BR0303464B1 - dispositivo para indicação do estado de fechamento de um acoplamento de semi-reboque e disposição de sensores. - Google Patents

dispositivo para indicação do estado de fechamento de um acoplamento de semi-reboque e disposição de sensores. Download PDF

Info

Publication number
BR0303464B1
BR0303464B1 BRPI0303464-0A BR0303464A BR0303464B1 BR 0303464 B1 BR0303464 B1 BR 0303464B1 BR 0303464 A BR0303464 A BR 0303464A BR 0303464 B1 BR0303464 B1 BR 0303464B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sensor
lever
semi
coupling
king pin
Prior art date
Application number
BRPI0303464-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0303464A (pt
Inventor
Jose Alguera Gallego
Michael Eiermann
Achim Krueger
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0303464A publication Critical patent/BR0303464A/pt
Publication of BR0303464B1 publication Critical patent/BR0303464B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D53/00Tractor-trailer combinations; Road trains
    • B62D53/04Tractor-trailer combinations; Road trains comprising a vehicle carrying an essential part of the other vehicle's load by having supporting means for the front or rear part of the other vehicle
    • B62D53/08Fifth wheel traction couplings
    • B62D53/10Fifth wheel traction couplings with means for preventing accidental uncoupling
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T292/00Closure fasteners
    • Y10T292/08Bolts
    • Y10T292/1043Swinging
    • Y10T292/1075Operating means
    • Y10T292/1082Motor

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Measurement Of Length, Angles, Or The Like Using Electric Or Magnetic Means (AREA)
  • Steering-Linkage Mechanisms And Four-Wheel Steering (AREA)
  • Mechanical Control Devices (AREA)
  • Steering Control In Accordance With Driving Conditions (AREA)
  • Forklifts And Lifting Vehicles (AREA)
  • Automatic Analysis And Handling Materials Therefor (AREA)
  • Length Measuring Devices With Unspecified Measuring Means (AREA)

