BR0011025B1 - dispositivo para a determinação de determinadas propriedades do sangue. - Google Patents
dispositivo para a determinação de determinadas propriedades do sangue. Download PDFInfo
- Publication number
- BR0011025B1 BR0011025B1 BRPI0011025-6A BR0011025A BR0011025B1 BR 0011025 B1 BR0011025 B1 BR 0011025B1 BR 0011025 A BR0011025 A BR 0011025A BR 0011025 B1 BR0011025 B1 BR 0011025B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- impedance
- electrode systems
- catheter
- pacemaker
- electrodes
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61N—ELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
- A61N1/00—Electrotherapy; Circuits therefor
- A61N1/18—Applying electric currents by contact electrodes
- A61N1/32—Applying electric currents by contact electrodes alternating or intermittent currents
- A61N1/36—Applying electric currents by contact electrodes alternating or intermittent currents for stimulation
- A61N1/362—Heart stimulators
- A61N1/365—Heart stimulators controlled by a physiological parameter, e.g. heart potential
- A61N1/36514—Heart stimulators controlled by a physiological parameter, e.g. heart potential controlled by a physiological quantity other than heart potential, e.g. blood pressure
- A61N1/36521—Heart stimulators controlled by a physiological parameter, e.g. heart potential controlled by a physiological quantity other than heart potential, e.g. blood pressure the parameter being derived from measurement of an electrical impedance
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Cardiology (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Radiology & Medical Imaging (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Physiology (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Hematology (AREA)
- Biophysics (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Measurement And Recording Of Electrical Phenomena And Electrical Characteristics Of The Living Body (AREA)
- Investigating Or Analysing Biological Materials (AREA)
- Electrotherapy Devices (AREA)
- Measurement Of The Respiration, Hearing Ability, Form, And Blood Characteristics Of Living Organisms (AREA)
- Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Electric Means (AREA)
Description
DISPOSITIVO PARA A DETERMINAÇÃO DE DETERMINADAS PROPRIEDADES DO SANGUE
A invenção se refere a um dispositivo para a determinação das propriedades do sangue, tal como a viscosidade do sangue de um indivíduo.
A arteriosclerose é a doença mais comum no mundo ocidental e em parte por esse motivo representa um dos maiores problemas com o qual nossos serviços de saúde e nossa sociedade em geral se confrontam. Uma vez que a arteriosclerose está claramente relacionada à idade, os problemas associados com a arteriosclerose irão apenas aumentar devido ao aumento do envelhecimento da população no mundo ocidental. A arteriosclerose é uma doença generalizada que pode se manifestar nas coronárias por meio de morte cardíaca aguda, infarto do miocárdio ou angina pectoris incapacitante. A arteriosclerose na cabeça é responsável por um maior número de acidentes vasculares. Eles não apenas causam a morte, mas também um maior ou menor grau de invalidez permanente. Em algum ponto nos vasos sangüíneos do corpo, a arteriosclerose pode ser a causa da reduzida circulação de sangue nas pernas ou nos rins. A trombose é considerada exercer uma parcela essencial no processo da arteriosclerose e mais e mais recentemente é também identificada a parcela significativa que os processos inflamatórios podem representar na ativação e talvez algumas vezes provocando também a arteriosclerose. Boa parte da terapia da arteriosclerose, portanto, está focalizada na supressão da trombose. Foi também descoberto que a presença de "marcadores" de inflamação (tais como CRP e outras proteínas de fase ativa) introduzem uma aumentada possibilidade de complicações provenientes da arteriosclerose. A presente invenção tem por seu objetivo proporcionar um método que possibilita o monitoramento dos processos de trombose e/ou da atividade da arteriosclerose. A prevenção das complicações provenientes da arteriosclerose pode ser assim melhor controlada, e a terapia medicinal (anti-trombótico e antiinflamatório) pode ser adaptada a esta.
É sabido que o risco de trombose e de complicações provenientes da arteriosclerose aumenta com um aumento da viscosidade do sangue. A coleta de sangue de modo a determinar a viscosidade é, contudo, demorada e dispendiosa,
particularmente quando isso precisa ser determinado ao longo de um período prolongado e de modo regular, a fim de monitorar os riscos para um paciente. Além disso, quando o sangue é coletado para o exame in vitro, os parâmetros de viscosidade e de coagulação do sangue são até certo ponto influenciados e, portanto, não produzem uma representação precisa das propriedades do sangue in vivo. Existem também apenas indicações randômicas que podem ser influenciadas por muitos fatores e assim proporcionar apenas uma limitada certeza de que, se necessário, pode ser tomado o tratamento no momento certo à medida que o risco aumenta.
O documento US-A-5,305,745 revela um dispositivo para proteção contra desordens relacionadas ao sangue que compreendem as características definidas no preâmbulo da reivindicação 1.
A invenção tem, portanto, quanto a seu objetivo, proporcionar um método do tipo especificado no preâmbulo, o qual pelo menos reduz essas desvantagens.
No método de acordo com a invenção esse objetivo é conseguido mediante a geração in vivo durante um tempo determinado, por meio de uma corrente elétrica alternada de uma determinada freqüência, de um sinal da medição da impedância do sangue entre pelo menos dois pontos localizados centralmente em um volume de sangue, onde o sinal de medição é processado tal que as variações que nele ocorrem devido a uma freqüência da ordem da magnitude da freqüência cardíaca estão
substancialmente ausentes dele, e comparar o processado sinal da medição com as relações predeterminadas entre a impedância e as propriedades do sangue, tal como a viscosidade. Um sinal de medição da impedância continuamente determinado varia com os parâmetros ambientais tal como a velocidade do fluxo. Mediante a eliminação das variações devido a uma freqüência da ordem da magnitude da freqüência cardíaca é obtido um valor confiável para as reais propriedades do sangue tal como a viscosidade, e desse modo dos riscos para o paciente.
A medição de acordo com a reivindicação 2 é preferivelmente aplicada. Mediante a medição era cada momento na mesma fase do ritmo cardíaco, as condições para a velocidade do fluxo e similares são idênticas em cada momento, de modo que as variações devido à freqüência do ritmo cardíaco são eliminadas. 0 consumo de energia é, além disso, baixo nesse caso, de modo que o dispositivo pode ser operado por baterias podendo, por exemplo, ser portável.
