BR0009082B1 - Processo para carregar uma bateria e aparelho para carregar uma célula de bateria - Google Patents

Processo para carregar uma bateria e aparelho para carregar uma célula de bateria Download PDF

Info

Publication number
BR0009082B1
BR0009082B1 BRPI0009082-4A BR0009082A BR0009082B1 BR 0009082 B1 BR0009082 B1 BR 0009082B1 BR 0009082 A BR0009082 A BR 0009082A BR 0009082 B1 BR0009082 B1 BR 0009082B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
battery
voltage
maintenance
predetermined
charging
Prior art date
Application number
BRPI0009082-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0009082A (pt
Inventor
Sarandis Kalogeropoulos
Richard Andersson
Johan Mercke
Charles Forsberg
Magnus Hansson
Heino Wendelrup
Mats Wolf
Kristoffer Ptasinski
Original Assignee
Ericsson Telefon Ab L M
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ericsson Telefon Ab L M filed Critical Ericsson Telefon Ab L M
Publication of BR0009082A publication Critical patent/BR0009082A/pt
Publication of BR0009082B1 publication Critical patent/BR0009082B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02JCIRCUIT ARRANGEMENTS OR SYSTEMS FOR SUPPLYING OR DISTRIBUTING ELECTRIC POWER; SYSTEMS FOR STORING ELECTRIC ENERGY
    • H02J7/00Circuit arrangements for charging or depolarising batteries or for supplying loads from batteries
    • H02J7/007Regulation of charging or discharging current or voltage
    • H02J7/0071Regulation of charging or discharging current or voltage with a programmable schedule

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Secondary Cells (AREA)
  • Charge And Discharge Circuits For Batteries Or The Like (AREA)

