BR0204819B1 - forno a álcool. - Google Patents

forno a álcool. Download PDF

Info

Publication number
BR0204819B1
BR0204819B1 BRPI0204819-1A BR0204819A BR0204819B1 BR 0204819 B1 BR0204819 B1 BR 0204819B1 BR 0204819 A BR0204819 A BR 0204819A BR 0204819 B1 BR0204819 B1 BR 0204819B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fuel container
plate
furnace according
fuel
opening
Prior art date
Application number
BRPI0204819-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0204819A (pt
Inventor
Bengt Ebbeson
Ralf Ragnarsson
Hans-Olof Andersson
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0204819A publication Critical patent/BR0204819A/pt
Publication of BR0204819B1 publication Critical patent/BR0204819B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24CDOMESTIC STOVES OR RANGES ; DETAILS OF DOMESTIC STOVES OR RANGES, OF GENERAL APPLICATION
    • F24C5/00Stoves or ranges for liquid fuels
    • F24C5/02Stoves or ranges for liquid fuels with evaporation burners, e.g. dish type
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D14/00Burners for combustion of a gas, e.g. of a gas stored under pressure as a liquid
    • F23D14/46Details, e.g. noise reduction means
    • F23D14/70Baffles or like flow-disturbing devices
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23DBURNERS
    • F23D3/00Burners using capillary action
    • F23D3/40Burners using capillary action the capillary action taking place in one or more rigid porous bodies

