BR0302123B1 - porta-iscas para insetos. - Google Patents

porta-iscas para insetos. Download PDF

Info

Publication number
BR0302123B1
BR0302123B1 BR0302123A BR0302123A BR0302123B1 BR 0302123 B1 BR0302123 B1 BR 0302123B1 BR 0302123 A BR0302123 A BR 0302123A BR 0302123 A BR0302123 A BR 0302123A BR 0302123 B1 BR0302123 B1 BR 0302123B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bait
bait holder
package
holder according
paper
Prior art date
Application number
BR0302123A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0302123A (pt
Inventor
Luiz Eugenio Pedro De Freitas
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Priority to BR0302123A priority Critical patent/BR0302123B1/pt
Publication of BR0302123A publication Critical patent/BR0302123A/pt
Publication of BR0302123B1 publication Critical patent/BR0302123B1/pt

Links

Landscapes

  • Catching Or Destruction (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PORTA-ISCAS PARA
INSETOS".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um porta-iscas, particularmente a um porta-iscas para insetos tais como formigas saúvas, o qual proporciona ao mesmo tempo um efeito de proteção ao material de isca inseticida e um fácil acesso para que os insetos alcancem a isca, e principalmente prover melhores resultados na preservação do meio ambiente. Antecedentes da Invenção Porta-iscas são amplamente utilizados no combate a insetos e principalmente formigas, tanto domésticos quanto agrícolas e em florestas. Os porta-iscas são normalmente constituídos por um invólucro ou embalagem que define uma câmara interna onde fica acondicionado o material de isca inseticida compreendendo um atrativo e o veneno para os insetos. A atração dos insetos até os porta-iscas pode ser proveniente da parte atrativa da própria composição da isca inseticida ou ser um componente separado que pode estar, por exemplo, impregnado na superfície externa da embalagem do porta-iscas. Genericamente falando, os insetos são atraídos pelo odor do material atrativo, penetram pelo invólucro do porta-iscas e atingem a isca com o veneno. Os porta-iscas convencionais apresentam nenhuma ou baixíssima biodegradabilidade, o que tem se tornado uma preocupação constante nos dias de hoje, especialmente no caso de porta-iscas usados para o combate de insetos agrícolas.
Dentre os porta-iscas para insetos conhecidos do estado da técnica alguns são construídos utilizando-se um invólucro do tipo "saquinho" produzido a partir de polietileno porém este tipo de material representa um problema para o meio ambiente por não ser biodegradável, o que é particularmente importante quando se trata do combate de insetos agrícolas, e mais ainda quando se trata de combater insetos em áreas florestais. Além disso, para viabilizar a produção deste tipo de porta-iscas, resistindo às condições de processamento, o polietileno deve ter uma espessura mínima na faixa de 30 a 50 μιη. Neste caso específico os insetos devem perfurar a embalagem de polietileno para atingir a isca, o que muitas vezes se torna difícil para insetos pequenos como formigas das espécies Acromyrmex , comumente chamadas quenquéns.
Outro tipo de porta-iscas comumente utilizado no. combate a insetos compreende um invólucro confeccionado de materiais mais rígidos, tais como papelão, papel cartão ou materiais plásticos mais espessos, e que possui orifícios por onde os insetos penetram para atingir a isca com veneno. Porém, a embalagem destes porta-iscas apresenta também desvantagens pois devido aos orifícios e dependendo do material do qual é produzida a proteção da isca contra as intempéries não é muito eficiente e, por outro lado, quando confeccionada com material plástico apresenta o problema de não ser biodegradávèl. Estas duas desvantagens são particularmente relevantes para os porta-iscas utilizados na agricultura onde se tem a situação de vários porta- iscas espalhados pelas plantações. Ainda um outro tipo de porta-iscas para insetos já conhecido e
