BR0206562B1 - aparelho de coqueificação. - Google Patents

aparelho de coqueificação. Download PDF

Info

Publication number
BR0206562B1
BR0206562B1 BRPI0206562-2A BR0206562A BR0206562B1 BR 0206562 B1 BR0206562 B1 BR 0206562B1 BR 0206562 A BR0206562 A BR 0206562A BR 0206562 B1 BR0206562 B1 BR 0206562B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
drum
coke
coking
steam
Prior art date
Application number
BRPI0206562-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0206562A (pt
Inventor
Allen S Malsbury
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0206562A publication Critical patent/BR0206562A/pt
Publication of BR0206562B1 publication Critical patent/BR0206562B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J8/00Chemical or physical processes in general, conducted in the presence of fluids and solid particles; Apparatus for such processes
    • B01J8/0015Feeding of the particles in the reactor; Evacuation of the particles out of the reactor
    • B01J8/003Feeding of the particles in the reactor; Evacuation of the particles out of the reactor in a downward flow
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10BDESTRUCTIVE DISTILLATION OF CARBONACEOUS MATERIALS FOR PRODUCTION OF GAS, COKE, TAR, OR SIMILAR MATERIALS
    • C10B33/00Discharging devices; Coke guides
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10BDESTRUCTIVE DISTILLATION OF CARBONACEOUS MATERIALS FOR PRODUCTION OF GAS, COKE, TAR, OR SIMILAR MATERIALS
    • C10B33/00Discharging devices; Coke guides
    • C10B33/12Discharge valves
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10BDESTRUCTIVE DISTILLATION OF CARBONACEOUS MATERIALS FOR PRODUCTION OF GAS, COKE, TAR, OR SIMILAR MATERIALS
    • C10B55/00Coking mineral oils, bitumen, tar, and the like or mixtures thereof with solid carbonaceous material
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01JCHEMICAL OR PHYSICAL PROCESSES, e.g. CATALYSIS OR COLLOID CHEMISTRY; THEIR RELEVANT APPARATUS
    • B01J2208/00Processes carried out in the presence of solid particles; Reactors therefor
    • B01J2208/00743Feeding or discharging of solids
    • B01J2208/00761Discharging

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Coke Industry (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)

