BR0204287B1 - aplicador de produto cosmÉtico e processo para fabricar um aplicador. - Google Patents

aplicador de produto cosmÉtico e processo para fabricar um aplicador. Download PDF

Info

Publication number
BR0204287B1
BR0204287B1 BRPI0204287-8A BR0204287A BR0204287B1 BR 0204287 B1 BR0204287 B1 BR 0204287B1 BR 0204287 A BR0204287 A BR 0204287A BR 0204287 B1 BR0204287 B1 BR 0204287B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
brush
twisted
applicator
core
brushes
Prior art date
Application number
BRPI0204287-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0204287A (pt
Inventor
Jean-Louis H Gueret
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0204287A publication Critical patent/BR0204287A/pt
Publication of BR0204287B1 publication Critical patent/BR0204287B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B3/00Brushes characterised by the way in which the bristles are fixed or joined in or on the brush body or carrier
    • A46B3/18Brushes characterised by the way in which the bristles are fixed or joined in or on the brush body or carrier the bristles being fixed on or between belts or wires
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B9/00Arrangements of the bristles in the brush body
    • A46B9/02Position or arrangement of bristles in relation to surface of the brush body, e.g. inclined, in rows, in groups
    • A46B9/021Position or arrangement of bristles in relation to surface of the brush body, e.g. inclined, in rows, in groups arranged like in cosmetics brushes, e.g. mascara, nail polish, eye shadow

Landscapes

  • Brushes (AREA)
  • Coating Apparatus (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Description