comercializado compreende uma embalagem produzida a partir de materiais plásticos mais duros com a finalidade de serem mais resistentes e duradouros para que se possa recarregar os referidos porta-iscas quando a isca já estiver esgotada , estes porta-iscas, entretanto, também apresentam inúmeras desvantagens quando são utilizados com finalidades agrícolas principalmente pela necessidade de grande uso de mão-de-obra para distribuir e recuperar os porta-iscas no campo e do alto custo envolvido com o recarregamento das embalagens.
Ainda dentro do estado da técnica podemos citar a patente brasileira Pl9701469-9, onde o inventor utiliza ainda de material polimérico juntamente com laminado de papel, a grande vantagem do atual invento é que elimina por completo o material polimérico tornando assim o porta-iscas da presente invenção totalmente biodegradável.
É, portanto um objetivo da presente invenção prover um porta-iscas para insetos que seja bastante eficiente do ponto de vista de tornar a isca facilmente acessível aos insetos, que possa ser produzido de maneira não muito complexa e que principalmente apresente um efeito aperfeiçoado de
biodegradabilidade.
Sumário da Invenção
A presente invenção refere-se a um porta-iscas para insetos compreendendo uma embalagem ou invólucro que define uma câmara interna dentro da qual fica acondicionado o material de isca inseticida, sendo que a referida embalagem ou envólucro compreende um laminado contendo pelo menos uma camada de papel e uma camada de parafina. Descrição Detalhada da Invenção O laminado específico de papel ora proposto para o porta-iscas para insetos possibilita a obtenção de uma embalagem com as características necessárias de resistência e impermeabilidade para prover uma proteção adequada da isca contra as intempéries e outros possíveis desgastes causados pelo ambiente no qual o porta-iscas vai ser utilizado. Por outro lado, possibilita obter um laminado passível de ser facilmente cortado ou perfurado pelos insetos para que estes alcancem a isca inseticida mesmo quando se trata de insetos pequenos. Além disso, obtém-se uma total biodegradabilidade do produto.
O laminado da presente invenção é constituído de pelo menos uma camada de papel. O termo "papel" aqui empregado visa englobar todos os materiais em folhas convencionalmente produzidos a partir das fibras de celulose. Sua função na embalagem do porta-iscas ora proposto é a de constituir uma barreira para proteção de isca, incrementando a proteção que será dada pela parafina interna e verniz ou tinta externa, e a de eliminar a utilização do polímero. O tipo de papel a ser utilizado pode variar de acordo com o tipo de inseto que se necessita combater e principalmente com a durabilidade desejada em um determinado ambiente. Pode-se usar, por exemplo, papel manteiga ou papel vegetal, os quais possuem certa resistência à água fazendo com que o produto laminado final apresente maior durabilidade, especialmente se for usado no campo mas , principalmente, os papéis monolúcidos ou outros papéis especiais. Além da camada de papel o outro componente do laminado para invólucros de porta-iscas desenvolvidos pelos inventores compreende uma camada interna de parafina é a de vedação do dito invólucro e de proteção da isca contra as interpéries além de prover a solda do invólucro.
A espessura total do laminado não representa um parâmetro
determinante para a presente invenção e dependerá dos objetivos em cada situação. De forma geral, no entanto, as embalagens do porta-iscas da invenção normalmente apresentam uma espessura total na faixa de 20 a cerca de 50 μηι.
O laminado que forma o invólucro do porta-iscas da presente invenção
pode ser produzido por qualquer método convencionalmente utilizado e conhecido do estado da técnica. A junção do papel com a parafina já é de pleno domínio público portanto não vamos nos ater a isto.
