PT98798B - Dispositivo de actuacao na valvula de descarga de um autoclismo - Google Patents

Dispositivo de actuacao na valvula de descarga de um autoclismo Download PDF

Info

Publication number
PT98798B
PT98798B PT98798A PT9879891A PT98798B PT 98798 B PT98798 B PT 98798B PT 98798 A PT98798 A PT 98798A PT 9879891 A PT9879891 A PT 9879891A PT 98798 B PT98798 B PT 98798B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
valve
actuation
control device
actuation device
box
Prior art date
Application number
PT98798A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98798A (pt
Inventor
Peter Schmucki
Original Assignee
Geberit Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Geberit Ag filed Critical Geberit Ag
Publication of PT98798A publication Critical patent/PT98798A/pt
Publication of PT98798B publication Critical patent/PT98798B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03DWATER-CLOSETS OR URINALS WITH FLUSHING DEVICES; FLUSHING VALVES THEREFOR
    • E03D1/00Water flushing devices with cisterns ; Setting up a range of flushing devices or water-closets; Combinations of several flushing devices
    • E03D1/02High-level flushing systems
    • E03D1/14Cisterns discharging variable quantities of water also cisterns with bell siphons in combination with flushing valves
    • E03D1/142Cisterns discharging variable quantities of water also cisterns with bell siphons in combination with flushing valves in cisterns with flushing valves
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03DWATER-CLOSETS OR URINALS WITH FLUSHING DEVICES; FLUSHING VALVES THEREFOR
    • E03D1/00Water flushing devices with cisterns ; Setting up a range of flushing devices or water-closets; Combinations of several flushing devices
    • E03D1/02High-level flushing systems
    • E03D1/14Cisterns discharging variable quantities of water also cisterns with bell siphons in combination with flushing valves
    • E03D2001/147Cisterns discharging variable quantities of water also cisterns with bell siphons in combination with flushing valves having provisions for active interruption of flushing

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Sanitary Device For Flush Toilet (AREA)
  • Float Valves (AREA)
  • Self-Closing Valves And Venting Or Aerating Valves (AREA)
  • Mechanically-Actuated Valves (AREA)
  • Lifting Devices For Agricultural Implements (AREA)
  • Control Of Throttle Valves Provided In The Intake System Or In The Exhaust System (AREA)
  • Filling Of Jars Or Cans And Processes For Cleaning And Sealing Jars (AREA)
  • Valves And Accessory Devices For Braking Systems (AREA)
  • Massaging Devices (AREA)
  • Fluid-Driven Valves (AREA)
  • Actuator (AREA)

