PT97181A - Sistema de inspeccao de tubos - Google Patents

Sistema de inspeccao de tubos Download PDF

Info

Publication number
PT97181A
PT97181A PT97181A PT9718191A PT97181A PT 97181 A PT97181 A PT 97181A PT 97181 A PT97181 A PT 97181A PT 9718191 A PT9718191 A PT 9718191A PT 97181 A PT97181 A PT 97181A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cable
conduit
chamber
drogue
housing
Prior art date
Application number
PT97181A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Charles Lewis Day
Original Assignee
Stc Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stc Ltd filed Critical Stc Ltd
Publication of PT97181A publication Critical patent/PT97181A/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01MTESTING STATIC OR DYNAMIC BALANCE OF MACHINES OR STRUCTURES; TESTING OF STRUCTURES OR APPARATUS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01M3/00Investigating fluid-tightness of structures
    • G01M3/005Investigating fluid-tightness of structures using pigs or moles
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01MTESTING STATIC OR DYNAMIC BALANCE OF MACHINES OR STRUCTURES; TESTING OF STRUCTURES OR APPARATUS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G01M3/00Investigating fluid-tightness of structures
    • G01M3/38Investigating fluid-tightness of structures by using light
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N2291/00Indexing codes associated with group G01N29/00
    • G01N2291/02Indexing codes associated with the analysed material
    • G01N2291/028Material parameters
    • G01N2291/02872Pressure
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N2291/00Indexing codes associated with group G01N29/00
    • G01N2291/04Wave modes and trajectories
    • G01N2291/044Internal reflections (echoes), e.g. on walls or defects