Description

"DISPOSITIVO PARA INDICAÇÃO DO ESTADO DE FECHAMENTODE UM ACOPLAMENTO DE SEMI-REBOQUE E DISPOSIÇÃO DE SENSORES".
A presente invenção refere-se a um dispositivo paraindicação do estado de fechamento de um acoplamento de semi-reboque abrangendo uma abertura de alojamento paraalojamento de um pino-rei, uma alavanca de comando, que éfixável em uma posição de retenção em uma posição defechamento, e uma unidade de avaliação, à qual estãoconectados um primeiro e um segundo sensor, bem como umaunidade indicadora ligada com a unidade de avaliação. Alémdisso, a invenção refere-se a uma disposição de um primeiroe um segundo sensor em um acoplamento dé semi-reboque, com aqual em um estado de fechamento um pino-rei pode ser ligadocom travamento devido à forma.
Um estado atual da técnica segundo o gênerorepresenta, neste particular, o documento DE 198 20 139 A 1,em que se descrevem um processo e uma disposição paramonitoração de regular travamento e segurança de umacoplamento de semi-reboque provido de um mecanismo de fechoe de um mecanismo de segurança. Ai estão previstos umprimeiro sensor para monitoração do estado do mecanismo defecho e um segundo sensor para monitoração direta ouindireta do estado do mecanismo de segurança. O primeirosensor, como interruptor de aproximação indutivo, deve estarposicionado sobre o lado inferior do ferrolho de fecho emonitorar a posição do pino-rei com relação ao ferrolho defecho. Com um pino-rei introduzido demasiado alto, esteassenta sobre o ferrolho de fecho, com o quê aumenta o riscode identificações de falhas. Na prática, no entanto, um talposicionamento do primeiro sensor se revelou desvantajoso,pois primeiramente o ferrolho de fecho deve ser fechado e sóem seguida pode ser executada uma detecção da posição dopino-rei com relação ao ferrolho de fecho. Com o pino-reierradamente posicionado, isso teria por conseqüência umelevado desgaste e avarias do ferrolho de fecho e doprimeiro sensor nele disposto, pois o ferrolho de fechotambém na operação de marcha está sujeito a uma considerávelsolicitação por impacto, que se transmite também ao primeirosensor. Um outro ponto fraco são os cabos assentados móveis.Como segundo sensor serve igualmente um interruptor deaproximação indutivo, que monitora um mecanismo de fechogarantindo que o mecanismo de segurança não se solte. Paratanto é monitorada uma lingüeta do mecanismo de fecho, quese encontra na região de abrangência do sensor apenas quandoo mecanismo de fecho se firma em uma posição de fechamento,em que a alavanca de comando está segura por um ressalto. Adesvantagem essencial da disposição de sensor do segundosensor deve ser vista no fato de que sempre leva acomunicações de sinal falhas, pois a parte preponderante doacoplamento de semi-reboque é fabricada de aço e, por umaativação da alavanca de comando, múltiplos outroscomponentes alteram sua posição para com o segundo sensor e,assim, disparam um sinal de falha.
Por esse motivo, a invenção teve por objetivodisponibilizar um dispositivo para indicação do estado defechamento, que possibilitasse tanto uma maximização dadisponibilidade operacional como também uma minimização desinais de falha.
Um outro objetivo parcial reside em otimizar adisposição do primeiro e do segundo sensor.
objetivo é alcançado com um dispositivo paraindicação do estado de fechamento de uma embreagem de semi-reboque, abrangendo uma abertura de alojamento paraalojamento de um pino-rei, uma alavanca de comando, que éfixável em uma posição de fechamento em uma posição deretenção, e uma unidade de avaliação, à qual estãoconectados um primeiro e um segundo sensor, bem como umaunidade indicadora ligada com a unidade de avaliação. Deacordo com a invenção, o primeiro sensor está disposto naregião da abertura de alojamento e detecta o pino-rei,enquanto que o segundo sensor abrange um sensor magnético,que coopera com um imã disposto na alavanca de comando,sendo que ambos os sensores se baseiam em distintosmecanismos de ação.
Quando ambos os sensores se baseiam em distintosmecanismos de ação, p.ex. interruptor de aproximação esensor magnético, não apenas são minimizadas as possíveisinfluências mútuas, mas também os riscos de falhas.