Description

"APARELHO DE COQUEIFICAÇÃO" Antecedentes da Invenção Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um tambor de coqueificação, e mais particularmente, a um sistema de descarga para um tambor de coqueificação. Descrição do Estado da Técnica
Em um processo de coqueificação retardado convencional, os resíduos de petróleo são alimentados em ι temperaturas elevadas a um grande recipiente de aço conhecido como tambor de coqueificação, onde os resíduos são termicamente craqueados e transformados em coque. Quando o tambor de coqueificação está preenchido com coque, o tambor é injetado com vapor e é resfriado com água. Subseqüentemente, as tampas superior e inferior do tambor são removidas por um processo que é conhecido como abertura. Apesar da parte inferior do tambor estar aberta, de qualquer modo, o coque freqüentemente permanece no interior do tambor até que seja cortado. Quando cortado, o coque cai para fora da parte inferior aberta do tambor por uma calha de escoamento ou outro conduto, para que seja transportado e adicionalmente processado.
Conforme discutido acima, o processo de coqueificação convencional requer que o tambor de coqueificação seja submetido a um processo de abertura. Uma vez que o tambor de coqueif icação deve conter uma atmosfera severa de temperaturas elevadas, a tampa inferior é tipicamente segura ao tambor de coqueificação por dúzias de parafusos, os quais freqüentemente devem ser desapertados manualmente. Como um resultado, o processo de abertura é tipicamente uma tarefa de trabalho intenso. Uma desvantagem adicional do processo de abertura convencional é que é difícil de se usar na produção de coque instantâneo. 0 coque instantâneo é único porque não se manterá sempre no tambor durante e após o processo de abertura. Como um resultado, o coque freqüentemente é derramado para fora do tambor conforme a tampa da parte inferior está sendo removida. Em adição, o coque instantâneo pode repousar na parte inferior, colocando assim uma grande carga de peso na parte inferior tornando a remoção controlada algo difícil.
Exemplos de mecanismos desenhados para mitigar as dificuldades do processo de abertura do tambor de coqueificação são mostrados nas patentes norte-americanas Nos. 2.318.131, concedida a Utterback e 2.702.289 concedida a Geller. Ambas as patentes norte-americanas Nos. 2.318.131 e 2.702.289 revelam processos contínuos que não requerem abertura.
A patente norte-americana No. 2.318.131 mostra um processo de coqueificação por borrifação, no qual um material de coque borrifado é formado na câmara e cai através de um duto 2 em um recipiente 3, o qual contém óleo. O material sólido de coque borrifado é suspenso no óleo, e a mistura resultante é bombeada por uma bomba 6 no interior de separadores 8 e 9, onde telas coletam o coque. O óleo é pressurizado para fora dos separadores 8 e 9, e o coque coletado é parcialmente seco usando vapor. 0 coque é então removido através de uma tubulação de descarga 24, a qual é mostrada contendo uma válvula. 0 óleo é retornado ao recipiente 3 via a tubulação com válvulas 11 ou para um tanque a montante 16 via uma tubulação com válvula 23.
Embora a patente norte-americana No. 2.318.131 tenha mitigado o problema de abertura, a mesma sofre a partir de desvantagens. Por exemplo, ao invés de produzir coque pronto para o transporte saindo direto do tambor de coqueificação 1, A patente norte-americana No. 2.318.131 requer componentes adicionais (tais como um recipiente cheio de óleo, uma bomba e separadores) para processar o coque e torná-lo pronto para o transporte. Em contraste, um processo em massa produz coque que está pronto para o transporte diretamente fora do tambor de coqueificação.
A patente norte-americana No. 2.702.289 também revela um processo de coqueificação contínuo. No processo de acordo com a patente norte-americana No. 2.702.289, o material de alimentação para a coqueif icação é encaminhado através do tubo 2 no interior de um espaço de coqueif icação 1 via um bocal 3 direcionado verticalmente para cima. Um invólucro 8 e um revestimento 9 envolvem o espaço de coqueificação 1 para um aquecimento indireto. O coque cai por sobre uma ramificação de saída 21 e é descarregado a partir da parte inferior do recipiente usando uma rosca helicoidal 22, a qual é auto selante contra a passagem de gás.
Embora o processo contínuo da patente norte-americana No. 2.702.289 não requeira a abertura, o mesmo sofre a partir de pelo menos duas desvantagens. A primeira, o coque que deixa tambor
está em uma temperatura alta o bastante que pode entrar em
combustão se fizer contato com o ar, então componentes adicionais são necessários para resfriar o coque em um ambiente depauperado de oxigênio. A segunda, o tambor de coqueificação necessita um invólucro externo para aquecer suas paredes o que implica em custos adicionais para a instalação e a fabricação.