Description

"PROCESSO PARA CARREGAR UMA BATERÍA E APARELHO PARA CARREGAR UMA CÉLULA DE BATERÍA".
PEDIDO RELACIONADO
Este pedido está relacionado e reivindica prioridade a partir do Pedido Provisório US Série No. 60/124.726, intitulado “Maintenance Charging of Lithium Ion Cells”, depositado em 17 de março de 1999, cuja descrição é expressamente incorporada aqui por referência.
FUNDAMENTOS A presente invenção relaciona-se à carga de baterias e, mais particularmente, a carga de manutenção de células de batería baseadas em lítio, tais como células de batería de ion de lítio e polímero de lítio.
Dispositivos elétricos portáteis tais como telefones móveis, computadores “laptop”, câmeras de vídeo e outros, requerem uma ou mais Γ células de batería para suprir potência elétrica ao dispositivo. E bem conhecido que células de batería têm um período de carga limitado e precisam periodicamente ser conectadas a um carregador externo para serem recarregadas. O carregador externo pode incluir instruções lógicas para recarga da célula de batería de uma maneira segura e eficiente.
Altemativamente, o dispositivo eletrônico pode incluir instruções lógicas para controlar o processo de carga da célula de batería, de tal modo que a célula de batería pode ser recarregada conectando o dispositivo eletrônico inteiro, com a batería intacta, a uma fonte de potência adequada. As instruções lógicas podem ser implementadas em software operacional em um processador de finalidade geral ou podem residir em um circuito integrado de aplicação específica (ASIC).
Diversos tipos de células de batería são atualmente disponíveis para dispositivos eletrônicos portáteis, incluindo níquel-cádmio (Ni-Cd), hidreto de níquel-metal (NiMH) e ion de lítio (Li-ion). Li-ion é uma tecnologia relativamente nova que usa tipicamente um composto lítio-metal- óxido como eletrodo positivo (por exemplo, catodo) e um eletrodo negativo baseado em carbono (por exemplo, anodo). A carga e descarga de batería ocorrem através da migração de íons de lítio entre o catodo e anodo e a troca de elétrons através de dopagem e “desdopagem”. Estes elétrons representam uma corrente elétrica que pode ser usada para energizar um dispositivo elétrico. Os sistemas de batería de Li-ion possuem muitas vantagens sobre os sistemas de batería baseados em níquel. Por exemplo, sistemas de batería de Li-ion possuem uma densidade de energia muito mais alta por peso.
Consequentemente, sistemas de batería de Li-ion podem ser muito mais leves e duráveis que sistemas de batería baseados em níquel. Adicionalmente, nos sistemas de batería de Li-ion não há o efeito de memória na célula (isto é, a tendência de uma célula de batería de resistir à carga além do nível de carga ao qual a batería foi mais recentemente carregada). A maioria dos carregadores de células de batería de Li-ion usa um processo de carga de duas fases no qual o carregador trabalha primeiro com uma corrente constante, e então termina a carga a uma tensão constante.
Este processo é referido como carga de “corrente constante, tensão constante” (“CC-CV"). Na primeira fase do processo de carga, uma corrente constante é aplicada à batería de Li-ion até que a célula se aproxime de sua tensão máxima. Na segunda fase, uma tensão constante igual à tensão da célula plenamente carregada é aplicada à batería, até que a batería esteja plenamente carregada.
Por exemplo, a patente US 5.237.259 descreve um processo de carregar uma batería secundárias por meio de uma fonte de potência de tensão constante. Em uma primeira etapa de carregamento, a batería secundárias é carregada até que a batería alcance um nível de tensão predeterminado. Em uma segunda etapa de carregamento, a batería é carregada por um período de tempo predeterminado, depois do que o “segue-se a página 2a” carregamento é encerrado. Se a tensão da batería cai a partir de uma tensão máxima Vp a uma tensão predeterminada Vt·, então a batería pode ser carregada por um período de tempo predeterminado a fim der estaurar a batería a seu nível de tensão máximo Vp. A EP-A-0 579 946 descreve uma batería recarregável (2) conectada a uma linha bifilar entre um carregador (1) de potência principal e uma carga (3). Fases de relaxamento temporizadas são introduzidas na sua operação por um regulador de realimentação (4) conectado a um amperímetro (5) o qual mede a corrente de carregamento ou descarregamento. As fases de operação são controladas por um temporizador (6) de modo que a corrente de carregamento é reduzida a zero por, p. ex., 5 dias a intervalos preferivelmente mensais. D2 assevera que a perda gradual de capacidade em qualquer operação cíclica contínua ou sobrecarga prolongada são evitadas. WO 98 12791 A descreve um telefone portátil incluindo um sistema e um método para possibilitar um rápido carregamento da batería no telefone móvel Baterias de Li-ion comumente possuem uma vida útil que mede entre 200 e 1000 ciclos de carga. Cada vez que a batería é plenamente carregada até sua tensão máxima, a vida útil da batería é reduzida. Então, existe uma necessidade na técnica que um sistema e processo para carregar uma célula de batería de Li-ion que mantém uma alta percentagem da capacidade da célula de batería sem carregar plenamente a batería, o que, por sua vez, reduz sua vida útil. A presente invenção utiliza novas técnicas de carga para contemplar esta necessidade. “segue-se a página 3” Adicionalmente, o uso de células de bateria baseadas em lítio em dispositivos de comunicação móveis, incluindo telefones móveis, cria algumas considerações de projetos especiais. Antes de tudo, as demandas de mercado requerem que telefones móveis sejam extremamente compactos fisicamente. Adicionalmente, muitos usuários não desejam pagar o custo adicional requerido para incluir inteligência nos carregadores de bateria.