No que concerne aos estados de acoplamentoreprodutíveis na unidade indicadora, via de regra ocorreminicialmente dois estados. Em um primeiro estado, peloprimeiro sensor é detectado um pino-rei e pelo segundosensor é ativada uma posição de fechamento da alavanca decomando.Em um segundo estado, o primeiro sensor nãoidentifica um pino-rei e o segundo sensor anuncia umaposição de abertura da alavanca de comando, isto é, oveiculo trator roda então sem apoio com acoplamento de semi-reboque pronto para entrada.
No caso de uma posição de abertura da alavanca decomando, com presença de um pino-rei, ou posição defechamento da alavanca de comando, sem presença de um pino-rei, ao motorista é sinalizado um aviso de falha pelaunidade indicadora.
Pelo posicionamento do primeiro sensor na aberturade alojamento do acoplamento de semi-reboque, vantajosamenteem uma região contraposta ao ferrolho de fecho, o primeirosensor se encontra em uma região sujeita apenas a pequenodesgaste. Durante o processo de entrada, o veiculo trator sedesloca para trás, à frente do apoio vertical, que para aligação com o acoplamento de semi-reboque do veiculo tratoré executado com um pino-rei com um rebordo superior, umsegmento central reduzido em diâmetro para agarramento doferrolho de fecho do acoplamento de semi-reboque e umrebordo inferior. 0 primeiro sensor pode então, por exemplo,detectar o rebordo inferior do pino-rei que já se encontrana abertura de alojamento, sem que o ferrolho de fechoesteja fechado. Quando de uma posição falha do pino-rei, épossível ao motorista na posição de abertura do acoplamentode semi-reboque proceder inicialmente a correções, até queuma correta posição do pino-rei, tanto horizontal comotambém verticalmente, seja detectada pelo primeiro sensor.No segundo sensor deve ser empregado um sensormagnético. Para tanto podem vir ao caso por exemplo sensoresReed ou sensores Hall, que cooperam com um imã que seencontra em um local correspondente na alavanca de comando.0 imã se move então de preferência na direção do segundosensor disposto estacionariamente. Como usualmente não estãopresentes outros imãs no acoplamento de semi-reboque, sãominimizados sinais de falha.
De preferência, a unidade indicadora está dispostaem uma cabine de motorista de um veiculo trator do semi-reboque. Graças a uma tal disposição da unidade indicadorana cabine do motorista, o motorista recebe as informaçõesrelacionadas à posição do pino-rei para o acoplamento dosemi-reboque ou à posição da alavanca de comando em umaregião identificável a partir do assento do motorista, demodo que, quando do acoplamento e desacoplamento, nãoprecisa abandonar a cabine do motorista para tomarconhecimento das informações acima mencionadas. Além disso,a posição da alavanca de comando também é continuamenteindicada ao motorista durante a marcha e especialmente apóspausas mais longas.
O objetivo parcial é inicialmente atingido com umprimeiro sensor em um acoplamento de semi-reboque, com oqual em um estado de fechamento um pino-rei é ligável comtravamento devido à forma, sendo que uma placa deacoplamento para alojamento do pino-rei apresenta umaabertura de alojamento executada complementar, e o pino-reium rebordo superior, um segmento central de diâmetroreduzido para agarramento de um ferrolho de fecho e umrebordo inferior. De acordo com a invenção, o primeirosensor está disposto na região da abertura de alojamentoabaixo da placa de acoplamento e detecta o pino-rei. Asvantagens essenciais são cabos firmemente assentados, quenão estão sujeitos a qualquer movimento permanente, umamenor solicitação por impacto do sensor bem como um menorrisco de identificação de falha por uma montagemestacionária.
Vantajosamente, o primeiro sensor detecta o rebordoinferior do pino-rei. Inicialmente, pelo contrário, orebordo inferior, por exemplo com relação ao segmentocentral, está sujeito apenas a um pequeno desgaste, de modoque mesmo após longo tempo de operação existe uma distânciaconstante entre sensor e rebordo inferior. Uma outravantagem da detecção do rebordo inferior do pino-rei resideem que o primeiro sensor pode ser disposto estacionário emuma região protegida abaixo da placa de acoplamento doacoplamento de semi-reboque.