Conforme as desvantagens das patentes norte- americanas Nos. 2.318.131 e 2.702.289 indicam, o processo contínuo para a produção de coque não é sempre desejável. Portanto, existe uma necessidade de um mecanismo para descarregar o coque a partir
de um tambor de coqueificação em massa, mas sem as desvantagens de coqueificação em massa convencional que tem que abrir o tambor de coqueificação cada vez que o coque é removido. Sumário da Invenção
A presente invenção refere-se às necessidades acima mencionadas na técnica proporcionando um conduto de descarga para um tambor de coqueificação, o conduto de descarga tendo uma válvula de esfera. De acordo com uma realização preferida, o coque de saída pode ser removido a partir do tambor de coqueificação passando pela válvula de esfera aberta para baixo do conduto de descarga , e uma tampa da parte inferior do tambor de coqueificação não precisa ser aberto.
Em um aspecto da invenção, um mecanismo inclui um tambor de coqueificação para a coqueificação, uma válvula disposta perto da parte inferior do tambor de coqueificação, e um conduto de descarga para remover o coque a partir do tambor de coqueificação. 0 conduto de descarga é conectado a válvula de tal maneira que quando a válvula está aberta, o coque pode ser removido via o conduto de descarga.
Em um outro aspecto o mecanismo inclui uma outra válvula disposta por debaixo da válvula, de tal maneira que se a
válvula vazar, a outra válvula contém o conteúdo do tambor de coqueificação.
Em ainda um outro aspecto da invenção, uma fonte de alimentação de vapor é conectada à válvula em uma temperatura mais alta daquela que existe a montante da válvula.
Em um outro aspecto da invenção, o mecanismo inclui um conduto lateral para a alimentação ou a drenagem do tambor de coqueificação. Em conformidade, quando a válvula está fechada, a carga pode ser alimentada e a água drenada a partir do conduto
lateral. Em um outro aspecto da invenção, o conduto de descarga é acoplado à válvula a qual é acoplada ao tambor de coqueificação, de tal maneira que nenhum espaço é formado entre a parte inferior do tambor de coqueificação e um terminal proximal do conduto de descarga.
Em um outro aspecto da invenção, um sistema de descarga de tambor de coqueificação fechado para a remoção de coque a partir de um tambor de coqueificação inclui um conduto de descarga disposto por debaixo do tambor de coqueificação, e uma válvula de esfera inter conectando o conduto de descarga e o tambor de coqueificação. O coque saindo do tambor de coqueificação é incluso até que saia do conduto de descarga.
Em ainda um outro aspecto da invenção, um sistema de descarga para um tambor de coqueificação inclui um tambor de coqueificação, um conduto lateral para alimentar petróleo ao tambor de coqueificação, meios de guia para guiar o coque a partir do tambor de coqueificação, e meios de selagem para selar o coque no tambor de coqueificação. Breve Descrição dos Desenhos
A Figura é uma vista lateral de uma realização
preferida de um sistema de descarga para um tambor de coqueificação.
Descrição Detalhada da Realização Preferida
A Figura mostra um sistema de descarga 1 para um tambor de coqueificação 2 o qual reduz a freqüência com a qual uma flange inferior do tambor de coqueificação 2 necessita ser aberto. O sistema de descarga 1 geralmente inclui uma válvula de esfera 6 e um conduto de descarga 10.
O sistema de descarga 1 pode ser usado para
coqueificar substâncias de hidrocarbonetos tal como petróleo, por exemplo. Está incluído no sistema um conduto lateral 4 para drenar a água a partir do tambor de coqueificação 2, alimentar vapor ou alimentar uma carga de petróleo. 0 conduto lateral 4 é preferivelmente conectado a um funil 5, o qual é propriamente conectado a parte inferior do tambor de coqueificação 2. 0 funil 5 pode ser permanentemente acoplado ao tambor de coqueificação 2, aparafusado ao mesmo, ou acoplado de forma removível por meios hidráulicos conforme foi revelado na patente norte-americana No.6.223.925, concedida a Malsbury, por exemplo.
Por baixo do conduto de descarga 4 e do funil 5 há uma válvula de esfera 6, preferivelmente tendo uma fonte de alimentação de vapor 8 conectado a mesma. A válvula de esfera 6 é preferivelmente uma válvula de dupla sede de entrada total. Embora uma válvula de esfera está ilustrada, outros tipos de válvulas podem ser usadas sem que se saia a partir do escopo da invenção.
A fonte de alimentação de vapor 8 conectada à válvula de esfera 6 preferivelmente alimenta vapor em uma pressão mais alta do que aquela encontrada a montante da válvula de esfera 6, pois se a vedação da válvula de esfera 6 vazar, ela será a prova
