PT99456B - Bomba de rotor de engrenagem - Google Patents

Bomba de rotor de engrenagem Download PDF

Info

Publication number
PT99456B
PT99456B PT99456A PT9945691A PT99456B PT 99456 B PT99456 B PT 99456B PT 99456 A PT99456 A PT 99456A PT 9945691 A PT9945691 A PT 9945691A PT 99456 B PT99456 B PT 99456B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rotor
hub
lobes
pump
tubular ring
Prior art date
Application number
PT99456A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99456A (pt
Inventor
Steve Hodge
Original Assignee
Concentric Pumps Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Concentric Pumps Ltd filed Critical Concentric Pumps Ltd
Publication of PT99456A publication Critical patent/PT99456A/pt
Publication of PT99456B publication Critical patent/PT99456B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04CROTARY-PISTON, OR OSCILLATING-PISTON, POSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; ROTARY-PISTON, OR OSCILLATING-PISTON, POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04C14/00Control of, monitoring of, or safety arrangements for, machines, pumps or pumping installations
    • F04C14/04Control of, monitoring of, or safety arrangements for, machines, pumps or pumping installations specially adapted for reversible machines or pumps
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04DNON-POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04D17/00Radial-flow pumps, e.g. centrifugal pumps; Helico-centrifugal pumps

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Rotary Pumps (AREA)
  • Details And Applications Of Rotary Liquid Pumps (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Measuring Or Testing Involving Enzymes Or Micro-Organisms (AREA)