Description

DISPOSITIVO DE ACTUAÇÃO NA VÁLVULA DE DESCARGA DE UM AUTOCLISMO
A presente invenção refere-se a um dispositivo de actuação de acordo com preâmbulo da reivindicação 1.
São conhecidos dispositivos de actuação deste género das patentes de invenção FR-A-24 96 142 ou DE-A-34 22 315 da requerente. Estes dispositivos permitem uma lavagem susceptível de ser interrompida de uma retrete e portanto uma adaptação da quantidade de água de lavagem a cada caso. Em contraste com os autoclismos usuais, sem interrupção da descarga de lavagem, pode portanto reduzir-se consideravelmente o consumo de água fresca. Como isso é ecológica e economicamente racional e vantajoso, os autoclismos com lavagem susceptível de ser interrompida encontraram uma grande expansão. Em especial no caso dos autoclismos de cerâmica existe, no entanto, aqui a dificuldade de, devido às grandes tolerâncias dimensionais aqui usuais, ser muito dispendiosa a instalação de tais dispositivos de actuaçao. Assim, no caso de um dispositivo de actuaçao de acordo com a referida patente de invenção DE-A-34 22 315, seria necessário para a montagem cortar com dimensões exactas duas barras de ligação.
A presente invenção tem por objectivo, portanto, propor cionar um dispositivo de actuação na válvula de saída de um autoclismo do género indicado que seja de montagem cómoda, e portanto simples, e de funcionamento seguro. 0 problema resolve-se com um dispositivo de acordo com a reivindicação 1.
No dispositivo de actuação segundo a presente invenção, o dispositivo de comando estã apoiado na válvula de saída e forma com esta uma unidade. Como, portanto, o dispositivo de comando com a válvula de saída pode ser fixado, como um todo, no fundo do autoclismo, a montagem torna-se substancialmente menos dispendiosa e é, sem mais nada, possível uma montagem automática. Deixa de ser necessária uma adaptação do dispositivo de comando â válvula de saída, durante a montagem.
botão de disparo apoia-se no autoclismo separadamente da referida unidade. Como portanto o botão de disparo ou descarga não tem de estar ligado, quando da montagem, ao dispositivo de comando, também o botão de disparo pode ser mais simples, por exemplo fixado na tampa do autoclismo.
A montagem do dispositivo de actuação segundo a presente invenção é pelo menos tão simples como a de um dispositivo de actuação usual sem interrupção da lavagem.
-3/' rf ' - .. ...
**
Como o botão de disparo se apoia separadamente do dispositivo de comando, podem compensar-se alturas diferentes do autoclismo ou um desalinhamento dos furos entre a tampa e o fundo do autoclismo, de maneira simples.
A adaptação a alturas diferentes do autoclismo pode fazer-se de maneira particularmente simples colocando no botão de disparo, por baixo, uma barra susceptível de ser encurtada.
Se, de acordo com uma outra forma de realização da presente invenção, o dispositivo de comando for colocado sob uma caixa em forma de tampa, obtém-se uma unidade particularmente compacta e funcional.
Segundo uma forma de realização aperfeiçoada da presente invenção, o dispositivo de comando apresenta um impulso susceptível de se deslocar verticalmente e uma alavanca com dois braços de comando oscilantes. 0 impulsor é deslocado verticalmente para baixo e para cima, enquanto a alavanca de dois braços é oscilada no sentido do movimento dos ponteiros do relógio e no sentido oposto. Um dispositivo de comando deste género trabalha substancialmente sem passeio morto.
Outras características vantajosas resultam das reivindicações secundárias e da descrição seguinte. Descrevem-se a seguir exemplos de realizaçao da presente invenção, com mais
/ pormenor e com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam :
A fig. 1, um corte parcial vertical de um autoclismo com um dispositivo de actuação segundo a presente invenção;
As fig. 2a a 2d, esquematicamente, o modo de actuação de um dispositivo de comando de acordo com uma variante;
A fig. 3a, um corte de um dispositivo de actuação de acordo com uma outra forma de realização;
A fig. 3b, um corte pela linha (IlIb-IIIb) da fig. 3a;
e
As fig. 4a a 4d, esquematicamente, o modo de actuação de um dispositivo de actuação de acordo com uma outra variante.