de falhas. Desta maneira, o vapor será injetado no interior do tambor de coqueificação 2 caso a válvula de esfera vaze, e o conteúdo de alta pressão do tambor de coqueif icação 2 não será impulsionado para o meio ambiente. Um arranjo para proporcionar um fonte de alimentação de vapor a uma válvula de esfera é mostrado na patente norte-americana No. 5.417.811, concedida a Malsbury, a qual é aqui incorporado por referência.
Por baixo da válvula de esfera 6 há um conduto de descarga 10, preferivelmente tendo uma seção de esquadria 12. É claro que, uma pessoa comumente versada na técnica entenderá que enquanto uma seção de esquadria não é necessária, a mesma pode ser conveniente dependendo da localização do tambor de coqueificação 2 e da carreta de descarga (não mostrada), a qual coleta o coque e o transporta. Apesar disto, o conduto de descarga 10 pode ser uma calha de escoamento aberta, um tubo com um grande diâmetro ou qualquer outro conduto adequado para o transporte do coque. Preferivelmente o conduto de descarga 10 é o tubo com um grande diâmetro.
A seção de esquadria 12 é preferivelmente sobreposta, como é de conhecimento na técnica, com um material de soldagem. A sobreposição resiste a erosão na dobra e adiciona vida útil ao conduto de descarga 10.
Como se pode ver no desenho, não há espaço a partir da parte inferior do tambor de coqueificação 2 ao terminal proximal do conduto de descarga 10. Este arranjo permite ao sistema de descarga 1 ser usado na produção de coque instantâneo, por exemplo, por não haver perigo do coque ser despejado para fora pela tampa parcialmente aberta. É claro, que um espaço pode ser encontrado no sistema de descarga 1 se o mesmo for conveniente, mas diferente dos sistemas convencionais (onde um espaço é necessário para permitir o processo de abertura), não é necessário.
O sistema de descarga 1 preferivelmente inclui uma segunda válvula 14. A segunda válvula 14 contém o conteúdo do tambor de coqueificação 2 se a válvula de esfera 6 vier a falhar. A segunda válvula 14 pode ser de qualquer construção adequada, inclusive uma válvula de comporta, um comporta corrediça ou uma estação de auto-blindagem.
A operação da válvula de esfera 6 e da segunda válvula 14 pode ser automatizada. Incluído no controle de automação há um interloque que previne contra a abertura ou o fechamento inadvertidamente da válvula de esfera 5 ou da segunda válvula 14.
Uma possível operação do sistema de descarga de coque1 é o seguinte. Enquanto a válvula de esfera 6 está fechada, o tambor de coqueificação 2 é alimentado com uma carga, tal como petróleo, através do conduto lateral 4. Quando o tambor de coqueificação está cheio, o carregamento é paralisado e vapor é injetado via o conduto lateral 4 para remover os vapores valiosos a partir do tambor de coqueif icação 2. Uma vez que os vapores tenham sido removidos, água é introduzida no tambor de coqueificação 2 através do conduto lateral 4 em uma etapa para se saciar até que a água atinja a parte superior do tambor de coqueificação 2. Subseqüentemente, a válvula de esfera 6 e a segunda válvula 14 (se presente) são abertas, drenando a água saciada, e o coque no tambor de coqueif icação 2 é cortado com um cortador a água de alta pressão, tal como o do tipo revelado na patente norte-americana No. 5.417.811, concedida a Malsbury. O coque cortado cai das paredes interiores do tambor de coqueif icação 2, e o coque e a água a partir do cortador caem através do funil 5 e para fora do conduto de descarga 10. A partir dali o coque é coletado e transportado.
Como é aparente a partir da revelação acima, a presente invenção tem uma vantagem de não necessitar abertura toda a vez que o coque é removido a partir do tambor. Ao invés disto, uma única válvula de esfera é aberta, permitindo ao coque cair para baixo do conduto de descarga. Em adição, o mecanismo pode ser construído sem um espaço entre a parte inferior do tambor de coqueificação e o conduto de descarga. Tal arranjo permite com que o mecanismo seja usado na produção de coque instantâneo. Embora a presente invenção tenha sido descrita com relação ao que no presente é considerado como sendo as realizações preferidas, é para ser entendido que a invenção não está limitada as realizações reveladas. Ao contrário, conforme exemplificado acima, a invenção tem como intenção cobrir várias modificações e arranjos equivalentes incluídos dentro do espírito e do escopo das reivindicações apensadas. Portanto, o escopo das reivindicações seguintes tem como intenção ser concedido a interpretação razoável mais ampla de tal maneira que englobe todas as tais modificações e estruturas e funções equivalentes.