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Cookers (AREA)
  • Electric Stoves And Ranges (AREA)
  • Solid-Fuel Combustion (AREA)
  • Gas Burners (AREA)
  • Vertical, Hearth, Or Arc Furnaces (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "FORNO A
ÁLCOOL".
A presente invenção se refere a um forno, preferencialmente pa- ra queima com álcool, em particular etanol e metanol.
Os fornos a álcool para queima de mistura de etanol ou metanol sem uso de pressão já são conhecidos. Um princípio comum para esses a- parelhos é que o combustível é armazenado em um recipiente que é enchido com uma massa porosa que absorve o combustível. O recipiente é fornecido com uma abertura que se opõe ascendentemente e da qual o combustível se evapora quando está sendo queimado e um suporte para utensílios de cozinha é colocado acima da abertura. Uma modalidade mais elaborada do forno a álcool do dito tipo é descrita no documento de patente EP 29425. Esse forno é fornecido com uma caixa conformada com uma peça de fundo ou de base dupla envolvendo um recipiente de combustível e um queimador, a fim de aumentar a condição de queima e, consequentemente, a eficiência do forno. O forno é também fornecido com meios para controlar o tamanho da chama.
Mesmo que os fornos a álcool normalmente sejam projetados para serem simples e confiáveis, a complexidade tem sido gradualmente aumentada, o que é ilustrado na dita publicação. Outro exemplo é dado na Patente US 4.984.559, que divulga um forno a álcool que compreende um alojamento feito de duas peças que são rotativamente conectadas entre si por um mecanismo de articulação.
A partir da patente US 4.544.348 é conhecido um forno para queimar combustível líquido com uma estrutura de metal tendo paredes principalmente verticais continuando em uma placa principalmente horizontal tendo uma ou várias partes de colocação de fogo em que a estrutura envol- ve um recipiente de combustível e um arranjo de queima. A estrutura é for- mada como uma estrutura sem fundo de uma peça para permitir carrega- mento e substituição do recipiente de combustível do lado do fundo da estru- tura.
Por outro lado, a simplificação do projeto pode levar à proprie- dades desvantajosas do forno com relação ao funcionamento, em particular com relação às propriedades de queima.
A finalidade da presente invenção é de criar um forno que seja adequado para queima de um combustível barato, tal como metanol ou eta- nol, de uma maneira satisfatória e eficiente e que apresente certas funções básicas, por exemplo, confiabilidade e durabilidade, mas que simultanea- mente seja simples quanto possível de operação e fabricação, com um mí- nimo de peças, de modo que os custos totais para o forno sejam reduzidos. Isso significa que o forno tem a possibilidade de ser mais difundido para uso, por exemplo, em países em desenvolvimento, onde pode substituir os fornos até então usados que são aquecidos com madeira, adubo seco, óleo de pa- rafina, etc.
Isso é alcançado por meio de um forno em que o difusor de chama é formado integralmente com a placa, sendo separado das partes restantes da placa por meio de uma área de perfurações que envolvem o difusor de chama. Outras modalidades preferidas são também reveladas.
De acordo com a presente invenção o modelo de fornos a álcool conhecidos é simplificado pelo uso de um alojamento tipo taça, em posição invertida, ao invés de um alojamento tipo caixa, tendo uma tampa no lado superior. Essa medida simples possibilita uma produção bastante fácil do forno, com apenas poucas peças, assim como uma simples manipulação, em particular durante o carregamento do forno com os recipientes de com- bustível. Devido a esse modelo sem base, o forno tem notadamente de ser girado de cabeça para baixo durante o carregamento com os recipientes de combustível. Isso leva ao efeito vantajoso adicional de que o combustível que não pode ser mantido pela massa absorvedora de combustível deixa o recipiente de combustível. Consequentemente, o excesso de combustível que deve causar problemas durante a queima é automaticamente removido durante o carregamento. Além disso, o modelo simples do alojamento ou estrutura, res-
pectivamente também possibilita a provisão de meios simples para obtenção de satisfatórias propriedades de queima e manipulação, por exemplo, uma construção simples e eficiente de uma placa para apagar fogo, a provisão de um canal para conduzir o ar de combustão em volta dos recipientes de com- bustível a fim de resfriar os mesmos, um apropriado modelo do difusor de chama e um suporte de utensílios de cozinha. Portanto, a combinação em particular de todas essas medidas proporciona um aperfeiçoado forno que é aqui revelado.