A fig. 1 representa um autoclismo de cerâmica usual, com uma tampa (8) e um fundo (16) de um corpo do autoclismo. Na abertura (8a) da tampa (8) está introduzido um botão de disparo (1) com um elemento de manipulação (lb) e uma haste (la) com ele ligada. 0 botão de disparo (1) é guiado numa caixa (14) na qual pode deslizar verticalmente. Com uma porca (15), que é enroscada numa manga de guia (14a) com uma rosca exterior, fixa-se a caixa (14) na tampa do autoclismo (8).
-5/ *
Numa abertura (16a) do fundo (16) é fixada uma válvula de saída (3), que apresenta um tubo de transbordo (11), uma válvula (13) da bóia com um corpo cilíndrico (13a) da boia e numa caixa (6) um dispositivo de comando (10).
Numa caixa da bóia (6b) está apoiado um tubo (4) da válvula com um prato da válvula (4c). Por meio da subida e descida do tubo de válvula (4), abre-se ou fecha-se uma abertura de descarga (lli) da válvula de descarga (3), para desencadear a lavagem.
A caixa da bóia (6b) está fixada numa base (llh), que é formada numa tubuladura de descarga (lie). A tubuladura (lie) é por sua vez formada num tubo (11b) do transbordo (11) aberto em cima. A tubuladura (lie) é enfiada através da abertura (16a) do fundo do autoclismo (16) e fixada por meio de uma contraporca (llg) e um disco de vedação (llf) no fundo do autoclismo (16), de maneira estanque.
No tubo (11b) do transbordo (11) está introduzido telescopicamente e com possibilidade de se fixar em determinadas posições, um outro tubo (11c), no qual, na extremidade superior mais larga, está fixado um porta-tubo (lld). No porta-tubo ou suporte (11b) está fixada uma válvula de entrada usual (12). Por meio de um deslocamento do tubo (11c) no tubo (11b), pode ajustar-se o nível máximo da água.
;<s*
Na caixa da bóia (6b) formam-se, em cima, dois apêndices opostos (6c) que apresentam, em cada uma das extremidades superiores, um apoio (6d) para um eixo de rotação (5) horizontal de uma alavanca de dois braços (2). Esta alavanca (2) apresenta, em cada extremidade, uma ranhura (2c), uma das quais forma com uma cavilha (4d) de um braço (4b) formado no tubo de válvula, uma articulação rotativa.
Sobre a caixa (6b) é colocada, de maneira amovível ou fixa, uma peça em forma de caixa (6a), género tampa, na qual· está apoiado um impulsor (9) que colabora com a alavanca (2) e que apresenta várias nervuras salientes para dentro (6e), bem como ressaltos de fixação (6f), com os quais se fixa a parte de tampa (6a) na caixa da bóia (6b).
Na parte (6a) da caixa está colocado, em cima, um colar (6g), que apresenta uma borda (6a) saliente para dentro para receber uma mola em hélice (24). Um impulsor (9) atravessa, com uma barra (9e) do impulsor, o colar (6g) para o interior da parte (6a) em forma de caixa e ê guiado com uma ranhura de guia (19) na extremidade inferior no eixo (5) da alavanca (2), podendo deslocar-se verticalmente. Na extremidade superior ê formada no impulsor (9) uma peça cilíndrica de guia (9f), que circunda o colar (6g) e se encosta à mola helicoidal (24) na sua extremidade superior. 0 impulsor (9) pode mover-se verticalmente para baixo, para a actuação da válvula de saída (3), com o botão de disparo
-Ί(1) contra a força que actua em sentido contrário ao da mola (24), até bater na peça de guia (9f) no colar (6g). Quando se libertar o botão de disparo (1), a mola (24) desloca o impulsor (9) atê esbarrar num ressalto (9g) na parte (6a) em forma de caixa.
Na barra (9e) do impulsor são formados dois ressaltos de apoio (9a) e (9b) que, de acordo com a posição de oscilação da alavanca (2), vão actuar com um braço oscilante (9a) ou (9b). Estes braços oscilantes (2a) e (2b) são fixados de maneira oscilante na alavanca (2d) por meio de articulação rotativas réspéctivas (2e). As peças (2e) formadas repõem os braços oscilantes (2a) e (2b) no estado descarregado, numa posição predeterminada .
A cabeça de disparo (1) assenta solta com a sua extremidade inferior numa superfície plana (9d) do impulsor (9). A superfície (9d) que se estende horizontalmente é substancialmente maior do que a superfície de apoio (lc) do botão de disparo, de modo que é possível um desvio lateral entre o botão de disparo (1) e a válvula de saída (3). Esta possibilidade de existência de um desvio permite compensar um possível desvio entre as aberturas (8a) e 16a). Também um desvio lateral da tampa (8) durante a utilização do autoclismo não tem qualquer influência na funcionalidade da actuação, visto que, como pode ver-se, pode desviar-se lateralmente o botão de disparo.
f