Vantajosamente, o primeiro sensor se contrapõeradialmente ao rebordo inferior do pino-rei acoplado. Comisso, uma posição falha ou uma falha do pino-rei pode seridentificada em todas as três direções espaciais.
De preferência, o primeiro sensor está disposto emuma região contraposta ao ferrolho de fecho. Em operação demarcha normal, o pino-rei encosta com seu segmento centralde diâmetro reduzido no ferrolho de fecho, de modo que, apósum tempo mais longo, ocorre um desgaste em ambos oscomponentes e estes devem ser eventualmente trocados. Aregião da abertura de alojamento contraposta ao ferrolho defecho se encontra em contato com o pino-rei apenas quando damarcha-a-ré e, por isso, se desgasta muito pouco. Uma trocado ferrolho de fecho pode, por conseguinte, ser realizadacomo até agora, sem que o primeiro sensor deva serdesmontado e, em seguida, dispendiosamente novamenteajustado. Uma outra vantagem reside em que pode serrealizada uma detecção do pino-rei sem prévia ativação doferrolho de fecho e, assim, o acoplamento de semi-reboque eespecialmente o ferrolho de fecho, quando de uma posiçãofalha do pino-rei, não é ativado e, portanto, poupado deavarias.
Vantajosamente, o primeiro sensor pode abranger uminterruptor de aproximação. Por interruptor de aproximaçãosão entendidos exclusivamente sensores operandoindutivamente. Tais interruptores de aproximação podem serobtidos de modo barato, são tecnicamente satisfatórios epodem cooperar com componentes usuais feitos de aço, de modoque pode ser empregado um pino-rei usual.
O objetivo parcial é ainda atingido com umadisposição de um segundo sensor em um acoplamento de semi-reboque alojando um pino-rei, em que um ferrolho de fechodisposto abaixo de uma placa de acoplamento fixagiratoriamente o pino-rei, o ferrolho de fecho pode serlevado por um mecanismo de fecho a uma posição de aberturaou posição de fechamento, o mecanismo de fecho abrange umaalavanca de comando, que na posição de fechamento é fixávelem uma posição de retenção, e o segundo sensor está dispostono lado inferior da placa de acoplamento para detecção daposição de retenção da alavanca de comando. De acordo com ainvenção, o segundo sensor abrange um sensor magnético, quecoopera com um imã disposto na alavanca de comando.
Em oposição aos interruptores de aproximaçãoanteriormente mencionados, como sensores magnéticos sãoentendidos sensores Reed ou Hall. Tais sensores reagemquando da presença de um campo magnético e, por isso, sãorelativamente insensíveis a componentes vizinhos, feitos deaço, que alteram sua posição.
Em uma forma de execução especial, a alavanca decomando pode abranger um alavanca giratória bem como umaalavanca de manipulo deslocável lateralmente, segurando aalavanca de comando, sendo que o ímã está disposto naalavanca de manipulo.
Uma tal forma de execução permite uma ativação comuma só mão do acoplamento de semi-reboque e possibilitaassim uma troca entre posições de abertura e de fechamento.Nesse caso, a alavanca giratória é mecanicamente segura,como até agora, com uma reentrância por exemplo em forma deziguezague, que engata por trás em uma parede ou um ressaltodo acoplamento de semi-reboque. Para se poder então pivotarpara fora em torno da alavanca giratória e assim soltar areentrância em forma de ziguezague da parede, a alavanca demanipulo deve ser deslocada lateralmente relativamente àalavanca giratória, com o quê um ímã disposto na alavanca demanipulo muda sua posição para com o segundo sensor e,assim, influi sobre o sensor magnético.
De preferência, o imã está disposto na extremidadeda alavanca de comando do lado de acoplamento, de modoespecialmente preferido na extremidade da alavanca demanipulo do lado de acoplamento. Essa disposição permitecolocar o segundo sensor em um local protegido dentro doacoplamento de semi-reboque. A disposição do sensor na formade execução anteriormente descrita para uma ativação com umadas mãos do acoplamento de semi-reboque tem, além disso, avantagem de que o segundo sensor detecta simultaneamente amecânica da alavanca e, com isso, também a alavancagiratória, de modo que um defeito na região da alavancagiratória é igualmente identificado.
Vantajosamente, o segundo sensor está dispostoestacionariamente relativamente à placa de acoplamento. Comisso, o próprio sensor, o cabo de conexão e pontos de soldaestão sujeitos a uma menor solicitação mecânica.
