PT99815B - Aparelho proprio para encher uma cavidade comprida e estreita com um material em particulas finas - Google Patents

Aparelho proprio para encher uma cavidade comprida e estreita com um material em particulas finas Download PDF

Info

Publication number
PT99815B
PT99815B PT99815A PT9981591A PT99815B PT 99815 B PT99815 B PT 99815B PT 99815 A PT99815 A PT 99815A PT 9981591 A PT9981591 A PT 9981591A PT 99815 B PT99815 B PT 99815B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cavity
gas
opening
orifice
filled
Prior art date
Application number
PT99815A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99815A (pt
Inventor
Bart Joseph Zoltan
William Francis Bouley
Donald Robert Miller
Original Assignee
American Cyanamid Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by American Cyanamid Co filed Critical American Cyanamid Co
Publication of PT99815A publication Critical patent/PT99815A/pt
Publication of PT99815B publication Critical patent/PT99815B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B1/00Packaging fluent solid material, e.g. powders, granular or loose fibrous material, loose masses of small articles, in individual containers or receptacles, e.g. bags, sacks, boxes, cartons, cans, or jars
    • B65B1/04Methods of, or means for, filling the material into the containers or receptacles
    • B65B1/16Methods of, or means for, filling the material into the containers or receptacles by pneumatic means, e.g. by suction
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65BMACHINES, APPARATUS OR DEVICES FOR, OR METHODS OF, PACKAGING ARTICLES OR MATERIALS; UNPACKING
    • B65B1/00Packaging fluent solid material, e.g. powders, granular or loose fibrous material, loose masses of small articles, in individual containers or receptacles, e.g. bags, sacks, boxes, cartons, cans, or jars
    • B65B1/30Devices or methods for controlling or determining the quantity or quality or the material fed or filled

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Basic Packing Technique (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Manufacturing Of Electric Cables (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)
  • Formation And Processing Of Food Products (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)