Na fig. 2a está indicado um exemplo de realização no qual, num tubo de válvula (32) está formado lateralmente um braço (32a), ligado, através de uma articulação rotativa (33), com uma alavanca de dois braços (30) . A alavanca (30) está apoiada de maneira oscilante num eixo horizontal (31), que corresponde ao eixo (5). Os braços elásticos (30a) e (30b) salientes perpendicularmente na alavanca (30) estão, conforme a posição do tubo de válvula (32), aplicados a um ressalto de apoio (34a) ou a um ressalto de apoio (34b) de um impulso (34).
impulsor (34) pode deslocar-se para baixo, contra a força de uma mola helicoidal (34c), guiado por uma peça de guiamento (35) ligada rigidamente com a válvula de saída. 0 impulsor (34) tem uma função correspondente à do impulsor (9). As restantes peças, aqui não representadas, do dispositivo de actuação são idênticas às descritas com referência à fig. 1.
Com base nas fig. 2a a 2d, descreve-se a seguir o modo de funcionamento do dispositivo de actuação.
Na posição do dispositivo de actuação segundo a fig.
2a, a abertura de saída (lli) está fechada pelo prato (4c) da válvula. Se agora, para desencadear a lavagem, se deslocar o impulsor (34) para baixo, contra a força de reposição da mola (34c) com o botão de disparo (1), então a alavanca de dois braços (30) oscila em torno do seu eixo (31) para a posição horizontal representada na fig. 2b e finalmente para a posição representada
-9na fig. 2c. Então, o tubo de válvula (32) com o prato de válvula (4c) são elevados e abre-se a abertura de saída. A água de lavagem que se encontra no autoclismo chega, através da abertura de saída, à bacia da retrete. Como as fig. 2a a 2c mostram nitidamente, durante este movimento de oscilação, o braço (30b) é aplicado ao impulsor (34). O outro braço oscilante (3C&)encosta-se, na posição segundo a fig. 2c, para uma elongação elástica pequena, ao impulsor (9).
Então, se, na posição segundo a fig. 2c, após um esvaziamento total ou parcial do autoclismo, se largar o botão de disparo (1), o impulsor (34) move-se para cima, por acção da mola helicoidal (34c), para a posição indicada na fig. 2d. 0 tubo de válvula (32), devido à força de impulsão da boia, mantém-se então na posição de abertura. Simultaneamente, o braço oscilante (30a) desliza sobre o impulsor (34), ao longo do mesmo, e fixa-se finalmente no ressalto de apoio (34a). Se então se deslocar de novo para baixo o botão de disparo (1), a alavanca de dois braços (30) desloca-se de novo para a posição de oscilação indicada na fig. 2a. Desse modo, também o prato (4c) da válvula se desloca para baixo e fecha a abertura de saída. 0 autoclismo total ou parcialmente esvaziado é de novo cheio, da maneira conhecida, através da válvula de entrada (12). O autoclismo fica então de novo pronto para uma lavagem total ou parcial.
-10As fig. 3a e 3b mostram uma forma de realizaçao do dispositivo de actuação segundo a presente invenção, no qual a tampa (8) do autoclismo está fixada na caixa da válvula de saída.
dispositivo de comando, aqui não representado, pode ser igual ao dispositivo de comando (10) ou (40) atrás descritos. Uma culatra (20) apresenta dois braços (20d) e (20e) salientes para baixo, os quais possuem várias aberturas (20c) numa fiada. Em cada uma destas aberturas encaixam-se dois ressaltos de fixação (22a) formados numa caixa da boia (22). Os braços (20d) e (20e) são respectivamente introduzidos numa cavidade lateral (21a) e prendem-se por trás respectivamente à altura dos ressaltos (22a) numa peça de revestimento ou manto (21b) da tampa (21). Por baixo da tampa (21) encostam-se os braços (20d) e (20e) na caixa da boia (22). A caixa da boia (22), a tampa (21) e a culatra (20) estão portanto ligados entre si de maneira fixa, como uma caixa, podendo a altura da culatra (20) ser ajustada de qualquer maneira, correspondentemente às aberturas (20c). Na extremidade superior da cultura (20) é feita uma abertura (20b), através da qual passam a cabeça de disparo (1) e a manga de guia (14a) formada na caixa (14). Na rosca exterior da manga de guia (14a) é enroscada uma anilha (ld), que é introduzida de lado numa câmara (20a) da culatra (20) e que liga a culatra (20) com a caixa (14). Por rotação da caixa (14) em torno do eixo longitudinal da manga de guia (14a) pode apertar-se a culatra (20), e portanto toda a válvula de saída, na tampa. Por uma rotação apropriada em sentido contrário da caixa (14), pode soltar-se esta da anilha (ld) e