Atualmente, muitos telefones móveis incluem um ASIC que regula a corrente e tensão para carregar uma bateria conectada ao telefone. Então, a bateria do telefone pode ser recarregada conectando o telefone móvel inteiro, com a bateria intacta, a uma fonte de corrente simples e instruções lógicas no ASIC do telefone controlam o processo de carga. Quando a bateria está plenamente carregada, uma chave no telefone desconecta o telefone da fonte de energia e encerra o processo de carga. A chave requerida por este projeto consome espaço valioso no telefone móvel.
Consequentemente, há uma necessidade adicional na técnica de sistemas e processos para carregar baterias de Li-ion que não requeiram carregadores inteligentes e sejam altamente eficientes em espaço. A presente invenção utiliza novos sistemas de carga de bateria e técnicas para habilitar a carga de manutenção de células de bateria baseadas em lítio para uso com telefones móveis.
SUMÁRIO A presente invenção contempla as necessidades anteriormente mencionadas provendo uma nova técnica de carga para células de bateria. De acordo com a invenção, uma bateria pode ser carregada na manutenção aplicando uma tensão de carga de manutenção (Vm) que se aproxima de uma tensão de referência VR. Preferivelmente, VRé uma função que reflete a perda de tensão da bateria ao longo do tempo, devido à auto descarga, e Vm é selecionada para ser ligeiramente mais baixa que VR. Vantajosamente, a bateria pode receber carga de manutenção sem carregar a bateria até seu nível de tensão máximo, que conforme discutido acima, causa uma redução na vida útil da batería. Consequentemente, sistemas e processos da presente invenção contribuem positivamente para a extensão de vida útil de baterias.
Em um aspecto, a invenção compreende um processo para carregar uma batería. O processo compreende as etapas de carregar a batería até um nível de carga pré-determinado e aplicar uma primeira tensão de manutenção por um primeiro período de tempo pré-determinado, onde a primeira tensão de manutenção é menor que uma tensão de referência pré- determinada. A batería pode ser carregada até um nível pré-determinado, aplicando uma corrente constante à batería, até que a batería alcance uma tensão pré-determinada, e aplicando então uma tensão constante até que a batería atinja um nível de carga pré-determinado. A invenção contempla adicionalmente a redução iterativa da tensão de manutenção por períodos de tempo pré-determinados, de tal modo que a tensão de manutenção permanece menor que uma tensão de referência pré-determinada. Então, de acordo com a invenção, uma segunda tensão de manutenção pode ser aplicada por um segundo período de tempo pré-determinado, onde a segunda tensão de manutenção é menor que uma tensão de referência pré-determinada.
Em um outro aspecto, a invenção provê um dispositivo de comunicação móvel compreendendo meio para transmitir e receber sinais eletromagnéticos carregando um fluxo de informação, uma célula de batería baseada em lítio conectável ao dispositivo de comunicação móvel para prover potência elétrica ao dispositivo, e um controlador de carga para carregar a batería, onde o controlador de carga se comunica com o meio para carga de manutenção da batería. Em uma realização preferida, o meio para carga de manutenção de batería compreende lógica para aplicar uma primeira tensão de manutenção pré-determinada à batería, por um primeiro período de tempo pré-determinado.
Ainda em um outro aspecto, a invenção provê um aparelho para carregar uma batería. O aparelho compreende uma fonte de corrente, um temporizador, um controlador de carga para carregar a batería, e um controlador de carga de manutenção para aplicar uma primeira tensão de manutenção à batería por um primeiro período de tempo pré-determinado, onde a primeira tensão de manutenção é menor que a tensão da célula de batería plenamente carregada.
BREVE DESCRIçãO DOS DESENHOS
Estes e outros objetivos, características e vantagens da presente invenção tomar-se-ão mais facilmente aparentes àqueles especialistas na técnica pela leitura da seguinte descrição detalhada, em conjunto com os desenhos anexos, nos quais: Fig. 1 é um fluxograma ilustrando etapas de um processo de carga de célula de batería de acordo com a presente invenção.
Fig. 2 é um fluxograma ilustrando etapas de um processo de carga de manutenção de célula de batería de acordo com a presente invenção.
Fig. 3 é um gráfico ilustrando um processo de carga de manutenção de célula de batería de acordo com a presente invenção.
Fig. 4 é uma vista em perspectiva de um telefone móvel de acordo com aspectos da presente invenção.
Fig. 5 é um diagrama de circuito esquemático de acordo com a presente invenção.
DESCRIçãO DETALHADA
Aquele especialistas na técnica verificarão facilmente que a presente invenção é aplicável a todos os dispositivos que usam baterias recarregáveis incluindo, por exemplo, telefones móveis e computadores portáteis. Adicionalmente, será verificado que, enquanto a presente invenção é particularmente aplicável a células de batería de íon de lítio e células de batería de polímero de lítio, é igualmente aplicável a outros tipos de células de baterias (por exemplo, níquel-cádmio, hidreto de níquel-metal).
Entretanto, para fins de ilustração, ao invés de limitação, a seguinte discussão provê exemplos que ilustram a aplicação da presente invenção a carga de manutenção de baterias de íon de lítio para uso com telefones móveis.