"APLICADOR DE PRODUTO COSMÉTICO E PROCESSO PARA FABRICAR
UM APLICADOR"Campo da Invenção
A presente invenção trata de um aplicador de produtocosmético, particularmente um rimei, tal como utilizado em particular paraos cílios e as sobrancelhas.
Fundamentos da Invenção
No campo de aplicação de rimei, os aplicadores maiscomumente utilizados são formados por escovas denominadas "torcidas".
Essas escovas torcidas são obtidas dispondo-se uma camada de pêlosentre as duas ramificações de um arame configurado em forma de umgrampo de cabelos, e torcendo-se em seguida as duas ramificações doarame em torno de seu eixo. O arame torcido dessa maneira forma umahélice (na realidade, uma para cada haste de arame), cujas espiras, emfunção do sentido da torção do arame sobem da esquerda para a direita(quando a escova é vista de frente em posição vertical) ou da direita paraesquerda. O primeiro tipo de torção permite obter uma escova que é asvezes chamada de "escova esquerda". Essa escova está descrita emparticular na patente EP 0 611 170 em nome da Depositante. O segundotipo de torção, que é o mais difundido até agora, permite obter uma escovaconhecida como "escova direita".
Essas escovas torcidas compreendem geralmente umaparte "com pêlos" que define uma porção de aplicação, que éprolongada por uma parte "sem pêlos" do arame, as vezes denominada"cabo" da escova, e que serve em particular para a fixação do dispositivoem uma haste ligada em particular a um órgão para a preensão dodispositivo.
Nos últimos quinze anos, surgiram escovas torcidas de seções eformas variáveis, que utilizam pêlos mais ou menos espessos, em maior oumenor número, e de natureza variável. Todas essas modificações têm oobjetivo de modificar a maquilagem que pode ser obtida com essa escova, emparticular, levando em consideração a reologia do produto a ser aplicado.
Em função da configuração da escova torcida, é possível atuarsobre a carga de produto, a separação dos cílios, seu alongamento ou suacurvatura. Porém, as possibilidades não são infinitas.
Em um dos modos de realização do documento EP 0 717 944,que descreve um aplicador formado por envergadura de uma escova torcidasobre si mesma, sensivelmente na metade de seu comprimento, seguida deuma rotação de 180° de uma das semi-ramificações em torno da outra. Nofinal, resulta um aplicador que forma duas fivelas, destinadas a formar umreservatório de produto. No ponto de cruzamento das semi-ramificações, adistância de uma em relação à outra é sensivelmente nula. Em seguida, essadistância aumenta progressivamente de um lado e de outro a partir do ponto decruzamento para atingir um afastamento máximo, antes de diminuir, de um ladoem direção à área de envergadura, e de outro lado, em direção a uma área naqual as duas semi-ramificações não são torcidas e paralelas uma em relação àoutra.
Uma dificuldade fundamental dessa configuração está relacionadapelo espaço que ela ocupa transversalmente ao eixo da escova, espaço esseque causa um problema, em particular para a introdução e a passagem daescova no órgão de enxugamento. Além disso, a fabricação desse aplicador deforma automatizada é das mais problemáticas.
Descrição Resumida da Invenção
Assim, em um campo que está sempre à procura de novos efeitoscosméticos e/ou estéticos, a presente invenção tem por objetivo prover umnovo aplicador que ofereça, em relação aos aplicadores conhecidos, maispossibilidades em termos de maquilagem, em particular dos cílios ou dassobrancelhas.
Outro objetivo da presente invenção visa realizar um aplicadorque seja econômico de realizar e simples de usar.
Outros objetos aparecerão mais claramente na descriçãodetalhada feita a seguir.
Descrição Detalhada da Invenção
Segundo a presente invenção, esses objetivos são atingidosrealizando-se um aplicador de produto cosmético, em particular de um rimei,que compreende:
a) uma primeira escova formada por um primeiro núcleo torcidoque, sobre uma primeira porção com pêlos, prende pêlos dispostos de modoradial em relação ao núcleo;
b) uma segunda escova formada por um segundo núcleo torcidoque, sobre uma segunda porção com pêlos, prende pêlos dispostos de modoradial em relação ao núcleo;
sendo que as ditas primeira e segunda escovas estão enroladasuma em torno da outra de forma que, sobre pelo menos uma porção com pêlosdo aplicador, os primeiro e segundo núcleos estejam torcidos um em relaçãoao outro, estendendo-se a uma distância relativamente constante um do outro.
Assim, diferentemente do documento EP-A1 0 717 944, no qual aescova era dobrada, e depois girada a 180° de maneira a formar suas hastesabertas, segundo a presente invenção, as duas escovas torcidas estãoenroladas uma na outra, de maneira que seus respectivos núcleos, sobre aporção torcida, progridem a uma distância constante um do outro.
Essa distância constante entre os dois núcleos torcidos é obtida,em particular, mantendo-se as duas primeiras extremidades de duas escovasparalelas dispostas o mais perto possível uma da outra, por meio de umgrampo fixo em rotação, e as duas segundas extremidades das duas escovaspor meio de um grampo acionado em rotação em relação ao primeiro. As duasescovas podem estar fixadas uma na outra na altura de uma área deenvergadura de uma escova de partida de largura dupla.
De preferência, os dois núcleos torcidos estão enrolados um emtorno do outro por pelo menos uma volta. Mais preferencialmente ainda, elesestão enrolados por pelo menos 1,5 volta, e, mais preferencialmente ainda, porpelo menos duas voltas.