depois disso levantar a tampa (8). 0 funcionamento, descrito com referência as fig. 1 e 2a-2d, do dispositivo de actuação é também completamente garantido nesta fixação da tampa.
A variante representada nas fig. 4a-4b do dispositivo de actuação é igualmente de preferência prevista para um autoclismo de cerâmica e permite igualmente uma interrupção da lavagem por meio de um movimento, mais uma vez no mesmo sentido, de um botão de disparo (54). 0 botão de disparo (54) está apoiado, de acordo com a fig. 1 ou a fig. 3a na tampa do autoclismo, aqui não representada. Ele pode ser encurtado e assenta, com a sua extremidade dianteira, solto na cabeça (55a) de um impulsor (55).
impulsor (55) é guiado de maneira deslizante veticalmente num suporte (56) e pode deslocar-se para baixo com o botão de disparo (54) de maneira limitada, contra a força de uma mola em hélice (59). A mola (59) apoia-se na cabeça (55a) e no suporte (56a). Por meio de uma articulação rotativa (55b), é montado, em baixo, na cabeça (55a), um braço (55c) susceptível de oscilar. 0 suporte (56) apresenta uma peça de guia (56a) para o impulsor (55), uma parte inferior (56b) e uma ponte (56c). Com a ponte (56c), o suporte (56) está ligado, de maneira amovível ou rigidamente, com a caixa da válvula de saída, aqui não representada. Analogamente â fig. 1, o suporte (56) pode aqui estar colocado sob uma tampa.
-12No suporte (56), em forma de placa ou de caixa, apoiam-se, em eixos (50a) e (51a), um disco (53) com um certo número de ressaltos (53b) salientes lateralmente, bem como um disco mais pequeno (51), de maneira rotativa. 0 disco mais pequeno (51) engrena com o disco maior (53) e está ligado através de uma alavanca (51b) e (51d) com o tubo da válvula (52). A alavanca (51b) está numa extremidade, ligada rigidamente com o disco (51) e na outra extremidade articulada com o braço (51d) substancialmente maior. Por seu lado, a alavanca (51d) estã ligada de maneira oscilante com o tubo da válvula (52), através de uma articulação (51e).
O modo de funcionamento do dispositivo de actuação é descrito a seguir, com referência às fig. 4a-4d.
Na fig. 4a, o dispositivo de actuação estã na posição básica, estando portanto a válvula de saida fechada e vamos supor que o autoclismo estã cheio. Se agora, para desencadear a limpeza se deslocar o botão de disparo (54) para baixo, então simultaneamente o impulsor (55) move-se para baixo, contra a força da mola (59). Deste modo, o impulsor (55), que se apoia na extremidade interior num ressalto (53b), roda o disco (53) no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio, no sentido da seta (57), de 60°. A roda accionada mais pequena (51) executa, de acordo com a fig. 4b, no sentido da seta (58), uma rotação de 180° no sentido do movimento dos ponteiros do relógio. Através da
alavanca (51d), o tubo de válvula (52) é desse modo correspondentemente elevado e a válvula de saída abre-se. Portanto, inicia-se uma lavagem e o tubo de lavagem (52) mantém-se na posição indicada na fig. 4b, devido à força de impulsão da bóia.
botão de disparo (54) libertado e o impulsor (55) são repostos na posição ihLcial indicada na fig. 4a, pela força de reposição da mola (59). Como mostra a fig. 4c, o braço (55c), com um desvio lateral, é colocado numa posição na qual fica sobre um outro ressalto do disco (53).
Se não se interromper a lavagem, o tubo de válvula (52), depois do esvaziamento do autoclismo, cai como é usual para a posição de fecho, sendo então simultaneamente a roda menor (51) rodada de outros 180° no sentido da seta (16), atingindo de novo a posição indicada na fig. 4a. Depois do reenchimento do autoclismo, este fica de novo pronto para outra lavagem.
Se, pelo contrário, se deslocar o botão de disparo (54), para interrupção da lavagem, mais uma vez para baixo, no mesmo sentido, então o braço de comando (55c) roda o disco (53) de 60° no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio e a roda menor (51) é rodada, da posição segundo a fig. 4c, no sentido da seta (60), de 180°, sendo o tubo de válvula (52) empurrado contra a força da impulsão da bóia, para baixo, para a sede de válvula. A válvula de saída, depois de um esvaziamento parcial do autoclismo, é fechada e o dispositivo de actuação atingiu de novo
-14/ /
a posição inicial segundo a fig. 4d. Depois do reenchimento do autoclismo, pode desencadear-se a lavagem como atrás se descreveu.