Com auxilio das duas figuras de desenho a seguir, ainvenção será explicada mais pormenorizadamente a titulo deexemplo. Ai mostram:
Figura 1 - um corte longitudinal por um acoplamentode semi-reboque com pino-rei e primeiro sensor; e a
Figura 2 - uma vista inferior de um acoplamento desemi-reboque com primeiro e segundo sensor.
Na figura 1 está representado um corte longitudinalpela região central de um acoplamento de semi-reboque 1 comum pino-rei 3 disposto em uma abertura de alojamento 2(comparar figura 2) . O pino-rei 3 apresenta essencialmenteum rebordo superior 11, um segmento central 12 de diâmetromenor situado abaixo e um rebordo inferior 14. Para aligação com travamento devido à forma do pino-rei 10 com oacoplamento de semi-reboque 1, um ferrolho de fecho 18 montado giratório na placa de acoplamento 10 engata nosegmento central 12 do pino-rei 3.
Em alinhamento radial para com o pino-rei 3 acopladose encontra o primeiro sensor 8 montado protegido em umanervura de reforço 21, que detecta sem contato o rebordo 14 inferior do pino rei 3 e emite um sinal elétrico à unidadede avaliação 5 através da primeira linha de sensor 22. Aolado da primeira linha de sensor 22, ainda a segunda linhade sensor 23 do segundo sensor 7 (ver figura 2) estáconectada à unidade de avaliação 5. Da unidade de avaliação 5 se estende uma linha de dados 24 por exemplo para umacabine de motorista de um veiculo trator (ambos nãodesenhados) e está ali ligada com uma unidade indicadora 8.
A figura 2 mostra, em uma vista inferior, o ladoinferior 17 da placa de acoplamento 10 com mecanismo de fecho 16 ai engatando. A alavanca de fecho 13 se encontra emuma posição fechada, na presença de um pino-rei 3. Naabertura de alojamento 2, em uma região 15 contraposta aoferrolho de fecho 13, está disposto o primeiro sensor 6 nanervura de reforço 21. O ferrolho de fecho 13 é movido por meio de ummecanismo de fecho 16 entre uma posição de abertura e aposição de fechamento representada. Esse movimento édisparado pela alavanca de comando 4 se projetando para forado acoplamento de semi-reboque 1, que é estruturadabipartida e possibilita uma ativação com uma só das mãos.Especificamente, a alavanca de comando 4 abrange a alavancagiratória 18 e a alavanca de manipulo 19 nela montadalateralmente deslocável. Na posição representada da alavancade manipulo 19, puxada para fora, há espaço suficiente naabertura de alavanca 25, de modo que a alavanca giratória 18pode ser igualmente deslocada lateralmente e fixada porenganchamento da saliência 26 por trás do ressalto 27. Aoser solta a alavanca de manipulo 19, ela é puxada pela molatensora de alavanca de manipulo 28 na direção da extremidadedo lado de acoplamento da alavanca de comando 4 epreenche quase completamente a abertura de alavanca 25, demodo que a alavanca de comando é adicionalmente segura.
A segurança anteriormente descrita é entãomonitorada por um imã 9 disposto na extremidade 20 do ladode acoplamento da alavanca de manipulo 19, que coopera comum segundo sensor 7 fixado no lado inferior 17 da placa deacoplamento 10. Quando de uma ruptura de material emcomponentes da alavanca de comando 4 ou ressalto 27, issopoderia levar a uma migração da alavanca de manipulo 19 parafora e, assim, devido à vibração, a uma abertura do ferrolhode fecho 13. Nesse caso, já quando de uma migração daalavanca de manipulo 19 para fora, a distância do imã 9relativamente ao segundo sensor 7 aumentaria e isso seriaindicado ao motorista através da unidade indicadora 8.
LISTA DE REFERÊNCIAS1 acoplamento de semi-reboque2 abertura de alojamento
3 pino-rei
4 alavanca de comando
5 unidade de avaliação
6 primeiro sensor
7 segundo sensor
8 unidade indicadora
9 imã
10 placa de acoplamento
11 rebordo superior
12 segmento central
13 ferrolho de fecho
14 rebordo inferior
15 região contraposta ao ferrolho de fecho
16 mecanismo de fecho
17 placa de acoplamento lado inferior
18 alavanca giratória
19 alavanca de manipulo
20 extremidade do lado de acoplamento
21 nervura de reforço
22 primeira linha de sensor
23 segunda linha de sensor
24 linha de dados
25 abertura de alavanca
26 saliência
27 ressalto
28 mola tensora da alavanca de manipulo