De preferência, as duas escovas, antes de serem torcidas umaem torno da outra, possuem um comprimento total sensivelmente idêntico,sendo que os respectivos comprimentos de suas porções com pêlos e de suasporções sem pêlos são também geralmente idênticas.
Na torção, as escovas podem ter suas respectivas porções compêlos, bem como suas respectivas porções sem pêlos, em superposição axialsensível ou estar deslocadas axialmente de maneira que os núcleos das duasescovas de partida fiquem torcidos um em relação ao outro, somente sobreuma porção do comprimento total da porção com pêlos do aplicador.
De preferência, cada uma das primeira e segunda escovas departida compreende uma primeira extremidade livre situada do lado da porção com pêlos oposto ao cabo. Da mesma forma, cada uma das primeira esegunda escovas de partida compreende uma segunda extremidade livresituada do lado do cabo, oposta à porção com pêlos.
O aplicador segundo a presente invenção permite dar origem anovas e múltiplas geometrias e configurações de pêlos, novas geometrias econfigurações essas que oferecem o mesmo número de novas possibilidadesem termos de maquilagem.
Essas novas geometrias e configurações resultam em particulardo fato das espiras de cada uma das escovas, na torcedura da primeira escovaem relação à segunda, se entrelaçarem entre si, esmagarem-se em parte e,com isso, terem um comportamento novo quando vão ser aplicadas nos cíliosou nas sobrancelhas para a aplicação de um produto de cuidado ou demaquilagem.
Evidentemente, o grau de entrelaçamento das espiras entre sidepende de diversos parâmetros, e em particular da configuração de cada umadas primeira e segunda escovas e da maneira pela qual elas estão torcidasuma em relação à outra (em particular, o passo da torção).
De preferência, a porção com pêlos do aplicador está fixada emuma porção sem pêlos, sendo que a porção sem pêlos resulta da torção daprimeira e segunda porções sem pêlos dos primeiro e segundo núcleostorcidos. Assim, a porção sem pêlos do aplicador é formada a partir da torçãode quatro hastes do arame pré-torcidos dois a dois.
Vantajosamente, a porção sem pêlos do aplicador está fixada emuma haste que, de preferência, está fixada em uma tampa de uma unidade decondicionamento e de aplicação à qual o aplicador se destina.
Geralmente, a montagem do aplicador na haste é feita porinserção da extremidade livre do cabo do aplicador em um orifício cegopraticado no eixo da haste, sendo que a extremidade desta última (ou o cabodo aplicador) é aquecida de maneira a amolecer o material termoplástico queforma a haste e a facilitar a montagem do aplicador sobre a haste.
Segundo um modo de realização particular, antes da torção daprimeira escova em torno da segunda, uma seção da primeira escova, deacordo com um plano que contém o primeiro núcleo torcido, é sensivelmenteidêntica a uma seção da segunda escova, conforme o plano que contém osegundo núcleo torcido. Assim, as duas escovas podem ser em particularcilíndricas, troncônicas, ou cilindro-troncônicas.
De forma alternativa, antes da torção da primeira escova em tornoda segunda, uma seção da primeira escova, conforme o plano que contém oprimeiro núcleo torcido, é diferente de uma seção da segunda escova conformeo plano que contém o segundo núcleo torcido. Assim, a primeira escova podeter uma forma cilindro-troncônica, sendo que a segunda escova tem forma de amendoim.
As primeira e segunda escovas podem ser escovas "direitas". Deforma alternativa, as primeira e segunda escovas são escovas "esquerdas".
A torção "combinada" ou "torção dupla" formada pelo primeironúcleo torcido em relação ao segundo pode ter o mesmo sentido que a torção dos primeiro e segundo núcleos torcidos.
De forma alternativa, a "torção dupla" formada pelo primeironúcleo torcido em relação ao segundo possui o sentido inverso ao sentido datorção dos primeiro e segundo núcleos torcidos.
Segundo outro modo de realização, a primeira escova é uma escova "direita", e a segunda escova é uma escova "esquerda".
Os pêlos da primeira escova podem ter uma cor diferente dospêlos da segunda escova. Assim, os pêlos da primeira escova podem serbrancos enquanto os pêlos da segunda escova são pretos.
O primeiro núcleo torcido é formado a partir de duas ramificações de um primeiro arame, sendo que o segundo núcleo torcido pode ser formado apartir de duas ramificações de um segundo arame, idêntico ao primeiro. Odiâmetro do arame que forma cada uma das duas escovas torcidas pode variarde 0,2 mm a 1,5 mm, e de preferência, de 0,3 mm a 0,8 mm.
De forma alternativa, os primeiro e segundo arames possuem diâmetros e/ou naturezas diferentes. Assim, o primeiro arame pode ter umdiâmetro de 0,45 mm, e o segundo arame um diâmetro próximo de 0,7 mm.
A primeira escova pode compreender pêlos em número e/ou emdiâmetro, e/ou de comprimento, e/ou de natureza, diferentes do número e/oudo diâmetro, e/ou do comprimento, e/ou da natureza dos pêlos da segundaescova torcida.
Assim, os pêlos da primeira escova podem ser de poliamida 6-6,6-10 ou 6-11. Os pêlos da segunda escova podem ser de elastômero.
Adições do tipo agentes bactericidas, cargas magnéticas, ouagentes de deslizamento podem ser adicionados ao material termoplástico queforma os pêlos de maneira a modificar suas propriedades mecânicas e/ouquímicas.