De acordo com um desenvolvimento adicional da invenção, a medição de acordo com a reivindicação 3 é aplicada. A determinação precisa da viscosidade possibilita uma boa dosagem do agente.
Mediante a aplicação da medição de acordo com a reivindicação 4, a medição é influenciada pelo tecido circundante até um nível, quando muito, desprezível.
Uma boa medida é obtida particularmente quando a medição de acordo com a reivindicação 5 é aplicada. O átrio do lado da mão direita é facilmente acessível para a medição-, e contém um volume adequadamente grande de sangue para possibilitar uma medição precisa.
A invenção se refere dò mesmo modo a e proporciona um dispositivo para a determinação in vivo de determinadas propriedades do sangue, tal como a viscosidade do sangue de um indivíduo, compreendendo um cateter, o qual compreende pelo menos dois sistemas-eletrodos próximos a uma extremidade distai e fios de conexão que se estendem desde os sistemas-eletrodos até a extremidade proximai do cateter, um dispositivo de medição o qual é conectável aos fios de conexão o qual é personificado de modo tal que ele pode gerar um sinal de medição da impedância entre os sistemas de eletrodos, e um dispositivo que é personificado de modo tal que ele processa o sinal da medição tal que as variações que nele ocorrem devido a uma freqüência da ordem da magnitude da freqüência cardíaca estão substancialmente ausentes dele De acordo com uma modalidade adequada a unidade de medição do dispositivo de acordo com a invenção é recebida em uma unidade implantável. Após a introdução dentro de um paciente a evolução das propriedades medidas do sangue pode ser monitorada regularmente por um período de tempo mais prolongado. 0 dispositivo de acordo com a invenção pode, entretanto, ser também usado para aplicações de mais curta duração, por exemplo, no caso de episódios trombóticos agudos, casos nos quais >,o dispositivo de medição e o dispositivo de processamento são recebidos em alojamentos que' permanecem do lado de fora do corpo 'do paciente. 0 cateter introduzido dentro do paciente por meio da veia periférica é conectado ao dispositivo de medição.
De acordo com uma modalidade muito adequada o dispositivo de medição é combinado com uma unidade de marca passo cardíaco e fornecido com dois circuitos eletricamente separados possuindo cada um uma fonte individual de suprimento de energia, onde um circuito é adaptado para c funcionamento do marca passo e o outro circuito é adaptado para a medição da impedância.
Os marca passos são geralmente conhecidos. A unidade de marca passo nesse caso compreende, como é também o caso da invenção, um suprimento de energia, elétrica geralmente na forma de baterias e o circuito eletrônico requerido para o funcionamento do marca passo. A unidade de marca passo é Adicionalmente provida com um meio de leitura de modo que os dados radiográficos podem ser lidos a fim de possibilitar o monitoramento da operação do marca passo e desse modo também do paciente. A unidade de marca passo é geralmente implantada no peito, sob a pele. O dispositivo de acordo com a invenção, caso seja ou não combinado com um marca passo cardíaco, pode ser introduzido do mesmo modo.
Um cateter elétrico, referido como o "guia" no jargão profissional, é fixado a© dispositivo de acordo com a invenção quando ele é implantado sob a pele. Esse cateter elétrico é. inserido dentro da corrente sangüínea em uma posição adequada e conduzido, via corrente sangüínea, até o coração. Um ou mais eletrodos são então posicionados sobre o cateter elétrico, geralmente na sua extremidade. Por meio desses eletrodos, é então possível gerar um estímulo elétrico que sustenta o trabalho do coração. Como é geralmente conhecido, pulsos de corrente da ordem de 5 mA por 0,5 ms são nesse caso mais que suficientes Nos modelos antigos de marca passo um sinal de estimulo é gerado a uma freqüência fixa. Nos marca passos substancialmente empregados atualmente, os assim chamados "marca passos de demanda", um sensor adicional é, portanto, provido sobre o assim chamado guia. Este sensor monitora se o coração está funcionando apropriadamente.
Sujeita ao sinal do sensor, a unidade de marca passo cardíaco será capaz para decidir caso ou não um: sinal de estímulo precisa ser gerado por meio de um eletrodo de estimulação. É concebível nesse caso para o eletrodo-sensor e para os eletrodos estimuladores, serem formados por eletrodo único e de eletrodos iguais ou ser integrado na forma de um eletrodo.
É conhecido propriamente que o sangue possui propriedades elétricas e que essas propriedades elétricas são diferentes para o plasma -e as células sangüíneas. O plasma e o interior das células sangüíneas consistem de fluidos condutivos com uma determinada resistência elétrica, e as membranas celulares consistem dè fosfolipídios e proteínas com propriedades dielétricas. A impedância elétrica do sangue é assim primordialmente determinada por meio de três parâmetros: a resistência do plasma, a resistência interior na célula e a capacitância da membrana.
A impedância elétrica do sangue é considerada se alterar em presença de fatores de coagulação tal como' o fibrinogênio. A impedância elétrica do sangue é também considerada estar intimamente relacionada à taxa de sedimentação de eritrócitos, que é um "marcador" significativo para a extensão de um processo inflamatório. Üma impedância medida do sangue pode estar relacionada a um assim chamado fator de trombose, que proporciona uma medida quanto à tendência para trombose, e a um fator que indica o nível da inflamação da arteriosclerose. Esses fatores podem ser então unidos a uma medicação para prevenir esses processos. Os fatores podem então, por exemplo, serem unidos a uma dosagem determinada de um medicamento específico. Será evidente que a impedância medida pode estar também opcionalmente unida diretamente a um medicamento ou a uma dosagem determinada de um medicamento específico. Existirá de modo geral o caso em que quanto mais baixa a resistência elétrica do sangue* intravascularmente medida, menores as possibilidades de trombose e menor a atividade inflamatória da arteriosclerose. Adicionalmente, existirá de modo geral o caso em que a possibilidade de trombose aumenta quando a capacitância elétrica medida do sangue, aumenta. Será, entretanto, evidente que esses são princípios básicos, exceções aos quais podem ser vislumbradas.
De acordo com uma modalidade particular, o dispositivo de acordo com a invenção é adicionalmente adaptado para determinar um fator sujeito à impedância medida, fator esse que é uma medida quanto à tendência para a trombose e/ou o dispositivo é adicionalmente adaptado para determinar um fator sujeito à impedância medida, fator esse que indica a atividade inflamatória da arteriosclerose.