Claims (22)

1. Aparelho compreendendo: um tambor de coqueificação para a coqueificação de substâncias de hidrocarboneto, o tambor de coqueif icação tendo uma flange inferior; um funil preso de forma removível à flange inferior; uma válvula conectada ao funil, a válvula sendo atuável entre uma posição aberta e uma posição fechada; caracterizado pelo fato de que uma fonte de alimentação de vapor prove uma fonte de vapor em uma pressão mais elevada que a pressão aplicada à válvula a partir dos conteúdos do tambor de coqueificação localizados a montante da válvula, a fonte de alimentação de vapor fornecendo o vapor em uma pressão mais elevada à válvula de modo que se a válvula vazar, a fonte de alimentação de vapor-fará com que a válvula seja a prova de falhas; e um conduto de descarga disposto a jusante da válvula para remover o coque a partir do tambor de coqueificação quando a válvula estiver na posição aberta.
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o conduto de descarga compreende uma banda de esquadria.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato que a banda de esquadria é sobreposta.
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma outra válvula, a qual está disposta abaixo da válvula. de tal maneira que se a válvula vazar, a outra válvula contém o conteúdo do tambor de coqueificação.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o conduto de descarga é um tubo.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o conduto de descarga é uma calha de escoamento com uma parte superior aberta.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que compreende adicionalmente: um conduto lateral para alimentar ou drenar o tambor de coqueificação, o aparelho sendo adaptado de tal maneira que quando a válvula está fechada, a substância de hidrocarboneto pode ser alimentada a partir do conduto lateral.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que o conduto de descarga é acoplado à válvula a qual é acoplada ao tambor de coqueif icação, de tal maneira que não há espaço algum formado entre a parte inferior do tambor de coqueificação e a parte terminal próxima do conduto de descarga.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato que a válvula é uma válvula de esfera.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato que o conduto lateral é conectado ao funil.
11. Sistema fechado para a descarga de coque a partir de um tambor de coqueif icação, compreendendo: um tambor de coqueificação tendo uma flange inferior; um funil preso de forma removível à flange inferior; uma válvula de esfera conectada ao funil, a válvula sendo atuável entre uma posição aberta e uma posição fechada; um conduto de descarga disposto abaixo da válvula de esfera; e caracterizado pelo fato de que uma fonte de alimentação de vapor provê uma fonte de vapor em uma pressão mais elevada que a pressão aplicada à válvula de esfera a partir dos conteúdos do tambor de coqueificação localizados a montante da válvula de esfera, a fonte de alimentação de vapor fornecendo o vapor em uma pressão mais elevada à válvula de esfera de modo que se a válvula vazar, a fonte de alimentação de vapor fará com que a válvula seja a prova de falhas, onde o coque saindo do tambor de coqueificação está protegido até que o mesmo saia do conduto de descarga.
12. Sistema de descarga para um tambor de coqueificação, compreendendo: um tambor de coqueificação tendo uma flange inferior; um funil preso de forma removível à flange inferior; um conduto lateral para alimentar petróleo para o tambor de coqueificação; dispositivo de guia para guiar o coque a partir do tambor de coqueificação; dispositivo de vedação, disposto a jusante do funil e a montante do dispositivo de guia, para vedar o coque no tambor de coqueificação; e caracterizado pelo fato de que um dispositivo de fonte de alimentação de vapor provê uma fonte de vapor em uma pressão mais elevada que a pressão aplicada ao dispositivo de vedação a partir dos conteúdos do tambor de coqueificação localizados a montante do dispositivo de vedação, o dispositivo de fonte de alimentação de vapor fornecendo o vapor em uma pressão mais elevada ao dispositivo de vedação de modo que se o dispositivo de vedação vazar, o dispositivo de fonte de alimentação de vapor fará com que o dispositivo de vedação seja a prova de falhas.
13. Sistema de descarga, de acordo com a reivindicação12, caracterizado pelo fato que o dispositivo de guia inclui um tubo.
14. Sistema de descarga, de acordo com a reivindicação12, caracterizado pelo fato que o dispositivo de gui-a inclui xim tubo e uma banda de esquadria.
15. Sistema de descarga, de acordo com a reivindicação12, caracterizado pelo fato que o dispositivo de vedação compreende uma válvula de esfera.
16. Sistema de descarga, de acordo com a reivindicação12, caracterizado pelo fato que o conduto lateral está conectado ao funil.
17. Aparelho compreendendo: um tambor de coqueificação para a coqueificação de substâncias de hidrocarboneto, o tambor de coqueif icação tendo uma flange inferior; vim conduto lateral conectado a uma porção inferior do tambor de coqueificação para alimentar ou drenar o tambor de coqueificação; um funil preso de forma removível à flange inferior; uma válvula conectada ao funil, a válvula sendo atuável entre uma posição aberta e uma posição fechada; caracterizado pelo fato de que uma fonte de alimentação de vapor prove uma fonte de vapor em uma pressão mais elevada que a pressão aplicada à válvula a partir dos conteúdos do tambor de coqueificação localizados a montante da válvula, a fonte de alimentação de vapor fornecendo o vapor em uma pressão mais elevada à válvula de modo que se a válvula vazar, a fonte de alimentação de vapor fará com que a válvula seja a prova de falhas; e um conduto de descarga disposto a jusante da válvula para remover o coque a partir do tambor de coqiaeif icação quando a válvula estiver na posição aberta, onde o tambor de coquei f i cação é -preenchido com as substâncias de hidrocarboneto através do conduto lateral antes da coqueificação.
18. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que as substâncias de hidrocarboneto são coqueif içadas no tambor de coqueif icação através de: (i) preenchimento, através do conduto lateral, o tambor de coqueif icação com as substâncias de hidrocarboneto enquanto a válvula está fechada, (ii) quenching das substâncias de hidrocarboneto usando um meio de quenching, fornecido através do conduto lateral, e (iii) drenar o meio de quenching a partir do tambor de coqueif icação através do conduto lateral, e onde a válvula é subseqüentemente aberta e o coque formado é cortado para remoção a partir do tambor de coqueificação através do 3conduto de descarga.
19. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um conduto de fonte de alimentação conectado à válvula, em que o conduto de fonte de alimentação de vapor prove vapor em uma pressão mais elevada que a pressão aplicada a montante da válvula, de modo que se a válvula vazar, a fonte de alimentação de vapor fará com que a válvula seja a prova de falhas.
20. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o conduto de descarga é acoplado à válvula a qual é acoplada ao tambor de coqueif icação, de tal maneira que não há espaço algum formado entre a parte inferior do tambor de coqueificação e a parte terminal próxima do conduto de descarga.
21. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato que a válvula é uma válvula de esfera.
22. Aparelho, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato que o conduto lateral é conectado ao funil.
BRPI0206562-2A 2001-11-09 2002-11-06 aparelho de coqueificação. BR0206562B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US33115601P 2001-11-09 2001-11-09
US60/331,156 2001-11-09
US10/160,523 2002-05-31
US10/160,523 US7247220B2 (en) 2001-11-09 2002-05-31 Coke drum discharge system
PCT/US2002/033621 WO2003042330A1 (en) 2001-11-09 2002-11-06 Coke drum discharge system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0206562A BR0206562A (pt) 2004-06-22
BR0206562B1 true BR0206562B1 (pt) 2012-10-02