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Dispositivo de actuação na válvula de descarga de um autoclismo, com um botão de disparo (1), em cuja primeira actuação se abre, por meio de um dispositivo de comando (10,40), a válvula de descarga (3) devido à elevação de um corpo de válvula (4) e no qual, para interromper a descarga de água de lava gem, a válvula de descarga (3) pode descer para a posição de fe cho por meio de uma nova actuação do botão de descarga (1), caracterizado por o dispositivo de comando (10,40) estar apoiado na válvula de descarga (3) e formar uma unidade com esta última.
  2. 2.- Dispositivo de actuação de acordo com a reivin f -16 dicação 1, caracterizado por o botão de disparo (1) apresentar uma parte saliente para baixo (la) , que pode ser cortada à medida, e que assenta solta no dispositivo de comando (10,40), e por o botão de disparo (1) estar apoiado no autoclismo (8) sepa radamente do mesmo.
  3. 3. - Dispositivo de actuação de acordo com a reivin dicação 2, caracterizado por a parte (la) saliente para baixo assentar numa superfície de encosto (9d) do dispositivo de comando (10,40) que se estende horizontalmente.
  4. 4. - Dispositivo de actuação de acordo com uma qual quer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o dispositivo de comando (10,40) estar colocado por baixo de uma parte (6a) da caixa em forma de touca.
  5. 5. - Dispositivo de actuação de acordo com uma qual quer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a parte (6a) da caixa em forma de touca estar fixada de maneira amovível numa caixa (6b) da bóia da válvula de descarga.
  6. 6. - Dispositivo de actuação de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a parte (21a) da caixa em forma de touca estar ligada de maneira amovível através da culatra (20) com a tampa (8) do autoclismo.
    / -17,....
  7. 7. - Dispositivo de actuação de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o dispositivo de comando (10,40) apresentar uma alavanca (2,30) com dois braços oscilantes (2a,2b;30a,30b) dispostos dos dois lados de um ei. xo de rotação horizontal (5,31), dos quais um, numa das posições de oscilação da alavanca, e o outro, na outra posição de oscila ção do outro braço oscilante, estão aplicados a um disparador (9,34) susceptível de se .deslocar verticalmente.
  8. 8. - Dispositivo de actuação de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a alavanca (2,30) estar apoiada na caixa (6b,22) da bóia e o disparador (9,34) na parte da caixa em forma de touca (6a).
  9. 9. - Dispositivo de actuação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a válvula de descarga (3) apresentar um dispositivo de transbordo (11) e por neste dispositivo de transbordo (11) estar fixada uma válvula de entrada (12).
  10. 10. - Dispositivo de actuação de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o tubo (11), a válvula de entrada (3) e o dispositivo de comando (10) formarem uma unidade.
  11. 11. - Dispositivo de actuação de acordo com uma qual quer das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o dispositivo de comando apresentar um disco (53), apoiado rotativamente num suporte (56), sendo o referido disco (53) rodado passo-a-passo com um disparador (55) e podendo o corpo de válvula (52) com ele ligado ser elevado ou baixado.
  12. 12. - Dispositivo de actuação de acordo com a reivin dicação 11, caracterizado por o disco (53) apresentar ressaltos (53b) salientes lateralmente, que colaboram com um braço de comando (55c) susceptível de ser desviado lateralmente.
  13. 13. - Dispositivo de actuação de acordo com a reivin dicação 11 ou 12, caracterizado por o disco (53) engrenar com um disco (51) mais pequeno, que está ligado articuladamente com o corpo de válvula (52) através de alavancas (51b,51d).
PT98798A 1990-08-29 1991-08-28 Dispositivo de actuacao na valvula de descarga de um autoclismo PT98798B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH280890 1990-08-29