Description

PATENTE DE INVENÇÃO d e “SISTEMA DE INSPECÇÃO DE TUBOS“ Requerente STC LIMITED, britânica, industrial e comercial, com sede em 1B Portland Place, Londres Win 3AA,
Inglaterra. -**-**—**-**=**=**=**=**=**—**=**—**=**—**=**=**—**=**— A presente invenção refere-se a um sistema de inspecção de tubos internamente, em particular, mas não exclusivamente, de linhas de condutas de água.
Um sistema conhecido para inspeccionar tubos compreende uma câmara de televisão montada num trenó, que é empurrado por um cabo semi-rígido ao longo do tubo a partir de uma extremidade aberta do tubo. 0 dispositivo tem lâmpadas para iluminar o interior do tubo, sendo as lâmpadas e a câmara alimentadas com energia através do cabo.
Uma limitação deste sistema é a distância relativamente curta a que pode empurrar-se a câmara no interior do tubo, por exemplo no máximo de 300 metros. Um outro problema reside no facto de apenas poderem inspeccionarem--se tubos secos, embora, desde que a entrada esteja seca, a câmara possa tolerar zonas inundadas de tubos em partes descendentes da linha de tubos.
Descrevem-se outros dispositivos nas patentes US-A-2 940 302 e US-A-3 761 623, que descrevem dispositivos autopropulsionados ou "pigs1' (raspadores do interior dos tubos), que se movem ao longo de um tubo e inspeccionam - 2 - a superfície interior através de uma câmara de TV. Mais uma vez o tubo tem de ser drenado ou sujeito a uma obstrução significativa do escoamento do líquido.
Um objecto da presente invenção consiste em proporcionar um sistema de inspecção aperfeiçoado que possa resolver os problemas atrás indicados.
Segundo a presente invenção, proporciona-se um sistema de inspecção de tubos que compreende uma caixa ou invólucro estanque aos líquidos sob pressão para examinar o interior do tubo e lâmpadas para iluminar o interior do tubo, um cabo para transportar a energia para a câmara e para as lâmpadas e para transportar o sinal de vídeo da câmara e um drogue ou âncora flutuante para fixação à caixa e/ou ao cabo, caracterizado por o sistema ser flutuante e substancialmente de maneira neutra no líquido que se escoa no tubo e por a drogue actuar de modo a proporcionar uma força de tracção no cabo, por reacção contra o líquido que flui no tubo, de modo a manter a caixa substancialmente centrada no tubo.
Numa forma de realização preferida da presente invenção, a câmara e o cabo são introduzidos através de uma parede lateral do tubo, através de um tubo de entrada inclinado que possui um bucim exterior que se ajusta em torno do cabo, uma câmara estanque para alojar a câmara de TV e a drogue e uma válvula para fechar a câmara relativamente ao tubo da canalização.
De acordo com outro aspecto, proporciona-se um processo de inspecção de um tubo que compreende a provisão de uma caixa estanque ao líquido que incorpora uma câmara de vídeo e lâmpadas, um cabo acoplado à caixa para transportar energia para a câmara e para as lâmpadas e para transmitir o sinal de vídeo da câmara de TV, e um drogue fixado na caixa e/ou cabo, compreendendo o processo, o lançamento da câmara e do drogue para o interior do tubo, enquanto o tubo contém líquido em escoamento e o controlo do desdobramento do cabo a partir do sítio de lançamento, sendo o cabo e a caixa flutuantes de maneira substancialmente neutra no líquido, e a inspecção do interior do tubo por por meio do sinal de vídeo transmitido pela câmara de televisão para trás, para o sítio de lançamento.
Para melhor compreender a presente invenção, faz-se referência aos desenhos anexos, cujas figuras represen tam: A Fig. 1 - esquematicamente, um sistema de inspec-ção de acordo com uma forma de realização da presente invenção; A Fig. 2 - com mais pormenor, a câmara de lançamento da Fig. 1 ; A Fig. 3 - esquematicamente, o invólucro da câmara e (Fig. 3A) os circuitos da Fig. 1;
As Figs. 4A e 4B - dispositivos alternativos respectivos do drogue; e A Fig. 5 - uma outra modificação.
Com referência aos desenhos, o sistema compreende um invólucro (1 ) da câmara, que é estanque à água e tem um valor nominal de pressão superior a 7,03 Kg/cm2 (100 psi) (nesta forma de realização 17,58 Kg/cm2 (250 psi)) e que na sua extremidade traseira está ligado a um cabo (2), que incorpora condutores eléctricos e ópticos e que pode ser construído de acordo com os ensinamentos da patente do mesmo autor GB 2 122 367B. 0 invólucro (1) está acoplado a um drogue (3) por uma linha (4). 0 drogue tem uma bertura central (3A). 0 invólucro da câmara, o drogue e o cabo estão representados desdobrados numa canalização de água subterrânea (5), através da qual se escoa água no sentido da seta (6), através de uma câmara de entrada (7) da parede lateral, representada com mais pormenor na Fig. 2, onde o invólucro e o drogue estão armazenados, em preparação para o desdobra- - 4 - mento.
Atrás da câmara de lançamento (7), há uma unidade (8) de accionamento do cabo e um contador de medição do comprimento do cabo (9). A unidade de accionamento é acciona-da hidraulicamente a partir de uma bomba (10), através de uma unidade (11) de controlo do accionamento. 0 cabo (2) é enrolado num tambor (12) e a sua extremidade é ligada a um conversor óptico-electrónico (3) que, para o sinal óptico de vídeo proveniente da câmara, converte o mesmo num sinal eléctrico, sendo este, juntamente com a alimentação de energia, acoplado, através de um anel de contacto deslizante (15), à unidade (16) do contador e de inspecção de vídeo, que fornece o sinal de vídeo ao gravador de vídeo (17) e visualiza a imagem proveniente do invólucro da câmara no monitor (18). 0 visor do contador visualiza o comprimento de cabo desenrolado e a velocidade de desenrolamento, a partir do sinal proveniente de (9), e está acoplado à unidade de controlo e inserção de vídeo (16).