Family

ID=26856960

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0206562-2A BR0206562B1 (pt) 2001-11-09 2002-11-06 aparelho de coqueificação.

Country Status (15)

Country Link
US (2) US7247220B2 (pt)
EP (1) EP1451265B1 (pt)
JP (1) JP4225484B2 (pt)
KR (1) KR100905562B1 (pt)
CN (1) CN100457854C (pt)
AR (1) AR036911A1 (pt)
AT (1) ATE396243T1 (pt)
BR (1) BR0206562B1 (pt)
CA (1) CA2466485C (pt)
CO (1) CO5590969A2 (pt)
DE (1) DE60226770D1 (pt)
EA (1) EA005749B1 (pt)
ES (1) ES2305329T3 (pt)
MX (1) MXPA04004424A (pt)
WO (1) WO2003042330A1 (pt)

Families Citing this family (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20020179493A1 (en) * 1999-08-20 2002-12-05 Environmental & Energy Enterprises, Llc Production and use of a premium fuel grade petroleum coke
US8123197B2 (en) 2001-03-12 2012-02-28 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Ethylene production isolation valve systems
US7632381B2 (en) 2001-03-12 2009-12-15 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Systems for providing continuous containment of delayed coker unit operations
US6964727B2 (en) * 2001-03-12 2005-11-15 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Coke drum bottom de-heading system
US8282074B2 (en) * 2001-03-12 2012-10-09 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Delayed coker isolation valve systems
US8512525B2 (en) * 2001-03-12 2013-08-20 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Valve system and method for unheading a coke drum
JP2004537640A (ja) * 2001-07-23 2004-12-16 ルーアプンペン ゲーエムベーハー コークスを分解するための工具
KR100838839B1 (ko) * 2001-12-22 2008-06-17 주식회사 포스코 코크스 파쇄 시스템
US6843889B2 (en) * 2002-09-05 2005-01-18 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Coke drum bottom throttling valve and system
US8702911B2 (en) * 2003-02-21 2014-04-22 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Center feed system
US7316762B2 (en) 2003-04-11 2008-01-08 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Dynamic flange seal and sealing system
US7658838B2 (en) 2003-05-16 2010-02-09 Exxonmobil Research And Engineering Company Delayed coking process for producing free-flowing coke using polymeric additives
US7645375B2 (en) 2003-05-16 2010-01-12 Exxonmobil Research And Engineering Company Delayed coking process for producing free-flowing coke using low molecular weight aromatic additives
CN102925182B (zh) 2003-05-16 2014-04-23 埃克森美孚研究工程公司 生产自由流动球状焦的延迟焦化方法
DE10343298A1 (de) * 2003-09-18 2005-04-14 Z & J Technologies Gmbh Verkokungstrommel
US7473337B2 (en) 2004-04-22 2009-01-06 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Remotely controlled decoking tool used in coke cutting operations
US8679298B2 (en) * 2004-04-22 2014-03-25 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Remotely controlled decoking tool used in coke cutting operations
US7117959B2 (en) * 2004-04-22 2006-10-10 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Systems and methods for remotely determining and changing cutting modes during decoking
CA2566788C (en) 2004-05-14 2011-06-21 Exxonmobil Research And Engineering Company Inhibitor enhanced thermal upgrading of heavy oils
BRPI0510984A (pt) 2004-05-14 2007-12-04 Exxonmobil Res & Eng Co método para o melhoramento das propriedades de escoamento de uma carga de alimentação de óleo pesado por diminuição do seu módulo elástico, e, método de coqueificação retardado
CA2564216C (en) * 2004-05-14 2011-03-29 Exxonmobil Research And Engineering Company Production and removal of free-flowing coke from delayed coker drum
