12-13 1998-09-29 Solution S A S Dispositivo di illuminazione e impugnatura per speculum ginecologico
NL1013958C2 (nl) 1999-12-24 2001-06-26 Bernhard Wilhelm Geziena Nicol Vaginaspeculum.
DE10009020C2 (de) * 2000-02-25 2002-03-28 Wolf Gmbh Richard Hysteroskop
CA2404958A1 (en) * 2000-03-31 2001-10-11 Artes Medical, Inc. Urethra surgical device
US6569091B2 (en) * 2000-05-04 2003-05-27 Ananias Diokno Disconnectable vaginal speculum with removeable blades
NL1021773C2 (nl) 2002-10-29 2004-05-03 Comfortpat B V Vaginaspeculum.

Also Published As

Publication number Publication date
NL1021773C2 (nl) 2004-05-03
US20060122463A1 (en) 2006-06-08
CN100488441C (zh) 2009-05-20
JP4417846B2 (ja) 2010-02-17
EP1555931B1 (en) 2006-09-13
WO2004039252A1 (en) 2004-05-13
ZA200503471B (en) 2006-09-27
US7371212B2 (en) 2008-05-13
ES2273031T3 (es) 2007-05-01
ATE339152T1 (de) 2006-10-15
EP1555931A1 (en) 2005-07-27
JP2006504466A (ja) 2006-02-09
DE60308399T2 (de) 2007-09-13
AU2003275739A1 (en) 2004-05-25
BR0315799A (pt) 2005-09-13
DE60308399D1 (de) 2006-10-26
CN1731949A (zh) 2006-02-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0315799B1 (pt) espéculo vaginal, e, conjunto.
US20230363636A1 (en) Speculum
US6394950B1 (en) Surgical instrument
ES2774747T3 (es) Aparato para histeroscopia y biopsia endometrial
US3851642A (en) Medical examining instrument
ES2952277T3 (es) Espéculo vaginal
US9307897B2 (en) Disposable speculum having lateral stabilizing mechanism
US5390663A (en) Canal obstruction remover
US4785796A (en) Otoscope and flexible, disposable curette for use therewith
US3716047A (en) Disposable light-conductive speculum
US8096945B2 (en) Disposable speculums having single-sided support and operating mechanism
US7658712B2 (en) Vaginal speculum
JP2019534093A (ja) 膣鏡
BRPI0922034B1 (pt) Instrumento de cirúrgico oftalmológico
US7311663B2 (en) Multi-positionable vaginal speculum with removable blades
TWI726309B (zh) 顱內內視鏡及顱內內視鏡的使用方法
WO2012010857A1 (en) Speculum
CN101897635A (zh) 多功能可视取环钳
GB2391815A (en) A vaginal speculum for use with an embryo transfer catheter
PT2004034E (pt) Dispositivo para facilitar o exame médico de um orifício
CN201404339Y (zh) 一种多功能可视取环钳
CN211511760U (zh) 用于阴道检查的内窥器
ES2458394B1 (es) Separador costal de tipo finochietto mejorado
CN219166362U (zh) 一种多重反射口镜
CN211583420U (zh) 可塑形的直视人流刮宫装置及系统

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/10/2003, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2601 DE 10-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.