Description

Va
Este invento refere-se a bombas do tipo compreendendo um rotor macho com n lóbulos, que está localizado internamente num anel tubular fêmea, tendo n+1 lóbulos e engrenado no mesmo. Estes dois formam um conjunto rotor de engrenagem, que é accionado, quer pelo anel tubular, quer pelo rotor, e os dois rodam relativamente um ao outro e em torno de eixos paralelos. É formada uma série de câmaras entre os lóbulos, e cada câmara prolonga-se entre duas linhas de contacto entre o rotor e o anel tubular. Estas linhas assentam geralmente nos picos, ou porções de raio máximo dos lóbulos do rotor, e movimentam-se ao longo do anel tubular, à medida que as partes rodam a velocidades diferentes. Por isso, as câmaras aumentam de tamanho, à medida que prosseguem de uma posição adjacente a um plano, contendo ambos os eixos, e adjacente ao ponto de total engrenamento entre um lóbulo macho e um recesso fêmea, entre lóbulos (ou vice-versa), em direcção a uma posição diametralmente oposta, num local onde apenas se encontram cristãs (porções de raio máximo) dos lóbulos, quer do rotor, quer do anel tubular. Este percurso é o curso de aspiração e o fluido é aspirado para as câmaras, à medida que as mesmas seguem este percurso, desde um acesso de entrada numa extremidade axial das câmaras.
De modo semelhante, à medida que as câmaras prosseguem o seu percurso, no lado oposto do dito plano, voltando para o seu ponto de partida, diminuem e expulsam fluido através de um segundo acesso ou saída.
Como já foi constatado, as bombas, do tipo mencionado nos dois parágrafos anteriores, são bem conhecidas e existem em muitas variantes.
Com os motores de combustão interna, a direcção de rotação do veio principal (por exemplo, o veio de manivelas do motor) é normalmente unidireccional devido às exigências de sincronização das válvulas e de sincronização da ignição e, por isso, uma bomba deste tipo, utilizada, por exemplo, como a bomba de óleo de
296
HGH/SB/F9397
-3lubrificação, e accionada a partir de um tal veio de manivelas é igualmente unidireccional. Mas com algumas máquinas rotativas, por exemplo, alguns tipos de compressores, a direcção da rotação não é importante e pode variar de um ciclo de funcionamento para outro. Se uma bomba de engrenagem for utilizada com uma tal máquina, o efeito na bomba da alteração de direcção de rotação é o de expulsar o fluido através da entrada, e aspirar através da saída: isto é, normalmente, inaceitável.
É, por isso, conhecido na arte anterior proporcionar meios para mudarem a excentricidade de um eixo de rotor de engrenagem em relação ao outro, de acordo com a direcção, em que o anel tubular ou o rotor são accionados. Normalmente, a mudança é de 180° no inverso, isto é, de um lado do eixo estacionário para o outro. Isto permite que as entradas e saídas permaneçam inalteradas e proporcionem fluxo unidireccional através da bomba, independentemente da direcção de accionamento reversível.
Foram avançados muitos esquemas diferentes, para provocarem a mudança automática. Assim, é conhecida a montagem do anel tubular num anel excêntrico que é, por sua vez, móvel angularmente numa cavidade de corpo de bomba, e a colocação de uma mola de lâmina entre o anel tubular e o anel excêntrico, de modo a criar uma resistência de atrito de arrastamento entre os dois. Quando o anel tubular roda numa direcção, este arrasta o anel excêntrico para uma posição contra a paragem e fixa, desse modo, a posição dos eixos. Quando a direcção de accionamento é invertida, a mola arrasta o excêntrico na direcção oposta e, deste modo, altera as posições dos eixos. As dificuldades com esta concepção são as perdas de potência causadas pela resistência de atrito de arrastamento, que é efectiva durante todo o funcionamento, embora só seja necessária durante o arranque, e o espaço adicional exigido para acomodar o componente adicional, isto é, o anel excêntrico.
Uma outra aproximação localizou o anel tubular num anel transportador, que é livremente articulado, e utiliza o anel transportador para mudar a posição das partes em relação a um
296
HGH/SB/F9397
-4veio de transmissão de modo a obter-se o resultado exigido mas, mais uma vez, são exigidos componentes extra e volume adicional e o funcionamento não é considerado fiável.
objectivo do presente invento é resolver o problema e proporcionar melhorias e, em particular, reduzir, quer o número de componentes necessários, quer o volume exigido.
De acordo com o invento, uma bomba compreende um rotor macho com n lóbulos, localizado num rotor fêmea tendo n+1 lóbulos e engrenado no mesmo, de modo a formarem uma série de câmaras entre os lóbulos, cada uma limitada pelas linhas de contacto entre os lóbulos de rotor e o anel tubular, caracterizada por o dito rotor ser apoiado rotativamente num cubo, que é cilíndrico em torno de um eixo principal e que está montado, para movimento articulado, em torno de um eixo excêntrico ao eixo principal e por serem proporcionados meios limitadores para controlarem a extensão do movimento articulado, de modo que nos limites do movimento, o dito eixo principal é deslocado de 180° em torno do eixo de excentricidade.
accionamento é, de preferência, transmitido pelo anel tubular, porque isto simplifica as coisas, mas é igualmente possível proporcionar accionamento ao rotor nas posições alternativas, ocupadas de acordo com a direcção de accionamento.
invento será agora descrito, mais em particular, com referência aos desenhos anexos, em que:
a figura 1 é uma vista em alçado por debaixo de um corpo de bomba para alojar um conjunto de bomba de engrenagem;
a figura 2 é uma vista em alçado e em corte do mesmo, mas com algumas partes removidas para maior clareza;
a figura 3 é uma concretização alternativa; e a figura 4 é uma vista em perspectiva de um excêntrico
296
HGH/SB/F9397
-5utilizado nas várias concretizações.
Voltando em primeiro lugar à figura 1, esta mostra os acessos de entrada e saída 10, 12, relativos à câmara circular limitada pela linha 14 que, em utilização, contém o anel tubular (não mostrado) do conjunto de rotor de engrenagem. Estes acessos têm comunicação com passagens de fluxo, que podem conduzir, por exemplo, a um acesso de entrada 16 e a um acesso de saída 18. Está igualmente indicado um eixo central 20, que é concêntrico com a superfície 14, e um corte 20 prolongando-se arqueadamente por cerca de 180 °, em torno do centro 20.
Na figura 2 é mostrado o anel tubular do conjunto de bomba 30, que está lobulado internamente com n+1 lóbulos e está ligado para accionamento por meio da projecção coaxial 32, que pode, por exemplo, ser engatada na extremidade de um veio de manivelas 34 por meio de planos ou uma chaveta e escatel. 0 rotor, não mostrado, tendo n lóbulos, está localizado internamente no anel tubular e tem um furo concêntrico apoiado rotativamente no cubo 36.
cubo é cilíndrico e tem um eixo principal. Por isso, o rotor roda em torno desse eixo, quando o anel tubular é accionado.
cubo 36 (ver igualmente a figura 4) está, na figura 2, apoiado rotativamente em torno da pino de fulcro 38, que é excêntrico em relação ao eixo principal do cubo, e este pino pode ser fixo, por exemplo, num encaixe de accionamento, num furo na parede de extremidade do anel tubular e/ou na face paralela do componente de tampa 40.
O pino limitador 42 é suportado pelo cubo 36.
Em funcionamento, o anel tubular é accionado, e este transmite movimento ao rotor, ainda que a uma velocidade diferente, de modo que o rotor gira no cubo 36. A diferença de pressão entre um lado e o outro da bomba, devido à direcção de rotação obriga o
296 ......^^////
HGH/SB/F9397 1' . / , ,.jíí ' ‘
-6- ώ cubo 36 a rodar em torno do pino de fulcro 38, até que o pino limitador 42 atinja uma ou outra extremidade do recesso 22 de acordo com a direcçao da diferença de pressão. Quando a direcção de rotação do anel tubular muda, o cubo 36 movimenta-se automaticamente em volta, para reposicionar o rotor e levar o pino limitador 42 de uma extremidade para a outra do recesso.
O arranjo da figura 3 difere apenas por o cubo 36 ser apoiado no pino de articulação 48, gue tem uma cabeça 50 e por o anel tubular ter meios de accionamento 52, engatando no veio de ressaltos, ou semelhante.
Deverá ser considerado pelos peritos da arte, que o pino 38 poderia ser construído integralmente com o cubo 36, através, por exemplo, de uma técnica de moldagem por pó. Bem como o pino 42. Alternativamente, poderiam ser utilizados meios de accionamento do anel tubular, proporcionando, por exemplo, o anel tubular com dentes de engrenagem externos e transmitindo movimento através de um trem de pinhões.
Alternativamente, o rotor pode ser accionado, munindo, por exemplo, o rotor com uma porção projectando-se através do corpo de bomba.