Fig. 1 apresenta um fluxograma exibindo um processo 100 de carga de uma célula de batería de Li-ion de acordo com aspectos da presente invenção, referindo-se à Fig. 1, na etapa 110, uma corrente constante é aplicada à célula de batería, enquanto a tensão da potência fluindo para a célula de batería é permitida variar. A magnitude da corrente constante que flui da célula de batería não é crítica para a presente invenção, e pode ser regulada por um controlador de carga realizado em um ASIC. Sistemas de carga de batería de Li-ion são comumente designados para fornecer à célula de batería uma corrente constante que mede entre, por exemplo, 0,1C e 1,0C, onde C é a capacidade da célula (por exemplo, uma célula de 500mAh tem uma taxa de C de 540). A quantidade de corrente pode ser ajustada em resposta a condições de operação tais como, por exemplo, a temperatura. Na etapa 120, o controlador de carga monitora a tensão da célula de batería, e quando a tensão da célula de batería atinge um limiar pré-determinado, o controlador de carga muda seu modo de operação para aplicar uma tensão constante (etapa 130) aproximadamente igual à tensão máxima da célula de batería. Durante esta fase, o controlador de carga monitora a corrente fluindo para a célula. Quando a corrente fluindo para a célula de batería é menor que um limiar pré-determinado (etapa 140), a célula de batería pode ser considerada plenamente carregada. Um especialista na técnica reconhecerá as etapas 110 a 140 como uma variante da rotina de carga CC-CV para células de batería Li-ion. Rotinas de carga CC-CV convencionais terminam o processo de carga após a etapa 140. Em contraste, a presente invenção inicia uma rotina de carga de manutenção 150 após a célula de batería estar plenamente carregada.
Uma realização típica de uma rotina de carga de manutenção 200 é ilustrada na Fig. 2. Referindo-se à Fig. 2, na etapa 220, o controlador de carga é instruído para aplicar uma primeira tensão de manutenção (Vm,i) à célula de batería por um primeiro período de tempo pré-determinado. A tensão Vm>i é preferivelmente selecionada para ser ligeiramente mais baixa que uma tensão de referência pré-determinada Vref. Em uma realização preferida, Vref corresponde ao nível de tensão antecipado para a célula de batería durante o primeiro período de tempo. Quando o primeiro período de tempo expira (etapa 220) o controlador de carga é instruído para aplicar uma segunda tensão de manutenção (Vm)2) por um segundo período de tempo pré- determinado. Preferivelmente, a tensão Vm,2 é ligeiramente menor que Vmii e é também ligeiramente mais baixa que o nível de tensão antecipado para a célula de batería, durante o segundo período de tempo. Após o término do segundo período de tempo (etapa 240) o controlador de carga é instruído para iniciar a rotina de carga 100 para começar uma rotina de carga CC-CV.
Fig. 3 apresenta um gráfico mostrando a carga de manutenção em uma célula de batería Li-ion típica de acordo com o processo apresentado nas Figs. 1-2. Volts são lançados no eixo vertical (por exemplo, “Y”) e o tempo, em horas, é lançado no eixo horizontal (por exemplo, “X”). A tensão da célula de batería é indicada pelo gráfico 310 e a tensão aplicada à célula de batería é indicada pelo gráfico 320. Na realização mostrada na Fig. 3, a célula de batería é carregada até 4,2 volts usando o processo de carga CC-CV mostrado na Fig. 1. Conforme indicado pelo gráfico 310, o nível de tensão da célula de batería segue uma curva logarítmica, também referida como uma curva de auto descarga, decaindo rapidamente no início, e muito mais suavemente depois. Na realização mostrada na Fig. 3, o controlador de carga é instruído para aplicar Vm>i de 4,15 volts à célula de batería por 60 horas, seguida de Vm2 de 4,10 volts por 200 horas. O gráfico mostrado na Fig. 3 é particularmente adequado para carga de manutenção de uma célula de batería de Li-ion.
Figs. 2-3 ilustram uma realização da invenção na qual duas tensões de manutenção discretas (Vm,i, Vm2) são aplicadas à célula de batería durante dois períodos de tempo discretos. Será verificado que a invenção contempla carga de manutenção de uma célula de batería aplicando, por um período de tempo pré-determinado, uma tensão de manutenção à célula de batería que é ligeiramente abaixo do nível de tensão antecipado da batería durante o período de tempo, com base em sua curva de auto descarga. Um especialista na técnica reconhecerá que o número de períodos de tempo pode ser selecionado com base na inclinação da curva de auto descarga da batería e limitações de hardware (por exemplo, a sensibilidade da saída de tensão do controlador de carga). Nesta realização mais simples, a invenção podería aplicar uma única tensão de manutenção à célula de batería durante o período de carga de manutenção inteiro. Em uma realização mais complexa, supondo não haver limitações de hardware, a invenção podería segmentar o tempo de carga de manutenção em períodos infinitamente pequenos, para seguir uma curva suave aproximando-se da curva de auto descarga da célula de batería. A curva de auto descarga da célula de batería pode ser medida empiricamente. Entretanto, muitos vendedores de batería tomam esta informação pública. Parâmetros apropriados para uma rotina de carga de manutenção podem ser determinados examinando a curva de auto descarga da célula de batería e a capacidade do controlador de carga usado no dispositivo eletrônico.
Fig. 4 apresenta uma vista em perspectiva de uma montagem de telefone móvel 400 adequada para uso de acordo com a invenção. O telefone 410 inclui uma cobertura frontal 412 e uma cobertura de base 418 que engloba o dispositivo. Os termos concha, cobertura e elemento de estrutura podem ser usados intercambiavelmente através desta descrição. A cobertura frontal 412 inclui uma janela de tela de visualização 414, e uma área de teclado com diversos orifícios de teclas 416. Os componentes internos (não mostrados) comumente incluem um painel de circuito impresso e uma montagem de teclado que são encapsuladas entre a cobertura frontal 412 e a cobertura de base 418. Exemplos ilustrativos de montagens de telefone móvel são descritos nos seguintes documentos que são aqui incorporados por referência: Patentes U.S. Números 5.867.772; 5.838.789. O painel de circuito impresso do telefone 410 inclui, entre outras coisas, um microprocessador e memória associada e inclui também um ASIC para controlar o processo de carga da célula de batería.