As modalidades da invenção serão agora descritas com referên- cia aos desenhos anexos, nos quais a figura 1 mostra uma vista de topo do forno a álcool em questão; a figura 2 mostra uma correspondente vista plana do lado da base; a figura 3 representa uma seção ao longo da linha Ill-Ill da figura 1; a figura 4, em uma escala ampliada, mostra uma seção do forno e o recipiente de combustível, mas com outro tipo de suporte de utensílio de co- zinha; a figura 5 mostra uma vista em perspectiva de outra modalidade da presente invenção; a figura 6 mostra detalhes de um adicional suporte de utensílio de cozinha; a figura 7 divulga detalhes da placa para apagar fogo usada na modalidade da figura 5; e a figura 8 representa detalhes do difusor de chama da modalidade da figura 5.
O dispositivo de acordo com a invenção mostrado nas figuras 1 a 4, compreende uma estrutura sem base de caixa moldada 10. Essa estru- tura é fabricada em uma peça, preferencialmente mediante estiramento pro- fundo e consiste, por exemplo, de aço inoxidável, a fim de suportar a corro- são o máximo possível. A estrutura se apóia na sua parte inferior sobre uma porção de base flangeada para fora 11 e apresenta uma parede vertical principalmente envolvente 12 continuando dentro de uma placa horizontal .13, a placa compreendendo uma porção de borda que se eleva para cima 14 e uma porção de base 15 dentro da mesma. As porções laterais da parede vertical 12 apresentam diversas pequenas aberturas 12a, através das quais o ar de combustão circula dentro da estrutura. A porção de base 15 continua dentro de duas partes de degrau que se elevam para cima, de formato circu- lar, cada qual sendo fornecida com um primeiro degrau anular 16 e uma se- gunda plataforma central 17. O degrau anular 16 apresenta diversas compa- rativamente pequenas perfurações 18 para limitação da transmissão de calor entre a plataforma central 17 e as outras partes da estrutura, enquanto a pla- taforma central 17 apresenta diversas aberturas circulares 19 formando um difusor de chama para um queimador 20 colocado sob a placa. Assim, a modalidade mostrada é de um forno a álcool de duas bocas de chama, mas a invenção é logicamente idealizada para ser usada também em fornos ten- do uma ou mais de duas bocas de chama.
A estrutura 10 envolve uma placa protetora de calor 21 disposta de modo invertido no formato de U, que é fixa na porção de base 11 e que parcialmente envolve dois recipientes cilíndricos ou retangulares de combus- tível 22. Nesse contexto, deve ser mencionado que mesmo que a modalida- de mostrada compreenda dois recipientes cilíndricos de combustível, estes podem ser substituídos por um único recipiente de combustível tendo um formato adequado. A placa protetora de calor 21 que previne a radiação de calor proveniente da placa 13 para alcançar o recipiente de combustível 22 (que poderia fazer com que o combustível entrasse em ebulição no recipien- te) se estende ao longo da parte principal da direção do comprimento da es- trutura e apresenta duas aberturas circulares 23 que são dispostas coaxial- mente com relação às plataformas centrais 17 e que envolvem uma porção de borda anular 24 de cada recipiente de combustível 22, se estendendo a- través da abertura 23, a porção de borda 24 envolvendo uma abertura cen- tral 25 do recipiente de combustível. Cada recipiente de combustível 22 é direcionado na direção da abertura 23 por meio de diversos guias 26 estam- pados na placa protetora de calor, esses guias sendo um pouco inclinados em relação a um plano vertical. Cada recipiente de combustível 22 é supor- tado pela estrutura 10 e travado pela mesma mediante duas placas de tra- vamento 27, dispostas rotativamente em torno de eixos dispostos vertical- mente 28, as placas de travamento em certa proporção sendo dispostas de modo flexível na direção vertical por meio de uma arruela de pressão 29 ou elemento similar. As placas de travamento 27 são mantidas em suas posi- ções de travamento por meio de ressaltos 30, dispostos na parte inferior 31 da placa de proteção de calor.
A placa protetora de calor também suporta dois tubos queimado- res verticais 32, cada tubo queimador sendo conectado a uma placa de base anular 33 tendo diversos meios de distanciamento dirigidos descendente- mente 34 que são fixos próximo à periferia das aberturas 23. Além disso, a placa protetora de calor 21 suporta dois braços 35 que são rotativamente presos em volta de eixos verticais 36, um dos braços 35 se estendendo atra- vés de fendas 37 dispostas na parede vertical 12 da estrutura, enquanto a outra extremidade dos braços se estende entre dois dos meios de distanci- amento 34 e cada qual suporta uma placa para apagar fogo 38. A placa de apagar fogo 38 é circular e disposta para não cobrir ou cobrir completa ou parcialmente a abertura 25 do recipiente de combustível 22 mediante contro- le manual do braço 35 a partir do exterior da estrutura. A placa de apagar fogo opera de tal modo que em uma maior ou menor proporção, dependen- do de sua posição, evita a radiação de calor da estrutura alcançar a abertura 25 e consequentemente, a superfície onde o combustível evapora, o que significa que o tamanho da chama é uma função direta da superfície não co- berta, significando que o tamanho da chama pode ser facilmente controlado.