Description

O presente invento diz respeito a um aparelho que é próprio para ' encher com um material finamente pulverizado uma cavidade ou um furo comprido e estreito (3) que apresenta uma abertura (5) relativamente pequena. 0 aparelho tem como caracteristica mais importante possuir uma abertura de déscarga (4) com um determinado afastamento (G) da abertura (5) da cavidade ou furo (3) que se pretende encher por meio duma corrente de gas carregado com partículas que é orientada em direcção àquela
I abertura, pelo que deste modo, quando o aparelho está em funcionamento, o material em pó atravessa o espaço (G) entre os orifícios e entra para dentro da cavidade (3) a encher em consequência da sua inércia, enquanto que o gás se escapa através do espaço entre os dois orifícios.
ϊ
ANTECEDENTES DO INVENTO
1. CAMPO DE APLICAÇÃO DO INVENTO
O invento diz respeito a um aparelho de enchimento, em particular um aparelho para encher com um material finamente pulverizado uma cavidade comprida e estreita com uma abertura relativamente pequena.
2. DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
É desejável administrar a um paciente um material farmacologicamente activo sobre a forma de um pó finamente pulverizado. Por exemplo, anti-asmãticos e outras drogas têm sido administrados via inalação oral com dispositivos do tipo administrador. Um problema com a administração de matérias finamente pulverizadas consiste · em ser frequentemente necessário encher repetida e cuidadosamente cavidades compridas e estreitas que fazem parte do aparelho administrador com uma quantidade de material medido com uma dosagem unitária.
No que respeita a este assunto foi recentemente desenvolvido (U.S. 5000886) um aparelho e um método para administrar | um agente terapêutico antibiótico sob a forma de um sólido finamente pulverizado para a cavidade periodontal de um paciente que sofre de uma doença periodontal. 0 aparelho inclui uma ponta estreita suficientemente pequena para se ajustar á bolsa periodontal. 0 agente terapêutico em pó é colocado dentro de um orifício estreito localizado na referida ponta e administrado dessa ponta para a bolsa periodontal.
Tem-se verificado ser uma tarefa difícil o enchimento do estreito orifício do aparelho administrador periodontal com a
quantidade apropriada do agente terapêutico em pó, devido à pequena abertura através da qual o agente tem que entrar e do orifício que tem de ser cheio ser relativamente longo e estreito. Além disso, devido ao facto de ter que ser fornecida à bolsa periodontal uma dose medida do agente terapêutico, o aparelho administrador tem que ser cheio de um modo preciso e repetitivo.
Uma forma conhecida de encher um cilindro, tal como um cartucho, com um material em pó, tal como a pólvora numa arma, implica colocar o pó num funil e permitir que a gravidade o | alimente através do tubo do funil para dentro do cartucho. Este método não será eficaz para encher o aparelho administrador periodontal acima descrito, porque o espaço a encher é muito estreito para permitir que as partículas fluam através dele pela força da gravidade. Além disso, o agente terapêutico é higroscópico, pelo que ele não flui com regularidade.
Uma outra forma de encher um orifício longo e estreito, tal como o do aparelho administrador periodontal, inclui juntar um montículo de põ, calcando o orifício repetidamente sobre o montículo, até que o peso desejado de medicamento tenha sido adicionado ao peso do administrador. Este método, contudo, leva muito tempo e é impreciso.
É deste modo um objectivo do presente invento proporcionar um aparelho capaz de encher uma cavidade comprida e estreita que tenha uma abertura relativamente pequena com um material finamente pulverizado. É um outro objectivo deste invento proporcionar um aparelho capaz de encher com precisão uma cavidade longa e estreita de um aparelho administrador do referido material com uma quantidade de dosagem unitária de material em pó, farmacologicamente activo.
SUMÁRIO DO INVENTO ' ·O invento proporciona um aparelho de enchimento para um administra e encher uma cavidade comprida e estreita com uma abertura relativamente estreita com um material finamente pulverizado, aparelho este que tem uma abertura de descarga com um orifício que fica posicionado de forma a apontar para a abertura da cavidade a encher, mas afastado da abertura da cavidade com um determinado afastamento; os meios para manter em suspensão o material finamente pulverizado numa corrente de gás em movimento e descarregar a corrente de gás através do orifício da abertura de descarga, pelo que à medida que a corrente de gas que tem em suspensão o material em pó é descarregada através do orifício da abertura de descarga, o pó vence o afastamento entre os dois orifícios e enche a cavidade enquanto que o gás se escapa através do espaço criado entre os dois orifícios. 0 afastamento entre a abertura de descarga e a abertura da cavidade a encher será uma distância menor ou igual a duas vezes a dimensão do orifício da abertura de descarga, de preferência essa distância é de cerca de 0,2 a 2 vezes a dimensão do orifício da abertura de descarga. Uma vez que a densidade do pó é tipicamente muito maior do que a do gás, o gás pode facilmente mudar de direcção e escapar-se através do afastamento entre os dois orifícios, contudo, o pó que é mais denso, continua por causa da sua inércia entrando para dentro da cavidade comprida e estreita. Para que a cavidade possa ser cheia a sua extremidade mais afastada tem que estar obstruída. Na eventualidade do dispositivo a encher ser um pequeno tubo, a extremidade mais afastada da cavidade poderá ser temporariamente obstruída até que o enchimento esteja completo. Quando a cavidade é cheia atê à sua total capacidade o excesso do pó sai automaticamente através do espaço de afastamento entre os dois orifícios, e pode ser aproveitado para ser reutilizado se assim se pretender. No caso do presente invento o pó é aproveitado porque se
trata de um pó de um produto farmacêutico o qual é valioso, pelo que deve ser considerado como tal.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 representa num desenho a abertura de descarga, o afastamento entre os orifícios e a cavidade a encher.
A Figura 2 é um diagrama de blocos dos elementos de controlo do sistema.
A Figura 3 representa num desenho um modelo de realização do aparelho de enchimento de acordo com o presente invento.
A Figura 4 ê uma vista detalhada do colector do conjunto do injector.
A Figura 5 é uma vista em pormenor do invólucro da injector.
A Figura 6 representa num desenho um administrador que ê cheio com um aparelho de acordo com o presente invento.
I A Figura 7 mostra um histograma dos pesos de enchimento com um pó farmacêutico, no qual os pesos objectivos eram de 4,5 miligramas.