Em uma realização, os processos de carga de manutenção da invenção podem ser implementados usando instruções lógicas (por exemplo, software) armazenadas em uma memória associada ao painel de circuito impresso e operáveis no microprocessador associado ao painel de circuito impresso. Altemativamente, o software pode ser implementado em um processador embutido em um carregador de batería. O software operando no microprocessador pode detectar quando o telefone móvel 410 está eletricamente conectado a uma fonte de corrente e um ciclo de carga começa. O software pode ajustar um temporizador, e quando a célula de batería está plenamente carregada, o software pode instruir o controlador de carga para aplicar Vm i à célula de batería por um primeiro período de tempo pre- determinado, então aplicar Vm2 à célula de batería por um segundo período de tempo pré-determinado, depois do qual o ciclo pleno de carga pode ser reiniciado. A implementação de tal código está dentro da capacidade de um especialista na técnica, com base na descrição provida aqui.
Em uso, quando um telefone móvel está eletricamente conectado a uma fonte de corrente, o telefone é inicialmente carregado até sua capacidade plena, usando um algoritmo de carga CC-CV. Uma vez plenamente carregada, um algoritmo de carga de manutenção é iniciado. Se a tensão da célula de batería jamais cai abaixo da tensão de manutenção aplicada pelo controlador de carga, então a carga não pode fluir na batería.
Então, o carregador surge como desligado para a célula de bateria.
Entretanto, se a tensão da célula de bateria cai abaixo da tensão de manutenção aplicada pelo controlador de carga, então a corrente fluirá na bateria, provendo uma carga de manutenção para a bateria. A presente invenção provê diversas vantagens sobre técnicas de recarga que carregam a célula de bateria até sua capacidade plena.
Primeiro, como as técnicas da presente invenção não atingem o pico da tensão de bateria, estas técnicas contribuem para a longevidade da célula de bateria. Segundo, como o controlador de carga reduz a tensão de carga até um nível abaixo da tensão máxima da célula de bateria (isto é, o nível de tensão no qual a célula de bateria está plenamente carregada), detendo deste modo o fluxo de corrente para a célula de bateria, o telefone móvel não precisa incluir uma chave para interromper o fluxo de corrente para a célula de bateria. Isto economiza despesa e espaço no painel de circuito impresso do telefone móvel. A presente invenção elimina também a necessidade de unidades de carga mais dispendiosas que forneçam a corrente relativamente alta requerida para o telefone móvel, para registrar e/ou autenticar o telefone móvel com a estação base. As técnicas de carga convencionais que usam uma chave para desconectar a bateria após esta estar plenamente carregada, requerem que a unidade de carga gere a potência requerida para registrar e/ou autenticar o telefone. Isto aumenta o custo e complexidade do carregador. Usar as técnicas de carga da presente invenção, não requer que a bateria seja desconectada. Portanto, o telefone móvel pode drenar sua potência da bateria, ao invés do carregador.
Fig. 5 apresenta um diagrama de circuito esquemático ilustrando a presente invenção. Referindo-se à Fig. 5, uma fonte de potência aplica uma tensão de entrada em um ponto A no diagrama de circuito. A tensão de entrada precisa não é crítica para a presente invenção. Será notado que a maioria dos carregadores de bateria comerciais provê um máximo de potência CC em 6V. Um FET 520 entre o ponto A e o ponto B é controlado pelo circuito 510, para regular o fluxo de potência de A para B. O FET 520 funciona como um regulador linear, permitindo um máximo de 0,5W até 0,7W de potência para desenvolver. A tensão no ponto C no diagrama de circuito, corresponde à tensão de batería. O circuito 510 amostra a tensão no ponto C a intervalos de tempo pré-determinados (por exemplo, um por segundo). Um resistor 530 entre B e C permite que o circuito detecte a corrente fluindo na célula de batería 540. A carga 510 representa a carga elétrica colocada na batería 540 pelas funções GSM do dispositivo eletrônico (por exemplo, telefone móvel).
Em operação, uma fonte de corrente é fornecida no ponto A. O circuito 510 regula o FET 520 para aplicar uma corrente constante à célula de batería 540, até que o circuito 510 detecte uma tensão no ponto C que corresponde à tensão de célula de batería plenamente carregada. Neste ponto no tempo, o circuito 510 regula o FET 520 para aplicar uma tensão constante à célula de batería, até que a célula de batería seja plenamente carregada.
Quando a célula de batería 540 está plenamente carregada, o circuito 540 regula o FET 520 para aplicar uma tensão de manutenção à célula de batería 540 conforme descrito acima.
As realizações típicas acima descritas são destinadas a serem ilustrativas em todos os aspectos da presente invenção, ao invés de restritivas.
Então, a presente invenção é capaz de muitas variações na implementação detalhada, que podem ser derivadas da descrição contida aqui por uma pessoa especialista na técnica. Todas estas variações e modificações são consideradas dentro do escopo e espírito da presente invenção, conforme definido pelas seguintes reivindicações.