Fazendo agora referência à Fig. 2, a câmara de lançamento (7) aloja o invólucro (1) da câmara de televisão e o drogue (3) e está fixada de maneira amovível na abraçadeira de derivação (20) montada a quente, e uma válvula de corrediça (23) individual, com flanges. A válvula (23) pode ser operada para abrir e fechar a abraçadeira de derivação (20). A câmara de lançamento (7) incorpora uma vedação do cabo (18) activada hidraulicamente, directamente por baixo de uma vedação primária dinâmica do cabo (29). Este dispositivo hidráulico é activado por pressão hidráulica aplicada através da abertura (28A), mas só será activada se houver necessidade de mudar as vedações primárias durante o desdobramento. Ambas as vedações são facilmente retiradas da câmara para manutenção, etc..
Montado na câmara (7), há um dispositivo tubular (24) para armazenamento do drogue, para armazenar o drogue depois de o invólucro da câmara de televisão ter sido de novo retirada para o interior da câmara (7). - 5 - 0 drogue é puxado para trás através da válvula, de modo que a válvula pode ser fechada depois de se completar a inspecção. 0 dispositivo de armazenamento (24) compreende uma barra de recuperação (25), com uma garra (26) na extremidade, podendo a barra deslizar numa vedação terminal (27) para puxar o drogue para cima, no interior do dispositivo de armazenamento, estando a posição superior (26') da garra representada a tracejado.
Com referência à Fig. 3, o invólucro (1) da câmara de televisão é resistente à pressão e aloja lâmpadas eléctricas (30) e (31), uma câmara de TV (32), tal como a fabricada pela Pulnix, uma unidade de interface electrico--óptica (33). Esta unidade inclui um modulador (34) para modular o sinal de saída da câmara de TV para controlar um LED ou um LASER (35) com uma frequência determinada por um oscilador de cristal local (35), como se mostra de maneira esquemática no esquema de blocos da Fig. 3A.
Este sinal óptico é acoplado a uma fibra óptica do cabo, através de uma terminação de tracção do cabo, de preferência susceptível de ser dimensionada em local. Um limitador de flexão (38) está fixado na parte traseira do invólucro (1), feito de borracha rígida. 0 limitador abraça a extremidade do cabo junto do invólucro para proteger o cabo de danos. A fibra óptica é uma fibra multimodo, nesta forma de realização, mas poderia ser monomodo. 0 invólucro pode ser dividido em duas ou três secções, com elos de ligação flexíveis. 0 sistema electrónico de emissão e recepção de vídeo é um sistema vendido pela STC Video Systems de Cwmbran, Gwent. Em funcionamento, o invólucro da câmara e o drogue são empurrados para o interior do cubo até que o drogue fique inflado, como se representa esquematicamente na Fig. 1.
As lâmpadas no invólucro iluminam o interior do tubo (5). 0 cabo e o invólucro são flutuantes de maneira neutra na água e a água corrente produz uma força de arrasto, no drogue, que mantém o invólucro da câmara substancialmente centrado no tubo. - 6 - A câmara de TV observa o interior do tubo através de uma janela transparente (1A), podendo também ver através da abertura (3A) do drogue. As imagens captadas pela câmara de TV são transmitidas ao monitor (18) através de uma fibra óptica do cabo e gravadas no gravador (17). Os condutores de energia do cabo alimentam as lâmpadas, a electrónica do sistema óptico e a câmara de TV no invólucro da câmara. 0 dispositivo (8) de accionamento do cabo, sob o controlo do comando de accionamento (11) faz avançar a câmara e o cabo para o interior do tubo para comprimentos até cerca de cinco quilómetros. A tracção no drogue e a força de arrasto do líquido no cabo permitem inspeccionar grandes comprimentos de cabo a jusante do sítio do lançamento, sendo o dispositivo de accionamento (8) na maior parte dos casos usado para travar o cabo contra a força de arrasto do líquido e, evidentemente, para recuperar o cabo para trás, através da câmara de lançamento, depois de cada desdobramento.
Fazendo agora referência à Fig. 4, estão representados dois dispositivos do drogue, em alternativa ao ilustrado na Fig. 1 . Em primeiro lugar, a Fig. 4A mostra um drogue (41) com a lente (1A) da câmara situada no vértice do drogue (41A), de modo que a câmara pode ver para a frente e para o lado, sem limitações. Os cabos (42) do drogue estão fixados numa fixação de aperto (43) no cabo e o drogue tem várias (nesta forma de realização, quatro) fitas de fixação (44) ancoradas num cordão (45) fixado por detrás de um degrau (46) junto da extremidade dianteira do invólucro (1) da câmara de TV. A Fig. 4B mostra mais uma vez os cabos (42) do drogue fixados no cabo (2) por uma fixação de aperto (43), mas aqui os cabos (42) são mais compridos e passam através de separadores (47) e (48) dos cabos, fixados no invólucro (1 ) da câmara de TV, de modo que a câmara contém a confluência dos cabos. 0 invólucro (1) da câmara pode ser dividido em secções separadas, como se mostra na Fig. 5, sendo esta disposição apropriada para a inspecção de tubos de - 7 - pequeno diâmetro. A Fig. 5 mostra esquematicamente uma secção electro-óptica (51) acoplada por um elo de ligação flexível (52) a uma secção (53) da câmara com lâmpadas. 0 drogue (3) é semelhante ao drogue da Fig. 1 e está acoplado directamente ao invólucro (53), podendo no entanto usar--se também aqui as versões alternativas da Fig. 4.
Em algumas aplicações, o invólucro pode estar provido de uma unidade de sonda flutuante de maneira neutra para permitir a transmissão de um sinal por meio do qual pode determinar-se a posição exacta do invólucro, por um equipamento de detecção apropriado no exterior do tubo.
Compreender-se-á que, embora o comprimento do cabo seja conhecido sem precisão, pequenos erros de registo ou flexões não registadas no traçado do tubo podem levar a erros significativos do comprimento, por exemplo de alguns metros, em distância de dois a três quilómetros.
Pode montar-se um hidrofone na extremidade traseira do invólucro por meio do qual se transmite informação acústica para trás, via fibra óptica. Esta informação pode ser processada para identificar pequenas fugas que podem não ser visíveis na inspecção visual.