Por meio das avaliações de teste, por exemplo, em um laboratório externo ao corpo humano, é possível determinar uma relação mais ou menos precisa entre a impedância elétrica do sangue por um lado, e a possibilidade de trombose e/ou atividade proveniente da arteriosclerose por outro, a fim de, desse modo, consignar à essa possibilidade a respectiva atividade de um fator que irá assumir valores maiores à medida que a possibilidade da respectiva atividade aumenta (deve ser, todavia, notado que é também concebível ter o valor do fator de trombose diminuído com a possibilidade da respectiva atividade).
De acordo com a invenção, a medição da impedância pode em particular se relacionar tanto a uma medição da resistência ou a uma medição da capacitância ou a uma medição da diferença de fase, ou a uma combinação dessas.
Aquela dentre esses tipos de medição de impedância aplicada que pode ser paciente-dependente e/ou pode depender do tipo de formação da trombose é desejada que seja monitorada.
A fim de prevenir a possibilidade da medição da impedância distorcer o desempenho do funcionamento do marca passo, é proveitoso, de acordo com a invenção, quando o dispositivo, caso ele esteja combinado com uma unidade de marca passo, é provido de dois circuitos elétricos separados, possuindo cada um uma fonte individual de energia, onde um circuito é adaptado para o funcionamento do marca passo e o outro circuito.é adaptado para a medição da impedância intravascular.
É particularmente proveitoso de acordo com a invenção quando a parte intravascular é personificada tal que o pelo menos dois eletrodos podem ser posicionados no átrio do lado da mão direita do coração para realizar a medição da impedância. Isso é proveitoso de acordo com a invenção devido ao fato de que os eletrodos serão posicionados como o mais livre possível no sangue sem contato com outros tecidos, por meio do que a impedância do sangue é apropriadamente medida. Para a conexão entre a unidade de marca passo e a parte intravascular com os eletrodos para a medição da impedância intravascular, é importante que essa conexão possibilite a transferência de sinais entre a unidade de marca passo e os eletrodos.
Como é de particular vantagem prática quando o suprimento de energia elétrica está acomodado dentro da unidade, tal como é usual nos marca passos, é recomendado que a conexão seja uma conexão elétrica, caso no qual o dispositivo de acordo com a invenção irá compreender um cateter, no jargão profissional o assim chamada .guia; c qual é conectado por um lado ao dispositivo e por outro à parte intravascular, onde a parte intravascular como tal, forma parte do cateter.
Levando isto em consideração, o dispositivo de acordo com a invenção compreende em uma modalidade preferida um cateter que compreende uma parte intravascular com pelo menos dois sistemas-eletrodos para a medição da impedância, é eletricamente conectável por uma ponta à unidade marca passo, e compreende um ou mais eletrodos-sensores e/ou eletrodos de estimulação para o funcionamento do marca passo.
Uma modalidade adicional, mais proveitosa da modalidade acima descrita com o cateter elétrico, pretendido para um dispositivo combinado com um marca passo cardíaco, provê que os eletrodos-sensores e/ou os eletrodos de estimulação para o funcionamento do marca passo sejam arranjados na outra ponta do cateter, que a outra ponta do cateter seja pretendida para posicionamento no ápice do ventrículo do lado da mão direita, e que a distância entre essa outra ponta do cateter em um lado e a parte intravascular com os eletrodos para a medição da impedância no outro seja tal que quando a outra ponta está posicionada no ápice do ventrículo do lado da mão direita, a parte intravascular está situada no átrio do lado da mão direita. De acordo com uma modalidade proveitosa adicional, dispositivo é adaptado para possibilitar a leitura remota dos determinados fatores de formação da trombose e/ou da atividade inflamatória e/ou dos valores de impedância medidos. Essa leitura pode então ocorrer em tempo real, por exemplo, durante 24 a 48 horas, embora a leitura possa também ocorrer periodicamente, por exemplo, uma vez por semana ou por mês.
A leitura dos fatores de trombose pode ser assim neste caso realizada a intervalos de tempo maiores que a periodicidade da performance da medição. Pode assim, por exemplo, ser considerado que uma vez ao dia determinados fatores da trombose são lidos uma vez por semana, ou uma vez por duas semanas ou uma vez por mês. Será evidente que o dispositivo precisará ser provido com os meios adequados de memória para esse propósito, executáveis com os meios conhecidos a partir da arte já existente.
É adicionalmente indicado que a determinação dos fatores estabelecidos pode ocorrer fora do' dispositivo implantado. É também concebivel lèr ambos os fatores e os mensurados valores da impedância a partir do que os fatores são determinados. A leitura pode ocorrer remotamente com as técnicas propriamente conhecidas que são facilmente conhecidas como tal no âmbito dos marca passos.
É possível nesse momento vislumbrar, por exemplo, a leitura radiográfica. De acordo com a invenção pacientes com um marca passo são considerados em primeira instância, uma vez que a maioria desses pacientes possui arteriosclerose e o sistema de marca passo com sua fonte de energia e o seu cateter ("guia") no fluxo sangüíneo pode assim ser facilmente modificado para uma medição da impedãncia elétrica do sangue. De acordo com a invenção, todavia, essa técnica de medição da impedãncia pode ser também aplicada totalmente em separado de um marca passo, mediante o uso permanente de um dispositivo em separado de medição ou temporariamente por meio de um cateter em uma veia periférica ao átrio do lado da mão direita, como descrito acima para a monitoração de uma terapia anticoagulação em episódios trombóticos agudos.
A presente invenção será elucidada a seguir com referência aos desenhos, onde:
A Figura 1 mostra uma vista esquemática em. corte parcial, de um coração humano provido com um dispositivo de acordo com a invenção'em três modalidades; e
A Figura 2 mostra uma vista esquemática em seção transversal de um assim chamado "guia". Designado por 1 na Figura 1 está o dispositivo de medição da impedãncia, para uso temporário (1A), para uso permanente (1B) e combinado (1C) com uma unidade de marca passo; por 2 o cateter ou o assim chamado guia; por 3 um coração humano; por 4 o átrio do lado da mão direita; por 5 o ventriculo do Jado da rnão direita; por 6 o nodo sino-atrial, por 7 o nodo atrioventricular; por 8 o feixe de His, particularmente a área de desembocadura de His, particularmente a área de desembocadura do feixe de His no ventriculo do lado da mão direita 5; por 10 uma área do guia 2, cuja área 10 compreende dois eletrodos para uma medição da impedância intravascular e que é também especificada na terminologia das reivindicações como'a parte intravascular;:por 17 o óco da veia cava; por 18 o átrio do lado da mão esquerda; e por 19 o ventriculo do lado da mão esquerda. A Figura 2 mostra a conexão do "guia" 21 do presente marca passo, também referido como o fio do núcleo e conhecido na arte de marca passos, à parte 22, da unidade IC do presente marca passo.