A título de exemplo, o diâmetro dos pêlos da primeira escovapode variar de 0,10 mm a 0,17 mm, enquanto os pêlos da segunda escovapossuem um diâmetro próximo de 0,25 mm.
Ainda a título de exemplo, o número de pêlos da primeira escovapode variar de 10 a 40 por espira, sendo inferior a 10 para a segunda escova.
De forma alternativa, a primeira escova compreende pêlos emnúmero e/ou de diâmetro, e/ou de comprimento, e/ou de natureza, idênticos aonúmero e/ou ao diâmetro, e/ou ao comprimento, e/ou à natureza dos pêlos dasegunda escova torcida.
Assim, atuando de maneira combinada ou separada sobre cadaum desses parâmetros mencionados acima, multiplicamos as possibilidadesem termos da maquilagem que pode ser obtida.
Podemos multiplicar ainda as possibilidades, atuando sobre aforma das extremidades dos pêlos de uma e/ou outra das escovas de partida.Terminações, em particular em forma de bola, de ganchos ou outras asperezaspodem ser conferidas às extremidades dos pêlos de uma e/ou outra dasescovas, por um tratamento em particular térmico, químico ou mecânico.
Segundo um outro aspecto da presente invenção, é realizado,ainda, um conjunto para o condicionamento e a aplicação de um produto sobreas fibras queratínicas, em particular os cílios ou as sobrancelhas, quecompreende um recipiente que contém o produto, recipiente esse que delimitauma abertura nas proximidades da qual está disposto um órgão deenxugamento, sendo que o dito conjunto é dotado de um aplicador segundoqualquer um dos aspectos anteriores.
O produto pode ser de consistência líquida a pastosa, ou sólida.
Segundo outro aspecto da presente invenção, é realizado umprocesso para fabricar um aplicador de produto cosmético, em particular de umrimei, que compreende as seguintes etapas:
a) formar uma primeira escova constituída por um primeiro núcleotorcido que, sobre uma primeira porção com pêlos, prende pêlos dispostos demaneira radial em relação ao núcleo;
b) formar uma segunda escova constituída por um segundonúcleo torcido que, sobre uma segunda porção com pêlos, prende pêlosdispostos de maneira radial em relação ao núcleo; e
c) enrolar as ditas primeira e segunda escovas uma em torno daoutra, de maneira que em pelo menos uma porção com pêlos do aplicador, osprimeiro e segundo núcleo fiquem torcidos um em relação ao outro,estendendo-se a uma distância sensivelmente constante um do outro.
Após a torção, o aplicador pode ser submetido a um certo númerode operações adicionais, como operações de "corte", em particular por meio deuma máquina de tosquiar, de maneira a modificar a forma da escova, ouoperações que visam torcer o aplicador em pelo menos um plano de maneira atorná-lo curvo.
Da mesma forma, as extremidades livres do núcleo torcido decada uma das duas escovas podem, após a torção das duas escovas departida, são reunidas por meio de um sistema em forma de uma tampa, emparticular de material termoplástico, e que visa tornar a extremidade doaplicador menos agressiva para os olhos.Descrição Resumida das Figuras
A presente invenção consiste, além das disposições expostasacima, de um certo número de outras disposições que serão explicitadas aseguir, a respeito de exemplos de realização não limitativos, descritos emrelação às figuras anexas, entre as quais:
A Figura 1 refere-se a um primeiro modo de realização doaplicador segundo a presente invenção;
A Figura 2 refere-se a um segundo modo de realização doaplicador segundo a presente invenção;
A Figura 3 refere-se a um terceiro modo de realização doaplicador segundo a presente invenção;
As Figuras 4A-4D ilustram exemplos de seções transversaisrespectivas de escovas de partida, antes de serem torcidas uma na outra; e
A Figura 5 representa um conjunto de condicionamento e deaplicação que utiliza um aplicador segundo a presente invenção.
Descrição Detalhada das FigurasO aplicador (1) da Figura 1 é realizado a partir de uma primeiraescova torcida (2) e de uma segunda escova torcida (3).
A primeira escova torcida (2) compreende um núcleo torcido (3)que comporta uma porção com pêlos (4) configurada em forma de amendoimna qual estão presos pêlos, dispostos radialmente ao eixo da escova. Demaneira adjacente à porção com pêlos (4), encontra-se uma porção sem pêlos(5). A escova (2) é do tipo "escova direita".
A segunda escova torcida (6) compreende um núcleo torcido (7)que comporta uma porção com pêlos (8) configurada em forma de amendoimna qual estão presos pêlos, dispostos radialmente ao eixo da escova. Demaneira adjacente à porção com pêlos (8), encontra-se uma porção sem pêlos(9). A escova (6) é do tipo "escova direita".Para obter a escova (1) segundo esse modo de realização dapresente invenção, dispomos as escovas (2) e (6) lado a lado, dispondo asextremidades das porções sem pêlos (5), (9), das duas escovas (2) e (6) emum grampo, fixo em rotação.
As extremidades das porções com pêlos (4) e (8) das duasescovas são dispostas em um segundo grampo, acionado em rotação por meiode um motor que gira em sentido anti-horário. Os núcleos torcidos (3) e (7) dasescovas (2) e (6) se enrolam uma na outra para formar uma hélice que progrideno sentido inverso da hélice que forma cada um dos núcleos torcidos.
Além disso, após torção mútua das escovas (2) e (6), a escovacombinada pode ser tosada, por meio de um instrumento de corte apropriado,de maneira a modificar sua forma, em função de uma estética e/ou depropriedades de aplicação desejadas.