Claims (4)

1 - Bomba de rotor de engrenagem compreendendo um rotor macho com n lóbulos, localizado num rotor fêmea tendo n+1 lóbulos e engrenado no mesmo, de modo a formarem uma série de câmaras entre os lóbulos, cada uma limitada pelas linhas de contacto entre os lóbulos de rotor e o anel tubular, caracterizada por o dito rotor ser apoiado rotativamente num cubo, que é cilíndrico em torno de um eixo principal e que está montado, para movimento articulado, em torno de um eixo excêntrico ao eixo principal e por serem proporcionados meios limitadores para controlarem a extensão do movimento articulado, de modo que nos limites do movimento, o dito eixo principal é deslocado de 180° em torno do eixo de excentricidade.
2 - Bomba de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o dito cubo estar montado num pino de fulcro, fixo numa parede de extremidade do anel tubular.
3 - Bomba de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o dito cubo estar articulado num pino de fulcro fixo num componente de tampa, formando uma parede de extremidade da cavidade da bomba, contendo o conjunto de rotor de engrenagem.
4 - Bomba de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-3, caracterizada por o cubo suportar um pino limitador que corre numa abertura prolongando-se arqueadamente, entre encostos de extremidade para limitar o percurso de articulação do cubo.
PT99456A 1990-11-10 1991-11-08 Bomba de rotor de engrenagem PT99456B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB909024492A GB9024492D0 (en) 1990-11-10 1990-11-10 Gerotor pumps

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99456A PT99456A (pt) 1994-01-31
PT99456B true PT99456B (pt) 1999-02-26

Family

ID=10685204

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99456A PT99456B (pt) 1990-11-10 1991-11-08 Bomba de rotor de engrenagem

Country Status (20)

Country Link
US (1) US5334002A (pt)
EP (1) EP0486164B1 (pt)
KR (1) KR0144132B1 (pt)
AR (1) AR247276A1 (pt)
AT (1) ATE131908T1 (pt)
AU (1) AU644491B2 (pt)
BR (1) BR9107075A (pt)
CA (1) CA2095133A1 (pt)
DE (1) DE69115652T2 (pt)
DK (1) DK0486164T3 (pt)
ES (1) ES2080915T3 (pt)
FI (1) FI103067B1 (pt)
GB (2) GB9024492D0 (pt)
GR (1) GR3018762T3 (pt)
IE (1) IE66472B1 (pt)
IN (1) IN184605B (pt)
NZ (1) NZ240517A (pt)
PT (1) PT99456B (pt)
WO (1) WO1992008895A1 (pt)
ZA (1) ZA918663B (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6702703B2 (en) * 2001-01-18 2004-03-09 Dana Corporation Lubrication pump for inter-axle differential
US20160223068A1 (en) * 2015-02-02 2016-08-04 Caterpillar Inc. Modularized Idler Shaft