Também é mostrada esquematicamente que uma parte em separado da unidade de marca passo cardíaco 23 é pretendida para uma fonte em separado de energia com um circuito preferivelmente em separado para a medição da impedância com conexões 24 para os quatro eletrodos de impedância (dois eletrodos externos de corrente alternada e dois eletrodos internos de medição). A Figura 2 adicionalmente apresenta uma seção transversal esquemática do cateter 2.
Os quatro eletrodos de impedância estão situados em um círculo em torno do presente guia 21 de marca passo e estão separados de modo eletricamente isolado desse guia 21 e uns dos outros e do sangue. 0 eletrodo de corrente·, alternada 11A está conectado a uma camada coaxial de isolamento 14 e está em contato livre com o sangue no átrio do lado da mão direita. 0 outro eletrodo de corrente alternada IlB está conectado à outra camada coaxial de isolamento elétrico 13 e está igualmente em contato livre com o sangue no átrio do lado da mão direita, embora ele esteja posicionado alguns mm mais acima (a montante) no átrio do lado da mão direita. Entre ambos os anéis-eletrodos uma corrente alternada é enviada com uma freqüência entre 4 e 2000 kHz e uma intensidade de um máximo de 10 microAmpère/kHz. A corrente alternada pode possuir uma variação de freqüência ou uma quantidade de freqüências sobrepostas. Ela preferivelmente compreende uma baixa e pelo menos duas freqüências altas. A impedância é medida entre os dois eletrodos de medição 12A e 12B. O volume efetivo de sangue do qual é medida a impedância é designado esquematicamente por 30 e não é maior que 4-5 mm a uma distância usada entre òs eletrodos de 1 mm e uma espessura dos eletrodos de H mm. O tecido circundante desse modo provoca uma interferência minima.
A medição da impedância pode ser tanto uma medição capacitiva e uma medição resistiva. É também possível realizar uma medição da diferença de fase. Ambas as camadas coaxiais 13, 14 dos eletrodos de impedância 11, 12 estão situadas em torno do presente guia 21 e podem deslizar relativamente a este.
Para esse propósito, ambas as camadas coaxiais 13 e 14 são recebidas em uma bainha que pode deslizar relativamente ao fio do núcleo 21 (ou o presente guia 21) É intenção que um cateter para um dispositivo de acordo com a invenção compreenda uma parte intravascular com pelo menos dois sistemas-eletrodos para uma medição de impedância os quais por um lado são eletricamente conectáveis à unidade de medição, e compreendem um ou mais eletrodos-sensores e/ou eletrodos de estimulação para o funcionamento do marca passo.
Após a implantação do cateter 2 os anéis-eletrodos 11 e 12 se situam distalmente próximos à extremidade do fio do núcleo 21 no ventriculo do lado da mão direita. Os anéis- eletrodos 11 e 12 são visíveis através de exame, por exemplo, por raios-X. Após a fixação do fio do núcleo 21 no ápice do ventriculo do lado da mão direita, os anéis- eletrodos 1'1 e 12 podem ser proximalmente retraídos através das extremidades até aquela altura desejada no átrio do lado da mão direita, onde ambos os anéis-eletrodos 11 e 12 "flutuam" livremente no sangue, e podem ser registrados bons sinais da impedância entre os anéis-eletrodos 11 e 12 situados a alguns mm um do outro. Desse modo, os anéis- eletrodos podem ser posicionados no átrio do lado da mão direita por meio de exame de raios-X e adaptados à varjação da anatomia em cada diferente indivíduo. 0 conceito dos eletrodos de impedância como bainhas móveis em torno do presente guia de marca passo, possibilita que o guia normal de marca passo conhecido na arte de marca passos possa continuar a ser usado com eletrodos de impedância separadamente fornecidos como bainhas em torno dele. A conexão do guia de marca passo à unidade de marca passo em princípio também não se altera. A unidade de marca passo propriamente, todavia, precisa, naturalmente, ser modificada para possibilitar a realização das medições de impedância.
É adicionalmente bem concebível para o dispositivo 1 estar adaptado para realizar as medições de resistência elétrica e/ou medições de capacitância elétrica em níveis de voltagens e/ou níveis de corrente opcionalmente sucessivos. Com base nas medições da resistência elétrica e/ou nas medições da capacitância elétrica''realizadas, caso variando ou não a voltagem ou os níveis de amperagem, o dispositivo 1 é então capaz de determinar os fatores que são uma' medida quanto à tendência para trombose, e quanto à atividade inflamatória da arteriosclerose.
Para esse propósito, o sinal de medição gerado para um determinado período é processado tal que as suas variações devido a uma freqüência da ordem da magnitude da freqüência cardíaca são removidas dele. As influências sobre a impedância medida causadas pelo fluxo intermitente de sangue resultante da ação do coração não serão desse modo levadas em consideração.
A remoção da indesejada variação pode ocorrer, por exemplo, por meio de técnicas de filtragem analógicas ou digitais.
A determinação dos fatores ocorrerá com base em tabelas de referências predeterminadas, em equações matemáticas predeterminadas, em modelos ou outras formas. Se suficientes medições experimentais são realizadas de antemão para esse propósito, as tabelas, equações e/ou modelos podem ser produzidas para a determinação desses referidos fatores, que são incorporadas dentro da unidade de marca passo usando os assim chamados chips e assim por diante.