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98798A PT98798A (pt) 1993-09-30
PT98798B true PT98798B (pt) 1999-04-30

Family

ID=4242058

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98798A PT98798B (pt) 1990-08-29 1991-08-28 Dispositivo de actuacao na valvula de descarga de um autoclismo

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5265282A (pt)
EP (1) EP0479716B1 (pt)
AT (1) ATE142732T1 (pt)
CA (1) CA2049388C (pt)
DE (2) DE59108173D1 (pt)
DK (1) DK0479716T3 (pt)
ES (1) ES2093086T3 (pt)
PT (1) PT98798B (pt)
TR (1) TR27050A (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4122394A1 (de) * 1991-07-05 1993-01-07 Heinrich Menge Spuelvorrichtung
FR2680192B1 (fr) * 1991-08-09 1993-10-15 Matieres Plastiques Ste Phoceenn Mecanisme de chasse a double commande, permettant d'operer, selectivement, la vidange complete ou partielle du reservoir.
FR2707316B1 (fr) * 1993-07-07 1995-09-22 Siamp Cedap Reunies Dispositif de chasse d'eau sanitaire à deux volumes de chasse prédéterminées.
DE9316824U1 (de) * 1993-11-05 1994-01-13 Sanitärtechnik Eisenberg GmbH, 07607 Eisenberg Auslöse- und Spülstoppvorrichtung für das Ablaufventil eines Toilettenspülkastens
FR2714092B1 (fr) * 1993-12-21 1996-02-02 Ragot Claude Dispositif de chasse d'eau à guidage central pour réservoir de sanitaires.
GB2287485A (en) * 1994-03-15 1995-09-20 Requena Jose Luis Jerez Variable flush facility for valve-discharge flushing cistern
DE4417722C2 (de) * 1994-05-20 1999-09-09 Friatec Ag Betätigungseinrichtung für eine Ablaufarmatur eines Spülkastens
US5535781A (en) * 1995-01-04 1996-07-16 Speakman Company Push button flush activation system for urinal
DE29517363U1 (de) * 1995-01-16 1995-12-21 Geberit Technik AG, Jona, St.Gallen Spüleinrichtung in einem WC-Spülkasten
NL1001567C1 (nl) * 1995-02-17 1996-08-22 Wisa Bv Dubbelwerkende spoelinrichting.
DE19510010C2 (de) * 1995-03-23 1999-11-18 Friatec Ag Betätigungsvorrichtung für eine Ablaufarmatur eines Spülkastens
DE29602227U1 (de) * 1995-04-12 1996-03-28 Geberit Technik AG, Jona, St.Gallen Ablaufventil für einen Spülkasten
IT1280895B1 (it) * 1995-08-04 1998-02-11 Plastic Investment Holding S A Gruppo di immissione-emissione di acqua per una cassetta di risciacquo per wc
EP0796954A1 (en) * 1996-03-22 1997-09-24 Enzo Cecchi Compressed air device for starting and stopping the discharging of water in sanitary installations
IT239873Y1 (it) * 1996-12-19 2001-03-13 Oliveira & Irmao Sa Dispositivo di comando della valvola di scarico di una vaschetta perapparecchi sanitari
FR2762025B1 (fr) * 1997-04-11 1999-07-09 Siamp Cedap Reunies Dispositif autoreglable de commande d'un mecanisme de chasse d'eau
AU709740B2 (en) * 1997-06-13 1999-09-02 Tlv Co., Ltd. Liquid forced-feed apparatus
DE19748621A1 (de) * 1997-11-04 1999-05-06 Dal Georg Rost & Soehne Sanita Ablaufventil für Spülkästen
SE515154C2 (sv) * 1998-08-26 2001-06-18 Ninotech Hb Sätt och anordning för tidsstyrd spolning vid spoltoaletter
US6442772B2 (en) * 1998-09-14 2002-09-03 Fluidmaster, Inc. Advanced dual-flush valve
GB9923642D0 (en) * 1999-10-06 1999-12-08 Diaz Perez Clorindo Toilet flushing apparatus
DE20018835U1 (de) 1999-12-21 2001-02-08 Geberit Technik AG, Jona, St.Gallen Betätigungseinrichtung für das Ablaufventil eines Spülkastens
ATE372426T1 (de) * 2001-06-26 2007-09-15 Geberit Technik Ag Betätigungsvorrichtung für das ablaufventil eines spülkastens
US6637041B1 (en) * 2002-07-24 2003-10-28 Gutierrez Jose Blanco Toilet tank discharge device
US7448405B2 (en) * 2004-06-14 2008-11-11 Shores Jerome P Multiple valve drain and pipe-cleaning device
GB0425953D0 (en) * 2004-11-25 2004-12-29 Diaz Perez Clorindo Toilet flushing apparatus
US7634821B2 (en) * 2005-11-07 2009-12-22 Kohler Co. Canister flush valve
ATE483073T1 (de) * 2007-05-25 2010-10-15 Geberit Int Ag Betätigungsvorrichtung für eine auslaufgarnitur und auslaufgarnitur mit einer solchen betätigungsvorrichtung sowie verfahren zum montieren einer solchen auslaufgarnitur
US8185976B2 (en) * 2007-07-18 2012-05-29 Fluidmaster, Inc. Flush valve mechanism
SI2692956T1 (sl) * 2012-08-03 2017-01-31 Geberit International Ag Po višini nastavljiv odtočni sestav
WO2014085850A1 (en) 2012-12-04 2014-06-12 Super Star Toilet System Pty Ltd A fluid flow control arrangement adapted to maintain a fluid level within a containment area
EP3625396A4 (en) * 2017-05-17 2020-09-09 Dhamija, Jagdish Kumar WATER-SAVING, LEAK-FREE FLUSHING DEVICE