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE518583C (de) * 1926-12-29 1931-02-18 James Butler Tuthill Drehkolbenmaschine
FR1149821A (fr) * 1955-06-01 1958-01-02 Carrier Corp Pompe rotative à engrenage interne, à déplacement positif et automatiquement reversible
US3307480A (en) * 1964-09-01 1967-03-07 Carrier Corp Automatically reversible gear pump
US3478693A (en) * 1968-04-29 1969-11-18 Tuthill Pump Co Lobe gear pump
CS182087B1 (en) * 1976-04-22 1978-04-28 Jan Babak Reversible displacement pump
GB8324116D0 (en) * 1983-09-08 1983-10-12 Concentric Pumps Ltd Reversible unidirectional flow rotary pump

Also Published As

Publication number Publication date
WO1992008895A1 (en) 1992-05-29
NZ240517A (en) 1993-09-27
FI103067B (fi) 1999-04-15
IE66472B1 (en) 1995-12-27
DK0486164T3 (da) 1996-02-19
KR930702620A (ko) 1993-09-09
GB2251270B (en) 1994-05-18
US5334002A (en) 1994-08-02
IN184605B (pt) 2000-09-09
FI103067B1 (fi) 1999-04-15
FI932081A0 (fi) 1993-05-07
GB9024492D0 (en) 1991-01-02
ATE131908T1 (de) 1996-01-15
CA2095133A1 (en) 1992-05-11
ZA918663B (en) 1992-07-29
KR0144132B1 (ko) 1998-08-01
DE69115652D1 (de) 1996-02-01
AU8731791A (en) 1992-06-11
GR3018762T3 (en) 1996-04-30
AR247276A1 (es) 1994-11-30
GB2251270A (en) 1992-07-01
DE69115652T2 (de) 1996-05-15
ES2080915T3 (es) 1996-02-16
EP0486164A1 (en) 1992-05-20
IE913905A1 (en) 1992-05-20
FI932081A (fi) 1993-05-07
EP0486164B1 (en) 1995-12-20
GB9122620D0 (en) 1991-12-04
PT99456A (pt) 1994-01-31
BR9107075A (pt) 1993-09-14
AU644491B2 (en) 1993-12-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2871831A (en) Internal gear machines
US2236980A (en) Liquid pump or motor
EA022921B1 (ru) Роторно-поршневое устройство
GB2267949A (en) A device for altering the phase and lift of valves by moving a cam relative to its driving shaft
JPS6316595B2 (pt)
KR100289299B1 (ko) 진동식 피스톤 기관
US4019840A (en) Positive displacement vane type rotary pump
RU2142590C1 (ru) Гидравлический привод с переменной скоростью
JPS59501917A (ja) 無限可変流体圧伝動機
US3572985A (en) Rotary piston machine
PT99456B (pt) Bomba de rotor de engrenagem
EP0284393B1 (en) Hydraulic transmission
US5485725A (en) Continuously variable transmission
EP3586009B1 (en) Automotive liquid pendulum vane pump
PT91814B (pt) Bomba de rotor de engrenagens
JP3056292B2 (ja) 液圧流体のための内接歯車ポンプ
WO2019029788A1 (en) VALVE ASSEMBLY FOR CONTROLLING A CAMSHAFT SYNCHRONIZATION APPARATUS
JPS5941033B2 (ja) 可変容量型流体変換装置
CN113915509A (zh) 一种变排量转子机油泵
JP2748485B2 (ja) 可変バルブタイミング装置およびその作動流体供給装置
JPS6340949B2 (pt)
RU2072458C1 (ru) Вариатор скорости
DK158920B (da) Hydraulisk rotationsstempelmaskine
SU1184973A1 (ru) Роторна гидромашина
JP2019203433A (ja) 弁開閉時期制御装置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930816

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981109

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20020531