Claims (17)
1. DISPOSITIVO PARA A DETERMINAÇÃO DE DETERMINADAS PROPRIEDADES DO SANGUE, tais como a viscosidade do sangue de um indivíduo, compreendendo um cateter(2), que compreende pelo menos dois sistemas-eletrodos próximos a uma extremidade distai e fios de conexão (21, 24) que se estendem desde os sistemas-eletrodos(11, 12) até a extremidade proximal do cateter, um dispositivo de medição(1) que é conectável aos fios de conexão (21, 24) e que é personificado tal que ele pode gerar um sinal de medição da impedância entre os sistemas-eletrodos (11, 12), o cateter sendo adaptado para ser executado de modo que em uso os sistemas eletrodos sejam posicionados centralmente em um volume de sangue(4), caracterizado por compreender um dispositivo de processamento capaz de processar o sinal de medição tal que as variações que nele ocorrem devido a uma freqüência da ordem da magnitude da freqüência cardíaca estão substancialmente ausentes do mesmo, o dispositivo adicionalmente compreendendo meios para comparar o sinal de medição processado com relações predeterminadas entre impedância e a viscosidade.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de medição(1) gera um sinal de ECG e que o dispositivo de processamento registra os sinais da medição em cada caso durante pelo menos uma determinada fase do sinal do ECG.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a determinada fase é a que se corresponde com a ocorrência da impedância máxima e/ou mínima medida.
4. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o pelo menos dois sistemas-eletrodos(11, 12) compreende pelo menos dois eletrodos que são conectáveis à corrente alternada e a dois eletrodos de medição(12 A, B) situados entre eles.
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a corrente elétrica alternada é ajustada para uma freqüência entre 4 e 2000 kHz.
6. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de processamento é adicionalmente adaptado para determinar um fator sujeito à impedância medida, fator esse que é uma medida quanto à tendência para a trombose.
7. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de processamento é adicionalmente adaptado para determinar um fator sujeito à impedância medida, fator esse que indica a atividade inflamatória da arteriosclerose.
8. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a medição da impedância é uma medição da resistência e/ou uma medição da capacitância e/ou uma medição da diferença de fase.
9. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de medição é recebido em uma unidade implantável (1 B) .
10. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de medição está combinado com uma unidade de marca passo cardíaco(1 B) sendo dotado de dois circuitos eletricamente separados possuindo cada um uma fonte individual de energia, onde um circuito é adaptado para o funcionamento do marca passo e o outro circuito é adaptado para a medição da impedância.
11. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o cateter(2) é personificado tal que o pelo menos dois sistemas-eletrodos(11, 12) para a realização da medição da impedância pode ser posicionado no átrio do lado da mão direita do coração.
12. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que ele compreende um cateter(2) que é eletricamente conectável à unidade de marca passo(1) em sua extremidade proximal e compreende um ou mais eletrodos-sensores e/ou eletrodos de estimulação para o funcionamento do marca passo.
13. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que os eletrodos-sensores e/ou eletrodos de estimulação para o funcionamento do marca passo estão arranjados sobre o lado distai relativamente aos sistemas-eletrodos(11, 12) para a medição da impedância, que a extremidade distai mais extrema do cateter(2) é pretendida para o posicionamento no ápice (9) do ventriculo do lado da mão direita(5), e que a distância entre a extremidade distai mais extrema do cateter e os sistemas-eletrodos para a medição da impedância é tal que, quando a extremidade distai mais extrema está posicionada no ápice(9) do ventriculo do lado da mão direita (5), os sistemas-eletrodos(11, 12) estão situados centralmente no átrio do lado da mão direita(4).
14. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 e 13, caracterizado pelo fato de que os sistemas-eletrodos(11, 12) para a medição da impedância estão arranjados sobre uma bainha em torno do fio do núcleo(21) até os eletrodos-sensores e/ou eletrodos de estimulação e que essa bainha é deslizável ao longo do fio do núcleo(21).
15. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de que é adaptado para possibilitar a leitura remota dos determinados fatores de formação da trombose e/ou da atividade inflamatória e/ou dos valores medidos da impedância.
16. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que esse cateter(2) compreende uma parte intravascular com pelo menos dois sistemas- eletrodos(11, 14) para uma medição da impedância, é eletricamente conectável em uma extremidade à unidade de marca passo(1 Β) , e compreende um ou mais eletrodos-sensores e/ou eletrodos de estimulação para o funcionamento do marca passo.
17. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que os eletrodos-sensores e/ou eletrodos de estimulação para o funcionamento do marca passo estão arranjados sobre o lado distai relativamente aos sistemas-eletrodos(11, 14) para a medição da impedância, que a extremidade distai mais extrema do cateter é pretendida para o posicionamento no ápice (9) do ventriculo do lado da mão direita(5), e que a distância entre a extremidade distai mais extrema do cateter e os sistemas-eletrodos(11, 12) para a medição da impedância é tal que, quando a extremidade distai mais extrema está posicionada no ápice (9) do ventriculo do lado da mão direita(5), os sistemas-eletrodos estão situados centralmente no átrio do lado da mão direita (4) .
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