A escova (1) que resulta do processamento acima compreende uma porção com pêlos (10) e uma porção sem pêlos (11), adjacente à porçãocom pêlos. A extremidade da porção sem pêlos (11) é introduzida em umorifício cego formado axialmente na extremidade de uma haste (12), que estápor sua vez fixada em um tampa (13). A unidade de aplicação (50) assimformada destina-se a equipar um conjunto de condicionamento e de aplicaçãoque será descrito mais detalhadamente a seguir.
A porção com pêlos (10) da escova (1) compreende umapluralidade de espiras que se entrelaçam mais ou menos entre si, permitindomaquilagens diferentes das maquilagens que podem ser obtidas com cadauma das escovas (2) e (6) tomadas separadamente.
O modo de realização da Figura 2 distingue-se do modo derealização anterior pelo fato da escova (2) ser uma escova do tipo "esquerda",enquanto a escova (6) é do tipo "direita". No modo de realização anterior, asduas escovas (2) e (6) eram do tipo "direita".O arranjo de pêlos da escova (1), obtido por torção das escovas(2) e (6) é diferente do arranjo de pêlos do modo de realização anterior. Emparticular, o grau de entrelaçamento das espiras, embora não aparente nasrepresentações de caráter puramente esquemático, é sensivelmente maisacentuado. Na aplicação, isso resulta em uma maquilagem diferente.
O modo de realização da Figura 3 distingue-se do modo derealização da Figura 1, pelo fato da porção com pêlos (4) da escova (2) terforma de amendoim, enquanto a porção com pêlos (8) da escova (6) écilíndrica, praticamente, em todo seu comprimento e, troncônica nasproximidades de sua extremidade oposta ao cabo (9) da escova (6).
Torcendo-se as escovas (2) e (6) da maneira indicadaanteriormente em relação aos modos de realização das Figuras 1 e 2, obtemosum arranjo de pêlos diferente do que foi obtido anteriormente. Esse arranjocaracteriza-se em particular pela presença de pêlos mais curtos e de pêlosmais compridos.
Como mostra a Figura 4A, as duas escovas de partida (2) e (6)podem ter seções idênticas, sendo que a densidade de pêlos da escova (2) émenor que a densidade de pêlos da escova (6).
Na Figura 4B, as densidades de pêlos das escovas (2) e (6) sãosensivelmente idênticas. Todavia, a escova (2) tem uma seção inferior à daescova (6).
Na Figura 4C, a escova (2) forma um semicilindro, com uma faceplana, que no momento da torção com a escova (6), está disposta diante deuma face plana do triângulo formado pela escova (6).
Na Figura 4D, a escova (2) estende-se sobre uma pequena
porção angular (tipicamente da ordem de 100°). A escova (6) estende-se sobreuma porção angular de aproximadamente 240°. Assim, a fim de enrolar asescovas (2) e (6) uma em torno da outra, a escova (2), de forma complementarà escova (6), fica disposta no interior do setor que falta desta última.
Outras combinações são ainda possíveis, em função daconfiguração desejada para o aplicador. A título de exemplo adicional,podemos utilizar duas escova de partida cuja seção forma um triânguloisóscele, e que colocamos, antes da torção, uma na frente da outra, sendo queas faces opostas a seus ápices ligam os dois lados idênticos.
Ainda a título de exemplo, a seção transversal, por exemplo,circular, de uma das escovas de partida pode diminuir progressivamente apartir do cabo até a extremidade livre de sua parte com pêlos, enquanto aseção da outra escova de partida, também circular, aumenta progressivamentea partir do cabo até a extremidade livre de sua parte com pêlos.
Na Figura 5, está representado um conjunto de condicionamentoe de aplicação (100), dotado de um aplicador (1) tal como descritoanteriormente. O conjunto (100) comporta um recipiente (101) que contém umareserva de produto cosmético como um rimei e uma unidade de aplicação. Aunidade de aplicação (50) compreende uma escova (1), do tipo escova torcida,fixada em uma extremidade de uma haste (12), de eixo (X). A outraextremidade da haste (12) está fixada em um elemento de preensão (13) queconstitui também uma tampa de fechamento do recipiente (101). O recipiente(101) comporta um órgão de enxugamento (106) constituído por uma luvacilíndrica cuja extremidade termina por uma borda anular maleável (107). Emposição montada da unidade de aplicação (50) sobre o recipiente (101), aescova (1) fica em sua totalidade entre a borda de enxugamento (107) e ofundo do recipiente. Outros tipos de órgãos de enxugamento podem serutilizados, por exemplo, um bloco de espuma de células abertas ou semi-abertas, atravessado axialmente por uma fenda ou uma passagem, sendo queas bordas que as delimitam estão sensivelmente unidas na ausência detensão.Para utilizar o aplicador, a usuária desparafusa a tampa formadapelo órgão de preensão (13), e extrai a unidade de aplicação (50) do recipiente(101). Quando ela faz isso, o aplicador (1) é levado a passar através do órgãode enxugamento (106), de maneira a dosar a quantidade de produto distribuídasobre os dentes ou pêlos. O movimento de extração do aplicador tem umadireção sensivelmente longitudinal ao eixo (X). Após o uso, a usuária recolocao aplicador no recipiente, fazendo com que o dispositivo de aplicação (1) passenovamente através do órgão de enxugamento (106).
Na descrição detalhada feita acima, fizemos referência a modosde realização preferidos da presente invenção. É evidente que variantes podemser introduzidas, sem que nos afastemos do espírito da presente invenção talcomo é reivindicada a seguir.