US7374665B2 (en) 2004-05-14 2008-05-20 Exxonmobil Research And Engineering Company Blending of resid feedstocks to produce a coke that is easier to remove from a coker drum
US7534326B1 (en) 2004-09-29 2009-05-19 Conocophillipcs Company Coke drum bottom unheading system
US20070038393A1 (en) * 2005-08-12 2007-02-15 Frederic Borah Vibration monitoring
US7914668B2 (en) * 2005-11-14 2011-03-29 Exxonmobil Research & Engineering Company Continuous coking process
US7819009B2 (en) 2006-02-28 2010-10-26 Frederic Borah Vibration Monitoring System
US7931044B2 (en) * 2006-03-09 2011-04-26 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Valve body and condensate holding tank flushing systems and methods
US9011672B2 (en) 2006-11-17 2015-04-21 Roger G. Etter System and method of introducing an additive with a unique catalyst to a coking process
US8206574B2 (en) 2006-11-17 2012-06-26 Etter Roger G Addition of a reactor process to a coking process
US8372264B2 (en) 2006-11-17 2013-02-12 Roger G. Etter System and method for introducing an additive into a coking process to improve quality and yields of coker products
CA2669636A1 (en) 2006-11-17 2008-05-29 Roger G. Etter Catalytic cracking of undesirable components in a coking process
US8361310B2 (en) 2006-11-17 2013-01-29 Etter Roger G System and method of introducing an additive with a unique catalyst to a coking process
US7736470B2 (en) * 2007-01-25 2010-06-15 Exxonmobil Research And Engineering Company Coker feed method and apparatus
US7871510B2 (en) 2007-08-28 2011-01-18 Exxonmobil Research & Engineering Co. Production of an enhanced resid coker feed using ultrafiltration
US7794587B2 (en) 2008-01-22 2010-09-14 Exxonmobil Research And Engineering Company Method to alter coke morphology using metal salts of aromatic sulfonic acids and/or polysulfonic acids
US7871500B2 (en) * 2008-01-23 2011-01-18 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Coke drum skirt
US8440057B2 (en) * 2008-01-23 2013-05-14 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Linked coke drum support
US8545680B2 (en) * 2009-02-11 2013-10-01 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Center feed system
US8851451B2 (en) * 2009-03-23 2014-10-07 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Non-rising electric actuated valve operator
US8459608B2 (en) 2009-07-31 2013-06-11 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Seat and valve systems for use in delayed coker system
US8512549B1 (en) * 2010-10-22 2013-08-20 Kazem Ganji Petroleum coking process and apparatus
PL2707458T3 (pl) * 2011-05-11 2016-03-31 Triplan Ag Zamknięty układ dla zawiesiny koksu i sposób uzyskiwania nadających się do sprzedaży kawałków koksu ponaftowego z zestalonego w zespole bębnów koksowniczych koksu ponaftowego
DE102012101015B4 (de) * 2012-02-08 2013-09-05 Z & J Technologies Gmbh Verkokungstrommel, Absperrventil für eine Verkokungstrommel und Verfahren zum Zuführen von Reststoffen in eine Verkokungstrommel
WO2013166077A1 (en) * 2012-04-30 2013-11-07 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Center feed system employing removable inserts in a retractable injection nozzle
CN107461038B (zh) * 2017-08-14 2019-04-30 中国化学工程第六建设有限公司 滑道式卸填料施工方法
DE102018116738A1 (de) * 2018-07-11 2020-01-16 Z & J Technologies Gmbh Befüllvorrichtung, Verkokungstrommel, System zur Rohölverarbeitung, Verfahren zum Herstellen von Petroleumkoks
CN110540859B (zh) * 2019-08-16 2021-06-04 中国石油化工股份有限公司 单闸板裂解气阀排焦组件及排焦方法