A placa protetora de calor 21 forma junto com a estrutura 20 um canal 64 entre as paredes laterais paralelas do lado da extensão. O canal 64 compreende aberturas de admissão 12a, 65, que permitem ao ar de com- bustão ser alimentado ao canal 64, levando o ar na direção do queimador 20. As aberturas de admissão 12a, 65 são dispostas nas paredes laterais da estrutura, assim como da placa protetora de calor 21. Particularmente, as aberturas de admissão 65 dispostas nas paredes laterais da placa protetora de calor 21 obriga o ar a circular em volta do recipiente de combustível, des- sa forma resfriando o mesmo a fim de evitar um superaquecimento, que pro- voca a ebulição do combustível devido ao calor da chama. Também, a mo- dalidade mostrada na figura 3 compreende aberturas de admissão nas pare- des laterais, sendo evidente que as aberturas de admissão podem também ser fornecidas na base do canal 64.
O recipiente de combustível 22 compreende um recipiente circu- lar com uma base 39, uma parte de parede lateral 40 e uma parte de parede superior 41, a parede superior envolvendo a abertura 25 do recipiente de combustível e continuando dentro da porção de borda de formato anular 24. A base 39 apresenta uma depressão central 42 que se estende interiormen- te, enquanto a parte de parede superior 41 apresenta uma porção de borda 43 periférica do tipo flange que se estende ascendentemente, conectando a parte de parede superior 41 com a parte de parede lateral 40. O recipiente de combustível 22 envolve uma massa absorvente líquida porosa 22 tendo uma parte cilíndrica central 44 e uma parte anular 45 disposta exteriormente, a massa sendo parcialmente coberta por uma rede 46 que impede a massa de cair da abertura e que é estirada sob a parte de parede superior 41. Quando o recipiente de combustível é montado, a depressão 42 irá pressio- nar a parte central para cima com relação à parte anular 45, de modo que a parte central 44 irá apoiar a rede 46, o que significa que será criada uma su- perfície de evaporação para o combustível no recipiente de combustível, em associação com a parte superior do recipiente de combustível. Ao mesmo tempo, a rede 46 é presa entre a massa absorvente de combustível e a parte de parede superior 41, que compreende chanfros 73 para formar um cami- nho para escape do vapor de álcool e álcool líquido quando do enchimento.
Nas modalidades mostradas nas figuras 1 a 4, dois suportes de utensílios de cozinha 47 são dispostos no lado superior da placa 13. Cada suporte de utensílio de cozinha 47 compreende quatro seções conformadas em tiras 48 que são fixadas entre si a uma estrutura anular, com uma super- fície protetora de vento no formato de tubo circular 49, diversas partes dirigi- das interiormente 50 e diversas partes que se estendem exteriormente 51, as partes que se estendem exteriormente tendo uma extensão vertical que é maior que a extensão da peça protetora de vento, de modo que é formada uma abertura inferior 52 entre a porção de base 15 da placa 13 e a peça pro- tetora de vento 49 e uma abertura superior 53 entre a peça protetora de ven- to 49 e um utensílio de cozinha colocado no suporte de utensílio de cozinha 47. As bordas inferiores das partes dirigidas interiormente 50 e as partes di- rigidas exteriormente 51 são projetadas de tal modo que o formato do supor- te de utensílio de cozinha corresponde ao formato da placa 13, o que signifi- ca que o suporte do utensílio de cozinha pode ser facilmente centralizado sobre a plataforma central 17.
Na modalidade mostrada na figura 4, o suporte de utensílio de cozinha 47 compreende quatro placas dirigidas radialmente 54, tendo uma peça de borda inferior conformada em degrau 55, adaptada ao formato da placa 13, as placas sendo fixadas a um anel 56 que envolve a plataforma central.
Também se encontra dentro do escopo da invenção a possibili- dade de substituir as placas de travamento 27 por uma ou diversas caixas de coleta conformadas em na forma de bacia, que são colocadas abaixo do recipiente de combustível, de tal modo que as caixas coletem o combustível que deve ser derramado do recipiente de combustível, ao mesmo tempo em que as caixas são rotativamente suportadas pela estrutura e podem ser tra- vadas em uma posição horizontal e consequentemente pressionar os recipi- entes de combustível contra a placa protetora de calor. As vantagens do modelo simples e fácil e o carregamento seguro do recipiente de combustí- vel são ainda obtidas por uma modalidade contendo esse mecanismo.
Outra modalidade da presente invenção corresponde à modali- dade anterior, exceto para os detalhes descritos abaixo, que são mostrados nas figuras 5 a 8.