NL1012223A NL1012223C2 (nl) | 1999-06-03 | 1999-06-03 | Hartgangmaker alsmede gangmakereenheid en elektrische draad daarvoor. |
NL1012223 | 1999-06-03 | ||
PCT/NL2000/000378 WO2000074775A1 (en) | 1999-06-03 | 2000-06-05 | Method, device and catheter for in vivo determining blood properties such as blood viscosity |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR0011025A BR0011025A (pt) | 2002-02-19 |
BR0011025B1 true BR0011025B1 (pt) | 2011-09-20 |
Family
ID=19769303
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0011025-6A BR0011025B1 (pt) | 1999-06-03 | 2000-06-05 | dispositivo para a determinação de determinadas propriedades do sangue. |
Country Status (15)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US6709390B1 (pt) |
EP (1) | EP1181074B1 (pt) |
JP (1) | JP4737902B2 (pt) |
CN (1) | CN1216659C (pt) |
AT (1) | ATE249265T1 (pt) |
AU (1) | AU776487B2 (pt) |
BR (1) | BR0011025B1 (pt) |
CA (1) | CA2375646C (pt) |
DE (1) | DE60005175T2 (pt) |
DK (1) | DK1181074T3 (pt) |
EA (1) | EA004237B1 (pt) |
ES (1) | ES2200885T3 (pt) |
NL (1) | NL1012223C2 (pt) |
PT (1) | PT1181074E (pt) |
WO (1) | WO2000074775A1 (pt) |
Families Citing this family (75)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
WO2001076479A1 (en) | 2000-04-06 | 2001-10-18 | Martil Instruments B.V. | Catheter for measuring the impedance of surrounding blood |
NL1016247C2 (nl) * | 2000-09-22 | 2002-03-25 | Martil Instr B V | Hart-long machine voorzien van een inrichting voor elektrische impedantiemeting ter signalering van microemboliÙn en/of fibrinogeen- concentratie. |
US7428436B2 (en) * | 2000-11-02 | 2008-09-23 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Method for exclusion of ectopic events from heart rate variability metrics |
NL1021183C2 (nl) | 2002-03-20 | 2003-09-23 | Martil Instr B V | Katheter met geïntegreerd signaal verwerkingsapparaat. |
US6949066B2 (en) * | 2002-08-21 | 2005-09-27 | World Heart Corporation | Rotary blood pump diagnostics and cardiac output controller |
US7857761B2 (en) * | 2003-04-16 | 2010-12-28 | Drexel University | Acoustic blood analyzer for assessing blood properties |
US7200440B2 (en) | 2003-07-02 | 2007-04-03 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Cardiac cycle synchronized sampling of impedance signal |
US7356366B2 (en) | 2004-08-02 | 2008-04-08 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Device for monitoring fluid status |
US7962208B2 (en) | 2005-04-25 | 2011-06-14 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Method and apparatus for pacing during revascularization |
US8784336B2 (en) | 2005-08-24 | 2014-07-22 | C. R. Bard, Inc. | Stylet apparatuses and methods of manufacture |
NL1032272C2 (nl) * | 2005-09-15 | 2007-05-16 | Martil Instr B V | Werkwijze en inrichting voor het bepalen van het debiet in een bloedvat. |
CN101325912B (zh) * | 2005-12-15 | 2011-01-12 | 皇家飞利浦电子股份有限公司 | 用于在电生理标测和治疗期间显现心脏形态的系统和方法 |
US7885710B2 (en) * | 2005-12-23 | 2011-02-08 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Method and apparatus for tissue protection against ischemia using remote conditioning |
CA2651030A1 (en) * | 2006-05-08 | 2007-11-15 | Cathrx Ltd | Shape imparting mechanism insertion |
US8092384B2 (en) * | 2006-09-28 | 2012-01-10 | Tyco Healthcare Group Lp | System and method for continuous detection of an analyte in bloodstream |
US7794407B2 (en) | 2006-10-23 | 2010-09-14 | Bard Access Systems, Inc. | Method of locating the tip of a central venous catheter |
US8388546B2 (en) | 2006-10-23 | 2013-03-05 | Bard Access Systems, Inc. | Method of locating the tip of a central venous catheter |
US20080119907A1 (en) * | 2006-11-22 | 2008-05-22 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Renal function modulation via application of electrical energy stimulation |
US20090025459A1 (en) * | 2007-07-23 | 2009-01-29 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Implantable viscosity monitoring device and method therefor |
US8744544B2 (en) * | 2007-10-17 | 2014-06-03 | Integrated Sensing Systems, Inc. | System having wireless implantable sensor |
US9649048B2 (en) | 2007-11-26 | 2017-05-16 | C. R. Bard, Inc. | Systems and methods for breaching a sterile field for intravascular placement of a catheter |
US8781555B2 (en) | 2007-11-26 | 2014-07-15 | C. R. Bard, Inc. | System for placement of a catheter including a signal-generating stylet |
AU2008329807B2 (en) | 2007-11-26 | 2014-02-27 | C. R. Bard, Inc. | Integrated system for intravascular placement of a catheter |
US10751509B2 (en) | 2007-11-26 | 2020-08-25 | C. R. Bard, Inc. | Iconic representations for guidance of an indwelling medical device |
US9521961B2 (en) | 2007-11-26 | 2016-12-20 | C. R. Bard, Inc. | Systems and methods for guiding a medical instrument |
US10449330B2 (en) | 2007-11-26 | 2019-10-22 | C. R. Bard, Inc. | Magnetic element-equipped needle assemblies |
US10524691B2 (en) | 2007-11-26 | 2020-01-07 | C. R. Bard, Inc. | Needle assembly including an aligned magnetic element |
US8849382B2 (en) | 2007-11-26 | 2014-09-30 | C. R. Bard, Inc. | Apparatus and display methods relating to intravascular placement of a catheter |
US9456766B2 (en) | 2007-11-26 | 2016-10-04 | C. R. Bard, Inc. | Apparatus for use with needle insertion guidance system |
US9078627B2 (en) * | 2008-01-04 | 2015-07-14 | Texas Heart Institute | Introducer sheath with electrodes |
US8478382B2 (en) | 2008-02-11 | 2013-07-02 | C. R. Bard, Inc. | Systems and methods for positioning a catheter |
WO2009123508A1 (en) * | 2008-03-31 | 2009-10-08 | St. Jude Medical Ab | Anti-arrhythmia implantable medical device |
US8639357B2 (en) * | 2008-06-19 | 2014-01-28 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Pacing catheter with stent electrode |
US9409012B2 (en) * | 2008-06-19 | 2016-08-09 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Pacemaker integrated with vascular intervention catheter |
US8244352B2 (en) | 2008-06-19 | 2012-08-14 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Pacing catheter releasing conductive liquid |