Claims (17)

1. APLICADOR DE PRODUTO COSMÉTICO, particularmentede um rimei, caracterizado por compreender:a) uma primeira escova (2) formada por um primeiro núcleotorcido (3) que, sobre uma primeira porção com pêlos (4), prende pêlosdispostos de modo radial em relação ao núcleo;b) uma segunda escova (6) formada por um segundo núcleotorcido (7) que, sobre uma segunda porção com pêlos (8), prende pêlosdispostos de modo radial em relação ao núcleo;sendo que as ditas primeira e segunda escovas (2), (6) estãoenroladas uma em torno da outra de forma que, sobre pelo menos uma porçãocom pêlos (10) do aplicador, os primeiro e segundo núcleos (3), (7) estejamtorcidos um em relação ao outro, estendendo-se a uma distância relativamenteconstante um do outro.
2. APLICADOR, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que os dois núcleos torcidos (3), (7) estão enroladosum em torno do outro por pelo menos 1,5 volta, e de preferência, por pelomenos duas voltas.
3. APLICADOR, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que a porção com pêlos (10) do aplicador está fixadoem uma porção sem pêlos (11), sendo que a porção sem pêlos resulta datorção da primeira e segunda porções sem pêlos (5), (9) dos primeiro esegundo núcleos torcidos (3), (7).
4. APLICADOR, de acordo com a reivindicação 3,caracterizado pelo fato de que a porção sem pêlos (11) do aplicador (1) estáfixada em uma haste (12) que, de preferência, está fixada em uma tampa(13)de uma unidade de condicionamento e de aplicação (100) à qual se destina oaplicador.
5. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que, antes da torção daprimeira escova (2) em torno da segunda (6), uma seção da primeira escova(2), conforme um plano que contém o primeiro núcleo torcido (3), sersensivelmente idêntica a uma seção da segunda escova (6), conforme umplano que contém o segundo núcleo torcido (7).
6. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que, antes da torção daprimeira escova (2) em torno da segunda (6), uma seção da primeira escova(2), conforme um plano que contém o primeiro núcleo torcido (3), ser diferentede uma seção da segunda escova (6) conforme um plano que contém osegundo núcleo torcido (7).
7. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato das primeira e segunda escovas(2), (6) serem escovas "direitas".
8. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato das primeira e segunda escovas(2), (6) serem escovas "esquerdas".
9. APLICADOR, de acordo com a reivindicação 7 ou 8,caracterizado pelo fato de que a torção combinada formada pelo primeironúcleo torcido (3) em relação ao segundo (7) ter o mesmo sentido que a torçãodos primeiro e segundo núcleos torcidos (3), (7).
10. APLICADOR, de acordo com a reivindicação 7 ou 8,caracterizado pelo fato da torção combinada formada pelo primeiro núcleotorcido (3) em relação ao segundo (7) ter o sentido inverso ao sentido da torçãodos primeiro e segundo núcleos torcidos (3), (7).
11. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a primeira escova (2) éuma escova "direita", e a segunda escova (6) ser uma escova "esquerda".
12. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que os pêlos da primeiraescova (2) possuem uma cor diferente dos pêlos da segunda escova.
13. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o primeiro núcleo torcido(3) é formado a partir de duas ramificações de um primeiro arame, sendo que osegundo núcleo torcido (7) é formado a partir de duas ramificações de umsegundo arame, idêntico ao primeiro.
14. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o primeiro núcleo torcido(3) é formado a partir de duas ramificações de um primeiro arame, sendo que osegundo núcleo torcido (7) é formado a partir de duas ramificações de umsegundo arame, diferente do primeiro.
15. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que a primeira escova (2)compreende pêlos em número e/ou de diâmetro, e/ou de comprimento, e/ou denatureza, diferentes do número e/ou do diâmetro, e/ou do comprimento, e/ouda natureza dos pêlos da segunda escova torcida.
16. APLICADOR, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1 a 15, caracterizado pelo fato de que a primeira escova (2)compreende pêlos em número e/ou de diâmetro, e/ou de comprimento, e/ou denatureza, idênticos ao número e/ou ao diâmetro, e/ou ao comprimento, e/ou ànatureza dos pêlos da segunda escova torcida.
17. PROCESSO PARA FABRICAR UM APLICADOR, deacordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado porcompreender as seguintes etapas:a) formar uma primeira escova (2) constituída por um primeironúcleo torcido (3) que, sobre uma primeira porção com pêlos (4), prende pêlosdispostos de maneira radial em relação ao núcleo;b) formar uma segunda escova (6) constituída por um segundonúcleo torcido (7) que, sobre uma segunda porção com pêlos (8), prende pêlosdispostos de maneira radial em relação ao núcleo; ec) enrolar as ditas primeira e segunda escovas (2), (6) uma emtorno da outra, de maneira que, em pelo menos uma porção com pêlos (10) doaplicador, os primeiro e segundo núcleo (3), (7) fiquem torcidos um em relaçãoao outro, estendendo-se a uma distância sensivelmente constante um do outro.
BRPI0204287-8A 2001-10-10 2002-09-27 aplicador de produto cosmÉtico e processo para fabricar um aplicador. BR0204287B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0113036A FR2830421B1 (fr) 2001-10-10 2001-10-10 Applicateur de produit cosmetique, notamment de mascara pour les cils ou les sourcils