Claims (8)

  1. - 8 - REIVINDICAÇÕES
  2. 12. - Sistema de inspecção de condutas que compreende uma caixa estanque aos líquidos sob pressão, que incorpora uma câmara de vídeo para observar o interior da conduta e luzes para iluminar o interior da conduta, um cabo para transportar energia para a câmara e as luzes e para transmitir o sinal de vídeo a partir da câmara, e um drogue para ser ligado à caixa e/ou ao cabo, caracterizado por o sistema ser flutuante de maneira substancialmente neutra no líquido que se escoa na conduta e por o drogue actuar por forma a proporcionar uma força de tracção no cabo por reacção, contra o líquido que se escoa na conduta, para desse modo manter a caixa substancialmente centrada na conduta.
  3. 22. - Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir uma câmara de lançamento para lançar o sistema segundo um certo ângulo através da parede lateral da conduta, uma válvula para fechar a câmara e meios para recolher o drogue da conduta para uma posição antes da válvula depois de a caixa ter regressado à câmara.
  4. 32. - Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por incluir um mecanismo de accionamento do cabo para accionar 0 cabo para 0 interior da conduta e para recolher o cabo da conduta, e para proporcionar um travão durante a inspecção da conduta.
  5. 42. - Sistema de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o cabo incluir uma fibra óptica para a transmissão do sinal de vídeo.
  6. 52. - Processo de inspecção de uma conduta que compreende a utilização de uma caixa estanque aos líquidos que incorpora - 9 - uma câmara de vídeo e luzes, um cabo ligado à caixa para transportar energia para a câmara e para as luzes e para transmitir o sinal de vídeo da câmara, e um drogue fixado na caixa e/ou no cabo, caracterizado por compreender o lançamento da câmara e do drogue para o interior da conduta enquanto a conduta contém líquido em escoamento e o controlo do desenro-lamento do cabo a partir do local de lançamento, sendo o cabo e a caixa flutuantes de maneira substancialmente neutra no líquido, e a inspecção do interior da conduta por meio do sinal de vídeo transmitido pela câmara para o local de lançamento.
  7. 62. - Sistema ou processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o drogue ter linhas fixadas no cabo num ponto próximo da caixa.
  8. 72. - Sistema ou processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a caixa se projectar para o vértice do drogue, tendo este último uma abertura no seu vértice e por a caixa estar ligada ao vértice do drogue. Lisboa, 27 de Março de 1991
    fjgpQllO êo ING.* ROBEN GRANJA Gapg»* #<]«}*! á» JbftfrieéMta
PT97181A 1990-03-31 1991-03-27 Sistema de inspeccao de tubos PT97181A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB9007301A GB2242497B (en) 1990-03-31 1990-03-31 Pipe inspection system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT97181A true PT97181A (pt) 1993-05-31

Family

ID=10673657

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97181A PT97181A (pt) 1990-03-31 1991-03-27 Sistema de inspeccao de tubos

Country Status (10)

Country Link
US (1) US5084764A (pt)
EP (1) EP0450814B1 (pt)
JP (1) JP3165920B2 (pt)
AU (1) AU632208B2 (pt)
CA (1) CA2039279C (pt)
DE (1) DE69102924T2 (pt)
FI (1) FI911384A (pt)
GB (1) GB2242497B (pt)
NO (1) NO911271L (pt)
PT (1) PT97181A (pt)

Families Citing this family (86)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB9102873D0 (en) * 1991-02-12 1991-03-27 Wheelan Ian Torch & camera assembly
GB2258284A (en) * 1991-07-22 1993-02-03 Shell Int Research A pipeline pig or tool
US5287133A (en) * 1991-11-27 1994-02-15 Bohley's Diving Service, Inc. Self-orienting pipe inspection apparatus and method
AU4109193A (en) * 1992-07-17 1994-02-14 Niagara Mohawk Power Corporation Centralizer for internal pipe inspection device
DE69320121D1 (de) * 1992-09-04 1998-09-10 Nippon Telegraph & Telephone Verfahren und Apparat zur Messung der Länge von Leitungen
HUT69275A (en) * 1993-02-10 1995-09-28 Kfki Atomenergia Kutato Inteze Sensing probe
US5423230A (en) * 1993-05-05 1995-06-13 Foster-Miller, Inc. Long range internal pipe inspection maintenance system
US5438265A (en) * 1993-09-23 1995-08-01 At&T Corp. Metallic cable-locating apparatus and method having an image capturing means
US5604532A (en) * 1994-06-06 1997-02-18 Tillmanns; Josef Apparatus and method for insitu inspection of pressurized vessels
IL110596A0 (en) * 1994-08-09 1994-11-11 Fraier Israel Video imaging inspection system
GB2301646B (en) * 1995-04-04 1998-09-16 British Gas Plc Apparatus for introducing into and removing from a pipe a device which is advanced and retracted by a cable
US5903306A (en) * 1995-08-16 1999-05-11 Westinghouse Savannah River Company Constrained space camera assembly
US5644237A (en) * 1995-09-27 1997-07-01 At&T Method and apparatus for precisely locating a buried utility conveyance
US5870643A (en) * 1995-12-28 1999-02-09 Eastman Kodak Company Single-use flash cameras with reflector or siren
DE29600750U1 (de) * 1996-01-17 1997-05-15 Kapchinus Birgit Vorrichtung zur Innenuntersuchung von Rohren, insbesondere mit einer Kamera
DE29604682U1 (de) * 1996-03-14 1997-08-14 Itv Ges Fuer Ind Tv Mbh Vorrichtung für die Inspektion von Rohrleitungen
US6198277B1 (en) 1997-06-26 2001-03-06 Gas Research Institute Sensor module for use in system for inspecting in-service gas distribution mains
US6111600A (en) * 1998-02-26 2000-08-29 Mcleod; James F. Extended-reach sewer inspection device
US5992246A (en) * 1998-04-07 1999-11-30 Western Atlas International, Inc. Underwater corrosion locater
US6512536B1 (en) * 1999-02-09 2003-01-28 The United States Of America As Represented By The United States National Aeronautics And Space Administration Cable and line inspection mechanism
US6313869B1 (en) 1999-03-09 2001-11-06 Edward J. Hyp J nozzle articulating camera system
GB9914008D0 (en) * 1999-06-17 1999-08-18 British Gas Plc Seal arrangement
US6545704B1 (en) * 1999-07-07 2003-04-08 Deep Sea Power & Light Video pipe inspection distance measuring system
US7331215B2 (en) 1999-09-07 2008-02-19 Wrc Plc Deployment of equipment into fluid containers and conduits
GB2379015B (en) * 1999-09-07 2003-08-20 Wrc Plc A method for detecting and/or locating leaks in a pipe
GB0006758D0 (en) * 2000-03-22 2000-05-10 Copipe Systems Limited Pipeline pigging device for the non-destructive inspection of the fluid environment in a pipeline
GB0009164D0 (en) * 2000-04-14 2000-05-31 B G Intellectual Property Ltd Pipe threading
CA2309018A1 (en) * 2000-05-12 2001-11-12 R. Michael Mcgrew Improved apparatus for inspecting lateral sewer pipes
GB2401943B (en) * 2000-11-29 2005-04-06 Cooper Cameron Corp Ultrasonic testing system and method
US6684706B2 (en) 2000-11-29 2004-02-03 Cooper Cameron Corporation Ultrasonic testing system
CA2329504C (en) * 2000-12-22 2004-01-20 Canadian Mining Industry Research Organization/Organisation De Recherche De L'industrie Miniere Canadienne Device for in-line measurement of properties of fluid flows in pipeline systems
GB2380088B (en) * 2001-09-19 2003-11-26 Pearpoint Ltd Dual reel video inspection apparatus
FR2835588B1 (fr) * 2002-02-05 2004-09-03 Cegelec Procede d'inspection de canalisation de chauffage urbain
DE60207090T2 (de) 2002-11-25 2006-07-13 Draka Comteq B.V. Verfahren zur Verlegung eines Kabels in einem Rohr
GB0230207D0 (en) * 2002-12-27 2003-02-05 Thompson Martin Leak locator
FR2856133B1 (fr) * 2003-06-16 2005-11-04 Commissariat Energie Atomique Dispositif d'exploration de canalisations avec tete centree
US7073979B2 (en) * 2003-11-26 2006-07-11 Aries Industries Incorporated Method and apparatus for performing sewer maintenance with a thermal sensor
US7551197B2 (en) * 2005-09-08 2009-06-23 Ulc Robotics, Inc. Pipeline inspection system
US7231812B1 (en) * 2005-10-27 2007-06-19 Lagare Michael E Conduit breach location detector
DE102006048490A1 (de) * 2006-07-10 2008-04-24 Walter Werne Verfahren und Vorrichtung zur Überwachung von Bauteilen
KR100798931B1 (ko) 2006-07-25 2008-01-29 주식회사 티에스 옥내 급수관을 위한 반자동형 배관 탐사 장치
FR2930337B1 (fr) * 2008-04-22 2011-03-25 Freyssinet Systeme pour obtenir des informations relativement a une canalisation et procede associe
US20090300863A1 (en) * 2008-06-06 2009-12-10 Epl Solutions, Inc. Self-contained signal carrier for plumbing and methods of use thereof
KR100927699B1 (ko) * 2008-06-27 2009-11-18 오카상 리빅 가부시키가이샤 유로관내 조사장치, 유로관내 조사장치를 이용한 관내 조사방법 및 유로관내 조사방법에서의 미회수물 회수방법
US8052801B2 (en) * 2009-01-08 2011-11-08 Tdw Delaware, Inc. Pipeline pig launch pin and retraction system
US8540429B1 (en) 2009-02-13 2013-09-24 SeeScan, Inc. Snap-on pipe guide
GB2468301B (en) * 2009-03-03 2013-06-12 Jd7 Ltd Water mains inspection and servicing
US8970211B1 (en) 2009-04-23 2015-03-03 See Scan, Inc. Pipe inspection cable counter and overlay management system
EP2320262A1 (de) * 2009-11-10 2011-05-11 Siemens Aktiengesellschaft Inspektionsvorrichtung und Verfahren zum Positionieren einer Inspektionsvorrichtung
KR101185522B1 (ko) 2010-07-22 2012-09-24 삼성중공업 주식회사 낙하산을 이용한 배관 내부 주행 장치 및 배관 내부 검사 장치
NL2006652C2 (nl) 2011-04-21 2012-10-23 Jelcer Ip B V Glasvezelkabel in een drukriool.
US20130107035A1 (en) * 2011-06-16 2013-05-02 Ssv Inspections Inc. Method and system for in-situ visual inspection of a valve
NL2009654C2 (en) * 2012-04-19 2013-10-23 Jelcer Ip B V Glass fibre cable in a pressure sewer.
NO334827B1 (no) 2012-11-15 2014-06-10 Dev Lofoten As Vannrørverktøyinnføringsanordning
BR112015015678A2 (pt) * 2012-12-28 2017-07-11 Pure Technologies Ltd sistema de detecção acoplado para dutos
GB2509734A (en) * 2013-01-11 2014-07-16 Wrc Plc Conductivity tool for non-metallic pipeline inspection
AU2014223283B2 (en) * 2013-02-28 2018-11-01 Pure Technologies Ltd. Drogue for confined spaces
US10373470B2 (en) 2013-04-29 2019-08-06 Intelliview Technologies, Inc. Object detection
AT14204U1 (de) * 2013-11-28 2015-06-15 Marko Taferner Vorrichtung zum Prüfen von Leitungen
CA2847707C (en) 2014-03-28 2021-03-30 Intelliview Technologies Inc. Leak detection
US10943357B2 (en) 2014-08-19 2021-03-09 Intelliview Technologies Inc. Video based indoor leak detection
DE202015100712U1 (de) * 2015-02-13 2016-05-17 Ipek International Gmbh Ablenkeinrichtung für Inspektionssysteme
KR101550674B1 (ko) 2015-04-22 2015-09-08 수자원기술 주식회사 부단수 상태에서의 소구경 관로 카메라 진단 시스템 및 이를 이용한 관로 진단방법
US10017864B2 (en) * 2015-05-28 2018-07-10 Omidreza Moghbeli Automated tank cathodic protection/corrosion monitoring system
GB2540979A (en) * 2015-08-03 2017-02-08 Pipa Ltd An acoustic leak detection unit
US10443995B2 (en) * 2015-09-16 2019-10-15 Shane S. Turay Device for inspecting and measuring sewer/utility structures
GB2549689B (en) * 2015-11-13 2021-11-17 Craley Group Ltd A system and method for laying cables and the like through fluid pipes
US10542195B2 (en) * 2015-11-24 2020-01-21 Board Of Trustees Of The University Of Arkansas Pressurized fluid-submerged, internal, close-range photogrammetry system for laboratory testing
US11320412B2 (en) 2015-11-24 2022-05-03 Board Of Trustees Of The University Of Arkansas Pressurized fluid-submerged, internal, close-range photogrammetry system for laboratory testing
US10704935B2 (en) * 2016-12-04 2020-07-07 Buoy Labs, Inc. Fluid flow detector with tethered drag block
US10488350B2 (en) * 2016-12-31 2019-11-26 Abb Schweiz Ag Inspection system for inspecting an internal component of a machine
CN107795854B (zh) * 2017-09-18 2019-02-19 深圳大学 一种管道检测方法、装置以及存储介质
WO2019083536A1 (en) * 2017-10-26 2019-05-02 Halliburton Energy Services, Inc. SUBMERSIBLE VEHICLE WITH OPTICAL FIBER
CN108679456A (zh) * 2018-05-24 2018-10-19 中国水利水电科学研究院 压力输水管道渗漏检测系统及方法
JP7097245B2 (ja) * 2018-07-02 2022-07-07 東京電力ホールディングス株式会社 浮体装置
CN108679457A (zh) * 2018-07-02 2018-10-19 中国水利水电科学研究院 压力输水管道在线渗漏检测装置及方法
WO2020176996A1 (en) * 2019-03-06 2020-09-10 Pure Technologies Ltd. A rotatable inspection module and method for inspecting the conditions of the wall of a pipeline
KR102053214B1 (ko) * 2019-04-30 2019-12-06 부경엔지니어링주식회사 상하수도 관로의 손상 감지 장치
US11555296B2 (en) * 2019-09-19 2023-01-17 No-Des, Inc. Water main flushing with high pressure jetting and directional control
US11644144B2 (en) 2019-09-19 2023-05-09 No-Des, Inc. Pig launch and recovery apparatus and pig therefor
US11560696B2 (en) 2019-09-19 2023-01-24 No-Des, Inc. Water main flushing with high pressure jetting
JP7333909B2 (ja) * 2019-09-27 2023-08-28 国立研究開発法人農業・食品産業技術総合研究機構 管路内の観察装置及び観察方法
CN111219601B (zh) * 2020-03-13 2022-01-25 珠海市广华燃气消防工程有限公司 一种燃气管道检测系统
US11214450B1 (en) * 2021-03-11 2022-01-04 Cciip Llc Method of proofing an innerduct/microduct and proofing manifold
CN113915533A (zh) * 2021-04-19 2022-01-11 北京化工大学 一种轴向对准管道检测机器人
WO2023091020A1 (en) * 2021-11-22 2023-05-25 Wellstarter As A method of monitoring fluid flow in a conduit, and an associated tool assembly and system

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2940302A (en) * 1956-04-19 1960-06-14 Serge A Scherbatskoy Pipe-line exploration
US3667359A (en) * 1969-11-25 1972-06-06 El Paso Natural Gas Co Photo inspection pod assembly for pipelines
US3761623A (en) * 1971-03-03 1973-09-25 Nippon Kokan Kk Apparatus for examining the inner surface of pipes
US3780220A (en) * 1972-08-14 1973-12-18 Us Navy Remote control underwater observation vehicle
US4107738A (en) * 1976-08-25 1978-08-15 Conco Inc. Sewer inspection device and method of scanning sewers for leaks
CA1118093A (en) * 1978-05-19 1982-02-09 Alan E. Davey Pipe inspection apparatue
US4372658A (en) * 1980-06-02 1983-02-08 Magnaflux Corporation Pipeline inspection apparatus
US4495808A (en) * 1982-09-13 1985-01-29 Shell Oil Company Parachute profiler
US4649948A (en) * 1984-11-14 1987-03-17 Leak Detective, Inc. Entry tap valve for pressurized pipe leak detector
US4679448A (en) * 1985-04-10 1987-07-14 Akademiet For De Tekniske Videnskaber, Svejsecentralen System for the internal inspection of pipelines
GB2177278A (en) * 1985-07-05 1987-01-14 Hunger Ibak H Gmbh & Co Kg Variable sight line television camera
US4651558A (en) * 1985-09-13 1987-03-24 Cues, Inc. Method and apparatus for inspecting lateral lines
US4953412A (en) * 1986-01-17 1990-09-04 T. D. Williamson, Inc. Pipeline caliper pig
US4848168A (en) * 1987-04-13 1989-07-18 Bridgestone Corporation Traveling device moving along elongated member
GB2205916B (en) * 1987-06-04 1991-04-17 British Pipeline Agency Pipeline systems
GB2217423B (en) * 1988-04-22 1992-11-11 Pipeline Pigging Services Limi Inflatable pipe-cleaning pig

Also Published As

Publication number Publication date
AU7386491A (en) 1992-04-09
CA2039279A1 (en) 1991-10-01
JPH04230836A (ja) 1992-08-19
EP0450814A1 (en) 1991-10-09
CA2039279C (en) 2002-06-04
FI911384A0 (fi) 1991-03-21
GB2242497B (en) 1992-08-12
NO911271L (no) 1991-10-01
DE69102924T2 (de) 1994-11-03
US5084764A (en) 1992-01-28
DE69102924D1 (de) 1994-08-25
JP3165920B2 (ja) 2001-05-14
NO911271D0 (no) 1991-03-27
AU632208B2 (en) 1992-12-17
GB2242497A (en) 1991-10-02
GB9007301D0 (en) 1990-05-30
FI911384A (fi) 1991-10-01
EP0450814B1 (en) 1994-07-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT97181A (pt) Sistema de inspeccao de tubos
ES2437316T3 (es) Dispositivo de conexión del extremo de una manguera deformable para el encauzamiento de un fluido a una tubería fija tal como el colector de un buque
US5398560A (en) Apparatus for inspecting piping
US4246604A (en) Pipe inspection apparatus
BRPI0513013B1 (pt) método para inserir um cabo de detecção de fibra óptica em um poço subaquático
US5689734A (en) Pressurized camera system
GB2241120A (en) Deploying cables in pipelines
NO20031543L (no) System for overföring av et fluidprodukt mellom et fartöy og et landanlegg
CA2896644A1 (en) Tethered sensing system for pipelines
KR20090080519A (ko) 능동-소나 예인선으로부터 및 능동-소나 예인선을 향해 예인 소나 송신기를 자동으로 착탈하기 위한 장치
KR100611355B1 (ko) 상수도 관로 검사 장치
US4252152A (en) Motorized crawler for gas main
JP5038211B2 (ja) 液中調査機器へのケーブル繰り出し機構及び液中調査機器へのケーブル繰り出し方法
JP4980280B2 (ja) 管内調査機器の挿入回収装置、管内調査システム、管内調査機器の挿入回収方法及び管内調査方法。
JP2012115041A (ja) ケーブル収容管点検装置
JP6857295B2 (ja) 水道管の漏水検査装置
US20200284390A1 (en) Rotatable inspection module and method for inspecting the conditions of the wall of a pipeline
JPS6155826B2 (pt)
WO1993023729A1 (en) Pipe testing and locating apparatus
RU2477697C1 (ru) Устройство и способ постановки и выборки гибкой протяженной буксируемой антенны
RU113423U1 (ru) Устройство постановки и выборки гибкой протяженной буксируемой антенны
JPS6375663A (ja) 自走式管路内検査システム
RU2779794C1 (ru) Устройство для проталкивания инспекционных и ремонтных систем трубопроводов
KR200178084Y1 (ko) 레이저광을 이용한 관 내부 측정시스템
KR200187312Y1 (ko) 관로 조사용 자주차 케이블 연결부장치

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930121

FC3A Refusal

Effective date: 19980812