US8457738B2 (en) * | 2008-06-19 | 2013-06-04 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Pacing catheter for access to multiple vessels |
US20090318994A1 (en) * | 2008-06-19 | 2009-12-24 | Tracee Eidenschink | Transvascular balloon catheter with pacing electrodes on shaft |
US20090318749A1 (en) * | 2008-06-19 | 2009-12-24 | Craig Stolen | Method and apparatus for pacing and intermittent ischemia |
US9037235B2 (en) | 2008-06-19 | 2015-05-19 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Pacing catheter with expandable distal end |
US20090318984A1 (en) * | 2008-06-19 | 2009-12-24 | Mokelke Eric A | External pacemaker with automatic cardioprotective pacing protocol |
CA2668421A1 (en) * | 2008-06-27 | 2009-12-27 | Tyco Healthcare Group Lp | System and method for optical continuous detection of an analyte in bloodstream |
WO2010002456A1 (en) * | 2008-07-01 | 2010-01-07 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Pacing system controller integrated into indeflator |
EP2313143B1 (en) | 2008-08-22 | 2014-09-24 | C.R. Bard, Inc. | Catheter assembly including ecg sensor and magnetic assemblies |
US20100056858A1 (en) * | 2008-09-02 | 2010-03-04 | Mokelke Eric A | Pacing system for use during cardiac catheterization or surgery |
US8437833B2 (en) | 2008-10-07 | 2013-05-07 | Bard Access Systems, Inc. | Percutaneous magnetic gastrostomy |
WO2010083086A1 (en) | 2009-01-14 | 2010-07-22 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Promoting diuresis and natriuresis by applying electric field |
US8480581B2 (en) * | 2009-03-24 | 2013-07-09 | Cardiac Pacemakers, Inc. | Systems and methods for anemia detection, monitoring, and treatment |
ES2745861T3 (es) | 2009-06-12 | 2020-03-03 | Bard Access Systems Inc | Aparato, algoritmo de procesamiento de datos asistido por ordenador y medio de almacenamiento informático para posicionar un dispositivo endovascular en o cerca del corazón |
US9532724B2 (en) | 2009-06-12 | 2017-01-03 | Bard Access Systems, Inc. | Apparatus and method for catheter navigation using endovascular energy mapping |
WO2011019760A2 (en) | 2009-08-10 | 2011-02-17 | Romedex International Srl | Devices and methods for endovascular electrography |
EP2517622A3 (en) | 2009-09-29 | 2013-04-24 | C. R. Bard, Inc. | Stylets for use with apparatus for intravascular placement of a catheter |
US11103213B2 (en) * | 2009-10-08 | 2021-08-31 | C. R. Bard, Inc. | Spacers for use with an ultrasound probe |
US10639008B2 (en) | 2009-10-08 | 2020-05-05 | C. R. Bard, Inc. | Support and cover structures for an ultrasound probe head |
JP5431110B2 (ja) * | 2009-10-21 | 2014-03-05 | 知大 白石 | 血栓形成をモニタリングするためのシステム |
ES2811107T3 (es) | 2010-02-02 | 2021-03-10 | Bard Inc C R | Aparato y método para conducción de catéter y localización de punta |
US20110224606A1 (en) * | 2010-03-10 | 2011-09-15 | Shibaji Shome | Method and apparatus for remote ischemic conditioning during revascularization |
EP2575610B1 (en) | 2010-05-28 | 2022-10-05 | C. R. Bard, Inc. | Insertion guidance system for needles and medical components |
MX338127B (es) | 2010-08-20 | 2016-04-04 | Bard Inc C R | Reconfirmacion de colocacion de una punta de cateter asistida por ecg. |
CN103189009B (zh) | 2010-10-29 | 2016-09-07 | C·R·巴德股份有限公司 | 医疗设备的生物阻抗辅助放置 |
KR20140051284A (ko) | 2011-07-06 | 2014-04-30 | 씨. 알. 바드, 인크. | 삽입 유도 시스템을 위한 바늘 길이 결정 및 교정 |
USD699359S1 (en) | 2011-08-09 | 2014-02-11 | C. R. Bard, Inc. | Ultrasound probe head |
USD724745S1 (en) | 2011-08-09 | 2015-03-17 | C. R. Bard, Inc. | Cap for an ultrasound probe |
RU2476146C1 (ru) * | 2011-08-31 | 2013-02-27 | Федеральное государственное бюджетное учреждение "Научный центр сердечно-сосудистой хирургии имени А.Н. Бакулева" Российской академии медицинских наук (ФГБУ "НЦССХ им.А.Н.Бакулева" РАМН) | Способ определения степени нарушения агрегатного состояния крови |
US9211107B2 (en) | 2011-11-07 | 2015-12-15 | C. R. Bard, Inc. | Ruggedized ultrasound hydrogel insert |
JP2015503767A (ja) | 2012-01-16 | 2015-02-02 | エイブラム サイエンティフィック,インコーポレーテッド | 流体の物理的特性を測定するための方法、デバイス、およびシステム |
US10820885B2 (en) | 2012-06-15 | 2020-11-03 | C. R. Bard, Inc. | Apparatus and methods for detection of a removable cap on an ultrasound probe |
WO2014164731A1 (en) | 2013-03-11 | 2014-10-09 | University Of Utah Research Foundation | Sensor systems |
EP3073910B1 (en) | 2014-02-06 | 2020-07-15 | C.R. Bard, Inc. | Systems for guidance and placement of an intravascular device |
US10973584B2 (en) | 2015-01-19 | 2021-04-13 | Bard Access Systems, Inc. | Device and method for vascular access |
US10349890B2 (en) | 2015-06-26 | 2019-07-16 | C. R. Bard, Inc. | Connector interface for ECG-based catheter positioning system |
FR3042873A1 (fr) | 2015-10-23 | 2017-04-28 | Ecole Polytech | Procede et systeme de discrimination de cellules |
US11000207B2 (en) | 2016-01-29 | 2021-05-11 | C. R. Bard, Inc. | Multiple coil system for tracking a medical device |
EP3437552A4 (en) * | 2016-03-29 | 2020-03-11 | Nipro Corporation | SENSOR CONTROL CIRCUIT AND BLOOD MEASURING DEVICE |
US11568990B2 (en) | 2016-11-21 | 2023-01-31 | Sensome SAS | Characterizing and identifying biological structure |
CN112867443B (zh) | 2018-10-16 | 2024-04-26 | 巴德阿克塞斯系统股份有限公司 | 用于建立电连接的安全装备连接系统及其方法 |
Family Cites Families (15)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3674012A (en) * | 1970-04-17 | 1972-07-04 | American Optical Corp | Blood coagulation detection device |
US4562843A (en) * | 1980-09-29 | 1986-01-07 | Ljubomir Djordjevich | System for determining characteristics of blood flow |
CA1327838C (fr) * | 1988-06-13 | 1994-03-15 | Fred Zacouto | Dispositif implantable de protection contre les affections liees a la coagulation sanguine |
FR2637807B1 (fr) * | 1988-10-14 | 1997-10-31 | Zacouto Fred | Dispositif de protection contre les affections liees au sang, notamment thromboses, embolies, hemorragies, hemopathies et presence d'elements anormaux dans le sang |