A Figura 8 representa num desenho um modelo de realização de um administrador em pó de doses unitárias múltiplas do tipo útil para medicamentos que podem ser administrados por meio de inalação oral.
A Figura 9 representa num desenho .um outro modelo de realização de um aparelho de enchimento de acordo com o presente invento.
DESCRIÇÃO DOS MODELOS DE REALIZAÇÃO PREFERENCIAIS aparelho de enchimento característico do presente invento é particularmente apropriado para encher com um material finamente pulverizado uma cavidade comprida e estreita, que tenha uma a abertura relativamente pequena. Para este invento considera-se estreita uma abertura com um largura ou diâmetro de cerca de l milímetro ou menor, e comprido considera-se cerca de sete milímetros de comprimento. A cavidade a encher pode ter qualquer forma na sua secção transversal e pode incluir por exemplo formas como a quadrada, a rectangular, a esférica, ou qualquer forma irregular. A cavidade não necessita ter uma secção transversal uniforme. Para este invento, considera-se uma abertura relativamente pequena a que tiver cerca de um milímetro ou menos na largura ou diâmetro ou mais pequena. Tal como a cavidade a abertura pode ter também várias formas.
invento ê particularmente apropriado para o enchimento de vários dispositivos administradores para administrar sob a forma de doses unitárias de materiais activos farmacologicamente. Ainda a este respeito, é sabido que o material tem que ser acondicionado na cavidade do dispositivo administrador de forma a que possa ser administrado a partir dela. 0 aparelho do presente invento é apropriado de forma única para este tipo de enchimentos em que o material em pó não é embalado de forma demasiado estanque devido ao facto de ele ser transportado por meio de uma corrente de gás. Além disso, a este respeito, ter-se-à de considerar que as cavidades cilíndricas são particularmente adaptadas para serem cheias por meio do presente aparelho porque a forma
1' ?< 2
X / cilíndrica para os êmbolos e cilindros proporciona volumes e secções transversais reprodutíveis para a administração. Os êmbolos cilíndricos também são bem adaptados para fazer a administração de todo o material sem deixar nada para trás nos cantos, etc. Na eventualidade de uma cavidade ter mais do que uma abertura, todas menos uma devem ser temporariamente obstruídas durante a operação de enchimento ou de outra modo as partículas transportadas pela corrente de gás sairiam através das outras aberturas e a cavidade não seria cheia. Essa obstrução temporária pode ser facilmente removida e esses items tais como pequenos tubos ficam cheios.
aparelho para enchimento do presente invento é particularmente apropriado para o enchimento de todos os tipos de materiais sólidos finamente pulverizados tais como materiais em pó farmacologicamente activos. Entre os agentes farmacologicamente activos que podem ser finamente pulverizados e este modo serem apropriados para o enchimento por meio do aparelho deste invento estão os peptideos e as proteínas. Exemplos específicos destas últimas são os seguintes: factor natriurético aéreo, factor de necrose tumoral, oxitocina, vasopressina, hormona adrenocorticotrópica (ACTH), factor de crescimento epidérmico, triocidinas, gramicidinas, renina, bradiquinina, angiotensinas, enctorfinas, encefalinas, calcitonina, calcitonina de salmão, secretina, factor relacionado com o gene de calcitonina, factor de plasminogénio de tecido, factor plasminogénio do rim, colecistoquinina, factor inibidor de melanócitos, hormona de estimulação de melanócitos, neuropeptídeo y, factor de crescimento dos nervos, muramil-dipeptídeo, timopoietina, hormona de crescimento humano, hormona do crescimento porcino, pentemedina sódica, hormona de crescimento bovino, insulina, hormona de libertação de tirotropina (TRH), arogastrona, pentagastrina, tetragastrina, gastrina, interferões, glucagona, somatostatina, prolactina, superoxida-dismutose,
hormona de libertação da hormona de luteinizaçãò (LHRH), H-5-Oxo-Pro-His-Trp-Ser-Tir-DTrp-Leu-Arg-Pro-Gli-NH2, H-5-0xo-Pro-His-Trp-Ser-Tir-3-(2-Naftil)-D-alanil-Leu-Arg-Pro- -Gli-NH2, factor de libertação da hormona de luteinizaçãò (suíno), 6-(0-(1,1-dimetiletil)-D-serina)-10-desglicinamida-2- (aminocarbonil) hidrazida (9CI), factor de libertação da hormona de luteinizaçãò (suíno), 6-(0-(1,1-dimetiletil)-D-serina)-9-(N-etil-L-prolinamida)- -10-desglicinamida-(9CI), factor de libertação da hormona da luteinizaçãò (suíno), 6-D-leucina-9-(N-etil-L-prolinamida)-10-desglicinamida-(9CI) e análogos sintéticos e modificados e seus fragmentos farmacologicamente activos e seus sais farmacologicamente aceitáveis.
Outras classes de compostos adequados para o enchimento com o presente aparelho incluem: penicilinas, inibidores de betalactamase, cefalosporinas, quinolonas, antibióticos aminoglicosídicos (gentamicina, tobramicina, canamicina, amicacina), estradiol, noretisterono, norecindrona, progesterona, testosterona, amcinononida, acromicina, tetraciclinas (doxiciclina, minociclina, oxitetraciclina, tetraciclina, clorotetraciclina, demeclociclina, metaciclina), clindamicina, Vitamina B-12, anestésicos (procaína, tetracaína, lidocaína, mepivacaína, etidocaína), mitoxantrona, bisantreno, doxorubicina, mitomicina C, bleomicina, vinblastina, vincristina, citosina, arabinósido, ARA-AC, actinomicina D, daunomicina, benzoil-hidrazona de daunomicina, mostardas de azoto, 5-azacitidina, leucovorina cãlcica, compostos cis-platina, 5-fluorouracil, metotrexato, aminopterina, maitansina, melfalano, mecaptopurinas, metil CCNU, hexametilmelamina, ectopósido, hidroxiureia, levamisole, mitoquanzona, misonidazole, pentostatina, teniposide, tiocuanine, diclorometo-trexato, cloprotixeno, molindona, loxapina, haloperidol, clorpromazina, triflupromazina, mesoridazina, tioridazina, tiodixeno, e os sais farmaceuticamente aceitáveis dos compostas anteriormente referidos, hidromorfona, oximorfona, levorfenol, hidrocodona, oxcodona, nalofina, naloxone, naltrexone, buprenorfina, butorfenol, nalbufina, mepridina, alfaprodina, anileridina, dipenoxilato, fentanilo e os sais farmaceuticamente aceitáveis dos compostas anteriormente referidos. Os compostos anteriormente referidos podem ser utilizados sob a forma de pós finamente pulverizados, com dimensões de cerca de 0,5 micron ou maiores. Contudo, chama-se a atenção para que os materiais poderão não ter tão grandes dimensões a fim de assegurar a sua suspensão numa corrente de gãs em movimento. Além disso, entre os materiais utilizáveis incluem-se os produtos farmacêuticos micro-encapsulados do tipo descrito na patente US 5000886. Estes materiais micro-encapsulados têm tipicamente dimensões de 20 a 120 micron de diâmetro, sendo apropriados para encher com o aparelho do presente invento.