A figura 5 mostra o modelo da estrutura 10 de forno tendo aber- turas de ventilação 12a em todas as paredes laterais. No topo do forno, as peças de colocação de fogo compreendem, diferentes difusores de chama60 e ainda em outra modalidade, o suporte de utensílios de cozinha 47. A- lém disso, a estrutura 10 do forno é formada para permitir o empilhamento das estruturas 10 para transporte. Em particular, as paredes laterais 12 da estrutura 10 apresentam, pelo menos parcialmente, um formato cônico.
Conforme pode ser melhor visto nas figuras 6a e 6b, o suporte de utensílios de cozinha 47 consiste de três segmentos 67-69 de círculo, as extremidades 70 dos quais sendo curvadas interiormente, de modo a se diri- girem radialmente para a metade do círculo. Os segmentos 67 a 69 são fixa- dos entre si mediante soldagem, em particular soldagem por pontos das ex- tremidades de segmento 70. Os segmentos são formados de folha de metal perfurada, de modo a permitir ao ar circular para a chama, enquanto evita que o vento perturbe o processo de queima.
A figura 7 mostra um detalhe da placa de apagar fogo 38, usada na modalidade representada na figura 5. A placa de apagar fogo 38 compre- ende uma área de borda anular no formato de W 71, que melhora o fecha- mento da abertura do recipiente de combustível ou da placa protetora de ca- lor, respectivamente, uma vez que essa estrutura da área de borda 71 per- mite um fechamento hermético devido à restrição elástica,
O difusor de chama 60 da modalidade da figura 5 é mostrado em maiores detalhes nas figuras 8a a 8c, em que a figura 8a representa uma vista em perspectiva, a figura 8b representa uma vista lateral e a figura 8c representa uma vista plana. O difusor de chamas 60 compreende uma tira conformada em U ou em Ω para fixação à placa 13 da estrutura 10. Como parte da tira, é formada uma tela 63 a fim de ser colocada acima da abertura .62 da placa 13 ou do queimador 20, respectivamente. A tela divide a chama em diversas chamas parciais, ao mesmo tempo em que permite uma sufici- ente quantidade de ar ser alimentada à chama a partir da lateral. Assim, é obtida uma excelente queima da chama.
O forno a álcool opera e é usado da seguinte maneira. O forno a álcool com o recipiente de combustível é girado de cabeça para baixo após o que o recipiente de combustível é removido e enchido com combustível, pre- ferencialmente metanol, mediante manutenção do mesmo em uma posição inclinada, após o que o combustível é derramado pela abertura 25 até o combustível alcançar a parte inferior da abertura 25, onde o mesmo será vi- sível quando a massa disponível através de forças de capilaridade tiver su- gado uma máxima quantidade de combustível. O recipiente é depois girado de cabeça para baixo (o combustível sendo mantido dentro do recipiente pe- las ditas forças capilares) e é inserido a partir do lado da base da estrutura, pelo que é dirigido pelos guias 26 de modo que a porção de borda será inse- rida através da abertura 23 na placa protetora 21. Durante esse procedimen- to qualquer excesso de combustível no recipiente de combustível irá circular para fora, caindo no ambiente, ao invés de ser mantido no recipiente de combustível que evita o combustível ser expandido quando sofrer a ignição, obrigando a queima do combustível em ebulição. Quando o recipiente de combustível tiver sido colocado na estrutura, as placas de travamento 27 são giradas de tal modo a serem colocadas entre os ressaltos 30, o que significa que o recipiente de combustível é fixado à estrutura 10. O forno então está pronto para ser usado, mediante giro do braço 35, o que significa que a pla- ca de apagar fogo 38 é movimentada de tal modo que a abertura do recipi- ente de combustível é descoberta. Um fósforo pode então ser inserido atra- vés da abertura 19 do difusor de chamas e provocar a ignição do combustí- vel no recipiente. Isso significa a criação de uma chama que se estende a partir da rede 46 na abertura 25 até o tubo queimador 32 e até as aberturas do difusor de chamas onde a mesma é dividida em diversas chamas meno- res que se difundem ao longo do lado da base do utensílio de cozinha. Si- multaneamente, o ar de combustão irá circular através das aberturas 12a nas paredes laterais, o que significa que o ar irá circular em torno dos recipi- entes de combustível e resfriar os mesmos. As pequenas aberturas 12a, ao contrários das grandes aberturas, também operam como detentores de chamas para chamas descontroladas provenientes do queimador, que deve ocorrer simultaneamente com as mesmas impedindo o vento, se existir, de qualquer influência na chama do queimador. Na modalidade mostrada nas figuras 1 a 3, o ar de combustão secundário entra através da abertura 52, enquanto a difusão de chamas ocorre através da abertura 53, ao mesmo tempo em que as chamas são protegidas contra o vento por meio da peça protetora de vento 49. O tamanho das chamas pode ser então controlado através da placa de apagar fogo 38, mediante atuação do braço 35 e as chamas devem, após utilização, ser extintas mediante completa cobertura da abertura 25 do recipiente de combustível 22 com a placa de apagar fogo.