Claims (11)

1. Dispositivo para indicação do estado defechamento de um acoplamento de semi-reboque (1) abrangendouma abertura de alojamento (2) para alojamento de um pino-rei (3) , uma alavanca de comando (4) , que é fixável em umaposição de retenção em uma posição de fechamento, e umaunidade de avaliação (5), à qual estão conectados umprimeiro e um segundo sensor (6, 7) , bem como uma unidadeindicadora (8) ligada com a unidade de avaliação (5),CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro sensor (6) estádisposto na região da abertura de alojamento (2) e detecta opino-rei (3), enquanto que o segundo sensor (7) abrange umsensor magnético, que coopera com um imã (9) disposto naalavanca de comando (4), sendo que ambos os sensores (6, 7)se baseiam em distintos mecanismos de ação.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade indicadora (8) estádisposta em uma cabine de motorista de um veiculo trator.
3. Disposição de um primeiro sensor (6) em umacoplamento de semi-reboque (1) , com o qual em um estado defechamento um pino-rei (3) é ligável com travamento devido àforma,- em que uma placa de acoplamento (10) para alojamento dopino-rei (3) apresenta uma abertura de alojamento (2)executada complementar, e- em que o pino-rei (3) apresenta um rebordo superior (11),um' segmento central (12) de diâmetro reduzido paraagarramento de um ferrolho de fecho (13) e um rebordoinferior (14), CARACTERIZADA pelo fato de que o primeirosensor (6) está disposto na região da abertura de alojamento(2)abaixo da placa de acoplamento (10) e detecta o pino-rei(3)
4. Disposição de acordo com a reivindicação 3,CARACTERIZADA pelo fato de que o primeiro sensor (6) detectao rebordo inferior (14) do pino-rei (3).
5. Disposição de acordo com a reivindicação 3 ou 4,CARACTERIZADA pelo fato de que o primeiro sensor (6) secontrapõe radialmente ao rebordo inferior (14) do pino-rei(3) acoplado.
6. Disposição de acordo com uma das reivindicações 3a 5, CARACTERIZADA pelo fato de que o primeiro sensor (6)está disposto em uma região (15) contraposta ao ferrolho defecho (13) .
7. Disposição de acordo com uma das reivindicações 3a 5, CARACTERIZADA pelo fato de que o primeiro sensor (6)abrange um interruptor de aproximação.
8. Disposição de um segundo sensor (7) em umacoplamento de semi-reboque (1) alojando um pino-rei (3)em que um ferrolho de fecho (13) disposto abaixo de umaplaca de acoplamento (10) fixa giratoriamente o pino-rei(3) ,em que o ferrolho de fecho (13) pode ser levado por ummecanismo de fecho (16) a uma posição de abertura ouposição de fechamento,em que o mecanismo de fecho (16) abrange uma alavanca decomando (4), que na posição de fechamento é fixável em umaposição de retenção, eem que o segundo sensor (7) está disposto no lado inferior(17) da placa de acoplamento (10) para detecção da posiçãode retenção da alavanca de comando (4) , CARACTERIZADA pelofato de que o segundo sensor (7) abrange um sensormagnético, que coopera com um imã (9) disposto na alavancade comando (4).
9. Disposição, de acordo com a reivindicação 8,CARACTERIZADA pelo fato de que a alavanca de comando (4)abrange um alavanca giratória (18) bem como uma alavanca demanipulo (19) deslocável lateralmente, segurando a alavancade comando (4), sendo que o imã (9) está disposto naalavanca de manipulo (19).
10. Disposição de acordo com a reivindicação 8 ou 9,CARACTERIZADA pelo fato de que o imã (9) está disposto naextremidade (20) do lado de acoplamento da alavanca decomando (4).
11. Disposição de acordo com uma das reivindicações-8 a 10, CARACTERIZADA pelo fato de que o segundo sensor (7)está disposto estacionário relativamente à placa deacoplamento (10).
BRPI0303464-0A 2002-09-06 2003-09-05 dispositivo para indicação do estado de fechamento de um acoplamento de semi-reboque e disposição de sensores. BR0303464B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE2002141904 DE10241904B9 (de) 2002-09-06 2002-09-06 Sensor für Königszapfen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0303464A BR0303464A (pt) 2005-05-10
BR0303464B1 true BR0303464B1 (pt) 2011-08-09