É conveniente que o tipo de gás gue é utilizado para a suspensão das partículas de material sólido seja compatível com o material e no. caso dos produtos farmacêuticos deve assegurar os requisitos sanitários. A este respeito e tendo em mente a compatibilidade e os requisitos sanitários considera-se que pode ser utilizada uma larga variedade de gases, incluindo o ar, o azoto, o ar seco, o dióxido de carbono, o árgon e outros gases inertes. 0 ar seco ou o azoto serão preferíveis em ligação com partículas higroscópicas ou hidrófilas.
Fazendo referência â Eigura 1, a abertura de descarga (1) tem o orifício (4) com uma largura ou diâmetro (D) é posicionada de modo a apontar para a abertura (5) do dispositivo administrador (3) que tem a cavidade (2). A abertura (5) tem uma largura ou diâmetro (X). A abertura de descarga (1) está afastada da abertura (5) da cavidade (2) da distância (G). A largura ou o diâmetro (D) do orifício (4) da abertura de descarga tem que ser igual ou menor do que a largura ou diâmetro (X) da abertura (5)
da cavidade (2) a encher. Em determinadas circunstâncias, como por exemplo quando os orifícios das aberturas de descarga ou aberturas da cavidade têm formas diferentes ou irregulares, será conveniente que a forma da abertura de descarga se adapte à forma da abertura da cavidade. Se a largura ou diâmetro do orifício (4) da abertura de descarga exceder a largura ou diâmetro (X) da cavidade (2), a maior parte do material em partículas em suspensão na corrente de gás passará ao lado do dispositivo (3) e não entrará para a cavidade (2) . 0 orifício (4) da abertura de descarga (1) e a abertura (5) do dispositivo (3) estão separados por uma distancia identificada por (G) . Determinou-se que um afastamento que não seja maior do que duas vezes a largura ou o diâmetro (D) do orifício (4) satisfaz este critério. É preferível que haja um afastamento (G) entre os orifícios de 0,2 a 2 vezes a largura ou diâmetro (D). 0 afastamento (G) deverá ser suficientemente grande de modo a que o gás se possa escapar mas não deverá ser tão grande que as partículas do material não possam ser arrastadas pela corrente de gás e não vencendo assim o afastamento entre os orifícios.
No modelo de realização do aparelho aqui descrito e fazendo referencia às Figuras 2-4, o orifício da abertura de descarga tem um diâmetro de 0,038 polegadas e o afastamento é de 0,01 polegadas.
Será conveniente que o material em pó possa ser suspenso numa corrente de gãs em movimento por meio de um qualquer número de dispositivos semelhantes ao dispositivo de Venturi aqui descrito com mais pormenor ou num suporte fluidificado ou em qualquer outro dispositivo no qual resulte a suspensão das partículas de material numa corrente de gás em movimento. Contudo, o dispositivo deverá em particular, ser capaz de manter em suspensão uma quantidade suficiente de partículas de modo a
encher rápida e eficientemente a cavidade pretendida mas de modo a não permitir que demasiadas partículas permaneçam em suspensão obstruindo dessa forma a abertura de descarga. A este respeito, dir-se-à por exemplo, que o caudal de gás através de um dispositivo tal como o Venturi, pode ser regulado de modo a manter uma quantidade apropriada de partículas em suspensão na corrente de gás.
Um modelo de realização do aparelho de enchimento inclui um recipiente para conter o material em pó para o enchimento, uma fonte de gãs (de preferência ar seco ou azoto), um regulador para proporcionar o caudal em volume pretendido, um conjunto de injectores com Venturi para fazer a descarga do gás e arrastar o pó na corrente de gás. Opcionalmente poderá haver um colector para o fluxo excedente para guardar o pó que estava em excesso em relação ou volume que se pretendia encher na cavidade.
Fazendo referência à Figura 2, uma fonte de alimentação (10) ê regulada por meio do regulador (15) antes da sua ligação a uma válvula pneumática (20) de controlo por solenoide. Quando a válvula pneumática (20) é activada por meio de uma fonte normal de corrente (25) a 115 volt, abre-se uma válvula de controlo por solenoide, permitindo que o gãs flua através do tubo (30) a fim de encher o sistema. Uma vez que para o funcionamento do invento só é preciso um curto sopro do gãs, está montado um relé temporizado (35) a fim de limitar a menos de um segundo o tempo em que a válvula pneumática de controlo por solenoide está aberta. Não é um requisito que a fonte de gás tenha de ser por impulsos, mas é preferível, a fim de evitar uma excessiva compressão do material finamente pulverizado. 0 fecho do relé temporizador (35) é iniciado pela activação do fecho de um comutador de pé do comutador (40) .
•S
V / sistema de enchimento mostra-se em grande pormenor na Figura 3. A fonte de alimentação do sistema (30) mostra-se em ambas as Figuras 1 e 2. A fonte de alimentação de gás está ligada ao conjunto do injector de Venturi (45) utilizando um acessório pneumático normalizado (50). No conjunto do injector de Venturi (45), o gás entra através de um colector (55) que se mostra em ambas as Figuras 3 e 4. Fazendo referência à Figura 4, um tubo de alimentação do pó (60) passa através do colector, e actua como espinha dorsal do conjunto do colector. O colar (65) permite que o gás entre no conjunto do colector através da abertura (70) e passe através do plenum (75), e saia através dos orifícios (80) na placa perfurada (85) . Desta forma, o gás é descarregado através de uma multiplicidade de orifícios e envolverá o tubo de alimentação (60) do pó.
A fonte de alimentação de gás (30) na Figura 3 divide-se por meio de um acessório em tê (90) a fim de alimentar tanto o conjunto do injector (45) como o alimentador de pó (95), e mais especificamente o espaço acima do pó que é identificado por (100). No modo de funcionamento pulsado, pressurizando a fonte de alimentação do pó, o pó começa a ser alimentado muito rapidamente. Sem esta pressão tendencial (bias pressure), levaria vários segundos para que o efeito de Venturi produzi-se um fluxo com potência útil. 0 tubo de alimentação (110) está imerso no pó (105) e passa através do conjunto do colector para dentro do conjunto do injector (45).
A Figura 5, mostra o invólucro (115) do injector. A alimentação de gás entra através da abertura cilíndrica (120), e o colector é instalado pela abertura (125). O pequeno orifício cilíndrico a encher será colocado no suporte cilíndrico (130), e o excedente do fluxo do pó, se houver algum, escapar-se-à através da conduta (135) para o excesso de fluxo.
Em utilização, o gás depois de sair do injector (80) é constrangido a passar através da área estrangulada (140) do Venturi que é constituída pela passagem do tubo de alimentação de gás (60) para o colector (115). Em consequência da velocidade do gás ser maior através do Venturi (140), a pressão nesta área é fortemente reduzida.