Claims (21)

1. Forno para queima de combustível líquido, em particular álco- ol, preferencialmente metanol ou etanol ou misturas dos mesmos, compre- endendo uma estrutura de metal (10) tendo paredes principalmente verticais (12) que continuam em uma placa principalmente horizontal (13), possuindo uma ou diversas peças de colocação de fogo projetadas como difusores de chama (19, 60), a estrutura envolvendo um recipiente de combustível (22) e uma disposição de queimador (20), sendo que a estrutura (10) é uma estru- tura sem base, formada de uma peça que permite o carregamento e substi- tuição do recipiente de combustível (22), a partir do lado da base da estrutu- ra (10), caracterizado pelo fato de que o difusor de chama (19) é formado integralmente com a placa (13), sendo separado das partes restantes da placa (13) por meio de uma área (16) de perfurações (18) que envolvem o difusor de chama (19).
2. Forno de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a estrutura de metal (10) compreende aberturas de ventilação (12a) para permitir ao ar de combustão circular dentro da chama, as abertu- ras de ventilação sendo dispostas para definir um percurso de fluxo do ar de combustão a partir das aberturas de ventilação (12a) para a disposição de queimador (20), levando o ar para circulação em volta do recipiente de com- bustível (22) para resfriar o mesmo.
3. Forno de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o difusor de chama (19) é formado principalmente como um cone truncado que se projeta da placa (13) e preferencialmente compre- ende um ou mais degraus (16), o lado superior (17) do cone compreendendo aberturas (19) para difusão da chama.
4. Forno de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a peça de colocação de fogo compreende uma abertura (62) na placa (13), preferencialmente envolvida por uma aresta de borda ou um ressalto (61), e um difusor de chama (60) que se estende em uma forma principalmente no formato de U sobre a abertura (62) da placa e tendo uma tela (63) disposta frontalmente e espaçada da abertura da placa (62), prefe- rencialmente formada de uma folha de metal.
5. Forno de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a tela (63) apresenta um formato principalmente circular, prefe- rencialmente o formato de um trevo de quatro folhas.
6. Forno de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a estrutura (10) também envolve uma placa protetora de calor (21), disposta entre a estrutura (10) e o recipiente de combustível (21).
7. Forno de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a placa protetora de calor (21) apresenta um formato essenci- almente em U ou em Ω, em que as paredes da placa protetora de calor (21) se estendem substancialmente paralelas às paredes da estrutura (10) e se apresentam espaçadas das mesmas.
8. Forno de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a placa protetora de calor (21) e a estrutura (10) formam, juntas, um canal (64) para condução do ar de combustão, o canal preferencialmente se estendendo ao longo da lateral da estrutura (10), adjacente ao recipiente de combustível (21) e tendo aberturas de admissão (12a, 65) nas paredes laterais e na base do canal (54), assim como pelo menos uma abertura de saída (66) na parte superior do canal (64).
9. Forno de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de que a placa protetora de calor (21) é fornecida com pelo menos uma abertura (23), que é colocada verticalmente abaixo do difusor de chamas e que envolve uma porção de borda (24), que se estende ascendentemente a partir do recipiente de combustível, envolvendo uma abertura (25) no recipiente de combustível (22).
10. Forno de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a placa protetora de calor (21) suporta um tubo queimador (32) posicionado verticalmente, colocado entre a abertura (25) do recipiente de combustível e o difusor de chamas (19, 60).
11. Forno de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o tubo queimador (12) é conectado a uma placa de base anular (33), a placa sendo suportada por meios de distanciamento (34) fixados à placa protetora de calor (21).
12. Forno de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a .11, caracterizado pelo fato de que a placa protetora de calor (21) suporta pelo menos um braço (35) que é rotativo em torno de um eixo (36), uma ex- tremidade do braço sendo fornecida com uma placa de apagar fogo (38), enquanto a outra extremidade é colocada exteriormente à estrutura (10), pelo que a placa de apagar fogo pode descobrir ou cobrir completa ou parci- almente a abertura (25) do recipiente de combustível ou da placa protetora de calor (21).
13. Forno de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o mesmo é fornecido com um ou diversos suportes de utensílios de cozinha (47), dispostos para se apoiar sobre a placa (13), cada um em associação com uma peça de colocação de fogo (17), o suporte de utensí- lios de cozinha compreendendo uma cobertura protetora de vento (49) que se estende em torno do difusor de chamas (19).
14. Forno de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a cobertura (49) apresenta uma borda inferior que é disposta a uma distância da placa (13) e uma borda superior disposta a uma distância da parte superior do suporte de utensílios de cozinha (47).
15. Forno de acordo com a reivindicação 13 ou 14, caracteriza- do pelo fato de que a cobertura (49) é suportada por diversas partes (50, .51) conformadas em placas verticais dirigidas radialmente.
16. Forno de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a .15, caracterizado pelo fato de que a cobertura (49) é feita de uma folha de metal perfurada, formando ao mesmo tempo o suporte de utensílios de cozi- nha (47), a cobertura sendo fabricada por pelo menos três seções (67, 68, .69), cada qual sendo conformada como uma parte tipo tira de um círculo, as extremidades (70) das seções (67, 68, 69) se projetando radialmente na di- reção da metade do círculo e sendo fixadas entre si.
17. Forno de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o recipiente de combustível (22) compreende uma base (39), uma parede superior (41) envolvendo uma abertura central (25) do recipiente de combustível e uma parte de parede (40) conectando a base e a parte de parede superior, o recipiente de combustível também envolvendo uma mas- sa absorvente de combustível que compreende pelo menos duas partes se- paradas (44, 45), uma das partes quando montada ao recipiente de combus- tível sendo movimentada na direção da abertura por meio de uma deforma- ção (42) disposta na base.
18. Forno de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o recipiente de combustível (22) compreende uma estrutura tipo rede (46), disposta na abertura (25) do recipiente de combustível para reten- ção da massa absorvente de combustível, a estrutura tipo rede sendo presa entre a massa absorvente de combustível e chanfros (73) fornecidos na par- te de parede superior (41) do recipiente de combustível.
19. Forno de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o mesmo é projetado de modo a que seja girado de cabeça pa- ra baixo, quando o recipiente de combustível for preso à estrutura (10).
20.
Forno de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a placa de apagar fogo (38) compreende um disco circular que apresenta uma área de borda no formato em W, para fechar de modo seguro a abertura do recipiente de combustível (22) ou a placa protetora de calor (21).
BRPI0204819-1A 2001-04-11 2002-04-11 forno a álcool. BR0204819B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0101285A SE523105C2 (sv) 2001-04-11 2001-04-11 Spritkök
SE0101285-5 2001-04-11
PCT/EP2002/004064 WO2002084175A1 (en) 2001-04-11 2002-04-11 Spirit stove

