PT98751A - Corpo de travao - Google Patents

Corpo de travao Download PDF

Info

Publication number
PT98751A
PT98751A PT98751A PT9875191A PT98751A PT 98751 A PT98751 A PT 98751A PT 98751 A PT98751 A PT 98751A PT 9875191 A PT9875191 A PT 9875191A PT 98751 A PT98751 A PT 98751A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cast iron
brake body
body according
quot
brake
Prior art date
Application number
PT98751A
Other languages
English (en)
Inventor
Milan Lampic-Oplander
Horst Meurer
Hannes Max Jahn
Original Assignee
Winter Fritz Eisengiesserei
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Winter Fritz Eisengiesserei filed Critical Winter Fritz Eisengiesserei
Publication of PT98751A publication Critical patent/PT98751A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C22METALLURGY; FERROUS OR NON-FERROUS ALLOYS; TREATMENT OF ALLOYS OR NON-FERROUS METALS
    • C22CALLOYS
    • C22C37/00Cast-iron alloys
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D65/00Parts or details
    • F16D65/02Braking members; Mounting thereof
    • F16D65/10Drums for externally- or internally-engaging brakes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D65/00Parts or details
    • F16D65/02Braking members; Mounting thereof
    • F16D65/12Discs; Drums for disc brakes
    • F16D65/125Discs; Drums for disc brakes characterised by the material used for the disc body

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

"CORPO DE TRAVAO" A presente invenção^ refere-se a um corpo de travão de ferro fundido perlítico com um elevado teor de carbono e com a grafite lamelar. Sob a expressão " corpo de travão 11 reunem-se tambores de travagem e discos de travagem maciços ou com ar no interior (ventilados). "Ferro fundido com um elevado teor de carbono" é um ferro fundido com mais de 3,6 % de carbono. As exigências im postas aos corpos de travão sujeitos a elevados esforços são as seguintes, ordenadas de acordo com a sua importância: 1. elevada condutibilidade térmica; 2. elevada ressistência ao choque térmico e a modificações da temperatura; 3. elevada resistência ao desgaste com desgaste uniforme; 4. elevado valor do atrito que causa um grande atraso na tra^ vagem; e 5. boa resistência â tracção.
Se um corpo de travão não possuir todas estas proprie dades em medida suficiente, em consequência das assim chama-
das "rachas de aquecimento" e ruídos de travagem, podem verificar-se falhas que provocam grandes distâncias de travagem e/ou a destruição da flange de fixação. As "rachas de aquec^ mento" são uma consequência da má condutibilidade térmica e da má resistência ao choque térmico e a modificações da temperatura com ela relacionada. Verificam-se ruídos de travagem quando o requisito indicado em 3. não é satisfeito. Um valor do atrito demasiadamente pequeno (requisito indicado em 4.) origina um pequeno atraso na travagem e uma consequentemente grande distância de travagem.
Se o material do corpo do travão não tiver uma resistência à tracção suficiente, a flange de fixação ou a caixa podem ser destruídas.
Tenta-se satisfazer os requisitos 1. a 3. por meio da obtenção da maior quantidade.possível de grafite lamelar na estrutura do ferro fundido. Para conseguir isso, usualmente o ferro fundido contém teores elevados de carbono e silício.
No entanto, com quantidades crescentes de grafite, a resistência à tracção diminui, sendo frequentemente insufi- o ciente um valor médio de 150 N/mm . Mesmo com condutibilidades térmicas compreendidas entre 50 e 60 W/m K, não foi possível conseguir de maneira suficientemente reprodutível uma elevada resistência a alterações da temperatura e resistência ao desgaste. A resistência ao desgaste dos corpos de travão depejn de essencialmente da uniformidade da estrutura do ferro fun- / -3- / -3- solidificar no decurso dido. A grafite é a primeira fase a solidificar no decurso da cristalização eutéctica. Depois desta, a grafiteeaausteni-te solidificam conjuntamente durante um certo intervalo de tempo e, por fim, separa-se a austenite eutéctica sozinha. A extensão em função do tempo e de acordo com as quantidades das fases individuais de cristalização depende fortemente de factores cinéticos como a catálise heterogénea de formaçãode gérmenes cristalinos assim como da velocidade de arrefecimento e pode variar fortemente de caso para caso e mesmo localmente na peça de ferro fundido. Isto pode por exemplo fazer com que a estrutura na periferia das peças vazadas seja muito diferente da restante estrutura do que resulta então um desgaste não uniforme.
De acordo com as investigações levadas a efeito pela indústria automóvel, o valor do atrito relativamente ao metal é em primeiro lugar uma função da dureza e do teor de gra^ fite. A uma dada dureza, o valor do atrito aumenta com o aumento da tenacidade da matriz. Há grandes dificuldades em proporcionar um material que satisfaça de maneira suficiente todos os requisitos referidos antes. A presente invenção tem portanto como objectj_ vo fabricar corpos de travão a partir do material do tipo mencionado que possuam a combinação de propriedades mencionai das antes, em 1. até 5. optimizadamente. Neste caso, estão em primeiro plano especialmente de maneira saliente aresistência à modificação da temperatura e a resistência ao desgaste. -ij._
Este objectivo é atingido nos corpos de travão do tipo mencionado, de acordo com a presente invenção, adicionando ao ferro fundido 0,03 a 0,09 % de zircónio e/ou ítrio. Essa adição possibilita um aumento da condutibilidade térmica para 60 W/m K e maior assim como um aumento da resistência a variação da temperatura maior do que 50 % a qual passa dos 1000 ciclos até agora determinados para 1500 a 1700 ciclos, medida de acordo com a máquina de ensaios de impulso de massa do Instituto " fiir Fõrder - und GetriebetechniK " da TV de Berlim e também a resistência ao desgaste como condições prévias para o aperfeiçoamento do corpo de travão com valores de resistência â tracção que seguramente ficam acima dos limites máximos até agora verificados. 0 trabalho de ruptura 2 no ensaio de tracção é aumentado de 10 a 15 J/cm que o ferro fundido de elevado teor de carbono possui normalmente para 20 a 25 J/cm2.
De acordo com um posterior aperfeiçoamento do corpo de travão de acordo com a presente invenção, para diminuir o desgasteem 30 até 60 % e para aumentar a resistência â tracção de um factor igual a 1,2, propõe-se que ao ferro fundido se adicionem como elementos de liga 0,002 a 0,009 % de boro e/ou 0,03 a 0,06 % de lantânio.
Ainda para aumentar a condutibilidade térmica para valores maiores do que 65 W/m K, de acordo com a presente invenção, propõe-se que ao ferro fundido se adicione 0,2 a 2,0 % de cobre como elemento de liga. / -5- 0 aumento da condutibilidade térmica tem como consequência uma melhoria da resistência a temperaturas variáveis; portar^ to, no corpo de travão não se verifica acumulação de calor que origina tensões térmicas e, como consequência destas, uma diminuição da resistência a temperaturas variáveis.
Com o fim de aumentar ainda mais a resistência à tra£ ção de um factor compreendido entre 1,3 e 1,4 e de aumentar p o trabalho de ruptura para 30 a 40 J/cm , de acordo com a presente invenção, propõe-se que ao ferro fundido se adicione como elementos de liga 0,2 a 0,8 % de molibdénio e estanho na proporção Mo : Sn compreendida entre 2 : 1 e 5 : 1.
De acordo com a presente invenção, para os corpos de travão prefere-se um ferro fundido que consiste em
3.5 até 4,0 % de C 1.5 até 2,5 % de Si 0,2 até 0,9 % de Mn máximo de 0,15 % de S máximo de 0,10 % de P 0,2 até 0,6 % de Cu 0,04 até 0,06 % de Zr 0,002 até 0,006 % de B Resto ferro.
Com o mencionado aumento da resistência a temperaturas variáveis no ensaio de impulsos da massa, com a resis-
2 tência à tracção aumentada para 180 N/mm e superior, bem como com uma condutibilidade térmica maior do que 60 W/m K, uma boa resistência ao desgaste e um elevado atrito, o corpo de travão de acordo com a presente invenção atinge uma combj_ nação de propriedades que era desconhecida com as ligas de ferro fundido tradicionais.
Os ensaios realizados com corpos de travão de uma Π ga de ferro fundido com
3.7 a 3,8 % de C 1.7 a 1,9 % de Si 0,5 a 0,6 % de Mn máximo de 0,15 % de S máximo de 0,10 % de P 0,3 a 0,4 % de Cu 0,04 a 0,05 % de Zr 0,004 a 0,005 % de B Resto ferro mostraram ser consideravelmente melhores em relação aos corpos de travão tradicionais em ensaios de condução de veículos.

Claims (7)

  1. /-1- REIVINDICAÇÕES 1. - Corpo de travão de ferro fundido com elevado teor de carbono e com grafite lamelar, caracterizado pelo facto de o ferro fundido conter 0,03 a 0,09% de zircõnio e/ou de ítrio.
  2. 2. - Corpo de travão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o ferro fundido conter adicionalmente 0,002 a 0,009% de boro.
  3. 3. - Corpo de travão de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o ferro fundido conter 0,03 a 0,06% de lantânio. • · · -2~ /
  4. 4.- Corpo de travão de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3/ caracterizado pelo facto de o ferro fundido conter adicionalmente 0,2 a 2,0% de cobre.
  5. 5.- Corpo de travão de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de o ferro fundido conter 0,2.a 0,8% de molibdénio e estanho numa proporção Mo: Sn compreendida entre 2:1 e 5:1.
  6. 6.- Corpo de travão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o ferro fundido conter: 3.5 a 4,0% de C, 1.5 a 2,6% de Si, 0,2 a 0,9% de Mn, máximo de 0,15% de S, máximo de 0,10% de P, 0,2 a 0,6% de Cu, 0,04 a 0,06% de Zr, 0,002 a 0,006% de B e o restante ferro.
  7. 7.- Corpo de travão de acordo com ma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de possuir ma resistência ã tracção maior do que 180 N/mm2 e ma condutibili dade térmica maior do que 60 W/m°K. Lisboa, 22 de Agosto de 1991 Λ,..-.,- . t" f? * r- · i . .
PT98751A 1990-08-23 1991-08-22 Corpo de travao PT98751A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4026611A DE4026611C2 (de) 1990-08-23 1990-08-23 Bremskörper