Esta ãrea de baixa pressão puxa o pó (105) através do tubo (110) fazendo a mistura do pó com o gás, sendo a mistura de gás e pó descarregada através da abertura de descarga (131). Em utilização, tal como se mostra na Figura 3, o dispositivo de alimentação que tem a cavidade a encher é suportado no suporte (130) do invólucro do injector (115).
Para o funcionamento deste dispositivo o afastamento entre os orifícios (G) é crítico. A conduta para o excesso de fluxo (135) permite que o excedente do gás e do material em pó se escapem durante o processo de enchimento. Em funcionamento, o pó é comprimido em consequência da velocidade da mistura de gás e pó dentro da cavidade do dispositivo de alimentação (145), mas a baixa densidade do gás permite-lhe mudar de direcção e sair através do espaço (G) entre os orifícios e pela conduta de excesso de fluxo (135).
>
Alguma quantidade do põ irã misturada com o gás em excesso, e será transportada para dentro do recipiente colector (150). A fim de evitar o aumento da pressão no recipiente colector do excesso de fluxo (150), proporciona-se um ventilador para a atmosfera (155). Se não houvesse esse ventilador atmosférico no recipiente colector (150) do excesso de fluxo, a pressão iria subindo nesse recipiente. Sem este ventilador a pressão iria subindo no recipiente colector de fluxo em excesso e ela acabaria por atingir uma pressão gue igualaria a pressão utilizada para
mover o gás. Uma vez atingido esse ponto ' deixaria de haver diferencial de pressões, e conseguentemente a pressão necessária para que se produzisse o movimento. A fim de evitar que o meio ambiente seja contaminado pelo pó a encher, há um filtro (160) no recipiente colector do excesso de fluxo para evitar que o pó se escape, e permitir também a recuperação do põ nas aplicações em que o material em pó é valioso.
Fazendo referência â Figura 6, o administrador (200) é composto de duas partes, um cilindro (210) e um êmbolo (220). Num modelo preferencial de realização, são medidos para dentro do administrador (200) exactamente 4,5 miligramas de material farmacologicamente activo. No bloco (240) é montado um micrõmetro (230) cuja penetração pode ser modificada de modo gue quando o cilindro do micrómetro é rodado, o pino (235) move-se para a dentro ou para fora dependendo do sentido em que se rodar o cilindro do micrómetro. 0 pino (235) é dimensionado de modo a poder entrar facilmente no cilindro (210) do administrador. Em funcionamento, o êmbolo (220) é descomprimido, e então o conjunto do administrador é enfiado pelo pino (235) de modo a definir uma posição fixa e repetitiva do êmbolo (220) no cilindro (210). Se a quantidade de material a medir é sempre fixa, não é necessário utilizar o ajustamento do micrómetro, pelo que ele pode ser substituído por um pino de comprimento fixo.
O modelo de realização representado nos desenhos das Figuras l a 6 foi ensaiado a fim de determinar o cuidado e a precisão do enchimento da cavidade (250) do administrador (200). A Figura 6, mostra um histograma típico dos pesos de enchimento de aproximadamente 5400 enchimentos.
No eixo dos XX do histograma estão representados os pesos dos 5400 enchimentos do administrador periodontal com o antibiótico minociclina. Os pesos resultantes do enchimento estão divididos, para os fins de apresentação, em 14 barras, de 3,9 a 5,2 miligramas com incrementos de 0,1 miligramas. No eixo dos YY do histograma está representado o número de enchimentos do administrador cujo peso de enchimento correspondente está indicado no outro eixo.
É evidente que os pesos de enchimento estão dentro de uma gama apertada. Especificamente, o peso médio de enchimento é de 4,5 miligramas (que era o peso de enchimento objectivo), com um desvio padrão de 0,19 miligramas. A percentagem de 4,22 do desvio padrão é aceitável para as aplicações farmacêuticas.' aparelho descrito nesta aplicação pode também ser utilizado para encher outros dispositivos de administração medicinal que fornecem pós para serem inalados para os pulmões. Especificamente, certos medicamentos são mais eficientes quando aplicadas directamente nos pulmões do paciente. Os exemplos incluem os medicamentos contra a obstrução reversível das vias respiratórias tais como a asma, medicamentos para controlar as doenças ou infecções pulmonares, quaisquer medicamentos para combater as infecções oportunistas dos pulmões que tendem a infectar o paciente com anticorpos do vírus HIV (SIDA). Os exemplos também incluem produtos polipeptídeos da biotecnologia.
Polipeptídeos congelados a seco podem ser administradas pela via pulmonar de administração. Estes produtos rDNA são muito potentes, e as dosagens requeridas têm de ser rigorosamente pequenas. O aparelho do invento é capaz de medir com rigor os pequenos volumes de medicamentos em pó que se têm de introduzir dentro do administrador a fim de os utilizar posteriormente.
A Figura 8 mostra um aparelho para armazenar doses múltiplas de material em pó e que é útil nos dispositivos de administração médica para administrar medicamentos para os pulmões. É constituído por uma placa de suporte (800), feita de preferência de plástico ou papel, que tem um meio de montagem (810), que estã representado como sendo um furo mas que pode ser qualquer outro meio prático de fixação, e que também tem um ou mais dispositivos semelhantes a um tubo estreito (820a a 820n) para receber uma ou várias dosagens do medicamento. O invento pode ser utilizado para encher com medicamentos esses dispositivos semelhantes a tubos. Os dispositivos têm de ser feitos de um material que possa ser facilmente perfurado ou partido, de modo a que o conteúdo completo de um dispositivo esteja disponivel para o tratamento. O número destes dispositivos depende da decisão do projectista, mas pode facilmente variar entre uma e trinta dosagens. O aparelho do presente invento pode ser utilizado para encher um dispositivo de cada vez, tendo sido tomadas previdências para a selagem do dispositivo uma vez cheio, e fazendo então com que, na operação seguinte a placa de suporte (800) apresente a posição seguinte, por exemplo a (800b) ao aparelho de enchimento.
Nesta alternativa é prático construir um aparelho de acordo com o presente invento com múltiplos Venturi, e múltiplas fontes e afastamentos entre os orifícios, de modo a que todos os dispositivos da placa (800) sejam cheios ao mesmo tempo.
A Figura 9 é uma modificação do aparelho de enchimento da Figura 2 adaptado para encher o dispositivo de administração (820a) em vez de encher o pequeno furo cilíndrico. O invólucro (115) do injector é modificado de modo a que a abertura (130) que se mostra na Figura 4 seja substituída por uma ranhura (900). A placa de suporte (800) está apta a rodar em torno do eixo (910),
de modo a apresentar os dispositivos (810a), (810b), (810c), etc diante da abertura de descarga.