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE258245C (pt)
US2317566A (en) * 1941-07-24 1943-04-27 Socony Vacuum Oil Co Inc Apparatus for coking oils
US2318131A (en) * 1941-07-25 1943-05-04 Socony Vacuum Oil Co Inc Coking process
US2702269A (en) * 1950-10-27 1955-02-15 Ruetgerswerke Ag Coking or cracking of oils, pitches, and the like
US3617480A (en) * 1969-05-29 1971-11-02 Great Lakes Carbon Corp Two stages of coking to make a high quality coke
US3852047A (en) * 1969-06-09 1974-12-03 Texaco Inc Manufacture of petroleum coke
DE3009021C2 (de) * 1980-03-08 1982-12-16 Gewerkschaft Schalker Eisenhütte, 4650 Gelsenkirchen Verkokungsofen
US4612109A (en) * 1980-10-28 1986-09-16 Nl Industries, Inc. Method for controlling foaming in delayed coking processes
DE3108483C2 (de) * 1981-03-06 1985-06-27 Carl Still Gmbh & Co Kg, 4350 Recklinghausen Füllochverschlußeinrichtung für horizontale Verkokungsöfen
DE3481066D1 (de) * 1984-10-25 1990-02-22 Koa Oil Co Ltd Verkokungsanlage.
US4666585A (en) * 1985-08-12 1987-05-19 Atlantic Richfield Company Disposal of petroleum sludge
US4758329A (en) * 1987-03-02 1988-07-19 Conoco Inc. Premium coking process
DD258245A1 (de) * 1987-03-05 1988-07-13 Pkm Anlagenbau Veb Austragsvorrichtung fuer verkokungsoefen
US4874505A (en) * 1988-02-02 1989-10-17 Mobil Oil Corporation Recycle of oily refinery wastes
US5098524A (en) * 1988-07-29 1992-03-24 Flour Corporation Coke drum unheading device
US4994169A (en) * 1988-11-23 1991-02-19 Foster Wheeler Usa Corporation Oil recovery process and apparatus for oil refinery waste
DE4011274C1 (pt) * 1990-04-06 1991-08-01 Zimmermann & Jansen Gmbh, 5160 Dueren, De
US5228825A (en) * 1991-11-01 1993-07-20 The M. W. Kellogg Company Pressure vessel closure device
US5417811A (en) * 1994-06-13 1995-05-23 Foster Wheeler Usa Corporation Closure device for upper head of coking drums
US5628603A (en) * 1994-11-30 1997-05-13 Fluor Corporation Automated chute system
FR2775328B1 (fr) * 1998-02-26 2000-04-28 Christian Loth Joint d'etancheite pour bride de tuyauterie
US6039844A (en) * 1998-10-09 2000-03-21 Citgo Petroleum Corporation Containment system for coke drums
US6223925B1 (en) * 1999-04-22 2001-05-01 Foster Wheeler Corporation Stud tensioning device for flange cover
WO2001088062A1 (en) * 2000-05-12 2001-11-22 Fluor Corporation Improved coke chute systems and methods therefor
CN100465248C (zh) * 2001-03-12 2009-03-04 柯蒂斯-赖特流体控制公司 改进的焦碳罐底部去头系统
US8512525B2 (en) * 2001-03-12 2013-08-20 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Valve system and method for unheading a coke drum
US6981081B2 (en) * 2002-12-19 2005-12-27 Intel Corporation Method for SMI arbitration timeliness in a cooperative SMI/driver use mechanism
US6926807B2 (en) * 2003-06-12 2005-08-09 Chevron U.S.A. Inc. Insulated transition spool apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
US20030089589A1 (en) 2003-05-15
BR0206562A (pt) 2004-06-22
MXPA04004424A (es) 2004-08-11
ES2305329T3 (es) 2008-11-01
JP4225484B2 (ja) 2009-02-18
EP1451265A1 (en) 2004-09-01
CO5590969A2 (es) 2005-12-30
CN1604954A (zh) 2005-04-06
CA2466485C (en) 2011-01-04
EA005749B1 (ru) 2005-06-30
US7247220B2 (en) 2007-07-24
CN100457854C (zh) 2009-02-04
EA200400653A1 (ru) 2004-12-30
AR036911A1 (es) 2004-10-13
KR100905562B1 (ko) 2009-07-02
ATE396243T1 (de) 2008-06-15
WO2003042330A1 (en) 2003-05-22
JP2005509082A (ja) 2005-04-07
US7438786B2 (en) 2008-10-21
KR20040071684A (ko) 2004-08-12
DE60226770D1 (de) 2008-07-03
CA2466485A1 (en) 2003-05-22
EP1451265B1 (en) 2008-05-21
US20040238408A1 (en) 2004-12-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0206562B1 (pt) aparelho de coqueificação.
US7931860B1 (en) Waste treatment apparatus and method
RU2100402C1 (ru) Устройство для транспортировки отходов в пиролизном реакторе
US11033939B2 (en) Method and apparatus for removing sludge deposits from oil storage tanks
JPH10500763A (ja) 連続熱分解システム
RU79533U1 (ru) Железнодорожная цистерна для затвердевающих грузов
US20220234086A1 (en) Thermal remediation system and process
US2693775A (en) Ash handling apparatus
US8702853B2 (en) Tank with containment chamber and gas scrubber
EA000560B1 (ru) Загрузочное устройство для доменной печи
JPS5872812A (ja) 灰処理装置
US3997299A (en) Apparatus for producing protective gas
RU77275U1 (ru) Вакуумный испаритель для перегонки нефтяного сырья и нефтепродуктов
CN217077498U (zh) 一种乙烯裂解炉烧焦罐焦粉池保护机构
RU2685672C1 (ru) Система улавливания паров нефти и нефтепродуктов при наливе-сливе и транспортировке в железнодорожных цистернах
US1337496A (en) Process for treating coal
SU1755730A1 (ru) Устройство дл хранени и сушки зерна
US1027951A (en) Smoke-neutralizer.
US1620452A (en) Heating hood for tank-car outlets
SU1243813A1 (ru) Пропариватель дл зерна
KR100524401B1 (ko) 오물 저장 호퍼
RU2249419C2 (ru) Продувочный котел-запарник
JPS5813938Y2 (ja) 乾式脱硫装置
CN113110643A (zh) 一种温控装置及其温控方法
SU785131A1 (ru) Бункер дл хранени смеси "сыпучий материал-жидкость

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/11/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2539 DE 03-09-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.