Claims (14)

1. Processo (100) para carregar uma batería (540), compreendendo as etapas de: (a) carregar a batería (540) até um nível de carga predeterminado; e (b) aplicar uma primeira tensão de manutenção (Vm, 1) à bateria (540) por um primeiro período de tempo predeterminado (220), a primeira tensão de manutenção (Vm, 1) sendo menor que uma tensão de referência predeterminada (Vref), o processo adicionalmente caracterizado pelo fato de que: a tensão de referência predeterminada (Vref) corresponde ao nível de tensão antecipado para a bateria durante o primeiro período de tempo (220), com base em sua curva de auto-descarga (310).
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa de carregar a bateria (540) até um nível de carga predeterminado compreende adicionalmente a etapa de: aplicar uma corrente constante à bateria (540) até que a bateria atinja uma tensão predeterminada e então aplicar uma tensão constante até que a bateria (540) atinja um nível de carga predeterminado.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: a bateria (540) é carregada até um nível de carga predeterminado de 4,2V; e a primeira tensão de manutenção de 4,15V é aplicada a bateria (540) pelo primeiro período de tempo predeterminado.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o primeiro período de tempo predeterminado é de aproximadamente 60 horas.
5. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado adicionalmente pelo fato de que compreende a etapa de: (c) aplicar uma segunda tensão de manutenção por um segundo período de tempo predeterminado, onde a segunda tensão de manutenção é menor que uma tensão de referência predeterminada.
6. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que: o segundo período de tempo predeterminado é uma função de uma característica de curva de descarga associada à batería (540).
7. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que: o segundo período de tempo predeterminado é de aproximadamente 200 horas.
8. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado adicionalmente pelo fato de que compreende a etapa de: reduzir iterativamente a primeira tensão de manutenção pelo menos por um período de tempo predeterminado, de tal modo que a tensão de manutenção permanece menor que uma tensão de referência predeterminada.
9. Aparelho para carregar uma célula de bateria, (540), compreendendo: uma fonte de corrente; um temporizador; um controlador de carga para carregar a célula de bateria (540); e um controlador de carga de manutenção adaptado para aplicar uma primeira tensão de manutenção à célula de bateria (540) por um período de tempo predeterminado, em que a primeira tensão de manutenção é menor que uma tensão de referência predeterminada (Vref); o aparelho adicionalmente caracterizado pelo fato de que: a tensão de referência predeterminada (Vref) corresponde ao nível de tensão antecipado para a bateria durante o primeiro período de tempo (220), com base em sua curva de auto-descarga (310).
10. Aparelho de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que: o controlador de carga de manutenção é adaptado para aplicar uma segunda tensão de manutenção à célula de bateria (540) por um segundo período de tempo predeterminado, onde a segunda tensão de manutenção é menor que a primeira tensão de manutenção.
11. Aparelho de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que: a fonte de corrente compreende um conversor ca/cc.
12. Aparelho de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que: o temporizador, o controlador de carga, e o controlador de carga de manutenção residem na placa de circuito impresso de um dispositivo de comunicação móvel.
13. Aparelho de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que: a tensão de referência é uma função de uma curva de auto- descarga associada à bateria (540).
14. Aparelho de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que: o controlador de carga de manutenção é adaptado para reduzir iterativamente a primeira tensão de manutenção pelo menos por um período de tempo predeterminado, de tal modo que a tensão de manutenção permanece menor que uma tensão de referência predeterminada.
BRPI0009082-4A 1999-03-17 2000-02-29 Processo para carregar uma bateria e aparelho para carregar uma célula de bateria BR0009082B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12472699P 1999-03-17 1999-03-17
US60/124726 1999-03-17
US09/397001 1999-09-15
US09/397,001 US6194874B1 (en) 1999-03-17 1999-09-15 System and method for maintenance charging of battery cells
PCT/SE2000/000395 WO2000055957A1 (en) 1999-03-17 2000-02-29 System and method for maintenance charging of battery cells