Family

ID=31502524

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0303464-0A BR0303464B1 (pt) 2002-09-06 2003-09-05 dispositivo para indicação do estado de fechamento de um acoplamento de semi-reboque e disposição de sensores.

Country Status (7)

Country Link
US (2) US6866283B2 (pt)
EP (1) EP1396417B1 (pt)
JP (1) JP4481608B2 (pt)
AT (1) ATE318748T1 (pt)
BR (1) BR0303464B1 (pt)
DE (2) DE10241904B9 (pt)
ES (1) ES2259124T3 (pt)

Families Citing this family (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE20306787U1 (de) * 2003-05-02 2004-09-16 Georg Fischer Verkehrstechnik Gmbh Vorrichtung zum Erfassen des Winkels zwischen einer Sattelzugmaschine und einem Sattelanhänger
ITVR20030141A1 (it) * 2003-12-19 2005-06-20 H T S Hydro Tech Systems S R L Dispositivo a cuneo magnetico applicato alla ralla dei
US7278650B2 (en) 2004-03-29 2007-10-09 Heartland Recreational Vehicles, Llc Travel trailer having improved turning radius
SE527134C2 (sv) * 2004-05-12 2005-12-27 Scania Cv Abp Säkerhetssystem och förfarande vid dragfordon för påhängsvagnar vid frånkoppling av dragfordonet från påhängsvagnen
DE102004024333B4 (de) * 2004-05-14 2019-05-16 Jost-Werke Deutschland Gmbh Steckverbindungen
DE102004045663B4 (de) * 2004-09-18 2008-08-28 Jost-Werke Gmbh Verschiebevorrichtung für eine Sattelkupplung
US7548155B2 (en) * 2005-02-18 2009-06-16 Saf-Holland, Inc. Fifth wheel sensor assembly
DE102005014977B4 (de) 2005-03-24 2008-08-21 Jost-Werke Gmbh Vorrichtung zum Nachweis und zur Anzeige der Position von Komponenten von Fahrzeugkupplungen
GB0506610D0 (en) * 2005-04-01 2005-05-11 Emilen Ltd Trailer vehicle coupling safety aids
DE102005031365B4 (de) * 2005-06-30 2008-04-30 Jost-Werke Gmbh Vorrichtung zum Nachweis und zur Anzeige der Position von Komponenten von Fahrzeugkupplungen
US7384056B2 (en) * 2005-08-18 2008-06-10 Russ Cameron Anderson Fifth wheel coupler release apparatus
US7619506B2 (en) * 2005-08-25 2009-11-17 Qualcomm Incorporated Device for sensing tractor trailer connection
SE530237C2 (sv) * 2005-10-27 2008-04-08 Volvo Lastvagnar Ab Vändskivearrangemang för hopkoppling av en släpvagn med en dragbil och förfarande för manövrering av nämnda arrangemang
DE102008000799A1 (de) * 2008-03-20 2009-10-01 Jost-Werke Gmbh Sattelkupplung
BRPI0804064B1 (pt) * 2008-10-15 2019-10-08 Maxilock Comércio Internacional Ltda Me Configuração aperfeiçoada de uma unidade eletro-mecânica de controle da trava de quinta roda (controlador de trava)
DE102009027256B4 (de) * 2009-06-26 2012-03-15 Saf-Holland Verkehrstechnik Gmbh System zur Identifizierung von Sattelaufliegern eines Sattelzugs
NL2009960C2 (nl) * 2012-05-15 2013-11-06 Martinus Theodorus Wetering Trekker-opleggercombinatie.
DE102012214413B4 (de) * 2012-08-14 2016-08-11 Jost-Werke Gmbh Sattelkupplung
JP6007745B2 (ja) * 2012-11-20 2016-10-12 アイシン精機株式会社 ドア駆動装置
AU2016100223B4 (en) * 2013-06-02 2017-10-05 Turntable Safety Devices Australia Pty Ltd A safety enhanced turntable or fifth wheel for coupling a semi-trailer to a prime mover
EP2899101B1 (de) 2014-01-22 2018-03-07 Helmut Fliegl Königszapfen mit Sensorvorrichtung
US9266574B1 (en) 2014-08-20 2016-02-23 Ford Global Technologies, Llc Automatically deployed bicycle support
US9723692B2 (en) * 2015-05-20 2017-08-01 Saf-Holland, Inc Fifth wheel coupling detection system with inspection and indication lighting arrangement
US9862242B2 (en) 2015-12-21 2018-01-09 Jason P. Lurie Coupling system
EP3379222B1 (en) 2017-03-22 2020-12-30 Methode Electronics Malta Ltd. Magnetoelastic based sensor assembly
EP3421274B1 (en) * 2017-06-30 2020-03-18 VBG Group AB (Publ) Status indication of a coupling device
USD853284S1 (en) * 2017-07-28 2019-07-09 Horizon Global Americas Inc. Fifth wheel hitch
US10926816B2 (en) 2017-10-19 2021-02-23 Saf-Holland, Inc. Accelerometer sensor arrangement for fifth wheel hitch assembly
US10670479B2 (en) 2018-02-27 2020-06-02 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11084342B2 (en) 2018-02-27 2021-08-10 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11221262B2 (en) 2018-02-27 2022-01-11 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11135882B2 (en) 2018-02-27 2021-10-05 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11491832B2 (en) 2018-02-27 2022-11-08 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11014417B2 (en) 2018-02-27 2021-05-25 Methode Electronics, Inc. Towing systems and methods using magnetic field sensing
US11731471B2 (en) 2018-04-27 2023-08-22 Fontaine Fifth Wheel Company Methods and systems for monitoring coupling of fifth wheels to kingpins
US11524536B2 (en) 2019-02-14 2022-12-13 Fontaine Fifth Wheel Company Apparatuses, systems, and methods for determining and verifying operational states of fifth wheels
EP4257462A1 (en) 2022-04-07 2023-10-11 Sampa Otomotiv Sanayi Ve Ticaret Anonim Sirketi Fifth wheel with an automatically moving adjusting member and method thereof