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0204287A BR0204287A (pt) 2003-09-16
BR0204287B1 true BR0204287B1 (pt) 2011-07-26

Family

ID=8868122

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0204287-8A BR0204287B1 (pt) 2001-10-10 2002-09-27 aplicador de produto cosmÉtico e processo para fabricar um aplicador.

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7069936B2 (pt)
EP (1) EP1302128B1 (pt)
JP (1) JP3862168B2 (pt)
CN (1) CN1191032C (pt)
AT (1) ATE322193T1 (pt)
BR (1) BR0204287B1 (pt)
CA (1) CA2404794C (pt)
DE (1) DE60210391T2 (pt)
ES (1) ES2261611T3 (pt)
FR (1) FR2830421B1 (pt)

Families Citing this family (41)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6811692B2 (en) * 2001-12-13 2004-11-02 Sim-Tech Filter, Inc. Bristled septic filter
US7231926B2 (en) * 2003-05-09 2007-06-19 Rnd Group Llc Mascara brush
US20050150510A1 (en) * 2004-01-14 2005-07-14 Chant David R. Connected plurality of twisted wire mascara brushes
US20050241662A1 (en) * 2004-04-28 2005-11-03 Sheffler Robert J Abraded spiral wound brush
FR2882506B1 (fr) 2005-02-25 2007-05-18 Oreal Procede de maquillage au moyen d'un applicateur vibrant
US20060260633A1 (en) 2005-05-19 2006-11-23 Wyatt Peter J Cosmetic composition system with thickening benefits
US8001980B2 (en) * 2006-01-11 2011-08-23 Alcan Packaging Beauty Services Multi-helicoidal applicator brush
CA2654204C (en) * 2006-06-08 2012-07-31 The Procter & Gamble Company Ultra-size cosmetic applicator having enhanced surface area
US20090045089A1 (en) * 2006-08-15 2009-02-19 Paul Alan Sheppard Cosmetic display system
US20080047086A1 (en) * 2006-08-25 2008-02-28 Brushtech, Inc. Twisted-in-wire brush and method of manufacturing same
US8245716B2 (en) * 2006-09-11 2012-08-21 Albea Services Flocked cosmetic applicators, methods of manufacture and dispensers including such applicators
US20080163885A1 (en) * 2007-01-05 2008-07-10 Volker Schrepf Dual hemisphere cosmetic brush
FR2913572B1 (fr) * 2007-03-16 2009-06-05 Chanel Parfums Beaute Soc Par Applicateur pour appliquer un produit sur les cils
US8079373B2 (en) * 2007-09-18 2011-12-20 The Proctor & Gamble Company Applicator with helical applicator surface
CN101801234A (zh) * 2007-09-18 2010-08-11 宝洁公司 具有螺旋状施用装置表面和源的施用装置系统
FR2932657B1 (fr) * 2008-06-20 2010-08-13 Oreal Brosse a mascara.
JP5294006B2 (ja) * 2008-08-06 2013-09-18 フィグラ株式会社 液体化粧料塗布容器
US9113694B2 (en) * 2008-12-15 2015-08-25 Donna Azar Method and systems for employing pigmented creme-to-powder for eyebrow make-up applications
US8850650B2 (en) * 2009-02-02 2014-10-07 Sanderson-Macleod, Inc. Homogeneous core wire protective cleaning tip
US8087415B2 (en) * 2009-02-24 2012-01-03 Zen Design Solutions Limited Adjustable applicator assembly
FR2943227B1 (fr) * 2009-03-20 2011-06-03 Oreal Applicateur pour appliquer un produit cosmetique sur les cils ou les sourcils
FR2943226B1 (fr) * 2009-03-20 2011-06-03 Oreal Applicateur pour appliquer un produit cosmetique, de maquillage ou de soin, et procede de fabrication
US20110048448A1 (en) * 2009-05-06 2011-03-03 Legassie Raymond P Cosmetic Applicator with Disparate Material Application Zones and Backwipe Return
FR2946233B1 (fr) * 2009-06-08 2012-11-30 Alcan Packaging Beauty Serv Applicateur pour produit cosmetique.
EP2298121B1 (en) * 2009-09-21 2012-11-28 Albéa Services Method of manufacturing a cosmetic applicator brush having decorated fibers
IT1395859B1 (it) * 2009-10-12 2012-10-26 Chromavis Spa Scovolo per mascara a doppio profilo
USD616608S1 (en) 2009-10-26 2010-05-25 Mary Kay Inc. Mascara container
FR2958130B1 (fr) * 2010-03-30 2012-06-08 Oreal Applicateur pour appliquer un produit sur les cils et/ou sourcils.
FR2958134B1 (fr) * 2010-04-06 2012-10-26 Oreal Applicateur mixte pour l'application de produit sur les cils
JP5254275B2 (ja) * 2010-05-21 2013-08-07 株式会社Aya 化粧料塗布具および化粧料塗布セット
DE102010044921B4 (de) * 2010-09-09 2020-09-17 Zahoransky Formenbau Gmbh Vorrichtung zur Herstellung von Bürsten sowie Bürste
KR200466562Y1 (ko) 2011-06-09 2013-04-23 (주)에프에스케이컬러 마스카라
EP2719301A4 (en) * 2011-06-09 2015-09-16 F S K Color MASCARA
FR2980962B1 (fr) * 2011-10-11 2014-03-14 Oreal Applicateur de produit cosmetique et procede de fabrication associe
CN103976551A (zh) * 2014-04-08 2014-08-13 宁波兴宝华刷业有限公司 一种内孔刷及其制作方法
KR101569806B1 (ko) * 2014-09-12 2015-11-19 이혜원 속눈썹 화장용 마스카라
US9961988B2 (en) * 2016-07-25 2018-05-08 Felisa Wedlock Hair brush with dual shaped head for managing baby and mature hair
CN106625186A (zh) * 2016-12-22 2017-05-10 蓝思科技(长沙)有限公司 抛光毛刷及该抛光毛刷的生产工艺
US10681974B2 (en) 2017-04-04 2020-06-16 Ranir, Llc Interdental toothbrush
US20220160117A1 (en) * 2020-11-24 2022-05-26 Sanderson Macleod, Inc. Brush or swab assembly and method of manufacturing a brush or swab
FR3125395B1 (fr) * 2021-07-21 2024-03-15 Oreal Applicateur