O porta-iscas da presente invenção é adequado parâ o combate de insetos, particularmente insetos pequenos tais como formigas. Além disso, devido às suas características aperfeiçoadas de biodegradabilidade, o porta- iscas ora reivindicado é também altamente indicado para o combate de insetos agrícolas, para proteção de plantações e florestas. O referido porta-iscas é adequado para qualquer tipo de isca inseticida sólida normalmente usada contra insetos, as quais podem apresentar as mais variadas granulações dependendo da finalidade específica a que se destinam.
A invenção pode ser usada, por exemplo, para o combate às chamadas "formigas cortadeiras" tais como a saúva (gênero Atta) que são formigas que cortam e carregam folhas de vegetais para produzirem o fungo do qual se alimentam no formigueiro. Outras formigas cortadeiras que também podem ser eficientemente combatidas usando-se o porta-iscas da invenção são as quenquéns (gênero Acromyrmex). O tipo de material empregado na produção do porta-iscas assim como seu formato, neste caso, depende da prioridade ambiental da área a ser tratada, do tipo de infestação das formigas e da fase da cultura (agrícola ou florestal). Para combates de manutenção que visem principalmente controlar as saúvas, os porta-iscas devem possuir camadas de papel e parafina mais resistentes à água do ambiente, provendo uma maior durabilidade dos porta-iscas no campo.
Outra preocupação ambiental quando se trata do uso de porta-iscas pode ser a preservação de animais não-alvo evitando que eles consumam inadvertidamente o veneno da isca. Neste caso, pode-se optar por um porta- iscas tal como o ilustrado na Figura 1, o qual compreende um invólucro (1) para acondicionar as iscas granuladas (2), constituído de um laminado que inclui uma camada de um verniz ou tinta (3) com alto poder de vedação, além de uma camada de papel (4) e uma camada interna (5), responsável pelo fechamento do invólucro. Isso faz com que o odor da isca não transpasse o invólucro e vá para o exterior evitando, assim, que ele atraia os demais não- alvos.
Por outro lado, para cumprir satisfatoriamente sua função, é preciso que o porta-iscas contenha um material que exerça atração sobre os insetos que, neste caso, deve ser colocado na superfície externa da embalagem . Para propiciar seletividade ao porta-iscas utiliza-se, então, como material atrativo, uma composição que possa atrair somente o inseto que se deseja combater mas que não exerça nenhuma ou quase nenhuma atração sobre outros animais. A composição atrativa pode ser impregnada na própria embalagem do porta-iscas ou, de uma maneira preferida, ser impregnada sobre um material adesivo e ser aplicada como uma película (6) por sobre a superfície externa da embalagem do porta-iscas. Uma composição atrativa que pode ser utilizada para esta finalidade quando se trata do combate a formigas cortadeiras compreende um material vegetal selecionado do grupo compreendendo plantas das famílias Euphorbiaceae, Rubiaceae, Lecythidaceae e Poaceae. Uma composição deste tipo foi desenvolvida pelo presente inventor e encontra-se descrita em um outro pedido de patente brasileiro.
A invenção foi aqui descrita em suas concretizações preferidas, mas estas não devem ser compreendidas como Iimitativas de seu escopo mais abrangente tendo em vista que qualquer técnico especializado no assunto será capaz de identificar prontamente outras formas de realização da mesma dentro do âmbito mais genérico de suas características essenciais acima descritas. Descrição da figura 1,
.1 - Vista em corte do invólucro para acondicionar as
iscas granuladas(2)
.2 - Iscas granuladas
.3 - Laminado com camada de verniz, com alto poder de
vedação.
.4 - Camada de papel.
.5 - camada de fechamento do invólucro.
.6 - Material adesivo