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3585899A (en) * 1970-06-18 1971-06-22 Anthony Jaras Alignment device
US4127856A (en) * 1977-04-11 1978-11-28 Bickel Gary G Vehicle-dock latching apparatus
FI57718C (fi) * 1978-11-08 1980-10-10 Leo Lennart Liljestroem Foerfarande foer lastning av ett laongstraeckt stycke pao ett fordon och anordning avsedd foer tillaempning av foerfarandet
US5022714A (en) * 1989-12-20 1991-06-11 Eaton Corporation Tractor trailer anti-trailer swing system and method
US5033798A (en) * 1989-12-20 1991-07-23 Eaton Corporation Trailer brake anti-swing system and method
US5029948A (en) * 1989-12-20 1991-07-09 Eaton Corporation Trailer anti-swing system and method
US5152544A (en) * 1989-12-20 1992-10-06 Eaton Corporation Articulation angle sensor
US5477207A (en) * 1993-10-04 1995-12-19 C & M Safety Systems, Inc. Warning device for a vehicle and trailer coupling system
US5617072A (en) * 1994-12-07 1997-04-01 Rockin' Chair Truckers Co. Position signaling apparatus
NZ314186A (en) * 1996-03-04 1998-02-26 Holland Hitch Co Electronic trailer hitch coupling control system
DE19820139B4 (de) * 1998-05-06 2008-05-29 Georg Fischer Verkehrstechnik Gmbh Vorrichtung zur Überwachung des ordnungsgemässen Verriegelns und Sicherns einer Sattelkupplung eines Sattelfahrzeugs
US6100794A (en) * 1999-02-18 2000-08-08 Hillier; Terrence E. Fifth wheel coupling safety system
US6587041B1 (en) * 2000-04-20 2003-07-01 Wabash Technology Corporation Semi-tractor fifth wheel sensor and rail car stanchion sensor for a trailer

Also Published As

Publication number Publication date
EP1396417B1 (de) 2006-03-01
EP1396417A1 (de) 2004-03-10
ATE318748T1 (de) 2006-03-15
US6866283B2 (en) 2005-03-15
BR0303464A (pt) 2005-05-10
US20040075241A1 (en) 2004-04-22
ES2259124T3 (es) 2006-09-16
JP2004099034A (ja) 2004-04-02
DE50302507D1 (de) 2006-04-27
DE10241904B4 (de) 2008-08-21
US20050121921A1 (en) 2005-06-09
DE10241904A1 (de) 2004-03-11
DE10241904B9 (de) 2008-12-18
JP4481608B2 (ja) 2010-06-16
US7140632B2 (en) 2006-11-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0303464B1 (pt) dispositivo para indicação do estado de fechamento de um acoplamento de semi-reboque e disposição de sensores.
KR101199070B1 (ko) 변속레인지 검출장치
US7246518B2 (en) Tire monitoring unit for a vehicle
JP4806647B2 (ja) 変速機用操作レバーのレバー操作位置判定装置
US9844988B2 (en) Road tractor semi-trailer combination
CA2718874C (en) Fifth-wheel coupling
JP2012522674A (ja) 走行レンジ選択レバーのポジションを検知するための装置、及び該装置の装備された自動車
US10202716B2 (en) Sewing machine
CA2706541C (en) Electronic article surveillance tag
GB2470610A (en) Angle sensor monitoring system for trailer towing vehicles
JP2013523519A (ja) ホイールロス検知装置
US8826770B2 (en) Electric steering lock device
KR930000373Y1 (ko) 휘일 크레인의 조향 제어장치
US4151655A (en) Wheel mounting integrity device
CN112041179A (zh) 用于商用车辆的传感器系统、鞍式耦联器系统及具有鞍式耦联器系统的商用车辆和针对于此的方法
CN204845863U (zh) 带有安全带检测系统的汽车
JP2014121897A (ja) 電動ステアリングロック装置
TWI830767B (zh)
WO2020026065A1 (en) Vehicle towing device
RU2748293C2 (ru) Измерительное устройство для измерения угла складывания и состав транспортного средства
US20110204881A1 (en) Zero positioning for sensor
CN215435900U (zh) 用于车辆的稳定杆拉杆系统以及车辆
KR101866085B1 (ko) 견인 후크 어셈블리
US20230356552A1 (en) Fifth wheel coupling system, tractor vehicle, and tractor-semitrailer combination
WO2017001992A1 (en) A pedalboard with safety system for tractors

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/09/2003, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.