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2795237A (en) * 1953-09-22 1957-06-11 Jr Elbert A Corbin Float valve
CH651341A5 (de) * 1980-12-15 1985-09-13 Geberit Ag Betaetigungsvorrichtung fuer das ablaufventil eines unterputz-spuelkastens.
DE3123501A1 (de) * 1981-06-13 1983-01-05 Peter 3000 Hannover Kühmstedt System zur funktionserweiterung konventioneller wc-spuelkaesten
EP0103046B1 (de) * 1982-09-15 1986-07-30 Rost GmbH &amp; Co. KG Spülkasten-Ablaufventil (normal)
EP0103045B1 (de) * 1982-09-15 1985-12-27 Georg Rost &amp; Söhne Armaturenfabrik GmbH &amp; CO. KG Spülkasten-Ablaufventil
CH659100A5 (de) * 1983-07-01 1986-12-31 Geberit Ag Betaetigungsvorrichtung eines ablaufventils eines spuelkastens.
DE3729569A1 (de) * 1987-09-04 1989-03-16 Schwab Sanitaer Plastic Gmbh Spuelkasten
FR2621378B1 (fr) * 1987-10-05 1989-12-15 Siamp Cedap Reunies Dispositif d'actionnement a bascule de la soupape de vidange d'un reservoir de chasse

Also Published As

Publication number Publication date
DK0479716T3 (da) 1997-01-06
PT98798A (pt) 1993-09-30
EP0479716B1 (de) 1996-09-11
CA2049388A1 (en) 1992-03-01
DE59108173D1 (de) 1996-10-17
ATE142732T1 (de) 1996-09-15
EP0479716A2 (de) 1992-04-08
DE9110092U1 (de) 1991-10-17
CA2049388C (en) 1998-12-01
TR27050A (tr) 1994-10-10
EP0479716A3 (en) 1993-06-09
ES2093086T3 (es) 1996-12-16
US5265282A (en) 1993-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT98798B (pt) Dispositivo de actuacao na valvula de descarga de um autoclismo
US4160294A (en) Two-stage flush mechanism for toilets
US3775778A (en) Toilet flush tank mechanism
JP2637291B2 (ja) 2位置式洗浄装置
US4750220A (en) Dual stage flush lifter
US8584268B2 (en) Dual flush toilet devices
US4056856A (en) Water saver
US4945580A (en) Volume-selective water closet flushing system
US5261129A (en) Dual volume flushing system for a flush tank
KR20080112143A (ko) 수세 수조용 토출 밸브
US2583468A (en) Valve control means for flush tanks for toilets
US5713086A (en) Flushing device for a toilet
US3913149A (en) Flush valve assembly
US3988786A (en) Auxiliary flush valve mechanism for toilet tanks
US1982550A (en) Flush valve mechanism
JP4122830B2 (ja) ロータンク排水弁
JP2009091875A (ja) 貯液タンク
US2579766A (en) Flush valve mechanism
US11629487B2 (en) Roller-driven trip lever with clutch assembly
RU2761877C2 (ru) Промывочное устройство для смывного бачка
JP4306145B2 (ja) ロータンク排水弁
KR200173732Y1 (ko) 수량조절밸브
US2836829A (en) Flush mechanism for toilets
US4683908A (en) Eccentric float apparatus
US3323142A (en) Toilet flush mechanism

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930506

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990129

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20100729