EP0434856B1 (en) * | 1989-12-23 | 1994-07-13 | Hewlett-Packard GmbH | Method of deriving a respiration signal and/or a cardiac artifact signal from a physiological signal |
FR2669523B1 (fr) * | 1990-11-23 | 1997-06-06 | Fred Zacouto | Dispositif de prevention des defaillances cardiaques |
NL9300028A (nl) * | 1993-01-07 | 1994-08-01 | Academisch Ziekenhuis Utrecht | Werkwijze voor het met behulp van een catheter meten van de elektrische impedantie in bloedvaten en catheterisatiesysteem voor het uitvoeren van die werkwijze. |
US5503160A (en) * | 1993-10-12 | 1996-04-02 | Hewlett-Packard Company | Dynamic filter for real-time artifact removal from waveforms |
IT1281370B1 (it) * | 1995-09-29 | 1998-02-18 | Medico S P A | Misura di impedenza transvalvolare adatta all'uso in dispositivi impiantabili. |
EP0835153B1 (en) * | 1996-03-28 | 2003-08-27 | Medtronic, Inc. | Detection of pressure waves transmitted through catheter/lead body |
US5685316A (en) * | 1996-04-08 | 1997-11-11 | Rheo-Graphic Pte Ltd. | Non-invasive monitoring of hemodynamic parameters using impedance cardiography |
US5842998A (en) * | 1996-08-21 | 1998-12-01 | Cleveland Clinic Foundation | Apparatus for determining the conductivity of blood |
EP0904009B1 (en) * | 1997-01-03 | 2003-09-10 | Biosense, Inc. | Pressure-sensing stent |
SE9700182D0 (sv) * | 1997-01-22 | 1997-01-22 | Pacesetter Ab | Implantable heart stimulator |
GB9714550D0 (en) * | 1997-07-10 | 1997-09-17 | Lidco Ltd | Improved method and apparatus for the measurement of cardiac output |
-
1999
- 1999-06-03 NL NL1012223A patent/NL1012223C2/nl not_active IP Right Cessation
-
2000
- 2000-06-05 CN CN008083703A patent/CN1216659C/zh not_active Expired - Fee Related
- 2000-06-05 EA EA200101255A patent/EA004237B1/ru not_active IP Right Cessation
- 2000-06-05 PT PT00937380T patent/PT1181074E/pt unknown
- 2000-06-05 WO PCT/NL2000/000378 patent/WO2000074775A1/en active IP Right Grant
- 2000-06-05 US US09/600,290 patent/US6709390B1/en not_active Expired - Fee Related
- 2000-06-05 DE DE60005175T patent/DE60005175T2/de not_active Expired - Lifetime
- 2000-06-05 CA CA2375646A patent/CA2375646C/en not_active Expired - Fee Related
- 2000-06-05 JP JP2001501306A patent/JP4737902B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 2000-06-05 EP EP00937380A patent/EP1181074B1/en not_active Expired - Lifetime
- 2000-06-05 DK DK00937380T patent/DK1181074T3/da active
- 2000-06-05 AU AU52560/00A patent/AU776487B2/en not_active Ceased
- 2000-06-05 AT AT00937380T patent/ATE249265T1/de active
- 2000-06-05 ES ES00937380T patent/ES2200885T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2000-06-05 BR BRPI0011025-6A patent/BR0011025B1/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BR0011025A (pt) | 2002-02-19 |
EA004237B1 (ru) | 2004-02-26 |
EP1181074B1 (en) | 2003-09-10 |
DE60005175T2 (de) | 2004-07-15 |
CN1216659C (zh) | 2005-08-31 |
CA2375646C (en) | 2013-11-12 |
DE60005175D1 (de) | 2003-10-16 |
PT1181074E (pt) | 2004-01-30 |
AU776487B2 (en) | 2004-09-09 |
ATE249265T1 (de) | 2003-09-15 |
WO2000074775A1 (en) | 2000-12-14 |
CN1353619A (zh) | 2002-06-12 |
EA200101255A1 (ru) | 2002-04-25 |
ES2200885T3 (es) | 2004-03-16 |
JP4737902B2 (ja) | 2011-08-03 |
AU5256000A (en) | 2000-12-28 |
EP1181074A1 (en) | 2002-02-27 |
CA2375646A1 (en) | 2000-12-14 |
DK1181074T3 (da) | 2003-10-13 |
NL1012223C2 (nl) | 2000-12-06 |
US6709390B1 (en) | 2004-03-23 |
JP2003501167A (ja) | 2003-01-14 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR0011025B1 (pt) | dispositivo para a determinação de determinadas propriedades do sangue. | |
US5078678A (en) | Method and apparatus for locating a catheter adjacent to a pacemaker node of the heart | |
US5121750A (en) | Apparatus for locating a catheter adjacent to a pacemaker node of the heart | |
US6152882A (en) | Apparatus and method for chronic measurement of monophasic action potentials | |
JP4152076B2 (ja) | 心臓の医学的症状を検出するための方法および装置 | |
EP0646388B1 (en) | Electrode device | |
US5056517A (en) | Biomagnetically localizable multipurpose catheter and method for magnetocardiographic guided intracardiac mapping, biopsy and ablation of cardiac arrhythmias | |
US6671550B2 (en) | System and method for determining location and tissue contact of an implantable medical device within a body | |
CN102458572B (zh) | 用于检测和治疗心房纤维性颤动的装置和方法 | |
CA2892996C (en) | Extracorporeal unit for inspecting the insulation of an electrical wire of an implanted medical device | |
JPH04501216A (ja) | 生体内心臓からの単相性活動電位を記録する装置及びその方法 | |
O'Grady et al. | A comparison of gold versus silver electrode contacts for high-resolution gastric electrical mapping using flexible printed circuit board arrays | |
JP2019166324A (ja) | 電極リード線の欠陥に関するデータを評価するための医療装置および方法 | |
JP3977569B2 (ja) | 生体植設用電極リードおよびそれを用いる生体植設用医療器具 | |
US20110208075A1 (en) | System and Method for Guide Wire Detection | |
Dekker et al. | Aids to electrical diagnosis of pacemaker failure | |
JP2024079244A (ja) | 除細動システム | |
RU2096987C1 (ru) | Способ исследования электропроводности локального участка слизистой оболочки органов желудочно-кишечного тракта | |
Nathan et al. | Percutaneous access to implanted electrodes: A system allowing easy assessment of implanted pacemakers and cardiac potentials and thresholds | |
Patel et al. | Effect of electrode surface area on thresholds for AC stimulation and ventricular fibrillation | |
Tomasic | Cardiac pacing lead as hemodynamic sensor | |
Zrenner et al. | Intraoperative recordings of monophasic action potentials with chronically implantable pacemaker leads | |
Dagan et al. | MYO-MAP—a fast recording system for epicardial mapping | |
JPH10137209A (ja) | 心室容積計測用電極カテーテル | |
Ferek-Petric | From hemodynamic towards cardiomechanic sensors in implantable devices |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 20/09/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE. |
|
B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |