PT98517B - Processo de preparacao de concentrados de antocianinas da baga de sabugueiro e outras materias primas vegetais para utilizacao como corante em produtos alimen-tares,cosmeticos e farmaceuticos - Google Patents

Processo de preparacao de concentrados de antocianinas da baga de sabugueiro e outras materias primas vegetais para utilizacao como corante em produtos alimen-tares,cosmeticos e farmaceuticos Download PDF

Info

Publication number
PT98517B
PT98517B PT9851791A PT9851791A PT98517B PT 98517 B PT98517 B PT 98517B PT 9851791 A PT9851791 A PT 9851791A PT 9851791 A PT9851791 A PT 9851791A PT 98517 B PT98517 B PT 98517B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
food
concentrates
anthocyanin
extracts
Prior art date
Application number
PT9851791A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98517A (pt
Original Assignee
Lneti Lab Nac De Eng Tec Ind D
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lneti Lab Nac De Eng Tec Ind D filed Critical Lneti Lab Nac De Eng Tec Ind D
Priority to PT9851791A priority Critical patent/PT98517B/pt
Publication of PT98517A publication Critical patent/PT98517A/pt
Publication of PT98517B publication Critical patent/PT98517B/pt

Links

Landscapes

  • Coloring Foods And Improving Nutritive Qualities (AREA)
  • Preparation Of Compounds By Using Micro-Organisms (AREA)

Description

PATENTES
DIRECÇÃO DE SERVIÇOS «
‘CAMPO DAS CESOLAS, 1100 US8OA TEL-866 51 S1 / 2 / 3 TELEX: 18356 INPI TELEFAX: 87 5306
FOLHA DO RESUMO
Modalidade e n.° Θ T d' Data do pedido: (22) , Classificação. (ntèrnácío'nal (51) ??
Patente NS 98517 50/07/91 . /.'/ί;,,· i-À- -ή S ¢7
Requerente (67) :
Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (LNETI) Azinhaga dos Lameiros à Estrada do Paço do Lumiar, Lisboa, Portugal.
Inventores (72):
Fernanda Albertina Pinheiro Ladeiro Duarte Adelina Maria da Silva Antunes
NÂO PREENCHER AS ZONAS SOMBREADAS
Figura (para interpretação do resumo)
Reivindicação de prioridade(s) (6o)
Data do pedido Pais de Origem N.’ de pedido
Epígrafe: @
Processo de Preparação de Concentrados de Antocianinas da Baga de Sabugueiro e Outras Matérias Primas Vegetais para Utilização como Corante em Produtos Alimentares, Cosméticos e Farmacêuticos
Resumo: (máx. 150 palavras) (57,
A presente invenção refere-se a um processo de preparação de concentrados antociânicos destinados a serem utilizados como corante nas indústrias alimentar, farmacêutica e cosmética.
processo é caracterizado por se usar como solvente de extracção água acidulada com ácido cítrico; efectuar-se um tratamento enzimático intermédio do extracto obtido, pela utilização do fermento usual de panificação,para redução do teor de açúcares, seguido de etapas de filtração e concentração a pressão reduzida.
D ORIGINAL ,
DSP-4 _A*OO«E=
Memória Descritiva
A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de concentrados de antocianinas da baga de sabugueiro e de outras matérias primas vegetais tais como amoras, ginjas, groselhas, uvas e framboesas.
A utilização das antocianinas naturais como corante vermelho para aplicações em produtos alimentares é de grande importância dadas as limitações e/ou proibições de alguns corantes vermelhos sintéticos (Vermelho GN-E.125, Ponceau 6R-E.126, etc.) na alimentação humana.
Nalguns processos já descritos as antocianinas são extraídas da uva ou do bagaço após vinificação (por exemplo, A. J. Shrikande em Patente Na 4.452.822 - USA (1984)) ou de outras fontes naturais, como o arando, a couve roxa e a baga de sabugueiro (exemplos, S.Kerenyi e col. em Patente Νδ 14.695 - Hungria (1978) e K. Br0nnum-Hansen e col. em Journal of Food Technology (1986)21, 605-614).
Embora a baga de sabugueiro seja consumida em muitos países da Europa, Norte e Oriental, em compotas, geleias e em bebidas (sumos, xarope, vinho), em Portugal não está vulgarizado o seu uso na alimentação, sendo o sabugueiro utilizado como arbusto ornamental ou cultivado para a produção de baga para exportação.
Os processos já descritos para produção de corantes da baga de sabugueiro utilizam preferencialmente o sumo ou por vezes a polpa; neste caso efectuam a extracção com solução aquosa ou etanólica de ácido clorídrico.
De um modo geral, os processos referidos conduzem a concentrados líquidos de antocianinas e por vezes incluem uma etapa de fermentação da matéria prima destinada a aumentar o rendimento da extracção da matéria corante.
No processo da presente invenção utiliza-se quer o sumo ou a polpa (numa baga com teor médio de antocianinas de 0,388%, a distribuição é de 0,208% e de 0,180% na polpa e no sumo, respectivamente) , quer a baga integral para produzir novas formulações em base seca, com grandes vantagens em termos de estabilidade e armazenagem, quando comparadas com as formulações líquidas.
As alterações estruturais da baga do sabugueiro seca desidratada por meios naturais ou por meios industriais correntes, originam degradação das antocianinas o que a tornam menos aconselhável como matéria prima para os fins em vista.
No processo que se descreve, a extracção, sendo efectuada com água na presença de um ácido de qualidade alimentar, sem perda de rendimento, permite aplicação do produto final na indústria alimentar, farmacêutica e cosmética.
No processo da presente invenção é efectuado um tratamento enzimático para redução do teor de açúcares, tendo o produto final, a vantagem adicional de poder ser concentrado, seco ou liofilizado sem perda de qualidade da matéria corante e permitindo a sua utilização para fins dietéticos.
No âmbito da concretização da presente invenção, a produção de concentrados corantes a partir da baga de sabugueiro processa-se de acordo com a seguinte descrição:
A baga fresca in natura ou descongelada à temperatura ambiente, quando armazenada previamente a baixa temperatura (-18° a -25°C), após lavagem/limpeza prévia, é prensada resultando separadamente sumo bruto e polpa de baga ou é triturada. A polpa de baga prensada (ou a baga integral triturada) é submetida a extracçâo múltipla, à temperatura ambiente, por solução aquosa acidulada em teor tal, que seja mínima a coextracção de interferentes e a degradação da matéria corante .
O extracto bruto assim obtido é tratado enzimaticamente de forma a reduzir-se substancialmente o respectivo teor de açúcares. Seguidamente é purificado por filtração, para separação das impurezas sólidas e concentrado a pressão reduzida e a temperatura suave para produzir um concentrado líquido. A este, quando se pretenda a obtenção de uma formulação de base seca, são adicionados adjuvantes alimentares de secagem até um teor global de 25-45% de sólidos, podendo a secagem ser efectuada por pulverização em curto tempo de contacto com ar quente, resultando um pó concentrado de reduzido teor de humidade e açúcares e elevado teor de pigmentos antociânicos.
O processo da presente invenção é ilustrado a seguir por meio de exemplos, em que a matéria prima utilizada é a baga de sabugueiro in natura, após colheita ou armazenamento a baixa temperatura embora outras matérias primas possam ser utilizadas tais como amoras, ginjas, groselhas, uvas e framboesas.
Exemplo 1 - Produção dum concentrado líquido
De 100 partes de baga fresca à temperatura ambiente submetidas a prensagem resultam, conforme as características iniciais da matéria prima, 43 a 48 partes de polpa prensada e 57 a 52 partes de sumo bruto.
Cem partes de baga fresca adicionadas a 300 partes de solução aquosa acidificada por ácido cítrico a 1% são trituradas durante 3 minutos, seguindo-se 30 minutos de agitação lenta à temperatura ambiente.
Após filtração, o resíduo obtido é lavado com 400 partes de solução cítrica, filtrado de novo e os filtrados combinados.
A 100 partes deste filtrado são adcionadas 4,5 partes de fermento de panificação - Saccharomyces cereviceae - mantendose o líquido em agitação lenta à temperatura ambiente (20°22°C) durante 24 horas, obtendo-se um teor de açúcar < 1%.
Os resíduos sólidos em suspensão são separados por filtração com adjuvante inerte, por exemplo celite, ou centrifugação.
Cem partes do extracto filtrado ou centrifugado são concentradas a pressão reduzida e a temperatura suave (<45°C) até 10% do volume inicial, para produzir um concentrado líquido de antocianinas para utilização nas indústrias alimentar, farmacêutica e cosmética.
Exemplo 2 - Produção duma formulação em base seca.
Utilizando o mesmo processo referido no Exemplo 1, adicionase ao concentrado líquido um adjuvante de secagem até um teor de sólidos > 25% e a mistura é submetida a secagem em torre de pulverização (Spray dryer) em contacto com ar quente (220°C à entrada e 100°C ã saída), para obtenção de um pó com humidade residual de 3,5-6% e concentração em antocianinas de 1,5-3%, que apresenta elevada estabilidade.

Claims (3)

  1. Reivindicações ΐ*
    Processo de preparação de concentrados líquidos e sólidos de antocianinas para utilização em produtos alimentares, cosméticos e farmacêuticos, a partir de baga de sabugueiro, amoras, ginjas, groselhas, uvas, framboesas ou outros contendo antocianinas, ou dos seus sucedâneos, caracterizado pela extracção da matéria corante do material vegetal, se processar unicamente com água acidificada e posterior purificação, concentração e/ou secagem.
  2. 2a
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o material vegetal poder ser utilizado fresco ou congelado, após descongelação.
  3. 3a
    Processo de acordo com as reivindicações l e 2, caracterizado por os sucedâneos do material vegetal, sumo e polpa , poderem ser utilizados para extracção dos corantes, per se ou em combinação.
    Processo de acordo com as reivindicações 1 a 3, caracterizado por o material vegetal preferencialmente utilizado ser a baga de sabugueiro.
    Processo de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizado por a extracção de corantes ser efectuada à temperatura ambiente com água acidificada a pH 1,0-3,0 com um ácido de utilização permitida na indústria alimentar.
    Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o ácido preferencialmente utilizado na extracção ser o ácido cítrico.
    Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a purificação dos extractos para redução do teor de açúcares ser efectuada por tratamento enzimático e posterior remoção de impurezas sólidas.
    Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o tratamento enzimático dos extractos ser efectuado preferencialmente com fermento de panificação.
    Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a remoção de impurezas sólidas dos extractos ser efectuada preferencialmente por filtração.
    101
    Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por os extractos líquidos purificados de antocianinas terem um teor de açúcares inferior a 1%.
    111
    Processo de acordo com as reivindicações 1 a 10, caracterizado por os concentrados líquidos de antocianinas serem obtidos por concentração a pressão reduzida dos extractos.
    121
    Processo de acordo com as reivindicações 1 a 11, caracterizado por os concentrados sólidos de antocianinas serem obtidos por adição, aos concentrados líquidos, de adjuvantes alimentares de secagem até um teor global de 25-45% de sólidos, seguida de secagem.
    13a
    Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por o adjuvante alimentar preferencial ser a dextrina de qualidade alimentar.
PT9851791A 1991-07-31 1991-07-31 Processo de preparacao de concentrados de antocianinas da baga de sabugueiro e outras materias primas vegetais para utilizacao como corante em produtos alimen-tares,cosmeticos e farmaceuticos PT98517B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9851791A PT98517B (pt) 1991-07-31 1991-07-31 Processo de preparacao de concentrados de antocianinas da baga de sabugueiro e outras materias primas vegetais para utilizacao como corante em produtos alimen-tares,cosmeticos e farmaceuticos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9851791A PT98517B (pt) 1991-07-31 1991-07-31 Processo de preparacao de concentrados de antocianinas da baga de sabugueiro e outras materias primas vegetais para utilizacao como corante em produtos alimen-tares,cosmeticos e farmaceuticos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98517A PT98517A (pt) 1993-01-29
PT98517B true PT98517B (pt) 1994-08-31

Family

ID=20084996

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9851791A PT98517B (pt) 1991-07-31 1991-07-31 Processo de preparacao de concentrados de antocianinas da baga de sabugueiro e outras materias primas vegetais para utilizacao como corante em produtos alimen-tares,cosmeticos e farmaceuticos

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT98517B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT98517A (pt) 1993-01-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Bridle et al. Anthocyanins as natural food colours—selected aspects
US20200017690A1 (en) Methods for obtaining natural colourants from plant based materials
BRØNNUM‐HANSEN et al. Anthocyanin colourants from elderberry (Sambucus nigra L.). 1. Process considerations for production of the liquid extract
US5871574A (en) Method for collecting tomato pigment and its application
KR101788783B1 (ko) 수수조청 및 사과 농축물을 포함하는 베리 잼 및 이의 제조방법
Patil et al. Extraction of pectin from citrus peels—a review
RU2110187C1 (ru) Способ получения пектина из яблочных выжимок
PT98517B (pt) Processo de preparacao de concentrados de antocianinas da baga de sabugueiro e outras materias primas vegetais para utilizacao como corante em produtos alimen-tares,cosmeticos e farmaceuticos
US5160756A (en) Extraction of products from almond fruit
CH695979A5 (de) Verfahren zur Herstellung von Pektin aus Zitrusfrüchten und bio-zertifizierbares Pektin.
Toma et al. Comparative study on extraction methods of pectin from by-products of juiced carrots.
US1959750A (en) Process of extracting proteolytic enzymes from figs, mulberries, papayas, pineapples, and bananas
CN113041175A (zh) 源自鼠尾藻的半乳岩藻聚糖及其在犬猫口腔护理上的应用
JP3289026B2 (ja) トマト色素の製造法
RU2351166C1 (ru) Способ получения инулина из одуванчика лекарственного
CN110819743A (zh) 一种低致敏性脱腥南极冰藻寡糖的制备方法
JP2020152651A (ja) 鮭由来新規プロテオグリカン
Will et al. Pilot scale isolation and separation of apple juice colloids
Zardo et al. Evaluation of anthocyanins and other phenolic compounds extraction from blueberry processing waste with acidified water
KR102453180B1 (ko) 쥐눈이콩 청국장 및 장어 점액질을 포함하는 비만 및 피부 주름 개선용 효소 식품 조성물
WO2024127616A1 (ja) クチナシ青色素及びその製造方法
CN110951570A (zh) 一种粉类枸杞产品的生产方法
SU1705324A1 (ru) Способ получени пищевого антоцианового красител из выжимок плодов и год
RU2000713C1 (ru) Способ получени углеводсодержащего желирующего концентрата дл кондитерских изделий
WO1998007333A1 (en) Production of pigments and potato starch products, and coloured products thereof

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920408

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940202

PD3A Change of proprietorship
NF3A Restitutio in integrum

Free format text: 20001108 RESTITUTIO IN INTEGRUM

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20020831