Claims (7)

  1. ia. - Aparelho próprio para encher uma cavidade comprida e estreita com um material em partículas finas, tendo a referida cavidade uma pequena abertura, caracterizado por o referido aparelho compreender:
    a) uma abertura de descarga que tem um orifício que estã posicionado de forma a apontar para a abertura da cavidade a encher mas afastado dela uma determinada distância de modo a definir um espaço entre os dois orifícios; e
    b) uns meios próprios para em suspensão numa corrente de corrente de gãs carregado com manter o material em partículas gás em movimento e lançando a partículas através do referido orifício da referida abertura de descarga, pelo que depois da referida corrente de gãs ter atravessado o referido orifício, o referido material em suspensão se move para dentro da referida cavidade até que a referida cavidade fique com a sua capacidade totalmente preenchida com o referido material, permitindo que o referido gás seja evacuado através do referido espaço resultante do afastamento entre os dois orifícios.
  2. 2â. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido orifício ter uma largura ou diâmetro igual ou menor do que a abertura da cavidade a encher.
  3. 3 â. - Aparelho terizado por o referido maior do que duas vezes orifício de descarga.
    de acordo com a reivindicação 1, caracafastamento entre os orifícios não ser a largura ou o diâmetro da abertura do carac43. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, terizado por os referidos meios próprios para manter o material em partículas na referida corrente de gás compreender:
    a) uma fonte de gãs;
    b) uns meios próprios para descarregar o referido gás através de um Venturi;
    c) uma fonte de material em partículas; e
    d) uns meios próprios para fazer a ligação pneumática entre a referida fonte de material em partículas e o referido Venturi.
    53. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os referidos meios para manter o material em partículas em suspensão compreenderem um suporte fluidificado.
    63. - Aparelho de acordo com a reivindicação lz caracterizado por ter também um sistema de recuperação do material em partículas que compreende:
    a) um invólucro que tem um elemento espesso no gual a referida abertura de desearga e a referida abertura da referida cavidade estão localizadas; e
    b) um recipiente colector que estã ligado pneumaticamente ao referido elemento espesso estando o referido recipiente colector apenas em comunicação com a atmosfera através de um filtro impermeável ao referido pó.
  4. 7^. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido gás compreender o ar, o azoto ou o dióxido de carbono.
  5. 8a. - Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido material em partículas compreender uma composição farmacêutica.
  6. 9a. - Aparelho de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a referida composição farmacêutica compreender a minociclina.
    I
  7. 10a. - Aparelho de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a referida fonte de gãs fornecer o gás por impulsos durante um período de tempo suficiente para encher a referida cavidade.
    lia. - Método de enchimento próprio para encher com um material finamente pulverizado uma cavidade que tem uma abertura, caracterizado por compreender as seguintes operações:
    a) promover a suspensão do referido material finamente pulverizado numa corrente de gãs em movimento; e >
    b) efectuar a descarga das partículas transportadas pela corrente de gás através de um orifício que aponta para a abertura da cavidade a encher mas de modo a haver um determinado afastamento entre os orifícios, pelo que após a descarga da referida corrente de gás o referido material em partículas se move para
    Ζ*·/
    -? :- ? λ ,,,-''' dentro da referida cavidade até que a referida cavidade esteja cheia e o referido gás se pode escapar pelo referido espaço entre os dois orifícios.
PT99815A 1990-12-21 1991-12-16 Aparelho proprio para encher uma cavidade comprida e estreita com um material em particulas finas PT99815B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US63245890A 1990-12-21 1990-12-21