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0204819A BR0204819A (pt) 2004-02-03
BR0204819B1 true BR0204819B1 (pt) 2012-10-02

Family

ID=20283753

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0204819-1A BR0204819B1 (pt) 2001-04-11 2002-04-11 forno a álcool.

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP1377779B1 (pt)
CN (1) CN1242198C (pt)
AT (1) ATE404818T1 (pt)
BR (1) BR0204819B1 (pt)
DE (1) DE60228219D1 (pt)
SE (1) SE523105C2 (pt)
WO (1) WO2002084175A1 (pt)
ZA (1) ZA200209307B (pt)

Families Citing this family (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BRPI0622126A2 (pt) * 2006-11-17 2011-12-27 Dometic Ab fogareiro
SE0701756L (sv) * 2007-07-20 2008-12-09 Dometic Sweden Ab Spritkök och metod för att tända ett spritkök
ITBS20080047A1 (it) * 2008-03-10 2009-09-11 Fabio Bellini Fornello
EP2772704A1 (en) * 2013-02-28 2014-09-03 Dometic Holding AB Cooling system
CN103574599A (zh) * 2013-10-30 2014-02-12 昆山富凌灶具有限公司 一种圆形带孔防风支架大口径红外线节能炉头
CN103574678A (zh) * 2013-10-30 2014-02-12 昆山富凌灶具有限公司 一种双侧带孔防风支架大口径红外线节能炉头
CN103574681A (zh) * 2013-10-30 2014-02-12 昆山富凌灶具有限公司 一种单侧带孔防风支架小型节能炉头
CN103574666A (zh) * 2013-10-30 2014-02-12 昆山富凌灶具有限公司 一种双侧带孔防风支架小型节能炉头
CN103574689A (zh) * 2013-10-30 2014-02-12 昆山富凌灶具有限公司 一种单侧带孔防风支架大口径红外线节能炉头
CN103574679A (zh) * 2013-10-30 2014-02-12 昆山富凌灶具有限公司 一种圆形带孔防风支架小型节能炉头
CN103836673A (zh) * 2014-03-13 2014-06-04 昆山富凌灶具有限公司 一种带单侧防风支架及固定阀双管简易节能灶具
CN103822241A (zh) * 2014-03-13 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种波浪形带孔防风支架及固定阀双电子点火双管灶具
CN103822263A (zh) * 2014-03-13 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种带波浪形防风支架及固定阀双管简易灶具
CN103822238A (zh) * 2014-03-13 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种单侧带孔防风支架及固定阀双电子点火灶具
CN103836663A (zh) * 2014-03-13 2014-06-04 昆山富凌灶具有限公司 一种带双侧波浪形防风支架及固定阀双管节能灶具
CN103822239A (zh) * 2014-03-13 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种双侧波浪形带孔防风支架及固定阀双电子点火灶具
CN103822255A (zh) * 2014-03-13 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种圆形带孔防风支架及固定阀双电子点火双管灶具
CN103822242A (zh) * 2014-03-13 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种单侧带孔防风支架及固定阀双电子点火双管灶具
CN103822264A (zh) * 2014-03-13 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种单侧带孔防风支架及固定阀双管灶具
CN103822240A (zh) * 2014-03-13 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种双侧带孔防风支架及固定阀双电子点火双管灶具
CN103836671A (zh) * 2014-03-17 2014-06-04 昆山富凌灶具有限公司 一种波浪形带孔防风支架及固定阀双管灶具
CN103836677A (zh) * 2014-03-17 2014-06-04 昆山富凌灶具有限公司 一种圆形带孔防风支架及固定阀双电子点火灶具
CN103822244A (zh) * 2014-03-17 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种带单侧孔防风支架及固定阀双管简易灶具
CN103836666A (zh) * 2014-03-17 2014-06-04 昆山富凌灶具有限公司 一种波浪形带孔防风支架及固定阀双电子点火灶具
CN103822252A (zh) * 2014-03-17 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种带圆形防风支架及固定阀双管简易节能灶具
CN103836670A (zh) * 2014-03-17 2014-06-04 昆山富凌灶具有限公司 一种圆形带孔防风支架及固定阀灶具
CN103836674A (zh) * 2014-03-17 2014-06-04 昆山富凌灶具有限公司 一种双侧带孔防风支架及固定阀双管灶具
CN103822247A (zh) * 2014-03-17 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种带圆形防风支架及固定阀双管简易灶具
CN103822268A (zh) * 2014-03-17 2014-05-28 昆山富凌灶具有限公司 一种带圆形防风支架及固定阀节能灶具
CN103836669A (zh) * 2014-03-17 2014-06-04 昆山富凌灶具有限公司 一种带双侧防风支架及固定阀双管简易节能灶具
ES1117105Y (es) * 2014-05-15 2015-02-04 Vila Inox S L Mueble calefactor para espacios exteriores o interiores
WO2016068782A1 (en) 2014-10-30 2016-05-06 Cleancook Sweden Ab Stove device
CN104791850B (zh) * 2015-04-29 2017-05-24 郑丽萍 一种酒精炉的酒精添加方法
USD959195S1 (en) 2020-09-03 2022-08-02 Dometic Sweden Ab Stove grate
USD959902S1 (en) 2020-09-03 2022-08-09 Dometic Sweden Ab Cooktop cover
NO347498B1 (en) * 2020-11-20 2023-11-27 Abry & Kavanagh Design As Improved stove
CN112682776B (zh) * 2021-01-19 2022-04-05 广东海洋大学 一种便于控制火焰大小的实验室用酒精灯
USD1009559S1 (en) 2021-03-01 2024-01-02 Dometic Sweden Ab Cooking grate