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0009082A BR0009082A (pt) 2002-01-02
BR0009082B1 true BR0009082B1 (pt) 2014-08-05

Family

ID=26822890

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0009082-4A BR0009082B1 (pt) 1999-03-17 2000-02-29 Processo para carregar uma bateria e aparelho para carregar uma célula de bateria

Country Status (10)

Country Link
US (1) US6194874B1 (pt)
EP (1) EP1163713A1 (pt)
JP (1) JP4246399B2 (pt)
KR (1) KR100859402B1 (pt)
CN (1) CN100342612C (pt)
AU (1) AU3990600A (pt)
BR (1) BR0009082B1 (pt)
HK (1) HK1046784B (pt)
MY (1) MY127021A (pt)
WO (1) WO2000055957A1 (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6818352B2 (en) * 1999-03-07 2004-11-16 Teijin Limited Lithium secondary cell, separator, cell pack, and charging method
KR20010049026A (ko) * 1999-11-30 2001-06-15 서평원 무선전화기의 배터리 회복 장치 및 그 방법
US6881438B2 (en) * 2000-03-07 2005-04-19 Teijin Limited Process for production of composite porous film
US7094497B2 (en) * 2000-03-07 2006-08-22 Teijin Limited Separator for lithium ion secondary battery
JP2002236154A (ja) * 2001-02-07 2002-08-23 Sanyo Electric Co Ltd 電池の残容量補正方法
US20040207363A1 (en) * 2001-04-25 2004-10-21 Sarandis Kalogeropoulos Method of charging a battery
US6653817B2 (en) * 2001-06-26 2003-11-25 General Motors Corporation State-of-charge detection device for a battery
KR100445595B1 (ko) * 2002-03-06 2004-08-25 주식회사 레인콤 노이즈의 영향을 감소시킬 수 있는 배터리 충전 제어 방법및 시스템
US7245107B2 (en) * 2003-05-09 2007-07-17 Enerdel, Inc. System and method for battery charge control based on a cycle life parameter
JP4161854B2 (ja) * 2003-09-02 2008-10-08 ソニー株式会社 電池残容量算出方法、電池残容量算出装置および電池残容量算出プログラム
JP4466656B2 (ja) * 2005-01-06 2010-05-26 日本電気株式会社 携帯電話端末の充電制御装置及び充電制御方法
JP4533328B2 (ja) * 2006-02-28 2010-09-01 株式会社リコー 充電制御用半導体集積回路、その充電制御用半導体集積回路を使用した充電装置及び2次電池接続検出方法
US7932696B2 (en) 2007-05-14 2011-04-26 Boston Scientific Neuromodulation Corporation Charger alignment indicator with adjustable threshold
JP4270309B2 (ja) * 2007-07-18 2009-05-27 トヨタ自動車株式会社 電気自動車および電気自動車の二次電池充電方法
CN101546919B (zh) * 2009-01-21 2011-08-24 炬力集成电路设计有限公司 一种电池充电方法及装置
US7888913B1 (en) 2009-09-08 2011-02-15 Intermec Ip Corp. Smart battery charger
JP5454027B2 (ja) * 2009-09-09 2014-03-26 日産自動車株式会社 充電制御装置及び充電制御方法
KR20130066604A (ko) 2010-04-22 2013-06-20 에네르델, 인코포레이티드 배터리 충전 상태의 모니터링
JP6018388B2 (ja) * 2012-03-02 2016-11-02 公益財団法人鉄道総合技術研究所 二次電池の容量劣化推定方法および推定装置
US9337683B2 (en) * 2012-12-20 2016-05-10 Powergenix Systems, Inc. Controlling battery states of charge in systems having separate power sources
JP6647866B2 (ja) * 2012-12-20 2020-02-14 ジンクファイブ・パワー・インコーポレーテッドZincFive Power,Inc. 独立した電源を有するシステムにおける電池の充電状態の制御
JP7174333B2 (ja) * 2019-03-27 2022-11-17 株式会社Gsユアサ 蓄電装置、蓄電素子の容量推定方法
TWI740404B (zh) * 2020-03-04 2021-09-21 華碩電腦股份有限公司 電池保護充電方法及其系統