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99815A PT99815A (pt) 1994-01-31
PT99815B true PT99815B (pt) 1999-02-26

Family

ID=24535607

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99815A PT99815B (pt) 1990-12-21 1991-12-16 Aparelho proprio para encher uma cavidade comprida e estreita com um material em particulas finas

Country Status (19)

Country Link
EP (1) EP0492088B1 (pt)
JP (1) JP3315140B2 (pt)
KR (1) KR100227996B1 (pt)
AR (1) AR248107A1 (pt)
AT (1) ATE128684T1 (pt)
AU (1) AU645385B2 (pt)
CA (1) CA2058061C (pt)
DE (1) DE69113592T2 (pt)
DK (1) DK0492088T3 (pt)
ES (1) ES2080217T3 (pt)
FI (1) FI95117C (pt)
GR (1) GR3017652T3 (pt)
HK (1) HK1000316A1 (pt)
IE (1) IE73431B1 (pt)
IL (1) IL99967A (pt)
NO (1) NO306937B1 (pt)
NZ (1) NZ240793A (pt)
PT (1) PT99815B (pt)
ZA (1) ZA9110078B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4305879A1 (de) * 1993-02-26 1994-09-01 Pfeiffer Erich Gmbh & Co Kg Befüllvorrichtung zum Abfüllen in Magazinkammern
DE4446797A1 (de) * 1994-12-24 1996-06-27 Gema Volstatic Ag Injektorvorrichtung zur Beförderung von Beschichtungspulver
CN113171301B (zh) * 2021-03-20 2024-07-09 重庆赛维药业有限公司 一种普瑞巴林胶囊制备用的自动胶囊填充装置