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB670964A (en) * 1947-12-12 1952-04-30 Franz Fischl Improvements in or relating to portable heating apparatus
FR1371002A (fr) * 1963-09-26 1964-08-28 Poêle ou autre dispositif comportant un corps de matériau poreux capable d'absorber un combustible liquide
JPS6248764B2 (pt) * 1979-01-29 1987-10-15 Origobaaken Ai Harumusutatsudo Ab
US4351316A (en) * 1979-10-09 1982-09-28 Walter Kroll Combustion apparatus for burning waste oils
WO1982000332A1 (en) * 1980-07-11 1982-02-04 K Boij Apparatus for burning spirit or the like liquid fuel
US4872833A (en) * 1988-05-16 1989-10-10 A. O. Smith Corporation Gas burner construction
SE500418C2 (sv) * 1989-12-12 1994-06-20 Electrolux Ab Spritkök med kokplatta
GB9026903D0 (en) * 1990-12-11 1991-01-30 Couture Leonard Table grill
SE9703188D0 (sv) * 1997-09-04 1997-09-04 Electrolux Ab Bränslebehållare
US5979428A (en) * 1998-12-31 1999-11-09 Greene, Jr.; George J. Wind guard attachment for portable gas cookers

Also Published As

Publication number Publication date
SE0101285D0 (sv) 2001-04-11
EP1377779A1 (en) 2004-01-07
WO2002084175A1 (en) 2002-10-24
CN1461395A (zh) 2003-12-10
DE60228219D1 (de) 2008-09-25
SE0101285L (sv) 2002-10-12
EP1377779B1 (en) 2008-08-13
SE523105C2 (sv) 2004-03-30
CN1242198C (zh) 2006-02-15
ATE404818T1 (de) 2008-08-15
BR0204819A (pt) 2004-02-03
ZA200209307B (en) 2003-09-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0204819B1 (pt) forno a álcool.
US6663838B1 (en) Heated volatile dispenser
EP1217888B1 (en) Heated volatile dispenser
US3645249A (en) Gas cooktop with integral burners
EP0055750B1 (en) Apparatus for burning spirit or the like liquid fuel
US3381678A (en) Alcohol heating and cooking stove
US4416617A (en) Apparatus for burning spirit or similar liquid fuels
JP2007107752A (ja) 屋外ストーブ
EP0294444B1 (en) Spirit stove
US6869629B2 (en) Drip pan for an infrared cooking apparatus and method therefor
TW201701810A (zh) 可攜式焙燒裝置及使用該焙燒裝置的焙燒方法
KR101935135B1 (ko) 난방 기능을 갖는 촛불화로
JP3184300U (ja) 携帯調理器
US20120298093A1 (en) High efficiency stove
JP2005291582A (ja) ガスコンロ
JPH0241447Y2 (pt)
KR101465119B1 (ko) 다목적 구이 장치
JPS64114Y2 (pt)
JPH0236002Y2 (pt)
CN114794905A (zh) 炸盘、蒸汽发生组件和食物加热器具
JPS6230642Y2 (pt)
JPS643928Y2 (pt)
KR820000209Y1 (ko) 왕겨 곤로
PT95892A (pt) Placa de elevacao eficiencia energetica para ser colocada de preferencia sobre um queimador de gas ou similar
KR20190002590U (ko) 가스 렌지의 칸막이를 부착한 냄비 받침대

Legal Events

Date Code Title Description
B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: DESCONHECIDA A PETICAO NO 020080076350 DE 21/05/2008 COM BASE NO DISPOSTO NO ART. 219, II DA LEI DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, NAO ATENDE O DISPOSTO NO ART. 6O DA RESOLUCAO 132/06.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B15V Prolongation of time limit allowed

Free format text: REFERENTE A RPI 2084, DE 14/12/2010, DESPACHO 6.1, DEVOLVO 23 (VINTE E TRES) DIAS DE PRAZO PARA CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA, CONTADOS A PARTIR DA DATA DESTA NOTIFICACAO. O DEPOSITANTE PODERA REQUERER COPIA DO PARECER ATRAVES DO FORMULARIO MODELO 1.05.

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/10/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2509 DE 05-02-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.