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1206273A (en) * 1916-02-08 1916-11-28 Max Veeck Bottle cleaning or washing brush.
US2675572A (en) * 1950-08-22 1954-04-20 Frank K Nomiya Annular brush
US4490875A (en) * 1982-09-30 1985-01-01 Gruns James H Paint brush
FR2627068B1 (fr) * 1988-02-12 1990-12-07 Oreal Brosse pour l'application d'un produit de maquillage, notamment de mascara, et reservoir de produit equipe d'une telle brosse
US6033733A (en) * 1992-08-03 2000-03-07 Colgate-Palmolive Company Method for controlling dentifrice usage
FR2701198B1 (fr) 1993-02-08 1995-04-21 Oreal Brosse de maquillage et procédé de fabrication d'une telle brosse.
DE9316704U1 (de) * 1993-11-02 1994-01-13 Geka Brush Georg Karl Gmbh Mascara-Bürstchen
ES2079318B1 (es) * 1994-05-04 1996-08-16 Dentaid Sa Cepillo interdental.
DE4446521A1 (de) * 1994-12-24 1996-06-27 Estee Lauder Inc Mascara-Bürstchen
FR2749490B1 (fr) * 1996-06-07 1998-08-07 Oreal Brosse a profil plan-concave
US6408857B1 (en) * 2000-07-19 2002-06-25 Color Access, Inc. Combination cosmetic applicator brush and comb

Also Published As

Publication number Publication date
JP2003174929A (ja) 2003-06-24
DE60210391T2 (de) 2007-01-11
EP1302128B1 (fr) 2006-04-05
US7069936B2 (en) 2006-07-04
FR2830421A1 (fr) 2003-04-11
BR0204287A (pt) 2003-09-16
CN1191032C (zh) 2005-03-02
DE60210391D1 (de) 2006-05-18
FR2830421B1 (fr) 2004-08-27
EP1302128A1 (fr) 2003-04-16
CA2404794A1 (fr) 2003-04-10
ES2261611T3 (es) 2006-11-16
CN1410020A (zh) 2003-04-16
JP3862168B2 (ja) 2006-12-27
US20030084913A1 (en) 2003-05-08
ATE322193T1 (de) 2006-04-15
CA2404794C (fr) 2007-04-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0204287B1 (pt) aplicador de produto cosmÉtico e processo para fabricar um aplicador.
JP2781174B2 (ja) 化粧品を塗布するためのブラシ
ES2714570T3 (es) Instrumento de aplicación de un producto sobre faneras y su procedimiento de fabricación
JP2941232B2 (ja) ブラシと該ブラシを備えたメークアップ装置
ES2211472T3 (es) Aplicador de producto liquido, pastoso o pulverulento que comprende fibras retorcidas y conjunto de aplicacion asi equipado.
ES2246928T3 (es) Aplicador de cepillo con helice.
JP5340174B2 (ja) マスカラ塗布具
JP2652235B2 (ja) 化粧品を施すブラシ
JP3058694B2 (ja) マスカラブラシ
ES2275191T3 (es) Aplicador de sustancias cosmeticas.
JP2995488B2 (ja) まつげにマスカラを塗布するブラシ及びその製法
CN101547622A (zh) 睫毛刷
BR0200584B1 (pt) Dispositivo para a aplicação de uma substância a fibras queratinosas e método de fabricação de escova para aplicar uma substância a fibras queratinosas
RU2357632C2 (ru) Щеточка для туши
JP2641625B2 (ja) 化粧用製品,特にマスカラを塗布するためのブラシ
BRPI0903992B1 (pt) Instrumento para aplicar uma composição ao cabelo ou às unhas, método de fabricação de um instrumento e máquina para fabricação de um instrumento
JPH10113217A (ja) 化粧料適用用のブラシと該ブラシを具備するメークアップ具
JPH02161909A (ja) ブラシ
ES2930242T3 (es) Aplicador para aplicar un producto a las pestañas
JP4580686B2 (ja) 化粧料塗布具および化粧料塗布セット
ES2290603T3 (es) Cepillo para mascara de pestañas.
ES2294249T3 (es) Aplicador de producto especialmente cosmetico y metodo de fabricacion de tal aplicador.
JP5254275B2 (ja) 化粧料塗布具および化粧料塗布セット
JP5584855B2 (ja) 化粧料塗布具および化粧料塗布セット
JP2006051235A (ja) 塗布用捻りブラシ

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/09/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE AS 13A E 14A ANUIDADES.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)