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE623721A (pt) * 1961-10-19
US3656517A (en) * 1966-10-20 1972-04-18 Perry Ind Inc Powder filling machine and method
DE1561952A1 (de) * 1967-08-12 1970-04-02 Allen Transmatik Ltd Verfahren und Vorrichtung zum Fuellen eines Behaelter mit pulverfoermigem Gut
US3785568A (en) * 1972-07-05 1974-01-15 E Pfingsten Particulate material distributing means
US4133281A (en) * 1977-07-20 1979-01-09 Albro Fillers And Engineering Company Ltd. Vacuum charging of containers from bulk supply
DE3145017A1 (de) * 1981-02-27 1982-09-16 Gustav 8052 Moosburg König Pneumatische foerderanlage

Also Published As

Publication number Publication date
ES2080217T3 (es) 1996-02-01
EP0492088A1 (en) 1992-07-01
AU8998491A (en) 1992-06-25
NO915073D0 (no) 1991-12-20
CA2058061A1 (en) 1992-06-22
FI95117B (fi) 1995-09-15
FI916071A0 (fi) 1991-12-20
DE69113592D1 (de) 1995-11-09
NZ240793A (en) 1994-09-27
IE914491A1 (en) 1992-07-01
IL99967A (en) 1994-05-30
CA2058061C (en) 2002-12-17
NO915073L (no) 1992-06-22
IE73431B1 (en) 1997-06-04
FI916071A (fi) 1992-06-22
GR3017652T3 (en) 1996-01-31
KR920011530A (ko) 1992-07-24
FI95117C (fi) 1995-12-27
DE69113592T2 (de) 1996-05-30
IL99967A0 (en) 1992-08-18
EP0492088B1 (en) 1995-10-04
NO306937B1 (no) 2000-01-17
AU645385B2 (en) 1994-01-13
AR248107A1 (es) 1995-06-30
JP3315140B2 (ja) 2002-08-19
ATE128684T1 (de) 1995-10-15
DK0492088T3 (da) 1995-11-20
ZA9110078B (en) 1992-10-28
JPH04327101A (ja) 1992-11-16
KR100227996B1 (ko) 1999-11-01
HK1000316A1 (en) 1998-02-27
PT99815A (pt) 1994-01-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5222529A (en) Filling apparatus
JP6087887B2 (ja) 吸入器
ES2218674T5 (es) Sistemas, aparatos y métodos de llenado de polvo.
JP5108764B2 (ja) 薬剤格納システムを備えたスティック、並びに関連するキット、乾燥粉末吸入器および方法
RU2197998C2 (ru) Устройство для ориентирования и позиционирования удлиненного объекта для дозированной выдачи, ингалятор для сухих порошков
RU2393883C1 (ru) Простой ингалятор
JP2007530671A5 (pt)
BG64618B1 (bg) Метод и устройство за пълнене на прахове
ES2287045T3 (es) Sistema para tratar polvo empaquetado.
PT94195B (pt) Dispositivo para a administracao por inalacao de medicamentos
RU2004132859A (ru) Терапевтический сухой порошковый препарат
US20070221218A1 (en) Dry Powder Drug Containment System Packages with Tabs, Inhalers and Associated Methods
JPH05237189A (ja) 吸入器
JPS5819269A (ja) 投与薬剤吸入器
BG105377A (bg) Доставяне на аерозолен активен агент с модулиранаустойчивост на потока
PL307011A1 (en) Method of fluidising powdered drug to be administered by inhalation and apparatus for inhaling such drug
KR100857937B1 (ko) 흡입기 도우징 장치
PT99815B (pt) Aparelho proprio para encher uma cavidade comprida e estreita com um material em particulas finas
AU760167B2 (en) Powder feeding device
MXPA99001113A (en) Medicament carrier with agglomerated large medicament particles and related method of manufacture thereof
TH25418A (th) &#34;อุปกรณ์ที่ใช้กับจมูก&#34;
SI8211414A8 (sl) Inhalator z doziranjem

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930914

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981117

PD3A Change of proprietorship

Free format text: WYETH HOLDINGS CORPORATION US

Effective date: 20031117

TE3A Change of address (patent)

Free format text: AMERICAN CYANAMID COMPANY US

Effective date: 20031117

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20100517