Claims (10)

1. Porta-iscas para insetos compreendendo uma embalagem ou invólucro que define uma câmara interna dentro da qual fica acondicionado o material de isca inseticida, caracterizado pelo fato de que a referida embalagem ou invólucro compreende um laminado contendo pelo menos uma camada de papel e uma camada de parafina.
2. Porta-iscas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o papel possui uma gramatura menor que 50 g/m2
3. Porta-iscas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o laminado de papel recebe uma camada de verniz.
4. Porta-iscas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o laminado de papel recebe uma camada de tinta.
5. Porta-iscas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o porta-iscas, compreender ainda uma composição atrativa para insetos fixada por meio de um processo industrial sobre a superfície externa de sua embalagem.
6. Porta-iscas de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de a referida composição atrativa para insetos ser fixada na superfície da embalagem sob a forma de uma película adesiva que fica aderida à dita superfície externa da embalagem.
7. Porta-iscas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ser usado para o combate de insetos agrícolas.
8. Porta-iscas de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de ser usado para o combate de formigas cortadeiras.
9. Porta-iscas de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de ser usado para o combate de saúvas e quenquéns.
10. Porta-iscas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a referida embalagem compreendendo o laminado de papel e parafina tem uma espessura total de 20 a cerca de 50μιτι.
BR0302123A 2003-06-26 2003-06-26 porta-iscas para insetos. BR0302123B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR0302123A BR0302123B1 (pt) 2003-06-26 2003-06-26 porta-iscas para insetos.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR0302123A BR0302123B1 (pt) 2003-06-26 2003-06-26 porta-iscas para insetos.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0302123A BR0302123A (pt) 2005-08-16
BR0302123B1 true BR0302123B1 (pt) 2012-10-02

Family

ID=34831729

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR0302123A BR0302123B1 (pt) 2003-06-26 2003-06-26 porta-iscas para insetos.

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR0302123B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR0302123A (pt) 2005-08-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4043073A (en) Method of treating soil for controlling termites and the like
JP6901098B2 (ja) 天敵昆虫の保護装置
US6230435B1 (en) Tree trunk barrier for pest control
UY27002A1 (es) Lámina para el control de plagas
CN101595860A (zh) 一种诱杀白蚁的装置
AU2011384165B2 (en) A consumable aqueous gel for use in pest control, a pest control device comprising an aqueous gel, and the use of an aqueous gel in a pest control device and in a method of controlling pests
JP6170570B2 (ja) ムカデの防除方法及びムカデ用毒餌剤
BR0302123B1 (pt) porta-iscas para insetos.
JP2008100920A (ja) 害虫駆除材
JP2018029591A (ja) 天敵昆虫の保護装置、天敵昆虫の個体数を維持又は増加させる方法及び害虫の防除方法
ES2938433T3 (es) Rodenticida y uso de una sustancia para el control de roedores
KR100441749B1 (ko) 까치 퇴치용 조성물 및 이를 이용한 까치 퇴치용 봉투
US20170127680A1 (en) Method for controlling rats and mice with cholecalciferol baits
CN206507118U (zh) 一种缓释挥发性物质的控释装置
CN201451118U (zh) 一种诱杀白蚁的装置
KR101818837B1 (ko) 알릴 메르캅탄을 포함하는 저곡해충 방제용 조성물
JP5140461B2 (ja) シロアリ防除装置
KR200268212Y1 (ko) 과수용 해충 및 조류 퇴치기
KR102480859B1 (ko) 페로몬 친환경 해충 방제키트 및 이의 제조방법
JP2004107215A (ja) シロアリ駆除部材およびそれを用いたシロアリ駆除方法
JP2000247807A (ja) 害虫の飛来及び/又は吸血行動抑制剤
TWI621395B (zh) 誘引餌盒之改良結構
US2510367A (en) Rodent and deer repellents
JP2005046075A (ja) シロアリの殺虫、成育抑制方法及びシロアリの殺虫、成育抑制容器
RU2601054C2 (ru) Средство хранения с протектантами растений и его применение

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: BASEADO NO ART. 216 1 DA LPI, APRESENTE COPIA AUTENTICADA DA PROCURACAO PARA QUE ESTA SEJA ACEITA.

B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/06/2003, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B24B Patent annual fee: requirement for complementing annual fee

Free format text: COMPLEMENTAR, DE ACORDO COM A TABELA VIGENTE, A RETRIBUICAO DA 11A E 12A ANUIDADES, REFERENTE AS GUIAS DE RECOLHIMENTO NO 22130685551-3 E 22140602102-9, RESPECTIVAMENTE.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time
B21H Decision of lapse of a patent or of a certificate of addition of invention cancelled [chapter 21.8 patent gazette]
B24D Patent annual fee: restoration after fee payment