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT98751A true PT98751A (pt) 1993-10-29

Family

ID=6412718

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98751A PT98751A (pt) 1990-08-23 1991-08-22 Corpo de travao

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0473007B1 (pt)
AT (1) ATE145253T1 (pt)
CS (1) CS259691A3 (pt)
DE (2) DE4026611C2 (pt)
ES (1) ES2094172T3 (pt)
FI (1) FI913970A (pt)
PT (1) PT98751A (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19735217B4 (de) * 1997-08-14 2004-09-09 SCHWäBISCHE HüTTENWERKE GMBH Verbundwerkstoff mit hohem Anteil intermetallischer Phasen, vorzugsweise für Reibkörper
DE19747111A1 (de) 1997-10-24 1999-05-12 Knorr Bremse Systeme Bremsscheibe für Scheibenbremsen
EP2003375B1 (de) * 2007-06-12 2011-04-20 Federal-Mogul Nürnberg GmbH Motorbauteil und Verwendung einer Gusseisenlegierung für ein Motorbauteil

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3559775A (en) * 1968-04-01 1971-02-02 Gen Motors Corp Hypereutectic gray iron brake member composition
FR1584096A (pt) * 1968-08-02 1969-12-12
GB1472292A (en) * 1974-01-15 1977-05-04 Ferodo Ltd Grey cast iron for brake components
DE2440675C3 (de) * 1974-08-24 1984-06-20 Bergische Stahl-Industrie, 5630 Remscheid Verwendung von Kugelgraphitguß für Rotationskörper
SU1097703A1 (ru) * 1982-12-28 1984-06-15 Всесоюзный Заочный Политехнический Институт Серый чугун
SU1090751A1 (ru) * 1983-05-13 1984-05-07 Белорусский Ордена Трудового Красного Знамени Политехнический Институт Чугун

Also Published As

Publication number Publication date
FI913970A0 (fi) 1991-08-22
ES2094172T3 (es) 1997-01-16
DE4026611A1 (de) 1992-02-27
ATE145253T1 (de) 1996-11-15
DE59108342D1 (de) 1996-12-19
FI913970A (fi) 1992-02-24
EP0473007A1 (de) 1992-03-04
EP0473007B1 (de) 1996-11-13
DE4026611C2 (de) 1995-03-09
CS259691A3 (en) 1992-06-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0518450B1 (pt) Liga fundida esferoidal e processo para produção de uma peça fundida da uma liga fundida esferoidal e processo para produção de uma peça fundida simétrica em rotação
JP5875538B2 (ja) 鋳鉄及びブレーキ部品
EP2816127B1 (en) Cast iron and brake part
JP2594441B2 (ja) 快削性高温低熱膨張鋳造合金の製造方法
KR960005599B1 (ko) 제동브레이크 동체 제조용 주철
PT98751A (pt) Corpo de travao
Takeuchi The mechanism of wear of spheroidal graphite cast iron in dry sliding
Hecht et al. Thermal transport properties of grey cast irons
CN101418360A (zh) 碳硅孕育剂
Holmgren et al. Effects of carbon content and solidification rate on the thermal conductivity of grey cast iron
JPH07216495A (ja) 耐熱亀裂性に優れるブレーキ部品およびその製造方法
US1984474A (en) Malleable iron casting
Kubick et al. Investigation of Effect of C, Si, Mn, S and P on Solidification Characteristics and Chill Tendency of Gray Iron-Part II: Chill Tendency
WO2016017293A1 (ja) 鋳鉄及びブレーキ部品
JPS60124407A (ja) 高バナジウム複合鋳鉄ロ−ル
CN104745916A (zh) 一种汽车制动鼓及制造方法
JPS63206448A (ja) 車両用高マンガン鋳鉄制輪子
SU834205A1 (ru) Марганцовистый чугун
SU602590A1 (ru) Чугун
KR0118772B1 (ko) 차량의 브레이크디스크용 고탄소 흑연주철
JPH11131180A (ja) 耐摩耗性鋼
JPH01252755A (ja) 車両用合金鋳鉄制輪子
BE878472A (fr) Materiau de friction pour freins d'automobiles
JPH0625795A (ja) 摺動部材
SU1100330A1 (ru) Штампова сталь

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930429

FC3A Refusal

Effective date: 19981012