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH04178121A (ja) * 1990-11-07 1992-06-25 Toshiba Corp トリクル充電制御装置
JP3216133B2 (ja) * 1990-11-13 2001-10-09 ソニー株式会社 非水電解質二次電池の充電方法
DE4224135A1 (de) 1992-07-22 1994-01-27 Varta Batterie Verfahren zur Ladungserhaltung einer Akkumulatorenbatterie und Anlage zur Durchführung des Verfahrens
US5362942A (en) * 1993-08-24 1994-11-08 Interdigital Technology Corporation Battery heating system using internal battery resistance
JPH07170665A (ja) 1993-12-13 1995-07-04 Casio Comput Co Ltd 二次電池充電装置及び方法
JP3182283B2 (ja) 1994-03-02 2001-07-03 三洋電機株式会社 充電器及び被充電電池の充電方法
JP3311505B2 (ja) * 1994-08-30 2002-08-05 三洋電機株式会社 複数の二次電池を内蔵するパック電池の充電方法
JPH08308128A (ja) 1995-05-08 1996-11-22 Matsushita Electric Ind Co Ltd 充電装置
US5617008A (en) 1995-06-20 1997-04-01 Motorola, Inc. Method, apparatus, and communication device for charging a charge storage device which is momentarily connected to a fixed load
US5848152A (en) * 1995-09-26 1998-12-08 Motorola, Inc. Communication device having interchangeable faceplates and active keypad cover
KR970024429A (ko) * 1995-10-12 1997-05-30 오타 야스오 2차전지의 충전제어방법(A control method for charging of secondary batteries)
US5867772A (en) 1996-03-08 1999-02-02 Ericsson, Inc. Cellular telephone assembly and method for assembling a cellular telephone
GB9605830D0 (en) 1996-03-20 1996-05-22 Atomic Energy Authority Uk Cell overcharge prevention
GB2312517B (en) 1996-04-25 2000-11-22 Nokia Mobile Phones Ltd Battery monitoring
JPH1021489A (ja) 1996-07-02 1998-01-23 Hitachi Ltd 道路案内方法およびシステム
KR100191212B1 (ko) 1996-08-01 1999-06-15 윤종용 무선전화기에서 수소전지/카드뮴전지를 공용하여 사용할 수 있는 충전방법
US5818204A (en) 1996-12-20 1998-10-06 Ericsson Inc. Battery charging methods and apparatuses
US5764035A (en) * 1996-09-23 1998-06-09 Ericsson Inc. System and method for automatically enabling rapid charging of a battery in a portable phone
US5859481A (en) 1996-10-29 1999-01-12 Ericsson Inc. Auxiliary battery sensor switch
US5734252A (en) 1996-12-20 1998-03-31 Ericsson, Inc. Method and apparatus for charging a battery of an electronic device using an intelligent external charger
US5838789A (en) 1996-12-30 1998-11-17 Ericsson Inc. S-shaped flip cellular telephone
US5990664A (en) * 1998-03-30 1999-11-23 Eveready Battery Company, Inc. Process and apparatus for modulating terminal voltage of battery

Also Published As

Publication number Publication date
HK1046784A1 (en) 2003-01-24
KR20020003377A (ko) 2002-01-12
MY127021A (en) 2006-11-30
US6194874B1 (en) 2001-02-27
KR100859402B1 (ko) 2008-09-22
JP2002539756A (ja) 2002-11-19
HK1046784B (zh) 2008-08-01
WO2000055957A1 (en) 2000-09-21
AU3990600A (en) 2000-10-04
CN100342612C (zh) 2007-10-10
JP4246399B2 (ja) 2009-04-02
EP1163713A1 (en) 2001-12-19
CN1350713A (zh) 2002-05-22
BR0009082A (pt) 2002-01-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0009082B1 (pt) Processo para carregar uma bateria e aparelho para carregar uma célula de bateria
US8120324B2 (en) Method and apparatus to provide battery rejuvenation at or near resonance
TW309669B (pt)
US6137265A (en) Adaptive fast charging of lithium-ion batteries
JP3216133B2 (ja) 非水電解質二次電池の充電方法
US6456042B1 (en) Method and apparatus for charging batteries at reduced overcharge levels
US11063306B2 (en) Lithium-ion battery cut-off voltage adjustment
US6025699A (en) Self discharge of batteries at high temperatures
US20110037439A1 (en) Increasing energy density in rechargeable lithium battery cells
JP3823503B2 (ja) 二次電池の充電制御方法およびその充電装置
WO2002045238A2 (en) Life cycle charging for batteries
US7548041B2 (en) Power management circuit and methodology for battery-powered systems
US11190039B2 (en) Method of charging battery and system using the same
KR20190125824A (ko) 이차 전지 테스트 장치 및 방법
US6326769B1 (en) Limitation of power dissipation in Li battery
JP2001145274A (ja) 充電装置を備えた携帯機器
EP2437139A1 (en) Power management method and apparatus
JPH09117075A (ja) リチウムイオン2次電池の充電方法
JP4331473B2 (ja) 鉛蓄電池の充放電制御装置及び充放電制御方法
JPH11146570A (ja) 2次電池の制御装置、2次電池の制御装置を備えた電池パック及び2次電池の制御方法
JP3208786B2 (ja) 電池充電装置
JP3585086B2 (ja) リチウムイオン二次電池の充電装置
CN110676898A (zh) 待充电设备
JP3809923B2 (ja) 太陽電池用充電装置
KR100536216B1 (ko) 배터리 팩의 충전 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/08/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 20A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: MANUTENCAO DA EXTINCAO - ART. 78 INCISO IV DA LPI